Edição de Domingo - 21/05/23

Page 1

21 de maio de 2023 - Tupanciretã/RS - EDIÇÃO NÃO IMPRESSA

Um dia que jamais será esquecido, e a dor de duas famílias marcadas por uma tragédia que comoveu à comunidade tupanciretanense.

Delegado Anderson Riedel, da Polícia

Civil de Tupanciretã, comenta o caso dos adolescentes mortos

‘Por se tratar de dois menores, tratamos o caso como atos infracionais, sendo um de homicídio culposo e outro de suicídio. Mas não descartamos nenhuma hipótese, é a perícia que vai determinar como ocorreram os fatos’, explicou o delegado

aos corpos era um revólver, a princípio, calibre 38. Havia outras armas no local, que era um galpão atrás da residência. Mas, a princípio, elas não tem envolvimento com o fato e também não sabemos se elas são de fogo”.

Anderson Riedel também comentou sobre o local acertado pelos projéteis:

“A princípio, os disparos foram na região da cabeça. Mas maiores informações serão esclarecidas pela perícia. Tratamos a situação com muita cautela também por respeito aos familiares”, finalizou.

Delegado Anderson Riedel - Foto: JM Digital

A tragédia da morte dos adolescentes por disparos de arma de fogo ainda levanta muitas perguntas. Para esclarecer o contexto em que a situação ocorreu, a Polícia Civil de Tupanciretã realiza perícia no local coletando informações.

Direto da Delegacia, o JM Digital conversou com o Delegado Anderson Riedel, que prestou maiores esclarecimentos:

“Por se tratar de dois menores, tratamos o caso como atos infracionais, sendo um de homicídio culposo e outro de suicídio. Mas não descar-

tamos nenhuma hipótese, é a perícia que vai determinar como ocorreram os fatos”, disse.

O entendimento da ordem dos acontecimentos é um dos pontos da investigação:

“A princípio, houve um disparo, o deslocamento de um dos corpos, e então o segundo disparo. Então, não sabemos se foram apenas duas pessoas ou se houve mais alguma participação”.

A descrição da arma utilizada também foi feita pelo policial:

“A arma encontrada junto

LUTO OFICIAL

Após o triste acontecimento ocorrido nessa quinta, 18, no bairro Popular, em Tupanciretã, a Prefeitura Municipal decretou Luto Oficial de três dias.

O caso das mortes dos adolescentes por disparos de arma de fogo tocou profundamente a comunidade, ainda bastante impactada com a notícia. Os adolescente tinham 12 e 13 anos.

Adolescentes de 12 e 13 anos morrem por disparo de arma de fogo em Tupanciretã

Um dia que jamais será esquecido, e a dor de duas famílias marcadas por uma tragédia que comoveu à comunidade tupanciretanense. Amigos, moradores de um mesmo bairro, meninos de 12 e 13 anos morrem por disparo de arma de fogo. Dois disparos, de um revólver, possível calibre 38, foi responsável por ceifar a vida dos adolescentes de Tupanci-

retã. Um crime que está sendo investigado pela Polícia Civil de Tupanciretã, que não descarta nenhuma hipótese até o momento.

Os meninos não estudavam na mesma escola, porém eram moradores do mesmo bairro, William Vicente Machado Dias, 13 anos, e Murilo da Rosa Ribeiro, 12 anos, se encontraram na tarde quinta-feira, quando, por volta

das 15h30., aconteceu dois disparos, suficientes para matar, na hora, o mais velho, e horas depois de ser socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhado para Santa Maria, o mais jovem foi a óbito, às 20h30 min. Murilo foi sepultado às 17h de sexta-feira, dia 19. Willian, também no cemitério local, porém no sábado, dia 20, às 10h.

Polícia Civil no local do fato, no bairro Popular - Foto: JM Digital SAIBA MAIS

RESUMO DO EXPEDIENTE DA CÂMARA DE VEREADORES DE TUPANCIRETÃ DESTA SEGUNDA-FEIRA,

DIA 22 DE MAIO

baixo firmado, conforme disposto no art. 108 do Regimento Interno desta Casa Legislativa, requer à Mesa Diretora que remeta ao Executivo Municipal de Tupanciretã, o seguinte Pedido de Informação:

1- Se é cobrada alguma taxa de comercialização de produtos para os vendedores ambulantes que vendem em nosso Município;

Comunicado:

Informamos que a Tribuna Livre que estaria à disposição da Secretaria de Desenvolvimento Social para o dia 29/05/2023, não será mais utilizada pela referida secretaria.

Pedido de Providência Nº 48/2023 –“Que o Executivo Municipal , através da Secretaria competente veja a possibilidade, que seja feita uma reforma dos banheiros do cemitério municipal”.

(Vereador Ronaldo Machado Salles) em 18 de maio de 2023.

Pedido de Providência Nº 49/2023 –“Que o Executivo Municipal, através da Secretaria competente, faça a colocação de placas identificadoras dos nomes de ruas e avenidas do município”.

(Vereador Ronaldo Machado Salles) em 18 de maio de 2023.

Pedido de Providência Nº 50/2023 –“Que o Executivo Municipal , através da Secretaria competente, providencie a colocação de uma tampa de boeiro na Rua Carlos Cristiano Hill, nas proximidades da residência nº 100”.

(Vereadora Carina da Costa Valau) em 18 de maio de 2023.

Pedido de Providência Nº 51/2023 –“Que o Executivo Municipal , solicite a secretaria competente, que seja consertada a ponte, no Assentamento Nova América, que necessita de um reforço por se tratar de uma ponte de madeira e nas

laterais onde passam as máquinas agrícolas, caminhões, transporte escolar que são mais largas estão quebrando”.

(Vereadora Arlete Senger Silveira) em 19 de maio de 2023.

Pedido de Providência Nº 52/2023 –“Ratifica-se ao Executivo Municipal, o pedido realizado na data de 30 de março, que efetue o conserto de um buraco em via pública, localizado na Avenida Rio Branco, próximo a rodoviária”.

(Vereador Benhur Lucídio Terra dos Santos) em 19 de maio de 2023.

Pedido de Informação Nº 02/2023 –“A Vereadora abaixo firmada, com fulcro no disposto no art. 108 do Regimento Interno desta Casa Legislativa, requer a Vossa Excelência ipal de Tupanciretã, o seguinte pedido de informação a respeito dos atendimentos oferecidos no Centro de Atendimento Interdisciplinar (CAI).

1. Quais os atendimentos específicos de saúde como psiquiatria, neurologista, fonoaudiólogo, oftalmologista, entre outros estão sendo disponibilizados no CAI?

2. Quantos atendimentos são feitos semanalmente de cada especialidade?

3. Existe uma fila de espera por atendimentos?

(Vereadora Jocelene Silveira Aquino) em 03 de abril de 2023.

Pedido de Informação Nº 04/2023 –“O Vereador a

2- Além disso, se a indagação for positiva, quem é o responsável pela fiscalização e cobrança, e o valor da respectiva taxa.

(Vereador Benezer José Cancian) em 15 de maio de 2023.

Indicação nº 09/2023 – “A Vereadora que esta subscreve indica, nos termos do artigo103 do Regimento Interno desta Casa Legislativa, ao Excelentíssimo Senhor Prefeito de Tupanciretã, que possa estudar a possibilidade através do órgão e Secretaria competente, de colocar placas de sinalização de trânsito no cruzamento da Avenida Presidente Vargas, entrada da cidade, próximo ao Posto de Combustível JP Santa Lucia.

A pouca sinalização neste trecho torna uma atividade de risco, tanto para os moradores quanto para visitantes, empresas de entrega, fornecedores, empresas de prestadores de serviços, entre outros.

(Vereadora Jocelene Silveira Aquino) em 17 de maio de 2023.

Emenda Modificativa ao Projeto de Lei Complementarnº 078/2023, de 17 de maio de 2023 - Origem Legislativo - Modifica dispositivos do Projeto de Lei Complementar nº 078/2023, de origem do Executivo, que institui o Programa de Recuperação Projeto de Lei Complede Créditos do Município de Tupanciretã – REFIS e dá outras providências.

Projeto de Lei nº 080/2023, de 15 de maio de 2023Origem Executivo

- Autoriza o Poder Executivo a repassar valor ao Conselho Comunitário Pró Segurança Pública – CONSEPRO, visando o desenvolvimento do Projeto Sala das Margaridas.

Projeto de Lei nº 081/2023, de 16 de maio de 2023Origem Executivo - Dispõe sobre a denominação de “Rua Wanno Herter” a atual via pública denominada Rua Cel. Pedro Osório, situada entre a Rua Cel. Luiz Azevedo e Avenida Carlos Gomes de Abreu, paralela à Praça Cel. Pedro Osório, no Município de Tupanciretã.

ORDEM DO DIA

Projeto de Lei Complementar nº 077/2023, de 08 de maio de 2023 - Origem Executivo

- Altera a nomenclatura do Conselho Municipal do Idoso e do Fundo Municipal do Idoso.

Projeto de Lei nº 068/2023, de 26 de abril de 2023Origem Executivo

- Autoriza o Poder Executivo de Tupanciretã/RS a ceder área pública para fins de moradia.

Projeto de Lei nº 074/2023, de 04 de maio de 2023Origem Executivo

- Altera dispositivos da Lei Ordinária Municipal nº 4530 de 20 de dezembro de 2022 e dá outras providências.

Projeto de Lei nº 075/2023, de 05 de maio de 2023Origem Executivo

- Autoriza o Poder Executivo de Tupanciretã a ceder bem público para Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tupanciretã e Jari.

Projeto de Lei nº 076/2023, de 05 de maio de 2023Origem Executivo

- Acrescenta eventos à Lei Ordinária Municipal nº 4155, Calendário Permanente de Eventos e Atividades do Município de Tupanciretã.

Nessa quinta, 18, às 19h, a vereadora Comandante Nádia (PP), da Câmara de Porto Alegre, realizou palestra na Câmara de Vereadores de Tupanciretã a respeito do fortalecimento do papel da mulher na sociedade e na política.

“Agradeço a oportunidade de estar em Tupanciretã e também ao vereador Carlos Augusto, que fez de tudo para que estivéssemos aqui”.

A parlamentar destacou a presença do público e a relevância do tema da conversa:

“A mulher tem um papel fundamental não apenas na família, mas também no território público. Não queremos competir com os homens, mas estar lado a lado. Queremos que a mulher possa, cada vez mais, crescer enquanto pessoa e cidadã, atuando em diversos segmentos.

E falou da importância da conscientização das mulheres em relação aos seus direitos: “As mulheres precisam conhecer seus direitos. Ninguém nasceu para receber violência. A democracia e o respeito devem prevalecer. Para tirar a mulher da situação de violência, ela precisa ser capacitada, sendo protagonista de sua vida: completar os estudos e encontrar uma profissão”, disse, destacando a Patrulha Maria da Penha, iniciativa de sua autoria que busca coibir e melhor atender os casos de violência doméstica.

A vereadora também comentou sobre sua atitude durante a corrida eleitoral de 2022, quando retirou sua candidatura ao Senado:

“Minha renúncia se deu porque não queria que um partido de esquerda, contra a família, e que não valoriza a polícia e não dá a oportunidade às pessoas de terem autodefesa, estivesse no Senado”, explicou.

Gerente Sicredi informa impacto da Distribuição de Lucros no município a prefeito de Tupanciretã

Silvio Nascimento conversa com Gustavo TerraA Distribuição de Lucros Sicredi atinge 4,6 mil tupanciretanenses, e repassa total de R$ 4,6 milhões aos associados da cooperativa de crédito. A instituição financeira já depositou valores abaixo de R$ 50 aos cotistas, e, no fim do ano, aqueles que receberam acima deste montante poderão sacar o recurso proveniente dos resultados. Os trâmites da Divisão de Lucros são decididos em assembleia. O prefeito de Tupanciretã, Gustavo Terra (PP) conversou com o gerente Sicredi Tupanciretã, Silvio Nascimento, que esteve acompanhado da gerente de contas, Ivana Dalmás, nesta manhã de terça-feira, dia 16. Na pauta, uma importante informação para a comunidade tupanciretanense, o repasse milionário dos lucros da Cooperativa Sicredi aos associados da Terra da Mãe de Deus.

“O que é muito interessante, é que esse valor foi para 4,6 mil pessoas (em Tupanciretã). Este ano nós contemplamos a LCA, CDB e a Poupança. Às vezes as pessoas pensam que isso é só para quem tem dinheiro, e não é”, ressaltou Silvio.

Comandante Nádia (PP), realiza palestra sobre fortalecimento da mulher na sociedade e na política
CLIQUE NA FOTO E SAIBA MAIS

CHICAGO FECHA EM QUEDA COM CONDIÇÕES FAVORÁVEIS NOS EUA

Motivação

Escolha o assunto em que pensar ao se deitar para dormir.As pessoas muito ansiosas deixam seus pensamentos vagarem de um assunto a outro enquanto tentam adormecer, até que, em questão de minutos, criam um catalogo virtual de problemas. Com todos esses problemas, como é que alguém pode ter um sono tranqüilo?

Hoje à noite, enquanto estiver escovando os dentes, escolha deliberadamente algo em que gostaria de pensar quando entrar debaixo das cobertas. Algo que seja bonito, que lhe dê ou tenha dado prazer e alegria. Se outros pensamentos começarem a se intrometer, reconheça-os, mande-os embora e volte ao assunto escolhido.

Os futuros de soja negociados na Bolsa de Chicago (CBOT) fecharam em baixa nesta sexta-feira. O mercado foi influenciado em parte pelo clima favorável no Meio-Oeste dos Estados Unidos. Segundo a empresa de meteorologia DTN, a previsão é de chuvas fracas na região até este sábado, o que deve favorecer o início do desenvolvimento das lavouras. Na próxima semana, o tempo deve ficar mais seco, permitindo o avanço do plantio. A consultoria Granar disse que o próximo relatório de acompanhamento de safra do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), na segunda-feira, deverá mostrar a semeadura 65% concluída, ante 49% na semana anterior. O vencimento julho da oleaginosa caiu 26,00 cents (1,95%), para US$ 13,0725 por bushel. Na semana, acumulou perda de 5,95%.

A fraca demanda chinesa pelo grão norte-americano e a concorrência do Brasil continuam pesando sobre os contratos. De acordo com a estimativa mais recente da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), o Brasil deve embarcar 15,755 milhões de toneladas de soja em maio. A expectativa de uma safra reduzida na Argentina impediu uma queda mais acentuada dos preços. Na quinta, a Bolsa de Cereais de Buenos Aires reduziu sua estimativa para a produção de soja no país, de 22,5 milhões para 21 milhões de toneladas Segundo a bolsa, o novo corte foi motivado por rendimentos abaixo do esperado, principalmente na região central da área agrícola. Além disso, houve grandes perdas de área de soja de segunda safra, disse a bolsa. A nova estimativa representa queda de 52% ante o ciclo anterior, quando foram colhidos 43,3 milhões de toneladas.

Megam tem o costume de assistir ao noticiário da televisão antes de dormir. É uma seqüência de assuntos catastróficos que ele leva para a cama. O que está acontecendo com o ambiente? O que será feito dos resíduos das usinas nucleares e dos produtos químicos tóxicos? Como estará o meio ambiente na região de meus filhos? E de meus netos? E a água do planeta? E a camada de ozônio? Será que a terra vai conseguir sobreviver? Na cabeça de Megam aparecem imagens vistas num recente programa de televisão, e aos seus ouvidos soam os prognósticos terroristas reforçados por trágica música de fundo.

È isso o que acontece com você? Deixa que uma noticia de televisão leve seu pensamento até uma catástrofe universal? Não tenha duvida, essas preocupações se espalham, causando estresse em vez do relaxamento que buscamos no sono, e fazem com que pessoas como Megam precisam de auxilio de pílulas para dormir.

Sabemos hoje que um excesso de pensamentos, mesmo que não conduzam a temas tão dramáticos quanto o destino da terra, são perturbadores e dificultam o sono. Quando os pensamentos ficam saltando de um lado para outro, uma odeia conduzindo a outra, este fluxo nos deixa mais alertas e incapazes de fechar os olhos, de encerrar o expediente do cérebro e mergulhar tranqüilamente no sono.

A mãe de uma amiga lhe aconselhava quando a via angustiada com algum problema na hora de dormir. “Não procure resolver nada à noite, pois no escuro tudo parece pior e mais trágico. Quando o dia clarear, os problemas parecerão mais fáceis de ser resolvidos.”

Em pesquisas feitas com estudantes universitários descobriu-se que pensar em coisas negativas antes de dormir leva à dificuldade de adormecer e a uma qualidade de sono inferior, causando infelicidade. As pessoas que dormem melhor estão 6% mais satisfeitas com suas vidas do que aquelas de sono médio e 25% mais satisfeitas do que as pessoas que dormem mal.

LEIA MAIS NO SITE

13/05 até 19/05.

MANCHETES DA SEMANA

- CMP Pesquisas comenta sobre projeto ‘Melhores do Ano’.

ÓBITOS

*19647 DESCARTADOS

*Soma dos acréscimos: 01 caso 01 por testes rápidos na Unidade de Saúde.

*Acréscimo de 68 DESCARTADOS, sendo: *68 por testes rápidos nas Unidades de Saúde.

- Conta de água da Corsan fica mais cara a partir do mês de julho.

- I Seminário Regional de Educação Fiscal e Nota Fiscal Gaúcha de Tupanciretã ocorre na próxima quinta-feira, 25.

3º Encontro União das Igrejas de Tupanciretã celebra Deus neste domingo, 21.

Governo Federal concede desconto de 25% nas parcelas do Crédito Rural para prejudicados pela seca.

Latrocínio no interior de Tupanciretã pode estar ligado a homícidios em JC.

Edição Online: Redação e responsável: Diretor JM Digital - Jefferson da Silveira da Silva - Rua Cel Estácio Nascimento e Silva, 468, Tupanciretã-RS

ACESSE: WWW.JORNALMANCHETEDIGITAL.COM.BR
04
03
60
CASOS ATIVOS 01CONFIRMADOS
RECUPERADOS 5.390 RECUPERADOS

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Edição de Domingo - 21/05/23 by Jornal Manchete Digital - Issuu