332

Page 25

maiahoje

sexta-feira 1 de Novembro de 2013

Sociedade

09 pub

SOLIDARIEDADE

\\ Opinião

Com o apoio de associados e voluntários

“Amigos da Rua” ajuda os mais desfavorecidos

Frederico Branco

“ Urinei sangue!!! E agora o que devo fazer??? ”

A “Amigos da Rua - Associação de Solidariedade”, é uma associação que visa a ajuda ao próximo, focada numa tentativa de apoio à resolução de situações mais vulneráveis. Legalmente constituída em 24 de Fevereiro de 2011 e sediada na Cidade do Porto, a Amigos da Rua tem vindo a apoiar pessoas mais desfavorecidas como os “semabrigo”, dando também apoio a crianças e idosos. A Associação conta com o apoio de 150 associados e 50 voluntários formados nas mais diversas áreas, que vão colaborando e prestando auxilio sempre que necessário e solicitado. O apoio prestado é possível, através de toda a ajuda dos voluntários e de pessoas anónimas que vão doando vestuário e calçado, entre outros bens primários, como por exemplo mantas e cobertores.

Alguns restaurantes, cafés e outras instituições doam comida, nomeadamente pão e sopa que é distribuído todas as segundasfeiras por algumas ruas centrais da

Cidade do Porto. Aos interessados em se tornarem associados, ou a colaborarem, poderão faze-lo a partir do sítio na internet da Associação:

http://www.amigosdarua.pt, onde encontram a ficha de inscrição para novos associados, assim como outras informações e contactos.

Existem muitas razões pelas quais um doente poderá urinar sangue. Constitui um sinal muito frequente responsável pela ida de inúmeros doentes ao Serviço de Urgência. Esta condição, conhecida como hematúria, pode ser uma indicação de um problema grave ou, inversamente, não ter nenhuma tradução grave. Hematúria é definida como a presença de células glóbulos vermelhos do sangue na urina, podendo esta ser microscópica (visíveis apenas ao microscópio) ou macroscópica (visível a olho nu). No que diz respeito à origem, a hematúria pode ter origem em qualquer local ao longo do trato urinário, incluindo os rins, ureteres, bexiga, próstata e uretra. Os fatores de risco para doença subjacente significativa incluem: tabagismo, antecedentes de radioterapia, o uso excessivo de alguns medicamentos para a dor e exposição a certos produtos químicos. Deverá contudo procurar sempre um Médico Especialista que o aconselhe e oriente, uma vez que a presença de sangue na urina, poder ser consequência tanto de patologias oncológicas como são o cancro de bexiga, cancro do rim, cancro de próstata, cancro ureteral, cancro uretral mas também de patologia benigna como é a infeção urinária, hipertrofia benigna prostática entre muitas outras, sendo por isso fundamental um correto diagnóstico diferencial. O tratamento será sempre baseado na avaliação do médico sobre o estado do paciente, dos sintomas e da história clínica médica, juntamente com a causa da hematúria. “A maioria de nós prefere olhar para fora e não para dentro de si próprio.” Albert Einstein Frederico Branco Médico Especialista em Urologista no Centro de Urologia do X- Maia www.fredericobranco.pt Email: fredericobrancomd@hotmail.com Xmaiaconsultadeurologia@gmail.com pub


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.