Nossos Telefones.: 5021-2653 / 99288-3656
JORNALISTA RESPONSÁVEL ATLAS DE CARVALHO JR.
e-mail.: jornalleste@uol.com.br
ANO XXII EDIÇÃO 312
19/01/2018
JANEIRO/FEVEREIRO
SÃO PAULO, 464 ANOS!!!
São Paulo, 464 anos. O Paulistano receberá como presente vários shows grátis. Anitta, no Anhangabaú, Elba Ramalho, Mulheres Negras, Rincón Paciência, Jairzinho e Luciana Mello, são alguns dos famosos que levarão entretenimento ao aniversário da cidade. Confira e fique por dentro da programação. Página 4
LAR VICENTINO 45 ANOS CUIDANDO DE NOSSOS IDOSOS. FAÇA SUA DOAÇÃO!!! CONCURSO GAROTA DA CAPA Abra as portas para uma carreira profissional na área da moda ou artística. Se você ainda não participou de nosso concurso mande já a sua foto. E se você já foi uma de nossas garotas, mande novamente sua foto para concorrer aos prêmios de nossos patrocinadores. Seu sonho pode começar aqui, em um simples jornal de bairro, como fez Gisele Bündchen. O e-mail para o envio de fotos é atlasj@uol.com.br. Não se esqueça de incluir seus dados como nome completo, idade, endereço e telefone.
ROSELAINE SOARES TEM 35 ANOS E MORA EM ERMELINO MATARAZZO
JORNAL LESTE - EDIÇÃO 312 - 19/01/2018 - JANEIRO/FEVEREIRO
KARDECISMO
CO LUNA DO MEIO 4
ALDO COLASURDO aldocolasurdo08@hotmail.com Blog: aldo.colasurdo.zip.net
MOISÉS E O ESPIRITÍSMO Segundo relatos bíblicos, Moisés nasceu e viveu parte de sua vida adulta, dentro da civilização Egípcia. Esta acreditava na imortalidade humana ou sobrevivência da alma após o desencarne. Nesta época, o povo judeu vivia longe de sua pátria, escravizado e servidor do Império Egípcio. Sensibilizado com o fato ,o líder Judeu buscou um meio de libertá-los levando-os de volta a pátria de seus antepassados. Ante a insistência do líder Judeu e o impacto de vários castigos fenomênicos desagradáveis em ritmos crescentes, o Rei dos Egípcios acabou por atender as súplicas, aceitando a liberação da população judaica. Assumindo a liderança da nova situação, o Patriarca Judeu iniciou a estóica caminhada de retorno, que duraria 40 anos, procurando superar as várias agruras do percurso. Esta heróica missão, corajosamente suportada pelo povo judeu, posteriormente seria denominada de “ O Êxodo”. A população judaica de então, era composta por cerca de 600.000 adultos além de muitas crianças, e habitavam tendas . E assim, mantendo-se atentos aos perigos e obedientes aos preceitos religiosos judaicos, alimentavam a fé e esperança em um futuro melhor, que os aguardava no terra de seus ancestrais. De início, Moisés armou uma tenda fora e longe do acampamento da população, e a chamou de “tenda de reunião” . Nela o Senhor falava com Moisés face a face, como um homem fala com outro, conforme nos relata o Velho Testamento, no Êxodo capitulo 33 – versículos 7 a 11. Em outro relato encontrado em Números capítulo 11versículos 26 a 30, consta o fato sucedido com dois anciãos um chamado Eldad e outro Medad os quais a princípio, criticados “por terem profetizados” dentro do acampamento ao invés de fazê-lo na tenda externa montada por Moisés. O fato demonstra que haviam outros consulentes (ou médiuns) colaborando nas reuniões com o plano espiritual. Posteriormente, também o Novo Testamento, nos relata os dedicados e contínuos esforços dos Apóstolos na propagação e exemplificação do Cristianismo em locais públicos ou domésticos. Nestas ocasiões poderiam suceder –se orientações do Plano Espiritual. Como exemplo podemos citar o caso do Apóstolo Pedro indo a residência do centurião Cornélio (Pentecostes) bem como Apóstolo Paulo transmitindo conhecimentos em reunião doméstica em Troade onde também socorreu um acidentado, (At. 20 v.9 a 12) bem como os conselhos que nos transmite na Primeira Epístola Aos Coríntios. Para muitos estudiosos, tanto o Novo como o Velho Testamento, descrevem as atividades mediúnicas e os locais em que eram praticadas nelas incluindo as atividades do Grande Patriarca que foi Moisés. Com o passar dos séculos muitos reis e membros de outras religiões alteraram os princípios mediúnicos dos Evangelhos. Estes voltariam a se expandir a partir da Invenção da Imprensa, e os Livros da Codificação do Espiritismo de Allan Kardec.
De amigo para amigo recém-casado: – Oi, quando a sua mulher tiver meia velha, fala para ela me dar. O amigo recém casado espanca o coitado e depois pede explicação. – Porque você disse isso? – Não entendi porque você me bateu. Eu só gosto de meia velha para por na cabeça.
Um casal vai consultar um conselheiro matrimonial e a esposa é a primeira a dizer qual é o problema: – Então, meu marido sofre de ejaculação precoce! O conselheiro se vira pro marido e lhe pergunta se isso é verdade. - Não exatamente – ele respondeu-, é ela quem sofre, não sou eu!
Aquele político velho de guerra estava sendo julgado por corrupção. Enquanto transcorria o julgamento ele aguardava em sua casa nervosamente. De repente, toca o telefone e o advogado encarregado da sua defesa, diz, sem esconder a euforia: – Doutor, finalmente a justiça foi feita! – Então, vamos apelar! – emenda o safado.
Duas loiras conversando: – Amiga, você sabia que as caixas-pretas dos aviões… são laranjas? A outra: – O quê??? Não são caixas???
Pai vou me divorciar… Faz 6 meses que minha mulher não fala comigo” O pai fica em silêncio… da um gole na cerveja e diz: Pense bem meu filho, mulherassim é difícil de arranjar…
OS 12 DIREITOS DAS MULHERES De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), são direitos das mulheres: 1. Direito à vida. (A violência contra as mulheres deve ser combatida com todas as forças legais possíveis. Homem que mata mulher, pela condição de ser mulher, deve sentir a força, sem complacência, da Lei). 2. Direito à liberdade e à segurança pessoal. (Cárcere privado é crime. As mulheres são livres para irem e virem. Nenhum homem pode proibir, sob coação, a liberdade de suas esposas, filhas, mães). 3. Direito à igualdade e a estar livre de todas as formas de discriminação. 4. Direito à liberdade de pensamento. (A mulher nâo é obrigada a ficar calada: dar sua opinião, falar o que pensa e questrionar é um direito inalienável delas). 5. Direito à informação e à educação. (O acesso ao estudo e à formação das mulheres é um dever de todos). 6. Direito à privacidade. 7. Direito à saúde e à proteção desta. 8. Direito a construir relacionamento conjugal e a planejar sua família. (A mulher tem o direito de escolher com quem casar, quando casar e onde morar, além de decidir sobre sua vida conjugal sem a interferencia de pastor, padre, bispo, pai-de-santo). 9. Direito a decidir ter ou não ter filhos e quando tê-los. (A ressalva aqui é sobre o aborto. Método abortivo é pecado para nós, cristãos evangélicos, além de ir de encontro ao direito Número 1: Direito a vida. Como 50% dos bebês são mulheres, o aborto fere o próprio código de direitos da mulher). 10. Direito aos benefícios do progresso científico. 11. Direito à liberdade de reunião e participação política. (As mulheres tem o direito de votarem em quem quiserem e se reunirem onde quiserem, sem nenhuma sombra de intimidação por parte de seus maridos, filhos, pais, governo e religião). 12. Direito a não ser submetida a torturas e maltrato. (Inclusive a maus tratos psicológicos, sociais e qualquer forma de humilhação - diante de amigos, parentes ou filhos)
JORNAL LESTE - EDIÇÃO 312 - 19/01/2018 - JANEIRO/FEVEREIRO
EDUCAÇÃO
ARLETE MARQUES arletemaroli@uol.com.br
UM LONGO ANO PELA FRENTE
ASTROLOGIA
horÓscopo ÁRIES Tendência a se esconder para não ver as situações como elas são, em especial nos problemas no trabalho e quanto à saúde. É melhor cuidar logo do que adiar.
APRENDENDO PORTUGUÊS: Erros de português que talvez você cometa diariamente: Qualidade da marca que você gosta... Quem gosta, gosta de alguma coisa, portanto, a marca de que você gosta O banco que você confia...Quem confia, confia em alguma coisa. Portanto, o banco em que você confia. A janta está na mesa...A janta está quase consagrada pelo uso, como se costuma dizer nos meios gramáticos. Mas, se você preferir uma forma mais correta, diga sempre que o jantar está na mesa. Desculpe a nossa falha...Não diga “desculpe a nossa falha”. Quem desculpa, desculpa alguém de (ou por) alguma coisa. Então: desculpe-nos pela falha. Um agravante, um atenuante...Agravante e atenuante são palavras femininas. Portanto, uma agravante, uma atenuante. Sempre. Todo mundo... Todo o mundo precisa saber que o correto é “todo o mundo” em qualquer situação.
CULINÁRIA
ÁGUA NA BOCA RECEITA DE PUCHERO INGREDIENTES ½ Kg de carne com osso (pescoço), ½ Kg de ossos com tutano, ½ Kg de rabada, ½ Kg de alcatre com osso, 2 cebolas médias, 2 tomates, ½ molho de manjerona, 3 dentes de alho, ½ molho de tempero verde, 1 folha de louro, 2 pimentas verdes, 1 pitada de colorau ou 1 colher de extrato de tomate, 4 colheres (sopa) de banha, ¼ de raiz de aipo, ¾ Kg de farinha de mandioca, Legumes e verduras diversas MODO DE PREPARO Fritar as carnes e ossos, já cortados, na banha quente. Temperar com alho socado com sal, pimenta e a manjerona. Depois, acrescentar a cebola e o tomate picados, o colorau ou o extrato de tomate e o louro. Deixar fritar bem, até o ponto de quase queimar. Então colocar água, duas vezes a altura da carne, provar o sal e deixar ferver. Por último, ir acrescentando os legumes, separadamente – primeiro os mais duros. Cuidar para que não desmanchem, retirando da panela os que forem cozidos. As verduras devem ser cozidas por último. Do caldo fazer um pirão com farinha de mandioca e o tempero verde picadinho, que servirá para acompanhar o prato. Agora é só saborear esta gostosa, simples e fácil Receita de Puchero.
PAPO DE MULHER O desafio de ser forte sem perder a feminilidade Quem é você como mulher? Que crenças alimentam seus pensamentos e sentimentos? No trabalho, como é sua postura? É dura demais ou é insegura? Você está certa de que é um sucesso ou um fracasso? E como são suas relações? Como mãe ou filha, como você é? Com que qualidade e intensidade tem se dedicado ao seu feminino, à mulher que habita dentro de você? Está na hora das mulheres olharem para si, fortalecerem e se apropriarem de sua essência feminina, bem como seus diferenciais para a vida pessoal e profissional. As mulheres estão o tempo todo tentando provar o seu valor e isso é um erro. Quando a gente quer provar é porque nem nós acreditamos. Estamos disputando e queremos o reconhecimento. É o momento de a mulher resgatar o seu poder, o poder da sua inteligência, da sua criatividade e da liberdade de ser quem ela é. Nós já fomos as mulheres que mandavam no mundo. Hoje não queremos mandar, nós queremos compartilhar, queremos encontros, queremos parcerias. É preciso quebrar paradigmas para que a vida possa ser conduzida com mais amor-próprio, autoconfiança, respeito, leveza e sabedoria. Mas, para isso, nós não podemos estar no lugar dos homens, pois somos mulheres e temos o nosso próprio lugar. Nós precisamos usar o poder feminino, que é complementar ao masculino. Não há necessidade de disputa e sim de autoconhecimento para estar no lugar devido usando nossos talentos e colocando nossa inteligência a serviço do nosso crescimento e de nosso entorno. A mulher também é composta por qualidades do gênero masculino, no entanto, é preciso consciência para equalizá-los de forma a potencializar o que a diferencia por natureza. No feminino reside à força da criação, do olhar holístico, do acolhimento, entre tantas outras. As mulheres que aprimoram seus potenciais e desenvolvimento humano conseguem mais autonomia, posicionamento, bem-estar e qualidade de vida. A partir do autoconhecimento, é possível trabalhar a ênfase no amor-próprio e gerar ganhos de maior autoconfiança, melhor relacionamento consigo, com o ambiente a sua volta, e melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal.
MÁRIO COVAS NETO
TOURO
As pessoas e situações não deixam você realizar o que deseja. Um dia de conciliações difíceis. Somente a aceitação de fortes restrições pode Diz o ditado que não podemos mudar o passado, levar a uma solução sem ruptura.
mas está em nossas mãos que o futuro seja promissor. É tempo de reflexão. E quais as prioridades a serem elencadas? Sabemos que o dinheiro é importante em nossas vidas e é preciso guardar uma reserva. Difícil, mas necessário. E a saúde? Mais importante ainda! O dia tem 24 horas e na maioria das vezes não o utilizamos de forma adequada. É preciso dividir o tempo entre trabalho e lazer. E para isso podemos contar com os familiares e amigos em encontros para jogar conversa fora, rir, aconselhar e receber conselhos, desabafar e ouvir desabafos. Viajar, pois sair do lugar comum é essencial e abre perspectivas, muda nossa maneira de pensar. O estresse é um vilão que deixa aberta a porta para muitas doenças. Trabalhar é importante, mas qualidade de vida é essencial. Quem sabe entrar em um curso. Precisamos manter nossa mente sempre ativa. Há tantos por aí, à disposição, até gratuitos: idiomas, gastronomia, capacitação profissional, finanças, literatura, música, fotografia e muito mais. É só abrir o “google” e encontrará muitos sites oferecendo cursos gratuitos, como “Catraca Livre, Unesp, USP, Senai, Senac, etc. Só no site”canaldoensino.com.br” há uma lista de outros 23 sites que disponibilizam cursos online, à distância, com Certificado. Bom também encontrar tempo para os filhos. Não é a quantidade de horas destinadas à atenção dada as crianças que muda a educação delas. Importa a qualidade. Então, que tal levá-las a uma atividade cultural, ou mesmo de lazer, pelo menos uma vez por mês? Cinema, teatro, exposições, museus, shows de música, parques. Não é bom só para a criança, mas também para o adulto. Essa atitude é muito saudável na relação entre pais e filhos, tios e sobrinhos, avós e netos. Lembre-se que o ano só será novo se as nossas atitudes fizerem a diferença. Um ótimo 2018!
LEGISLATIVO
GÊMEOS Presença de tensões no ambiente doméstico, por conta das tensões com o parceiro e com aqueles com quem divide seu espaço físico. Poderá ter que se apertar.
CÂNCER
Comércio ilegal: uma ameaça às lojas do Brás Vereador sugere ação articulada entre prefeitura, Polícia Militar e Receita Federal para coibir a prática na região Quem costuma frequentar as lojas do Brás sabe que
Restrições à sua mobilidade se impõem neste dia também. O trabalho caminhar pelas ruas Oriente, Maria Marcolina e Barão do Ladário, torexige concentrar-se no fundamental. Sua imaginação estará restrita a nou-se uma tarefa impossível, tamanha a quantidade de barracas e um mínimo de voos e distrações.
LEÃO O Sol e Saturno apontam a falta de iniciativa e de confiança nos empreendimentos, o que restringe as ações na vida material. De modo disciplinado, é preciso ser empreendedor.
VIRGEM O Sol e Saturno indicam a pesada estrutura familiar que carrega, mesmo nos menores dos movimentos que pretenda neste dia. Vá até onde as responsabilidades permitem.
LIBRA As restrições hoje chegam a um ponto bem menos suportável. Resista valendo-se da coragem e de alguma disciplina. Considere que tudo passa, inclusive o dia de hoje.
ESCORPIÃO Momento de teste definitivo para projetos e sonhos que busca colocar em prática. As condições materiais talvez permitam que eles se realizem, talvez não. Seja realista.
SAGITÁRIO Você precisa tomar conta de seu trabalho para fazer valer o que pensa e quer realizar. Para isso, os conflitos podem ser inevitáveis. Enfrenteos com altivez e compreensão.
CAPRICÓRNIO Sol e Saturno em quadratura indicam o respeito que precisa ter às limitações materiais. Não é sucumbir a elas, mas considerar sua existência lidando da melhor maneira.
AQUÁRIO O mundo parece não estar disposto a facilitar seu caminho. Hoje é preciso lidar com condições duras, sem escudar-se na sensação de injustiça. Lide com o que aparecer.
PEIXES O peso das responsabilidades se impõe sobre as alegrias. Acordos são difíceis, por terem metas diferentes ou quererem assumir papéis que não somam, mas desagregam.
O Inferno Astral Você com certeza já ouviu alguém reclamar que está vivendo um "inferno astral" quando está se aproximando da data de seu aniversário. Esse período é popularmente conhecido como uma fase turbulenta, em que tudo dá errado e a pessoa passa por algum tipo de sofrimento ou dificuldade. Acreditase que durante este período as coisas tendem a não dar muito certo, a saúde pode ficar meio debilitada, os negócios confusos, o ânimo e a energia em baixa... É como se tivéssemos que passar por um tipo de provação antes de entrarmos em um novo ciclo. No entanto, será que ele existe mesmo? A resposta mais adequada é: depende. Não existem registros do termo inferno astral na literatura astrológica. Então, acredita-se que ele seja uma invenção feita no século XX e que não tem um significado claro aos estudiosos mais tradicionais dessa ciência. Porém, devido à relação com o período que antecede o aniversário da pessoa, é incontestável que ele se refere ao encerramento de um ciclo astrológico, que pode sim ter um impacto na rotina das pessoas, por se tratar de uma fase de reflexão e introspecção. O que é o Inferno Astral? Associando essas duas ideias, entendemos então que o chamado inferno astral corresponde mais ou menos aos 30 dias que antecedem a comemoração da data de nascimento de alguém, o encerramento do ciclo do sol durante um ano de vida. A cada ano todos nós meio que "renascemos" com a passagem do Sol em trânsito pela exata posição em que se encontrava quando nascemos. A isso dá-se o nome de "Retorno Solar". No mês que precede esta data podemos ter a sensação de estarmos em um tipo de "loading", uma preparação para o novo ano pessoal. E ele pode ser um pouco turbulento, pois o aniversário é um momento de reenergização, uma fase em que as forças do indivíduo são reabastecidas de energias positivas para viver um novo ciclo solar em seu mapa astral. Fazendo uma analogia simples, vamos dizer que conforme os meses vão se passando, essas energias são "gastas", e quando o 11º mês se inicia, ela já está praticamente "esgotada". Astrologicamente, o Sol chega na última casa do Mapa Astral exatamente nesse período. Isso gera uma fase de introspecção, já que é preciso compreender as experiências vividas no último ciclo de vida e se preparar para o próximo. Então, ficamos com a energia confusa, podendo resultar em irritação, mal-humor e mal-entendidos característicos do período. Nem todo inferno astral é negativo! Um problema da associação da palavra "inferno" a esse período é que ela vem carregada de uma conotação negativa que nem sempre se expressa nessa fase. Lembre-se de que os astros têm diversos trânsitos e podem trazer influências positivas em qualquer período do ano, inclusive às vésperas do aniversário. Então, o ideal é identificar os trânsitos planetários que estão ativos em um Mapa Astral, pois só eles podem dizer se o período será positivo ou negativo, independente da época do ano. Não devemos necessariamente atrelar este período a situações negativas, mas sim a um momento de reflexão e introspecção, onde a atitude ideal é a de acumular energia e avaliar os atos dos últimos meses, para descobrir onde evoluímos e onde permanecemos estagnados. Visto desta forma, o mês que antecede o aniversário deixa de ser "infernal" e passa a ser de profunda importância. É onde recarregamos nossas baterias. Aprenda a lidar com o inferno astral O primeiro passo para lidar com qualquer trânsito astrológico que tenha uma influência difícil nos seus sentimentos é entender que eles trazem oportunidades de aprendizado e crescimento. Assim, se você passar por um inferno astral conturbado, tente não culpar os planetas por tudo o que acontece. Reflita sobre o ano que se passou, encontre as suas vitórias e derrotas e entenda o que precisa ser melhorado para superar os erros do passado. E, acima de tudo, lembre-se de que é apenas uma fase. Quando seu aniversário chegar, será o seu Retorno Solar e você receberá mais uma oportunidade de buscar novos desafios, se tornar uma pessoa melhor e até de usar a sua energia com mais sabedoria durante o ano, evitando assim passar por outro trânsito pesado ao fim de 11 meses
camelôs espalhados por estas vias. Tal condição ainda inviabilizou o tráfego de carros e ônibus. Não bastasse isso, donos de lojas do Brás sofrem com camelôs que comercializam produtos de procedência duvidosa em suas calçadas. A competição é desleal. Enquanto os primeiros arcam com altas cargas tributárias para atuarem dentro da lei (isso sem contar os demais gastos, como salários de funcionários e contas), os ambulantes o fazem na ilegalidade. Há casos de lojistas que após trinta anos atuando no bairro baixaram as portas após amargarem sucessivos prejuízos causados pelos camelôs. Os donos de restaurantes dali sofrem com o mesmo mal. As incontáveis barraquinhas dispostas na calçadas chegam a servir até almoço a céu aberto – claro, sem qualquer inspeção da Vigilância Sanitária. Uma reportagem veiculada recentemente na imprensa escancarou mais um absurdo. Pessoas ditas ‘representantes dos camelôs’ cobram deles taxas para armarem suas barracas nas ruas e calçadas. Há relatos de ‘aluguéis’ na faixa de R$ 500 por semana. Já a ‘compra’ de um ponto pode sair por até R$ 100 mil. Ninguém sabe dizer para onde vai o dinheiro, mas certamente não aos cofres do município. Há pouco tempo a prefeitura realizou uma ação no shopping 25 de Março para combater o comércio de produtos piratas, mas nada foi feito em relação aos camelôs. A julgar pelo preço de venda das mercadorias, bem menor em relação às lojas, é impossível não encontrar ali a combinação sonegação de impostos + falsificação + produtos roubados. Em visita à região com o prefeito João Doria antes de sua posse, ouvi os lojistas pedirem a expansão da Operação Delegada para coibir a prática irregular dos camelôs no bairro. Até o momento, nada foi feito. Uma ação articulada entre a prefeitura, a Polícia Militar e a Receita Federal também seria de grande valia. As lojas do Brás e seus proprietários não podem mais sofrer prejuízos e ficar sem o amparo da lei e da administração municipal. MÁRIO COVAS NETO, VEREADOR POR SÃO PAULO, É PRESIDENTE MUNICIPAL DO PSDB.
JORNAL LESTE - EDIÇÃO 312 - 19/01/2018 - JANEIRO/FEVEREIRO
ANIVERSÁRIO DE SÃO PAULO
Eventos Grátis
ANITTA, DIA 25, ANHANGABAÚ Elba Ramalho No dia 25 de janeiro , aniversário de São Paulo, a cantora Elba Ramalho faz um show especial em comemoração ao aniversário da cidade no palco do Sesc Parque Dom Pedro II . A apresentação é gratuita e acontece às 18h - não é necessário retirar ingresso. Elba Ramalho se mantém há 36 anos como uma das grandes vozes femininas da música brasileira. No aniversário da cidade de São Paulo, apresenta canções de sucesso de sua carreira, como "De volta pro Aconchego", "Anunciação", "Banquete dos Signos", "Morena de Angola", "Gostoso demais", "Bate Coração", "Chão de Giz", "Banho de Cheiro" e "Frevo Mulher". Onde: Sesc Parque Dom Pedro II Quando: 25 de janeiro, quinta-feira, às 18h Ingressos: Grátis
Os Filhos dos Caras: Luciana Mello, Léo Maia e Wilson Simoninha No dia 25 de janeiro , aniversário de São Paulo, o Sesc Itaquera recebe a apresentação Os Filhos dos Caras , com Luciana Mello , Léo Maia e Wilson Simoninha . O show é gratuito e acontece às 16h no Palco da Orquestra Mágica - não é necessário retirar ingresso. Os Filhos dos Caras é uma homenagem dos filhos à música e a seus pais, reunindo no mesmo palco herdeiros de grandes ídolos brasileiros. Wilson Simoninha, Luciana Melo e Léo Maia mostram um pouco do seu repertório próprio e, acompanhados por um quinteto, resgatam seu DNA interpretando os grandes clássicos de Wilson Simonal, Jair Rodrigues e Tim Maia. Onde: Sesc Itaquera Quando: 25 de janeiro, quinta-feira, às 16h Ingressos: Grátis
Os Mulheres Negras
No dia 25 de janeiro , aniversário de São Paulo, o Sesc Interlagos recebe o show Os Mulheres Negras , com André Abujamra e Maurício Pereira . A apresentação é gratuita e acontece na Praça Pau Brasil às 16h - não é preciso retirar ingresso. Formada por André Abujamra e Maurício Pereira, o Mulheres Negras é referência do movimento vanguardista paulistano dos anos 70 e 80. O duo já ostentou o título de "terceira menor big band do mundo" e traz ao Sesc Interlagos uma apresentação com muita teatralidade e improvisação, trazendo canções que ainda marcam a memória de admiradores dos dois músicos. Onde: Sesc Interlagos Quando: 25 de janeiro, quinta-feira, às 16h Ingressos: Grátis
Rincon Sapiência
No dia 25 de janeiro , aniversário de São Paulo, o Sesc Campo Limpo recebe o show do rapper Rincon Sapiência . A apresentação é gratuita e acontece às 18h - não é necessário retirar ingresso. O show traz músicas de seu primeiro álbum, " Galanga Livre ", em uma performance que reflete o conceito afrofuturista, presente em sua obra de estreia. O rapper sobe aos palcos acompanhado da sua banda e do DJ Mista Luba. Onde: Sesc Campo Limpo Quando: 25 de janeiro, quinta-feira, às 18h Ingressos: Grátis
COMUNIDADE
CABRAL Semanalmente ouço ou leio alguma matéria a respeito de que negro foi alvo de racismo. Geralmente o negro é o tal pobre coitado, vítima de uma sociedade racista. Do ano de 1960, do século 20, até o momento em que estou vivendo, os personagens que mais se notabilizaram e pregaram a paz foram expoentes negros, até onde o meu conhecimento alcança, ou me recordo. Cito como exemplos: Mohamed Ali (Cassius Clay), recusou servir as forças armadas, por entender que não era justo matar pessoas que jamais havia visto na vida. Martin Luther King, combateu e venceu o forte racismo americano, e através de seus movimentos sociais, com pressões verbais, abriu a porta para um dia o negro assumir a presidência de seu país. Nelson Mandela, ficou preso por mais de 30 anos, conquistou a presidência de seu país, África do Sul, e não guardou rancor contra aqueles que o condenaram, inclusive, também abriu portas às pessoas brancas para compor o seu governo. Mahamat Ghandi, conquistou a liberdade de seu país, a Índia, apenas através de abençoadas palavras, sem fazer uso de qualquer instrumento de combate contra os invasores ingleses. Edson Arantes do Nascimento (Pelé), atleta do Século 20. Ao encerrar a sua gloriosa atividade futebolística no Estádio do Maracanã, diante do quadro que houvera passado na sua vida de infância, como negro, pregou amparo as criancinhas, sem discriminar cor. Barak Obama, negro, Presidente dos Estado Unidos, diante de sua formação universitária, ante fervoroso racismo, foi eleito, por maioria branca, e se acercou intensamente de ministros da mesma clara pele. Portanto, negro e branco parem de encher o saco um do outro, cresçam, cuidem de suas vidas, estudem, procurem evoluir intelectual e espiritualmente, vivam em harmonia. A pessoa culta atinge qualquer objetivo na vida, basta ter por meta o que deseja conquistar. Já fui vítima de racismo, nem por isso fiquei parado e lamentando. Na minha vida profissional fui somente até onde quis estar, devido a minha comodidade e não por segregação. Quanto ao racismo passei por cima, sem me importar ou vangloriar. Negro, pare de se lamentar e conquiste o que tem por objetivo glorioso na vida, uma vez que você é capaz, não fique pedindo esmola e nem choramingando bolsa isso, bolsa aquilo, trabalhe, mostre que você também é capaz de ser uma pessoa ilustre da nossa história, como Rui Barbosa. A glória se conquista, não cai do céu. Glória sem glória é inglória. A glória que cai do céu, geralmente é ilícita. Por fim, segundo assegura a fé Cristã, Nossa Senhora de Aparecida é negra, Padroeira do Brasil. No Santuário de Aparecida quantas milhares de pessoas negras e brancas, foram contempladas com milagres, através da fé, dando entender que a Nossa Santa não discrimina pessoas. Referenciando as pessoas, que nasceram na mesma região onde nasceu o Nosso Senhor Jesus Cristo, (Amor Puro), a comunidade local é de pele bem morena e olhos castanhos. Racismo é coisa de tolo, tanto da pessoa branca, que se sente com complexo de superioridade, quanto da negra, que se sente humilhada e derrotada. A pessoa que é vítima de racismo, psicologicamente sente muito a agressão discriminatória, inclusive chega até ao ponto de ofender àquele que nos destinou a ter nascido, cada um com uma cor diferenciada. A pessoa branca muito pobre também é discriminada e sente a mesma intensidade de dor mental que uma negra, ou negro sente. Tanto o branco quanto o negro não devem ficar revoltados, se dar por vencidos. Reafirmo, estude e o resultado positivo virá com o tempo, se você acreditar na provação do Criador e na sua determinação de um dia ser Vencedor.
OPINIÃO
ATLAS atlasj@uol.com.br
Meus amigos e minhas amigas, estamos a bordo de 2018, um ano que será repleto, acreditem, de transformações sociais e de um forçoso reagrupamento político. Logo no início, no dia 24 de Janeiro, haverá em Porto Alegre o julgamento do ex-presidente Lula. Seja qual for o resultado ele influirá decisivamente no resutado das eleições presidenciais e também nas demais previstas, que escolherão ainda governadores, senadores, deputados federais e estaduais. A partir deste resultado haverá obrigatoriamente um reagrupamento político, pois se o ex-presidente for inocentado a suposta esquerda se aglutinará em torno da sua candidatura. Caso contrário esse segmento será dividido entre candidaturas como a de Ciro Gomes, com viés mais ao centro, e a de Haddad ou Jacques Wagner, ambos possíveis sucessores da candidatura petista. Nos lados inversos, e aqui é uma visão pessoal, pois em oposição a Lula e ao que ele representa há vários tons na disputa. O mais radical, à direita, é Jair Bolsonaro. O Deputado me lembra muito o espalhafatoso Trump. Com um compromisso bem distante da realidade brasileira e aqui, insisto mais uma vez, é uma visão pessoal. A imagem que me ocorre é, caso seja eleito, a daquele cachorrinho que cai do caminhão de mudança e não tem a mínima ideia para onde correr. Bem mais ao centro, estão as possíveis candidaturas do Presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia, e do Ministro Henrique Meirelles. Ambos comprometidos com o Governo Temer e que provavelmente serão figurantes de luxo em uma eleição bipolarizada. Resta ainda a incógnita da candidatura do PSDB, que provavelmente será encabeçada por Geraldo Alckmin, Governador de São Paulo. Declaradamente esquerda-liberal, o Paulista terá a difícil missão de conseguir fôlego para chegar ao segundo turno. Alckmin, por menos que seus opositores admitam, tem um currículo de trabalho muito bom à frente ao governo Paulista. O seu maior problema é não ser querido pela grande mídia, o que requer uma estratégia muito ousada para conquistar um espaço dentro desta área. E aí depende grandemente de uma assessoria competente. Difícil, mas não impossível. Mas as dúvidas ficam por conta das composições para um possível segundo turno em uma eleição bipolarizada. A maldição do PMDB, que quase conseguiu destruir o PT em razão do impeachment de Dilma e fez estragos quase irreversíveis ao atrelar o PSDB ao governo Temer, é uma maldição que ainda paira com muitas ameaças, sejam aos partidos na disputa, seja à sociedade brasileira. Ao PMDB não interessa ideologia, avanço social. Interessa o Poder.
.