Jornal Leste 307 Setembro 17

Page 1

Nossos Telefones.: 5021-2653 / 99288-3656 / 95373-5290

ANO XXII EDIÇÃO 307 SETEMBRO 2.017

e-mail.: jornalleste@uol.com.br

JORNALISTA RESPONSÁVEL ATLAS DE CARVALHO JR.

Vila Paranaguá e Vila Robertina, as próximas a receberem “Bairro Lindo”. Pg.2

A Enxaqueca na Mulher. Pg. 3

Unidade móvel do Poupatempo fica em Guaianases até dia 23. Página 2

CONCURSO GAROTA DA CAPA Abra as portas para uma carreira profissional na área da moda ou artística. Se você ainda não participou de nosso concurso mande já a sua foto. E se você já foi uma de nossas garotas, mande novamente sua foto para concorrer aos prêmios de nossos patrocinadores. Seu sonho pode começar aqui, em um simples jornal de bairro, como fez Gisele Bündchen. O e-mail para o envio de fotos é atlasj@uol.com.br. Não se esqueça de incluir seus dados como nome completo, idade, endereço e telefone. GABRIELA GUEDES, TEM 20 ANOS E MORA NO PARQUE BOTURUSSU


EDUCAÇÃO

CO LUNA DO MEIO 4

ARLETE MARQUES arletemaroli@uol.com.br

Tudo que é bom é ilegal, é imoral ou engorda. Já ouviu esta frase?

Quando percebemos pessoas viciadas, seja em álcool ou drogas ilícitas, outras frequentando casas de jogos de azar (que têm a única finalidade de levar o dinheiro do frequentador), pessoas que preferem alimentos gordurosos, ou produzidos com excesso de sódio como os salgadinhos, ou de açúcar, doces, bolos, chocolate, etc., sempre pensamos em aconselhar para que deixem tal hábito. Difícil é convencer! Se aquilo lhe traz prazer. Sem perceber que ao longo do tempo, (e o tempo passa rápido, pode acreditar) o corpo e a mente sintarão os efeitos desses abusos no dia a dia. Às vezes quando um Médico sentencia que o paciente terá pouco tempo de vida, caso continue a agir sem refletir sobre o mal que os excessos lhe fazem, o paciente deixa de repente de beber, de fumar. Outros não conseguem mais, pois o corpo não obedece ao que a mente gostaria de realizar. E às vezes o estrago já é tão grande que não há mesmo o que fazer. Para chegarmos a um objetivo, é preciso dar o primeiro passo e este não está condicionado a um tempo, como “na próxima segunda feira, no mês que vem, no ano que vem”. É importante que seja no momento em que se refletiu sobre alguma mudança em benefício de si próprio. Tantas pessoas vivem muito bem comendo moderadamente. Comemos com os olhos, o corpo não necessita de tanta comida, mas a população está ficando obesa. O cérebro condiciona a não parar de comer enquanto a vontade não seja saciada. O fumante atualmente é considerado “persona non grata”, isto é, “pessoa não agradável”, “não bem-vinda” em muitos locais, mas mesmo assim, não deixa o cigarro de lado. Se fosse fácil, já teria parado com tal hábito que lhe faz tão mal. Aqueles que conseguem sempre afirmam que sentem falta, apesar de perseverar para não voltar ao vício. É preciso se amar, amar a vida, querer estar presente em acontecimentos como nascimento de netos ou bisnetos. Estar aposentado e com saúde, para aproveitar viagens, ou mesmo um simples encontro com os amigos. Nunca é tarde para tomar uma decisão. Difícil, mas necessária. Lembre-se, não importa qual seja seu hábito, o importante é perceber se há exagero. O excesso é prejudicial e completamente desnecessário. E a atitude de barrar um mal maior no futuro compete só a pessoa, caso se conscientize disso. Não deixe para segunda-feira.

Um casal estava dormindo profundamente como inocentes bebês. De repente, lá pelas três horas da manhã, escutam ruídos fora do quarto. A mulher se sobressalta e totalmente espantada diz para o homem: - Aaaaaiiiiiii meu Deus, deve ser o meu marido! O cara se levanta espantadíssimo e peladão, pula como pode pela janela e cai em cima de uma planta com espinhos. Em poucos segundos, volta e diz: - Mas teu marido sou eu!

O Faça Seu Bairro Lindo acontece na região da Vila Paranaguá/Vila Robertina das 9:00 às 13:00 horas, no dia 30 de setembro (sábado). O ponto de encontro dos voluntários e a equipe de trabalho da Prefeitura Regional acontecerá na Praça Romão Gomes Portão, localizada entre as ruas Antonio Carlos Lâmego, Domingos Manoel, José Góes Nogueira e a Avenida Manoel dos Santos Braga, região da Vila Paranaguá. Antes de iniciarem as atividades as pessoas que comparecerem ao local vão fazer um breve aquecimento físico, acompanhadas pela Dança Zumba. Em seguida se alimentarão com café da manhã e acompanharão o programa cultural Bairro Lindo com música ao vivo, com o Grupo Dede Bate Palma. Para o público infantil haverá brinquedos, escorregador, pula-pula, algodão doce, entre outros. Após as atrações os participantes vão receber EPIs, equipamentos e materiais necessários para realizarem os trabalhos de zeladoria: remoção de lambes-lambes, pinturas de guia e postes, varrição, limpeza de córregos, corte de mato, remoção de entulhos etc. Todas as atividades serão auxiliadas pelas equipes da Prefeitura Regional, Potenza e do Consórcio SOMA, responsável pela zeladoria urbana dos distritos de Ermelino Matarazzo e Ponte Rasa. Simultaneamente às atividades do Programa acontece o Festival de Futebol de Salão na quadra da praça.

No Tribunal, o Juiz entrevista o casal que quer se divorciar. Por que é que o senhor quer o divórcio? - Sua Excelência, a minha mulher é preguiçosa e péssima dona de casa. E além do mais, estou farto de chegar em casa e ver a nossa cama cheia de parasitas. - Isso não me parece ser motivo suficiente para o divórcio! - exclama o Juiz e virando-se para a mulher: - E a senhora? O que tem a senhora a dizer? - Sr. Juiz, o meu marido é um ordinário! O senhor não ouviu como ele chamou os meus amigos?

EMPREENDEDORISMO

Jefferson Ramos

APRENDENDO PORTUGUÊS “Mas”, “Mais” e “Más”: – “Mas”: conjunção coordenativa adversativa. É o mesmo que “porém”. – “Mais”: advérbio de intensidade. É o oposto de “menos”. _ Más: adjetivo feminino. Exemplos: 1 - Esforcei-me bastante, “mas” não consegui o resultado necessário. 2 - Ela escolheu o sapato “mais” caro da loja. 3 - Conheci muitas pessoas “más”.

COMUNIDADE Bairro Lindo acontece na Vila Paranaguá/ Vila Robertina

O que é ser um empreendedor? No Tribunal, o Juiz entrevista o casal que quer se divorciar. Por que é que o senhor quer o divórcio? - Sua Excelência, a minha mulher é preguiçosa e péssima dona de casa. E além do mais, estou farto de chegar em casa e ver a nossa cama cheia de parasitas. - Isso não me parece ser motivo suficiente para o divórcio! - exclama o Juiz e virando-se para a mulher: - E a senhora? O que tem a senhora a dizer? - Sr. Juiz, o meu marido é um ordinário! O senhor não ouviu como ele chamou os meus amigos?

É com grande satisfação que compartilho com vocês esse tema do qual sou apaixonado. Hoje em dia muita se fala em empreender. A palavra empreendedorismo está em alta, e muitas pessoas querem ser, mas afinal o que de fato é ser um empreendedor? Para mim empreender significa aprender coisas novas diariamente, é superar desafios, é se arriscar em um novo negócio, é colocar em prática novas ideias, é transformar ideias em realidade. Isso sem falar nas demandas técnicas e práticas para fazer o planejamento estratégico e financeiro, o fluxo de caixa, a gestão de pessoas, o marketing, entre outras atividades de áreas completamente diferentes. Resumindo empreender é ser uma pessoa melhor a cada dia. É preciso equilíbrio emocional para não se abalar com opiniões externas ou problemas que irão surgir no caminho, justamente por esses motivos, creio que quanto mais trabalharmos nossas limitações e aprendermos a usar nosso melhor, desenvolvendo nossas qualidades, mais próximos estaremos de nos tornarmos um empreendedor de sucesso. Por isso quero encorajá-los a correr atrás dos seus objetivos e se capacitar como empreendedor e gestor. Qualquer dúvida ou sugestão entre em contato através do e-mail jefferson@relojoariajj.com.br

Um homem decide desabafar com um amigo: - Eu tinha tudo! Dinheiro, uma casa bonita, um carro desportivo, o amor de uma linda mulher, e então… tudo acabou. - O que aconteceu? – perguntou intrigado o amigo. Explica o homem: - A minha mulher descobriu…

Caminhão do Poupatempo prestará serviços de 19 a 23 de setembro, no Mercado Municipal de Guaianases, na zona leste da capital O caminhão recheado de serviços ao cidadão ficará na zona leste da capital de 19 a 23 de setembro, de terça a sábado. A unidade atenderá no estacionamento do Mercado Municipal de Guaianases, localizado na Praça Presidente Getúlio Vargas, s/nº, sempre das 8h45h às 16h15. Os cidadãos podem solicitar a emissão de documentos como a Carteira de Identidade (RG), Atestado de Antecedentes Criminais (AAC), além de serviços públicos pela internet, como registro de Boletim de Ocorrência Eletrônico, consulta de multas de trânsito e pontuação na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), emissão de segunda via de contas, entre outros. A entrega do RG será realizada em data e local informados no protocolo de atendimento. Para pessoas com RG emitido no Estado de São Paulo e que não tenham pendências com a justiça o Atestado de Antecedentes Criminais poderá ser retirado na hora do atendimento. O veículo da unidade móvel do Poupatempo já percorreu, desde a implantação em janeiro de 2015, mais de 15 mil km. Com toda a infraestrutura das unidades fixas, o Poupatempo Móvel reúne 17 pontos para atendimento simultâneo e uma sala de espera para mais 30 pessoas. Com 15 metros de comprimento, que se expande com o simples acionamento de um controle remoto, a unidade móvel oferece uma área de 95 metros quadrados para o atendimento ao público, com ar-condicionado e porta PNE – acessível para pessoas com deficiência.

O sujeito não acredita em cartomantes. Um dia, de tanto sua mulher insistir, ele acaba concordando e vai fazer uma consulta. Chegando lá, a cartomante bota as cartas na mesa, diante de uma bola de cristal, e diz: - Vejo que o senhor tem um filho. E o camarada: - A senhora está enganada! Eu tenho cinco filhos! E a cartomante: - Isso é o que o senhor pensa...

Ermelino Matarazzo agora tem Relojoaria! Localizada no Centro de Ermelino Matarazzo a Relojoaria Jotta J oferece um espaço moderno de aspecto clean, com muita luz, em um ambiente aconchegante, onde é bom estar e comprar. Lá você pode fazer a reparação do seu relógio como a troca da pilha, troca do vidro, pulseira ou outro serviço de relojoaria. As marcas são variadas, todas de muita qualidade, com garantia. Na Jotta J, você encontrará aquele relógio que tanto queria. Sinta-se convidado a conhecer este espaço e desfrutar do maravilhoso universo da relojoaria. A Jotta J fica na Av. Paranaguá, 1903, telefone 96364-0996 (WhatsApp)


LEGISLATIVO

MÁRIO COVAS NETO Responsabilidade nos gastos Para não comprometer orçamento, governos precisam, ainda que a contragosto, frear investimentos em obras públicas

Há poucos dias o governo do Estado inaugurou três novas estações do metrô em São Paulo. Localizadas na Linha 5 – Lilás, as paradas Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin foram entregues depois do prazo previsto sobretudo pelo envolvimento das grandes empreiteiras, responsáveis pelas obras, na Operação Lava Jato e suas fontes de financiamento foram comprometidas. Mas não é só. O Brasil amarga anos difíceis nos pontos de vista político e econômico. Para não comprometer o orçamento de uma cidade, de um estado ou de um país, uma das alternativas em períodos de recessão é ‘frear’ investimentos em obras públicas. Tal decisão é acertada pois evita colapsos como o visto no Rio de Janeiro, onde servidores públicos ficaram meses sem receber salário e o 13º precisou ser parcelado. Frequentemente também me deparo com críticas aos cortes e congelamentos feitos pelo prefeito João Doria. Um comportamento comum nos primeiros meses de uma administração municipal nova é o prefeito creditar a seu antecessor uma ‘herança maldita’. No caso de São Paulo, isso é verdade. O PSDB herdou um orçamento completamente fora da realidade previsto pela gestão petista, superestimando as receitas e subestimando as despesas. Hoje, há um déficit previsto para este ano na casa de R$ 7,5 bilhões nos cofres do município. Caso o corte do que é supérfluo e o atraso de obras não sejam adotados como tentativa de equilibrar as contas, o cenário tende a ser muito pior no futuro. Claro que a alternativa de aumento de impostos poderia resolver a situação, mas isso está descartado pelo prefeito. Por fim, assim como todos os brasileiros permaneço no aguardo de uma retomada econômica que permita a recuperação das receitas de impostos do país, estados e municípios e a possibilidade de mais ações e obras serem feitas em prol dos cidadãos. Só assim será atenuado o grande abismo existente entre as necessidades e as possibilidades. MÁRIO COVAS NETO, VEREADOR POR SÃO PAULO, É PRESIDENTE MUNICIPAL DO PSDB.

A Enxaqueca na mulher Antes da adolescência, a incidência de enxaqueca é similar entre homens e mulheres. Após a puberdade, no entanto, um número maior de mulheres passa a apresentar enxaqueca em relação aos homens, na proporção de cinco mulheres enxaquecosas para cada dois homens. Parte dessa maior incidência da dor nas mulheres se deve ao fator hormonal, em particular o hormônio estrogênio. Estudos indicam que 65% das mulheres apresentam crises de enxaqueca mais intensas e de maior duração durante a época menstrual. A enxaqueca na gravidez A enxaqueca pode se iniciar na gravidez. Muitas mulheres passam a apresentar crises de enxaqueca no primeiro trimestre da gravidez ou imediatamente após o término da mesma. Entretanto, quase 70% das mulheres com enxaqueca melhoram, isto é, apresentam decréscimo da frequência e intensidade das crises, durante o segundo e terceiro trimestres desta fase de suas vidas. Durante a gravidez, tratar crises de enxaqueca ou fazer a sua prevenção medicamentosa é sempre um problema. Embora haja medicamentos considerados “seguros” na gravidez, os estudos com eles são baseados em análises passadas de mulheres grávidas que os tomaram até de forma casual. Isso representa que as conclusões observadas não são totalmente confiáveis e até orientação segura em contrário, remédios de quaisquer tipos não devem ser usados durante a gravidez, principalmente no primeiro trimestre. Para aquelas mulheres que apresentam crises durante a gravidez, recomenda-se repouso recostado no leito, compressas geladas na cabeça e técnicas de relaxamento. Se as crises são frequentes, o tratamento preventivo deve ser aventado, mas sempre com estrita orientação de médico consciente e que leve em conta os riscos e a real necessidade do uso da medicação. Enxaqueca na menstruação A enxaqueca pode apresentar-se apenas na fase prémenstrual ou durante a menstruação. Muitas mulheres têm enxaqueca durante todo o mês, mas pioram nesta fase. Outras têm dor apenas neste período do mês. É comum haver crises intensas, refratárias aos medicamentos usados habitualmente e “indo e vindo” ao longo de vários dias. Deve-se tratar as crises de forma objetiva e eficaz, para que não perdurem por várias horas ou dias, e preveni-las com o uso de drogas tomadas ao longo de todo o mês ou apenas nas fases pré e durante a menstruação (naquelas que revelem dor restrita a esse período). Muito se tem especulado a respeito do uso de pílulas anticoncepcionais e piora da dor menstrual. Isto realmente se observa com frequência. Pacientes que iniciam crises de enxaqueca após começar o uso de anovulatórios tendem a piorar da dor quando suspendem a ingestão da pílula no fim da cartela. Esta piora deve-se à queda mais acentuada de fração do hormônio estrogênio, que, fisiologicamente, tem o seu nível sanguíneo diminuído com a proximidade da menstruação. Em certas ocasiões recomenda-se inclusive a suspensão do uso do anticoncepcional nos casos de piora acentuada da dor. Em outros, que demandam a sua utilização, recomenda-se o uso contínuo da pílula, sem a interrupção no fim do ciclo menstrual para evitar a queda do nível estrogênico. Enxaqueca na menopausa. “A mulher melhora da enxaqueca após a menopausa.” Este conceito popular domina o imaginário de médicos e pacientes. De fato, devido à queda da produção de estrogênio e, consequentemente, da variação de seu nível sanguíneo durante o mês, após a menopausa muitas mulheres com enxaqueca realmente melhoram da frequência da dor. Homens após a andropausa também tendem a melhorar e, não raro, a enxaqueca desaparece nesta fase da vida. É importante ressaltar, no entanto, que embora muitas pacientes melhorem no pós menopausa, algumas mantêm o padrão doloroso e outras, ainda, apresentam exacerbação do quadro de dor. Há estudos que indicam que: · 62% das pessoas melhoram da dor de cabeça com a menopausa; · 20% mantêm as características da dor inalteradas e · 18% relatam a piora da dor. Enxaqueca na terapia de reposição hormonal Mulheres em uso de reposição hormonal podem apresentar importante piora da enxaqueca. É comum a observação de pacientes que evoluíam muito bem em seus tratamentos para a dor de cabeça terem suas crises pioradas ao iniciarem terapia de reposição hormonal. Isso se deve à oscilação do nível sanguíneo do estrogênio quando a reposição é interrompida ao término de cada ciclo. Frequentemente, cria sofrimento e obriga a mulher a aventar a suspensão do uso de hormônios. Nesses casos, é importante o diálogo entre o neurologista responsável pelo tratamento da enxaqueca e o ginecologista que conduz a terapia hormonal, para que ajustes sejam feitos nos tratamentos de forma a alcançar o equilíbrio da melhora obtida anteriormente.

horÓscopo Áries - de 21/03 a 20/04 Os astros avisam: vai ter que trabalhar firme para manter o equilíbrio de suas contas pessoais. Economizar será uma ótima opção neste momento. Também não convém fazer cobranças e pressionar sua cara-metade, isso poderá atrapalhar o romance. Cor: roxo. Touro - de 21/04 a 20/05 Hoje, você terá facilidade para resolver as dificuldades dos outros no emprego. Aproveite o momento para tirar obstáculos de seu caminho à medida que colabora com os demais. O clima é de sensualidade entre você e sua paixão: aproveite! Cor: roxo. Gêmeos - de 21/05 a 20/06 Trabalhe com dedicação e conclua suas tarefas. Projetos pessoais estão favorecidos. Confie em sua capacidade e terá grandes realizações. No amor, o clima é de entrosamento. Na intimidade, momentos quentes não estão descartados. Cor: azul-escuro. Câncer - de 21/06 a 21/07 Mantenha distância de pessoas oportunistas. É um bom dia para selecionar melhor suas amizades e valorizar quem realmente merece. Nas finanças, cuidado com os gastos. A dois, aproveite as oportunidades que surgirem e montre seu interesse. Cor: verde. Leão - de 22/07 a 22/08 Aproveite o bom astral deste dia para obter uma nova colocação profissional. Com a dose certa de ambição, vai alcançar posições elevadas no setor profissional. No campo afetivo, cuidado para não deixar sua cara-metade em segundo plano. Cor: bege. Virgem - de 23/08 a 22/09 Se quer resolver problemas e obstáculos, tente analisá-los de fora. Algumas dificuldades podem se resolver sem a sua participação ou interferência. Na área sentimental, um pouco de humildade pode aproximar ainda mais você e o par. Cor: verde-claro. Libra - de 23/09 a 22/10 É um dia para dar atenção aos conselhos de pessoas experientes. Organize melhor as suas finanças pessoais e dê o primeiro passo para economizar o seu dinheiro. Na vida amorosa, o clima é de muita sensualidade e de troca de afeto. Cor: laranja. Escorpião - de 23/10 a 21/11 Conflitos não estão descartados neste dia. Alterne-se entre ceder aos desejos dos outros e lutar pelas próprias vontades. Evite atitudes das quais possa se arrepender depois. No amor, seja paciente e tolerante e tudo sairá bem. Cor: verde-claro. Sagitário - de 22/11 a 21/12 No trabalho, bom dia para realizar tarefas difíceis, mas não conte com a colaboração dos colegas. É o momento ideal para demonstrar firmeza diante dos obstáculos. No amor, atividades diferentes vão trazer benefícios para a relação. Cor: pink.

Capricórnio - de 22/12 a 20/01 Desenvolva suas tarefas com mais alegria, o segredo do sucesso está em fazer o que gosta. Este é um bom dia para se dedicar a uma atividade artística. Em família, distraia-se com os mais novos. No romance, aproxime-se da sua cara-metade. Cor: azul-claro. Aquário - de 21/01 a 19/02 Divida o seu tempo e a sua atenção entre as atividades familiares e profissionais. Não deixe em segundo plano as suas obrigações no serviço. No romance, faça com que os momentos de paz e entrosamento reinem na companhia do seu par. Cor: preto. Peixes - de 20/02 a 20/03 No ambiente profissional, tudo indica que vai cuidar melhor de suas responsabilidades. Tente realizar seu trabalho de rotina de maneira diferente, use sua criatividade! A vida afetiva pede seriedade. Seu amor pode exigir mais atenção. Cor: tons pastel.

KARDECISMO ALDO COLASURDO aldocolasurdo08@hotmail.com Blog: aldo.colasurdo.zip.net

O AMOR, O TEMPO E O ESPIRITISMO O saudoso e um dos mais destacados escritores, estudioso do Espiritismo, J. Herculano Pires, nos brindou, em sua última passagem terráquea, com uma vasta e útil obra literária espírita.Na realidade, com traduções e livros de sua autoria abriu e ampliou novos caminhos a pesquisadores e a todos aqueles que buscam novos conhecimentos e entendimento trazidos pela Doutrina Espírita. Assim, com referência aos idosos (os quais não perdem o direito de amar, pois esta é uma lei eterna), em que faz uma analogia entre a velhice e o avião, o qual “abranda a fúria das hélices” para ensaiar o pouso tranquilo e seguro na pista do aeroporto. O envelhecer é o cair do crepúsculo ou anoitecer existencial: “se aprenderem na vida os princípios Cristãos, seu coração se abrirá para os filhos e netos”. À proporção da decadência nataral do idoso normalmente diminui-se a intensidade dos impulsos. A existência tende a perder parte de seu colorido, mas, ao mesmo tempo, enquanto as trevas ameaçam com suas cores cinzentas, estrelas surgem no céu, acentuando cores vivas e brilhantes, anunciando um novo e esplendoroso alvorecer. Insistir com excessivo apego à vida material e terrena é lutar contra a realidade universal. Na velhice a morte é o prêmio da vida, pois esta se desdobra em novas perspectivas. Arrebatado pelo falecimento, que assusta e desespera os mais jovens, o espírito amadurecido na experiência existencial “entra na merecida posse que o espera”, conforme nos relata Paulo, o Apóstolo dos Gentios. Assim, a idade avança em direção do futuro e liberta o espírito que continua a ser o que era com o amor humano que permanece em seu coração. Todavia, basta que acontecimentos inesperados atinjam sua sensibilidade para que este amor se manifeste com dedicação e até sacrifício, sobre ao qual sempre se torna o vencedor. È o que vimos na última e dolorosa guerra mundial, quando o idoso Churchill, no meio do povo, com os dedos ergue o V da vitoria, após exaustivos e inspiradores esforços. Assim exemplares atos históricos e patrióticos têm acontecido em nossa orbe, partindo de heróicos governantes que procuram orientar principalmente aos mais jovens que os sucedam, trilhando sempre o caminho da honestidade. Demonstram que no coração dos idosos a chama do amor ao trabalho e o progresso deve manter-se sempre viva, pois a paixão do querer-bem renova e sustenta o corpo a principio envelhecido. Este é o fato que muitas vezes enxergamos: a aparência juvenil e amorosa de muitos idosos não correspondem a sua inevitável e natural decadência física. Na realidade a chama do amor pode fornecer uma nova vitalidade e disposição, reanimando e orientando os corpos envelhecidos daqueles que amam, dando-lhes novas cores, as quais lhes enfeitam a existência!.

CULINÁRIA

ÁGUA NA BOCA MAMINHA COM SAL GROSSO AO FORNO Essa receita de maminha recheada no forno deliciosa é perfeita para servir em ocasiões especiais e alimentar toda a família! Prepare um recheio maravilhoso com bacon, queijo provolone e azeitonas e delicie todos os seus convidados com essa peça de carne tão popular. Continue lendo o passo a passo e descubra como preparar maminha recheada no forno. Ingredientes para 12 porções da Maminha recheada no forno: 1 Quilograma de Maminha 200 Gramas de queijo provolone 200 Gramas de Bacon 100 Gramas de azeitona descaroçada Sal grosso (a gosto) Palitos de dente (para fechar) Papel de alumínio (para assar) 1 - Para fazer maminha recheada no forno, comece por limpar a peça de maminha. Fure a carne com uma faca, com cuidado para não atravessar. Pique o bacon em cubinhos e refogue um pouco até dourar. Pique as azeitonas e o queijo e misture com o bacon. 2 - Em seguida, coloque o recheio dentro da carne e feche com os palitos de dente. Tempere a carne com sal grosso a gosto e envolva em papel alumínio. Quando estiver bem fechada, leve a assar em forno preaquecido a 200 º C. Retire o papel alumínio e asse por mais 30 minutos. 3 - Em seguida, remova o excesso de sal da superfície da carne e fatie. Sua maminha recheada no forno está pronta a servir!

COMUNIDADE

CABRAL MENSAGENS DE UM FUTURO LIVRO No dia em que o ser humano entender que usar a justiça de modo ímpar é fundamental para a formação de uma sociedade justa. Que entender que viver com o essencial é suficiente para se bem viver. Que discernir e entender que tudo deste mundo pode ser nosso, mas que nada é nosso. Que entender que os luxos e as vaidades não acompanham o espírito, notará que mais pessoas viverão melhor com a natureza e em igualdade de condições. Que viver em Paz é conviver com o Amor, e que essa coexistência é estar com Deus.


OPINIÃO

ATLAS atlasj@uol.com.br

CRISE NA IMPRENSA??? Meus amigos e minhas amigas, nossos leitores mais assíduos têm estranhado que as últimas edições sairam com apenas 4 páginas, quando o normal do Jornal Leste é uma tiragem com 6 ou 8 páginas. É preciso dizer que a crise também chegou aos periódicos, grandes, gigantes, médios ou pequenos. Gigantes como o Estadão, Folha de S.Paulo, as revistas semanais Isto É, Veja, etc., tentam encontrar fórmulas que lhes permitam atingir ao leitor, lançando mão de baratear o custo das assinaturas. Um sem número de promoções, o uso das redes sociais para divulgá-las e muita imaginação é a palavra de ordem destas empresas. Há os que apostam que dentro de mais 3 ou 5 anos as versões impressas de jornais e revistas sejam extintas, em virtude da instantaneidade das mídias sociais. No caso da mídia regional essa máxima está bem longe de acontecer. Primeiro porque a mídia regional é gratuita e seu conteúdo é setorizado. Não há na grande imprensa espaço algum para divulgar o dia a dia dos bairros. Segundo porque o Jornalista regional conhece um número inacreditável de leitores pessoalmente. Conhece pelos nomes e é igualmente reconhecido por eles. Sem nenhuma vaidade, eu sou reconhecido diariamente na região que o jornal atua e apesar dos meus mais de 60 anos tenho centenas deles na memória. Conheço suas atividades, suas profissões, geralmente conheço as famílias. Quando você vende uma inserção na imprensa regional há um aperto de mãos solidário, uma cumplicidade comercial, em busca de sucesso para os dois lados. Há alguns anos parei de distribuir pessoalmente o jornal. Mais por questões físicas do que por qualquer outra. Mas ainda, vez em quando, atravesso as feiras livres e avenidas da região do jornal, pacote no braço e um monte de cumprimentos e tapinhas nas costas. É um orgulho e uma certeza que a imprensa regional está longe de ser extinta em cinco ou dez anos, como preconizam as “Mães Dinás” das pesquisas. Somos ainda, e seremos por muito, a única fonte de informação de milhares de pessoas. O único meio de comunicação em que é possível divulgar o aniversário do padeiro, o casamento do farmacêutico ou o falecimento do Pastor. E quase sempre, nesses casos, gratuitamente. É claro que estamos em crise. Todos nós. Nosso País, nossos pais, nossos filhos, nossas instituições. Uma crise que dá claros sinais de estar amenizando. Não por competência de Governos. Mas pela capacidade do brasileiro ser o que é, um lutador, um gato de sete vidas. Estamos ressuscitando, apesar da corrupção, dos conchavos palacianos, dos ladrões do Povo. Há crise na imprensa? Claro que há! Não seria diferente no Jornal Leste. É importante salientar que cortamos páginas por questões de custo na impressão. Mas o conteúdo está impecável. São seis colunistas abordando assuntos variados. Há um espaço voltado à mulher, com informações e utilidades. Há uma coluna de lazer, sucesso do Jornal Leste, a Coluna do Meio. Há muitas informações importantes de nossa região. A crise existe! Iremos atravessá-la e sairemos fortalecidos ao final. Somos, com muito orgulho, a imprensa regional!!!


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.