1 minute read

Projeto social incentiva prática de esporte entre moradores de Cachoeira Paulista

Escoladefutebolpermiteinserçãodepessoasnomundodosesportes

MatériaporGabrielaAraújo

Advertisement

O projeto social nasce de uma ideia de transformar a realidade de vida de outras pessoas, na qual não possuem privilégios e estão em condições de vulnerabilidade social, econômica e/ou cultural. No meio social está inserido o futebol, o esporte atrai diariamente crianças, jovens, adultos e a terceira idade.

Ademir Lima, 58, fundou em 1990 o projeto social Alegria do Povo, uma escola de futebol no município de Cachoeira Paulista, interior cedeu a quadra da escola Emeef Prof. Otton Fernandes Barbosa, que continua sendo o local principal dos treinos.

O estudante Pedro Matusalém, 18, é aluno do Alegria do Povo. Conheceu o projeto por amigos e se interessou pelo futebol, que já estava presente em sua vida desde a infância. “Foi uma das coisas mais importantes da minha infância, pois logo quando entrei conheci muitas crianças e jovens, todos foram

Os treinos acontecem toda semana na escola Emeef Prof. Otton Fernandes Barbosa, das 19h30 às 20h30. Já aos sábados, começam às 8h00 e terminam às 9h00. Para participar dos treinos, que são totalmente gratuitos e divididos por categorias, a inscrição precisa ser realizada com antecedência para que no ato da matrícula o responsável ou aluno maior de idade preencha uma ficha com seus dados.

Futebol em Números

de São Paulo, o projeto atua sem fins lucrativos. Acolhe 156 atletas atualmente, sendo 13 meninas e 143 meninos, de 4 a 60 anos.

O fundador informou que mais da metade dos alunos do projeto já passaram ou estão passando por um momento de vulnerabilidade.“Eu sempre via os meninos nas esquinas, não tinham uma distração e nem condições de pagar uma escolinha de futebol, a partir disso reuni o tanto que pude”, relatou Ademir. Inicialmente os treinos aconteciam em um campo no bairro CDHU, mas depois da repercussão, a prefeitura muito receptivos comigo”, afirmou Pedro.

Por conta da repercussão e pelas doações, o projeto, atualmente, tem condições de fornecer uniformes para os alunos. “Antes, os alunos participavam dos torneios com camisetas de propaganda política, pois era o que tínhamos de doação”, ressaltou Ademir. Após muito trabalho, o time participa de diversos torneios e segue conquistando prêmios no Vale do Paraíba, aumentando o reconhecimento dos atletas.

De acordo com dados do IBGE, a pesquisa realizada em Maio de 2017 apontou o futebol como a modalidade esportiva mais praticada no Brasil, com 15,3 milhões de pessoas, equivalente a 39,3% dos 38,8 milhões de praticantes de esportes. A pesquisa também aponta que em relação ao nível de instrução, o percentual cresce conforme a escolaridade: 17,3% das pessoas que não tinham instrução, 36,6% das que tinham ensino fundamental completo, 43,0 das que tinham médio completo e 56,7% das com superior completo praticaram esporte ou atividade física

This article is from: