Jornal HOJE! - Edição 848

Page 1

Sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014 - www.hojenet.com.br - Ano 18 - n° 848 - R$ 2,50

Página 09

Página 05


02

Editorial

Jornal HOJE!, sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Painel do Leitor

Informações ao léu Um dos fatos que têm chamado a atenção dos veículos de comunicação nos últimos tempos se dá ao fato de quanto a população tem procurado manifestar suas insatisfações na mídia. Ao contrário do que muitos pensavam, com o advento das redes sociais o contato do público com a imprensa tem aumentado cada vez mais, ao contrário de antes. Aexposiçãodeopiniõesemperfisvirtuaistem incentivado as pessoas a formularem opiniões sobre os mais diversos assuntos. Uma imensidão de dados é jogada na internet pelo público, despertando a necessidade de um filtro diante de tamanho volume. Neste caso, valorizase a importância da imprensa e das fontes. Os jornalistas de hoje lidam com o desafio diário de filtrar todas essas informações para produzir um conteúdo jornalístico de qualidade e, principalmente, com responsabilidade social. Com a informação rolando incessantemente no meio virtual, o público tem criado identificação entre si diante da similaridade de assuntos. Ao analisar os meios em que as pessoas emitem suas opiniões não é difícil notar algumas falhas, dentre elas, as reclamações jogadas ao léu. Reconhecemos e respeitamos todas as opiniões, mas a fundamentação delas não podemos dizer o mesmo. Outro ponto importante é o de também se reclamar para os locais corretos. A exemplo da nossa matéria de capa, sobre as falhas no sinal da operadora TIM, vemos que o número de reclamações registradas no Procom, na Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e na própria operadora são pífios, já nos meios sociais, têm aos milhares. Reiteramos a importância do público também se manifestar nos órgãos oficiais, pois só assim teremos melhorias reais de alguns de nossos problemas. No caso da matéria de capa, é essencial que a Anatel registre estas reclamações para tomar as devidas providências. Não só nesta questão, mas também em muitas outras. Para isso, a imprensa está sempre de braços abertos. A informação está posta à mesa, agora há que saber se servir dela.

Siga o JH! Twitter @hojenet

Facebook facebook.com/Jornal-HOJE

Envie sua opinião para paineljh@hotmail.com ou pelas redes sociais. “Finalmente o contorno viário vai sendo concluído (pág. 07, edição 847). É uma obra importantíssima para Lauro Müller e que ajudará a desafogar o trânsito local”, Maria Tereza Silvério, comerciante.

Palavras firmes do prefeito de Braço do Norte (página 05, edição 847), como devem ser as de uma pessoa que exerce o cargo em que ele ocupa , Valdecir CardosoCastro, mecânico. No mínimo curioso ver, na questão de moradores em zona rural, municípios como Urussanga se mantendo forte, SãoLudgeroembaixaeOrleanseLauroMüllernomeiotermo(pág.08e09,edição847).Nãosãotodososcentrosque são tão sedutores assim , MarcelaFariasGaspar,professora..

CHARGE

FOLHA DA SEMANA EDITORA LTDA. FONE/FAX: (048) 3466-3001 SEDE: Rua XV de Novembro, 134, Sala 02 - Centro Orleans/SC Cep: 88870-000 - CNPJ: 01.877.037/0001-65 EDITOR-CHEFE - Daniel Librelato Massuco daniel.hoje@hotmail.com DIAGRAMAÇÃO - Diogo Coelho Marchioro diogo.jh@hotmail.com OUVIDORIA - Dúvidas, reclamações, queixas e sugestões: ligue - 3466 3001 ou e-mail: jornalhoje@engeplus.com.br

COLABORADORES COLABORADORES: Adriano Ghellere, Ana Maria Dalsasso, Carolina Farias, Daniel Librelato Massuco, Diogo Coelho Marchioro, Enio Bagio, Graziela Gislon, Juliana Zanini, Lauro Schlickmann, Marcelo Valério, Pedro Rosa, Pepê Miranda, Rangel Quaglioto, Robson Lunardi, Rodrigo Rossi, Ronaldo Passos, Veroni Henrique, Xilo Bussolo. * As informações produzidas pelos colunistas refletem única e exclusivamente a opinião dos mesmos, sem envolvimento algum com a linha editorial do veículo. CIRCULAÇÃO CIRCULAÇÃO: Braço do Norte, Grão Pará, Lauro Müller, Orleans, Pedras Grande, Rio Fortuna, São Ludgero, São Martinho e Urussanga.


Jornal HOJE!, sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Almoço discreto

Duas personalidades políticas, conhecidíssimas em Orleans, almoçaram juntas nesta quinta-feira em um restaurante no centro da cidade. Sãodepartidosopostos,politicamentefalando,masparceirosdeoutras eleições. PP e PMDB. Sobre a conversa, nada a declarar. O clima era alegre e apenas o cumprimento junto à mesa deles foi dado por minha pessoa.

Politicagem na educação?

OfechamentodeduasescolasnacomunidadedeRioPinheiroscausou indignaçãodovereadorOsvaldoCruzetta(PP).Oedilchegouacitarquea mudançatevecomoobjetivomanternocargomaisum comissionado dogovernodoprefeitodeOrleans,Dr.Marco.Segundoele,acomunidade nãofoicomunicadaenolocal,funcionaráumasededosCorreios.

Tese contrariada

A ex-secretária de educação do município e vereadora Bete Menegasso(PSD)contrariouopronunciamentodeVá.Dissequeacomunidadefoiinformadaeamudançadeve-sepelobaixovolumedeestudantes naquele local. Todosestudarão na comunidade de Taipa onde contarão

Correio confirmado

AcomunidadedeRioPinheirosdefatoganharáumasededosCorreios. O fato foi confirmado pela própria gerência de Orleans. Além desta, Brusque do Sul e Barracão, mas sem data confirmada.

Vai funcionar

UmaempresadeUrussangaadministrará,apartirdospróximosdias, o Cemitério Municipal e a Capela Mortuária de Orleans. Iara e Vladimir Cesconettoestãonoramoamaisde25anoseprometemumserviçode qualidadeàpopulaçãoorleanense.Osempresáriosjávisitaramaestruturaeressaltaramqueapopulaçãoseráconvocadaparaumaregularização de terrenos e jazigos junto ao Cemitério. A assinatura do contrato acontece na terça (18).

Em duas mãos

OsnovosadministradoresdoCemitérioeCapelaMortuáriaterãoque dividirespaçotemporariamentecomoantigoinquilinodonegócio.Uma cláusulacontratualmantémFredemarAntunes,opopularFréd,pormais alguma tempojunto ao local. Temumperíodopara explorarosserviços finaisnocemitério.SegundoocoordenadordegovernoValmirFelisbino, Frédficarámaisum periodozinho emfunçãodaquestãocontratual.

Polêmicaabafada

OvereadorJoséAntoniodeBettio(PSDB)tevequeabafarsuaideiade implantar estacionamento rotativo em Lauro Müller. A polêmica foi grande e houve comerciantes e alguns moradores contrários a ideia. Segue engavetada por pressão indireta da natureza humana .

Rotativo até na solução

AspossíveismudançasnotrânsitoemOrleansestáemconstanterotatividade.Vemevai.Ficaumpoucoedepoissome.Quemestásumido,ou pelomenosnãosemostrarampresentes,foiamãodeobrasolicitadapelo presidente do Conselho Municipal, Valvirio Rosseti, para a instalaçãode placasdesinalizaçãoparaseremcolocadasnaCidadedasColinas.Temrua compavimentonovoconcluídoeatéomomentoaguardaasinalização.A rotatividadedesoluçõescontinua,masopontoéomesmo.Nãosaiudo lugar.Aculpa?NãoédoValvírio.Ésófaltadevontadepolítica.

Política da boa vizinhança

Teodoro visitou Orleans. O fato aconteceu na tarde desta quinta (13) na empresa Librelato S.A Implementos Rodoviários. Segundo informações,oartistadaduplasertaneja TeodoroeSampaio,veioanegócios.O nomedosócio-proprietáriodaLibrelatoS.A,GilmarLibrelato,foicitado várias vezes em um programa de televisão pelo cantor paranaense e empresário do setor de transportes.

03

Colombo vem ao Sul e passagem Orleans deve acontecer em março O governador Raimundo Colombo (PSD) deve visitar Orleans somente após o Carnaval. O líder do Executivo cumpre agenda de inaugurações a partir de hoje na região do Vale do Braço do Norte e Litoral Sul do Estado. O deputado estadual e líder do governo na região, José Nei Ascari (PSD),ogovernadoriniciasuapassagem pela região carbonífera e logo após, vai a Braço do Norte no fimdesemana. Colomboestaráinaugurandoa revitalizaçãodaSC-445,entreCriciúmaeBalneárioRincãoenaSC-443, entreCriciúmaeMorrodaFumaça e, também a SC-446, entre CriciúmaeNovaVeneza.Nosábado,15, retornaaBraçodoNorte,ondeinauguraapavimentaçãoasfálticaatéa comunidadedoPinheiral.Obrasimportantesparaodesenvolvimento doSul ,ressaltaAscari. Já no dia 22 é a vez do litoral. Colombo assina a ordem de serviço para a pavimentação asfáltica entre Morro Grande e a praia de CampoBomemJaguaruna.

Quanto a Orleans, Ascari ressalta que o contato já foi feito para queolíderdoExecutivocatarinensecompareçaaCidadedasColinas. Ainda ontem, recebemos a visita do prefeito Marco e falamos muito em projetos para Orleans e ao andamentodaobraqueligaacidade até Pindotiba. Na mesma hora, mantive contato com a assessoria do governador para verificar esta obra.Segundoeles,emandamento e ritmo satisfatório. Na mesma ocasião, ressaltou que Colombo tem desejo de fazer uma visita , confirmaAscari.

E na visita a Orleans, poderá trazernovidades. Estamosdefinindo nospróximosdias,osrecursospara a restauração da rodovia SC-390, entreOrleanseLauroMüller. Uma importanterodovia,principalmenteaodesenvolvimentoturísticoda região em função da Serra do Rio do Rastro. Uma agenda que precisaserconfirmada.Háumadisposição e isso confirmaremos, inclusive a inauguração da revitalização darodoviaentreOrleanseSãoLudgero,vistoriadaRodoviaSerramar e anunciar a revitalização Orleans a Lauro Muller , finaliza Ascari.


04

Jornal HOJE!, sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Saúde

SUS assegura às mulheres exames de mamografia Portaria do Ministério da Saúde, publicada no final do ano passado, aperfeiçoa financiamento do exame que pode ser feito na rede pública independentemente da faixa etária. O Sistema Único de Saúde (SUS) garante a oferta gratuita de examedemamografiaparaasmulheres brasileiras em todas as faixas etárias. A faixa dos 50 aos 69 anos é definida como público prioritárioparaarealizaçãodoexamepreventivopelaOrganizaçãoMundial de Saúde (OMS) e seguida pelo Ministério da Saúde baseado em estudosquecomprovammaiorincidência da doença e maior eficiênciadoexame. A partir dos 50 anos o tecido mamárioésubstituídopelagordura e por isso a visualização de um possível tumor se torna mais claro. O rastreamento prioritário em mulheres com 50 anos ou mais é utilizado, por exemplo, em países do Reino Unido, Holanda, Suécia, Noruega, Dinamarca, Alemanha, França, Austrália, Finlândia, CanadáeJapão. Para essa faixa etária é indicada

a mamografia bilateral de rastreamento sem necessidade de pedidomédicoesemapresentaçãode sintomasouhistóricodecâncerna família.Esseexametambémpode ser realizado em qualquer faixa etária desde que a paciente apresentesintomasouhistóricodecâncernafamília.Jáamamografiaunilateraltemafinalidadedediagnóstico,avaliaçãodoestágiodotumor e acompanhamento de doente operadodecâncerdemama.Esse exame pode ser indicado para a mulher, em qualquer faixa etária, em uma ou nas duas mamas ao

mesmo tempo. É feita conforme solicitaçãomédica. OMinistériodaSaúdeatendeo preconizado pela Lei 11.664/08 e está empenhado em aperfeiçoar cada vez os diagnóstico e rastreamento do câncer de mama. Dar prioridade a uma faixa da população não é restringir o acesso do exame aos demais. Prova disso é que o aumento do número dos examesocorreemtodasasfaixas , reforça o secretário de Atenção à Saúde,HelvécioMagalhães.

Óleo de coco O óleo de coco extra-virgem é um produto 100% natural de origem vegetal extraído a partir da polpa do coco fresco. Sua acidez varia em torno de 5%, caracterizando um óleo extra-virgem. Possui em sua composição os óleos láurico, caprílico e cáprico. Possui benefícios como: - Pode ser submetido a altas temperaturas sem perder suas características nutricionais; - Auxilia na hidrataçãocapilar, agindo também da prevenção da sua queda; - Mantêm em níveis saudáveis as gorduras boas do organismo (HDL) e previne o aumento das ruins (LDL); - Aumenta a saciedade auxiliando nas dietas de perda de peso e - O ácido láurico fortalece as defesas do organismo. O óleo de coco extra-virgem não é um medicamente, e sim um complemento alimentar. Sua indicação deve ser sempre acompanhada por um nutricionista.

Publicação Legal


05

Jornal HOJE!, sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Café com a Guarujá

A Maçonaria ensina que há um princípio criador que rege todas as coisas

Grão-MestreAdjuntodoGrandeOrienteinformouquetodososmaçonsdevemacreditaremum sersupremo ,nãoimportandoadenominação

Para desvendar os mistérios em cima da Maçonaria, o Jornal HOJE! traz nesta edição a entrevista que João Paulo Sventnickas, Grão-Mestre Adjunto do Grande Oriente de Santa Catarina, concedeu ao programa Café com a Guarujá. Ele explicou que a Maçonaria não é uma religião, mas que todos os membros devem crer em um princípio criador. Entre outras declarações, Sventnickas elucidou a relação entre a Maçonaria e a igreja, afirmando que até mesmo padres e bispos fazem parte da doutrina. Além disso, o Grão-Mestre Adjunto ressaltou a importância da Maçonaria no desenvolvimento do Brasil. Confira mais nos parágrafos abaixo: Jornal HOJE!: O que é o Grão-Mestre? João Paulo Sventnickas: A Maçonaria em Santa Catarina possui três grandes organizações:oGrandeOrientedoBrasilSanta Catarina, a Grande Loja de Santa Catarina e o Grande Oriente de Santa Catarina. Nesta terceira, abreviamos com a sigla GOSC, que é a nossa instituição. Ela tem todaestrutura,comdiversoscargoseaquele que preside é chamado de Grão-Mestre. No nosso caso, o atual Grão Mestre é o irmão Alaor Francisco de Souza, de Florianópolis.EusouoGrão-MestreAdjunto.Setraçar um paralelo com a organização política do Estado, o Alaor seria o Governador e eu seria o vice-governador. Em cada região do EstadotemosocargodeDelegadodoGrãoMestre. O Rogério Klaumann é nosso representante nesta região. JH!: O senhor entra pra Maçonaria em que momento? Sventnickas: Não tinha nem ideia do que era a Maçonaria. Nunca tinha nem ouvido falar. Porém, 35 anos atrás, meu cunhado falou que era maçom e que gostaria que eu começasse a participar junto. Apesar de eu não conhecer nada, ele disse que eu tinha o perfil para me dar bem lá. Mas não aceitei, pois estava muito compromissado. Passou um tempo, ele voltou a me convidar. Então, com as coisas mais serenas, em situação melhor, concordei. Fui recebido na Maçonaria e estou lá até hoje. Completarei em março 35 anos de trabalhos ininterruptos por lá. JH!: Qual a origem da Maçonaria? Sventnickas: Costumo dizer que, didaticamente, eu tenho três visões para explicar o surgimento da Maçonaria. A primeira delas é a visão operativa, na qual voltamos à época do Egito Antigo, em que observamos que os egípcios eram hábeis na arte de construir catedrais, pirâmides,

túmulos como obras artísticas. Se nós pen- naria. Isso porque a partir de 1600 comesarmos que o auge das construções das çam-se a serem admitidas pessoas que não pirâmides foi entre os anos de 2300 e 2700 trabalhavam na construção. Logo, os grana.C., e que nestas haviam murais pintados des pensadores da época começaram a incom motivos ou instrumentos maçônicos, gressar na Maçonaria. Para diferenciar, podemos dizer que ali já cria-se uma nova deexistia Maçonaria. As conominação do Malunas utilizadas nos temçom Livre e Aceito AMaçonarianãoé plos daquela época são diferenciar do religião.Éumadoutrina, para muito semelhantes àquemaçom antigo, que umafilosofiadevida las que usamos hoje nos era pedreiro. Logo, a nossos templos. Portanto, Maçonaria começa a dizemos que essa fase operativa é onde se reerguer com o surgimento de várias se iniciou. Naquela época, na origem da lojas. A primeira potência maçônica, a Maçonaria, não era como temos hoje. Ela Grande Loja da Inglaterra, foi fundada em era formada por trabalhadores. 1717. A partir de então, passamos a ter documentação. É o grande marco dessa JH!: A origem da palavra maçom nova fase da Maçonaria, sendo a Maçonateria alguma relação com o fato da clas- ria Especulativa, para diferenciar da Opese trabalhadora ter iniciado com isso? rativa. Outro marco é em 1723, a edição Sventnickas: Buscamos na origem da das constituições de Anderson. Anderson Maçonaria a ligação com as pessoas que era um pastor anglicano escocês, que era trabalhavam construindo templos, cate- maçom, e ele escreve um grande reguladrais, mas essa denominação só vem apa- mento dando todos os princípios da Marecer na Idade Média, quando já há uma çonaria. É um documento muito importransformação da Maçonaria. Na antigui- tante até os dias de hoje. dade, tínhamos esses construtores que se reuniam em ordem de cavaleiros, mas eles JH!: Qual a atuação da Maçonaria se reuniam para obras específicas. Termi- com a história do Brasil? nada a construção, se dissolviam. Não haSventnickas: A Maçonaria participou de via reunião permanente. Na Idade Média, vários movimentos políticos da história do há a organização dos trabalhadores em Brasil. Na própria Independência, há uma instituições ou corporações de ofício. As história que conta que, no dia 20 de agosto primeiras corporações de ofício eram de de 1822, vários maçons importantes da pedreiros e pedreiro , tanto no idioma épocasereunirameconversaramcomDom inglês como no francês, significa maçom . Pedro, que recém havia ingressado na orA partir da Idade Média, passam a deno- dem maçônica, o aconselhando a proclaminar os pedreiros como maçons. mar a independência. Para os maçonologos, a Independência do BraJH!: Qual seria a fase seguinte? sil foi decidida ali, num templo Sventnickas: As ordens de cavaleiros maçônico, no dia 20 de agosconstrutores, com o tempo passaram a to. A Abolição da Escravatuacumular muito prestígio. Começaram a ra também teve participaacumular patrimônio e despertaram nos ção da Maçonaria. Tínhareis e papas a cobiça, a inveja e o medo. mos vários maçons aboliEntão, veio uma perseguição ferrenha aos cionistas e eles influencimaçons da época. A Maçonaria logo co- aram muito nisso. Os meça a regredir, por esses fatores e ou- maçonsforamospritros. Então, começa-se um movimento de meiros a libertarem reerguimento da Maçonaria. O fato mais escravos. Em todos importante foi a transformação da Maço- esses movimentos, a naria Operativa em outro tipo de Maço- participação da Maçona-

João Paulo Sventnickas completará 35 anos de Maçonaria no próximo mês de março.

ria foi importante. JH!: A Maçonaria pode ser considerada uma religião? Sventnickas: Não, a Maçonaria não é religião. É uma doutrina, uma filosofia de vida. Nós recebemos pessoas das mais diversas congregações religiosas. Temos padres católicos, bispos, pastores evangélicos, espíritas, budistas, muçulmanos. Enfim, não se faz nenhuma restrição quanto à orientação religiosa de cada pessoa. A única coisa que a Maçonaria ensina é que há um princípio criador que rege todas as coisas da natureza. Então, a pessoa tem que acreditar que existe um ser supremo, superior a ela, que rege todo o universo. Agora, nós não damos uma denominação específica, apenas uma genérica: Grande Arquiteto do Universo. JH!: E como é a relação da igreja com a Maçonaria? Ainda existe a história de ser maçom é ter relação com o diabo ? Sventnickas: Isso é coisa do passado. Não existe mais. Mas, realmente, aconteceu no passado, em função da origem e da divergênciacomaigreja(aMaçonariaconstruía templos e catedrais, mas depois houve a divergência com o poder central). Não à toa, o Papa Pio IX, em 1864, edita uma Bula Papal proibindo os católicos de serem maçons. Mas isso é coisa do passado, já que desde 1983, este cânon foi retirado do código maçom. Não existe nenhuma referência aos maçons no direito canônico.


06

Jornal HOJE!, sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Entregas

Tesouro do Morro da Igreja levado para Espanha Mais gente sabe do tesouro guardado pelos Padres Jesuitas no Costão da Serra Orleanense. Alguém até já entrou na gruta e encontrou aproximadamente 2400 Kg de ouro puro, e morreu em seguida por uma maldição forte. Onde foi parar aquele dinheiro? Uns tem certeza que está enterrado ali próximo da Janela Furada. Outros dizem que foi levado para a Europa e está numa catedral no sul da França entre Portugal e Espanha. Com um mapa secreto em mãos, orleanenses do bem seguem para a Europa em setembro num caminho chamado São Tiago de Compostela a fim de buscar ouro. Levam uma mala escamoteável propícia para carregar ouro secretamente. Vão os empresários Ademir Librelato, Beto Colombo, Osvaldo Jung e Abel Olivo. Ficam trinta e três dias no mês de setembro entre a França, a Espanha e Portugal na busca do baú secreto. Segundo Librelato (que possui um mapa confidencial), existe Alguém até já uma lenda ligada diretamente ao Caminho de Santiago de Comentrou na gruta e postela entre o Sul da França, Esencontrou aproxi- panha e Portugal. O ouro entermadamente 2400 rado no interior de Orleans esKg de ouro puro, e taria ligado à história de Rodrigo Díaz de Vivar El Cid Campeamorreu em seguidor . Os Jesuítas teriam dito que da por uma maldi- pela estrada tal, subindo pelo rio que tinha laranjeiras, iria chegar ção forte. na Janela Furada. O empresário Osvaldo Jung o Vadinho - também está atrás do ouro e vai para Compostela: A história do dinheiro de Orleans está num livro Castelhano, o Cantar de Mio Cid . Vamos lá buscar o ouro, ficar com um pouco e distribuir uma boa parte aos pobres , conta. Vadinho passou ao conhecimento místico, e não raro chora ao saber das artimanhas empregadas pelos cristãos com os judeus, que utilizavam de maus-tratos com suas vítimas. O segredo para encontrar o mapa do ouro em Compostela, foi interpretado numa reunião secreta em Turvo na Casa de Abel. Um antigo escrito encontrado na biblioteca de São Paulo informa que Rodrigo Díaz de Vivar, ao ser exilado por ordem de Alfonso VI, se encontrou perante a urgente necessidade de obter fundos, com os quais seria necessário pagar a companhia dos trezentos de seus melhores cavaleiros castelhanos, que o acompanharia em seu exílio. E, não contando com bens para enfrentar tais gastos, se dirigiu à casa de padre Jesuítas, aos quais convenceu que lhe adiantassem aqueles valores, deixando em troca um cofre que, segundo assegurou, continha todas as suas joias. Os Jesuítas aceitaram o trato e, acreditando que obteriam muito mais dinheiro que o solicitado por Cid a eles, se apressaram em adiantar-lhe à quantia pedida. Rodrigo, após ter recebido a quantia, saiu imediatamente da cidade com seus homens. Os ingênuos padres, ao abrirem o cofre para comprovar os tesouros que haviam adquirido, viram que no seu interior não havia mais que pedras sem valor, e que haviam perdido a oportunidade de desfazer o trato. Cofre de El Cid na Catedral de Burgos Há versões da lenda que dizem que Cid, ao tentar salvar-se do sujo engano em que estava envolvido, o paladino cristão entregou aos Jesuítas autênticas joias familiares do mais alto valor, porém o Senhor, querendo castigar a avareza dos Padres, se encarregou de convertê-las em pedras, sem que mudasse em nada a vontade ou a intenção do herói castelhano. E acrescenta-se a essa versão que, quando Cid regressou por fim a Burgos, foi resgatar as pedras entregues com o produto do despojo obtido dos mouros, e então as pedras voltaram a se transformaram milagrosamente no autêntico tesouro que havia naquela data depositado nas mãos dos Jesuitas.

Comunidades do interior de Orleans contarão com agências comunitárias dos Correios Os Correios e a prefeitura de Orleans firmaram convênio para instalação de Agências de Correios Comunitárias no interior do município, que terão a finalidade de universalizar os serviços postais básicos. Este é um projeto amplo de revisão da rede de atendimento da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), no sentido de modernizá-la e torná-la acessível a toda a população brasileira. Um dos critérios para a instalação das unidades é que as comunidades tenham mais de 500 habitantes. Segundo a gerente da agência de Orleans, Fabiane Cucoloto, o convênio prevê a instalação de três agências, que contemplarão as comunidades de Barracão, Brusque do Sul e Rio Pinheiros. No momento estamos ainda verificando os locais onde vão ser instaladas as agências. A prefeiturajáestácontratandoosfuncionários que irão trabalhar no local e iremostrabalharemparceriacom a prefeitura. Os correios farão um repasse mensal para a prefeitura para auxiliar com as despesas do local onde funcionará a agência , informouFabiane. Nas comunidades do interior que serão beneficiadas com as agênciascomunitáriasserãooferecidos os serviços básicos. O recebimento das correspondências, postagensdecartas,encomendas eserviçosedexestarãodisponíveis

paraosusuáriosdascomunidades , destacouFabiane. Conforme a gerente, ainda não existe uma data definida para que as agências entrem em operação. Nós acreditamos que até o final defevereirojáestejamfuncionando. Depende apenas do processo burocrático de finalização do contrato , acredita. MoradoresdoBairroNovaOrleanstambémreivindicamumaagência comunitária dos correios, porém, segundo Fabiane, no bairro deveráserimplantadooserviçode um carteiro. É um processo um poucomaisdemoradoporquedependedeoutrasdiretoriasparaautorizar. No momento ainda não é

possível fazer entregas no bairro, mas pretendemos em breve implantaroserviço ,explicaFabiane. Nova Greve Os trabalhadores dos Correios entraram em greve novamente por tempo indeterminado. A paralisaçãonacionalfoidefinidaapós nãohavernegociaçãosobreaalteração no plano de saúde realizada pela administração do órgão. Em Orleans, segundo a gerente da agência, nenhum dos trabalhadores aderiu à greve e os trabalhos estão sendo realizados normalmente. A empresa não registra atraso na entrega de cartas e encomendas.

Ano letivo começa com palestra Cerca de 350 de professores, merendeiras, motoristas e gestores das redes municipal, estadual e particular de ensino de Urussanga retornaram às atividades na noite de terça-feira, 11, com uma palestra motivacional no Centro Comunitário da Igreja Matriz. O evento marcou a abertura do ano letivo que, em 2014, não teve a tradicional semana pedagógica para a rede municipal de ensino. SegundoasecretáriadeEducação,BrígidaMarioti, os encontros pedagógicos serão realizados ao longo doanoletivocomosprofessores. Preferimosabriro anocomumapalestramotivacionalparaserumpouco diferente e trazer mais alegria e ânimo aos profissionais da educação , ressaltou. O teólogo, conferencista e diretor da Casa da Acolhida de Tubarão, Júlio Fernandes Zamparetti, foi quemproferiuapalestraaosprofessoresnaabertura

do ano letivo, destacando a importância de se valorizar os pequenos fatos da vida. Nós temos da dar importância aos causos , temos de contar histórias , ressaltou. A noite terminou com o cineasta urussanguense Yves Goulart declamando um poema de William Shakespeare ao públicoefalando de seu filme Além daLuz .Asaulasnaredemunicipaleestadualiniciam nesta segunda-feira, 17 de fevereiro.


Jornal HOJE!, sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

07

ManecaaguardarájulgamentolongedaCâmara

Atletas de Lauro Müller são contratados para jogar em Jaraguá do Sul

Graxains na mira da Justiça

Dois atletas da equipe sub-15 de Forquilhinha/ADC Seara/Anjo Futsal de 2013 foram contratados pela equipe de Jaraguá do Sul (SC) para a temporada 2014. Evandro Borges e Guilherme Cipriano entraram no projeto em 2008 com 10 anos e em 2009 começaram a treinar nas equipes de categorias de base os dois são de Lauro Müller.

Baixa no PSD

OPSDdeLauroMüllerdeveráperderembreveumnome importante dentro do partido. Trata-se de um nome de peso, com grandes chances de disputar e conquistar uma vaga no legislativo lauromülense em 2016. Nos próximos dias esse membro deverá entregar sua carta de desfiliação dopartido.Assimqueseconfirmarsuadesfiliaçãoanunciaremosonome.Porenquantoficamosnoaguardo,jáqueno mundo da política tudo pode acontecer!

OTSEnegouaMedidaCautelarimpetradapeloadvogado do vereador Manoel Jades Izidorio, o Maneca (PMDB), paraquepermanecesseocupandoocargodevereadoraté queojulgamentodoseuprocessodecassaçãosejaconcluído. Com a decisão do Ministro Dias Toffoli, Maneca terá que aguardar o julgamento de seu processo pelo TSE, afastado do cargo de vereador. Caso se confirme a cassação, Manecaficaráinelegívelporoitoanos.OsuplenteEveraldo Ferreira da Silva assume definitivamente a cadeira.

TambémestãorespondendoprocessosdecassaçãoosvereadoresJoséArturFernandeseHeloisaRamosGazola,ambosdoPMDB.ElesjátiveramcondenaçãofavorávelpelaJustiça Eleitoral de Orleans e recorreram ao TRE, que também manteveascassações. Agora eles apelaramparaoTribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. Todos são acusados de compradevotosduranteacampanhaeleitoralde2012.

Transporte universitário

AscarteirinhasdosestudantescomeçarãoaserconfeccionadaspelasecretariadeEducação,napróximasemana.O material é indispensável para quem frequenta os ônibus que levam os estudantes para as faculdades, cursos técnicos,entreoutros.Parasolicitaracarteirinhaéprecisoapresentarosseguintesdocumentos:Foto3x4,atestadodefrequência ou boleto de mensalidade, copia do RG e CPF e comprovante de residência.

Volta às aulas

Napróximasegunda-feira,17,centenasdealunosdarede municipal e estadual de ensino retornam às aulas. O calor que vinha sendo registrado nos últimos obrigou a Secretaria Municipal de Educação adiar o retorno às aulas que estavaprogramadoparaacontecernodia,13.Oadiamento visou a saúde e o bem estar dos alunos e professores.

Paradas de ônibus

Chamamatençãopelaprecariedadedoslocaisquedeveriam proporcionar um mínimo conforto e proteção às pessoas que necessitam utilizar o transporte coletivo. Quem anda de ônibus sabe a falta que faz esse tipo de proteção. Muitos estão completamente destruídos devido às ações do tempo e, em alguns locais, nem existem. Quem sabe na sessão da Câmara de Vereadores algum representante do poderlegislativomunicipallevanteesseassuntonatribuna para que possa ser cobrado as devidas providencias para restauração destes locais.

Paradas de ônibus II

Não bastasse o abando das paradas de ônibus, um dos poucos locais que possuía o abrigo com boas condições foi destruído durante um acidente de trânsito no último final de semana. E a pergunta é: Quem vai arcar com o prejuízo, custear a construção de um novo abrigo?

Colombo na região

Durante esta sexta-feira, 14, o governador do estado Raimundo Colombo cumpriu agenda pela região. No roteiro inauguração a revitalização de rodovias em Balneário Rincão,Criciúma,NovaVenezaeMorrodaFumaça.Eapergunta que todos os usuários da rodovia Orleans Lauro Müller fazem: E a SC-390, quando será finalmente revitalizada?

RomeuCiprianoFilho,paideGuillherme,contaqueintegrarumaequipedo Anjos do Futsal foi muito importante para o menino que cresceu bastante como pessoa, fez mais amigos e motivou nos estudos. Meu filho sempre quis jogar futsal, crescer, e com essa oportunidadevamosincentivá-lo,acredito que será uma ótima experiência para ele , destaca O coordenador técnico do Anjos do Futsal, Jean Reis, se sente satisfeito pelo projeto revelar atletas e colaborar comocrescimento deles. Aomesmo tempo que perdemos estes atle-

tas, ficamos felizes por termos encaminhado para uma equipe que tem uma das melhores estruturas nas categoriasdebase,comumtimequedis-

putaaLigaNacionalqueseráumespelho para eles , comenta. Com informações de Fabrícia de Pelegrini/ Comunicação Anjo


08

Jornal HOJE!, sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Esporte

Escolinha do Flamengo reinicia as atividades em Orleans Contando com o apoio da Administração Municipal de Orleans, desde o dia 13 de janeiro a Escolinha do Flamengo já está em atividade. Enquanto as aulas escolares não reiniciaram, os treinamentos eram realizados nas segundas e quintas-feiras apenas na parte da manhã, para todas as turmas.

A partir do dia 11 de fevereiro, terça-feira, os treinamentos passam a ser realizados às terças e quintas-feiras e já voltam aos horários normais, ou seja, pela manhã, das 09h às 10h:30min. Na parte da tarde, em dois períodos, das 14h30min às 16h e das 16h às 17h30min. A escolinha do Flamengo, que sucedeu a Escolinha do Figueirense há 11 anos no município, reinicia as atividades com novos profissionais e com novo sistema de trabalho, atendendo as idades de 03 a 17 anos. Mesmo sendo uma escolinha particular, a Escolinha do Flamengodestina30%dassuasvagaspara crianças carentes que desejam participar, mas os pais não têm condições de pagar. Para isso, os pais interessados deverão se dirigir aos locais de treinamentos nos dias estabelecidos para fazer um cadastro, para inclusão de seu filho na escolinha do Flamengo. A escolinha pretende também

implantar em Orleans o mesmo trabalho social que vem desenvolvendo em outros municípios, onde disponibilizará um professor num dia específico para um trabalho voluntário, no mesmo local de treinamentos com os adolescentes da APAE, onde os mesmos receberão treinamentos de noções básicas de futebol e lazer. Também a Escolinha do Flamengo, em conjunto com o Departamento de Esportes do Município, estará a disposição na montagem das equipes de futebol de campo, que participarão das competições regionais e estaduais, com o intuito de bem representar o município de Orleans e, para isso, a Escolinha selecionará atletas em suas unidades nos municípios de Laguna, Tubarão, Rio Fortuna, Braço do Norte, Criciúma e Orleans. O Coordenador das Escolinhas do Flamengo na região, Edson Maccari, aproveita o espaço para fazer um agradecimento especial ao Prefeito Dr. Marco, ao Diretor de Esportes de Orleans, o VAL , ao Deputado José Nei Ascari pelo apoio e pela receptividade dados a sua pessoa e a Escolinha do Flamengo independente de cor de bandeira, de camisa ou grandeza de clube, nosso trabalho tem como objetivo a contribuição na formação do cidadão Orleanense relata.

Imagem:Divulgação

Também agradecemos as empresas patrocinadoras da Escolinha FLA de Orleans, Librelato, Fundação Plaszom, Tezza- Montagens Elétricas, Orleplast, Copozan, Ponto do Esporte e Orleans Auto Center, pelo apoio e credibilidade em nosso trabalho. A escolinha FLA, faz também um agradecimento especial ao empresário Renato Debiasi, que sempre apoiou a Escolinha e nunca mediu esforços para continuidade de nosso trabalho em prol da criança e do adolescente de Orleans.

Bairro Nova Orleans terá uma unidade da Escolinha do Flamengo No início de março Orleans contará com mais uma unidade das Escolinhas Fla, que será implantada no Bairro Nova Orleans. Com o apoio da AdministraçãodoCentroEsportivo,aEscolinharealizaráosseustreinamentosnapraçaesportiva,queficapróximoaomercadoNovaOrleans. Ostreinamentostambémserãorealizadosnasterçasequintas-feiras, nos períodos, matutino e vespertino, nas idades de 03 a 17 anos. Nos próximos dias será divulgado o inicio das atividades no bairro. Maioresinformaçõespodemserobtidaspelostelefones(48)99567118, (48) 8464 9996 e (48) 3658 8052.

Pagode

Markinhos Coan é mais um destaque da música No Grupo Sensato, já lançou um CD em 2013, contando com três composições pessoais Como já visto no próprio Jornal HOJE!, Orleans tem talentos musicais no estilo Sertanejo, só que agora também tem destaque no Pagode. Trata-se de Marcos Mattei Coan, o Markinhos Coan, de apenas 20 anos. Junto dos amigos, ele é vocalista do Grupo Sensato. Conheci meu lado artístico com 14 anos. Depois disso, decidi me juntar com alguns amigos e montar um grupo de pagode , ressalta o cantor. O grupo lançou o primeiro CD

em 2013. O álbum é intitulado #Sousensatoeusou e contou com três músicas da autoria de Markinhos. Uma destas músicas foi destaque em rádios de Armazém. Hoje tenho levado nossa música para diferentes regiões, como, por exemplo, São Paulo, o Estado do Samba. Conheci alguns amigos por lá, além de compositores e produtores musicais que escrevem e compõem , destaca Markinhos. O cantor, que também trabalha no lançamento do videoclipe da música Sensualiza , falou

da inspiração no momento das composições. A frase em que busco me inspirar é: eu odiava cada minuto dos meus treinamentos, mas, mesmo assim, dizia para mim mesmo: Não Desista! . Sofra agora e viva o resto de sua vida como um campeão , finaliza.

O cantor faz parte do Grupo Sensato e já trabalha no lançamento do primeiro videoclipe


Jornal HOJE!, sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

09

Telefonia celular

Instabilidade nos sistemas da TIM pode ter causado as falhas de sinal Apesar disso, a operadora reiterou ter a satisfação dos clientes como prioridade estratégica Alvo de críticas da população regional quanto ao serviço prestado nas últimas semanas, a operadora TIM se posicionou e informou que as dificuldades na hora de efetuar chamadas foram causadas por instabilidades no sistema nos municípios de Lauro Müller, Urussanga e Orleans. Clientes da operadora estavam insatisfeitos por não conseguirem efetuar chamadas e sofrerem com outros problemas no sinal. A TIM informa que seus sistemas passaram por instabilidade nos municípios de Lauro Müller, Urussanga e Orleans, podendo ter ocasionado falhas para efetuar ou receber chamadas. As instabilidades foram causadas por motivos diversos, tais como o apagão nacional de energia elétrica do dia 04/02, durante o qual o sistema celular também foi afetado. A empresa lamenta eventuais transtornos e reitera que tem a satisfação dos seus clientes como prioridade estratégica e investe constantemente na melhoria da qualidade dos serviços e atendimento em todo o Brasil , comunicou a operadora. A TIM também ressaltou que efetuou a troca total dos equipamentos da rede 2G (voz) para aumento de capacidade na região e que este ano lançará o serviço 3G (dados) em Lauro Müller, Urussanga, Orleans, São Ludgero e Braço do Norte. Apesar da insatisfação dos consumidores regionais quanto à qualidade das chamadas, o Procon Municipal de Orleans informa que as principais reclamações quanto à TIM não estão relacionadas às chamadas. As reclamações e solicitações mais frequentes estão em cima da segunda via de fatura, desbloqueio de linha, cancelamento de contrato, renegociação de dívidas e afins , informa Alini Mashni, coordenadora executiva do Procon Municipal de Orleans. A TIM também se posicionou quanto às reclamações que o Procon recebeu e valorizou a velocidade na resolução dos problemas. A empresa destaca que

é líder com 52% de mercado e o volume de demandas entrantes de apenas 39%. Importante destacar que estas demandas são de atendimento preliminar e simples consulta, não havendo nenhuma reclamação fundamentada, o que demonstra a capacidade de resolução da empresa no primeiro contato . Problema nacional Para tomar como parâmetro das dificuldades que o Brasil enfrenta com a telefonia celular, entre janeiro e novembro de 2013, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) registrou quase 300 mil reclamações a respeito da operadora TIM. No ranking da agência, a citada operadora ficou em terceiro lugar, estando atrás apenas de OI e Claro. Além disso, o site Reclame Aqui , um dos principais portais da internet especializado em coletar reclamações de clientes insatisfeitos, registrou mais de 45 mil reclamações em cima da TIM no ano de 2013, sendo que poucos mais de 33 mil haviam sido efetuadas no ano anterior. Tanto Anatel, quanto Procon orientam o consumidor a procurar primeiro a operadora na hora de confirmar a reclamação. A orientação do Procon é a seguinte: o consumidor deve ligar para a operadora e registrar a reclamação, anotar o número do protocolo e aguardar o prazo para a resposta. Se a justificativa da operadora não for satisfatória ou se não obtiver resposta, o consumidor deve ligar para a Anatel e registrar a reclamação, repassando o protocolo obtido junto à operadora , informa Alini, que também lembra que o prazo para a operadora responder normalmente é de cinco dias. Principal problema é a cobrança A Anatel também mostra que, em 2013, mais de 1,3 milhão de reclamações para empresas de telefonia celular foram registradas, sendo a líder do ranking. O principal motivo questionado é a cobrança, representando 40,9% das reclamações. A qualidade do serviço oferecido, principal tópico popularmente criticado em Orleans, só

Conforme a TIM, as falhas podem ter sido causadas pelos sistemas da operadora, que passaram por instabilidade em Lauro Müller, Orleans e Urussanga, além do apagão nacional do último dia 4

recebeu 6,1% das reclamações no último ano. Sobre isso, Estevão Hobold, gerente da Unidade Operacional da Anatel em Santa Catarina, reforça a orientação do Procon orleanense e ressalta que o consumidor deve sempre procurar informações na operadora antes de manifestar-se junto à agência.

Caso o problema seja pontual, deve-se contatar a Central de atendimento da Anatel através do número 1331 ou comparecer a Sala do Cidadão da Anatel, em Florianópolis. Se o problema é sistêmico (abrangente) e que envolve determinado item de qualidade, sugiro formalizar a reclamação que repassaremos ao

órgão na sede responsável pelo acompanhamento de indicadores de qualidade do SMP, para avaliar e prestar informações, ou se a sede entender necessário demandar atividade de fiscalização na região , avisa Hobold. Maiores informações sobre reclamações com o Procom: (48) 3466 1014.


10

Jornal HOJE!, sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Especialização

Delegado Regional de Criciúma se especializa em Gestão de Segurança Pública No último dia 04 de fevereiro, o Delegado Regional de Polícia de Criciúma, Dr. Jorge Luiz Koch, recebeu o certificado do curso de pós-graduação (Especialista), Lato Sensu , em Gestão de Segurança Pública. O evento foi realizado na ACIC (AssociaçãoComercialeIndustrial de Criciúma), com a presença de autoridades, coordenadores do curso e familiares. Comduraçãode450horas/aula, o curso teve início em 10 de maio de 2012 a 01 de outubro de 2013, com aulas às sextas-feiras à tarde e noite, e sábados de manhã. Entre as diversas disciplinas recebidas, destacam-se: Competências Gerenciais,GerenciamentodeCrise, Gestão Estratégica, Projetos em Segurança Pública e Relações Humanas. Quandoinicieiaminha4ªpósgraduaçãoemGestãodeSegurança aos 55 anos de idade, tive três objetivos: o primeiro mostrar aos jovens que em qualquer fase de

Delegado Regional Jorge Koch ao lado do Secretário Adjunto da SSP, Fernando Rodrigues de Menezes.

nossas vidas devemos estar abertos para novos conhecimentos, o segundobuscarnovasferramentas eagregarvaloresàprofissãodeDe-

legado de Polícia, que exerço há mais de 24 anos e, por último, me preparar para novos desafios nos diversossegmentosdasociedade

relata o especialista Jorge Luiz Koch. Em2004,oDelegadoRegionalde Polícia de Criciúma fez sua primeirapós-graduaçãoemDireito,PolíticasPúblicaseCidadania.Em2011 fez a segunda em Direito Penal e Ciências Criminais e, no mesmo

ano,concluiusuaterceirapós-graduação em Segurança Pública e QualidadedeVida. Educação gera conhecimento, conhecimentogerasabedoria,esó um povo sábio pode mudar seu destino finalizaKoch.


Jornal HOJE!, sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Artigo

11

Frases da Semana

Sit-ins, rolês Por Jorge Claudio Ribeiro* Dia 1o de fevereiro de 1960, cidade de Greensboro, Estados Unidos. Na rede de varejo Woolworth, num balcão reservado por lei a clientes brancos, quatro estudantes negros pedem café. A garçonete se recusa a atendê-los e insiste para que saiam, mas eles se negam. Ficam ali durante uma hora aguardando atendimento, até que a loja é fechada. No dia seguinte, duas dúzias de estudantes repetem o ato, o que atrai a atenção e a simpatia públicas. No fim do mês, já tinham ocorrido protestos denominados sit-ins em mais de trinta locais de sete estados. Dois meses depois, 50 mil estudantes haviam participado dessas ocupações, que logo se estenderam a outros locais proibidos aos negros, como piscinas públicas e igrejas. Precedidos por algumas manifestações nas décadas anteriores, os sit-ins eram uma forma de desobediência civil, inspirada na filosofia (satiagraha, ou firmeza na verdade ) e nas ações do Mahatma Gandhi. Eles se alinharam à centenária luta pelos direitos dos negros e pela demolição das abomináveis leis Jim Crow , que institucionalizavam o racismo nos EUA. Palco de frequentes provocações e agressões de gangues racistas, a que os manifestantes não revidavam, graças a severos treinamentos baseados em sócio-psicodramas, os sit-ins eram respaldados por associações de luta pelos direitos civis e por líderes políticos e religiosos, como o pastor batista Martin Luther King, que os considerava eletrizantes . Em outubro de 1960, o reverendo participou de um sit-in em Atlanta e foi preso juntamente com 300 estudantes, soltos no dia seguinte. King permaneceu detido, sendo libertado após uma semana graças à intervenção dos irmãos Kennedy, em plena campanha presidencial; em 8/11, John foi eleito por estreitíssima margem. Discriminação é intolerável. O sucesso dos sit-ins motivou, em 1961, os freedom rides, tática em que cerca de 400 militantes negros e brancos se engajaram para dessegregar ônibus interestaduais e as instalações nas rodoviárias exclusivas dos brancos. Alvos de severas agressões de bandos racistas com a conivência das polícias locais, os freedom riders foram precedidos por Irene Morgan, em 1944, e por Rosa Parks, em 1955, que invadiram a ala dos brancos em ônibus urbanos. Todos esses protestos são identificados como uma espécie de proto-Teologia da Libertação, ao estilo estadunidense. Os sit-ins estadunidenses e os rolezinhos brasileiros teriam algo em comum? Não e sim. Não, porque os parça e as mina que acorrem aos shoppings provavelmente nem conhecem aqueles eventos, de 54 anos atrás; para eles, zoar, beijar e cantar funk ostentação não tem significado político-cultural explícito, nem remete a um utópico Woodstock de periferia. Sim, porque de dentro da aparente singeleza de diferentes manifestações não violentas eclodiu e sempre estará prestes a eclodir a consciência de que toda discriminação é intolerável e de que temos o direito de participar dos espaços que a sociedade nos apresenta e tal como os percebemos. *Jorge Claudio Ribeiro é professor universitário.

“As decisões políticas repercutem imediatamente na vida das pessoas. Portanto, política é coisa séria.” Joares Ponticelli, Deputado Estadual.

Confesso, sou noveleira, concordo que principalmente na área jurídica eles pecam, induzindo os leigos a erros, situação que chega a atrapalhar nosso trabalho. Contudo, não acho que nossas novelas emburrecem, também aprendemos muito com elas, conhecendo lugares, épocas e culturas que não teríamos a oportunidade de conhecer de outra forma”. Dra. Silvia Cristina Bernardo, advogada, nas mídias sociais sobre a novela Em Família.

“Enquanto não tivermos educação de qualidade e a sociedade, os pais e as escolas não caminharem juntos, o país não vai para frente.” Ana Maria Dalsasso, professora, durante o programa Guarujá na Sua Tarde

“É uma verdadeira palhaçada jurídica o que acontece nas novelas. O escritor deveria se assessorar melhor. Apesar de ser ficção deveria ser mais fiel, para não emburrecer ainda mais o povo.” Dra. Nelci Kuhnen Mattei, advogada, no Facebook sobre o julgamento do personagem Laerte, na novela Em Família.

“Estou passando por aqui para dizer que estou indo a Paris e vou ficar uns dias por lá. Mas prometo que venho no Facebook deixar notícias. Beijos gente, vou sentir saudades.” Nani Gazinski, a musa do Tigre, para seus fãs em seu Facebook.


12

Jornal HOJE!, sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Iniciativa

Coorsel promove sustentabilidade recuperando sucatas Os materiais antes sucateados retornam para a cooperativa.

Violência no Brasil Parece que falar de violência no Brasil é algo maçante, mas é impossível não se deixar impressionar com a forma assustadora com que evolui, deixando-nos cada dia mais intrigados e convencidos de que é difícil, para não dizer impossível, cessar esse caos que se instalou na sociedade. As causas são muitas e de grandes dimensões. A violência está em toda parte. Não há um dia sequer que passemos sem notícias de atos violentos praticados indiscriminadamente. O que está acontecendo com as pessoas? É violência familiar, social, ambiental, ética, política, enfim nada mais hoje escapa desta praga que assola a humanidade, desesperando famílias, desencantando crianças, destruindo sonhos, ceifando vidas. Sabemos que a violência existe desde os primórdios Em outubro temos da humanidade, mas se agraa grande eleição. va a cada dia parecendo torQue tal mobilizar a nar-se insustentável pela maneira como vem acontenação inteira para, em vez de ir às ruas, cendo. O que temos visto nos últimos tempos leva-nos a ir às urnas com refletir e assusta-nos pensar consciência e escoque a cada dia mais nos afaslher melhor nossos tamos da possibilidade de ver a paz restabelecida. representantes? Você já parou para refletir quais os custos da violência brasileira, uma das mais dramáticas do mundo? São milhões usados diariamente e que poderiam ser investidos em políticas públicas para acabar com a falta de segurança, de saúde, de educação, de emprego... E nós, pagando a conta sempre! Mas, quem paga o sofrimento físico e psicológico pelos quais passam as vítimas da violência? Morte, roubo, estupro, assassinato, corrupção, insegurança trazem danos irreparáveis. O que fazer? A quem recorrer? Estamos órfãos e cada vez mais decepcionados. Os episódios dos últimos dias trazem à tona o que já argumentei aqui tempos atrás: existe alguém por trás de toda essa baderna que se instalou no país . Talvez a morte do cinegrafista seja um ponto de partida para derrubar a máscara, não dos vândalos que estão na rua protestando, mas dos bandidos engravatados que usam a necessidade do cidadão para induzi-lo a fazer terrorismo nas ruas, sem medir consequências. Não estou aqui defendendo o jovem que diz ter recebido 150 reais para participar das manifestações. Nada justifica correr riscos e ser uma ameaça à sociedade, mas é preciso admitir que o bandido maior assiste de camarote o triste espetáculo. Quando aconteceram os primeiros manifestos no ano passado, rasguei elogios à coragem daqueles jovens que pacificamente foram às ruas clamar por justiça social, vetando a participação de qualquer partido político. E tudo transcorreu de forma ordeira, civilizada, lindo de se ver, assustando àqueles que estão em débito com a sociedade. Mas, logo o movimento tomou outro rumo com a infiltração de baderneiros a mando de corruptos, crápulas, integrantes de certos partidos políticos. E desde então o país não teve mais paz. Este é o ano da copa do mundo. O que poderá acontecer? Que imagem o mundo levará deste Brasil tão maravilhoso que aos poucos vai perdendo o brilho? É só aguardar... Em outubro temos a grande eleição. Que tal mobilizar a nação inteira para, em vez de ir às ruas, ir às urnas com consciência e escolher melhor nossos representantes?

Promover a sustentabilidade é uma iniciativa que deu certo na Coorsel (Cooperativa Regional Sul de Eletrificação Rural) e que é continuidade em 2014 na gestão Ivanir Vitorassi. A recuperação de materiais traz benefícios ao meio ambiente, gerando menos resíduos e resulta em economia. Os materiais retirados de redes reformadas ou desativadas, que antes eram sucateados, hoje retornam para a Coorsel e passam por uma triagem. Apenas os materiais ruins viram sucata. Em seguida é feito um laudo técnico com os materiais e os que estão em boas condições voltam para o almoxarifado para serem reutilizados em novas redes. EstamoszelandopelopatrimôniodaCoorsel.Nossoprojetoatingedoissetoresimportantes:economiae meio ambiente , destaca o presidente Vitorassi.

Importância da leitura Justiça com as próprias mãos? Acredito que não! Ao ver um bandido sendo linchado e amarrado por um grupo de cidadãos, nosso subconsciente, de forma imediata, é tendencioso a aplaudir e defender tal situação. É o sentimento primitivo de indignação e revolta falando mais alto. E se fosse com sua mãe, e se fosse com seu filho? Está com dó, leva para casa. Quem dera se a solução fosse apenas o quesito de estar ou não com pena de bandido. O que não percebemos no momento é que em longo prazo essas atitudessótêmaprejudicarmaisaindaonossomeiosocial. É preciso respirar fundo e pensar lá na frente. São casos isolados, mas que refletem uma nocividade muito além do queseaparenta.Isso,pelofatodetermosumgovernoeum ordenamentojurídicoum pouco defasado. Pensando de forma ampla, a única serventia que essas situações podem nos tentar beneficiar é o fato de servirem Áthila Mattei como uma espécie de manifestação popular. Ou seja, atraGraduado em Direito vés disso estamos gritando: Precisamos que o governo invista mais atenção na Segurança Pública. Precisamos de mais policiais nas ruas, melhores salários para os profissionais da segurança, melhores meios e equipamentos para coibir ações de criminosos, precisamos de menoscorrupção . Nós não precisamos ter nenhum cidadão fazendo papel da polícia na rua. Nós não deveríamos aplaudir justiceirosanônimos.Nãoseiludamcomsuperheróisautônomos.Nósprecisamoster,porpartedogoverno, melhoriaseumaespecialênfasenasegurançapúblicaeumareformanosistemapenal.Issoseriaosuficiente pra acabar a violência no Brasil? De jeito nenhum! Até porque infelizmente o mal tende a se adaptar em qualquer meio onde vigora o bem. Quer fazer justiça com as próprias mãos? Eleja bem os seus representantes e conheça os seus direitos! Não vai coibir a violência no Brasil. Mas ,já será um começo...


Jornal HOJE!, sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Carro novo na polícia A exemplo das diversas delegacias do Vale, GrãoPará foi agraciada com a vinda de um veículo novo para a Policia Militar. Segundo o Cabo Barbosa, este veículo 0 km irá melhorar o atendimento à comunidade, trazendo mais segurança para os policiais. O veículo Palio Weekend 1.6 completo é equipado com caixa, para que se for necessário conduzir algum elemento mais alterado até a delegacia, seja possível, sendo que o veículo antigo não possuía. Evita-se assim a quebra ou danos ao veículo , destacou Barbosa. Ainda segundo o cabo, a polícia de Grão-Pará vem fazendo rondas ostensivas no auxilio a comunidade, também orientando as

pessoas para que tomem alguns cuidados básicos para evitar roubos e assaltos. As pessoas de cidades pacatas como a nossa, às vezes saem dos veículos deixando-os abertos com a chave na ignição, deixam suas residências com as janelas e portas destrancadas. Isso tudo é um chamariz

Jeito Safado A banda grão-paraense Jeito Safado vem se destacando em todo o Vale, agradando principalmente a juventude, trazendo no repertório grandevariaçãodeestilosmusicais,predominandoosertanejouniversitário.Abandaanimafestas,bailesdeformatura,boates,casasnoturnas, baladas, entre outros. Ainda com som acústico, para barzinho e pizzarias.Formadahámaisdeumano,oriundadamigraçãodeintegrantesde outros grupos musicais, o grupo tem no vocal Bruno Margotti, no acordeomJaisonVenonez,nabateriaWillianSchmitz,nobaixoLeandroHeidemannenaguitarraeviolãoMarcosDacorégio.Naprimeiragravação, comamúsica Chegueinabalada ,umacomposiçãodovocalistaBruno Margotti, a banda já fez muito sucesso. Em primeira mão, Margotti já adiantouquenomêsdemarçoabandalançamaisumamúsicadetrabalho,queprometeconquistaraindamaisopúblicojovem,chamada No Escurinho . Para quem quiser levar a banda para animar sua festa basta ligar para (48) 8476-1134.

para o malandro que muitas vezes vem de fora e realiza furtos nestas condições. Precisamos tomar mais cuidados para evitar estes delitos , alerta Barbosa. A Delegacia de Polícia de GrãoPará conta com dois policiais militares, além de um policial civil responsável pela delegacia.

Fone TIM Bonsventosdeverãosoprarnestespróximosmesescomrelaçãoàtelefonia, tantonasedecomonointeriordomunicípio.Embreve,deveráseriniciadaa telefoniaruralemGrão-Pará,umprojetofinanciadopelaSecretariaEstadualde Agricultura,novalordeR$100mil,tendoacontrapartidadoExecutivoMunicipal.Oprojetodeverámelhorarsignificativamenteoquesitoinformaçãono interiordomunicípio.Outraboanotíciaéquedeveráserimplementadaem nossomunicípioatelefoniamóveldaTIM.Segundoinformações,aoperadora deveráinstalarduastorresdetelefoniaempontosestratégicosetrazendoo tãosonhadosinaldatelefoniamóvelparaointerior.Oassuntofoiventiladona semanapassadapelavereadoraDaianaMuller(PT),bemcomoovereador ValmirJacintoBallmann(PP).OsecretáriodeadministraçãoDioneHeinzennos relatouquerecebeuavisitadeumtécnico,solicitandoaautorizaçãoparaa construçãodastorres,confirmandoainformação. Agoraopróximopassoéa apresentaçãodoprojetonosetorresponsáveldaPrefeituraparaaprovaçãoe logoapósiniciaraconstruçãodastorresdeaproximadamente80metrosde alturacada ,informouosecretário.Comainstalaçãodestastorres,osinalda TIMdeverácobrirpraticamentetodooterritóriodomunicípio.Hoje,GrãoParápossuitorredecelularsomentenocentrodacidadededuasoperadoras (OI e Claro). Esta é uma reivindicaçãoantigadosmoradoresdointerior, que agorapoderásetornarrealidade.Vamosaguardar.Estaremosacompanhando.

Horário de Verão

13

Volta às aulas Tudo certo! Nesta segundafeira, 17, inicia mais um calendário escolar em Grão-Pará. As aulas deveriam ter iniciado nesta semana, mas com o calor insuportável que vinha fazendo em todo o Estado, achou-se por bem transferir o inicio do ano letivo. Segundo informações da Secretária de Educação, os professores e demaisfuncionáriosdaáreada educação já estão trabalhando e se preparando para receber os alunos nesta segunda-feira. Bom retorno aos alunos!

Frase da semana

Não há segredos para ser Nestedomingo,16,terminaoHoráriodeVerão. Portanto,namadrugada feliz em um casamento. Basta desábadoparadomingo,atraseseurelógioemumahora.SegundooMinisamar, orar, dialogar e respeitar tério de Minas e Energia, foram economizados aproximadamente R$ 400 o outro , milhões com o Horário de Verão. Não se esqueça, atrase seu relógio!

Aplausos e vaias Os aplausosdasemanavãoparaaminhaesposaMariaAparecidaM. H. Bagio, que me deu três filhos lindos. E nesta segunda-feira, 17, faz 24 anosquenosunimosemmatrimônio.Felicidadesquerida,aomeulado. Pois é amor para uma vida inteira!

As vaias dasemanavãoparaospichadoresdeplantão.Nadacontrao trabalho dos grafiteiros, mas recentemente alguns vândalos picharam as paredes do salão paroquial da matriz e muros de órgãos públicos. Acho que quem sabe desenvolver esta arte deveria procurar um local reservado para exercer seu dom. Que tal fazer um painel e mostrar sua arte para a população em geral? Desta feita, é cadeia neles!


14

Jornal HOJE!, sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Institucional

Orleans é o número um da região Sustentabilidade é um termo cada vez mais comum e a sociedade busca cada vez mais o uso inteligente dos recursos naturais para que eles se mantenham no futuro. E Orleans comprovou que é possível aliar sustentabilidade e desenvolvimento econômico ao faturar o primeiro lugar do Prêmio Município Sustentável 2014, Categoria Regional, da Federação Catarinense de Municípios FECAM. Já na classificação estadual, conquistou a 15ª. A premiação foi entregue ao prefeito Marco Antônio Bertoncini Cascaes, nesta quarta-feira (12), em Florianópolis, durante o XII Congresso Catarinense de Municípios. Por meio desse prêmio, a FECAM busca valorizar os municípios catarinenses que possuem os melhores Índices de Desenvolvimento Municipal Sustentável (IDMS), em que Orleans alcançou o valor de 0,766. O IDMS avalia o nível de desenvolvimento sustentável de um município, considerando o equilíbrio das dimensões Sociocultural, Ambiental, Econômica e Político-Institucional. Este prêmio representa uma grande conquista para Orleans e mostra que o nosso município está no caminho certo. Ser destaque na primeira posição entre os municípios da AMREC e a 15 ª

no Estado nos projeta ao cenário nacional, especialmente porque nossos maiores índices foram na seguinte ordem: Ambiental (0,818), Econômico (0,814), Sociocultural (0,771) e Político-Institucional (0,659). Uma das grandes preocupações da nossa gestão é o desenvolvimento sustentável, pois trabalhamos pensando nesta e nas futuras gerações, como planejamos no Projeto Quero Verde , do nosso plano de governo. Estamos modernizando Orleans, que se transformará em uma cidade ainda mais devolvida e humanizada , declara o prefeito. Além do trabalho em prol da preservação ambiental, Orleans também se destaca no quesito saneamento básico. É motivo de muito orgulho e satisfação Orleans alcançar duas posições tão importantes. Temos que comemorar e, certamente, quem ganha com isso é a população, pois o índice mais alto foi o Ambiental com 0,818, em que o saneamento básico é destaque com 100% de água tratada e mais de 90% de esgoto sanitário implantado, proporcionando melhor qualidade de vida aos orleanenses. Além disso, estamos um projeto para chegar a quase 100% de esgotamento sanitário, sendo um dos primeiros municípios do Brasil a alcançar este feito , pontua o diretor do SAMAE, Antônio Willemann.

Prêmio recebido é uma ferramenta de valorização das políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável

Crescimento em relação a 2012 O índice de 0,766 em 2014 aponta um 3.41% com relação a 2012 (0,740). Destaca ainda, que o Índice Ambiental, cujo valor é de 0,818, é o principal dinamizador do IDMS de 2014. Deacordocomaclassificaçãode Desenvolvimento Sustentável, o município se encontra no nível

Médio Alto, ou seja, a cobertura de saneamento básico, a preservação ambiental e a sua estrutura degestãoambientalestãopromovendoobem-estarsocialeeconômico com a preservação e manutenção dos valores e recursos naturais. Ascaracterísticaseconômicasdo município,quesãoexpressasatravésdoNíveldeRenda,doDinamismo Econômico e da Agregação de Valor Econômico, também são relevantes para determinar o valor do IDMS. Nesse contexto, o município apresenta Índice Econômico de0,814.DeacordocomaclassificaçãodeDesenvolvimentoSustentável,Orleansseencontranonível Médio Alto, apresentando condiçõesestáveisparaacriaçãodeuma base econômica sólida que seja capaz de garantir a geração de riqueza,emprego,rendaeconsumo

comequidadesocial. JáaDimensãoSocioculturalmensura o nível de desenvolvimento do município através da Saúde, Educação,CulturaeHabitação.Seu valor em 2014 foi de 0,771. O Indicador de Habitação e o Indicador de Saúde, cujos valores são de 0,900 e 0,806, são os destaques dessadimensão,sendoqueaescaladeclassificaçãosustentávelindica grau Alto e Médio Alto na manutenção e proteção para a qualidadedevidadocidadão. O índice Político-Institucional aborda diretrizes e instrumentos capazes de determinar a ação ativadagestãopúblicamunicipalpara seudesenvolvimento.Nessecaso, destaca-se a Gestão Pública e as FinançasPúblicas.Noentanto,esse índice com valor de 0,659, é o que menos possui representatividade nacomposiçãodoIDMSde2014.

O Índice é composto por quatro dimensões: Sociocultural, Econômica, Ambiental e PolíticoInstitucional Município de Orleans é uma referência em saneamento básico


Jornal HOJE!, sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

15

Economia

Horário de Verão chega ao fim no domingo Os relógios devem ser atrasados em uma hora nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste

À 0h de domingo, 16, o Horário de Verão chega ao fim, e os brasileiros que vivem nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste devem atrasar o relógio em uma hora. Essa edição começou no dia 20 de outubro de 2013 e teve duração de 119 dias. Seguindoatendênciadosúltimos anos, até o fim do período, o consumo em Santa Catarina deve cair 0,5% na área de concessão da Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina),oquesignificaumaeconomia de 39,2 gigawatts/hora na vigência do Horário de Verão. A redução da carga deve fechar em 4,8% (173 megawatts). A estimativadoMinistériodeMinaseEnergia(MME)équeoPaíseconomize cerca de R$ 400 milhões em carga de energia elétrica nos 11 estados participantes e no Distrito Federal. Os dados preliminares indicam economia similar à ocorrida no último Horário de Verão. A redução de 173 megawatts equivale

a 74,5% da carga demandada por Florianópolis ou 37% da carga de Joinville durante o período do Horário de Verão. Em relação à redução no consumo, o valor representa aproximadamente o consumo de energia, durante o mesmo período, de um município como Araranguá, com 25.946 unidades consumidoras, ou 10,4% do consumo de Blumenau, com 131.111 UCs, ou ainda 35,6% do consumo de Lages, com 61.847 UCs. Com os dias mais longos, se reduz o consumo de energia e se aproveitamaisaluzdosoldurante oVerão.Amudançadecomportamentodosconsumidoresresidenciaiseotérminodoexpedientede trabalhoaindacomluznatural,associados ao atraso no início da iluminação pública, acarretam uma diminuiçãonademandamáximano horáriodepontadecadadistribuidora de energia (entre 18h e 22h) e, por consequência, do Sistema Interligado Nacional (SIN), ao qual a Celesc está conectada. Ou seja, temos uma demanda

por energia melhor distribuída ao longo desse horário , esclarece o engenheiro Gustavo Rocha, da Divisão de Mercado da Celesc. Para o consumidor final, as van-

tagenssetraduzemcommenores índices de aumento da tarifa, decorrênciadiretadapostergaçãode investimentos para atender o acréscimodademandanohorário

depontaedaeconomiacomodispêndiodecombustívelnageração térmica, o que também pode impactar na tarifa. Fonte: Celesc


16

Jornal HOJE!, sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Horóscopo

Piadas Esse jacob...

Samuel diz para seu filho: -Jacob eu quero que você se case com a moça que eu escolhi. -Maspaieuqueroescolherminhaesposa. -Meu filho ela é filha do Bill Gates. -Bem neste caso eu aceito! Então, Samuel não perdeu tempo, foi até o escritório do Bill Gates. Quando finalmente conseguiu uma reunião com ele já foi logo dizendo: -Bill eu tenho o marido para sua filha. -Mas minha filha é muito jovem para casar. -Mas esse jovem é vice-presidente do Banco Mundial. -Neste caso tudo bem. Finalmente Samuel vai ao presidente do Banco Mundial e diz: -Senhor presidente eu tenho um jovem que é recomendado para ser vice-presidente do Banco. -Mas eu já tenho muitos vice-presidentes, inclusive mais do que o necessário. -Mas este jovem é genro do Bill Gates! -Neste caso ele está contratado.

Imagem da semana

Áries: Bom período para estar entre amigos, trabalhar em grupo e expandir sua rede de contatos. A Lua segue em Leão e se harmoniza com Urano, você pode contar com boa capacidade de improvisação e criatividade para lidar com vários assuntos. É tempo de pensar no bem comum. Mas continue com a atenção redobrada ao trocar informações importantes porque Mercúrio segue retrógrado. Touro ouro: Cresce o desejo de novidades, mudança e independência, com a harmonia entre Lua e Urano. Bom período para racionalizar situações sentimentais, quebrar padrões e deixar algo velho para trás. Com a criatividade em destaque você pode experimentar e aprender algo novo, programar uma atividade diferente e inusitada. Gêmeos: Assuntos filosóficos, estudos e aprendizados estão favorecidos. Mercúrio retorna para Aquário, favorecendo novos pontos de vista. Você pode circular, conversar e revisar projetos de longo prazo. Mas evite tecer críticas ou emitir opiniões sobre assuntos que não domina ou não tem certeza. A integridade e a responsabilidade no uso da palavra em destaque. Câncer: Como estão suas emoções neste momento? A Lua segue em Leão e harmoniza com Urano: bom período para descartar assuntos excessivamente dramáticos, cultivar leveza, liberdade e desprendimento. Está em seu poder transformar os sentimentos e elevar a vibração. Leão Leão: Está mais fácil cultivar confiança em si mesmo e em seu potencial criativo. A Lua segue em seu signo e se combina com Urano, indicando que os condicionamentos ficam mais baixos e o desejo por novidades fica maior. Procure abrir seu coração para perdoar e promover a cura em seus relacionamentos. Vale amar de maneiras diferentes, frequentar novos lugares e fazer novas amizades. Virgem Virgem: Procure agregar aliados com interesses em comum aos seus, invista em parcerias corretas. Mercúrio retorna para Aquário, você ganha mais se unir forças e trabalhar em equipe. Continue com atenção redobrada ao se comunicar. Bom período para ouvir opiniões diferentes, repensar assuntos e se abrir para novos pontos de vista. Libra: Prefira espaços amplos e arejados, tarefas que possa exercer com liberdade e autonomia. Cobranças e dependências não estão no cardápio. Lua e Urano favorecem atividades que estimulem a criatividade e prometem surpresas. Em destaque tudo o que é original, diferente e inovador. À noite a animação está garantida, se surgir um convite inesperado. Escorpião: Independência, espaço e autonomia ganham em destaque. A Lua em Leão avisa que é tempo de se divertir, cultivar alegria, autoestima e gratidão pela vida. Desprendimento é a palavra de ordem. Bom momento para transmutar sentimentos pesados, o ciúme e a possessividade. Lua e Urano o convidam a olhar para o futuro e se identificar. Sagitário Sagitário: O clima é de entusiasmo e generosidade. Com a Lua em Leão, todos ficam mais criativos e alegres. Mas Júpiter segue retrógrado, decisões importantes devem ser tomadas com cautela e realismo. Aproveite para sair da rotina, experimentar algo novo ou atualizar-se com novas tecnologias. Sempre atento para evitar excessos, exageros e desperdícios. Capricórnio: É importante equilibra o peso das responsabilidades com momentos de lazer em descontração. Por um lado, Sol e Saturno indicam entraves no trabalho, conflito de interesses e queda de energia. Por outro, Lua e Urano favorecem soluções criativas. Momentos de relaxamento podem trazer novas inspirações. Exija menos de si, logo o céu se abrirá e o que estiver empacado agora poderá deslanchar.

Palavras Cruzadas

Aquário: Revisões de projetos continuam em pauta. Mercúrio retorna ao seu signo para favorecer o encontro com velhos amigos e a lembrança de velhas situações. Ao mesmo tempo, a Lua sorri para Urano e o convida a investir em novos sabores, novas experiências, a fazer algo divertido e prazeroso. O desafio é harmonizar o passado e o futuro. Peixes: É tempo de analisar os últimos acontecimentos, refletir, pensar em novas formas de prosperar. Os assuntos inconclusos continuam pedindo sua atenção para que os resolva de vez. Em breve o Sol irá brilhar em seu signo, sairá do casulo e abrirá suas asas para voar mais alto.

Solução


Jornal HOJE!, sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

17

Novelas FIQUE POR DENTRO DA SUA NOVELA FAVORITA!

Sexta-feira

Viktor leva Silvia para encontrar Franz. Valter e Ernest discutem. Pérola tem um pressentimento ruim com o pai e Amélia pede que Mundo procure Franz para tranquilizá-la. Manfred e dois capangas arrombam a porta do quarto de Franz e o veem com Silvia e Viktor. Começa uma discussão generalizada e Manfred arrasta Silvia para fora do hotel. Hilda diz a Arlindo que quer se apresentar no palco do cabaré. Mundo e Fabrício tentam impedir que Manfred leve Silvia, a polícia chega e Franz convence o delegado a deixá-lo em liberdade para provar sua inocência. Manfred leva Silvia de volta para a mansão. Joel faz Aurora acreditar que Lola está namorando Davi e as duas discutem. Benito e Pilar pedem mais dinheiro a Manfred. Silvia se lembra de que Manfred provocou o acidente de carro.

Sábado

Silvia pede que Bibiana e Eufrásio a ajudem a fugir da mansão com Heitor. Joel incentiva Aurora a ficar com Fabrício, enquanto Cléo diz a Lola que ela deveria namorar Davi. Manfred flagra Silvia tentando fugir de casa, mas ela dá uma desculpa e disfarça. Eufrásio diz a Viktor que Silvia se lembrou de tudo e que Manfred não a deixa sair. Laura arruma as malas de Tavinho e o leva para o cortiço, onde Gaia e Toni o recebem com festa. Franz diz ao delegado que se entregará, mas que antes a polícia precisa tirar Silvia da mansão. Manfred entrega o dinheiro a Pilar e Benito, mas logo depois manda que seus capangas cerquem o casal. Na delegacia, Silvia acusa Manfred. Pérola incentiva Ernest a procurar emprego. Franz se apresenta ao delegado.

Segunda-feira

O delegado avisa a Amélia que Franz deverá ser transferido para o presídio. Décio tenta convencer Chico a assaltar o clube. Manfred manda que seus capangas deem uma lição em Benito e Pilar. Valter implora para Davi voltar a trabalhar no clube. Peteleco demonstra preocupação com a presença de Gaia no cortiço. Policiais encontram o corpo de Pilar. Joel combina com Cleo de colocar pó-de-mico no vestido de Aurora. Mundo e Iolanda se casam. Miquelina diz à mãe que viu Arlindo beijar Volpina. O psiquiatra avisa a Gertrude que Manfred precisa ser internado com urgência. Franz ganha a liberdade.

Terça-feira

Ernest e Apolônio disputam a atenção de Pérola. Manfred chora nos braços de Gertrude por Franz ter voltado para Amélia. O clube é assaltado e Davi percebe que Décio está envolvido. Miquelina e Volpina brigam por causa de Arlindo. Lola é ovacionada após o show e Aurora é obrigada a cancelar sua apresentação por causa do pó-de-mico. Rubens anuncia que a coluna do Davi foi afetada ao ser agredido durante o assalto. Os bandidos são presos e acusam Décio. Sílvia revela a Viktor que planejou o assalto à joalheria com Manfred. Viktor decide contar para Ernest como Manfred comprou as ações da Fundição.

Quarta-feira

Sílvia diz a Viktor que a explosão no forno da Fundição também foi planejada por Manfred para tirar Franz da fábrica. Viktor diz a Sílvia que a melhor maneira de ela consertar seus erros é contar a verdade sobre Manfred. Eládio oferece emprego a Ernest como catador de sucata. O delegado avisa a Valter que dará voz de prisão a Décio. Franz e Viktor ficam surpresos ao ver o pai catando sucata. Manfred diz a Ernest que não devolverá suas ações e ameaça Sílvia. Décio é preso e Valter se recusa a conseguir um advogado para o filho. Venceslau confessa a Ernest que Manfred é seu filho.

Quinta-feira

Venceslau culpa Gertrude por tudo o que aconteceu. Décio pede a Laura que o ajude a sair da prisão. Aurora apoia Fabrício, que sofre por Lola. Ernest decide autorizar a internação de Manfred. Laura conta para Décio que Artur pagou sua fiança, que Valter não quer vê-lo e que terá de morar na pensão com ela. Valter e Arlindo brigam por causa de Volpina. Ernest consegue internar Manfred, que se revolta. Iolanda fica sabendo por Venceslau que Manfred é seu irmão. Ernest expulsa Gertrude da mansão e volta a morar lá. Manfred avisa ao psiquiatra que não está louco.

Sexta-feira

Kléber consegue fugir pela mata, e é seguido por André e William. Marlon confirma a LC que a fórmula está incompleta e se preocupa com uma possível invasão a seu computador. LC é rude com Paulinha. Marcelo pensa em um presente para dar a Priscila. Joana tem delírios. André e William conseguem capturar Kléber. Hermes e Tereza mudam de hotel e pensam em fazer com que Líder Jorge fracasse em sua missão. Joana agride Paulinha. LC previne Líder Jorge da possível traição de Assis. Hermes orienta Assis a embriagar Líder Jorge. André prende Kléber e seus capangas, e Romildo fica amedrontado. LC conta para Angelique seus planos para Joana. Marlon e Lili se beijam. Marcelo consegue surpreender Priscila com seus presentes. Assis bebe na frente de Líder Jorge e o deixa tentado. William namora Celina. Marlon e Lili levam Joana até o heliporto. Inês se afasta de Heloísa por causa de Flávio. Heloísa tenta conter o ciúme ao ver Thomaz chegar à festa com Fernanda. Joana volta para a Comunidade e se desespera. Thomaz beija Heloísa, e Flávio flagra os dois. Celina e William contam para a cidade sobre os crimes de Kléber. Fátima pergunta se Kléber matou sua mãe.

Sábado

Kléber tenta convencer Selma, Rita e Fátima de que não é responsável pelos crimes em Tapiré. André, Celina e William impedem o povo de agredir Keila. Heloísa mente para Flávio e tenta não pensar no beijo de Thomaz. Joana é colocada na máquina da felicidade novamente. LC não encontra a fórmula completa no computador de Marlon. Lili fala de Priscila para Marlon. Assis informa a Hermes que rendeu Líder Jorge, e o vilão se apressa em ir ao encontro dos dois. Fernanda chora por causa de Thomaz. Hermes e Tereza tentam convencer Líder Jorge a se aliar a eles. Celina sugere que Keila assuma os negócios de Kléber. Kléber, Edu e seus capangas são levados para a capital por policiais amigos de André e Oscar. Kléber e Edu provocam um acidente com o carro da polícia onde estão.

Segunda-feira

Kleber e Edu conseguem fugir pela mata e seguem para a Comunidade. Angelique convence LC a não colocar Marlon na máquina da felicidade. Fátima, Rita e Selma partem para o Rio de Janeiro. LC garante a Lili que não trabalha mais com Kleber. Ricardo pergunta se Thomaz voltaria a gerenciar os negócios de Heloísa. Líder Jorge engana Tereza e Assis. LC avisa Angelique que eles correm o risco de ficar sem comida. Álvaro convence Inês a lhe comprar roupas e sapatos e Marcelo se irrita. Fernanda encontra um apart hotel para Thomaz perto de sua casa. Flávio leva Heloísa à praia. Líder Jorge finge dormir embriagado e Hermes, Tereza e Assis o deixam sozinho no quarto. Lili manda Diniz fazer racionamento de comida. Líder Jorge consegue pedir ajuda pelo telefone. O gerente do hotel liberta Líder Jorge. André avisa a William e Celina que Kleber fugiu. Seguranças da Comunidade encontram Kleber na mata. LC e Angelique pensam em vasculhar o alojamento de Lili e Marlon para procurar a fórmula. Hermes descobre a farsa de Líder Jorge e o surpreende tentando fugir. Lili vê Kleber chegando à Comunidade.

Terça-feira

Líder Jorge foge de Hermes e Assis. Kleber conta para LC que Tapiré foi tomada. Ricardo explica por que Heloísa deve deixar que Thomaz administre seus negócios. Priscila manda Marcelo alertar Inês sobre seus gastos com Álvaro. Heloísa fica chateada por ter sido injusta com Thomaz. LC finge surpresa quando Lili o avisa sobre a presença de Kleber na Comunidade. Celina e William passam a noite juntos. Líder Jorge volta para a Comunidade. Heloísa teme uma reaproximação com Thomaz. Marcelo fala com Inês sobre Álvaro. Selma e Fátima decidem procurar Heloísa, enquanto Fátima fala com Júlia. LC tem uma ideia para manter Lili e Marlon longe do alojamento. William, André e Guto instalam um rastreador no comunicador que fica no galpão de Kleber. Celina volta a dar aulas. Selma e Rita atrapalham a gravação do programa de Heloísa. Cacá fica impressionado com Fátima e pede para fazer um teste com ela. Heloísa se desculpa com Thomaz. Cacá convida Fátima para fazer um comercial. Paulinha desafia Lili. LC acha um pendrive no alojamento de Marlon. William entra em contato com LC.

Quarta-feira

William provoca LC, e Guto consegue rastrear a localização da Comunidade. Lili e Marlon namoram. Flávio se incomoda com o entendimento entre Thomaz e Heloísa. Fernanda se entristece ao saber que Heloísa voltou a ser cliente de Thomaz. Angelique pensa em usar Lili para convencer Marlon a entregar a fórmula. Fátima aceita a proposta de Cacá, mas pede para incluir suas irmãs no comercial. A primeira antena de celular é instalada em Tapiré. LC avisa a Kleber que pode liberar os seguranças que pediu, se ele conseguir comida para a Comunidade. Inês se recusa a comprar uma lancha para Álvaro. Hermes e Tereza desistem de atracar o barco em Tapiré ao verem a antena de celular instalada. Celina fica com ciúmes de Lili, e William a tranquiliza. LC obriga Angelique a se desculpar com Lili. André e Oscar afirmam que eles precisam entrar na Comunidade sem serem percebidos. Kleber entrega o carregamento de comida na Comunidade e escolhe os seguranças para retomar o controle de Tapiré. LC planeja acabar com Kleber.

Quinta-feira

LC orienta Messias a se livrar de Kleber se ele falhar na operação. Lili conta para Marlon que seu pai obrigou Angelique a se desculpar com ela. Messias avisa a Walmor para tomar cuidado com Kleber. Lili e Líder Jorge organizam o estoque de comida. Hermes e Tereza observam Tapiré. Kleber chega com Edu e os seguranças em seu galpão. Uma importante revista de culinária pede para fazer uma reportagem de capa com Heloísa em seu hotel-fazenda. Álvaro reclama por Inês não pagar suas contas. William, André, Celina e Nilson vão ao barco de Hermes. Joana acorda e pede para voltar ao trabalho. Selma e Rita decidem ficar no Rio de Janeiro. Álvaro termina com Inês. Hermes descobre o que aconteceu com Kleber. Angelique sugere que LC a autorize a colocar Lili na máquina da felicidade. Lili decide pedir as chaves da área restrita para LC. Inês sofre por causa de Álvaro, e Marcelo tenta consolá-la. Celina pede para William respeitá-la quando se encontrar com Lili. Kleber explica seu plano de ação para Edu e os seguranças. Flávio fica impedido de viajar com Heloísa, e Thomaz se oferece para ir em seu lugar. William encontra Kleber na porta da casa de Celina.

Sexta-feira

Helena se enfurece ao ver o programa do recital de Laerte nos pertences de Luiza Juliana tenta impedir Gorete de ir embora com Bia. Laerte lembra-se de Helena, e Verônica fica enciumada. Luiza e Alice disputam para contar as histórias sobre a viagem. André sentese incomodado com Dulce. Chica sugere que Fernando viaje com Juliana. Laerte percorre a antiga casa de Helena e lembra-se de quando estavam juntos. Bárbara avisa a Leto que vai encontrá-lo no Rio de Janeiro. Laerte tenta ajudar Felipe a embarcar, mas ele não reconhece o primo. Helena se enfurece ao ver o programa do recital de Laerte nos pertences de Luiza, e Virgílio se surpreende com sua atitude. Juliana afirma a Chica e Fernando que vai adotar Bia. Clara fica nervosa com o convite de Marina para almoçar. Luiza e Alice implicam com Chica para que ela se encontre com Ricardo. Juliana acompanha Helena à pizzaria onde Gorete trabalha e vê o acidente dela.

Sábado

Luiza vê Laerte ensaiando em sua faculdade. Juliana tenta descobrir o que aconteceu com Bia, e Helena se preocupa com a tia. Paulinha e Leto levam Laerte e Verônica ao Vidigal. Clara liga para Marina, mas não consegue falar nada. Juliana pega Guiomar e Bia na creche. Virgílio e Helena discutem, e Luiza conversa com o pai. Juliana explica para Gustavo que precisa saber do estado de Gorete, pois pretende adotar Bia. Chica se encontra com Ricardo e fala sobre Branca e Ramiro. Clara pensa em desistir de ir à casa de Marina. Fernando ouve Juliana conversando com o médico que cuida de Gorete e se preocupa. Helena e Virgílio se reconciliam. Luiza vê Laerte ensaiando em sua faculdade e se anima para ir a seu recital. Itamar dá entrada no hospital, e Selma não vê que Felipe está de plantão. Fernando fica impressionado ao ver Juliana dormir no quarto de serviço com Bia.

Segunda-feira

Cadu discute com Clara na frente de Marina. Selma avisa a Laerte que Itamar foi internado. Clara faz confidências sobre seu casamento com Marina. Juliana expulsa Fernando de casa. André ignora Dulce, e Luiza percebe sua tristeza. Helena confessa à mãe que não quer que Laerte se aproxime de Luiza. Jairo diz a Juliana que Gorete não quer que Bia fique com ela. Fernando pede para morar com Cadu e Clara. Branca vê Ricardo e Chica entrarem no café onde está com um rapaz, mas não é vista pelo casal. Branca tenta constranger Chica, mas Ricardo a defende. Luiza observa atentamente Leto e Laerte tocarem. Luiza vai ao camarim de Laerte.

Terça-feira

Laerte se assusta ao ver Luiza e tenta falar com ela fora de seu camarim. André discute com Luiza. Selma confidencia a Felipe que não consegue perdoar Helena. André chega mal humorado em casa e Dulce se desculpa com seus convidados pela atitude do filho. Luiza conta que falou com Laerte, e Helena se desespera. Branca tenta seduzir Ricardo. Clara, Cadu e Fernando encontram Marina em um restaurante. Juliana mostra a Guiomar o quarto que preparou para os filhos que perdeu. Marina confessa a Vanessa que está se apaixonando por Clara. Laerte discute com Verônica, e Selma tenta escutar os dois de seu quarto. Juliana vai ao hospital, observa os aparelhos que monitoram a respiração de Gorete e afirma que está cuidando de Bia.

Quarta-feira

Gustavo vê Juliana deixar o hospital apressada. Os enfermeiros percebem que Gorete faleceu. Juliana fala para Guiomar que cuidará de Bia como se ela fosse sua filha. Ricardo decide sair de casa, e Branca coloca fogo em suas roupas. Silvia embarca no mesmo avião que Felipe. Luiza vê Helena guardar o programa do recital de Laerte. Helena decide levar Luiza para a faculdade, mas fica furiosa com Virgílio por impedi-la. Silvia e Felipe dividem um táxi. Clara fala de Marina para Helena e assume estar atraída por ela. Neidinha diz a Helena que Alice não pode saber quem é seu pai. Miss Lauren chega à casa de repouso e muda as regras do lugar. Branca invade a casa de Marina. Juliana acompanha o cortejo fúnebre de Gorete ao lado de Jairo. Helena vê Luiza conversando com Laerte.

Quinta-feira

Helena lembra de sua relação com Laerte. Alice inicia uma entrevista com Laerte. Juliana pergunta pelos pais de Gorete para Jairo. Clara liga para Marina. Juliana fica aflita ao ver Iolanda obrigar Bia a se despedir de Gorete. Laerte explica por que escolheu a flauta como seu instrumento, e Helena se emociona ao ouvi-lo tocar. Verônica leva um fora de Luiza. Virgílio comenta com Luiza que abrirá um restaurante com Cadu. Ricardo deixa Cláudia no hospital e segue para o aeroporto. Miss Lauren manda Neidinha cuidar de sua saúde para permanecer na casa de repouso. Juliana pede para Fernando ajudá-la a adotar Bia. Helena flagra Luiza mexendo em sua caixa de lembranças.


18

Jornal HOJE!, sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Foi tarde... A meta do Criciúma neste primeiro semestre é emprestar em torno de cinco jogadores. Só resta definir o destino de dois, já que três estão com as malas prontas e clubes definidos. O Toledo-PR vai ser a nova casa de zagueiro Heitor e do lateral-direito Bruno Mazzuchello. Outro a sair foi o atacante Jânio, que jogará no Nacional-MG. Os outros dois atletas que estão de saída são o zagueiro Fernando e o meia-atacante André Gava (foto). De olho no adversário O Criciúma realizou a contratação de um analista de desempenho. O profissional vem do Paraná: Tiago Machado do Valle, de 26 anos. O mesmo tem a meta de ajudar a comissão técnica com informações dos adversários do time carvoeiro na temporada. Além disso, desenvolver estatísticas e criar um banco de dados de jogadores para futuras contratações.

Não deu para o Mengão Em jogo truncado, o Flamengo acabou perdendo por 2x1 para o León-MEX nesta 1º rodada da Copa Libertadores da América. Este foi o primeiro jogo do Grupo 7, que tem também Bolívar-BOL e Emelec-EQU. Para completar a primeira rodada, se enfrentam na sexta, 14, Emelec x Bolívar, às 00h30, no George Capwell, no Equador.

Também não deu para a Raposa Na estreia, o Cruzeiro perdeu pelo placar de 2x1 para o Real Garciliaso-PER. Com a derrota, o Cruzeiro se torna lanterna do Grupo 5, que ainda tem Universidad de Chile e Defensor-URU. O próximo confronto será no dia 25 deste mês, contra a equipe chilena.

Venceu porque tinha que vencer Será que o Atlético-MG vai repetir o feito de vencer novamente a Copa Libertadores nesteano?OtimedeMinaslevouamelhorsobreoZamora-VENcomum mixuruca 1x0, fato que deixa os atleticanos preocupados. O time cometeu muitos erros de passe e posicionamento, sem contar que a equipe adversária era consideravelmente fraca.

Vergonha Futebol Clube Bom,carosleitores,nestasemana aconteceu um fato no qual nos fazpensaroquantoàspessoasaindaestãoatrasadas,ignorantese,o pior de tudo, racistas. No jogo do Cruzeiro contra o Real GarcilasoPER, pela Copa Libertadores, o jogador Tinga, do clube mineiro, entrou no lugar de Ricardo Goulart. Ao pisar em campo, a torcida do time peruano começou imitar um macaco, ofendendo o atleta de maneira suja e baixa. Para completar, o árbitro da partida, José Argote nãotomounenhumaprovidência.

Camisa 10 EosnossoreconhecimentodestasemanavaiaBruno Lopes, atacante do Criciúma, que irá fazer parte de Seleção Brasileira Sub-20. O jogador já está à disposição do técnico Alexandre Gallo. A estreia deve acontecer contra a Seleção Amapaense.

Equipes catarinenses Em clássico catarinense entre Figueirense e Joinvile, quem levou a melhor foi o Figueira, ainda imbatível em casa, com o placar de 3x0. Os astros da noite foram Nirley e Thiago Heleno, que fizeram a alegriadatorcidaalvinegra. A Chape mostrou que ainda não está nem perto daeficiênciadaúltimatemporada,masjácomeçou a ajeitar o time. Venceu o Atlético de Ibirama nesta 7º rodada pelo placar de 3x2. Com este resultado, se firmou na 3º colocação com nove pontos. Pois é alguém tem que perder... E errar é humano, persistir é... O Joinville sofreu três gols de bola parada.Paracomplementar,HemersonMaria,treinador do JEC, dá méritos ao batedor adversário. Mas ajeitar a equipe para não sofrer o mesmo erro três vezes, nada, né?! O jogador Luciano está com saída confirmada. O possível time será o Corinthians. Em entrevista coletiva, o técnico do Avaí, Emerson Nunes disse que a saída o fará crescer.


19

Jornal HOJE!, sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Corrida

Orleanense de 18 anos desponta no Motocross catarinense Olhaamigos...

Vimosnoúltimodia9,noEstádiodaRessacada,emFlorianópolis,um jogomuitoquenteentreAvaíeCriciúma.Masdigoquentepelocalorde maisde40ºCquefazianacapital.Porque,naverdade,apartidafoimuito fraca,comoAvaímostrandotodasassuasfragilidadeseoCriciúmacom aquelefutebolmedíocreimplantadopelotécnicoRicardoDrubscky.Mas aquieufalomais!OTigreestátirandoapaciênciadotorcedorporfaltade evoluçãodotime.Atéagora,jáforamcincorodadaseninguémaindase achaemcampo.Aequipeaindanãotempadrãodejogo.Aieupergunto: atéquandoteremosqueesperarparaverdevezaqueleCriciúmaencantaratodosnovamente?Ouseráquenestedomingo,diantedaChapecoense,teremosestaoportunidade?Estasemanaotimesótreinou,então domingo,nãoterádesculpaseobomfuteboldeve aparecer.

O torcedor não quer mais desculpa

DascincopartidasqueoCriciúmafeznoCampeonato Catarinense,em apenasumanãoconseguiupontuar. Porém,aevolução,aindaquepequena emrelaçãoàderrotana4ªrodada,ficouemsegundoplanoquandootécnico RicardoDrubsckydemonstrousuaavaliaçãodapartidaemFlorianópolisfrenteoAvaí.Otreinadorpediupaciênciaaotorcedor,quemanifestadesaprovaçãocomofuteboldoTigrenesteiníciodeEstadual.Naentrevistacoletiva apósapartida,otreinadorcarvoeirosedisse chateado comacobrançado torcedor.Elepediucompreensãoporpartedatorcida.Quermaistempopara fazeroCriciúmarendermais,porqueacreditaquetempoucotempono comandoda equipe.Otorcedorperdeuapaciênciacomotécnicoporque, atéomomento,emcincopartidas,nadaseaproveitou.Alémdeversempre otécnicoRicardomexendoerradonotime,aínãohátorcedorqueaguente! Fonte: Globoesporte.com

O prazo está no final

Nestedomingo,16,oTigreentranovamenteemcampopeloCampeonatoCatarinense,noqualrecebenoHeribertoHülseaequipedaChapecoense.DeveráseraúltimaoportunidadeparaqueotimedeDrubsckymostre algumaevolução,jáqueteveumasemanaparatrabalhar. Chegamosà6ª rodadaeatéagoraotimenãoapresentouevoluçãoalguma.Apaciência temlimiteeotorcedornãoaguentamais.Senãovirumbomjogoporparte doCriciúma,estánahoradepensaremmudanças.Algoteráqueserfeito.

Evento-teste

Neste sábado, 15, acontece o primeiro evento-teste no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre. O objetivo é averiguar como está a estrutura para a Copa do Mundo que será realizada no Brasil. O Gigante é mais um estádio que passou por reforma total, ganhou modernidade e está concluído. A partida-teste acontecerá às 21h, com a presença de aproximadamente 10 mil torcedores, que poderão ver o embate entre InternacionaleCaxias,jogoválidopela8ªrodadadoCampeonatoGaúcho.

Equipe pronta

O timaço de esportes da Rádio Guarujá AM 960 estará, neste domingo, 16, no Estádio Heriberto Hülse para a transmissão da partida entre Criciúma e Chapecoense, pela 6ª rodada do Campeonato Catarinense. Locução esportiva de Amarildo Telles, comentários de Joel Wernck e reportagens de campo de Eduardo Madeira. Já Rodrigo Rossi e Iago Telles farão o trabalho de estúdio através do Plantão Esportivo.

De bar em bar

O piloto da Cidade das Colinas é avaliado como um dos melhores da nova geração

O piloto orleanense Maurício Ricardo, de 18 anos, viverá o sonho de disputar o Campeonato Estadual, na categoria Nacional B, no ano de 2014. 713 , como é conhecido, caso consiga apoio, também poderá disputar a categoria Força Livre Nacional. Avaliado por muitos pilotos de renome no Estado como um dos melhores da nova geração, Maurício é candidato ao titulo estadual deste ano. Ciente da responsabilidade e do potencial, continua treinando forte nas pistas da região, quase que diariamente. O Estadual terá inicio em abril, mas até lá, estarei participando de competições preparatórias, como a deste final de semana, na cidade de Imbé, no Rio Grande do Sul, na qual vou confiante em conquistar mais um caneco. Outro campeonato importante que participarei do inicio ao fim será a Copa Sul, que terá inicio no mês de março. Nesta, conquistei com muita garra e vontade algumas etapas, mas terminei em quinto na classificação geral por não participar de todas as etapas , comenta 713. Maurício ressalta a importância de patrocinadores para participar dos campeonatos. Conforme ele destaca, o Motocross é um esporte caro, principalmente com o custo de equipamentos e viagens. Desde o já, os interessados em me apoiar podem entrar em contato direto comigo pelo telefone (48) 99091195 , informa. Agradeço sempre a minha família que está sempre em busca de recursos, para estar competindo, e aos meus apoios Guigo Motos, Loja Pumpx e ao Hot-dog

Maurício Ricardo estará participando do Campeonato Estadual na categoria Nacional B e busca patrocínio para também disputar a categoria Força Livre Nacional

do Adilson por fazerem parte da minha carreira profissional , valoriza o piloto. Trajetória sobre duas rodas Mauricio se criou em cima de bicicletas desde criança, até que em 2012 começou a competir profissionalmentenamodalidade de Downhill. Em pouco mais de um ano, conquistou o título sul

catarinense e o 3º lugar do PréMundial, realizado na cidade de Balneário Camboriú, competição que participaram os melhores pilotos do Brasil. O talento dentro das pistas de Downhill o levou para o Motocross, e a adaptação foi impressionante. Poucos meses depois já estava competindo lado a lado com pilotos experientes.

Em apenas um ano, conquistou várias colocações importantes que o motivam cada vez mais a competir: 3º colocado Etapa Estadual de Motocross Categoria 230cc, realizadoemOrleans. 4º colocado Etapa Estadual de Motocross Categoria Força Livre, realizadoemOrleans. Campeão no Planalto Serrano - Categoria 230cc, Realizado em Bom JardimdaSerra. 2º colocado no Planalto Serrano Força Livre, Realizado em Bom JardimdaSerra. CopaSul2013 Campeão - Etapa de Brusque do Sul em Orleans Campeão - Etapa de Ermo 4º colocado Etapa de Sangão 5º colocado Etapa de 13 de Maio 6º colocado Etapa de Braço do Norte *Colaboração: Alexandre Caju

Estefatoquecontoavocêsnestasemanaaconteceuem2010,emum barondemuitaspessoassereúnemparaverfutebolnacidadedeChapeTítulo có.Naoportunidade,doisgaúchosseencontraramparaverapartidado Campeonato Gaúcho, entre Grêmio e Internacional. Tudo corria bem. Juntos,comemoravamcadalancedeseutimeentreumacervejaeoutra. Derepente,aconteceuoimprevisto.AchegadadanamoradadoColorado,queporsinal,eratorcedoradoGrêmio.ComootorcedordoInterera muitociumento,resolveutirarsualindanamoradadolocaleleva-lapara Duplas de Tubarão e Urussanga completaram casa.Aíogremistafalou para ele: Tudizqueémacho,noentanto, a tua prendatebuscanobar,animal .Nisso,osdoisbrigarampormaisdemeia o pódio da competição realizada na Associação horaatéachegadadapolícia.Acabouqueosdoisnãoviramorestanteda Atlética Plaszom. partidaeoColoradoperdeuagata.Conclusão:emGrenalnãoébomdois A dupla de Orleans composta por Vitória e Débora torcedoresopostosassistiremjuntosapartida. venceu o Torneio Aberto de Vôlei de Areia realizado naAssociaçãoAtléticaPlaszom,noúltimodia9.Com A gente se encontra nos caminhos do esporte! Amarildo Telles é narrador esportivo e comunicador pela Rádio Gua- parciaisde9x15,15x5e15x13,asorleanensesderrotaram Greysian e Tatiane, de Tubarão, na decisão. rujáAM960

Orleanenses conquistam Torneio Aberto de Vôlei de Areia Antes disso, Vitória e Débora já haviam liderado a fase inicial, que contava com cinco duplas, todas se enfrentando, e derrotado Rosilda e Larissa, também de Orleans, na fase semifinal. Quem levou o terceiro lugar foi a dupla de UrussangaformadaporLeteeGabi,quevenceuRosildae Larissa por 2x1. Realização:AssociaçãoAtléticaPlaszom Organização: Alexandre Caju


20

Couro para o verão Pensa que couro é só para os dias frios? Está enganada! Confere aí que inspirações lindas para usar as peças em dias quentes. Afinal, não é porque a temperatura mudou que seu closet precisa mudar. Claro que são necessárias adaptações, mas você não precisa deixar de lado aquela jaquetinha de couro quevocêa-masóporqueesquentou.Bastajogá-lacomumvestidinho e fica perfeito para aquele fimdetardequerolaumventinho, né? Coletes, shorts e saias de couro (fake, sempre) são ótimas opções para o calor. Ficam lindos com camisas, regatinhas básicas e atécompeçastransparentes.Aproveite que as tachas e spikes estão comtudoeficamótimascombinadascompeçasemcouro. Eu amei e adoro aproveitar as peças.ComoCocoChaneljáfalou, Soucontraamodaquenãodure. Éomeuladomasculino. Nãoconsigoimaginarquesejogueumaroupa fora,sóporqueéprimavera .

Jornal HOJE!, sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Coroa de Flores As coroas de flores são a sensação do momento. Usadas desde ensaios fotográficos até baladas sunset, elas trazem um visual estiloso e romântico. Essa trend lembra bastante os hippies dos anos 60, não é verdade? Você pode encontrar uma grandediversidadedemodelosna internet ou pode fazer manualmente (vou ensinar lá embaixo!) e escolher o modelo que mais combina com o seu estilo.


21

Jornal HOJE!, sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Destaque

♦ Global em Laguna

Rodrigo Simas tem presença confirmada para o aniversário de 10 anosdoBlocoRosa.Poiséobonitãoqueétalentoso,simpáticoevive opersonagemMarlonnanovelaAlémdoHorizonte,prometefazera alegria da mulherada no carnaval dia 1° de março em Laguna.

♦ Muito trabalho

ODelegadoUlissesGabrieljámovimentaostrabalhosnaDelegacia Regional de Tubarão. Para os próximos meses já elencou 10 frentes de trabalho e traçou metas para todo o ano, entre elas, um forte combate ao tráfico de drogas. Conhecendo nosso delegado, pareceme que os traficantes da região terão problemas!

♦ Festa

É hoje sexta-feira a apresentação do Dazaranha em Jaguaruna. A festa acontece na Forrest Beach Club e promete agitar aqueles mares. E para quem curti um camarãozinho, é neste fim de semana a FestaNacionaldoCamarãoemImbituba.

♦ A todo vapor

A Câmara de Vereadores retorna com a pauta repleta de indicações.NumasessãobastantedemoradaoLegislativoefetuouorepasse de 10 mil reais simbolicamente ao do Conselho de Desenvolvimento Comunitário de Santa Clara.

A publicação no instagran das Lojas Renner, com a orleanese Ana Cristina no estilo festival Planeta Atlantida - RS, rendeu mais de 2000 curtidas. Mandou bem filha! Foi dada a largada para o segundo dia de@planetaatlantida, e a galera caprichou na produção para curtir o maior festival de música do sul do Brasil! #rennernoplaneta #sóquemvaisabe #planetaatlantida2014 #renner #lojasrenner

♦ Em pauta

O tema que agora virou moda é realmente preocupante. Os sérios danos causados pelas redes sociais aos relacionamentos estão cada dia mais frequentes; até mesmo na cidade das colinas.

♦ Voando

Nodia22aconteceumnovovôodebalãopeloscéusdacidadedas colinas. Fica ligado porque está rolando uma promoção no facebook concorrendo um vale para voar e quem sabe você fatura essa!

Em festa

LadyrShambeckTruá Completou idade nova no dia 22 de janeiro e a festa aconteceu na TratoriaNonna Maria ao lado de bons amigos.

Lindo

CauêBussoloHilbertacompanhadodamãeRafella e da vó Silvia em Ilha Grande no Rio de Janeiro, arrasandonoesporteaquático.

Parabéns

O pequeno Keslley esteve de aniversario no ultimo dia 02, enquanto aLianaapagouasvelinhasnodia13.

Felizes

O casal de cirurgiões plásticos Eduardo e Glayse da clínica Belvivere curtindo as férias com o filho Enzo.

Formando

JoaoCarlosSaviemcontagemregressivaparaaformatura que acontece no próximo dia 22 ao lado da sualindanamoradaMagdaRamos!


22

Jornal HOJE!, sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Desenvolvimento rural

Italianos buscam parceria em vitivinicultura em SC Praia da boa e da má Da boa: neste sábado 15, em Laguna e mais precisamente na Rua Urussanga interessante, de Urussanga me parece que não mora ninguém, enquanto que de gente de Orleans são em torno de 15 apartamentos serão rompidos os surdos e os tamborins anunciando a abertura do carnaval de 2014, que posso garantir, promete muito e não por nada, mas o que terá de orleanenses envolvidos é um negócio de cinema. Senão, vejamos: um carreteiro´ para, no mínimo, 100 pessoas, estará a cargo de cozinheiros´ famosos como Lucrésio Sandrini e Agenor Tamagno, sendo que o charque´, em torno de 15 quilos, será de origem do Açougue Dalazem do Seco e do Binho, numa oferenda toda especial do Doutor Renato Fernandes João, cuja mãe Lorena e o pai Benoni, inquilinos da citada rua, cumprem, ano sim, noutro também, as funções de Rainha e Rei Momo há muitos anos, respectivamente. E olhem que ambos já estão por perto dos 90 e lá se vão pedradas! Em seguida, acontece em plena rua o tradicional bingo´, cantado por mim, é claro, já que sou detentor de uma voz muito forte, igual a do falecido Pe. Santos, uma vez que fui seu coroinha´ por 15 anos e também por ter gritado muito olha o leite´ montado num cavalo , quando criança, pelas ruas de Orleans City. Fica, portanto, o convite: venha para Laguna neste final de semana. A Adriana Fenili, que vai cuidar da bebida, jura que vai cobrar um precinho´ bastante camarada em cada latinha de cerveja ou de refri´. É isso daí! Da má: estando ausente, a notícia do falecimento do orleanense , palmeirense de coração, Arlindo Zomer, um cidadão de aspecto meio zizudo´, cara de brabo, mas de um coração maior e talvez até melhor do que de uma verdadeira mãe, esta é que é a verdade. Arlindo Zomer, treinador do Estrela do Sul, o time mais bonito e elegante que eu conheci na vida; dirigente da CME de Orleans e presidente da APP do Costa Carneiro´ por vários anos, por onde passou, só impôs respeito e amizade perante seus comandados. Cenas hilárias e divertidas, no entanto, aconteciam. Nos JASC de Caçador em 1977, por exemplo, Orleans hospedou-se numa velha escola, cujas patentes´ nem funcionavam direito. Após uma das primeiras descargas´, um péssimo odor invadiu o alojamento e aí, atletas como o Bitito, Teco Flausino, Dica Turazzi, Zoca Monteguti e outros, começaram a dizer: Nossa, comeu carne estragada! Comeu cobra! Comeu batata doce com bergamota!´. Quando todos pensavam que quem iria sair da latrina´ era um Ramon Cordini, um Odenir Dagostin ou eu próprio, que era o treinador, saiu o seu Arlindo, que olhando nos olhos de cada um, falou bem assim: O primeiro que rir ou disser alguma bobagem, volta pra casa mais cedo´. Sabem quem riu ou teve a coragem de abrir a boca? Ninguém! Perguntem para o Bitito se não foi verdade, perguntem. Grande Arlindo Zomer! Descanse em paz, companheiro! . Então, deu!

Para tratar da cooperação técnica na área de vitivinicultura entre Santa Catarina e Itália, representantes da Agência Ítalo-Brasileira de Indústria e Comércio (Brazil Planet) visitaram a Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca nesta segunda-feira (10). O secretário adjunto Airton Spies esteve reunido com o vicepresidente da Brazil Planet, Domenico Calabria, com a secretária executiva da Brazil Planet, Eunice Cappelletti, e com o diretor de Pesquisa da Epagri, Luiz Antonio Palladini, para discutir a produção de vinhos no estado.

O interesse da Agência Brazil Planet é compartilhar conhecimentos e tecnologias visando o fortalecimento e o desenvolvimento rural com foco na produção e agregação de valor nas propriedades rurais familiares. A comitivaitalianapropôsumamissão técnica ao país com a participação da Epagri e de representantes do legislativo catarinense para busca de conhecimento na área de vitivinicultura, além de outros setores. A proposta será analisada pelas entidades convidadas. O secretário adjunto Airton Spies destaca que a Itália tem longa tradição na organização de cadeias produtivas alimentares, especialmente uva, vinho, queijo e

carnes processadas, que integradas com serviços, como o turismo rural, permitem alavancar o crescimento econômico e a qualidade de vida das famílias. Santa Catarina tem forte ligação com a Itália em decorrência da colonização e, portanto, a conexão de aspectos da tecnologia agrícola com a cultura italiana pode fortalecer o desenvolvimento do nosso estado , afirmou Spies. A comitiva italiana também participou de reunião com técnicos da Epagri para tratar das potencialidades da vitivinicultura catarinense, com foco na produção de vinhos finos de altitude nos municípios da Serra. Fonte: Epagri

Xispa - O “preservador”

Funerária Zapelini - Atend. 24h - F: 3466-0627/9984-1443


23

Jornal HOJE!, sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Enquanto isso nas redes sociais...

Prefeito Johnny Felippe viveu seu inferno astral nas redes sociais nesta semana que passou. Uma resposta ríspida a um questionamento foi postada no Facebook causando alvoroço e uma chuva de opiniões. Mas, de uma coisa é certa, vida pública, opinião pública.

Tá difícil!

Até para quem gosta do verão, a opinião balançou nestes últimos dias. O calor insuportável fez a turma sentir saudades do inverno.

Nada com coisa nenhuma

Na última sessão do Legislativo urussanguense, eu percebi que cerca de 30 minutos foi discutido nada com coisa nenhuma. E mais 15 minutos sobre paternidade de recursos . Nos outros minutos restantes já foi bem melhor.

Bons de papo, bons de viola

Assisti pela primeira vez, no Canal 21, o programa da dupla Rosenei e Rosemar e tive a certeza de uma coisa: são ótimos também na telinha. Parabéns a estes urussanguenses que, podem ter certeza, vão ganhar ainda mais destaque no meio musical e artístico.

Demitido

Na última segunda-feira, o Hospital Nossa Senhora da Conceição de Urussanga amanheceu sem médico plantonista e uma fila de gente esperando pela chegada do mesmo. Providências foram tomadas pela direção e o mesmo já não precisa mais se preocupar em vir no horário correto. Foi demitido prontamente!

Confirmado!

Depois do sucesso na apresentação do Planeta Atlântida 2014, a banda de rock Raimundos está confirmada para um mega show no Ventuno Pub. O mês escolhido foi o de março.

Transamazônica do sul

Alô Deinfra... Alô presidente Paulo Meller... Margens da SC-108 estão tomadas pelo mato, placas encobertas pela vasta vegetação e muitas sinalizações danificadas. Será que não seria hora de trazer os detentos para dar uma respirada aqui fora com algumas roçadeiras e foices?

Alta voltagem na politica

Eleições da Coopercocal (Cooperativa Energética Cocal) vem gerando grande voltagem na política de Cocal do Sul e Urussanga. Apoios definidos, coligações apertadas, e a única certeza é a de que vamos ter muitas novidades antes, durante e após as eleições.

Cemitério com nova direção

A ex-chefe de gabinete, Yara Regina Martins e o marido Vladimir Vagner Cesconetto, proprietários de uma construtora voltada para cemitérios, venceram a licitação para administrar o Cemitério Municipal São José de Orleans.

Na ponta da faca

Se não bastasse o baixo salário, os jornalistas brasileiros têm que conviver e trabalhar em um país que é considerado o mais mortal na América Latina para estes profissionais. Tá fácil???

Abertas as inscrições para as oficinas culturais Os professores das oficinas culturais do Departamento de Cultura de Urussanga participaram de uma reunião na manhã desta quarta-feira, 12, no Parque Municipal Ado Cassetari Vieira para definir as diretrizes deste ano. As aulas de música, italiano e dança terão início ainda no mês de março, logo após o período de matrículas e limpeza das salas de aula. Segundo a diretora de cultura, Daniela Mondardo, a ideia é realizar as aulas de músicas no espaço ondeestáoMemorialAldoBaldin, para valorizar ainda mais o tenor urussanguense. Ganhamos o revestimento da empresa Ceusa e o projeto é melhorar ainda mais a acústica do local para as oficinas , destacou.

Os alunos do PETI (Programa de ErradicaçãodoTrabalhoInfantil)eda Educação Inclusiva também terão participaçãonasoficinasculturais. Queremosenvolvê-losnasnossas atividades,poisexistemtalentosem muitasdessascrianças ,pontuoua coordenadoradaEducaçãoInclusiva e auxiliar do Departamento de Cultura,MariaAparecidaJoão.

São oferecidas aulas de piano, acordão, violão, italiano infantil e adulto,balé,teatro,dançafolclórica, dança de rua e coral infantojuvenil. As inscrições estão abertas e são totalmente gratuitas. Maisinformaçõespodemserobtidas no (48) 3465-1767, com a coordenadora das oficinas Sheila De Brida.

Diretor de entidade participa de sessão no Legislativo Urussanguense A Câmara de Vereadores de Urussanga recebeu na noite dessa terça-feira, 11, a participação do senhor Manoel Lino Moraes da Silva, diretor da área 6 da entidade Os Gideões Internacionais no Brasil. O objetivo da participação na sessão da Câmara foi expor o trabalho desenvolvido pela entidade. Em pronunciamento, o Diretor destacou que o objetivo da entidade é distribuir Bíblias - Novo Testamento,aomaiornúmerodepessoas,nosmaisdiversoslocaispossíveis. Nãofalamosdereligião,nemde igreja, só falamos sobre o que Jesus fez e sua história de vida. Se nós conseguíssemos distribuir mais bíbli-

as,provavelmentehojeteríamosmenospessoasdrogadas,menospessoasnospresídiosoupassandopor tantosproblemas,poisaBíbliadásustentaçãoespiritual para todos , disse o Diretor destacando que a distribuiçãoégratuita. Nósnãopedimosenãoaceitamos nada em troca. Nós queremos que as pessoas conheçam a história de Jesus e a palavra de Deus , acrescentou. Além disso, foi feita a entrega de exemplares da Bíblia aos vereadores e funcionários do Legislativo Urussanguense, sendo que o presidente da Câmara deVereadores, MarcosRoberto Silveira(PT) recebeu um exemplar comemorativo aos 150 milhões de BíbliasdistribuídasnoBrasil.


24

Jornal HOJE!, sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Crime animalesco

Acidentes O número de acidentes no decorrer desta semana assustou até mesmo os órgãos de segurança. Na sexta-feira, dia 07, tivemos o óbito de Daiane Batista, 33 anos, que era caroneira de uma motocicleta que acabou colidindo contra uma placa na SC-108, próximo ao seminário. Ainda nesta semana tivemos uma sequência de acidentes ocorridos principalmente no perímetro urbano, a maioria apenas com danos materias. Entre os mais graves, um acidente entre um caminhão e um automóvel da marca Fiat, que deixou o motorista do carro ferido, e também uma colisão entre um Clio e uma moto a qual os dois ocupantes da motocicleta saíram feridos. Vale dizer que neste acidente a condutora do veículo e causadora do acidente fugiu sem prestar socorro às vitimas, a mesma se apresentou horas depois na delegacia de Urussanga. Ainda na quinta-feira, dia 12, em Rio Maior, um acidente entre uma moto e um caminhão terminou com o óbito de Calixto Cancelier, de 76 anos.

Agricultor denuncia envenenamento de animais em Rio das Furnas Segundo moradores locais, esta não é a primeira vez que o delito acontece

Fogo O tempo quente dos últimos dias tem gerado uma série de preocupações por parte dos bombeiros de nossa região. Muitas queimadas realizadas em propriedades rurais e terrenos baldios têm fugido do controle gerando risco a vida. Em um dos casos, os bombeiros foram chamados à comunidade da Ponta da Barra, em Laguna, onde o S.r.Presalino Hermínio Vieira, de 76 anos, estava morto em meio ao fogo. Segundo informações de populares, o mesmo teria ateado fogo em um terreno baldio para efetuar a limpeza do mesmo e teria se intoxicado com a fumaça e desmaiado em meio ao fogo. A recomendação dos bombeiros é que essa prática seja evitada durante esse período.

Bom trabalho O ex-delegado de Orleans, Dr Ulisses Gabriel, agora Delegado Regional de Tubarão, tem sido muito elogiado por seu trabalho na Amurel. Em pouco tempo conseguiu dar uma cara nova a Policia Civil. Entre os trabalhos está a intensificação de fiscalizações de bares e similares, reestruturação estrutural e aproximação da polícia com a população.

População acredita que o crime esteja sendo efetuado na área central de Rio das Furnas, no interior de Orleans

O agricultor José Stange Redivo, de 48 anos, morador da comunidade de Rio das Furnas, no interior de Orleans, denunciou a morte de quatro cachorros por envenenamento na localidade em que mora na Cidade das Colinas, na madrugada do último dia 11. Redivo registrou Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia de Orleans no mesmo dia e ainda informou que outros cães e gatos já haviam sido envenenados na mesma comunidade no ano anterior. Eu não sei o que levaria uma pessoaafazerisso.NãotenhorivalidadecomninguémnoRiodasFurnasoualgoparecido.Nãoimagino

os motivos que tenham levado a pessoa a cometer este crime , lamentaRedivo. Oagricultorressaltaqueestanão é a primeira vez que acontece isso e, apesar de não ter grandes suspeitos,desconfiaqueoenvenenamentotenhaocorridonaáreacentral de Rio das Furnas. Entretanto, eletambémrelataqueumdoscachorrosfaleceuemsuapropriedade, o que lhe passa a certeza de que invadiram a residência para envenenarocão. Um dos nossos cachorros quebrou a pata. Nós poderíamos ter nos desfeito do animal, mas optamos por cuidar dele. Este cachorrojáestavaconseguindocolocara patanochãoenodiaseguinteacordou envenenado. Outro dos cães

estavaenvenenadonochãoenem mesmo os urubus conseguiram avançar nele , lamenta Redivo. O agricultor lastima a situação porque os animais eram de estimação na família. O envenenamento deles, ressalta, causou muita tristeza para mulher e filhos. Redivo também relembrou que o vizinho dele, o senhor Anselmo Joaquim dos Santos, de 27 anos, também sofreu com mortes de cães envenenados em sua propriedade. No episódio em questão, Santos perdeu uma fêmea e um macho e ainda registrou no Boletim de Ocorrência, no dia 25 de junho de 2013, que o fato acontecia com frequência na comunidade.


Jornal HOJE!, sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Cerbranorte adquire potentes reguladores A Cerbranorte adquiriu quatro novos reguladores de tensão. São três de 400 e um de 300 amperes. No domingo, na comunidade de São Maurício, serão substituídos três reguladores de 300 amperes da rede tronco de Rio Fortuna. A substituição garantirá mais qualidadenaenergiaparaosassociados de Rio Fortuna, Santa Rosa e Anitápolis. O outro regulador de 300 amperes será instalado no banco regulador do bairro Floresta, onde já existem outros dois da mesmapotência.Segundoopresidente, Antônio José da Silva, o Toninho,oinvestimento,decercade R$ 300 mil, prevenirá futuras sobrecargas e quedas de tensão. A manutençãopreventivagaranteo fornecimentodeenergiadequalidade nesse período de temperaturas elevadas, em que registramosumaumentoconsiderávelno consumo de energia , ressalta.

Asfalto novo

Nestesábado,ogovernadorColombo(PSD)eoexgovernador e atual senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB) estarão em Braço do Norte descerrando a placainauguraldos13,7kmsdeasfaltonarodoviaque dáacessoaoPinheiral.

Santa Rosa

Em Santa Rosa de Lima, os servidores da área da Educação-professores,merendeiras,serviçosgerais e motoristas - assistiram a uma palestra sobre qualidade de ensino. A atividade marcou o início do processo de reestruturação pedagógica e administrativadoensino.

Braço do Norte

Na reunião entre os comandantes da CME e os dirigentes dos clubes que irão participar do Campeonato Municipal de Futebol, em Braço do Norte, ficou definido que nove equipes vão estar na disputa esse ano. São eles: América, Botafogo do Azeiteiro, Continental, Cruzeiro do Sul/Pinheiral, Galátikus, Rio Bonito, São José, Texaco e União. Eles estarão divididos em dois grupos, sendo que os times enfrentam os adversários do outro grupo, na primeira fase. Também ficou definido que a competição inicia no dia 15 de março. O sorteio das chaves, tabela de jogos e entrega do regulamento será no dia 25 de fevereiro.

25

Inaugurada Já foi inaugurada, oficialmente, a nova sede da secretaria de Saúde. A nova instalação conta com um espaço mais amplo e moderno para atender a população. As metas para o ano são a implantação de um sistema unificado, facilitando o dia a dia de médicos, funcionários, melhorandooatendimentoàspessoas,bemcomoaorganizaçãointernada secretaria. No ato, o secretário, Emerson Machado Fernandes, ressaltouaimportânciadahumanizaçãodoatendimentoedaampliaçãodos serviços prestados. Entre as conquistas estão a ampliação do número de médicos, a parceria com o hospital, reformas e construção de novos ESFs, ampliação do número de exames e cirurgias, entre outras ações.


26

Jornal HOJE!, sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Política

A palavra

Apalavraéaintençãofinaldequalquerpessoaquedesejadividiralgo comseusemelhante.WillianBlakedizia:Tudooqueescrevemoséfruto da memória ou do desconhecido. Se tiver uma sugestão a dar, respeite odesconhecidoebusquesuafontedeinspiração.Ashistóriaseosfatos permanecem os mesmos, mas quando você abre uma porta no seu inconsciente e deixa-se guiar pela inspiração, verá que a maneira de escreveroqueviveuousonhouésempremuitomaisricaquandooseu inconscienteestáguiandoacaneta.Cadapalavradeixaemseucoração uma lembrança e é a soma destas lembranças que formam as frases, os parágrafos, os livros. Palavras são flexíveis como a ponta da pena de sua caneta, e entendem os sinais do caminho. Frases não hesitam em mudardecursoquandodescobrem,quandovislumbramumaoportunidademelhor.Palavrastêmaqualidadedaágua:contornarrochas,adaptar-se ao leito do rio, às vezes transformar-se em lago até que a depressãoestejacheiaepossacontinuarseucaminho.Porqueapalavraquando escrita com sentimento e alma, não esquece seu destino e é o oceano de um texto, e mais cedo ou mais tarde deverá chegar onde pretendemos.

Celebre seus triunfos

Semprequevocêvencer,comemore.Poisasvitóriascustammomentos difíceis, noites de dúvidas, intermináveis dias de espera. Desde os tempos antigos, celebrar um triunfo faz parte do próprio ritual da vida. A comemoração marca o final de uma etapa e nos impulsiona rumo a umanovabusca.Umgrandeescritordissecertavez: Celebrehojesuas pequenas vitórias de ontem, por mais insignificantes que possam parecer. Amanhã uma nova luta se aproxima e exigirá toda uma nova atenção e esforço. A lembrança de uma vitória sempre ajuda a ganhar uma próximabatalha .

Seja feliz

Quantas vezes pensamos em desistir, deixar de lado nossos sonhos e nossosideais?Quantasvezes,quasebatemosemretiradacomocoração amarguradopelainjustiça?Quantasvezessentimosopesodaresponsabilidadesemtercomquemdividir?Quantasvezessentimossolidão,mesmo cercado de pessoas? Quantas vezes pedimos a Deus um pouco de força, um pouco de luz? E a resposta sempre vem, as vezes de maneira sutil, quase despercebida: um sorriso, um olhar de compreensão, um cartãozinho,umbilhete,umgestodeamor.Eagenteinsiste...Insisteem prosseguir, em acreditar, em transformar, em dividir, em estar, em ser... IssoporqueDeusinsisteemnosabençoar,emnosmostrarocaminho.Ea genteinsisteemseguir,porquetemosumamissão:SERFELIZ.

A vitória

Quer vencer os desafios? Confie em Deus. Quer ser bom no que faz? Pratique! Quer alcançar o objetivo? Jamais desista. Quer crescer? Finque raízes. Quer ver resultados? Persevere. Quer ser feliz? Esqueça o passado. Quer falar bem? Escute melhor. Quer aprender? Persista em ler.

Vereadores entregam cheque à comunidade de Santa Clara Segundo moradores locais, esta não é a primeira vez que o delito acontece

Durante a sessão da Câmara de Vereadores a última segunda-feira (10) os vereadores fizeram uso da tribuna e reivindicaram diversas ações e serviços em benefício da população. Na ordem do dia, 12 indicações foram votadas e aprovadas pelos edis. Aofimdasessãoordinária,opresidente Cristian Berger, juntamentecomosdemaisvereadores,realizou a entrega simbólica de um chequeaosmembrosdoConselho deDesenvolvimentoComunitário de Santa Clara no valor de R$ 10 mil. O recurso financeiro é uma indicação de autoria do presidente do legislativo Cristian Berger, aprovada por unanimidade pelos demaisvereadores. Nodiaseguinteasessão,ovalor que é proveniente da sobra de recursos do legislativo, foi devolvido aoscofresdoexecutivomunicipal. ComoaCâmaradeVereadoresnão podelegalmenterepassarorecurso diretamenteaoConselhodeSanta Clara,caberáagoraaoprefeitomunicipalefetuarorepasseàentidade; lembrandoqueadecisãodeacatara indicaçãodosvereadoreséderesponsabilidadedoprefeitoMarco. Durante a longa sessão, ainda, foram debatidos vários assuntos, dentre eles: O fechamento da Escola José Veríssimo, em Rio Pinheiros Baixo, pedidos de reformas de pontes e exigência para que moradores do bairro Nova Orleans recebam numeraçãoemsuasresidências,para que a entrega de correspondênciaspossaserrealizada.

Ordem do Dia: Indicaçãonº001/2014deautoria doVereadorAntônioDiasAndré,solicitandoquesejafeitaarestauração daspontespênsildacomunidadede SantaClara. Indicaçãon°002/2014deautoria doVereadorAntônioDiasAndré,solicitandoquesejafeitaarestauração daspontesdemadeiradamargem direitadaestradaqueligaOrleans/ Pindotiba. Indicaçãonº003/2014deautoria doVereadorAntônioDiasAndré,indicandoquesejafeita apavimentaçãodaRuaMiguelCardosonoDistritodePindotiba. Indicaçãonº004/2014deautoria doVereadorRodineiPereiraindicandoquesejafeitaareformadovestiáriodoEstádioLuizBernardes Bernadão noDistritodePindotiba. Indicaçãonº005/2014deautoria doVereadorRodineiPereiraeVereadoraElisabeteM.Bagioindicandoa colocaçãodeclimatizaçãonascreches municipais. Indicaçãonº006/2014deautoria doVereadorRodineiPereira,indicandoquesejafeiraapavimentaçãoda RuaFirminoAndré,comredefluvial. Indicaçãonº007/2014deautoria dosVereadoresValterOrbem,João TezaFrancisco,ClésiodeOliveiraSou-

sa,ElisabeteM.BagioeRodineiPereira,indicandoaoPresidentedoLegislativo,arealizaçãodeSessãoSolene para entrega de Título de Cidadão OrleanenseaoDeputadoEstadual JoséNeiAscari. Indicaçãonº008/2014deautoria doVereadorCristianBerger,indicandoquesejaconstruídaumanovacoberturanaCrecheReginaChecheto Bússolo. Indicaçãonº009/2014deautoria doVereadorCristianBerger,indicandoaaberturadebocadelobonaRua LuizVeraniCascaes. Indicaçãonº10/2014deautoriado VereadorCristianBerger,indicando queaadministraçãoelaboreestudo comostaxistaseusuários,paraum novoprojetodeabrigodepontode táxi. Indicaçãonº11/2014deautoriado VereadorCristianBerger,indicandoo repassefinanceirodedezmilreais paraoConselhodeDesenvolvimentoComunitáriodeSantaClara. Requerimentonº001/2014,VereadorValterOrbemsolicitandoainclusãonaOrdemdoDia,votaçãode Parecer Verbal e votação única do ProjetodeLeinº003de06defevereiro de 2014 Transfere recursos financeirosaFundaçãoHospitalarSantaOtíliaedáoutrasprovidências.


Jornal HOJE!, sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

27


28 Contra-Capa

Sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Jovem de Orleans se destaca no Motocross de Santa Catarina

Página 19

Futebol

Escolinha do Flamengo é reativada em Orleans. Com a volta às aulas, os treinos passam a ser realizados nas terças e quintas. Página08

Economia

O Horário de Verão termina no domingonasregiõesCentro-Oeste, Sul e Sudeste. O período havia começado em 19 de outubro. Páginas 15

Agricultura

Comitiva italiana visitou a Secretaria de Estado da Agricultura edaPescabuscandoparceriacom vitivinicultores catarinenses. Página22

Crime

Agricultor da comunidade de Rio das Furnas, em Orleans, denunciamorteporenvenenamento de cachorros e gatos. Página24


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.