Page 1

Sexta-feira, 24 de janeiro de 2014 - www.hojenet.com.br - Ano 18 - n° 845 - R$ 2,50

PĂĄgina 22


02

Editorial

Jornal HOJE!, sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Painel do Leitor

Hora de recriar nossa identidade A última semana foi marcante em toda região. As altas temperaturas registradas causaram transtornos ao cotidiano de muita gente. Especialistas do Centro de Informações de Recursos Ambientais de Hidrometeorologia de Santa Catarina, o Ciram, apontam índices altíssimos da incidência de raios ultravioleta: em uma escala que vai até 14, municípios de nossa abrangência atingiram 13. Além das altas temperaturas, outra notícia vem para movimentar Orleans: A posse de um museólogo como gerente de Cultura no município vem para reacender a esperança perdida dos grandes movimentos culturais. A Cidade das Colinas que já tiveratambémaalcunhadeCidadedaCultura,pode agora vir para colocar Orleans no cenário nacional e internacional. A possibilidade de um trabalho técnico exercido não apenas por vontades políticas, tem a chance agoraderecriarumaidentidadehistóricaparaomunicípio. Além de grandes empresas, temos a possibilidade a curto prazo de levar para toda Santa Cataria outro de nossos grandes tesouros: nossa gente. Adayr Paulo André, o novo gerente de Cultura, em entrevista ao Jornal HOJE! já deixou claro que pretende abrir diálogo com toda sociedade. Uma população há muito tempo revoltada com o tratamento de “pão e circo” certamente tem muito a dizer e contribuir com essa conversa. Os desafios são incontáveis, mas os resultados serão claros caso haja empenho da administração pública e apoio da população orleanense. É hora de deixar de lado brigas políticas efêmeras e pensar em Orlens a longo prazo. Construir algo histórico. O que deixaremos para as próximas gerações? Como será Orleans daqui 100 anos? O que vai restar de belo no nosso município? Nosso centro, haverá apenas prédios ou haverá belezanelecapazdeatrairturistas?Ondeestãonossos teatros, músicos, artistas plásticos, artesãos, nossa identidade?As perguntas, tais quais os desafios, são muitas, mas exigem respostas. Respostas estas que devem ser dadas em conjunto pela gerência de cultura, população e a classe políticoempresarial. Está dada a largada, agora temos que torcer e lutar para que os egos políticos não conflitem com a vontade que mexe com o imaginário de toda uma população. Lutaremos a partir de agora por cultura, sim!

Siga o JH! Twitter @hojenet

Facebook facebook.com/Jornal-HOJE

Envie sua opinião para paineljh@hotmail.com ou pelas redes sociais. Será que a obra no Rio Novo (página 09, edição 844) vai ser o que está prometendo ser? Vou seguir acompanhando o Jornal HOJE! pra ver se a obra sai da forma como a administração quer. Maria Francisca Gallego, aposentada

Que o senhor Miro Fontanella vá em paz (páginas 18 e 19, edição 844). Como empreendedor, deixou um enorme legadoparatodaregião. Sálvio Alba de Oliveira, mecânico Finalmente a Rodovia SC-390 será restaurada (página 05, edição 844). São muitos buracos e irregularidades que tornam essa estrada uma verdadeira arma para os motoristas. Espero que fique pronta o mais rápido possível. Jessé Salvino Guimarães, cozinheiro

CHARGE

FOLHA DA SEMANA EDITORA LTDA. FONE/FAX: (048) 3466-3001 SEDE: Rua XV de Novembro, 134, Sala 02 - Centro Orleans/SC Cep: 88870-000 - CNPJ: 01.877.037/0001-65 EDITOR-CHEFE - Daniel Librelato Massuco daniel.hoje@hotmail.com DIAGRAMAÇÃO - Diogo Coelho Marchioro diogo.jh@hotmail.com OUVIDORIA - Dúvidas, reclamações, queixas e sugestões: ligue - 3466 3001 ou e-mail: jornalhoje@engeplus.com.br

COLABORADORES COLABORADORES: Adriano Ghellere, Alexandre Caju, Ana Maria Dalsasso, Carolina Farias, Daniel Librelato Massuco, Diogo Coelho Marchioro, Enio Bagio, Graziela Gislon, Juliana Zanini, Lauro Schlickmann, Marcelo Valério, Pedro Rosa, Pepê Miranda, Rangel Quaglioto, Robson Lunardi, Rodrigo Rossi, Ronaldo Passos, Veroni Henrique, Xilo Bussolo. * As informações produzidas pelos colunistas refletem única e exclusivamente a opinião dos mesmos, sem envolvimento algum com a linha editorial do veículo. CIRCULAÇÃO CIRCULAÇÃO: Braço do Norte, Grão Pará, Lauro Müller, Orleans, Rio Fortuna, São Ludgero, São Martinho e Urussanga.


Jornal HOJE!, sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

03

Comissõesdadiscórdia?

De volta ao passado: Dr. Marco descarta Tinto em secretaria; ex-prefeito confirma convite

Análiseemperrada

As mudanças no quadro de pessoal continuam acontecendo na Prefeitura de Orleans. Nos bastidores políticos, a possibilidade do ex-prefeito Jacinto Redivo, o Tinto, assumir uma secretaria se tornava evidente. O fato foi descartado pelo próprio prefeito Marco Bertoncini Cascaes em entrevista a Radio Guarujá AM 960.

AssessõeslegislativasdeOrleansprometemcomeçarquentes.Aformaçãodascomissõesdeverácolocaremxequeaadministraçãodoprefeito MarcoBertonciniCascaes.Agoraamaioriadosvereadoresédeoposição. Consequentemente,ascomissõesficariamsobresponsabilidadedestesvereadores.

Comisso,osprojetosencaminhadospeloexecutivopoderiamficar“engavetados”ounemseremanalisadospelosoposicionistas.Tudoissodependerá daconversapolítica,masocenárioénebulosoentreCâmaraePrefeitura.

Interesse

OsvereadoresMárioCoan(PSDB)eOsvaldoCroceta(PP)jáestariaminteressadosemassumirascomissõesdeorçamentoefinanças.Querendoou não,comaproporcionalidadedevereadorescontráriosaoprefeitoMarco,o municípiocertamenteestaránasmãosdosvereadores.

Desligado

AlémdeintegrantesligadosaoPPS,foioficializadanestasemanaasaídade ArcângeloLibrelatodogrupogestordaprefeituradeOrleans.Deacordocom líderdoPSDnomunicípio,asaídafoioficializadanodia15dedezembrode 2013.Comisso,afamíliaLibrelatodeixaaadministraçãonasmãosdeum médico.HajasaúdeparaoDr.Marcolidarcomtantassituaçõespolíticasprevistaspara2014.

Pressão

Dr.Marcoafirmoutertomadoàdecisãodeexonerartaiscargoscomissionadosporpressãodealgunsvereadores.Umlíderdevetomarasrédeasda situação,casocontrário,ogruponãosecompromete,eproblemasfuturos ficamevidentes.Ahoraédetomardecisõesporcontaprópriaeissoécobradopelapopulação.

Tintonaparada

Mesmodescartadooficialmente,oex-prefeitoJacintoRedivo,oTinto,afirmanãoassumirumadassecretariasdaprefeituradeOrleans.Segundoele,o contatocomaadministraçãoestásetornandomaisintensonosúltimosdias, masdescartoueponderouque,porestarligadoaoGovernodoEstadocomo consultordeassuntosestratégicos,nãoficariatotalmenteadisposiçãodo município.

Cobrançaindevida

UmprefeitodaregiãodoValedoBraçodoNorteestariaeconomizandoao máximooscustoscomdivulgaçãocomaimprensadaregião.Osmotivos seriamaimposiçãodeumatrocadefavores.Umaentrevistaaquieocontrato demídiaencaminhadologoemseguida.Ogestorpúbliconãogostou.Cortou oinvestimentocommídiaecontinuarácomtrabalhovoltadoaoplanejamentoestratégico.Certoouerrado?Oconsensoentreambosdeveprevalecer.

Pelaregião...

NenhumdosprefeitosdoPSDnaregiãocarboníferaseprontificouaassumiraAmrec(AssociaçãodosMunicípiosdaRegiãoCarbonífera).Sãoeles:Dr. Marco,deOrleans,FabricioKusminAlves,deLauroMüller,eNaldoMacari,de MorrodaFumaça.Pelomenosdoisdelesdescartaramointeresseoudeixaramadúvidanoar.Quemsabe,cabeaMorrodaFumaçaassumiraassociação apartirdodia1ºdeabril?Parecementira,mashádesinteressenoar.

Peloestado...

OspeemedebistascobraramduramentedogovernadorRaimundoColombo(PSD)ocumprimentodosacordosfirmadosemcampanhapassada.Sua respostapoderásercrucialparaapermanênciadacoligaçãonaseleições desteano.OPMDBafirmaque,nestemandato,Colombobeneficioumais prefeiturasligadasaoPSDdoqueasdoPMDB.Irritaçãodelideranças,principalmentedabase. Colombopediuumprazode15diasparasabersepoderá cumprirounãocomaspromessasfeitas.Abatataestáesquentandoevamos aguardarofimdestanovelarecém-começada.

“Não passa de uma cogitação. Tinto é um simples colaborador. Estamos usando a sua experiência para o bem do município. Jacinto se ofereceu para ajudar e estamos aproveitando a sua sabedoria e vivência como prefeito para ajudar a cidade”, afirma Marco. Mas, em contrapartida, o próprio ex-gestor e atualmente consultor de assuntos estratégicos do Go-

verno do Estado, contradiz a afirmação do prefeito Dr. Marco e o interesse fica evidente. “No momento, não assumo nenhuma secretaria, mas já recebi o convite. Mesmo assim, tenho salário razoável no meu atual cargo e pretendo continuar. A partir do momento que eu entender que haja a mudança, com certeza, através do prefeito, vou repensar e ver a possibilidade de assumir alguma secretaria. Mas, de momento, é o Governo do Estado”, pontua Tinto. Jacinto Redivo participou, no início da semana, da reuniãodesecretariajuntoaPrefeituraMunicipalde Orleans. Segundo o prefeito Marco, o encontro serviuparareorganizartodaaequipedetrabalhoparao reinicio das atividades neste ano.

Coorsel viabiliza auxílioeducação para nove funcionários Tendo como prioridade a valorização e a formação dos profissionais, a Coorsel (Cooperativa Regional Sul de Eletrificação Rural) contemplou nove funcionários com o auxílioeducação, viabilizado pela própria cooperativa através de convênio do Sescoop (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo). Cada um dos contemplados tem a avaliação do presidente Ivanir Vitorassi, que assinou o termo de compromisso do programa auxílioeducação. “Muito importante esta iniciativadaCoorselemnosviabilizareste auxílio. Através deste incentivo, pude retornar aos estudos”, agradeceu o funcionário responsável pelo Departamento Comercial,

CláudioNandiCesca. “Agradeço ao presidente Vitorassi por esse apoio que está nos dando.Graçasaele,possoconcluir meusestudosemeespecializarna área em que trabalho. Ele nos deu aoportunidadederealizarumgrande sonho”, enfatizou Daiana de Pieri Burato. Para Vitorassi, esta é uma ação

degrandeimportânciaparaobom andamentodaCoorsel.“Oaumento dos benefícios é a forma de valorizarmos os funcionários, que atravésdotrabalhoedaconfiança que depositam na Coorsel. Podemos melhorar cada vez mais o nível de conhecimento e que rendemumtrabalhoaindamaiseficaz dotrabalhador”, finalizou.


04

Institucional

Jornal HOJE!, sexta-feira, 24 de janeiro de 2014


Jornal HOJE!, sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

05

Café com a Guarujá

Ulisses Gabriel: Os desafios de se tornar delegado O turvense recordou momentos na pizzaria dos pais e também de como ingressou na carreira policial em Orleans

Empossado como Delegado Regional de Tubarão, Ulisses Gabriel esteve no programa Café com a Guarujá, da Rádio Guarujá AM 960, e relembrou passagens dos 32 anos de vida antes de ocupar o novo cargo. Ulisses falou de assuntos como a origem do nome e também do período ajudando os pais na pizzaria que possuem até hoje no município de Turvo. Eletambémfaloudacarreiraacadêmicae policialqueexerceu,contandotambémcomo setornoudelegadoeveiopararemOrleans. Confira abaixo a entrevista completa: Jornal HOJE!: Sempre que ouvimos o nome “Ulisses”, lembramos logo da Grécia e da Odisseia (poema épico da Grécia Antiga atribuído a Homero). Qual o motivo do nome? Ulisses Gabriel: Meu nome possui dois significados: o principal deles é que, em 1964, quando se cria o MDB (Movimento Democrático Brasileiro), meu pai, o seu Venício, funda o partido em Turvo junto com algumaspessoas. Meupaitinhacomoreferência Ulisses Guimarães, e por isso meu nomepassouaserUlisses.Minhamãe,que é professora de história desde a década de 70 e ministrava aulas de educação moral e cívica, história política do Brasil, história e geografia, conhecia o livro “A Odisseia”, e criaram-seduassituaçõessobremeunome: umaenvolvendoUlissesGuimarãeseoutra envolvendoOdisseudaobraOdisseia.

ria, passava pano nas mesas e cadeiras, enceradeira no chão, enfim, ajudava minha mãe. Até hoje, não tenho vergonha de ir lá ajudar e fazer uma pizza quando preciso. JH!: E como é a relação com sua mãe, a Rosa Maria? Ulisses: Meu pai sempre bebeu, não tenho vergonha de falar isso. Então, algumas vezes ele passava do ponto e minha mãe e eu precisávamos reverter algumas dessas situações.Criamosumaparceriamuitogrande nesse sentido. Hoje, vejo que ela foi efetivamente responsável pela minha educação porque dizia que eu não poderia seguir o exemplo dele, e deveria estudar. Ela sempre me dizia que eu precisava ler para chegar a algum lugar. Dizia para ler os clássicos da literatura, porque seriam com aqueles autores românticos que eu conseguiria um arcabouçodevocabuláriograndeefariacom que eu soubesse falar e escrever. JH!: Quando, então, entrou para a faculdade? Ulisses: Fiz o vestibular e passei em primeiro. Entrei em 2000 e comecei o curso de Direito na Unisul. Também fui o melhor aluno do curso, sendo contemplado com o prêmio Mérito Estudantil, e foi bem importantepraobservarque,sevamosatrás,chegamosaalgumlugar.Foiaíqueobserveique a educação era importante. Me formei em 2005 e passei no concurso para delegado em janeiro de 2006, tendo apenas 23 anos.

JH!: Você sonhava em ser delegado? Ulisses: Não sonhava, não. Eu queria ser juiz de direito. Eu trabalhava com um, até. Desde que entrei na faculdade, trabalhava com juiz de direito. Passei a ser servidor do Tribunal de Justiça, estudava e ainda trabalhava na pizzaria. Mas, para ser juiz de direito, eu precisava ficar em atividade jurídica por três anos depois de me formar. Como me formei em agosto de 2005, teria que ficar até agosto de 2008 no gabinete do juiz para poder fazer o concurso. Então, minha mãe me avisou que teria o concurso para delegado e sugeriu que eu me inscrevesse. Fiqueiemdúvida,masacabeimeinscrevenJH!: Como é a vida na pizzaria? Ulisses: Nós tivemos a primeira pizzaria do. Quem acabou pagando a inscrição foi de Turvo, e tocávamos até de madrugada. minha mãe, isso no último dia, porque não Muitasvezesapareciaalguémquandoestá- fui pagar antes. Para se ter ideia da dificulvamos fechando e tínhamos que ficar mais dade, era uma vaga por 200. Havia seis mil tempoatéirembora.Porvezes,minhamãe candidatos e apenas 30 vagas. A primeira provaquefizfoinodia20 colocavaavassouraperdejaneirode2006,epasto da porta pra ver se Não sonhava savam60.Depoisvinham eles se tocavam. E, na em ser as outras provas, com verdade, mesmo fechando 2h da manhã, delegado, não. examepsicológico,prova física e outras provas. por exemplo, o expediEu queria ser Estudei bastante, mas enteaindanãoacabava. não era o foco. A prova Você precisava limpar juiz de direito” era metade dissertativa tudo. Lembro que varJH!: Como foi a convivência com seu pai na infância? Ulisses: Bom, meu pai era caminhoneiro, assim como meu avô. No início dos anos 70,meupaicomprouumaScania110,aquele jacaré com a cabine bem pequena, e financioupertodosanos80porquenãoqueriaqueeufossecriadosemapresençadele. Então,vendeuocaminhãoecomeçouatrabalharnofumo.Depois,vendeuoterrenoe construiu,emmarçode1983,umapizzaria, no local onde moramos até hoje.

Ulisses Gabriel assumiu o cargo de Delegado Regional de Tubarão no começo de 2014

ou a outra parte era objetiva. E ainda havia um texto para fazer sobre a importância do cargo de delegado de polícia. Sentei, abri o caderno de provas e sabia tudo. Via tudo comclareza.Duashorasdepoisdeencerrar a prova, terminei e entreguei. Falei com a minha mãe e ela achou que, pela rapidez, nem havia feito a prova. Quando saiu a primeira lista, meu nome estava entre os 60 aprovados. Fiquei em 52º. Na hora pensei que não seria chamado, porque eram 30 vagas. Me preparei para a prova física. Algunsreprovaram.Então,fiqueiem28ºefui aprovado. JH!: Quanto a ser professor universitário, você considera esta sendo uma questão de ego ou financeira? Ulisses: Não dá muito dinheiro. A Unibave, por exemplo, é uma instituição que remunerabemmelhorseusprofissionais,por issotemprofessoresqualificados.Euministro aulas porque gosto e já cheguei a dar aulasemquatrocampusdaUnisulenquanto trabalhava no judiciário. Dei aulas nos campusdeTubarão,Araranguá,PedraBranca e Norte da Ilha. JH!: Como você veio parar em Orleans? Ulisses: Como eu era de Turvo, na AcademiadePolíciaconheciaváriaspessoas.Por coincidência Ronaldo Benedet era secretário de segurança pública e fiquei sabendo que eles precisavam de um delegado para Orleans. Decidi que tiraria o primeiro lugar

na academia para poder escolher Orleans. Porém, fiquei em terceiro. O primeiro colocadoescolheuVideira.Osegundoescolheu Concórdia.Sobraram,então,duasvagas:para Orleans e Navegantes. Obviamente, optei porOrleans.Então,decidipesquisarsobrea cidade. Uma coisa me chamou a atenção: o prefeito havia sido eleito por quatro votos. Pensei: “meu Deus, se o prefeito ganhou por quatro votos, imagina a complexidade dabriga?”. JH!: Qual a solução para o combate às drogas? Ulisses: Sempre digo que essa situação é uma torneira aberta e nós estamos com o pano enxugando embaixo. Penso que tem que prender o usuário. Mete-lo na cadeia para criar vergonha na cara. O cara que começa a usar drogas não tem vergonha na cara. JH!: Na área penal, o senhor sugeriria alguma reforma? Ulisses: Bom, o tempo de prisão é razoável no Brasil. A pessoa pode pegar 30 anos depenamáxima.Nãoconcordocomapena de morte. Prefiro que deem trabalho forçado. O trabalho dignifica o homem. Alguns crimes, penso eu, deveriam ser excluídos docódigopenal.Paraquecrimesdecalúnia, difamação,injúria?Issotemquesertratado na esfera civil, na indenização.

Esta entrevista completa vai ao ar nas próximas segunda e terça-feira na Rádio Guarujá, às 18h, no programa Café com a Guarujá.


06

Jornal HOJE!, sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Economia

Naufrágios cercados de mistérios QuemvisitaapraiadeCampoBomnaJaguarunanãoconheceossegredos eenigmasguardadospelosnativosmaisantigos.Osmedos,ascrenças,os rituais,aculturaeastradiçõesdagentecampobonenseéalgumacoisade lindo...Quantashistóriasdenaviosafundados.Osrituaisdapescaeasincríveishistóriasdehomensdomarfazemdobalneárioumlugarencantado. Poucagentedaligostadefalardosafundamentosdenavios. Ali para o Campo bom foram os pobres. E onde tem este tipo de gente, onde tem pobre, tem alegria, tem música, tem cantoria, tem dança, tem falatório da vida alheia, tem briga, tem encrenca, tem emoção, tem choro, tem comida, tem churrasco gordo, tem cachaça boa. FoiessapobrezaquetransformouCampoBomnamelhorpraiadeamigos em Santa Catarina. Chama tanto atenção que até asfalto estão fazendo e um aeroporto está sendo inaugurado. Ali se canta os reis e tocammúsicasantigascomooBoiBarroso,SaudadesDelaeCuitelinho. Ainda hoje cantam a Bandeira do Divino e as Folias de Reis. A costa da praia pode ser considerada um cemitério de navios. Entre 1740 e 1972, ocorreram 21 naufrágios naquela região. Afundamentos tão enigmáticos que entraram para a história de Santa Catarina, com repercussão nacional e internacional. O naufrágio mais marcante para a história foi do Barco Capitanea, de Guiseppe Garibaldi, que em 1839 afundou ali, ocasionando a morte de várioscompanheirosdoitaliano.Garibaldicontinuouseupercursopelado e de pé, até a Barra do Camacho, onde conseguiu nova embarcação paraseguiratéLaguna,ondefundouaRepúblicaJuliana. Em 1853 o naufrágio do navio de passageiros Pernambucana teve muitas mortes. Teve ato de heroísmo de um marinheiro de Cabo Frio chamadoSimão,responsávelpormuitossalvamentos. Em1893houveonaufrágiodeumnavioalemão,oSieglid,queencalhou aapenas20metrosdacosta.Chamavaatençãoquesuasgrandescaldeiras ficaramnapraiaaté1957,servindodepousoparaosviajantesquecirculavampelaorla.Aliaspessoasdescansavam,faziamcomidaeatépassavama noite,aofinalforamdesmanchadaseseguiramparaoferrovelho. O acidente do navio argentino Buenos Aires, acontecido em 1946, deu grande falatório. Era um grande navio, com 120 metros de comprimento por 22 de largura. Tinha uma carga fabulosa: laticínios, couro, lã, chocolate. Nem dez por cento foi retirado, o navio rachou e tudo ficou lá. O naufrágio aconteceu numa noite de inverno rigoroso, e os náufragos foram levados aos engenhos de mandioca e colocados ao lado dos fornos para que não morressem de hipotermia. Todos os acidentes ocorreram em noites de forte nevoeiro, pois a precariedadedosequipamentosdenavegaçãodaépocanãopermitiam que as embarcações percebessem a proximidade com a praia. Os terríveis acidentes são cercados de mistérios.

Presidente do Badesc visitou Orleans buscando aproximação com lideranças da região João Paulo Karam Kleinübing tinha a missão de apresentar o trabalho da agência a vereadores e empresários da região

João Paulo Karam Kleinübing, presidente do Badesc, passou pela sede da Rádio Guarujá e do Jornal HOJE! no último dia 17

A Rádio Guarujá e o Jornal HOJE recepcionaram João Paulo Karam Kleinübing, diretorpresidente do Badesc (Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina S.A.) e autoridades de Orleans e região na manhã do último dia 17 para uma reunião que pretendia aproximar o órgão com os municípios. Além disso, Kleinübing apresentou alguns dos trabalhos e funções do Badesc. “O objetivo deste encontro foi mostrarotrabalhodoBadescedos financiamentos, tentando nos aproximardosmunicípios.Recentemente,cedemosR$2,5milhões para pavimentações em Orleans. Alémdisso,osmunicípiosvizinhos tambémassinaram,noanopassado, o recebimento de R$ 240 milhõeseminvestimentos”,destacou Kleinübing. Antes da reunião, o presidente participou do programa Guarujá Notícias e explicou como é o funcionamentodoBadesc.“OBadesc é uma agência de fomento que tem por objetivo financiar o desenvolvimento do nosso Estado. Muitas vezes se imagina que o papel de uma entidade como o Ba-

descéfinanciargrandesempresas egrandesempreendimentos,mas isso não é verdade. Temos um papelimportantejuntoaomicroempresário, e também em financiar as prefeituras. O Governador RaimundoColombocrioudoisprogramas para auxiliar os prefeitos: o Fundam(FundodeApoioaosMunicípios) e o Badesc Cidade Juro Zero, que tem por objetivo viabilizar dinheiro para que os municípios possam fazer as obras necessárias”, explicou. Prefeito de Blumenau entre 2005 e 2012, Kleinübing também falou de política, mas fez questão deressaltarqueosassuntosenvol-

vendoasEleiçõesdesteanodevem ficar mais para frente. “Temosque trabalhar no sentido de não antecipar tanto a eleição. É importante pro bom andamento do Estado e do nosso país que as Eleições sejam discutidas lá a partir de junho, dentro das convenções. Que até lá,todosestejamfocadosnosprojetos e em viabilizar os recursos”, opinou. Questionado sobre uma possível participação como candidato a algum cargo nas Eleições, Kleinübing seguiu com o discurso e reafirmou que as discussões a respeito disso devem ficar para o meio do ano.


Jornal HOJE!, sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Água encanada chega a Rio Amaral I

Os moradores da comunidade de Rio Amaral I poderão contar em breve com água encanada e tratada fornecida pela Casan. Segundo informações o Governo do Município já garantiu a conquista de 5 mil metros de canos para levar água para as famílias residentes na comunidade.

Incremento no turismo lauromülense

Lauro Müller está próxima de ter um incremento no turismo. Com o projeto concluído em 30 dias deverá ser conhecida à empresa que será responsável pelo restauro e conservação do prédio da antiga estação ferroviária, construído em 1952, e que foi ponto importante na ligação entre Lauro Müller e Laguna. O prédio e o terreno são da prefeitura, já estão escriturados, e os recursos para a restauração já estão assegurados.

A volta da Maria Fumaça

Com a restauração do prédio da antiga estação ferroviária, cogita-se a possibilidade da aquisição de uma locomotiva “Maria Fumaça”, idêntica a que até meados dos anos 70 realizava o transporte do carvão extraído das minas. Ela deverá ser exposta ao público como lembrança do passado próspero da cidade.

Enfim a escritura

A tão sonhada regularização da escritura do Ginásio de Esportes Nelson Righetto enfim saiu. A equipe administrativa do município trabalhou muito para finalizar o processo de escritura do imóvel, tendo em vista, que toda área onde está o ginásio foi doada pelo Governo do Estado ao município de Lauro Müller.

Reforma completa

O projeto de reforma do ginásio, prevê um investimento de R$ 417 mil, sendo que, R$ 117 mil será contrapartida do município. De acordo com o projeto, a reforma do local, contempla a substituição de todos os tacos de madeira por piso esportivo flutuante, reforma dos vestuários, construção de novos banheiros e restauração do ambiente onde fica a cancha de bocha. Além disso, as dimensões da quadra serão ampliadas de 432 metros quadrados para 540, obedecendo as medidas regulamentadas pela Confederação Brasileira de Futebol.

Fábrica de Ração

O terreno onde seria construído o laticínio e a sede da Cooperagroserra, localizado na comunidade de Quilômetro Cento e Sete, às margens da SC-390. Poderá em breve abrigar a instalação de um fábrica de ração no município. O prefeito Fabrício Kusmin Alves está mantendo contato com o empresário para que o mesmo se instale na cidade. Já está em fase de instalação e bem adiantada a fabrica de cervejas e sucos no Quilômetro Cento e Sete e a Cooperagroserra em Barro Branco.

Reforma urgente

A ponte pênsil que liga o Bairro Sumaré a Rodovia SC390, próxima a Praça Paulo Gazola. Construída sobre o Rio Tubarão, encontra-se em estado bastante precário. Está na hora da Secretaria Municipal de Obras realizar uma reforma ou ao menos fazer a roçada da vegetação espinhosa que está invadido a ponte. Sem a ponte, os moradores, e especialmente trabalhadores, teriam que caminhar aproximadamente 600 metros para chegar ao outro lado do rio.

07

Lauromülenses comemoraram o aniversario de 57 anos da cidade Na última segunda-feira (20) uma multidão tomou conta da Praça Celeste Losso, no centro do município paracomemoraros57anos de Emancipação Político Administrativa de Lauro Müller. Às19hfoifeitaapremiação dosatletasvencedoresda10 ediçãodacorridarústica,na PraçaCelesteLosso,ondefoi montadaaestruturacomquatrotendaseopalcoparaarealizaçãodosshows,quecomeçaramlogoapósaentregadas medalhas. Aprimeiraatraçãoasubirno palcofoiRamonMoraes,jovemdeLauroMüllerquevem fazendomuitosucessonaregião.Emseguidafoiavezde MusicalFernandus,outraatraçãodomunicípio,queaexemplodafestadoAgricultorprocurouvalorizarostalentosda cidade. Alem do Prefeito Fabrício Kusmin Alves e a primeira damadomunicípioGilvania CoanMirandaAlves,estavam presentestambémvereadores,secretáriosmunicipais,o prefeitodeOrleansMarcoAntonioBertonciniCascaeseo deputadoestadualpeloPSD JoséNeiAlbertonAscari. OdeputadoJoséNeiAscari comentousobreadificuldade deserprefeitonosdiasdehoje. “Naverdadeosproblemasestãoaquinomunicípio,querecebecadavezmaisatribuições, masnãorecebe,lamentavelmente,osrecursosnecessáriosparaatenderademandaque ésempremuitocrescente.Os recursosestãomuitoconcentrados em Brasília. Aqui nós temos dois prefeitos muito competentes,sérios,queestãofazendotudoqueépossívelparatrazerparasuascidadesosinvestimentosnecessáriosparaobemdopovo.EspecialmentenestanoiteparabenizooprefeitoFabrícioeopovo lauromüllenseporestagrande festa”,comentouAscari. “Nós estamos colocando nossomunicípionocaminho dodesenvolvimento,trazendo

paracáempresasquevãogerar empregos e renda para LauroMüller,essaseráarealizaçãodeumsonhoantigoda população,quetodososdias acordamcedoevãoparaos municípiosvizinhosparabuscaremseusustento”,discursou o prefeito Fabrício, que

recebeudasmãosdosecretáriodeadministraçãoEduardo Bett,umaplacadeagradecimentopeloseuempenhonesseprimeiroanodemandato. Logoemseguidaoprefeito eautoridadesconvidadasfizeramocorteoficialdobolode 114kg,quefoidistribuídopara

a população que se fazia presente.Logoapósadistribuiçãodobolo,aconteceudoalto deumedifícioemconstrução naPraçaCelesteLosso,uma queimadefogos,eoencerramentodasfestividadescom umShowcomaBandaJeito LoucodeTubarão.


08

Jornal HOJE!, sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Doação

Cuidados Ortodônticos Osaparelhosortodônticosnosproporcionamalémdeumamelhorano sorriso,umarelaçãodemordidacorreta,umacorreçãodedentesamontoadosedesalinhados.Porém,quandonãobemcuidados,podemacarretar problemascomoinflamaçãonagengiva,mauhálito,cárie... Cuidandobemdeleteremosseuusomaisconfortávelemaissaudável, livredecárie,gengivassangrandoecominchaço. Como vamos cuidar, então? Removaoselásticos(casonecessário)oualgumaoutraparteremovível deseuaparelho. Limpebemseuaparelhofixo,utilizandoaescovaem45ºlimpandoao redordosfiosedaspeças.Prestebematençãoeleveotemponecessário que for para garantir que toda a sujeira foi removida ao redor de todo o aparelhoeemtodososladosdosdentesinferioresesuperiores. Limpecadadenteindividualmentecuidandodaregião(DENTE-GENGIVA)ondeascerdasdaescova devemterumalevepenetraçãoparauma higienização correta inclinando também a escova em 45º. Isso deve ser feito em uma média de tempo de 10 segundos considerando todas as superfíciesdeumdenteeaparelhoalicolado.Façaumbochechoeolheno espelho.Certifique-sedequeseuaparelhoencontra-selimpoebrilhoso. Utilizeofiodentalumavezaodiapelomenos.ElegarantiráumahigienizaçãoemregiõesdecontatoentreosdentesqueaescovaNÃOlimpa.Faça seuortodontistalheensinarcomofazerissodeumamaneiracorreta. Utilizar o fio dental antes ou depois de escovar os dentes? Não tem artigosespecificandoacorretaordemdessaescolha.Eugostodeutilizaro fiodentalantesdaescovação,porém,ficaacritériodecadaum. Oimportanteéquesetornamaiscuidadosaalimpezadosaparelhosfixos porqueaplacabacterianaficafacilmenteaderidaaoredordecadapeça. Existemalgunsprodutosespecíficosnomercadocomoescovaquepossui tufosdecerdasmaciasemformatocônico,aqualgaranteumahigienização comacessodiferentedeumaescovaconvencional. Duranteseutratamento,vocêprecisaráfazervisitasregularescomseu ortodontistaparaajustarseuaparelho.Emalgunsmomentosvocêpoderá sentiralgumdesconfortooucertador.Casoessadornãodesapareçaem poucotempo,vocêdevecontatarseuortodontista,bemcomooutraspreocupaçõesoudúvidas. Tornam-seindispensáveisconsultasperiódicasemumdentistaclínico geralparaumaavaliaçãoembuscadecárieseproblemasgengivais.Muitas pessoaschegamcomainformaçãodequeestãocomagengivainchadapor causadoaparelhoortodôntico.Salvoainformaçãodequerealmenteexistemalgumaspessoasquetemalergiadaligametálicautilizadanaconfecção decertosaparelhos,masaMAIORIAdasgengivasinchadaséoriundadafalta dehigieneresultantedeumacúmulobacteriano.

Santa Catarina lidera transplantes de órgãos no país pelo sétimo ano

Pela sétima vez em oito anos, Santa Catarina foi líder nacional em número de doações de órgãos e tecidos. Em 2013, a SC Transplantes beneficiou 1.175 pessoas, tendo 26,8 doadores por milhão de população, enquanto a média nacional ficou em 13,3. “Em 2013, tivemos doações de órgãos e tecidos em 47 hospitais, localizadosem25municípioscatarinenses. Em cada unidade temos profissionais da Secretaria de Estado da Saúde aptos a identificar os possíveis doadores, fazer o primeiro contato e realizar entrevistacomosfamiliares,alémdeauxiliaremtodooprocessodadoação de órgãos”, explica Joel Andrade, coordenador da SC Transplantes, enfatizandoqueadecisãodedoar o órgão é da família. Hoje, Santa Catarina conta com a SC Transplantes, que é uma Central de Notificação, três organizações de procura de órgãos, além

de 36 comissões hospitalares de transplantes.Andradelembraque o tecido que mais vezes foi transplantadofoiacórnea,com504procedimentos, enquanto o rim foi o órgãomaistransplantado,com268 procedimentos. Para que o processo de transplante de órgãos e tecidos em SC funcione cada vez melhor, os profissionaisdoEstadoreceberamcapacitação de 12 cursos regionais e dois estaduais no ano passado. Os treinamentos referem-se à atuação em situações junto aos famili-

Dicas para evitar a celulite Aceluliteéconhecidacientificamentecomonome lipodistrofia ginóide. O aparecimento pode ser origináriodeumadietadesequilibrada,ricaemalimentos refinados e gorduras, e pobres em frutas, legumes e verduras. O depósito de água, gorduras e impurezas em algumas regiões do corpo dão origem à celulite, que fica mais evidente quando a pele é pressionada. Acelulitepodesertratada,amenizadaeprevenida por meio de uma alimentação saudável, prática de exercícios físicos e cuidados dermatológicos. Confiraaseguiralgumasdicas: - Prefira fontes magras de proteínas (frangos, peixesecarnesvermelhasmagras)edêpreferênciapara aspreparaçõesassadas,grelhadasoucozidas; - Soja: ajuda no equilíbrio hormonal, evitando o aparecimento da celulite. - Frutas vermelhas: fortalecem os vasos sanguíneos e alteram a produção de insulina. - Semente de linhaça: rica em Ômega 3 possuindo potente ação anti-inflamatória. - Frutas cítricas e maçã: eliminam as toxinas e reduzem o volume das células. - Arroz integral: rico em fibras, vitaminas do complexo B e minerais que favorecem a digestão do açúcar e o funcionamento do intestino. - Aveia: rica em silício, mantendo a regulação das fibras de sustentação da pele e previne a formação dosfurinhos.

ares do paciente, ao processo de comunicaçãodosóbitosaosfamiliaresdopaciente,comoproceder nas entrevistas para a doação de órgãosetecidosedoaçãoecaptação de tecido ocular para transplante. “Estamossatisfeitoscomostrabalhos,oscursoseascapacitações que desenvolvemos em 2013 e também otimistas com os índices de doações e transplantes”, finalizaAndrade.


Jornal HOJE!, sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Cerbranorte faz manutenção nas redes O vice-presidente Manoel da Silva, o Nelo, acompanhou a equipe de manutenção e a equipe de linha viva que esteve em Rio Fortuna auxiliando a equipe de manutenção da filial, onde a rede do Alto Rio Fortuna está sendo reformada. A rede existente foi construída na década de 70, e, devido ao aumento de carga na região, se fez necessáriaareforma.Jáforaminstaladoscincopostesnovoseaproximadamente500metrosderede. Um investimento de R$ 12.5 mil. A obra beneficiará as localidades de Rio Pinto, Rio Claro, Rio Branco eAltoRioFortuna,quesomamjuntas aproximadamente 203 unidades consumidoras.No final da semanapassada,aequipedemanutenção e a equipe de linha viva, realizaram a substituição de dois postes na rede tronco Braço do Norte – Rio Fortuna. O serviço foi

09

Rio Fortuna A SDR de Braço do Norte iniciou a instalação de aparelhos de ar-condicionado na escola Nossa Senhora de Fátima, em Rio Fortuna. Foram adquiridos pela SDR oito aparelhos de climatização e quatro bebedouros, que serão instalados ainda em Braço do Norte e São Ludgero. Os aparelhosservemparadarmaiorconfortoemsaladeaulaaosprofessores e alunos. O vereador Lindomar Ballmann (PSD), direção e professoresdaescolarecepcionaramagerentedeEducaçãoSilvâniaHeinzeneo secretário regional, Betinho Marcelino.

Saúde necessáriodevidoàterraplanagem deumterrenoasmargensdaRod. SC108.ForaminstaladospostesDT 12/600eoorçamentoficouemR$

Colombo na região Na próxima terça-feira (28), o governador Raimundo Colombo (PSD) visita municípios da região do Vale. O primeiro compromisso do governadorseráemSãoMartinho,às8hs30,ondeentregaaordemdeserviço para a reforma da EEB Fridolino Hülse, no valor de R$ 3,3 milhões. A escola será reformada e ampliada, além de ganhar um novo ginásio de esportesemumaáreade1.337m².Aunidadefoiconstruídaem1936e, atualmente atende 356 alunos. A obra deve ser concluída em 240 dias. Já às 10hs, Colombo, inaugura as reformas realizadas na EEB Dom Joaquim, em Braço do Norte. A comunidade escolar recebe a reforma do recreio coberto, pintura do muro, construção do complexo de atletismo,conclusãodoginásiodeesportes,plataformadeelevaçãoparaportadores de deficiência física, reforma do passeio público, pintura externa do prédio, construção de uma quadra de street basket com iluminação e construção da cobertura da passarela de pedestres, com investimentos de R$ 961 mil.

Gravatal EmGravatal,ItoMoraeséopróximosecretárioadeixaraadministração municipal. Além dele, a secretária de Educação, Teresinha Mendes Vieira, deixa o cargo no fim do mês. Também já deixaram a administração Constantino Freitas e Djalma Comelli. Quem será o próximo?

3.8mil.Comaparticipaçãodaequipedelinhaviva,evita-seodesligamento de Rio Fortuna, Santa Rosa de Lima e Anitápolis.

FundaçãoNacionaldeSaúde,Funasa,estáconvidandoprefeitos,vices einteressadosparao2ºEncontroCatarinensedeSaúdeAmbiental,que vai acontecer dia 12 de fevereiro, a partir das 8hs, tendo por local a Câmara de Vereadores da cidade de Turvo, Cidade Alta.

Armazém Essa semana, o presidente da Cooperzém, Gabriel Bianchet, vistoriou os trabalhos de construção da Usina PCH Volta Grande. Segundo Bianchet, a obra segue em ritmo acelerado e dentro do cronograma. A construção da terceira usina é de fundamental importância, visando garantir o fornecimento de energia, com qualidadeparaosassociadosresidenciaiseempresasdeArmazém,SãoMartinhoeSãoBonifácio.TambémacompanhouavisitaoassociadoJairoCorrea.Nodia22,tambémfoilançadooeditalparaaassembleiaeaeleição, que acontece no próximo mês. Dia 7 acontece a assembleia e no dia 8, a eleição. As chapas precisam ser inscritasatéas17hdodia27dejaneiro.Napróximasemanatragomaisinformaçõesdaformaçãodaschapas queestarãonadisputa.

Volta as aulas Oanoletivo emRioFortuna começanopróximodia13defevereiro.Deacordocomodiretordasecretaria de Educação, Volnei Schmoeller, não haverá alterações nos roteiros do transporte escolar. “Os ônibus passarão nos mesmos locais e horários do ano passado”, esclarece. Até a data, já devem ser contratados os professores em caráter temporário. “A prova será neste domingo (26) e a homologação deve ocorrer no dia 5”, explica. Os professores efetivos retornam às atividades no dia 3. Já a creche atende em regime de colônia de férias desde o dia 15 deste mês. As turmas foram reagrupadas conforme faixa etária das crianças, pois é o período com menor número de alunos e profissionais. Não há transporte escolar e a prioridade é atender crianças com pais que trabalham fora.


10

Jornal HOJE!, sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Sochi 2014

Atleta catarinense promete que não irá a passeio aos Jogos Olímpicos de Inverno O Brasil terá 12 atletas no evento e, no Bobsled, Sally Mayara, de Jaraguá do Sul, será uma das representantes brasileiras na Rússia Nos Jogos Olímpicos de Inverno que serão realizados em Sochi (Rússia) entre os dias 7 e 23 de fevereiro, o Brasil, pela primeiraveznahistória,terá12atletas na disputa, e entre esta dúzia de participantes estará a catarinense Sally Mayara. Natural de Jaraguá do Sul, a esportista de 26 anos competirá no Bobsled ao lado de Fabiana dos Santos, 31. Apesar da inédita aparição, a jaraguaense promete não ir a passeio para a Rússia. “Bom,semprefaloquenãoestaremosindoparaSochipassear,massim parabrigarporposições.ÉmuitogratificanterepresentaroBrasil.Estou muitofelizepretendofazerhistória noesporte”,comentouSally. OBobsledéumesportedeinvernonoqualequipesdeduasouquatro pessoas realizam, por meio de umtrenó,descidascronometradas emumapistadegelosinuosaeestreita.Otrenóémovidopelaforça dagravidadeepodeatingirvelocidadesdeaté150km/h. Acatarinenseteverápidoprogressonoesporte.Ela,quetambémpraticavaatletismoprofissionalmente, descobriuoBobsledemjaneirode 2013.“Houveumaseletivaemjaneirode2013,emSãoCaetanodoSul (SP),eresolviparticipar.Porfim,acabeisendochamadae,nomêsseguinte, fui para uma competição nos EUA”,declarou. OstreinamentosdeSallyMayarae FabianaSantossedividememduas partes:físicaetécnica.Segundoacatarinense,otreinamentofísicoéfeitonoBrasilmesmo,masapartetécnicatemqueserobrigatoriamente empistasdegelo,oquelhesobrigava atreinarforadopaís.“Nóstreinamos emCalgary,noCanadá,ParkCityeLake Placid,nosEstadosUnidos.Treinamos muitotempomesmoemCalgary,que é onde o treinador Cristiano Paes mora.Fomosparalánodia8deoutubroeretornamosnodia13dejaneiro”,relata. Classificação para Sochi SallyMayaraeFabianaSantosconseguiramaclassificaçãoparaosJogos OlímpicosdeInvernoapósboaparticipaçãonaCopaAméricae,também, graçasaumacombinaçãoderesultadosnaCopadoMundoquelhesfavoreceu. A catarinense comentou que o momentodetorcercontraasrivais foiomaiscomplicado,porqueFabia-

naeelajáhaviamfeitoaparteque lheseranecessária.Sallydisseque estavaconfiante,masqueaindecisãodoqueacontecerianaCopado Mundopreocupava. Apesarde“nãoirapasseio”,aatletareconhecequeémuitodifícilsair deSochicommedalha,masgarante abuscaporbonsresultados.“OsgrandesnomesdoBobsledsãoosdacanadense Kaillie Humphries (líder do rankingdaFederaçãoInternacionalde BobsledemedalhistadeouronosjogosdeVancouver/2010)edanorteamericana Elana Meyers (3ª no rankingebronzeemVancouver).Será difícilbate-las,masqueremosobter umótimoresultadoemostrarqueo Brasiltambémécapaz”,avaliaSally. Porém,muitosatletasnãoestão commedodosadversáriosqueterão pelafrente,massimdasameaçasterroristasqueaRússiavemsofrendo quantoàrealizaçãodoeventoesportivo.Noúltimodomingo,porexemplo,umgrupoterroristaislâmicodenominadoVilayatDagestanassumiu aautoriadeataquesterroristasque matarammaisde30pessoasnopaís noiníciodoanoeameaçounovosataquescasoosjogossejamrealizados. SallyMayara,emcontrapartida,não demonstra enorme preocupação comisso, já que a Vila Olímpica foi todapreparadaparaeventuaissituaçõesdeemergência. Parceria com a “supermulher” Parceira de Sally Mayara, a paulistaFabianadosSantosjátemmais experiência no Bobsled que a catarinense. Nascida em Santo André, ela já conquistou a medalha de ouro na etapa de Park City da CopaAméricaeamedalhadebronze na etapa de Calgary do mesmo torneio,ambasem2009.Alémdisso, ela está na 23ª colocação do ranking da Federação InternacionaldeBobsled,sendoassimamelhorbrasileiracolocada. No Bobsled de 2 feminino, há a pilotaeabrakewoman(mulherdo freio, em tradução livre). Mais experiente, Fabiana é quem pilota o trenó e entra primeiro no veículo, enquanto a catarinense, a “brakewoman”, entra logo em seguida. AatletadeJaraguávalorizademais acompanheiradetrenóeaqualifica comouma‘supermulher’. “Amaioria dosrepresentantesdoBrasilvemdo atletismo,assimcomoeu.MasaFabianaéuma‘supermulher’.Elafezginástica,levantamentodepesoetam-

Sally Mayara (direita) conquistou com Fabiana dos Santos (esquerda) a medalha de ouro na Copa América de Bobsled no começo deste ano, em Lake Placid, nos Estados Unidos (Foto: CBDG)

bématletismo”,destacou. Quemtambémestaránaequipe seráLarissaAntunesdaSilva,deCascavel,Paraná.Ajovematletade22 anosseráreservadeSallyeFabiana. Nome do trenó Nocomeçodoano,aCBDG(ConfederaçãoBrasileiradeDesportosno Gelo)lançouumaenqueteparaque opúblicopudesseescolheronome dotrenóemqueosatletasbrasileirosestarãocompetindoemSochi. SallyMayarajátemseupredileto:“Eu gostomuitodeTropicalIce.Mas,de qualquerforma,vouadoraronome queforescolhidopelopúblico”. Segundo a CBDG, “Tropical Ice” (GeloTropical)representaascoisas boasdopaís,comoanimaisebelezas

tropicais.Outronomequeestáem escolhaé“IceWarrior”(Guerreiros doGelo),querepresentaalutaeas dificuldadesenfrentadaspelosatletaspararepresentaropaísdamelhor formapossível.Jáaterceiraeúltima opçãoé“FrozenBanana”(Banana Congelada),queseriaonomeque os acompanha há algum tempo, também sendo uma forma de representar a fruta que é muito consumida no Brasil. A votação pode ser feita através de um formulário no Google criado pela CBDG. O resultado final sai no dia 25. O Bobsled em Olimpíadas Desde 1924, o Bobsled faz parte dos Jogos Olímpicos de Inverno

como uma competição para equipes masculinas de quatro pessoas. Em 1932, foi adicionada uma segundamodalidade,paraequipes compostas de dois homens. Apenas em 2002 foi admitida, pela primeira vez, a participação de mulheres entre os membros das equipes. Em 2006, foi introduzidaamodalidadeparatimesde duasmulheres. O esporte ganhou notoriedade juntoaopúblicodepoisdolançamentodofilme“JamaicaAbaixodeZero (CoolRunnings,1993)”.Aprodução de Jon Turtelbaud narra, de forma bemhumorada,ahistóriadoprimeirotimejamaicanodeBobslednosJogos Olímpicos de Inverno, isso em Calgarynoanode1988.


Jornal HOJE!, sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Artigo O PIB da região Sul *PorBeneditoPossamai CompilandoosdadosdoPIBcatarinensede2011(IBGE2013), encontramos informações bem interessantes, principalmente ao pinçarmos os dados do sul catarinense. Somos quarenta e cinco municípios entre os 295 do estado, agrupados em 3 microregiões: Amesc, Amrec e Amurel. Somamos 952 mil habitantes e 708 mil eleitores, aproximadamente 15% dos catarinenses, assim distribuídos: 21% na Amesc, 37% na Amurel e 42% na Amrec. AocompararmosestesnúmeroscomosnúmerosdoPIB,observamos que eles não se repetem de forma proporcional. OPIBdaregiãototalizouR$18,17bilhõesem2011,oquesignificaque dividimosapenas10,75%dariquezaestadual;umadefasagemde4,25%, ou seja R$ 7,18 bilhões de reais em números absolutos. NossofatiaéinferioradeJoinvillecomR$18,79bilhões;ItajaícomR$ 18,59bilhõesepoucoultrapassamosasomadeBlumenaueJaraguádo Sul com R$ 16,32 bilhões. Todos ao norte da capital. Criciúma desponta em primeiro lugar na região sul com R$ 4,10 bilhões, mas é apenas o nono colocado no ranking estadual, superada aindaporFlorianópolis(R$11,43),SãoJosé(R$5,23),Chapecó(R$4,50) e São Francisco do Sul (R$ 4,34). Tubarão aparece em segundo lugar na região sul e é o décimo quarto colocadonoestado,seguidoporIçaraeAraranguá,navigésimaoitavae vigésima nona colocação respectivamente. Completando o “Top Five”, está Imbituba na trigésima quarta colocação estadual. Comoaeconomiatemestreitarelaçãocomaadministraçãopúblicae arepresentaçãopolítica,faz-senecessárioestacomparaçãoemtermos de representação parlamentar na região. Proporcionalmente, temos a possibilidade de eleger de 7 a 8 deputados estaduais e de 2 a 3 deputados federais. Em termos de quantidade estamos dentro do quadro, atualmente com 8 estaduais e 3 federais, eleitos em 2010. Depreendem-se destes números, informações que merecem algumasreflexões,hajavistaquearegiãotemumaboadistribuiçãoedensidade demográfica, com solo rico e uma agricultura diversificada; um extenso litoral e contando ainda com um grande potencial turístico. Nossa economia está aquém das potencialidades da região e, pela frieza dos números, percebe-se a necessidade de muito planejamento e maior qualificação tanto no setor privado quanto na Administração Pública. Paraatrairinvestidoreseinvestimentos,arepresentaçãopolíticadeve atuar mais no conjunto da sociedade, na busca do desenvolvimento econômicoesocial,desvinculado-sedapráticapatrimonialistadedistribuiçãodeemendasesubvençõesaosapadrinhados. A Gestão Social com planejamento e políticas públicas produzem resultadosperenes,enquantoqueaspráticaspatrimonialistasvisammanter o “patrimônio eleitoral” dos que detêm mandatos, pouco contribuindoparaodesenvolvimentodesejado. Esta reflexão não deve ser encarada como uma “caça às bruxas”, pois todos temos contribuído para estes resultados pífios. O momento é propício para mudanças e espera-se que tenhamos competênciaparamudarnossarealidaderegional,poisamudançaque desejamos deve começar por nós. *Benedito Possamai é Consultor de Políticas Públicas.

11

Frases da Semana

“Dentista tem uma mania feia de encher a boca do paciente de algodão, instrumentos e fazer perguntas...” Pedro Rosa, dentista.

“Dinheiro para cultura tem, o que falta são bons projetos”. Adayr Paulo André, museólogo e novo gerente de cultura do município de Orleans.

“O trânsito em Orleans está bem parecido com o da Índia. Está faltando apenas as vacas e elefantes. As placas “pare” e “dê preferência a rótula” não são mais respeitadas por aqui”. Juliane Marcolino , administradora, em seu perfil do Facebook.

“É mais fácil eu entrevistar Edward Snowdem do que o Presidente da Câmara de Orleans.” Repórter Rangel Quaglioto, em tom irônico sobre a dificuldade de entrevistar Cristian Berger, o Kiki. Na frase, compara o presidente do legislativo orleanense com o ex-analista de inteligência americano que tornou públicos detalhes de várias programas altamente confidenciais de vigilância eletrônica dos governos de Estados Unidos e Reino Unido.


12

Jornal HOJE!, sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Cultura

Museólogo assume a gerência de Cultura de Orleans Para Adayr Paulo André a Cidade das Colinas está atrasada culturalmente e credita entraves políticos para este retardo

Desde a última segunda-feira, 20, ocupando o cargo de Gerente de Cultura de Orleans, Adayr Paulo André tem como principal missão promover um diálogo com a sociedade e trabalhar em parceria com outros setores. Em conversa com a reportagem do Jornal HOJE!, o museólogo de 45 anos ressaltou diversas vezes a importância de se dialogar com a sociedade para o desenvolvimento da cultura local. “A cultura brasileira é 100% financiada. Porisso,énecessáriohaverumdiálogocom a sociedade. Não adianta colocar uma peça deteatronaRua15deNovembroseaspessoas não querem assistir. Toda e qualquer ação na área da cultura necessita ser dialogada.Senãoforisso,vira‘pãoecirco’.Quandoacoisavemdedentroprafora,semexistir diálogo, é ‘pão e circo’”, pontuou Adayr. Atualmente,ogerenteconsideraOrleans paradanotempoemquestãocultural.Conforme ele opina, entraves políticos foram preponderantes para este atraso, até mesmo em relação com festas de interior que, segundo Adayr, se tornaram ocasiões isoladas.“Naáreaculturalnãodevehaverpolítica. Aliás, em área alguma deveria ter isso, muito menos na área cultural”, declarou. Apesardoatraso,ogerentedeclarouquea culturaé“amolapropulsoraparaoserhumano sedesenvolver”eafirmouqueOrleanstema facaeoqueijoemmãosparasetornaruma potêncianestequesito.EleafirmaqueaCidade dasColinasnãopossuiidentidadecultural,mas queasesculturasdoParedãoseriamaportade entradapraaobtençãodestaidentidade. Orleans sustentável Adayr prega que a Cidade das Colinas necessita de um espaço reservado no centro

do município dedicado a cultura local. Para ele,nãoimportandodoquesetrateolugar, é preciso que este consiga se sustentar. “Como visualizamos Orleans daqui a 30, 40 ou 100 anos? Devemos pensar Orleans de forma sustentável, criando projetos em longo prazo. Precisamos pensar que tudo que será feito possa ser sustentável. Seja umaONG(OrganizaçãoNão-Governamental),umgrupodeteatro,umacasadecultura, enfim, algo que se sustente”, opinou. Paraconseguiresteespaço,Adayrafirmou que a Prefeitura deve entrar no páreo para compraraEstaçãoRodoviáriadomunicípiopara transforma-laemumpontocultural.“Onde estãoosartistaslocais?Orleansprecisacomeçaravalorizarisso.Instituiçõesculturaisprecisamdesedesprópriasenãoalugadas”,afirmou. Junto disso, o gerente destacou que uma dasmetasagorapassaaseraprofissionalizaçãodoartesanatonaCidadedasColinas.“Temosquediagnosticaraproduçãoartísticaem Orleans,poisnotamospreviamentequeela estárelegadaaoostracismo.Porém,pensoque dáparareverterestasituaçãocomtranquilidade.Oprimeiropassoseráprofissionalizaro artesanato.ÉumprojetodoSebrae(Serviço BrasileirodeApoioàsMicroePequenasEmpresas),quedarátodosuportetécnico,desde queaprefeituracedaoespaço”,ressaltou. Inclusão das etnias UmdosdiálogosqueAdayrdeclarouquerer promover está em cima da inclusão de todasasetniasorleanensesnaculturalocal. Para o gerente, apenas a etnia italiana tem espaçonomunicípio. “Orleans tem várias etnias, mas quais delas são contempladas? Vejo muito espaço paraaitaliana.Masaetnianegra,porexemplo?Essaspessoassemanifestam?Elastêm espaço? Esse é o diálogo cultural que pre-

O museólogo Adayr Paulo André considera o Paredão a “porta de entrada” de Orleans na obtenção de uma identidade cultural

tendemos construir.Umareal parceria com a sociedade”, destacou Adayr. Cultura + Turismo Adayr ressaltou que, como gerente de cultura,precisarátrabalharemparceriacom setores como a Secretaria de Turismo. “A partir de hoje, tudo que for investido tem que ser investido em cultura e turismo, turismo e cultura. Sempre assim”, destacou. Ele ressaltou que o Turismo Rural deverá ser fortalecido na região, já que considera este ponto o principal valor potencial de Orleans. Para o gerente, nossa região está cercada de belezas naturais e pontos culturais que são referência em todo país, mas

queaCidadedasColinasnãoconseguedesfrutar.“Osoutrosmunicípiosestãoavançando em cultura e turismo”, apela Adayr. Como já citado, outras parcerias deverão ser criadas no decorrer do ano. Para o gerente, isto ajudará a população a também valorizar a memória local. “A memória é a essênciadavida.Semmemória,oserhumanoperdeadireção.Apopulaçãotemnoção da importância disso, mas ela ainda precisa seraguçada”. Adayr ressalta que quem faz este tipo de trabalho em Orleans é o museu ao ar livre, reforçandoanecessidadedetrabalharemparcerias.“Quandooserhumanoseentende,se reconhececomopessoa,mapeiaseuentor


Jornal HOJE!, sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Crise nas aves

13

Reunião dos avicultores catarinenses pode determinar paralisação em maio A classe reivindica o aumento no preço pago pela JBS aos produtores Após reunião em Treviso com integrantes de associações de avicultores de todo o Estado, além de representantes de associações do Paraná e do Rio Grande do Sul, a classe pode determinar a paralisação das atividades em maio. O objetivo do encontro era traçar ações conjuntas em prol da busca de soluções para a crise da avicultura na região sul do país. “Diante dessa situação temos que traçar ações determinadas com foco numa negociação imediata, caso contrário, paralisamos as atividades até maio. Até lá tudo depende das respostas que teremos das autoridades e empresas”, relata Lisa Mara Cristoff, presidente da Associação dos Avicultores do Planalto Norte e Médio Vale. Somente em Santa Catarina, mais de mil famílias de aviculto-

res do Sul e do Planalto Norte vivem a maior crise do setor em duas décadas. Os produtores reclamam dos preços do frango pago pelas integradoras, que não cobrem os custos de produção e inviabilizam a permanência na atividade. O preço final pago por ave aos criadores chega a ficar entre R$ 0,35 e R$ 0,45, valor que não cobre os custos de produção. Lisa Mara ainda afirmou que, nos últimos três anos, houve uma queda de 45% na receita dos avicultores, o que inviabiliza que eles honrem os compromissos com seus financiamentos. “Se o auxilio político que solicitamos não surtir efeito tomaremos uma atitude extrema e além de paralisar as atividades encaminharemosatéaOrganizaçãoInternacionaldoTrabalho(OIT),emGenebra, na Suíça. O documento já protocolado em Brasília e que pede a interferência da entidade na questão”, aponta Lisa.

Manifestação na Assembleia Legislativa Em novembro de 2013, avicultores participaram de uma reunião encabeçada pela Comissão de Agricultura e Política Rural na Assembleia Legislativa. O evento contou com a participação do presidente da principal integradora do estado, a JBS Aves Brasil, Jamis Cleary, que na oportunidade prometeu um estudo da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) para revisar os custos de produção e uma negociação aberta com os avicultores. O presidente da Associação dos Avicultores do Sul do Estado, Emir Tezza, ameaçou parar a produção, caso não haja negociação efetiva e aumento no valor pago pela integradora. “Se continuar assim, a avicultura não dura mais dois anos. Recebendo cerca de R$ 0,48 por ave, vamos parar”, ameaçou.


14

Jornal HOJE!, sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Infraestrutura

Obras no São Jerônimo deverão iniciar em março deste ano

O Plano de Governo prevê obras no local, e é aguardada apenas a liberação de órgãos públicos Imagem:GoogleEarth

Estão previstas no plano de governo do governo de Orleans obras de asfaltamento e drenagem no Loteamento São Jerônimo, porém, de acordo com Edésio Berger, Diretor de Obras da Prefeitura, elas só deverão começar em março. Ele relata que alguns projetos estão caminhando em órgãos públicos. “Ainda não há nada ocorrendo no Loteamento São Jerônimo. Existem, sim, alguns projetos tramitando em órgãos públicos. Porém, eles devem sair do papel e ser colocados em prática apenas no princípio de março”, afirmou Berger. Valerecordarque,emjulhodoúltimoano, ogovernadorRaimundoColomboliberourecursos de R$ 2,5 milhões para Orleans, sendo que uma parte seria destinada a obra de drenagem e asfaltamento nas ruas do bairroSãoJerônimo. Em outubro, o prefeito Dr. Marco declarouquealgunsprojetosestavamemfasede conclusão para, em seguida, irem à aprovação e lançamento de edital, sendo um destes a citada obra de São Jerônimo. Ele chegou a afirmar que muitas obras sairiam do papelem2014equeOrleansseriatransformada em “um verdadeiro canteiro de obras”. Retirada de postes atrasou obra na Rua ProfessorMaia A reforma na estrada da Rua Professor Maya,notrajetoquedáemdireçãodoUnibave (Centro Universitário Barriga Verde), não foi concluída antes por razão do atraso naretiradadospostesdeiluminação,segundo Berger. Ele informa que os postes deveriam ter sido retirados no meio do ano passado, mas entraves burocráticos fizeram com que a retirada ocorresse somente no último dia 16. “A obra já deveria estar concluída, mas tivemos atrasos na retirada dos postes de

iluminação por determinação de órgãos como a Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina) houve essa demora. A retirada deveria ter acontecido em setembro ou outubro, mas só ocorreu no dia 16 de janeiro”, pontuou Berger. O diretor destacou que a obra, iniciada emjunhodoúltimoano,deveráestarpronta no princípio de março, mas que a parte da prefeitura já está praticamente concluída,faltandoapenasàsincumbênciasdosproprietários de imóveis do local. “A parte da Prefeitura já está quase pronta. Tanto a estrada, quanto o meio-fio estão quase concluídos. Agora falta a parte dos proprietários com a calçada”, ressalta. Conforme Berger, a obra, após licitação, custou R$ 520 mil, mas a parte que ficou a cargodaprefeituragirouemtornodeR$80 mil. Fiscalização SegundoBerger,asaçõesdeinfraestrutura que são aplicadas pela prefeitura recebem a fiscalização de órgãos financiadores, comoaCaixaEconômicaFederaleoBadesc (Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina). Para auxiliar na fiscalização das obras,tambémestavaprevistonoplanode governo de Dr. Marco o convênio com cursos de Engenharia Civil para os acadêmicos possuírem este contato. Para saber do progresso deste convênio, o Jornal HOJE! tentou entrar em contato com o secretário de infraestruturadomunicípio, Udir Luiz Pavei, o Dija, mas ele se encontra fora do Estado para tratamento médico. Berger, então, opinou sobre o convênio e enxerga a ideia com bons olhos. “Esse convênio seria muito benéfico para as obras. Teríamosumacadêmiconosauxiliando,ajudando na orientação da obra. Ações como essas sempre são benéficas”, afirmou. O diretor, porém, acredita que a progressãodoconvênioaindaémínima.

Esta é a localização geográfica do Loteamento São Jerônimo, local onde deverão iniciar, em março, as obras de asfaltamento e drenagem


Jornal HOJE!, sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

15

Percorrendo a região Câmara de Vereadores Os vereadores de Grão-Pará encerram recesso parlamentar no inicio de fevereiro, sendo que a primeira reunião ordinária está marcada para o dia 3 de fevereiro. Este ano, a Câmara está sob o comando da vereadora Rosana de Oliveira Souza (PMDB), tendo comoviceovereadorCedenirdaSilvaHonorato(PMDB),primeirosecretárioDaianaMuller(PT)esegundo-secretárioAdemirBonetti (PP).AsreuniõesocorremnoauditóriodaCâmara,apartirdas19h30. Participem.

Fumo

OincansávelDeputadoEstadualgrão-paraenseJosé NeiAscariestácumprindoroteiropelaregiãovisitando prefeitos e lideranças catarinenses. Na última semanaconcluiu agendavisitandooVale. E, por conseguinte, visitou o prefeito em exercício de Grão-Pará, Elio Muller Bratti. O deputado foi recebido no gabinete do prefeito, onde também diversos secretários municipaissefizerampresentes.Naocasião,odepu-

tado se colocou a disposição para atender o município na medida do possível. Segundo informações de sua assessoria de imprensa, José Nei é um dos précandidatosareeleiçãoaocargodeDeputadoEstadual no pleito de outubro. É importante salientar o excelente trabalho desenvolvido em toda a nossa região, também no apoio as APAEs de toda Santa Catarina.

Mais uma turma formada Este ano de 2014 será de conquistas para nós. Entre os muitos motivos de alegria que deveremos celebrar, estará a formatura de nosso filho Enio Bagio Júnior, no qual, juntamente com mais 14 colegas, irá receber o tão sonhado canudo no curso de Engenharia Mecânica pela FaculdadeSatc,deCriciúma.SegundoEnio,foramváriosanosdemuito estudopara chegarneste patamar, e valeu pela conquista.Portanto, até meadosdesteano,teremosmais15profissionaisgabaritadosnomercado brasileiro. Ficam os nossos votos de sucesso a todos, em especial ao EnioBagioJúnior.Parabéns!

Futebol Ocorreu nas dependências da Secretaria de Esportes e Turismo de Grão-Pará, a primeira reunião deste ano entre os membros da CME (Comissão Municipal de Esportes) e secretaria. O assunto principal a ser debatido foi o novo regulamento do Campeonato Municipal de Futebol de Campo. Já foram aprovadas algumas mudanças que merecem destaque: o número de atletas de fora do município, que aumentou (no ano passado eram três, agora poderão ser quatro). As fichas foram entregues as equipes, que se reunirão de novo no próximo dia 12 de fevereiro para devolverem as fichas e se prepararem para o campeonato, que tem início previsto para o dia 8 de março. Portanto, no inicio deste primeiro trimestre, a bola rola em GrãoPará.

As condições climáticas favoreceram o cultivo em nossa região. Porisso,aexpectativaédeumasafraexcelente.SegundoinformaçõesdealgunsfumicultoresdeGrão-Pará,ofumodestasafraobteve qualidade superior a anteriores, e rendendo mais no peso do produto,queconsequentemente,trarámaisdinheironobolsodo fumicultor.Agora,aexpectativaéquantoànegociaçãodoreajuste comasempresasfumageiras,etambémquantoàclassificação.

Hora de comprar material Nesteano,avoltaàsaulasocorrerámaiscedo,jáemmeadosde fevereiro.Segundoinformações,seráporcausadaCopadoMundo. Eclaro,háaenormelistademateriaisescolaresaseremadquiridas. Neste ano, pelo que tudo indica, o rombo será maior no bolso. Portanto, pesquise bastante antes de comprar, pois existe muita variaçãodepreço,principalmenteentremarcasdemateriais.

Ano movimentado Esteseráumanoatípicoparanósbrasileiros,jáqueseráépocade disputadeCopadoMundoeaindateremosEleiçõesparapresidência,senado,governo,deputadosfederaleestadual.Comisso,deveremostermuitamovimentaçãonasáreaspúblicas.Existebastante preocupação,inicialmente,quantoàmobilidadeurbananascidades-sedesdaCopa.Outrapreocupaçãoéquantoàseleições,jáque aliberaçãoderecursospúblicossóocorreráparaasobrasqueserão licitadasatéomêsdeabril.

Aplausos e vaias Osaplausosdasemanavãoparaoeditor-chefedoJornalHOJE!, Daniel Librelato Massuco, bem como a toda equipe de trabalho, pelaqualidadeediversidadedasnotíciaseditadaspelosemanário, deixandotodaaregiãobeminformadadosfatos.Parabéns! As vaias da semana vão para a alta carga de impostos cobrados pelo Governo Federal. O pior é que nem sempre vemos estes impostos retornando em benefícios a população. Este ano tem eleição,temosqueescolherbemosfuturosmandantesdoBrasil.

Frase da semana: “Ainformaçãoéessencialparanosmantercompetitivosnomercadodetrabalho”, EnioBagio


16

Jornal HOJE!, sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Dupla de zaga

Vergonha Futebol Clube Bom,caroleitor, estamospresenciandoapolêmica envolvendoaPortuguesaeaCBF.Só paradeixarmaisclaroouconfundirtudodevez,queéoqueelesdegravataestãofazendo. A Portuguesa pediu um adiantamento de cota no valor de R$ 4 milhões no fim do ano passado,sendoqueessefatoocorreuantesdapolêmicadoatacanteHéverton.Nesteano, a CBF entrou em contato com a Portuguesa e só concederá o dinheiro com algumas condições: que a Lusa colocasse o rabo entre as pernas e não perturbasse mais com ações judiciais.

A diretoria do Criciúma apresentou dois zagueiros para reforçar o tricolor. Um deles é Ronaldo Alves, de 24 anos, que já estava na cidade carvoeira desde o dia 7, data de apresentação dos jogadores. O atleta de 1,87m vem de empréstimo do Internacional. Quem possivelmente fará parceria com Ronaldo AlvesseráRafaelDonato,jogador de 1,93m, que tambémvemdeempréstimo,só que do Cruzeiro. Ferreira fica! A renovação de Fábio Ferreira por parte do Criciúma estáconfirmada,pelomenos por conversa. O Diretor de Futebol,CarlosKilafaloucom

Camisa 10 Continuando a falar da Portuguesa e da CBF, após receber esta proposta, a Portuguesa apresentouadeclaraçãodaCBFaoMinistérioPúblico,ondeomesmovaitomarasmedidas cabíveis... Ou não. Estamos no aguardo para ver até onde vai esta novela.

oatleta,noqualamboschegaramaumacordo.Sófalta assinarocontrato! Tigre vence Figueira Destavez,foradecampo. O meio-campista Maylson, do Figueirense, tinha proposta de dois times, e um deles era o Tigre. O atleta optou por defender a camisa tricolor. No time da capital, fez 39 partidas e anotou 15 gols. Assim como outros

jogadores, só falta a assinatura do contrato. Já tem data O Criciúma vai disputar seuprimeirojogonaCopado Brasil no dia 19 de março. O Tigre irá pegar o Londrina (PR). O jogo de ida acontecerá às 19h30min no Estádio Café, em Londrina, enquanto a volta será no HeribertoHülse,nodia9deabril, nomesmohorário.

Campeonato Catarinense Nesse domingo, 26, o Criciúma vai fazer seu primeiro jogo oficial no ano. O Tricolor irá enfrentaroJoinvillenarodadadeaberturadoCampeonatoCatarinense.Ojogoacontecerá na Arena Joinville, às 17h, e você pode acompanhar todos os lances pela Rádio Guarujá AM960.

Equipes catarinenses Ocamisa 1 do Figueira, TiagoVolpi, foi recebidocomeuforia pelo torcedor presente no Orlando Scarpelli. O goleiro disse que voltará para a Série A com “sangue nos olhos”, dando muita confiança aos torcedores Alvinegros. O time enfrenta o Brusque pela primeira rodada do Campeonato Catarinense. OtécnicoGilmarDalPozzovaimoldandoaospoucosotimequeirájogar comoJuventusnaprimeirarodadadoCampeonatoCatarinense. Algumas confirmações são de Rodrigo Gral e Roni no ataque e Dedé e Wescley no meio-campo. O Verdão do Oeste joga sábado, 25, às 19h30, no estádio JoãoMarcatto. O palco para a partida entre JEC e Tigre está quase pronto. Alguns detalhesforammudadosnaArenaJoinville,comomaiorespaçonoestacionamento para o time visitante, novas bilheterias e, principalmente, a distânciadatorcidaadversária. A estreia do atacante Héber no Campeonato Catarinense deste ano deve ser adiada. O atleta sofreu uma lesão no joelho direito. O médico do clubedeuprazode10diasparaarecuperação,ficandoforadojogocontra o Atlético de Ibirama, às 17h, em Ibirama.

peonatoBrasileiro.Façanhasquefazemo“adeus”teralgode satisfaçãopelotrabalhodesempenhado.

Pronto para a estreia

OlhaAmigos...

Baderneiros estão à solta! A justiça mandou liberar os 17 que brigaram na Arena Joinville, na última rodada do CampeonatoBrasileirode2013,napartidaAtléticoParanaense x Vasco. Isso quer dizer que, estes mesmos caras que colocaram a vida de muita gente em risco naquele fatídico dia, poderão livremente voltar a assistir aos jogos de futebol. Olha! Estamos em ano de Copa do Mundo e será que a justiça não poderia usar como exemplo este fato e começar a provar que, neste país, existe Estatuto do Torcedor e que temos que cumprir? Bom... Aqui nem o campeonato do ano passado ainda terminou porque querem proteger alguém.

Mudanças no departamento de futebol

Elenãoentrouemcampo,masvestiuacamisadoCriciúma e deu o sangue. Após quase dois anos no Heriberto Hülse, MarcusViniciusBeckLimadeixaoclubeeocargodecoordenador de futebol. Ao longo do período em que esteve lá, contribuiuparaqueaequipeconquistasseosobjetivos.Com ele,o“Carvoeiro”conquistouacessoàprimeiradivisãoantes doprazoestipulado,voltouaconquistarumtítuloestaduale, oúltimoobjetivo,garantiuapermanêncianaSérieAdoCam-

O Tigre estreia neste final de semana no Campeonato Catarinense em defesa do título do ano passado. O primeiro confronto do Criciúma será neste domingo, 26, contra o Joinville na Arena. Com novos contratados, nova comissão técnica e equipe melhor do que a do ano passado, o time promete muita luta já na estreia. E você acompanha tudo na Rádio Guarujá, direto da “Manchester Catarinense”.

Equipe pronta e de volta ao trabalho

Nestedomingo,26,aequipedeesportesdaRádioGuarujá voltaaotrabalho.Paracomeçarbem2014,Amarildo Telles, Joel Werneck e Amilton Becker viajam a Joinville para a aberturadoCampeonatoCatarinense.Animaçãoeemoção nãovãofaltarnesteanonofutebol.Tambémquemestácom tudoéRodrigoRossi,queestarácomaqueleplantãoesportivo, a partir das 15 horas, que só ele sabe fazer. Também fazempartedaequipedeesportesdaemissoraRangelQuaglioto, como repórter, Veroni Henrique, como técnico de externa,BrunoBernardoeIagoTellesnasonoplastia.Sintonize amelhor!SintonizeaRádioGuarujá960AMnoseurádio.

Calendáriodefinido

A Fesporte (Fundação Catarinense de Esportes) concluiu edisponibilizouocalendáriodeeventosdafundaçãoparaa temporada 2014. Ter com antecedência as datas e os prazos legais dos eventos para melhor planejamento é uma reivindicaçãoantigadosmunicípios.

Confira as datas: 7º Jasti (Terceira Idade) – 12 a 17/5 – Canoinhas 10º Parajasc – 25 a 31/5 – Chapecó 54º Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) – 15 a 25/11 – Itajaí Etapas regionais: 10 a 15/10 (Joaçaba e São Ludgero) 17 a 22/10 (Seara e Pomerode)

Casa pronta

O estádio Beira Rio, do Internacional, está com os trabalhosdereformapraticamenteconcluídos,enopróximodia 29, já estará pronto para receber a partida do Colorado contra o São Paulo do Rio Grande, pelo Campeonato Gaúcho de 2014. Parabéns aos colorados pela nova casa. Ficou linda.

De bar em bar

Lembram-se daquele restaurante que cada vez que o Grêmionãovenciaseusjogos,amedalhaeravirada.Poisé! Neste período de recesso do futebol, a medalha sumiu. E percebiquenoúltimosábado,18,láestavaeladevoltapenduradaelindacomsuastrêscores:azul,brancaepreta.Mas, nodomingo,19,nofinaldatarde,novamenteelavoltouaser virada. Pois o Tricolor, logo na estreia, já perdeu de novo. Olha,amigoVenâncio,nestefinaldesemanaestáchegandoa “CarteiraColorada”paraosenhorassinarevirardeveztorcedorcoloradoe,assim,parardesofrer.Abraço,amigo! A gente se encontra nos caminhos do esporte! Amarildo Telles é narradoresportivoecomunicador pela RádioGuarujáAM960


Jornal HOJE!, sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Sucesso

Sucesso total a 6º edição da Vindima Goethe. Com certeza de todos os eventos foi o mais organizado e atrativo. A cada ano, podemos ter a certeza de algo maior e melhor.

Mobilidade humana e urbana

OprocessoderevitalizaçãodealgunsespaçosnacidadedeUrussanga vem sendo de grande importância e algo que rejuvenesce a cidade dentro da história. Outro fator importantíssimo é a pavimentação em diversos trechos, seja ela asfalto ou não. Fica a dica para este ano de 2014:abuscaderecursospara,quemsabe,umapadronizaçãodascalçadas de nossa cidade. Mais de 80% estão muito mal conservadas e se padronizássemosseriaalgobonitoeorganizado,assimcomotodaacidade turística se propõe a ser.

Em cima do laço

Se o vice-prefeito, Luiz Henrique Martins, o Cuíca tiver pretensões de seguirnacandidaturaaDeputadoEstadual,estáquasechegandoahora de começar os trabalhos de cair na estrada em busca de votos. Lembrandoqueesteano,devidoaCopadoMundo,campanhaficaumtanto quanto reprimida, pelo evento maior do futebol mundial. De vereador a vice ou prefeito Se Luiz Henrique Martins for concorrer a uma cadeira no legislativo catarinense,quemassumeseupostoéoPresidentedaCâmaradeVereador,Marquinhos,SenesteperíodooprefeitoJohnnyFelippeseausentar, o bairro do Rio América terá o seu presidente de bairro e vereador como prefeito municipal.

Cada um no seu quadrado

Achoqueseriainteressantequandotiveralgumevento,queoprefeito Johnny deixasse a sua Assessora de Imprensa, Karla Ribeiro, seguir o protocolo ou conversar minutos antes para definir quem sobe ou não. Porque é tal de chama “fulano”, chama “beltrano”, mas fora essa gafe, tudo está certo.

Ritorno

Parecequeomaioreventodeinvernodanossacidade,oCarnavalde Inverno,podevoltarparaaSociedadeRecreativaUrussanga.Depoisde perder o brilho e glamour que em um passado recente trazia o título de melhor carnaval de inverno da região, a festa pode fazer um “ritorno alle origini” e voltar para onde nunca deveria ter saído. Esperamos que a organização seja compatível com a ideia.

Vamos aplicar as leis?

Com o forte calor que está se fazendo em toda a região, na cidade de Urussangaalgunsproblemasvemsetornandorealidade,mesmodepois de muito se questionar. Com alguns terrenos baldios completamente abandonados,animaispeçonhentoscomeçamaservistosemplenaluz do dia na zona central.

E a Festa do Vinho?

Com início do ano de 2014, um ano repleto de atividades, a cidade de Urussangavoltasuasatençõesparaaorganizaçãoda15°FestadoVinho. De 6 a 10 de agosto no Parque Municipal Ado Cassetari Vieira. Com a Comissão Central Organizadora formada um ano antes do evento, a festaprometeabalarasestruturas.Comaterceirizaçãodosshows,que confirmadoapenasocantorLuanSantana,acidadecomeçaasepreparar. Capital Inicial, Só pra Contrariar e Armandinho,este último comum show gratuito, vão movimentar a cidade do bom vinho.

Vai feder

Falando em Parque Municipal, coisa grande está sendo revivida com relação aquele espaço. Segundo informações, poderá abalar o sistema territorial central de Urussanga. Setor de tributos e executivo a par da situação.

Reformageral

Quem for a Prefeitura de Urussanga vai ver uma reforma estrutural para melhor atender a população. Finalizando as obras de estrutura começará nos secretariados. Mudanças, neste mês de fevereiro, vão acontecer como anunciamos ainda no ano de 2013.

Urussanga no comando

O Cemitério São José, da cidade de Orleans terá a administração gerida por urussanguenses. Pessoas conhecidas e que já atuaram de forma acentuadaemnossacidade.

17

Creche do Bairro Corridas tem data para inauguração No dia 29 de dezembro de 2012, a Escola de Educação Infantil do Bairro de Corridas deveria estar sendo inaugurada. Porém, com quase dois anos de atraso e mais de R$ 1,2 milhões investidos, a realidade de centenas de pais que buscavam um local com qualidade de ensino e adequado para deixarem seus filhos parece se tornar a cada dia um sonho mais presente. O coordenador de governo da cidade de Orleans, Valmir Felisbino, deu uma boa notícia, através dos microfones da Rádio Guarujá, as centenas de famílias que esperam por uma vaga na creche do BairrodeCorridas,nacomunidade deNovaOrleans. Felisbinogarantequeaobraserá entregue antes do final do primeirosemestrede2014.“Anossapretensão é até um pouco grandiosa no sentido de que a gente quer fazer a entrega desta obra, provavelmente, ainda no mês de fevereiro”. Ocoordenadorressaltaque94% da obra estão concluídas. “O que está faltando é a parte de preventivo, bombeiro, parte hidráulica, então, são detalhes que estão faltando para concluir a obra”.

Cicloturismo

Uma colônia de férias está sendo realizada na comunidade para suprir a necessidade das famílias que precisam de um local adequado para deixar seus filhos. “Estão sendoatendidospermanentemente, desde o dia 2 de janeiro, cerca de 150 crianças em uma creche que alugamos”. No mês de dezembro de 2013, a Secretaria de Educação realizou a contratação de ACT que serão remanejados para atender a demandadacrechenobairrodeCorridas.

Concurso público será realizado em Orleans Felisbino também garante que um concurso público será realizado para a contratação de professores. “Esse ano, no mais tardar, anoquevem,omunicípioirárealizar concurso publico, até porque essasvagasremanescentessãoem caráter temporário”. Neste sentidocaracterizarávagaspermanentes,Felisbinocompleta.“Sendoassim, o município terá que procedercomumconcursopúblicopara preenchimentodessasvagas”.

No oeste do Estado de Santa Catarina, existe o Vale dos Europeus, reunindo, em uma viagem, adeptos da regiãoatrilhardebicicleta,carroouatémesmoapéasencantadoraspaisagensdaquelesmunicípios.São300 km de belezas naturais, hotéis, pousadas e restaurantes estruturados e que mostram que turismo vai muito alémdoqueosolhoscompreendemaquinaBenedetta.Porqueemnossaregião,nãocomeçamosaexplorar o clicloturismo? Adeptos da prática de ciclismo, seja competitivo ou passeio vêm de várias partes prestigiar nossos encantos, porém sempre organizados com o apoio de todos, menos da administração pública. Não estou falando apenas desta administração, falo de todas, pois sempre foi procurado e nunca passou de um “tapinha” nas costas. Ideias são sempre apresentadas, agora compete ouvi-las, estuda-las, projetá-las e executa-las, até porque existem setores para isso e afirmo: tem como aplicá-las.


18

Jornal HOJE!, sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Dicas para 2014 A lista a seguir é criação do jornalista Ramires Linhares. Quem de nós, de quando em vez, não precisa de novos propósitos?Vejamos: 1-Vivacadadiacomosefosseoúltimo,mascomacertezadequenãoseja. 2-PonhaseusproblemasnasmãosdeDeus,masajudeDeusaresolvê-los. 3- Adquira o hábito de ler bons livros e ouvir música, porém, música dequalidade. 4–Troqueapaixãoquemorreuporumapaixãoqueestácomeçando. 5 – Use mais o jeito do que a força. 6-Arrisque-seaescreverumpoemaouumlivro,mesmoquesimples. 7 – Não tenha medo de parecer bobo. 8 – Se você perder a parada, saia sem ressentimento e parta para outrosonho. 9 – Distribua mais elogios e também faça por merecê-los. 10 – Faça exercícios ao ar livre. 11 – Descarte as coisas que não usa mais. 12 – Não compre fiado, nem pague juros. 14–Digadevivavoz“euteamo”àspessoasdequemvocêrealmente goste. 15 – Desenvolva interesses não econômicos. 16 – Passe mais tempo com as pessoas da família. 17 – Ajude uma pessoa que você viu pela primeira vez e nunca mais vaivê-la. 18 – Faça um check-up de vez em quando. 19 – Não queira mais músculos do que cérebro. 20–Desenvolvahabilidadesnovasepelomenosumatotalmenteinútil. 21 – Cuide melhor de seu lixo. 22 – Faça algum trabalho voluntário. 23 – Não aceite nenhuma forma de humilhação. 24 – Inclua seus pais ou avós, se ainda os tiver, em alguma atividade recreativa. 25 – Viaje sempre que possível. 26 – Não faça hoje o que deve ser feito amanhã. 27 – Não venda suas férias, sua dignidade, sua bicicleta... 28 - Vote como quem conserta um vazamento. 29 – Critique pessoas públicas se merecerem e elogie se também merecerem. 30 – Viva para ser alegre e feliz.

Superar é importante

Àsvezestudoarrasa,tudomachuca,nosfazsofrer.Então,éimportantíssimo saber que cada dor, cada decepção, é incrivelmente necessária para o nosso amadurecimento. Apesar de difícil, superar é importante, pois cair é humano e levantar-se é divino.

Para refletir

Jamais desesperes, mesmo perante as mais sombrias aflições de sua vida,poisdasnuvensmaisnegrascaiágualímpidaefecunda.

Família acusa médica por negligência Menina de três meses morreu após buscar diversas vezes atendimento na Fundação Hospitalar Santa Otilia Dor, tristeza e indignação. Estes são os sentimentos dos familiares da menina Maria Gabrieli Pacheco, de três meses, moradora do Bairro Lomba, em Orleans e que faleceu na última segunda-feira, no Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Tubarão. As causas da morte, conforme consta no Atestado de Óbito, foram parada cardíaca, insuficiência renal aguda, desidratação e infecção bacteriana intestinal. Segundo relatos da tia da criança,AndrezaPacheco,houvenegligênciaporpartedamédica,Isabela Bussolo, que atendeu a criança. “Minha cunhada levou a menina váriasvezesàFundaçãoHospitalar Santa Otília e recebeu sempre o mesmodiagnóstico,aindadisseran quenãoeraprecisosepreocupar”. Mas,comopassardosdiasedas idas e vindas ao hospital, a criança permaneciacomomesmoproblema. Até que na última sexta-feira amãeresolveuiratéoSantaOtilia para tentar resolver o problema. “A mãe da criança pediu para a médica encaminhar para outra cidade,masamédicaachoumelhor não,poisapenassetratavadeuma simplesdiarreiaedissequeoutros nãopegariamumcasodestes”,afirmouatia. Passadoofinaldesemana,acriançapermaneciacomosmesmos sintomas de diarreia. “A mãe da criançaficouofinaldesemanatodo dando a medicação, mas, por fim, ameninajánãoaceitavamais”.Na segunda-feira, a volta ao hospital foiinevitável.“Elafoiatendidapela mesma médica que prescreveu um antibiótico para cortar a diarreia dela, e que ela poderia voltar para a casa e continuar dando soro”. Afamília,desconfiadadodiagnóstico da médica orleanense, foi até o Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Tubarão. Lá o diagnósticoassustouafamília.“Opediatra olhou para a menina e disse que o caso era muito grave. Mandou ela direto para a UTI Neonatal”. Apósodiagnóstico,anotícia.“Os médicosdaUTIexaminaramamenina e disseram que não teriam maisoquefazerpelaMariaGabrieli.Foramrealizadostodososexameseprocedimentosnecessários,

mas o caso dela já estava muito agravado”. No decorrer do tempo as notícias pioravam ainda mais. “Umasduashorasdepoisveioainformaçãodequeelaestavacomo intestino totalmente tomado por bactérias, gerando uma infecção bacteriana, e que não havia mais nadaoquefazer”,lamenta AndrezaPacheco. Segundoamãedacriança,Tatiane Pacheco Martins de Souza, os médicosqueatenderamamenina Maria Gabrieli em Tubarão relataram que o diagnóstico teria que ser feito pelo menos no segundo dia do problema. “Eles disseram o normal seria a criança passar apenas um dia com os sintomas de diarréiasemexamesmaisprofundos. Vocêtemqueverdeondeestávindoissoenãopassarumasemana” relata Tatiane, que completa: “Os médicos disseram que isso não poderia ter acontecido”. Mobilização Uma passeata foi marcada para a quinta-feira (23) em protesto à possível negligência médica ocorridonaFundaçãoHospitalarSanta Otilia. A saída esteva prevista para as 19 horas, em frente ao Cemitério Municipal São José, dirigindose até em frente ao hospital. “Nós queremos respostas, queremos justiça. Não queremos que a morte da Maria Gabrieli seja apenas maisuma”,afirmaatiadamenina.

Hospital apura os fatos Em contato com a direção da FundaçãoHospitalarSantaOtilia,a enfermeira-chefe Cristiani Vavassoriressaltaquetodasasprovidênciasserãotomadasparadescobrir os fatos que levaram a morte da menina. “Estamos averiguando tudo o que aconteceu, tenho todas as fichas em mãos. Conversaremos com os médicos que atenderamameninaaquiparaavaliara condutamédica,tambémconversaremos com os médicos do HospitalNossaSenhoradaConceição”. Cristiani ainda ressalta que a Fundação Hospitalar Santa Otília está disponível para qualquer esclarecimento à família. “Queremos esclarecer que deixaremos a família bemàvontadeparaprocurarnossohospitalparamaioresesclarecimentos de tudo isso que aconteceu, para tirar todas as dúvidas. É também de uma questão de acolhimento para a gente estar sempre melhorando” conclui a enfermeira-chefe. Medidas serão tomadas Com a outra criança no colo, a mãe Tatiane chorava durante a entrevista ao lembrar-se da filha que faleceu. A família acionará o Conselho Regional de Medicina e um Boletim de Ocorrência será confeccionadonadelegaciadaPolicia Civil. Texto: Rangel Quaglioto


Jornal HOJE!, sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

19

♦ Acontece

O 12 Desafio Litoral Sul – Rincão/Farol de Santa Marta e Farol de Santa Marta/Rincão de Mountain Bikeestá confirmado para o próximodia26,comsaídaechegada,noBalneárioRincão,passandopelas praias de Esplanada, Campo Bom, Arroio Corrente e Farol. O percursode120quilômetrosseráfeitopelaestradadechãoenãopelaorla.

♦ Em Campo Bom

Neste sábado, 25 de janeiro as 20h é realizada a tradicional missa carismática com o Pe. Avelino na praia do Campo Bom, próximo ao Bar do Tono. Vale a pena conferir, é emocionante, um verdadeiro show!

♦ Farol Shopping

Com a presença diária de clientes das cidades vizinhas de Orleans, Braço do Norte, Criciúma, Laguna, Imbituba entre outras, o Farol Shopping entra em 2014 com motivos a mais para comemorar. No ano de 2013 foram registrados mais de 6,1 milhões de visitantes, numero recorde desde sua inauguração em 2006.

Destaque

A promotora de justiça, a orleanense AnaluLibrelato Longo, seu esposo Marcelo e sua filha Guilherminacurtindo os ares da Praia do Mar Grosso em Laguna.

♦ Festa do Camarão

Será dia 14, 15 e 16 de fevereiro a tradicional 15º edição do Festival do Camarão na cidade de Imbituba. A festa contará com shows nacionais com Gabriel Valim, Tchê Garotos e Pixote, com entrada franca.

♦ Fica a Dica

Para manter a elegância sempre: Respeite seu corpo, pode acontecer de você achar uma peça linda e ela simplesmente não ficar bem em você; Respeite seu gosto, em relação a cores dá para ser flexível,semabrirmãodobomsenso;Invistaemacessórios poiseles garantem o enriquecimento do seu look; Saia sempre arrumada é questão de cortesia e por fim, Pare de reclamar, ninguém quer ouvir sóproblemas,atéporquetodostemosseus...Bomhumoréprimordial em questão de elegância.

Em evidência

OdelegadoregionaldeCriciúma Dr. Jorge Koch não mede esforços frenteaoexaustivotrabalhonesta épocadoano.

♦ A onda é detox

Elegantes

Nadia e José Carlos Spricigo, Michele e Dr. Arcangelo Librelato e Eva e AloirLibrelato abrilhantam a coluna desta semana.

O aliado na hora de enxugar as gordurinhas adquiridas nas férias, vem agora em versões mais práticas que os demorados sucosque tanto complicavam a vida de muitas mulheres. O detox pode ser encontrado em cápsulas e também em pó, com a mesma promessa dedesintoxicaçãodoorganismo.Será?

Em Férias

A vereadora do PSD Elisabete MenegassoBagio, junto da família passaasmerecidasfériasemCampoBom–Jaguaruna.

Nova Mesa

Direto da Italia

A bela orleanense Cheila Oliveira que reside a cinco anos na Itália, em fériasnoCampoBom.

Bastante eclética a mesa diretora da Câmara de Vereadores de Orleans em 2014 é composta pelos vereadores Mário Coan, AngelaBratti e Christian Berger.


20

Maiô e body Queomaiôebodyvoltaramcom tudojánãoémaisnovidade,inclusive já contei aqui para vocês, só que há um modelo especial que está aparecendo nas fotos das famosasfashionistas.ThassiaNaves, Helena Bordon e Lalá Noleto já apostaramnobodymangalonga. Mesmocomamangacomprida, dá de aderir no fim de tarde ou aindaemumdiamaisfriozinho.Fiquem atentas que é tendência de inverno também e chegará à Loja ObraPrima! Inspire-se e garanta o seu.

Jornal HOJE!, sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Maxi colete está bombando Atualmente a moda é dos “maxis”, não é mesmo? Maxi colar, maxi brinco, maxi blazer e… maxi colete! A tendência do momento é essa, colete esticado, estilo peças boyfriend. Para começar, já tem uma novidade boa: pelo fato de alongarem a silhueta, os coletes aparentemente emagrecem, uhul! Trazidos do guarda-roupa masculino, eles são versáteis e combinam com tudo, mas se preferir deixá-lo mais feminino use um cinto para ajustá-lo ao corpo. As blogueiras os nomearam como “a nova jaqueta” onde o modelo que mais aparece é o corte quadradão. Osdepelesãoideaisparaoinvernodasregiõesdopaísquedispensam casacosmaispesados,ondedeixamolookmuitomaisestilosoechique.

Obra Prima – Sale Atenção, mulherada, a loja Obra Prima continua na promoção! Descontos de até 50% da loja. Tem muita coisa! Roupa, acessórios, calçados...Aproveite!


Jornal HOJE!, sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Institucional

21


22

Jornal HOJE!, sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Verão

Sensação térmica da região fica entre 45ºC e 60ºC A pescaria do Chiquinho (Esta cena foi presenciada por mim em Laguna durante este verão de 2014) O Chiquinho a que me refiro, é o também conhecido como ‘Chiquinho da Mariza´, irmão do Tadeu, do Guido e do Beto, todos meio ‘branquelos´, batizado como Francisco e que difere dos demais irmãos justamente pela baixa estatura e pelo tipo de cabelo, pretos e encaracolados. No ‘frigir´ dos ovos, ou, a bem da verdade, Chiquinho só pode ou deve ser comparado aos irmãos num único detalhe: a capacidade de todos em ‘pilotar´ um bitrem por este Brasil afora e o que é melhor, sem escolher o tipo de estrada! Consta que numa ocasião, Chiquinho, fanático torcedor do Flamengo, de caminhão e em uma das principais ‘artérias´ da cidade do Rio de Janeiro, ao se deparar com uma carreata do Mengão indo em direção ao Maracanã, pediu uma bandeira emprestada, misturou-se à ela, abriu a buzina e fez aquele estardalhaço! ‘Os ca...cariocas gostaram u...uma bar...baridade!´ - revelou com uma certa ‘gagueirazinha´, coisa der nascença. Por outro lado, acontece o seguinte: criado desde a mais tenra idade na Praia do Mar Grosso, Chiquinho aprendeu a ‘tarrafear´ de dentro d´água como ninguém, que o digam a quantidade de enorme de gordinhos e peixes-rei, principalmente estes, ano após ano, que se tornaram vítimas de sua impediosa malha, proporcionando-lhe, claro, mais que portentosos ‘fritos´. Daí, então, que neste ano de 2014 a coisa não poderia ser diferente: ‘armado´ com sua mais que caprichada tarrafa de 14 braças, chumbada toda certinha - há quem diga que Chiquinho cuida mais dela do que de sí próprio - lançou-se ao mar e logo na primeira investida acabou por laçar nada mais, nada menos que um ‘robalo´ de, mais ou menos, uns 30 cm de comprimento. Pronto! Ao invés da alegria, veio a tristeza para o Chiquinho. É que ‘robalo´, valente que é, com suas fortes cabeçadas, embora tenha sido capturado, tratara de provocar uns quatro, cinco ‘rombos´ na malha da impecável tarrafa deste nosso ilustre pescador. ‘Me...melhor se não ti...tivesse pego nada!´ - desabafou. De minha parte, confesso que cheguei a ficar com pena do Chiquinho. ‘Vai pegar mais o quê?´, pensava eu, tratando de botar a minha ‘magrela´ de novo em movimento. Todavia, porém, como dizem ser a esperança a última que deve morrer em qualquer situação adversa, no dia seguinte encontro o Chiquinho todo sorridente e logo dizendo: ‘Ô, Xilinho! Deee...depois que tu saiu, dei mais umas dez taaa...tarrafadas e numa delas, aaa...acabei pegando 32 paaa...paratis, um peee...peixinho que se parece com a taaa...taiotinha, não tem?´ E eu: ‘É, Chiquinho, claro que tem! No tempo que pescava, eu também era teimoso uma barbaridade!´. . Então, deu, né?

De acordo com Marcelo Martins, o fato de a região ser temperada e as massas de ar seco promovem tal sensação O meteorologista do Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais de Hidrometeorologia de Santa Catarina) Marcelo Martins foi consultado pelo Jornal HOJE! e explicou porque Orleans e localidades próximas costumam ter temperaturas tão elevadas nesta época do ano, e ainda informou que a sensação térmica da região fica entre 45ºC e 60ºC. “A região de Orleans está localizada no nível médio do mar, não é tão alta, o que é uma das explicações. Além disso, existe a questão geográfica.Essaéumaregiãotemperada e as massas de ar seco fazem a temperatura subir. A sensação térmica fica entre 45ºC e 60ºC”, informa Martins, que tambémressaltouqueasensaçãoacaba sendo maior pela alta incidência de raios solares em locais poucoarejados. O Ciram também informou que a última quarta-feira, 22, foi o dia mais quente do ano em Santa Catarina.Deacordocomocentro,as temperaturasregistradasemsombraeemlocaisventiladosultrapassou a marca dos 35ºC em todo Litoral e também na região do Vale doItajaí. Com o alto IUV (Índice de Radiação Ultravioleta), o Ciram recomenda cuidado especial, como o uso de protetor solar, chapéus e a ingestãodemuitaágua. Quaisascidadesmaisquentesdo Estado, com temperaturas mais altas em relação à média mensal? 1º - Itapiranga (32,2ºC), no Ex-

Orleans e região têm registrado temperaturas acima dos 40ºC nas últimas semanas

tremo Oeste, é a mais quente; 2º - Blumenau (31,7ºC), no Médio Vale de Itajaí; 3º - Orleans (31,7ºC), no Litoral Sul; Quaisascidadesqueregistraram as temperaturas mais altas no Estado? 1º - Orleans, no Litoral Sul do

Xispa - O “veranista moderno”

estado com 44,6°C no dia 6 de janeiro de 1963; 2º - Urussanga, no Litoral Sul do estado com 42,2ºC no dia 3 de janeiro de 1949; 3º - Joinville, no Litoral Norte do estadocom42°Cnodia30demarço de 2002; *Dados da Epagri/Ciram


Jornal HOJE!, sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

23


24 Contra-Capa

Sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Hospital ainda busca respostas para falecimento de menina

Página 18

Entrevista

Ulisses Gabriel descreve alguns dos desafios que teve de enfrentar até se tornar Delegado Regional de Tubarão. Página05

Esporte

Catarinense integrante do grupo de atletas que representará o Brasil nos Jogos Olímpicos de Inverno garante lutar por bons resultados na Rússia. Página10

Cultura

Adayr Paulo André é o novo gerente de cultura de Orleans, e na nova função busca dialogar com asociedade Página12

Infraestrutura

Obrasdeasfaltamentoedrenagem em São Jerônimo, previstas emplanodegoverno,deverãoser aplicadas no começo de março. Página14

Jornal HOJE! - Edição 845  

Confira online a edição 845 do Jornal HOJE!

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you