2 minute read

Após ameaças, prefeitos ampliam segurança nas escolas

Garantir a segurança das crianças e profissionais da educação. Este tem sido o foco dos prefeitos, nos últimos dias, nas 12 cidades que compõem um consórcio de municípios da região oeste da Grande são Paulo, após os episódios de violência envolvendo escolas e creches pelo Brasil. Entre as medidas adotadas, todas as cidades optaram por reforçar a presença de agentes da Guarda Civil Municipal em frente às escolas. O primeiro a anunciar as medidas de segurança foi o prefeito de Osasco, Rogério Lins (Pode - mos). Ainda na quarta-feira (4), no dia em que houve o ataque à creche em Blumenau, em Santa Catarina, o gestor organizou uma reunião com representantes da GCM e Policias Militar e Civil. “Lamentavelmente, ocorreram casos de violência envolvendo escolas de outras cidades. Então, vamos fazer um trabalho preventivo”, disse o prefeito.

O prefeito de Jandira,

Além das rondas, prefeituras prometem ações de combate ao bullying e ao racismo

Henri Sato (PSDB), também realizou uma reunião com integrantes das forças policiais para reforçar o policiamento nas unidades. Além disso, o prefeito pediu a implantação do Programa Escola Mais Segura, que prevê ações pedagógicas com foco na cultura da paz e temáticas banheiro público de r$ 570 mil

Um total de R$ 570.283,39. Este é o valor que o prefeito de Santana de Parnaíba, Marcos Tonho (PDT), disponibilizará para a construção de banhei ro público em Alphavil le. A assinatura do contrato foi realizada em 15 de março e a medida tem causado polêmica em decor rência do alto custo do orçamento. Leia mais no QR Code. (VD)

Use o leitor de QR Code e leia a reportagem completa em girosa.com.br

No dia 15 de abril completará um mês que os deputados estaduais tomaram posse para os mandatos que se estendem até o final de 2026. Hoje, as cidades da região oeste possuem cinco parlamentares que, juntos, apresentaram 34 indicações na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) até quartafeira, 12 de abril, segundo o portal da Alesp.

Cotia

Rogério

O campeão de documentos protocolados é o deputado Gerson Pessoa (Podemos). No total, são 28 proposituras,

AME, Carreta de Papanicolau entre outros, são os pedidos dos parlamentares sobre bullying, educação antirracista e respeito às diversidades.

Já em Barueri, a administração do prefeito Rubens

Furlan (PSDB) garantiu que 2 mil câmeras fazem a vigilância das 92 escolas da cidade. Leia a matéria completa acessando o QR Code.

Use o leitor de QR Code e leia a reportagem completa em girosa.com.br basti D ores

Creche perto da casa dos pais

Use o leitor de QR Code e leia a reportagem completa em girosa.com.br

Após algumas semanas de teste, o prefeito de Cotia, Rogério Franco (PSD), anunciou o retorno da mão dupla nas avenidas José Félix e São Camilo, ambas na Granja Viana. O gestor explicou que após alguns dias de teste foi constatado um prejuízo aos entre indicações e requerimentos. O segundo na lista é o deputado Gilmaci Santos (Republicanos). Confira os números dos demais deputados estaduais acessando o QR Code. (VD) comerciantes do bairro e, por isso, recuou na decisão. Leia mais no QR Code. (VD)

Use o leitor de QR Code e leia a reportagem completa em girosa.com.br

ProPostas. Documentos pedem ações na saúde, trânsito, entre outras intervenções

Segue em tramitação, na Câmara dos Deputados, o projeto de Lei 764/2023, da deputada federal Renata Abreu (Podemos), que propõe alteração nas leis 8.069/90 e 9.394/96, garantindo o direito de que a creche seja perto da residência ou local onde os pais trabalham. “É dever do Estado providenciar meios para que as mães deixem seus filhos em creches, enquanto estiverem trabalhando”, disse.

Use o leitor de QR CODE e leia a reportagem completa em girosa.com.br