1 minute read

Tecnologia otimiza a construção e garante obra sem desperdício

Hoje existem no mercado novas tecnologias de construção que otimizam tempo e, consequentemente, dinheiro na hora de construir. Apesar de terem um custo inicial maior, a rapidez na execução e o fato de não haver desperdício de materiais fazem com que esses sistemas se tornem muito mais vantajosos.

A arquiteta Deborah Collino lista as chamadas construções “secas”, destacando três sistemas que vêm ganhando espaço no Brasil: o primeiro deles é steel frame, muito popular nos Estados Unidos. O sistema utiliza estruturas de perfis em aço galvanizado e fechamento em placas cimentícias, ao invés dos tradicionais cimento e tijolos. “Entre as placas de fechamento, são utilizados materiais para aumentar o conforto térmico e acústico da edificação, o que a torna ainda mais sustentável por reduzir não só o resíduo de obra, como também o uso de aparelhos de ar condicionado na pós-ocupação da edificação”, explica. Conheça os demais sistemas de economia na construção acessando o QR Code abaixo.

Use o leitor de QR Code e leia a reportagem completa em girosa.com.br

ECONOMIA. Novos materiais possibilitam rapidez na execução das obras com quase nenhuma perda O

Apesar do custo, instalação de placas solares segue em alta

A instalação de placas de energia solar fotovoltaica, que já estava em alta, promete ficar ainda mais aquecida durante este ano. A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) divulgou que, logo nos primeiros dias de 2023, a matriz de ener- gia solar chegou a 23,9 gigawatts (GW) de potência instalada, tornando-se a segunda maior fonte de energia elétrica no Brasil. A expectativa da Absolar é de que a potência solar brasileira cresça em 10 GW durante este ano. Leia mais no QR Code. (ND)

Como ter uma iluminação perfeita e funcional

A iluminação é fundamental para o conforto de quem ocupa um espaço, seja ele um escritório, uma casa, um comércio, e também para a funcionalidade dos ambientes. Confira as dicas dadas pelo arquiteto Rogério Novakoski, docente na área de Design de Interiores do Senac Osasco. Além de ser um elemento decorativo poderoso, a iluminação é responsável pela valorização de mobiliários e outros objetos que compõem o ambiente. Por isso, um bom projeto faz muita diferença. Por exemplo, para destacar peças decorativas, devemos utilizar lâmpadas com foco direcionado. Um feixe de luz mais fechado pode destacar melhor objetos menores, enquanto um feixe mais aberto é recomendado para peças maiores. As luminárias mais adequadas para esse tipo de função são os spots, sejam eles fixos ou direcionáveis, e lâmpadas com refletores direcionados, como lâmpadas dicroicas, PAR ou AR. Na iluminação, coisas novas e funcionais estão aparecendo a todo o momento. Podemos destacar os perfis de led embutido. Leia outras opções acessando o QR Code. (ND)