Page 1

Jornal

Giro da Baixada

Distribuição Gratuita

Site: jornalgirodabaixada.com.br / Email- j.girodabaixada@gmail.com @jornalgiro Ano VI Edição LXXXIX - OUTUBRO/ NOVEMBRO 2017

Dia Mundial de Combate a Pólio Leia mais na página 04

Novo Hospital Regional de Itanhaém será referencia para mais de cinco municípios Leia mais na página 02

Qual a importância de um síndico profissional? Leia mais na página 05

/ fone: (13) 4106-0458


Ultimas Noticias

www.jornalgirodabaixa.com.br

Editorial

O desligamento do sinal analógico de TV na região está previsto para acontecer em 29 de novembro Muita gente chega numa certa idade e afirma em alto e bom som, estou velho para sonhar, estou velho para conseguir. Eu disse “numa certa idade”, porque isso vai depender de pessoa para pessoa. Já escutei alguém me falar que estava velha aos trinta, essa pessoa era eu mesma (sim, algumas vezes falei sozinha). Parece cômico, mas é trágico. Demorei muito para aprender que a idade não importa, a realização dos sonhos não escolhe os números que você carrega com você, escolhe aquele que faz por merecer e “arregaça as mangas” para alcançar o que quer. Conhecemos vários casos de empreendedores que começaram a ter sucesso depois dos quarenta ou até que começaram a fazer algo que realmente amavam depois dos cinquenta. Venceram este paradigma e conquistaram suas posições no degrau número 1, aquele no qual Ayrton Senna abria a champanhe e encharcava todos que estavam ali vibrando com a sua vitória. A história que hoje conto por aqui é a de Moisés (o líder da antiga nacão judaica), um homem sereno, uma parte da sua vida foi príncipe e em outra fugitivo, passou 40 anos no deserto e com 80 anos liderou a liberação do seu povo do Egito. Qualquer um diria, como pode um ancião ser protagonista de um épico? Pois bem, aqui lhe digo, a qualquer hora e a qualquer momento você pode mudar a sua vida e pode mudar a vida de várias pessoas, gerações e gerações e sem nunca perder o ávido querer, a ávida mirada. Diz a Bíblia que era Moisés da idade de cento e vinte anos quando morreu; os seus olhos nunca se escureceram, nem perdeu o seu vigor." Deuteronômio 34:7 Moisés viu o mar vermelho se abrir quando todos já nem acreditavam e já estavam cansados. Ele renovou sua fé e não desistiu, com determinação, acreditou foi valente, obediente e paciente, e atravessou o mar vermelho. Que sejamos como Moisés, aproveitando os ensinamentos do deserto e lutando pelos nossos ideais!

O desligamento do sinal analógico de TV na região está previsto para acontecer no dia 29 de novembro. “Além de agendar e buscar o kit em um dos pontos disponibilizados pela Seja Digital, é importante lembrar de realizar, o quanto antes, a instalação dos equipamentos porque o sinal digital já está disponível para todos”, reforça Gabriela Oliveira, gerente regional da Seja Digital. Esta semana, a Seja Digital atingiu o patamar de 70 mil kits gratuitos distribuídos para as famílias da região da Baixada Santista, inscritas em programas sociais do Governo Federal. A distribuição do kit gratuito, que conta com antena digital e conversor com controle remoto, é uma das missões da Seja Digital, entidade não governamental e sem fins lucrativos criada por determinação da Anatel para operacionalizar a migração do sinal analógico de TV para o digital.

Para saber se tem direito ao kit, a população deve ligar gratuitamente para o número 147 com NIS (Número de Identificação Social) em mãos ou acessar o site.

Programa realiza mamografias gratuitamente em mulheres a partir de 35 anos identidade e, caso tenha, o cartão do SUS e retirar uma das 50 senhas diárias que serão distribuídas a partir das 9 horas, de segunda a sexta-feira. Já para mulheres de 35 a 49 anos, o exame é possível com a apresentação do pedido médico, mesmo que seja da rede particular, além do RG e cartão do SUS. Aquelas que preferirem podem realizar o exame no sábado, das 9h às 13h, porém são distribuídas apenas 25 senhas. O resultado do exame estará disponível após 48 horas na própria carreta. Dependendo do resultado, a paciente fará o exame complementar de ultrassonografia também no local, em data ainda a ser definida e, em outros casos, também de acordo com o resultado da mamografia, a paciente será encaminha diretamente ao mastologista, no Ambulatório Médico de Especialidade (AME).

Leonardo di Morais:.

Jornal

Editor do Jornal Giro Gestor de Networking

Expediente:

Projetado para atendimento de média e alta complexidade, prédio incorpora soluções de sustentabilidade, como sistema de aquecimento solar

“Com o conversor e a antena digital instalados, até os televisores mais antigos podem exibir a programação da TV aberta transmitida pelo sinal digital, com qualidade de som e imagem semelhante à de cinema.”

Carreta itinerante 'Mulheres de Peito' começa a atender em PG

A Carreta itinerante do Programa Mulheres de Peito já chegou em Praia Grande. A equipe técnica está organizando os últimos preparativos realizar as mamografias gratuitas. O equipamento, do governo do Estado, que está localizado no Espaço Piaçabuçu, estacionamento anexo à Prefeitura, Rua José Borges Neto, Bairro Mirim, fica na Cidade até o dia 25 de novembro. Mulheres acima de 50 anos poderão realizar o exame de mamografia sem qualquer agendamento prévio: basta chegar ao local, portando documento de

Novo Hospital Regional de Itanhaém será referência para mais cinco municípios

Giro da Baixada

Editor e Diretor Responsável: Leonardo di Moraes Gestor Jurídico: Sérgio Ramos / Rita de Cássia Jornalista: Josué P. Carrapeiro MTB 49.228/sp Distribuição: Litoral Sul Express Me Tiragem : 10.000 exemplares distribuído mês Contatos: (13) 4106-0458 Whatssap: (13) 98809-7002 E-mail.: j.girodabaixada@gmail.com site: www.jornalgirodabaixada.com.br As Ideias assinadas refletem apenas os pontos de vista de seus autores, isentando o Jornal Giro da Baixada de qualquer responsabilidade sobre as mesma. O Jornal Giro da Baixada esclarece que não mantém vínculo empregatício com qualquer pessoa neste expediente. Todos estão apenas na condição de colaboradores.

O município de Itanhaém, no litoral sul de São Paulo, ganhou um novo hospital, criado para ser referência no atendimento de média e alta complexidade para mais cinco municípios da região. O Hospital Regional de Itanhaém foi inaugurado nesta segunda-feira (30) pelo governador Geraldo Alckmin. “Um grande dia, um hospital novo aqui em Itanhaém, um hospital regional, um prédio novo, instalações novas, equipamentos de última geração para servir à nossa população. Temos aqui o que há de melhor em termos de medicina, telemedicina e humanização”, disse Alckmin sobre o hospital que recebeu investimentos de R$ 66,5 milhões. A unidade incorpora soluções de sustentabilidade, como sistema de aquecimento solar, de reúso de água e utilização de lâmpadas especiais para economia de energia.

Com 12,9 mil m² de área construída, o edifício da nova unidade de saúde foi construído vizinho a um hospital já existente, que será revitalizado para servir de apoio e para abrigar o setor administrativo. Além de Itanhaém, o hospital vai atender ainda os municípios de Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Itariri e Pedro de Toledo. A capacidade inicial é para 119 leitos, mas esse número será ampliado gradativamente. “Nós fizemos a transferência (para o prédio novo) em tempo recorde. Já está em funcionamento e ampliaremos para 198 leitos, nós teremos quase 200 leitos, dobrando o tamanho do hospital já existente, enfermarias, heliponto, UTI neonatal, UTI de adulto, parto humanizado, maternidade de alto risco, uma grande conquista para toda a região”, disse o governador.

Prefeitura de Praia Grande é omissana fiscalização dos bailes do Mandela Protocolei uma representação no Ministério Público contra a Prefeitura de Praia Grande, em função da não fiscalização quando da realização de bailes funks (especificamente Baile do Mandela). A fiscalização preventiva é de responsabilidade da Prefeitura através das Secretarias competentes, inclusive, prevista em Decreto Municipal de autoria do prefeito atual. No município de Guarujá, por exemplo, a prefeitura daquela cidade pagará multa de R$ 100 mil cada vez que não impedir a realização de baile funk. Esses bailes são divulgados com antecedência nas redes sociais, o que facilita a fiscalização. Sou procurado por dezenas de famílias que reclamam da desordem que esses eventos provocam. A Prefeitura pode evitar a realização desses bailes por meio do poder de polícia administrativa que lhe é facultado. A realização desses bailes contribui para o aumento, significativo, das estatísticas de roubos de veículos, tráfico de entorpecentes, perturbação da ordem pública, consumo de bebida alcoólicas por menores a céu aberto, práticas sexuais e outros delitos. Coincidência ou não, o Soldado

Militar Willan Ribas foi covardemente assassinado no bairro Anhanguera, local onde recentemente vêm ocorrendo esses bailes. Se a Prefeitura de Praia Grande não tem competência para coibir a realização desses bailes, que efetive o convênio da Atividade Delegada junto à Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo. Assim, poderá contar com o apoio de policiais Civis e Militares para esse enfrentamento. Inclusive, no dia 15/02, estive reunido com o secretário Estadual de Segurança reivindicando exatamente esse convênio. O secretário respondeu que só depende do prefeito.

Alexandre Comin Vereador (PTB) em Praia Grande Contato: vereadordelegadocomin@camarapraiagrande.sp.gov.br


Saúde

www.jornalgirodabaixa.com.br

VACINAS BLANCO JUNTOS CONTRA A DENGUE Dengue é uma doença transmitida pelo mosquito AEDS AEGIPTI , ele carrega o vírus em seu intestino e saliva ,onde pica a pessoa e transmite o vírus através da saliva ,causando muito transtorno a pessoa contaminada causando muita dor no corpo ,cabeça, olhos, sem dizer na febre intermitente que nos causa .Nos impossibilitando de fazer qualquer coisa por mais simples que seja ,sem contar que podemos até ficar internado . A algumas maneiras onde podemos evitar esse tipo de contágio, como por exemplo eliminado os criadouros que água parada, onde os ovos do mosquito podem levar vários meses para implodir, essa é uma das maneiras de eliminar a dengue e temos também a vacina onde tem uma grande eficácia em controla essa contaminação. A vacina é feita em três doses sendo o intervalo de 6 meses, que previne infecção causada por 4 soro tipos de DENGUE: DN1, DN2, DN3, DN4 podendo aumentar a sua proteção contra a dengue, a

03

NOVEMBRO AZUL

eficácia na prevenção da doença é de 65,5%, na prevenção grave e hemorrágica 95%, e de internação é de mais de 80% (Dados da Sbim). Não deixe que esse mosquito te contamine previna-se eliminando o focos de criadouros e principalmente VACINANDO -SE. Vacina licenciada para as idades de 9 a 45 anos. Venham nos fazer uma VISITA. Fazemos parceria com as empresas ministramos palestras gratuitas, gesto vacinal e preços a combinar para qualquer tipo de vacina. Teremos o maior prazer em estar tirando dúvidas sobre vacinas. Para mais informações entre em contato conosco. 13 3395-0296 watts 98118-0084

Michelle Blanco Sanches Vacinas Blanco

Anualmente a campanha do Novembro Azul tem como objetivo informar a população sobre o que é o câncer de próstata. Um dos focos da mobilização mundial é incentivar os homens a manterem consultas de rotina com urologista. O especialista é capaz de realizar uma avaliação individualizada sobre o risco de desenvolvimento do câncer de próstata. O câncer de próstata é a doença que mais acomete o homem (excetuando-se o câncer de pele não melanoma), e a segunda causa de morte por câncer na população masculina, atrás apenas do câncer de pulmão. No Brasil, anualmente, mais de 61 mil pacientes são diagnosticados com a doença. "Infelizmente, hoje em dia dois em cada dez pacientes com câncer de próstata são diagnosticados em fases mais avançadas da doença, o que torna o tratamen-

to mais difícil", pondera o urologista Rafael Buta. Apesar da gravidade, a maioria das vezes a doença tem instalação e desenvolvimento lento. Nas fases iniciais o paciente não apresenta sintomas relacionados ao câncer de próstata, porém com o passar do tempo, o tumor cresce e pode ocasionar sangramentos, obstrução do jato urinário e dor na pelve. Em fases mais avançadas, as células malignas podem espalhar-se pelo corpo, causando lesões nos ossos, pulmões e outros órgãos. De acordo com o médico, a principal forma de prevenir o câncer de próstata ainda é com detecção precoce da doença. Exames iniciais como dosagens do PSA (sigla em inglês para Antígeno Prostático Específico) e o exame físico da próstata são fundamentais. "Quando a próstata sofre algum dano, seja ele decorrente de inflamação, infecção, crescimento

benigno ou surgimento de câncer, o PSA é detectado em valores mais altos no sangue", exemplifica Rafael. Caso o PSA e o exame físico estejam alterados, o urologista solicita uma biópsia da próstata. Nesse procedimento são retirados fragmentos da glândula e analisados pelo patologista. Somente assim é possível afirmar com certeza o diagnóstico de câncer de próstata. A partir dos 50 anos todo homem deve consultar um urologista regularmente para uma avaliação individualizada. Por meio desta avaliação inicial, que inclui analise dos fatores de risco, o médico define a periodicidade de realização dos exames. Caso o paciente seja negro ou tenha parentes de primeiro grau com história de câncer de próstata, o indicado é que a avaliação seja iniciada aos 45 anos fonte:/www.bonde.com.br

Nefro PG aumentará em 600% os atendimentos com habilitação do Ministério da Saúde Unidade de Alta Complexidade passa a ser referência em toda a Baixada Santista Praia Grande (Nefro-PG) recebeu habilitação do Ministério da Saúde. Na prática, a Nefro PG passará a ser referência regional no atendimento especializado voltado à prevenção, diagnóstico, consulta e tratamento de doenças renais.

A Unidade de Alta Complexidade em Cuidados ao Portador de Doença Renal Crônica e Terapia Renal Substitutiva de

A Nefro PG já está operando há aproximadamente um ano e meio e atende pacientes de Praia Grande. Atualmente, a Cidade está custeando o serviço sozinha e agora com o credenciamento e portaria do Ministério da Saúde

para o recebimento de recursos, o serviço será aberto para a Região . Estrutura – Localizada na Avenida Presidente Costa e Silva, nº 1.397, Bairro Boqueirão, a Nefro-PG conta com uma equipe altamente capacitada e titulada, com a formatação de multidisciplina composta por médicos nefrologistas (adulto e pediátrico), enfermagem, psicologia, nutrição e assistência social. A unidade é gerenciada pela Fundação do ABC. fonte:http://www.praiagrande.sp.gov.br/


04

Destaque

www.jornalgirodabaixa.com.br

24 de outubro: Dia de Combate à Poliomielite família Rotária e instrutores de Skate a criançada teve noções básicas de Skate e dicas de manobras. Foi uma manhã muito agradável.

Dia 21/10/17 o Rotary, Rotaract e Interact Clubs de Praia grande realizaram um evento na pista de Skate do Jd. Quietude de conscientização sobre a importância da Poliomielite na vida das crianças "End Pólio Now". Com apoio da Prefeitura Municipal de

Praia Grande, Surf Skate Brothers, Decathlon Brasil e Centro automotivo Marinas São Vicente. A comunidade teve a oportunidade de conhecer um pouco que o Rotary faz e o que significa "End Polio Now» Com a participação da

A Organização das Nações Unidas (ONU) definiu o dia 24 de outubro como o Dia Mundial da Pólio. É um dia para se lembrar de que a Paralisia Infantil é uma doença que ainda assola algumas comunidades pelo mundo. O Rotary Club Internacional tem como principal bandeira a erradicação dessa doença. Pólio Plus é um programa especial do Rotary Internacional ao qual foi dada a mais alta prioridade entre todos os outros programas até que a completa erradicação da poliomielite seja alcançada. A meta do programa Pólio Plus é a certificação da erradicação global da poliomielite. Após vários anos de envolvimento com atividades relacionadas ao combate à doença, o Rotary lançou o

3ª Rodada de Negócios Rotary Clube Praia Grande

programa Pólio Plus em 1985. Por mais de 20 anos, o Rotary tem conduzido o setor privado a contribuir a esta iniciativa. Hoje, o programa é reconhecido mundialmente como modelo de cooperação público-privada à conquista de uma meta humanitária. Em 1988 os rotarianos já haviam angariado US$ 240 milhões e mobilizado milhares de voluntários para colaborar em campanhas nacionais de imunização, e atividades de erradicação da poliomielite no mundo inteiro. Mais de dois bilhões de crianças em 122 países já estão imunizadas. A organização já contribuiu pelo menos US$700 milhões à campanha, valor que deverá chegar a US$850 milhões quando o mundo for certificado livre da pólio. Além de providenciar e ministrar as vacinas, o programa Pólio Plus inclui também

qualquer atividade diretamente ligada à erradicação da poliomielite, entre elas, apoio aos Dias Nacionais de Imunização, controle do vírus através de programas de vigilância, e vacinação de crianças vulneráveis a contrair a doença em lugares remotos. Inclui também a difusão da necessidade e benefícios do investimento de fundos adicionais para a erradicação da poliomielite entre os governos nacionais e outras possíveis fontes de financiamento.

Casal de governadores assistente Décio e Roseli Gloria

Workshop da CDL é realizado com sucesso, com o tema: “QUALIDADE DE ATENDIMENTO E FIDELIZAÇÃO”

Visando aumentar as vendas no comércio e serviço da região, com qualidade e conhecimento, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Praia Grande SP inovou mais uma vez. Com o apoio do Buffet Espaço Free e Jornal Giro da Baixada o CDL Praia Grande -SP realizou no último 25 de outubro, o workshop ministrado por Felipe Sanchez Cidral, com o tema : QUALIDADE EM ATENDIMENTO E FIDELIZAÇÃO:, formado em Administração de Empresas, proprietário da rede de pizzarias Kokimbos e Business Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching, Felipe Cidral pode transmitir a sua experiência de uma forma muito clara a todos empreendedores presentes em sua palestra. O Evento contou com a presença de mais de 120 empresários da cidade de Praia Grande e região, entre as autoridades e convidados e a imprensa local, que além de muita

informação de grande valia, para o conhecimento de todos, houve posse a novos associados, que também puderam participar de um grande e rico networking acompanhado de um delicioso coquetel oferecido pelo nosso anfitrião Buffet Espaço Free . É a CDL Praia Grande - SP "Fomentando a força da união".

Antônio Luiz de Sousa, presidente CDL Praia Grande (a direita) Felipe Sanches Cidral, empresário e palestrante (a esquerda)


Informações 05

www.jornalgirodabaixa.com.br

Faixa de pedestre: existe lei que pune quem não atravessar na faixa? Sim! Além das multas aplicadas às infrações cometidas por motoristas, motociclistas e condutores, existem penalidades para os pedestres que não cumprem seus deveres. Já falamos aqui no blog sobre as multas de pedestre, além dos direitos e deveres. Atravessar na faixa, utilizar passarelas, olhar para os dois lados antes de atravessar as ruas são algumas das obrigações dos pedestre. Eles também têm responsabilidade na qualidade do trânsito do qual são parte integrante. De acordo com o artigo 254 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), atravessar fora da faixa é considerado infração leve e uma multa pode ser aplicada. No entanto, a aplicação de penalidades aos pedestres desrespeitosos não é comum. Ta l v e z e s t e s e j a o principal motivo pelo qual tantos acidentes são provocados por pedestres que atravessam em local impróprio. O comportamento do brasileiro ainda não foi educado para cobrar a responsabilidade do pedestre, que muitas vezes prefere ignorar a faixa e passarelas para atravessar no meio de rodovias movimentadas sem nenhuma segurança. É importante lembrar que a faixa de pedestre garante segurança e prioridade ao pedestre ao atravessar uma via. Sendo que o motorista passa a ter obrigação de parar enquanto espera a conclusão da travessia. Se o pedestre estiver fora da faixa, a prioridade é do motorista, o que faz com que a pessoa assuma os riscos de sofrer um atropelamento e de causar sérios acidentes. Por que a lei não é aplicada?

Mesmo existindo para garantir a segurança do próprio pedestre, os mesmos não se sentem na obrigação de cumprir os seus deveres. Muito deste comportamento irresponsável deve-se à falta de implantação de políticas mais severas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), órgão responsável por elaborar as leis de trânsito. Se a lei fosse colocada em prática e as penalidades aplicadas aos casos de desrespeito, o pedestre poderia ser multado com 50% da multa de natureza leve, o que equivale a R$26,10. Mesmo com o valor baixo, o perigo de multa ajudaria na melhor conscientização dos transeuntes. Ve j a q u a i s s ã o a s infrações mais cometidas no trânsito brasileiro. O número de mortos As mortes por atropelamento são uma triste realidade que vem aumentando no Brasil. Segundo o Denatran, o Brasil registra uma média de 7 mil acidentes com morte por atropelamento por ano. Estas mortes correspondem a 25% do total causadas pelo trânsito no Brasil. O caso mais preocupante é o do estado do Rio de Janeiro. Ele contabiliza que 43,7% dos mortos no trânsito são pedestres. Entre os mortos, 78,7% eram homens, sendo que 59% das vítimas tinha até sete anos de estudo. 50% dos pedestres mortos no Rio em 2013 tinham mais de 50 anos, a mesma realidade de São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre. fonte:https://www.bidu.com.br/

Qual a importância de um síndico profissional?

Quando contratar um síndico terceirizado em vez de um morador? Esta dúvida costuma surgir em grandes condomínios. Admitir um profissional como este implica no aumento de custos, mas que podem resultar numa gestão mais eficiente para o condomínio. Na maioria das vezes, a contratação de um síndico profissional se dá pela ausência de interessados entre os condôminos em ocupar o cargo, seja pela falta de tempo ou por não quererem enfrentar o desgaste natural da função. A gestão de um grande condomínio requer um nível de dedicação elevado, o que termina por inibir o interesse dos moradores.

Gestão profissional A contratação de um síndico terceirizado apresenta algumas vantagens. A principal delas diz respeito à gestão profissionalizada do condomínio. Esses profissionais, em sua maioria, possuem experiência na resolução de problemas considerados recorrentes, agilizando assim sua resolução, e trazendo como resultado economia e melhorias para o condomínio. Outro ganho ocorre por conta da falta de vínculo com moradores e funcionários. O síndico profissional surge como uma figura “neutra”, isenta diante de possíveis disputas entre condôminos. Por ser um profissional contratado, o síndico terceirizado pode ser alvo de maiores níveis de exigência no que se refere ao desempenho. A avaliação de sua atuação tende a ter maior rigidez, já

que ele é remunerado para desempenhar a função. Destacase ainda o fato de que o síndico profissional cuida apenas da gestão do condomínio, não de questões relativas à cobrança de cotas e à contratação de pessoal – que continuarão a cargo da administradora.

Perfil desejado De acordo com Omar Amaute, diretor da Associação de Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo (Aabic), o síndico profissional necessita ter conhecimentos de legislação (trabalhista e cível), gestão de pessoal, administração, contabilidade, finanças e segurança. Não há uma formação específica para a função, porém algumas entidades – como o Portal Síndico Profissional – que oferece cursos voltados para a capacitação de síndicos terceirizados. O diretor da Aabic lembra que as responsabilidades do cargo crescem na mesma proporção do volume de recursos a ser administrado. Ele destaca que há condomínios cujo orçamento anual chega à casa dos R$ 10 milhões. Amaute diz que pequenos condomínios de alto luxo também costumam contratar síndicos profissionais, já que os moradores não dispõem de tempo nem interesse em ocupar a função.

Requisitos para contratação O síndico terceirizado deve ser contratado como pessoa jurídica. O condomínio faz um

contrato com a empresa do profissional, por tempo determinado. Para isso, pode contar com a assessoria da administradora, que ajudará na seleção dos candidatos e na análise dos currículos. Para evitar qualquer tipo de problema para o condomínio, a empresa do síndico profissional deve apresentar os seguintes documentos: Certidões atualizadas do INSS; Certidões atualizadas da Receita Federal; Documentação da Prefeitura (alvará); Certidões negativas de cartórios de protesto; Balanços que comprovem a saúde financeira da empresa. Cabe lembrar que a contratação do síndico profissional também deve ser aprovada pela assembleia geral. O contrato com o profissional deve estabelecer prazo de validade, funções que serão desempenhadas, carga horária e remuneração. Especialistas em gestão de condomínios ressaltam que a contratação de um síndico profissional deve levar em consideração aspectos como a disponibilidade de caixa do condomínio e a ausência de interessados pelo cargo entre os moradores. A chegada do síndico terceirizado, no entanto, exige por parte dos condôminos um acompanhamento constante do desempenho do profissional, que pode ser feito por uma comissão ou pelo conselho fiscal.

Novembro é mês de licenciar veículos com placa terminada em 9 Caminhões com final 6, 7 ou 8 também devem ser licenciados

Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) ao caixa bancário ou selecionar essa opção nos terminais eletrônicos das agências ou no internet banking.

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) alerta que agora em novembro é a vez dos proprietários de veículos com placa terminada em 9 e donos de caminhões com final de placa 6, 7 ou 8 realizar o licenciamento do exercício 2017. Do contrário, esses veículos não poderão circular a partir de 1º de dezembro.

Para receber o documento em casa, é só pagar mais R$ 11 do custo de envio pelos Correios. O motorista pode acompanhar a entrega do documento pelo portal, em “Serviços Online”. O licenciamento também pode ser feito presencialmente nas unidades do Detran.SP ou nos postos Poupatempo. O passo a passo completo do serviço está disponível no portal do departamento, na área de veículos.

Não é necessário ir às unidades do Detran.SP ou imprimir boleto para pagar o licenciamento, que custa R$ 85,24 para todo tipo de veículo. Basta informar o número do

Atualmente, o Estado de São Paulo tem mais de 28,9 milhões de veículos registrados. Independentemente do ano de fabricação, todos têm de ser

licenciados anualmente para poder circular nas vias públicas, uma exigência da legislação federal de trânsito. De olho no prazo O Detran.SP avisa os proprietários de veículos com um mês de antecedência do vencimento do licenciamento para evitar que o motorista trafegue de forma irregular e seja surpreendido em uma fiscalização. O alerta é enviado por mensagem de texto (SMS) e via push (notificação no celular). Para receber, basta se cadastrar no portal, informar o número do celular e autorizar o recebimento. A notificação push vai para quem instala o aplicativo de serviços do Detran.SP no smartphone. O app está disponível gratuitamente nas lojas virtuais Google Play ou Apple Store.


06

Variedades

www.jornalgirodabaixa.com.br

Votação para Top Destinos Turísticos é prorrogada

Giro Game

População tem até o dia 30 de novembro para ajudar PG a obter a premiação

População pode votar na Cidade até 30 de novembro, por meio dos endereços www.topdestinosturisticos.com.br ou www.votetop.com.br

Panetone de frutas cristalizadas 1 colher (chá) de sal 2 colheres (sopa) de manteiga 2 colheres (sopa) de gordura vegetal hidrogenada 1 xícara de leite 3 ovos 1 colher (chá) de essência de panetone 4 colheres (sopa) de vinho branco 200 g de frutas cristalizadas 100 g de uvas-passa sem semente 200 g de castanha de caju triturada Manteiga para untar Farinha para polvilhar Gema para pincelar

Jornal Giro da Baixada

Apoio:

Modo de preparo Ingredientes Rende: 1 panetone 3 colheres (chá) de fermento biológico seco 500 g de farinha de trigo 6 colheres (sopa) de açúcar

Preparo:20mins › Cozimento: 40mins › Tempo adicional:55mins descansando › Pronto em:1hora55mins Misture o fermento com um pouco de

farinha, água e açúcar. Cubra e deixe descansar por 15 minutos. Em um recipiente grande, junte todos os outros ingredientes, inclusive o fermento, exceto as frutas cristalizadas, as passas e a castanha. Misture tudo e bata até levantar bolhas. Se precisar, misture mais farinha. Cubra com um pano e deixe crescer por 40 minutos. Depois, junte as frutas cristalizadas, as uvas-passas, a castanha e misture bem. Coloque numa forma para panetone, untada e enfarinhada. Deixe descansar por meia hora. Enquanto isso, preaqueça o forno quente (220ºC). Faça um corte em formato de cruz no alto do panetone, pincele com gema e leve ao forno quente por cerca de 40 a 50 minutos.


www.jornalgirodabaixa.com.br

GIRO SOCIAL

07

‘GNI’ Venha fazer negócios conosco! Reunião de Negócios: um encontro semanal em grupos fechados para a indicação qualificada de negócios.

As rodadas de negócios são eventos com o objetivo de empresários apresentarem o seu negócio para outros empresários, assim formando uma rede de relacionamentos forte em nossa região, esses eventos são organizados pelo Jornal Giro da Baixada através do gestor de Networking, Leonardo di Morais com a visão promover esse networking fazendo assim com que seus clientes aumentem sua relevância na região e potencializando suas vendas. Além do aumento das vendas serem o foco, muitos empresários encontram nesses eventos outros empresários com a mesma visão de oportunidade fazendo assim uma fonte de fornecedores, novos cliente e até mesmo novos sócios para oportunidades nunca antes exploradas na cidade. Nossa ferramenta visa criar as melhores combinações para a quantidade de participantes do evento, para que assim, cada participante conheça e apresente

o seu negócio para todos os participantes da maneira mais eficiente possível. O primeiro encontro ocorreu em outubro de 2016, neste Café compareceram algumas empresas. O crescimento e desenvolvimento do projeto se percebeu também no número de procura, para que houvesse mais deste evento. Após um ano de encontros mensais, foi definido para que pudéssemos ter uma maior produtividade,e viéssemos a reunirmos, semanalmente, no café da manhã para compartilharmos, negócios através de Workshop de cada participante. Uma das principais características do Café de Negócio do GNI é a exclusividade por segmento, não existem duas empresas concorrentes naquela área de mercado, a pontualidade e o comprometimento com o grupo. Para os interessados que desejam participar de nossos encontros, procurar um de nossos administradores, para as maiores informações ou através de nossa rede social /gninegocios no facebook, através do Jornal Giro Baixada ou E-mail: gni.litoral@gmail.com “Nos negócios há momentos em que precisamos ser corajosos e dar um passo a mais, isso não significa que não tenhamos medo, mas sim coragem de enfrenta-los para viver novos ares!!”


08

www.jornalgirodabaixa.com.br

guia de Negócios & Serviços Este guia reuni diversos segmento destinado as empresas, condôminos e consumidores finais O Jornal Giro apresenta um espaço publicitário para anunciar serviços, empresas e profissionais liberais que atuam em nossa região. O Guia de Negócios e serviços do jornal Giro tem como objetivo apresentar aos nossos leitores, uma variedade de apoiadores através de da mídia impressa e das nossas redes sociais, oferecendo uma consulta rápida e eficaz..

Anuncie Aqui (13) 4106-0458 E-mail:j.girodabaixada@gmail.com

Sisters

Consultoria Contábil e Empresarial

Glêice Vidal CRC 1SP 295850/o-0

Sua melhor opção em brindes

13 3477 3048 13 99680 9685

(13) 3032-2003 (13) 99732-8732 Nextel ID:35*35*20306 contabilidadesisters@gmail.com

sem mento ! a ç r O so romis comp

Rua Marthiniano José das Neves,339 praiagrandevidros Vila Mirim / Praia Grande / PG praiagrandevidros@gmail.com

Ah mais de 6 anos atendendo a baixada

s:

da

n ve

(11) 98651-9611 « conheça nossos produtos»

andradebrindes

Oficina Especializada Câmbio Automático e Manual www.revelcambios.com

Conserto - Manutenção - Venda de Peças Troca de Embreagem e Homocinética GUINCHO GRÁTIS EM TODO LITORAL

Tel:. (13) 3596-2272 Cel:. 97404-8576 Av. Jorge Hagge,51, Aviação - Praia Grande/ SP

Novida

de

Tela mosq ueteira de fácil instalação

Projeto e Instalação de Geradores de Energia Solar Iluminação - Ventiladores Elétrica e Materiais em Geral Av. Presidente Kennedy, 1.145 Guilhermina - Praia Grande /SP Tel.: (13) 3473-4442 (13) 99771-1966 | E-mail: eletricaluz2012@hotmail.com

Fernando Oliveira Advogado- OAB/248.860

(13) 97417-0271 Av. Costa e Silva n.855 Boqueirão PG - SP dr.fernando_oliveira@yahoo.com.br www.fernandoadv.com.br

Edição Outubro,Novembro 2017  
Edição Outubro,Novembro 2017  

Parabéns todos os apoiadores desta edição,

Advertisement