1 minute read

Aos 185 anos, Salesópolis se consolida como Estância Turística alegre e festiva

maior no quesito eventos, atraindo milhares de visitantes todos os anos.

Fundada em 28 de fevereiro de 1838, Salesópolis comemora 185 anos na próxima terça-feira (28). Embora faça parte da Região Metropolitana de São Paulo, o município é responsável pela preservação da nascente do Rio Tietê, o mais importante do estado. Por conta da responsabilidade ambiental, o título de Estância Turística tem sido o principal vetor de crescimento da cidade e de desenvolvimento da população. Pequena no porte (pouco mais de 17 mil habitantes), a famosa “Salé” tem cado cada vez

Advertisement

A consolidação de um calendário anual de festividades é o foco da gestão Vanderlon Gomes (PL). Único prefeito reeleito na história da cidade (2017-2024), ele se sobressai justamente pelo trabalho sempre em conjunto com a população. Prova disso foi a realização do “SaléFolia 2023”, cuja comissão organizadora festeja não só o sucesso de público no evento, mas os resultados positivos alcançados graças ao envolvimento de cada um dos organizadores, como explica Vanderlon.

“Realizamos um carnaval familiar e exemplar, graças ao

FOCO Prefeito Vanderlon Gomes quer garantir movimento na cidade trabalho em conjunto com toda a sociedade. Formamos uma comissão, através da sociedade civil organizada, com representantes do Conselho Municipal de Turismo, representantes da Associação Comercial, da Camat, e outros órgãos que a gente tem buscado parceria. Nosso carnaval não está passando nenhum vexame, nenhuma vergonha perante os carnavais das cidades vizinhas.”

Ciente de que os eventos públicos atraem turistas para o município, Vanderlon promete continuar ampliando o calendário de atividades. Com os próximos eventos na ponta da língua, ele tem certeza de que a Estância Turística vol- tou a ser, de fato, uma cidade festiva e alegre.

“O ano passado nós já realizamos vários eventos na cidade, até sendo as primeiras edições. E nós vamos, neste ano, realizar mais alguns eventos que vão trazer muita visibilidade para o município.

Posso destacar três: A Festa da Cachaça, do Leitão e Mel (abril), a Festa da Nascente do Tietê (setembro) e a Festa Agroshow Salesópolis (agos- to). Sem contar a Festa do Padroeiro da cidade (março); o Festival Gastronômico e Cultural do Cambuci (maio); a Festa Junina; as Festas do Divino dos Remédios e do Centro (junho e julho, respectivamente); as Festas de Nossa Senhora Aparecida (outubro); uma provável Festa do Peão e do Boiadeir (outubro)o; o Festival de Rock (novembro); e o Natal de Luzes (dezembro)”, concluiu.

SALESÓPOLIS 185 ANOS

AVANÇO DE CRECHE A ÁGUA DE QUALIDADE E ESTRADA DO SERROTE PAVIMENTADA,