4 minute read

Transporte escolar é elogiado em Biritiba

Clima de normalidade e novidades marcam a volta às aulas em Biritiba

Por Aristides Barros reportagem@leiaogazeta.com.br

Advertisement

O pior já passou. Dentro dessa premissa, a secretária de Educação de Biritiba Mirim, Marta Aparecida Ferreira dos Santos, fala sobre o retorno às aulas nas 14 escolas da rede municipal de ensino da cidade, que envolve creches, Emeis e Emefs e atende 2900 estudantes. Apesar do perigo já ter se distanciado, o estado de alerta continua.

“Os alunos não são mais obrigados a usar máscara, mas a direção recomenda que usem e mantivemos o álcool em gel para a higienização das mãos e termômetros para aferir a temperatura dos alunos. Mesmo não se apresentando como estava, a doença ainda não acabou e é prudente ser cuidadoso”, disse a secretária.

““A grande maioria que usa o transporte são os alunos que moram na zona rural”

“Marta Santos, secretária de Educação de Biritiba

Ela também falou da regularidade do transporte escolar utilizado por estudantes que moram em localidades afastadas. “A grande maioria que usa o transporte escolar são os alunos que moram na zona rural”, explicou, acrescentando que a Prefeitura de Biritiba oferta o transporte escolar aos alunos das escolas municipais e também das escolas estaduais. “A quilometragem

GARANTIA

Com transporte escolar, assiduidade dos alunos é maior

FOTOS: BRUNO ARIB

diária dos ônibus destinados a esse serviço é cerca de 1700 km para os estudantes municipais e 2263 km para os alunos do Estado. É uma cobertura enorme”, ilustrou.

NOVIDADES – A secretária antecipa que até o final deste ano acontece a entrega da Creche do Jardim dos Eucaliptos e que a pasta está “criando” mais uma creche no Jardim Takebe, com capacidade para 60 crianças com idade de 1,6 anos a 3 anos de idade.

Voltando ao tema pandemia, ela informou que a Secretaria tem convênio com o Sesi para que os professores da entidade ajudem os educadores da rede municipal para recuperar o período de defasagem. Marta Aparecida também falou sobre o concurso público realizado que dará vaga a 70 professores do ensino infantil e fundamental e também para alunos especiais.

Nesse ponto ela destacou que os professores da rede municipal participarão do Fórum Internacional da Educação, que acontece entre o m de agosto e início de setembro. “Esse ano o Fórum terá como tema a inclusão e é importante que todos participem”, falou a secretária. “Ao nal do evento, os educadores participantes recebem um certi cado”, nalizou.

Empresa roda diariamente sem apresentar falhas no transporte escolar do município

A Still Transportes, empresa responsável por buscar e levar os estudantes de Biritiba Mirim para as unidades escolares existentes no município, já realiza o serviço há quatro anos, e desde que iniciou as atividades, colhe elogios da comunidade estudantil, o que inclui, também, o reconhecimento de pais e mães de alunos, que devido à linha de atuação da empresa, não se preocupam quando os fi lhos entram nos ônibus escolares.

“O trabalho classifi cado como efi ciente se deve ao desprendimento e dedicação de 92 funcionários que se integram totalmente à função”. A observação é do gerente operacional Júlio Cesar Ramos da Silva.“A regra é manter um serviço de qualidade, pautado pela responsabilidade e, principalmente, na segurança de todos, estudantes, motoristas e monitoras.”

“A empresa trabalha com vidas humanas e sabe da responsabilidade enorme que tem. Por isso, não dispensa esforços em executar com excelência todos os padrões de segurança, tanto na manutenção mecânica dos 45 ônibus utilizados no transporte dos alunos, como também no atendimento a eles e aos seus responsáveis. É um conjunto de ações que são pensadas e levadas à prática já com o objetivo de que não se dê espaço para uma mínima margem de erro”, afi rma o gerente operacional.

RESPONSÁVEIS - O método de atuação que tem motivado uma série de elogios à empresa é relatado pela trabalhadora rural Luana Aparecida dos Santos, 41 anos.

““O transporte está ótimo, eles não falham nem para buscar e nem para trazer minha fi lha”

Luana dos Santos, trabalhadora rural “

RESPONSABILIDADE

Júlio César, gerente operacional

Moradora no bairro do Sogo, a fi lha dela, que tem 12 anos, é aluna da Escola Helena Ricci. “O transporte está ótimo, eles não falham nem para buscar e nem para trazer a minha fi lha. Isso me deixa despreocupada, o trabalho é excelente”, disse.

O trabalhador rural Caio Batista dos Santos, 28, endossa a fala de Luana Aparecida. “Eu avalio como muito bom o trabalho da empresa e não tenho do que reclamar. Tenho três crianças que são levadas e trazidas da escola e nunca falharam, cumprem fi elmente o horário.” (A.B.)