
4 minute read
Sentença de Cristina Kirchner aponta “corrupção sem precedentes” na Argentina
O Tribunal Oral Federal 2, que condenou a vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, a seis anos de prisão em dezembro, divulgou nesta quinta-feira (9) que a fraude que resultou na sentença é “um grave ato de corrupção sem precedentes” no país. “Estamos falando de uma das maiores afetações do patrimônio estatal judicialmente comprovadas na história de nosso país”, indicou a corte, ao publicar os argumentos da sentença, de 1.616 páginas. O tribunal também classificou como “clichê” a defesa da presidente argentina entre 2007 e 2015, que afirmou que o proces- so é uma expressão concreta de ‘lawfare’ (guerra jurídica) travada por opositores, o Poder Judiciário e alguns veículos de imprensa. Os juízes do caso consideraram Kirchner como uma das autoras do crime investigado e com uma “participação fundamental” nas irregularidades na concessão de 51 obras públicas ao empresário Lázaro Báez durante o governo do marido Néstor Kirchner, morto em 2007, e no dela, na província de Santa Cruz. A sentença faz referência ao teor das contribuições de Kirchner à fraude empreendida, ao papel preponderante que ela desempenhou na tomada das decisões es- senciais para sua execução e ao “poder sem precedentes que desfrutou para influenciar cada canto do Estado que interferiu no plano”.
Além disso, destaca-se “o já mencionado interesse pessoal que sustentava toda a máquina montada
Advertisement

Ataque a tiros na Alemanha deixa vários mortos, diz polícia
Alvo do ataque em Hamburgo, no norte do país, foi um centro das Testemunhas de Jeová; moradores foram instruídos a não deixar suas casas Um ataque a tiros na cidade alemã de Hamburgo —no norte do país, a 290 km da capital, Berlim— deixou “vários” mortos, segundo relatos da imprensa local. Segundo a BBC britânica, o ti- roteio aconteceu em um centro das Testemunhas de Jeová. Um aplicativo de alerta do governo informou aos moradores da região de Alsterdorf, em Hamburgo, que “um ou mais criminosos desconhecidos atiraram em pessoas em uma igreja”. Os moradores próximos foram instruídos a não deixar suas casas em meio à operação policial.

Internado há mais de 20 dias, Nunes Marques não tem previsão de alta
O ministro Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), está sob cuidados médicos desde 16 de fevereiro.

Aos 50 anos, o magistrado tem despachado a partir do hospital Albert Einsten, em São Paulo (SP), onde realizou uma cirurgia intestinal previamente marcada. O procedimento fez parte da revisão de uma bariátrica feita em 2012. Em nota, o STF informou que Nunes Marques está internado a fim de que seu intestino volte a operar normalmente, o que já aconteceu. Apesar disso, segundo a Corte, não há previsão de alta hospitalar. Nos últimos dias, ele parti- cipou das sessões de julgamento por videoconferência. Além do ministro indicado por Jair Bolsonaro (PL), outro magistrado da Suprema Corte também está internado: Luís Roberto Barroso, de 64 anos, que trata uma obstrução intestinal no hospital Sírio Libanês, em Brasília (DF). “O motivo da internação prolongada inicialmente foi para garantir que o intestino voltasse a funcionar normalmente, o que já aconteceu.
A data da saída do hospital, porém, ainda depende de alta da equipe médica”, diz a nota do STF sobre o quadro clínico de Kassio Nunes Marques.
SEXTA-FEIRA, 10 DE MARÇO DE 2023
Pela primeira vez, uma mulher assume comando do Corpo de Bombeiros do DF
O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) é, pela primeira vez, comandado por uma mulher. Na noite da quarta-feira (8/3), Dia Internacional da Mulher, houve a solenidade na qual a coronel Mônica Mesquita assumiu, oficialmente, o mais alto cargo da corporação, substituindo o coronel Alan Alexandre Araújo, que ocupava o posto desde maio do ano passado. Mônica é comandante-geral dos bombeiros desde janeiro deste ano. O evento, que teve transmissão ao vivo pelas redes sociais, foi na Academia de Bombeiro Militar e contou com a presença do atual secretário de Segurança Pública, Sandro


Avelar. Nas redes sociais, o gestor comentou sobre a transmissão do cargo nas redes sociais. “É um orgulho para o DF termos a primeira comandante mulher não só aqui, como no Brasil. A assunção da coronel Mônica é a continuidade de um trabalho muito bem feito pelo Corpo de Bombeiros em nossa capital”, disse na publicação. “Me sinto pronta para cuidar da nossa corporação, para ajudar a zelar pela segurança pública do DF e dar um toque feminino em um cargo que normalmente é ocupado por homens. Estaremos juntos – homens e mulheres – em prol da capital do Brasil”, disse a comandante-geral.
Acidente no Osasco Plaza: quem deve pagar por carros em casos de acidentes
O desabamento de uma laje no Shopping Osasco Plaza na última quarta-feira (8) “engoliu” ao menos cinco carros – e outros podem estar ainda presos entre os andares. Em casos como esse, quem fica o prejuízo dos veículos destruídos?

“Cabe ao shopping fazer a remoção e contratar uma empresa que faça a retirada dos carros”, explicou Luiz Castelo, corretor especialista em veículos. Caso o estabelecimento não cumpra sua responsabilidade, os donos dos carros podem acionar a própria seguradora para não ficar no prejuízo. “Depois a seguradora entra na Justiça com um processo para receber do shopping”, explica. “Todo estacionamento que trabalha corretamente tem uma cobertura chamada Responsabilidade Civil Garagista, que dá cobertura para furto, rou- bo, colisão e outros danos conforme os critérios de cada seguradora”, diz Castelo. “Imagino que o shopping tenha essa cobertura, que não é barata”. Na tarde desta quarta, parte do teto do shopping, que fica na região metropolitana de São Paulo desabou. Segundo o Capitão André Elias, porta-voz do Corpo de Bombeiros, o desabamento do teto (onde ficava o estacionamento) atingiu um corredor lateral. Com a queda, vieram abaixo cinco veículos e estilhaços atingiram a praça de alimentação; também houve rompimento da tubulação de água. O Osasco Plaza já havia sofrido com outro incidente anos atrás. Em 11 de junho de 1996, pouco mais de um ano após a inauguração, uma explosão atingiu a praça de alimentação, matando 46 pessoas e ferindo mais de 300.