Jornal ESHOJE_654

Page 14

6

SEXTA-FEIRA, 21 DE JULHO DE 2017 j WWW.ESHOJE.COM.BR

Palcos e Atores cacaumonjardimphd@yahoo.com.br L

O

Cacau Monjardim

ARQUIVO DA COLUNA

Grupo Buaiz, que gerencia o Instituto Américo Buaiz e um expressivo conjunto empresarial vitorioso e diversificado, tributa ao seu saudoso Américo Buaiz, o carinho de uma exposição resgatadora de sua trajetória. Intitulada “Américo Buaiz – Sua História”, marcada pela saudade e o desfilar de tantas conquistas e inesquecíveis momentos, sustentando os anseios desafiadores de uma época. Américo foi um dos melhores e mais competentes empresários de seu tempo, com reflexos e exemplos sobre a própria história industrial do Estado. O Espírito Santo vivia o Américo Buaiz: Transformou sonhos em realidades drama social e humano provocado pela erradicação dos nossos cafezais, deixando ao relento 120 mil famílias que, desesperadamente, fugiam do interior para a área metropolitana, como opção de sobrevivência. Américo Buaiz, com Christiano Dias Lopes e apoiado pela Federação das Indústrias, que ele próprio criara, conseguiram dar a volta por cima. Na esteira da experiência do Clube de Engenharia do Rio de Janeiro, realizava o Seminário Socioeconômico do Espírito Santo, afirmando e valorizaando os projetos e soluções que acordaram e superaram velhas e sofridas omissões. ARQUIVO DA COLUNA

Resgates

Os painéis da exposição sobre Américo Buaiz, documental, resgatadora e histórica, reúne fatos marcantes da empresa e seu condutor, sem esquecer o carinho familiar. E, sobretudo, máximas que traduzem para as gerações de hoje um padrão de comportamento empresarial exemplar. Em cada esquina daqueles painéis despertava lembranças das mais profundas e emocionantes. Foi um passeio por reDa esq. para a dir. Jônice Tristão, Américo, Helmutt e gistros, fotos, citações, inaugurações Cacau (Findes 1976) com emoção. Tive a felicidade de estar, no Shopping Vitória, e confesso que em um dos painéis reencontrei a encantadora figura de Arlete Zorzanelli Buaiz, que ao lado de Américo foi a parceira de tantas alegrias e dores. Ela escreveu, com sua simpatia, educação e beleza, nos anais da vida social e familiar, um capítulo de amor e sensibilidade.

Seminário

O Grupo Buaiz acreditou e construiu o primeiro grande shopping do Estado

Bem próximo de ser entregue aos capixabas, depois de mais de 15 anos de dolorosa e sofrida espera, o nosso aeroporto perderá apreciável parcela de sua viabilidade, como parceiro de voos e todas de percursos econômicos. Ficamos sabendo que o combustível – querosene – que abastece os aviões, em Vitória, chega a custar 25% mais do que em outros aeroportos no resto do país. Segundo a Associação das Empresas Aéreas, bem fora das rotas, perdemos a oportunidade de gerar mais empregos. É preciso manter a competitividade do nosso, agora, bonito e convidativo aeroporto, como está sendo encarado hoje.

Cultura

A Fundação Jônice Tristão patrocinará a obra “Imigração – Moderna ocupação do solo do Espírito Santo", de autoria do professor, acadêmico, pesquisador e escritor, Gabriel Bittencourt. O lançamento está previsto para setembro. O livro traduz, no seu conjunto histórico, todas as correntes imigratórias, desafios, vivências interioranas e a saga maravilhosa dos imigrantes e sua real importância para a economia estadual. Com forte e decisiva presença na agricultura e na formação de generosas lideranças. Após o lançamento, em Vitória, Gabriel presidirá, em Afonso Claudio, no Centro Cultural José Ribeiro Tristão, uma noite de autógrafos voltada para a região. DIVULGAÇÃO

Posse

No próximo dia 3 de agosto tomará posse na presidência da Findes, sucedendo o empresário Marcos Guerra, o industrial Leonardo Castro. Ele será empossado em evento de grande repercussão, traduzido na unanimidade da escolha. A ele lembramos que seria uma justa homenagem incluir na terceira etapa do programa “Contando História”, de tanto sucesso, pelo menos cinco mulheres empresárias ou executivas, reconhecidamente bem sucedidas em termos estaduais.

Leonardo Castro sucede Marcos Guerra

Noventa

Este fim de semana marca as comemorações pelos 90 anos do empresário Otacilio Coser. Ele é, sem dúvida, uma das vitoriosas expressões do empresariado nacional e internacional. Ao lado de Marília, seus filhos, netos e demais familiares, Otacílio receberá o carinho de destacadas personalidades em noite que entrará para a história social e empresarial do Estado. Numerosa comitiva de amigos levará seu abraço a meu velho compadre Mangaba, cuja história de vida dignifica, com simplicidade aldeã, a força de um homem Pedra 90!

"Se De a verdade pai paraprovoca filho: "Éescândalo, teu sonho?faça-se Meu filho, o escândalo, sonhos a gente mas não temseque firarealizar" a verdade". S. Alexandre Francisco de Buaiz Assis

DIVULGAÇÃO

O legado do Seminário Socioeconômico pode ser destacado pelo fato de ser um instrumento que percorreu todo o Estado, em reuniões regionais. Levando a mensagem de desenvolvimento, que sua amplitude foi capaz de discutir, planejando uma verdadeira revolução administrativa e empresarial, injetando uma dose de orgulhosa responsabilidade nas lideranças e, sobretudo, nas comunidades. O seminário trouxe ao Estado o presidente Costa e Silva, seus Ministros e os mais importantes palestrantes e diretores de estatais, unidos e dispostos a criar um novo Espírito Santo. E, conseguiram!

REPRODUÇÃO

Aeroporto


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.