Jornal

Page 1

Ceilândia-DF 23 de novembro de 2013

Exemplar dos alunos. Venda proibida

EDIÇÃO EXTRA

SEMANA CULTURAL O CEF 31 organizou a semana cultural nos dias 29 a 31 de outubro, com apresentação de projetos danças e muito entretenimento... confira na pág. 02

Projetos realizados no C.E.F 31 de Ceilândia saiba mais na pág. 06

Esporte O interclasse 2013 ocorreu entre os dias 05 e 09 de agosto. Saiba mais na pág. 06

Acontece Alunos, pais e toda comunidade se reúnem para uma manifestação contra a violência. Veja mais na pág. 04

Lazer & Cia Curiosidades, recados e muito mais confira na pág. 08


02

ACONTECE Editorial Os jornais são sempre utilizados para informar, noticiar, entreter... Sempre presentes em nosso dia a dia, auxiliam-nos a ver os fatos com outros olhos. Entretanto por que não o tornar mais próximo? Por que não trazê-lo para a nossa realidade estudantil? Aos nossos acontecimentos importantes? Essa é uma das razões para a criação deste projeto, que além de propiciar a leitura, a escrita, da imparcialidade, também apresenta um incentivo a mais para a mudança de comportamento de quem lê e de quem escreve, contribuindo com a formação da cidadania na escola. A Equipe

QUESTIONAMENTOS ENTRE OS ALUNOS Por que este uniforme? Por que este lanche? Estas são algumas das mais freqüentes perguntas feitas por nós mesmos dentro da escola. Ao entrevistarmos alguns alunos sobre estes supramencionados, constatamos que, dentre os lanches servidos, a preferência é pela galinhada. Os biscoitos de água e sal ficam como os menos queridos. Quanto à higiene do lanche entrevistamos a Supervisora Administrativa Clarice que nos deu o seguinte depoimento: “As merendeiras que preparam o lanche utilizam-se de toucas, uniformes e sapatos brancos por exigência da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, e se mantém de cabelos presos e unhas aparadas não podendo usar esmaltes ou adornos, como anéis e outros. E a cada lanche servido a cozinha e seus utensílios são devidamente higienizados, ficando assim, prontos para a próxima refeição a ser servida” . A respeito da utilização de uniforme padronizado procuramos a direção para obter maiores informações e recebemos o seguinte depoimento: “O uso da camiseta padronizada é exigência da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, e a calça serve até mesmo como forma de identificação dentro da escola, quanto ao uso do tênis, é para diminuir os inúmeros incidentes provocados por quedas, escorregões e outros do tipo, diminuindo-os em até 60%”. Argumentou a Supervisora Ana Jaira. Isabela 9° “C”

Projeto Jogos na Matemática Semana Cultural O CEF 31 organizou a Semana Cultural nos dias 29 a 31 de outubro, com apresentações de projetos danças e muito entretenimento, houve a exposição dos trabalhos produzidos pelos alunos. Foram montados, aproximadamente, 12 estandes. Os alunos receberam uma ficha para registrar suas opiniões sobre a Semana Cultural, a qual marcou presença deles e será avaliada pelos professores. Quarta feira, dia 30/10 houve apresentações de dança de várias turmas. Além disso, também aconteceram apresentações especiais, como, o karatê, (organizado pelo professor Epitácio), balé do projeto Amplié, uma peça teatral (orientada pela professora Ana Jaira e Luciene ) e apresentação do projeto Asa Branca. Foi um dia de muitas atrações, completando a nossa Semana Cultural.

Projeto Sem Noção Mas Com Solução. Segundo a professora Sheila, o projeto é importante, pois desperta a atitude de se observar mais o seu dia a dia e os problemas detectados, as observações, críticas construtivas e a sustentabilidade marcou os alunos. O projeto influência e preserva o meio ambiente. A aluna Helena, do 7º ano “A”, adorou o projeto sobre a água, aprendendo que todos devem poupá-la, não tomar banhos demorados nos ajuda a não desperdiçar água.

Os professores Fábio e Elismar acham o seu projeto importante, pois a comunidade escolar conseguiu ver a matemática além do abstrato, ficou nítido que ela faz parte do dia a dia de todos. Os valores de união e de participação com dedicação são os que marcaram os alunos. É importante a aplicação desse projeto pois deixa claro que a matemática é muito útil no dia a dia dos alunos . Na opinião da aluna Ana Paula do 7° “A”, o projeto foi simplesmente muito bom , ela gosta do envolvimento dos jogos com a matemática. Uma ótima iniciativa dos professores . A matemática é algo que podemos usar para inúmeras coisas, como nos divertir, elaborar jogos, exemplo são os estandes dos professores no qual estavam responsáveis. Devido a importância da matemática em sua vida, é necessário aprendê-la na prática, pois você usará em muitas ocasiões do dia a dia.

Projeto Geometria Projeto que tem como objetivo desenvolver habilidades de raciocínio lógico matemático dentro da prática, oportunizando ao aluno a autoconfiança em sua capacidade, autonomia de pensamento e decisão, capacidade de abstração e generalização. Segundo o aluno Daniel do 9º ano “D”, o projeto é uma forma de mostrar aos alunos tanto a geometria quanto o trabalho em grupo, seja na montagem, na pintura ou no desenho. Além de ajudar na aprendizagem, uma vez que demonstra a capacidade do aluno para realizar um projeto. Neste trabalho houve uma combinação entre as formas da geometria e as obras de artistas famosos, que foram pintadas na face de cada figura geométrica. Por isso, o trabalho chamou a atenção, principalmente, dos alunos, os quais se empenharam na execução do projeto.


ACONTECE Projeto Um Olhar Para Sociedade. Na opinião do professor Gleiser, o importante foi estimular a prática de produção de texto, levando em conta o cotidiano do aluno e sua forma de refletir sobre o mundo e sua forma como participante ativo deste como cidadão. O professor é um mediador, trazendo questões teóricas sobre o texto, cabendo ao aluno utilizar sua criatividade para transformar o conceitual em texto. O impacto do projeto foi a observação do amadurecimento do aluno na produção textual após um ano de trabalho árduo e com a feitura final dos portfólios, que ficaram excelentes! A Professora Bruna disse que o mais importante nesse projeto foi desenvolver estratégias de leitura oral e escrita, e ainda, conhecer e produzir crônicas, assim como os valores que os alunos irão por em prática. Ela levará consigo os ensinamentos de como falar escrever e organizar as ideias, interpretações de um mesmo assunto, estudo das especialidades dos gêneros textuais e a produção das crônicas. O impacto do seu projeto foi aprimorar a habilidade da escrita através da leitura de textos relacionados a valores socialmente apreciados, valores interiores, beleza interior e exterior, tradicionalismo, convenções, influências do outro sobre diversos pontos de vista, etc. Na opinião da Aluna Fernanda 9º ano “A”, foi bastante interessante, envolver a criatividade e responsabilidade dos alunos participantes, poder aperfeiçoar o conhecimento sobre as crônicas e sobre a produção de textos.

Projeto Educação Ambiental

Segundo a opinião do professor Benigno, a importância desse projeto é a oportunidade de refletir a respeito das questões que envolvem o meio ambiente, tais como, a escassez da água, o lixo, a poluição do ar, o aquecimento global, a camada de ozônio, o desmatamento e as queimadas, o tráfico de animais silvestres e, sobretudo, sobre a questão da sustentabilidade em que o aluno pode desenvolver uma consciência crítica em relação a forma com que o ser humano se relaciona com o meio ambiente. O impacto foi a preservação do meio ambiente, olhar atento para a natureza e tornar-se ousado na busca de novas respostas aos desafios ambientais que hoje enfrentamos, perceber a gravidade dos impactos ambientais causados pelo homem e propor ações práticas e viáveis para minimizá-los, despertar interesse e consciência política na resolução dos problemas ambientais que envolvem a comunidade e que possibilitem o desenvolvimento de uma consciência e práticas voltadas para a sustentabilidade em todos os seus aspectos, participando ativamente da resolução dos problemas ambientais. Na opinião do aluno Caio Leonardo do 6º ano “F”, ele acha que foi muito bom, aprendeu a não poluir e a cuidar do meio ambiente, economizar e utilizar meio de transporte pouco poluente e não desperdiçar água.

03

Projeto L.E.V Conforme a professora Inalda, o projeto incentiva a prática da leitura e escrita através de redes sociais. Incentiva a pesquisa para solucionar as principais necessidades da comunidade escolar. De acordo com ela, uma das idealizadoras desse projeto, o que mais marcou, para os alunos colocarem em prática, foi a ética, o respeito aos colegas e professores, a organização e a disciplina na execução das atividades escolares, responsabilidade na execução da apresentação e prazos a serem obedecidos para a finalização da atividade. O projeto influencia e torna o processo de ensinoaprendizagem mais dinâmico, com o intuito de não apenas ensinar informática para os alunos, mas também, ensinar conteúdos interdisciplinares com a interatividade proporcionada pelo computador. Esta, se bem aproveitada, pode contribuir para a aprendizagem. Na visão da aluna Isabelle Maria 6º ano “C”, foi ótimo, maravilhoso e ela aprendeu a inserir imagens, links, anexar textos, trabalhar com o Linux, um programa de computador diferente do Windows, a manusear o Writer, um programa diferente do Word (onde faziam os nossos textos). Outro recurso importante foi de utilizar o blog, que é um diário virtual, em que anexa textos e imagens em pastas. A menina diz que o mais marcante foi no dia da apresentação do projeto, ela precisou apresentar os blogs e explicar o que foi o projeto LEV, ou seja, precisou deixar a vergonha para trás e confiar em si mesma. A aluna diz que vai levar isso para o dia a dia e deixará a vergonha de lado. Vai encarar o que vier pela frente.

Projeto Olhar 31

Na visão da professora Graça este trabalho demonstrou a importância do hábito da leitura para a formação de um aluno crítico e consciente do seu papel na escola, na sociedade e em casa, como propagador de informações adquiridas e reformuladas. Ressaltou, ainda, a prática do respeito a todas as pessoas, sem destinção; o conhecimento das leis para a prática da nãoviolência, bem como a importância do amor, do carinho e da família para a formação do estudante . Segundo a aluna Any Karoline do 8 º ano “D”, o projeto foi super bacana, por que, além de falar sobre as crônicas, um assunto muito interessante e criativo, o trabalho apresentou a obra Cinderela Chinesa, um livro cuja história encantou a todos .


04

ACONTECE Manifesto do dia 11/06/2013

Projeto Geometria Desenvolver habilidades de raciocínio lógico matemático dentro da prática, oportunizando ao aluno a autoconfiança em sua capacidade, autonomia de pensamento e decisão, capacidade de abstração e generalização. Segundo o aluno Daniel do 9º ano “D” o projeto é uma forma de mostrar aos alunos tanto a geometria, quanto o trabalho em grupo, seja na montagem, na pintura ou no desenho. Além de ajudar na aprendizagem, uma vez que demonstra a capacidade do aluno para realizar um projeto, neste trabalho houve uma combinação entre as formas da geometria e as obras de artistas famosos, que foram pintadas na face de cada figura geométrica. Por isso, o trabalho chamou a atenção, principalmente, dos alunos os quais se empenharam na execução do projeto.

Será que segurança é um direito de todos? Sim, mas nem todos a têm. Os alunos são mortos, assaltos, esfaqueados na frente de suas escolas e hoje, finalmente, a polícia resolveu “da as caras”. Após uma sequência de esfaqueamentos de estudante nas escolas da Ceilândia, foi organizada uma manifestação justa e passiva, em que pais e estudantes lutam pelos seus direitos. No dia do manifesto, pais frustrados pediam segurança para seus filhos em frente ao CEF 17, onde, de longe, a polícia acompanhava os manifestantes. Neste dia, a rota dos manifestantes foi a seguinte: Os alunos se concentraram em frente ao CEF 17, seguiram para o CED 24, depois para o CEF 31 e, por último, retornaram ao CEF 17. Chegando ao destino final, foi iniciada a discussão sobre a violência nas escolas, a falta de policiamento e os frequentes assaltos que vêm ocorrendo em Ceilândia. Geislaine 7º ano A

Projeto O Jovem no Espaço Geográfico. Na visão da professora Gardênia, a importância do projeto é trazer informação e conscientização sobre a disposição dos resíduos sólidos. Reciclagem, coleta seletiva e a poluição do meio ambiente em que o indivíduo esta inserido. Os alunos podem colocar em prática é a solidariedade e sensibilidade. O projeto influenciou a informação e a experiência. A aluna Bruna do 7º ano “B”, diz que esse projeto foi muito bom, bem organizado, pode adquirir muitos conhecimentos, sobre a realidade em que convive.

Projeto Críticas Sociais Na visão da professora Rosi, a melhoria do mundo e das pessoas é o mais importante no projeto. Todos os impactos dessa atividade podem influenciar na vida dos alunos. O que mais marcou foi principalmente a gravidez precoce. Na opinião da aluna Thainá do 9º ano “G”, foi muito bom conscientizar as pessoas sobre os problemas que nos cercam, sobre o meio ambiente. Esse projeto foi legal, pois nos fez observar que existem problemas que não imaginávamos. O que mais marcou foi o fato trágico de mulheres grávidas na adolescência e violência.

Projeto Releitura de Obras Na opinião da professora Ana Maria, o projeto Renascimento agrega imenso valor escolar ao expor um dos principais pontos históricos em vertentes artísticas, permitindo aos alunos desenvolvimento de um raciocínio crítico e conhecimento a respeito da arte e história contemporânea ao movimento, em que valores marcaram os alunos por abordarem temas interessantes e necessários para a formação acadêmica e pessoal do cidadão. Os impactos do projeto Renascimento na vida dos alunos que o compõe é imensamente positivo e favorável ao desenvolvimento de raciocínio por causa da ampliação da cultura do aluno. Na opinião da aluna Cláudia do 7° “E”, que participou dessa atividade, o projeto é muito educativo, pois ajuda os jovens a entender mais sobre as artes. Para ela, artes têm que ser feita com carinho e respeito. Uma arte bem feita não tem que ser tão perfeita.

Projeto cadeira de rodas Na opinião da professora Ana Angélica, o mais importante do projeto é a formação do cidadão. Observar os problemas e os cadeirantes, e ter compaixão. Nesse projeto, eles observaram o que os cadeirantes passam. Na opinião da aluna Wendyara do 9º ano “B”, achou muito interessante, pois proporciona aos alunos ver o outro lado do aluno como cadeirante. É sempre bom ter ideias que possam ajudar outras pessoas, além de ser um gesto de solidariedade por ser muito útil para algumas pessoas.

Matemática Financeira Na visão dos professores Diego e Carlos, o mais importante no projeto é mostrar a importância do conhecimento de juros no dia a dia. O que mais marcou foi mostrar para os pais como lidar com juros e, com isso, poder ajudá-los a ter o controle sobre a economia doméstica, de forma que não prejudique o orçamento familiar com dívidas.


ACONTECE

05 Passeio Água Mineral

Halloween No dia 31/10, finalizando a Semana Cultural, a escola promoveu, o Halloween. Segundo os professores Renato e Claudionice o objetivo é mostrar a cultura inglesa e norteamericana de forma prática aos alunos. Eles aprenderam no dia a dia o sentido de trabalhar em grupos para um objetivo maior, neste caso, a comemoração do Halloween. Já na opinião da Aluna Ana Paula do 7º ano “A”, um projeto de inglês usado como avaliação para o 4° bimestre. Onde todas as turmas se organizam para fazer a festa temática de dia das bruxas, com o objetivo de atingir a nota máxima. O(a) professor(a) avaliou a decoração, os comes e bebes e, no final a limpeza da sala. O Halloween é um evento muito esperado pelos alunos, que o planejam com o objetivo de deixar a festa cada vez mais parecida com o seu tema.

Passeio Ciclístico No dia 21/09/2013, às 08h30 da manhã, deu-se início ao Passeio Ciclístico, do CEF 31. No percurso, houve o sorteio de garrafinhas d'água, figurinhas para colar nas bicicletas, e uma bicicleta doada pela loja Leão Bikes. Ao chegar à escola, a diversão para os alunos continuou com: pinturas no rosto, algodão doce, cama elástica e muitas guloseimas. Esse evento acabou às 11h30 com muita diversão. Patrícia 7° “E”

Festa Junina

CEF 31 promoveu o passeio ao parque Nacional de Brasília para os alunos que ganharam a gincana da festa junina e alunos do mais Educação, lá chegando, os alunos tiveram a oportunidade de participar de uma trilha de 1,5 km. Na ocasião, foi possível apreciar alguns elementos da fauna e da flora do cerrado. O que mais chamou a atenção deles foram os macacos que brincavam e pareciam apreciar a presença dos visitantes. Os alunos também usufruíram de momentos de lazer nas piscinas e de um delicioso lanche ofertado pela escola. Isabela 9º ano “C”

Passeio dos Formandos

A festa junina do CEF 31 ocorreu no dia 08 de junho de 2013, iniciou às 14h tendo bingo, apresentações de dança, quadrilha, barracas de jogos, comidas típicas, gincanas, estas foram algumas das apresentações da nossa festa junina. Cerca de um mês antes, iniciaram-se duas gincanas, sendo uma entre os alunos cujos vencedores foram o 9º ano “C” e o 9º ano “F” (2º lugar) e entre os professores, cujos vencedores foram o Prof. Naldo e o Prof. Renato (2º lugar). O sorteio das rifas foi ganho por um aluno do 9º “F”, Kaylo Hygor, que recebeu como premio trezentos reais. Porém, mais que um evento, a festa junina tem, como objetivo, promover a integração entre a escola, o aluno e sua família. Isadora, JackeIline e Isabella 8º ano “A” e 9 º “C”

Neste dia 16 de outubro deu-se o passeio dos formandos ( na chácara São Francisco), promovido para proporcionar um momento de integração entre alunos e professores. Lá ocorreu uma série de atrações, tais como: ● Futebol de sabão; ● Cama Elástica e ● Piscina. O dia acabou em muita diversão para todos, principalmente para aqueles os quais este momento foi mais importante, ou seja, os próprios formandos. Isabela 9° “C”


ACONTECE

06 Projeto SOE: O S.O.E atua integrado ao trabalho pedagógico da escola com a comunidade, na identificação, prevenção e superação de conflitos. Contribui para o desenvolvimento global dos alunos no aprender/fazer, a conviver e a ser. Seus objetivos visam ampliar as possibilidades do aluno interagir na realidade onde vive, favorecendo em seu crescimento pessoal. O principal objetivo da Orientação Educacional é promover um ambiente facilitador de permanência na escola, prevenindo situações de desinteresse, de constrangimento , de insucesso e evasão escola.

Oportunizar e oferecer ferramentas aos alunos fora da idade e série, bem como, alunos que tenham um bom desempenho para que possam estimular suas autoestimas e consigam vislumbrar perspectivas para o seu futuro. Oficinas: Futsal, música, dança, karatê, Xadrez, informática percussão acompanhamento pedagógico. Ana Paula – 7º ''A''

Peça teatral 6º anos A e B

Principais projetos do SOE: Eu digo Não ao Bullying: Este projeto tem como objetivo principal combater a violência que hoje se encontra inserida dentro da escola, em todas as suas formas como bullying. Educação Preventiva na Escola: programa voltado para adolescentes visando a prevenção de riscos como gravidez na adolescência; DSTs; prevenção ao uso das drogas e prevenção contra situações de abuso.

Para conhecer mais sobre o trabalho do S.O.E: https://www.facebook.com/eudigonaobullying https://www.facebook.com/toumecuidando

Projeto túnel do tempo Na semana cultural, houve projetos. No dia 30/10, os alunos dos 6° anos “A” e “B” fizeram uma peça de teatro e de dança da Corte, recontando a História do Brasil coordenado pela direção (Ana Jaira e Luciene) . Na opinião de alguns alunos (Wellington H, Felipe Pereira, Vitor de Lima do 6° “B”), o projeto é produtivo para os alunos, pois eles aprendem a lidar como “atores e atrizes”. Para eles, atuar significa representar um personagem com uma história diferente, é ter a oportunidade de poder ser outro alguém com um caráter totalmente diferente do seu.

O projeto demonstra como a juventude percebe a realidade e o que pode fazer para atuar de forma positiva na transformação desta. Na opinião da aluna Vitória do 9º ano “E”, foi uma boa ideia, uma forma de conhecermos um pouco o que se passou em cada década . Aprendeu que quando trabalhamos em equipe, conseguimos alcançar com mais agilidade nossos objetivos. A atividade em equipe foi o que realmente marcou nesse projeto.

ESPORTE Interclasse

O interclasse 2013 ocorreu entre o dia 05 e 09 de agosto, tendo como participantes todas as turmas e com modalidades diversas (futsal, queimada, vôlei entre outros). A premiação contava com medalhas e um grande mérito. A partir do interclasse, começou a surgir o interesse pelo jogos de primavera, e as seleções foram feitas de acordo com as observações dos professores durante as aulas de Educação Física e durante o interclasse. Os alunos se motivam a participar desse campeonato com o objetivo principal de saírem vitoriosos. Isadora Nunes e Susilene dos Santos 8° ''A''


LAZER & CIA

07

PALAVRAS CRUZADAS CURIOSIDADE Você conhece o número mágico? 1089 é conhecido como o número mágico. Veja o motivo: Escolha qualquer número de três algarismos distintos: por exemplo, 875. Agora, escreva este número de trás para frente e subtraia o menor do maior: 875 - 578 = 297 Agora, inverta também esse resultado e faça a soma: 297 + 792 = 1089 (o número mágico) Horizontal : 1) Brasileiro 2) Paranaense, 3) Fluminense 7) Paulista 8) Holandês Vertical: 1) Belorizontino 2) Pernambucano 4) Japonês 5) Mineiro 6) Baiano.

História em Quadrinho

??

Marcelo Barbosa 9° ano “A”


LAZER & CIA

08

RECADOS De: Todos os Alunos Para: Todos os Professores Acorda cedo, sai às pressas para chegar na hora certa, ele é o professor. Na escola ele ensina: Geografia, Português, Matemática, História, Inglês e espera o resultado em ver todos aprovados. Ele é o professor. Se dedica com amor à profissão que abraçou, pois desde cedo queria ter um espaço na vida e ser um grande professor. Parabéns!

Por:Anônimo Para:Todos Trata-se de uma menina do 9º ano “G”, a menina tem cabelos pretos, olhos castanhos escuros, magra e alta e que estava apaixonada pelo menino do 9º ano “G”, o menino é branco, olhos castanhos escuro, magro e do tamanho médio. Eles estavam apaixonados e iam até namorar só que ele a magoou, ficando com uma colega de outra turma. Eles não se falam mais. Fica a pergunta: Será que o amor acabou? Façam suas apostas... Pois nem tudo na vida acontece por acaso. De: João Paulo Para: Amanda Oliveira, Ana Karoliny, Angel Machado, Ellen Ximenes, Isabela, Guilherme Pontes. Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e na desgraça a qualidade. Cultivar um verdadeiro amigo, surgir com dedicação e tempo. Agradeço muito a vocês por serem meus amigos!

CLASSIFICADOS Segunda - feira

Terça - feira

Quarta - feira

Aulas de Balé De 18:00 às 20:00

Aulas de Escaleta De 18:00 às 20:00

Sábado

Sábado

Aulas de Saxofone e Clarinete De 13:30 às 17:00

Aulas de Instrumentos de Sopro e Percussão De 13:30 às 17:00

Bazar - 27/11

Eleição - 27/11

Formatura - 16/12

Em prol do Projeto Musical Asa Branca.

Todos os pais e alunos devem votar! Lembrando que somente alunos acima de 13 anos VOTAM!

Solenidade de colação de grau às 20h no CEMA - Centro Educacional Maria Auxiliadora 102 Sul - Asa Sul.

Baile da Saudade 17/12

Gincana + Educação 04 e 05

Festival Cultural – 06/12

De 17h às 21h, no CEF 31 de Ceilândia.

De 10h às 12:30h

Aulas de Flauta Doce De 18:00 às 20:00 Aulas de Karatê De 18:00 às 19:30

Sábado Aulas de Violino De 13:30 às 16:00 Aulas de Canto Coral e Técnica Vocal De 13:30 às 17:00

+++ Educação 19h


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.