Jornal do Yoga nº 71 - 1º semestre de 2018

Page 4

Yoga

Glauber Cavalheiro Hoffmann

O que são Props? Em uma rápida pesquisa sobre o significado da palavra “props” encontramos: suporte ou adereço. E foi assim que B.K.S. Iyengar denominou os objetos utilizados para a prática de seu método de Yoga. Apesar de sua inegável utilidade, ainda são pouco conhecidos. No entanto, se perguntarmos a um praticante de Iyengar o que são os “props” certamente irá se referir a eles como auxiliares extraordinários e poderá listar uma variedade significativa de materiais tais como cintos, mantas, blocos, bancos, bolsters e muitos outros. Podemos entender o que são os “props” através de uma mirada sobre suas funções. Um exemplo disso são as almofadas de apoio ou o banco, utilizados pelas pessoas que praticam meditação. Ao sentarem sobre essa elevação, a postura dos praticantes melhora. As virilhas podem relaxar, os joelhos descem, a coluna se eleva trazendo conforto aos praticantes. Os “props” nasceram da acurada observação de Mestre Iyengar que vislumbrou na utilização de “suportes” um grande auxílio para a prática. Talvez um dos primeiros “props” utilizados tenha sido as paredes da sua sala de práticas. Dando sustentação ao praticante, conferem estabilidade na postura e base para uma permanência segura.

O “prop” pode ser pequeno como um chumbal ou grande como uma parede. Pode ser leve e flexível como um cinto ou rígido e pesado como um cavalo. Pode auxiliar para o relaxamento ou incitar uma ação. Ele nos ensina a humildade e a presença. Possibilita o praticante permanecer mais tempo em um asana e experimentar a transformação que ele proporciona. Alguns são feitos de madeira, que possibilitam formas diversas e tamanhos variados. Outros de ferro, que auxiliam com seu peso e rigidez. Outros são de tecido, que acolhem, suportam, trazem mais leveza à prática. Iniciantes e avançados utilizam os “props” em suas práticas diárias, aprendendo a direção que o corpo deve se mover. Pessoas com dores ciáticas, hérnias de disco, hipertensão, insônia... vêm se beneficiando com as práticas terapêuticas nas quais são utilizados esses materiais. Assim como um professor corrige seu aluno em um asana, o “prop” também pode ensinar a “direção correta”. “Eu não estou tocando determinada parte, mas se eu tivesse alguém me puxando, me empurrando, me erguendo eu poderia chegar longe.” B.K.S. Iyengar

Glauber Cavalheiro Hoffmann é professor de Yoga.

4

Jornal do Yoga • 1º Semestre 2018


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.