A escolha de livros para leitura promovendo interação entre discentes
Turma do 2º ano do Curso Técnico Integrado em Informática para Internet
Dinâmica do projeto
P
ara fazer a retirada de livros e revistas para leitura, o público interno e externo ao campus pôde contar com um espaço diferenciado, preparado por estudantes do Curso Técnico Integrado em Informática para Internet. Para tanto, todos os participantes tiveram três opções: ler no espaço preparado e devolver a obra; levar e devolver no prazo estipulado, sendo possível a renovação; levar e ficar com o livro, com a condição de deixar outro no lugar. É importante ressaltar que o espaço reservado para as dinâmicas de empréstimo e trocas não contou com supervisores. Os interessados apenas receberam orientações das discentes voluntárias do projeto e eram incentivados à prática do bom senso no cumprimento das ações. Em resposta a um questionário aberto sobre o projeto, a discente do Curso Técnico em Administração, Franciely Alcântara de Oliveira, que efetuou empréstimos e trocas de literaturas, afirma que “este tipo de ambiente à parte proporciona maior descontração, no que diz respeito às relações desenvolvidas, além de estimular a honestidade e envolver processo menos burocrático”.
54
Participação de servidores efetivos e terceirizados
O
controle de empréstimos e trocas revelou que servidores efetivos e terceirizados muito se interessaram pelas obras expostas. Estes últimos, a princípio tímidos em retirar os livros e revistas, hoje já se sentem parte da dinâmica estabelecida para empréstimo e trocas de literaturas, além de reconheceremse coparticipantes do projeto. O motorista do campus, Vagner da Silva, reconhece que o projeto, além de facilitar o acesso aos livros, também oportuniza a aproximação da comunidade ao espaço escolar, que muitos ainda desconhecem. O professor de matemática, Geraldo Lopes Júnior, também apoia o projeto e considera que “a leitura tem o poder de proporcionar crescimento intelectual e desenvolver no leitor uma visão mais crítica do mundo que o cerca”.
Desafios vão, desafios vêm
P
ara que o projeto continue sendo um sucesso, a instituição deverá cumprir um novo desafio: promover a participação dos familiares de toda a comunidade interna nos processos de empréstimo, troca e doação de literaturas. Para isso, torna-se primordial acreditar que, estimulando a leitura e ultrapassando cada vez mais os limites do campus, será possível, não somente conferir prazer ao ato de ler, como também contribuir para a formação crítica e reflexiva.
Para identificar os livros que não poderiam ser trocados foram utilizadas etiquetas vermelhas Leitura que contagia