Informativo do
Instituto Federal do Norte de Minas Gerais
INSTITUTO FEDERAL Norte de Minas Gerais
Edição Especial de 10 anos - dezembro de 2018 Sonho de levar educação profissional aos rincões da metade norte de Minas Gerais hoje é realidade Nascido em 2008 da junção do Cefet Januária e da Escola Agrotécnica Federal de Salinas, o IFNMG atende hoje cerca de 17 mil alunos em seus 11 campi presenciais e mais de 100 polos de educação a distância Antigamente, eram escassas as oportunidades de qualificação técnica, de potencialização do conhecimento e de educação básica de qualidade para jovens e adulltos das regiões Norte e Noroeste de Minas Gerais e Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Nesses locais, ainda são poucas as famílias que possuem condições de financiar os estudos dos filhos em cidades maiores. Mas, a partir de 2008, isso mudou. O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, que já transformava
muitas vidas nas regiões de Januária e Salinas, chega para permitir que os moradores da metade do norte de Minas tenham oportunidades de construção de um futuro com mais possibilidades de desenvolvimento. Nesses 10 anos, por meio de cursos técnicos, de graduação, de pós-graduação e de capacitação, o IFNMG formou milhares de profissionais qualificados para atuar em diversos setores da economia e para contribuir com o desenvolvimento regional e nacional.
Apesar da crescente escassez dos recursos, o Instituto, com a parceria fundamental de entidades públicas e privadas, tem conseguido manter a qualidade e a ampliação da oferta de educação pública, consolidando-se, cada vez mais, como uma instituição referência na oferta de educação profissional, científica e tecnológica na região. Confira neste informativo um pouco das ações e da história destes 10 anos de oportunidades e transformação social.
E polos de educação a distância em mais de 100 municípios