JORNAL DO CASTELO

Page 6

GUIA DE SAÚDE & SERVIÇOS

Crianças que ficam rouca com frequência

Você conhece alguma criança que grita muito, e que vive rouca? Se conhece ou tem alguém na família, legal! Vamos saber algumas dicas de como podemos ajuda-las a cuidar da voz? As lesões de laringe na infância mais comum, são os nódulos vocais, ou os calos nas cordas vocais (conhecidos popularmente). Esses nódulos estão diretamente ligados ao mau uso da voz ou ao abuso vocal. O resultado disso é chamado de disfônia, ou seja, uma voz rouca. Para se pensar nessa rouquidão e auxiliar essas crianças, precisamos observar o ambiente em que elas vivem. - Ela fica muito tempo exposta ao ar condicionado? - Convive com pessoas que fumam perto dela? - A casa é barulhenta, tem som alto, muitas pessoas falando (a ponto de a criança precisar gritar para chamar a atenção e ser ouvida pelos adultos)? Primeiramente, é necessário readequar esse ambiente aonde a criança vive, para assim, posteriormente, favorecer o bom uso da voz. Também é importante identificar quais comportamentos de abusos vocais que a criança normalmente apresenta. - Ela grita muito? - Tem costume de imitar personagens como, monstros e dinossauros? - Chora muito, faz birra? Respondidas essas perguntas, procure então determinar em quais momentos o abuso ocorre com mais frequência e, a partir disso iniciar-se um trabalho de conscientização da criança. Esse processo deve acontecer de maneira mais lúdica possível, para que ela consiga compreender a importância de cuidar da saúde vocal. Então vamos lá, veja algumas dicas: Conte uma história sobre a importância de uma voz bonita e de não gritar.

Tente mostrar que ter uma voz rouca não é legal. Tente associar uma voz bonita a algum personagem que a criança gosta e uma voz rouca, uma voz feia; a personagens ruim como, monstro ou um vilão. Você pode montar fichas com desenhos que demonstram hábitos bons para voz e hábitos ruins, fazendo, também, uma plaquinha de carinha feliz e outra plaquinha de carinha triste, assim, ela deve levantar as carinhas conforme você mostre os hábitos ruins e os hábitos bons. Outra dica é fazer uma tabelinha com a criança, anotando os hábitos ruins que ela fez durante o dia (gritou, falou alto) e os hábitos bons (bebeu água, falou baixo), e, ao final do dia, vocês sentarem e verem juntos. Diminuir os abusos vocais é um grande passo, e pode ajudar essas crianças, mas o ideal que esses abusos e essas técnicas estejam ligados com a intervenção de um profissional. Procure um otorrinolaringologista, faça exames e procure uma fonoaudióloga para que essa passe exercícios específicos que auxiliarão nessa rouquidão.

Thais P. Marchi Fonoaudióloga/ CRFA2- 19002 fonoaudiologa.thais@gmail.com

JORNAL DO CASTELO 16 anos

Para anunciar LIGUE: (19) 3241-7727 ou (19) 9 8117-4727 WhatsApp

ÁRIES - 21/03 a 20/04: É um dos períodos mais negativos para assumir compromissos importantes e assinaturas de papéis que possam lhe comprometer. Cuidado com o excesso de exigência para com as pessoas demasiadamente sensíveis.

TOURO - 21/04 a 20/05: Grandes possibilidades de sucesso poderão ser esperadas para os próximos dias. Algumas ideias brilhantes que vier a ter devem ser colocadas em prática. Pode fazer mudança, novos amigos e destacar-se culturalmente. GÊMEOS - 21/05 a 20/06: Logo, você terá ótimas influências para cuidar

de questões financeiras, contábeis, bancárias. Obterá lucros através de publicidade, rádio, jornal, cinema, televisão. Fluxos positivos. Bom para o amor e o casamento.

CÂNCER - 21/06 a 21/07: Fase em que tudo poderá acontecer a seu

favor. Ótimas oportunidades de ganhar dinheiro e negócios, pelo esforço no trabalho e pela influência dos amigos. Provavelmente, também, seu relacionamento amoroso se fortalecerá.

LEÃO - 22/07 a 22/08: Os aspectos astrais indicam relações harmoniosas

com o cônjuge, pessoas amigas, vizinhos e familiares. O período será excelente, pois as pessoas estarão notando muito seu visual e seu comportamento.

VIRGEM - 22/08 a 21/09: Momento favorável as suas transações financeiras e para comprar ou vender bens móveis e imóveis. Terá êxito também ao tratar de assuntos sociais e no lançamento de novas ideias profissionais.

A_JORNAL DE MAIO 2017.indd 6

LIBRA - 23/09 a 22/10: No trabalho, maior habilidade diplomática, senso

estético e criatividade, trazendo grande progresso material. Procure olhar com objetividade o que está acontecendo. Alimentar expectativas muito altas só vai gerar mais ansiedade, fora isso, o período é excelente para rever amigos e se divertir.

MAIO 2017 - ANO XVI - Nº 205

PÁG. 06

Os ciclos da Vida Humana! (Parte 05) Depois de tanto se falar em Política, Guerras, Greves, Paralizações, Epidemias de Saúde e Frigoríficos; vejo que temos um importante assunto em pauta para se falar não só no Brasil, mas também pelo mundo afora. O aumento nos casos e nos diagnósticos de Depressão. Pois, tem se falado também, e muito, sobre a depressão. E creio que todo mundo se sente até um pouco vítima, atual ou futura, deste mal. Reparemos no fato constante que ao comentarmos a respeito desta desarmonia geral, logo surge alguém que já sofreu com ela, que faz tratamento, que já fez ou conhece alguém que o fez ou faz. Este mal tem sido estudado detalhada e incansavelmente ao longo dos tempos, tomou proporções enormes no último século e assumiu caráter emergencial numa era PÓS-PROZAC. O que se chama de era PÓS-PROZAQUINA é a era que estamos vivendo. Quando tivemos acesso aos primeiros produtos fabricados à base de FLUOXETINA, o mundo pareceu ter aberto como que “Uma Caixa de Pandora”: finalmente, se não se chegava a uma conclusão a respeito deste mal, ao menos havia-se descoberto uma possível cura. Após alguns meses de uso, o PROZAC (entre tantos outros), por exemplo, fazia com que as pessoas que estiveram prostradas, tristes, incapazes até de fazer higiene pessoal, totalmente desmotivadas diante da vida e muitas vezes optando por não mais vivê-la, estivesse novamente com sua vida mais estável e em busca de melhorar, capaz de trabalhar, comer, enfim, viver, e muitas vezes com maior entusiasmo e maior enlevo. Obviamente, tal medicamento não passaria despercebido às pessoas acostumadas a viver em um mundo de felicidade simulada e, assim, objetivos menos altruístas foram sendo doados ao medicamento que passou a ser chamado da “pílula da felicidade”... Aqui estamos agora diante de um real e vívido problema, tão grande quanto o anterior. Ao invés de termos pessoas realmente doentes e passíveis de tratamento e, consequentemente, de cura, passamos a enfrentar também o que viria a ser a antítese da descoberta. Agora me digam: “Quem em sã consciência, acredita em uma felicidade provocada apenas pela ingestão de uma pílula? Será realmente sadia e eficiente tal atitude?”. Muitos estudos veem esse quadro como o de adolescentes que experimentam a droga pela

primeira vez para “ver como é”, a segunda porque “não deu para perceber direito”, a terceira porque “foi legal”, a quarta “porque todo mundo na balada usou” e, daí para o vício crônico são apenas mais alguns passos. Sem falar agora nesta bobagem da tal “Baleia Azul”...Eis que estamos diante desta realidade na qual mais mulheres usam drogas antidepressivas para enfrentar relacionamentos insatisfatórios emocionalmente, mas que lhes rendem uma boa casa e certo conforto; homens que atualmente recorrem a antidepressivos por se sentirem questionando escolhas pessoais e profissionais; adolescentes que enfrentam crises em família através de idas a consultórios psiquiátricos e não em diálogos com os pais, médicos exaustos de plantões que se sentem à beira de um colapso, e poderia continuar por páginas com exemplos... Mas há luz no fim do túnel? Tal exemplo nos coloca diante de uma verdade inquestionável: há cura para a depressão, e ela não passa pelo fim da vida, mas sim, por um reposicionamento de vida, uma nova postura diante dos problemas, uma nova visão de empreendimento pessoal, de qualidade de vida interior, de reeducação: alimentar, filosófica, familiar, profissional, enfim, pessoal completa. As Terapias não apenas com uso de medicação (sejam elas quais forem) estão conquistando o mundo por verem o ser humano como ele é: humano, um complexo de engrenagens que funcionam uma enganchada na outra e não pedacinhos de mim, de você e de nós... Sim, somos máquinas perfeitas, feitas para funcionar com exatidão do começo ao fim. Sim, estragamos muita coisa com essa corrida contra o tempo, mas tudo que vai volta ou pode ser remodelado, corrigido, no mínimo apaziguado. Vamos investir nessa luta e vencer mais essa dificuldade? A escolha é sua!

Vinicius D´Ottaviano Ph. M. - Psicologia Clínica viniciuspsique@hotmail.com

WWW.JORNALDOCASTELO.COM.BR

“Todos os dias, sob todos os pontos de vista, vou cada vez melhor”

ESCORPIÃO - 23/10 a 21/11: Será necessário ter paciência consigo

próprio. Tendência a não enxergar novas perspectivas para o futuro, mas elas logo surgirão. Mantenha-se fiel àquilo que será necessário fazer, para que melhor se estabilize sua vida.

SAGITÁRIO - 22/11 a 21/12: Fase em que poderá prosperar pela influência do cônjuge, trazer e ter sucesso nas pesquisas e em tudo que está relacionado com o ocultismo. Todavia, evite a precipitação, tome cuidado com seu dinheiro. CAPRICÓRNIO - 22/12 a 20/01: Disposição um tanto quanto

precipitada. Tendências ao nervosismo e às ações mais violentas estão previstas. Evite tais coisas para que possa coordenar melhor sua vida. Êxito em assuntos ocultos.

AQUÁRIO - 21/01 a 19/02: Vida tranquila e feliz ao lado dos familiares e da pessoa amada. O trabalho lhe trará satisfação e os negócios tendem a render bons lucros. Favorável para poupar o seu dinheiro. PEIXES - 20/02 a 20/03: Aproveite a influência astral deste período para

conhecer o maior número possível de pessoas. Sua ambição em atingir os mais elevados graus na escala social estará provocando certo distanciamento entre você e os amigos.

05/05/2017 20:40:52


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.