27 minute read

AtuAlidAde

www.JORNALDOAVE.pt 3 de março de 2022 JORNAL DO AVE 9

Santo Tirso assegura apoio de 370 mil euros aos bombeiros

Advertisement

AtuAlidAde

// Santo Tirso

Foi no dia 28 de fevereiro que o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, assinou os protocolos que estabelecem a atribuição anual de subsídios, no valor de 120 mil euros, às três corporações de bombeiros do concelho. Entre os vários apoios, a autarquia investe cerca de 370 mil euros neste braço armado da

proteção civil. ANA iSABel FeRNANdeS/CÁtiA VelOSO

O compromisso por parte da edilidade surge com o principal objetivo de incentivar todas as corporações dos Bombeiros Voluntários de Vila das Aves, de Santo Tirso e Tirsenses nesta fase precária que o país e o mundo ultrapassam. Sem nunca faltar o reconhecimento a estas associações humanitárias, o presidente da Câmara, Alberto Costa, destaca que os protocolos visam “reconhecer o extraordinário traba-

A Águas do Norte vai estender a rede de saneamento nos concelhos de Santo Tirso, da Trofa e de outros seis municípios, graças a um projeto de 13,8 milhões de euros que vai contar com fundos comunitários. Esta empreitada visa “o fecho dos sistemas de drenagem de águas residuais em “baixa”, permitindo assim a otimização da utilização da capacidade instalada e garantindo o acesso efetivo ao serviço de recolha e tratamento de águas residuais, por parte da população residente nos oito municípios que constituem o Sistema de Águas da Região do Noroeste”, que são, além de Santo Tirso e Trofa, Amarante, Arouca, Baião, Celorico de Basto, Cinfães e Fafe.

Em Santo Tirso, concretamente, está previsto um investimento em infraestruturas de “1,7 milhões de euros”, com a construção de “10,5 quilómetros de rede de drenagem de águas residuais”, adiantou a empresa ao JA. Esta extensão vai cobrir “452 alojamentos”.

Já na Trofa, concretamente, o

A Câmara Municipal de Santo Tirso abriu um curso de Literacia Digital com o objetivo de “garantir a inclusão e a literacia digital para toda a população”, afirmou Alberto Costa, presidente da autarquia.

A Fábrica de Santo Thyrso foi a anfitriã da primeira edição do curso “Literacia Digital para todos”, que teve início dia 28 de fevereiro. Estas sessões decorrem todas as segundas-feiras das 14h00 às 16h00, com turmas

AutArquiA reconhece trAbAlho desenvolvido pelos bombeiros

lho desenvolvido em prol da população” por parte dos soldados da paz, que, durante a pandemia, “se viram a braços com desafios acrescidos”.

Ao subsídio de 120 mil euros, somam-se outros apoios, num total de cerca de 370 mil euros por ano. O financiamento das Equipas de Intervenção Permanente (EIP), ronda os 218 mil euros de investimento e há outros apoios concedidos, nomeadamente uma contribuição de 30 mil euros em seguros, bolsas de estudo e benefícios atribuídos através do Cartão Municipal do Bombeiro. Os beneficiários deste podem ainda contar com uma redução de 50 por cento nos preços a pagar pelos serviços e utilização de instalações desportivas de gestão municipal.

“Temos sido sensíveis aos apelos dos bombeiros e, não só aumentámos o valor do subsídio anual em mais de 70 por cento, em 2019, como, há cerca de meio ano, duplicámos as EIP, tendo passado cada corporação a ter duas cada uma, num total de seis equipas no território de Santo Tirso”, realçou Alberto Costa.

Em representação das três corporações, Carlos Oliveira, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Tirsenses, atestou que tem havido entreajuda entre as entidades, “procurando um equilíbrio entre meios humanos e materiais e salvaguardando a principal missão que é sempre prestar o melhor apoio possível à população”.

Santo Tirso e Trofa incluídos na extensão da rede de saneamento

investimento de “um milhão de euros” vai servir para construir “6,2 quilómetros de rede de drenagem de águas residuais e cinco estações elevatórias”, para chegar a mais “138 alojamentos”.

Com este projeto, a empresa garante “uma extensão do serviço a 3246 novos alojamentos (6581 habitantes residentes), associada à construção de 94 quilómetros de redes de saneamento de águas residuais, uma ETAR e 21 estações elevatórias.

“Com uma despesa elegível e um financiamento não reembolsável FEDER de 13 milhões de euros, calculado com base na aplicação da taxa de financiamento de 100%, tendo em consideração a dotação orçamental atribuída à Águas do Norte, salienta-se ainda que a despesa resultante da redução do investimento elegível decorrerá a expensas dos oito municípios que constituem o Sistema de Águas da Região do Noroeste”, declarou a empresa em comunicado.

Curso sobre Literacia Digital chega a Santo Tirso

AutArquiA tirsense quer gArAntir A inclusão e A literAciA digitAl A todA A populAção

de 15 alunos.

O curso tem uma duração de 25 horas e a formação está adaptada ao nível de cada grupo de alunos, de modo a “percorrer um caminho que garanta formação às pessoas, independentemente da idade, e que lhes permita aceder a mais oportunidades, resolver problemas recorrendo aos meios digitais e comunicar de forma mais célere”, acrescenta o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso.

O Município volta a avançar com este Plano Municipal de Competências Digitais para continuar a instruir uma utilização segura da internet.

Alberto Costa acredita ainda que a modernização e simplificação administrativa da Câmara Municipal “tem contribuído para a diminuição do consumo de centenas de quilos de papel” o que torna esta mudança digital “indissociável da causa ambiental”.

A.I.F/C.V.

10JORNAL DO AVE 3 DE março DE 2022

AtuAlidAde

// Vila Nova de Famalicão www.JORNALDOAVE.pt

Casa das Ideias renovada e com novos desafios para a PASEC

Foi numa cerimónia, no dia 17 de fevereiro, que se assinalou a renovação da Casa das Ideias, mudança que traz consigo a promessa de boas condições para muitos anos de vida

da PASEC. ANA iSABel FeRNANdeS/CÁtiA VelOSO

A Casa das Ideias é a sede da Plataforma de Animadores Socioeducativos e Culturais e Plataforma de Ação Socioeducativa e Cultura, PASEC, que comemora este ano 20 anos, e que, após o acontecimento de dia 17 aguarda novos desafios e projetos.

A cerimónia contou com a presença e visita do presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Mário Passos, do diretor regional do Norte do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Vítor Dias, da ve-

No dia 20 de fevereiro, o arquiteto Pedro Brandão apresentou o projeto para a Casa Mortuária de Gondifelos, num ato que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Mário Passos, do presidente da União de Freguesias de Gondifelos, Cavalões e Outiz, Manuel Novais, e do pároco Vítor Ribeiro.

Este projeto resultou da “política de proximidade”, que permite obter um “conhecimento readora da Juventude, Luísa Azevedo, e da presidente da PASEC, Sara Gomes.

No decorrer dos últimos três anos, a sede da PASEC passou por obras de adaptação e renovação do espaço, com o objetivo de criar melhores condições para o acolhimento dos jovens.

Durante a cerimónia, o autarca de Vila Nova de Famalicão sublinhou que a Casa das Ideias tem sido um “catalisador importante para os projetos desta associação que é uma referência nacional e internacional” e espera que o trabalho desenvolvido pela PASEC no âmbito da inovação social e educação não formal “continue a contribuir para a integração de crianças e jovens e para a construção de comunidades mais plurais e fortes”.

Com este reforço infraestrutural, a presidente da PASEC, Sara Gomes, tenciona aumentar a variedade de projetos desenvolvidos pela associação, principalmente a criação de novas companhias ligadas às artes e à escrita, nomeadamente, a publicação de uma revista da PASEC. “Cada dia é uma nova oportunidade, cada novo dia é um recomeço que pode transformar tudo o que ficou por fazer”, reforça Sara Gomes.

A PASEC está sob a tutela do município de Vila Nova De Famalicão no edifício que foi cedido à associação. Esta recebe um apoio financeiro da autarquia anual de 45 mil euros para o desenvolvimento de atividades para a educação não formal e animação socioeducativa juvenil. As iniciativas da associação acontecem a nível nacional e internacional, que mobiliza semanalmente mais de 1700 jovens nos domínios das artes, inclusão, capacitação, desporto e protagonismo juvenil.

Sede da PaSeC PaSSou Por obraS de adaPtação

Projeto da Casa Mortuária de Gondifelos prestes a ser concretizado

Novo eSPaço vai loCalizar-Se eNtre o Cemitério e a igreja real das necessidades e anseios da população, validar decisões e ter a certeza de que aquilo que fazemos é o mais acertado”, revela o presidente do município em nota informativa.

Este novo espaço vai localizar-se entre o cemitério e a Igreja Paroquial de Gondifelos, num local público já consolidado, junto à Avenida das Oliveiras.

No projeto de Pedro Brandão, a Casa Mortuária tem apenas um piso, com aproximadamente cem metros quadrados. Esta inclui uma sala de cerimónias fúnebres com 77 metros quadrados de área, um sanitário unissexo com acesso para utilizadores com mobilidade condicionada e um espaço de arrecadação para apoio às cerimónias ali realizadas.

Mário Passos considera este um projeto relevante para a comunidade famalicense, “permite uma despedida com dignidade”, acrescenta o autarca.

Famalicão e Valongo parceiros nas boas práticas

A Casa da Juventude de Famalicão acolheu, a 22 de fevereiro, o primeiro encontro de partilha de boas práticas no âmbito dos pelouros de Juventude de Vila Nova de Famalicão e Juventude e Cidadania de Valongo.

Nestas sessões de trabalho estiveram presentes membros das equipas técnicas da Juventude e Cidadania dos dois municípios, que partilharam conhecimentos através dos projetos, objetivos e programas de trabalho de ambas,

Esta parceria intermunicipal tenciona criar espaços de capacitação das equipas, partilha de boas práticas e construção de espaços comuns de cooperação e aprendizagem, com a promessa de que este trabalho de proximidade irá continuar.

A próxima edição do encontro vai decorrer na Casa da Juventude de Valongo.

www.JORNALDOAVE.pt

Correio do Leitor

Futuro e Movimento em Dias da Camélia

No dia 20 de fevereiro, ocorreu o evento Dias da Camélia, e nós, alunos do 12. ° F, do curso de Artes Visuais, tivemos a oportunidade de expor os nossos trabalhos realizados para a exposição Futuro e Movimento que esteve aberta ao público na EMAC Volkswagen de Santo Tirso durante os meses de dezembro e janeiro. A proposta foi acolhida por todos de braços abertos, porque não é apenas representar o que está à nossa frente, mas abrir uma janela para a interpretação de cada um sobre um tema, mostrando o que pensamos e como nos sentimos em relação ao que nos rodeia. Mesmo sendo um tema que nos é muito familiar, nem sempre paramos para pensar o quão presente está na nossa vida, pelo que, finalmente, pudemos mostrar o que vemos no futuro.

Estes últimos dois anos têm sido excecionalmente difíceis e foram-nos tiradas diversas oportunidades de explorar a área que escolhemos. Porém, esta proposta oferecida pela EMAC Volkswagen e pela Vereadora da Cultura, engenheira Ana Maria Ferreira, proporcionou-nos a possibilidade de experienciar o que muitos alunos da área de Artes Visuais não puderam vivenciar nos seus tempos de escola, pelo que estamos muito gratos por tal convite. Para o evento Dias da Camélia, também pudemos ilustrar diversos marcadores de livros que foram oferecidos aos convidados como forma de lembrança e de agradecimento pelo interesse na nossa arte e, consequentemente, em quem somos e no que pensamos. No dia do evento, as alunas Petra Lima e Vitória Monteiro abrilhantaram esta belíssima tarde com um momento musical, seguido da entrega de um certificado de participação e de um pequeno “mimo” alusivo ao tema da exposição. Um artista nunca será um artista se as suas obras forem apenas dele. Como futuros designers, arquitetos, ilustradores e artistas, é importantíssimo para todos nós que oportunidades como esta continuem a ser oferecidas, não apenas ao 12.°, mas também aos alunos mais novos, pois são experiências incríveis para a aprendizagem na componente social, expondo para o público fora do âmbito escolar, na perspetiva de ver o nosso esforço e todo o trabalho que colocamos para realizar a exposição, sendo reconhecido e apreciado, e, acima de tudo, na parte analítica, pois é apenas encarando críticas, positivas e negativas, que se cresce como artista e como pessoa.

E é assim que relembraremos este dia, não só mais uma linha acrescentada ao nosso currículo estudantil, mas também como uma memória querida de apreciação e reconhecimento que todos nós como turma pudemos vivenciar. 3 de março de 2022 JORNAL DO AVE 11

AtuAlidAde

// Vila Nova de Famalicão Prolongada exposição sobre a natureza de Alberto Carneiro

A exposição “Alberto Carneiro. A Natureza em Movimento”, patente no Museu Municipal Abade Pedrosa e no Museu Internacional de Escultura Contemporânea de Santo Tirso, foi prolongada e pode ser vista até 30 de abril.

Esta mostra tem por base o espólio artístico de Alberto Carneiro, escultor natural de S. Mamede do Coronado, agora pertencente à viúva, Catarina Rosendo, e que se encontra em depósito no Município de Santo Tirso.

Esta exposição apresenta um conjunto de obras que cobrem a quase totalidade dos mais de 50 anos de trabalho do artista.

Paralelas à mostra, decorrem diversas atividades lúdicopedagógicas, como a peça de teatro portátil “A Cerejeira de Alberto”, por Isabel Fernandes Pinto, a 30 de abril e 28 de maio, às 15h00 e às 16h30, e a 29 de maio, às 11h00, dirigida a famílias com crianças. Na primeira data, a performance acontece na sede do Museu Internacional de Escultura Contemporânea (MIEC) e nas outras no Centro de Arte Alberto Car-

Nos dias 17, 24, 28 e 31 de março, o Município de Santo Tirso, ao abrigo de uma parceria estabelecida com o MODATEX, vai dinamizar a segunda edição das Sessões de Criatividade e Inovação.

No total serão três workshops a decorrer na Incubadora IMod, na Fábrica de Santo Thyrso. “Modelação Digital” é o tema do primeiro, que é promovido a 17 de março e pretende que os intervenientes sejam capazes de identificar as técnicas de digitalização, de gradação e execução de planos de corte, utilizando o sistema CAD de modelação.

Já no workshop “Estampa uma t-shirt”, que decorrerá a 24 de março, o principal objetivo passa por identificar os equipamentos e tecnologias de preparação de pastas de estampar e as tecnologias de estampagem, e que apliquem as técnicas aprendidas na estampagem de uma t-shirt.

Por fim, o de “Costura Criativa” vai ter lugar nos dias 28 e 31 de março e visa dotar os participanneiro (CAAC), situado na Fábrica de Santo Thyrso. Esta peça será também levada à cena para o público escolar do concelho, durante o mês de maio.

A 26 de março, é promovida a oficina de dança “corpo paisagem”, no MIEC, às 11h00. À mesma hora, a 7 de maio, a iniciativa decorre no CAAC.

“Árvore da Vida” e “Alberto Carneiro e os sentidos” são os títulos das oficina, que vão ter lugar no CAAC para os estudantes do 1.º ao 3.º ciclo.

Há ainda a possibilidade de marcar visitas guiadas ao CAAC, à exposição no MIEC e ao Jardim Escultura de Alberto Carneiro, em S. Mamede do Coronado, e de fazer o percurso Alberto Carneiro, composto pelo roteiro das esculturas ao ar livre em Santo Tirso, MIEC e CAAC.

É necessário fazer marcação prévia, através do contacto telefónico 252 830 410 ou do email museus@cm-stirso.pt. De acordo com a autarquia tirsense, há “possibilidade de solicitar transporte para escolas e grupos organizados”.

Fábrica recebe workshops de criatividade e inovação têxtil

tes de competências que lhes permitam identificar os equipamentos e técnicas de costura criativa, para a criação de peças únicas e diferenciadoras.

Esta iniciativa é dirigida a empreendedores, empresas e outros interessados de Santo Tirso e território de proximidade, com interesse nas áreas de modelação CAD, estamparia e confeção.

As inscrições, gratuitas mas limitadas ao espaço dos laboratórios, devem ser efetuadas até dia 10 de março, através do formulário online, acessível em https:// bit.ly/34aIVi4.

12JORNAL DO AVE 3 DE março DE 2022

Cultura

// Vila Nova de Famalicão www.JORNALDOAVE.pt

Teatro Amador nos palcos de Famalicão

A 15.ª edição do Festival de Teatro Amador Terras de Camilo, que teve início dia 26 de fevereiro, termina no último dia de abril com várias propostas levadas à cena no Centro de Estudos Camilianos, em Famalicão, todos os fins de semana.

aNa ISaBEl FErNaNDES/CÁtIa VElOSO

Esta iniciativa é organizada pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, em parceria com o Grupo de Teatro Amador Camiliano, Grutaca, com a colaboração da Casa Camilo- Museu/Centro de Estudos Camilianos e este recebe 13 companhias de teatro amador de vários pontos do país.

As sessões decorrem todos os sábados, pelas 21h30, e aos domingos, pelas 16h00.

O Festival teve início dia 26 de fevereiro, com a Exposição “Máscaras e Caretos” e uma apresentação do Grupo de Teatro A Flor de Aldriz, de Santa Maria da Fei-

Festival decorre até 30 de abril

ra, com a peça “O Casamento” de Nicolai Gogol.

No fim de semana de 5 e 6 de março, o Grupo Dramático Recreativo da Retorta, de Valongo, sobe ao palco, com “A importância de ser Ernesto”, de Oscar Wilde, e o Núcleo de Teatro da Associação Cultural de Vermoim - NUTEACV, de Famalicão, apresenta a peça “O Regresso das Vaginas”. Na semana seguinte, o Grupo de Teatro Palha de Abrantes exibe “O Aniversário”, uma adaptação do texto de Spiro Scimine, dia 12 de março. Já no dia 13, o palco é invadido pela Companhia de Teatro Água Corrente de Ovar, Contacto com a peça “Falar Verdade a Mentir”, de Almeida Garrtett.

Dia 26 de março, o grupo famalicense Greculeme - Grupo Recreativo e Cultural de Lemenhe apresenta “Maldição de Mãe”, de Isabel de Oliveira Martins, e no dia seguinte, a peça “As Minhas MAIS… Marionetas”, de Manuel Dias, sobe a palco pelo grupo TRULÉ, Investigação de Formas Animadas, de Évora.

O mês de abril inicia com a peça “Aniversário de Casamento”, de Fernando Pinheiro, apresentado pela Nova Comédia Bracarense dia 2 desse mês.

No fim de semana seguinte, uma performance do Teatro Renascer de Esmoriz vai a palco com “Trincheira Central”, de Felipe Silva, no dia 9 de abril. Já no dia 10, a companhia viseense AFTA, Associação Fomento Teatro Amador, através do Grupo Off, exibe “O Crime da Aldeia Velha”, de Florbela de Sá Cunha, baseado no texto homónimo de Bernardo Santareno.

Dia 23 de abril, o Teatro Olimpo, de Leiria, questiona “Quem és tu, José?”, de Mário Silva André, e no domingo, dia 24, o Grupo de Teatro Casca de Nós, da Associação Académica e Cultural de Ermesinde, apresenta “Enquanto Espero Desespero”, de Mário Sá.

O Festival encerra esta 15.ª edição no dia 30 de abril, com exibição do grupo anfitrião, Grutaca, com a peça “Entre a Flauta e a Viola”, de Camilo Castelo Branco.

Todos os espetáculos do festival têm entrada livre até à lotação do espaço. É exigido o cumprimento de todas as regras sanitárias em vigor.

Famalicão acolhe encontro sobre 150 anos da Fraternidade Operária

No dia 25 de março, o Museu Bernardino Machado é palco da segunda sessão do Ciclo de Encontros “Organização, Ação e Pensamento Social nos 150 anos da Fraternidade Operária”, organizados pela Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa.

Famalicão vai ser anfitrião do encontro “A Evolução Ideológica dos Movimentos Sociais Oitocentistas”, que terá duas sessões, com início às 10h00 e às 14h00, respetivamente.

Na sessão da manhã, Pablo Sanchez, do Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Lisboa (IHC-FCSH-UNL), vai falar sobre o tema “Dinámicas radicales: culturas políticas e identidades populares en las Juntas urbanas (España, décadas de 1830 y 1840)”, posteriormente, Norberto Cunha, coordenador científico do Museu Bernardino Machado, vai abordar “Republicanos e socialistas (1904-1913)”.

À tarde, Carlos Hernandez Quero, da Universidad Complutense de Madrid, vai falar sobre “’Esos burgueses bribones que nos roban, nos matan y nos tocan los cojones’. Imaginario y lenguaje de los primeros anarquistas madrileños”. Já Cláudia Figueiredo, do IHC-FCSH-UNL, vai abordar “Do Consenso ao Conflito: a radicalização do movimento operário através do teatro (Portugal, 1850-1926)”.

O evento está certificado como Ação de Curta Duração para professores e a entrada é gratuita até à lotação do espaço.

Os interessados devem inscrever-se em https://forms.gle/QzEnXRUr2UpCZzgt9

Para mais informações, consultar http://www.famalicao.pt/a-evolucao-ideologica-dos-movimentos-sociais-oitocentistas. A.I.F./C.V.

ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA CONVOCATÓRIA

De acordo com o Artigo 29.9, número 2, alínea b) dos Estatutos da Associação de Solidariedade e Acção Social de Santo Tirso, convoco os Associados a reunirem em Assembleia Geral Ordinária no próximo dia 31 de março de 2022, pelas17h30m, na Associação de Solidariedade e Acção Social de Santo Tirso, sito na Rua Prof. Sampaio de Carvalho nº 25, 4780-533 Santo Tirso, com a seguinte

ORDEM DE TRABALHOS

Ponto Único: - Apreciação e Votação do Relatório e Contas de Exercício relativos ao ano de 2021

Se à hora referida não existir "quórum", (presença de mais de metade dos associados com direito de voto) a Assembleia Geral iniciar-se-á às 18h00m, com qualquer número de associados presentes, no mesmo local e com a mesma ordem de trabalhos.

Os documentos que serão discutidos na presente reunião estão disponibilizados na Sede da Associação e no sítio institucional - www.asassts.com

Santo Tirso, 02 de março de 2022 O Presidente da Mesa da Assembleia Geral (Vasco Sousa Cruz Ferreira da Costa)

Conselhos de participação na Assembleia Geral

Informa-se que atendendo à legislação em vigor nesta data, determinada pela situação sanitária, no âmbito da pandemia, nesta Assembleia Geral: a) É aconselhada a utilização de máscara ou viseira; b) Serão observadas as regras de ocupação, permanência e distanciamento físico que estiverem em vigor na data da realização da Assembleia Geral, as quals poderão ser diferentes das atualmente conhecidas; c) Será assegurado que o tempo de espera pelo início da Assembleia Geral ocorrerá em espaço diferente do local onde ela se realiza; d) Serão, porventura, tomadas outras medidas à data em vigor.

www.JORNALDOAVE.pt

Vigília pela Paz na Ucrânia em Santo Tirso

O Movimento Mulheres Social-Democratas de Santo Tirso promove, esta sexta-feira, às 21h00, uma Vigília pela Paz na Ucrânia. O evento tem lugar na Praça 25 de Abril (em frente à Câmara Municipal) e realiza-se no âmbito dos esforços internacionais para a resolução do conflito armado em curso naquele país europeu.

Colheita de sangue em Arnoso Santa Maria

A mulher na Igreja em debate

A Associação de Dadores de Sangue de Vila Nova de Famalicão promove uma colheita de Sangue, na Escola Básica de Arnoso, juntamente com a Junta de freguesia local.

Esta recolha é aberta a toda a população e decorre no dia 6 de março, entre as 09h00 e as 12h30, sendo realizada pelo Instituto Português do Sangue e da Transplantação.

No dia cinco de março a propósito do Dia da Mulher a Equipa Arciprestal da Pastoral Familiar de Vila Nova de Famalicão lança um desafio a todas as famílias e pessoas, em geral, a participar numa “mesa-redonda” que tem como tema “a mulher na igreja”. Esta sessão terá como convidados Fabrizia Raguso com o tema

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão abriu uma linha direta de apoio a cidadãos ucranianos residentes no concelho e aos restantes que cheguem a Famalicão devido ao conflito armado.

Com a criação desta linha de apoio, o município quer ajudar os refugiados que cheguem a Famalicão e, em especial, aqueles que têm familiares já residentes a tomar conhecimento das medidas de apoio lançadas a nível da solidariedade, acolhimento e integração.

A Câmara Municipal encontra-se em contacto com as entidades ucranianas em solo português para perceber as principais necessidades e, assim, fazer chegar os bens a quem mais precisa.

“o feminino na igreja”, a irmã Maria Luísa Almeida que abordará a discussão sobre “a mulher no Novo Testamento” e o padre Carlos Carneiro que falara da temática “mulheres para transformar”.

Este serão irá ser realizado no Centro Pastoral de Santo Adrião, em Vila Nova de Famalicão a partir das 21h15. 3 de março de 2022 JORNAL DO AVE 13

AtuAlidAde

// Vila Nova de Famalicão

Famalicão lança linha direta de apoio a cidadãos ucranianos

AutArquiA vAi promover criAção de bolsA de voluntários pArA AjudAr refugiAdos

“Queremos ser úteis e para isso temos que ser organizados e que estar coordenados”, afirmou Mário Passos, presidente da Câmara Municipal.

O Município encontra-se também a recolher informação detalhada sobre a disponibilidade de acolhimento destinada a refugiados e, segundo dados do mesmo, em Vila Nova de Famalicão, existem perto de três centenas de imigrantes ucranianos. Vão ser criadas várias bolsas de ajuda, como de voluntários, para se dedicar ao acompanhamento destes cidadãos.

Para uma resposta mais imediata irá ser feita uma alteração nos regulamentos de apoios sociais para que os deslocados possam ter as ajudas que até agora só chegam aos cidadãos famalicenses ou aqueles que residem há mais de três anos no território.

Toda esta ação será coordenada e dinamizada pelo pelouro da Interculturalidade e Integração que vai funcionar como elo de articulação entre os vários serviços municipais para uma resposta o mais abrangente possível. Pretende-se acionar medidas extraordinárias ao nível do apoio social, da educação, nomeadamente no apoio à aprendizagem do português, e da saúde.

A linha de apoio direta tem o número de telefone 932018305 e o email claim@famalicao.pt. A linha é coordenada pelo Gabinete de Integração de Migrantes.

14JORNAL DO AVE 3 DE março DE 2022

AtuAlidAde

// Santo Tirso

Jornal do Ave viaja no Alfa Pendular

O Jornal do Ave vai viajar por todo o país, através do Alfa Pendular. Em articulação com a Comboios de Portugal, as reportagens em vídeo deste jornal regional podem ser vistos nos ecrãs a bordo dos 20 comboios de alta velocidade que circulam diariamente, nos percursos entre Braga, Porto, Lisboa e Faro.

Além das informações de carácter institucional e promocional da CP, os cerca de 6 mil utilizadores diários do Alfa Pendular podem também ver as reportagens selecionadas pelo Jornal do Ave, acerca dos concelhos de Santo Tirso e Vila Nova de Famalicão.

Esta parceria com a CP nasce de uma iniciativa que se enquadra na responsabilidade social da empresa de comboios, que visa dar visibilidade ao trabalho feito pelas televisões regionais. www.JORNALDOAVE.pt

Três detidos por posse de droga

Um homem de 18 anos foi detido em Santo Tirso por posse de droga. O indivíduo foi intercetado pela PSP com “23 doses individuais” de haxixe, no dia 26 de fevereiro.

Dois dias depois, um outro homem, de 22 anos, teve ordem de detenção por possuir “26 doses” de haxixe.

Um outro indivíduo, residente no concelho tirsense, foi detido pela PSP, no acesso à A20-VCI, no Ameal, Porto, ao início da tarde de 25 de fevereiro. O homem, de 51 anos, tinha na sua posse 13 doses de cocaína.

Desporto

Irmãos Figueiredo com ouro, prata e bronze no Europeu de Veteranos

Joaquim Figueiredo estabeleceu novos recordes nacionais

Os irmãos Joaquim e Davide Figueiredo sagraram-se campeões europeus de cross, no Campeonato que se realizou em Braga, de 20 a 27 de fevereiro.

Na prova de corta-mato (oito quilómetros), Davide Figueiredo, residente na Trofa, arrecadou o ouro no escalão M50, com 27:18 minutos, terminando em 2.º na corrida entre os M45-50, atrás de Joaquim Nshumirimana (Itália), que fez 27:02 minutos. Conquistou ainda o ouro por equipas, somando também outra medalha, desta vez de prata, nos 3000 metros em pista coberta.

Já o lousadense Joaquim Figueiredo, que costuma treinar na Trofa e que representa o CD São Salvador do Campo, fez a corrida com um tempo de 28:25 minutos, assumindo-se como o melhor atleta entre os veteranos M55-M60, à frente de Américo Pereira (Portugal) e de Jose Antonio Ramirez Ramirez (Espanha). Além do ouro coletivo, também no cross, Joaquim Figueiredo foi também campeão europeu nos 3000 metros e medalha de bronze nos 1500 metros, conseguindo bater recordes nacionais nestas duas disciplinas.

www.JORNALDOAVE.pt

Novo Parque de Estacionamento gratuito no centro de Santo Tirso

Para dar corpo ao conceito “cidade dos 15 minutos”, a cidade de Santo Tirso dispõe, desde 21 de fevereiro, de um novo parque de estacionamento. Situado na Avenida de Sousa Cruz, este parque é gratuito e tem capacidade para uma centena de viaturas.

O conceito “cidade dos 15 minutos” consiste na “criação de estacionamento em locais estratégicos que permitam ao cidadão estacionar a viatura a um máximo de 15 minutos de distância, a pé ou de bicicleta, de qualquer serviço essencial”, explicou Alberto Costa, presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso.

O terreno ficou disponível após a resolução de um impasse com o proprietário do espaço, o que permitiu aumentar a oferta de estacionamento existente no centro da cidade de Santo Tirso.

O presidente da autarquia revela ainda que “esta medida se enquadra no âmbito da revisão em curso do plano de mobilidade, que inclui a criação de parques de estacionamento periféricos destinados a libertar as ruas centrais para o estacionamento de curta duração, favorecendo a atividade comercial”.

Novo estacioNameNto está situado Na aveNida de sousa cruz 3 de março de 2022 JORNAL DO AVE 15

AtuAlidAde

Joaquim Fernandes único português em prova mundial de karate

Decorreu nos dias 18, 19 e 20 de fevereiro, nos Emirados Árabes Unidos, na cidade de Fujairah, uma prova de karate de âmbito mundial denominada Premier League - Karate 1. Com a chancela da Federação Mundial de Karate, que contou com o apoio da Federação de Karate do país local, a prova teve em competição 277 karatecas de 49 países de todos continentes. E entre os 211 árbitros de 72 nações esteve Joaquim Fernandes, do Karate Shotokan de Vila das Aves.

Foram menos competidores porque esta prova, Karate 1, foi remodelada com um novo modelo e com inscrição máxima de 32 competidores por categoria, os primeiros do ranking, pelo que “foi uma competição de altíssima qualidade, com katas com excelente performance técnica e atlética e combates disputados até ao último segundo, demonstrando todos uma enorme vontade de vencer”, referiu fonte próxima do mestre. Joaquim Fernandes foi o único representante português, tendo sido, mais uma vez, nomeado Chefe de Tatami, o que lhe valeu ajuizar várias finais. “Representou a arbitragem portuguesa e o karate nacional com um excelente desempenho durante os três dias de competição, Santo Tirso e Portugal podem ficar orgulhosos”, acrescentou a mesma fonte.

Programa Santo Tirso Ativo volta ao formato presencial

aulas preseNciais regressam

Joaquim FerNaNdes Foi o úNico português Na prova

Após dois anos de aulas de ginástica de manutenção para maiores de 60 anos de idade em formato online, o formato presencial volta às freguesias do concelho de Santo Tirso a 2 de março.

As aulas de boccia sénior e de defesa pessoal vão ser retomadas juntamente com este programa.

Alberto Costa, presidente da autarquia, afirma que “o Santo Tirso Ativo em formato online desempenhou um papel social importantíssimo, permitindo à população idosa, e não só, manter a atividade física em casa, com tudo o que isso representou de positivo para a sua saúde”.

E também destaca que “com o regresso das aulas presenciais do Santo Tirso Ativo, irá também regressar à possibilidade do convívio, que tanta falta fez a todos durante estes tempos difíceis”.

A inscrição neste programa é gratuita e pode ser feita nas juntas de freguesias do concelho e no Pavilhão Municipal de Santo Tirso.

As aulas decorrem de segunda a sexta-feira, entre as 09h00 e as 16h45, nas diferentes freguesias.

T.J./C.V.

16JORNAL DO AVE 3 DE março DE 2022 www. www.JORNALDOAVE.pt JORNALDOAVE.pt

This article is from: