Jornal do Ave nº 151

Page 1

PUB

www.jornaldoave.pt

21 DE MARÇO DE 2019 JORNAL DO AVE

1

Quinzenário 21 de março de 2019 Nº 151 Ano 4 | Diretora Magda Machado de Araújo | 0,70 €

06 Polícia

Prisão preventiva para homem que ameaçou de morte esposa e sogra 05 Desemprego

SONIX DESISTE DE COMPRAR RICON E DESPEDE 140 TRABALHADORES

15 Santo T irso

Parque de Geão pronto no verão

14 Desporto

Irmãos Figueiredo e Deolinda Oliveira campeões nacionais de corta-mato longo 05 Santo T irso

Operadores do call-center de Santo Tirso em greve 08 Vila Nova de Famalicão

13 F utebol

Sérgio vieira sai do famalicão e deseja sorte a Carlos pinto 03 E ducação

Robôs entram nas escolaS DO 1.º CICLO 07 Diáspora

Gabinete de apoio ao Emigrante ganha vocação na internacionalização

Famalicão apresentou projeto de regeneração do centro da cidade

06 Polícia

Detido homem nas aves por tráfico de droga PUB


2

JORNAL DO AVE 21 de março de 2019

www.jornaldoave.pt

Atualidade

// Santo Tirso

Campanha de sensibilização sobre direitos do consumidor nas feiras semanais

Caminhada da Primavera por terras de S. Rosendo A Câmara Municipal de Santo Tirso desafia a população a conhecer as terras de S. Rosendo com a Caminhada da Primavera, no dia 23 de março. A iniciativa, inserida no programa de Percursos Pedestres da autarquia, começa às 9.30 horas, na Praça 25 de Abril e passa por Santa Cristina do Couto, Monte Córdova, até S. Miguel do Couto, numa extensão total de 9,3 quilómetros, com nível médio de dificuldade. “Dinamizar a prática física” e “criar hábitos de vida ativa e saudável” são os objetivos da autarquia com esta iniciativa, que vai permitir aos participantes “conhecer algumas das lendas” que envolvem S. Rosendo, o monge, bispo, governador e pacificador canonizado no século XII. “Será possível percorrer os caminhos que levam à Mina D’água, ao Largo da Turbina, à Capela de Santo António e à Igreja de Santa Cristina do Couto”, anunciou a Câmara Municipal. O regresso está previsto para as 13 horas.

Rest Day Festival a 6 de abril no Ribeiro do Matadouro

Ação é da responsabilidade da Câmara Municipal de Santo T irso Até 23 de março, as feiras sema- “tem desenvolvido um papel muinais de Santo Tirso, Vila Nova do to importante nomeadamente na Campo e Vila das Aves são palco mediação de pequenos conf lide uma campanha de sensibiliza- tos”, o presidente do município, ção sobre os direitos dos consu- Joaquim Couto, anunciou alguns midores. A ação, dinamizada pela números, que apontam para a efiautarquia tirsense, é desenvolvi- ciência do trabalho desenvolvido da no âmbito do Dia Mundial dos na prevenção e gestão de confliDireitos do Consumidor e do 30º tos e mediação de litígios de conAniversário de Centro de Infor- sumo, numa ação conciliada com mação Autárquico ao Consumidor o Tribunal Arbitral do Vale do Ave, de Santo Tirso. Nos locais, estará sendo obrigatório sempre que se a unidade móvel do Centro de Ar- trate de serviços públicos essenbitragem de Conflitos de Consu- ciais. Em 2018, dos “171 procesmo do Vale do Ave, acompanha- sos” instaurados, “98 por cenda de uma equipa especializada to” referiam-se ao fornecimento no âmbito dos direitos do consu- de serviços e “dos que se enconmidor para informar e aconselhar tram atualmente concluídos, 90 os munícipes. por cento teve um desfecho faDestacando que esta valência vorável”.

“O Centro de Informação Autárquico ao Consumidor de Santo Tirso tem desenvolvido, ao longo deste 30 anos, um papel muito importante nomeadamente na mediação de pequenos conflitos. O nosso objetivo é termos cada vez mais cidadãos informados dos seus direitos e que saibam a que mecanismos podem recorrer para fazerem valer os seus interesses”, sublinhou o autarca. O Centro de Informação Autárquico ao Consumidor de Santo Tirso funciona no Edifício do Ambiente, na Rua Dr. José Cardoso Miranda, de segunda a quinta-feira entre as 9 e as 17 horas e sexta-feira entre as 9 e as 13 horas.

O Parque do Ribeiro do Matadouro, em Santo Tirso, vai receber a primeira edição do festival Rest Day, a 6 de abril. A iniciativa, que tem o apoio da Câmara Municipal, está recheada de atividades que relacionadas com atividade física e o mindfulness, com destaque para o ioga, meditação, dança, pilates, corrida, massagens, reiki e showcooking. O Rest Day Festival contempla ainda workshops sobre auto-hipnose, minimalismo/desperdício zero e limpeza hepática, e sessões de bodypainting, ou seja, pinturas corporais. “Várias modalidades serão praticadas ao mesmo tempo, tentando ir ao encontro ao que cada um sente mais prazer em fazer. Uma verdadeira ode ao estilo de vida saudável”, pode ler-se no site oficial do evento, cujos bilhetes – que variam entre os 20 e os 40 euros - já estão disponíveis para compra, através do site www.restday.pt. No entanto, no dia do festival, haverá bilheteira disponível no Pavilhão Municipal de Santo Tirso.

Bombeiros Vermelhos promovem jantar solidário A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Santo Tirso promove, a 13 de abril, um jantar solidário com o objetivo de recolher fundos para a “modificação do veículo urbano de combate a incêndio”. As inscrições para o jantar, que tem lugar no Restaurante Tirsense a partir das 20.30 horas, já estão abertas e têm o custo unitário de 20 euros. As reservas podem ser feitas no quartel dos Bombeiros.

e-mail: jsto@net.sapo.pt http://josesarmento. blogspot.pt https://www.facebook.com/sarmentojose http://sarmento-news.blogspot.pt


www.jornaldoave.pt

21 DE MARÇO DE 2019 JORNAL DO AVE

3

Atualidade Câmara promove workshop sobre valorização pessoal A Câmara Municipal de Santo Tirso promove, a 30 de março, das 9 às 13 horas, um workshop de valorização pessoal dirigido aos jovens. A atividade decorre na Biblioteca Municipal de Santo Tirso e tem como público-alvo os jovens dos 14 aos 30 anos, com o objetivo de “esclarecer dúvidas e diminuir inseguranças, através do desenvolvimento de competências pessoais”. “Para isso, serão dadas ferramentas que facilitem comunicar com o mercado de trabalho e usar a própria imagem pessoal para comunicar”, referiu a autarquia em nova informativa, especificando que será utilizada a “metodologia LEGO® SERIOUS PLAY”, assim como será promovida “a comunicação com o mercado de trabalho através de um plano de ação para três meses e a utilização de maquilhagem e outfit em contexto de entrevista”. A iniciativa decorre dia 30 de março, entre as 9 e as 13 horas, na Biblioteca Municipal de Santo Tirso. A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória através do email juventude@cm-stirso.pt ou do telefone 913487037. Este é o primeiro de três workshops que “respondem ao crescente interesse dos jovens em adquirir ferramentas que facilitem a apresentação em momentos decisivos das suas vidas, nomeadamente na entrada para o mercado de trabalho”.

ACIST ajuda empresários a encontrar apoio financeiro

Robôs entram nas escolas do 1.º ciclo

// Santo Tirso

Cada escola recebeu um kit “all aboard”

“Reforçar” o processo de ensi“Instrumentos Financeiros de Desenvolvimento e Apoio às Empre- no, estimulando “a criatividade, sas” é o tema da sessão de divulgação, que vai ter lugar no salão no- a imaginação e o espírito crítico” bre da Associação Comercial e Industrial de Santo Tirso (ACIST), no é o pricipal propósito do mais redia 28 de março, às 17.30 horas. cente programa autárquico que A iniciativa, promovida pela ACIST, é realizada com a colaboração equipou as escolas do 1.º ciclo do da Instituição Financeira para o Desenvolvimento (IFD), especializa- concelho de Santo Tirso com kits da no apoio financeiro e crédito às empresa, com recurso aos Fundos “all aboard” de robótica. Comunitários do Portugal 2020. A medida, anunciada recente“Nesta sessão serão apresentadas aos empresários os vários instru- mente pelo município, será exementos financeiros, entre os quais a Linha Capitalizar Mais, Linha Bu- cutada em três fases, passando siness Angels e Linha Fundos de Capital de Risco”, fez saber a ACIST por ações de sensibilização junem nota enviada à redação. to dos professores para o uso de A participação no evento é gratuita, mas sujeita a inscrição obriga- tecnologias inovadoras, atividatória, através de um link disponibilizado pela Associação, através da des em contexto escolar com mepágina de Facebook, em www.facebook.com/acisanto.tirso. todologia baseada na resolução

de problemas e, finalmente, criação de sistema recorrendo aos equipamentos do kit, como a impressora em 3D. Segundo a autarquia, “a medida irá permitir a adaptação às necessidades de cada aluno” e “cada agrupamento avalia a melhor forma de abordagem da ação que pode ir desde aulas específicas de programação e robótica à oferta complementar ou atividade de enriquecimento curricular”. A promoção da robótica junto dos alunos visa “o sucesso es-

colar, a prevenção do abandono precoce e a igualdade de acesso a uma educação de boa qualidade”, fez saber o presidente da autarquia tirsense. “Vivemos na era da tecnologia e queremos, por isso, aumentar as competências tecnologias dos alunos. Mas queremos fazê-lo explorando a vertente do desenvolvimento social, motivando as crianças para o seu sucesso educativo e criando um ambiente de aprendizagem inovador”, advogou Joaquim Couto.

Câmara Municipal nas escolas à procura de jovens empreendedores A Oficina – Escola Profissional do INA (Instituto Nun'Alvres) e a Escola Secundária D. Afonso Henriques foram as primeiras a receber o “Open Day” promovido pelo Santo Tirso Empreende, com o objetivo de promover o empreendedorismo jovem e o autoemprego. “Mais 200 jovens” conheceram histórias de antigos alunos daquele estabelecimento que enveredaram por criar o próprio projeto profissional, numa “operação de charme” da autarquia tirsense no sentido de “incentivar ideias de negócio e a criação de novas empresas” no concelho, relacionadas com o turismo, design e moda e design de moda.

“Santo Tirso é, seguramente, um dos municípios nacionais mais vocacionados para o empreendedorismo”, considerou Alberto Costa, vice-presidente da Câmara, que apontou como trunfos “a infraestrutura de excelência” que é a Fábrica de Santo Thyrso, assim como os “diversos programas de incubação de ideias de negócio e um apoio personalizado garantido pelo INVEST Santo Tirso”. Cofinanciado pelo Norte 2020 no contexto dos apoios do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, o Santo Tirso Empreende desenvolve-se através de sessões de sensibilização para o empreendedorismo e concursos de ideias, com

A lberto Costa considera Santo T irso um dos municípios mais empreendedores vista à seleção e apoio ao desenvolvimento de 60 ideias de negó-

cio. A primeira edição realizou-se em outubro de 2018, estando pre-

visto que a segunda arranque no próximo mês de maio.


4

JORNAL DO AVE 21 de março de 2019

www.jornaldoave.pt

Atualidade // Vila Nova de Famalicão

Depois das aulas há brincadeira com artes à mistura A música começa e num doce balanço as crianças seguem ao ritmo dos acordes para a frente e para trás em sintonia com os seus pares. Aqui não há pés de chumbo! As danças de salão são uma das atividades preferidas das crianças da Escola Básica de Requião, em Vila Nova de Famalicão, que têm todas as tardes da semana reservadas para o divertimento e brincadeira. Para além da dança, há teatro, artes plásticas e andebol. Estas atividades de enriquecimento escolar, pouco comuns, são escolhidas a dedo e geridas pela associação de pais, em articulação com o corpo docente e junta de freguesia e proporcionadas por associações do concelho. E se estas atividades são um estimulo e uma motivação para os mais novos, na Escola Básica de Requião há um outro fator de peso que tem vindo a conquistar as crianças, mas também os pais e professores. Aqui, as manhãs são de aprendizagem e trabalho e as tardes são de divertimento e brincadeira com as atividades extraordinárias. Conjugados os dois fatores, o resultado é um projeto educativo diferenciador que permite às crianças uma maior rentabilidade do tempo para estudar e a frequência de ativida-

Atividades lúdicas e extracurriculares ocupam as tardes das crianças des únicas e fantásticas. O novo método foi adotado no início do ano letivo depois da comunidade educativa, direção da escola, junta de freguesia e associação de pais, com o apoio da câmara municipal, ter sentido a necessidade de criar um projeto diferenciador naquele contexto específico, proporcionando às crianças novos estímulos. “Decidimos regressar às origens”, ao tempo em que a escola

e o estudo ocupava só uma par- mente positivo”. “Muito melhor te do dia, deixando o restante li- do que esperávamos, muitos mevre. “De manhã, as crianças estão ninos que resistiam à escola, vêm mais despertas e concentradas hoje mais contentes e motivados”, para aprender, sabendo já que acrescentou a responsável. Tamvão preencher a tarde de forma bém a coordenadora da escola, lúdica e divertida, com ativida- Margarida Moreno salientou que des que os animam e enriquecem. “as crianças estão muito mais feliTambém podem ir para casa se o zes e é para isso que todos trabapretenderem”, explicou a presi- lhamos”, sublinhando que o prodente da Associação de Pais, Ma- jeto resulta da “união de esforços de toda a comunidade educativa”. ria Antónia. O presidente da Câmara MuO balanço é “extraordinaria-

nicipal, Paulo Cunha, teceu rasgados elogios ao projeto, salientando que se “trata de um projeto que marca pela diferença, onde a dimensão informal tem espaço sem perda da componente letiva ou de conteúdos, com atividades muito enriquecedoras, o que é muito positivo”. Neste âmbito, o autarca desafiou as escolas do concelho a fazer diferente, indo de encontro às necessidades e gostos das crianças, não replicando o modelo da escola de Requião, mas encontrando outros projetos marcantes que se afirmem pela diferença. Por outro lado, Paulo Cunha mostrou-se muito satisfeito com o envolvimento das associações locais, na oferta das atividades extracurriculares. “É bom ver as nossas escolas a arriscar em novos modelos, mas sem aventureirismos, antes devidamente preparados e seguros dos benefícios”. Refira-se que é a Associação de Pais que gere as atividades extra curriculares, no âmbito de um protocolo celebrado com a Câmara municipal e com o agrupamento assegurando a transferência de verbas e a sustentabilidade financeira das atividades diferenciadoras oferecidas às crianças.

Águas do Norte inicia programa “Sentir e partilhar” é o tema do 5.º Simpósio Ser Criança de sensibilização ambiental em Riba de Ave O Centro Social e Cultural de Riba de Ave, concelho de Vila Nova de Famalicão, foi palco de uma ação de sensibilização ambiental promovida pela Águas do Norte. “Experiência Ciclo da Água” foi o tema central da ação desenvolvida a 12 de março, que envolveu “cerca de 80 crianças do pré-escolar”, que tiveram oportunidade de “conhecer a complexidade das atividades e processos que são desenvolvidos para assegurar o fornecimento de água para consumo humano e o tratamento das águas residuais, não só de origem do-

méstica como industrial”. Como chega a água às nossas torneiras e que tratamento recebe para que possa ser consumida com qualidade? O que acontece à água depois de utilizada nas nossas casas e empresas? Em que condições é devolvida aos cursos naturais de água? Foram estas as questões que foram respondidas ao longo da iniciativa. “Dentro das ações desenvolvidas e dos objetivos que se pretendiam atingir destacam-se a exploração do ciclo da água através de experiências sobre os vários estados da água, abordando tópicos

como a água no dia a dia, a importância da água, água para consumo, estados físicos da água, o ciclo da água e o ciclo urbano da água”, explicou fonte da empresa em comunicado. Com esta ação, a Águas do Norte deu o pontapé de saída a um programa de “mais de cem iniciativas” integradas no projeto ambiental da empresa, a desenvolver até ao fim deste ano em escolas dos municípios que fazem parte do sistema multimunicipal de abastecimento e de saneamento do Norte de Portugal.

A quinta edição do Simpósio Ser Criança vai ter como tema central “Sentir e partilhar”. A atividade realiza-se sábado, 23 de março, no pequeno auditório da Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, sob a chancela do Lions Clube local e assessoria dos Serviços Lionísticos para Crianças D115 Centro Norte. O doutorado Jorge Duque, a psicóloga Liliana Moreira e a professora Teresa Carneiro são os oradores da formação, orientada para professores de todos os graus de ensino e que será creditada pelo Centro de Formação de Associação de Escolas de Vila Nova de Famalicão. No entanto, todos os interessados podem assistir à iniciativa, cujas inscrições são gratuitas, mas limitadas e obrigatórias, devendo para o efeito ser preenchido o formulário disponível online, em www.simposio-ser-crianca.webnode.pt. “Será um espaço de debate multidisciplinar acerca de temáticas cuja unicidade captarão a atenção do público, procurando aprofundar a construção de conteúdos sólidos numa área tão singular como é a da infância. Consideramos que o programa delineado é inovador e abrangente, surpreendendo pela especificidade das abordagens, pela singularidade dos oradores e pelo fascínio que o universo da criança adquire para cada um”, referiu fonte do Lions Clube de Famalicão em comunicado. C.V.


www.jornaldoave.pt

21 DE MARÇO DE 2019 JORNAL DO AVE

5

Atualidade

Sonix desiste de comprar fábrica da Ricon e despede 140 Depois de terem visto o seu posto de trabalho salvo pela Sonix, cerca de 140 trabalhadores da Nocir (antiga Ricon) estão, de novo, à porta do desemprego. A Sonix, empresa que, aquando do processo de insolvência, segurou os postos de trabalho e ganhou a corrida à Valérius pela posse das instalações da fábrica de Ribeirão, decidiu recuar na proposta de compra, alegando a demora da comissão de credores na tomada da decisão. Em causa estava o preço para a alienação das instalações da Ricon. Nos termos do processo de insolvência, estas, com um valor-base de 3,53 milhões de euros, podiam ser alienadas por 85 por cento, mas a Sonix só ofereceu 1,65 milhões de euros (menos 1,35 milhões do valor mínimo). O Tribunal consultou a comissão de credores, mas a resposta não foi unânime. O Santander votou a favor da venda, mas o grupo TMG (Têxtil Manuel Gonçalves) foi desfavorável, enquanto a representante dos ex-trabalhadores se absteve. Face a este impasse, o Tribunal decretou, a 25 de fevereiro, mais 60 dias para a “apresentação de nova proposta ou que a diligência de liquidação tenha novos desenvolvimentos”, mas entretanto a Sonix, que tem um contrato de arrendamento (17 mil euros mensais) que termina este mês, desistiu, alegando demora na decisão. Com este recuo, a dona da Nocir avançou com o despedimento coletivo dos 140 trabalhadores.

// Vila Nova de Famalicão

I nstalações da R icon estavam arrendadas à Sónix

Bloco de Esquerda Operadores do call-center debate sobre Direitos de Santo Tirso em greve dos Cuidadores Informais // Santo Tirso

O Bloco de Esquerda realizou uma sessão para debater “que direitos para os cuidadores informais”, no auditório do Museu Bernardino Machado, em Vila Nova de Famalicão, com a participação de José Soeiro, deputado do partido na Assembleia da República, e de Ana Rute Marcelino, candidata ao Parlamento Europeu. O objetivo da sessão era “prestar contas sobre o trabalho desenvolvido” e “ouvir as pessoas, para compreender melhor os problemas que os cuidadores enfrentam diariamente”, refe riu A na Rute Marcelino. A candidata ao Parlamento Europeu realçou que “temos de falar de pessoas, não de números”, sublinhando que “o estado social é partilhar os problemas com a sociedade”. “O f utu ro tem de ser coletivo”, acrescentou . José Soeiro esclareceu que a questão foi suscitada por uma petição de cuidadores e enalteceu o empenho da eurodeputada Marisa Matias no apoio a esta causa. O deputado, que foi relator do grupo de trabalho criado na Assembleia da República, criticou o Governo por “tentar bloquear a divulgação da parte propositiva do relatório”. O dirigente bloquista refere que 80 por cento dos cuidados são informais e que, em Portugal, há 800 mil cuidadores e cuidadoras. Soeiro justifica a urgência deste debate por ser “um trabalho socialmente invisível, não remunerado e sem reco n heci mento, esta ndo as sociado o ma ior r isco de pobreza”. “O Projeto de Lei do Bloco de Esquerda pretende aumentar os cuidados formais, conciliar os direitos dos cuidadores com as necessidades de quem é cuidado e aprovar o Estatuto de Cuidador/a Informal, que articule alterações à legislação laboral, contabilização do tempo para efeitos de carreira contributiva, alargamento dos apoios sociais em montante e beneficiários, e o apoio aos cuidadores, como formação e direito ao descanso”, concluiu.

Dizem que o salário que rece- 20 anos e ainda não deixaram de “alterações dos horários de trababem, correspondente ao mínimo ter vínculo contratual às empre- lho” e são alvo de “ameaças consnacional, não condiz com “o grau sas prestadoras de serviços”, fa- tantes de despedimento através de responsabilidade e de desgas- tor que também contribuiu para a da caducidade do contrato”. Com a greve, o SINTTAV quis te” da função, por isso, no dia 19 paralisação. de março reuniram-se à porta da Os operadores, diz, querem ser demonstrar o descontentamenempresa em forma de luta. “integrados na empresa dona dos to dos funcionários, mas admite Os operadores de call-center serviços” e “ um salário compa- “privilegiar o diálogo” com a emda Meo/Altice, de Santo Tirso, a tível com o grau de responsabili- presa. “Se não houver recetividaprestar serviço através da Man- dade das funções que desempe- de, os trabalhadores continuarão Power, Egor e Randstad, cum- nham” e que exigem “formação a luta”, sublinhou. O JA contactou a MEO/A ltipriram uma hora e meia de gre- contínua”. “A Meo precisa destes ve, apoiados pelo Sindicato Na- trabalhadores todos os meses, to- ce mas não obteve resposta em cional dos Trabalhadores das dos os dias, faz todo o sentido que tempo útil. O SINTTAV agendou outra greTelecomunicações e Audiovisual reivindiquem a sua integração no ve, para 21 de março, mas para os (SINTTAV). quadro efetivo”, reiterou. Hêrnani Marinho, dirigente do Segundo o dirigente sindical, trabalhadores em situação simiSINTTAV, afirmou que “há traba- os colaboradores temporários lar na operadora NOS, em Camlhadores que trabalham há quase passam “constantemente” por panhã, no Porto. C.V.

Operadores estiveram em greve durante hora e meia


6

JORNAL DO AVE 21 de março de 2019

www.jornaldoave.pt

Atualidade

// Santo Tirso

Santo Tirso vai avançar com Plano Municipal para a Igualdade

Apesar de anunciar números que apontam para uma redução de “20 por cento” dos casos de violência doméstica entre 2015 e 2017, a Câmara Municipal de Santo Tirso promete intensificar as medidas para o combate aos crimes desta natureza, assim como os relacionados com as questões de género e orientação sexual. Uma delas é a criação do Plano Municipal para a Igualdade. CÁTIA VELOSO A Câmara Municipal de Santo Tirso vai criar um Plano Municipal para a Igualdade (PMI). A medida foi anunciada em pleno dia de luto nacional pelas vítimas de violência doméstica, 7 de março, véspera do Dia Internacional da Mulher, e após a reunião de executivo, na qual o edil Joaquim Couto apelou “à “reflexão em torno de um assunto verdadeiramente civilizacional e de Direitos Humanos” e à “necessidade de continuar a despertar as consciências para as causas da Igualdade de Género e da Violência Doméstica”. O anúncio da criação do PMI, “documento estratégico de combate à discriminação de género e prevenção da violência doméstica e elaborado em parceria com a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género”, surgiu aquando do lançamento dos números relacionados com crimes de violência doméstica no concelho, que, segundo a autarquia, “diminuíram 20 por cento de 2015 para 2017”. Já os casos de alcoolismo “diminuíram 15 por cento” e os ligados à toxicodependência decresceram “32 por cento”. Seguindo a “linha” orientada pela “Estratégia Nacional

Autarquia anunciou criação de plano municipal para a igualdade para Igualdade e a Não Discriminação” e pela “Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, a Câmara Municipal de Santo Tirso orientará o PMI para “três planos de ação”, a igualdade de género, o combate e prevenção da violência doméstica e o combate à discriminação em razão da orientação sexual e expressão de género. “O Município, juntamente com os parceiros da Rede Social, tem desenvolvido ao longo dos anos um trabalho

// Vila Nova de Famalicão

Carrinha de valores assaltada em Pedome Dois indivíduos armados e encapuzados surpreenderam um funcionário que abastecia uma caixa multibanco em Pedome, na manhã de segunda-feira, 18 de março. Uma carrinha de valores estava junto do terminal, situado na Avenida de S. Pedro, onde existe uma escola e vários estabelecimentos comerciais, quando, cerca das 9.30 horas foi tomada de assalto pelos larápios, que

terão conseguido levar milhares de euros. Os ladrões colocaram-se em fuga num carro que, ao que se suspeita, será o mesmo que ardeu no Monte de Santa Tecla, em Oliveira Santa Maria. A Guarda Nacional Republicana de Riba de Ave tomou conta da ocorrência, mas o caso passou para alçada da Polícia Judiciária.

multidisciplinar com resultados positivos em matéria de prevenção contra a violência doméstica e promoção da igualdade de género”, sublinhou Joaquim Couto, que referiu o programa “Despertar Consciências”, lançado em janeiro deste ano e que envolve alunos do pré-escolar, alertando-os para a importância da igualdade de género. O autarca garantiu ainda o arranque, “até ao final do ano”, de um gabinete de intervenção, para conceder apoio psicológico, social e jurídico às vítimas. Ainda assim, avança a autarquia, em “articulação com a GNR”, foram efetuados “46 atendimentos” nos serviços sociais do município, nos “últimos três anos”. “Neste momento, estamos a apoiar sete vítimas de violência doméstica por via do subsídio ao arrendamento, oito através do realojamento em habitação municipal e mais 15 abrangidas pelo Plano Municipal de Emergência Social”, enunciou o presidente da autarquia. Este assunto também esteve em cima da mesa da Assembleia Municipal de Santo Tirso, no fim de fevereiro, pela mão da bancada pela coligação Por Todos Nós. Pela voz de Ana Filipa Saldanha, os eleitos pelo PSD/CDS-PP apresentaram uma moção para a “prevenção e combate à violência de género e doméstica”, sugerindo a tomada de medidas autárquicas que passem, por exemplo, pelo desenvolvimento regular de campanhas de sensibilização, apoio às vítimas na área da habitação, intervenção junto dos agressores para prevenir a reincidência, iniciativas de combate à violência no namoro e criação de uma página autónoma online sobre temas relacionados com o tema.

Prisão preventiva para homem que ameaçou matar mulher e sogra A Guarda Nacional Republicana, através do Posto Territorial de Vila das Aves, deteve um homem de 51 anos, por violência doméstica e condução sob efeito do álcool, em Vila das Aves, na tarde de domingo, 17 de março. “No âmbito de uma denúncia por violência doméstica, o suspeito foi abordado quando se encontrava a chegar à sua residência, sendo que no momento da abordagem foi submetido ao teste de despistagem de alcoolemia, acusando uma taxa de álcool no sangue acima do permitido por lei, e ainda foram detetados na sua posse 6,24 gramas de fo-

lha de cannabis”, fez saber a GNR em comunicado. Ainda segundo a Guarda, “no desenrolar da ação, o suspeito ameaçou de morte a sua esposa e sogra, com 50 e 75 anos, apurando-se que o mesmo residia com as vítimas”. O detido, com antecedentes criminais pelo crime de violência doméstica, foi presente ao Tribunal Judicial de Matosinhos, na segunda-feira, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de prisão preventiva, tendo sido encaminhado para o estabelecimento prisional de Custóias.

PSP detém homem nas Aves por tráfico de droga A Polícia de Segurança Pública deteve um ho-

indivíduo de 26 anos e verificaram que este detin-

mem, na Rua do Rio Ave, em Vila das Aves, con-

ha haxixe em quantidade suficiente para 28 doses

celho de Santo Tirso, a 13 de março, na sequência

individuais. O homem, mecânico e residente em

de uma operação de combate ao crime de tráfico

Santo Tirso, foi detido e presente às autoridades

de estupefacientes.

judiciais no dia seguinte.

Cerca das 17.20 horas, os agentes abordaram o


www.jornaldoave.pt

21 DE MARÇO DE 2019 JORNAL DO AVE

7

Atualidade

Gabinete de Apoio ao Emigrante ganha vocação na internacionalização Acrescentar novas valências no âmbito do investimento e da economia motivaram a criação da segunda geração do Gabinete de Apoio ao Emigrante de Vila Nova de Famalicão, que funciona no Balcão Único de Atendimento do município. Com o protocolo assinado, a autarquia encontra mais um caminho para internacionalizar Vila Nova de Famalicão. CÁTIA VELOSO/HERMANO MARTINS

O protocolo foi firmado pela Câmara Municipal e pela DireçãoFamalicão conta agora com um Gabinete de A poio ao E migrante de 2ª geração -Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas e, segundo o secretário de Es- terras de origem” e “identificar, acompanhar e apoiar mitado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro,o cro e pequeno investimento que tem uma base local e rereforço de competências do Gabinete de Apoio ao Emi- gional para se internacionalizarem a partir dos alicerces grante vai favorecer as exportações e o turismo, com o con- das comunidades portuguesas no mundo”. tributo do Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora. “A cultura” e “o conhecimento produzido pelas universi“Nos últimos dez anos, a diáspora transferiu perto de 35 dades e politécnicos” são, segundo o secretário de Estado, mil milhões de euros para Portugal”, começou por dizer “dimensões” que se destacam do contributo das comunio governante na cerimónia realizada a 8 de março, nos dades portuguesas para a internacionalização. Por outro Paços do Concelho, que vê neste “indicador” um “signi- lado, apresentam igualmente vocação na atração de inficado de confiança no futuro do país muito relevante”, ao vestimento para Portugal, principalmente na área do tuqual se junta “o facto de as exportações do país estarem rismo. O argumento é suportado pelos “dados do Institua crescer mais precisamente nos países onde existem as to Nacional de Estatística”, que refletem que “25 por cengrandes comunidades portuguesas”. Desta forma, acres- to dos que visitam Portugal tem ascendência portuguesa centa, estas assumem-se como “um motor de internacio- e, destes, 69 por cento vem da Suíça, 44 da França e cernalização” nacional. ca de 25 do Brasil”. A missão da segunda geração do Gabinete de Apoio ao Para Paulo Cunha, a segunda geração do Gabinete de Emigrante, explicou José Luís Carneiro, passa por “iden- Apoio ao Emigrante coloca Vila Nova de Famalicão “numa tificar, acompanhar e apoiar intenções de investimento de melhor posição” para “prestar um serviço com melhor portugueses na Diáspora, que querem investir nas suas qualidade” aos munícipes. “Abre a janela à dimensão

// Vila Nova de Famalicão

económica e o apoio à internacionalização, no contexto da diáspora, que apresenta números impressionantes”, frisou o presidente da autarquia famalicense, que acredita que “não seria inteligente desperdiçar a oportunidade” de conceder a este serviço mais valências. Os Gabinetes de Apoio ao Emigrante apoiam portugueses que se querem reintegrar no país de origem, através das vertentes social, jurídica, profissional e educativa, assim como auxilia os emigrantes que continuam a viver no estrangeiro. Esta plataforma presta ainda apoio aos cidadãos que pretendem iniciar um processo migratório, para que possam sair do país na posse de mais informação útil sobre o país de destino. Atualmente, existem 157 gabinetes espalhados por 153 municípios e quatro grandes freguesias. Destes, cerca de 30 integraram a segunda geração. Plataforma digital quer unir emigrantes famalicenses À margem da assinatura do protocolo, a autarquia de Famalicão apresentou uma plataforma digital lançada com o objetivo de aproximar cidadãos famalicenses que se encontrem a residir e trabalhar fora do país. Chama-se Famalicenses pelo Mundo. “Essa plataforma serve para que possamos ter o conhecimento de quem são e por onde estão. Por exemplo, quando abordamos novos mercados, se previamente soubermos quem são os famalicenses que estão nesse território, será muito mais fácil estreitar laços ou consolidar compromissos a partir da presença deles”, explicou Paulo Cunha. A nova plataforma já está disponível a partir do site oficial do município (www.vilanovadefamalicao.org). Para facilitar o contacto e a partilha de experiências e de informações, está já também disponível uma página na rede social Facebook com a designação “Famalicenses no Mundo”.

Colheita de sangue Mostras tornam-se comunitárias na Escola D. Sancho I para “alavancar” desenvolvimento local A Escola D. Sancho I, em Vila Nova de Famalicão, vai ser palco de uma colheita de sangue, entre as 9 e as 12.30 horas do dia 28 de março. A atividade, promovida pela Associação de Dadores de Sangue de Vila Nova de Famalicão, é aberta à toda a população e será realizada pelo Instituto Português do Sangue e da Transplantação.

Trail e caminhada solidários em Mogege Decorre até 23 de março o prazo para quem quiser inscrever-se no Lions Charity Run Mogege, uma iniciativa solidária composta por uma caminhada de cinco quilómetros e um trail de dez quilómetros, que se realiza a 30 de março. Organizado pelo Lions Clube de Famalicão, o evento tem como objetivo a angariação de fundos para a atribuição de duas cadeiras de rodas elétricas. A participação na caminhada ou no trail tem o custo de cinco euros, com oferta de abastecimento, e as inscrições podem ser feitas em www.prozis.com.

“O êxito alcançado pelas mostras associativas superou todas as nossas expectativas, porque mobilizaram e uniram as comunidades, valorizando os territórios e as suas gentes”. Ao balanço positivo feito pelo presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão ao programa de iniciativas iniciado no primeiro mandato como autarca, surgiu o anúncio de que este “evoluiu” e ganhou um novo epíteto: mostras comunitárias. P róxima mostra realiza- se em Vermoim a 24 de março Organizadas pelo município – através do Gabinete do Associativismo –, em parce- vancas de desenvolvimento local”. ria com as juntas de freguesias desde há cinco anos, as Além disso, dentro do programa de atividades e de animostras que antes eram montra das “associações formais mação, desenvolvido pela comunidade, haverá iniciatie informais” passam a estar abertas a outras forças vivas vas lúdicas, como os jogos tradicionais e clássicos, pindas localidades, como artesãos e colecionadores, restau- turas e insufláveis. rantes e produtores locais de hortícolas, frutas, pecuária A primeira mostra comunitária já aconteceu, no fim de e outros artigos regionais. Desta forma, considera Paulo semana de 16 e 17 de março, em Outiz. A próxima decorCunha, as iniciativas assumem-se como “verdadeiras ala- re em Abade de Vermoim, a 24 de março.


8

JORNAL DO AVE 21 de março de 2019

www.jornaldoave.pt

Atualidade

// Vila Nova de Famalicão

Comerciantes preocupados com ruas fechadas ao trânsito

Apresentado projeto de regeneração do centro da cidade de Famalicão O plano de regeneração do centro da cidade de FamaA representar uma grande franja de colicão foi apresentado pela Câmara Municipal de Fama- merciantes daquela zona da cidade, Ferlicão. A criação de uma plataforma “única” com “cir- nando Xavier Ferreira, presidente da Assoculação partilhada” entre peões e meios de transpor- ciação Comercial e Industrial de Famalicão, te é uma das principais alterações do cenário urbano, afirmou que foi num misto de “satisfação” e que contempla ainda a proibição de trânsito a norte e a “preocupação” que teve conhecimento do sul do Parque D. Maria II. Esta alteração é a que mais projeto, sublinhando que “é preciso tomar preocupa os comerciantes, mas segundo o presidente atenção a todos os fatores que impeçam o da Câmara, foi acautelada com alargamento do par- normal crescimento da atividade económique de estacionamento. CÁTIA VELOSO ca”. “A mudança é sempre difícil num contexto económico também difícil e que, preA mudança será drástica, mas segundo Paulo Cunha é vemos, não irá melhorar muito”, alertou. Às incertezas, Paulo Cunha responde com “necessária” para adequar aquela zona urbana ao que diz ser o “novo padrão de cidade”. O presidente da Câmara garantias. “O número de lugares pagos que Municipal de Vila Nova de Famalicão apresentou o projeto hoje existe não só se vai manter como vai aude regeneração das Praças Dona Maria II e Mouzinho de mentar. Haverá mais lugares concessionaAlbuquerque e ruas adjacentes, que está incluído no Pla- dos do que aqueles que existem hoje, com no Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), num uma nuance, o estacionamento deixa de ser investimento mais de 11 milhões de euros, comparticipa- concessionado na rua e passa a ser concessionado no parque, que está localizado ao dos em cerca de 60 por cento por fundos comunitários. Numa sessão pública e aberta a intervenções dos cida- lado e que sofrerá um alargamento”, afirdãos, a 14 de março, Paulo Cunha começou por explicar mou o autarca, que anunciou ainda situaque a proibição de circulação rodoviária a norte e a sul ção semelhante para os lugares de estacioPaulo Cunha garantiu que o número de lugares de estacionamento não vai diminuir da Praça D. Maria II não significa o fim dos automóveis na- namento gratuitos. quela zona da cidade. Será criada uma “plataforma úniPaulo Cunha reiterou ao longo da apresentação que a re- sas quanto a prazos de execução, Paulo Cunha manifestou ca” de “circulação partilhada”, com prioridade dada aos qualificação abre a porta ao futuro e a contextos de opor- vontade de ver os procedimentos burocráticos concluídos peões e aos meios de transporte suaves. “Não queremos tunidade no que à circulação rodoviária diz respeito. Um “até ao final deste ano” para que a obra esteja concretizaconstruir uma cidade contra os automóveis”, referiu o au- exemplo, diz, é a possibilidade que a obra dará para que da “até ao fim do primeiro semestre de 2021”. tarca, recusando “fundamentalismos” dessa ordem e ga- naquela zona se construa um parque de estacionamento rantindo que os carros podem conviver em harmonia com subterrâneo. “Se amanhã o centro da cidade for tão dinâo novo figurino urbano. “ mico como desejo e chegarmos à conclusão que os lugaPaulo Cunha quer, antes de mais, “tornar o futuro possí- res de estacionamento já não são suficientes, estou cervel” depois de “mais de quatro anos em contactos de pro- to de que não faltarão interessados em dar esse passo”, ximidade com os agentes comerciais da cidade”, cuja aus- sustentou. cultação resultou num projeto que “sintetiza aquilo que é O Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano cona vontade das pessoas”. templa a criação de uma rede de ciclovias urbanas e a obra Apesar de o autarca estar “convicto” de que “há uma for- de reabilitação do Mercado Municipal, que foi adjudicate adesão” àquilo que a autarquia pretende fazer, a ses- da a 7 de março, em reunião de Câmara, e que para Paulo são ficou marcada pelas “dúvidas” manifestadas por vá- Cunha servirá de “âncora” para a “atratividade” da cidade. rios cidadãos, principalmente aqueles ligados ao comérSegundo o autarca, tudo será feito para que os planos cio local. Carolina Leitão, a representar uma loja de piche- de obra coincidam, de forma a causar o mínimo de conslaria, defende que “as pessoas só virão à cidade se tive- trangimentos possível. rem os carros” e que “o parque de estacionamento” junO período formal de discussão pública para a regeneto ao Parque D. Maria II “não vai chegar” para todos os lu- ração urbana tem a duração de 15 dias a contar da data da A presentação decorreu na F undação Cupertino M iranda gares que forem suprimidos nas ruas fechadas ao trânsito. publicação em Diário da República. Sem deixar promes-


www.jornaldoave.pt

21 DE MARÇO DE 2019 JORNAL DO AVE

9

Atualidade // Santo Tirso

Feira da Proteção Civil sensibiliza mais novos Na tarefa de sensibilizar, a autarquia de Santo Tirso considera que é imperativo direcionar as mensagens para o público jovem, envolvendo-as ativamente nas atividades, como aconteceu nas comemorações do Dia da Proteção Civil, que se fizeram com uma semana de atividades em todo o concelho. CÁTIA VELOSO Trabalhar hoje para obter resultados amanhã. É desta forma que a Câmara Municipal tem atuado em diversas dimensões e na Proteção Civil não é exceção. Por isso, as crianças foram os protagonistas das ações desenvolvidas no âmbito da Feira da Proteção Civil, que esteve patente na Praça 25 de Abril até 16 de março. Vários agentes do município, como os bombeiros, a polícia e os sapadores florestais estiveram representados e disponíveis para colaborar na transmissão da

Simulacro realizou- se na Biblioteca Municipal principal mensagem da atividade: “Prevenir é a regra de ouro da Proteção Civil”. “Sabemos que as crianças vão chegar a casa, questio-

nar os pais e os avós e transmitir algumas mensagens que são importantes difundir, como o contacto telefónico da Proteção Civil Mu-

nicipal, como atuar num acidente em casa, numa inundação ou num incêndio na f loresta. Estou convencido de que ao fim de uma ou duas gerações, teremos uma população, em grande escala, bem informada e interventiva”, observou Joaquim Couto, presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, que marcou presença na abertura da mostra. Este ano, as comemorações do Dia da Proteção Civil em Santo Tirso dão enfoque ao papel do cidadão. Nesta linha de pensamento, Joaquim Couto destacou

que o comprometimento da sociedade é um requisito cada vez mais importante na formação do cidadão. “Além das habilitações académicas e profissionais, as empresas já perguntam qual é a intervenção dos candidatos na comunidade. Hoje, entende-se que a formação global, a rentabilidade e a competitividade dependem muito da sua ação cívica e a Proteção Civil é uma das áreas em que se deve participar”, argumentou o autarca. Considerada “Cidade Exemplo” da Campanha Internacional Cidades Resilientes pelo trabalho desenvolvido em prol do bem-estar e segurança dos cidadãos, Santo Tirso dedicou uma semana à proteção civil, com diversas atividades, com especial atenção para a sensibilização dos mais jovens, como aconteceu no simulacro de incêndio realizado na biblioteca municipal. As comemorações do Dia da Proteção Civil ficaram marcadas por diversas atividades, espalhadas pelo concelho, como ações de formação e a iniciativa “A Proteção Civil Vai às Escolas”. Simulacro envolve 200 pessoas O alarme soou na entrada da Biblioteca Municipal de

Santo Tirso e dava conta de um incidente no auditório. Depois de dado o alerta e acautelada a saída de todas as pessoas que se encontravam no interior do edifício, os meios de socorro entraram em ação. Um incêndio, que “provocou” três feridos, “terá começado num aquecedor”, mas foi rapidamente circunscrito pelos Bombeiros Voluntários de Santo Tirso. Esta operação, que envolveu cerca de 200 figurantes, não foi mais do que um exercício para testar o plano de segurança interno da biblioteca municipal, que permitiu identificar alguns aspetos que podem ser melhorados numa situação de emergência real. “Há sempre pequenas modificações que se podem fazer, além do próprio treino do pessoal do biblioteca”, denotou Joaquim Souto, comandante dos Bombeiros Voluntários de Santo Tirso, que apontou “a dificuldade de acessibilidade na entrada do edifício” e “a aglomeração dos utilizadores da Biblioteca no corredor de circulação das viaturas”. Foram mobilizadas as três corporações de bombeiros do concelho, com a ação direta de oito meios e 20 operacionais, assim como da polícia municipal e Polícia de Segurança Pública.

I niciativa “A proteção civil vai à escola” marcou o dia da proteção civil


10 JORNAL DO AVE 21 de março de 2019

www.jornaldoave.pt

Atualidade

// Santo Tirso

João Sousa apresentou coleção onde perfeição está nas marcas corporais “Não podemos ter medo de assumir as nossas marcas, sejam acne, sardas, flores de nascimento, vitiligo, ou a nossa cor, sejamos nós brancos, negros ou de diferentes etnias. Não podemos nos refugiar pelos estereótipos da sociedade”. Foi desta forma que o tirsense João Sousa se inspirou para apresentar a coleção de outono-inverno no Portugal Fashion, na Alfândega do Porto, a 14 de março. A ideia partiu de uma “marca de nascimento” que o jovem estilista tem na cara e que o levaram ao trabalho realizado pelo fotógrafo americano Peter Devito. “Em Portugal, nunca senti esse 'preconceito' por parte da sociedade, mas a minha marca também não é tão grande como as que ele re-

M arcas corporais inspiram João Sousa gistou no seu trabalho”, explicou em declarações ao JA. O resultado do aprofundamen-

to deste tema foi visto na passerelle do Portugal Fashion, graças ao convite lançado a João Sousa para

Através de uma coleção cápsula com cinco coordenados, saltaram à vista um blusão oversized, “que recebeu um enorme feedback positivo”, a camisola masculina e o macacão. O branco/cru, símbolo da “perfeição” e dos “estenótipos que a sociedade cria” assume o reinado, mas acaba destronado pela cor que vai surgindo ao longo do desfile, uma “ultimação que representam as marcas”. Aliás, as ultimações são, para João Sousa, elemento-chave nesta coleção, por serem capazes de tornar “as peças únicas”. No regresso à passarelle do Portugal Fashion, através do integrar o Bloom Upload, novo Bloom, João Sousa transmitiu o projeto do Bloom, setor que dá desejo de continuar a trabalhar palco aos criadores emergentes. em mais edições do projeto. C.V.

Piruka, Toy e Quim Barreiros animam Aves Fest em agosto Em agosto de 2019, Vila das Aves recebe a primeira edição do Aves Fest. Um festival organizado pela Junta de Freguesia, em parceria cm a Associação Sótão Estival, que promete "surpreender através da diversidade de artistas presentes num espaço único e histórico". O evento, considerado pela or-

ganização como "um conceito inovador", foi apresentado este sábado e tem lugar na Fábrica do Rio Vizela, de 29 a 31 de agosto. O cartaz já está fechado e Piruka, Toy, Quim Barreiros e Azeitonas são os artistas em destaque. Mas pelo Aves Fest vão ainda passar Sérgio Mirra, Camaleão e os dj Miguel Rendeiro, Francisco Praia

e Funkyou2. O bilhete diário tem o custo de oito euros, enquanto o pass geral custa 15 euros. Mais informações podem ser solicitadas através dos contactos disponibilizados pela organização, o email info@avesfest.pt ou o contacto telefónico 252 941 313. C.V.

“Sequoia Guzmán” no palco da Noite Tirsense Álvaro, André, Diogo e Guga personificam um projeto musical que nasceu em Santo Tirso há um ano, com um álbum que vão agora dar a conhecer na Noite Tirsense, a 30 de março. “Sequoia Guzmán” é o epíteto da banda que sobe ao palco do Centro Cultural Municipal de Vila das Aves às 21.30 horas para mostrar um “formato de rock de garagem que se inclina sobre uma panóplia de estilos e influências desde o psicadélico ao punk de eras passadas, como a loucura da era da informação, na música e na postura, do presente e do futuro”, explicou a autarquia de Santo Tirso, promotora do concerto, que tem entrada livre.

“Recriar... olhando” homenageia Graça Morais

Aves fest foi apresentado no sábado

Graça Morais é a figura homenageada na sétima edição do “Recriar... olhando”, uma mostra de trabalhos de todo o Agrupamento de Escolas de S. Martinho. Com inauguração marcada para as 17 horas de 27 de março, no Centro Cultural Municipal de Vila das Aves, a exposição compila tra-

balhos inspirados na obra da pintora, uma das mais conceituadas e galardoadas artistas nacionais, que em 1997 recebeu o grau Grande Oficial da Ordem do Infante e em 2014 foi distinguida como Mulher Criadora de Cultura. A exposição tem entrada livre e está patente até 23 de abril.


www.jornaldoave.pt

21 DE MARÇO DE 2019 JORNAL DO AVE

11

Cultura // Santo Tirso

Filmagens de “Sculp” começaram a 20 de março na Fábrica de Santo Thyrso e no Parque Urbano Sara Moreira

Esculturas ao ar livre inspiram filme de Joaquim Pavão

F ilmagens começaram a 20 março

João Luís Barreto Guimarães homenageado numa Poesia Livre sensível ao ambiente “Da poesia da Natureza à natureza da Poesia” foi o mote lançado para a edição de 2019 da Poesia Livre. A iniciativa cultural do município de Santo Tirso teve como figura principal João Luís Barreto Guimarães. O escritor, com 30 anos de carreira literária, foi homenageado pela autarquia na tarde de domingo, 17 de março, nos Paços do Concelho, e ainda apresentou o mais recente livro, “O tempo avança por sílabas”, uma antologia de cem poemas escolhidos de entre as dez obras que publicou. Pela terceira vez no concelho no âmbito das atividades da Poesia Livre, o autor não escondeu a satisfação de ter “experienciado muita adesão nas iniciativas nas escolas” e sentido “o feedback dos jovens em relação à poesia”. Com atenção especial às questões ambientais, a edição deste ano da Poesia Livre ganhou uma nova dimensão, que agradou o presidente da autarquia. “Foram melhorias muito importantes na edição deste ano, mostrando que a poesia é um importante meio para envolver, mobilizar e consciencializar a comunidade em torno de questões fundamentais”, observou Joaquim Couto, que enfatizou a “forte aposta do Município na cultura para todos” e numa “comunidade com mais e melhores hábitos de leitura”. Sobre João Luís Barreto Guima-

As esculturas ao ar livre de Santo Tirso são a base do próximo filme de Joaquim Pavão. As primeiras filmagens de “Sculp” acontecem na cidade tirsense entre 20 e 29 de março, na Fábrica de Santo Thyrso e no Parque Urbano Sara Moreira. O filme tem data de estreia prevista para o primeiro trimestre de 2020, seguindo-se dois anos de passagens por festivais internacionais de todo o mundo, bem como distribuição para cinema. Nascer, comer, brincar, construir, contemplar, procriar e morrer são os sete quadros da película, que “representam os sonhos, liberdades e pensamentos de uma personagem que habita um mundo onde todas as escolhas são facilitadas por algoritmos”, fez saber a autarquia em nota enviada à redação. Além de promover o Museu Internacional de Escultura Contemporânea, “Sculp” será também uma ferramenta de debate “acerca das relações entre arte, urbanismo e cidadania”, assumindo “uma visão de um possível futuro” e “um mote para a interrogação”, explicou o realizador, recentemente galardoado em Nova Iorque, por “Antes a noite venha – Falas de Antígona”, que mereceu quatro distinções no “Red Carpet Film Awards”. O novo filme terá também outro elemento de ligação a Santo Tirso. Pinto da Costa, reconhecido A componente musical é da responsabilidade de Óscar Flecha, um dos mentores do Festival Internacional de Guitarra de Santo Tirso. Se- professor catedrático e médico legista, é um dos oradores da palesgundo Joaquim Pavão, é na música que o filme começa, pois “cria os tra “Duas Gerações, Duas Visões”, espaços, o tamanho, a atmosfera”. que decorre na Biblioteca MuniciCriado em 1990 num desafio lançado pelo então e atual presidente pal de Santo Tirso, esta sexta-feida Câmara, Joaquim Couto, ao saudoso escultor Alberto Carneiro, o Museu Internacional de Escultura Contemporânea (MIEC) é compos- ra, 22 de março, às 17.30 horas. A entrada é gratuita. to por 55 esculturas, espalhadas por seis polos da cidade. Paul Van A Pinto da Costa junta-se o méHoeydonck, artista belga que tem uma obra na lua, assina uma das esdico Renato Martins, numa iniciaculturas, entrando num lote onde também figuram nomes como Amy Yoes, Pedro Cabrita Reis, Fernanda Fragateiro, Júlio Le Parc, Fernan- tiva que abordará os temas “Sexualidade masculina: do normal do Casás e Carlos Criz Diez. ao patológico” e “sexualidade feA sede do MIEC foi inaugurada a 21 de maio de 2016, num projeto dos arquitetos Álvaro Siza Vieira e Eduardo Souto de Moura, que en- minina, a subtileza do prazer e sevolveu ainda a requalificação do Museu Municipal Abade Pedrosa, si- letividade do desejo”, seguindo-se um período de debate. tuado numa das alas do Mosteiro de S. Bento.

João L uís Barreto Guimarães foi homenageado pela autarquia rães, o autarca sublinhou a “figura incontornável da saúde e da poesia” e agradeceu “a forma como se disponibilizou desde o primeiro contacto e como acompanhou a iniciativa”. Pedro Abrunhosa no encerramento da Poesia Livre João Luís Barreto Guimarães vai regressar a Santo Tirso, esta quinta-feira, 21 de março, para o encerramento da Poesia Livre. A acompanhá-lo estará o cantor Pedro Abrunhosa, que vai participar na tertúlia poética “Natureza da Palavra”, que tem lugar às 21.30 horas, na Fábrica de Santo Thyrso. A entrada é livre, mas mediante apresentação de bilhete que poderão ser levantados na Biblioteca Municipal, tendo como limite o máximo de cinco bilhetes

por pessoa. “Aquilo que fica da leitura das poesias do João Luís Barreto Guimarães é instigador de estados sensórios, é instigador de emocionalidades e, no fundo, no fundo, a arte é isso que faz, a arte é uma provocação aos sentidos”, referiu Pedro Abrunhosa sobre a escrita de João Luís Barreto Guimarães. Ainda no dia 21 de março, decorrem, no âmbito da Poesia Livre, viagens poéticas. Os alunos da Escola Básica da Ponte partem da estação de Vila das Aves, no comboio das 8.22 horas, com destino a Lisboa, numa viagem que tem como mote a declamação de poesia. Já os alunos do Instituto Nun’Álvres irão declamar e oferecer lembranças poéticas no autocarro das 10.20 horas, que faz a ligação entre as Caldas da Saúde e Santo Tirso.

Pinto da Costa em Santo Tirso para falar de sexualidade

M édico é um dos oradores da palestra O objetivo desta atividade é, segundo a autarquia tirsense - que apoia na realização -, “informar a

população e aumentar o seu grau de literacia em saúde, fornecendo alternativas terapêuticas viáveis”.


12 JORNAL DO AVE 21 de março de 2019

www.jornaldoave.pt

Atualidade

// Vila Nova de Famalicão

// Santo Tirso

“Rondas” dá a conhecer canil municipal O canil/gatil de Santo Tirso é o ponto de paragem do programa “Rondas”, na manhã de 30 de março. A iniciativa da Câmara Municipal, que convida a “conhecer as especificidades do município no último sábado de cada vez”, vai abrir as portas deste equipamento inaugurado em julho de 2018, na Ermida, com uma área de mais de 2500 metros quadrados disponíveis para acolher até 70 animais. O ponto de encontro está marcado para as 10 horas, na Loja interativa de Turismo. A inscrição é gratuita e pode ser feita em santotirso@cm-stirso.pt, turismo@cm-stirso.pt ou pelo telefone, ligando para o 252 830 411. Para além da captura de animais, o canil/gatil procede à recolha ao domicílio de animais, faz a identificação eletrónica e vacinação antirrábica (um serviço pago pelos detentores de animais) e a esterilização dos animais que derem entrada nos Centros de Recolha Oficial.

Famalicão promoveu cultura, gastronomia e indústria na BTL Con siderada a ma ior fei ra do setor do turismo em Portugal, a BTL de Lisboa, que decorreu na FIL, de 13 a 17 de março, foi palco para diversas instituições públicas e privadas atraírem a atenção dos visitantes e dos profissionais e operadores turísticos. Integrado no Espaço Institu-

cional da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), o concelho de Vila Nova de Famalicão marcou presença, promovendo a Rota Camilo, no âmbito do Touring Cultural e Paisagístico, o “Dias à Mesa”, programa integrado no segmento Gastronomia e Vinhos, e o Turismo Industrial.

Também os produtos locais estiveram em exposição e degustação, com especial destaque para os vinhos verdes, os queijos, os enchidos, as compotas e as bolachas artesanais. Segundo a autarquia, passaram pelo stand do município famalicense “mais de mil pessoas”.

Salaviza em Famalicão para falar do mais recente filme “Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos” é o mais recente filme de João Salaviza e Renée Nader Messora, que vão estar em Vila Nova de Famalicão, a 30 de março, no âmbito da segunda réplica do Observatório de Cinema – Close-Up, que tem lugar na Casa das Artes. Os realizadores vão debater com o público a apresentação da película, premiada em Cannes, sobre um indígena no Brasil contemporâneo. A sessão começa às 15 horas. No mesmo dia, às 18 horas, o público em geral é convidado a assistir “À Distância”, de Lourenzo Viegas, que mereceu um Leão de Ouro de Veneza. Além das sessões abertas, o Close-Up continua a dedicar atividades direcionadas especialmente às escolas, do 1.º ciclo ao Ensino Secundário. No dia 26, a partir das 10 horas, os alunos do 3.º ciclo e Ensino Secundário são convidados a assistirem a “ Cartas da Guerra”, uma adaptação a partir de escritos de

António Lobo Antunes. À tarde, pelas 14.30 horas, é a vez de os alunos do 1.º e 2.º ciclos participarem na réplica do Close-Up, assistindo a “O Meu Vizinho Totoro” (1988), de Hayao Miyazaki. Os estudantes, seniores e as-

sociados de Cineclubes, têm entrada livre, enquanto a bilheteira para o público em geral tem o custo de dois euros, ou metade para os portadores de Cartão Quadrilátero.

Canil /gatil é o próximo ponto de paragem do “Rondas”

Rusga de Joane promove espetáculo na Casa das Artes Integrado nas comemorações do 28.º aniversário o Grupo Etnográfico Rusga de Joane, o espetáculo “Vivências – na senda do linho” vai ser apresentado no grande auditório da Casa das Artes, a 31 de março, pelas 16 horas. “Será um espetáculo de revisitação às memórias e vivências das gentes de outrora, tendo o linho como o fio condutor entre as tarefas agrícolas, o serão, as cantigas de embalar, rituais da morte, a religiosidade e por fim a festa, a romaria”, explicou em nota enviada à redação o Grupo Etnográfico Rusga de Joane, que organiza o espetáculo com a encenação do Teatro da Didascália e apoio do município famalicense. A entrada é livre, mas carece de levantamento de bilhetes, junto da organização.

Movimento cultural do luso-brasileirismo em debate no Museu

João Salaviza e R enée Nader M essora vão estar em Famalicão

O movimento cultural do luso-brasileirismo é o tema que marca a segunda sessão do ciclo de conferências “As Relações Portugal e Brasil na I República (1910-1926)”, que tem lugar no Museu Bernardino Machado, em Vila Nova de Famalicão, às 21.30 horas desta sexta-feira, 22 de março. Jorge Fernandes Alves, docente de História Contemporânea na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e com mais de 250 títulos entre livros e artigos científicos, é o convidado desta iniciativa, que esmiuçará sobre a construção do designado luso-brasileirismo, “um movimento cujas raízes se podem perscrutar na fase imediatamente pós-colonial, mas que atinge o seu auge no período da I República em Portugal”, fez saber a autarquia em nota informativa.


www.jornaldoave.pt

21 DE MARÇO DE 2019 JORNAL DO AVE

13

Desporto // Modalidades

Sérgio Vieira sai do Famalicão e deseja a “maior sorte” a Carlos Pinto

Aves perde em casa com José Mota no banco do visitante José Mota regressou a Vila das Aves, desta vez para se sentar no banco do visitante, e provocou “estragos” na tranquilidade da formação da casa. A orientar pela primeira vez o “aflito” Desportivo de Chaves, o treinador conseguiu um importante triunfo no terreno de um outro “aflito”, de quem se aproximou na tabela classificativa da 1.ª Liga. Por sua vez, o Desportivo das Aves segue no 12.º posto, com 26 pontos, os mesmos que o Boavista e Nacional e mais um que o Setúbal (15.º). Com menos dois prosseguem Tondela e Chaves, que completam o lote de equipas que prometem animar a luta pela permanência. Mas no que ao jogo diz respeito, o golo que fixou o marcador foi assinado por Maras, de cabeça, aos 11 minutos, na sequência de um pontapé de canto. O Desportivo das Aves tentou reagir à desvantagem e até dispôs de várias oportunidades para marcar, principalmente por Baldé, que não esteve feliz na finalização, ora por falta de clarividência, ora por resposta à altura do guardião adversário, António Filipe. Na próxima jornada, o Aves defronta o Rio Ave, 8.º classificado, num jogo que está marcado para 31 de março.

Dança Desportiva

Pares da Gindança na seleção nacional

Atendendo aos resultados conquistados na época desportiva 2018 e no Campeonato Nacional de 2019 os pares de dança desportiva Sérgio Costa/Rita Almeida e Tomás Gomes/Gabriela Teixeira, da Academia Gindança, foram convocados pela Federação Portuguesa de Dança Desportiva para integrar a seleção nacional e assim participar no estágio de dança desportiva, que terá lugar no Centro de Estágios de Rio Maior, entre os dias 13 e 16 de abril.

“Entreguei-me de corpo e alma a este grande clube, juntos fomos muito fortes e juntos continuareis a sê-lo! Determinação, ambição e união foram palavras sempre presentes desde início, conquistamos várias etapas de crescimento e elevamos o nome da instituiFoto: carlos pinto ção e da cidade! Falta pouco, todos juntos, vocês vão conseguir!”. Foi desta forma que Sérgio Vieira começou a mensagem de despedida do comando técnico do Futebol Clube Famalicão publicada Saída do treinador foi por mútuo acordo no Facebook, após a rescisão ter sido anunciada, em comunicado, o clube no comunicado, e o téc- jetivo claro de subir de divisão”. pelo emblema. nico não poupou agradecimentos “Da forma como conheço a 2.ª Liga, O técnico não resistiu depois aos “jogadores, staff, administra- vai ser uma luta até à última jorda derrota na Covilhã, no 17 de ção e apaixonados sócios e adep- nada, com um grau de dificuldamarço, o quarto resultado nega- tos” por “todos os momentos de de elevado, mas conheço o plantivo em sete jogos da 2.ª Liga – e crescimento individual” vividos tel e a qualidade que existe no cluterceiro jogo consecutivo sem ga- “desde o dia 28 de junho de 2018”. be, por isso estou tranquilo para nhar -, que dissipou a larga van“Ao treinador que chega, dese- conseguir o objetivo”, sustentou. tagem que a equipa tinha para os jo a maior sorte do mundo, pois O primeiro jogo de Carlos Pinconcorrentes e permitiu à Acadé- todos os que vão recebê-lo me- to no banco da equipa famalicenmica aproximar-se, estando atual- recem ser guiados para o suces- se acontece a 31 de março, com a mente no 3.º lugar, com dois pon- so”, escreveu ainda o técnico, re- receção ao Cova da Piedade, 11.º tos de desvantagem. O Estoril ferindo-se ao Carlos Pinto. classificado. também segue no encalço do 2.º O FC Famalicão segue na viceO novo timoneiro do Famalicão lugar, estando a três pontos. entrou em funções a 19 de março -liderança do campeonato com 48 A saída de Sérgio Vieira foi fei- e revelou estar “muito feliz por pontos, menos 11 que o líder Pata “por mútuo acordo”, fez saber orientar” a equipa com “um ob- ços de Ferreira.

AD Gondifelos com instalações melhoradas

Cerca de 20 mil euros foi quanto a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão investiu nas obras de melhoramento dos balneários

e sistema de rega do campo da Associação Desportiva de Gondifelos. Acompanhado pela direção do clube, o presidente da autarquia

Paulo Cunha aproveitou para conhecer de perto as novas condições desportivas do clube da freguesia, no dia 16 de março.


14 JORNAL DO AVE 21 de março de 2019

www.jornaldoave.pt

Desporto

// Modalidades

Irmãos Figueiredo e Deolinda Oliveira campeões nacionais de corta-mato longo Os irmãos Joaquim e Davide Figueiredo, do S. Salvador do Campo, sagraram-se campeões nacionais no Campeonato de Corta-Mato Longo, que se realizou a 10 de março, no Parque da Bela Vista, em Lisboa. A competir no escalão de veteranos, Joaquim Figueiredo venceu na categoria de M50, com um tempo de 18:43 minutos, logo seguido do colega de equipa Abílio Costa, com mais 23 segundos. Joaquim Lopes foi 3.º em M55, logo seguido de Belmiro Rodrigues. Neste escalão, o S. Salvador do Campo conquistou o 2.º lugar coletivo.

Já Davide Figueiredo venceu na categoria de M45, numa prova feita em conjunto com os seniores masculinos. Na mesma categoria, António Costa fechou o pódio e Gil Ferreira ficou à porta (4.º lugar). Coletivamente, o S. Salvador foi a 4.ª melhor equipa da competição em seniores masculinos. Deolinda Oliveira, da Escola de Atletismo da Trofa, sagrou-se campeã nacional de veteranos F50, cumprindo a prova com um tempo de 23:13 minutos, com uma vantagem de 01:08 minutos para a 2.ª classificada, Matilde Baptista, da Juventude Mozelense. Fátima Pacheco, do Maia Atlético Clu-

Beatriz Fernandes, Beatriz Fonseca, Diana Silva e Cátia Silva. A sénior tirsense Sara Moreira ficou-se pelo 4.º lugar da classificação geral, tendo conseguido o 3.º lugar, no escalão de seniores. A equipa feminina do Sporting Clube de Portugal, clube da atleta, conquistou o 1.º lugar coletivo do escalão, na competição.

be, fechou o pódio neste escalão. Destaque ainda para o 3.º lugar obtido por Rui Oliveira, atleta juvenil da Escola de Atletismo Rosa

Rali anima Santo Tirso no último fim de semana do mês Nos dias 29 e 30 de março, as ruas de Santo Tirso vão transformar-se em pista para a terceira prova do Campeonato Norte de Ralis. O Rali de Santo Tirso marca a primeira corrida da competição em asfalto, com 58,5 quilómetros (km) de extensão, divididos por classificativas realizadas na zona este do concelho, a 30 de março. Haverá tripla passagem pelo troço Vila Nova do Campo/ Roriz (6,3 km) e Mourinha/Hortal (8,7 km), enquanto a classificativa Monte Córdova/Assunção, com 6,1 km far-se-á com dupla passagem. Mas a animação automobilística começa na noite anterior, pelas 20.30 horas, com a super-especial que se realiza junto ao Mosteiro de Santo Tirso e que é um dos momentos mais participados dos eventos desportivos da cidade ao longo do ano.

A organização da prova está, de novo, a cargo do Clube Automóvel de Santo Tirso, que, pela voz do diretor Carlos Guimarães, assumiu como objetivo “manter o Rali como uma prova de referência a nível nacional e elevar o nível geral de organização da prova”. A autarquia tirsense também

apoia a iniciativa, pela “grande tradição” e evolução verificada nos últimos anos “a todos os níveis, participantes, espectadores, profissionalização”, descreveu o edil Joaquim Couto. Nesta edição, o Rali de Santo Tirso pontua ainda para o Desafio Kumho Portugal e para a Copa 106.

Oliveira, de Vila Nova de Famalicão. Esta coletividade conseguiu ainda o 4.º posto coletivo em juvenis femininos, com Ana Marinho,

Sara Moreira foi a melhor portuguesa na Meia Maratona de Lisboa Sara Moreira foi a melhor atleta portuguesa feminina na Meia Maratona de Lisboa. A fundista do Sporting CP conseguiu o 6.º lugar geral da prova, com o tempo de 1:12.09, resultado que a fez afirmar no fim que o objetivo para a corrida foi “cumprido”. “Já consegui aqui excelentes resultados e este foi mais um desses dias. O objetivo foi cumprido e as sensações foram muito boas. Não é o que estou a valer, mas o vento contra não ajudou ao resultado final”, referiu a atleta. Hermano Ferreira, que representa o Casaense, foi o melhor atleta português masculino da Meia Maratona, com o 27.º lugar na geral.

Trial

Paulo Ballas em 3.º nos consagrados na estreia do Nacional O piloto Paulo Ballas Jr. alcançou o 3.º lugar, na classe dos consagrados, no Campeonato Nacional de Trial, da Federação de Motociclismo de Portugal, na prova que se realizou no Monte da Padela, em Viana do Castelo, a 17 de março. Foi uma prova “muito técnica e difícil” para o jovem piloto que, além de se estrear na classe dos consagrados, também experimentou pela primeira vez uma mota de 125 cc. “Num ano de aprendizagem e numa classe de tão elevado nível o 3º lugar foi uma grande vitória, que demonstra mais uma vez a raça, atitude e motivação do nosso piloto”, referiu fonte da equipa de Paulo Ballas.


www.jornaldoave.pt

21 DE MARÇO DE 2019 JORNAL DO AVE

15

ÚLTIMAS Ginástica Rítmica

Beatriz Monteiro 3.ª no Campeonato Nacional de Base

Parque de Geão pronto a ser utilizado “no verão” Beatriz Monteiro, do Ginásio Clube Santo Tirso, foi 3.ª classificada de juvenis no concurso geral do Campeonato Nacional Base de Ginástica Rítmica, que se realizou no Complexo Municipal de Albufeira, no passado fim de semana. Com a pontuação geral de 16.350 (a 2.ª classificada somou 16.600 e a 1.ª 18.300), a ginasta conseguiu ainda o 3.º lugar em Bola e o 4.º em Arco, em igualdade pontual com a 3.ª classificada. Já no 2.º Open de Conjuntos, o conjunto sénior do GCST, composto por Ana Catarina Ribeiro, Ana Rita Lopes, Carolina, Maia Joana Leite e Marta Ferreira, sagrou-se vencedor, tendo ainda arrecadado a vitória do Circuito de Opens 2019 no respetivo escalão.

“Já está num estado avançado de execução” a obra que vai dar a Santo Tirso um novo espaço verde. O Parque de Geão, situado junto à Biblioteca Municipal, está a ser construído para se tornar numa “grande mais-valia para a cidade”, afirmou Joaquim Couto, presidente da autarquia, durante a visita à empreitada, na manhã de quarta-feira, 20 de março.

O projeto, referiu o autarca, in- pansão a norte e a sul”, para ensere-se num “plano de requalifi- globar “as azenhas” junto à Ponte cação de espaços urbanos pedo- Velha, alcançando uma área de nais”, integrado numa ampla po- “dez hectares”. A obra, orçada em 1,8 milhões lítica de desenvolvimento municipal, que visa a criação de espa- de euros, inclui já um skate parços que promovam o bem-estar e que e irá contemplar um espaço infantil, 1,5 quilómetros de pera preservação ambiental. Joaquim Couto adiantou que o cursos pedonais e cicláveis, váParque de Geão poderá ser utili- rios espaços criativos e uma ligazado “já este verão” e o executi- ção à Escola Secundária D. Dinis. vo municipal já pensa “na sua ex-

Vila das Aves palco “A primeira refeição do dia: Pequeno-almoço” do Sonoridades em abril

Linhas Nutricionais

O pequeno-almoço é fundamental para iniciar o dia, fornecendo ao nosso organismo energia e nutrientes para a realização de todas as nossas atividades. É essencial, criar o hábito de efetuar esta refeição em casa, visto que para além de ser mais económico, reduz a nossa “gula” para alimentos pouco interessantes, do ponto de vista da composição nutricional, como é o caso de bolos de pastelaria e refrigerantes. Nos dias de hoje, existe uma grande variedade de alimentos

saudáveis, que podem fazer parte de um pequeno-almoço equilibrado, completo e variado: 1) Deverá ser constituído por uma fonte de energia, como por exemplo o pão, aveia ou cereais de pequeno-almoço, dando primazia aos obtidos a partir de farinhas menos refinadas, como os mais escuros ou integrais; 2) A proteína, que é importante no desenvolvimento muscular, como é o caso do leite, do iogurte ou o mesmo do queijo, queijo-fresco ou do requeijão, sendo que as opções mais saudáveis são os “magro” ou “meio-gordo”. Em casos de alergia ou intolerância a produtos lácteos, estes podem ser substituídos por alimentos de origem vegetal equivalentes como por exemplo bebidas vegetais de amêndoa, arroz, entre outras; 3) Uma peça de fruta, que contêm vitaminas, minerais e fibras essenciais para o funcionamento gastrointestinal do nosso organismo;

4) Água, sendo ela essencial ao bom funcionamento do organismo poderá ser ingerida no início, durante ou no final da refeição. Vários estudos demonstram que tomar o pequeno-almoço está associado à manutenção de um peso saudável e apropriado, melhora o rendimento intelectual, como a memória e a concentração, evitando assim o cansaço do rendimento físico e intelectual no final da manhã, entre muitos outos. Em conclusão, retire algum tempo de manhã e reserve-o para tomar o pequeno - almoço em família, para um dia com mais energia!

Bárbara Araújo (3091N) Nutricionista

Entre emergentes e músicos já consagrados, o auditório do Centro Cultural Municipal de Vila das Aves volta a ser palco do Sonoridades, um ciclo de quatro concertos com nomes de destaque da música moderna portuguesa. A edição deste ano do Sonoridades abre a 24 de abril com o suave dedilhar de cordas e a voz doce de Mathilda. Natural de Guimarães, mas a residir em Londres, a artista faz esta “escala” em Vila das Aves com o disco de estreia em fundo (será editado no outono), mas com a promessa de novidades para este concerto. Na importante data de 25 de abril, é Lula Pena quem sobe ao palco. Com a sua voz única e profunda e o seu peculiar estilo na guitarra, Lula Pena, inspirada por múltiplas referências, brinca com as fronteiras da canção popular e os mais finos poetas. Na noite de 26 de abril, é Luís Severo quem toma conta do palco do Centro Cultural. Um falso “emergente” da música portuguesa, porque são já três os discos publicados e muitas as ‘andanças’ em concertos realizados nos principais palcos do país. Depois de uma residência artística nos Açores, regressa com novo álbum, a publicar neste primeiro semestre. O encerramento do Sonoridades, a 27 de abril, fica por conta da dupla do porto Best Youth, constituída por Ed Rocha Gonçalves e Catarina Salinas. Na bagagem, ainda o celebrado “Cherry Domino”, disco publicado em 2018, inspirado de forma menos óbvia nos anos de 1980, e que os reafirmou como uma banda com muito futuro na moderna música portuguesa. O Sonoridades é organizado pelo município de Santo Tirso e a direção artística está a cargo de 1bigo – Artistas e Eventos. Os bilhetes – o diário custa quatro euros e o geral 12 euros – podem ser adquiridos na loja interativa de Santo Tirso e no Centro Cultural Municipal de Vila das Aves.


16 JORNAL DO AVE 21 de marรงo de 2019

www.jornaldoave.pt www.jornaldoave.pt


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.