Jornal de Marau 08.10.2021

Page 1

Ano XXXVI | N º 1233 | 08 de outubro de 2021 Circulação em Marau, Vila Maria e Camargo

Prefeitura celebra termo para construção de apartamentos

PÁGINA PÁGINA

Ponte da Linha 18 Baixa já tem previsão de inauguração

PÁGINA

14

AMF garante classificação aos play-offs do Gauchão

PÁGINA

03

15

CENTRO DO IDOSO SERÁ REMODELADO

Obra proporcionará maior estrutura e comodidade para a terceira idade do Município. Página 03


2

OPINIÃO

JORNAL DE MARAU | SEXTA-FEIRA, 08 DE OUTUBRO DE 2021

Por Carlito Silvestri - Jornalista e Advogado

ESQUINAS DO MUNDO

Prefeitura não aproveita a oportunidade

Local poderia se transformar em um centro cultural

Duas safras

É frequente entidades procurando o prefeito para buscar imóvel afim de se instalar. Município nem sabe exatamente todos os imóveis que tem. Comum também doar terreno para Polícia Civil, Judiciário e Justiça do trabalho, OAB e outras instituições. Até nada de mal nisso. O aparelho da segurança pública não pode se queixar da atenção do governo municipal, em todos os tempos. Surpreende uma informação levantada pelo jornalista Ronaldo Antônio Poletto (Vang e JM ), que o terreno oferrecido para a Justiça do Trabalho deverá ficar acefalo por mais 5 anos, já que foi pedido prazo de 5 anos para iniciar a construção. De outra parte o terreno ( campo de futebol) do bairro Planalto está esperando por mais de 5 anos para a construção do Novo Judiciário Civil e Penal.

No mundo político - Ex governador Germano Rigotto (MDB) desistiu da disputa majoritária -Piratini ou Senado- Já comunicou ao presidente do partido Alceu Moreira, Rigotto deve concorrer a Deputado Federal em 2022. Está fardado. - Deputado Sérgio Turra esteve em Brasília e ganhou um importante cabo eleitoral. Recebe apoio para sua campanha de 2022 a Federal. Goergen que não mais concorrerá no próximo ano. Sem dúvida é um parlamentar de ótima atuação no parlamento. - PSB de Marau difinitivamente na esquerda. Nova composição do comando do partido tem influência do PT. Fontes dignas de crédito apontam que o vereador, vaguinho, está de malas prontas para trocar de sigla. Até abril deve acontecer sua entrada no PSD ( Danrlei) quando abre a janela da revoada nacional.

Nesta sexta-feira (08) está acontecendo em Passo Fundo a realização do Dia de Campo na Embrapa Trigo, promoção do Senar e Embrapa. Na ocasião, se confere experimentos com trigo, silagem de cereais e solos no âmbito do Projeto Duas Safras, que incentiva o cultivo de cereais de inverno no Rio Grande do Sul. Assim como no centro oeste do país, o nosso estado busca tecnologia para duas safras de cereais no mesmo ano. Bem dito o Agronegócio, que continua lideranda a balança comercail do país.

- PDT de Marau no mais absoluto silêncio. Alguns nomes se afastam da política e do partido. Ex-deputado Sossela tenta organizar o exército brisolista e deve promover reunião, segundo informações de Tapejara. - Mateus, primeiro os meus. “Com alguma frequência, parlamentares de diversas marizes criticam o alto gasto do Executivo e Judiciário, entendido como o Supremo e seus vinhos que custam milhares de reais e outras estravagâncias. Mas suas excelências não olham para seu telhado de vidro quando triplicam verbas eleitorais num Upa, enquanto empregam dezenas de assessores que fazem só Deus sabe lá o que” (Coluna Começo de conversa - Fernando Albrecht).

Sugere a gente pensar que dificilmente sairão do papel as construções. Pode que na transformação dos processos todos em sistema digital e as audiências, com raras excessões, são realizadas a distância em sistema online, não haveria necessidade de novo espaço físico. Pode até que seja. Isto faz pensar, a falta de iniciativa da classe política de ter um lugar mais arejado e moderno para abrigar todas as repartições num grande centro administrativo, contemplando Executivo e Legislativo. Sem mexer no orçamento, a melhor forma que sempre sugerimos é permuta de imóveis que estão espalhados por todos os bairros e pertencem ao município. Engenheiros e arquitetos , empreendedores de Marau estão a espera de uma carta convite.

A SEMANA União Estavel Ao ser testemunha de casamento civil, alguém descobriu uma novidade. Trata-se de Contrato de Namoro firmado em cartório. Perguntou sobre o motivo do novo papel jurídico e explicaram que, eventualmente e no futuro, o contrato de namoro será válido como prova de união estável, pelos anos que vigorou o contrato. OBS: E tem gente em Marau que faz 10 anos , apenas namorando, ou ficando. Como se nota, todo o cuidado é pouco.

Rebanho bovino A revista A Granja acaba de divulgar um amplo trabalho de pesquisa apresentando os números do Rebanho Bovino do Brasil. Hoje são 218,15 milhões de cabeças em 2020. Crescimento de 1,5% ante 2019 e maior patamar desde 2016. Isto dá praticamente um boi por habitante.


JORNAL DE MARAU | SEXTA-FEIRA, 08 DE OUTUBRO DE 2021

GERAL

3

Prefeitura vai remodelar o Centro do Idoso de Marau

O Prefeito de Marau, Iura Kurtz, anunciou que a Prefeitura vai revitalizar e modernizar o Centro do Idoso. O local terá novas salas com diversas atividades para os homens e mulheres da terceira idade. Sala de jogos, cancha de bocha, ginástica, jardinagem, cozinha e salas de estar estão entre as ações que serão implementadas. “Esse é um importante investimento para que as pessoas possam ter mais qualidade de vida”, destacou o prefeito Iura Kurtz. O Centro de Convivência do Idoso é coordenado pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social e fica localizado na rua Zeferino Fillipe, no bairro Jardim do Sol. Segundo o Secretário Paulo Dal Paz, “essa nova obra será realizada não

apenas para os grupos integrantes do projeto da terceira idade, mas sim para que todos os idosos do município possam também aproveitar o local”. O termo de licitação que vai contratar a empresa que executará a obra já foi enviado pelo Prefeito Iura Kurtz para o departamento responsável. O planejamento é que a ação seja realizada em duas etapas, a primeira na parte interna e posteriormente a externa. O ato de lançamento aconteceu na última sexta-feira (01), data em que se comemorou o Dia do Idoso e contou também com a presença do vice-prefeito Rui Gouvêa, Secretário Paulo Dal Paz, Presidente da Câmara Ademir Durante e a Presidente do Conselho do Idoso Jane Chimento.

Obra proporcionará maior estrutura e comodidade para a terceira idade do Município

Aberto programa para regularização de edificações

Prefeitura celebra termo para construção de apartamentos

Proprietários tem prazo para buscar adequação junto à Prefeitura

Novo projeto habitacional deve iniciar no início do próximo ano

Proprietários de edificações executadas em desacordo com o Plano Diretor e/ ou Código de Obras do município de Marau tem agora uma oportunidade para buscar a regularização junto à Prefeitura. A Lei nº 5819 de 2021 possibilita a regularização de construções, através de pagamento de medida compensatória calculada sobre a área em desacordo.O valor a ser pago é calculado aplicando um percentual sobre o CUB Ponderado publicado mensalmente pelo Sinduscon Passo Fundo/RS. Para pagamentos à vista é concedido desconto de 10%. Ainda é possível o parcelamento em

até 24x. São consideradas irregularidades: não atendimento dos índices urbanísticos: Índice de Aproveitamento (IA) e Taxa de Ocupação (TO); invasão de recuo frontal, lateral e fundos; pé-direito, telheiros, garagens e mezaninos. Vale salientar que os proprietários que possuem imóveis irregulares e não procurarem a Prefeitura para adequação até a data estabelecida, não poderão obter a documentação necessária para a transferência regular da edificação, bem como, outras negociações e/ou averbações. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3342 9549.

O Prefeito Iura Kurtz assinou na tarde desta quarta-feira (06), o Termo de Seleção com a empresa que executará a obra para a construção de apartamentos populares em Marau, dentro do programa Casa Verde e Amarela do Governo Federal. O ato de assinatura contou com a presença do Secretário Zigomar Zanin e com o Conselheiro Presidente da Construtora Belmais S/A Humberto Giacomello. A partir de agora a empresa tem prazo de 30 dias para efetuar o cadastramento junto à Caixa Federal. Após a aprovação, a obra deverá iniciar em 90 dias.

“Este é um importante passo para fomentar um projeto habitacional para Marau. Outras ações nesta área também estão em andamento e vamos detalhar nos próximos meses”, afirma o Prefeito Iura Kurtz. O Secretário de Habitação e Regularização Fundiária Zigomar Zanin esclarece que “após a aprovação da Caixa Federal, vamos detalhar e noticiar os trâmites necessários para as pessoas que estiverem interessadas nos apartamentos. Nossa equipe está sempre à disposição de todos”. A Secretaria de Habitação funciona no antigo Fórum e o telefone é 3342 5586.


4

GERAL

JORNAL DE MARAU | SEXTA-FEIRA, 08 DE OUTUBRO DE 2021

Antônio Roso é homenageado no Legislativo passo-fundense

Título de Cidadão Honorário foi entregue nesta quinta-feira (07)

A Câmara Municipal de Passo Fundo realizou nesta quinta-feira (07), a Solenidade de Entrega do Título de Cidadão Honorário de Passo Fundo, ao empresário marauense Antônio Roso.O evento foi transmitido nas plataformas digitais do Legislativo de Passo Fundo. A proposta de homenagem foi protocola-

da pelo então vereador em 2018, Ronaldo Rosa. A entrega foi postergada para 2021, em razão da pandemia. Filho de Mário Roso e Amábile Cristhan Roso, Antônio Roso nasceu em 9 de fevereiro de 1947, na comunidade linha 18 Roso, na época pertencente a Guaporé, hoje Vila Maria.

Graduado em Direito, Roso tem no DNA o empreendedorismo: de feirante, aos 17 anos, tornou-se um dos empresários mais respeitados no país. Em 30 de dezembro de 1975, em Marau, com um grupo de empresários, fundou a metalúrgica Arcovila Ltda, a qual em 1986, passou a se chamar Metasa s/a Indústria Metalúrgica. A empresa é, na atualidade, uma das maiores do Brasil, pioneira no desenvolvimento de soluções de engenharia, fabricação e montagem em estruturas metálicas, com unidades fabris em Marau e Charqueadas. Exatos trinta anos após a fundação da Metasa, Roso criou, em 2005, a Bsbios – Ernergia Renovável, com plantas em Passo Fundo, além de Marialva, no Paraná. Além disso, também na capital do planalto, recentemente inaugurou o Passo Fundo Shopping, um empreendimento que também tem sua participação, mostrando sua vocação para grandes empreendimentos.

AGCO doa computadores Reforçando seu compromisso social com a comunidade, de contribuir para o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua, a divisão Grãos & Proteína da AGCO América do Sul, fabricante das marcas GSI, Agromarau, AP e Cumberland, com sede em Marau, faz a doação de 25 computadores para a EMEF Afonso Volpato. A entrega será feita no dia 13 de outubro, quarta-feira, às 14h, na sede da escola. Os computadores serão utilizados na ampliação do laboratório de informática da escola. São equipamentos recondicionados e testados pela equipe de tecnologia da informação do próprio grupo empresarial. A iniciativa contempla escolas e entidades assistenciais com foco em educação. A ação faz parte da campanha de Inclusão Digital do Grupo AGCO, que representa valores da organização, com quatro áreas-foco: capital humano, comunidade, mercados e cadeia de suprimentos.

Manutenções no Cemitério Municipal podem ser feitas até 22 de outubro

Zanchin defende punição a responsáveis por preços abusivos de medicamentos

Local passa por melhorias para o Dia de Finados

Zanchin é titular da CPI

Com a proximidade do feriado de Finados, celebrado dia 2 de novembro, o Cemitério Municipal de Marau passo por várias melhorias. Entre elas a instalação de novo sistema de som para missas, a lavagem do piso, a instalação de novos pontos de água e a instalação de torre com sistema de videomonitoramento para coibir ações de vandalismo nos túmulos e ja-

zigos. Conforme explica o responsável pelo local, João Carlos Deolindo da Silva, as melhorias se fazem necessárias, principalmente neste período. Além disso, a coordenação do Cemitério estipulou prazo até 22 de outubro para a realização de manutenções e pinturas por parte das famílias, devido ao feriado.

Após a aprovação do relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa (AL-RS) que investiga os preços abusivos de medicamentos, o deputado estadual Vilmar Zanchin defendeu que os responsáveis sejam punidos. “Se confirmadas na Justiça as ilegalidades de aumentos exorbitantes no valor de remédios e insumos

usados no combate à Covid-19, estes fornecedores devem ser punidos com rigor”, enfatizou o parlamentar, que é membro titular da comissão. O documento sugere o indiciamento de três indústrias farmacêuticas e 68 distribuidores que teriam cometido as irregularidades durante a pandemia. Entre as práticas inadequadas e ilícitas, estão a venda casada ou o pagamento antecipado dos produtos. “Não podemos admitir preços abusivos enquanto milhares de gaúchos perdem a vida, aguardam na fila por um leito de UTI ou ficaram sem emprego devido às restrições de circulação”, ressaltou Zanchin. Além do relatório, que seguirá para apreciação no plenário da Assembleia Legislativa, um dossiê será encaminhado à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), ao Ministério Público do estado (MP-RS), à Polícia Civil, entre outros órgãos das administrações estadual e federal, incluindo os conselhos regionais de Farmácia, de Medicina e de Enfermagem.


JORNAL DE MARAU | SEXTA-FEIRA, 08 DE OUTUBRO DE 2021

5


6

GERAL

JORNAL DE MARAU | SEXTA-FEIRA, 08 DE OUTUBRO DE 2021

Definidos os Vereadores, Secretários, Prefeito e Vice-prefeito Mirim 2021

A Sessão Ordinária Mirim acontece no dia 14 de outubro, às 14 horas

A Câmara de Vereadores e Secretaria Municipal de Educação realizaram na tarde desta quinta-feira (07) o sorteio de cargos do Projeto Prefeito e Vereador Mirim 2021. O ato ocorreu no plenário do Legislativo, com a presença dos Eleitos de cada escola municipal, estadual e particu-

lar. “Esse projeto promove um envolvimento de toda comunidade escolar. É muito importante que a gente discuta política e ética com as nossas crianças e adolescentes e, através do Prefeito e Vereador Mirim, conseguimos fazer isso de forma

leve e atrativa, despertando o espírito de liderança neles”, avaliou o Presidente Ademir Durante, antes de dar início ao sorteio. Os cargos foram sorteados da seguinte forma: Prefeito - Luana Bertosso Filippi (Iesta), vice-prefeito - Gabriely Maciel Nunes (Afonso Volpato), vereador presidente (Ademir Durante) - Ana Luisa Coldebella (Agostinho Mistura), vereador vice-presidente (Edgar Chimento) - Guilherme dos Santos (Ernesto Dornelles), vereador secretário (Vaguinho Daré) - Ruan Soares Lima (Honorino P. Borges), vereador (Anderson Rodegheri) - Joaquim de Oliveira de Rocco (28 de fevereiro), vereador (Adriela B. Tonin) - Maria Madalena Paz de Lima (Frei Benjamin), vereador (Deolindo Machado - Machadinho) - Victor Gabriel da Rosa Melo (Elpídio Fialho), vereador (Edisabete D. Alban) - Victor Argenta Brocco (Escola Charruas), vereador (Jonas Sebben) - Gustavo Cardoso Vidal (Escola Anchieta), vereador (Laércio Zan-

can - Lalá) - Bernardo Stumpf Verdi (Cristo Rei), secretário de educação - Clara D. Alban (Gabriel Taborin), secretário de saúde - Juliane Victoria Rodrigues (Frei Wilson), secretário de cultura, esporte e lazer - Kauane Oliveira dos Santos (Darvin Marosin), secretário de desenvolvimento social/habitação - Deisilei Gamba (Hygino C. Portella). Os eleitos serão empossados na manhã de quinta-feira (14) também na Câmara de Vereadores. Os cargos do Executivo passarão a manhã envolvidos nas atividades de suas respectivas secretarias, enquanto que os do Legislativo passam o turno na Câmara, conhecendo o trabalho do Vereador. À tarde, a partir das 14 horas, acontece a Sessão Ordinária Mirim, quando serão conhecidas as indicações de cada Vereador Mirim. Ambos os eventos, posse e sessão, terão transmissão ao vivo pelas páginas no facebook da Câmara e Prefeitura Municipal.

Vacinação contra a covid-19 avança para doses da Pfizer e Astrazeneca

Prefeito Iura faz a abertura da Conferência Regional de Educação

Nesta quarta-feira (13), acontece etapa exclusiva para segunda dose

No formato online, evento envolve educadores de toda região

Nesta sexta-feira (08) acontece uma nova etapa de vacinação contra covid-19 em Marau, das 08 às 16h, no Parque Municipal. Na oportunidade, acontece aplicação de terceira dose para profissionais de saúde e idosos que receberam a segunda imunização até 08 de abril. Também terá a segunda dose da Pfizer para as pessoas que receberam a primeira aplicação até o dia 17 de agosto. Neste dia também acontecerá a primeira dose para todo o público vacinável que ainda não recebeu a vacina. Já nesta quarta-feira (13) terá segunda dose da AstraZeneca/Fiocruz/ Oxford para as pessoas que realizaram

a primeira dose até o dia 14 de julho. O horário será das 8h às 15h, no Parque Municipal. É obrigatório apresentar documento pessoal e a carteira de vacinação onde consta a primeira dose realizada. Além disos, desde o início da vacinação contra a Covid-19, a Prefeitura de Marau está recebendo donativos para as pessoas que mais precisam. Sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Social, com o apoio de entidades, as doações podem ser de alimentos ou cobertores. Após receber a vacina você pode deixar sua doação para a equipe que estará localizada na saída do parque municipal.

O Prefeito de Marau foi convidado e fez a abertura da I Conferência Regional de Educação que está sendo realizada de forma online. “É uma alegria participar deste importante momento em que toda região debate e planeja as ações futuras para a área educacional”, destacou o prefeito Iura Kurtz. Os assuntos em pauta são basicamente as orientações da Conferência Nacional de Educação 2022, entre eles o novo Plano Nacional de Educação, Desigualdades e inclusão, avaliação de legislação vigente, formação de professores,

políticas de cotas, entre outros. A Comissão Especial de Mobilização e Divulgação da I Conferência Regional de Educação da Região do Planalto Médio do Rio Grande do Sul é formada por Claudia Furlanetto, Simone Costenaro Ribeiro, Samir Casagrande, Loreni Romanini de Oliveira e Sandra Betiatto. O evento iniciou no dia 06 e segue até 08 de outubro. A conferência será ao vivo e transmitida pelo Facebook do CIPLAM e pelo Youtube da Secretaria de Educação de Passo Fundo.

Hospital Cristo Redentor amplia número de vagas de estacionamento

Estudo, projeto, organização e pintura estão sendo feitos pelo marauense Clodoaldo Andreis

A partir deste mês clientes, pacientes e acompanhantes que precisarem acessar o estacionamento no Hospital Cristo Redentor perceberão uma nova organização ,com pintura de novas vagas para os veículos na lateral direita. Após estudo de aproveitamento de espaços, realizado de forma voluntária pelo marauense Clodoaldo Andreis, a instituição praticamente dobra a capacidade de vagas de estacionamento. Após as melhorias no pavimento, oportunizando uma melhor acomodação para os veículos, há a preocupação de que os motoristas se atentem ao novo formato e

respeitem os espaços destinados para cada vaga. Isso porque na dimensão de cada espaço importa não só acomodar o veículo, como também permitir a entrada, saída do espaço e acesso. O novo sistema de estacionamento na lateral direita do Hospital Cristo Redentor compreende o formato em “espinha”, que permite o estacionamento numa multiplicidade de ângulos. O trabalho de pintura e organização de vagas segue nesta primeira quinzena de outubro também, na parte frontal (em frente às recepções II e III) e lateral esquerda (em frente ao Pronto Atendimento).


JORNAL DE MARAU | SEXTA-FEIRA, 08 DE OUTUBRO DE 2021

SAÚDE

7

Inicia campanha de multivacinação para jovens O mês de outubro é dedicado para a imunização dos jovens. A Campanha Nacional de Multivacinação para crianças e adolescentes até 15 anos segue até o dia 29. Neste período, os postos de vacinação em todo o país estarão abertos para aplicar os 18 imunizantes que compõem o Calendário de Vacinação do público-alvo. O dia “D” da campanha será realizado no sábado, 16 de outubro. A iniciativa do Ministério da Saúde tem como objetivo atualizar a caderneta de vacinação das crianças e jovens e reforçar a proteção contra doenças como catapora, caxumba, poliomielite (paralisia infantil), sarampo e tuberculose. Também há imunizantes contra enfermidades como coqueluche, febre amarela, rubéola, hepatites A e B, meningite C e contra o vírus HPV. Desde 2015, o Brasil apresenta uma tendência de queda na cobertura vacinal. O país registrou, em 2016, um índice abaixo do ideal de 90% e chegou ao pior nível em 2020, com 75%, segundo dados do DataSUS. As vacinas disponibilizadas pelo Programa Nacional de Imuni-

Público-alvo são crianças e adolescentes até 15 anos

zação (PNI) são seguras e estão registradas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

COVID-19: Marau registra três casos de internações De acordo com o último boletim do COE/Centro de Operações Emergenciais de Marau, nesta quinta-feira (07), o Governo do Estado divulgou 3 novos casos de Coronavírus no município com confirmações nos dias 01/10, 02/10 e 05/10. Houve exclusão de 1 caso por duplicidade. Ainda, mais 2 pacientes com confirmações no dia 25/09 estão recuperados. Assim, a taxa de recuperação é de 98,2%.

Chá Misto Ah! Natu

Dessa forma, o número de casos ativos no município é de 27 pessoas. Ainda, aumentou o número de internações: são três, sendo duas no Hospital Cristo Redentor, em Marau, e uma em Passo Fundo. Ao todo, são 7.698 casos confirmados e 7.562 pacientes recuperados e sem sintomas da doença. O município tem registro de 109 óbitos causados pela COVID-19.

Dr. Giovani Tibola

Dra. Débora de Moraes

Graduado em Odontologia - UPF Especialista em Ortodontia - USP Mestre em Implantodontia - SL Mandic Mestrando em Cirurgia Buco maxilofacial - SL Mandic

Clínica Geral Graduada em Odontologia - FASURGS Aperfeiçoamento Laminados Cerâmicos - IOE Atualização em endodontia - IMED

Você sabe o que é? É a perda ou desgaste da camada externa que reveste e protege os dentes e que ao passar do tempo vai diminuindo de tamanho e expondo para o meio bucal a dentina, camada mais interna do dente. Hoje a erosão dentária é uma das doenças de maior incidência, com cerca de 80% de prevalência em jovens e pessoas de meia idade. DESDE QUE ABRIMOS NOSSAS NA DENTALMED, NOSSA MISSÃO É Isso é fruto da combinação de 3 fatores: PORTAS EM 1992, TEMOS RECEBIDO SIMPLES, FAZER COM QUE VOCÊ SE 3• estresse PACIENTES Q U E 1• dieta P Rácida O C U R A2• M ranger SINTA BEM E MANTENHA-SE

Referência em odontologia há 30 anos

TRATAMENTOS ODONTOLÓGICOS SAUDÁVEL. NÃO IMPORTA SE ESTEJA C O M O OOesmalte R T O D Odo N Tdente I A , desgastado I M P L A N T Epode S O S V I S I T A Ncom D O restaurações PARA UM CHECK-UP serN reconstruído D E N T Á R I O S , C I R U R G I A S ou E “lentes C L Í N I Cde A contato D E dental”. ROTINA OU PARA UM G E R A L . Procure T E M O So seu O R G U L H O E M T R A T A M E N T O U R G E N T E , N O S S OS dentista. Tire suas dúvidas sobre o melhor tratamento. FORNECER À NOSSA COMUNIDADE PROFISSIONAIS POSSUEM SERVIÇOS DE QUALIDADE E HABILIDADES E RECURSOS PARA FOCADOS NO PACIENTE. NOSSOS CUIDAR DAS SUAS NECESSIDADES. I MPRE DENTISTAS E EQUIPE ESTÃO SE MARQUE UMA CONSULTA OU NOS PRONTOS PARA SERVI-LOS. VISITE.

Fones: 54 3342-1967/ Whats: 984077981 dentalmedmarau@gmail.com


8

JORNAL DE MARAU | SEXTA-FEIRA, 08 DE OUTUBRO DE 2021


9

JORNAL DE MARAU | SEXTA-FEIRA, 08 DE OUTUBRO DE 2021

Uma história de COOPERAÇÃO. Uma história de PROSPERIDADE. No aniversário de 40 anos da Sicredi Aliança RS/SC/ES, estamos orgulhosos das histórias que escrevemos juntos e que trouxeram prosperidade para nossa região. Seja você também associado à primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, que cresce e compartilha esse desenvolvimento, reinvestindo na comunidade em que está presente. • Atendimento próximo. • Presença em 23 Estados e DF. • Mais de 2.000 agências. • Mais de 30 mil colaboradores. • Mais de 300 soluções financeiras. Saiba mais em sicredi.com.br.

@sicredialianca.rs.sc.es SAC - 0800 724 7220 / Deficientes Auditivos ou de Fala - 0800 724 0525.

Sicredi Aliança RS/SC/ES

Ouvidoria - 0800 646 2519.


10

OPINIÃO

JORNAL DE MARAU | SEXTA-FEIRA, 08 DE OUTUBRO DE 2021

“O Brasileirão tá bem bagunçadinho, né?”

Reflexões da vida

Renato Gaúcho, treinador do Flamengo

Emmanuel Reichert

Elisa R. Orsatto Posser

Pesquisador e Doutor em História

Conselheira Tutelar Licenciada em Letras

O que é moderação?

O

s leitores talvez fiquem pouco surpresos ao encontrar um texto sobre moderação, tema que volta e meia aparece nestas páginas. Existem milhões de outros assuntos merecedores de atenção, mas fazer o quê? É um dos mais importantes, quem sabe até o mais importante nestes tempos em que vivemos. Acontece que as palavras nos enganam o tempo todo e pode não estar claro do que estamos falando quando falamos de moderação. Vamos tentar organizar um pouco as ideias. Ser moderado é não ser escravizado por ideias, nada mais que isso. É nunca deixar de ouvir aquela voz que murmura em nossas mentes, “e se você estiver errado?”. Enquanto estamos abertos a repensar e a aprender com os outros podemos dizer que mandamos em nossas ideias. Mas, quando o orgulho fala mais alto e ficamos convencidos de ter razão, então as ideias mandam em nós. Assim são os fanáticos. Estão dispostos a matar, morrer, passar ridículo, fazer absolutamente qualquer coisa em nome de alguma ideia que os domina. Pode até ser que alguns tenham razão, tenham se apegado aos ideais certos. Com certeza é assim que cada extremista se imagina. Só que existem fanáticos seguidores de praticamente todas as correntes políticas, religiosas e ideológicas imagináveis e não podem todos eles ter razão ao mesmo tempo. A grande maioria está errada. Ser fanático é uma aposta ruim. Por outro lado, ser moderado não tem nada a ver com ficar o tempo todo em cima do muro. Se ter convicções e ser arrastado por elas é fanatismo, não ter nenhuma convicção é pura covardia moral. Querer ser neutro entre a justiça e a injustiça, insistir que a verdade sempre está no meio-termo, equivale a apoiar a injustiça. Tirar o corpo fora de questões importantes, longe de ser uma virtude, só serve para deixar tudo como está. É deixar o mundo nas mãos dos fanáticos. Ter ideias sem ser escravizado por elas, defender o que acredita enquanto se mantém a mente aberta a novidades, eis a moderação. É um ideal digno de esforço.

Quero emancipar o meu filho! Posso?

S

eguidamente ouve-se essa demanda no diaa-dia do Conselheiro Tutelar. “-Não aguento mais ele, nunca me obedece, me ofende e quer se mandar. Vim até o conselho tutelar porque quero emancipar o meu filho”. Com esse tipo de discurso e desabafo, os genitores chegam até o conselho tutelar acreditando que a emancipação de um adolescente possa ser uma forma rápida de resolver o mau comportamento do mesmo. Mas esse processo está muito longe de oferecer uma solução imediata e definitiva para os conflitos familiares. A emancipação é um mecanismo legal pelo qual o adolescente adquire capacidade civil. Ela é feita através de uma escritura pública de emancipação do adolescente com a presença dos pais e documentos pessoais dos genitores e do beneficiário. A emancipação somente pode ocorrer a partir dos 16 anos e tem (por via de regra) caráter irrevogável, irretratável e definitivo, ou seja, “não há como voltar atrás”. Ela torna o adolescente hábil para a vida civil. Uma vez emancipado, o cidadão assina legalmente documentos, podendo, assim, contrair matrimônio (casar), receber bens e valores como herança, vender e comprar bens além de fazer negociações jurídicas em geral e até viajar sem autorização dos pais ou representantes legais. Pode, inclusive, firmar contratos e pleitear seus direitos na esfera trabalhista. Uma dúvida bastante corriqueira, principalmente por parte dos jovens, é se, uma vez emancipado, ele poderá consumir bebidas alcoólicas e tabaco. A resposta óbvia é NÃO. Também não pode o emancipado adentrar em motéis, dirigir veículos e portar armas, munições ou explosivos. Mesmo emancipado, de acordo com o Artigo 104 da Lei 8069 de 1990, do Estatuto da Criança e do Adolescente, o adolescente possui apenas capacidade civil, mas não penal, ou seja, continua inimputável, e estará sujeito à aplicação de medida socioeducativa, que pode variar de advertência à internação em estabelecimento educacional.

Paulo Henrique

Santarém

O tigre e o jaguar

N

a semana passada, eu tava assistindo a um jogo da NFL. Peraí, sabe o que é NFL? É a liga de futebol americano, mas não o futebol que o mundo chama de futebol, e sim aquele que os americanos amam e é jogado carregando uma bola oval com as mãos. Entendeu? É o seguinte: eu via o confronto entre o Cincinnati Bengals e o Jacksonville Jaguars. Eu gosto da sonoridade desses nomes que os americanos têm em suas ligas. Acho legal que alguns contem a história da cidade ou do estado que representam. E acho esquisito que, se quiserem, os donos dos times podem leva-los para outras cidades se quiserem (é assim, mais-ou-menos, que funciona o sistema de franquia para os sobrinhos do Tio Sam). Tá bom. O jogo ia engrenando, mas nem tanto, pois fiquei mais interessado em pesquisar os nomes dos times. O símbolo do Bengals é um tigre-de-Bengala. Eu sei que a imagem que vem à sua cabeça é a de um felino manco. Acertei, né? Mas se liga: o tigre-de-Bengala tem esse nome porque é um animal que habita a região de Bengala, na Índia. E tem mais, fique atento! Sabe a bengala, aquele instrumento que o personagem Carlitos (o do cinema, porque o da Rádio Vang ainda não precisa dela e, além disso, ele é Carlito) popularizou no cinema? Pois bem: a bengala também tem origem nessa região do mundo, pois os primeiros exemplares eram feitos com a canade-açúcar plantada lá (se a Índia produz cana? É o segundo produtor mundial, perdendo apenas para a pátria amada Brasil!). Apesar de não ser um felino com um probleminha na pata, o tigre de bengala tem tudo a ver com a bengala! E outra: os tigres são parentes dos jaguares (não esqueça do que escrevi antes, Bengals e Jaguars). Sabe o que é um jaguar? Calma, respire, talvez isso pareça confuso: um jaguar é uma onça-pintada. Hã? De novo: jaguar é um outro nome da onça-pintada. Pensou que o título se referia a algum conto, sei lá, de inspiração filosófica, né? Não, não. É só sobre uma breve pesquisa no intervalo de um jogo de futebol americano.


JORNAL DE MARAU | SEXTA-FEIRA, 08 DE OUTUBRO DE 2021

GERAL

11

POLO UAB DE CAMARGO PASSA A CONTAR COM NOVA COORDENAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DE CAMARGO BUSCA RECURSOS PARA CONSTRUÇÃO DE CENTRO ESPORTIVO E CULTURAL

No mês de setembro, assumiu a coordenação do Polo da Universidade Aberta do Brasil de Camargo a Pedagoga Juliana Venzon. Atuante a mais de 8 anos na área de Educação a distância como Tutora Presencial do Polo, Juliana tem Graduação em Pedagogia e Matemática, várias especializações na área educacional sendo uma delas em Gestão de Polos, além de Mestranda em Educação pela UPF. Para ela o maior desafio é buscar cada vez mais parcerias com instituições para ofertar cursos nas mais diversas áreas com o objetivo de proporcionar aos alunos uma formação gratuita e de qualidade. No Polo atualmente estão abertas as inscrições para o Técnico em Administração pela IFSUL, os demais cursos estão com as turmas fechadas e com aulas à distância. O atendimento ao público segue sendo feito das de segunda a sexta das 7:30 às 11:30 e das 13:00 às 17:00 horas. Mais informações sobre o Polo UAB podem ser obtidas pelo telefone (54) 3357-1153.

A administração municipal de Camargo, representada pela Prefeita Jeanice Fernandes, a Secretária Interina de Educação e Cultura Maribel Giordani e o Assessor de Cultura Everton Bonato estiveram, na terça dia 05, em audiência com o Secretário Estadual de Esporte e Lazer, o Sr Danrlei de Deus para solicitar recursos financeiros para a construção de um Centro Esportivo e Cultural no município de Camargo-RS. Atualmente as atividades esportivas são realizadas no Ginásio Municipal Sílvio Bernardon ou nas instalações do CRAS. Segundo a Prefeita Jeanice, “O município possui a necessidade da construção de um Centro Esportivo e Cultural porque podemos dispor no mesmo local para realização de atividades esportivas (futebol de salão, vôlei, karatê, dentre outros), bem como oficinas que incentivem a cultura (te-

atro e cinema; rádio e comunicação; aula de gaita e violão). Também necessitamos de um local para realização de eventos como shows, feiras, campeonatos esportivos, dentre outros. Assim estaremos proporcionando a comunidade local e regional atividades que proporcionem educação, esporte, saúde, lazer e inclusão social”. A Secretária Maribel ressalta a importância da construção de um Centro Esportivo e Cultural em Camargo. “Solicitamos esse incentivo financeiro para viabilizar a construção de um Centro Esportivo e Cultural, visando uma estrutura única que possa concentrar esporte, cultura e lazer, a atual estrutura que temos não comporta mais. Este Centro trará um benefício social muito grande para a comunidade, pois não temos um espaço apropriado para a realização de feiras e eventos”, disse a Secretária.


12 7

GERAL

JORNAL DE MARAU | SEXTA-FEIRA, 08 DE OUTUBRO DE 2021

AMF estreita laços com a comunidade marauense

Equipe esteve presente na escola Charruas e no bazar do Ajuda Patinhas

O fim de semana não foi de jogo para a AMF – Associação Marauense de Futsal, porém foi de presença na comunidade. Reforçando seu objetivo de estar inserida na sociedade e contribuindo com boas ações, a equipe esteve representada em duas visitas a instituições de Marau. Na sexta-feira (01), a AMF esteve na reinauguração da quadra e biblioteca da Escola Charruas, em Marau. O time foi representado pelos atletas Cris Zaparoli, Wallysson e Rafinha, além da diretora de comunicação Alessandra Formagini. Após a solenidade de reinauguração, onde a equipe representou o futsal municipal, os atletas interagiram com as crianças e realizaram disputa de

pênaltis, sorteando brindes para os alunos. Já no sábado (02), em alusão ao Dia Mundial dos Animais, comemorado neste 04 de outubro, a AMF realizou visita ao bazar solidário do Ajuda Patinhas, uma das entidades que atua na proteção animal em Marau. Estiveram representando a equipe os atletas Danilo, Leo e Wellerson. A visita buscou estreitar laços com a entidade e, também, fomentar ações que possam ajudar a causa animal no município na próxima temporada. Além disso, a equipe deixa o convite para os torcedores que desejam adotar um animal de estimação ou que queiram contribuir com a causa que procurem a Ajuda Patinhas nas redes sociais.

Equilíbrio marca rodada do Campeonato Interno do Safurfa

Equipes da categoria sub-11 e sub-15 jogaram neste sábado (02)

O equilíbrio entre os quatro núcleos de trabalho do Safurfa E..C em Marau pode ser notado nos placares da última rodada do Campeonato Interno da entidade. Neste sábado (02), na sede localizada no bairro Vila Verde, as equipes sub-11 e sub-15 completaram a segunda rodada da competição. Dos seis jogos realizados, apenas um deles teve vitória com mais de um gol de diferença. Números que mostram a disputa acirrada entre os núcleos sede (Vila Verde), Metasa, Santa Rita e

Fuga durante a manhã. Confira os resultados deste sábado (02): Sub-15- Fuga/Metasa 3x2 Santa Rita, Sede 6x5 Santa Rita, Sede 3x2 Fuga/ Metasa; Sub-11 - Sede 3x0 Santa Rita, Sede 1x0 Fuga/Metasa, Santa Rita 3x1 Fuga/Metasa. A competição, que teve início em agosto, segue até dezembro. Além das categorias sub-11 e sub-15, disputam também as categorias sub-09 e sub13. A próxima rodada está programada para acontecer dia 27 de novembro.

Vestibular de Verão UPF inscreve para 50 graduações

Reconhecida como uma das melhores universidades do mundo pelo ranking internacional da Times Higher Education, a Universidade de Passo Fundo (UPF) abre as inscrições para o Vestibular de Verão 2022. A diversidade de cursos e modalidades de ingresso estão entre as novidades deste processo seletivo. Os candidatos podem escolher uma das três formas de seleção: prova de redação on-line, prova de redação presencial ou pela nota da redação do Enem de 2010 a 2020. Já o Vestibular de Medicina tem edital próprio e a forma de seleção será por prova presencial no dia 13 de novembro ou pela média do Enem 2019 ou

2020. As inscrições devem ser feitas em www.upf.br/ingresso.O lançamento da campanha de Vestibular foi realizado na quarta-feira (06) e o tema desta edição é “A tua ação transformadora”. A Universidade quer proporcionar aos seus estudantes vivências que transformam. “A graduação da UPF propicia uma formação integral em cursos completos. É um novo jeito de fazer graduação.”, afirma o vice-reitor de Graduação da UPF, professor Dr. Edison Alencar Casagranda, informando que no dia 22 de outubro, a UPF também lançará cursos na modalidade híbrida.


JORNAL DE MARAU | SEXTA-FEIRA, 08 DE OUTUBRO DE 2021

SEGURANÇA

13

Em fuga, carro capota e mata quatro em São Domingos do Sul A fuga de um veículo resultou em um acidente fatal no interior do município de São Domingos do Sul, na noite de domingo (03). Por volta das 22 horas, a Brigada Militar de Casca recebeu a informação, através do Serviço de Inteligência da BM e da DPAT de Bento Gonçalves, que os municípios de Casca e São Domingos do Sul poderiam estar sendo alvos de facção criminosa. Um veículo GM Vectra, de cor verde, com placa padrão Mercosul de Veranópolis, teria passado pela área urbana de Casca em direção a São Domingos do Sul. Após buscas, a Brigada Militar localizou o veículo estacionado na área central de São Domingos do Sul, onde uma

Acidente ocorreu na noite de domingo (03), no interior

Indivíduo é preso por extorsão em Marau

Homem teria ameaçado divulgar fotos íntimas caso não houvesse o pagamento

Um caso de extorsão foi registrado pela equipe da Delegacia de Polícia de Marau nesta quarta-feira (06). De acordo com a ocorrência, um indivíduo estaria fazendo ameaças de divulgação de fotos íntimas de outra pessoa, caso não pagasse quantia elevada de dinheiro. Policiais Civis rapidamente agiram no caso, prendendo em flagrante e impedindo o pagamento por parte da vítima. O preso já possui e antecedentes, com o mesmo modo de agir em outras cidades. Após os procedimentos legais, ele foi encami-

nhado ao Presídio Regional de Passo Fundo. A identidade do golpista de 34 anos, não foi revelada. O delegado Norberto Rodrigues explica que a DP está sempre atenta a estes casos: "Com a pandemia e esse aumento do uso das redes sociais praticamente dobrou estelionatos e golpes do tipo. Tivemos êxito de até mesmo presenciar esta extorsão e prender em flagrante este indivíduo que sobrevivia de golpes", ressaltou.

mulher conversava com outras pessoas que estavam em um veículo Fiat Argo. Ao perceberem a movimentação da polícia, quatro tripulantes do veículo Argo fugiram em alta velocidade. Durante perseguição, em trecho não pavimentado da Avenida Luis Benvegnu, o veículo com os ocupantes capotou e bateu em uma rocha, causando a morte instantânea do motorista e dos três caroneiros. No veículo, que era alugado, foi encontrado toucas ninjas, luvas pretas e munições. Um dos indivíduos não teve a identificação revelada e os outros três foram identificados como Igor Alexandre Inácio (38 anos), Alisson Jean Tromes da Silva (22 anos) e Guilherme Ferreira (21 anos). O caso segue sendo investigado.

Motorista de táxi é vítima de roubo

O setor de segurança pública registrou um caso de roubo, envolvendo a motorista de um taxi em Marau. O caso aconteceu no último sábado (02), por volta das 20h20min, na Rua Irineu Ferlin, centro da cidade. A ocorrência foi atendida pela corporação da Brigada Militar. De acordo com o relato, a vítima, que é uma mulher, afirmou ter iniciado uma corrida na área central, sendo que o homem solicitou deslocamento até uma estrada de chão, no bairro Fátima. O indivíduo era alto e moreno, não tendo sido identificado. Durante o deslocamento, ele teria anunciado o assalto, empunhando uma faca. Com isso, o homem acabou levando certa quantia em dinheiro e também celulares da vítima. O autor do roubo colocou a mulher no porta-malas do veículo e tentou dirigir o veículo, mas acabou abandonando o carro sobre o barranco da estrada. A vítima não sofreu lesões e foi encaminhada a Delegacia de Polícia de Marau, onde foi efetuado o registro do fato.

PREFEITURA MUNICIPAL DE VILA MARIA/RS RESUMO DOS INSTRUMENTOS DE CONTRATOS E TERMOS ADITIVOS - SETEMBRO 2021 Contratante: Município de Vila Maria - RS CNPJ: 92.406.115/0001-07 Contratado: DURANTE ENGENHARIA E CONSTRUÇÕES LTDA-EPP CNPJ: 20.173.460/0001-29 Modalidade de licitação: TERMO ADITIVO. Fica prorrogado, para mais 45 (quarenta e cinco) dias, o período de vigência previsto na Cláusula quarta do Contrato n. 114/2020

a contar da data de assinatura do presente termo. Número do contrato: Nº 114/2020 Número de termo aditivo: Nº 003 Fundamento legal: Lei Federal nº 8.666/93 Objeto: CONTRATO ADMINISTRATIVO Data de assinatura: 15 de Setembro de 2021 Data de publicação: 15 de Setembro de 2021

Contratante: Município de Vila Maria - RS CNPJ: 92.406.115/0001-07 Contratado: CIBELE SERAFINI DA SILVA-ME. Fica prorrogado, o período de vigência previsto no Contrato acima descrito para mais 60 (sessenta) dias a contar do dia 07 de Setembro de 2021. CNPJ: 23.918.029/0001-52 Modalidade de licitação: TERMO ADITIVO

Número do contrato: 133/2020 Número de termo aditivo: Nº 001 Fundamento legal: Lei Federal nº 8.666/93 Objeto: CONTRATO ADMINISTRATIVO Data de assinatura: 06 de Setembro de 2021 Data de publicação: 06 de Setembro de 2021


14

REGIÃO

JORNAL DE MARAU | SEXTA-FEIRA, 08 DE OUTUBRO DE 2021

Programa de Habitação Popular com horário especial em Vila Maria

Ponte da Linha 18 Baixa já tem previsão de inauguração

Agendamento prévio deve ser feito por telefone

Local liga os municípios de Vila Maria e Camargo

A Administração Municipal de Vila Maria, juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social, comunica que segue em andamento o recadastramento para os interessados em imóveis do programa Municipal de Habitação Popular no município. Os atendimentos estão acontecendo em horário especial, todas as manhãs, e

uma vez por semana no turno da tarde, na recepção da Prefeitura Municipal. Além disso, no sábado (09) haverá atendimento das 08h às 11h. Todos os atendimentos acontecem com agendamento prévio pelo (54) 3359-1200.Após a finalização desta primeira etapa, é necessário aguardar o edital de chamamento público, que informará os documentos necessários, os prazos de entrega.

Camargo passa a contar com atendimento de médico psiquiatra

A ponte que liga o Município de Vila Maria e Camargo, localizada na Comunidade de Linha 18 Baixa, está em fase de conclusão. Com a finalização do trabalho por parte da empresa que construiu a ponte, a Prefeitura de Vila Maria realiza o acabamento e mudança do novo traçado da estrada, possibilitando melhor trafegabilidade no local. Segundo o Prefeito Maico Serafini Betto, esta é uma importante obra para o Município. “Vem para trazer mais qualidade e segurança para a população de toda região, além de desempenhar importante papel no escoamento da produ-

ção agrícola e pecuária”, ressaltou. A nova estrutura possui 60 metros de comprimento, 7,20 de largura e 9 m de altura, sendo a maior construção de infraestrutura no interior realizada até agora pelo Poder Público. A ponte faz parte de um recurso de mais de 5 milhões de reais provenientes do Ministério de Integração Nacional e Defesa Civil. A cerimônia de inauguração está prevista para o dia 16 de outubro e deverá contar com a presença de autoridades, como o Secretário Nacional de Defesa Civil Alexandre Lucas Alves.

Delegados discutem sobre Orçamento Participativo em Gentil

Dr. Eduardo Tedeschi atende no Centro de Saúde

A partir deste mês de outubro, o município de Camargo contará com médico psiquiatra. O Dr. Eduardo Tedeschi passa a atender no Posto de Saúde Silvio Cerato.Tedeschi é médico formado pela UPF, psiquiatra pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre, possui mestrado e doutorado pela UFRGS, professor de medicina

da UPF e é membro do serviço de psiquiatria e estimulação cerebral de Passo Fundo. Os atendimentos serão por agendamento prévio ,através do setor de agendamentos do posto de saúde, com encaminhamento médico ou dos profissionais técnicos da Secretaria Municipal de Saúde.

Comunidade define o aporte de recursos, que totalizam R$ 1 milhão

A Administração Municipal de Gentil realizou na terça-feira (28), na Câmara Municipal de Vereadores, reunião com os delegados do Orçamento Participativo, representantes das comunidades locais. Na oportunidade, aconteceu para apresentação do resultado das assembleias e definição dos percentuais de aportes de recursos entre as prioridades das votações. O valor total destinado é de R$ 1 milhão. O Programa de Melhoria e Ampliação da Unidade de Saúde foi eleito prioridade irá receber o valor de R$ 400 mil reais. Os cinco projetos mais votados que receberão R$ 520 mil reais em recursos, distribuídos entre eles, são: a Ligação Asfáltica, Apoio a exames, Especialidades médicas, Manutenção de

estradas e Programa horas de máquina. As comunidades receberão R$ 80 mil reais, distribuídos de acordo com população e participação nas assembleias. Esses valores serão destinados aos respectivos programas, projetos e comunidades no próximo ano, 2022. O Prefeito Alcenir Dalmago reitera que as demandas propostas pelas comunidades neste Orçamento Participativo são todas importantes, demonstrando a responsabilidade e consciência da população com o dinheiro que é de todos. Já o Vice-Prefeito e coordenador do Orçamento Participativo Adelar Silvestri parabenizou a população pela participação e organização e destaca que o orçamento segue para aprovação na Câmara de Vereadores de Gentil.


JORNAL DE MARAU | SEXTA-FEIRA, 08 DE OUTUBRO DE 2021

AMF garante classificação aos play-offs do Gauchão

ESPORTE

15

Pelo mundo do esporte Guilherme de Abreu Repórter da Vang FM

Equipe marauense enfrentará o Guarany de Espumoso nas oitavas

AMF e PFF fazem um confronto digno de todos os ingredientes de um grande clássico. Para fechar a primeira fase do Gauchão Série A, não faltou emoção para o jogo da noite desta quarta-feira (06), no Ginásio Capingui, em Passo Fundo. Em quadra, ambas as equipes realizaram um duelo equilibrado e com chances para ambos os lados, o que refletiu no placar igualado em 0 a 0. Mesmo com o empate, a AMF somou mais um

ponto e chegou a 15 pontos no grupo A. Com isso, fecha a fase em sétimo lugar e a classificação para os play-offs. Agora, nas oitavas-de-final, o time enfrenta o Guarany de Espumoso, vice-líder do grupo B. As datas para o mata-mata já estão definidas. O primeiro jogo acontece em Marau, no dia 16 de outubro. Já o jogo de volta, em Espumoso, acontece dia 23 de outubro.

Corredores de Rua de Marau retomam participação em eventos

ADGF garante classificação na Copa Sul-Riograndense

Atletas estiveram no Circuito dos Vales, em Lajeado

Equipe marauense venceu o Bom Jesus de Soledade por 4 a 3

Após um período sem competições, devido a pandemia da covid-19, a AMC - Associação Marauense de Corredores de Rua voltaram aos eventos no último fim de semana. Com a flexibilização das medidas sanitárias e seguindo os devidos protocolos, a entidade esteve representada na segunda etapa do Circuito dos Vales, em Lajeado, no domingo (03). Marau esteve representado por Valdemar R. Borba, que se sagrou campeão geral (5 km); Azemir De Bona, segundo colocado da categoria 60/64 anos (5km); e Alvides De Bona, primeiro colocado na categoria 60/64 anos (10km). Ao todo, 200 atletas estiveram presentes na competição. Além disso, atletas marauenses seguem se preparando para mais eventos. Nos próximos dias, a AMC tem compromissos marcados em Nova Roma, Esteio e Sapucaia do Sul.

A ADGF está classificada para a próxima fase da Copa Sul-Riograndense. A vaga foi garantida em jogo neste domingo (03), no Ginásio Municipal Jatyr Francisco Foresti. Após vencer fora de casa o primeiro jogo, por 5 a 1, a equipe marauense buscou novamente o resultado positivo contra o Bom Jesus, de Soledade. Em Marau, o placar foi aberto por Batista e Leo no primeiro tempo. Na segunda etapa, a ADGF ampliou novamente com Piolho, porém os visitantes igualaram o placar em 3 a 3. Porém, a 38 segundos do fim, a vitória foi garantida pelos pés de Leo, fechando o 4 a 3. Agora, a equipe aguarda a definição do próximo adversário e datas para o próximo mata-mata. Além da Copa Sul-Riograndense, a ADGF também está classificada para o mata-mata da Taça TG. O primeiro jogo acontece nesta sexta-feira (08), às 21h30min, em Tapera.

AMF Agora o Gauchão de Futsal vai começar de verdade. Nesta quarta que passou, a AMF encerrou a sem graça primeira fase com empate em 0 a 0 com o Passo Futsal, fora de casa. O time de Marau terminou a etapa inicial da competição na sétima posição do grupo A, com 15 pontos, nos 18 jogos disputados. O adversário no mata-mata será o Guarany de Espumoso, velho conhecido do time de Marau, time que aliás, eliminou a AMF na semifinal de 2019 e nas quartas de 2020. Nada mal para a revanche vir agora, né? XV de Novembro No último sábado o XV de Novembro folgou, mas se manteve na quarta colocação da chave B, com 14 pontos em 10 jogos. No jogo deste sábado a missão não será fácil, vai encarar o Sercca, em Casca. Sercca Em Ibiraiaras, o Sercca empatou em 5 a 5 com o Ibira, sábado passado. Em 11 jogos até aqui, o time soma 20 pontos, já garantido com segurança na próxima fase. Neste sábado, o embate será em casa, no clássico contra o XV de Novembro de Vila Maria. APF/Gentil Jogando em casa, contra a Abelc, o time de Gentil ficou no empate em 2 a 2 semana passada. O resultado mantem o time na sexta posição do grupo A, com apenas nove pontos em dez jogos. Neste próximo sábado, o jogo será fora de casa contra o Santa Rosa, vice líder da chave com 21 pontos.


JORNAL DE MARAU | SEXTA-FEIRA, 08 DE OUTUBRO DE 2021

www.vangfm.com.br | 93.7

Antônio Roso é homenageado em Passo Fundo EDUCAÇÃO AGCO doa computadores para escola de Marau Página 04

MELHORIA Hospital Cristo Redentor amplia número de vagas de estacionamento Página 06

SEGURANÇA Título de Cidadão Honorário foi entregue nesta quinta-feira (07) pelo Legislativo passo-fundense. Página 04

Sessão Mirim já tem data e nomes definidos

Em fuga, carro capota e mata quatro em São Domingos do Sul Página 13

REGIÃO

Camargo passa a contar com atendimento de médico psiquiatra Página 14

ESPORTE

Corredores de Rua de retomam participação em eventos Página 15 A Sessão Ordinária Mirim acontece no dia 14 de outubro, às 14 horas. Página 06


Millions discover their favorite reads on issuu every month.

Give your content the digital home it deserves. Get it to any device in seconds.