Flip 01/06/2012

Page 13

Cidade

Sexta-feira

Natal, 1 de junho de 2012

O Jornal de HOJE 13

Cena Urbana VICENTE SEREJO - serejo@terra.com.br w TÁTICA O desconforto da governadora Rosalba Ciarlini em alguns municípios, em termos eleitorais, não será um problema. Passadas as urnas virá a repescagem. Sempre haverá um prefeito novo com pena do seu povo.

w IDÉIA O Iate Clube incorporou a coleção de réplicas de naus coloniais feitas pelo arquiteto João Maurício de Miranda para criar um museu das navegações. Ainda este ano, na sede do clube, num espaço planejado.

w POBREZA Noutros tempos, quando a Santa Madre Igreja tinha pastores e pensadores, uma figura como o professor Otto Guerra teria sido tema de estudo. A pobreza intelectual gerou a igreja dos padrecos. Com exceções.

w NATAL A importância da crônica de Manoel Dantas para compreender a evolução urbana de Natal é o tema da dissertação de mestrado do pesquisador Willian Pinheiro, aluno do Departamento de História da UFRN.

w DÚVIDA - I As gravações da campanha de 2006 que revelam o ex-deputado Carlos Augusto Rosado distribuindo as gordas ajudas na eleição de Rosalba Ciarlini senadora arrefeceram sua força para assumir a Casa Civil?

w CLÁSSICO Herman Melville com a história de sua baleia Moby Dick é um dos principais temas de 'Literatura', a revista que tem como seu público o jovem que se interessa pela arte da palavra no Brasil e no exterior.

w ALIÁS - II A ninguém interessou até agora - na Justiça comum e na Eleitoral - apurar quem pagou e quem recebeu tanta grana na campanha da então candidata ao Senado Rosalba Ciarlini. Certamente caiu na prescrição. w CONTAS A diretoria do Instituto Histórico concluiu o levantamento da atual situação financeira da instituição. Se por acaso houver recursos públicos seria o caso de fazer a prestação de contas todos os seus números. w NOME Uma boa fonte junto ao governo garante: a governadora Rosalba Ciarlini gostaria muito de ter à frente da saúde o cardiologista Nelson Solano. Mas parece que o Hospital do Coração precisa muito mais dele. w CEDO Esta veio por email, assinada por JMS: 'Carlos Eduardo Alves ainda é muito jovem para ter uma cultura humanística mínima. Um dia ele descobrirá que a principal qualidade de um governante é a serenidade'.

O medo pode entrar

C

oisa medonha, Senhor Redator, é viver sem sossego. Quanto mais se o cristão escolheu para viver numa vila antiga, sem riqueza e sem soberba. É como se o medo nascesse dos becos e das ruas quietas e saísse andando como um fantasma do mal. É assim que vive o povo da Redinha nesses tempos de danações. É o que resta aos que moram nesta cidade tão bonita, entre o rio, o mar e os morros, numa sucessão de notícias que hoje fazem deste lugar do mundo um assombrado exercício de sobrevivência. Sou de outros tempos. De quando nas manhãs e tardes antigas seu povo pescava e pastorava as nuvens. Os alpendres eram uma extensão natural das casas, uma sombra doce que espantava o mormaço, e nas latadas as conversas ajudavam a viver. De uns anos hoje adocicados na lembrança com a fartura de peixes – das tainhas nas redes e dos xaréus que vinham ainda vivos no tresmalho do arrastão. A vida não chegava pela tevê, para fazer a paráfrase do verso bandeiriano, mas era vivida como se fosse poesia. Esta vila, Senhor Redator, que recebeu Mário de Andrade e Câmara Cascudo na velha casa de Barôncio Guerra, numa peixada homérica, servida com um zambê de côco dançado na beira da praia, teve verões imensos. Aqui o poeta Henrique Castriciano renovava os pulmões cheios de cavernas que anunciavam a morte com sua tuberculose. E o professor Antônio Soares, de olhos abertos para o céu e alma delirante, viu duas luas, um mistério tão grande que nem a Nasa, com toda ciência, conseguiu ver.

Ora, quem, senão uma vila assim, com o riso franco da vida sem perigo, por acaso teria um time com o nome de Morte Futebol Clube, e com a presença de um jovem craque chamado Lenine Pinto? E a gargalhada de Dalila que para Berilo Wanderley, e como aquelas irmãs Boninas, lá de Goianinha, eram corredores de ternura? E Cutruca, personagem de Newton Navarro que vencia suas ruas de areias alvas como as dunas cantando canções que ninguém entendia, como se viver fosse um jeito de amar os dias? E a Redinha que veio depois, e viveu em nós na sua última geração boêmia, como se fosse uma ilha a abrigar os deserdados da tristeza, de tão felizes? E as suas casas de janelas acesas pelo sol das manhãs? E as tardes, abertas para que a lua e as estrelas entrassem sem pedir licença? E a cachaça que ainda vi brilhando nas mesas, entre volutas de cajus vermelhos e abacaxis dourados, resplandecendo nos olhos mornos dos seus últimos boêmios? E a vida que, de tão íntima, não se sabia se um dia acabava? O medo hoje mora nestas ruas. Os dias de chuva não afagam com ternura de mãos aveludadas o rosto da gente. É perigoso, muito perigoso, tomar banho de chuva no beiral dos seus telhados. É arriscado andar nos becos desertos, bares e lugares. É desaconselhável abrir as portas e esperar a noite chegar. Foi-se o tempo, diria mesmo, que era bonito repetir o verso do poema de Mário da Silva Brito e para abrir as janelas para encher a casa de nuvens. Como, Senhor Redator, se o medo pode entrar?

w METÁFORA Saiu a oitava edição de 'Metáfora' dedicada aos escritores que aceitam livros de encomenda, e escrevem sem perder a qualidade de estilo. Além dos acordos diabólicos e do poema de estréia de Maria Bethânia. w SENHOR - I Consagrador o registro de Ruy Castro na matéria de página dupla publicada na Folha de São Paulo sobre a antologia com melhores textos da revista 'Senhor' e a talentosa participação do jornalista Luiz Lobo. w MODELO - II Para ele, da máquina de Lobo 'saíram brilhantes textos sobre etiqueta, gravatas, ressaca, banho de mar, bermudas, camisas, sapatos, chapéus - toda a futura receita das revistas masculinas brasileiras até hoje'. w CRAQUE - III É preciso não esquecer que Luiz Lobo atuou duas vezes no jornalismo local. No governo Aluizio Alves e na Tevê Universitária, nos anos oitenta. Ele até hoje é considerado um dos melhores textos do Brasil.

Carlos Magno FLASHES DO SERIDÓ - carlosm.dantas@hotmail.com

TINTIM Vamos cantar os PARABÉNS PARA VOCÊ nesta sexta-feira para o empresário caicoense Gil Braz Nery, o modelo currais-novense Mattson Ranier, Denise Lins, Damião Teixeira e Dalvanice Azevedo de Freitas, uma das figuras mais queridas da nossa sociedade. *** Amanhã é dia de parabenizar o advogado e ex-deputado estadual Roberto Brandão Furtado, Gilson Felipe e a prefeita de Maxaranguape, Neidinha Silva que vai receber várias homenagens na sua cidade. *** Domingo rasga folhinha o prefeito de Serra Negra do Norte, Rogério Bezerra Mariz e a colunista social Paula Francinetti. *** Segundafeira brinda nova idade o vereador Júlio Protásio e Danielle Christina, filha do ex-deputado Álvaro Dias e da juíza Amanda Grace. *** Quinta-feira muda de idade o caicoense João Melquiades de Medeiros Filho, empresário Tarcísio Fernandes da Fonsêca e o enfermeiro Eliázaro Santos.

w REENCONTRO Um dos mais tradicionais eventos da festa de Sant’Ana de Caicó, é sem duvida o Baile do Reencontro. O desse ano chega a sua 30ª edição dia 28 de julho e pela primeira vez será realizado no Atlético Clube Corintians. No palco, a maravilhosa Orquestra Los Manos e a banda Perfume de Gardênia. w CELEBRIDADE A acariense Titina Medeiros vem conquistando o público brasileiro com o seu personagem Socorro, na novela global “Cheias de Charme”. A atriz mereceu destaque semana passada no programa Vídeo Show,

AMIGAS – Colunista social Simone Silva e a prefeita de Maxaranguape, Neidinha Silva, que aniversaria amanhã, em clima de alegria na Feijoada da Amizade. (Foto Lourenço)

CASAL FESTEIRO – João Melquiades Medeiros e Francisquinha, clicados na nossa Feijoada da Amizade. Ela brinda idade nova quinta-feira.(Foto Lourenço) MODELO – Mattson Ranier, representante de Currais Novos no concurso Mister Seridó 2012. Ele aniversaria hoje. (Foto Júnior Flash). que não poupou elogios a empregadete má da novela das sete. w FOLIA A banda Chicabana e o cantor Netinho, ambos da Bahia, aportam em setembro em Currais Novos, para mais uma edição do Carnaxelita – carnaval fora de época da cidade Princesa do Seridó. As bandas Garota Safada e Grafith também estão na agenda da maior micareta do interior potiguar, de 7 a 9 de setembro. w INVERNO Começa hoje e vai até domingo, a 10ª edição do Festival de Inverno

DAMA DO SERIDÓ – Dalvanice Azevedo de Freitas, sempre uma figura alinhada em nossos eventos sociais. Ela rasga folhinha hoje.(Foto Lourenço)

de Cerro Corá, idealizado pelo então prefeito João Batista de Melo Filho. O evento será aberto esta noite com shows das bandas Uskaravelhos, Perfume de Gardênia e Deixe de Brincadeira. A grande atração de amanhã, será a banda carioca Renato e seus Blues Caps, em clima de revival. w MISS SERIDÓ Após 6 anos, Tenente Laurentino Cruz volta a ter uma candidata no concurso Miss Seridó. Bruna Ludmila da Cruz, 18 anos, 1,70m, 54kg vai tentar conquistar a primeira coroa da mais bela seridoense para sua cidade. O con-

curso tem como parceiros A Caserna, Clínica de Olhos Santa Beatriz, Maré Mansa, Rede Mais, Portal do Vale, Aldann Construções, Matersol, Inaraí Tour e Estrela Viva. w SIMPÓSIO A Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte – Fenacan realizou hoje pela manhã, na Câmara Municipal de Caicó, o 1º Simpósio Legislativo do Seridó, com a presença do presidente da entidade, vereador Edivan Martins, que inaugurou na ocasião, o Telecentro de Caicó.

Lídia Mara Diniz, vai tentar conquistar o 2º título de Miss Seridó para São João do Sabugi. (Foto Júnior Flash) w FOGUEIRA Maior evento da temporada junina da nossa região, o Santo Antonio do Povo, em Santana do Seridó, chega a sua 16ª edição no próximo final de semana, sob a batuta do prefeito Iranildo Pereira. O evento que este ano homenageará o centenário de nascimento de Luis Gonzaga, o Rei do Baião, promete levar muita gente para o arrasta-pé, que terá entre outras atrações Dorgival Dantas, Assum Preto, João Bandeira e Telengo Tengo. w HOLOFOTES Construída pelos holandeses, a

ponte da Pedra Lavrada, em Jardim do Seridó, serviu de cenário para a nova campanha da grife Matersol Moda Praia Definitiva, com os modelos seridoenses Daniel Dantas e Letícia Karla e fotos de Humberto Lopes. w OURO O diretor da empresa australiana Crusader, Gabriel Guerra responsável pelo Projeto Borborema, que vai explorar ouro na Mina Borborema, em Currais Novos, foi recebido terça-feira pelo deputado estadual Ezequiel Ferreira, no seu gabinete na Assembléia Legislativa.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.