20092013

Page 11

Cidade

Sexta-feira

Natal, 20 de setembro de 2013

O Jornal de HOJE 11

Alex Medeiros alex.medeiros1959@uol.com.br Divulgação

CANDIDATO

zio Alves, o deputado Henrique Alves só definirá apoio a um nome fora do PMDB, se o primo Garibaldo resistir a um possível e sonhado clamor das ruas.

Ontem mesmo, o cientista social Alex Galeno, ex-dirigente do diretório do PT em Natal, postou mensagem no Twitter reforçando a tese da candidatura de Fernando Mineiro a governador: "Político com projeto, gestor pós-caos Micarla-Rosalba", disse.

NO RIO

Com mais uma pesquisa apontando Anthony Garotinho (PR) disparado na sucessão de Sergio Cabral (PMDB), o senador petista Lindbergh Faria tratou de investir no universo evangélico e contratou um assessor de Silas Malafaia para facilitar o diálogo.

CANDIDATA

Ontem mesmo, Fátima Bezerra tratou de emular seu nome ao Senado pelo Twitter, a partir de um post do deputado Sibá Machado (PT do Acre), que a chamou de "senadora do RN". Ela respondeu com um "kkk" e "Deus e o povo lhe ouçam, companheiro".

A LÍNGUA DO PAPA "Eu vejo a Igreja como um hospital de campanha após uma batalha", diz o papa Francisco na entrevista em que sugere atenção católica ao homossexualismo e praticantes de aborto. Para bom entendedor, hospital de campanha recebe doentes.

GARIBALDI

Os tablets e laptops dos deputados estaduais abriram quase ao mesmo tempo, ontem de manhã, na Assembleia Legislativa, depois que o Portal No Ar reproduziu a matéria do jornal Valor Econômico afirmando a candidatura ao governo de Garibaldi Filho.

PARABÉNS AO HERÓI

Eu só espero que a imprensa e as autoridades policiais não divulguem o nome do cidadão de bem que reagiu a bandidos em Macaíba e mandou um deles conversar com deus. Como nas aventuras dos quadrinhos, os heróis do povo se mantêm no anonimato.

GARIBALDI II

No embalo divergente O deputado estadual Fernando Mineiro (PT) tem sido constantemente lembrado por parte da militância petista como o nome adequado para disputar a sucessão da governadora Rosalba Ciarlini (DEM). Meses atrás, o próprio parlamentar admitiu tacitamente a ideia, quando declarou na imprensa que seu nome deveria constar também nas planilhas dos institutos de pesquisa que aferiam a tendência do eleitor potiguar. Líder de uma banda do partido - a outra é da deputada federal Fátima Bezerra - Mineiro sabe que o capital eleitoral conquistado na disputa pela Prefeitura de Natal precisa ser adubado para render musculatura nominal até às eleições do próximo ano. Por isso, não diz nem desdiz sobre a pretensa candidatura ao governo do RN, mesmo sabendo que o projeto político-eleitoral de Fátima é conquistar a única vaga ao Senado que será disputada em 2014. Mas que não há chance sem aliança com o PMDB. Os seguidores da deputada também sabem que não há projeto senatorial se o PT for às ruas com uma chapa puro sangue, com Mineiro para governador. O segredo de Fátima para alcançar o objetivo é compor numa aliança comandada pelo PMDB. Ontem, indo na contramão do caminho traçado pela companheira de partido, Fernando Mineiro postou no Twitter que o PMDB rompeu com o governo Rosalba, mas está operando um acordo com o partido da governadora, o DEM, alijando o PT. "Aviso aos ingênuos: o PMDB-RN rompeu com Rosalba mas busca acórdão que inclui o DEM", disse o petista. Como se sabe, o Democrata é liderado pelo senador José Agripino, em princípio ainda aliado de

Henrique Alves e Garibaldi Filho (PMDB). Numa postagem anterior, Mineiro foi panfletário como nos tempos de greves estudantis: "O RN não precisa de #salvadoresdapatria e muito menos de acórdão. Precisa de gestores que definam prioridades e as executem". E quem teria tal perfil? Evidente que os tais "gestores" a que Mineiro se refere não estão no PMDB ou nas legendas incluídas no suposto "acordão", e isso inclui aquelas que ultimamente conversaram com os Alves, como o PSD do vice-governador Robinson Faria. Os reclames twiteiros do parlamentar petista deixam claro que na sua compreensão do jogo político para 2014 a melhor opção para o RN não virá sob a batuta do PMDB, mas numa aliança à esquerda da liderança de Garibaldi Filho e Henrique Alves. Ocorre que é exatamente no guarda-chuva eleitoral dos dois primos que a deputada Fátima Bezerra pensa acumular uma chuva de votos para chegar ao Senado, na cadeira de Garibaldi Alves, o pai do ministro da Previdência, agora seu pretenso padrinho. Fátima tem a exata compreensão de que não chega lá sem Garibaldi, o campeão de votos, e sem Henrique, o articulador-mor. E não está nem um pouco a fim de provocar uma disputa com Wilma de Faria (PSB) apenas com o PT e aliados nanicos, como o PCdoB. E Fernando Mineiro, por sua vez, talvez imbuído de uma concepção mais ideológica do que eleitoral, vai continuar fazendo o discurso purista de uma aliança imune aos interesses oligarcas. Obviamente não terá coragem de sair candidato ao governo, mas alimentará isso enquanto for estratégico. Para ele, é claro, e para a sua banda do PT. (AM)

Mesmo citando o episódio do encontro do PMDB, em que o ministro da Previdência descartou, chorando, seu nome como candidato da legenda (manchete do JH de quarta-feira), o Valor mostrou argumentos de que a desistência não é tão definida assim.

BOLSA-DROGA

Os olhos da Polícia, da Justiça e do Ministério Público há muito já deveriam ter enxergado que o alto consumo de crack no Nordeste ganhou estágio epidêmico depois que o dinheiro do Bolsa-Família afastou jovens pobres do estudo e do trabalho.

ENTRE ALVES

O vice-governador Robinson Faria (PSD) ganhou definitivamente um forte apoio no interior do PMDB, o deputado estadual e seu amigo Walter Alves, outro nome bastante lembrado pela militância à sucessão de Rosalba. Falta conquistar Henrique Alves.

CARROS ANOS 70

Na novela "Pecado Mortal", que estreia na TV Record na quarta-feira, 25, os produtores conseguiram com colecionadores dezenas de automóveis dos anos 70. A trama de Carlos Lombardi acontece em 1977, no Rio de Janeiro dominado pelos bicheiros.

A ESCOLHA

Ninguém se engane. Na condição de líder da última palavra, como tem sido desde a morte de Alui-

Luto na luta

Divulgação

A militância da esquerda imunda passou a agredir as atrizes da novela "Amor à Vida" que posaram de luto contra os embargos dos corruptos do PT. A patuleia sentiu o golpe, posto que não há nenhum petralha do tipo Zé de Abreu com a força de imagem de Carol Castro, Rosamaria Murtinho, Bárbara Paz, Natália Timberg e Suzana Vieira.

Danilo Sá jornalistadanilo@hotmail.com / danilo.sa@folha.com.br

LEÃO GULOSO

SEM DESCANSO

Divulgação

O vereador Luiz Almir (PV), abordou a polêmica em torno do projeto que reduz o tempo de férias dos parlamentares na Câmara Municipal. O pevista disse que não precisava “de férias maiores ou menores”, porque trabalha “da mesma maneira com 30, 45 ou 90 dias de recesso”. O parlamentar lembrou dos seus programas no rádio e na TV, onde também presta contas do mandato e sugere soluções para a cidade.

JOGANDO PARA PLATEIA

O Rio Grande do Norte está atualmente. Não há postos de saúde entre os primeiros do Nordeste no nem hospitais dignos sequer de ranking entre os maiores cobrado- atendimento razoável, isso para res de impostos das micro e pe- não falar na péssima qualidade da quenas empresas do Brasil. Em educação nas escolas estaduais e todo o país, é também um dos lí- municipais de todas as regiões. deres na disputa por quem tem Com relação à insegurança maior gula tributária. Os números então, o problema só aumenta, foram revelados pela como se toda a clasConfederação Naciose política não percenal da Indústria, em besse seu crescimenpesquisa feita com a Nação sobrevive de to bem debaixo do parceria do Sebrae. próprio nariz. O tráfiforma sufocante A estatística, ao co de drogas está cada diante da fome contrário do que pode vez mais fortalecido, tributária do governo financiando sequespensar o leitor, não deixa o RN em situatros, assassinatos e inção pior, ou melhor, fluenciando adolesem relação aos seus vizinhos. A centes a assaltar ainda mais em nação, em geral, sobrevive de busca dos míseros reais capazes forma sufocante, diante da fome de bancar o vício de cada dia. do governo em todos os seus níveis, Se hoje o povo vai às ruas coávidos por mais e mais recursos brar melhores serviços públicos é oriundos do bolso do povo, cansa- porque sabe o tamanho da conta a dos de tanto trabalhar e de receber que são obrigados a pagar, sem ditão pouco em troca dos seus impos- reito a atrasos, descontos e, muito tos pagos. menos, desvios. Urge a discussão Em uma nação minimamente em torno de uma reforma tributádesenvolvida, pela quantidade de ria no país. A sociedade está cantributos a que os brasileiros são sada de sobreviver sufocada, e presobrigados a se submeter, seria ina- sionada a pagar cada vez mais. É ceitável a ridícula oferta de servi- preciso encarar a gula do leão, e ços públicos existentes no país matá-la de forma definitiva.

Como não poderia deixar de ser, Luiz Almir polemizou ainda mais a situação. Além da frase que ilustra a seção Megafone desta coluna, o vereador enfatizou que o trabalho em seu gabinete na sede do Legislativo é quase ininterrupto. “Não preciso ficar das 14h às 19h no plenário da Câmara para dizer que trabalho pela cidade”, disparou o parlamentar.

INDEFINIÇÃO

Em tempo, ainda sem definição sobre uma possível candidatura em 2014, o vereador Luiz Almir tem sido incluído nas rodas de conversa como uma opção para compor chapa como candidato a vice-governador em uma provável chapa encabeçada pela vice-prefeita Wilma de Faria (PSB). Isso na hipótese da “guerreira” precisar colocar o bloco na rua para defender o projeto presidencial de Eduardo Campos. É a luta, também nos bastidores.

DINHEIRO NO BOLSO

A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social firmou contrato com a Liderança Mudanças e Transportes Ltda para a locação de veículos novos, zero km, sem motorista e sem combustível. Pelo serviço de um ano, a empresa receberá R$ 365.784,00, ou seja, o equivalente a R$ 30,4 mil por mês. O contrato tem duração até 1º setembro de 2014.

Gira Mundo Divulgação

O foliaduto, pelo visto, não foi direito só do RN. Segundo a Folha de São Paulo de hoje, shows de artistas de projeção nacional custam até oito vezes mais quando são pagos pelo governo do Ceará. A conclusão, com suspeita de superfaturamento, é do Ministério Público de Contas do Estado, que analisou shows contratados em 2011 pela gestão Cid Gomes (PSB). O festival "Férias no Ceará" bancou shows gratuitos, em Fortaleza e no interior, de nomes como Gilberto Gil, Vanessa da Mata, Nando Reis, Roberta Sá e Seu Jorge. Ao analisar os gastos, o MP apontou preços acima da média na contratação de 15 das 45 apresentações musicais no festival.

Megafone Arquivo

“Tem vereadores que ficam a tarde todinha no plenário para aparecer 5 minutos na TV Câmara” VEREADOR LUIZ ALMIR CRÍTICA DIRETA A ALGUNS COLEGAS DE PLENÁRIO, QUE MAIS GOSTAM DE APARECER

NA MÍDIA DO QUE DE TRABALHAR

ESTACIONAMENTO

NEGÓCIOS

O Diário Oficial do Município trouxe nesta sexta-feira (20) o pedido da empresa Arena das Dunas S/A - já existia? - para “supressão vegetal” com o objetivo de implantação do estacionamento externo do estádio cosntruído para receber os jogos da Copa do Mundo de 2014. A área atingida será de 55,9 mil metros quadrados, situado ao lado da Avenida Prudente de Morais, onde antes funcionava o kartódromo de Natal.

A Ecocil lançará com festa no próximo dia 26 (quinta-feira) no Olimpo Recepções o seu maior empreendimento imobiliário dos últimos anos, o Condomínio Residencial João e Marilda, em Petrópolis. Entre as atrações da noite, a cantora Camila Masiso e show da banda Leo Verão e Daniel Freitas. A torre, com 24 andares, ocupará uma área de 2.012 m², terá o maior apartamento da cidade, medindo 503m² e uma cobertura com 901m².

COTEMINAS

DIREITO EM DEBATE

O Ministério Público Estadual decidiu instaurar inquérito civil para investigar a regularidade da implantação do complexo residencial e comercial no bairro de Jardim Lola, em São Gonçalo do Amarante. Local onde antes funcionava a Coteminas, e foi escolhido pela próprio empresa para ceder espaço ao novo e milionário empreendimento. O processo ficará sob responsabilidade da promotora Lucy Figueira Peixoto.

No domingo (22) acontece o 4º Papos & Ideias Direitos em Debate, evento que colocará em discussão os 25 anos da Constituição brasileira de 88. No auditório da livraria Saraiva, os advogados e professores de Direito, Paulo Lopo Saraiva, Leonardo Medeiros e Allan César estarão debatendo, entre outros assuntos, os polêmicos embargos infringentes dos réus do mensalão. O evento começa às 17h.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.