Jornal de Gravataí. Segunda-feira, 5 de junho de 2023. Edição 4212.

Page 1

Becker deve entregar novas fachadas até novembro

Após a revitalização da face voltada para a avenida Luiz Bastos do Prado, a equipe do HDJB está no aguardo de nova remessa de tinta para a pintura da fachada principal, na Avenida Loureiro da Silva.

Gravataí, SEGUNDA - FEIRA, 5 DE JUNHO DE 2023 | ANO XIX | Edição # 4212 | Diário R$ 3,00 | WhatsApp 51 994153122 Aponte a câmera para o
Code ao lado para acessar o nosso site
PMG
QR
PARA AGENTES 8 PMG/Divulgação 3 Divulgação 5 Gravataí presente na primeira edição
Eli Summit RS 3
GUARDA MUNICIPAL PROMOVE CURSO DE FORMAÇÃO
do
RUA ABERTA MOVIMENTOU CIDADE NESTE DOMINGO FEIRA LIVRE COM MAIS DE CEM EXPOSITORES, SHOWS E ATIVIDADES ESPORTIVAS FIZERAM PARTE DA PROGRAMAÇÃO DA TERCEIRA EDIÇÃO DO EVENTO, QUE AGORA TEM REALIZAÇÃO MENSAL.

DIA DO DESAFIO NO RS

O Sesc/RS colocou mais de 1,3 milhão de pessoas para se movimentar no Estado na última quarta-feira (31/5), com o Dia do Desafio (DDD) 2023. Uma série de atividades foi organizada por Unidades do Sesc de 51 municípios, envolvendo, em parceria com prefeituras, escolas e instituições, um total de 380 cidades gaúchas. Dentre corridas, caminhadas, oficinas esportivas, aulas abertas de dança e ginástica, até elaboradas ações, como a descida de rapel em um balão em Caxias do Sul e 24 horas de natação em Porto Alegre, foram centenas de desafios diferentes realizados gratuitamente ao longo de todo o dia.

IAB critica mudança ministerial

O Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) divulgou nota em que manifesta preocupação com as modificações feitas na estrutura dos ministérios do Meio Ambiente e dos Povos Indígenas. “Fazemos um alerta cívico ao Congresso Nacional, no sentido de que mantenha hígidas as atuais estruturas administrativas de tão relevantes ministérios, e esperamos que o governo federal não abdique de seus compromissos nacionais e junto à comunidade internacional”, afirma a nota, assinada pelo presidente nacional da entidade, Sydney Limeira Sanches. O presidente do IAB ressalta que “o esforço empreendido pelas ministras Marina Silva e Sonia Guajajara na defesa dos ministérios é admirável e vale o registro da luta dessas mulheres fortes, que deveriam receber maior apoio e reconhecimento”. https://www.umsabadoqualquer.com/

ARTIGO

Construindo Melhores Serviços aos Cidadãos

Desenvolver serviços para aquilo que o cidadão quer fazer, e não para o que o Estado presume que ele queira. A partir dessa premissa, o governo estadual vem trabalhando firmemente com o propósito de facilitar a vida do cidadão e do empreendedor, com foco na transformação digital.

O número de atividades consideradas de

baixo risco para abertura de empresas e negócios no Rio Grande do Sul foi ampliado de 24 para 770. A medida cria ainda mais possibilidades para abertura de empresas individuais ou limitadas pelos municípios que aderirem ao Tudo Fácil Empresas, plataforma desenvolvida pela Jucis RS, pelo Sebrae e pelo Descomplica RS – braço executivo

Ponto de Vista

do Conselho Estadual de Desburocratização e Empreendedorismo (Cede), liderado pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG). Centrado no cidadão, o Descomplica RS está sempre olhando para o que está acontecendo no país e no mundo. Com o Tudo Fácil Empresas, é possível abrir uma empresa em dez minutos de forma on-line.

Apresentei na reunião do secretariado, a nossa proposta de reajuste de 9% do Piso Regional. O piso salarial no RS ficará em R$ 1.573,89, o segundo maior do Brasil e quase 20% acima do salário mínimo nacional. Estamos fazendo esse movimento de valorização dos trabalhadores com diálogo e responsabilidade. Levaremos o projeto para a Assembleia nos próximos dias.

Eduardo Leite, governador do RS. O projeto com esse percentual será protocolado na Assembleia Legislativa.

Aos 92 anos, Domingos Pereira Valverde tornou-se o mais novo advogado inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Goiás (OAB-GO). A solenidade on-line de entrega de sua carteira profissional aconteceu no último dia 29 de maio. Exemplo de vivacidade, o dono da inscrição 69.069 é certeiro sobre seus planos futuros: “Ainda tenho muito a contribuir e a aprender”, afirma. Saiba mais em https://encurtador.com.br/fmqL0

Na mesma ferramenta, o empreendedor contará, em breve, com capacitação e suporte para que a empresa possa se desenvolver e se manter no mercado.

Atualmente, no rs.gov. br, plataforma unificada de serviços do governo do Estado, encontram-se disponíveis 739 serviços estaduais, sendo 94% deles digitais. Com uma média de 5,5 milhões

de acessos mensais, o site rendeu ao Estado o primeiro lugar no índice ABEP-TIC de Oferta de Serviços Públicos Digitais. E o monitoramento da experiência dos cidadãos com os serviços digitais ainda permite realizar uma contínua melhoria das funcionalidades ofertadas.

Buscar soluções que venham a partir da com-

preensão dos problemas que enfrentamos é importante para pensar o futuro do Estado e empreender esforços em uma mesma direção. Auxiliar na proposição de demandas para facilitar a vida do cidadão e do empresariado gaúcho e reduzir a burocracia do serviço público são os desafios diários do governo e o nosso compromisso para os próximos anos.

O Setor de Educação Para o Trânsito (SET) da Prefeitura de Gravataí concluiu, na última semana, as ações do Maio Amarelo. Foi um mês de ações comandado pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semurb) pela conscientização para o trânsito seguro e a consequente redução dos acidentes. Mais de mil pessoas participaram da mobilização. Por meio de palestras, blitz e rodas de conversas voltadas à construção de um trânsito mais humano. Todos as atividades contemplaram condutores e pedestres, com foco especial na formação dos pequenos cidadãos. “Nas escolas estão os condutores e pedestres que farão o trânsito do futuro, por isso mantemos trabalho permanente, desenvolvido durante o ano inteiro”, explica a coordenadora do SET, Lislaine Carvalho.

Durante o Maio

Amarelo, que é uma campanha internacional pelo trânsito seguro, o SET realizou quatro palestras sobre direção defensiva para colaboradores de empresas sediadas no município; um encontro sobre segurança da pessoa idosa no trânsito,

duas paradas educativas voltadas a condutores e duas ações com pedestres. Qualquer empresa ou escola do município pode solicitar as atividades, basta solicitar na página da Prefeitura (acesso neste link), pelo e-mail semurb. set@gravataí.rs.gov.br ou pelo telefone/whatsapp: (51) 3600-7108.

SEGUNDA - FEIRA, 5 DE JUNHO DE 2023 2
Por Bruno Silveira, Secretário em Exercício de Planejamento, Governança e Gestão.
Fonte: weather.com PREVISÃO DO TEMPO PÁGINA
2
CLICK Divulgalçã/OAB
PMG
Mais de mil pessoas participaram das ações do Maio Amarelo

Becker deve entregar novas fachadas até novembro

Após a revitalização da face voltada para a avenida Luiz Bastos do Prado, a equipe do HDJB está no aguardo de nova remessa de tinta para a pintura da fachada principal, na Avenida Loureiro da Silva.

Acelerar os trabalhos para que o Dom João Becker entregue suas fachadas remodeladas juntamente com as obras do Novo Centro de Gravataí. Esse é o objetivo do hospital nos próximos 150 dias, prazo estipulado pelo seu departamento de engenharia e manutenção. Após a revitalização da face voltada para a avenida Luiz Bastos do Prado, a equipe do HDJB está no aguardo de nova remessa de tinta para a pintura da fachada principal, na Avenida Loureiro da Silva. A Tintas Renner é parceira do Dom João Becker nessa melhoria e já foi contatada para o envio do produto.

Iniciada em abril pela

prefeitura, as obras do Novo Centro de Gravataí estão promovendo uma profunda intervenção na mobilidade e no paisagismo do quadrilátero central do município. Mudanças no sentido de trânsito, melhorias em praças, calçadas e áreas de estacionamento, além da criação de uma Rua Coberta estão entre as ações.

RELAÇÃO COM GRAVATAÍ

Imbuída pelo mesmo espírito de renovação, a direção do hospital entrou em contato com a Tintas Renner e ambas as organizações vão dar a sua contribuição para uma cidade ainda mais acolhedora.

“A Renner, ao nos ajudar

nessa iniciativa, demonstra que tem consciência do seu papel e de sua relação com Gravataí. Já

REDE LILÁS PARTICIPA DE SEMINÁRIO DO "COMITÊ EMFRENTE, MULHER"

Iniciativa visou debater a atuação da rede no combate à violência contra a mulher e o uso do Formulário Nacional de Avaliação de Risco (FONAR).

Gravataí esteve presente no seminário “A importância da atuação em rede no enfrentamento à violência contra a mulher e o uso do Formulário Nacional de Avaliação de Risco (FONAR)”, na última quarta-feira (31/5), no Palácio da Polícia Civil, em Porto Alegre. A Casa Lilás, que é parte da Rede de Proteção à Mulher, esteve representada na pessoa da coordenadora Analú Sônego. Promovido pelo “EmFrente, Mulher”, comitê que tem como objetivo promover entre os gaúchos uma mudança de cultura que valorize a proteção da mulher na sociedade, o seminário contou com diferentes frentes do poder público visando um melhor enfrentamento às violências domésticas e familiares.

Pela manhã, o painel do seminário "A importância da atuação em rede no enfrentamento à violência contra

a mulher” debateu o aperfeiçoamento de um trabalho conjunto entre profissionais que atuam no contexto da violência doméstica e familiar na tomada de decisões ou medidas de prevenção, com o objetivo de evitar que novas agressões ocorram.

“Fortalecer a rede e aperfeiçoar o trabalho em conjunto, é extremamente importante para

que assim possamos prevenir e coibir os feminicídios”, explicou a psicóloga, assessora de Políticas Públicas para a Mulher e coordenadora da Casa Lilás, Analu Sônego.

À tarde, o painel “Uso do formulário nacional de avaliação de risco (FONAR)" esclareceu a utilização do formulário como um instrumento de pre-

venção e de combate a crimes, que possibilita diagnosticar e identificar se a mulher se encontra em situação de risco.

Presente também ao seminário, a delegada da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Gravataí, Fernanda Generali falou sobre a importância do evento. “Mostra a preocupação dos atores na rede de atendimento com o tema e a necessidade de uma atuação integrada para o acolhimento de todas as necessidades da mulher que encontra-se sofrendo essa forma de violência”, explicou. “A participação das representantes da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher de Gravataí e da Casa Lilás demonstram que no município, a rede é integrada e fortalecida, lutando em prol das mulheres de Gravataí”, conclui ela.

Esteve presente também a assessora jurídica do gabinete do prefeito, Thaís Marcelino.

avançamos na fachada dos fundos e agora só estamos

no aguardo da tonalidade que está faltando para completarmos a pintura total do hospital”, comenta a gerente hospitalar do HDJB, Louise Chagas. Ao todo, serão 7.000m2 (sete mil metros quadrados) de área beneficiada. As cores escolhidas foram o branco e o cinza lunar, essa última que está em falta. Pelo acordo, a Renner fornece as tintas e presta assessoria técnica em relação à pintura. Já a limpeza, reparo do reboco e toda a mão de obra da está a cargo do HDJB. O serviço não interfere no fluxo de entrada e saída de pacientes no hospital. Nenhuma área ficará interditada durante os trabalhos.

GUARDA MUNICIPAL PROMOVE CURSO DE FORMAÇÃO PARA AGENTES

A Guarda Municipal (GM) de Gravataí iniciou. no último dia 29/5, novaedição do curso de formação de agentes. A capacitaçãoprepara os servidores para atuarem na manutenção da ordem pública, na solução de delitos ambientas e no trânsito. Nesta turma, participam guardas municipais de Gravataí e de Carlos Barbosa. Com um total de 1.400 horas-aula e oito meses de duração, o treinamento também habilita os participantes como brigadistas de incêndio.

Segundo o secretário da Smasp coronel Flávio Lopes, as aulas ocorrerão no complexo da Ulbra, recentemente adquirido pela Prefeitura, e os instrutores são do próprio quadro da GM de Gravataí. Lopes destaca ainda que a grade do curso segue a matriz curricular do Ministério da Justiça e está de acordo com a legislação nacional. “É um curso reconhecido e premiado pela Famurs em 2022 por contribuir de forma relevante para a gestão das estruturas de segurança municipais.”

SEGUNDA - FEIRA, 5 DE JUNHO DE 2023 3
PMG
PMG PMG

O número de autos de infração trabalhista relacionados a serviços domésticos no Brasil mais que triplicou entre 2018 e 2022, segundo dados do Ministério do Trabalho. O auto é um documento, emitido por um auditor fiscal do trabalho, no qual são descritas infrações cometidas por um empregador à legislação trabalhista. Após um processo, que prevê defesa, pode levar a uma multa.

Em 2020, a fiscalização trabalhista foi afetada pela pandemia da covid com redução de ações de campo e mudança de foco para infrações com relação à doença. Com isso, os números caíram.

Para o Ministério do Trabalho, parte da elevação nos registros de infrações em serviços domésticos nos anos de 2021 e 2022 pode ser atribuída à revelação, em 2020, do caso de Madalena Gordiano, que foi libertada após passar 38 anos em condições análogas à escravidão.

O aumento registrado pela pasta nos serviços domésticos contrasta com o verificado no total de infrações trabalhistas, que engloba todas as atividades econômicas, desse período. Em 2018, foram 272.114 autos, ante 206.856 em 2022 – uma redução de 24%.

Em alguns setores, a redução foi ainda mais acentuada. Queda de 56,5% nas infrações autuadas na área de atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados e redução de 44,8% no setor de comércio e reparação de veículos e motocicletas.

O preço da gasolina nos postos de combustíveis do país caiu em média 0,9% para R$ 5,21 por litro, entre os dias 28 de maio e 3 de junho, informou a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Na semana imediatamente anterior, a gasolina havia custado R$ 5,26 por litro na média das bombas.

A queda no preço final ao consumidor ainda reflete as reduções praticadas pela Petrobras nos preços de refinaria em meados de maio.

Esta é a terceira semana de queda nos preços da gasolina nos postos devido à redução da Petrobras em suas refinarias. No dia 17 de maio, a estatal baixou o preço do combustível em 12,6% ou R$ 0,40 por litro.

A redução veio dias após o anúncio de mudança em sua política de preços, mas tinha lastro técnico em função da queda nas cotações internacionais do petróleo e derivados em semanas anteriores.

Nas últimas semanas, o alívio na gasolina também tem sido alimentado pela queda nos preços do etanol anidro, que compõe 27% da mistura da gasolina comum vendida nos

postos.

Segundo o levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Escola Superior de Agricultura da USP (Cepea/Esalq-USP), o preço do etanol anidro nas usinas paulistas já caiu 12,8% nas últimas quatro semanas.

O preço do diesel S10 também caiu essa semana para R$ 5,16 por litro ante R$ 5,24 na semana passada, redução de 1,5% apurada pela ANP.

O movimento também tem a ver com o rescaldo da redução da Petrobras, de 12,7% ou R$ 0,44 por litro, também a partir de 17 de maio.

Completa a lista dos combustíveis com preço em queda o gás liquefeito de petróleo (GLP) ou gás de cozinha, amplamente consumido pelas camadas mais pobres da

população.

O preço do botijão de 13 quilos de GLP caiu 1,38% esta semana, para R$ 104,37 ante R$ 105,84 na semana anterior, segundo a ANP.

ICMS fixo

A volta da cobrança do ICMS com alíquota fixa de R$ 1,22 por litro ainda não foi sentido no preço médio nacional, o que deve acontecer no próximo levantamento da ANP, ao fim da semana que vem.

De acordo com dados da Fecombustíveis (Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes), Rio Grande do Sul e Goiás são os Estados mais afetados pelo ICMS fixo, com um aumento de R$ 0,29 no preço do litro da gasolina.

Somente Amazonas, Alagoas e Piauí, que tinham a alíquota de ICMS superior a R$ 1,22, apresentaram redução no valor do combustível. A maior queda ocorreu no Piauí, com R$ 0,12 de redução por litro de gasolina.

O repasse integral do valor da elevação do imposto aos consumidores finais depende dos donos dos postos de combustíveis.

Autoridades discutem estratégias de combate à gripe aviária no Rio Grande do Sul

Um encontro on-line promovido pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) reuniu representantes do setor agropecuário, prefeituras, secretarias estaduais e Ministério da Agricultura para discutir a situação da gripe aviária. No foco da iniciativa, o alinhamento de ações de combate à doença, que nesta semana teve sua primeira confirmação em território gaúcho.

O prazo para que 122 contribuintes do Simples Nacional abrangidos em um Programa de Autorregularização, lançado em abril pela Receita Estadual, regularizem suas pendências se encerra na próxima terça-feira (6/6). O valor estimado de ICMS devido aos cofres públicos é de aproximadamente R$ 4,1 milhões.

As divergências foram identificadas por meio do cruzamento eletrônico de dados disponibilizados nas bases da Receita Estadual, que indicaram valores de receita bruta declarada incompatíveis com as operações de entrada. A constatação levou à disponibilização do programa para contribuintes de diversos setores econômicos.

Para realizar a regularização, basta que os contribuintes retifiquem os erros nos valores declarados no Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional - Declaratório (PGDAS-D), conforme as orientações contidas nos documentos recebidos pelos contribuintes em sua caixa postal eletrônica em 21 de abril de 2023.

O caso foi detectado na segunda-feira (29), envolvendo foco de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (H5N1) em 63 cisnes-de-pescoço-preto (alguns já mortos) na Estação Ecológica do Taim, em Santa Vitória do Palmar (Região Sul do Estado). Uma suspeita de contágio humano foi descartada.

Durante a reunião, a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) apresentou um balanço das ações desenvolvidas ao longo dos últimos dias. A diretora do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal da Seapi, Rosane Collares, elogiou a rápida mobilização dos prefeitos da região:

“Quando se detecta o primeiro caso, nosso ponto de atenção muda e a questão passa a ser de todos, não só da cadeia produtiva ou das autoridades, afinal o setor avícola é funda-

mental para a economia”.

A vigilância tem abrangido um raio de 10 quilômetros, a cargo de cinco equipes da pasta estadual e com visita a 114 propriedades do entorno do foco de casos. Até o momento, nenhum contágio foi constatado em aves de subsistência (galinhas, por exemplo).

Fiscal agropecuária do Programa Estadual de Sanidade Avícola, Ananda Kowalski apontou que as equipes estão recorrendo a drones em áreas de difícil acesso, na busca por animais com sinais clínicos da doença. Também realizam visitas de educação sanitária em escolas e postos de saúde: “Nossas ações são definidas diariamente, buscando a melhor estratégia de controle”.

O presidente da Famurs, Paulo Ricardo Salerno, destacou que os

gestores municipais precisam estar cientes do cenário e se manterem atualizados sobre a doença: “Questões de biossegurança são importantes para evitar contaminações em produções comerciais, o que causaria impacto à economia dos municípios e do Estado”.

Como proceder

Caso sejam avistadas aves mortas ou com aspecto fora do padrão, as autoridades ressaltam que o animal não deve ser tocado e nem recolhido, pois a gripe aviária é transmitida a humanos pelo contato direto. A atitude adequada é avisar imediatamente o Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal. O contato via whatsapp é (51) 98445-2033. Também é possível enviar comunicado pelo e-mail notifica@agricultura.rs.gov.br.

SEGUNDA - FEIRA, 5 DE JUNHO DE 2023 4
Número de infrações trabalhistas em serviços domésticos mais que triplicou nos últimos 4 anos no Brasil
Preço médio da gasolina nos postos cai 0,9% na virada de maio para junho
Prazo para contribuintes do Simples Nacional regularizarem divergências termina na terça-feira (6)
Leia as versões digitais do JG e da FC. De Graça! Acesse o site 2MNotícias.com.br e aproveite.

ATIVIDADES DO RUA

ABERTA MOVIMENTARAM GRAVATAÍ NESTE DOMINGO

FEIRA LIVRE COM MAIS DE CEM EXPOSITORES, SHOWS E ATIVIDADES ESPORTIVAS FIZERAM PARTE DA PROGRAMAÇÃO DA TERCEIRA EDIÇÃO DO EVENTO, QUE AGORA TEM REALIZAÇÃO MENSAL.

Fotos: PMG

A terceira edição da Rua Aberta reuniu milhares de pessoas que aproveitaram o domingo (4/6) para conferir a programação que se estendeu das 9h até as 19h. Idealizada pela Prefeitura de Gravataí, por meio do Gabinete do Prefeito (GP), o evento fomenta a economia local e promove diversão e lazer para a população do município. “A Rua Aberta é um espaço de integração. Os artesãos expõem seus produtos, enquanto a comunidade vive Gravataí é por isso que vem crescendo a cada edição”, exalta o prefeito Luiz Zaffalon.

Além das bancas montadas na Avenida Dorival Cândido Luz de Oliveira e dos shows musicais no Parcão, a Rua Aberta de junho contou com a Carreta Balão Mágico, exposição de carros antigos e marcou o início das atividades alusivas ao Dia Mundial do Meio

Ambiente, com ações de incentivo à coleta seletiva, e troca de garrafas pet por mudas de árvores

nativas. Destaque especial para a onda de solidariedade gerada pelas equipes da Prefeitura arrecadando

doações à Campanha do Agasalho 2023. Quem foi conferir as atrações, aprovou, como

afirma a moradora de Gravataí, Márcia Ribeiro. "Achei o máximo, muito legal, eu gostei de

tudo, dos carros antigos; tudo lindo, parabéns pela iniciativa." O Basílio e a Gracielene Alderete, feirantes, também só fazem elogios. "A feira superou a nossa expectativa, é uma inovação para Gravataí, muito bem organizada, não perde nada pra outras feiras grandes", comparam os comerciantes e moradores do Monte Belo.

Encontros mensais

A proposta da Prefeitura é fazer da Rua Aberta uma ação permanente em Gravataí. “A meta é ampliar a feira, incorporá-la como parte da identidade da nossa cidade, assim como o Brique da Redenção está para Porto Alegre”, reforçou o prefeito zaffa.

As próximas feiras em Gravataí já têm datas: dias 9 de julho, 6 de agosto, 3 de setembro, 8 de outubro, 12 de novembro e 10 de dezembro.

SEGUNDA - FEIRA, 5 DE JUNHO DE 2023 5

Ação no Shopping do Vale lembrou o Dia de Conscientização contra a Obesidade Mórbida Infantil

Junho é mês do Meio ambiente em Cachoeirinha e tem programação especial

Na última quinta-feira (1º), os setores de Alimentação das Secretarias de Educação (Smed) e de Saúde (SMS) uniram-se para uma ação no Shopping do Vale, que abordou o Dia de Conscientização contra a Obesidade Mórbida Infantil. A data oficial é comemorada no dia 3 de junho e busca alertar sobre os riscos da doença e os cuidados necessários para combater o problema que afeta milhares de crianças no mundo. Um estudo conjunto realizado pela Smed e pela Cesuca realizou uma avaliação nutricional de todas as crianças das escolas de Educação Infantil do município. O resultado demonstrou que 36% das crianças encontram-se na faixa de sobrepeso ou obesidade. A próxima etapa incluirá os alunos das escolas de Ensino Fundamental.

Na ação, foram realizadas avaliações nutricionais em crianças e adultos, com pesagem e medição, e orientações nutricionais, com brincadeiras e jogos voltados à educação alimentar. Também foi apresentado ao público o resultado do estudo realizado pela Smed e Cesuca. As secretarias de Educação e de Saúde têm uma parceria estabelecida através do Programa Saúde na Escola, que avalia, monitora e encaminha crianças com problemas de baixo peso ou sobrepeso para tratamento na rede pública. “Este é um trabalho fundamental, pois está focado na prevenção da doença, sobretudo na melhora da educação alimentar”, esclareceu a nutricionista da SMS Tissiana Ramos.

Durante todo o mês de junho, Cachoeirinha contará com uma série de atividades e ações dedicadas à temática do Meio Ambiente. Serão oficinas, atividades ao ar livre, plantio de árvores nativas, mutirões de limpeza, visitas ao Parque Natural Municipal Tancredo Neves e o Horto Florestal Municipal Chico Mendes. O calendário é de iniciativa da Secretaria de Sustentabilidade, Trabalho e Desenvolvimento Social (SMSTDE) com parcerias de diversos órgãos e entidades. Os destaques ficam com as ações de limpeza às margens do Rio Gravataí, que acontecerão em dois momentos, em parceria com a Associação de Preservação da Natureza - Vale do Gravataí, SOS Rio Gravataí e ONGs.

As atividades que são abertas ao público em geral acontecem gratuitamente e a programação que exige inscrição prévia já podem ser realizadas pelo e-mail parquetancredo@cachoeirinha.rs.gov.br. Atenção: como as vagas são limitadas, a participação só estará confirmada após confirmação por e-mail da equipe organizadora. Os detalhes estão na programação abaixo:

Segunda-feira (5)

9h - Plantio de árvores nativas na Av. Flores da Cunha - Projeto Flores na Flores da Cunha, em parceria com a RGE e o Horto Municipal da SMSTDE (aberto ao público)

10h às 12h - Roda de Chimarrão e Bergamota com o tema “Histórias que o povo de Cachoeirinha conta”, no Parque Tancredo Neves

11h - Painel “Salve o Rio Gravataí, na EMEF Fidel Zanchetta

Terça-feira (6)

PROGRAMAÇÃO

Tancredo Neves

14h30 - Yoga no Parque Tancredo Neves

Terça-feira (13)

7h30 - Yoga no Parque Tancredo Neves

Quarta-feira (14)

11h - Yoga no Parque Tancredo Neves

14h30 - Yoga no Parque Tancredo Neves

Quinta-feira (15)

7h30 - Yoga no Parque Tancredo Neves

Terça-feira (20)

7h30 - Yoga no Parque Tancredo Neves

Quarta-feira (21)

11h - Yoga no Parque Tancredo Neves

14h30 - Yoga no Parque Tancredo Neves

Quinta-feira (22)

7h30 - Yoga no Parque Tancredo Neves

Sexta-feira (23)

As Agências FGTAS/Sine da FGTAS, órgão vinculado à Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional, disponibilizam 5.290 vagas a partir de segunda-feira, dia 05 de junho. Desse total, 5.018 são permanentes, 221 temporárias, 20 para Menor Aprendiz e 30 para estágio.Os trabalhadores interessados em se candidatar às oportunidades, presencialmente, na Agência FGTAS/Sine mais próxima devem comparecer ao local com documento de identificação com CPF e foto. Na oportunidade serão cadastrados no sistema e, aqueles que possuírem perfil profissional compatível com as vagas de emprego oferecidas, receberão carta de encaminhamento para participarem dos processos seletivos. A relação de endereços das unidades está disponível no site: https://fgtas.rs.gov.br/agencias-fgtas-sine.

Vagas na Região Metropolitana

Na capital e Região Metropolitana, as agências FGTAS/Sine oferecem 1.430 vagas. O destaque é para o setor da indústria com 34% das oportunidades seguido por serviços com 28%. Do total das ocupações disponibilizadas 63% não exigem experiência, 34% exigem Ensino Fundamental incompleto e 39% das vagas oferecem de 2 a 3 salários mínimos.

9h30 às 11h30 - Oficina de produção de sabão, no Parque Tranquedo

14h - Seminário Municipal de Sustentabilidade e Meio Ambiente, na Câmara Municipal - Parceria SMSTDE, Greenpeace Porto Alegre, Corsan, Acrer, IEE Princesa Isabel (aberto ao público)

18h - Sessão Solene de apresentação da Ecobarreira, na Câmara Municipal - Dr. Gino Gehling, Instituto Safeweb - SMSTDE (aberto)

Quarta-feira (7)

9h30 - Oficina de pintura e meditação “Também somos natureza”, no Parque Tancredo Neves

Segunda-feira (12)

11h - Yoga no Parque

Diretor geral: Moacir Menezes

Filiado:

Filiado:

9h30 - Oficina de pintura e meditação “Também somos natureza”, no Parque Tancredo Neves

Sexta-feira (16)

14h às 16h - Sarau de Danças Circulares, no Parque Tancredo Neves

Sábado (17)

9h30 - Navegação no Rio Gravataí no trecho Canoas/ Cachoeirinha, com saída do Clube Albatroz, Canoas (direcionado a barqueiros com mais informações em breve)

Segunda-feira (19)

11h - Yoga no Parque Tancredo Neves

14h30 - Yoga no Parque Tancredo Neves

* Os textos assinados são de responsabilidade de seus autores e não emitem a opinião do jornal

Diagramador/Editor: Jacson Dantas/Filipe Foschiera

Diretor geral: Moacir Menezes

* Os textos assinados são de responsabilidade de seus autores e não emitem a opinião do jornal

Redação/Diagramação: Filipe Foschiera e Jacson Dantas

51 3421.3381

51- 3497.1078

www.2mnoticias.com.br jornaldegravatai@gmail.com

9h30 - Mutirão de Limpeza e Revitalização do Arroio Passinhos, no bairro Navegantes - SMSTDE, APN-VG

Segunda-feira (26)

11h - Yoga no Parque Tancredo Neves

14h30 - Yoga no Parque Tancredo Neves

Terça-feira (27)

7h30 - Yoga no Parque Tancredo Neves

Quarta-feira (28)

11h - Yoga no Parque Tancredo Neves

14h30 - Yoga no Parque Tancredo Neves

*Inscrições para Yoga e vagas nas oficinas devem ser realizadas pelo e-mail parquetancredo@cachoeirinha. rs.gov.br.

Diário

Publicação da empresa Jornal Diário

Oficial dos Municípios Ltda ME

CNPJ nº 08.070.493/0001-48

Publicação da empresa Gráfica Jornal 2M Ltda CNPJ nº 03.851.285/0001-62

www.2mnoticias.com.br folhadecachoeirinha@gmail.com

Av. Dorival Cândido Luz de Oliveira nº 6125 - Pda. 64

Av. Dorival Cândido Luz de Oliveira, nº 6125 - São Vicente - Gravataí/RS - Brasil - CEP: 94070-001

Bairro São Vicente - CEP 94070-001 - Gravataí - RS - Brasil

Registro nº 39987 do livro A-4

Registro nº 39987 do livro A-4

Fundação: 15 de janeiro de 2013 Tiragem: 8 mil exemplares Impresso e Digital

Fundação: 22 de março de 2005

Tiragem: 8 mil exemplares Impresso e virtual

SEGUNDA - FEIRA, 5 DE JUNHO DE 2023 7 Região
SEGUNDA-FEIRA, 5 de junho de 2023 7 Folha Região
Folha
Sine oferece 5.290 vagas no RS

GRAVATAÍ PRESENTE NA PRIMEIRA EDIÇÃO DO ELI SUMMIT RS

Evento realizado pelo Sebraex promoveu trocas de experiências entre lideranças na área de inovação.

Dois dias de trocas de experiências entre lideranças e empreendedores do ecossistema de inovação no Rio Grande do Sul.

Esse foi o Eli Summit RS, promovido pela primeira vez pelo Sebraex, realizado em Santa Cruz do Sul em parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) nos últimos dias 31 de maio e 1º de junho. E Gravataí marcou presença, por meio da titular da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SMICT) Selma Fraga.

O Eli Summit foi idealizado para promover conexões entre ecossistemas locais de inovação de todo o RS, lideranças dos setores produtivo inovador, instituições de pesquisa, mecanismos de inovação, incubadoras, aceleradoras, espaços makers, agências de fomento, parques tecnológicos, venture capital, livinglabs, investidores anjo e poder público/governos locais, participantes ou não dos programas do Sebrae/RS.

Na oportunidade, Selma apresentou para o público de todo o estado sobre o sucesso da gestão do prefeito Luiz Zaffalon na área de inovação e startups, com os programas Startup Gravataí, Inova Gravataí, Usina de Talentos, Incubadora UNITEC Tecnosinos, Governo Digital/Laboratório de

Conscientização

Inteligência de Dados de Gravataí (LIDAG), dentre tantas outras ações da atual gestão para fomento da inovação e da tecnologia em Gravataí. Também foi possível conhecer projetos de outros municípios do estado, com destaque para os fronteiriços, no caso de Santana do Livramento e Rivera/Uruguai.

Selma destaca que o evento foi uma oportunidade de conexão com empreendedores visionários, especialistas de renome e líderes de diversos setores. “As palestras e painéis abordaram temas essenciais para o desenvolvimento do empreendedorismo, desde inovação e tecnologia até estratégias de marketing e gestão eficiente. É uma prioridade que os governos municipais liderem a pauta da inovação”, salientou.

Segundo o gestor de projetos para startups e inovação do Sebrae/RS, João Neto, o evento foi um grande sucesso na sua primeira edição, destacando a participação de Gravataí.

“O Eli Summit proporcionou dar luz a muitas conexões, parcerias e integração entre atores; e ver grandes resultados como o de Gravataí, que tem clara a sua estratégia de colocar a inovação como um motor do desenvolvimento da cidade”.

No último dia do evento, todos os participantes interagiram com o Sebrae por meio de textos, palavras, falas, e, por meio de uma Inteligência Artificial, unindo tudo o que foi falado na interação com os participantes, foi criada a “cidade do futuro”.

Cidade tecnológica Gravataí se coloca como referência por conta

dos programas do município, desenvolvidos através da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SMICT), como o citado Startup Gravataí, que em parceria com a Incubadora Unitec Gravataí/Programa + Startups, que se inicia com 10 startups incubadas, já realizou quatro ciclos de pré-aceleração em parceria com o Sebrae-RS/Sebraex. A previsão

é de alcançar mais de 100 startups e novos negócios até o final de 2024.

Também com incentivo da Prefeitura existem: o Usina de Talentos, para formação de jovens e adultos para o mercado de trabalho na área da tecnologia e inovação; e o Governo Digital, que na sua primeira fase implanta o também citado Laboratório de Inteligência de

Dados de Gravataí (LIDAG), com foco principal no tratamento da ciência de dados, objetivando a geração de indicadores e métricas para subsidiar as ações do governo, bem como de novos negócios e empreendedores no município de Gravataí. Para saber mais sobre os projetos do governo na área, acesse encurtador. com.br/CHLNV.

Secretaria instala placas de orientação sobre travessia de animais

Após receber uma ouvidoria de um cidadão gravataiense, por conta de muitos atropelamentos de animais

silvestres na Rua Lino

Estácio dos Santos, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-Estar

Animal (Sema) iniciou, na última semana, a instalação de placas de travessia de animais silvestres. De acordo com a pasta, após análise, foram mapeados 34 pontos na cidade, que receberam placas de orientação sobre a fauna

nativa da região.

“Iniciou com uma demanda de um morador e tornou-se um projeto que irá abranger toda a cidade. Vamos cuidar da natureza, vamos ter atenção redobrada no trânsito para evitar atropelamento e morte desses animais tão importantes para a nossa fauna”, destacou o Prefeito Zaffa.

De acordo com a bióloga da Sema, Isabela Kirsten, foram feitos cinco modelos de placas, cada um representando um animal

silvestre dos que mais são atropelados na cidade, a fim de promover uma maior conscientização na campanha. “Os pontos foram escolhidos a partir de avaliação técnica, nos locais que ocorrem corredores ecológicos e que são cortados pelas vias. São nestes pontos que os animais atravessam e que os motoristas devem redobrar a atenção”, salienta. De acordo com a Sema, colisões veiculares causam grande perda para a biodiversidade,

principalmente quando trata-se de espécies raras e ameaçadas de extinção. Cerca de 4 a 5 mil animais silvestres são mortos atropelados anualmente no Brasil.

O que fazer ao encontrar um animal ferido na pista? Acione ajuda o mais rápido possível, entrando em contato com órgãos responsáveis: Polícia Ambiental (190), Concessionária da Rodovia, Bombeiros (193) ou Guarda Municipal (153).

SEGUNDA - FEIRA, 5 DE JUNHO DE 2023 8 Contracapa Jéssica Beltrame/PMG
PMG
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.