Jornal de Gravataí. Sexta a domingo, 11 a 13 de outubro de 2019. Edição 3313.

Page 2

2

SEXTA, SÁBADO E DOMINGO, 11, 12 e 13 de outubro de 2019

Variedades

PREVISÃO DO TEMPO

Um estudo do instituto de pesquisas Climate Accountability Institute, aponta que um grupo de 20 empresas correspondem a um terço de toda a emissão de CO2 no mundo, desde 1965. A brasileira Petrobras ocupa a 20ª posição.

Fonte: ClicTempo

opinião

Não é só sobre promessas de campanha Nosso governo tem orgulho e responsabilidade em relação às promessas de campanha que nos conduziram à tarefa de governar o Rio Grande do Sul. Elas são, ao mesmo tempo, ponto de partida e meta administrativa, incorporadas à própria lógica com a qual conduzimos os nossos desafios de gestão. Promessas de campanha são o nosso norte, mas não são perseguidas com um fim em si mesmo. Como governador, todos os dias revisito o que me comprometi a fazer durante a campanha de 2018, para me certificar das prioridades e ajustar o foco. Os gaúchos podem ter certeza: todas as nossas ações carregam, em menor ou maior grau, um traço do nosso conjunto de propostas submetido aos eleitores e democraticamente aprovado por eles. Não nos desfazemos da palavra empenhada, inclusive as de colocar o salário do servidor em dia até o final do primeiro ano de governo. Nos cerca de 80 dias que o calendário ainda reserva para 2019, seguiremos buscando uma solução, mas o espírito nunca será o de apenas cumprir promessas. Queremos criar soluções duradouras. Não é só voltar a pagar em dia: é nunca mais atrasar. Apresentamos aos gaúchos um conjunto de medidas para modernizar as carreiras do funcionalismo.

Elas podem gerar uma economia de R$ 25 bilhões em 10 anos. A proposta prevê ajustar carreiras, corrigir distorções e adequar a legislação a mudanças que o governo federal já fez, criando condições de viabilidade e sanidade financeira para administrar a maior das nossas despesas. Com diálogo, bom senso e serenidade, convocamos servidores – o nosso maior patrimônio –, deputados e população em geral a conhecer as raízes históricas dessa crise que desanima o crescimento econômico, a compreender os motivos que nos levam às duras medidas que serão adotadas e também a desfazer alguns mitos. Não é hora de pirotecnia, acabou a era do malabarismo fiscal. O Rio Grande do Sul está frente a frente com um dos seus maiores desafios. Estamos pagando o preço da crise com impostos elevados, pagamentos atrasados e falta de investimentos. Todos perdem, porque perdemos perspectiva. As medidas apontadas têm o objetivo estratégico de recuperar a capacidade de o Estado investir. Não é só sobre promessas de campanha: é sobre deixar um legado, inclusive aos futuros governos, mas, acima de tudo, às próximas gerações.

As mulheres sauditas foram autorizadas pela primeira vez a se alistar nas forças armadas do reino ultraconservador, que iniciou um vasto programa de reformas econômicas e sociais, informou o Ministério das Relações Exteriores na quarta-feira (9/10). O governo da Arábia Saudita tem multiplicado recentemente suas decisões sobre mulheres neste país que aplica uma versão rigorosa do Islã, enquanto organizações de direitos humanos o acusam de reprimir ativistas feministas. "É um novo

RADAR

Uma mulher experimenta um carro durante um evento de vendas para mulheres em Jeddah, na Arábia Saudita — Foto: Amer Hilabi/AFP

passo em direção à emancipação", escreveu no Twitter o Ministério das Relações Exteriores, acrescentando que as

mulheres só poderão exercer as funções de soldado de primeira classe, cabo e sargento. AFP

click

Eduardo Leite

Governador do RS

nas redes

Depois de tanta humilhação, ficou só o bagaço da laranja. Bolsonaro tietou, bateu continência, disse I love you, rebaixou o Brasil ao abrir mão dos nossos benefícios na OMC pra agradar Trump e mais uma vez acabou desmoralizado. Os EUA não vão apoiar a entrada do país na OCDE.

Marcelo Freixo. Professor de história e deputado federal pelo PSOL do RJ.

Vendas no comércio crescem Segundo dados divulgados nesta quinta-feira (10/10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as vendas do comércio varejista cresceram 0,1% em

agosto. O aumento foi sustentado, principalmente, pelas vendas em supermercados, hipermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo.

Posto de fiscalização da Fundação Nacional do Índio (Funai) dentro da terra Karipuna, em Rondônia, está destruído e virou símbolo da ação de madeireiros e grileiros. O território indígena onde o imóvel foi atacado é o mais ameaçado por queimadas no Brasil — Foto: Fábio Tito/ G1

notícias da região e as versões digitais da FC e do jg 2mnoticias.com.br


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.