ANO 9 - EDIÇÃO 1692ª - DIÁRIO - TERÇA-FEIRA, 23 DE ABRIL DE 2013 - R$ 1,00

Page 9

Gravataí, 23/04/2013 - Pág. 9

Polícia

Policiais civis gaúchos temem o corte de horas extras

Mudança na forma de pagamento da categoria gera discussão sobre a jornada extra de trabalho

U

ma polêmica que brota nos corredores das delegacias da Polícia Civil do Rio Grande do Sul promete crescer e se fortalecer durante a semana: o corte do pagamento das horas extras a partir de 1º de maio, quando entra em vigor a Lei 14.073, que muda forma de renumeração dos policiais. O Sindicato dos Escrivães, Inspetores e Investigadores de Polícia do Estado (UGEIRM) distribui uma nota afirmando que a Casa Civil do governo estadual estaria abonando a ideia de que as horas extras fossem cortadas com justificativa de que as jornadas extras de trabalho são transformadas em ganhos pelo subsídio. A ideia do corte das horas extras teria sido gestada entre os técnicos da Secretaria da Fazenda, e a Casa Civil estaria dando o seu aval. Entenda melhor Os policiais civis têm uma quota de 20 horas extras mensais. Em linhas gerais, o subsídio irá atingir 95% dos 5,5 mil policiais civis que deverão até 2015 receber, anualmente, um aumento de salário que irá oscilar entre 10% e 15%, com exceção dos delegados.

A recomendação da Fazenda existe, confirmou o o delegado Ranolfo Vieira Júnior, Chefe da Polícia Civil. Segundo ele, se trata de um assunto que está sendo negociado: - O processo de negociação já está bem adiantado. A análise do delegado é avalizada pelo secretário da Segurança Pública do Estado, Airton Michels. Ele acrescenta que o que há de concreto dentro da sua pasta é uma discussão sobre o remanejamento das quotas de horas extras, e exemplifica dizendo que quando há uma caso extraordinário, como foi a busca pelo executor de seis taxistas, é possível remanejar horas extras para fortalecer a quota do local. - A discussão sobre as horas extras está sendo tratado pelo Chefe de Polícia, explica Michels. Saindo na frente A questão das horas extras deverá ser decidida até 1ª de maio. A nota do UGEIRM é uma alerta para uma situação que poderá se consolidar, afirma Cládio Wohlfahrt, da direção da entidade. Na opinião do sindicato, a entrada em vigor da lei de subsídio não tem nada a ver com as horas extras.

Homem é preso por tráfico de drogas em Cachoeirinha Um homem foi preso por tráfico de drogas, no fim da noite do último domingo(21), na avenida Marechal Rondon, bairro Vista Alegre, em Cachoeirinha. De acordo com os policiais do 26º Batalhão de Polícia Militar (BPM), com o detido, de 36 anos, com antecedentes criminais por tráfico de drogas, posse de entorpecente e exercício ilegal da pro-

Traficante é preso em Cachoeirinha

fissão, os PMs apreenderam uma quantidade de crack e R$ 36. A prisão ocorreu no momento em que um homem, de 34 anos, estava comprando a droga. Os dois foram encaminhados ao Posto 24 Horas para exames e, posteriormente, para a Polícia Civil (PC) para o registro do flagrante.

Fotos: Divulgação/JG

A questão das horas extras deverá ser decidida até 1ª de maio

Wohlfahrt cita duas situações que poderiam resultar do eventual corte. A primeira se refere aos pequenos municípios, onde o efetivo é reduzido e geralmente o plantão consiste em um dos policiais, em sua casa, ficar à disposição da população. E a outra situação diz respeito à solução da investigação de homicídios, em que, na maioria das vezes o policial trabalha horas a fio. - Lembro do caso do incên-

dio da Boate Kiss, onde 241 jovens, a maioria univesitários, morreram. E do recente caso do matador dos seis taxistas. Nos dois casos, os policiais trabalharam direto. Assim é a investigação: não tem hora para sair, diz Wohlfahrt. O dirigente sindical afirma que, caso aconteça o corte das horas extras, não está descartada uma paralisação da categoria.

Polícia Civil prende suspeito de homicídio em Alvorada Na tarde de ontem (22), policiais civis da 1ª DP de Alvorada, coordenados pelo delegado Maurício Barison Barcellos, prenderam T.D., 29 anos. A prisão ocorreu no bairro Piratini. Segundo o delegado, o homem era investigado pela prática de crime de homicídio ocorrido no mês de novembro de 2012 e teria sido motivado por dívidas contraí-

das na compra de drogas. Após o crime, o suspeito passou a ameaçar testemunhas do acontecimento. Tais fatos deram subsídios para que a autoridade policial representasse ao Poder Judiciário pela decretação da prisão preventiva de T.D., a qual foi deferida. Após os trâmites legais, o homem será encaminhado ao Presídio Central.

Homem era investigado pela prática de crime de homicídio

Polícia prende traficante Na manhã desta segunda-feira (22), policiais da Seção de Investigação da 3ª DP de Alvorada prenderam uma mulher de 22 anos, que estava com condenação de dez anos de reclusão por tráfico de drogas, expedido pela Comarca de Alvorada. Segundo a Delegada Graciela Foresti Chagas, ações como essa, que fazem parte da Operação Policial cidade Segura 2013, terão continuidade no município. A mulher foi autuada e encaminhada ao Sistema Prisional.

Mulher foi presa em Alvorada

Simulações de situação de risco para a Copa O Exército colocou-se à disposição na elaboração, preparação e execução dos exercícios simulados – encenação para enfrentamento de situações de risco – durante a Copa do Mundo, em 2014. Durante a reunião, nessa segundafeira (22), na Secretaria da Segurança Pública, a instituição também expôs suas metodologias. De acordo com o secretário estadual da Segurança Pública, Airton Michels, “quanto menos aparecermos no mês da Copa, melhor vai estar nossa segurança. E isso vai depender da nossa preparação”. Ainda não foram definidas as datas para as simulações práticas, que devem ocorrer em diferentes lugares da Região Metropolitana durante os próximos meses. Porto Alegre sediará cinco jogos durante a Copa do Mundo de 2014, nos dias 15, 18, 22, 25 e 30 de junho.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.