Revista de Domingo nº 621

Page 9

estilo

Universo

Geek

Conheça um pouco mais sobre os geeks, grupo cada vez maior, formado por amantes de tecnologia, informática, filmes de ficção científica e jogos eletrônicos

G

eek: um termo que tem um significado meio controverso, mas que representa um grupo de pessoas bem característico, formado por amantes de tecnologia, informática, filmes, principalmente, de ficção científica, e games eletrônicos e de tabuleiro. Eles são facilmente confundidos com nerds, no entanto, nerds mais descolados. O estudante do curso de Ciências Biológicas, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), Daniel de Medeiros Veras, de 21 anos, é um exemplo de geek. Ele explica que o termo geek tornouse uma palavra de semântica abrangente. Contudo, todas as explicações atualmente utilizadas envolvem a tecnologia e cultura pop (filmes, por exemplo). “Outras explanações envolvem o grande interesse do indivíduo por algo (hobby). Eu, particularmente, vejo o termo geek mais associado ao seu significado literal: uma gíria para bobo, louco. Interpreto, portanto, como “diferente”. Aquele que, baseado em conceitos existentes, tem bastante interesse por algo, mas que isto seja diferente, incomum. Partindo desta afirmação, os gostos/hobbies de um geek acabam sendo socialmente “excluídos”, ou seja, não popula-

rizados, o que induz a algumas características similares às referentes ao termo Nerd. Porém, este último representa mais um estereótipo de um intelectual, geralmente “esquisito”, com baixo nível de interação social. O geek é mais específico perante seus gostos, e menos estereotipado”, explica. Para Daniel Veras, o geek é alguém muito centrado (quase partindo para a obcessão) em informática, jogos, filmes (geralmente de ficção científica), ciência, entre outros. Visto o grande investimento nestes pontos, tal classe tende a praticar o ato de pesquisar, ler, e exercitar a mente. Por isso, é comumente associada com a inteligência. A importância do hobby de um geek influencia até mesmo a temática das roupas, vestindo camisetas, por exemplo, de filmes, jogos, etc. Além desse tipo de roupas específico, os geeks também podem ser identificados por ter um vocabulário mais complexo, refinado, devido ao alto teor de conhecimento que possui. Já a tendência musical é representada normalmente pela música eletrônica e rock. Apesar de se considerar um geek, ele se diz um pouco mais antiquado, no que diz respeito à parte tecnológica.

“Atualmente, a tecnologia está bastante associada com a conectividade social online, ou seja, as redes sociais. Facebook, Twitter, Instagram, e até mesmo o antigo Orkut representam os geeks hoje em dia. Como não se resume somente a isso, temos os diversos gadgets que facilitam o dia-a-dia das pessoas. Os celulares “turbinados” estão aí para provar este ponto. Tais aparelhos fazem tudo, só falta fazer café, e isso não aparenta estar muito longe de acontecer. Eu não entendo muito disso. Eu sei o básico, mas não sou fã de redes sociais (uso mais por recursos acadêmicos). E uso muito pouco da capacidade dos atuais celulares e outros gadgets. É como falo para os amigos: Prefiro o pombo-correio”, comenta. Daniel diz que é um geek mais voltado para os jogos e ciência. No entanto, afirma também ser antiquado nesse sentido, já que prefere jogar títulos antigos e que não sejam online. “O universo geek me cativou desde criança, quando preferia jogar videogame o dia todo a sair para ‘curtir a vida’. Durante o período ensino médio/início de faculdade, me aprofundei nos quesitos ciência e cinema. E hoje sou obsessivo pelos três”, fala.

Jornal de Fato | DOMINGO, 15 de setembro de 2013

9


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.