Jornal De Fato

Page 3

política 3

sábado, 30 de julho de 2022

Sucessão estadual

BASTIDORES

DE FATO

Solidariedade oficializa Fábio Dantas para o governo do RN

Faca de dois gumes

O

senador Jean Paul Prates (PT-RN) entrou com mais um pedido de impeachment contra o presidente Bolsonaro (PL), o segundo seu e o 146º do total. Ele reclama que o presidente convocou atos democráticos para o 7 de Setembro. A ação de Paul, que é líder das minorias no Senado, é apenas para manchete. Mas, pode passar a ideia que a oposição quer ganhar de Bolsonaro no “tapetão”.

Magnus Nascimento - Tribuna do Norte

Reprodução

Não pingou Tem vereador governista que está prestes a pular do barco dos candidatos do prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) às eleições deste ano. Queixa-se, aos cantos, que o convencimento ainda não “pingou” como prometido. E se não “pingar” até o início da campanha eleitoral propriamente dita, vão se colocar à disposição do mercado. Quem será?

Prefeito Allyson Bezerra e Fábio Dantas na convenção do Solidariedade

>> Partido confirma, em convenção, coligação com o União Brasil que indicou Ivan Júnior para vice-governador

Baixa no União O ex-deputado estadual Cláudio Porpino desistiu da ideia de tentar voltar à Assembleia Legislativa. Baixa na nominata do União Brasil, que contava com a popularidade de Porpino em Natal para juntar votos e eleger pelo menos dois deputados estaduais.

Debate desfalcado O Globo, Valor, g1, Folha de S.Paulo, Estado de S.Paulo e UOL se juntaram para promover um debate entre os candidatos à Presidência da República, marcado para o dia 14 de setembro. Juntos, os seis veículos são lidos mensalmente por 74 milhões de pessoas. Mesmo assim, os dois líderes das pesquisas não pretendem participar. Lula (PT) e Bolsonaro (PL) decidiram que só participarão de debate no segundo turno.

Cafezinho A mossoroense Samanda Alves, um dos nomes fortes do PT à Câmara dos Deputados, tomou o “Cafezinho com César Santos”, quando reafirmou o seu projeto político-eleitoral e apresentou a forma como deverá dialogar com os seus conterrâneos. Samanda foi assessora pessoal da governadora Fátima Bezerra (PT) por mais de 20 anos e tem no currículo trabalhos em pastas im-

Jornal de Fato

portantes dos governos estadual e federal. A entrevista será publicada na edição do Jornal de Fato deste domingo, 31.

Convenção O PSB do Rio Grande do Norte oficializa hoje a candidatura do deputado federal Rafael Motta ao Senado Federal. A convenção do partido será realizada no Colégio Hipócrates, zona norte de Natal, das 13h às 17h. De Mossoró, está confirmada a presença do vereador Pablo Aires, que terá o nome oficializado à Câmara dos Deputados.

César Santos

Da Redação

O

ex-vice-governador Fábio Dantas teve a sua candidatura ao Governo do Rio Grande do Norte oficializada pelo Solidariedade em convenção realizada nesta sexta-feira, 29, na sede do partido no bairro Cidade Alta, zona leste de Natal. Essa será a primeira vez que Fábio concorrerá a um cargo majoritário, como um dos nomes da oposição à atual gestão estadual. O Solidariedade também oficializou aliança com o União Brasil, que indicou o candidato a vice-governador na chapa, o ex-prefeito de Assú Ivan Júnior, e com o PL do candidato a senador Rogério Marinho. O partido, inclusive, vai indicar o vereador Igor Targino, da cidade de Macaíba, para a segunda suplência de senador.

Liderado no estado pelo deputado estadual Kelps Lima, o Solidariedade disputará o Governo do Estado pela segunda vez seguida. Nas eleições de 2018, o seu candidato Brenno Queiroga, ex-prefeito do município de Olho d’Água do Borges, ficou em quarto lugar com 106.345 votos (6,56%). Os líderes do partido acreditam em melhor performance nas eleições deste ano, porque o Solidariedade ganhou, em 2020, a segunda maior prefeitura do Estado, a de Mossoró, elegendo o prefeito Allyson Bezerra. Presente na convenção, Allyson afirmou que vai trabalhar para Fábio Dantas ser o candidato mais votado na cidade. O Solidariedade espera, também, conquistar o apoio do prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB), que até agora não decidiu sobre a disputa

Kelps disputa vaga de federal do Solidariedade com Lawrence O Solidariedade escolheu o seu líder, deputado estadual Kelps Lima, como prioridade à Câmara dos Deputados. Ele é um dos nove nomes oficializados na convenção do partido. Kelps disse que

chegou o momento de subir um novo degrau na sua trajetória política. Ele, porém, tem concorrência dentro do próprio partido. O presidente da Câmara Municipal de Mossoró, Lawrence Amo-

para o Governo do Estado. Dias, porém, tem resistido a conversar com Fábio Dantas, com quem nunca teve aliança política. O prefeito, no entanto, já disse que apoiará Rogério Marinho para senador. No seu discurso, Fábio Dantas disse que se sente estimulado para governar o RN e esbanjou confiança. “Vamos ganhar no primeiro turno”, afirmou, sob aplauso de Ivan Júnior, o seu vice. O otimismo do candidato do Solidariedade, porém, não reflete o que as pesquisas têm mostrado. Ele aparece com pouco mais de 10 pontos, bem atrás da governadora Fátima Bezerra, que lidera todas as sondagens com intenções de votos próximas de 40 pontos. Fábio Dantas carrega o desafio de se livrar da imagem do governo Robinson Faria, do qual ele foi vicegovernador. A gestão foi

rim, vai para a sua segunda disputa à Câmara dos Deputados. Nas eleições de 2018, foi apenas o 15º mais votado com 24.551 votos (1,53%). Lawrence acredita que neste ano será diferente. Ele conta com o apoio do prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, e da estrutura do Legislativo mossoroense. Além de Kelps e Lawrence, tiveram as candi-

encerrada em 2018 com mais de 80% de reprovação popular, em razão dos graves problemas que o RN enfrentava, dentre eles, quatro folhas de salários atrasados. O candidato do Solidariedade disputou primeiro mandato eletivo nas eleições de 2010, conquistando um mandato de deputado estadual. Em 2014, foi eleito vice-governador e conseguiu eleger a esposa Cristiane Dantas (Solidariedade) para a vaga na Assembleia Legislativa. Fábio Dantas é natalense, advogado e empresário do ramo do agronegócio. Além dos mandatos eletivos, ele atuou na vida pública como diretor-geral do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep), no governo de Wilma de Faria (falecida), e como diretor da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn).

daturas confirmadas para deputado federal: Francisco Souto, o “Té”, de Assú; Gilvan Alves, de Apodi; Professora Nilda, de Parnamirim; Rose Guerra, com atuação em Natal; Bárbara Dantas, de Carnaúba dos Dantas; Alessandru Emmanuel, exprefeito de Campo Redondo; e Garibalde Leite, nascido em Mossoró, mas com atuação em Natal.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Jornal De Fato by Jornal de Fato - Issuu