
9 minute read
POLÍTICA
from Jornal De Fato
BASTIdoReS de FATo
FACA de doIS gumeS
Advertisement
Osenador Jean Paul Prates (PT-RN) entrou com mais um pedido de impeachment contra o presidente Bolsonaro (PL), o segundo seu e o 146º do total. Ele reclama que o presidente convocou atos democráticos para o 7 de Setembro. A ação de Paul, que é líder das minorias no Senado, é apenas para manchete. Mas, pode passar a ideia que a oposição quer ganhar de Bolsonaro no “tapetão”.
Reprodução

Não pINgou
Tem vereador governista que está prestes a pular do barco dos candidatos do prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) às eleições deste ano. Queixa-se, aos cantos, que o convencimento ainda não “pingou” como prometido. E se não “pingar” até o início da campanha eleitoral propriamente dita, vão se colocar à disposição do mercado. Quem será?
BAIxANo uNIão
O ex-deputado estadual Cláudio Porpino desistiu da ideia de tentar voltar à Assembleia Legislativa. Baixa na nominata do União Brasil, que contava com a popularidade de Porpino em Natal para juntar votos e eleger pelo menos dois deputados estaduais.
deBATe deSFAlCAdo
O Globo, Valor, g1, Folha de S.Paulo, Estado de S.Paulo e UOL se juntaram para promover um debate entre os candidatos à Presidência da República, marcado para o dia 14 de setembro. Juntos, os seis veículos são lidos mensalmente por 74 milhões de pessoas. Mesmo assim, os dois líderes das pesquisas não pretendem participar. Lula (PT) e Bolsonaro (PL) decidiram que só participarão de debate no segundo turno.
CAFezINho
A mossoroense Samanda Alves, um dos nomes fortes do PT à Câmara dos Deputados, tomou o “Cafezinho com César Santos”, quando reafirmou o seu projeto político-eleitoral e apresentou a forma como deverá dialogar com os seus conterrâneos. Samanda foi assessora pessoal da governadora Fátima Bezerra (PT) por mais de 20 anos e tem no currículo trabalhos em pastas im-
Jornal de Fato

portantes dos governos estadual e federal. A entrevista será publicada na edição do Jornal de Fato deste domingo, 31.
CoNveNção
O PSB do Rio Grande do Norte oficializa hoje a candidatura do deputado federal Rafael Motta ao Senado Federal. A convenção do partido será realizada no Colégio Hipócrates, zona norte de Natal, das 13h às 17h. De Mossoró, está confirmada a presença do vereador Pablo Aires, que terá o nome oficializado à Câmara dos Deputados.
SuCeSSão eSTAduAl
Solidariedade oficializa Fábio dantas para o governo do RN
Magnus Nascimento - Tribuna do Norte
prefeito allyson Bezerra e Fábio Dantas na convenção do Solidariedade
>> partido confirma, em convenção, coligação com o União brasil que indicou Ivan Júnior para vice-governador
CéSAR SANToS
da Redação
Oex-vice-governador Fábio Dantas teve a sua candidatura ao Governo do Rio Grande do Norte oficializada pelo Solidariedade em convenção realizada nesta sexta-feira, 29, na sede do partido no bairro Cidade Alta, zona leste de Natal. Essa será a primeira vez que Fábio concorrerá a um cargo majoritário, como um dos nomes da oposição à atual gestão estadual.
O Solidariedade também oficializou aliança com o União Brasil, que indicou o candidato a vice-governador na chapa, o ex-prefeito de Assú Ivan Júnior, e com o PL do candidato a senador Rogério Marinho. O partido, inclusive, vai indicar o vereador Igor Targino, da cidade de Macaíba, para a segunda suplência de senador.
Liderado no estado pelo deputado estadual Kelps Lima, o Solidariedade disputará o Governo do Estado pela segunda vez seguida. Nas eleições de 2018, o seu candidato Brenno Queiroga, ex-prefeito do município de Olho d’Água do Borges, ficou em quarto lugar com 106.345 votos (6,56%).
Os líderes do partido acreditam em melhor performance nas eleições deste ano, porque o Solidariedade ganhou, em 2020, a segunda maior prefeitura do Estado, a de Mossoró, elegendo o prefeito Allyson Bezerra. Presente na convenção, Allyson afirmou que vai trabalhar para Fábio Dantas ser o candidato mais votado na cidade.
O Solidariedade espera, também, conquistar o apoio do prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB), que até agora não decidiu sobre a disputa para o Governo do Estado. Dias, porém, tem resistido a conversar com Fábio Dantas, com quem nunca teve aliança política. O prefeito, no entanto, já disse que apoiará Rogério Marinho para senador.
No seu discurso, Fábio Dantas disse que se sente estimulado para governar o RN e esbanjou confiança. “Vamos ganhar no primeiro turno”, afirmou, sob aplauso de Ivan Júnior, o seu vice. O otimismo do candidato do Solidariedade, porém, não reflete o que as pesquisas têm mostrado. Ele aparece com pouco mais de 10 pontos, bem atrás da governadora Fátima Bezerra, que lidera todas as sondagens com intenções de votos próximas de 40 pontos.
Fábio Dantas carrega o desafio de se livrar da imagem do governo Robinson Faria, do qual ele foi vicegovernador. A gestão foi encerrada em 2018 com mais de 80% de reprovação popular, em razão dos graves problemas que o RN enfrentava, dentre eles, quatro folhas de salários atrasados.
O candidato do Solidariedade disputou primeiro mandato eletivo nas eleições de 2010, conquistando um mandato de deputado estadual. Em 2014, foi eleito vice-governador e conseguiu eleger a esposa Cristiane Dantas (Solidariedade) para a vaga na Assembleia Legislativa.
Fábio Dantas é natalense, advogado e empresário do ramo do agronegócio. Além dos mandatos eletivos, ele atuou na vida pública como diretor-geral do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep), no governo de Wilma de Faria (falecida), e como diretor da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn).
Kelps disputa vaga de federal do Solidariedade com Lawrence
O Solidariedade escolheu o seu líder, deputado estadual Kelps Lima, como prioridade à Câmara dos Deputados. Ele é um dos nove nomes oficializados na convenção do partido. Kelps disse que chegou o momento de subir um novo degrau na sua trajetória política.
Ele, porém, tem concorrência dentro do próprio partido. O presidente da Câmara Municipal de Mossoró, Lawrence Amorim, vai para a sua segunda disputa à Câmara dos Deputados. Nas eleições de 2018, foi apenas o 15º mais votado com 24.551 votos (1,53%).
Lawrence acredita que neste ano será diferente. Ele conta com o apoio do prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, e da estrutura do Legislativo mossoroense.
Além de Kelps e Lawrence, tiveram as candidaturas confirmadas para deputado federal: Francisco Souto, o “Té”, de Assú; Gilvan Alves, de Apodi; Professora Nilda, de Parnamirim; Rose Guerra, com atuação em Natal; Bárbara Dantas, de Carnaúba dos Dantas; Alessandru Emmanuel, exprefeito de Campo Redondo; e Garibalde Leite, nascido em Mossoró, mas com atuação em Natal.
MONA MARTINS
Cidade serrana do RN vai ganhar Monumento Natural Cavernas
ORio Grande do Norte institui mais uma nova área de proteção ambiental em seu território, por meio do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA). Nesta sexta-feira, 20, o Diário Oficial do Estado (DOE) publicou o Decreto Nº 31.754 que cria a Unidade de Conservação Estadual de Proteção Integral, denominada Monumento Natural Cavernas de Martins - (MONA MARTINS)
O Monumento Natural Cavernas de Martins, cidade serrana do Alto Oeste potiguar, é o primeiro desta categoria no RN e compreende uma área de 3.538,45 ha e perímetro de 39.146,15 m do bioma Caatinga.
Entre os objetivos da Unidade está o de salvaguardar o patrimônio espeleológico nacional existente na região de Martins e a biodiversidade associada às cavernas; proteger as espécies da flora e fauna locais, especialmente aquelas ameaçadas de extinção; incentivar a realização de pesquisas científicas; promover atividades de educação e interpretação ambiental com vistas à formação de uma consciência ecológica na população local e nos visitantes do Monumento.
A iniciativa do Decreto Estadual fomentará o turismo ecológico da Região do Alto Oeste e representa uma conquista para o desenvolvimento sustentável do Rio Grande do Norte.
Segundo o diretor-geral do Idema, Leon Aguiar, a criação do Monumento Na-
Anadelly Fernandes

Projeto do Monumento Natural Cavernas de Martins
tural integra o processo de interiorização do órgão promovido pelo Governo do Estado. “Preservar as cavidades naturais é importante, pois registram informações relativas aos processos geológicos, além de exercer importante papel no armazenamento de água (carga e recarga de aquífero), protegem e conservam minerais e formações geológicas, conservam informações da vida passada, através de sítios fósseis e arqueológicos. Com a sanção do Decreto asseguramos, ainda, a preservação de uma floresta inteira do bioma Caatinga, um dos menos protegidos do Brasil”, disse o diretor Leon.
A prefeita de Martins, Mazé Gurgel, avalia como positiva a nova Unidade de Conservação. “Hoje me sinto honrada e agradecida pelo empenho do Governo do Estado. Estou muito realizada enquanto gestora, pois agora Martins conta com esse Monumento Natural que trará proteção para nossas cavernas, nossa fauna, ao bioma Caatinga, e incentivos a geração de emprego e renda, algo que ninguém se dispôs a fazer antes”, comemora.
A prefeita completou, ainda, que a criação do Monumento Natural permitirá uma aproximação maior com as estruturas do Estado. “Teremos a proteção da segunda maior caverna de mármore do Brasil. Tenho compreensão do bem que vamos receber. Além disso, será construído na região um Ecoposto - Unidade Administrativa do Idema”, relatou a prefeita.
Além de beneficiar o município de Martins, o MONA possui uma Zona de Amortecimento, área estabelecida ao redor da Unidade de Conservação, que abrange os municípios de Umarizal e Portalegre.
ECOPOSTO
O Idema, por meio do Núcleo de Arquitetura e Engenharia – NAE, desenvolveu o projeto da sede administrativa da Unidade, o Ecoposto, que será construído com materiais sustentáveis com reuso de containers marítimos, reaproveitamento de águas pluviais e sistema de energia fotovoltaica.
Para receber os visitantes a estrutura contará com mirante, sala multimídia e de exposição, auditório, dormitório, banheiros, cozinha e administração. Os arquitetos do Idema, Cris Martins e Aldo Júnior, são os responsáveis pela elaboração do projeto.
O Ecoposto será um espaço para as reuniões e encontros do Conselho Gestor da Unidade que é formado por representantes do poder público e a sociedade civil organizada. Além de ser um local para os pesquisadores e estudantes realizarem pesquisas científicas.
Patrimônio espeleológico e arqueológico no Alto Oeste
- 92 cavidades mapeadas; - 78 cavernas (registro fóssil, pinturas rupestres, elevada diversidade biológica); - 112 espécies de plantas; - 189 de animais; - 84 espécies de aves; - 13 espécies de anfíbios; - 22 espécies de répteis; - 14 espécies de morcegos; - 16 mamíferos terrestres; - 40 espécies de invertebrados.
ESPÉCIES DE ANIMAIS AMEAÇADAS - Gato-do-mato-pintado; Furipterusdetalle; Pica-pau-anão-da-caatinga
Martins vive o Festival Gastronômico neste fim de semana
Martins está vivendo a 14ª edição do seu Festival Gastronômico e Cultural, organizado pela Prefeitura. O evento foi aberto nesta sexta-feira, 29, e segue até amanhã, com ampla programação cultura na charmosa Praça Almino Afonso, no centro da cidade. E, como sempre, a programação é toda gratuita. Para hoje, está programado o show do cantor pernambucano Jorge de Altinho.
Neste ano, o evento traz o tema ‘Mistura de Paixões’, que remete a reunião de três eixos que simbolizam bem o significado o festival: Comida, diversão e arte.
O Festival Gastronômico e Cultural de Martins é realizado em uma única arena cenográfica, onde se concentram todos os restaurantes, bares, lanchonetes, food trucks, lojas de artesanato, galeria de artes, shows musicais e apresentações culturais.
O evento difere de outros famosos festivais brasileiros de gastronomia, que são realizados dentro dos seus próprios restaurantes. Por esse motivo, o Festival de Martins é considerado como um dos maiores do País e com uma característica ímpar: totalmente aberto ao público, sem cobrança para o acesso.
A cidade serrana está lotada de visitantes de todas as partes do RN e de outros estados. Os 1.444 leitos da rede hoteleiro estão todos ocupados. Além disso, dezenas de famílias alugaram suas casas para visitantes.