Jornal De Fato

Page 1


Jornal de Fato

Dia intenso do ex-presidente Bolsonaro em terra potiguar

>> No est ado para iniciar o Rota 22, Bolsonaro teve de cancelar a agenda popular para cuidar da saúde. A equipe médica descarta necessidade de cirurgia.

COLUNA CÉSAR SANTOS

Do leito do hospital em Natal, Bolsonaro recebe uma notícia boa e outra ruim

Principal 5

“Prefeito fez um estardalhaço para tentar encobrir absurdo no projeto”

Vereadora Plúvia Oliveira faz críticas ao projeto aprovado na Câmara que não promove uma educação inclusiva. Ela é a entrevistada no "Cafezinho".

Principal 3 e 4

trouxe infraestrutura, oportunidades e esperança

Barragem desalojou milhares de pessoas, mas trouxe infraestrutura, oportunidades e esperança no Seridó do RN

Violência no Brasil provoca um “rombo” silencioso de R$ 1 trilhão SEGURANÇA

Ex-presidente Jair Bolsonaro socorrido em helicópeto do estado para Natal

ESPAÇO JORNALISTA MARTINS DE VASCONCELOS

PROFESSOR KARDO

ALI KHAN, ENTRE SIGNOS E MISTÉRIOS

EDMÍLSON CAMINHA

Escritor, membro da Academia de Letras do Brasil edmilson.caminha@gmail.com

Nas décadas de 1960 e 1970, a Rádio Iracema de Fortaleza punha no ar, ao meio-dia, a bela canção “Luzes da ribalta”, de Charles Chaplin, vertida para o português por Antônio Almeida e João de Barro, o Braguinha:

Vidas que se apagam a sorrir Luzes que se apagam, nada mais É sonhar em vão tentar aos outros iludir Se o que se foi pra nós não voltará jamais...

Era o prefixo musical do astrólogo Kardo Ali Khan, “dono de uma voz trêmula ao exagero, pausada, grave, com um forte sotaque estrangeiro”, segundo o jornalista e escritor cearense Roberto Aurélio Lustosa da Costa, em seu blog no Facebook:

Trovejava em seu programa conselhos e antecipações do futuro, dirigindo-se a mulheres de nomes sempre líricos, remetendo a bairros para mim remotos como as terras do Oriente: “Tristonha do Lagamar”, “Lírio do Pirambu”, “Saudosa do Pici”, “Noivinha da Vila União”. Essas criaturas aflitas, em geral enamoradas, recebiam o conforto de um prognóstico otimista (“Não se preocupe, ele vai voltar...”, “Sua mãe vai ficar boa”, “Seu filho vai se regenerar”), seguido de uma incisiva recomendação: “Você precisa, urgente, de uma consulta particular...”.

No tempo em que não havia internet nem redes sociais, as consultas eram por cartas, depositadas em uma urna à vista de quem passava pela portaria da emissora, na Praça José de Alencar. Entre um e outro anúncio do restaurante Kury, no centro da cidade (“prato do dia hoje, quarta-feira: fígado acebolado!”), orientava os ouvintes: “Não ponha dinheiro no envelope, mas um quinto do bilhete da Loteria Estadual do Ceará, a correr na semana”. Dizem que ganhou o prêmio dezenas de vezes, tantas eram as pessoas que faziam do programa um dos mais ouvidos do rádio cearense.

Direção Geral: César Santos

Figura sem rosto para a maioria do público, Roberto Aurélio o conheceu tempos depois, à mesa do Bar do Anísio, nas madrugadas boêmias da Avenida Beira-Mar:

Corado como um Papai Noel, grande idade, porém desconhecida, cabelos ralos e fartos bigodes grisalhos como neve, unhas longas e pontiagudas, estatura elevada, sempre vestindo branco, olhos muitos claros, Kardo Ali Khan era, ao primeiro contato, o inescrutável e inabordável Merlin tropical. (...) Ali estava enfim, corporificada, a voz do astrólogo, senhor do futuro, que tanto me impressionara na infância. Ficamos amigos e vencemos muitas noites e madrugadas conversando sobre os mistérios de sua ciência.

Quem seria ele, de fato? Onde nascera? De onde viera? Por que o Ceará como destino? Conta-se que certa vez, em uma solenidade oficial, fora visto a conversar animadamente, em alemão, com o cardeal arcebispo de Fortaleza, Dom Aloísio Lorscheider... Teria desertado da Alemanha nazista nos anos 1940, sem o que acabaria nos campos de concentração em que perderam a vida milhões de judeus. Vou ao Google e encontro “Crimes de exploração contra a credulidade pública na década de 50 em Recife: Madame Zoraide e outros casos” (2018), ensaio do historiador William Silva de Freitas, da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Faz referência a um certo Kardo Ali Khan (às vezes grafado Alikhan, Alican), “nome artístico” de Valdemar Arnaldo Goebel, preso em 1951 por praticar a quiromancia:

A identidade do acusado, segundo as peças do processo crime, são as seguintes: natural do Rio Grande do Sul, casado, de maior, alfabetizado, com um metro e oitenta de altura, de compleição forte, cabelos castanhos e longos, com um cavanhaque fechado, filho de Henrique Goebel e de Ana Goebel, residente à Rua Imperial, número mil duzentos e vinte e cinco (térreo).

Organização: Clauder Arcanjo clauderarcanjo@gmail.com

Bate com a descrição de Roberto Aurélio, rumo ao esclarecimento do enigma! Transcreve o autor trechos do que se acha no papelório da polícia:

Respondeu o acusado presente que era conhecido como “Karlos Alican”, nome dado artisticamente tendo em vista que exibia espetáculos em vários cinemas do Brasil e que, inclusive, havia feito uma exibição no Jornal do Comércio e outros cinemas da cidade. Trabalhava há um ano e meio na Rádio Club, onde recebia a mensalidade de três mil cruzeiros; confirmando que de fato recebia consultantes que porventura não tenham compreendido a solução das cartas enviadas a ele por intermédio da Rádio Club.

O programa era apresentado às segundas, quartas e sextas na prestigiosa PRA-8, Rádio Club de Pernambuco. Entre a documentação apreendida, “Paira no ar a expectativa da MORTE”, panfleto de apresentação que fizera no Cine-Teatro Braga; material de propaganda da “cartomancia e outros mistérios” e recorte do jornal Diário da Noite , em que N. R. Matos legitima o trabalho do astrólogo como “verdadeira ciência”, diplomado que era pela “Fraternidade Esotérica do Oriente”, que ninguém sabia o que fosse nem onde ficava...

A semelhança física, cartas de ouvintes, astrologia, quiromancia... e o mesmo nome. Não há dúvida: o Kardo Ali Khan do Recife e o de Fortaleza eram a mesma pessoa! Preso na capital pernambucana, voltaria a sê-lo na cearense, como noticiou o jornal O Estado, de Florianópolis, no dia 2 de junho de 1953, sob o título “Não previu a ordem de prisão”:

Valpimar [sic] Arnaldo Goebel, natural do Rio Grande do Sul, mais conhecido por “Kardo Ali Khan”,

montou num dos principais hotéis de Fortaleza um escritório para exercer sua “profissão” de adivinho, previsor do futuro, uma espécie de mago da sorte, que “sabe o passado, o presente e o futuro” de qualquer pessoa. Ontem, “Kardo Ali Khan” estava em seu “gabinete de consultas” quando recebeu a visita do delegado de investigações: a polícia de Pernambuco pedia a sua prisão, pois fora condenado em Recife à pena de um mês e quinze dias de reclusão, de acordo com a sentença do juiz da 2ª vara criminal daquela capital.

À época, Agamenon Magalhães governava Pernambuco, e Raul Barbosa, o Ceará, ambos do Partido Social Democrático, o PSD, que acabaria por favorecer o retorno de Getúlio Vargas ao Palácio do Catete, nas eleições de 1950. Obedientes a governadores e prefeitos, as polícias estaduais dispunham-se à perseguição não só de comunistas, difamados como procuradores do demônio, mas também de minorias sexuais (homossexuais, travestis), praticantes das chamadas ciências ocultas e de religiões de matriz africana (especialmente o candomblé e a umbanda) – estes, protagonistas de Jorge Amado no seu grandioso Tenda dos Milagres (1969). Para escapar da violência, cartomantes, videntes e curandeiros registravam-se em delegacias do Recife como “artistas de rua”, dos quais se preencheram mais de mil fichas, entre 1934 e 1958. Preservaram-se 403, hoje no Arquivo Público Estadual Jordão Emerenciano. São a matéria-prima de que se valeu a jornalista Clarice Hoffmann para organizar “O Obscuro Fichário dos Artistas Mundanos”, que manteve por uma década como arquivo na internet e lhe inspirou, com a colaboração de colegas, um excelente livro homônimo, de história em quadrinhos, publicado pela Editora Cepe em 2019. Das fichas que não

Um produto da Santos Editora de Jornais Ltda.. Fundado em 28 de agosto de 2000, por César Santos e Carlos Santos.

Diretor de Redação: César Santos Gerente Aadministrativa: Ângela Karina Dep. de Assinaturas: Alvanir Carlos www.defa to.com E-MAIL : re da cao@defa to.com TWITTER : @jornaldefato_rn REDAÇÃO E OFICINAS: SEDE Avenida Rio

se perderam, interessaram-lhe sobretudo as de mulheres, uma das quais Selma Josefina da Costa Goebel, de quem se assentou: “Nasceu no Rio Grande do Sul em 1915. Era partner do ilusionista e hipnotizador Kardo Raschid Ali Khan”.

& & &

Nunca fui de consultar horóscopos, embora me reconheça como libriano, por sentimentos e atitudes. Não encomendei a ninguém o mapa astral, diferentemente de Fernando Pessoa, que o fazia para amigos e até para os heterônimos. Sabese da história de Cecília Meireles em Lisboa, no ano de 1935, quando, marcado com ele um café, esperou-o em vão do meio-dia às duas. De volta ao hotel, chega-lhe um exemplar do Mensagem, com o autógrafo do poeta e a justificativa da ausência: naquela manhã, lera o horóscopo e vira que os dois não deveriam encontrar-se...

Criada há milênios, a astrologia, com a qual se confundem os primórdios da astronomia, também é, reconheça-se, campo fértil para a charlatanice, a trapaça, o embuste, de malandros peritos na exploração da ingenuidade dos tolos. Lembrome da publicidade, em Fortaleza, de uma vidente que, por muitos anos, continuava “recém-chegada de Belém do Pará”... Um dia, na sala da redação da TV Ceará, perguntei algo ao jovem que datilografava apressadamente um texto. A resposta: — Desculpe, professor, não posso ver isso agora. Estou escrevendo o horóscopo para o programa que entra no ar daqui a pouco... Circula, entre os internautas, anúncio do “Centro de Astrologia Vovó Maria”:

Através de uma consulta veremos se o seu problema é amor, vícios, doenças, emprego, casamento, firma em falência, estudos, traição, financeiro, depressão etc.

Faz e desfaz qualquer tipo de trabalho. Não se engane: muitas prometem, poucas cumprem!!! Única em Belo Horizonte formada e diplomada.

Trabalhos rápidos, honestos e garantidos.

Traz a pessoa amada em três sextasfeiras.

Segunda-feira: banhos, passes, defumações. Consultas com cartas, búzios e tarô. Recuse imitações. Marque sua consulta.

Há quem pague por isso. Em espécie ou com um quinto do bilhete da Loteria Estadual do Ceará, como as consulentes do Professor Kardo Ali Khan, que lhes dava consolo e esperança, ao microfone da PRA-8, no Recife, e da Rádio Iracema de Fortaleza...

CAFEZINHO COM CÉSAR SANTOS

Vereadora Plú V ia o li V eira

“O prefeito fez um estardalhaço para tentar encobrir absurdo no projeto Incluir”

Os 100 primeiros dias da nova legislatura da Câmara Municipal de Mossoró, completados na quintafeira, 10, têm apresentado ao grande público Plúvia Oliveira (PT) como uma boa surpresa. A jovem, de primeiro mandato, vem se destacando com pautas fortes e posição firme de enfrentamento à avalanche governista formada por 18 dos 21 vereadores da Casa. No episódio em que a bancada governista aprovou o “Programa Incluir”, por determinação do prefeito Allyson Bezerra (União), Plúvia se posicionou contra, juntamente com a vereadora Marleide Cunha (PT), para mostrar que se trata de um retrocesso à educação inclusiva. O ambiente hostil, onde ela e Marleide sofrem ataques de toda ordem, não é suficiente para fazêla recuar. Pelo contrário. Plúvia se mantém firme em seus conceitos e defesas. Glisiany Plúvia de Oliveira, gestora ambiental pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e cumprindo o seu primeiro mandato eletivo, tomou o “Cafezinho com César Santos”, quando abordou temas relevantes como defesa por uma Mossoró melhor e a luta pela inclusão das mulheres na política. Leia:

100 dias de mandato, o plenário da Câmara surpreende ou era exatamente o que a senhora já esperava?

Eu sempre disse, antes mesmo da minha eleição, que nós tínhamos um cenário na Câmara de Mossoró muito ruim, de muita submissão à gestão municipal e de pouca produtividade. Logo após as eleições de 2024, quando a gente viu o resultado de quem foi eleito para a nova composição da Câmara, surpreendeu-nos mais ainda porque o que era ruim teve a capacidade de piorar. Então, ao chegar à Câmara Municipal já imaginava o cenário que encontraria. Tivemos só seis vereadores eleitos na oposição e esperávamos que outros companheiros somassem a esse campo, mas isso não aconteceu. Hoje a gente vê um cenário na Câmara de certa forma desesperador, no qual não tem uma oposição organizada que possa enfrentar o debate com a grande maioria de vereadores governistas. A oposição, na verdade, conta apenas com o meu mandato e o da vereadora Marleide Cunha (PT) e, em alguns momentos, o vereador Jailson Nogueira (PL) se coloca de forma mais firme na oposição. Já os outros três que foram eleitos pela oposição (Dr. Cubano, Cabo Deyvison e Mazinho do Saci) não atuam nesse campo. Para se ter ideia, eles se utilizam do espaço da situação em vários momentos, o que é algo nunca antes visto naquele espaço. Mesmo sabendo de todo

o histórico, surpreende-me a submissão que a Câmara tem ao Poder Executivo.

A discussão sobre a educação inclusiva, na qual as mães atípicas foram ignoradas pela bancada do prefeito Allyson Bezerra, é um recorte disso?

Esse episódio foi triste. Primeiro, o prefeito Allyson foi à Câmara para fazer um estardalhaço com o projeto. Não gosto de dizer que foi um

show, um espetáculo, para não desrespeitar os artistas de nossa cidade. Mas ficou nítido que ao entregar aquele projeto, o PL 115, com estardalhaço, com enorme divulgação em sua mídia e nas redes sociais, era para encobrir os diversos absurdos contidos no texto. Quando a gente teve acesso ao projeto, verificamos que o projeto não era bom para a educação inclusiva. Inclusive, o PL estava incompleto porque veio faltando o artigo 6º, veja que

nl@neylopes.com.br

www.blogdoneylopes.com.br

Como anda a Argentina?

AArgentina, após atravessar sérias cries políticas e econômicas, continua a enfrentar desafios como a eliminação de subsídios e a demissão de funcionários públicos. No entanto, a pobreza recuou e o país teve um segundo semestre de 2024 mais positivo. O maior desgaste se concentra na eliminação de subsídios para serviços básicos, como luz, água e transportes públicos; demissão de milhares de funcionários públicos; diminuição do reajuste de salários, aposentadorias e pensões; congelamento de obras públicas; desestatização e privatização de empresas estatais; “choque econômico” no primeiro semestre de 2024, que fez o PIB argentino cair 1,7% em relação a 2023. Por outro lado, a pobreza recuou em 2024; terceiro trimestre de 2024, a atividade econômica avançou 4,3%; quarto trimestre de 2024, a atividade econômica avançou 1,4%; e a economia do país teve um segundo semestre mais positivo.

Algumas das medidas do governo argentino incluem abertura da economia para mais exportações e importações e a eliminação de uma lei que limitava os aumentos de preços em produtos da cesta básica.

O peso se fortaleceu no país e o real caiu no Brasil. Isso faz com que o paraíso do baixo custo de vida tenha desaparecido. Uma onda de brasileiros deixa a Argentina, porque é “inviável” para eles permanecerem no país. A moeda argentina caiu em 54%, com o objetivo de baixar a inflação que chegou a 211%.

No momento, o grande enigma para a economia argentina é que, enquanto o peso se fortalecia ao ser desvalorizado abaixo da inflação, o dólar oficial ficou atrasado em relação ao custo de vida, perdendo grande parte da sua capacidade de compra. Como resultado, surgiu um novo fenômeno para os argentinos: a inflação em dólares, que chegou a 70% e vem encarecendo os alimentos.

O país está entre os que propuseram reduzir tarifas e barreiras não tarifárias em linha com a estratégia de reciprocidade promovida pelo governo Trump. Argentina, juntamente com a Índia, o Vietnã e Israel, expressaram sua disposição de apoiar a política dos Estados Unidos, relaxando suas próprias restrições comerciais.

Nota-se que Milei quer tirar vantagem do bom relacionamento que tem com Trump. Com certeza só terá sucesso caso os Estados Unidos saiam ganhando. A lógica egoísta de Trump é inflexível.

Curtinhas

+ Circula a informação (não confirmada), de que o Supermercado Nordestão foi vendido ao grupo Matheus, do Ceará. Em 47 anos de atuação, o Nordestão é o 1º lugar em vendas por check-out; 64,7% do mercado varejista de Natal/ RN) e o 1º lugar do Nordeste em volumes de venda.

+ O Instituto de Oftalmologia Professor Dr. Marco Rey, que funciona em Natal, atingiu um nível superior de “excelência”. Dispõe de centro cirúrgico e hospitalar, equipados com tecnologia de última geração, capazes de fornecer total segurança e comodidade em procedimentos médicos. O autor do texto comprovou, em recente cirurgia ocular realizada no Instituto. A clientela é de todo o país.

absurdo, pular do 5º para o 7º, sem citar o sexto. Então, como o prefeito diz que esse projeto é revolucionário, prioriza a inclusão, se ele sequer foi elaborado de forma completa. Mas infelizmente prevaleceu a maioria da bancada governista e o projeto foi aprovado sem debate, sem ouvir as mães atípicas e sem atender a proposta de uma educação inclusiva na rede municipal de Mossoró

+ A nova “mania” do presidente Trump é aumentar a pressão da água nos chuveiros americanos. Ele criticou que, devido à pressão baixa, ele não conseguia tomar banho como queria. Nesta quinta-feira, mesmo diante da intensa crise econômica, ele cumpriu sua promessa e declarou que agora “tomaria banho cuidando do seu lindo cabelo”. Uma tragicomédia encenada por um presidente americano!!!! + Mudar o PL da anistia - Essa seria uma forma de diminuir resistências à aprovação do projeto. A mudança se limitaria a punir quem tenha depredado dolosamente as sedes dos três Poderes. O líder do PL informou que já obteve as 257 assinaturas de deputados federais necessárias para apresentar um requerimento de urgência.

+ Agiu corretamente a governadora Fátima Bezerra ao prestar toda a assistência ao ex-presidente Bolsonaro, recentemente hospitalizado em Natal. Comportamento republicano.

Hoje na história

1849 — Hungria se torna uma república.

1941 — Assinado o Pacto de Neutralidade entre a União Soviética e o Japão.

1960 — Os Estados Unidos lançam o Transit 1-B, o primeiro sistema de navegação por satélite do mundo.

Jornal de Fato

“Estarei todos os dias nas ruas defendendo Lula, Cadu e Isolda”

Como o seu mandato resistiu a essa proposta?

Cumprimos o papel que cabe ao nosso mandato, que é dever de cada vereador e de cada vereadora, ou seja, buscamos os meios corretos para ter um entendimento maior sobre a proposta. Comunicamos sobre o projeto ao Ministério Público, ouvimos especialistas e pesquisadores da área e, consequentemente, sugerimos um debate maior. Por incrível que pareça, nós acabamos sendo atacadas.

Vários vereadores governistas foram para a imprensa dizer que a gente era oportunista. Mas eu afirmo: tudo que chegar à Câmara Municipal eu quero saber para definir a minha oposição em relação àquilo. Quero saber por que voto sim ou por que voto não. E também quero travar o debate em defesa do que é justo, do que é certo. Foi essa a minha posição em relação ao projeto do prefeito sobre a educação inclusiva. Colocamo-nos a favor do debate, mas, infelizmente, a bancada governista decidiu aprovar sem debater e sem ouvir as mães atípicas, que são as que mais precisam de uma educação inclusiva para os seus filhos.

A senhora entende que a Câmara não respeitou as mães atípicas?

Nós procuramos mediar o diálogo entre a Câmara e as mães atípicas. Na reunião com a presença de vereadores e as mães atípicas, ficou encaminhado que o PL só seria votado após a realização de uma audiência pública, justamente para debater o importante tema e fazer as mudanças necessárias no PL apresentado pelo prefeito. Todos concordaram. Só que, por incrível que pareça, no dia 2 de abril esse projeto foi votado e aprovado em regime de urgência na Câmara Municipal, sem direito a debate, sem direito a ouvir as mães atípicas. Chegamos a apresentar emendas, a partir de sugestões das mães e de especialista, mas todas foram rejeitadas. Infelizmente, a bancada governista é maioria, não se

permite fazer um debate com a sociedade. Tudo que o prefeito manda para a Câmara eles aprovam. Mas como disse às mães: a luta vale a pena, pois só assim teremos condições de promover as mudanças que são necessárias; é tanto que o prefeito aceitou que o seu projeto fosse modificado para exigir novos critérios na contratação de auxiliares de estudantes com deficiência e autismo em sala de aula, que antes exigia apenas que o possível contratado tivesse acima de 18 anos, ensino médio e sem especialização nenhuma.

Vereadores governistas chegaram a afirmar que a senhora era contra o emprego, já que o “Programa Incluir” abre 800 vagas para estagiários auxiliares de sala de aula. Como a senhora reage a essa crítica?

Dizer que nós somos contra a geração de emprego é outro absurdo, outra agressão que sofremos da bancada governista. Vocês não venham me dizer que abrindo um campo de estágio com 800 vagas, recebendo 800 reais, é geração de emprego. Não é. Isso é subemprego. A nossa juventude merece trabalhar, sim, mas merece trabalho digno, com salário digno e todos os direitos trabalhistas garantidos.

O novo Código Eleitoral que deve ser aprovado pelo Senado agora em maio criminaliza a violência política contra a mulher, inclusive, considera crime ameaçar candidata ou detentora de mandato eletivo com menosprezo e discriminação à condição de mulher. O texto realmente abraça a causa da mulher na política?

Eu digo que são elementos que ajudam a essa luta da mulher na política. A violência contra a mulher parte do sistema patriarcal e, ao mesmo que é patriarcal, ele é machista, lgbtfóbico e capitalista. É assim que a nossa sociedade se estrutura. Lógico que a partir dos mecanismos, poucos que nós ainda temos, tudo

que garantir que nós mulheres teremos maior segurança na política, a segurança nos espaços, para mim é válido. Às vezes não é da forma que Plúvia quer, mas se esse trecho do novo Código Eleitoral for aprovado muitas mulheres vão sentir maior segurança. Hoje, na política, no parlamento, não é um lugar sadio para a mulher. Veja que no primeiro momento que a gente vai fazer um debate, muitos dos caras não aguentam ficar no mesmo ambiente e manda a gente ir para casa, diz: “tchau querida” e agride de outras formas. Na Câmara Municipal de Mossoró existe isso. Recentemente, após a fala da vereadora Marleide Cunha, um vereador disse: “tchau querida”. Eu rebati e disse que isso é violência de gênero, é violência contra as mulheres. Se é um ambiente político, por que não estabelecer o debate sério, com responsabilidade e respeito? A nossa Câmara só tem duas vereadoras, eu e Marleide, e quando a gente começa a fazer o debate sobre maior participação da mulher na política, tem vereador que diz: “foi assim que a população quis”. Só que não é assim. Nosso espaço de disputa das elei -

ções não é igual ao espaço que os homens têm. Então, nós precisamos de mais leis que garantam a inclusão da mulher na política, inclusive dando segurança, e acredito que o novo Código Eleitoral, se aprovado, fortalecerá esse processo.

O novo Código Eleitoral reserva 20% nas casas legislativas para mulheres, mas reduz de 30% para 20% a cota de gênero. Há um avanço ou um retrocesso?

É um avanço e um retrocesso (riso). Para considerar um avanço de forma efetiva é preciso pelo menos manter a cota de gênero em 30%. Ainda é pouco, mas isso fez com que muitos partidos, que ainda não tinham políticas de inclusão da mulher, fossem obrigados a fazer. Isso foi um avanço muito importante, de forma que reduzir esse percentual é um retrocesso. Noutra ponta, quando a gente vai para a reserva de 20% de mulheres nas casas legislativas, a gente garante minimamente de que as mulheres quando disputarem as eleições também consigam chegar aos espaços.

A senhora realiza um seminário, neste

sábado, 12, para marcar os 100 dias de mandatos e, também aproximar a sua ação parlamentar das bases sociais. É atividade que pode ser permanente?

O seminário dos 100 dias é um convite para toda a sociedade participar do nosso mandato. Desde a campanha eleitoral defendemos um mandato popular, participativo, justamente para reunir as pessoas que querem uma Mossoró melhor. Hoje, nas redes sociais, passa a ideia que nós estamos numa cidade perfeita, e isso não é a verdade. A periferia é bem diferente do que chega ao centro da cidade. Quero dizer que não existe o Mossoró Realiza (programa da gestão Allyson Bezerra), e vamos mostrar a Mossoró realista. Então, estamos convidando as pessoas para debater a Mossoró que falta o transporte público, o transporte de estudantes, a educação inclusiva. Queremos debater a Mossoró que não tem um hospital municipal, que não tem esgotamento sanitário na periferia, que existem galerias a céu aberto e que está cheia de problemas. A Mossoró realista precisa ser debati-

da. Então, o nosso seminário vai dialogar sobre a cidade e apontar caminhos que devemos seguir. Também vamos aproveitar o momento para celebrar a vida, é o meu aniversário e para a minha revolução ele também se faz com festa e alegria.

No próximo ano teremos eleições gerais. Qual papel estará reservado para a senhora, de candidata ou de apoiadora?

Estou à disposição do que o meu partido político e o meu grupo definir como prioridade. Dentro do PT a gente se divide por grupos internos, eu faço parte da Democracia Socialista, e assim como eu aceitei o convite para disputar as eleições em 2020 e 2024, eu estou à disposição do nosso grupo político. Mas de uma coisa eu tenho certeza: estarei todos os dias nas ruas defendendo a candidatura do presidente Lula, defendendo a candidatura de Cadu (Carlos Eduardo Xavier, atual secretário da Fazenda do RN) para governador do estado e defendendo a minha deputada estadual que é Isolda Dantas. Estou preparada para essa missão.

Jornal de Fato

Médico diz que Bolsonaro, a princípio, não será cirurgiado

SAÚDE / Ex-presidente passa mal durante agenda no interior do RN e é internado em hospital da capital do Estado

DA REDAÇÃO

Ele tem uma distensão abdominal, uma condição de semioclusão intestinal. Está em avaliação imagiológica, sendo feito exame de image m. Para agora, não há indicação de necessidade de intervenção cirúrgica de emergência.” A explicação é do médico Luiz Roberto Fonseca sobre o estado de saúde do expresidente Jair Bolsonaro (PL).

O boletim médico foi liberado no fim da tarde desta sexta-feira, 11, pelo Hospital Rio Grande, em Natal, onde Bolsonaro foi internado após passar mal durante a agenda política no interior do Rio Grande do Norte. Segundo Roberto Fonseca, que é o diretor da unidade, o ex-presidente estava estável após ser medicado.

Segundo ele, os médicos diagnosticaram uma complicação no intestino delgado como causa do mal-estar.

“Consequência das múltiplas cirurgias que precisei realizar após o atentado sofrido em 2018”, escreveu, em referência à facada que sofreu durante a campanha eleitoral daquele ano.

O ex-presidente informou que seu quadro está estável, que não há febre e que, até aquele momento, por volta das 16h30 desta sexta-feira, não seria necessária nova cirurgia.

O ex-presidente agradeceu à equipe médica, à Polícia Militar do Rio Grande do Norte, que fez o transporte de Santa Cruz até Natal, e às orações e mensagens de apoio que recebeu.

“Momentos assim nos lembram da fragilidade da carne e da fortaleza que vem da fé, da família e daqueles que permanecem ao nosso lado, mesmo à distância”, disse Bolsonaro.

MOMENTO DELICADO

dente no RN, articulou o socorro imediato. Bolsonaro foi atendido no Hospital Regional de Santa Cruz, na região do Trairi, e em seguida transferido para Natal.

A governadora Fátima Bezerra (PT) determinou total empenho e providências às equipes das secretarias da Saúde e da Segurança Pública do RN em assistência ao ex-presidente da República.

A Sesed mobilizou, de imediato, uma das aeronaves para translado do expresidente do interior para Natal, e orientou aos gestores da Secretaria de Saúde que adotassem todas as providências necessárias ao eventual atendimento.

ROTA 22

César Santos

cesar@defato.com

UMA NOTÍCIA RUIM, OUTRA BOA

Na cama do Hospital Rio Grande de Natal, onde foi internado às pressas após passar mal, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu a notícia que o Supremo Tribunal Federal (STF) abriu nesta sexta-feira, 11, a ação penal contra ele e mais sete acusados de tentativa de golpe de Estado. Foi informado que o ministro Alexandre de Moraes concedeu prazo de cinco dias para os advogados apresentarem defesa prévia. Também foi do leito hospitalar que Bolsonaro soube que a oposição na Câmara dos Deputados conseguiu reunir as assinaturas para dar início à tramitação de um pedido de urgência ao projeto que anistia os acusados do 8 de janeiro. O requerimento proposto pelo líder do PL, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), atingiu 259 assinaturas, duas a mais que o necessário. O alcance do número de assinaturas não significa que o projeto está automaticamente em urgência, no entanto, aumenta a pressão em cima do presidente da Casa, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), que tem resistido à ideia de pautar o projeto de anistia. Ele tem dito que esta não é uma pauta das ruas, ou seja, que não tem apelo dos brasileiros. Ainda há uma montanha a ser escalada por Bolsonaro, entretanto, a notícia que chegou de Brasília atenuou a dor que o fez cancelar o Rota 22 no Rio Grande do Norte.

HORA DA DOR

O ex-presidente Jair Bolsonaro estava ao lado do senador Rogério Marinho quando sentiu os primeiros incômodos. Ele se queixou, mas seguiu a agenda. As dores ficaram mais intensas na cidade de Tangará. Bolsonaro recebeu atendimento de urgência e foi transferido para Natal. Rota 22 suspenso.

É notícia...

Para mostrar que a situação estava sob controle, Bolsonaro publicou nas redes sociais uma foto em que aparece no leito hospitalar, e afirmou que precisou ser internado após sentir fortes dores abdominais durante compromissos no interior do estado. 1 2 3 4

Jair Bolsonaro cumpria agenda no interior potiguar quando passou mal. Ele estava no município de Tangará no momento que a situação ficou insuportável. O senador Rogério Marinho (PL), responsável pela agenda do ex-presi-

Jair Bolsonaro havia iniciado a agenda no interior do RN. Ele passava por Tangará e seguiria para o Complexo Acari Cidade da Moda, em Acari. Depois, tinha compromissos em Jucurutu e Pau dos Ferros, que foram oficialmente cancelados.

A visita ao Rio Grande do Norte tinha como foco o Seminário Rota 22, promovido pelo PL, e a retomada do contato direto com apoiadores no interior do estado.

Consequência das múltiplas cirurgias que precisei realizar após o atentado sofrido em 2018”

JAIR BOLSONARO

Ex-presidente em mensagem direto da cama do Hospital Rio Grande, em Natal, onde foi internado às pressas

ASSISTÊNCIA

A governadora Fátima Bezerra (PT) colocou toda a estrutura de saúde e segurança do Estado para prestar atendimento a Bolsonaro. Foi usado o helicóptero Potiguar 1, unidades do SAMU 192 e da Defesa Social. A vida do ex-presidente foi priorizada. As diferenças políticas deixadas de lado. Correto.

A Estação das Artes Elizeu Ventania recebe neste fim de semana a 10ª Feira de Empreendedorismo das Pessoas com Deficiência e Familiares. As atividades ocorrem das 16h às 22h.

Nesta data, em 1991, o Banco do Brasil inaugurava a sua agência da Av. Alberto Maranhão, no centro de Mossoró, sob a gerência de Everardo Rebouças.

Hoje completa 14 anos da partida do empresário e político Luiz Colombo Ferreira Pinto Neto. Foi o vice-prefeito na primeira gestão da ex-prefeita Rosalba Ciarlini entre 1989 a 1992. Disputou a Prefeitura em 92, mas foi derrotado pelo prefeito Dix-huit Rosado.

A vacinação contra a gripe influenza tem ponto extra em Mossoró neste sábado, 12, que funcionará na Escola Raimunda Nogueira do Couto, no bairro Santo Antônio, das 8h às 12h.

CIRURGIA

O médico Antônio Luiz Macedo, que cuida da saúde de Bolsonaro, diz que o ex-presidente voltou a sofrer complicações por causa da facada durante a campanha de 2018. São dores, dificuldades para comer e na digestão, por conta de uma distensão intestinal. Será necessária nova cirurgia.

BETINHO

Hoje está completando 1 ano da partida do amigo Betinho Rosado. Homem bom, inteligente, de caráter, político competente e honrado. Faz muita falta. A família convida os amigos para a missa de um ano de saudade, na Igreja de São José, às 17h.

LOTERIA

O Governo do RN vai criar o serviço público de loteria e o Fundo Estadual da Loteria. O projeto de lei propõe que a exploração dos serviços lotéricos seja feita pelo Estado ou por meio de concessões ou credenciamentos. O projeto vai tramitar em regime de urgência na Assembleia Legislativa para ser aprovado ainda este ano.

LOTERIA II

Conforme a proposta do governo, os recursos arrecadados com as apostas da loteria estadual deverão ser aplicados em áreas como segurança pública, habitação popular, ciência e tecnologia, e seguridade social.

Jair Bolsonaro gravou mensagem do leito do Hospital Rio Grande, em Natal
Cedida

Como uma barragem reconstruiu a vida de moradores do Seridó

DO SERTÃO AO MAR | Oiticica desalojou milhares de pessoas, mas trouxe infraestrutura, oportunidades e esperança

“O sertão vai virar mar / Dá no coração / O medo que algum dia / O mar também vire sertão”. O poder da transformação humana perante a vastidão da natureza foi retratado na canção Sobradinho pela dupla Sá e Guarabyra em 1977. A composição se tornou símbolo do avanço de grandes obras de infraestrutura, sobretudo, as barragens, que mudaram radicalmente a paisagem dos sertões brasileiros.

No Estado do Rio Grande do Norte, moradores do antigo distrito de Barra de Santana viveram de perto essa experiência, passados 34

anos do lançamento da música.

No ano de 2013, o início da construção da barragem de Oiticica viria a desapropriar uma área com mais de 12 mil hectares na região do Seridó potiguar, que compreende os municípios de Jucurutu, São Fernando e Jardim de Piranhas. Quase 4 mil pessoas tiveram de se deslocar em razão do barramento do Rio Piranhas para a implantação de um reservatório imenso, com capacidade de reter 742 milhões de metros cúbicos de água. Era o mar que salvaria da sede e da seca a população

de uma das regiões mais suscetíveis ao processo de desertificação no Brasil.

O pecuarista e agricultor Reinaldo Pereira de Araújo, 68 anos, nasceu e morou em Barra de Santana, onde criou seus quatro filhos. Ele contou que a água bruta do rio Piranhas era encanada diretamente para as casas. “Teve uma época que a gente descia uma bomba pra ir buscar água, longe, longe, porque tinha secado o rio, e não tinha água. Era difícil”, recordou.

Ainda que fosse um distrito urbano, com indústrias de alimentos, padarias, ofi-

cinas e serviços, Barra de Santana era um zoneamento sem abastecimento de água potável ou tratamento de esgoto. Atendendo aos pleitos dos moradores, o Governo do Estado do RN paralisou as obras da barragem até que fossem definidos acordos de indenização.

Além de restituições financeiras que totalizaram R$ 60 milhões em indenizações, foi pactuada a construção de uma Nova Barra de Santana e outras três agrovilas. Para acomodar as famílias com dignidade em locais seguros, foi fornecida toda a infraestrutura: ener-

gia elétrica, água tratada, saneamento, coleta seletiva e acesso por rodovias. Nova Barra de Santana recebeu financiamento de quase R$ 60 milhões do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), e apoio do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS). Três modelos de indenização foram previstos: compensações monetárias com o Governo do Estado comprando os lotes que seriam alagados; permuta das antigas residências por imóveis novos de tamanho equivalente; e a permuta mista,

que incluía troca de casa mais pagamento indenizatório, para as pessoas que se enquadraram como comerciantes e prestadores de serviços. Foi o caso de Érica Naiara Gomes Fernandes, 31 anos.

“Meu avô era um dos maiores proprietários de terra dentro da Barra Velha e a gente vivia da agricultura familiar, criando gado e outros animais. Lá eu tinha uma açaiteria que abria só à noite, como uma renda extra. Agora, aqui em Barra Nova, eu montei uma estrutura toda moderna e vivo disso hoje”, contou.

Reassentamento rural: o quintal produtivo das agrovilas

O fechamento total das comportas da barragem de Oiticica ocorreu em novembro de 2024, após a conclusão dos reassentamentos. Cerca de 217 famílias foram reassentadas em Nova Barra de Santana. Outras 115 famílias de proprietários e produtores rurais foram reassentadas nas agrovilas de Jucurutu, São Fernando e Jardim de Piranhas.

De acordo com o engenheiro ambiental do Consórcio QS Oiticica, Luiz Fernandes, foi acordado com o governo do Estado que os trabalhadores rurais sem terra, atingidos pela construção da barragem, ganhariam imóveis próprios nas agrovilas. “Temos uma agrovila por município. Este é conside-

rado o maior projeto de desapropriação e reassentamento para agricultura familiar no estado”, afirmou.

Nas agrovilas, os terrenos têm uma casa e um quintal produtivo. Todas as casas têm saneamento básico, tratamento de água, e condição de vida digna para as famílias, além de lotes coletivos para produção. “Quem não tinha terra, nem condição de produção, hoje tem casa, tem terra e sustenta sua família com a agricultura familiar”, ressaltou Luiz Fernandes. “Manter essas famílias em agrovilas foi prevenir que essas famílias sem terra não se tornassem moradores de rua em zoneamentos urbanos”, completou.

Moradores tiveram a vida reconstruída em novas comunidades

Outras perspectivas de vida

Para essas pessoas que tinham comércios ou prestavam serviços em suas antigas residências em Barra de Santana, o governo do Estado viabilizou a construção de 22 boxes para criar um centro comercial no novo distrito. Por ali já foram instaladas sorveterias, lojas de roupas e salões de beleza. Na quadra do setor institucional, ficam os serviços de educação (escolas e cre -

ches) e saúde (postos de atendimento). Há também um ginásio esportivo coberto para os eventos da comunidade. O contraste entre a antiga e a nova Barra trouxe outras perspectivas de vida para Érica, que está esperando o segundo filho. “Pretendo continuar aqui. Penso muito no turismo que vai crescer por causa da barragem de Oiticica. Pretendo fazer meu empre-

endimento crescer, para que as pessoas, ao visitarem o complexo, encontrem um bom acolhimento na Nova Barra”, adiantou a empreendedora.

Muitas famílias, como a de Reinaldo, ainda são proprietárias de terras em locais secos no entorno da barragem. Todos os dias, o pecuarista vai de madrugada para o seu sítio em São Fernando cuidar de seus animais e cultivos.

Apesar de manter a mesma rotina, Reinaldo faz uma ressalva: “A diferença é grande, aqui a casa é boa”, comentou.

“Lá na Barra onde eu morava, a minha casa talvez valesse uns R$ 20 mil. Essa casa aqui, quando eu cheguei, foi avaliada em R$ 100 mil. Esse alpendre fui eu que fiz”, apontou. “Fiz a murada, fiz um telhado, fiz outro quarto lá pra trás”, emendou Reinaldo.

Diferença entre salário de homens e mulheres recua 0,42%

IGUALDADE SALARIAL | Média salarial de mulheres no RN é de R$ 2.273,30, contra R$ 2.809,50 dos homens

O3º Relatório de Transparência Salarial e Critérios Remuneratórios divulgados pelo Governo Federal apontam que a separação entre o salário de homens e mulheres diminuiu no Rio Grande do Norte. Desde a última pesquisa, em setembro de 2024, a diferença caiu em 0,42%. Em 2024, homens recebiam 19,51% a mais. Agora, a defasagem é de 19,09%. De acordo com o relatório, a média salarial de mulheres no Rio Grande do Norte é de R$ 2.273,30, contra R$ 2.809,50 dos homens. No Brasil, a disparidade ainda é alta: 20,87%, com um aumento de 0,18% desde o último relatório. O fator racial também segue como um dos maiores desafios no diagnóstico nacional. Por exemplo, mulheres negras ganham, em média, R$ 2.864,39 enquanto mulheres não negras recebem R$ 4.661,06, ou seja, 38% a mais. Na Bahia, mulheres negras ganham, em

média, R$ 2.079,93, e mulheres não negras recebem R$ 2.651,56. Uma diferença de 21,6%.

Um dado positivo mostrado pelo 3º Relatório de Transparência Salarial é que houve um crescimento de 18,2% na participação das mulheres negras no mercado de trabalho. O número passou de 3,2 milhões para 3,8 milhões de mulheres negras empregadas.

Em relação ao número de estabelecimentos com no máximo 10% de mulheres negras, houve uma queda na comparação com os dados de 2023, saindo de 21.680 estabelecimentos para 20.452 em 2024. Outro ponto positivo é o aumento na quantidade de estabelecimentos em que a diferença é de até 5% nos salários médios e medianos para mulheres e homens.

A porcentagem da massa de todos os rendimentos do trabalho das mulheres, entre 2015 e 2024, variou de 35,7% para 37,4%. “Essa relativa estabilidade decorre das remunerações menores das mulheres, uma vez que o número delas no mercado de

trabalho é crescente”, pontuou Paula Montagner, subsecretária de Estatísticas e Estudos do Trabalho do MTE. O número de mulheres ocupadas aumentou de 38,8 milhões em 2015 para 44,8 milhões (6 milhões a mais) em 2024, já o de homens subiu de 53,5 milhões para 59 milhões (5,5 milhões a mais) no mesmo período.

O relatório também aponta que as mulheres diretoras e gerentes recebem 73,2% do salário dos homens, enquanto as profissionais em ocupação de nível superior recebem 68,5% do salário deles. Já as trabalhadoras de serviços administrativos recebem 79,8% dos salários dos homens. Quanto às unidades da Federação, o relatório revela que as menores desigualdades salariais do país estão em Pernambuco (9,14%), Acre (9,86%), Distrito Federal (9,97%), Piauí (10,04%), Ceará (10,21%) e Alagoas (11,08%). Na outra ponta, estão os estados do Paraná (28,54%), Espírito Santo (28,53%), Santa Catarina (27,96%) e Rio de Janeiro (27,82%).

SEntr E a Pr E s E nça E o rE s PE ito: um cons E lho d E Kaf K a P ara P ais E filhos

que filhos não são enigmas a serem decifrados, mas histórias em construção — histórias que precisam de leitores atentos, não de juízes impacientes.

Atualmente, estou lendo “Carta ao Pai”, de Franz Kafka. O texto é uma espécie de desabafo de um filho que nunca conseguiu se comunicar verdadeiramente com o pai. Kafka descreve uma figura paterna autoritária, sempre presente fisicamente, mas emocionalmente distante. Ele escreve com a dor de quem cresceu tentando ser compreendido, sem conseguir atravessar o muro do silêncio e do medo. Muitas reflexões estão me vindo à mente a cada página. Desde minha relação com meu falecido pai (que em muito tem de semelhante ao pai do escritor tcheco) até os depoimentos que escuto, há quase uma década, como professor do componente “Projeto de Vida”. Pensei em quantos jovens de hoje vivem o oposto: pais que, em nome do respeito à individualidade, afastam-se demais. Pais que dizem: “Meu filho tem seu espaço”, “Respeito acima de tudo a privacidade do meu filho”, e em detrimento a esse aparente respeito, não sabem quem seus filhos seguem nas redes sociais, o que assistem, com quem conversam, o que sentem. A fronteira entre o respeito e o abandono pode ser sutil.

Recentemente, viralizou na internet a minissérie “Adolescência”, da Netflix, que traz à tona essas contradições. Acompanhamos pais perdidos diante do universo digital dos filhos, enquanto adolescentes clamam — às vezes com silêncio — por alguém que os veja de verdade. O que está em jogo, afinal, não é vigiar, mas participar. E participar não é invadir.

Filhos, seus pais também estão tentando. Muitas vezes se carrega a sensação do que vocês estão vivendo certos desafios pela primeira vez na vida. E isso é fato. Mas seus pais também podem estar vivenciando o que vocês estão passando pela primeira vez também. Entendam que seus pais cresceram em um mundo analógico, em que a intimidade era física e a presença era silêncio. Talvez por isso tenham dificuldade de entender que hoje a dor também se posta, que a alegria vem em stories, e que às vezes é no feed que se esconde um pedido de socorro.

Como professor de Filosofia e Projeto de Vida, tenho aprendido todos os dias que a comunicação é a ponte mais difícil de construir — e também a mais necessária. Não é preciso concordar em tudo. Mas é preciso estar disposto a ouvir e a ser ouvido. Kafka talvez tivesse escrito outro tipo de carta, com menos dor, sem tanta culpa, se tivesse sido escutado.

Que nenhuma carta precise ser escrita quando um simples “vamos conversar?” ainda seja possível.

Pais, seus filhos não precisam de um detetive. Precisam de um apoio constante que os valorizem e os compreendam por meio do diálogo. Mas diálogo exige tempo, escuta e paciência. Não é perguntar “como foi na escola?” enquanto se está vidrado ao celular. É saber fazer silêncio quando for preciso, e também insistir em perguntar na hora certa. É entender

CONEXÕES QUE

FAZEM A DIFERENÇA

Na secretaria do Colégio Simples, também tem espaço para boas conversas e momentos de descontração. entre sorrisos e trocas espontâneas, os alunos aproveitam o ambiente acolhedor para fortalecer vínculos que tornam a rotina escolar ainda mais leve e significativa. No dia a dia da escola, os encontros ganham novos sentidos — seja no intervalo ou entre uma atividade e outra, o convívio saudável e o clima leve criam espaço para trocas que vão além do conteúdo das aulas. Sorrisos, conversas e vínculos verdadeiros também fazem parte da aprendizagem.

UM MOMENTO DE PAUSA

E SIGNIFICADO

O Colégio Simples respeita todas as crenças e valoriza o espaço para diferentes expressões de fé. Às quartas-feiras, durante o intervalo, um grupo de alunos se reúne espontaneamente para momentos de reflexão e leitura da Palavra de Deus. A iniciativa partiu dos próprios estudantes e reflete o ambiente de liberdade, acolhimento e escuta que a escola se propõe a cultivar no dia a dia.

OBJETOS QUE CONTAM HISTÓRIAS

Durante o Projeto Vida, os alunos foram convidados a trazer objetos que despertassem memórias afetivas ou que representassem partes importantes de quem eles são. Na atividade, cada escolha virou ponto de partida para conversas cheias de significado, resgate de boas lembranças e reconhecimento da própria trajetória. e ntre fotos, livros, medalhas e símbolos de afeto, surgiram histórias que aproximam e emocionam.

P o R S a NDR o C o CC o

Mossoró

Jornal

Domingo de Ramos abre programação da Semana Santa

ADiocese de Mossoró divulgou a programação da Semana Santa na Catedral de Santa Luzia. As celebrações começam neste domingo (13) e se estenderão até o domingo da semana seguinte (20). A Semana Santa, maior solenidade da Igreja Católica, é uma data litúrgica na tradição cristã que marca os sete dias que antecipam a Páscoa. É iniciada com o Domingo de Ramos.

A Diocese destaca que a Semana é uma grande história do amor de Deus pela humanidade. “Nela relembramos o trajeto do Filho de Deus da cruz à ressurreição.

Nesse percurso deu aos homens lições salutares de serviço, silêncio, entrega e esperança para que todos tenham a vida eterna”, enfatiza a entidade.

O cronograma da Diocese aponta que no Domingo de Ramos haverá a bênção dos Ramos, seguida de procissão, que sairá do Parque Municipal Maurício de Oliveira, e Santa Missa em todas as paróquias e áreas missionárias da Diocese presidida pelos párocos e vigários, de acordo com a programação de cada uma.

Na Catedral de Santa Luzia, em Mossoró (RN), a programação começa 6h, Missa, às 8h20, com a bênção dos Ramos e procissão saindo do Parque Municipal Professor

em Mossoró

Mauricio de Oliveira para Catedral de Santa Luzia, onde será presidida a Santa Missa pelo Bispo Diocesano, Dom Francisco de Sales.

SEMANA

Ainda de acordo com a programação divulgada pela Diocese, na segunda-feira (14) e terça-feira (15) haverá missa na Catedral de Santa Luzia, a partir das 17h30. Já na quarta-feira (16) da Semana Santa ocorrerá a Procissão do Encontro nos bairros Doze Anos, Alto da Conceição e Paredões. O Encontro das imagens será no adro da Catedral de Santa Luzia, às 20h.

A quinta-feira (17) contará com a Missa do Crisma, Bênção dos Óleos e Consagração do Crisma, às 8h30. Já às 17h e às 19h acontecerá a Missa Vespertina da Ceia do Senhor. A primeira na Capela de Santa Luzia (Ilha de Santa Luzia) e a segunda na Catedral (preside Dom Francisco de Sales).

A sexta-feira da Paixão (18), feriado nacional, terá a Via Sacra. Ela está marcada para as 7h. O dia ainda contará com a Sexta-feira da Paixão do Senhor, na Catedral de Santa Luzia e Procissão do Senhor Morto para a Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no centro da cidade. No sábado (19) ocorre a Vigília Pascal na Noite Santa, na Catedral de Santa Luzia, e será presidida

CELEBRAÇÃO / A Semana

Santa é a maior solenidade da Igreja Católica; começa no Domingo de Ramos e encerra no Domingo de Páscoa

A Semana Santa é o momento que os cristãos relembram e celebram a última semana da vida de Jesus Cristo por Dom Francisco de Sales. Por fim, no Domingo de Páscoa (20), a programação contará com missas ao longo do dia na Catedral de Santa Luzia e nas Capelas de São Vicente e Santa Luzia.

HISTÓRIA

A Semana Santa é o momento que os cristãos relembram e celebram a última semana da vida de Jesus Cris-

PROGRAMAÇÃO SEMANA SANTA EM MOSSORÓ

DIA 13/4/2025 – DOMINGO DE RAMOS DA PAIXÃO DO SENHOR

6h – Missa na Catedral de Santa Luzia

7h – Missa na Capela de São Vicente

8h20 – Bênção dos Ramos e Procissão (saindo do Parque Municipal

Professor Mauricio de Oliveira- Centro de Mossoró (RN) Missa na Catedral de Santa LuziaPreside - Dom Francisco de Sales (Bispo Diocesano)

11h – Missa na Catedral de Santa Luzia

17h – Missa na Capela de Santa Luzia (Ilha de Santa Luzia)

19h – Missa na Catedral de Santa Luzia

Dias 14 e 15/4/2025 – SEGUNDA E TERÇA-FEIRA

17h30 – Missa na Catedral de Santa Luzia

DIA 16/4/2025 QUARTA-FEIRA DA SEMANA SANTA

17h30 – Missa na Catedral de Santa Luzia

Procissão do Encontro:

- Cruz – saída da Igreja Matriz de São João Batista.

- Bom Jesus dos Passos- saída da Igreja do Alto da Conceição

- Nossa Senhora das Dores – saída da Igreja Matriz de São José.

20h- Encontro das imagens no adro da Catedral de Santa Luzia

DIA 17/4/2025 – QUINTA-FEIRA SANTA

8h30- Missa do Crisma – Bênção dos Óleos e Consagração do Crisma Catedral de Santa Luzia (preside Dom Francisco de Sales)

17h – Missa Vespertina da Ceia do Senhor – Capela de Santa Luzia (Ilha de Santa Luzia)

to. Passa por sua prisão, crucificação e ressurreição. Os eventos dessa semana são parte do que os cristãos chamam de Paixão de Cristo. Cada dia da Semana Santa tem um significado distinto na liturgia cristã. O Domingo de Ramos marca a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e sua recepção como rei. A Segunda-Feira Santa ficou marcada por du-

19h – Missa Vespertina da Ceia do Senhor – Catedral (preside Dom Francisco de Sales)

* Adoração ao Santíssimo Sacramento até às 21h30.

DIA 18/4/2025 – SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO DO SENHOR

7h- Via Sacra

15h – Sexta-feira da Paixão do Senhor - Catedral de Santa Luzia Procissão do Senhor Morto para a Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Centro de Mossoró (RN)

DIA 19/4/2025 – SÁBADO SANTO

19h – Vigília Pascal na Noite Santa - Catedral de Santa Luzia (preside Dom Francisco de Sales)

DIA 20/4/2025 – DOMINGO DE PÁSCOA

6h- Missa do Domingo da Páscoa na Ressurreição do Senhor –

Catedral de Santa Luzia

7h- Missa do Domingo da Páscoa na Ressurreição do SenhorCapela São Vicente

9h – Missa do Domingo da Páscoa na Ressurreição do Senhor -

Catedral de Santa Luzia

11h- Missa do Domingo da Páscoa na Ressurreição do SenhorCatedral de Santa Luzia

17h- Missa do Domingo da Páscoa na Ressurreição do SenhorCapela de Santa Luzia (Ilha de Santa Luzia)

19h – Missa do Domingo da Páscoa na Ressurreição do Senhor -

Catedral de Santa Luzia.

as ações de Jesus Cristo: expulsar os vendilhões do templo e realizar ações de cura nas pessoas. Na Terça-Feira Santa, Jesus sofreu uma emboscada de líderes religiosos, e foi ao Monte das Oliveiras com seus discípulos. Não há relatos do que Jesus teria feito na QuartaFeira Santa. Na Quinta-Feira Santa, Jesus reuniu-se com os seus discípulos, tendo com eles a Última Ceia. Já na Sexta-Feira Santa, Jesus foi julgado, condenado, torturado e crucificado. Pela tradição, Sábado de Aleluia aponta que o corpo de Jesus foi levado para o túmulo e seus discípulos foram lamentar a sua morte. Por fim, o Domingo de Páscoa é dia da ressurreição de Jesus Cristo e momento em que Ele fez diversas aparições.

O Município de Portalegre/RN, através da Prefeitura Municipal de Portalegre/RN, e por intermédio do Pregoeiro, designado pela Portaria n.º 004/2024 – GP/PMP, torna público que às 08h00min do dia 29 de abril de 2025, fará realizar licitação na modalidade Pregão Eletrônico nº 012/2025, tipo Menor preço por item, para Registro de Preços para Aquisição de combustíveis necessários ao abastecimento da frota de veículos pertencentes ao Município de Portalegre/RN, com fundamento na Lei nº 14.133/2021, Decreto Municipal nº 688, de 26 de dezembro de 2023, do Decreto Municipal nº 695, de 27 de dezembro de 2023, da Lei Complementar nº 123/2006 e demais normas que regem a matéria e as exigências estabelecidas no Edital. A sessão pública será realizada no site www.portaldecompraspublicas. com.br, com entrega das Propostas a partir da publicação desta licitação e abertura das Propostas para 29 de abril de 2025, às 08h00min. O Edital e seus anexos encontram-se à disposição dos interessados nos sítios: www.gov.br/pncp, www.portaldecompraspublicas.com.br, www.portalegre.rn.gov.br, pedido pelo e-mail: licitportalegre@gmail.com, ou na Sala de Licitações da Prefeitura Municipal de Portalegre/RN, sito a Rua José Vieira Mafaldo – 122 – Centro – Portalegre/RN – CEP.: 59.810000, a partir da publicação deste Aviso.

Portalegre/RN, 11 de abril de 2025. EUFRÁSIO DANTAS ROCHA JÚNIOR Pregoeiro Municipal Portaria nº 004/2024 – GP/PMP

Cedida/Divulgação

Gente De fato

MARILENE PAIVA

Feliz aniversário à ginecologista nota mil Dra. Veruska Mendonça. Parabéns!

BETINHO ROSADO - UM ANO DE SAUDADE

“Na saudade, cultivamos um jardim de recordações que florescem eternamente". Hoje, 12 de abril, há exato um ano, o coração do ex-deputado Betinho Rosado parava de bater e enlutava familiares e uma legião de amigos. E, ainda consternados, Meire Simone, Beto, Roberto, Cristina, noras e netos convidam para a missa de um ano em memória do grande homem e amigo que Betinho foi. A celebração será às 17h na Igreja São José, em Mossoró.

marilene.paiva@gmail.com

INTERINA

Todos os vivas à querida Helena Godeiro, aniversariante festejada de hoje. Saúde, paz e felicidades!

O domingo inteiro de festa para Iara de Menezes Chaves, que celebra a data em família. No click, na companhia do mui amado Nelson Chaves. Felicidades!

Stênio Max, Eronildo Pereira, Anderson Buxexa, Alvanilson Carlos e Karume Nascimento no comando do Camarote Estação by Vai de Bet, no lançamento do espaço mais estourado do MCJ 2025.

A imortal Isaura Amélia recebendo da prima Sonali o livro “Café da Tarde”, que conta a história da família de Dixneuf e Odete Rosado. Queridas!

“Hoje sou a saudade imperial Do que já na distância de mim vi... Eu próprio sou aquilo que perdi...”

Pessoa

UAU!

“Chrystian de Saboya, que faz as festas mais incríveis que o seu coração possa alcançar, vai lançar Coleção 2025/26. Aguardem! Novas peças exclusivas para suas festas e eventos. Garimpo feito por todo o país.” Ele arrasa! Expectativas das melhores.

CHAMPANHE NO GELO

Festejam idade nova hoje: Andiro Clayton, Paulo Nogueira da Costa, Larissa Newton, Andréia Nogueira, Launny Fernandes, Tânia Bezerra, Sidnei Pessoa, Daniel Chaves Maia, Veruska Mendonça, Leopoldo Rosado, João Pedro, Maria Mendes e Carlos Yuri Pedrosa. Parabéns!!! Antecipamos as felicitações pela passagem de aniversário no domingo, 13: Eduardo Freire, Flávia Morais, Dora Nogueira, Luana Saraiva, Dedeu Guerra, Dhayanne Kemellyn, Denis Rodolfo, Rina Márcia Ciarlini, Raquel Andrade, Iara de Menezes Chaves, Francisco de Assis Nascimento, Josiane Vieira, Gilson Queiroz, Soraya e Somaya Mendes, Francisco Wilson Nogueira, Liédja Lago, Jane Sobreira Benevides e Andréia Costa. Parabéns! Felicidades

Fotos:
Fernando
ORPHEU

Jean Rodrigues

Instagram e Facebook @colunistajeanrodrigues

de Reubem, e filho do casal Raimundo e Alcineide. O marítimo reúne amigos pra celebrar a vida. Parabéns ao amigo ser de luz.

Feliz aniversário dia 17 à minha irmã religiosa Naire Rodrigues. Mãe de Jadson e João Henrique, amada de Jonas França. Filha da saudosa Maria Rodrigues e avó de Júlia. Parabéns com gratidão, mana.

Obrigado ao amigo odontologista Dr. José Bento, profissional excelente em serviços dentários na sua Clínica Saúde Bem-Estar. Centro - Areia Branca.

Família unida e feliz da primeira-dama aniversariante do dia 9, Joseana Cunha, esposa do prefeito Souza Neto e mãe do escritor Leonan e do advogado Lucas. Felicidades, parabéns com saúde e paz.

Os vivas à enfermeira Verônica Pedrosa, amada do médico Bruno Filho. Mãe da médica Luana, da odontóloga Liane e do piloto de aviação Breno. Tudo de bom sempre, amiga.

Casal aniversariante Francisco José e Lourdes Maria. Vida longa aos pais do prefeito de Mossoró Allyson Bezerra, que lançou pelo 3º ano em Natal a programação do MCJ 2025. Ao sucesso.

Prefeito Souza Neto, a secretária de saúde Lidiane Garcia e equipe realizaram uma manhã especial na CMAB no Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Ocasião da assinatura do projeto de lei e ordem de serviço para construção do Centro de Terapia ABA, para crianças e adolescentes com Transtorno do

Hoje é noite de pagode SEMSA na Intense Hall, na BR-110. Point do casal empresarial da SuperNet, Cleidemberg Tavernard e Cristiane. Vamos ser felizes no pagode.

Escola Municipal Raimunda Nogueira do Couto será ponto de vacinação hoje

Saúde / Além da vacina contra a influenza, também estarão disponíveis todas as vacinas que integram o calendário de rotina

Com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal em Mossoró, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Setor de Imunizações, está ampliando os pontos de vacinação durante o fim de semana. Neste sábado, 12, a Escola Municipal Raimunda Nogueira do Couto, localizada no bairro Santo Antônio, será um dos pontos de oferta dos imunizantes.

A população poderá ir até o local, que estará aberto das 8h às 12h, levando um documento com foto e a caderneta de vacina. Na ação social promovida na escola, serão disponibilizadas vacinas contra Influenza, dengue, covid-19, entre outras que integram o calendário de rotina previsto pelo Ministério da Saúde. O objetivo desta ação é integrar a comunidade escolar e imunizar o maior

número de pessoas possível. Além da ação realizada na Escola Raimunda Nogueira do Couto, neste sábado também será realizada mais uma ação no bairro Abolição III. Das 8h às 16h, a Unidade Básica de Saúde Dr. Lucas Benjamim estará aberta, com a oferta de todas as doses disponíveis no calendário de vacina. No local, vai ocorrer a ação “Saúde em Dia”, na qual também serão disponibilizados outros serviços para a população.

Durante a 10ª Feira de Empreendedorismo das Pessoas com Deficiência e Familiares, que acontecerá neste sábado e no domingo, 13, na Estação das Artes Elizeu Ventania, o público presente no evento também vai ter a oportunidade de se imunizar. No local, as vacinas ficarão disponíveis das 16h às 22h, nos dois dias de evento.

A vacinação na Escola Raimunda Nogueira do Couto ocorre das 8h às 12h

O coordenador do setor de Imunizações do Município, Etevaldo de Lima, reforça que a escolha dos pontos extras durante o fim de semana é estratégica e visa alcançar o maior número de pessoas. Essas ações têm sido bem aceitas pelos mossoroenses, uma vez que, somente no último fim de semana, foram aplicadas 771 doses de vacinas.

Deste total, a maior parte, 475 doses foram de vacinas contra a Influenza. Outras

187 doses de vacinas contra Covid-19 e 109 vacinas de rotina também foram aplicadas no dia de mobilização. Desde o mês de março a Secretaria Municipal de Saúde vem intensificando as ações de vacinação durante os fins de semana, ampliando os pontos de oferta e levando-os para vários bairros de Mossoró. “Tivemos uma ótima adesão por parte da população com postos de vacinação extras funcionando em dia e

horário alternativos. Montamos uma estratégia para atender populações de diferentes áreas do município. Seguimos avançando nas estratégias para aumentar a cobertura vacinal no nosso município. Nosso objetivo é levar vacinas ao maior número de pessoas possível e consequentemente mantê-las protegidas, garantindo saúde para todos. Convidamos a população a se fazer presente para se vacinar contra In -

fluenza e outras doenças”, disse Etevaldo de Lima.

INfluENzA

Nesta semana, Mossoró recebeu um novo lote com 8.350 doses de vacinas contra a Influenza. Com isso, houve ampliação do estoque para a Campanha de Vacinação contra Influenza que iniciou na semana passada. A vacinação acontece de acordo com grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Atualmente, 17 grupos são prioritários para receber o imunizante. Etevaldo de Lima, coordenador do setor de Imunizações do Município, reforça que é importante que os públicos-alvo desta campanha compareçam aos pontos de vacinação. "É importante que a população que se encaixa em um dos públicos compareça à UBS para se proteger contra a Influenza”, disse.

Todos os vivas hoje ao piloto de náutica, Robson Azevedo. Irmão
O
Espectro Autista. Associação Elo parceira e presente.
Divulgação
Fotos

Programa Uern Cultura Viva levará ações culturais e artísticas para comunidades

Cultura / Lançamento será o no dia 15 de abril, data em que é celebrado o Dia Mundial da Arte

Expressar-se por meio da arte é algo que o homem faz desde seus primórdios. Apenas a forma de fazê-lo se modificou ao longo do tempo. No entanto, a arte e a cultura continuam sendo imprescindíveis para o desenvolvimento humano, social e intelectual. Dessa forma, qualquer iniciativa que promova essas formas de expressão e que conecte as pessoas deve ser celebrada.

Pensando nisso, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), por meio da Próreitoria de Extensão (Proex), realizará o programa “Uern Cultura Viva”, ação estratégica de extensão que visa estimular e fomentar a cultura e a arte no Rio Grande do Norte.

“Esse programa vai democratizar cada vez mais a arte e a cultura. Nós chegaremos mais perto de vocês, levando o que a gente faz de melhor: além da formação técnica, a formação humana e cidadã que passa, sim, pela arte e pela cultura”, comentou Cicília Maia, reitora da Uern.

O programa prevê a integração entre projetos e ações realizados pela Universidade, nos campos da arte e da cultura, com

iniciativas desenvolvidas em todo o Estado por meio de grupos artísticos, companhias de teatro, mestres da cultura, grupos musicais, dentre outros.

“Nesse primeiro momento, o programa surge com algumas ações provocadas pela Universidade, como o lançamento de um edital específico com bolsas para estimular ações artísticas e culturais na universidade, e também o acordo de cooperação com grupos artísticos do Estado”, comentou o pró-reitor de extensão da Uern, Esdras Marchezan.

As ações serão possíveis graças a parceiros como o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Cultura, Fundação José Augusto e Secretaria Estadual de Educação, além de prefeituras municipais. O programa está alinhado com o Projeto de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Uern, e também com as metas dos planos estadual e nacional de cultura, além dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

O lançamento do programa “Uern Cultura Viva” acontecerá no Pátio da Reitoria da Uern, no Centro de Mossoró, no dia 15 de abril, data em que se celebra o Dia Mundial da Arte.

e quipamento permitirá a realização de atividades culturais em localidades distantes do centro urbano

Estrutura levará arte e cultura para comunidades distantes do centro urbano

Dentro dessa proposta de difundir a cultura, a Uern adquiriu, por meio de uma parceria com o Ministério da Cultura, o MovCEU, equipamento cultural móvel que levará movimentos artísticos e culturais para diversos pontos da cidade, por meio de ações itinerantes. Somente com a compra deste equipamento, a Uern investiu R$ 615.764,00. No

Rio Grande do Norte, somente a Uern e a Prefeitura de Serrinha dos Pintos possuem o MovCEU. A van conta com estúdio para produção e edição audiovisual, óculos de realidade virtual, biblioteca, palco montável, projetor e telão, além de recursos que permitem a realização de apresentações, cinema ao ar livre e oficinas de formação ar -

tística e produção cultural.

O intuito é poder levar essa variedade de atrações para as pequenas cidades, assentamentos rurais e populações tradicionais em territórios mais afastados.

“O MovCEU foi pensado como forma de facilitar a ida de ações e projetos até comunidades que não costumam ter tanto acesso a equipamentos culturais, e

ele tem todo um aparato que dá possibilidade de desenvolver um trabalho muito importante de democratização cultural e artística”, afirmou Esdras Marchezan.

Programação do MovC e U Neste ano, as ações do MovCEU estarão nas seguintes localidades: Sítio Pêga (Portalegre), Distri -

to de Soledade (Apodi), Assentamento Nova Esperança (Baraúna), Assentamento Rosa Luxemburgo (Carnaubais), Apanha Peixe (Caraúbas), Nova Barra de Santana (Jucurutu), Barreiras (Guamaré e Angicos). Ao longo de 2025, também haverá atividades nos municípios que possuem campus da Uern (Mossoró, Assú, Patu, Caicó, Na -

tal e Pau dos Ferros. Na programação, serão desenvolvidas atividades como: oficinas de leitura e contação de histórias; mamulengos; oficinas de audiovisual e fotografia; oficinas de elaboração de projetos culturais e empreendedorismo; mostras de audiovisuais; apresentações teatrais e de dança; apresentações musicais; e rodas de debates.

Rosalba Mo R ei R a Especial para o De Fato
Jornal de Fato
No Rio Grande do Norte, somente a Uern e a Prefeitura de s errinha dos Pintos possuem o MovC e U

Custos da ViolênCia

‘Rombo silencioso’ Estudioso publicou recente artigo em nível nacional apontado um gasto do Brasil de R$ 1 trilhão por ano por conta da criminalidade

“Quanto custa a violência ao Brasil?”. Esse foi o questionamento que o contador e professor universitário André Charone, que também é Mestre em Negócios Internacionais, buscou responder em um recente artigo publicado por ele. No material, o estudioso chama a atenção para o que ele chama de “rombo silencioso” e aponta, atribuindo dados ao Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), o gasto de R$ 1 trilhão por ano.

Para André Charone, quando se fala em violência no Brasil, o foco costuma estar nos números de homicídios, assaltos e crimes patrimoniais. Mas ele chama a atenção para o fato de que além de cada estatística policial, há também “um custo silencioso, invisível à maioria da população, mas, profundamente corrosivo para a economia nacional”.

O estudioso destaca que a violência custa ao Brasil cerca de 11% do PIB, ou seja, mais de R$ 1 trilhão por ano, aponta ele, atribuindo dados ao Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) e estimativas de impacto econô-

Material pontua que a conta não fecha e mostra ainda que a violência também tem impacto no setor privado, além de propor possíveis soluções

Material afirma que a conta não fecha

O material de André Charone, “Quanto custa a violência ao Brasil? O rombo silencioso de R$ 1 trilhão por ano”, publicado nesta sexta-feira (11), no site osul.com.br, pontua que, de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, o Brasil registrou 46.328 mortes violentas intencionais em 2023, o menor número desde 2011, mas ainda alarmante.

“Isso equivale a 22,8 homicídios a cada 100 mil habitantes, uma taxa ainda elevada para padrões internacionais. A cada assassinato, não é apenas uma vida que se perde. Segundo estimativas do Ipea – Instituto de Pesquisas Econômica Aplicada, cada morte custa em média R$ 1 milhão aos cofres públicos;

considerando gastos com sistema de saúde, previdência, segurança, processos judiciais e perda de produtividade. O total anual ultrapassa R$ 46 bilhões apenas com homicídios”, detalha o texto, acrescentando que “isso é apenas a ponta do iceberg”.

“Quando uma cidade enfrenta altos índices de violência, há desvalorização imobiliária, evasão escolar, retração do comércio e perda de produtividade nas empresas. Esse impacto indireto é ainda mais difícil de mensurar e mais profundo”, explica Charone. O material traz ainda que só em 2023, os governos federal, estaduais e municipais desembolsaram R$ 124,8 bilhões em segurança pública, com os

estados sendo responsáveis por mais de R$ 101 bilhões desse total.

“O número representa um crescimento em relação à década passada, mas ainda está longe de garantir uma sensação efetiva de segurança para a população. Esse gasto, porém, não abrange outros custos associados, como os da justiça criminal, sistema penitenciário e saúde pública. O SUS, por exemplo, gastou R$ 41 milhões em 2022 apenas com internações por ferimentos causados por armas de fogo, um número que não inclui atendimentos ambulatoriais, cirurgias de emergência, reabilitação e os custos psicológicos para vítimas e familiares”, frisa o material.

mico. “É quase como se o país perdesse um Estado de Minas Gerais inteiro em valor econômico, anualmente, apenas tentando lidar com os efeitos diretos e indiretos da criminalidade”, ressalta o especialista.

“Estamos falando de um dos maiores custos estruturais do Brasil. A violência compromete investimentos, afasta o turismo, pressiona os gastos públicos e impõe um custo altíssimo às empresas e famílias. É uma sangria constante que trava o desenvolvimento econômico”, analisa ele, que também é consultor financeiro e autor de livros e dezenas de artigos na área contábil, empresarial e educacional.

Violência também tem impacto no setor privado

A violência também é um peso para o setor produtivo. A afirmação também é do material de André Charone, disponibilizado ontem no site osul. com.br. O texto diz que, segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), empresas gastam, em média, 1,7% do PIB com segurança privada, o que representa aproximadamente R$ 170 bilhões por ano.

“São recursos que poderiam estar sendo investidos em inovação, expansão ou geração de empregos”, observa o material.

“Já vi empresas abandonarem regiões inteiras por conta da criminalidade. Isso afeta empregos, renda e arrecadação. A

violência distorce decisões empresariais e amplia ainda mais a desigualdade regional”, relata André Charone, que atua como consultor financeiro de negócios em todo o país.

O texto enfatiza que, além disso, empreendimentos localizados em áreas violentas sofrem com queda no fluxo de clientes, aumento do custo do seguro e rotatividade de funcionários. “A insegurança virou um fator econômico que pesa no balanço das empresas”, completa o estudioso na análise, que traz ainda pontos sobre o custo da violência para o futuro e que assevera que a violência não é apenas um

problema do presente, pois ela compromete o futuro.

“A violência afeta a educação, a empregabilidade e a mobilidade social. Ela é, ao mesmo tempo, causa e consequência da desigualdade. E qualquer país que queira crescer precisa enfrentar esse ciclo com seriedade”, afirma Charone, que defende que, embora o cenário pareça desanimador, há exemplos de que políticas públicas bem coordenadas podem fazer diferença. O material pondera que é possível reduzir drasticamente índices de criminalidade com estratégias que integram segurança, urbanismo, educação e uso de tecnologia.

Salmo Duarte/A Notícia
Custos da violência no Brasil vão além da segurança pública em si, segundo estudioso

Expansão no nordeste tem impactos sociais e territoriais

cRime oRganizado / Material publicado ontem em um site de notícias de Natal traz falas sobre o assunto atribuídas ao advogado Jeoás Nascimento dos Santos, que atua no Direito Militar

“Oavançodo crime organizado no Brasil tem se manifestado de forma preocupante e expandido sua atuação em regiões que há alguns anos não estavam sob o poderio desses grupos”. A afirmação é de um material publicado nesta sexta-feira (11) pelo site de notícias natalemfoco.com.br, ao reportar no texto que relatórios recentes do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) e de outras entidades de pesquisa destacam a ocupação territorial por organizações criminosas e os desafios enfrentados em diversos estados do Nordeste.

Segundo o material do

!Texto pontua que Brasil conta com 88 organizações criminosas e que o Nordeste é a região com maior concentração desses grupos delituosos

Texto lembra que em 2023 o RN enfrentou série de ataques atribuídos a uma facção criminosa

portal potiguar, nesses territórios, o crime organizado tem assumido o controle de comunidades inteiras e interferido diretamente na economia, no funcionamento do setor público e no sistema político. “A presença de facções criminosas afeta a segurança pública, impõe restrições à circulação de bens e serviços, desafia a autoridade estatal, já que

seus membros impõem suas próprias regras e exploram atividades ilícitas”, analisa trecho do texto.

O material diz que, de acordo com o estudo Segurança Pública e Crime Organizado no Brasil, publicado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), em 2024, o combate a essas organizações exige uma abordagem multifacetada, indo

Texto diz que número de homicídios está relacionado à atuação das organizações

“O número de homicídios está diretamente relacionado à atuação das orcrims”. É outro ponto reforçado pelo material intitulado “Expansão do crime organizado no Nordeste: ocupação territorial e impactos sociais”, publicado ontem no site de notícias com sede em Natal. O texto observa que a Bahia sofre com o aumento da presença de facções criminosas que disputam territórios e impõem seu controle sobre comunidades inteiras.

“Entre as principais organizações atuantes na Bahia estão: Bonde do Ma-

luco (BDM), considerada a principal facção local, fortemente envolvida no tráfico de drogas e extorsão; o Comando Vermelho que nos últimos anos tem expandido sua atuação no estado, o Primeiro Comando da Capital que atua em algumas regiões estratégicas da Bahia; e a Katiara, grupo criminoso regional com grande influência”, explica Jeoás Santos.

O material ressalta que nos dois outros estados, Pernambuco e Ceará, a atuação de facções locais têm forte influência tanto do PCC como do Comando

Vermelho e vem aumentando território e são conhecidas pela violência usada para aniquilar seus inimigos e disputa no controle do tráfico de drogas e de armas de fogo. Em Pernambuco temos Comando Litoral do Sul e no Ceará a Guardiões do Estado (GDE) e Massa Carcerária (também conhecida como Neutros, Tudo Neutro e TDN).

“Essas facções de atuação local vem impondo suas regras nas comunidades que atuam com a imposição de uma lei de silêncio entre moradores, partici -

além das ações policiais tradicionais. O texto do site sediado na capital do RN traz falas sobre o assunto atribuídas ao advogado, diretor de Relações Institucionais da Comissão Nacional de Direito Militar da Associação Brasileira de Advogados (ABA) e da Federação Nacional de Entidades Representativas de Praças (ANASPRA), Jeoás Nascimento dos Santos.

pação de membros na polícia, resgate de presos, ataques a empresas de internet com o objetivo de forçar as operadoras a repassarem à facção parte da mensalidade paga pelos clientes, entre outros crimes”, complementa o texto, lembrando que o Rio Grande do Norte enfrentou, em 2023, uma série de atentados atribuídos à facção criminosa Sindicato do Crime ou Sindicato do RN (SDC), que resultaram em ataques a prédios públicos, veículos e estabelecimentos comerciais, eventos que evidenciaram a capacidade de mobilização e o crescimento dessa organização regionalmente.

Medidas

“A redução dos índices no RN é um esforço da política de segurança e das ins-

Material pontua que Brasil conta com 88 organizações criminosas

O material traz que um relatório da Senappen (Secretaria Nacional de Políticas Penais), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, contabilizou que o Brasil conta, atualmente, com 88 organizações criminosas identificadas e catalogadas. Entre elas, 91% possuem poder financeiro independente e 98% estão presentes em unidades prisionais.

“A expansão do crime organizado no Brasil representa uma ameaça significativa à Segurança Pública e à soberania nacional. A ocupação de territórios por essas organizações compromete o desenvolvimento social e econômico, especialmente em regiões vulneráveis e que não tenham uma presença forte do Estado”, afirma ele.

tituições. Mas somente é suficiente para manter esses números se não houver uma articulação nacional e mudança na legislação reconhecendo que estamos vivendo uma guerra interna com vítimas inocentes, seja em relação ao número alarmante de homicídios, seja em relação a oportunidades para os jovens e crescimento do país”, explica o advogado Jeoás Santos, que defende a adoção de políticas públicas integradas com investimentos em inteligência policial e tecnologia, fortalecimento das instituições de segurança e do sistema penitenciário, além de ações de combate à corrupção dentro das forças de segurança e das instituições de governo, políticas públicas de inclusão social e desenvolvimento econômico.

“As facções criminosas mais relevantes no cenário nacional incluem: Primeiro Comando da Capital (PCC) que atua em 24 estados e no Distrito Federal, o Comando Vermelho (CV), com uma presença um pouco menor que a do PCC, a Família do Norte (FDN) que tem grande influência na região Norte, especialmente no Amazonas; o Terceiro Comando Puro (TCP) com presença no Rio de Janeiro e em alguns outros estados brasileiros; e, inúmeras milícias compostas por militares ou ex-militares”, observa o texto.

O material traz ainda que o Nordeste é a região com maior concentração das chamadas ORCRIMs (organizações criminosas), com 46 delas na região, sendo 21 com atuação na Bahia, “considerado o estado mais violento do Brasil com indicadores alarmantes de violência, sendo o segundo com uma taxa de 46,5 homicídios por 100 mil habitantes. Além disso, seis das dez cidades mais violentas do país estão na Bahia”, acrescenta o texto.

Ainda conforme o material, de acordo com dados do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, do Ministério da Justiça, a piora dos indicadores no Nordeste provocou uma mudança na geopolítica da criminalidade com um “top 3” dos estados mais violentos do Brasil formado por estados nordestinos: Bahia, Pernambuco e Ceará. “O número de homicídios nesses estados foi maior do que o de locais mais populosos, como São Paulo, Rio e Minas Gerais”, ressalta.

Pedro Trindade/Inter TV Cabugi

Fábio Oliveira

Fábio Oliveira

fabiowillard@hotmail.com

fabiowillard@hotmail.com

Além

O investimento para o acesso

CDdo horizonte

epois de cinco anos distante da divisão de elite, o Baraúnas volta e já enche seu torcedor de esperanças, ao carimbar seu passaporte para a semifinal do primeiro turno do estadual. Creio que este é um feito que nem mesmo o mais otimista torcedor leonino esperava, pois ficou além dos investimentos do clube. Sem caixa, o Leão faz malabarismo financeiro para contratar e manter os compromissos. Não tem cota de nenhuma competição regional ou nacional para poder contabilizar, e sua longa ausência esfriou de certa forma o mercado de investidores. Sorte que a marca e a massa que a conduz ainda é forte e, portanto, relevante para investidores. É fato que a luta principal de quem está retornando nas condições descritas acima, é manter-se na elite. O que mais conseguir, acaba sendo lucro. Agora, mais que uma final de turno, o Baraúnas tenta distanciar-se de qualquer ameaça de rebaixamento como também beliscar uma vaga na Série D, situação perfeitamente possível. Os próximos dias dirão muito sobre o horizonte tricolor desta e da próxima temporada.

omenta-se que a folha salarial do ABC bate a casa dos R$ 700 mil mensais. Se as contratações forem assertivas, o clube pode tirar proveito lutando diretamente pelo retorno à Série B, o que garantiria o reembolso de todo o investimento feito. Ainda seria a redenção, para amenizar os efeitos de um ano difícil, com eliminações precoces na Copa do Brasil e pré-Copa do Nordeste.

Com a folha em questão, o clube da capital se coloca entre as oito maiores folhas da Série C. Isso mostra que as divisões inferiores do Brasileirão vão ficando cada vez mais difíceis, com o sarrafo subindo a cada temporada. A Série B, por exemplo, que por muitos anos foi morada dos nossos dois principais clubes, hoje já é um sonho cuja estrada para se chegar tem inúmeros obstáculos a serem superados. Distanciamo-nos vez que pouco ou quase nada evoluímos em relação a outros clubes que se refizeram. Há uma longa jornada a ser trilhada de volta a melhor patamar para o futebol potiguar, mas possível de ser superada, com trabalho e gestão.

Imagem que marca

Imagem que marca

representava a

em torneio nos Osnildo, Cleilton, Marcos Cunha, Toinho (falecido).

Juventus do Bairro Paredões: Assis (Presidente falecido), Dalcivan (técnico), Adriano, Raílson, Cenir, Gilberto (falecido), Ivanaldo, Zé Neto (falecido) e Marcelo (dirigente); Bil Cambalhora, Zé Maria, Gato, Rusinho, Vander e Diassis.

A semana na história

A semana na história

O ex-jogador e atualmente treinador na Albânia, Sylvinho, completa neste sábado (12), 51 anos de idade. Quando atleta, foi lateral-direito, tendo jogado no Brasil apenas pelo Corinthians, de 1994 a 1999.

Quem aniversaria na próxima quinta-feira (15) é Neto Caraúbas, bom jogador de futsal. O caraubense tem história no esporte. Parabéns!

ANTÔNIO RIVELINO

CÉSAR FILHO

Bairro

Torcedor Flamengo

Bosque dos Pássaros

Torcedor da Vasco da Gama

Acabou esse jogo, vamos à final e agora vamos “chupar nosso sangue”

CHICO MASSAGISTA, comemorando vitória de uma equipe amadora. Dar o sangue pra vencer é normal, mas chupar o próprio sangue, nunca vi.

J OÃO CA R LO S, zagueiro do Potiguar.

O Rafael (goleiro) tem conta a pagar com o TG. Ele vai no Tribunal de Justiça amanhã”

Reformulação

Contra rebaixamento

O ABC já contratou 14 jogadores para a disputa da Série C. Uma grande reformulação em um elenco que pouco ou nada produziu no primeiro trimestre. O alvinegro estreia amanhã (13), fora, contra o São Bernardo-SP.

Na contagem geral, o Baraúnas está seis pontos à frente que o Potyguar Seridoense, com quem tem um confronto direito na casa do adversário no segundo turno. Pode chegar.

Complicou

Transmissão

Com seis pontos atrás do Santa Cruz, o Potiguar se complica na pretensão de garantir vaga na Série D de 2024. Com um time abaixo do montado ano passado, o alvirrubro frustra sua torcida e, creio, seus próprios dirigentes.

Complicou de novo

O narrador Marcos Lopes transmite, ao lado do repórter Rodrigo Ferreira, a estreia do ABC na Série C, contra o São Bernardo, em São Paulo. O torcedor poderá acompanhar as emoções pela Marcos Lopes TV no YouTube.

Pior que ver a vaga para a Série D distanciar-se, é enxergar no retrovisor clubes aproximarem-se em luta contra rebaixamento. A diferença de dois pontos para Força e Luz e Globo, e três para o Potyguar Seridoense, tira-se em uma rodada. É grave.

Paredão

Desorganização

A CBF vive um dos piores momentos de sua história em termos de organização. A fragilidade da Seleção Brasileira é um reflexo disso. A própria Série D teve início adiado, desta semana para a próxima, porque a entidade não cuidou de tudo a tempo.

O goleiro Edson, do Baraúnas, ainda mostra estar em excelente forma. Foi fundamental na classificação leonina, pegando finalizações e um pênalti, no segundo tempo, quando o jogo ainda estava 0 a 0.

Estreias

que se repete

Rejeitado pelo Potiguar, o atacante Wester vem se configurando no talismã leonino. Foi dele o golaço que abriu caminho para a vitória do Baraúnas, frente ao Força e Luz.

Emocionados

O América, que estrearia neste sábado (12), só entrará em campo no próximo fim de semana. Será no domingo (20), contra o Horizonte-CE, fora de casa. O Santa Cruz de Natal estreará em casa contra o Sousa, campeão paraibano.

Alexandres Tavares e Djalma Júnior, presidente e vice, respectivamente, do Potiguar, provocaram o Baraúnas, durante entrevistas. Acabaram dando vestiário ao rival, que soube utilizar o desdém como combustível de superação no primeiro clássico e agora, contra o Força e Luz.

Abril Verde

Combustível

O mês de combate ao sedentarismo terá programação especial dentro do Programa Viva Rio Branco, neste domingo (13). Com realização do CREF e em parceria com a Prefeitura, diversas atividades serão realizadas.

A dupla Alexandre/Djalma vem sendo bastante criticada. Teoricamente com mais dinheiro, o clube montou um elenco bem inferior ao que disputou a Série D, levando o alvirrubro a uma eliminação precoce, mas por si justificada.

Abril Verde II

Reconhecimento

Na avenida Rio Branco terá serviços como bioimpedância, aferição de pressão, teste de glicemia, massoterapia, ventosa terapia, aulão de dança, atividades recreativas, avaliação física, recreação infantil e passeio ciclístico infantil. Será das 15h às 19h.

Além de pedir a saída de Alexandre e Djalma, a torcida tem utilizado as redes sociais para pedir a volta de Márcio Mossoró, como dirigente. O torcedor não esquece o bom trabalho de MM8, que projetou o Potiguar, ano passado, dando calendário e grana.

fabio willard de oliveira
fabio willard de oliveira
Reprodução

Botafogo visita o Bragantino e busca segunda vitória no Brasileirão

FUTEBOL / Alvinegro carioca vem subindo de produção após um começo trepidante com o técnico português Renato Paiva; jogo será neste sábado

Red Bull Bragantino e Botafogo se enfrentam neste sábado, às 16h, no Nabi Abi Chedid, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro.

A equipe do interior paulista não teve um bom início de Série A, somando um empate e uma derrota na competição até agora.

A última vitória do clube da Red Bull em competições oficiais, aliás, foi ainda em 23 de fevereiro, contra a Ponte Preta, pelo Paulistão.

Já o clube carioca vem subindo de produção após

um começo trepidante com o técnico português Renato Paiva.

O clube carioca ganhou seus últimos dois compromissos e agora busca a trinca para tentar embalar sob o comando do novo treinador.

O time terá pelo menos duas mudanças em relação ao último jogo, no caso a entrada de Vitinho na lateral-direita e o retorno de Igor Jesus após cumprir suspensão automática na Taça Libertadores. Com isso, Mateo Ponte e Mastriani voltam para o banco.

De Letra

A provável formação será John; Vitinho, Jair, Barboza e Cuiabano; Gregore, Marlon Freitas e Savarino; Artur, Igor Jesus e Santí Rodriguez.

O Bragantino tem quatro desfalques:AgustinSant'Anna (lesão na coxa direita), Fabinho (estiramento na coxa esquerda), Fernando (tendinite patelar no joelho esquerdo) e Nathan Mendes (faz fortalecimento da articulação do joelho esquerdo).

O “Massa Bruta” busca a primeira vitória depois de empatar na estreia com Ceará (2x2) e perder para o

msantos@defato.com

Fluminense (1x2) na última rodada.

O time deve iniciar o jogo

Mundial de Clubes: Brasil é o segundo país que mais compra ingresso

Adois meses do início do Mundial de Clubes, o Brasil é o segundo país com mais ingressos vendidos para as partidas nos Estados Unidos. Apenas residentes do país-sede adquiriram mais entradas do que os brasileiros para o torneio, que contará com o formato inédito a partir deste ano. Além disso, na lista de jogos mais procurados pelos torcedores, o duelo entre Flamengo e Chelsea aparece no ranking no top 5. Os números foram revelados pela Fifa.

Ao todo, torcedores de 130 países adquiriram ao menos um ingresso para a competição. A posição do Brasil não surpreende, já que lidera o Mundial de Clubes no número de representantes – quatro times, sendo eles Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras.

Além do Brasil, a Argentina, outro país sul-americano, fecha o top 3 dos países com o maior número de interessados na competição. O ranking completo conta com: Estados Unidos, Brasil, Argentina, México, Canadá, Alemanha, Arábia Saudita, França, Japão e Espanha.

O duelo Flamengo x Chelsea foi o terceiro com mais ingressos vendidos no torneio. Antes dele, na primeira e segunda posição, aparecem os duelos do Boca Juniors com equipes europeias: na liderança, o confronto com o Bayern de Munique, no Hard Rock Stadium, em Miami; em segunda lugar, Boca x Benfica, no mesmo estádio, na estreia dos argentinos na fase de grupos.

Band transmite série c a rede bandeirantes oficializou que irá transmitir os jogos da série C do Campeonato brasileiro. a estreia da competição será neste sábado, 12, e o objetivo da emissora paulista é focar em praças com maior número de torcedores, como recife e Campinas, que contam com clubes de camisa como Náutico, Guarani e Ponte Preta.

Programação

a intenção da band é cobrir a “Terceirona” de forma regionalizada, exibindo duas partidas por rodada. as primeiras partidas transmitidas na abertura serão entre Figueirense x Ponte Preta e botafogo/Pb x Confiança/se, neste sábado, a partir das 16h.

salário de rei

Fim da novela. liverpool e salah chegaram a acordo para

renovação de contrato por mais duas temporadas. o novo salário do atacante egípcio, de acordo com o jornal inglês “The sun”, permitirá a ele ter vida de rei. segundo a publicação, salah receberá 41,6 milhões de euros (r$ 320,5 milhões) até junho de 2027. dessa forma, o atleta ganhará mais de r$ 13,3 milhões mensais e, aproximadamente, r$ 3.082.524 por semana.

neymar o atacante Neymar será relacionado para enfrentar o Fluminense, neste domingo, no Maracanã. o atleta não atua desde o dia 2 de março, na partida contra o bragantino, pelas quartas de final do Campeonato Paulista, quando sofreu uma lesão no músculo posterior da coxa esquerda e acabou cortado dos compromissos da seleção pelas eliminatórias contra Colômbia e argentina. Contra o Fluminense, Neymar deve ser acionado no segundo tempo.

com Cleiton; Andres Hurtado, Pedro Henrique, Guzmán e Juninho Capixaba;

Gabriel, Matheus Fernandes e Jhon Jhon; Vinicinho, Laquintana e Eduardo Sasha.

Vasco e Sport medem forças em São Januário

Vasco e Sport medem forças neste sábado, 12, tentando a recuperação no Campeonato Brasileiro. Na última rodada, ambos perderam para Corinthians e Palmeiras, respectivamente. O duelo começa às 21h, no São Januário.

O time carioca não conta com David e Estrella, que seguem no departamento médico.

A equipe deve começar com Léo Jardim; Paulo Henrique, João Victor,

SÁBADO, 12

DOmingO, 13

Lucas Freitas e Lucas Piton; Mateus Carvalho, Hugo Moura e Phillippe Coutinho; Rayan, Vegetti e Nuno Moreira. Já o Sport não teve um bom início de Brasileirão, somando um empate e uma derrota até agora nas primeiras rodadas. O Leão deve iniciar com Caíque França; Hereda, João Silva, Chico e Igor Cariús; Rivera, Du Queiroz, Sérgio Oliveira e Lucas Lima; Barletta e Pablo.

AGENDA JOGOS SÉRIE A

16h – Juventude x Ceará 16h – Bragantino x Botafogo 18h30 – Palmeiras x Corinthians 21h – Vasco x Sport

16h – Bahia x Mirassol 17h30 – Grêmio x Flamengo 17h30 – São Paulo x Cruzeiro 19h30 – Fluminense x Santos 20h – Fortaleza x Inter 20h30 – Atlético/MG x Vitória

Marcos s antos
Igor Jesus reforça o Botafogo após cumprir suspensão

Jornal de Fato • sábado, 12 de abril de 2025

Falta de dinheiro x relacionamento

Env E lh E cim E nto pr E coc E / Mulheres que namoram homens que ganham um salário mínimo envelhecem 12 vezes mais rápido

Sabemos que a falta de dinheiro em um relacionamento pode até levar ao divórcio, mas você sabia que isso também pode causar envelhecimento precoce nas mulheres?

Uma pesquisa realizada pela plataforma MeuPatrocínio, pioneira em relacionamentos Sugar na América Latina, confirmou dados da BioMed Central, mostrando que estar com um parceiro que ganha até um salário mínimo pode aumentar os níveis de estresse.

O estudo, que contou com a participação de 1.200 mulheres, revelou que muitas delas enfrentam até problemas de saúde devido à falta de estabilidade financeira do parceiro.

O especialista em relacionamentos da plataforma, Caio Bittencourt, explica que mulheres que se sentem limitadas financeiramente acabam se

sentindo mais exaustas.

“Apesar dos reajustes no salário mínimo, inclusive em 2025, ele ainda está muito distante de garantir a estabilidade necessária para uma vida confortável. Quando a mulher não tem um parceiro capaz de proporcionar esse conforto, ela começa a enfrentar uma série de problemas que afetam tanto a saúde mental quanto física. Por isso, o conceito de hipergamia, ou seja, o desejo de estar ao lado de um homem bem-sucedido, tem ganhado cada vez mais força. Essas mulheres buscam parceiros maduros, que ofereçam estabilidade e evitem dores de cabeça”, afirma.

O levantamento do MeuPatrocínio foi realizado a partir de entrevistas com 1.200 mulheres, com idades entre 21 e 34 anos, divididas em dois grupos distintos. O primeiro grupo consistiu de usuárias do

site, as Sugar Babies, que priorizam relacionamentos com homens bem-sucedidos e maduros. O segundo grupo foi formado por mulheres que estão em relacionamentos tradicionais com homens de baixa renda, especificamente aqueles que ganham menos de um salário mínimo.

Os dados mostraram que 89,5% das mulheres do Grupo 1, que se encontram em relacionamentos com parceiros financeiramente estáveis, apresentaram melhores condições de saúde geral, incluindo menores níveis de estresse e um risco reduzido de doenças crônicas. Em contrapartida, 93% das mulheres do Grupo 2, cujos parceiros enfrentam dificuldades financeiras, sofreram com o aumento do estresse constante, a falta de recursos para cuidados médicos adequados e um ambiente de incerteza.

Impactos do estresse financeiro na saúde feminina

Os motivos por trás desses resultados mostram que o estresse financeiro está fortemente associado à depressão em adultos, afetando significativamente a saúde mental e levando a sintomas de depressão, ansiedade e envelhecimento como revelado pela revista científica PLOS ONE.

Outro estudo apresenta resultados semelhantes sobre o envelhecimento das mulheres em relação à falta de dinheiro do parceiro. Um artigo da HealthyWomen destacou como o estresse financeiro pode causar uma série de problemas de saúde, como ganho de peso, distúrbios na tireoide e doenças autoimunes. Além disso, a

pressão financeira pode gerar sintomas físicos, como dores de cabeça, ansiedade e dificuldades para dormir.

“Ao escolher um parceiro, não dá para pensar apenas no amor. No começo, tudo pode parecer perfeito, até você perceber que não pode planejar uma viagem, sair para jantar e ainda precisa dividir a conta do lanche. Pode soar clichê, mas amor sozinho não coloca comida na mesa. Mulheres determinadas sabem o seu valor e não aceitam estar com alguém que não possa oferecer uma vida confortável, como acontece com as adeptas à hipergamia feminina”, concluiu Caio.

@jornaldefato /jornaldefatorn @defato_rn

Contexto

SÉRGIO CHAVES

O Inverno’25 da Carmen Steffens

A empresária Sânzia Fernandes, franqueada Carmen Steffens em Mossoró, reuniu lulus na terça (8), para lançar a nova coleção Inverno 2025 da marca de Mario Spaniol. Tarde/noite das mais movimentadas com borbulhas e delicinhas dos deuses. Show de beleza com todas as peças já disponíveis na Maison!

Sânzia Fernandes recebendo Neuza Lins e Jarda Jacinta. O encontro de Zuíla Negreiros e Tatiana Cantídio.

Casal amigo Iara/Nelson Chaves. Iara com idade nova no domingo (13). Saúde e paz!

Café!

Daqui para Natal o abraço para a prima Luciana Sivini Santos, que amanhece em idade nova neste sábado (12)!

Vânia Holanda Leite no abraço com a filha Raíza Freire. Raíza celebra a vida na quinta (17). Tim tim!

Amanhã (13), é dia de festejar o gente fina Assis Nascimento. Leyla reúne a família para celebrar. Felicidades!

Leomar Lima abre os festejos pela idade nova do arquiteto Eduardo Falcão na segunda (14). Segue o abraço!

Adauto Vasconcelos enche de mimos a amada Inessa Vasconcelos, com idade nova na sexta (18). Parabéns!

Margarida Costa e Ione Brasil. Margarida com idade nova no domingo (13)!

O Boticário

Érica Anzilotti e Adna Canário em coro de vivas para a amiga Luana Medeiros, folhinha deste sábado (12)!

Conceição em coro de vivas para a irmã Jacinta Cabral Rocha, aniversariante da terça (15)!

o boticário apresenta Nativa sPa Uva Merlot, nova linha de cuidados corporais que desacelera os sinais do tempo na pele desde o primeiro uso. Com a poderosa combinação do óleo de semente de uva com o óleo de quinoa, o lançamento garante até 77% de estímulo de colágeno e perfumação exuberante. a fragrância foi desenvolvida a partir da neurociência, com o exclusivo acorde olfativo Merlot essence, que comprovadamente promove mais confiança e bem-estar. Já disponível em todas as lojas do Grupo.

Eu estou sempre fazendo aquilo que não sou capaz, numa tentativa de aprender como fazê-lo.”

VICENT VAN GOGH

Festa

Hoje é dia de festejar luana rodrigues Medeiros, a prima luciana sivini santos, o deputado robson Faria, o artista plástico Ney Morais, sérgio lima, Tereza lenice Moura, regina suely e Cesário Melo. amanhã (13), é dia de vivas para iara de Menezes Chaves, Francisco de assis Nascimento, Gilson Queiroz, Francisco Wilson Nogueira, rina Márcia Ciarlini, ivone Negreiros Paulino, Noeli Magna, Cláudio Couto, Marcello araújo, Glicinara Pinto Nóbrega e Margarida Costa, presidente da rede Feminina de Combate ao Câncer. Para vocês paz, saúde, amor e alegrias. Parabéns!

Márcio

Márcio Custódio comemora aniversário no dia 14 de maio com festa intimista no requinte buffet, reunindo lulus e amigos chegados. o convite, assinado por denise lins, já circula. Noite com delícias de socorro Paiva e bolo de Tereza Cristina Fernandes, além das surpresas que o aniversariante sempre prepara para seus convivas. agradeço o convite!

Cafezal

o Cafezal, Café & bistrô, que chega para incrementar, estimular e dar vida ao cenário artístico, cultural e gastronômico da cidade, nasce com o compromisso de respeito total aos artistas locais. Um dos diferenciais do Cafezal é que 100% do percentual de couvert artístico arrecadado será repassado diretamente para o artista que aqui apresente a sua arte, sem que a taxa passe pelo estabelecimento. esse é um dos nossos lemas. o espaço, localizado no Memorial da resistência, funciona de terça a domingo das 14h30 às 22h. sucesso!

Camarote

e o Camarote la Goccia blu é, como sempre, a melhor opção para o Pingo da Mei dia, dia 7 de junho, abrindo o MCJ’25. open bar, open food e as melhores atrações, além do serviço nota mil. No palco Forró dos 3, Ferro na boneca, arnaldinho Netto e a top renata Falcão. Vamos? acessos no la Goccia blu/ blu Point e no outGo.

D. Denise Chaves no fds em Mossoró reencontrou amigas queridas. Na foto com D. Selma Carneiro no Estação
Sânzia com Irlanda Carlos. Sueli Rosado e Adriana.

Conexão saúde

conexaosaude.defato@outlook.com

DÚviDA / Esse é um mito bastante comum, mas a verdade é um pouco mais complexa

Alguns dos principais estudos científicos afirmam que o corpo começa a queimar gordura desde o início da atividade física, mas a proporção entre os tipos de combustível utilizados (glicogênio, gordura, etc.) varia conforme a intensidade e duração do exercício.

AQUI VAI UM RESUMO:

• Nos primeiros minutos de exercício, o corpo utiliza priori-

tariamente glicogênio (estoque de carboidrato nos músculos e fígado), porque é uma fonte de energia rápida.

• Conforme o exercício continua, especialmente em intensidades moderadas e por períodos mais longos (acima de 2030 minutos), o corpo aumenta gradualmente a queima de gordura como fonte de energia.

• Em exercícios de baixa a moderada intensidade (como caminhada rápida ou pedalar

leve), o corpo queima uma maior proporção de gordura como fonte de energia, especialmente quando a atividade é mantida por mais tempo. Isso ocorre porque esse tipo de exercício permite que o metabolismo utilize o oxigênio de forma eficiente, favorecendo a oxidação de ácidos graxos (gordura).

O tempo ideal de treino depende do seu objetivo, nível de condicionamento e tipo de exercício, mas aqui vai um guia geral:

PARA SAÚDE GERAL E MANUTENÇÃO DE PESO:

• 150 minutos por semana de atividade moderada (ex.:

NEY ROBSON VIEIRA ALENCAR

O corpo começa a queimar gordura apenas após 30 minutos de malhação?

caminhada rápida, bicicleta leve)

• Ou 75 minutos por semana de atividade intensa (ex.: corrida, HIIT)

• Pode ser dividido em sessões de 30 minutos, 5 vezes por semana

Para emagrecimento:

• Idealmente, entre 45 a 60 minutos por dia, combinando:

• Treino cardiovascular (caminhada rápida, corrida, bike, etc.)

• Treino de força (musculação, funcional, pilates): 3x por semana ou mais

• Descanso ativo ou alongamento nos dias alternados

Para ganho de massa muscular (hipertrofia):

• Treinos de 45 a 75 minutos, focando em grupos musculares diferentes por dia

• 3 a 6 vezes por semana, com descanso adequado entre os treinos

DICA EXTRA :

• A qualidade do treino é mais importante que a duração. Um treino eficiente de 30 minutos pode ser melhor do que um treino de 1 hora mal aproveitado.

• Regularidade e consistência são fundamentais. Melhor treinar 30 minutos todos os dias do que fazer 2 horas uma vez por semana.

GEOR G IANO A ZEVEDO

O RI GE NS

Enquanto faz segredinhos em torno da coleção outono-inverno 2025, o artista plástico e estilista George Azevedo lançou coleção “Origens”, com pinturas que remetem a todas as obras apresentadas em peças de roupas da marca George Azevedo Arte, durante esses três anos de existência.

É uma verdadeira explosão de cores, pintadas à mão em saias, jaquetas, calças e t-shirts, em tecidos planos.

Outra novidade são os babados, trazendo fluidez à coleção com pinturas aplicadas em blusas e saias de uma forma clean e moderna.

FICHA - TÉCNICA

Direção de Moda: George Azevedo

Styling: Georgiano Azevedo

Assistente de Styling: Marcílio Targino

Beleza: Majuh Oliveiros

Modelo: Isadora Rosado (Tráfego Models)

Locação: Solar Bela Vista, Natal (RN).

Força ancestral

na semana que antecede ao Dia dos Povos Indígenas, DOMInGO abre espaço para um mergulho nas raízes que sustentam a identidade do povo potiguar — raízes que, por muito tempo, tentaram silenciar e apagar da história. Para isso, aborda a temática em reportagem especial sobre o filme documentário ancestrais, dirigido pelos jornalistas esdras Marchezan e Izaíra thalita, que promove uma reflexão sobre resgate da ancestralidade indígena e negra e vem como um grito de memória, pertencimento e resistência dos povos originários e afrodescendentes do rio Grande do norte.

contar essa história não é apenas olhar para o passado — é reconhecer as marcas deixadas no agora. É enxergar a força daqueles que, mesmo sem nomes nos livros oficiais, constroem a cultura, a espiritualidade e a história viva do rio Grande do norte. estão entre as personalidades entrevistadas no documentário, a cacica lúcia Paiacu tabajara, cacique luiz catu Potiguara, a atriz e umbandista tony silva e a atriz e professora lenilda santos, além de outros, que têm lutado para resgatar não apenas as memórias de seus antepassados, mas também os direitos históricos negados.

a pré-estreia de ancestrais ocorre dia 17 de abril, às 19h, no auditório Dorian Jorge Freire, na estação das artes elizeu Ventania, em Mossoró. na mesma noite e local, será lançado o filme ‘a VOZ Das rOcHas’, de evelyn Freitas, sobre a trajetória de Dodora, que dedicou décadas de sua vida à defesa e preservação do lajedo de soledade, importante sítio arqueológico em apodi/rn. em ambas as exibições a entrada é gratuita.

Boa leitura!

Ângela Karina

Balada do Impostor

Força ancestral

Documentário promove reflexão sobre resgate da ancestralidade indígena e negra

adrovando Claro

Um vergado arco entre o analógico e o digital

artigo de opinião: Fé, tesouro incorruptível

receita

• Edição – C&S Assessoria de Comunicação

• Diagramação – Augusto Paiva

• Projeto gráfico – Augusto Paiva

• Impressão – Gráfica De Fato

• Editora e Revisão – Ângela Karina

Redação, publicidade e correspondência

Av. Rio Branco, 2203 – Mossoró (RN) Fones: (0xx84) 3323-8900/99836-5320

Site: www.defato.com/domingo E-mail: pautadefato@gmail.com

DomIngo é uma publicação semanal do Jornal de Fato. Não pode ser vendida separadamente.

BALADA DO IMPOSTOR

o batom e a cegueira

JOSÉ DE PAIVA REBOUÇAS

Jornalista

@paiva_reboucas

terrivelmente cristãos. assim se anunciam. sem pudor diante do adjetivo que contamina a fé com uma dose de ameaça. como se cristo, símbolo de compaixão e ruptura com o poder, tivesse agora se curvado ao desejo de domínio. como se fosse possível invocar o nome de Deus e desejar a morte do outro na frase seguinte. esses fiéis de vitrine não oram. eles impõem. n ão escutam o e vangelho — editam-no, conforme a conveniência. O c risto que seguem não entra descalço nas casas, entra fardado nos templos. e por onde passa, leva uma cruz pesada de ressentimento. confundem fé com fúria. c aridade com controle. Perdão com punição. são os novos escultores de ídolos. Os que condenam bezerros de ouro enquanto moldam os seus, agora feitos de latão, de plástico, de slogans. Os que dizem amar a verdade, mas vivem de repetir mentiras polidas com verniz sagrado.

O episódio do batom na estátua da Justiça diz mais sobre essa seita política do que sobre qualquer uma de suas lideranças. Um batom vermelho, grosso, desenhado no centro do corpo da estátua — à altura do ventre, da origem da vida. Um gesto que pretendia ser profano, talvez rebelde, mas que terminou como ritual. Um símbolo fálico, erguido não contra a injustiça, mas contra o próprio ideal de Justiça.

Débora rodrigues, autora do gesto, não é apenas uma figura performática. responde a processos por incitação ao

crime, abolição violenta do e stado Democrático de Direito, associação criminosa, dano ao patrimônio público e ataque ao sistema constitucional. não foi só o batom. Foi o desejo escancarado de ver ruir o que ainda nos protege do abismo. t ransformaram em símbolo aquilo que deveria ser tratado com seriedade: um crime contra a república.

e ali, naquele risco, um país inteiro se ajoelha. não diante de um argumento, mas de um símbolo. não diante de uma ideia, mas de um fetiche. O batom virou relíquia. levado às ruas como se fosse sangue de mártir, bandeira de luta, quando não passa de mancha. Mancha que revela, sem pudor, o desejo profundo de atacar o que resiste: a democracia, a diversidade, o direito de existir sem ajoelhar.

esses devotos da ordem — quando a ordem é sua — têm sede de figuras fortes. De líderes que batem na mesa. De falsos profetas com voz empostada.

Já adoraram juízes que hoje fogem da própria sombra, messias que trocaram promessas por milícias, generais com pés de barro e discursos reciclados. Precisam desses ídolos porque têm horror ao vazio. Um povo que perdeu a fé na justiça se agarra ao primeiro pedaço de metal que brilha. e transforma batom em espada. estátua em inimigo. Fé em farsa.

Mas o que mais espanta não é o gesto. É o silêncio cúmplice que o cerca. a incapacidade de reconhecer que pintar símbolos com ódio é também adorar a mentira com fé. O que os “terrivelmente cristãos” fizeram foi construir um novo altar — só que dessa vez, o bezerro é vermelho e cremoso. e o sacrifício é a verdade.

Deus não mora mais entre eles. s aiu pela porta dos fundos quando trocaram o pão pela bala e o amor pelo medo. e segue, quem sabe, entre os que ainda acreditam que fé não se grita. se vive.

4 d omingo

CINEMA

Força aNCESTraL

Filme curta-metragem dirigido pelos jornalistas esdras

Marchezan e i zaíra Thalita terá pré-estreia dia 17 e traz, por meio do depoimento de personalidades indígenas e negras potiguares, a importância de resgate da ancestralidade.

Jornal de Fato

Or io Grande do n orte sempre foi terra indígena. e ram os Potiguares Paiaguás, Jundiás, Guaraíras, Igapós e Ibirapis. e ram os t arairiús (considerados t apuias), os Paiacus, Jenipapos, c anindés, s urucus, Pegas, Panatis e c aratiús. e ram, ainda, os Monxorós, c oremas, Icós, c aborés e c aicós. Os sertões eram habitados pelos povos indígenas, os donos de todas as terras que, no processo de colonização, foram sendo expulsos e dizimados. Por muito tempo, chegou-se a dizer que não haviam indígenas no r io Grande do n orte, que eram povos do passado. Um engano e uma tentativa frustrada de silenciamento, pois os descendentes desses povos passaram a reivindicar a identidade dos seus ancestrais e muito mais: também a demarcação das terras, o reconhecimento e o direito a todas as políticas de reparação que existam e que ainda possam existir para eles.

n egros e negras que foram escravizados de vários países da África e foram trazidos para o n ordeste, aqui em solo potiguar também sofreram, foram silenciados e a eles negadas todas as condições humanas. a qui chegando, não tinham nomes, não deixavam nomes e sobrenomes de sua linhagem aos seus descendentes. a ssim, eram atribuídos a eles nomes católicos: dos s antos, de Jesus e dos a njos. Quando finalmente sobreviveram e foram libertos, quem foram essas pessoas? Quais as suas histórias, por que seus nomes não estão no panteão do museu?

É com essa contextualização

Jornal de Fato
Cacica Lúcia Paiacu Tabajara e o Museu do Índio Luiza Cantofa em Apodi reacendem a história dos indígenas na região oeste.
Renato Gomes

6 d omingo

do momento contemporâneo em 2025 que o filme documentário a ncestrais apresenta, a partir do depoimento de personalidades indígenas e negras potiguares, a importância de resgate da ancestralidade.

Partindo do entendimento de que nossa história não vem de agora, mas de muito antes, com

um legado de gerações diversas que, ao longo do tempo, foram construindo a base do que viríamos ser, que os descendentes de indígenas e negros, negras falam da força da ancestralidade, sendo erguida no agora, mirando no futuro.

ancestra I s , novo documentário dos jornalistas e sdras Mar -

chezan e Izaíra t halita, aborda essa e outras questões, sendo o espaço de escuta dessas personalidades. O que eles ouviram para terem a força de reerguer as próprias histórias ancestrais? c omo a história dos povos indígenas e do povo negro resiste ao processo de apagamento historicamente tão comum em nosso País?

Jornal de Fato
Tony Silva e a força da ancestralidade presente na religião
Renato Gomes

“ n a força da ancestralidade podemos encontrar algumas respostas”, afirma o jornalista e sdras Marchezan, deixando uma expectativa sobre como pensar no tema. Juntamente com Izaíra t halita l ima, eles realizaram juntos esse trabalho documental e que é o segundo dessa parceria deles. ( e m 2022, e sdras e Izaíra dirigiram e realizaram o documentário l onge de c asa).

O filme ancestrais foi produzido com recursos da lei Paulo Gustavo, via edital público organizado

pela Prefeitura Municipal de Mossoró, por meio da secretaria Municipal de c ultura. O processo teve início em fevereiro de 2024, com a escolha da equipe de profissionais, reuniões, pesquisas e o trabalho completo levou dez meses para ficar pronto.

“Um trabalho desses, mesmo um curta-metragem, para que se tenha a qualidade que nós e o público espera, precisamos, além de recursos, do comprometimento de uma equipe, de profissionais excelentes e pudemos reunir

essa expertise com profissionais de Mossoró. Isso é muito importante que seja dito. a gente fica feliz em entregar pro mundo um curta-metragem feito por mossoroenses e que possa trazer reflexões e também emocionar”, explica Izaíra.

e stão entre as personalidades entrevistadas no documentário, a c acica l úcia Paiacu t abajara, c acique l uiz c atu Potiguara, a atriz e umbandista t ony s ilva e a atriz e professora l enilda s antos, além de outros. Já a estética

Jornal de Fato
Lenilda Santos e sua filha, Odara Inaê: histórias de resistência passada por gerações
Renato Gomes

8 d omingo

mostra indígenas e negros e negras demarcando seus territórios – sejam territórios geográficos (como às margens da lagoa do a podi, os Museus, as lutas pela demarcação), sejam territórios simbólicos (na sagrada dança do toré, nos terreiros de umbanda) – e são percebidas no filme com muito respeito e beleza.

D OIS f ILMES EM PRÉ - ESTREIA a lém de a ncestrais, na mesma noite de pré-estreia, outro trabalho também será lançado. O filme ‘ a VOZ D as r O c H as ’, de e velyn Freitas, também será marcante, pois o documentário acompanha

a trajetória de Dodora, que dedicou décadas de sua vida à defesa e preservação do l ajedo de s oledade, importante sítio arqueológico em a podi/ rn . c om grande sensibilidade, a diretora traz o sertão potiguar, suas fendas, cavernas e pinturas rupestres milenares, unida à história dessa grande mulher, conhecida por se tornar a defensora de um patrimônio ameaçado.

“Dodora enfrentou muitos desafios, enfrentou a exploração predatória do calcário e o descaso das autoridades e transformou sua indignação em resistência. s e hoje o l ajedo é patrimônio cul -

tural imaterial do r io Grande do n orte e poderá também obter o reconhecimento internacional do sítio arqueológico como Patrimônio Mundial da U nesc O, tem como base a luta de Dodora”, explica e velyn.

a ncestrais e a Voz das r ochas serão lançados no próximo dia 17 de abril - data que antecede o Dia dos Povos Indígenas – às 19h, no auditório Dorian Jorge Freire, na e stação das a rtes e lizeu Ventania, em Mossoró. a entrada é gratuita.

Bons filmes, produção audiovisual de qualidade, que se somam às boas realizações desse ano.

Jornal de Fato
Diretores e roteiristas do documentário Ancestrais, jornalistas Esdras Marchezan e Izaíra Thalita.
Renato Gomes

Jornal de Fato

a NCE stra I s - FICH a t ÉCNICa :

Direção e Roteiro: esdras Marchezan e Izaíra Thalita

Realização: Íntegra Comunicação e Hiper lab Uern

Produção Executiva: Íntegra Comunicação

Direção de fotografia/Montagem/ f inalização: e velyn Freitas

Direção de Arte/Designer Gráfico: João l ucas a zevedo fotografia Still: renato Gomes

Sound Design/Tratamento de áudio: Gilliano Midson (GilBoy)

Som Direto: João b atista Freitas

Trilhas/Arranjos: adeirton Pinheiro

Assistência de Câmera: João b atista Freitas; r icardo Soares

Acessibilidade (Libras): Daniel Guedes

a VoZ das roCHas - FICHa tÉCNICa:

Produção: Flex Produções

Elenco: Joana assis

Entrevistados: Maria auxiliadora da Silva Maia (Dodora); eilson oliveira silva; augusto alves; Zacarias Targino de Freitas; lúcia Paiacu Tabajara

Direção: evelyn Freitas

Roteiro: Luane Fernandes e evelyn Freitas

Ideia original: lúcia Paiacu Tabajara

Produção Executiva: luan Carvalho

Direção de fotografia: João batista Freitas

Som direto: Madson Ney

Assistência de produção: ari Oliveira

Assistência de câmera: Nícolas de Sousa

Montagem e finalização: evelyn Freitas fotografia Still: lucas bulcão

Design gráfico: Vitória bessa realizado com recursos da lei Paulo Gustavo e operacionalizado pela Prefeitura

Municipal de Mossoró.

A

RTISTA

adrovando Claro: um vergado arco entre o analógico e o digital

E nasce o sol, e põe-se o sol, e volta a seu lugar, de onde nasceu.

Eclesiastes, 1:05

adrovando c laro ( n atal, 1964), professor de artes e desenhista, fotógrafo da a ssessoria de Imprensa, fez o curso de educação artística (1984). Uma das capaci-

dades do artista é a familiaridade com o nu feminino. n o material que me consta, encontra-se três mulheres seminuas e três completamente nuas. seu traço, ao desenhar o corpo feminino, é de grande maestria, expondo todos os detalhes do corpo, fazendo-o um exímio desenhista. Isso se comprova por meio das mulheres nuas em diversas posições. s eu manuseio com o desenho foi precoce em tudo. Desde criança, gostava muito de desenhos em quadrinhos. em suma, seu pendor

para o desenho pulsava no íntimo desde muito pequeno. Quando se matriculou no ensino formal, já detinha uma noção básica de leitura. O amor à gramática e o que ela podia veicular já despertava cedo das entranhas. logo soube a função da língua, com sua respectiva gramática. Paralelamente a isso, as revistas em quadrinhos também o conduziam para uma forma de arte não verbal, na qual dois sistemas semióticos estavam imbricados: a língua natural (linguística, digital) e a semiótica

Jornal de Fato

(signo analógico).

Um dos desenhos mais caprichosos é uma série de seis mulheres. t rês estão vestidas, como se tivessem feito poses para a elaboração dos exímios contornos. r evela um desenhista de fino lavor na sua simplicidade. a linha circunscreve um risco onde existe somente uma curva. n o que diz respeito a essas três mulheres

sábado, 12 de abril de 2025

despidas, parecem ter o objetivo de conduzir um observador a contemplar o nu feminino de todos os lados: de cima, de frente, de lado, tendo como ponto de partida a fotografia. É bom lembrar que o artista fez um curso com a pintora Madé Weiner, com modelos nus (anos 1990).

a ssim sendo, eis as mulheres em um anonimato no qual valem

por si mesmas e não por uma leitura pornográfica, na medida em que o fato de estarem despidas não invalida a admiração pelo capricho do desenho, pelo que vale de arte, e de um corpo elaborado, sem pudor, mas nem por isso desloca-se do traço artístico, detendo-se o olhar do espectador em um todo dizendo que está perante uma obra de arte.

12 d omingo
Jornal de Fato

tudo o que foi dito, no sentido de um domínio do desenho, vale para os desenhos daqui por diante. Falemos dos quadrinhos. são elaborados para leitores em inglês, espanhol e francês, assim como de uma feitura colorida que narram bailes de carnaval. até parece que foram feitos não para brasileiros, mas para estrangeiros.

s eria bom pensar da seguinte maneira: o que ganhou em cores e beleza dos desenhos, perdeu no excesso de caricatura, como se fosse uma festa devassa, na qual a mulher exerce a função da vulgaridade e da ausência de compostura e um tanto de pudor. Provavelmente, deve ter sido uma encomenda para ser vista nas línguas que as personagens falam. n ão é de se admirar. Os quadrinhos beiram a sua realidade.

Vejamos as fotografias. c reio que é onde a drovando se sai melhor como artista visual. a s duas fotos dos “ c ão” são primorosas, os homens fantasiados com a lama se confundem com a paisagem, com o solo e todo o seu entorno, sendo que se destacam como personagens do plano de fundo que se confunde com o firmamento. e stá tudo tão bem preparado para a pose da foto que não há quem diga que não são integrantes da paisagem, e nunca uma troça carnavalesca surgida de pessoas modestas.

t alvez se pensasse que nada duraria, apenas um ano, assim como o carnaval. a contece que emplacou e hoje é um evento do calendário dos eventos de Momo. Outra foto dos “ c ão” é de uma performance sem igual. n o primeiro plano, ergue-se um homem de costas, como a fazer um con -

traste ou alguém que lidera o enorme grupo de mulheres e homens. a foto é bastante simétrica. Inicialmente o solo mais claro, o grupo no meio e acima de tudo, o firmamento em branco. Por fim, gostaria de dizer da melhor foto do conjunto. s ão estacas que se erguem à beiramar, em uma delas encontra-se

uma corda enrolada, provavelmente instrumento de trabalho. Do lado direito, um pequeno barco ancorado com dois homens conversando, também aparecem as cordas enroladas. a penas o barulho das ondas do mar quebra o silêncio de uma paisagem em que ninguém pode ouvir o que se passa.

Jornal de Fato

14 d omingo

ARTIgO DE OPINIãO

Fé, tesouro incorruptível

A RTUR L EITE

Expositor Espírita prea838998@gmail.com

“Podeis fazer o que eu faço e muito mais.”

Jesus (João. 14, 12)

ao evangelista lucas é atribuída a autoria do livro atos dos apóstolos, literatura integrante do novo testamento, no qual ele narra o episódio de um aleijado, um ser, aos olhos da sociedade, invisível, anônimo; um pobre inválido que, em Jerusalém, posto a uma das muitas portas de ingresso ao grande pátio do templo, chamada Porta Formosa, implorava tristemente a caridade. (atos dos apóstolos: 3; 1, 10).

relata, ainda, que ele nascera enfermo e estropiado, crescera sob a humilhação da anormalidade física e a angústia de irremediável pobreza, que o forçava a viver da compaixão dos corações abnegados ao Bem, os quais o agraciava com esmolas e favores.

Fora-lhes negado, pela situação, participar das travessuras infantis, também, o prazer de se poder unir aos demais jovens para as correrias alegres e incansáveis. e depois, feito homem, incapacitado para o trabalho, nada mais lhe restaria senão a conformidade com a miséria e as insuperáveis amarguras de que se via rodeado, resignando-se ao destino que dele fazia sofrer. como ainda acontece na atualidade, os fiéis que acorriam ao templo, para o seu culto a Deus, passavam, indiferentes, sem lhe prestarem a devida atenção. Quando tocados ou para desencargo de consciência lhe atiravam, na mão esquálida e trêmula, algumas moedas que os olhos tristes agradeciam a dádiva recebida.

acontece que, sob os céus de Jerusa-

sábado, 12 de abril de

lém corria a notícia de um certo jovem provindo da Galileia, conhecido como Jesus nazareno. anunciado pelos profetas da antiguidade; era portador de verdadeiros sinais de Deus. como relata João, o evangelista, o diálogo de Jesus com n icodemos: “Ora, havia entre os fariseus um homem chamado nicodemos, um dos principais dos judeus. este foi ter com Jesus, de noite, e disse-lhe: rabi, sabemos que és Mestre, vindo de Deus; pois ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele.” sob o contato das suas mãos protetoras e generosas, cegos recuperavam a vista, os paralíticos caminhavam, os coxos se levantavam, os leprosos se curavam, os loucos recobravam a razão... e, seu verbo era consolador e libertador.

subiu ao monte e Falou:

— Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados...

— Bem-aventurados os que se humilham, porque serão exaltados... — Vinde a mim vós que sofreis, e eu vos aliviarei... (Mateus; 5 a 7. sermão da montanha).

Durante três anos, aquele Messias Divino perlustrou a Galileia, Judeia e até a samaria, curando, animando e servindo a quantos encontrava em seu caminho. até que a tragédia inominável: o jovem nazareno fora preso por deliberações do s inédrio, o grande tribunal religioso de Jerusalém, sentenciado ao sacrifício supremo na cruz, entre dois deficientes de moralidade, considerados malfeitores vulgares. ao coxo da Porta Formosa jamais fora possível apresentar-se à sua frente. no entanto, o nazareno havia capacitado tantos quanto depositavam esperança no seu amor... algum tempo depois do drama do calvário, continuava, ainda, o necessitado no umbral do tem-

plo. Mas havia, latente, em seu âmago a Fé e esperança no Porvir de luz. eis que uma tarde inesquecível, dirigindo-se ao t emplo, por aquela mesma Porta, dois varões, chamado simão Barjonas, mas apelidado Pedro, ambos antigos pescadores da Galileia, discípulos e companheiros fiéis do nazareno, subiam as escadas da Porta Formosa. O Pobrezinho fitava-os, singularmente atraído. e , quando viu que os dois estavam à sua frente, como de costume, estendeu a mão trêmula e esquálida, na súplica humilhada para a esmola do corpo:

— s enhor! t em compaixão deste pobre, que te pede uma esmola; os dois homens pararam, sentindo que algo extraordinário se iria passar naquele instante. comovido, o coração exaltado por uma chama celeste, como se das amplidões do Infinito o Divino Mestre o impulsionasse com as suas sublimes virtudes. Pedro descansou o olhar no Pobrezinho, juntamente com João, o Discípulo amado, e disse-lhe:

— Olha para nós!

— estou olhando, senhor! respondeu humildemente, receoso, admirado, esperando o favor solicitado. então, Pedro falou com vigor e convicção, e sua voz, repercussão possante de uma ordem celestial que se desdobrava infiltrando-se pelos meandros físicos e psíquicos do enfermo, vibrou, imperativa, qual choque

poderoso que a este sacudisse para as alvoradas de uma vida nova, falou: não temos prata nem ouro, e por isso não te daremos uma esmola.

Mas o que temos, isso te daremos: e m nome de Jesus c risto, n azareno, levanta-te e anda!

acrescenta lucas que, de um salto, o estropiado se pôs de pé e, balançando no ar as muletas agora inúteis, revestido de alegria e de felicidade, entrou no templo louvando a Deus, sendo, todos quantos ali se achavam, testemunhos oculares do sublime feito que, em nome de Jesus cristo, nazareno, o seu apóstolo acabava de realizar!

Devido às imperfeições, em verdade todos os seres humanos, são acometidos de alguma deficiência, podendo ser físicas e ou morais.

Jornal de Fato

Jornal de Fato

Bacalhoada

Nesta versão Panelinha da clássica bacalhoada, alho e batatas cozinham na água do bacalhau para ganhar mais sabor. e a montagem deixa o prato com um ar rústico e elegante, perfeito para a mesa festiva.

INgrEdIENtEs

1,6 kg de lombo de bacalhau em postas (6 postas)

4 batatas asterix (ou baraka)

2 pimentões amarelos

2 pimentões vermelhos

2 xícaras (chá) de tomate-cereja

2 cebolas

2 cabeças de alho

1 xícara (chá) de azeitona verde

1½ xícara (chá) de azeite

3 ramos de louro

sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

modo dE prEparo

Na véspera, lave as postas de bacalhau sob água corrente para retirar o excesso de sal. Transfira para um refratário (ou tigela), cubra com água e deixe de molho por 24 horas na geladeira - troque a água pelo menos 5 vezes durante o processo, sempre com água fria.

No dia do preparo, preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média).

Faça o pré-preparo: lave e seque os pimentões e os tomates. Corte cada pimentão ao meio, no sentido do comprimento e descarte as sementes; corte as metades em 2 tiras e as tiras em 3 pedaços. d escasque e corte as cebolas em quartos. Lave bem a casca das batatas com uma escovinha para legumes, corte cada uma ao meio, no sentido do compri-

mento, e cada metade em 6 pedaços. e scorra a água do bacalhau e passe as postas sob água corrente. Corte cada posta ao meio, no sentido da largura - no total você vai ter 12 pedaços. Transfira o bacalhau para uma panela e cubra com água. Junte as folhas de louro, as cabeças de alho e leve ao fogo médio. Quando começarem a subir as primeiras bolhas, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 5 minutos.

Com uma escumadeira (ou pinça), retire as postas de bacalhau da água e transfira para um refratário. Mantenha a panela com a água no fogo e coloque batatas. d eixe cozinhar por cerca de 10 minutos, elas devem estar cozidas, mas ainda firmes - espete com um garfo para verificar.

Passe as batatas, as cabeças de alho e os ramos de louro por um escorredor e deixe escorrer bem a água.

r egue o fundo de uma assadeira grande de 40 cm x 35 cm com ½ xícara (chá) de azeite (caso seu forno for pequeno, divida a receita em duas assadeiras). Disponha as postas de bacalhau deixando espaço entre cada uma. entre as postas, distribua as batatas, os pedaços de pimentão, os tomates, as cebolas, as cabeças de alho, as azeitonas e as folhas de louro. Tempere os legumes com sal e pimenta a gosto e regue tudo com o azeite restante.

Cubra a assadeira com papel-alumínio e leve ao forno para assar por 30 minutos. retire o papel-alumínio, regue o bacalhau e os legumes com o líquido da assadeira e deixe assar por mais 15 minutos. Retire do forno e sirva a seguir com o molho de azeite e ovos.

Tempo de preparo: Mais de 2h serve: 8 a 10 porções bom apetite!

Fonte: Panelinha

Televisão

Jornal de Fato • SáBADO, 12 DE ABRIL DE 2025

À sombra da mocinha

>> Em “Vale Tudo”, Taís Araujo foge de memórias para recriar a batalhadora Raquel

@jornaldefato /jornaldefatorn @defato_rn

Seriais

Destaques das séries e conteúdo “on demand”

Mundo inédito

POR GERALDO BESSA

Dupla tensa

> Após um final impactante e uma temporada de premiações com inúmeras vitórias, a série "Hacks" chega ao seu quarto ano preparada para mergulhar na reviravolta que levou à roteirista Ava Daniels (Hannah Einbinder) a chantagear sua chefe, a icônica comediante Deborah Vance (Jean Smart). Se durante a terceira temporada Ava e Deborah estreitaram os laços de sua (então) amizade e parceria criativa, correndo atrás de conseguir o tão sonhado e cobiçado programa de auditório para Deborah, na mais recente, as duas vão encarar as consequências e as pressões de conquistarem o que tanto buscavam. Criada por Lucia Aniello, Paul W. Downs e Jen Statsky, a nova temporada já está disponível na Max.

Viagem total (Disney+, seg, dia 14)

Doctor (Ncuti Gatwa) e Ruby (Millie Gibson) voltam ao Disney+ para a segunda temporada de "Doctor Who". Parceria da Disney Television e a BBC chega com oito episódios, com estreia aos sábados. Na nova temporada, Doctor conhece Belinda Chandra (Varada Sethu) e inicia uma jornada épica para levá-la de volta à Terra. No entanto, uma força misteriosa está impedindo seu retorno e a equipe da TARDIS que viaja no tempo precisa enfrentar perigosos inimigos e terrores maiores do que nunca.

Histórias do hoje (Netflix, ter, dia 15)

"Black Mirror", a famosa série de Charlie Brooker, retorna com sua sétima temporada à Netflix. A série apresenta mais seis histórias inéditas que reúnem as analogias mais sombrias e satíricas do mundo pop e da tecnologia. A nova temporada também trará uma sequência da aventura de ficção científica USS Callister. Apesar da partida de Robert Daly, os problemas da tripulação da nave USS Callister estão apenas começando. No elenco, Awkwafina, Peter Capaldi, Emma Corrin e Patsy Ferran, entre outros.

Fim da linha (Parmount+, qua, dia 16)

A aguardada sexta e última temporada de "The Handmaid's Tale" estreia com exclusividade pela Paramount+. A nova temporada mostra June (Elisabeth Moss) mais determinada do que nunca a derrubar Gilead. Enquanto isso, Luke (O-T Fagbenle) e Moira (Samira Wiley) se aliam à resistência. Já Serena (Yvonne Strahovski) busca maneiras de reformar o regime internamente, enquanto o comandante Lawrence (Brad ley Whitford) e tia Lydia (Ann Dowd) lidam com conflitos morais, e Nick (Max Minghella) enfrenta difíceis provações. Com foco em temas como esperança, coragem, solidariedade e resistência, a série segue destacando a luta pela justiça e liberdade em meio à opressão.

Medo antigo (Prime, qui, dia 17)

No longa "O Homem do Saco", que estreia no Prime, uma família vive um pesadelo após serem perseguidos por uma criatura mitológica maligna. Patrick McKee (Sam Claflin) acaba de retornar para sua cidade natal com seu filho Jake (Caréll Rhoden) e sua mulher Karina (Antonia Thomas). Quando era criança, o pai de Patrick costumava contar, para ele e seu irmão Liam, a história desse monstro que levava crianças inocentes em uma sacola e as devorava. Convencido de que escapou de um encontro com o homem do saco na juventude, Patrick permanece com os traumas desse dia assombroso até os dias de hoje. Agora, a entidade parece estar de volta, ameaçando a paz e a segurança de sua família e com o menino Jake na sua mira.

Cura possível (Max, sex, dia 18)

A segunda temporada de "The Last Of Us" chega ao catálogo da Max. Baseada no aclamado jogo de Neil Druckmann, a nova fase da série se passará cinco anos após os eventos da primeira temporada, continuando a jornada dos protagonistas Joel, interpretado por Pedro Pascal, e Ellie, vivida por Bella Ramsey. A narrativa se concentra nas repercussões de um surto devastador, resultante da mutação do fungo cordyceps, que transformou a população em seres agressivos. Joel, que atua como contrabandista, tem a missão de levar Ellie, a única imune ao fungo, até os Vagalumes, um grupo que acredita que seu DNA pode ser a solução para a cura da humanidade. O desfecho da primeira temporada, onde Joel salva Ellie de um massacre, cria tensões que serão exploradas na nova temporada. A produção de "The Last Of Us" é uma colaboração entre Craig Mazin e Neil Druckmann, em parceria com a Sony Pictures Television.

PrinCiPal / Em “Vale Tudo”, Taís Araujo foge de memórias para recriar a batalhadora Raquel

À sombra da mocinha

Oalcance gigantesco da tevê aberta traz uma série de dadivas, mas alguns infortúnios. Desde o anúncio do remake de “Vale Tudo”, Taís Araujo entrou em contato com as mais diversas opiniões e comentários sobre a obra adaptada por Manuela Dias. Todo esse burburinho e críticas envolvendo a nova novela das nove não abalaram a intérprete da passiva e amorosa Raquel, que foi originalmente vivida por Regina Duarte. Ela, inclusive, encontrou no folhetim do horário nobre uma paz interna para trabalhar quase desconhecida. “Já fiz umas três ou quatro novelas das nove e, mesmo com toda a expectativa criada, talvez ‘Vale Tudo’ seja a produção em que estou mais leve. Há um desejo forte de todos em recontar essa história. Inclusive, estamos remontando. Não estamos refazendo. Remontagem tem nossos pensamentos, nossas críticas. A novela é a mesma, mas não é”, teoriza.

Na trama das nove, Raquel é mãe da ambiciosa Maria de Fátima, papel de Bella Campos. Acredita que é pos-

sível vencer na vida sendo honesta, visão oposta à da filha, que lhe aplica um golpe e vai para o Rio de Janeiro em busca de fama e dinheiro. Raquel se muda para a cidade para resgatar a relação com a filha e, lá, decide ficar para lutar para sobreviver e provar que pode vencer sem passar por cima dos outros. “A Raquel é essa mulher que vive no corre e que tem a ética, a honestidade e a dignidade como um norte na vida. É uma mãe solo, típica brasileira, que trabalhou muito para criar a filha, inclusive, abrindo mão dos seus próprios desejos. Raquel é um prato cheio para qualquer atriz. Uma personagem com muitas possibilidades e com um arco dramático brilhante”, defende.

P – Em 2025, você completa 30 anos de carreira. Após uma trajetória recheada de protagonistas e personagens de destaque, quais trabalhos você estava em busca de encarar em um ano tão célebre?

R – Então, eu fui pedir ao José Luiz Villamarim (chefe de dramaturgia da Globo) uma vilã. E não entendi nada

porque ele me ofereceu a Raquel. Pensei: “Eu peço uma vilã e ele me entrega a maior heroína de todos os tempos?”. Quando eu fui rever o primeiro capítulo, eu entendi que não podia perder essa oportunidade. Personagem bom é personagem com conflito. A Raquel só tem conflito. Ela tem uma jornada do herói e uma escalada. O mais engraçado é que eu já havia comentado com a Manuela Dias que o remake de “Vale Tudo” não teria papel para mim.

P – Como assim?

R – Durante um jantar, a Manuela comentou que iria assinar o remake. Eu lembro de comentar que não teria papel porque estava velha demais para fazer a Maria de Fátima e nova demais para viver a Odete. Mas assim que o convite da Raquel veio e eu revi o primeiro capítulo, liguei para Villamarim e para a Manu. Falei que tinha sido

burra (risos). Para esquecer o que eu tinha falado e queria fazer a Raquel, sim. Até agora foi um caminho muito longo, recebi esse convite em 2023, e agora vivendo essa personagem, está sendo muito lindo. Entre tantas heroínas a Raquel não é mais uma: ela é a heroína.

P – Mas você sente alguma carga de responsabilidade por encarnar uma personagem tão clássica da teledramaturgia?

R – Eu sinto que há uma responsabilidade, mas não peso. Existe essa responsabilidade de refazer uma novela que está no imaginário de todos. Até mesmo de quem não viu. Tem muita gente que revê no Globoplay. Então, traz um público novo. Sou uma atriz que faz muito novela e essa é a novela das novelas. Então, tem uma honra tão grande que acaba se sobrepondo sobre essa tensão.

Close / Em “A Divisão”, Cissa

Guimarães retorna ao audiovisual na pele de uma juíza implacável

Outra temperatura

Cissa Guimarães é o tipo de pessoa expansiva, difícil de ignorar em um ambiente. Carismática e com uma risada inconfundível, a apresentadora foi na contramão de sua personalidade festiva para viver a Juíza Margareth Rozenbaum na nova temporada de “A Divisão”, que já está disponível no Globoplay. A atriz tinha como objetivo não apenas mostrar uma faceta dramática no vídeo, mas se manter irreconhecível para o máximo de pessoas. “Ela é uma personagem de poucas palavras, diminui as coisas. Enxuguei toda a Cissa. Falei com o José Junior (criador), o Lipe Binder (diretor).... e fiz o dever de casa. Achava interessante quando via qualquer corte da Margareth e dizia: ‘não sou eu, não’”, explica.

Protagonizados por Silvio Guindane e Erom Cordeiro, intérpretes do detetive Mendonça e do inspetor Santiago, os cinco episódios inéditos marcam a chegada da Juíza Margareth Rozenbaum. Situada na virada do milênio, a temporada retrata

a crescente onda de sequestros no Rio de Janeiro. Em um cenário de apreensão, Mendonça, Santiago e sua equipe se lançam em uma corrida contra o tempo para encontrar Richard Rozenbaum, papel de Ravel Andrade, filho de Margareth, uma figura conhecida da Divisão Antissequestro. “É um dos melhores trabalhos que já fiz, um trabalho em que eu me entreguei totalmente. Essa é uma personagem de intensidade, tem um arco incrível, por também revelar seu lado como mulher, além da parte profissional, como juíza. O roteiro equilibrou isso muito bem. Ela é uma mulher manipuladora, perigosa, consegue tudo o que quer”, defende.

Na construção da personagem, Cissa foi atrás de referências reais. Ela se inspirou em Denise Frossard, que foi juíza de Direito de 1984 a 1998 no Rio de Janeiro e esteve à frente da condenação de Castor de Andrade e toda a cúpula do jogo do bicho no Rio de Janeiro em 1993. E também em Patrícia Acioli, que atuava em processos contra vários inte-

grantes da polícia acusados de envolvimento com milícias e grupos de extermínio. Em 2011, ela foi assassinada com 21 tiros na porta de casa. “Conversei com a Denise Frossard, juíza que colocou bicheiros na cadeia. E tem outras referências, tem a juíza de Niterói que foi assassinada, a Patrícia Acioli – também me baseei muito nela”, afirma.

A trama de “A Divisão” marca o retorno de Cissa ao audiovisual. A apresentadora, no entanto, contou com algumas dúvidas na hora de aceitar o convite para integrar o elenco da série policial.

“Eu ainda não estava fazendo o ‘Sem Censura’. Era um momento de pós-pandemia e eu estava afastada do audiovisual, estava apenas no teatro. Mas aí eu tive certeza. A gente acaba em um looping de fazer personagens parecidos e essa mulher eu nunca fiz na minha vida”, revela ela, que acaba de estrear uma nova temporada do “Sem Censura”, da TV Brasil”. “Essa temporada será uma festa. Teremos debates importantes, diversão, alegria e estou muito feliz de voltarmos a nos encontrar todos os dias à tarde. Vida longa ao ‘Sem Censura’”, completa.

PonTo de visTa / “Galvão e Amigos” da Band alia tradição, profundidade e carisma

Jogo conhecido

Galvão Bueno está de volta à Band após 44 anos. E a reestreia de um dos narradores esportivos mais emblemáticos do país não poderia ser mais simbólica: “Galvão e Amigos”, que vai ao ar nas noites de segunda-feira, às 22h30, recupera o espírito do “Bem, Amigos!”, programa que ele comandou no Sportv por quase duas décadas. O título pode ter mudado por questões de direitos, mas a essência segue igual – uma boa notícia para quem acompanha o universo do futebol com o desejo de ir além do factual e das manchetes.

Ao lado de nomes experientes como Mauro Naves, Paulo Roberto Falcão e Walter Casagrande, Galvão conduz conversas que misturam bastidores, análises e boas histórias. A proposta é reunir figuras de peso do esporte nacional em uma conversa que transita entre a resenha de vestiário e a profundidade de quem conhece bem o jogo. A estreia, com Ronaldo Fenômeno como convidado, já indicou o tom que a atração pretende seguir: informal sim, mas embasado.

O retorno de Galvão à Band é carregado de simbolismo. A emissora já foi uma referência em transmissões

esportivas e, nos últimos anos, até tenta retomar esse prestígio – ainda que sem grande impacto de audiência. Nesse contexto, o novo programa é uma aposta importante. Mas o desafio é grande: exceto pelos dez minutos dedicados ao “Perrengue do Dia”, que começa às 22h20, a faixa anterior é ocupada por programação religiosa, com o “Show da Fé”. A transição brusca entre os conteúdos certamente atrapalha a formação de uma audiência fiel. Na estreia, Galvão conseguiu média de 1,4 ponto. Mas não será fácil manter esse resultado sem a novidade da estreia.

No digital, porém, o desempenho já se mostra promissor. “Galvão e Amigos” fica disponível gratuitamente no canal de YouTube Esporte na Band. E o programa tem conquistado números expressivos ali. O primeiro episódio ultrapassou meio milhão de visualizações e os dois primeiros somaram quase 1 milhão em apenas nove dias. Bons resultados, que reforçam o potencial da atração no ambiente online – especialmente por ser feita ao vivo e tratar de temas quentes, sim, mas capazes de sustentar interesse mesmo dias após a exibição.

Com 74 anos, Galvão

mostra que continua afiado e disposto a se reinventar. Ano passado, apresentou o talent-show “Craque da Voz”, exibido pelo Sportv e como quadro do “Esporte Espetacular” na Globo, ao lado de Karine Alves. Agora, volta a assumir um espaço fixo em rede nacional, onde pode explorar todo o seu conhecimento acumulado em cinco décadas de carreira, 13 Copas do Mundo e mais de 700 Grandes Prêmios de Fórmula 1. Seu carisma segue intacto e sua autoridade no assunto é incontestável.

“Galvão e Amigos” ainda está no início, mas já entrega o que promete: um encontro de vozes experientes, em que o esporte – especialmente o futebol – é debatido com paixão e competência. Se a Band reforçar a divulgação, o programa pode se firmar entre os fãs de esportes nas noites de segunda-feira. É leve, mas esbanja conteúdo.

resumo das novelas

Segunda - Juliano desconfia do sumiço de Clarice. Teresa questiona Clarice sobre Zélia. Raimundo e Lígia pensam um no outro. Alfredo propõe a Érico uma turnê com Verônica Queen. Glorinha e Marlene decidem o nome de seu novo produto. Nelson pede socorro a Anita por conta de uma dívida, e acaba fazendo a família de refém. Vera e Sebastião recebem uma intimação da prefeitura. Juliano questiona Clarice sobre seu paradeiro.

Terça - Clarice consegue despistar Juliano. O cobrador de Nelson ameaça a família de Anita. Beto atualiza Basílio sobre seu plano. Raimundo paga a dívida de Nelson, e proíbe o namoro de Celeste com Edu. Clarice desabafa com Teresa. Iolanda hesita sobre seu casamento com Ulisses. Carlito se emociona com sua melhora. Ulisses, Vera, Sebastião e Beto decidem lutar pela continuidade do Gente Fina. Clarice encontra uma foto na bolsa de Zélia.

Quarta - Carlito pede que Érico aceite o con vite para sua turnê. Ulisses pede ajuda a Sérgio para salvar o Gente Fina. Bia sofre com a indife rença de Beto e Ronaldo. Edu e Celeste se encon tram clandestinamente. Raimundo apoia Beto luta pelo Gente Fina. Zélia e Juliano comemoram o sucesso de seu plano contra Maristela, está cada vez mais confusa. Uma multidão reúne para salvar o Gente Fina. Beatriz confron ta Bia.

Segunda - Osmar chora quando Violeta se afasta e Jô o conforta. Gigi desconfia da mensagem que recebeu de Roxelle. Tati sofre com saudades de Jin. Marco finge surpresa ao ver Violeta em sua casa. Ana Lúcia fica satisfeita com os comentários de Cacá. Chico decide ir para Curitiba e surpreende Moreira. Gerson manda seus capangas vigiarem Roxelle. Cacá se desespera ao saber que Violeta foi embora com seu filho e pede a ajuda de Jô. Ruth questiona Marco sobre a mãe do neto de Violeta. Rosana hostiliza Jão. Sebastian se preocupa com Roxelle. Gigi chama Belisa de mãe. Cacá se entende com Chico.

Segunda - Maria de Fátima mente para Solange sobre a condição financeira da mãe. Rubinho inventa para Renato que mora em Nova Iorque. Renato se envolve em um acidente com Jarbas. Bartolomeu compartilha com Eunice seu medo de ser demitido do jornal. Maria de Fátima forja uma situação para atrair Afonso e Solange vê. Lucimar desconfia de Gilda sobre o roubo dos sanduíches. Consuelo deixa Ivan furioso ao contar que Marco Aurélio se apossou de sua ideia para a empresa. Renato convida Rubinho para tocar no evento de Paraty. Otávio elogia a comida de Raquel para Poliana.

Segunda - Senor convence, sem esforço, Lavínia a pedir desculpas para Flora. Anna fica impressionada. André pergunta, bravo, se Anna virou amiga de Senor. Anna fica surpresa com esse lado de André. Norma comenta com Elisa que Gabriel e Pilar estão muito apaixonados e pede para ela procurar outros professores para fazer uma entrevista de emprego. Norma chama André e gosta do novo comportamento dele, exigindo que ele tenha mão de ferro com os outros alunos. Felipe pede para Pedro levar Senor até a toca dos Luíses. Mais tarde, Felipe convence André a ir até o esconderijo.

Terça - Roxelle tenta ligar para Gigi pelo celular do capanga. Cacá pede a ajuda de Chico para encontrar seu filho. Gigi se reconcilia com Belisa. Roxelle é rendida por outro capanga e se desespera. Joyce dispensa Sebastian. Edson discute com Rosana por causa de Jão. Gerson manda seus capangas prenderem Roxelle. Doralice sente-se mal, e Madalena se preocupa. Rique repreende Rosana por destratar Jão sem motivos. Osmar convoca uma reunião com os membros da cúpula para falar sobre Marco. Roxelle agride Gerson. Cacá e Chico chegam à casa de Marco. Doralice discute com Tati.

Terça - Raquel discute com Ivan. Rubinho fica emocionado com a atitude de Renato. Tiago se oferece para ajudar na festa de aniversário de André. Otávio se interessa por Raquel. Maria de Fátima é dispensada pelo produtor depois de destratar a maquiadora. César se esconde de Maria de Fátima. César conta a Olavo que conseguiu um emprego como instrutor aquático em um hotel. Cecília diz a Marco Aurélio que precisa contratar um chef para o restaurante. Cecília dá uma carona para Tiago e acaba ficando na festa de André, se deliciando com os salgados de Raquel. Bartolomeu aconselha Ivan a pedir desculpas para Raquel.

Terça - Na toca dos Luíses, Senor comenta com Pedro que André tem inveja da amizade entre eles. André expulsa Senor do local. Gabriel se demite e Norma manda o professor cumprir aviso prévio. Elisa coloca um disfarce e se apresenta para Norma como a nova professora, a argentina Alejandra. Os Pequenotts ganham a confiança de Anna, que entrega o carimbo a eles. Norma adora a demonstração de aula de Alejandra e decide contratá-la. Isadora e Manu acham a professora Alejandra muito estranha e descobrem que Gabriel pediu demissão.

Quarta - Tati fica mexida com a discussão com Doralice. Gerson prende Roxelle novamente. toma uma decisão. Chico consola Cacá. Violeta mente sobre Cacá para Ruth. Rodolfo questiona Gerson sobre Roxelle. Rosana conversa com Edson sobre Jão. Marco comenta com Violeta sobre a sita de Cacá, e Ruth provoca a ex de Osmar. Cacá segue o conselho de Chico ao falar com Violeta. Alberto flagra Doralice chorando pelo desentendi mento com Tati. Ruth procura Cacá. Osmar vai casa de Joyce. Madalena e Jão encontram Doralice desmaiada em casa.

Quarta - Raquel e Ivan fazem as pazes. Renato aparta uma briga entre Marco Aurélio e Tiago. nanda se aproxima de André. Maria de Fátima gosta das críticas de Solange às suas postagens de vídeo. Ivan afirma a Luciano que provará que TCA pode entrar em colapso se continuar com política atual. Tiago escuta Marco Aurélio dizer Helena colocou sua vida em risco quando incen diou a casa. Tiago perdoa Helena. Daniela comen ta com André sobre sua desconfiança de Gilda. Marco Aurélio decide usar Rubinho como testade-ferro em uma transação ilegal.

Quarta - André acha que os amigos estão ten tando pintá-lo como vilão e expulsa todos os ninos dos Luíses. Felipe chora pela demissão Gabriel. Norma apresenta a nova professora para os alunos e colaboradores. Senor diz para André que ele está sendo um péssimo líder e André o safia para um duelo. Na caverna, os Pequenotts querem ajudar Safira com sua autoestima, já ela perdeu os poderes. Moleza fica com o pé atrás. Betina ajuda Cristina a encontrar o perfil ideal menino para ela. Tonico fica encantado com a va professora e Dalete fica com ciúmes.

conSérgio indifeenconBeto na comemoram que multidão se confron -

Quinta - Bia se preocupa com as confusões de Maristela. O protesto contra a desapropriação do Gente Fina é noticiado em diversos jornais. Celeste sente um forte enjoo e teme estar grávida. Juliano e Zélia confundem Maristela, que assina um acordo que prejudicará a empresa. Clarice anuncia a Juliano que viajará com Teresa. Sérgio conta a verdade sobre Paty para Jacira.

Sexta - Edu confirma a gravidez de Celeste. Jacira termina o relacionamento com Sérgio. Basílio descobre que Maristela está sendo dopada e confronta Zélia. Maristela se desespera com o contrato assinado por engano. Amália constata que o clube Gente Fina salvou sua família. Celeste desmaia, e Edu se desespera.

com Tati Violeta questiona Edson a viCacá Violeta. desentendivai à Doralice

Quinta - Madalena e Jão levam Doralice para o hospital. Cacá revela a Ruth que Violeta tirou seu filho à força. Osmar e Joyce ficam juntos. Ruth conta sobre sua visita a Cacá para Marco. O médico conversa com Madalena, Tati e Osmar sobre o estado de Doralice. Rodolfo convida Gigi para ir com ele até o haras. Roxelle muda seu comportamento diante de Gerson. Sebastian tenta tirar satisfações com Joyce sobre Osmar e leva um fora. Alberto fica com Doralice no hospital. Cacá avisa a Chico que Ruth marcou um encontro com ela. Rodolfo e Gigi seguem para o haras. Violeta se surpreende quando encontra Cacá na casa de Marco.

Sexta - Marco exige que Violeta entregue o neto para Cacá. Rodolfo convida Gigi para viajar com ele e Belisa. Chico comemora o reencontro de Cacá com o filho. Osmar conversa com Doralice no hospital. Violeta não aceita a investida de Marco. Gigi e Rodolfo contam para Belisa sobre Roxelle. Rafa vê Nando comprando anabolizantes de forma ilícita no estacionamento da academia, e conta para Silvia. Madalena experimenta seu vestido de noiva. Violeta vai ao hospital falar com Doralice. Osmar faz um pedido inusitado para Madalena.

Sábado - Amália descobre uma forma de salvar o clube da desapropriação. Edu afirma a Celeste que suas mães precisam saber da gravidez. Juliano e Zélia submetem Maristela a uma avaliação médica. Ulisses afirma a Glorinha que ainda a ama. Carlito comemora com Érico o sucesso do pai como artista. Todos comemoram a suspensão do despejo contra o Gente Fina. Maristela é interditada judicialmente. Basílio revela a Juliano que se casou com Maristela e responderá por ela na empresa.

Sábado - Madalena não aceita o pedido de Osmar. Roxelle teme não conseguir ajuda. Jão pede para conversar com Cacá. Doralice se preocupa com a conversa que Osmar quer ter com Madalena. Alberto dorme no quarto de Doralice no hospital. Tati sofre pela falta de Jin. Chega o dia do casamento de Jão e Madalena. Gigi e Sebastian contam para Rodolfo e Belisa sobre o que houve com Roxelle. Doralice, Tati e Cida ajudam Madalena a se arrumar para o casamento. Neuza se emociona ao ver Jão arrumado para o casamento. Osmar surpreende Gerson. Nando admira Tati. Cida e Sidney tentam acalmar Jão. Madalena chega à igreja.

Renato Fernão postagens que a com a que incencomenGilda. testa-

Quinta - Rubinho conta a Raquel sobre a apresentação que vai fazer em Paraty. Interessado em fazer contato com Marco Aurélio, Ivan tenta convencer Raquel a aceitar o convite de Laís e Cecília para ir a Paraty. Maria de Fátima consegue ficar hospedada no quarto de hotel das secretárias da Tomorrow. Renato presenteia Rubinho com uma nova mala, igual à de Marco Aurélio. Marco Aurélio combina com Freitas como irão camuflar os dólares na mala. Tiago flagra a mala de dólares de Marco Aurélio e alerta o pai que ele fará remessa ilegal de divisas. Maria de Fátima se depara com César na piscina do hotel de Paraty.

Sexta - Maria de Fátima se diverte quando César lhe pede para não atrapalhar seu trabalho. Tiago e Vera demonstram interesse um pelo outro. Solange gosta do jeito de Rubinho. Laís e Cecília se oferecem para mostrar Paraty a Raquel e Ivan. Raquel se incomoda ao ver o interesse do namorado apenas para conhecer Marco Aurélio. Marco Aurélio é pouco delicado ao ser apresentado a Rubinho. Eugênio convence Helena a ir a um coquetel com um amigo. Vera e Tiago se encontram. Maria de Fátima garante a César que se casará com Afonso Roitman. Maria de Fátima fica atordoada quando Afonso lhe apresenta o pianista Rubinho.

Sábado - Maria de Fátima ignora Rubinho. Ivan cobra de Raquel ajuda para se encontrar com Marco Aurélio. Fernanda diz a Flávia que André quer um compromisso sério com ela. Ivan insiste para Raquel ajudá-lo e eles acabam discutindo. Rubinho deixa claro a Maria de Fátima que, se ela destratar Raquel, contará toda a verdade sobre a filha. Maria de Fátima é surpreendida por Raquel, diante de Solange.

tenmedemissão de para André dePequenotts que atrás. ideal de no-

Quinta - Gabriel diz para Tonico que vai trancar o curso de mestrado. Os Pequenotts e Moleza fingem que estão hipnotizados para agradar Safira. Elisa troca a roupa de Alejandra pela dela de inspetora e Norma diz que está se sentindo insatisfeita com a ausência dela no colégio. Shirley e Wanda descobrem que Goma e Fafá estavam atuando como detetives e se sentem ofendidas. Alejandra dá aula particular para Nina e Jane e acaba deixando a peruca cair. Elisa desabafa com Nina e Jane, dizendo que queria realizar o sonho de ser professora, mas Norma não via seu potencial.

Sexta - André admite aos amigos que estava perdido e volta a ser bondoso. Alejandra pretende contar a verdade para Norma, mas Norma diz que gostaria de dar uma promoção, pois gostou demais dela, e propõe que ela seja a nova inspetora, dizendo que vai demitir Elisa. Gabriel diz para Pilar que ela é o plano mais desejado da sua vida. Fafá e Goma resolvem um mistério antes de Shirley e Wanda. Os meninos não querem voltar para os Luíses. Alejandra dá aula para as meninas e Lavínia fica encantada com a professora. César e Thomas fazem um protesto contra Cristina e Betina.

CinCo PerGunTas / Diretor de “Vale Tudo”, Paulo Silvestrini

exalta força dos remakes e avalia sua estreia na faixa das 21h

Prova das nove

Paulo Silvestrini ainda estava colhendo os louros do sucesso de “Vai na Fé” quando recebeu a proposta da cúpula da Globo para dirigir o remake de “Vale Tudo”. Em vez de qualquer receio ou dúvida sobre o projeto, Paulo apenas se emocionou. Para o diretor, que atua por trás das câmeras há 30 anos, a chance de comandar a principal produção em comemoração ao aniversário de 60 anos da emissora e a possibilidade de recontar um clássico foram fatores fundamentais para ele abraçar a empreitada na hora. “Dirigir uma obra clássica é muito comum no teatro, mas não na televisão. Fiquei feliz de ser lembrado e não perderia essa chance por nada”, conta.

Na Globo desde meados dos anos 1990, Paulo integrou a equipe de direção de nomes como Denise Saraceni, Jorge Fernando e, especialmente, Ricardo Waddington. Com a adaptação da empresa aos novos tempos e formas de contrato, que culminou na demissão de boa parte dos medalhões, seu nome foi ganhando destaque na emissora e, em 2017, ele assinou pela primeira vez como diretor artístico em “Malha-

ção – Viva a Diferença”. Na sequência, dirigiu a série “Eu, a Vó e a Boi” para o Globoplay e desenvolveu “Vai na Fé”, novela de sucesso que mudou seu patamar dentro do grupo. Em sua estreia no horário das nove, ele assume o frio na barriga, mas não se deixa levar pelo nervosismo. “Tanto não deixar isso tão pesado na minha cabeça. A verdade é que é uma oportunidade de entrar em contato com a expressão máxima do gênero.

P – “Vale Tudo” é o terceiro remake da faixa das nove em menos de cinco anos. Qual a importância de revisitar essa obra?

R – Acho que grandes histórias merecem ser recontadas. “Vale Tudo” é o maior clássico da teledramaturgia brasileira, a grande história, os grandes personagens. Um clássico, sempre que relido, continua fazendo sentido. Es-

tamos fazendo a novela para o público de hoje, para quem viu e quem não viu. Buscamos acomodar as transformações tecnológicas e realinhar as questões discutidas pela novela à luz da contemporaneidade.

P – De que forma?

R – Nosso desejo é que, através dos personagens e situações criadas, possamos promover um ambiente de discussão de questões relevantes para a sociedade brasileira de hoje. Sobre muitas dessas questões, a visão agora é outra, às vezes para melhor, às vezes para pior. Muitas coisas foram renomeadas e ressignificadas. Queremos estimular o diálogo.

P – O processo de escalação de “Vale Tudo” foi longo. Como se chegou aos nomes de Bella Campos e Taís Araújo para interpretar as icônicas Maria de Fátima e Raquel?

R – A gente queria um elenco que dialogasse com o Brasil de hoje. Eu desejava um elenco jovem, inquieto, disposto a aproveitar todas as oportunidades do texto. O processo de escalação realmente foi demorado, durou quase um ano. Foram muitos testes, experiências e ambientações. A leitura da Bella foi definitiva.

P – A trilha sonora mistura temas como “Brasil” e “Faz Parte do Meu Show”, que embalavam a versão de 1988, com canções atuais. Como foi a seleção?

R – Nossa aposta é criar um clima vintage, uma sensação de reconhecimento e pertencimento. Procuramos juntar novidades e homenagens, criando uma atmosfera envolvente e sedutora. Artistas internacionais fazem parte da trilha, mas há uma aposta no Brasil.

P – Desde que foi revelada a ideia do remake de “Vale Tudo”, uma profusão de elogios e críticas vem tomando conta das redes sociais. Como você lida com essa pressão?

R – Opiniões sobre nosso trabalho podem ser positivas ou negativas. Não me incomodo muito com isso. Minha aflição mesmo vem de ser abandonado, de o público desistir da obra. Se alguém estiver assistindo à novela e criticando minha direção ou discordando de uma escalação ou de uma aposta que a gente fez, eu vou entender é que uma opinião legítima, mas eu desejaria que a pessoa encontrasse na produção outras oportunidades de contato, que embarque com a gente na jornada.

r

aio-x / Adriana Rabelo

retorna à série “Reis” na pele da poderosa Rainha Naara

Altiva e enigmática

Adriana Rabelo reencarna na série bíblica “Reis”, da Record, em grande estilo. A atriz mineira viveu a prostituta Dália na terceira temporada, mas agora retorna como uma rainha. Na 12ª fase da saga, “A Emboscada”, Adriana reaparece como a Rainha Naara. “Já trabalhei na Record em outros projetos e os produtores de elenco me indicam para novas oportunidades. Foi assim que surgiu a Rainha Naara”, simplifica. A personagem, que vive um casamento marcado pela negligência e violência do Rei Jeroboão, papel de Marcelo Valle, exibe uma postura firme e enigmática. “Naara cumpre suas obrigações como soberana e mãe, mas enfrenta um casamento difícil. Diferentemente do rei, ela sabe construir boas alianças e transita com inteligência pela corte”, descreve.

A preparação exigiu uma atenção profunda em outro tempo e universo. “Tive o suporte das preparadoras Andrea Avancini e Suzana Abranches. Além disso, me inspirei muito na Rainha Cersei, de ‘Game of Thrones’. Fiz estudos de mesa, improvisação e assisti a palestras sobre o período histórico em que a trama se passa”, de-

talha. Os figurinos e o ambiente de gravação ajudaram a atriz a compor a personagem. “Não é fácil, é muito diferente do que vivemos hoje. Mas me senti altiva e elegante como uma rainha, digna de um trono (risos)”, brinca ela, que encara a oportunidade de retornar a “Reis” com uma personagem completamente distinta da anterior especial. “Digo que subi de cargo, porque fui de prostituta a rainha”, diverte-se. Adriana também está no elenco do filme “Tudo que é Sólido”, suspense policial dirigido por Márcio Heleno Soares, ainda sem previsão de estreia, e encena o monólogo “Visitando Camille Claudel”, que conta a história da escultora francesa, no Rio de Janeiro.

Nome completo: Adriana Rabelo Diniz.

Nascimento: 18 de abril de 1974, em Betim, Minas Gerais. Atuação inesquecível: Como Camille Claudel, na peça “Visitando Camille Claudel”. Interpretação memorável: Fernanda Torres no filme “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles.

Momento marcante na carreira: “Realizar projetos como ‘Visitando Camille Claudel’ e fazer cinema”.

O que falta na televisão: “Mais espaço para projetos inovadores, oportunidades para novos talentos e o devido reconhecimento para os artistas através dos direitos conexos”.

O que sobra na televisão: “Excesso de programas sensacionalistas e entretenimento descartável, deixando menos espaço para conteúdos mais aprofundados e diversificados”.

Com quem gostaria de contracenar: Wagner Moura.

Se não fosse atriz, seria: Psicóloga. “Ou psicanalista. Já estou nesse caminho”.

Ator: Al Pacino.

Atriz: Julianne Moore, Fernanda Montenegro e Andrea Beltrão.

Novela: “Vale Tudo”, escrita por Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères, exibida originalmente pela Globo entre 1988 e 1989.

Vilão marcante: Odete Roitman, papel de Beatriz Segall em “Vale Tudo”.

Personagem mais difícil de compor: Todos.

Que novela gostaria que fosse reprisada: “Vale Tudo”. Que papel gostaria de representar: Uma vilã.

Filme: “Um Sonho de Liberdade”, escrito e dirigido por Frank Darabont, lançado em 1994.

Diretor: Stanley Kubrick e Quentin Tarantino.

Vexame: “Mandar mensagens erradas no WhatsApp! Uma vez, gravei vários vídeos falando sobre mudanças no figurino da minha peça e enviei tudo para o Wagner errado. Ele ainda respondeu: ‘Olha, você mandou para o Wagner errado. Nem vi seus vídeos, tá?’ Morri de vergonha”.

Mania: “Não posso ver um desenho de amarelinha que pulo todos os quadradinhos”.

Medo: “De bonecos de vitrine de lojas de bebês. Acho sinistros”.

Projeto: “Viver com mais leveza, menos perfeccionismo, menos cobrança e ativar o ‘botão do tô nem aí’. Já estou no caminho”.

inside / Camila Pitanga retorna à Globo em “Dona de Mim”

como a dramática Ellen

Retorno marcante

Após quase nove anos afastada das novelas da Globo, Camila Pitanga faz um retorno comovente à emissora em uma participação especial em “Dona de Mim”. Na história de Rosane Svartman, que estreia dia 28 de abril no lugar de “Volta por Cima”, na faixa das 19h, a atriz viverá uma mulher marcada pela dor e pela fé. “Ellen é uma lutadora. Alguém que batalha com todas as forças pela vida”, resume Camila.

A personagem entra na história de forma impactante: no meio do casamento de Abel Boaz e Filipa, papéis de Tony Ramos e Cláudia Abreu, no jardim da mansão da família dele, Ellen surge aflita, carregando uma bebê nos braços. Ela chama o noivo pelo nome diante de todos e, em conversa com ele, cobra uma promessa antiga. Exfuncionária da fábrica de lingeries comandada por Abel, ela foi responsável por impedir que o patrão tentasse tirar a própria vida durante um momento de crise financeira. Em gratidão, ele garantiu que estaria sempre

à disposição. Anos depois, Ellen aparece doente, desesperada para assegurar um futuro digno à filha. “Ellen é devota de Nossa Senhora da Penha. Ela tem sua trajetória radicalmente transformada quando se vê grávida e com câncer no útero”, relata a atriz.

Para compor a personagem, Camila apostou em um mergulho na rotina de uma mulher diagnosticada com a doença. “Fui para uma sala de ensaio e passei alguns dias pesquisando com Márcia Feijó, minha parceira da vida. Fiz meu costumeiro estudo de texto com a Lisa Eiras”, detalha. A atriz também buscou informações práticas e emocionais com profissionais da área de saúde. “Foi fundamental a visita que fiz ao Instituto Nacional de Câncer, o INCA, para entender os processos de uma paciente com câncer no útero”, afirma.

O retorno à dramaturgia da Globo veio acompanhado de um entrosamento especial com a equipe do folhetim. “Quando recebi o convite para estar na novela da Rosane e do Allan, eu comemorei

como um gol! Eles são dois criadores que admiro e com quem estou amando conviver. Meu dia a dia é de um set de gravação harmonioso e megaastral”, valoriza Camila.

A participação especial em “Dona de Mim” surge em meio ao sucesso da ambiciosa Lola, vivida por Camila na novela “Beleza Fatal”, produção de Raphael Montes para o Max, também em exibição atualmente pela Band. “É um trabalho que me desafiou e me exigiu muito, mas que me diverti fazendo. Lola é uma

mulher perigosa, ambiciosa e também inteligente, que corre atrás do que quer. Mata e atropela quem for para conquistar seus objetivos”, descreve. Uma vilã que, para sua intérprete, está longe de ser unidimensional. “A vilania da Lola pode ser muito maldosa, mas não é tão clássica, porque ela sofre e padece. No momento em que a heroína começa a vilanizar também, temos ali um duelo de titãs”, analisa, referindo-se à personagem Sofia, de Camila Queiroz.

BasTidores / Com 60 horas de programação especial, Globo celebra seis décadas recapitulando o passado e refletindo sobre o futuro

Maratona festiva

As seis décadas de existência da Globo, que serão celebradas no próximo dia 26 de abril, ilustram uma trajetória intensa de altos e baixos e, por muitas vezes, polêmicas. Boa parte desse célebre histórico será relembrado a partir do próximo dia 24, quando a emissora inicia sua programação em comemoração ao seu 60º aniversário. Até o dia 28, o canal contará com 60 horas de uma programação especial que vai percorrer o passado, o presente e o futuro da televisão, em um fim de semana repleto de homenagens e memórias. “A celebração acontece ao longo de todo o mês, mas a comemoração principal é no último final de semana de abril. Nessas 60 horas, cada conteúdo vai celebrar dentro do seu próprio universo: entretenimento, jornalismo, esporte, dramaturgia e até filmes”, afirma Leonora Bardini, diretora executiva da Globo.

Logo no dia 24, o esquenta começa com um nostálgico “Vídeo Show”, que retor-

na em uma edição especial logo depois de “Vale Tudo”. O programa vai promover o reencontro de apresentadores como Miguel Falabella e Cissa Guimarães, Angelica e André Marques, Otaviano Costa, Monica Iozzi e Joaquim Lopes, além de revisitar quadros icônicos, como “Falha Nossa” e “Túnel do Tempo”.

Na sexta, dia 25, o “Globo Repórter” mergulha na linha do tempo da emissora, apresentando histórias de bastidores e desafios que moldaram a emissora ao longo desse período. “É um programa (‘Vídeo Show’) para matar as saudades, mas também vamos criar novas imagens. Estamos gravando há algumas semanas e está sendo lindo ver o elenco se emocionar ao reencontrar personagens ou ver o Miguel Falabella reencontrando a Cissa Guimarães e revendo as matérias que fizeram”, detalha Daniela Gleiser, que assina a direção artística do especial.

O fim de semana também será marcado por celebrações. Na data do aniver-

sário, dia 26, o “Bom dia Sábado” dá início à maratona que passa por “Pequenas Empresas & Grandes Negócios” e pelo “É De Casa”. No sábado, também irá ao ar uma edição exclusiva do “Vídeo Game”, que contará com apresentação de Angélica. Além disso, “Volta Por Cima” chegará ao último capítulo, excepcionalmente, num sábado.

Já o domingo será marcado pela estreia do filme original “A Fábrica de Sonhos”, produzido pelo Núcleo de Filmes dos Estúdios Globo. O “Domingão com Huck” traz um programa que homenageia os programas de auditório e, direto do Maracanã, o clássico entre Flamengo e Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro, ganha ares de evento especial na cele-

bração da emissora. “Não dá para você falar dos 60 anos de história da Globo sem falar da história dos programas de auditório. Acho que desde os tempos em que Silvio Santos exibia seu programa na Globo foi quando o auditório começou a estender o microfone ao povo. Então, foi quando o telespectador começou a se enxergar na televisão”, valoriza Luciano Huck. Ao final da noite, o “Fantástico” ganha uma nova abertura, que presta uma homenagem à história do programa, revisitando e ressignificando as referências, unindo passado e futuro no presente. Após o programa, estreia a série documental “Gloria”, que celebra a carreira, a trajetória e o legado de Gloria Maria.

Mundo inédito Zapping

POR CAROLINE BORGES

Campo e bola

> A jornada de Daniele Hypolito se encerrou no “Big Brother Brasil”. A atleta, no entanto, não pretende se afastar das câmeras. Após 83 dias confinadas, ela planeja seguir uma carreira no jornalismo esportivo. “Tenho o sonho de virar uma apresentadora esportiva. Eu amo esporte, então além de continuar no mundo da ginástica fazendo esse trabalho de comentarista, eu adoraria ter a oportunidade de participar de uma mesa do André Rizek, que fala sobre uma coisa que eu também amo, o futebol, e poder caminhar para ser uma apresentadora esportiva”, afirma. Recém-saída do “reality show”, Daniele precisou administrar uma série de medos ao longo da competição de convivência. “O mais difícil é lidar com os medos de não estar agindo certo, de como as pessoas estariam me vendo, de não estar sendo exemplo para a criançada. Isso pesa muito. E o mais especial com certeza foi poder viver esses 83 dias na casa dos sonhos, a mais vigiada do Brasil”, explica.

Tempo infantojuvenil

Patrícia Pinho estará na próxima temporada de “D.P.A. - Detetives do Prédio Azul”, do Gloob. Na produção infantojuvenil, ela viverá a bruxa coruja. A série estreia em maio.

Túnel do tempo

A nova temporada do “Papo de Segunda” relembrará edições passadas. No “Você Concorda Com Você?”, apresentadores antigos e atuais vão reassistir falas de anos anteriores da produção e comentar suas próprias opiniões, justificando se ainda concordam ou não com elas. Com João Vicente de Castro, Francisco Bosco, Eduardo Sterblitch e Russo Passapusso no elenco, o programa retorna ao ar em maio.

Fora de casa

Para celebrar os 60 anos da Globo, César Tralli sairá dos estúdios do “Jornal Hoje” na próxima segunda, dia 28. O jornalista ancorará o telejornal direto do Mercado Municipal, em São Paulo.

Brilho especial

E por falar na celebração de 60 anos da Globo, Milton Cunha gravou uma participação especial na nova versão do “Vídeo Show”. O programa vai ao ar no dia 24 de abril.

Dona do jogo

Patricia Rubano assinará a direção da próxima temporada de “Admiráveis Conselheiras”, do GNT. O programa comandado por Astrid Fontenelle mostra como mulheres 60+ podem ser ativas, corajosas e abertas para experiências em qualquer idade.

Unidos venceremos

Lellê tem valorizado cada dia nos estúdios de “Volta por Cima”, da Globo. Ao longo dos últimos meses, a atriz, que vive a elegante Silvinha, tem tido trocas intensas e importantes com Rodrigo Fagundes, Betty Faria e Drica Moraes, que vivem Gigi, Belisa e Joyce. “É uma honra estar ao lado deles. Aprendo todos os dias. Isso é algo incrível para a minha carreira”, vibra Lellê, que se encantou rapidamente com todos os detalhes da personagem. “Silvinha é uma jovem mulher maravilhosa. Herdeira, rica, muita prosperidade. Muito amiga, muito consciente, sabe quem ela é. Ela sabe que é uma mulher preta. Tem muitos negócios. Ela é uma mulher culta e elegante”, completa.

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.