
























@jornaldefato /jornaldefatorn @defato_rn
>> Austríaco naturalizado brasileiro que diz ser bilionário viveu em prisão, é amigo de Beira-Mar e Cesare Battisti, e tem vídeo queimando fortuna em euros.
Polo Arraiá do Povo terá apresentações sábado e domingo
Mossoró 1
RN tem o maior número médio de anos de estudo do Nordeste
Com a média de 9,6 anos, o Rio Grande do Norte ocupou o 1º lugar na região em 2024 na média do número de anos de estudo.
Resíduos da filetagem de camarão viram fonte de renda no RN
MDB mira projeto e considera apoiar governador Tarcísio ao Planalto em 2026
Governador de São Paulo não é um emedebista, mas seu partido, o Republicanos, aproxima-se de uma federação com o MDB.
Copa do Mundo de Clubes começa com PSG e Manchester City favoritos
Em um segundo escalão, brasileiros miram passar da fase de grupos antes de almejar saltos maiores na competição organizada pela Fifa.
VERA LÚCIA DE OLIVEIRA
Escritora, membro da Academia de Letras do Brasil. (Brasília-DF) veraluciaoliveira@hotmail.com
Deveria haver um Prêmio Nobel do Riso. O ganhador seria disparadamente Eça de Queirós (1845-1900), pois de riso voltairiano e gargalhada rabelaisiana ele entendia. Não só entendia, como era mestre. Em toda a sua vasta obra, se o riso não está explícito, está nas entrelinhas. Diferentemente do nosso Machado, que faz o leitor sorrir, mas não gargalhar, o escritor português tinha o dom da graça e do escracho. Se fôssemos selecionar algumas obras, ficaríamos com o romance A relíquia, as novelas Alves & Cia. e O mandarim e o conto “Adão e Eva no Paraíso”. O riso de Eça é um meio para atingir um fim em que a esperança está presente. Há redenção e compaixão, o que não vemos na obra de Machado, em que predomina a crueldade e o ceticismo. Eça brinca para divertir o leitor e corrigir os costumes. É do conto “Adão e Eva no Paraíso” (Rio de Janeiro: Ed. Nova Aguilar, Obra Completa de Eça de Queirós, vol. II, p. 1249) que iremos falar. Como não rir já na frase inicial “Adão, Pai dos Homens, foi criado no dia 28 de outubro, às duas horas da tarde...”? (p. 1249). Pois foi nesse dia, quando o Sol ainda girava sobre a Terra, um Sol, segundo o narrador, muito novo, sem sardas, sem rugas, sem falhas na sua cabeleira flamante, numa floresta muito cerrada e muito tenebrosa (...) Então, certo Ser, desprendendo lentamente a garra no galho de árvore onde se empoleirara toda essa manhã de longos séculos, escorregou pelo tronco comido de hera, pousou as duas patas no solo que o musgo afofava, sobre as duas patas
Direção Geral: César Santos
Diretor de Redação: César Santos
Gerente Aadministrativa: Ângela Karina
se firmou com esforçada energia e ficou ereto, e alargou os braços livres, e lançou um passo forte, e sentiu a sua dessemelhança da animalidade, e concebeu o deslumbrado pensamento de que era, e verdadeiramente foi! Deus, que o amparara, nesse instante o criou. E vivo, da vida superior, descido da inconsciência da árvore, Adão caminhou para o Paraíso. (pp. 1249/50).
Esse é Adão, nosso pai primevo. Descido de uma árvore, com o auxílio carinhoso de Jeová, caminhou para o Paraíso. Depois dessa cena, o leitor já pode vislumbrar o que vem a seguir, cenas impagáveis de bom-humor na nova concepção da Criação.
Esse Adão era medonho. Coberto de pelos, com couro curtido cor de cobre fosco, com o crânio achatado, orelhas pontudas, com queixada e beiços trombudos no focinho... assim o descreve o narrador. Como podemos ver, não era belo o nosso pai primevo. E, depois de muito guinchar, liberta-se aos poucos da animalidade rumo à humanização, em grande esforço para se erguer, livrando-se da condição primitiva da floresta obscura, “sob o deslumbramento que envolve o Éden.” (p. 1251).
Assustado, em meio a tanta novidade, entre animais de todas as espécies, o nosso pai venerável sente surgir uma energia que irá estabelecer a sua supremacia ante os demais seres da natureza. Mas o narrador impiedoso vê com cautela essa evolução:
A Bíblia, com a sua exageração oriental, cândida e simplista, conta que Adão, logo na sua
Organização: Clauder Arcanjo clauderarcanjo@gmail.com
entrada pelo Éden, distribuiu nomes a todos os animais, e a todas as plantas, muito definitivamente, muito eruditamente, como se compusesse o Léxicon da Criação, entre Buffon, já com os seus punhos, e Lineu, já com os seus óculos. Não! Eram apenas grunhidos, roncos mais verdadeiramente augustos, porque todos eles se plantavam na sua consciência nascente como as toscas raízes dessa palavra pela qual verdadeiramente se humanou, e foi depois, sobre a Terra, tão sublime e tão burlesco. (p. 1253).
Como não se divertir o leitor nessa tentativa de individualização de Adão com a primeira palavra articulada: “Eheu! Eheu!”, dita batendo no peito e rugindo? Nosso Pai venerável, como o chama o narrador, perplexo entre tantas descobertas de seres de todas as espécies, da água do grande rio, de bichos horríveis e outros belos, vê-se diante do pavor supremo: o mar, cujo rumor suas longas orelhas já adivinhavam atrás das dunas. Por que suas águas o ameaçavam avançando para ele? E o terror só aumenta quando vê os monstros marinhos, o rugido horroroso do mar, das aves e dos bichos estranhos que o fazem subir num pinheiro. O leitor nem consegue sentir pena do medo e desamparo do primeiro homem, nosso Pai, pois o espírito da galhofa do narrador predomina. Mas, fatigado, Adão dorme.
Acorda depois de um sono reparador e, para sua surpresa, “oh maravilha!” Diante dele estava um outro Ser: era a esbelta Eva, com longos cabelos ruivos, braços peludinhos e gordos, “Ser [que] se ofertava com uma submissão pasmada e lasciva. Era Eva... Eras tu, Mãe venerável!” (p. 1259).
Agora começa a nova vida de Adão ao lado da companheira, com descobertas e adversidades, enfrentando o fogo, a água, o ar e a terra no Jardim das Delícias, sendo até apedrejado com enormes cocos por seus parentes, os invejosos Antropoides, pois o Paraíso ainda não era verdadeiramente um Paraíso: enfrentaram chuvas torrenciais, edênicas, terríveis estiagens, dias tristes, fugindo das intempéries:
E nossos Pais veneráveis, com as magras costelas a arquejar contra o pelo crestado, a língua pendida e mais dura que a cortiça, erraram de fonte em fonte, a sorver desesperadamente alguma gota que ainda brotasse, gota rara, que assobiava ao cair sobre as lajes esbraseadas... (p. 1260).
Mas foi à Eva que coube o papel civilizatório da humanidade, ou seja, é a ela devemos a descoberta do fogo e do fruto do conhecimento, pois, a depender de Adão, segundo o pândego narrador, teria comido a suculenta serpente. Muito inspirada, criou o fogo e a arte de costurar, tarefa que a encantou: “Encruzada no chão, toda atenta sob a coma crespa, nossa Mãe fura, com um ossinho agudo, buracos na orla de uma pele, e depois na orla de outra pele.” (p. 1266). Assim, com a criatividade feminina, Eva inventou a costura, a roupa, que será um grande passo para a civilização. O homem deixará de andar nu... E os nossos Pais seguem juntos tropeçando vida afora com muitas surpresas divertidas para o leitor. Esse longo conto cheio de graça e peripécias é uma das muitas páginas cultas e provocadoras de Eça de Queirós, escrito em ritmo fluente, com vocabulário rico e culto, em que ao humorista subjaz o moralista cristão. Sobre esse espírito crítico, disse o autor, em carta de 2 de agosto de 1884 ao editor de uma revista francesa, que (no caso, a respeito do também divertido O mandarim) a literatura que os portugueses fazem nesse momento é fruto da invenção e não da observação; que os portugueses são idealistas e, no fundo, líricos; que uma bela frase agrada-lhes mais que o sentido exato das palavras. E diz muito mais nessa carta, quase profissão de fé, em que o genial escritor demonstra, com muito orgulho, a singularidade, a liberdade de expressão e o espírito português na sua literatura.
Um produto da Santos Editora de Jornais Ltda.. Fundado em 28 de agosto de 2000, por César Santos e Carlos Santos.
Dep. de Assinaturas: Alvanir Carlos www.defa to.com E-MAIL : re da cao@defa to.com TWITTER : @jornaldefato_rn REDAÇÃO E OFICINAS: SEDE Avenida Rio
“Rir é humano”, disse Rabelais.
ENTREVISTA / Governador de SP não é um emedebista, mas seu partido, o Republicanos, aproxima-se de uma federação com o MDB
DA REDAÇÃO
OMDB quer voltar a ser protagonista na política brasileira e fazer valer a força eleitoral que reconhecidamente tem nos estados. Para isso, é preciso firmar uma posição de destaque nas eleições gerais de 2026. Se possível, disputar a Presidência da República.
Em 2024, o partido alcançou a segunda maior posição em número de prefeituras. A partir dessa importante base, o MDB vai buscar o protagonismo nas próximas eleições.
O presidente da Fundação Ulysses Guimarães (think tank encarregada da formação dos quadros do partido), deputado Alceu Moreira (RS), foi escalado para construir a plataforma eleitoral da sigla na disputa ao Planalto. O nome ainda não está definido, mas entre as cartas disponíveis, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, destaca-se.
Tarcísio não é um emedebista, mas seu partido, o Republicanos, aproxima-se de uma federação com o MDB, passo que Alceu Moreira considera “fatalmente” inevitável para a sobrevivência das duas legendas.
Alceu Moreira falou sobre o projeto do MDB em entrevista ao Congresso em Foco. Confira os principais trechos:
Como o MDB deve se posicionar na disputa eleitoral de 2026?
Com a última reforma eleitoral, surgiu a necessidade, pela impossibilidade de fazer coligação proporcional, de formar federações. As federações, por si, modificam completamente o jeito de construir vitórias eleitorais e de acessar o poder no país. Observe essa nova federação entre União Brasil e PP. Juntos, conseguem eleger mais parlamentares do que os dois partidos fariam separadamente. Não preciso nem dizer que, quando eles se organizam assim, já estão mirando imediatamente o acesso à Presidência da República. Na centrodireita, MDB e Republicanos
fatalmente vão acabar fazendo uma federação. E, quando isso acontecer, vão trazer partidos menores com eles. Juntos, novamente, elegem muito mais parlamentares do que se estivessem separados. Também estarão ligados a um projeto nacional. O cenário caminha para uma convergência da centro-direita na construção de um projeto nacional: União Brasil, PP, o MDB, Republicanos e PSD, que resiste a fazer federações, caminham para um projeto comum. E esse projeto está muito ligado ao Tarcísio. Todo mundo mira o Tarcísio. Ele diz que não é candidato em hipótese alguma, faz esse discurso, mas o que a gente acredita é que ele quer ser obrigado a fazer o que ele mais quer.
Como o senhor vê o papel da esquerda nesse arranjo?
O PSB tende a se dividir internamente na disputa entre espaços na centro-esquerda e centro-direita. Já o PT, o PSOL, o PSTU e parte do próprio PDT devem estar num grupo de esquerda. Na minha visão, esse grupo ficará menor do que está hoje. Ele caminha para o seu próprio isolamento. Quando Lula indica a Gleisi Hoffmann para fazer articulação política, ele está declarando seu isolamento. E quando ele diz que vai levar o Boulos, vai perder. Vai perder para a esquerda. Porque a esquerda pode construir um discurso de oposição vigoroso e voltar ao poder depois. Se Lula tentar fazer composição pelo centrão, acaba perdendo dos dois lados: esses partidos não estarão com ele na eleição e ele também não terá discurso de esquerda.
O PSDB também tem manifestado a possibilidade de, após a fusão com o Podemos, federarse ao MDB. Como o senhor avalia esse plano?
Acho bem possível, essa é uma ideia muito pragmática da parte deles. Se o PSDB e Podemos perceberem que não conseguem montar chapas fortes nos estados para construir força parlamentar, eles vão precisar se
unir a um grupo como o nosso. Mesmo assim, pode ser que não recorram à federação. Eles têm lideranças consolidadas, antigas, espalhadas por todos os estados. Se conseguirem agregar o Podemos e algum outro partido menor, podem formar uma força bastante representativa. O que é certo é que, a partir de 2027, a reunião de líderes da Câmara, que hoje é uma assembleia com quase trinta bancadas, não passará de dez.
Podemos dizer que, hoje, o MDB tem preferência por Tarcísio?
Ainda é cedo para afirmar, vai depender da composição geral do partido. O MDB não fecha questão, é uma frente. No Sul e Sudeste, o partido tem uma inclinação de centro-direita, mas tem uma grande parte do partido com verdadeira paixão pelo Lula. Isso é conhecido, principalmente no Norte e no Nordeste. E essa convivência é absolutamente admitida, a gente se respeita. O pensamento que eu tenho, como deputado do Rio Grande do Sul e presidente da Fundação Ulysses Guimarães, é o de que a candidatura do Lula está perdendo fôlego. Não tem projeto futuro, não estimula renovação, não oferece saída para a economia do país neste momento. Se ele não tiver musculatura suficiente, mesmo os emedebistas mais pragmáticos vão acabar aderindo ao nosso lado. Estamos construindo um projeto robusto, que chamamos “O Brasil precisa pensar o Brasil”.
Quando se esperava certa redução das tensões mundiais, Israel invade repentinamente o Irã realizando bombardeios a instalações militares e nucleares e afirmando que seguirá com sua campanha para “alcançar muito mais”. O Exército israelense mobilizou 200 aeronaves para atacar quase 100 alvos em todo o Irã.
O cenário repentino é de explosões em Teerã, com fumaça e fogo saindo de prédios. As companhias aéreas rapidamente retiraram voos civis dos céus de áreas do Oriente Médio. Transmissões da televisão estatal mostraram prédios de apartamentos danificados, com destroços espalhados pelas ruas. Por que Israel atacou o Irã? E o que isso significa para o resto do mundo? Os aiatolás insistem que seu programa nuclear é totalmente pacífico, mas seus líderes também falaram em varrer Israel da face da Terra, e essa ameaça foi levada ao pé da letra pelos israelenses.
Vamos percorrer o país inteiro e lançar esse projeto em outubro. Pode ser que tenhamos o Tarcísio como candidato, mas também pode ser que tenhamos um nome próprio à presidência. Mas antes da candidatura, vem o projeto.
Quais outros nomes aparecem nesse radar? Temos grandes governadores, prefeitos de capitais, e figuras de peso como Aldo Rebelo. Há lideranças relevantes que podem crescer numa campanha com base sólida. Mas não temos, nem queremos ter agora, um nome oficial. O foco agora é na construção programática. Hoje, o debate sobre o projeto de país no Brasil é muito raso: muitas vezes vemos uma Bíblia na mão direita, um Código Penal na esquerda e chamam isso de política. Mas o Brasil federativo, com toda sua complexidade, não está sendo discutido. Ninguém sabe qual é o projeto em jogo, nem mesmo para discordar. E o que eu quero é isso: poder concordar ou discordar de um projeto concreto. Mas ele precisa existir. Por isso queremos desenhar um projeto claro. Como será a educação no plano do MDB? Como será a saúde? A organização urbana? As relações internacionais? A política para a Amazônia? A inclusão produtiva? É isso que nós queremos desenhar. Tudo isso precisa estar definido num documento. Quem for candidato, seja do MDB ou apoiado por ele, terá de ter compromisso com esse projeto.
O Irã nunca esteve tão fraco internamente, desde os protestos nacionais de alguns anos atrás. e Israel destruiu seus aliados, o Hezbollah e o Hamas. A reação do Irã será através de mísseis e drones contra Israel. O Irã não acreditará que Donald Trump se distancie da operação israelense. Para os iranianos, os Estados Unidos e Israel estão intrinsecamente ligados. O maior temor é que o Irã comece a atingir alvos no Golfo Pérsico. Refinarias de petróleo incendiadas poderão ter um impacto imediato na economia global. Na conjuntura atual, as previsões são de que Israel continua atacando o Irã; o Irã revida com tudo que pode; os Estados Unidos são forçados a ajudar a defender Israel; o Irã ataca Israel, os EUA e possivelmente aliados dos Estados Unidos. Os ataques incluíram a refinaria de Natanz, a principal unidade de enriquecimento de urânio do Irã. Os danos são graves. Apenas parcialmente subterrânea foi recentemente reforçada. As instalações de enriquecimento urânio foram significativamente degradadas. Israel matou pelo menos três dos principais generais do país e dois cientistas nucleares. Os ataques destruíram a alta cadeia de comando do Irã e eliminou a rede iraniana de milícias anti-israelense. As guerras não têm lógica. A qualquer momento eventos inesperados podem levar a uma escalada ainda maior, com novas direções desse conflito. O Golfo Pérsico transformado em campo de batalha será um risco permanente para o mundo. Todas as guerras guardam interesses obscuros. Por isso, tem razão Erich Hartman ao afirmar que “Guerra é um lugar onde jovens que não se conhecem e não se odeiam se matam por decisão de velhos que se conhecem, se odeiam, mas não se matam”.
AMANHÃ NA HISTÓRIA
- Em 15 de junho, é comemorado o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Outros acontecimentos históricos: Descobrimento da ilha de Martinica por Cristóvão Colombo em 1502, 1520 — O Papa Leão X excomunga Martinho Lutero através da bula papal Exsurge Domin; Benjamin Franklin prova que o relâmpago é eletricidade em 1752;
- 1977 — Primeiras eleições democráticas em Espanha após o franquismo;
- 1994 — Israel e Vaticano estabelecem relações diplomáticas.
- 2022 — A Microsoft aposenta seu onipresente Internet Explorer após 26 anos em favor de seu novo navegador, o Microsoft Edge.
CURTINHAS
BOLSONARO NO STF
O processo criminal contra Bolsonaro e adeptos em tramitação no STF, a partir de agora terá prazo de cinco dias para os réus apresentarem requerimentos complementares ou solicitar novas diligências. Em seguida, as alegações finais dos réus e da Procuradoria-Geral da República (PGR). O prazo será de 15 dias, seguindo-se à sentença.
CAFÉ E O ENVELHECIMENTO
A maioria das pessoas que bebem café aprecia o rápido estímulo de energia que ele proporciona. Novo estudo descobriu que o café pode oferecer também o benefício de longo prazo do envelhecimento saudável.
XI JINPING E TRUMP AO TELEFONE
Durante seu telefonema com Xi Jinping, o presidente Trump comparou a relação com a China a um grande navio, com os dois homens servindo como capitães poderosos segurando o leme firmemente para manter o curso correto. A analogia também veio acompanhada de um aviso. Não deixe que outros desviem o navio do curso e coloquem o relacionamento em risco.
Leia o “blog do Ney Lopes” – informação e opinião
ASSOMBROSO / Austríaco que diz ser bilionário viveu em prisão, é amigo de Beira-Mar e Cesare Battisti, e tem vídeo queimando fortuna
“Ponta do Mel é um vilarejo espremido entre o mar de tons esverdeados e a Caatinga, na Costa Branca do Rio Grande do Norte. Como fica distante das praias mais badaladas do litoral potiguar, é a pesca e não o turismo que garante a sobrevivência da maior parte dos 1,1 mil habitantes.
Com seus casebres, o lugar seria mais um entre tantos povoados de pescadores do litoral brasileiro, não fosse por um detalhe exótico: é lá que mora, há dez anos, o austríaco naturalizado brasileiro Werner Rydl, o homem que declarou à Receita Federal um patrimônio assombroso de 100 bilhões de reais.
Caso fosse incluído na lista de bilionários divulgada anualmente pela revista Forbes, Rydl seria a terceira pessoa mais rica do Brasil, superada apenas por Eduardo Luiz Saverin, ex-sócio de Mark Zuckerberg na Meta,
Walter Werner Rydl, austríaco naturalizado brasileiro, mora há dez anos em Ponta do Mel
e de Vicky Sarfati Safra, herdeira da famosa família de banqueiros.
Sentado em uma cadeira na recepção de uma pousada em Ponta do Mel, o austríaco diz que a maior parte de sua fortuna é constituída por um estoque estratosférico de 306 toneladas de ouro – mais do que o dobro das reservas do Banco Central brasileiro. Quando pergunto a Rydl onde guarda tanto ouro, ele aponta com firmeza o dedo na direção do mar, a nordeste de Ponta do Mel, e declara: Seagarland”. A história de Seagarland
Amizade com Beira-Mar: "pessoa
maravilhosa
“Tudo o que publicavam sobre ele [Battisti] eu já sabia antes porque ele me contava na cela. Cezare Battisti foi o primeiro e único comunista de verdade que conheci”, detalhou Rydl. Outra celebridade do crime que Werner Rydl conviveu na penitenciária de segurança máxima foi Fernandinho Beira-Mar, líder do Comando Vermelho e considerado um dos maiores traficantes de drogas da América Latina. "Jogava xadrez todo dia com ele, era uma pessoa maravilhosa de conviver. Éra -
de conviver"
mos equilibrados nas partidas. Ele tinha uma altíssima inteligência, mas possuía problemas para controlar seus ânimos. Havia momentos em que ficava muito agressivo”, disse. Luiz Fernando da Costa, conhecido como Fernandinho Beira-Mar, está atualmente preso no Presídio Federal de Segurança Máxima de Catanduvas, no Paraná. Ele foi transferido para essa unidade em março de 2024, após uma passagem pela Penitenciária Federal de Mossoró, no RN. Beira-Mar cumpre pena
– nome criado da junção de três palavras inglesas: sea (mar), cigar (charuto) e land (terra) – aparece para a mídia brasileira em março de 2016, com o jornalista Lucas Rodrigues, do portal MidiaNews, o primeiro site de notícias de Mato Grosso. Ele conta que Werner Rydl havia criado a Fundação Seagar, que situada na Seagarland, dois anos antes, em 2014. “Trata-se de um território flutuante no Oceano Atlântico, localizado em águas internacionais, fora da extensão marítima brasileira e registrada em nome
por crimes como tráfico de drogas, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e homicídios, acumulando penas que somam mais de 300 anos de prisão.
A permanência do bilionário na Papuda foi encerrada em 2009, quando o STF, após longos debates, autorizou a extradição. Na Áustria, Rydl foi absolvido por alguns crimes, outros prescreveram e os delitos em que foi condenado resultaram em três meses de prisão. Após cumprir a pena, voltou ao Brasil.
Werner Rydl foi reconhecido como cidadão brasileiro em 3 de fevereiro de 2015. Nesta data, o então ministro da Justiça, José
o império de mais de 300 toneladas de ouro que possui, segundo Werner Rydl, começou assim que chegou ao brasil, em 1991. “Com o dinheiro que acumulei na áustria, comecei a comprar ouro aqui. o ouro não quebra, não perde valor igual o papel. Comprei todo o ouro que podia, cerca de 200 kg, 300 kg por semana. No início eu usava outras pessoas para cuidar do ouro, mas hoje só
do bilionário. Uma espécie de país não-oficial. Para lá, Rydl transportou cerca de 765 kg de ouro, avaliados em 32 milhões de dólares”, diz a matéria, à época. E tem mais: “O ouro transportado tem como finalidade a criação da moeda própria de Seagarland, chamada de ‘Eternity’. “É um papelzinho, e dentro do papel você tem 1 grama de ouro. Nessa minha atividade social, eu publico o Eternity. A pessoa compra pela mesma cotação da grama do ouro e pode vender pelo mesmo preço. É um dinheiro mundialmente público. A finalidade é uma atividade social para restabelecer nosso sistema financeiro mundial. Cada indivíduo pode comprar. Hoje temos no mundo cerca de 170 mil toneladas de ouro. Se você dividir por pessoa, cada pessoa fica com 30 gramas. O ouro do mundo pode ser distribuído e isso estabiliza a pessoa. Quando a pessoa tem 30 gramas de ouro, ela não é pobre e nem rica. Tem o necessário”, explicou o austríaco ao jornalista.
Eduardo Cardozo, assinou oficialmente sua naturalização no país.
Passado o período na cadeia, Werner Rydl relatou que processou o governo austríaco e conseguiu ser indenizado pelo fato de ter ficado mais de 4 anos preso por culpa do pedido de extradição. “Foi um ato de abuso de poder. Ninguém no mundo ficou tanto tempo preso por extradição quanto eu. Na Áustria, consegui direito à indenização pela prisão. Cada dia que fiquei preso na Papuda eu faturei um valor de 9 milhões de euros de indenização, então no final das contas foi ótimo”, acentuou.
eu faço isso. Uma vez por mês eu saio com o barco para transportar o ouro para os locais onde guardo. eu construí uma torre em que guardo uma parte do ouro, que tem uma porta de 4 toneladas. Não tem vigia, nada. abro a porta, entro, fecho. Nunca aconteceu nada”, disse ele, dando detalhes sobre a torre localizada na mesma praia de Recife onde queimou os 21 milhões de euros.
Werner Rydl foi protagonista de um dos maiores escândalos fiscais da história da Áustria. Em 2016, esteve na capital mato-grossense para prestar esclarecimentos à Justiça sobre o episódio ocorrido um ano antes, quando foi preso (e liberado dias depois) por portar uma barra de ouro sem nota fiscal. Ele relatou que sempre carregava a barra, e que ela era seu anjo da guarda. “Viajo o país e o mundo todo com esta barra de ouro e nunca havia dado problema. Sempre que a barra era descoberta, eu explicava a situação aos delegados. A barra está marcada com o meu CPF”, contou Rydl. Os dois dias em que ficou preso no antigo Presídio do Carumbé, em Cuiabá, não incomodaram o bilionário. “Café da manhã: gratuito. Almoço: gratuito. Jantar: gratuito. Não existe coisa melhor para um milionário”, brincou o empresário sobre a “estadia” no presídio. O pouco-caso de Rydl com o curto período detido em Cuiabá não foi sem motivo. Ele havia passado 4 anos (2005 a 2009) recolhido no Complexo Prisional da Papuda, no Distrito Federal, onde aguardou um longo e polêmico processo de extradição que tramitou no Supremo Tribunal Federal (STF). A extradição foi pedida pelo Governo da Áustria, que exigia a devolução de Werner Rydl para ser julgado pelos alegados crimes financeiros que teria cometido naquele país, no caso, o não pagamento de cerca de 116 milhões
de euros em impostos, no final dos anos 80.
O bilionário, no entanto, diz que não pagou os impostos, na época, como um “embargo” ao governo austríaco, que, segundo ele, obrigava os empresários a compactuar com corrupção. “Eu era empresário de construção na Áustria. Eu me recusei a participar desse sistema de pagar propina para receber contratos de obras públicas. A mesma coisa que acontece no Brasil. Então eu promovi um embargo contra o governo austríaco. Eu declarei meu imposto, mas deixei claro que não iria pagar para aquele sistema corrupto. Sonegar é crime, mas eu não soneguei. Eu declarei oficialmente e não paguei, e isso não é crime na Áustria e nem aqui. Não se pode ser preso por dívidas. E o governo passou a me ameaçar por alguns anos. Então vim para o Brasil”, contou.
euros
incendiAdos
Em protesto contra a corrupção do governo austríaco, Rydl chegou a queimar 21 milhões de euros em uma praia do Recife, em 2002. Durante sua prisão na Papuda, Rydl contou que dividiu cela com o italiano Cezare Battisti, que havia fugido para o Brasil em 2004 após ser condenado na Itália à prisão perpétua. Cesare Battisti é condenado por quatro homicídios ocorridos na década de 1970, sendo um dos últimos protagonistas da violência política da época na Itália.
CONFLITO / Vagner Araújo, que é secretário do Planejamento de Natal, está em missão em Israel que enfrenta o Irã
Em meio ao conflito entre Israel e Irã, que se agravou desde a noite de quinta-feira, 12, com ofensivas aéreas, um potiguar da região Oeste foi abrigado em bunker para se proteger de ataques. Trata-se do ex-prefeito de Lucrécia, Vagner Araújo, que é o atual secretário municipal de Planejamento de Natal.
Araújo faz parte de uma comitiva de representantes de países da América Latina, que está em Israel para conhecer novidades tecnológicas em áreas como segurança, educação e cidades inteligentes. A comitiva foi convidada pelo governo local.
A comitiva chegou a Israel na segunda-feira, 9, e está na cidade de Kfar Saba, na região central de Israel. A princípio, a viagem se encerraria no dia 20. Na madrugada desta sexta-feira, 13, no Brasil, o grupo recebeu um alerta para que todos se dirigissem a um abrigo.
Vagner Araújo narrou a situação, via redes sociais, antes de o Irã devolver os ataques contra Israel na tarde desta sexta-feira (horário de Brasília):
“Nós recebemos um alerta bastante barulhento no telefone, nos telefones de todo mundo, dizendo para a gente se dirigir imediatamente a um abrigo antiaéreo que tem em vários lugares, inclusive nesse lugar onde a gente está hospedado aqui, que é um uma espécie de um
campus universitário. Nós então nos dirigimos para lá e ficamos aguardando notícias. Há nesse momento uma expectativa de que haja uma é, vamos dizer assim, um retorno do Irã. Um ataque de volta contra Israel.”
A comitiva de brasileiros pediu a ajuda do governo federal para deixar o país.
O prefeito de João Pessoa (PB), Cícero Lucena, que faz parte da comitiva, ligou para o presidente da Câmara, Hugo Motta (RepublicanosPB), relatando a situação e pedindo apoio do governo brasileiro para uma possível retirada da delegação brasileira de Israel.
O espaço aéreo de Israel foi fechado por 48 horas.
“Quando isso acontece, as companhias aéreas internacionais não operam voos. Mesmo que o espaço seja reaberto, as companhias levam um certo tempo, talvez
uma semana, para voltar a operar no país”, disse Araújo em contato com o portal de notícias g1.
“Dentro das circunstâncias, da gravidade, da tensão que se estabeleceu com esse ataque contra um país como o Irã, nós não acreditamos na possibilidade de operação de voos de companhias internacionais nos próximos dias”, disse.
Apesar da tensão que se estabeleceu no país, o secretário afirmou que a comitiva está tranquila, especialmente porque o grupo não está em uma região central como Tel Aviv, que tem mais propensão a receber ataques. “É uma região que fica um pouco afastada e isso é um fator de segurança, um fator que nos dá um pouco mais de tranquilidade porque tem menor risco de se tornar alvo de algum ataque”, disse.
ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE PREFEITURA MUNICIPAL DE PATU
Rua Dr. José Augusto, S/N, Centro, Patu/RN - CEP: 59.770-000 Telefax (84) 3361-2211 - CNPJ: 08.349.078/0001-28
PROCESSO ADMINISTRATIVO N° 035/2025
A Prefeitura Municipal de Patu/RN, através do seu Agente de Contratação (Pregoeiro), nomeado pela Portaria nº 097/2025-GP, de 07 de Janeiro de 2025, torna público a quem interessar, que estará realizando Pregão Eletrônico SRP nº 003/2025, do tipo MENOR PREÇO POR ITEM, no modo de disputa ABERTO, dia 30/06/2025 às 09:00h (nove horas), cujo objeto é o REGISTRO DE PREÇOS VISANDO À CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA NO FORNECIMENTO DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR (MERENDA), COM ENTREGA PARCELADA EM CRONOGRAMA FORNECIDO PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PARAATENDER OS ESTUDANTES DAREDE MUNICIPAL DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE PATU/RN. O Edital com seus anexos encontram-se a disposição dos interessados no site: https://portaldecompraspublicas.com.br/processos/RN/Prefeitura-Municipal-de-Patu-2543/ RPE-3-2025-2025-397347 ou através do E-mail: licitacaopatu@hotmail. com, ou ainda junto ao Setor de Licitações da Prefeitura Municipal de Patu/RN, nos horários das 08h00min às 12h00min em dias úteis.
Patu/RN, 13 de junho de 2025.
Luan Marcos Leite Bezerra Pregoeiro Oficial
cesar@defato.com
OMinistério Público Estadual do Rio Grande do Norte (MPRN) instaurou processo contra o prefeito do município de Afonso Bezerra, Haroldo de Jango. Pesa contra ele a suspeita de enriquecimento ilícito. O caso chama a atenção. Agricultor, Haroldo foi eleito em 2024 com o discurso de “pobrezinho” que veio da zona rural para derrotar os políticos tradicionais. O eleitor comprou o discurso lhe dando uma vitória com 54,79% dos votos válidos. Agora, apenas seis meses no cargo de prefeito, salta aos olhos a sua evolução patrimonial. Nem de longe parece o “pobrezinho” de 2024. A ação do Ministério Público é sustentada pela necessidade de apurar a origem de recursos que teriam contribuído para um suposto aumento patrimonial desproporcional ao salário de prefeito. Contratos com valores considerados fora da realidade serão vasculhados pelo MP, principalmente na área da saúde. Pois bem. O caso de Afonso Bezerra, uma cidadezinha de pouco mais de 10 mil habitantes, nem de longe é algo isolado. Um olhar atento encontra antigos “pobrezinhos” que fizeram bombar o patrimônio pessoal e da família depois de assumirem o cofre público. Não é difícil encontrar o ninho dos novos ricos, nem as espécies gulosas do “mar de Java”. É só querer.
“Ele será o governador do Rio Grande do Norte no ano que vem.” A frase do ex-presidente Jair Bolsonaro, dita ontem em Currais Novos, consolida a pré-candidatura de Rogério Marinho à sucessão estadual 2026. Hoje, Bolsonaro recebe título de cidadão mossoroense da Câmara Municipal. Às 9h.
notícia...
1 2 3 4
Ele vai ser governador do Rio Grande do Norte no ano que vem”
JAIR BOLSONARO
Ex-presidente confirmando nome do senador Rogério Marinho à sucessão estadual
A federação União Brasil/ Progressistas não garante legenda para o prefeito Allyson Bezerra ser candidato a governador. Devido à divisão, tendo em vista que uma parte do União está com Rogério Marinho, a decisão poderá sair de Brasília. Qualquer que seja a decisão, haverá baixa nos quadros.
A noite de hoje do Cidade Junina tem Festival de Quadrilhas, espetáculo Chuva de Bala no País de Mossoró e shows na Estação das Artes com Calcinha Preta, Natanzinho Lima e Ramon e Randinho. A partir das 20h.
Prorrogado até terça-feira, 17, o prazo de inscrições para o concurso público da Polícia Federal. Acesse o site do Cebraspe. O certame oferece mil vagas em cargos de delegado, perito criminal, escrivão, agente e papiloscopista. Salários entre R$ 14.164 a R$ 26,8 mil.
A obra de construção do Hospital Metropolitano do RN começa nos próximos meses, com investimentos de R$ 200 milhões. O hospital será focado na área de trauma, com a previsão de 350 leitos.
Estão em ritmo acelerado as obras de reforma do Hospital Regional Tarcísio Maia. Estão sendo investidos R$ 10 milhões.
A divisão no União Brasil não incomoda a Allyson Bezerra. Nem ele deixará de ser candidato por falta de legenda. O PSD, da senadora Zenaide Maia, é o endereço natural de Allyson em 2026. Ele, inclusive, já comanda o partido em Mossoró, onde elegeu cinco vereadores com a sua estrutura.
Neste domingo, 15, completa oito anos do falecimento de Wilma Maria de Faria, uma das mulheres que fizeram história na política do Rio Grande do Norte. Deputada federal Constituinte, primeira mulher eleita prefeita de Natal e 52ª governadora do Estado entre 1º de janeiro de 2003 a 31 de março de 2010. Wilma ainda foi viceprefeita e vereadora de Natal.
Mossoroense de nascimento, Wilma de Faria partiu aos 72 anos sem realizar o sonho de ser senadora da República. Tentou duas vezes, em 2010 e 2014, perdendo, respectivamente, para Garibaldi Filho e Agripino Maia e Fátima Bezerra.
A jornalista Juliana Morrone e o ídolo do vôlei brasileiro Giba são alguns dos nomes confirmados na 22ª Convenção do Comércio e Serviços do RN, que Mossoró sediará nos dias 5 e 6 de setembro.
PESCA ARTESANAL / Projeto transforma resíduos em uma oportunidade de geração de renda e preservação ambiental na comunidade Pajuçara
Mirelly Sa M paio e Juliana Holanda especial - Agecom/ uFRn
No distrito de Pajuçara, em São Gonçalo do Amarante (RN), o cenário econômico gira em torno de duas atividades centrais: a pesca artesanal e a filetagem de camarão. Essas práticas são responsáveis por movimentar a economia local e garantir o sustento de diversas famílias da região.
No entanto, há um problema silencioso que acompanha esse desenvolvimento: toneladas de resíduos resultantes do processamento do camarão, como cabeças, patas e carapaças, acabam sendo descartadas de forma inadequada, gerando impactos ambientais preocupantes.
Foi para enfrentar esse desafio que nasceu, dentro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), uma proposta inovadora.
O projeto de extensão e pesquisa “Utilização Sustentável de Resíduos da Filetagem de Camarão”, coordenado pela professora Cibele Soares Pontes, da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ-UFRN), propõe transformar resíduos em uma oportunidade concreta de geração de renda e preservação ambiental para a comunidade de Pajuçara.
Além da professora Cibele Pontes, Fabiana Borges de Oliveira, licenciada em Ciências Biológicas e mestra em Desenvolvimento e Meio Ambiente pelo PRODEMA, também participou das atividades de pesquisa e das oficinas com a comunidade.
Iniciativa desenvolvida em São Gonçalo do Amarante alia sustentabilidade, inovação e desenvolvimento comunitário
2023, o RN lançou um projeto de lei para interiorizar a produção de camarão
O Rio Grande do Norte ocupa hoje o segundo lugar no ranking nacional de produção de camarão, atrás apenas do Ceará, e a carcinicultura, criação de camarões em cativeiro, consolidou-se como uma das principais atividades econômicas do estado. No entanto, o crescimento acelerado e desordenado do setor trouxe efeitos colaterais importantes, principalmente no que diz respeito ao meio ambiente.
Um diagnóstico socioambiental realizado em
2017, na comunidade de Pajuçara, revelou um dado alarmante: cerca de 90% dos impactos cumulativos sobre o estuário do rio Potengi estavam relacionados ao descarte inadequado dos resíduos da filetagem do camarão. Esse despejo contribuía para a degradação ambiental, afetando diretamente a qualidade da água e comprometendo a biodiversidade local.
O desafio inicial, segundo a equipe do projeto, foi encontrar uma liderança comunitária reconheci-
da localmente para facilitar o diálogo. A partir desse contato, foi possível aplicar questionários e realizar rodas de conversa, que revelaram não apenas os danos causados ao meio ambiente, mas também a receptividade da comunidade frente à possibilidade de reutilizar os resíduos. “As mulheres que trabalhavam com a filetagem de camarão demonstraram interesse em aprender sobre como aproveitar o que, até então, parecia ser apenas lixo”, destaca a professora Cibele.
Um dos grandes marcos do projeto foi o desenvolvimento de um produto alimentar inédito: um biscoito salgado com sabor de camarão, produzido a partir da farinha feita com as cabeças do camarão cinza. A receita foi desenvolvida com apoio do professor Tarcísio Gonçalves, da área de Gastronomia da EAJ-UFRN. Tanto a farinha quanto o biscoito passaram por testes microbiológicos em laboratório de referência, além da aprovação pelo Comitê de Ética da UFRN,
antes de serem submetidos à análise sensorial com provadores não treinados, excetuando-se pessoas alérgicas ou que nunca haviam consumido camarão. Foram aplicados testes como o DuoTrio e a escala hedônica para avaliar atributos como cor, sabor e textura, além da intenção de compra, demonstrando o potencial comercial do produto.
Apesar das limitações, a proposta continua viva por meio de desdobramentos na graduação e
pós-graduação, especialmente no PRODEMA/ UFRN, e agora sob o guarda-chuva da RedeMaris — Rede de Pesquisa e Extensão em Mariscagem. Composta por 67 participantes de 31 instituições brasileiras e uma canadense, a RedeMaris é coordenada por Gustavo Henrique Gonzaga da Silva, docente da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa). Visa integrar pesquisadores, extensionistas, comunidades tradicionais e órgãos públicos para fortalecer a cadeia produtiva dos mariscos no Nordeste, com foco na equidade de gênero, empoderamento das mulheres pescadoras, educação ambiental e valorização de saberes locais.
“O primeiro passo já foi dado, com a formação da RedeMaris. O grande desafio é a limitação de verba nas Instituições de Ensino Superior”, pontua Cibele. Entre as ações da Rede, estão o diagnóstico da mariscagem, o mapeamento das áreas de extração, a avaliação da saúde ocupacional das marisqueiras e o desenvolvimento de tecnologias que agreguem valor aos produtos da pesca.
RECURSOS HÍDRICOS | Comitiva do Caminho das Águas entrega infraestrutura que beneficia comunidades rurais de Timbaúba dos Batistas
Comitiva do Caminho das Águas entrega primeiro açude público do Seridó
Mais que água represada: uma fonte de desenvolvimento, vida, saúde e esperança. É assim que o povoado da comunidade Riacho da Volta, no município de Timbaúba dos Batistas, no Seridó do Rio Grande do Norte, vê a inauguração do açude esperado há mais de 50 anos.
A entrega do açude Riacho da Volta, nesta sextafeira, 13, faz parte da agenda do Caminho das Águas, iniciativa do Governo Federal, por meio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), que percorre o Nordeste brasileiro visitando obras e inaugurando infraestruturas de segurança hídrica. Foram depositados no açude 150 mil alevinos para incentivar a piscicultura e a prática da pesca. O primeiro açude público da região do Seridó foi viabilizado por meio de convênio entre o MIDR e a Prefeitura de Timbaúba dos Batistas, garantindo o abastecimento de água a 147 famílias da zona rural. O investimento total foi de R$ 860 mil.
Para incentivar o enriquecimento da fauna local, a piscicultura e a prática da pesca, foram depositados no açude 150 mil alevinos de tilápia e de espécies nativas do semiárido, como curimatãs e piaus. Os peixes foram
disponibilizados pela Estação de Piscicultura do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), em Caicó, e foram escolhidos devido à alta capacidade de reprodução.
O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, destacou que o “peixamento” do açude terá como benefício o desenvolvimento da vocação econômica e a melhoria da qualidade de vida na região.
“O compromisso do presidente Lula, desde 2007, quando ele iniciou a transposição do São Francisco, é de garantir água não só para o consumo humano, mas também para isso que nós acabamos de fazer aqui, o peixamento, porque é importante que as pessoas também desenvolvam as suas vocações econômicas em cada região. Então, a água tem que ser para o consumo humano, para a produção, para o desenvolvimento da indústria, do turismo, e tudo o que ela pode proporcionar”, afirmou o ministro.
O açude de Riacho da Volta foi entregue com 27,45% de sua capacidade total (925.263,94 metros cúbicos), o que representa um volume atual de 253.949 metros cúbicos de água. Para a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima
SORRISOS E BRINCADEIRAS PARA DESCONTRAIR
Nem só de provas e conteúdos vive a rotina escolar. Aqui no Simples, acreditamos que momentos de leveza também fazem parte do aprendizado. Durante uma pausa especial, alunos e professores se reuniram para uma atividade descontraída, cheia de risadas e interação. Foi um momento simples, mas cheio de significado — um respiro no dia a dia que fortalece vínculos e transforma o ambiente escolar em um espaço ainda mais acolhedor.
Bezerra, o Caminho das Águas simboliza a continuidade do cuidado do Governo Federal com o povo potiguar. “A presença do ministro Waldez aqui representa a reafirmação do compromisso do governo do presidente Lula com o Rio Grande do Norte”, ressaltou.
O prefeito de Timbaúba dos Batistas, Ivanildo Albuquerque, comemorou a entrega do açude para a comunidade. “Essa data ficará marcada nos anais da história de Timbaúba dos Batistas. Estou extremamente feliz e realizado por estar recebendo aqui a presença ilustre do Governo Federal e do Governo do Estado, que, sem dúvida alguma, sem essa parceria, nós não teríamos condições de realizar o que o nosso povo tanto deseja”, disse.
Além do novo açude, foram entregues, na cerimônia de inauguração, 14 sistemas de dessalinização do Programa Água Doce para a comunidade. Os equipamentos foram instalados nos poços para tornar a água potável e própria para o consumo humano.
O ministro Waldez Góes também anunciou o lançamento da licitação para a construção de uma adutora no açude público, que viabilizará um sistema de abastecimento de água na comunidade Riacho da Volta.
DE CABEÇA PRA BAIXO,
MAS COM BOM HUMOR!
nem sempre a leitura precisa ser séria — às vezes, ela pode virar até brincadeira! nossos alunos posaram para a foto com o jornal… só que ao contrário. entre risadas e encenações, o que vale mesmo é o clima de leveza e amizade que contagia os corredores do Simples. afinal, aprender também passa pelo bom humor, pela criatividade e pela liberdade de ser quem se é.
BIOLOGIA AO AR LIVRE
Aprender biologia é também aprender a observar o mundo ao redor. nesta aula especial ao ar livre, os alunos vivenciaram o conteúdo de forma prática, com atenção aos detalhes e às interações que acontecem no ambiente. Mais do que decorar conceitos, a proposta foi refletir, questionar e perceber como a vida pulsa fora dos livros.
no Colégio Simples, a educação acontece onde o conhecimento ganha sentido — até mesmo sob a sombra de uma árvore.
o intervalo no Colégio Simples vai além do descanso. É nesse tempo de respiro que os alunos desenvolvem habilidades essenciais como convivência, escuta, respeito e cooperação.
e nquanto jogam, conversam e interagem sob a sombra da mangueira, eles aprendem com o outro, compartilham experiências e fortalecem laços.
Mais do que uma pausa, o intervalo é parte importante da formação integral — onde o aprender continua, de forma leve, viva e significativa.
Jornal de Fato • SÁBADO, 14 DE JUNHO DE 2025
AMINA COSTA Da Redação
Aprimeira semana de apresentações no polo Estação das Artes Elizeu Ventania encerra neste sábado, 14, com os shows de Natanzinho Lima, Calcinha Preta, Ramon e Randinho e artistas locais. Aberto oficialmente na última quarta-feira, 11, o polo vem atraindo grande público, que já assistiram às apresentações de artistas como Simo-
ne Mendes, Nattan, À Vontade e Léo Foguete.
destaques deste São João.
CIDADE JUNINA / A primeira semana de shows no polo Estação das Artes acaba hoje, com grande expectativa de público
Com shows iniciando às 19h, a programação de hoje seguirá até às 4h e deve atrair um dos maiores públicos esperados para esta edição do Mossoró Cidade Junina (MCJ). Um dos grandes motivos para a expectativa de público é o show do cantor Natanzinho Lima, que estará pela primeira vez em Mossoró. Natural de Itabaiana, no interior de Sergipe, o cantor vive o auge da sua carreira e tem sido um dos grandes
Desde o anúncio do show do cantor, em março, os mossoroenses demonstraram satisfação e aguardam uma grande apresentação para este sábado. A empreendedora Aryanne Costa informou que o show de hoje é o mais esperado por ela. “O show que eu estou mais ansiosa é o de Natanzinho Lima. Fui a um show dele no carnaval em Apodi e achei sensacional. Acredito que em Mossoró ele vai fazer ainda melhor, até porque
ele está na melhor fase da carreira dele, com muito reconhecimento”, disse.
A carreira de Natanzinho, também conhecido como o “Fi do Fiote” (Fiote é o apelido do pai) foi alavancada com o lançamento de grandes hits, dando destaque a “Mentira Estampada”, em parceria com o cantor Wesley Safadão, por quem é apadrinhado. O cantor também é dono de sucessos como “Me apaixonei nessa morena” e “Pilantra e Meio”, alcançando o Top 1 nas plataformas de strea-
Polo Arraiá do Povo terá apresentações de artistas regionais neste sábado e domingo
Durante os fins de semana, o Parque de Exposições Armando Buá se transforma no Arraiá do Povo Poeta Zé Lima, sendo um dos polos do Mossoró Cidade Junina. Com uma programação diurna, o espaço foi criado para atender às pessoas que não costumam frequentar os polos noturnos do MCJ.
Além disso, as apresentações de artistas regionais e tradicionais são a princi-
pal característica do polo Arraiá do Povo. Neste fim de semana, a programação do polo deve atrair muitas pessoas, que buscam por atrações típicas nordestinas. Neste sábado, 14, vão se apresentar no local as bandas Forró Real, Circuito Musical e Bonde do Brasil. No domingo, os shows são das bandas Ferro na Boneca, Junior Vianna e Mara Pavanelly. A programação no polo é iniciada
sempre às 11h, e segue durante toda a tarde.
RAIÁ DO DIA
O Projeto Raiá do Dia foi criado com o intuito de valorizar e descentralizar as tradições culturais do São João local. A iniciativa integra a programação do MCJ, alcançando diretamente os polos comerciais da cidade e fortalecendo a presença da cultura popular nos espaços do cotidiano da população.
ming do Brasil com o hit “Uma e Quinze da Manhã”.
Outra grande atração que sobe ao palco da Estação das Artes na noite de hoje é a banda Calcinha Preta, que tem 30 anos de história e é uma das precursoras do forró eletrônico. Uma das maiores bandas do país, a Calcinha Preta tem o seu repertório voltado para o forró romântico e é conhecida pela emoção proporcionada ao público com seu ritmo, melodia, figurino, iluminação, coreografia e efeitos de Luz.
O Raiá do Dia acontece aos sábados e domingos, de 14 a 29 de junho, no Mercado do Alto da Conceição, Mercado do Bom Jardim, Mercado Central e na Cobal. A programação ocorre das 6h às 9h, levando música, alegria e tradição logo nas primeiras horas da manhã. Durante esse período, trios de forró pé de serra animam o público com clássicos juninos, acompanhados de intervenções culturais, como apresentações de quadrilhas e outras manifestações artísticas genuinamente nordestinas.
Ao longo dos seus 30 anos de carreira, a banda já passou por várias formações e, atualmente, tem como vocalistas Daniel Diau, que é natural de Mossoró, Silvânia Aquino, Bell Oliver e O’hara Ravick. A banda é conhecida por seus vários sucessos como “Manchete nos Jornais”, “Paulinha”, “Mágica”, “Duas Paixões, Dois Amores”, “Cobertor”, “Louca por Ti”, entre outros. Além destas apresentações, também sobem ao palco da Estação das Artes a dupla Ramon e Randinho.
Programação para este sábado, 14
Polo Poeta Antônio Francisco Natanzinho Lima Calcinha Preta Ramon e Randinho
Polo Cidadela
Palco 1 - Ao lado da Igreja São Vicente
23h30 - Rubens Bruno
1h30- Camila Karidcha
3h - Juninho Ousado
Palco 2 - Em frente ao Sebrae
21h30 - Forró Marcante
00h - Renata Falcão
2h - Fillipe Costa
MARILENE PAIVA
marilene.paiva@gmail.com
Keity, Chrystian, Matheus Saboya: solares no bloco que arregimentou mais de 150 pessoas não somente de Mossoró, como de todo estado, do Brasil e do mundo. Saboya consegue um feito: reúne o creme da sua amizade espalhada pelo planeta e traz todo mundo para Mossoró.
Enver Freire, da Mais Negócios, é responsável pela evolução da FICRO 2025, que vem repleta de novidades.
Fotos: Cedidas
Podem tirar tudo de você, mas nunca poderão arrancar os seus sonhos, quando você está disposto a acreditar neles.”
Fernando Pessoa
Festejam idade nova: Roberta Lacerda, Fátima Araújo, Alice Belarmino, Carlos Alberto, Itallo Diego, Ana Larissa, Eddy Lopez, Antônio Alves e Edna Lemos. Parabéns!!
Integrando-se ao Bazar da Vida, a Feira Bem Mais Saúde chega para fortalecer ainda mais o evento, trazendo um olhar especial para o universo da saúde e do bem-estar. Como parte do ecossistema da saúde, a feira reúne profissionais, empresas e iniciativas inovadoras que promovem qualidade de vida, serviços especializados e soluções voltadas ao cuidado integral das pessoas...
...Com um ambiente dinâmico e repleto de oportunidades, a Feira Bem Mais Saúde complementa o Bazar da Vida ao proporcionar um espaço voltado para saúde preventiva, tecnologias médicas, produtos naturais e serviços essenciais, garantindo aos visitantes uma experiência ainda mais completa e enriquecedora. A Bem Mais Saúde acontece no Garbos, dias 28, 29 e 30 de agosto, das 10h às 22h, no Garbos Recepções.
O artista quando tem empatia com o seu público é outra história. Assim foi o Nattan na Estação das Artes Elizeu Ventania. Cantou, encantou, motivou a inclusão com João Victor no palco e se jogou literalmente para os fãs. Então, é isso.
e Thiago Seabra, secretário de Esportes de Grossos, ao casal empresarial do Restô Fartot, Manoel José e Leomar Souza. Bom conhecê-los, amigos.
Quem ama cuida. Meu bem Lene Pereira, presente mesmo nas ausências. Gratidão por tudo. Feliz dia dos Namorados!
Restaurante FARTOT. Esposa de Manoel José, mãe de Ryan e Milla. Sucesso e felicidades sempre, amiga.
Família abençoada do empresário da Celular Assistência Técnica, Reginaldo Pereira, a sua amada Ana Lúcia e a filha Yanka.
de amor do
e Sara.
Chá revelação de Helena Sofia. Tá chegando a primogênita do casal advogado Thomas
avós Rejane Luna e Maria Núbia.
Obrigado ao amigo Cleiylton Fernandes, empresário do Central Spetos e Bar da Telern. Point de encontro nas madrugadas do popular Priquitinho e sua esposa Suilene. Valeu.
PNAD CoNtíNuA / Com a média de 9,6 anos, o RN ocupou o 1º lugar na região em 2024 na média do número de anos de estudo
APesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), referente ao segundo trimestre de 2024, mostrou que o Rio Grande do Norte apresentou a maior média de anos de estudo entre as Unidades da Federação da Região Nordeste, com 9,6 anos, consolidando-se como a 1ª colocada regionalmente e a 16ª colocada no ranking nacional. A pesquisa foi divulgada nesta sexta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O IBGE frisa que esse desempenho potiguar se destaca em um cenário regional historicamente marcado por desigualdades educacionais, superando estados tradicionalmente mais populosos como Pernambuco (9,4) e Bahia (9,2). Ceará, Sergipe e Bahia empataram com 9,2 anos, enquanto os menores níveis fo-
A taxa de analfabetismo no estado no ano passado ficou em 10,4%
ram observados na Paraíba e em Alagoas (ambos com 8,9 anos).
O levantamento do IBGE observou ainda que, de 2016 e 2024, observou-se um avanço consistente na escolaridade média da população brasileira de 15 anos ou mais, passando de 9,4 para 10,2 anos de estudo. As mulheres mantiveram maior escolaridade média em todas as regiões e anos, com destaque para o Brasil, onde elas atingiram 10,4 anos em 2024,
contra 10 anos entre os homens. No Nordeste, o crescimento foi de 1 ponto percentual no período, passando de 8,2 para 9,2 anos — diferença também puxada pela maior escolarização das mulheres (9,6 anos em 2024). No Rio Grande do Norte, a média saltou de 8,6 para 9,6 anos, com as mulheres alcançando 10 anos de estudo em 2024.
A pesquisa ressalta que a primeira posição regional sugere avanços consistentes nas políticas educacionais esta -
duais e municipais, refletindo-se nos indicadores populacionais de escolaridade. Nacionalmente, a média potiguar a coloca na 16ª posição entre os estados brasileiros.
“Essa liderança regional é especialmente relevante quando considerada em conjunto com os dados, demonstrando que o estado não apenas reduz desigualdades internas por sexo, cor ou raça, como também supera a média nordestina e contribui para o aumento do patamar educacional da região como um todo”, explicou o IBGE no documento enviado à imprensa com os dados da pesquisa.
TAXA DE ANALFABETISMO
No mesmo período, a taxa de analfabetismo no Rio Grande do Norte caiu de 13,8% para 10,4% no período, com a diferença entre os sexos se ampliando — em 2024, a taxa entre homens
O sucesso do Pingo de Mei Dia segue nas noites do MCJ 2025. A festa continua hoje com Calcinha Preta, Natanzinho Lima e Ramon e Randinho. Convite do prefeito Allyson e Cinthia. Grato ao casal.
(13,5%) foi quase o dobro da observada entre mulheres (7,7%). No Brasil, o índice também apresentou queda contínua, passando de 6,7% para 5,3%, o que refletiu um declínio de 1,4 ponto percentual em oito anos. A tendência de redução também foi observada no Nordeste, cuja taxa caiu de 13,9% em 2016 para 11,1% em 2024 — uma diminuição de 2,8 pontos percentuais.
A PNAD Contínua destacou ainda que o estado potiguar oscilou no período. A taxa estadual recuou de 13,8% em 2016 para 10,4% em 2024, com ligeiro aumento entre 2018 e 2019 (de 12,1% para 12,6%) e entre 2022 e 2023 (de 10,5% para 10,9%), o que indicou momentos de reversão temporária na tendência de queda. Ainda assim, o resultado final aponta avanços consistentes na alfabetização de jovens e adultos.
GÊNERO
A análise da distribuição do nível de instrução por sexo no Rio Grande do Norte entre 2016 e 2024 evidencia uma trajetória de avanços educacionais, especialmente no acesso ao ensino médio e superior, com destaque para as
mulheres. Em 2024, observou-se uma redução na proporção de pessoas sem instrução em mulheres, de 7,6% para 5,4%, enquanto entre homens o indicador permaneceu estável. No ensino fundamental incompleto, houve uma redução entre os homens (de 39,2% para 29,2%) e também entre as mulheres (de 33,2% para 27,4%), indicando progressão no percurso escolar. O percentual de pessoas com ensino médio completo aumentou de 24% para 28% entre os homens e de 26,3% para 30% entre as mulheres. O nível superior completo apresentou crescimento, principalmente entre as mulheres, passando de 11,8% em 2016 para 16,5% em 2024, enquanto entre os homens subiu de 7,7% para 12,4%.
COR OU RAÇA A análise publicada pelo IBGE por cor ou raça revelou desigualdades persistentes, embora com avanços significativos entre 2016 e 2024. No Brasil, as pessoas brancas de 15 anos ou mais elevaram sua média de anos de estudo de 10,3 para 11,1, enquanto as pretas ou pardas passaram de 8,6 para 9,6 anos.
Ainclusão de pessoas com deficiência é um tema amplo e que suscita discussões acerca da necessidade de políticas públicas no Brasil. Segundo o Censo 2022, do Instituto de Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre as 198,3 milhões de pessoas com dois anos ou mais de idade no país, 14,4 milhões (ou 7,3%) eram pessoas com deficiência. Entre o público infantil, 2,2% da população brasileira, com idade entre 2 e 14 anos, tem alguma deficiência.
Diante dessa realidade, ações que incentivem a inclusão são cada vez mais necessárias, e a prática esportiva surge como uma opção. Por isso, o Comitê Paralímpico Brasileiro realiza, anualmente, o Festival Paralímpico Loterias Caixa, evento que acontece, simultaneamente, em várias cidades do país, dentre elas, Mossoró. Por meio de uma parceria com a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), que se consolidou como um Centro de Referência Paralímpico em 2022, crianças e adolescentes, com e sem deficiência, podem desfrutar de atividades desportivas diversas, com o apoio de uma equipe preparada para atender a demanda desse público. “É um festival que oportuni -
inclusão / Este ano, mais de 200 pessoas entre 7 e 23 anos devem participar das atividades esportivas
Festival acontece em duas etapas, sendo a primeira em junho e a segunda em setembro
za a prática de modalidades esportivas de forma lúdica. A gente pretende mostrar que as pessoas que têm deficiência podem fazer atividade física. Elas são estimuladas a serem incluídas nos ambientes através do esporte”, destacou a professora Irany Knackfuss, coordenadora técnica do festival em Mossoró. Nos últimos três anos, Mossoró tem apresentado uma evolução no número
de participantes, o que indica a aprovação da iniciativa por parte do público. E para além de todos os benefícios já conhecidos da prática da atividade física e do propósito da inclusão, o Festival Paralímpico tem desempenhado um papel muito importante em descobrir novos talentos no esporte. “A gente já conseguiu identificar talentos para o esporte paralímpico por meio do fes -
tival. Exemplo da primeira edição que realizamos aqui na Uern, quando dois participantes, uma menina e um menino, foram identificados como promessas no esporte e já convidados para participar dos Jogos Escolares em Belém. Lá, eles tiveram sucesso nas suas competições e trouxeram medalhas para a cidade de Mossoró”, comemorou a professora Irany Knackfuss.
O Festival Paralímpico
Loterias Caixa 2025 é voltado para o público de crianças e adolescentes de 7 a 23 anos de idade. A primeira etapa do evento acontece neste sábado,14, em 124 cidades das cinco regiões do país. Em Mossoró, a programação acontece no ginásio de esportes da Faculdades de Educação Física da Uern, no horário das 8h30 às 11h. As práticas esportivas que serão desenvolvidas são golbol, vôlei
sentado e basquete. Este ano, a adesão ao projeto teve um crescimento considerável. “Esse festival aqui em Mossoró está crescendo muito. Nós tivemos uma participação pequena em 2022, aumentou um pouco em 2023 e agora nós já estamos atingindo as metas do Comitê Paralímpico, que é a inclusão de mais de 200 crianças, uma adesão muito positiva”, destacou a professora Irany Knackfuss.
Esse aumento de público foi possível graças às escolas não só de Mossoró, mas também de municípios circunvizinhos como Baraúna, Apodi e Areia Branca, que também participam dessas atividades. Em todo o Brasil, mais de 19 mil pessoas já se inscreveram para participar dessa primeira etapa do Festival Paralímpico 2025.
sobRe o Festival
A nível nacional, o Fes-
tival Paralímpico Loterias Caixa foi realizado pela primeira vez em 2018. À ocasião, foram 48 locais com a participação de mais de 7 mil crianças. Em 2019, o evento teve 70 sedes e recebeu mais de 10 mil inscritos. No ano seguinte, a ação foi cancelada devido à pandemia de Covid-19 e retornou em 2021, com 8 mil participantes em 70 núcleos. Em 2022, foram atendidas 15 mil crianças.
as modalidades oferecidas nesta edição serão golbol, vôlei sentado e basquete
Já em 2023, o Festival Paralímpico passou a ter duas edições anuais. Em maio, o evento contou com 21 mil participantes, assim como em setembro, somando um total de 42 mil inscrições acumuladas.
Em 2024, o Festival Paralímpico contou com a presença de um número recorde de inscritos, mais de 44 mil crianças em duas edições do evento, que contou com um total de 120 núcleos.
Neste ano, a edição já conta com mais de 19 mil
inscritos em todas unidades federativas, sendo que 80% dos cadastros são de pessoas com deficiência. Ao todo, 14 cidades recebem o Festival Paralímpico pela primeira vez, sendo a maior parte delas de Minas Gerais. Assim como nos dois últimos anos, o Festival Paralímpico Loterias Caixa terá ainda mais uma edição neste ano, marcada para acontecer no dia 20 de setembro, véspera do Dia Nacional da Pessoa com Deficiência.
Fábio Vale Repórter
Um recente levantamento nacional aponta um cenário de violência e criminalidade no Rio Grande do Norte, mesmo em meio a consideráveis reduções de casos. Dados do mapeamento mostram que o estado potiguar registrou nos dois últimos anos 1.453 homicídios, 1.176 tentativas, 44 feminicídios, 153 lesões corporais com morte, 52 latrocínios e 10.836 roubos e furtos de veículos.
Os números fazem parte do Mapa da Segurança Pública 2025, ano base 2024, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e Secretaria Nacional de Segurança Pública (SNSP), divulgado nesta semana. A publicação de 256 páginas traz um balanço nacional sobre a quantidade de crimes notificados no país, como homicídios, feminicídios, furto e roubo de veículos, estupro, e tráfico de drogas; além de estatísticas acerca de mortes no trânsito, apreensões de drogas e de armas, e dados sobre pessoas desaparecidas e localizadas.
Acerca dos homicídios, o Mapa da Segurança 2025 do MJSP revela que crimes letais contra a vida no RN vitimaram 26 mulheres em 2024 e 30 em 2023.
Mapa da Segurança / Levantamento nacional divulgado nesta semana aponta um cenário de violência e criminalidade no RN, mesmo em meio a consideráveis reduções de casos (412), Salvador (400), Porto Velho (367), Serra (346), Maceió (290) e Porto Alegre (279). Quanto à quantidade de tentavas de homicídios por sexo, dos 623 crimes no RN no ano passado, 435 vitimaram homens e 147 mulheres. Já em 2023, das 553 tentativas de homicídios no estado potiguar, 448 foram contra vítimas do sexo masculino e 83 tiveram como alvo mulheres.
As estatísticas dão conta de um cenário que predomina em todo o território nacional, no qual, em relação ao sexo das vítimas, os homens continuam sendo os principais alvos. O mapeamento mostra que em 2024 o RN foi palco para 636 homicídios dolosos e uma taxa de 18,46, contra 817 casos em 2023 e um índice de 23,78.
Segundo o estudo, houve uma redução de 22,15% na quantidade de crimes no ano passado em relação ao anterior. Em relação ao ano passado, a Bahia liderou em todo o país, conforme a publicação, com 4.205 homicídios dolosos e na outra extremidade, Roraima aparece com 106 crimes. Nesse cenário, o RN figura como o 17º estado mais violento do país.
O Rio Grande do Norte registrou 623 tentativas de homicídios em 2024. O levantamento dá conta de que o estado potiguar apresenta o sexto menor número de crimes em todo o país. Em números absolutos, os estados mais populosos lideraram o número de ví-
timas. São Paulo registrou 4.327 casos no ano passado (+1,55% em relação a 2023), seguido por Rio de Janeiro, com 4.055 casos (+24,54%); e Minas Gerais, com 3.665 casos (+33,08%).
Na outra ponta, aparece Roraima com a menor
quantidade de tentativas de homicídios em 2024: 269; seguida de Acre, com 305 ocorrências. Quanto à taxa desse tipo de crime, o RN é listado também na sexta posição, com 18,08. O Espírito Santo lidera com a taxa de 67,45 e na outra extremidade, São Paulo,
com 9,41. No recorte municipal, o Rio de Janeiro liderou nacionalmente em números absolutos de vítimas de tentava de homicídio em 2024: 1.409.
Em seguida, aparecem os estados de São Paulo (768), Brasília (690), Recife (545), Belo Horizonte
O número de feminicídios no Brasil permaneceu relativamente estável em 2024, registrando um leve aumento de 0,69% em relação ao ano anterior. Foram contabilizadas 1.459 vítimas, contra 1.449 em 2023. Essa é a situação constatada no Mapa da Segurança Pública 2025,
ano base 2024, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e Secretaria Nacional de Segurança Pública (SNSP), divulgado nesta semana.
O levantamento revela que o Rio Grande do Norte foi palco para 19 feminicídios em 2024 e 24 em 2023. O estado potiguar
figura como o sétimo estado do país com menor número de crimes letais contra mulheres motivados por violência doméstica e/ ou de gênero. São Paulo lidera com 253 casos e Amapá aparece na outra ponta com duas ocorrências. Quanto à taxa de feminicídios, o RN figura na
quinta posição, com 1,07. Mato Grosso (2,47) teve a maior e Amapá (0,50) a menor.
No recorte municipal, os municípios do Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP) lideraram com os maiores números absolutos de feminicídios em 2024, ambos com 51 víti-
mas. Entre os dez municípios com maiores registros, nove são capitais de seus respectivos estados, incluindo Brasília (DF), Manaus (AM), Teresina (PI), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Fortaleza (CE) e Salvador (BA). Além das capitais, outros municípios de grande porte também se destacaram. O estado de São Paulo, além da capital, teve a cidade de Guarulhos entre os municípios com mais ocorrências de feminicídio, com 9 casos em 2024.
Continuação / Estado potiguar teve 542 óbitos por acidentes em 2024 e 458 em 2023, sendo a maioria das vítimas predominantemente do sexo masculino
ORN registrou 542 mortes no trânsito em 2024 e 464 em 2023. O estado potiguar ficou no ano passado como o 11º com menor quantidade de casos no país. O ranking em 2024 foi liderado por São Paulo, com 4.432 registros. Quanto à taxa de mortes, o RN ficou no ano passado na oitava posição nacional, com 15,73.
Na análise por municípios, o Rio de Janeiro (RJ) liderou o ranking com 706 vítimas fatais no trânsito em 2024. Em seguida, aparecem São Paulo (SP), com 657 mortes; Brasília (DF), com 42; Recife (PE), com 179; Fortaleza (CE), com 176; Manaus (AM), com 174; São Luís (MA), com
169; Belo Horizonte (MG), com 165; Duque de Caxias (RJ), com 153; e Goiânia (GO), com 126. Em 2024, o Brasil registrou 26.138 mortes no trânsito ou em decorrência dele, o que representa uma média de 71 vítimas fatais por dia. Em comparação com o ano anterior, quando foram contabilizadas 23.992 mortes, houve um crescimento de 8,94% (mais 2.146 vítimas). Em relação ao perfil das vítimas, as pessoas do sexo masculino continuaram a representar a maioria dos casos fatais no trânsito. Das 542 mortes no RN em 2024, 458 vitimaram homens e 83 mulheres. Em 2023, das 464 mortes, 403 vitimaram homens e 61 mulheres.
Levantamento nacional ainda destaca que RN também registra incidência de latrocínios, mortes por policiais e furtos e roubos de veículos, dentre outras ocorrências
Natal e Mossoró
Mais de 70 lesões corporais seguidas de morte ocorreram no Rio Grande do Norte em 2024, segundo o mapeamento do Ministério da Justiça divulgado nesta semana. Em nível nacional, houve um aumento significativo no número de casos, totalizando 729 vítimas, o que representa um acréscimo de 22,93% em relação ao ano anterior, que contabilizou 593 ocorrências. A média nacional foi de, aproximadamente, duas vítimas por dia ao longo do ano.
A publicação mostra que São Paulo liderou no ano passado com 137 lesões corporais seguidas de morte, e Tocantins teve du-
as. O RN aparece em 2024 com a terceira maior quantidade de ocorrências do país: 72; e em 2023, com 81. Quanto à taxa de lesões corporais seguidas de morte, em 2024, o RN figura na liderança com 2,09.
As capitais Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP) lideraram em número absoluto de vítimas, com 29 casos cada. Na sequência, Salvador (BA) apareceu com 24 vítimas. Entre os 11 municípios com maior número de casos, nove eram capitais estaduais, revelando a concentração dessas mortes nos grandes centros urbanos. Os estados da Bahia e do RN figuraram com dois municípios cada na lista das cidades com
maior número absoluto de vítimas.
Natal aparece no ranking em quinto lugar, com 13 lesões corporais seguidas de morte em 2024; e Mossoró em nono, com nove casos.
Desapareci D os e localiza D os
O Mapa da Segurança trouxe também dados sobre pessoas desaparecidas e localizadas. No RN, 706 foram consideradas sumidas em 2024 e 629 em 2023. Em todos esses períodos, predominam pessoas do sexo masculino. Quanto a pessoas localizadas, foram notificadas 359 no ano passado no estado potiguar e 282 no anterior.
Estado também registra incidência de latrocínios, mortes por policiais e furtos e roubos de veículos
Crimes de roubos seguido de morte, ou latrocínios, no Rio Grande do Norte vitimaram 23 pessoas em 2024 e 29 em 2023. O estado de São Paulo liderou no ano passado com 170 casos. Já situações de mortes por intervenção de agente do Estado, o RN contabilizou 91 casos em 2024 e 94 em 2023. São Paulo liderou no ano passado com 1.557 ocorrências. E em morte de agente do Estado, o RN teve dois registros em 2024 e quatro em 2023. Além disso, mais de
2.370 veículos foram furtados no RN em 2024 e quase 2.400 em 2023. São Paulo liderou no ano passado com quase 94 mil crimes desse tipo. No estado potiguar, foram exatos 2.371 veículos furtados em 2024 e 2.383 em 2023. E 2.769 veículos foram roubados no RN no ano passado e 3.313 em 2023. Quanto a roubos de cargas e a instituições financeiras, o RN registrou 35 roubos de carga em 2024 e 27 em 2023. Além disso, o estado também notificou três roubos a
instituições financeiras no ano passado e duas no anterior.
e stupro, trá F ico e armas O levantamento ainda detalha que o RN teve 1.276 estupros em 2024 e 950 em 2023. Além disso, o estado também notificou 2.071 ocorrências de tráfico de drogas no ano passado e 1.682 no anterior. O mapeamento revela ainda que 1.574 armas de fogo foram apreendidas no território potiguar em 2024 e 1.512 em 2023.
No segundo dia de treinos nos Estados Unidos, Arrascaeta e Alex Sandro foram a campo nesta sexta-feira, 13. Preservados da atividade de quinta, os dois trabalharam normalmente na Universidade de Stockton, local escolhido como quartel general rubro-negro na cidade de Atlantic City.
Arrascaeta e Alex Sandro não treinaram em campo na quinta, uma vez que o Flamengo entendeu que era necessário fazer um trabalho de carga. Os dois foram titulares nos dois jogos de suas respectivas seleções, durante a Data Fifa.
Outra boa notícia foi a presença de Plata em campo. O equatoriano, que já vinha realizando parcialmente trabalhos em campo, foi reintegrado definitivamente ao elenco e deve estar à disposição de Filipe Luís para a estreia do Flamengo na Copa do Mundo de Clubes, contra o Espérance, da Tunísia, na segunda-feira, na Filadélfia, às 22h (de Brasília).
Por outro lado, De la Cruz não foi a campo novamente. O uruguaio fez trabalho na fisioterapia e está
FLAMENGO / Por outro lado, De la Cruz não foi a campo novamente. O uruguaio fez trabalho na fisioterapia
praticamente descartado para a estreia. Ele está sendo preparado para voltar contra o Chelsea, na próxima sexta, pela 2ª rodada do grupo D da Copa do Mundo de Clubes.
O zagueiro Léo Ortiz defendeu o profissionalismo de Gerson às vésperas da estreia do Flamengo na Copa do Mundo de Clubes. O capitão da equipe deu o ok ao Zenit, da Rússia, mas segue nos planos do técnico Filipe Luís para a competição.
“A relação com ele no dia a dia não muda. O tratamento é igual. Não ficamos perguntando muito porque é uma questão dele e estamos em um momento de foco total no Mundial. Minha experiência no momento que tive quando estava para vir para o Flamengo, lógico que é uma coisa que todos estão falando, mas você tenta fo-
"Não temos medo"
Às vésperas de estrear no Mundial de Clubes contra o Flamengo, o técnico Maher Kanzari, do Espérance, se mostrou confiante para o confronto e afirmou que a equipe não teme enfrentar gigantes do futebol mundial.
“Para o Espérance, esse tipo de desafio não é novidade. Já enfrentamos gigantes como Bayern de Munique, Milan e PSG. Somos um clube respeitado e temos uma longa história de confrontos contra as maiores equipes do mundo. Chegaremos preparados, com muita determinação. Não te-
mos medo, estamos falando de futebol de alto nível”, disse.
“Todos os jogadores sonham em disputar um torneio como o Mundial. Por isso, não tememos ninguém. Somos um grande clube, assim como eles. No papel, é claro, eles podem parecer favoritos, mas o futebol é imprevisível. O Espérance entra em campo para competir de igual para igual contra qualquer adversário”, completou.
Além do Rubro-Negro, o Espérance divide o Grupo D com o Chelsea e o Los Angeles FC, dos Estados Unidos.
car o máximo possível na parte que você controla, que é dentro de campo”, disse o jogador.
Ortiz fez um paralelo da situação de Gerson com a dele quando estava prestes a ir para o Fla. Na época, ele ainda fez algumas partidas
com o Red Bull Bragantino enquanto a novela pela transferência se arrastava no início de 2024.
“Me lembro nessa época que estava em negociação que as pessoas estavam falando, mas foram algumas das melhores partidas com
Leila vê Copa com peso histórico para o Palmeiras
“Vou te falar com toda sinceridade: estamos tranquilos, sabemos nosso trabalho e onde podemos chegar.”
É com essa serenidade que a presidente do Palmeiras, Leila Pereira, chega a Copa do Mundo de Clubes nos Estados Unidos. Às vésperas da estreia na competição, em que enfrentará o Porto, de Portugal, às 19h do domingo, a dirigente classifica o momento como histórico, enfatiza a importância da disputa e descarta medo por assédio do mercado aos profissionais do clube.
“Todo ano e toda janela, nossos atletas e profissionais recebem interesses”, disse a presidente, em coletiva nesta sexta-feira, no hotel sede do clube.
“Fico muito feliz em participar desta Copa do Mundo porque valoriza o trabalho de todos nós. Não tenho receio nenhum de assédio a atletas ou treinador, porque no Palmeiras o contrato tem validade. Todos têm contrato e aqui, como o clube honra seus compromissos, os atletas também precisam.”
“Para ser negociado, precisa do interesse do atleta, do Palmeiras e algum interessado. Se não tiver interesse de alguma parte, o negócio não sai. Me baseio nos contratos em vigor”, completa.
Classificado devido ao título da Conmebol Libertadores de 2021, o Palmeiras montou todo o planejamento da temporada visando a Copa do Mundo de Clubes como principal competição do ano. Não à toa, por exemplo, o uso de duas equipes mescladas no início do Paulista e os revezamentos pontuais mesmo no Brasileiro e na Libertadores.
Até porque, enquanto vive sua década mais campeã, o Alviverde encara a Copa como um momento histórico.
“É uma competição única, a primeira. Todos os clubes têm interesse ou deveriam ter nesta competição que é única. Todos os clubes querem vencer, ninguém vem a passeio. Não estou aqui a passeio, estamos trabalhando muito. Ano que vem a Copa é aqui, interesse de todos os clu-
a camisa do Red Bull Bragantino. As pessoas perguntavam como eu conseguia estar convivendo com tudo isso. Somos profissionais e sabemos que faz parte da nossa vida. Ele é jogador do Flamengo, tenho certeza que está muito focado, é o
nosso capitão. Não se tornou capitão à toa, é pelo exemplo e ele diariamente tem se dedicado ao máximo e dando exemplo na prática. Sempre nos treinos tentando deixar todos concentrados e dando exemplo por liderar”, completou.
bes é se saírem bem e conquistar o troféu maravilhoso”, diz a presidente.
Para além da oportunidade desportiva, a competição também representa um ganho financeiro que não estava previsto no orçamento do clube para 2025. São 15,21 milhões de dólares, cerca de R$ 84,9 milhões, somente por participar da Copa, dos quais o Verdão já recebeu cerca de R$ 65,8 milhões, ainda a descontar valores de impostos.
Números que são vistos por Leila Pereira como fundamentais para a manuten-
ção da equipe atuando em alto nível. “As pessoas costumam dizer que sou muito materialista, e sou mesmo”, disse, aos risos. “Sem investimento não se faz um futebol de altíssimo nível como o do Palmeiras, não paga em dia como o Palmeiras faz. Vocês sabem que no Brasil é exceção. Só com a entrada de valores vultosos como a premiação, os valores para participarmos, é extremamente importante para honrar nossos compromissos e investir ainda mais no nosso elenco.”
FUTEBOL / Em um segundo escalão, brasileiros miram passar da fase de grupos antes de almejar saltos maiores na competição
têm como primeira ambição passar da fase de grupos, para então mirar saltos maiores na competição.
Sob um inédito e expandido formato, a nova Copa do Mundo de Clubes da Fifa (Federação Internacional de Futebol) começa neste sábado, 14, nos Estados Unidos, tendo os gigantes europeus como os grandes favoritos na disputa, mesmo com seus jogadores desgastados pelo fim da temporada e a ausência dos atuais campões das principais ligas locais.
Os sul-americanos, em um segundo escalão junto com times da América do Norte, da Ásia e da África,
Campeão da Champions League com uma vitória avassaladora contra a Inter de Milão, o PSG (Paris SaintGermain) de Luis Enrique desponta como o maior favorito para ficar com a taça de campeão.
Ao menos é o que indicam as projeções do supercomputador da Opta Analyst, empresa especializada em estatísticas esportivas. De acordo com os cálculos, que levaram em conta cerca de 10 mil simulações, o time de Paris tem 18,5% de chances de levantar o caneco.
O atual campeão francês, contudo, não deve contar com o atacante Ousmane Dembélé nas primeiras partidas do torneio.
Artilheiro da equipe na Champions e no campeonato francês e cotado para a Bola de Ouro, Dembélé sofreu lesão na coxa esquerda na derrota da França para a Espanha nas semifinais da Liga das Nações, mas viajou com a delegação e terá a situação monitorada pelo departamento médico.
Mesmo sem seu principal jogador, o PSG ainda conta com nomes em campo com capacidade de desequilibrar, caso do jovem atacante ambidestro Désiré Doué, 20, autor
msantos@defato.com
de dois gols na final contra a Inter e eleito o melhor do jogo, e do lateral-esquerdo Nuno Mendes, 22, que brilhou na conquista da Liga das Nações com Portugal.
Ao lado deles, há atletas com bem mais rodagem como o zagueiro e capitão Marquinhos, 31, o goleiro italiano Donnarumma, 26, e o lateral-direito marroquino Hakimi, 26.
O Manchester City, de Pep Guardiola, vem logo atrás nas estatísticas da Opta, com 17,8% de probabilidade de se sagrar campeão.
O status foi conquistado muito mais pelo retrospecto dos últimos anos do que pelo desempenho dos Citizens
Impasse jurídico trava planejamento do Baraúnas para o restante da temporada
Em abril, o Baraúnas protocolou uma Notícia de Infração no Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Norte (TJD/RN) contra o Globo FC. Na denúncia, o clube mossoroense acusa a equipe de Ceará-Mirim de irregularidades na documentação, pedindo a anulação de sua participação no Campeonato Potiguar de 2025.
Mais de um mês depois, o caso ainda não teve um desfecho. Em contato com a coluna, o presidente do Baraúnas, Lima Neto, informou que o “procurador instaurou o inquérito” e que está em processo a nomeação de um auditor processante — etapa inicial da apuração no tribunal.
Frise-se, no campo, os resultados já foram definidos: o Baraúnas acabou rebaixado para a segunda divisão, enquanto o Globo garantiu sua permanência na elite. A eventual decisão do TJD/RN poderá mudar esse cenário, tornando o desfecho do processo determinante para o futuro imediato do tricolor.
O maior obstáculo, neste momento, é o tempo. Se o julgamento se arrastar, todo o planejamento do Baraúnas para a sequência da temporada ficará comprometido — desde a montagem do elenco até a organização financeira e logística –, observando as disputas da segunda divisão, previstas para o segundo semestre.
Caso o tribunal acolha a denúncia e constate irregularidade por parte do Globo, o clube mossoroense poderá ser mantido na primeira divisão. Caso contrário, o Leão do Oeste terá de buscar o retorno imediato à elite disputando a segunda divisão no segundo semestre — no chamado “bate e volta”.
Ou seja, o destino do Baraúnas em 2025 está diretamente atrelado ao desfecho do processo no TJD/RN. Enquanto isso, o clube segue em compasso de espera, lidando com incertezas dentro e fora de campo.
aBc em campinas
O ABC visita a Ponte Preta neste sábado, 14, pela 9ª rodada da Série C do Brasileiro. O time potiguar vem de quatro rodadas de invencibilidade, mas terá pela frente o líder do campeonato considerado favorito nas casas de apostas. O duelo começa às 19h, no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas/SP.
artur Jorge
Técnico do al-Rayyan, do Catar, desde janeiro, artur jorge revelou que pretende voltar ao brasil em breve! Mesmo estando há só seis meses fora do país, o português já recebeu propostas para retornar. em 2024, artur jorge fez história no comando do botafogo, conquistando o brasileirão e a Libertadores.
neymar n eymar vai curtir um descanso nos e stados u nidos,
mas prometeu ao Santos que irá seguir firme nos treinos. O atleta terá acompanhamento do departamento de saúde do clube durante todo o período e garantiu que vai manter o ritmo físico. A expectativa é que ele volte com tudo no dia 27 e anunciando a renovação de contrato com o s antos até a Copa de 2026.
Ficha criminal
Com ficha criminal, o atacante do Flamengo Bruno h enrique não poderá fazer um novo acordo com o Ministério Público para evitar possível condenação por fraude esportiva e estelionato. O motivo: ele já havia feito um acordo anterior, em 2020, após apresentar uma C nh falsa em uma blitz da Lei s eca — na época, pagou R$ 100 mil e evitou condenação por falsidade ideológica. Agora, os crimes denunciados têm penas superiores a 4 anos, o que também inviabiliza um novo acordo.
PSG,
na temporada passada. Isso porque o time inglês não levantou nenhuma taça na temporada 2024/2025. Na Premier League, após alcançar o tetracampeonato inédito, o City viu o Liverpool de Arne Slot interromper sua hegemonia, terminando em terceiro e garantido vaga na próxima Champions League apenas na última rodada.
Bayern de Munique, Inter de Milão, Real Madrid e Chelsea vêm na sequência entre as equipes com maior probabilidade de ficar com o título. Eles têm 12,8%, 12,3%, 9,8% e 8,4% de chances, respectivamente, conforme as projeções da Opta.
Dos quatro, o time alemão é o único atual campeão da liga local. Sob o comando de Vincent Kompany, o Bayern conquistou a Bundesliga com duas rodadas de antecedência, retomando o título das mãos do Leverkusen.
A Inter de Milão, por sua vez, tenta recolher os cacos após uma temporada em que bateu na trave nas principais competições e acabou sem título.
Além da dura derrota para o PSG na Champions, a Internazionale também ficou com o vice no Italiano, após protagonizar uma acirrada disputa com o Napoli —o time de Nápoles se sagrou campeão nacional somente na 38ª e última rodada, com apenas um ponto de vantagem.
Na mesma toada, o Real Madrid teve uma temporada que não deixou saudades na Espanha. Os merengues perderam todos os confrontos contra o rival de Barcelona e viram o time catalão ficar com os títulos do Espanhol e da Supercopa da Espanha. O Chelsea, por sua vez, fez uma temporada sem grande brilho na Premier League, encerrando apenas em quarto na tabela de classificação, mas conseguiu um título de consolação ao bater o Real Betis por 4 a 1, de virada, na decisão da Conference League. O destaque do time comandado por Enzo Maresca é o atacante inglês Cole Palmer, artilheiro da equipe com 15 gols em 46 partidas.
Entre os brasileiros, Palmeiras e Fla aparecem com 0,3%
Entre os brasileiros no páreo, Palmeiras e Flamengo aparecem com 0,3% de chances de serem campeões, conforme as contas da Opta. Vice-estadual e quarto colocado até a 11ª rodada do Brasileiro, antes da pausa para a Copa, o alviverde é considerado o brasileiro com mais chances de vencer o confronto contra os europeus na fase de grupos. A competição também marca a despedida de Estêvão, que deve formar o ataque titular ao lado de Vitor Roque e Paulinho. Campeão carioca e líder do Brasileiro antes da pausa, o Flamengo também pode ter a despedida do meia Gerson, que interessa ao Zenit, da Rússia. Por outro lado, o elenco rubro-negro ganha o reforço do volante ítalo-brasileiro Jorginho, que chega após uma carreira bem-sucedida na Europa. Já o Botafogo, atual campeão brasileiro e da Copa Libertadores, e o Fluminense, têm 0% de chance de ficar com o título mundial, segundo as projeções da Opta. O time de General Severiano teve um início de ano que deixou os torcedores frustrados, com a perda de peças importantes e uma campanha sofrível no estadual. Para o Mundial, a equipe se reforçou com os atacantes Arthur Cabral, vindo do Benfica, e Joaquín Correa, da Inter de Milão.
Vanessa sarmento
Médica formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e especialista em geriatria, pelo Hospital Sírio-Libanês.
Nos últimos atendimentos no consultório, um tema tem surgido com frequência entre familiares de idosos: a dependência no dia a dia. Com o envelhecimento da população brasileira, mais famílias viverão essa realidade — e é importante saber lidar com ela com empatia e informação.
Mas o que é, de fato, ser um idoso dependente?
De forma simples, a dependência é a dificuldade para realizar atividades cotidianas. Na geriatria, usamos dois grupos para avaliar esse grau de independência: as atividades básicas da vida diária (como se vestir, tomar banho, alimentar-se) e as atividades instrumentais, mais complexas, como usar o telefone, preparar comida ou lidar com finanças.
Um ponto essencial é entender a diferença entre autonomia e independência. Um idoso pode ter autonomia — ou seja, capacidade de decidir o que quer comer, vestir ou para onde deseja ir — mas não conseguir executar essas tarefas sozinho, por limitações motoras ou cognitivas. Isso significa que ele é dependente, mas ainda possui sua vontade preservada, e essa autonomia deve ser respeitada.
Quando a família deve buscar ajuda?
Alguns sinais indicam que é hora de procurar orientação médica ou especializada: Quedas frequentes; Esquecimentos que afetam a rotina;
Dificuldade para realizar tarefas antes simples; Mudanças de humor, desânimo, ou isolamento.
Esses sinais não devem ser vistos como “normais da idade”.
Muitas vezes, a dependência pode ser amenizada ou estabilizada com intervenção adequada, como reabilitação, fisioterapia, ou ajustes no ambiente.
Como agir quando a dependência já está instalada?
Essa é uma pergunta comum: “Dra., meu pai está ficando dependente. O que fazer?” O primeiro passo é respeitar a história de vida do idoso. Evite tratá-lo como uma criança — ele continua sendo um adulto com desejos, memórias e identidade.
Alguns princípios importantes:
Mantenha a pessoa participando das decisões sempre que possível;
Estimule o que ela ainda consegue fazer com segurança;
Valorize sua autonomia e escute suas preferências; Foque nas capacidades, não nas limitações.
A dependência pode trazer frustrações tanto para quem cuida quanto para quem é cuidado. Mas o olhar positivo e respeitoso pode transformar essa convivência.
E o papel da família e dos cuidadores?
É fundamental dividir tarefas para que o cuidado não recaia sobre apenas uma pessoa. O revezamento de responsabilidades, quando possível, alivia a
sobrecarga emocional e física. Inclusive, o tema da sobrecarga do cuidador merece atenção especial. Cuidar de alguém exige também cuidar de si. Muitas vezes, quem cuida se anula, adoece ou entra em exaustão — e isso pode ser evitado com planejamento e apoio familiar.
Envelhecer não precisa significar depender
Tenho o privilégio de acompanhar muitos idosos ativos. Atendo, por exemplo, uma senhora de 90 anos que faz questão de caminhar sozinha todos os dias. Ela sempre me diz: “Se eu parar, enferrujo”. Esse tipo de atitude mostra como é possível manter a independência com segurança, mesmo em idades avançadas.
Uma reflexão final
Diante do envelhecimento acelerado da população, é urgente falarmos sobre dependência com mais naturalidade e menos preconceito. O cuidado com o idoso deve ser feito com dignidade, paciência e foco em sua qualidade de vida. Termino com uma frase que resume bem a filosofia do cuidado geriátrico: Foco nas capacidades, não nas limitações. Com esse olhar, é possível envelhecer com dignidade e manter a essência da pessoa, mesmo diante das limitações que o tempo pode trazer.
É melhor fazer pouco e bem, do que muito e mal.”
SÓCRATES
O Pingo da Mei Dia, evento que abre oficialmente o Mossoró Cidade Junina, aconteceu no sábado (7), reunindo mais de 240 mil pessoas no Corredor Cultural da Avenida Rio Branco, com 15 atrações em sete trios elétricos. Destaque para os shows com Grafith, Xand Avião, Léo Santana, Giannini Alencar, Aline Reis e Caroline Melo. O Camarote La Goccia Blu foi perfeito com farto open bar e open food e shows com Ferro na Boneca, Renata Falcão, Aline Reis e Forró dos 3. Foi show!
Fafá Rosado e Gustavo Rosado. Na gestão dela foi que a ideia de Gustavo, do Pingo, saiu do papel.
Michelle Cure e Paulo Neto com o prefeito Allyson Bezerra.
Lílian Moura e Eduardo Cavalcanti. Ele com idade nova no domingo (15), recebe os parabéns!
Careca/Lucinha Figueiredo com o deputado João Maia/ Shirley Targino.
Daniel Henrique Vale e Rosanny.
Miss e Mister Universe Pacific 2025
Georgiano Azevedo coordena a franquia Pacific Universe no Brasil e leva cinco representantes para disputar a final internacional 2025, que ocorre em julho, no Peru. Karen Alves (Miss Brasil), Matheus Barbalho (Mister Brasil), Yasmim Novaes (Miss Brasil Teen), João Gabriel Monteiro (Mister Brasil Teen), e Nel Albuquerque (Miss Brasil Sênior). Desses, três são do RN. Desejamos sucesso!
Minha querida Maysa Almeida comemorando a vida na terça (17).
Os embaixadores de Caraúbas, os amigos Wandilson Ramalho e Tica Soares. Tica é a aniversariante festejada da segunda (16). Felicidades!
As Linhares são amadas pela coluna e por muitos. Fafá Linhares comemorando a vida na quarta (18), e a coluna antecipa a festa!
Georgiano Azevedo com Karen Alves (Miss Brasil) e Matheus Barbalho (Mister Brasil), que representam o país na franquia Pacific Universe 2025!
Amiga querida por quem tenho muito carinho, Gislayne Vale comemora a vida na quarta (18).
Eider
e a coluna faz a
Ele
Milton Machado/Saudade Azevedo, o colunista e Izabelly Paullini/André Nogueira.
Hoje é dia de vivas para o dr. Eider Medeiros, Iara Maria Linhares, Fátima Mariano, a médica Yasmim Rosado e o jornalista/advogado Nathan Figueiredo. Amanhã (15), é dia de festa para o arquiteto Carlos Mendes, Rogéria Martins, a jornalista Kauany Souza, o advogado Humberto Fernandes, o promotor Eduardo Cavalcanti, o bartender Johnny Wilker e Carol Fortaleza. Para vocês paz, saúde, amor e alegrias. Parabéns!
Próxima quinta (12), às 9h, acontece na Câmara Municipal de Mossoró Sessão Solene em homenagem aos 25 anos da Liga de Mossoró – Estudos e Combate ao Câncer, numa proposição dos vereadores Thiago Marques e João Marcelo. Uma homenagem justa a um equipamento necessário para Mossoró e região!
Na semana, alguns destaques que valem o deleite. Wesley Safadão e João Gomes fazem show na Estação na quarta (18), Luan Santana e Pablo na quinta (19), Ana Castela na sexta (20), Matheus e Kauan e Taty Girl no sábado (21), e Menos é Mais e Koisa Nossa no domingo (22). Na Cidadela, Nida Lira e Gaby Viegas na quarta (18).
conexaosaude.defato@outlook.com
NEY ROBSON VIEIRA ALENCAR
FÁRMACO / Pesquisas indicam que indivíduos com periodontite têm até 49% mais chances de desenvolver hipertensão arterial
Ahipertensão arterial, conhecida como “assassina silenciosa”, afeta milhões de brasileiros e pode trazer consequências além do sistema cardiovascular. Estudos recentes apontam uma relação direta entre a pressão alta e a saúde bucal, especialmente no que diz respeito às doenças periodontais.
Segundo dados do Vigitel 2019, mais de 38 milhões de brasileiros são hipertensos. Pesquisas indicam que indivíduos com periodontite têm até 49% mais chances de desenvolver hipertensão arterial.
Além disso, a presença de doenças periodontais pode dificultar o controle da pressão arterial. Pacientes com gengivas saudáveis respondem melhor aos medicamentos para hipertensão, apresentando uma pressão sistólica em média 3 mmHg menor do que aqueles com periodontite.
Dr. Paulo Augusto Tomoiti Yanase, dentista da Oral Sin, desta-
ca: “A saúde bucal está intimamente ligada ao bem-estar geral do paciente. A inflamação causada por doenças periodontais pode contribuir para o aumento da pressão arterial, tornando essencial o acompanhamento odontológico regular, especialmente para hipertensos.”
Os sintomas a serem observados em pacientes com essa condição são: gengivas inchadas, vermelhas ou que sangram facilmente, mau hálito persistente; mobilidade dentária; sensibilidade ou dor ao mastigar.
Para quem convive com a hipertensão, alguns cuidados simples e consistentes podem fazer toda a diferença na saúde bucal. “A integração entre o tratamento médico e odontológico é fundamental. O dentista pode ser um importante aliado na detecção precoce de alterações bucais ligadas à hipertensão e no ajuste do plano de cuidados do paciente”, finaliza Dr. Paulo Augusto.
1 - MANTENHA UMA ROTINA RIGOROSA DE HIGIENE BUCAL:
Escove os dentes ao menos três vezes ao dia com creme dental com fl úor, use o fi o dental diariamente e enxaguante bucal sem álcool, que ajuda a combater bactérias sem causar ressecamento da mucosa. “A higiene bucal efi ciente reduz a infl amação das gengivas e, consequentemente, o risco de alterações sistêmicas, como o agravamento da pressão arterial”, reforça Yanase.
2 - REALIZE VISITAS REGULARES AO DENTISTA:
O ideal é visitar o dentista a cada seis meses, mas hipertensos podem precisar de um acompanhamento mais próximo, principalmente se já apresentarem sinais de periodontite ou usam medicamentos que afetam a boca.
3 - CONTROLE OS FATORES
INFLAMATÓRIOS DO CORPO:
Manter a pressão arterial sob controle também ajuda a evitar infl amações crônicas que afetam as gengivas. Alimente-se bem, com baixo consumo de sal e gordura, pratique atividades físicas
regularmente e evite o tabagismo, que potencializa doenças bucais e cardiovasculares.
4 - COMUNIQUE SEU DENTISTA SOBRE OS MEDICAMENTOS QUE VOCÊ TOMA: Anti-hipertensivos como os bloqueadores dos canais de cálcio podem causar crescimento gengival (hiperplasia gengival), difi cultando a higienização e aumentando o risco de infecções. O dentista pode adaptar o tratamento ou trabalhar em conjunto com o cardiologista.
5 - EVITE A AUTOMEDICAÇÃO E O ESTRESSE:
O estresse é um gatilho tanto para a hipertensão quanto para o bruxismo e outras condições orais. Técnicas de relaxamento e acompanhamento psicológico podem ser aliados.
6 - FIQUE ATENTO À BOCA
SECA (XEROSTOMIA):
Alguns medicamentos anti-hipertensivos causam ressecamento da boca, o que favorece cáries e infecções. Nestes casos, o uso de saliva artifi cial ou mascar chicletes sem açúcar pode ajudar a estimular a produção de saliva.
O que é hipertensão arterial?
•A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença que ataca os vasos sanguíneos, coração, cérebro, olhos e pode causar paralisação dos rins. Ocorre quando a medida da pressão se mantém frequentemente acima de 140 por 90 mmHg.
Quais são os sintomas quando a pressão está alta?
•A hipertensão, muitas vezes, não causa sintomas, mas, quando se manifestam, podem surgir dores de cabeça, dor na nuca, tontura, visão embaçada, falta de ar e, em alguns casos, sangramentos nasais. Esses sinais costumam indicar que a pressão está muito elevada, sendo necessário buscar orientação médica.
O que uma pessoa hipertensa não pode fazer?
•Uma pessoa hipertensa deve evitar o excesso de sal, alimentos processados e ultraprocessados, bebidas alcoólicas, tabagismo e atividades físicas intensas sem orientação médica. Também é importante controlar o peso, o estresse e a ansiedade, além de seguir a dieta e os medicamentos prescritos pelo médico.
MATHEUS BARBALHO
MISTER BRASIL PACIFIC UNIVERSE 2025
Natural de Mossoró, Matheus barbalho tem 29 anos e 1,84 m, é médico, e adora jogar beach tennis, tocar violão, escrever músicas e praticar atividade física. “Nessa viagem, vou procurar levar um pouco da minha essência, personalidade e cultura para o concurso; além disso, quero conhecer toda a cultura do Peru e fazer novas amizades”, comentou Matheus que vai fazer sua segunda viagem internacional.
KAREN ALVES
MISS BRASIL PACIFIC UNIVERSE 2025
Nascida em Itaboraí (Rj), a carioca Karen alves, de 20 anos e 1,80 m, é assessora administrativa, Modelo e acadêmica de Psicanálise Clínica. Nas horas vagas, gosta de jogar Futevôlei e treinar na academia. “Tenho certeza que viverei coisas extraordinárias, e estou muito ansiosa para cada momento no Peru”, falou Karen que irá fazer sua primeira viagem internacional.
JOÃO GABRIEL
MONTEIRO
MISTER BRASIL
TEEN PACIFC
UNIVERSE 2025
o caçulinha da delegação brasileira, João Gabriel Monteiro, da cidade de anápolis (Go), tem 16 anos e 1,76 m, é estudante e apaixonado por música. ele, que já viajou para o Paraguai, argentina, México e estados Unidos, segue para sua quinta viagem internacional, e comentou: “Quero mostrar onde tão pouco tempo de evolução pode levar uma pessoa.”
o Brasil vai enviar cinco representantes para o Mister Pacific Universe 2025 e Miss Pacific Universe 2025, concurso internacional que tem sede na cidade Puerto d e Ilo, no Peru, reunindo misses e misters de vários países, no período de 17 a 21 de junho. Todos na disputa pelo título máximo da beleza mundial, em diferentes categorias.
YASMIM NOVAES
MISS BRASIL TEEN PACIFIC UNIVERSE 2025 a natalense Yasmim Novaes, 17 anos e 1,74 m, é estudante, modelo, faz ballet e não dispensa suas aulas de piano. Já tem experiência
NEL ALBUQUERQUE
MISTER BRASIL
SÊNIOR PACIFIC UNIVERSE 2025
Turismólogo, agente de viagens e embaixador da Rede selfit de academias, aos 51 anos, o natalense Nel é o primeiro brasileiro que competirá na categoria sênior.
“É uma honra representar o brasil neste palco internacional. Quero mostrar que a beleza está presente em todas as fases da vida e que envelhecer com saúde, autoestima e propósito é uma forma poderosa de inspirar outras pessoas”, afirma Nel, influenciador no segmento fitness 50+ e símbolo de elegância e bem-estar na maturidade.
internacional na argentina, Portugal, Chile e estados Unidos. “Representar meu país no concurso internacional é uma honra imensa e também uma grande responsabilidade. minha expectativa vai além da competição; quero criar laços, aprender mais sobre diferentes culturas e dar o meu melhor nessa oportunidade incrível!!”, comentou.
DOMINGO, desde a primeira edição, publicada em 2 de junho de 2002, traz em suas páginas histórias que inspiram e enchem de entusiasmo os nossos leitores. Essa Revista nasceu com esse propósito, essa missão. Para celebrar 23 anos de circulação como suplemento do Jornal de Fato, nesta edição o leitor confere a reportagem especial do jornalista Edinaldo Moreno sobre o filme “Lúcia”, talento mossoroense premiado em festival nacional. Celebração dupla.
“O curta-metragem “Lúcia” conquistou dois importantes prêmios no 2º Festival de Cinema de Xerém. A premiação foi realizada no sábado (7), no estado do Rio de Janeiro. O filme é da Promissum Pictures, produtora sediada em Mossoró. O curta levou os troféus de Melhor Roteiro, assinado por Murilo Santos, e Melhor Atriz, com a performance de Gilvania Araújo”, introduz Edinaldo para na sequência trazer mais detalhes sobre o festival e a trama.
“O festival selecionou apenas cinco finalistas por categoria de um total de 698 filmes inscritos de todas as regiões do país. “Lúcia” foi a única obra representante das regiões Norte e Nordeste a alcançar a final, concorrendo com produções do Sul e Sudeste.
A trama gira em torno de uma professora que, durante a pandemia de Covid-19, deixa a zona urbana para dar aulas a um aluno com autismo na zona rural, destacando temas como inclusão, educação e superação em tempos de crise sanitária. “O tema de Lúcia nasceu de uma semente muito simples, mas profundamente humana: a dedicação silenciosa de uma professora”, contou a atriz Gilvania Araújo.
“Lúcia” teve sua estreia em janeiro deste ano, com sessões lotadas no Multicine Mossoró, e seguirá agora com exibições gratuitas em escolas da região, fortalecendo o acesso ao cinema local e fomentando o debate sobre temas sociais urgentes”, reporta o jornalista.
Confira mais uma edição de DOMINGO e celebre conosco!
Boa leitura!
Ângela Karina
Balada do Impostor
“Lúcia”: talento premiado em festival
Filme mossoroense leva os prêmios de Melhor Atriz e Melhor Roteiro
artista visual Pietro desce às regiões pelágicas do ser
artigo de opinião: Pêndulo da conduta humana
• Edição – C&S Assessoria de Comunicação
• Diagramação – Augusto Paiva
• Projeto gráfico – Augusto Paiva
• Impressão – Gráfica De Fato
• Editora e Revisão – Ângela Karina
Redação, publicidade e correspondência
Av. Rio Branco, 2203 – Mossoró (RN) Fones: (0xx84) 3323-8900/99836-5320
Site: www.defato.com/domingo E-mail: pautadefato@gmail.com
DomIngo é uma publicação semanal do Jornal de Fato. Não pode ser vendida separadamente.
JOSÉ DE PAIVA REBOUÇAS
Jornalista
@paiva_reboucas
Oaniversário chega como chega o domingo à noite: previsível, um pouco melancólico e cercado de pequenas obrigações emocionais. Parabéns vêm por mensagens programadas, emojis de bolo e textos copiados. Até o banco envia felicitações, seguidas, é claro, de ofertas ou lembretes de dívida. A data parece importante, mas raramente é vivida com a intensidade que se espera.
Quando se é criança, o aniversário é um evento: doces, velas, presentes, e a expectativa de ser o centro de tudo. Com o tempo, vai se tornando apenas mais um marcador de calendário. Espera-se algo novo, mas o mundo permanece igual. O despertador toca na mesma hora, os e-mails se acumulam como sempre, a rotina segue indiferente. Ainda assim, há uma cobrança invisível de que o dia seja especial. Espera-se gratidão, festa, alegria. Espera-se que algo mude. Mas quase nunca muda. A idade nova chega, mas não se anuncia com fanfarra. Apenas se impõe: mais um número, mais uma volta completa ao redor do sol, mais um lembrete de que o tempo passa com ou sem bolo. E talvez esteja aí a banalidade do aniversário, não no esquecimento
alheio, mas na constância das repetições. O ciclo que se renova não tem fogos de artifício, mas traz, vez ou outra, pequenos lampejos de sentido: uma ligação inesperada, um gesto sincero, uma lembrança que escapa ao algoritmo. Nessas sutilezas, talvez ainda resista alguma verdade. Nem toda data precisa ser extraordinária. Aniversariar pode ser apenas um dia que passa, como tantos outros. E tudo bem. Há beleza
também no que não exige celebração. Em vez da expectativa de um grande acontecimento, talvez baste o silêncio confortável de mais um capítulo sendo virado. No fim, aniversários são como margens no rio do tempo, não mudam o fluxo, mas ajudam a perceber que ele existe. Não precisam provar nada. Apenas chegam, passam e nos deixam com a tarefa mais simples - e mais difícil - de continuar.
Curta-metragem mossoroense leva os prêmios de Melhor Atriz e Melhor Roteiro
Redação
Ocurta-metragem “Lúcia” conquistou dois importantes prêmios no 2º Festival de Cinema de Xerém. A premiação foi realizada no sábado (7), no estado do Rio de Janeiro. O filme é da Promissum Pictures, produtora sediada em Mossoró. O curta levou os troféus de Melhor Roteiro, assinado por Murilo Santos, e Melhor Atriz, com a performance de Gilvania Araújo.
O festival selecionou apenas cinco finalistas por categoria de um total de 698 filmes inscritos de todas as regiões do país. “Lúcia” foi a única obra representante das regiões Norte e Nordeste a alcançar a final, concorrendo com produções do Sul e Sudeste.
A trama gira em torno de uma professora que, durante a pandemia de Covid-19, deixa a zona urbana para dar aulas a um aluno com autismo na zona rural, destacando temas como inclusão, educação e superação em tempos de crise sanitária. “O tema de Lúcia nasceu de uma semente muito simples, mas profundamente humana: a dedicação silenciosa de uma professora”, contou a atriz Gilvania Araújo.
Segundo Gilvania, a conquista representa um marco para o audiovisual potiguar e reforça o potencial artístico do interior do Rio Grande do Norte no cenário nacional do cinema independente.
“O reconhecimento de Lúcia no Festival de Xerém, com os prêmios de Melhor Atriz e Melhor Roteiro, mostra que produções potiguares têm força, sensibilidade e qualida-
A atriz Gilvania Araújo premiada com a estatueta de Melhor Atriz pela performance em Lúcia
Esse personagem me atravessou de muitas formas, e cada cena foi construída com verdade e entrega. Ser reconhecida por esse trabalho num festival que valoriza o cinema autoral e sensível como Xerém é uma grande honra”
Gilvania a raújo
de para dialogar com o cenário nacional. É um reflexo do talento que temos na região, tanto na frente quanto atrás das câmeras, e também da nossa capacidade de contar histórias com identidade própria, com raízes culturais, sociais e afetivas muito profundas”, iniciou.
E prosseguiu: “Além disso, essa conquista inspira outros artistas locais a acreditarem no próprio trabalho, mesmo diante de dificuldades estruturais. Fortalece a ideia de que não é preciso sair do Nordeste para fazer cinema relevante: o nosso olhar, a nossa linguagem e as nossas histórias têm valor. Lúcia é uma prova viva de que o audiovisual potiguar está pulsando — e pronto para ocupar mais espaços”.
Gilvania Araújo contou que receber o prêmio de Melhor Atriz por “Lúcia” no Festival de Xerém foi uma das experiências mais emocionantes de sua trajetória. “Esse personagem me atravessou de muitas formas, e cada cena foi construída com verdade e entrega. Ser reconhecida por esse trabalho num festival que valoriza o cinema autoral e sensível como Xerém é uma grande honra”.
A atriz também destacou que é uma alegria ver o talento de Murilo Santos reconhecido com o prêmio de Melhor Roteiro. “Lúcia nasceu da escrita dele, com uma profundidade e delicadeza que foram fundamentais para tudo o que construímos juntos em cena”.
Ela enfatizou que o roteirista Murilo Santos partiu da imagem de uma mulher cristã, solitária e extremamente comprometida com o ato de cuidar. “Ele imaginou essa personagem — Lúcia — no auge
sábado, 14 de junho de 2025
Roteirista Murilo Santos recebendo dois importantes troféus por “Lúcia” no 2º Festival de Cinema de Xerém
da pandemia, quando tantos se isolaram, decidindo ir até a zona rural para ajudar uma criança autista que não conseguia acompanhar as aulas remotamente”.
“Esse gesto inicial, de empatia e coragem, foi o ponto de partida. Mas a história cresceu, assim como a ação de Lúcia: com o tempo, outras crianças da comunidade começaram a participar das aulas. Aquilo que começou como uma iniciativa individual se transformou num movimento de transformação co-
letiva, onde o ensino ultrapassa os muros da escola e o amor se manifesta em atos concretos”, continuou.
A atriz também ressalta que o filme Lúcia não é diretamente baseado em uma única história real, mas ele nasceu de muitas realidades vividas por professores durante a pandemia. O roteirista Murilo Santos criou a personagem a partir da imagem de uma mulher cristã, solitária e extremamente dedicada, que decide ajudar uma criança au-
tista na zona rural, mesmo diante do isolamento e das dificuldades do período. “Essa ideia foi o ponto de partida, mas o que torna a história tão forte é o fato de que ela reflete o que milhares de educadores viveram na prática”, salientou.
“Eu mesma, como professora, vivi situações muito parecidas: precisei aprender a usar novas tecnologias, encontrar formas criativas de manter o vínculo com os alunos, e lidar com a distância, a falta de recursos e o esgotamento emocional. E conheço muitos colegas que também foram além do que se esperava, por amor à educação”, contou sobre a experiência de viver durante a pandemia.
“Então, mesmo sem ser uma biografia literal, Lúcia é profundamente inspirado na realidade — e por isso tanta gente se identifica. A personagem é um símbolo, uma representação de todos os educadores que seguiram ensinando com coragem, empatia e amor, mesmo nos momentos mais difíceis”, acrescentou.
8 d omingo
“Lúcia” teve sua estreia em janeiro deste ano, com sessões lotadas no Multicine Mossoró, e seguirá agora com exibições gratuitas em escolas da região, fortalecendo o acesso ao cinema local e fomentando o debate sobre temas sociais urgentes.
“Depois das duas sessões especiais realizadas no dia 30 de janeiro, no Multicine do Partage Shopping, iniciamos uma nova etapa de circulação do filme voltada especialmente para o ambiente educacional”, falou Gilvania.
As escolas interessadas em exibir o filme podem entrar em contato diretamente com a produtora Promissum Pictures para agendar uma sessão. As exibições são organizadas de acordo com a disponibilidade da equipe e a estrutura de cada escola, e têm como objetivo promover reflexões sobre inclusão, empatia, e o papel transformador dos educadores.
“Essa iniciativa é uma forma de levar Lúcia até as comunidades que inspiraram o próprio filme, e permitir que mais alunos, professores e gestores vivenciem essa história tão potente”, finalizou.
Jornal de Fato
10 d omingo
máRcIo DE lIma Dantas Especial
Apesar dos sete mares e outros tantos matizes somos um.
Henriqueta Lisboa
Malgrado as secas periódicas e as terras nem sempre férteis ao cultivo das lavouras, impondo uma série de limitações à sobrevivência de animais e homens, os sertões do Rio Grande do Norte permanecem como um manancial de talentos que vêm a tornar a vida mais agradável, quer seja a música, a dança e tudo o que concerne ao que pode doar seu ethos contendo uma aura a revestir a existência com um ônus mais agradável, ou seja, os ofícios e as artes para entreter o tempo, matar as horas, com o que traz para o íntimo de graça e beleza.
E chega, para quem já detém no sangue o pulsar de uma energia em estado de potência, querendo por que querendo edificar o que fomos acostumados a reconhecer como Arte. Esse esquisito júbilo de uma potência que nem mesmo quem a detém sabe de onde veio nem para onde vai. Apenas sabe que tem que ser, que tem de escrever poesia, que tem de pintar telas, que tem de organizar materiais em escultura. Enfim, o que chamamos coisas do espírito, uma inquietude que só sossega enquanto tem à mão o objeto pronto.
vosa chamada inverno. Por volta dos seis ou sete anos, o sopro da dynamis (disposição ou potência da alma) chegava precocemente, buscando realizar-se por meio do desenho, ou seja, sem muito como explicar, essa tendência chafurdava no imo do rapazinho impulsionado pela enteléquia (realização plena e completa de uma tendência). Só se sabe de verdade o que não se entende por completo.
significantes desejando à força e ao fim delinear seus riscos em linhas curvas ou desenhar em ângulos retos o que jaz sob um véu do inconsciente?
O artista visual Pietro (Alexandria, 12.1989) é nascido numa pequena cidade dessas terras inóspitas durante parte do ano, visto que pode ou não chegar à estação chu-
Não posso esquecer de um grande artista nosso que nasceu na mesma pequena cidade de Pietro: Antônio Roseno Lima, classificado como Arte Bruta e detendo trabalhos em vários museus da Europa. Que anelo intenso e de grande força circunscreve vários conjuntos de
O que se sabe quase sempre não se sabe muito, pois é o lugar da magia, dos mitos, do que não tem rosto, dos augustos vasos litúrgicos, das profecias, das artes, da poesia. É onde o deus Apolo habita seus naipes de tantas e muitas áreas de garatujas à espera do lápis de ponta mais grossa, para fincar os desenhos com o seu realismo ou com sua incompletude, configurando o que se conhece, o que existe de mesmo mesmo ou apenas o que persiste em existir/insistir em despertar emoções ou sentimentos
quando de uma fase que estamos passando.
Vamos nos valer de duas categorias básicas da Linguística: a metáfora e a metonímia, visando encetar uma melhor compreensão do desenho digital de Pietro. A metáfora é o eixo paradigmático, onde se encontra a seleção das imagens, das palavras; já a metonímia é o eixo da combinação, lugar onde a sintaxe da gramática normativa ou outras gramáticas se refugiam para organizar os paradigmas em unidades de sentido, como a oração gramatical, por exemplo.
Metáforas e metonímias povoaram os desenhos. Na primeira, os elementos comparados são arbitrários, resultados de uma convenção estabelecida por um sujeito, um olhar que contempla e realiza o símbolo que irá tomar forma e aparecer.
A metonímia resulta de algo objetivo a ser justaposto. Foge ao arbitrário na medida que só existe se os elementos têm algo em comum, ou seja, um elo de parecença que se efetue. Não há lugar para os dois elementos se não houver algo que os una, ou lembre, ou busque ter algo que os aproxima.
Por fim, há de observar essa inumerável plêiade de seres pouco interessados em serem concretos ou não, vale, por sua eficácia ou pelo fato de serem metáforas de distritos do imaginário, levandonos a refletir sobre os limites entre o que nos diz respeito, existente desde que o homem é homem. Metáforas e metonímias podem ser o iceberg do inconsciente, os carrascos, as colinas, as pradarias mais profundas da mente, não se deixando habitar ou possuir pelo que chamamos de racional. Os desenhos de Pietro sugerem um mer-
sábado, 14 de junho de 2025
gulho nas profundezas de uma outra espécie de inconsciente, a saber, o inconsciente coletivo (Jung), espaço onde habita o que todos possuem. Os desenhos sugerem algo que todos podem reconhecer, o contorno de seres e formas a representar o que nem mesmo, quase sempre, sabemos. Por meio da arte digital cujas técnicas pode ser: digital – hachura – xilogravura, caneta e grafite, digital tradicional – colorido.
Assim sendo, temos um artista visual antenado com seu tempo, com as novas formas de presentificar o que acima chamamos de artes do espírito. E faz com grande maestria, usando os meios contemporâneos como o computador, capaz de desenvolver inúmeras técnicas e imprimir no papel nossa imaginação, nossas alucinações.
O processo criativo de Pietro é bastante simples, mesmo que os desenhos deixem passar uma primorosa elaboração e um completo domínio das técnicas da arte digital. Segundo o artista, suas séries expressam seu atual momento: “quer dizer, o que estava lendo, assistindo ou jogando, alguma obra relacionada ao tema”. Nesse sentido, o conceito de inspiração se achega como a possuir a cabeça do artista, e vai se tornando complexo à medida que o desenho demanda mais e mais para conseguir configurar o que gestara inicialmente.
Podemos observar alguns seres que pertencem a um bestiário de personagens integrantes ao mundo onírico da imaginação retirados de deuses antropomórficos ou os que existem desde sempre no imaginário dos homens, tais como o Lobisomem, a Medusa ou a Fênix.
Nesse sentido, “pode se inspirar
em uma foto ou imagem para tomar como base; tão-somente como ponto de referência, depois vou criando os contornos com base nelas”. Quase nada é premeditado, na verdade as imagens são resultado de algum fenômeno no qual o artista esteja envolvido, seja relacionado aos objetos do cotidiano, seja vinculado a elementos emanados do seu trabalho de informático, não premeditando quase nada, apenas tomando como ponto de partida, talvez nem tenha muita consciência daquilo que resultará ao término do desenho.
Essa série refoge das demais, visto que encontramos alguns desenhos que não remetem às invariantes mitológicas pertencentes ao imaginário. O artista, por meio de artifícios, busca criticar comportamentos das pessoas e o enfrentamento com as atribulações de cada ser.
Uns tantos desenhos são decalcados a partir de áreas cerebrais responsáveis pelo caráter sanativo que todos trazem em suas estruturas mentais, apesar de poucos terem consciência desse poder interno que nos conduz a mergulhar nossas mágoas, lutos ou feridas, procedendo a uma assepsia que lava e limpa com um poder que habita em nós desde sempre, desde que nascemos. Com efeito, há uma série de outros desenhos decalcados dessa dimensão lírica acima aludida, o que seria formas muitas a amenizar ou curar de vez as atribulações ou enfermidades que nos chegam sem aviso, prudência ou conselho de outrem, ungindo com a delicadeza das coisas simples, como o Lótus com borboletas, a lua, Um par de botas, uma Mochila ou o enigmático rapaz, em uma tomada de cos-
tas, de Fogo à noite. Qual seria o enigma que esse personagem parece sugerir esconder ao olhar de lado e não de frente [a1]. O que procura esse solitário a caminhar pela noite? O que busca na face séria oscilando entre o negro e o branco do desenho pleno de sombras que o fez obliterar os olhos e a transparência de um olhar?
E eis que se mesclam uma infinidade de imagens, símbolos, signos, tanto oriundos da antiguidade – como da mitologia grega –, quanto como desenhos mais minimalistas, conformando metáforas pondo em xeque determinadas formas de considerar a existência, falo dos inúmeros equívocos que conduzem o senciente contemporâneo ao sofrimento e às atribulações que talvez não necessitassem serem potencializadas por causa de uma simples vicissitude que nos acomete e, sendo assim, poderíamos encarar com mais resiliência.
Com efeito, o ar do tempo nos conduz a sermos mais inquietos do que deveríamos, haja vista, sermos uma sociedade voltada para nos debruçarmos sobre inúmeras enfermidades que nos acometem. Sendo basicamente um mundo de enfermos, basta ver os hospitais lotados.
A obra de Pietro como que clama para observarmos a valia do que é utilitário (como a mochila ou o par de botas) ou o que não passa de algo que nos surge sem que haja algo plausível (Apolo, Atena), que não encontramos na realidade. O arco temático, está relacionado tanto a uma verga chantada em uma ponta, no qual pululam mitos da antiga Grécia como do lado oposto, com seus objetos do cotidiano, como um par de botas ou
uma simples mochila para conduzir objetos no cotidiano.
Bem claro que os dois conjuntos de imagens podem ser uma alucinação, ou melhor, uma metáfora que não tenha o objeto a ser comparado nos confins do corpo e da alma. Existe por uma vontade humana de buscar a figuração de elementos por meio de processos mentais que farão repousar em planícies onde o sanativo deseja atuar. Hoje em dia, passamos a indigitar como transtornos afetivos. Quer dizer, indigitar com palavras médicas que não conduzam à estigmatização ou colocar um lençol para evitar certas caricaturas que houve desde sempre.
Por fim, não fica tão difícil aceitar e compreender os desenhos de Pie-
tro, visto que se revestem de uma claridade, de um desenho rematado, conduzindo o espectador medianamente culto a remeter a uma ou mais metáforas, não deixando de fora o desenho oferecido em sua quase sempre perfeição. Sendo assim, há uma identificação, como se fosse um espelho a buscar nas profundezas abissais o que pode ser sanativo, fármaco, pensativo pleno de boas-novas, deixando aquele que contempla com menos medo, com a coragem da alma, esquecendo o ato de autossabotagem, edificando um muro de tijolos justapostos, levando a pessoa a deter nos meandros da alma um bem-querer que torna a vida mais agradável, por meio de um ofício, através do exercício de um dom artístico.
A R t UR L EI t E
Expositor Espírita prea838998@gmail.com
“Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse faço.” Paulo de tarso (romanos; 7, 19).
O Ser Humano, animal racional, dotado de inteligência, o que difere dos irmãos irracionais que têm em si uma inteligência relativa, ou seja, o instinto. Sendo assim, desprovido do livre arbítrio, outro atributo do Ser Racional. Portanto, livre para escolher o caminho a ser trilhado, mas responsável por suas ações. Como já asseverava o Divino Mestre Jesus: “a cada um conforme suas obras.”
Devido, ainda, à condição de aprendizado em que se encontram os Espíritos encarnados no nosso orbe, onde o mal, ainda, predomina, há uma tendência para seguir o caminho que difere das leis Natural ou Divina, que “É a única verdadeira para a felicidade do homem. Indica-lhe o que deve fazer ou deixar de fazer e ele só é infeliz quando dela se afasta.”
A Divina Lei, que é justa por excelência, patenteia-se neste fato, pois Deus não beneficia melhor a uns do que a outros, porquanto não tem predileções. Sua lei se estende igualmente a todos, sendo iluminada por seu infinito Amor. Tudo que lhe for conforme é o bem; tudo o que lhe for contrário é o mal. O Homem tem a inteira liberdade de observar ou infringir esta lei, sendo assim artífice da própria sorte.
Deus jamais desampara nenhum de seus filhos. Mesmo aqueles que escolheram o caminho do mal não ficarão
eternamente nele, pois Deus não criou ninguém destinado ao mal eterno. Criou-nos a todos simples e ignorantes (sem saberes), mas, no entanto, com todas as possibilidades de progredir em tempo mais ou menos longo, conforme o decorrer da vontade de cada um. Mais ou menos tardia pode ser a vontade, do mesmo modo que há crianças mais ou menos precoces, porém, cedo ou tarde, ela aparece, por efeito da irresistível necessidade que o Espírito sente de sair da inferioridade e de se tornar feliz.
Há Espíritos que seguem desde o princípio o caminho do bem, nas duas dimensões da Vida, nem por isso são Espíritos perfeitos; se não têm más tendências, não estão menos obrigados a adquirir a experiência e os conhecimentos necessários à perfeição. Podendo ser comparado a crianças que, qualquer que seja a bondade dos seus instintos naturais, têm necessidade de se desenvolver, de se esclarecer e não chegam sem transição da infância à maturidade. Assim como há homens que são bons e outros que são maus desde a infância, há Espíritos que são bons ou maus desde o princípio, com a diferença capital de que a criança traz os seus instintos formados, enquanto o Espírito na sua formação não possui mais maldade que bondade. Ele tem todas as tendências e toma uma direção ou outra em virtude do seu livre-arbítrio.
Sendo os Seres racionais dotados de aptidões para a tudo conhecerem e assim progredirem, em virtude do seu livre-arbítrio por meio das múltiplas existências adquirindo novos conhecimentos, novas faculdades, novas percepções.
Para nossa reflexão:
“A psiquiatra Elisabeth KüblerRoss, visitando o campo de concen -
tração Majdanek, na Polônia, ficou horrorizada ao lembrar que ali mais de trezentas mil pessoas haviam morrido. Fora uma verdadeira usina de morte de Adolf Hitler. Enquanto percorria os alojamentos sinistros, questionou como era possível tamanha crueldade. Era-lhe árduo compreender como seres humanos podem agir de forma tão criminosa com relação a outros seres humanos, em especial a crianças inocentes. Seus pensamentos foram interrompidos por uma voz calma e segura de uma jovem: ‘Se você tivesse sido criada na Alemanha nazista, também seria capaz de fazer isso.’ Elizabeth reagiu dizendo que fora criada por uma boa família e era uma pacifista.
No entanto, antes de deixar a Polônia, ela haveria de passar por momentos perigosos e afligentes. Caminhando por uma estrada de cascalho, suava de febre. Seu objetivo era retornar à Suíça. Sentia-se fraca. A fome a dominava. Então, ela pareceu vislumbrar a figura de uma menina em uma bicicleta, comendo um sanduíche. E confessa: Por um instante considerei a possibilidade de roubar aquele sanduíche, arrancando-o da mão da criança.
Nesse impasse, ela revive, em sua mente, as palavras da jovem: Cuidado, há um Hitler dentro de nós!
Ela se assusta, controla-se. Logo mais, seria encontrada por uma mulher, conduzida a um hospital e atendida. Mas esse fato a levaria a escrever, anos mais tarde: Cada um de nós tem dentro de si um Gandhi e um Hitler. O Gandhi corresponde ao que há de melhor em nós, nosso lado capaz de maior compaixão, enquanto o Hitler corresponde aos nossos aspectos negativos e mesquinhos.” (revista O Reformador, setembro/2024).
“Poderia sempre o homem, pelos seus esforços, vencer as suas más inclinações?” A resposta é: “Sim, e, muitas vezes, fazendo esforços muito insignificantes.” O que lhe falta é a vontade. Ah! Quão poucos dentre vós fazem esforços!”. (Livro dos Espíritos; item 909.)
Jornal de Fato
essa receita é perfeita para receber um batalhão em casa: fica mais gostosa quando preparada na véspera, rende bem e é uma delícia. o segredo do sabor está no molho, preparado com tomate pelado e vinho tinto.
IngredIentes
2 kg de coxão mole
2 cebolas
1 cenoura
1 talo de salsão (sem as folhas)
4 dentes de alho
2 latas de tomates pelados em cubos de 400 g
1 xícara (chá) de água fervente
½ xícara (chá) de vinho tinto
azeite a gosto
3 folhas de louro
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
modo de preparo:
Corte a carne em pedaços de cerca de 7 cm – assim ela fica do tamanho certinho para desfiar. deixe em temperatura ambiente para perder o gelo enquanto prepara os outros ingredientes.
Lave e seque a cenoura e o salsão. descasque e pique fino as cebolas e os dentes de alho. Corte o talo de salsão em cubinhos. descasque e passe a cenoura pela parte grossa do ralador. Leve uma chaleira com um pouco mais de 1 xícara (chá) de água ao fogo alto.
Leve uma panela de pressão (sem a tampa) ao fogo alto. atenção: para essa receita é necessária uma panela de pressão de pelo menos 6 litros. Quando a panela estiver bem quente, regue com 2 colheres (sopa) de azeite e coloque quantos pedaços de carne couberem, um ao lado do outro – doure a carne em etapas,
se colocar tudo de uma vez só, vai cozinhar em vez de dourar. só vire a carne com a pinça quando ela desgrudar do fundo da panela, isso leva cerca de 3 minutos. Tempere com sal e pimenta a gosto, diminua o fogo para médio e vá virando a carne para dourar todos os lados por igual.
Transfira os pedaços de carne dourados para uma travessa e repita com o restante, regando a panela com 1 colher (sopa) de azeite a cada leva e temperando a carne com sal e pimenta. Transfira a última leva de carne para a travessa e reserve.
Mantenha a panela em fogo médio, regue com 1 colher (sopa) de azeite e acrescente a cebola. Tempere com uma pitada de sal e refogue por 3 minutos, até murchar – raspe bem o fundo da panela com a espátula para ir dissolvendo os queimadinhos da carne, eles dão sabor ao preparo. Junte o salsão, a cenoura e o alho e refogue por 3 minutos até murchar. adicione o tomate pelado (com o líqui-
do) e misture bem. Regue com o vinho e mexa raspando o fundo da panela. Junte as folhas de louro, tempere com 1 colher (chá) de sal e pimenta a gosto. Volte a carne à panela. Regue com 1 xícara (chá) da água fervente – o líquido total da panela deve cobrir ⅔ do volume da carne, do contrário o molho pode ficar aguado. Tampe e deixe cozinhar em fogo alto. assim que a válvula da panela começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 30 minutos.
desligue o fogo e deixe toda a pressão sair e a panela parar de apitar antes de abrir. Com a pinça, transfira a carne para uma travessa e desfie os pedaços, ainda quentes, com dois garfos. enquanto isso, mantenha o molho na panela (sem a tampa) em fogo baixo para encorpar. Volte a carne desfiada para a panela e misture ao molho do cozimento. sirva a seguir com minipão francês.
Tempo de preparo: até 2h
Rende: 15 porções
Jornal de Fato • sábado, 14 de junho de 2025
Destaques das séries e conteúdo “on demand”
por Geraldo Bessa
> Na segunda temporada de "Fubar", da Netflix, a história avança a partir do desfecho do primeiro ano da série, quando as identidades de Luke Brunner e sua equipe são reveladas. Para sobreviver, todos entram no programa de proteção a testemunhas e passam a viver juntos na mesma casa uma convivência forçada que rende momentos tão caóticos quanto engraçados. A nova ameaça surge com Greta Nelso, uma ex-espiã alemã e antigo amor de Luke. Agora, a equipe precisa impedir que ela e seu aliado desencadeiam uma possível Terceira Guerra Mundial. No elenco, Arnold Schwarzenegger, Monica Barbaro e Milan Carter.
Mão leve (Disney+, ter, dia 16)
A série "Ladrões: A Tiara de Santa Águeda", do Disney+, apresenta Amber (Silvia Alonso), uma das mais brilhantes ladras do mundo, que, depois de um roubo fracassado em Las Vegas, prepara seu próximo golpe. Desta vez, será em Isla esperanza, lugar paradisíaco no meio do Pacífico. seu objetivo é a Tiara de santa águeda, joia avaliada em 240 milhões de dólares. Para preparar o roubo, Amber passa três anos infiltrada como governanta. Mas seu plano milimétrico vai pelos ares quando Rui (Álex González), ladrão descarado e misterioso, com quem teve uma complicada relação em Las Vegas durante um golpe espetacular, aparece na ilha.
Quase real (Netflix, ter, dia 17)
o longa "os Fabelmans" chega à netflix. na trama, o jovem sammy Fabelman crescendo no Arizona pós-Segunda Guerra Mundial, se apaixona por filmes depois que seus pais o levam para ver "o Maior espetáculo da Terra". armado com uma câmera, Sammy começa a fazer seus próprios filmes em casa, para o deleite de sua mãe solidária. Porém, quando o jovem descobre um segredo de família devastador, ele decide explorar como o poder dos filmes nos ajuda a ver a verdade uns sobre os outros – e sobre nós mesmos. Os Fabelmans é uma história vagamente baseada na própria infância do diretor Steven Spielberg, com um jovem aspirante a cineasta no centro da história.
Sem ar (Prime, qua, dia 18) "O Último Respiro" é um thriller psicológico cheio de adrenalina que conta a incrível história real de Chris Lemons (Finn Cole), um mergulhador profissional que, após um acidente, fica preso a 90 metros de profundidade no Mar do norte com apenas 10 minutos de oxigênio de emergência. na superfície, seus amigos duncan (Woody harrelson) e dave (simu Liu) farão de tudo para resgatá-lo com vida.
Mãe e filha (Apple TV+, qui, dia 19) novidade do catálogo da apple TV+, em "echo Valley", Kate (julianne Moore) é uma mãe preocupada em reconstruir a relação com sua filha problemática Claire (sidney sweeney). enquanto trabalha treinando cavalos e
cuidando de seu rancho isolado na paisagem idílica da Pensilvânia, Kate tenta superar uma tragédia pessoal e se reaproximar de Claire – um desejo que, por razões sombrias e perigosas, torna-se realidade quando a jovem aparece desesperada na porta da casa da mãe coberta de sangue de outra pessoa, tremendo e assustada.
Medo entre elas (Max, sex, dia 20) em "o Pranto do Mal", um grupo de jovens é perseguida por uma força maligna que apenas elas sentem. na trama, três mulheres diferentes são assombradas pelo mesmo mal desconhecido e invisível. enquanto andrea está sendo perseguida por essa figura obscura sem saber o que é, vinte anos atrás Marie sofria com essa mesma presença aterrorizante. já Camila era continuamente desacreditada quando tentava contar sobre o espírito obsessor que a dominava. Quando essa ameaça está próxima, o trio ouve o mesmo barulho avassalador: um choro estranho. uma maldição familiar antiga parece estar por trás dessa praga que apenas se manifesta nas telas das câmeras, nunca pessoalmente.
Papéis de destaque e inúmeras protagonistas nunca distorceram a visão de Paolla Oliveira sobre sua profissão. Por mais reconhecimento que tenha, a atriz de 43 anos sabe que uma série de movimentos são necessários para conquistar certos papéis. No elenco de “Vale Tudo”, Paolla não se fez de rogada ao pedir para a autora Manuela Dias e o diretor Paulo Silvestrini a chance de um teste para viver a dramática Heleninha Roitman. “Nada caiu no meu colo na minha vida. Tudo foi a partir de um movimento feito por mim. Poderia dar certo ou não. Mas deu e estou muito feliz de estar vivendo esse papel tão importante na dramaturgia”, afirma.
Na novela das nove, Heleninha é filha da temida Odete Roitman, papel de Debora Bloch. Artista plástica reconhecida, ela passou a fazer uso do álcool como catalisador social, o que se tornou um vício. Quando bebe, a artista de elite, tímida, se transforma em uma mulher que fala alto e com escárnio, desafiando qualquer estrutura de poder, inclusive sua mãe. “A Heleninha é uma personagem bastante complexa que faz parte dessa família disfuncional
que são os Roitman. A relação dela com a mãe é conturbada. A Odete é rígida, tem um amor frio. E a Heleninha tenta preencher isso nas artes, no amor pelo filho, amando tudo em volta com muita intensidade. E, por ser alcoolista, todos os problemas dela giram em torno disso. Quero contar como a Heleninha sobrevive ao alcoolismo todos os dias por meio das brechas que essa doença dá quando não aparece”, defende.
P – A oportunidade em “Vale Tudo” chegou até você logo após o fim do seu contrato de quase 20 anos com a Globo. Como surgiu o convite para viver a Heleninha?
R – Eu pedi para fazer um teste. Sei que há uma adequação de personagem, né? Uma espécie de teste. Algumas pessoas não gostam de chamar assim. Mas acho uma maneira honrada e válida para se entrar num trabalho. Acho que algo muito justo.
P – Por quê?
R – É justo que um diretor ou autor possam ver você naquele personagem pelo menos por um dia. E fico muito feliz que minha entrada na novela tenha sido assim. Foi cara-de-pau da minha parte fazer esse pedido (risos). Mas
acredito que nada na minha vida tenha caído no meu colo. Nunca foi assim. Sempre há um movimento por trás e dessa vez não foi diferente. Podia não ter dado certo, mas deu e estou bem feliz.
P – Antes mesmo da estreia, “Vale Tudo” foi um projeto cercado de críticas e expectativas. Como tem sido lidar com todas os comentários que envolvem o folhetim das nove?
R – Desde o início, eu entendo que “Vale Tudo” seria um projeto cheio de expectativas. Eu entendo que expectativas só servem para frustrar a gente. Então, grande parte do meu trabalho tem sido não pensar nessas expectativas todas. Eu tenho focado no meu trabalho mesmo. Grande parte do meu trabalho, na verdade, tem sido não pensar nisso e focar apenas na caminhada da Heleninha. Estou feliz porque estou vivendo uma personagem que eu queria muito fazer.
P – Como assim?
R – Eu queria muito esse papel e estou me dedicando a isso. Quando eu recebi sim e deu certo, eu fui por todos os caminhos. Essa personagem é tão grandiosa que merecia essa dedicação gigantesca e minuciosa.
P – Chegou a assistir a versão original?
R – Vi um pouco da versão original, sim. Não tem como não ver a Renata (Sorrah) trabalhando. Mas, por respeito ao trabalho dela, eu tentei fazer algo novo para essa Heleninha após 30 anos. Trago um olhar renovado para ela. Consigo entender a Heleninha muito mais a partir do texto da Manuela.
P – De que forma?
R – O tema do alcoolismo é importante, mas qual é a batalha dessa mulher para existir além dessa doença? As relações dela com a mãe, a tia e o Marco Aurélio, por exemplo, são fundamentais também.
Juliana Martins reencontrou uma velha conhecida: a rotina intensa de gravações de uma novela. Depois de um período dedicado apenas a participações mais curtas e projetos no streaming e no teatro, a atriz voltou ao gênero com um papel de destaque em “Dona de Mim”, folhetim das 19h da Globo. “A sensação é como reencontrar uma amiga de longa data – a intimidade volta naturalmente”, define. “Tenho muita familiaridade com a tevê, cresci fazendo isso. Estou muito feliz, gosto do ritmo intenso das novelas, é um grande desafio”, completa.
Na história escrita por Rosane Svartman e com direção artística de Allan Fiterman, Juliana interpreta a envolvente Patrícia, uma advogada ambiciosa e sem muitos escrúpulos. “Ela é bonita, charmosa, sedutora e forte. Mas ela se apaixona pelo invejoso Jacques e fica confusa, começa a gostar dele de verdade”, adianta. A personagem é irmã de Ricardo, vivido por Marcos Pasquim, e entra em “Dona de Mim” para causar confu-
são na fábrica Boaz, tentando aplicar um golpe. “Surgem as dinâmicas que refletem a vida real. Acho que esse é o grande mérito da Rosane – criar histórias e sentimentos com os quais o público se identifica”, pontua.
O reencontro com a autora e o diretor Allan Fiterman tem sido motivo de satisfação para Juliana. “Gosto muito de estar com eles. Já tinha trabalhado com os dois – a Rosane me dirigiu em ‘Eu Te Amo’ (espetáculo) e o Allan, em ‘Belíssima’. O texto da Rosane é muito bom, cotidiano, contemporâneo, fácil de incorporar. E o Allan é um diretor sensível”, elogia.
A adaptação ao novo set foi tranquila, apesar de a atriz ter entrado com “Dona de Mim” já no ar. “Foi como chegar em uma escola nova. Mas eu já conhecia muitos colegas. Fui muito bem acolhida”, conta. Entre os principais parceiros de cena, além de Novaes e Pasquim, estão Aline Borges e Armando Babaioff. “É uma galera da minha geração, com quem tenho muita afinidade. Me sinto em casa”, resume.
Além do papel na novela, Juliana tem mantido o ritmo acelerado também nos palcos. “Estou fazendo dois personagens no teatro com energia parecida — no monólogo e na peça ‘Eu Te Amo’, dirigida pela Rosane. São mulheres fortes, de salto alto, batom vermelho, muito do -
nas de si. Isso ajuda, porque estou com essa energia em cena”, compara. Para manter o foco entre os trabalhos, ela revela uma tática curiosa que vem ajudando. “Estou assistindo a todas as novelas da Globo para me manter conectada com a linguagem do gênero”, entrega.
Luisão”
emociona
Éraro encontrar séries que equilibrem tão bem o humor, a emoção e a simplicidade quanto “Pablo & Luisão”, disponível desde 22 de maio no Globoplay. Criada por Paulo Vieira, com texto assinado por ele e Maurício Rizzo, a produção revisita com leveza e inteligência momentos marcantes da infância e adolescência do próprio humorista. Estruturada em 16 episódios independentes, cada um apresenta histórias hilárias e surpreendentes protagonizadas pela dupla Luisão, pai de Paulo, e seu inseparável amigo Pablo, dupla interpretada por papel de Ailton Graça e Otavio Muller, respetivamente.
A série ganha ainda mais charme com a participação constante de Paulo Vieira, que entra em cena para dialogar diretamente com o público, destacando e ironizando situações absurdas vividas pelos personagens. Esse recurso quebra a quarta parede com eficiência, aproximando ainda mais o telespectador do universo particular do comediante. O trio principal representado ali também aparece sempre ao final dos episódios, recordando aqueles fatos que acabaram de ser contados.
Participações curtas, mas que enriquecem o programa.
A dinâmica entre Luisão e Pablo é irresistível. O primeiro é pragmático e explosivo; o segundo, sonhador e atrapalhado. Juntos, eles se envolvem em aventuras inacreditáveis, como quando construíram uma cerca elétrica que acabou energizando todos os portões vizinhos, ou quando caíram no golpe de um padre trambiqueiro, divertidamente interpretado por Miguel Falabella. Essas confusões são sempre engraçadas, mas também abrem
espaço para reflexões profundas sobre amizade verdadeira, união familiar e a importância dos laços afetivos. Aliás, é impossível não destacar Dira Paes, que vive Conceição, a mãe de Paulo. Mesmo sem estar no título da produção, a personagem conquista protagonismo pela forma como reage às “furadas” do marido e do amigo dele. Conceição é o contraponto sensato que tenta manter a família nos trilhos, enquanto vê seu cotidiano virar de pernas para o ar constantemente. Sua interpretação carrega
humor e força, mas também muita ternura, tornando a personagem fundamental à narrativa.
“Pablo & Luisão” também conquista pela simplicidade com que aborda temas cotidianos e por sua capacidade de evocar lembranças e sentimentos universais. Paulo Vieira, que se firma como um dos comediantes mais talentosos e promissores da atualidade, extrai de sua própria história a matéria-prima perfeita para criar uma série envolvente e cheia de afeto. Comédia leve, mas cheia de substância, “Pablo & Luisão” diverte ao mesmo tempo em que emociona. É um exemplo brilhante de como memórias familiares podem ser transformadas em entretenimento irresistível e, sobretudo, carregado de significado.
s egunda - Maristela e j uliano são conduzidos para a delegacia. Beatriz se emociona ao constatar que está livre de acusações por roubo do colar. Lígia afirma a Teresa que acredita ter sido j uliano o mandante do incêndio na boate. b eatriz dá seu depoimento no programa de a lfredo. Lígia confidencia para a família que não fará a reforma na boate para que Beto possa produzir seu filme. Bia enfrenta Maristela. Ronaldo conta para Beto que o seguro da boate não irá ressarcir Lígia, uma vez que o incêndio foi criminoso. Bia pede perdão a Beatriz.
Segunda - Ricardo consegue coletar fios de cabelo de Vanderson para o teste de dna d avi faz sucesso com seu poema, e Leo se encanta, sem saber que é Samuel o autor. Yara e Stephany ficam esperançosas com o namoro entre Davi e Leo. Ricardo aconselha Patrícia sobre jaques. Leo recebe uma proposta de emprego, e sofia a apoia. jaques contrata Vanderson para vigiar Tânia. Abel repreende j aques pela proximidade com Vanderson. Ayla apresenta sua nova coleção para a Boaz. Vanderson vê quando Ricardo se aproxima de Tânia. Sofia adoece, e Leo perde a entrevista de emprego para levá-la ao hospital.
s egunda - Raquel e h eleninha se enfrentam. estebán convida Celina para uma viagem à espanha. Lucimar se arrepende de ter ficado com Vasco. O médico avisa a Renato que ele deve mudar o estilo de vida. heleninha repreende odete por ter ido ao consultório de Ana questionar seu tratamento. Renato recebe alta. Consuêlo ajuda Vasco a organizar seus planos de vida. Afonso convida Maria de Fátima para ir à exposição de Celina. odete decide levar Walter para a exposição da irmã. Maria de Fátima provoca um clima constrangedor entre Afonso e Solange. Odete se incomoda com o sucesso de Celina.
Até o fechamento da edição, a emissora não divulgou o resumo do capítulo.
Terça - b eatriz diz a b ia que não será possível haver uma relação de irmandade entre as duas. b ia se despede de Ronaldo. j uliano e Maristela sofrem retaliações dos populares. Zélia afirma a Clarice que assumirá a presidência da Perfumaria Carioca. Clarice conversa com b eatriz sobre b ia. Teresa, e ugênia e a lfredo organizam o casamento de j acira e s érgio. b eto sugere fazer um mutirão para reerguer a boate de Lígia. Todos se despedem de Ronaldo. Bia pede perdão a Beto. j uliano jura vingança contra b eatriz.
Terça - Leo vai com Sofia para o hospital. Vanderson revela a j aques que Tânia esteve com Ricardo. Samuel fica encantado com o portfólio de Leo e suas ideias para a coleção de Filipa. Abel sente falta de Filipa. Dara pensa em assinar o contrato com donzy, e jussara se preocupa. Filipa se emociona ao ver o portfólio de Leo. Sofia diz a Filipa que Abel sente sua falta. Leo sugere vender as peças de Filipa na internet. Abel observa Vanderson. Rosa tenta falar com Abel para que ele encontre Filipa.
Quarta - b eto e b eatriz dão início à produção de seu filme. Maristela se preocupa ao ver j ulia no com uma arma. Clarice faz um acordo com Zélia. Marlene e Glorinha comemoram a vitória contra a Perfumaria. a lfredo contrata Carlito. Guto, e ugênia e a na Maria comemoram que pas saram no vestibular. j uliano anuncia a Maristela que o banco bloqueou as finanças dos dois. diz a j uliano que precisa se manter afastada suas más influências. j uliano aponta sua arma para Beatriz.
Terça - odete provoca Celina. sardinha desconfia do clima entre Solange e Renato. Maria de Fátima conta para Raquel que está com afonso. Laís fica surpresa com a chegada de Marco Aurélio na pousada para ver sarita. César tira dinheiro da conta de Maria de Fátima. Laís pede ajuda a Raquel, por conta do interesse de Marco Aurélio em ficar com a guarda de Sarita. Renato avisa aos funcionários que Solange assumirá a diretoria interina da Tomorrow. Marco aurélio fica sabendo que Maria de Fátima é filha de Raquel e pede à jovem que vá a Paraty. Solange e Renato ficam juntos. Marco Aurélio explica a Maria de Fátima o que deseja dela.
Quarta - Rosa tenta manter Filipa na mansão. Abel comenta com Ricardo que decidiu denunciar Vanderson. Samuel convence Mirna Vargas a trelar a campanha da Boaz. Ricardo engana Abel se torna sócio de j aques. Mirna convida s amuel para jantar. Leo e Filipa conduzem as fotos de marca com n atara, Pam e Kami, e d avi as ajuda. Dara fica tensa com o figurino do clipe sugerido Donzy. O ex-namorado de Mirna confronta Samuel e Mirna. Leo descobre que Samuel se envolveu uma confusão.
Quarta - Maria de Fátima diz a Marco Aurélio irá ajudá-lo, mas que o executivo ficará lhe deven do um favor. e unice e Ivan não aprovam o novo emprego de b artolomeu. Raquel ameaça César, achando que ele está perseguindo Maria de Fáti ma. heleninha sugere que Renato faça uma entre vista de trabalho para contratar Bartolomeu. Maria de Fátima pega o código do cofre da pousada Laís passou para Raquel. dalva pede que Poliana a acompanhe em um evento de família. Maria Fátima consegue os documentos de Marco Auré lio.
Até o fechamento da edição, a emissora não divulgou o resumo do capítulo.
Até o fechamento da edição, a emissora divulgou o resumo do capítulo.
produção uliacom vitória Carlito. pasMaristela Bia afastada de arma
Quinta - Beatriz tem uma crise de asma. Bia leva b eatriz para o hospital e alerta Clarice e b eto. Clarice enfrenta j uliano. Maristela se surpreende com o descontrole de j uliano por conta de b eatriz. Maristela e j uliano são comunicados que b ranca Rangel é a nova sócia da Perfumaria Carioca. s érgio pensa em se mudar para s ão Paulo com j acira. a lfredo aceita contratar Topete como assistente de produção. Raimundo confessa a b eto que usou os filhos para atingir Lígia. a mália anuncia que o julgamento de Clarice pelo assassinato de Valéria foi marcado.
mansão. denunciar esAbel e amuel sua ajuda. por Samuel envolveu em
Quinta - Samuel se sente usado por Mirna. Leo comenta com Davi que se preocupa com Samuel na fofoca envolvendo Mirna. Leo questiona Samuel sobre Mirna, e os dois discutem. Mirna confessa a Samuel que o usou para conseguir likes. Abel cobra de Ricardo a denúncia contra Vanderson. h iguy aprova as peças de Filipa. Tânia se surpreende ao ver Filipa trabalhando no restaurante com h iguy. Rosa faz novos exames com Letícia. dedé chama Marlon de pai, e Lucas não gosta. Yara garante a Yuri que ajudará Ryan. j aques vai ao restaurante em que Filipa trabalha.
que devennovo César, FátientreMaria que Poliana Maria de Auré-
Quinta - Leila estranha a presença de Maria de Fátima no escritório de Marco aurélio. Walter recebe uma ligação e disfarça sua tensão para Odete. Celina comenta com afonso sobre sua preocupação com h eleninha. o dete insinua que Celina não poderá viajar com estéban. dona Lu se preocupa com o passeio de barco de Laís. dalva fica arrasada quando Poliana decide não acompanhá-la ao casamento. Dona Lu liga para Raquel e avisa que Laís está desaparecida. odete decide arcar com os custos do pai de Walter, que está internado em uma clínica de repouso. Marco aurélio leva sarita para o Rio depois que descobre o sumiço de Laís.
não Até o fechamento da edição, a emissora não divulgou o resumo do capítulo.
s exta - Raimundo pede perdão a Lígia. Lígia confessa a Teresa que está confusa em relação a seus sentimentos por Raimundo. a lfredo, e ugênia e Topete organizam a transmissão do casamento de s érgio e j acira. Zélia revela sua verdadeira história para Bia. Beatriz comemora com Clarice e b eto a fundação de sua escola primária. Zélia termina o casamento com Orlando e o expulsa de casa.
s ábado - b eatriz teme que Clarice seja presa. s érgio e j acira se casam. Teresa e a lfonso namoram. b asílio e Zélia combinam um plano contra j uliano para ajudar b eatriz a provar a inocência de Clarice. b ia recebe uma carta de Ronaldo. Maristela alerta j uliano para uma possível armadilha de Zélia. Alfredo afirma a Anita que ela está grávida. Bia vai até a mansão dos Alencar.
s exta - Filipa se irrita com j aques, que alerta Abel sobre o novo trabalho da mulher. Rosa diz a abel que precisa se certificar de que j aques não venderá sua empresa. Rosa inicia sua lista de afazeres após o diagnóstico, e Abel pede ajuda a Ricardo. Abel desconfia de Ricardo e pede que Samuel denuncie Vanderson. Yuri consegue a liberdade de Ryan, que se emociona com o advogado. Marlon anuncia a Kami que Ryan cumprirá o regime semiaberto. durval lembra Ryan da dívida pela vida de Lucas. Ademar entrega o resultado do teste de dna para jaques. Vanderson escapa da polícia.
Sexta - Marco Aurélio pede a Leila que se mude para sua casa com Bruno. Odete pede ajuda a Maria de Fátima no seu plano para impedir Celina de viajar. Leila e Bruno se mudam para a casa de Marco Aurélio. Ivan fica preocupado com a mudança de bruno. Laís exige que Marco aurélio lhe devolva Sarita, e se desespera ao não encontrar os documentos da filha. eugênio tenta convencer Celina a ir ao jantar de estéban e deixar heleninha em casa. Celina se desespera ao ver que heleninha se trancou no quarto e não resistiu à bebida. Odete fica satisfeita ao perceber que seu plano deu certo.
sábado - jaques confirma que Vanderson é o pai biológico de sofia. jaques liga para Vanderson, que acaba sendo atingido por uma bala perdida durante sua fuga. Manuel deixa escapar para jussara que Dara assinou o contrato com um empresário. Rosa contrata Rebeca como sua advogada, e dispensa Ricardo. jussara proíbe dara de gravar o clipe, e a menina agradece à mãe. Dara confessa que não estava se sentindo bem com as decisões de Donzy. Durval reforça com Ryan que ele ainda deve aos criminosos. Filipa se prepara para montar sua peça na rua e surpreender Abel.
s ábado - estéban fica decepcionado ao saber que Celina não irá para seu jantar. Celina se convence de que não deve viajar com estéban e deixar a sobrinha sozinha. Maria de Fátima se enfurece ao descobrir que César roubou dinheiro de sua conta. Consuêlo avisa a j arbas que a mãe dele, Mariúche, não poderá ficar na casa da família. Laís decide ir para o Rio pegar s arita. h eleninha pede desculpas a Celina. Laís descobre que foi Maria de Fátima quem pegou os documentos de Sarita. Raquel pressiona Maria de Fátima a dizer como ela teve coragem de roubar para prejudicar uma criança.
Até o fechamento da edição, a emissora não divulgou o resumo do capítulo.
cinco perGuntas / Dira Paes exalta retorno ao humor como a despachada Conceição de “Pablo & Luisão”, do Globoplay
Dira Paes sempre tenta se distanciar ao máximo de suas personagens. Com a Conceição de “Pablo & Luisão”, entretanto, a atriz resolveu parar de fugir e utilizar as coincidências a seu favor. Papel baseado na mãe do criador da série, Paulo Vieira, Dira exalta o jeito leve e divertido com que Conceição leva a vida e cuida de sua família, apesar das adversidades. Além disso, a atriz também é mãe de dois meninos – Inácio e Martim, frutos de seu casamento com o diretor de fotografia Pablo Baião. “Conceição é essa mãe que vibra, repreende, mas que também cai na gargalhada. Me senti muito honrada com o convite do Paulo para participardasérie.Principalmente, por saber que foi a mãe dele que me escolheu”, ressalta. Natural da pequena cidade paraense de Abaetetuba, Dira estreou nas Artes Cênicas após vencer uma bateria de testes para um papel em “A Floresta de Esmeraldas”, longa de 1985 do cineasta inglês John Boorman, filmado na Amazônia. “Tinha 14 anos e me apaixonei por aquele ambiente. Vi que era o que eu queria para minha vida”, garante. De tão envolvida com o cinema, ela demorou a se interessar pela
tevê. Ao longo dos anos 1990, fez trabalhos esporádicos como “Araponga” e “Irmãos Coragem”, mas só realmente investiu no veículo a partir dos anos 2000, década em que ganhou popularidade a partir de produções como “A Diarista” e “Caminho das Índias”. Hoje, aos 55 anos, Dira é uma das atrizes mais relevantes de sua geração e se orgulha da carreira diversa e cheia de autonomia que construiu. “Vim tentar a vida no Rio de Janeiro sem qualquer garantia. Chegar até aqui é motivo de muita felicidade. Me sinto uma sortuda”, gaba-se.
P – Você foi um dos primeiros nomes a integrar o elenco de “Pablo & Luisão”. Como foi o convite para a série?
é um retrato tão bonito do Brasil profundo, das memórias dele que também são nossas. Ele conseguiu fazer 16 episódios, onde reúne grandes histórias, com potencial de reunir a família na frente da tevê.
P – Como você encara a função de interpretar a mãe do criador da série?
R – É algo muito especial para mim. Um dos motivos de eu ter topado fazer a série foi saber que, na verdade, foi a Dona Conceição quem me escolheu para interpretá-la.
P – Como foi o primeiro encontro de vocês?
R – Encontrei o Paulo (Vieira) em pleno Círio de Nazaré, uma festa grandiosa que acontece em Belém, no Pará, e ele me disse que estava escrevendo um projeto para o Globoplay e que me queria no elenco. Nem tivemos como conversar muito sobre a personagem, mas o pouco que ele me disse sobre as histórias de família me comoveu e me fez querer participar. Paulo é um artista iluminado e necessário.
P – Em que sentido?
R – Ele é uma figura brasileira tão especial. Já vinha fazendo um trabalho lindo no programa “Avisa Lá que Eu Vou”, que resgata e apresenta grandes riquezas nacionais e agora surge com essa série que
R – Maravilhoso. Foi impressionante como a gente se conectou rápido. Também sou mãe de dois meninos, nasci no Pará, que é um estado primo do Tocantins, e que também é comumente ignorado pelo Sudeste. Conhecer e criar uma relação com essa mulher foi fundamental para a minha atuação. Conceição é uma mulher admirável, uma mãe que vibra, repreende, mas que também cai na gargalhada, que tem uma leveza até nos momentos mais tristes, algo que me lembra minhas tias, minhas vizinhas.
P – Você estava distante do humor há alguns anos. Como foi esse retorno ao riso em “Pablo e Luisão”?
R – Realmente, tenho feito coisas mais sérias na tevê nos últimos anos. Voltar à comédia com um texto que realmente me faz rir é sensacional. Ainda mais na companhia do Ailton (Graça) e do Otávio (Muller), que são dois craques.
r aio-x / Letícia Tomazella volta com mais ação e força em “DNA do Crime”
Desde a estreia de “DNA do Crime”, Letícia Tomazella percebeu que estava diante de uma série com fôlego para ir além. O sucesso da produção da Netflix confirmou sua percepção. Agora, de volta como a Delegada Vendramin na segunda temporada de episódios, a atriz aproveita a oportunidade de interpretar uma mulher em posição de poder em um universo dominado historicamente por personagens masculinos. “Fazer uma personagem feminina de poder é algo maravilhoso. Faz com que as mulheres comecem a ver que podem ocupar espaços que, até pouco tempo, eram exclusivos dos homens”, defende.
A personagem retorna ainda mais determinada na nova temporada. “Ela vem com mais ‘sangue no olho’, mais fissura em realizar um bom trabalho, em se provar capaz de liderar o que, para ela, é uma nova equipe”, antecipa Letícia, que mergulhou em uma preparação intensa para viver a delegada. Além do trabalho de pesquisa e da preparação física, a atriz buscou contato direto com mulheres da Polícia Fe-
deral para dar corpo à personagem. “Tudo isso foi enriquecendo o imaginário desse universo”, avalia. Natural de Monte Azul Paulista, no interior de São Paulo, Letícia decidiu que seria atriz ainda na infância. “Sei lá por que eu dizia que seria atriz. Algo que já nasceu comigo”, conta. Antes de viver Vendramim, ela nunca havia participado de tantas cenas de ação na tevê. “Me diverti muito, ao mesmo tempo em que foi desafiador. Nunca tinha feito antes. Mas a direção foi maravilhosa, soube conduzir com primor”, elogia. Fora das telas, Letícia se dedica também à escrita. Formada em Letras e com mestrado na área, ela desenvolve projetos de roteiro – inclusive com a atriz e roteirista Stefani Mota, que também integra o elenco de “DNA do Crime”. “Sempre amei escrever”, ressalta. Nome completo: Letícia Tomazella Costa.
Data e local de nascimento: 7 de fevereiro de 1986, em Monte Azul Paulista/SP.
Atuação inesquecível: Como Caroba na peça “O Santo e a Porca”, de Ariano Suassuna.
Interpretação marcante: Juliana Carneiro da Cunha como Dona Lili no filme “Malu”, de Pedro Freire, lançado em 2024.
Momento marcante na carreira: “DNA do Crime”.
O que falta na televisão: “Obras com humor ácido e ousadias nesse sentido”.
O que sobra na televisão: “Não sei dizer”.
Com quem gostaria de contracenar: Juliana Carneiro da Cunha
Se não fosse atriz, seria: “Talvez psicóloga – mas não me imagino em outro ramo”.
Novela preferida: “Mulheres de Areia”, escrita por Ivani Ribeiro, na versão exibida pela Globo em 1993.
Vilão marcante: Nazaré Tedesco, papel de Renata Sorrah na novela “Senhora do Destino”, escrita por Aguinaldo Silva e exibida original -
mente pela Globo entre 2004 e 2005.
Personagem mais difícil de compor: “As heroínas doces são muito difíceis de compor sem torná-las um pouco rasas”.
Que novela gostaria que fosse reprisada: “Pedra sobre Pedra”, novela escrita por Aguinaldo Silva, Ricardo Linhares e Ana Maria Moretzsohn e exibida originalmente pela Globo em 1992.
Que papel gostaria de representar: “Pensando em novelas, a Nazaré”.
Filme: “Paris, Texas”, dirigido por Wim Wenders e lançado em 1984.
Diretor: “Muitos, mas amo e admiro o trabalho do meu marido, Sergio Roizenblit”.
Mania: “De limpar fogão e pia”.
Medo: “De altura”.
Projeto: “Publicar meu próximo livro”.
inside / O renomado Alex Atala vira jurado no inédito “Chef de Alto Nível”
Realities de gastronomia se popularizaram na televisão ao longo dos últimos anos. Alex Atala, que é convidado recorrente do tradicionalíssimo “Masterchef Brasil”, dessa vez terá a chance de acompanhar uma competição de culinária do começo ao fim. O premiado chef de cozinha será um dos jurados do “Chef de Alto Nível”, novo programa da Globo, que estreia em julho. Atala vai focar no desenvolvimento dos competidores e na avaliação das provas durante a disputa. “É engraçado como a gente torce e sofre junto. Acho o programa uma grande janela para todos os participantes. Não importa se serão vencedores ou não. É um programa com capacidade de modificar a vida de cada um que passar por aqui. E eu espero que todos saibam tirar o melhor dessa grande oportunidade que o programa concede”, valoriza Atala, que também estará ao lado dos chefs Jefferson Rueda e Renata Vanzetto. Com apresentação de Ana Maria Braga, o “Chef de Alto Nível” conta com três níveis
de cozinha disponíveis, cada uma delas com equipamentos e desafios diferentes. No topo, uma cozinha industrial, mais sofisticada, que oferece aos participantes uma superestrutura para a produção dos pratos. No meio, o destaque é a cozinha afetiva, uma homenagem às cozinhas brasileiras como lugar de aconchego. No térreo, a cozinha do porão obriga que os jogadores se reinventem para apresentar seus melhores pratos em condições menos satisfatórias. “Às vezes, a gente está na cozinha, naquela emoção tremenda, na tensão de buscar o melhor de cada um. De repente, alguém toca nas suas costas: é a Ana Maria Braga. Você desmonta, é uma delícia”, brinca.
A cada prova, os participantes descobrem em qual das cozinhas terão de preparar o prato do dia e quais são os alimentos disponíveis para cumprir o desafio. Quem está no topo pode escolher dentre uma maior variedade de opções. Quem está nas cozinhas do meio e do térreo precisa contar com a sorte e se reinventar diante dos alimentos que não forem escolhidos nos outros níveis. “Teve um mo-
mento em que eu, o Jeffinho e a Renata fomos ver a plataforma e, quando percebemos, estávamos há três, quatro minutos falando o que poderíamos cozinhar com os ingredientes. E nos demos conta da dificuldade de ficar 30 segundos na frente da plataforma e decidir, que é um dos grandes desafios dos competidores”, explica.
Em “Chef de Alto Nível” está em jogo o prêmio de R$ 500 mil e um período de men-
toria nas cozinhas de cada um dos três chefs mentores. De olho no primeiro lugar, Atala destaca a competitividade entre os cozinheiros e brinca sobre rivalizar com Rueda e Vanzetto na disputa de times, que tem início na segunda fase do programa. “É parte mais legal. Tem muitos altos e baixos de emoções. A melhor parte, na verdade, é sacanear o Jeffinho. A quinta série sempre está ativa (risos)”, brinca.
Bastidores / Metáfora política e social do país, sucesso “Roque Santeiro” completa 40 anos de exibição
Tudo na história de “Roque Santeiro” é superlativo. Exibida há exatos 40 anos pela Globo, a novela tem até hoje o status de maior sucesso do horário das oito, com seus 67 pontos de audiência e share médio de 80%, trilha sonora com mais de 1,3 milhão cópias vendidas e comercializações internacionais que ultrapassam 60 países. “Virou uma referência de brasilidade. A emissora estava apostando tudo em tramas mais urbanas. A ideia do Dias Gomes, que sempre escrevia dessa forma para o horário das 22 horas, acabou levando o que existia de mais brasileiro para a faixa mais importante da grade”, analisa Aguinaldo Silva, que dividiu a feitura dos capítulos com o autor da história.
Baseada na peça “O Berço do Herói”, escrita por Dias Gomes no início dos anos 1960, a novela deveria ter sido exibida em 1975. No entanto, a censura da época alegou que o folhetim feria a moral e os bons costumes e era uma agressão à igreja católica. Com cerca de 30 capítulos gravados, a novela foi proibida na data de sua estreia e foi substituída por uma
versão condensada de “Selva de Pedra”, original de 1972 de Janete Clair, autora que era casada com Dias Gomes. Uma década depois da proibição, o Brasil passava por um período de abertura política e comportamental, época perfeita para retomar a história ambientada na fictícia Asa Branca, onde a bravura do jovem coroinha Luís Roque, ou Roque Santeiro, de José Wilker, acabou o transformando em mito ao morrer defendendo a cidade do bando do perigoso Navalhada, de Oswaldo Loureiro. Tudo seria perfeito se a história fosse realmente verdade. Em cima da beatificação popular de Roque, a cidade se destacou e os poderosos enriqueceram. E tudo é posto a perder quando, 17 anos depois, Roque retorna à Asa Branca. “Basicamente, tudo girava em torno da cegueira da população em querer acreditar em algo. E muita gente se beneficiava por isso. A novela e seu tom ingênuo conseguia se revelar um retrato do Brasil. Nesse caldeirão, entravam questionamentos religiosos, políticos e, principalmente, sociais”, analisa Marcílio Moraes, colaborador da equipe de autores.
Além de Roque, outros dois personagens completavam o protagonismo da trama: o corrupto e carismático Sinhozinho Malta, de Lima Duarte, e a exagerada e excêntrica Porcina, de Regina Duarte, que ganhou fama se dizendo viúva de Roque, sem nunca sequer ter sido casada com ele. Colecionador de perucas e desafetos, Malta, a princípio, queria se casar com a Viúva Porcina apenas para aumentar seu prestígio na cidade. No entanto, entre beijos e cenas pitorescas, a paixão floresceu e os dois personagens terminaram juntos. “O personagem na versão de 1975 seria mais sério. Acho que foi o humor do Sinhozinho que conquistou o público. E, claro, a sintonia entre ele e a Porcina foi fundamental e é lembrada até hoje. Uma dupla que marcou muito a minha carreira e a da Regina”, analisa Lima. Gravada entre os estúdios da Globo e a cidade cenográfica construída na região de
Guaratiba, Zona Oeste do Rio de Janeiro, Asa Branca tentava emular cidades interioranas que vivem em torno da fé, como Aparecida do Norte, em São Paulo, e Juazeiro do Norte, no Ceará. Em seus 206 capítulos, “Roque Santeiro” teve muitos nomes de destaque, como os falecidos Armando Bógus, Cláudio Cavalcanti e Paulo Gracindo, figuras novatas à época como Claudia Raia, Alexandre Frota e Patrícia Pillar, e atrizes que se afastaram da televisão, casos de Eloísa Mafalda e Lídia Brondi. E, por fim, atores que ainda estão na labuta até hoje e sentem orgulho de participar de uma trama tão icônica, como Lucinha Lins e Ary Fontoura. “O Dias Gomes era um autor formidável. Ele sabia exatamente como usar as metáforas para falar do país. E em termos de corrupção e extremismo religioso, a história contada em ‘Roque Santeiro’ ainda se mostra atual”, acredita Ary.
por Caroline Bor G
> Ao longo de “Vale Tudo”, Bella Campos tem encarado atitudes questionáveis e controversas da ambiciosa Maria de Fátima. A atriz, no entanto, ainda consegue encontrar alguns pontos de inspiração na jovem vilã. “O que mais me encanta nela é essa força, essa coragem de seguir em frente, mesmo que isso signifique enfrentar julgamentos. Acho que, como mulher, também me identifico com essa garra de querer mais, de não me contentar com o que está estabelecido, mas sempre buscando me manter fiel aos meus princípios”, pondera a atriz, que tem enfrentado uma rotina intensa. “É uma personagem que exige bastante. São muitas horas de estudo e trabalho”, completa.
Memórias
Para celebrar uma década no ar, o “Papo de segunda” contará com presenças especiais nos estúdios. ex-integrantes da produção, Xico sá, Marcelo Tas e emicida farão participações ao longo deste mês de comemoração da efeméride.
Voz ativa neguinho da beija-Flor terá participação ativa ao longo do programa “a Voz do Carnaval”, do Multishow. a produção vai acompanhar os bastidores da escolha de um intérprete oficial do carnaval carioca para revelar a voz que irá suceder neguinho da beija-Flor na Marquês de sapucaí e no coração da comunidade azul e branco. O intérprete será jurado fixo do programa, analisando o desempenho de cada candidato e dando o voto artístico.
Reencontro especial
o programa “Central da Copa de Clubes” marca o reencontro de Tadeu schmidt com alguns dos cavalinhos que o acompanharam no “Fantástico”. Mascotes de botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras, representantes do brasil na Copa do Mundo de Clubes da FIFa , estão escalados para participar da produção. já os cavalinhos dos outros times brasileiros que não disputam o torneio participam do quadro “sala dos secadores”.
Entre amigos
o Multishow confirmou a produção de um novo programa comandado por Tatá Werneck e eduardo sterblitch. o projeto, no entanto, ainda não tem data de estreia prevista.
Tensão no ar a netflix investirá em uma produção nacional de terror. Com o título de “Fazenda Colonial”, o projeto acompanha a viagem comemorativa de um grupo de amigos a uma antiga fazenda, que termina em um reencontro sinistro com o passado.
Mais debates há dois anos à frente do “saia justa”, eliana valoriza as conversas e os debates da produção do GnT. ao lado de erika januza, bela Gil e juliette, a apresentadora traz para a frente das câmeras temáticas atuais e efervescentes da sociedade. “o ‘saia justa’ se tornou um espaço seguro, sem julgamentos, onde trocamos confidências e experiências. Sempre de forma informativa, leve e, muitas vezes, emocionante. nesse contexto, as experiências pessoais que compartilhamos no ar ganham ainda mais força, porque nos aproximam de quem nos assiste.