Zagueiros e laterais reforçam o Baraúnas para a segunda divisão do Estadual
Os reforços acertados pela diretoria são os zagueiros Jairo e Neto Lisboa, além dos laterais Biel Potiguar e David Lopes.
Mossoró 8
NEY LOPES DE SOUZA CÉSAR SANTOS MARCOS SANTOS
1
>> Allyson Bezerra com o "prefeito Rodolfo Fernandes" durante o Mossoró Cidade Junina, que está sob investigação de abuso de poder e improbidade.
Mais de 110 mulheres foram mortas no RN em dois anos
5
Governo do Estado define medidas para atenuar tarifaço
Entre as medidas do governo do RN está o aumento da desoneração do ICMS para as empresas inscritas no Proedi.
Nova versão de drone evolui com IA e foco na segurança
>> Clubes mossoroenses buscam abrigo diante do caos do Nogueirão
Jornal de Fato
COINCIDÊNCIA OU ABUSO DE PODER
NOSSOS CADERNOS
Quase meio milhão de afastamentos por transtornos
ESPAÇO JORNALISTA MARTINS DE VASCONCELOS
ENGRAÇADINHA: 65 ANOS, COM CORPINHO DE 30...
EDMÍLSON CAMINHA
Escritor, membro da Academia de Letras do Brasil edmilson.caminha@gmail.com
Em agosto de 1959, o jornal Última Hora, do Rio de Janeiro, começou a publicar, em folhetim, o romance Asfalto selvagem , de Nelson Rodrigues. Até fevereiro de 1960, foram 112 capítulos diários, acompanhados sofregamente por milhares de leitores, sucesso que levou a Editora J. Ozon a lançá-lo em livro poucos meses depois, com o subtítulo Engraçadinha, seus amores e seus pecados (“Dos 12 aos 18” e “Depois dos 30”, como se chamam os dois volumes em que se divide a história). Assim, chega aos 65 anos uma das maiores, mais importantes e mais ricas personagens da literatura brasileira, em todos os tempos. Cronista e dramaturgo consagrado, impõe-se dar a Nelson Rodrigues a preeminência de brilhante romancista, com a grandeza de Machado de Assis, Lima Barreto, Jorge Amado, Rachel de Queiroz, José Lins do Rego e Erico Verissimo. Talvez ninguém o exceda como criador de personagens que parecem vivas, como narrador que encanta pela naturalidade, pela maestria na construção de diálogos – sonho de todo roteirista de adaptações para o teatro, o cinema e a tevê –, autor de textos que nascem prontos para virar peças, filmes e minisséries. E dizer que fazia tudo não no sossego de um escritório, mas na sala onde repórteres e redatores datilografavam, discutiam futebol e gritavam ao telefone...
A história se inicia em Vitória, capital do Espírito Santo, na década de 1950. Advogado, o Dr. Arnaldo Pereira de Almeida faz carreira política: deputado estadual, presidente da Assembleia Legislativa, já tem o nome nos jornais como candidato ao governo do Estado, e no futuro, quem sabe, aspirante à presidência da República. “Eu me casei virgem!”, proclamara, certa vez, na tribuna do parlamento. Fascista, simpatizante de Hitler, tinha, segundo o humor rodriguiano, “o gênio do cumprimento”:
Político nato, com uma sagacidade extraordinária, era o homem público que mais cumprimentava no Espírito
Direção Geral: César Santos
Diretor de Redação: César Santos Gerente Aadministrativa: Ângela Karina Dep. de Assinaturas: Alvanir Carlos
Santo. Saudava conhecidos, desconhecidos, e, digo mesmo: saudava, de preferência e com maior efusão, os desconhecidos. Tal cordialidade pode parecer apenas uma dessas virtudes médias. Mas não se faz uma sociedade com heroísmos e com heróis.
Da classe média alta, a família do Dr. Arnaldo é a expressão da hipocrisia, dos preconceitos morais, sociais e religiosos, do conservadorismo reacionário da burguesia brasileira de então: a filha Engraçadinha; o sobrinho Sílvio; as tias Ceci e Zezé; o concunhado Nonô. Núcleo a que se somam agregados: Zózimo, noivo de Engraçadinha, e a prima Letícia. A certa distância, o juiz Odorico Quintela, criação primorosa de Nelson Rodrigues, daquelas que nos ficam para sempre. O que primeiro surpreende o leitor é alguém chamar-se Engraçadinha: não por apelido, mas por constar na certidão de nascimento. Um nome comum – Fátima, Antônia, Socorro – não causaria o efeito, entre o risível e o estranho, que a singulariza como pessoa e a fortalece como personagem. Com a sexualidade à flor da pele, que mal lhe dissimula a pureza da adolescência, torna-se noiva de Zózimo, rapaz humilde, subserviente, que a aborrece por enxugar com um lenço as mãos que não param de suar. Na grande festa em casa do Dr. Arnaldo, quando Sílvio e Letícia trocam alianças de noivado, Engraçadinha entrega-se ao primo no divã da biblioteca, de que resultará uma gravidez que, conforme o pai, terá de ser interrompida. “Há abortos morais, rigorosamente morais!”, grita desesperado para a filha. Revela-lhe, então, o parentesco que a faz incestuosa. Partilhado com Sílvio, o segredo leva o jovem a emascular-se, mutilação que lhe roubará a vida e que fará Dr. Arnaldo matarse, com um tiro no peito (“nada mais comprometido que a memória dos suicidas”).
Dias antes da tragédia, perguntara ao futuro genro se ainda se casaria com Engraçadinha, mesmo
sabendo-a grávida. Sim, responde Zózimo, com uma submissão, uma falta de altivez que envergonha. Aí, Nelson Rodrigues, de súbito, magistralmente o engrandece, dá-lhe dignidade e força moral, ao fazê-lo confessar por que perdoa Engraçadinha, perdoaria sempre: menino de oito anos, é levado pelo pai à casa em que surpreenderá a mãe em adultério. Não a condenará, não lhe terá ódio: maior que a infidelidade de que fora testemunha era o amor do filho, consciente, embora criança, de que nada mais poderoso que a natureza humana, poucos resistem aos desejos do corpo, aos jogos da sedução, ao prazer da conquista (“se todos conhecessem a intimidade sexual uns dos outros, ninguém cumprimentaria ninguém”).
Tio Nonô é o parasita clássico, o aproveitador que vive à custa do cunhado de posses, a explorá-lo com pedidos de dinheiro e de fiança para empréstimos. Certa vez, depois de reagir indignado a mais um assédio, Dr. Arnaldo provoca-o: “Você não se ofende, homem! Chamo-lhe de canalha e você não se ofende?!” Ao que Nonô responde, aviltado, submisso: “Eu não me ofendo, nunca me ofendo, nunca me ofendi!”.
Promotor em Vale das Almas, Odorico Quintela não se constrange por dar carteiradas em cinemas e em táxis: “Graças a Deus, todo mundo tem medo do Judiciário!”. Supõe-se mais do que um juiz: é o próprio poder a que pertence. Quando bebe, não é ele quem se embriaga, mas o Judiciário que fica bêbado. Indiferente à esposa (“o lar, esse divertido túmulo”), apaixona-se pela jovem e bela Engraçadinha, ao vê-la no sepultamento do pai que se matara. É quando, à beira do túmulo, pede a palavra e diz uma das grandes frases da literatura brasileira: “Amantes, nunca as teve!”. Como sói acontecer, assombra-o, no meio do necrológio, a ideia que o faz sentir-se no limiar da loucura:
“E se, de repente, eu mudo de assunto e começo a elogiar os peitinhos dessa menina?”. Imaginava o espanto da multidão, o terror das autoridades. Houve um instante em que lhe veio a tentação, quase diabólica, de parar tudo e re-
começar o discurso em termos de um erotismo hediondo. Diria, então: “Meus senhores e minhas senhoras! Não é nada disso! O que interessa são os peitinhos da nossa Engraçadinha! Amigos, orai por esses dois seios pequeninos!”.
Do primeiro para o segundo volume de Asfalto selvagem, passam-se 20 anos. Casada com o insignificante Zózimo – de quem exigia que apagasse a luz quando faziam amor, para que não a visse nua –, Engraçadinha vive no subúrbio carioca de Vaz Lobo. Tornara-se evangélica (“na conversão de uma senhora casada, o que existe, no fundo, é um fracasso de alcova”) e tivera cinco filhos – Durval, o mais velho, fruto da relação com Sílvio, que frequentemente lhe vem à cabeça pela semelhança entre os dois. Em Silene, a mais nova, a mãe se angustia por rever-se aos 14 anos, submetida aos apelos do sexo. Um dia, entre as orações que faz da manhã à noite, é surpreendida pela voz de um homem que dera carona à filha caçula: “Amantes, nunca as teve!”, proclama Odorico Quintela para lembrar-lhe o falecido pai, a quem se dizia saudosamente ligado por uma amizade que nunca houvera. Logo se põe à vontade na família, disposto a conquistar a Engraçadinha que, depois dos 30, embora cheia de lembranças traumáticas e de interdições religiosas, continuava bela, atraente, excitante, a atiçar-lhe o desejo e povoarlhe os sonhos. Presenteia a casa, modesta, com uma geladeira que compra a prestações. Zózimo mal espera poder ouvir, pelo rádio, os jogos do seu Flamengo, enquanto bebe uma cerveja bem gelada. Esperto, o filho Durval desconfia de tanta gentileza... Engraçadinha resiste com pudor ao assédio do juiz, à solicitude com que se dispõe a acompanhá-la ao ginecologista que examinará Silene (“a mulher que sofre um exame ginecológico é quase uma violada”); a pleitear junto a um banqueiro amigo que aumente o salário de Durval; ao extremo, até, de converter-se ao protestantismo, na esperança de levá-la para a cama. Ao jornalista Wilson Figueiredo, do Jornal do Brasil , pede um soneto de que se possa apropriar como seu, para vencer as resistências da senhora que corteja. Anota o que ouve do amigo: “Entrega o corpo lasso à fria cama.” Pergunta pelos outros versos, ao que o amigo responde: “Por enquanto só existe esse, o último. É que o autor, Otto Lara Resende, está
Um produto da Santos Editora de Jornais Ltda.. Fundado em 28 de agosto de 2000, por César Santos e Carlos Santos.
escrevendo o soneto de trás para diante...”. Uma das obsessões de Nelson, o escritor mineiro é invejado pelo Dr. Odorico: “Ah, se eu tivesse esse brilho, não precisava geladeira, não precisava conversão. Levava Engraçadinha direitinho na conversa!”.
Quem acaba por seduzi-la é o jovem Luís Cláudio, do Ministério das Relações Exteriores, que já não aguenta a futilidade dos colegas diplomatas nas reuniões do cerimonial (“todo o Itamaraty é uma lúgubre imitação de vida”). Com o amante que a enlouquece, que a livra de todos os medos, que a faz correr todos os perigos, dános a sensação de que, mais do que ao marido Zózimo, trai o pretendente Odorico, embalado pelo sonho de possuí-la sobre a mesa entulhada de processos, que podem esperar mais alguns anos pela sentença...
& & &
Em 1995, a Globo lança os vinte capítulos da minissérie Engraçadinha, uma das grandes produções da teledramaturgia brasileira. Adaptada por Leopoldo Serran e Carlos Gerbase, com direção de João Henrique Jardim e Denise Saraceni, é primorosa a começar pela abertura, com a cor vermelha a sugerir o drama a que se assistirá, enquanto se ouve o belíssimo tango “Adiós, Nonino”, de Astor Piazzolla. Engraçadinha é Alessandra Negrini, até os 18, e Cláudia Raia, depois dos 30, a que se junta uma seleção de excelentes atores e atrizes: Cláudio Corrêa e Castro (Dr. Arnaldo), Paulo Betti (Odorico Quintela), Sérgio Mamberti (Tio Nonô), Pedro Paulo Rangel (Zózimo), Ângelo Antônio (Sílvio), Maria Luísa Mendonça (Letícia), Alexandre Borges (Luís Cláudio), Otávio Muller (Tinhorão), Mylla Christie (Silene), Otávio Augusto (Vasconcelos), Antônio Fagundes (Dr. Bergamini) e Stênio Garcia (Carlinhos Oliveira), para não citar todos. Em participações especiais, ninguém menos do que Ítalo Rossi, Lilia Cabral, Ary Fontoura, Lima Duarte, Yoná Magalhães, Chico Anysio, Hugo Carvana, Aracy Balabanian, Mário Lago e José Lewgoy. Tão brilhantes e talentosos, todos, que passaram a confundir-se com os personagens: impossível imaginá-los com outra aparência que não a desses fabulosos artistas. Alguns diálogos –entre Cláudio Corrêa e Castro e Alessandra Negrini, Cláudia Raia e Alexandre Borges, Paulo Betti e Stênio Garcia – valem por um curso de teatro, tal a maestria dos intérpretes. Passados 65 anos, Engraçadinha continua viva na memória dos leitores, como uma das mais ricas, mais fortes, mais complexas personagens femininas de toda a literatura brasileira. É a Emma Bovary dos trópicos, a Capitu de Vaz Lobo, vértice de um triângulo com que Nelson Rodrigues nada fica a dever a Gustave Flaubert e a Machado de Assis.
“Rodolfo Fernandes” e Xand podem complicar o prefeito de Mossoró
NOTÍCIA DE FATO / Ministério Público levanta provas e encaminha investigação sobre suposto abuso durante o Cidade Junina
cipada praticada pelo prefeito durante o Mossoró Cidade Junina.
No “Chuva de Bala no País de Mossoró”, espetáculo que narra a saga da resistência ao bando de Lampião, um personagem da história surpreendeu ao público. O prefeito Rodolfo Fernandes, que liderou o feito histórico, foi representado por um ator com a “cara” do atual prefeito Allyson Bezerra (União Brasil). Além disso, o personagem estava vestido com paletó da cor azul muito parecido com o uniforme que o chefe do Executivo usa em solenidade, e bem diferente do paletó que era usado por Rodolfo no ano de 1927.
A semelhança de Allyson e Rodolfo, ajustada com maquiagem, não foi à toa. Nos bastidores do espetáculo, o comentário corrente dava conta que a escolha foi feita justamente para aproximar a imagem do atual prefeito com a do líder da resistência do bando de Lampião. Esse episódio é um dos pontos que sustentam a desconfiança do uso do aparelho público para promoção pessoal e eleitoral de Allyson, que é pré-candidato a governador do Rio Grande do Norte. A promotora Ana Ximenes, da 33ª Zona Eleitoral, encaminhou a Notícia de Fato nº 02.23.2022. 0000025/2025-37 para a Procuradoria Geral de Justiça do Estado (PGJ) para apurar possíveis práticas de propaganda eleitoral ante -
A peça cita três casos de suposto abuso de poder e de propaganda eleitoral antecipada. O que chama mais atenção é a declaração de apoio com pedido de votos feitos pelo cantor Xand Avião durante o Pingo da Mei Dia, que abriu o MCJ 2025 no dia 7 de junho. O cantor famoso chamou a atenção no trio elétrico transformando em comício:
“Quem quer Allyson para governador grita eeeeeu! Por mim ele era presidente logo! Quem vota no Allyson dá um gritão!!!”, discursou Xand, que recebeu um cachê de R$ 700 mil, pago pela Prefeitura de Mossoró. Além disso, a Prefeitura pagou mais de R$ 3 milhões a ar-
tistas da empresa Vybbe, de propriedade do cantor forrozeiro.
Também chamou a atenção do Ministério Público Eleitoral a exibição do chapéu de vaqueiro, símbolo das campanhas eleitorais de Allyson, pela Pic Pay, patrocinadora do evento. Em outras cidades, o modelo de chapéu usado da Pic Pay era diferente e mais relacionado com o tema junino.
Imp
R ob IDa D e
A Procuradoria Geral de Justiça pode acatar ou arquivar a denúncia apresentada pelo Ministério Público Eleitoral. Se acatar, será publicada portaria determinando a abertura de inquérito civil para investigar o caso.
No caso de investigação,
a situação pode ficar complicada para o prefeito de Mossoró, uma vez que ele correrá de risco de responder por crime de improbidade administrativa. Se esse for o entendimento, a pena prevê cassação do mandato com perda dos direitos políticos por 8 anos.
Por outro lado, o prefeito poderá responder apenas por propaganda eleitoral antecipada; a pena é de multa, sem afetar o mandato e os direitos políticos. No entanto, pode haver implicação para as intenções eleitorais de Allyson em 2026. Na hora do registro de candidatura, adversários podem questionar com uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) com base na suposta propaganda eleitoral antecipada.
Ney Lopes
nl@neylopes.com.br www.blogdoneylopes.com.br
Agosto chegou!
Omundo político coleciona fatos tristes e nefastos em agosto, o mês do desgosto. As maiores tragédias da história da humanidade têm ligação com este “mês”, que também concentra fatos trágicos da política nacional. No plano internacional, a invasão da Sérvia pelo Império Austro-Húngaro foi em 28 de julho, mas considera-se o início da Primeira Guerra Mundial a entrada das grandes potências, em 1º de agosto de 1914. O fim do conflito marcou a rendição alemã e o final dos combates. A guerra resultou na dissolução de grandes impérios, como o alemão, austro-húngaro, russo e otomano, além de causar milhões de mortes e mudanças significativas na geopolítica mundial.
Adolf Hitler se tornou Chefe de Estado da Alemanha em 2 de agosto de 1934, sem resistência da população. Ele que ganhou o título de “führer” e iniciou o projeto de poder mais maligno da história da humanidade. Ele invade a Polônia, dando início à Segunda Guerra Mundial na Europa. Expande-se o nazismo, fascismo e a corrida armamentista na Europa. Acentua-se o expansionismo japonês, provocando crises econômicas e políticas. Em agosto de 1945, ao final da Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos bombardearam as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, matando mais de 200 mil pessoas.
Política brasileira
Agosto, mês do desgosto, oitavo mês do ano, também reserva histórias amargas da política brasileira. Em 1954, Getúlio Vargas se matou. Em 1961, Jânio Quadros renunciou. Em 2015, o clima esquenta outra vez. A presidente Dilma Rousseff (PT) e o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), foram destituídos.
A história de Getúlio Vargas é a mais trágica, com o desfecho em 24 de agosto de 1954. O ditador havia sido apeado do poder, mas voltou à presidência com o voto popular após 15 anos. Entretanto, foi um período de inúmeros atritos políticos. Na época, descobriu-se que a guarda presidencial havia sido responsável por um atentado contra um grande adversário de Vargas, Carlos Lacerda, onde morreu um militar. A crise se agravou. A saída do presidente foi um tiro no peito.
Agosto continuou concentrando as mais graves crises políticas brasileiras. Outras vítimas foram com Jânio Quadros, JK, Fernando Collor de Mello, Michel Temer, Eduardo Campos, Dilma Rousseff. Para manter a sina, o Brasil atravessa no mês de agosto de 2025 o difícil momento econômico, decorrente das sanções tarifárias do presidente Trump. Hoje na História
- 1492 - Rei Fernando e a Rainha Isabel de Espanha expulsam os judeus do país.
1769 - A cidade de Los Angeles recebe este nome. Durante uma viagem à área que é hoje a Califórnia, o capitão espanhol Gaspar Portola e o padre franciscano Juan Crespi se encantam com uma região ao norte de San Diego e decidem chamá-la de Nuestra Señora la Reina de Los Angeles de Porciúncula”.
- 1802 - Na França, Napoleão Bonaparte assumiu o cargo de Cônsul Vitalício ‘’com o poder de nomear seu sucessor”.
- 1824 - Nova Iorque inaugura a Quinta Avenida, que se torna uma das ruas mais elegantes e famosas do mundo.
- 1829 - Pedro I casa-se com a princesa Amélia de Leuchtenberg e rompe com a Marquesa de Santos.
- 1934 - O Chanceler Adolf Hitler se torna Führer, governante absoluto, da Alemanha, após a morte do Presidente Paul von Hindenburg. O exército alemão jura fidelidade e obediência a Hitler.
- 1943 - Revolta no campo de concentração de Treblinka, na Polônia: 600 fogem.
Curtinhas
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN) anulou decisão de primeira instância que absolveu o prefeito Allyson Bezerra da acusação de abuso de poder midiático nas eleições municipais de 2024. A decisão do pleno, na sessão de quinta-feira, 31, acatou recurso das coligações dos candidatos derrotados Genivan Vale (PL) e Lawrence Amorim (PSDB).
No entendimento dos juízes do TRE-RN, houve cerceamento de produção
de provas uma vez que a justiça de primeira instância negou o acesso a informações solicitadas na Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE).
O processo volta para o juiz instruir com ofício ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN) para dizer quais foram os valores dos gastos com publicidade entre janeiro de 2021 a outubro de 2024; e deve ser feita uma perícia entre as informações que Allyson prestou, as informações que as agências pres-
taram e quanto consta no relatório do TCE.
A partir daí, caberá ao juiz eleitoral decidir se acata o pedido de quebra de sigilo bancário das três agências contratadas pela Prefeitura de Mossoró (Art & C, Dois A e Execom).
As coligações afirmam que há divergências de informações sobre os gastos de publicidade no primeiro mandato de Allyson que podem configurar prova do abuso de poder midiático por meio das verbas de publicidade da Prefeitura.
FilMe
“O espião que sabia demais” – Amazon Prime Video - Após a morte de seu ex-chefe e de alguns fracassos em missões internacionais, ele é chamado para desvendar um mistério sobre a identidade do agente duplo que, durante anos, trabalhou também para os soviéticos.
FRase “A mais triste forma de saber é estar ciente.”
O verso do poeta Cassiano Ricardo
CuRiosidade
O Brasil já teve oito nomes antes do atual: Pindorama (nome dado pelos indígenas); Ilha de Vera Cruz, em 1500; Terra Nova em 1501; Terra dos Papagaios, em 1501; Terra de Vera Cruz, em 1503; Terra de Santa Cruz, em 1503; Terra Santa Cruz do Brasil, em 1505; Terra do Brasil, em 1505; e finalmente Brasil, desde 1527.
Leia o “blog do Ney Lopes” – informação e opinião
Da Re Dação
Reprodução
Prefeito Allyson Bezerra com o intérprete de Rodolfo Fernandes: imagem e semelhança
Medidas vão atenuar impactos do ‘tarifaço’ dos EUA à economia do RN
ação / Entre as medidas anunciadas pela governadora está o aumento da desoneração do ICMS para as empresas inscritas no Proedi
Da Re Dação
OGoverno do Rio Grande do Norte anunciou medidas para atenuar os efeitos nocivos à economia do estado em função do tarifaço de 50% decretado pelo presidente norte-americano Donald Trump. Entre as medidas estão o aumento da desoneração do ICMS para as empresas inscritas no Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Industrial do RN (PROEDI) e a busca por novos mercados para os produtos sobretaxados.
A governadora Fátima Bezerra apresentou o pacote de medidas em reunião com representantes de entidades do setor produtivo do estado, realizada nesta sexta-feira, 1º, na Governadoria.
O tarifaço abrange diversos produtos brasileiros e, no Rio Grande do Norte, a sobretaxa de 50% passa a incidir sobre 45 itens dos 47 produtos da pauta de exportações pelo RN para o mercado norte-americano. Isso significa que 96% da produção potiguar destinada aos
Estados Unidos da América sofrerá com a sobretaxa, excetuando os derivados de petróleo e, possivelmente, as castanhas de caju.
A governadora lamentou a nova política dos EUA e, por isso, reuniu os setores afetados e representantes do governo em um diálogo para construir, juntos, ações que reduzam o impacto na economia local.
“Este é um dos momentos de maior ataque à nossa soberania, e as consequências são muito danosas porque elas resultam em menos emprego e, portanto, menos cidadania e menos desenvolvimento. É um ataque frontal e brutal às empresas; e, atacando-as, está atacando algo fundamental para a vida do nosso povo, que é o emprego”, destacou Fátima Bezerra.
Entre janeiro e junho de 2025, as exportações do RN com destino aos Estados Unidos totalizaram US$ 67,1 milhões, colocando o EUA entre os três prin-
cipais parceiros comerciais do RN.
“Desde o primeiro momento que tomamos conhecimento, designei o Cadu e o Alan Silveira, nas secretarias da Fazenda e de Desenvolvimento Econômico, que abrissem imediatamente o diálogo com a Agricultura, com a indústria, com o comércio, para que juntos a gente pudesse aqui construir as alternativas mais adequadas para mitigar os impactos diante dessa me-
dida inaceitável que é o tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos”, explicou Fátima.
A partir desse diálogo, o Governo do Estado e os representantes do setor produtivo têm construído ações para amortecer os impactos das medidas impostas pelo governo dos Estados Unidos, com efeitos diretos e indiretos na economia do RN, entre eles o desemprego.
Me D i Das ap R esenta Das pelo Gove R no D o R n
- Aumento da desoneração do ICMS às empresas beneficiadas pelo Proedi;
“O Governo do RN jamais poderia ficar omisso
diante de uma situação como essa. Então, através do diálogo construtivo com a representação do setor produtivo do nosso estado, chegamos às medidas mais adequadas para mitigar os impactos”, afirmou Fátima.
- Duplicação do valor mensal de créditos acumulados de ICMS para empresas exportadoras; essa medida se restringe às empresas exportadoras afetadas pelo aumento das tarifas pelo governo Norte-Americano;
- Mapeamento com precisão das barreiras tarifárias e não tarifárias em vigor para cada produto nos EUA:
- Investimento na capacitação técnica de exportadores locais sobre exigências sanitárias e padrões internacionais:
- Fomento a acordos comerciais e protocolos fitossanitários bilaterais, inclusive via articulação federativa;
- Incentivo a reposicionamento de produtos em cadeias de valor globalizadas, com foco em diferenciação e sustentabilidade;
- Apoio à busca por novos mercados-alvo, especialmente na Ásia e na América Latina.
Governo anunciará medidas para agro e indústria
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o governo brasileiro prepara um conjunto de ações de proteção à indústria e à agricultura nacional, em resposta ao tarifaço de 50% aplicado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a parte das exportações brasileiras. Segundo Haddad, as medidas já estão em fase final de elaboração e devem ser anun-
ciadas na próxima semana pelo presidente Lula.
“Do nosso lado, nós, junto com o vice-presidente Geraldo Alckmin, estamos encaminhando para o Palácio do Planalto as primeiras medidas já formatadas para que o presidente julgue a oportunidade e a conveniência, e a partir da semana que vem nós já vamos poder, com a decisão do presidente, tomar as primeiras
medidas de proteção da indústria e agricultura nacionais”, disse o ministro.
“A partir da semana que vem, já vamos poder, de acordo com a decisão do presidente, tomar as primeiras medidas de proteção à indústria e agricultura nacionais”, reforçou.
Retaliação e sobe R ania Haddad ressaltou que,
até o momento, não houve decisão sobre medidas de retaliação, e que a intenção do governo é focar em ações que preservem a soberania nacional e minimizem os efeitos sobre os setores produtivos.
“Não houve essa decisão, porque ela nunca foi tomada. Nós nunca usamos esse verbo para caracterizar as ações que o governo vai tomar. São ações de proteção da soberania, proteção da nossa indústria, do nosso agronegócio. São medidas de reação a uma ação, na nossa opinião, injustificável, e de
proteção da economia brasileira.”
Segundo ele, o governo está calibrando os valores e parâmetros das ações de apoio às empresas impactadas, com participação de representantes da Casa Civil, sindicatos e entidades patronais.
“O que estamos fazendo é calibrando, junto com os sindicatos de trabalhadores, patronais, Casa Civil, estamos calibrando os números, por exemplo, do valor que será necessário para as empresas que serão afetadas nesse primeiro momento.”
Governadora Fátima Bezerra apresentou o pacote de medidas nesta sexta-feira
Fagner será atração
da Convenção do Comércio em Mossoró
EVENTO / Cantor apresentará o show de 50 anos de carreira no encerramento do evento
A22ª edição da Convenção do Comércio e Serviços do Rio Grande do Norte, que Mossoró sediará entre os dois 5 e 6 de setembro, terá grandes nomes para atrair o público em torno de debates que se apresentam urgentes e necessários. A organização também inseriu um show que promete ser marcante.
O cantor Raimundo Fagner aceitou o convite e apresentará o show em comemoração a 50 anos de carreira. A apresentação será no encerramento da convenção, no dia 6 de setembro, no Garbos Recepções.
Outra atração confirmada é o sambista mossoroense André da Mata, que fará uma verdadeira roda de samba no Garbos Recepções convidando o público para cantar junto.
A Convenção é o maior evento corporativo do setor de comércio de serviços do estado promovida pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Norte (FCDL RN), em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Mossoró (CDL). Trata-se de uma oportunidade estra-
tégica para empresários, gestores, profissionais autônomos e líderes do comércio e serviços que buscam capacitação, inspiração e novas conexões para fomentar e fortalecer seus negócios.
Com o tema “A experiência do cliente e a interação entre o humano e o digital”, o evento propõe uma reflexão urgente sobre como alinhar tecnologia, propósito e relacionamento para manter relevância e competitividade em um mercado em constante transformação.
Estão confirmados como speakers: Fred Alecrim, jor-
nalista e especialista em comunicação; Giuliana Morrone, especialista em marketing; Bruno Félix, especialista em marketing; Lucas Neves, diretor executivo da Usaflex; Marcos Rossi, referência nacional em superação.
O evento terá ainda Tony Ventura, expert em tendências digitais; Giba, campeão olímpico e ex-jogador da Seleção Brasileira de Vôlei; além de Larissa Marques, fundadora da health tech Life Sprint e vencedora do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios.
Termo de Homologação de Processo Licitatório
Prefeitura Municipal de Tenente Ananias
Modalidade: Concorrência EletrônicaEdital N° 1/2025-0002 Processo N° 120250002 Amparo legal: Lei 14.133/2021
A Prefeitura Municipal de Tenente Ananias, por seu representante abaixo assinado, no uso das atribuições legais, após exame e deliberação do processo administrativo N° 120250002, em observância ao Instrumento Convocatório, Edital Nº 1/2025-0002, que institui a Concorrência Eletrônica em epígrafe, resolve
HOMOLOGAR a licitação realizada na forma eletrônica, no portal BBMNET Lici-
tações, conforme as condições a seguir:
RESULTADO DA LICITAÇÃO:
Número do Lote: 1
Finalidade da Licitação:Contratação de Obras e Serviços Comuns e Especiais de Engenharia
Critério de aceitação da proposta: Menor Preço Item 1 Objeto da Licitação:SERVIÇOS DE CONSTRUÇÃO DE 01 (UMA) CRECHE
ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL, BAIRRO RUA NOVA, TENENTE
ANANIAS/RN FNDE CRECHE TIPO 1
Quantidade:1 Und Participante Vencedor: W A F Construcoes LTDA
Apelido utilizado na sala: Participante 1
Documento do Licitante: 21.417.705/0001-89
Valor total Contratado: R$ 5.452.200,81 (cinco milhões, quatrocentos e cinquenta e dois mil, duzentos reais e oitenta e um centavos)
Tenente Ananias - RN, 01 de agosto de 2025
Dayane da Silva Batista
Autoridade Competente
César Santos
cesar@defato.com
QUE PAÍS É ESSE?
Asemana que está terminando foi pesada para nós pobres brasileiros: cenas terríveis do bombado da academia agredindo com 61 socos a namorada indefesa; governo americano sancionando ministro da Suprema Corte do judiciário com a lei Magnitsky; esse mesmo ministro respondendo a vaias de público com gesto obsceno; filho de ex-presidente da República vibrando com o tarifaço dos Estados Unidos terrível à economia do Brasil; grupo de senadores gastando fortuna (dinheiro público) em viagem aos Estados Unidos para “negociar” com o governo americano, sem, sequer, ser visto na terra do Tio Sam; prefeito castigando professores com cortes salariais; entre outras mazelas. Isso tudo acontecendo e pouca gente se dando conta do caos. A maioria está na arquibancada, reforçando o “nós contra eles”, com bandeiras do ódio de lado a lado, tangidos por seus referidos líderes que só pensam no poder. Não tem ninguém preocupado com o que o país precisa. E o mais grave é a certeza que nada vai mudar. Isto é Brasil.
Está achando ruim essa composição do Congresso? Então espera a próxima: será pior. E pior, e pior…”
ULYSS e S GUIM a R ãe S Um dos maiores políticos da história do Brasil
FIRME
Em segundo nas pesquisas de intenção de votos, o senador Rogério Marinho (PL) refirma que a sua candidatura a governador do RN faz parte do projeto nacional da direita. E se mostra empolgado com a performance até aqui. A sua missão será construir um palanque com a maioria da oposição.
PRIMEIRA-DAMA
Impressiona a desenvoltura da primeira-dama Cinthia Pinheiro na construção de sua candidatura à deputada. Ela costura o processo com vida própria, mostrando que tem capacidade para ir além do apoio do esposoprefeito. Uma grata surpresa, na opinião dos que a acompanham de perto.
1 2 3 4
O Colégio Sagrado Coração de Maria celebra 113 anos neste sábado, 2. Fundado em 1912 pela ação das freiras da Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, que vieram de Portugal.
A Banda Municipal de Mossoró completa 89 anos hoje, criada nesta data, em 1936, pelo prefeito Padre Mota. Artur Paraguai, que hoje dá nome à banda, estava na formação com trombone e regência.
A edição 2025 da Festa do Bode receberá a etapa nordestina da exposição da raça Soinga, desenvolvida no Rio Grande do Norte. A festa será realizada entre quinta-feira, 7, a domingo, 10, no “Mercado do Bode”.
A Caern iniciou manutenção do poço P-8, com isso, o abastecimento de água fica comprometido no Alto da Conceição, Belo Horizonte, Lagoa do Mato e Centro.
EIS A QUESTÃO
Entre a senadora Zenaide
Maia (PSD) e a união da oposição em torno de sua candidatura a governador, qual a decisão tomaria o prefeito Allyson Bezerra? Essa é a pergunta que incomoda o prefeito de São Gonçalo, Jaime Calado, esposo da senadora Zenaide. Confiar ou não confiar, eis questão.
TÍTULO
A professora Isaura Amélia será agraciada com a Medalha Jerônimo Vingt-un Rosado Maia, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Aprovada pelo Conselho Universitário, que também concederá o Título de Doutora Honoris Causa à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. As honrarias serão entregues na Assembleia Universitária, no dia 29 deste mês.
DESTAQUE
A noite de hoje é de Lisboa Batista, nosso colunista do Alto Oeste potiguar. Ele recepciona os amigos e convidados na 23ª Festa dos Destaques, no clube da AABB de Pau dos Ferros, a partir das 22h. Lisboa será prestigiado pelo mundo político, empresarial e a sociedade.
SHOW
Raimundo Fagner será atração na 22ª Convenção do Comércio e Serviços em Mossoró. O cantor cearense celebrará 50 anos de carreira com show no dia 6 de setembro no Garbos Recepções.
Da Re Dação
Cantor Raimundo Fagner se apresentará no dia 6 de setembro no Garbos Recepções
Nova versão de drone evolui com IA e foco na segurança
AEDES 3.0 / Equipamento foi pensado para a segurança e vigilância de espaços urbanos, mas alcançará outras áreas
FELIPE ARAÚJO
Especial - AGIR/UFRN
Um drone inteligente, com alta capacidade de conexão e multifuncional, capaz de realizar patrulhamento, inibir crimes e até ajudar no socorro em situações de emergência.
Essa é a proposta da nova Aeronave de Defesa Social (AEDES), veículo aéreo não tripulado desenvolvido no âmbito do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), que chega à sua terceira geração com avanços em estrutura, segurança e inteligência artificial. Embora pensado para a segurança pública e vigilância de espaços urbanos, o equipamento já nasce com potencial para também ser aplicado em outras áreas no futuro.
O projeto do AEDES, coordenado pelo professor Dino Lincoln Figueirôa, do Departamento de Design (DDGN/UFRN), nasceu em uma disciplina do curso de Design da UFRN, em 2017, com o objetivo de prover maior se-
gurança ao campus da UFRN. Seu desenvolvimento atualmente recebe apoio tecnológico do Leading Advanced Technology Center of Excellence (LANCE/IMD) e do Laboratório de Prototipagem (Protolab/IMD). A atual versão da aeronave tem 1,7 m de envergadura e 1,1 m de comprimento, funcionando co-
mo uma “viatura alada”, capaz de fazer rondas de modo semiautomático (voos independentes monitorados à distância) e inibir delitos, como assaltos e furtos. Isso acontece especialmente por meio de sua câmera de rastreamento de alvos (target tracking) e de seus aparatos que emitem luzes e sons, tal qual
uma viatura policial. O AEDES também conta com equipamento projetado para percorrer grandes áreas em pouco tempo, com capacidade de decolagem vertical e voo horizontal, o que permite sua operação mesmo em ambientes urbanos com obstáculos, como postes, prédios e árvores grandes. Com essas características,
a nova versão do drone surge com amplas possibilidades de aplicação, que podem ir além do âmbito universitário. Exemplo disso é a capacidade de reforçar, em diferentes locais da cidade, o policiamento ostensivo comum, quando a simples presença visual e sonora do drone inibe ações criminosas em áreas sensíveis.
Novas funcionalidades do novo drone
Outra possibilidade de uso é a ajuda no socorro de pessoas em casos de desastres naturais. Isso porque o AEDES pode tanto chegar a áreas de difícil acesso, captando informações do que ocorre em tais locais, como também transportar pequenas cargas, como kits de sobrevivência, caso necessário. Essa capacidade de transporte faz parte das novas funcionalidades criadas para o AEDES, que é capaz de carregar materiais de até 1,5 kg.
O equipamento também foi pensado para ser levado em viaturas. Com estrutura desmontável, ele cabe no porta-malas de um carro comum. A longo prazo, a expectativa é que o AEDES possa ser incorporado às rotinas operacio-
nais de forças de segurança, como Polícia e Corpo de Bombeiros.
Atualmente, o novo modelo é 100% elétrico, com autonomia de até 35 minutos. Já há versões em estudo com motor a pistão movido a etanol, o que pode elevar a autonomia para até 8h. A velocidade de cruzeiro é de 85 km/h, podendo alcançar até 150 km/h, com raio de operação de 10 km e altitude máxima regulamentar de 145 metros.
Outro avanço importante do projeto é a nova abordagem no controle do drone. Antes acionado por aplicativo, semelhante a um sistema de transporte, o AEDES agora deverá operar com rotinas predefinidas e acionamento pelas equipes de segurança
Primeiros voos terão início em ambiente controlado
Atualmente, o AEDES está em fase de testes, segundo conta o professor Dino Lincoln Figueirôa. Ele afirma que os primeiros voos terão início nos próximos meses, em ambiente controlado, por meio de uma parceria com o centro de treinamento Ironside Academy, em Macaíba.
da UFRN, com apoio de inteligência artificial que identificará áreas críticas e traçará rotas mais eficientes.
A terceira versão do drone também inclui um sistema de emergência batizado de SABRI (Sistema Automático Balístico
Uma segunda fase de testes, voltada especificamente para voos autônomos, deve começar a partir de 2026. A previsão é que o drone esteja pronto para operação completa, voando de forma autônoma sob supervisão, a partir de 2027.
de Redução de Impacto), atualmente em processo de patente, capaz de diminuir impactos ou prejuízos em caso de queda.
“Nosso objetivo é desenvolver um drone com custo e complexidade de operação reduzidos, mas com desempenho comparável ao de equipamentos militares”, explica Figueirôa. Enquanto drones militares podem ultrapassar o valor de R$ 1 milhão, o AEDES, em versões de entrada, deverá custar entre R$ 20 mil e R$ 25 mil.
Com modelo de asa fixa, nova versão do AEDES emite luzes e sons para inibir possíveis delitos na cidade
Professores Dino Lincoln e Augusto Neto apresentam o novo drone no centro de pesquisa LANCE
Design - Bruno Félix
Felipe Araújo - UFRN
Quase meio milhão de afastamentos por transtornos mentais
SAÚDE NO BRASIL / Os afastamentos por problemas de saúde mental no Brasil tiveram um aumento alarmante de 134% entre 2022 e 2024
l
Especial
De acordo com dados do Ministério Público do Trabalho (MPT) e do Escritório da Organização Nacional do Trabalho (OIT), os afastamentos por problemas de saúde mental no Brasil tiveram um aumento alarmante de 134% entre 2022 e 2024.
Entre 2012 e 2024, o país registrou aproximadamente 8,8 milhões de acidentes de trabalho e cerca de 32 mil mortes com carteira assinada no país.
Dados do Ministério da Previdência indicam que,
em 2024, foram solicitados 3,5 milhões de pedidos de licença no INSS por diferentes doenças. Desse total, 472.328 mil pessoas foram afastadas do trabalho e passaram a receber benefícios por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) devido a transtornos mentais.
Entre os principais motivos de afastamento estão reações ao estresse (28,6%), ansiedade (27,4%), episódios depressivos (25,1%) e depressão recorrente (8.46%). No panorama geral de afastamentos, destacam-se como predominantes os episódios depressivos (25,6%), a ansiedade (20,9%) e a depressão recorrente (12,0%).
SColégio SimpleS eStreia projeto “o Som do SimpleS” Com jorge Ben jor em Vinil
Entre os estados, São Paulo liderou o ranking de afastamentos, com 133.184 casos. Seguido por Minas Gerais com 70.416 registros; Rio Grande do Sul com 39.250; Santa Catarina com 35.819; e, em quinto lugar, o Rio de Janeiro. com 33.596 afastamentos.
Entre as doenças mais prevalentes estão: 1º - Ansiedade (141.414 benefícios concedidos) 2º - EpisódiosdeDepressão(113.604) 3º - Transtorno depressivo recorrente (52.627) 4ºTranstorno afetivo bipolar (51.314) 5º - Transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de substâncias psicoativas (21.498).
O que mudou?
O Ministério do Trabalho atualizou a Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), norma que estabelece diretrizes sobre a saúde no ambiente de trabalho. Com a mudança, o que antes estava apenas no papel agora precisa ser colocado em prática, ou seja, o cumprimento das regras passará a ser fiscalizado nas empresas e, caso não sejam respeitadas, pode haver aplicação de multas.
Principais mudanças:
Riscos psicossociais passam a ser considerados – a nova norma inclui fatores como estresse, assédio e sobrecarga de trabalho entre os riscos relevantes que devem ser prevenidos e controlados pelas empresas. Colaborador deve participar ativamente - as empresas precisam manter um diálogo aberto com os colaboradores, garantindo que todos estejam
envolvidos nas ações de prevenção e nas medidas para evitar riscos à saúde e segurança. Medidas preventivas são obrigatórias - as organizações devem desenvolver políticas e estratégias para mitigar os riscos psicossociais. Isso inclui melhorar a comunicação interna, oferecer apoio psicológico e promover o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.
Simulações de emergência são necessárias - simulações devem ser realizadas com o objetivo de identificar falhas nos procedimentos de segurança e corrigi-las, garantindo a proteção de todos os envolvidos. Prazos para adaptação das empresas - segundo o Ministério da saúde, as empresas têm até o dia 26 de maio de 2026 para se adequarem às novas exigências.
Nesta quarta-feira, 30 de julho, o Colégio Simples realizou o primeiro encontro do projeto O Som do Simples. Voltado exclusivamente para os alunos da escola, o projeto promove escutas coletivas de álbuns marcantes da música brasileira, sempre acompanhadas de mediação cultural e rodas de conversa reflexiva. A proposta é ampliar o repertório cultural dos estudantes por meio da música, do diálogo e da experiência sensível com a arte.
No encontro de estreia, os alunos mergulharam em uma verdadeira obra-prima: A Tábua de Esmeralda, de Jorge Ben Jor. Lançado em 1974, o álbum é considerado um dos mais importantes da carreira do artista e da história da música brasileira. Inspirado na alquimia e em referências filosóficas e espirituais, o disco representa o ápice da fase mística e criativa de Jorge Ben.
Na época, o músico estudava filosofia e teologia, especialmente os escritos de Tomás de Aquino, citados em várias faixas. O resultado é um trabalho profundo e ousado, com arranjos envolventes, suingue característico e letras que falam de paz, espiritualidade, ancestralidade e sabedoria.
O lado A do disco reúne canções como “Os Alquimistas Estão Chegando os Al-
Aula de Química que mistura ciência e criatividade
quimistas”, “O Homem da Gravata Florida”, “Menina Mulher da Pele Preta” e “Errare Humanum Est”. No lado B, destacam-se faixas como “Zumbi”, “Brother”, “Minha Teimosia, Uma Arma pra te Conquistar” e a enigmática “Hermes Trismegisto e sua Celeste Tábua de Esmeralda”. Cada música carrega uma narrativa e um ritmo que instigam tanto a mente quanto o coração.
Durante o encontro, os professores Hugo Gomes e Sandro Cocco conduziram a mediação, contextualizando as faixas e provocando reflexões sobre temas como identidade, história, misticismo e resistência cultural. Para muitos alunos, foi o primeiro contato com um disco de vinil e com o funcionamento da vitrola — uma experiência sensorial que despertou encantamento e escuta atenta.
A escolha dos álbuns que compõem o projeto O Som do Simples é feita com critério, representando diferentes vertentes da música popular brasileira, como samba, rock, soul, MPB e música nordestina. A proposta não é apenas musical: é formativa, porque faz da arte uma ponte entre os jovens e o mundo — entre emoção, pensamento e cultura.
Mais do que um projeto cultural, O Som do Simples é uma aula viva. Um espaço de respiro em meio à rotina, onde se aprende a ouvir com presença, refletir com profundidade e sentir com liberdade.
Esse foi só o primeiro acorde. Que venham os próximos.
Conversa, escuta e proximidade no Simples
No Colégio simples, o diálogo acontece de forma leve, próxima e verdadeira. em um momento descontraído nos corredores da escola, o diretor pedagógico elton Gomes conversou com os alunos, reforçando os vínculos e o clima de confiança que faz parte do nosso cotidiano. aqui, cada espaço é oportunidade para construir relações e fortalecer o acolhimento — um valor que caminha junto com o nosso compromisso acadêmico.
aprender também pode ser doce! e m uma atividade prática da aula de Química, os alunos do Colégio s imples participaram de uma experiência descontraída que uniu conceitos científicos e criatividade. Momentos assim mostram que a ciência pode — e deve — ser vivida de forma lúdica, experimental e divertida. No s imples, o conhecimento ganha sabor e significado!
Saúde mental e segurança no trabalho
Divulgação
Comuni Cação do Colégio Simple S
Mossoró
Jornal de Fato • Sábado, 2 de agosto de 2025
Programa de regularização de débitos oferece desconto de até 99% em dívidas de ICMS
ASecretaria de Estado da Fazenda do Rio Grande do Norte (Sefaz/RN) abriu nesta sexta-feira (1º) o período de adesões ao novo Programa de Regularização de Débitos Fiscais, voltado exclusivamente para contribuintes deste imposto. Contribuintes do Rio Grande do Norte terão uma chance imperdível de quitar débitos de ICMS com até 99% de desconto.
O REFIS RN 2025 chega associado ao Regularize Mais RN, programa que reúne as vantagens oferecidas pela Lei de Transição Tributária para refinanciamento de débitos inscritos na Dívida Ativa do Estado. As regras, condições e detalhes podem ser conferidos no portal do programa, que entra no ar a partir da próxima semana.
O REFIS RN 2025 permite pagamento à vista com redução de 99% sobre multas, juros e acréscimos legais ou para pagamento de descumprimento de obrigação acessória serão reduzidos em 90% do seu valor e dos demais acréscimos legais sobre ele incidentes para pagamento à vista ou parcelamento de 2 a 6 vezes com desconto de 90%.
As parcelas mínimas são de R$ 500,00, com incidência da taxa Selic mensalmente e vencimento fixo no dia 25 de cada mês. O prazo final para adesão é 31 de agosto de 2025, o que exige atenção dos interessados para garantir os benefícios antes do encerramento.
Segundo a Sefaz, o novo Programa de Recuperação de Créditos oferece parce-
OpOrtunidade / Débitos poderão ser renegociados e divididos entre 2 e 6 parcelas. As adesões vão até 31 deste mês
Parcelas mínimas são de R$ 500,00, com incidência da taxa Selic mensalmente e vencimento fixo no dia 25 de cada mês
lamento facilitado e condições especiais para empresas e cidadãos que desejam regularizar suas pendências fiscais. O período de adesão vai de 1º a 31 de agosto de 2025. O contribuinte pode verificar o va-
lor dos débitos em aberto na Unidade Virtual de Tributação (UVT) da SEFAZRN, cujo acesso é feito com login e senha cadastrados pelo contribuinte.
Com efeitos a partir de 1º de agosto de 2025, o RE-
FIS RN 2025 faz parte dos esforços do Governo do Rio Grande do Norte para recuperar o equilíbrio fiscal do estado e, principalmente, representa uma chance real de reequilíbrio financeiro e regularidade da situação
Podem aderir contribuintes com dívidas até fevereiro deste ano
O órgão estadual destaca ainda que podem aderir ao programa contribuintes com dívidas vencidas até 28 de fevereiro de 2025, incluindo casos em discussão administrativa ou judicial, e acordos de parcelamento antigos — ativos ou rescindidos.
Também estão contemplados débitos de substituição tributária e antecipa -
ções, desde que não inscritos em dívida ativa. A adesão formalizada junto à Secretaria de Fazenda representa o reconhecimento dos débitos e renúncia a defesas e ações judiciais relacionadas.
A adesão pode ser feita on-line, por meio da UVT ou site do programa, presencialmente na SUDEFI ou nas Unidades Regio -
nais de Tributação, conforme a jurisdição do contribuinte. É necessário apresentar documentação que comprove identidade e legitimidade, além de comprovar a desistência de ações judiciais, quando aplicável. A homologação do pedido será feita por auditores fiscais designados conforme o domicílio tributário.
fiscal do negócio para contribuintes inadimplentes.
Vale lembrar que o programa não contempla débitos de empresas optantes pelo Simples Nacional nem o adicional de 2% sobre a alíquota do ICMS previsto na Lei Estadual nº 6.968/1996. Os pagamentos devem ser realizados exclusivamente em moeda corrente nacional, sem possibilidade de compensação ou uso de depósitos judiciais.
@jornaldefato /jornaldefatorn @defato_rn
Gente De fato
MARILENE PAIVA
marilene.paiva@gmail.com
O todo amado colunista Lisboa Batista recebe a sociedade do Oeste Potiguar em sua tradicional Festa dos Destaques, nos salões da AABB, em Pau dos Ferros. Sucessos mil!
CHAMPANHE NO GELO
Festejam idade nova hoje: Togo Ferrário, Ricarte Betson, Wilson Júnior Pinheiro, Ana Clarissa, Yasmim de França Ramos Chaves, Lenilson Marques, Neusa Lins, Raíssa Egladianne, Vera Núbia Bezerra Costa e Silva, Felipe Arrais, Candice, Lorene Rosado e Najara Maia. Saúde, paz e sucessos! E antecipamos os vivas aos aniversariantes de amanhã, 3: Katharina Gurgel, Érika Pinheiro, Airton Paulo Torres, Myron Cristyan Costa, Segundo Nogueira, Icary Cabral Arruda, Paulinho de Sinésio, Marcelo Diniz, Eberton Martins, Danny Dutra, Paula Letícia, Paulla Sonally, Yara Christina Câmara, Dorginaldo Ernesto, Evandro Segundo, Sônia Sousa, Kattiuscia Alves, Gideão Lemos, Bárbara Azevedo, Júnior Câmara, Priscilla Paiva, Sanivia Costa, Sara Semira e Thaís Andrade. Felicidades!!
O jovem Francesco Cavallari, astronauta análogo da Wogel Enterprise Aeroespace ao lado do seu coordenador professor Marcelo Amorim e do Magnífico Reitor da Ufersa, Rodrigo Codes.
A belíssima empresária Lorene Rosado apaga velinhas hoje e recebe o amor do querido Gorgias do Carmo Oliveira, amigos e familiares. Parabéns!
Amanhã, domingo, 3, o amigo Evandro Segundo, assessor do grupo Koisa Nossa, celebra idade nova. Ganha o abraço dos músicos Jackson Tavernard e Marcílio Brapa. Parabéns!
Ela é uma voz, não um eco. Ela é a aniversariante de amanhã, 3. Antecipamos os votos de felicidades para a multitalentosa Katharina Gurgel. Saúde e alegrias!
Nunca me vi nem achei. De tanto ser, só tenho alma. Quem tem alma não tem calma." Fernando Pessoa ORPHEU
Estante
A dica da vez vem do querido professor André Pinheiro, que indica uma leitura transformadora: A morte é um dia que vale a pena viver, da médica paliativista Ana Claudia Quintana Arantes. Um livro que nos convida a refletir sobre a vida com mais presença, amor e sentido — e, por que não, sobre a morte com mais dignidade e humanidade. Leitura necessária.
Quero ser DOC, e você?
Na linguagem dos vinhos, o termo DOC significa Denominação de Origem Controlada — um selo de qualidade que garante a procedência, a tradição e as características únicas de uma bebida produzida em determinada região. Assim como em um bom rótulo, em que tudo é feito com rigor e alma, há pessoas e projetos por aí que também merecem o selo DOC: legítimos, autênticos e com sabor de excelência. Santé!
UNS E OUTROS
> Samara Véras não está para brincadeira. O seu evento, que em princípio estava para acontecer com 150 convidados, dobrou a aposta. Muita gente querendo ir, praticamente todos os convidados confirmando.
> Aninha da Mata será a cerimonialista, Diana Hellen fará doces maravilhosos e socorro Paiva promete dar show com as invenções de Chrystian de Saboya, que está vindo com a sua equipe de Natal com dois caminhões de beleza.
> A noite promete ser das mais gloriosas, com a cantora pernambucana Érica Natuza no embalo das músicas.
> Tenho certeza que será um evento memorável, como só o mago dos eventos do Rio Grande do Norte sabe fazer.
> Dia 5 de agosto, às 19h13 (Chrystian adora horários cabalísticos e sempre faz a número de cada evento seu).
> O antiquário antiguidades potiguar também estará presente na festa, que terá oito tapetes persas, do acervo das @festasdesaboya.
Jean Rodrigues
Instagram e Facebook @colunistajeanrodrigues
a
Maria José convida. Acesso camisa apenas RS 60,00.
Posse solene pela troca de comando na Capitania dos Portos de AB. Assume o capitão tenente, o potiguar Carlos Braga. Boasvindas do prefeito Souza.
Pároco Gilvan e o prefeito Souza nos convida. Vamos!
Tudo de bom à aniversariante do dia 5, Adriana Costa, musa de Adjamilto, casal da loja Mar e Pesca. Saúde e paz,
Advogado Dr. Paulo Linhares lançará o livro com tema “Diretos Fundamentais e Qualidade de Vida.” Sucesso ao nosso diretor da Rádio FM.
de
Caern Móvel estará em Mossoró entre os dias 4 e 6 de agosto
ServiçoS / Van adaptada estará parada no bairro Alto de São Manoel, disponibilizando serviços de religação de água, troca de titularidade, emissão de segunda via de faturas, entre outros
ACompanhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) disponibilizará os serviços do Caern Móvel entre os dias 4 e 6 de agosto. A ação acontecerá na Rua Manoel Alves de Oliveira, em frente a Magnos Peças, no bairro Alto de São Manoel, com atendimento das 8h às 17h.
O Caern Móvel é uma van adaptada como escritório itinerante, equipada com computadores conectados ao sistema da companhia. No local, os consumidores podem resolver diversas demandas relacionadas ao abastecimento de água, de forma gratuita e por ordem de chegada.
De acordo com a companhia, o objetivo da iniciativa é facilitar o acesso da população aos serviços da companhia,
especialmente em regiões com maior demanda ou dificuldade de deslocamento até os escritórios fixos. Entre os serviços disponíveis estão atendimento para ligação e religação de água, atualização cadastral, mudança de titularidade, emissão de documentos, negociação de débitos e transferência de responsabilidade da conta, entre outros. Para ser atendido, é necessário comparecer com a conta de água e os documentos pessoais. Em casos como o primeiro pedido de ligação de água ou mudança de titularidade, é preciso apresentar também documentos do imóvel, como escritura pública, contrato de compra e venda ou IPTU. Se o atendimento for feito por um terceiro, será exigida uma procuração, além dos documentos mencionados.
Com o Caern Móvel, é possível facilitar o acesso da população aos serviços da companhia
Além de Mossoró, o Caern Móvel também estará presente em Governador Dix-Sept Rosado, nos dias 7 e 8 de agosto, Jardim do Seridó, entre os dias 4 e 6 de agosto, e em São Miguel do Gostoso, nos dias 7 e 8 de agosto.
O Caern Móvel é um pro-
jeto itinerante da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), criado em 2020 com o objetivo de levar atendimento gratuito e presencial a clientes em diversas regiões do estado, especialmente onde não há escritório fixo da companhia.
Em 2024, duas vans da unidade móvel percorreram o território potiguar, passando por mais de 50 municípios e realizando 8.195 atendimentos. A maior demanda geralmente é com pedidos de religação de água, troca de titularidade e emissão de segunda via de faturas.
da
redução de abasteC i M ento
A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) informou, nesta sexta-feira, 1º, que quatro bairros de Mossoró estão enfrentando uma redução temporária no abastecimento de água. O problema afeta os bairros Alto da Conceição, Belo Horizonte, Lagoa do Mato e Centro.
De acordo com a companhia, a causa da redução é um serviço que será realizado no poço 8, localizado no bairro Belo Horizonte. A previsão é que o trabalho seja concluído até às 23h30 deste domingo, 3. Após a conclusão do serviço, o abastecimento deve ser normalizado no prazo de até 48 horas, tempo necessário para que o sistema volte a operar plenamente em toda a área afetada.
A Caern orienta que os moradores utilizem água de forma racional e mantenham o armazenamento seguro, especialmente durante esse período de redução no fornecimento.
Inaugurada
loja 3 GM Moda Fitness. Sucesso à jovem empresária Graziely Vitória.
Abertura da festa religiosa de Nossa Senhora dos Navegantes, de 5 a 15 de agosto de 2025.
Festa do reencontro dos ex-alunos do Educandário. Hoje às 16h, animação de Koisa Nossa e A Vontade Delas. A irmã
amiga de Fato!
Bem-vindo! nasceu Lélio Levi, 2° filho do casal Bento e Larissa. Vivas ao amigo avô paterno Marcos Garcia.
Formatura do curso categoria do CCB Capitão
Cabotagem
Marinha Mercante, do amigo Augusto Dantas, o amado de Régia Sandra. Parabéns!
Vivas dia 5 ao aniversariante amigo Jackson Tavernard, pagodeiro da banda Koisa Nossa, prata da casa. Cedida
Assessoria
Uern inicia semestre 2025.2 com calendário alinhado ao ano civil e programação de acolhimento nos campi
Integração / Semestre começa com ações de acolhimento, ambientação acadêmica e reforço à permanência estudantil nos campi e polos da Uern
NATHAN FIGUEIREDO
Especial para o De Fato
AUniversidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) dá início, nesta segunda-feira, 4 de agosto, ao semestre letivo 2025.2. Pela primeira vez em anos, o calendário acadêmico da instituição coincide com o ano civil, trazendo maior previsibilidade para estudantes e professores. O período letivo segue até 19 de dezembro e marca uma nova fase de organização institucional, com avanços na integração entre graduação e pós-graduação.
Entre as datas importantes deste início de semestre, estão o processamento das rematrículas, que ocorre no próprio dia 4; a matrícula extraordinária, entre os dias 5 e 10 de agosto; o trancamento voluntário, permitido entre 29 de julho e 15 de setembro; e a matrícula para alunos especiais, nos dias 5 e 6 de agosto.
vência vai me proporcionar”, relata Vanessa Praxedes, caloura do curso de Jornalismo.
como tema: “Educação em Rede: a construção aberta e colaborativa do conhecimento”.
“É um momento bastante especial, porque recebemos nossos estudantes oferecendo oportunidades concretas de permanência.
A Prae conta com programas de auxílio financeiro, alimentação, transporte, moradia, além de setores de saúde e esporte que promovem qualidade de vida”, destaca Ana Angélica, próreitora de Assuntos Estudantis.
A programação de abertura do semestre inclui mais uma edição do tradicional Seminário de Ambientação Acadêmica (Samba), evento que integra calouros e veteranos à vida universitária com atividades culturais, informativas e de acolhimento nos diversos campi e polos da Uern. O Samba é parte do Reconecta Uern, ação institucional que marca o início de cada período letivo, e neste semestre tem
ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE PREFEITURA MUNICIPAL DE SERRINHA DOS PINTOS
CONCORRÊNCIA ELETRÔNICA - 0003/2025
O(A) PREFEITURA MUNICIPAL DE SERRINHA DOS PINTOS, através do(a) seu(ua) agente de contratação (a), torna público que realizará as 09:00, do dia 19 de AGOSTO de 2025, o endereço eletrônico https:// compras.m2atecnologia.com.br/, CONCORRÊNCIA ELETRÔNICA0003/2025. Objeto: CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA NA EXECUÇÃO DE SERVIÇOS DE PAVIMENTAÇÃO A PARALELEPÍPEDOS, PELO MÉTODO CONVENCIONAL, REJUNTADOS COM CIMENTO E AREIA NO MUNICÍPIO DE SERRINHA DOS PINTOS/RN. TRECHO: RUA PROJETADA IX, RUA PROJETADA I- SAMPAIO, RUA PROJETADA IISAMPAIO. 2024NE010664. O edital e seus anexos, poderão ser obtidos nos endereços eletrônicos https://compras.m2atecnologia.com.br/,https:// www.serrinhadospintos.rn.gov.br ou no e-mail licitaserrinha@gmail.com. Serrinha dos Pintos/RN, 01 de AGOSTO de 2025.
KAIO LEMOS RODRIGUES DE SOUSA AGENTE DE CONTRATAÇÃO.
A abertura oficial do Samba 2025.2 acontece nesta segunda-feira, às 19h30, na Uern Natal, com a aula inaugural do curso de Direito e uma palestra sobre empreendedorismo e inovação no ambiente acadêmico. No dia seguinte, 5 de agosto, será a vez do campus Caicó receber a programação, com café compartilhado, apresentação institucional e visita aos laboratórios e clínicas.
O campus de Pau dos Ferros promove as atividades no dia 6, com destaque para a exposição de projetos como o de Natação Paralímpica e a Caminhada do Projeto Esporte na Uern, além de uma roda de conversa sobre literatura afro-brasileira. Já o campus Mossoró abre a temporada do Samba em 7 de agosto, com programação durante os turnos manhã, tarde e noite. A agenda inclui palestra de abertura,
“Sempre foi meu sonho ingressar na Uern, principalmente no curso de Jornalismo, já que tenho como inspiração muitos profissionais que são egressos da Universidade. Estou extremamente empolgada pelas experiências que essa visábado, 2 de
A retomada do semestre
também traz novidades para a pós-graduação. Segundo Ellany Gurgel, titular da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propeg), a Uern começa a operar, pela primeira vez, um programa de bolsas com recursos próprios para mestrado e doutorado, o que representa “uma conquista histórica”. Outra mudança relevante é o alinhamento entre os calendários da graduação e da pós, fato que, segundo ela, “favorece a integração entre os níveis de formação e contribui para uma gestão acadêmica mais eficiente”.
ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
MUNICíPIO DE VENHA-VER
Rua José Bernardo de Aquino, 53, Centro -mail: licitacao@venhaver.rn.gov.br.
AVISO DE CREDENCIAMENTO ELETRÔNICO 04/2025
A PREFEITURA MUNICIPAL DE VENHA-VER, Estado do Rio Grande do Norte, torna público que abrirá Credenciamento, tudo na forma da Lei Federal n° 14.133/2021 e Decreto Municipal nº 009/2025, para o Credenciamento de empresas intermediadoras de processamento e soluções de pagamento, com vistas à utilização de sua tecnologia pelas permissionárias lotéricas credenciadas pelo Município de Venha-Ver/RN. O edital completo e anexos, encontram-se a disposição nos sítios eletrônicos https://www.venhaver.rn.gov.br ou https://novobbmnet. com.br.
Os interessados poderão apresentar o seu credenciamento, a partir do dia 04 de agosto de 2025 até o dia 26 de agosto de 2025, por meio eletrônico, no endereço https://novobbmnet.com.br. Durante o período de vigência do Edital, o credenciamento ficará permanentemente aberto para inclusão de novos interessados na lista de credenciados, o envio dos documentos será realizado exclusivamente através do portal www.novobbmnetlicitacoescom.br. Venha-Ver/RN, 01 de agosto de 2025.
Sandro Pessoa de Carvalho Agente de Contratação
Reconecta Uern promove acolhimento, cultura e informação nos campi e polos da Universidade
exposição de projetos de ensino, pesquisa e extensão, feira de artesanato e ação de vacinação.
Nos polos de Lajes e Apodi, que ofertam cursos na modalidade EaD, a ambientação acadêmica ocorre nos dias 9 e 16 de agosto, respectivamente. Em todos os locais, a programação inclui apresentação institucional, vídeo com informações sobre os setores da universidade e uma intervenção da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) com o tema “Iniciando a Vida Acadêmica”. Com isso, a Uern inicia o semestre com o compromisso renovado de consolidar a qualidade do ensino e fortalecer a permanência estudantil em todos os níveis. A Aula Magna, marcada para 5 de agosto, e os cursos do Conec@ – plataforma virtual de formação – completam a agenda institucional de boas-vindas.
com o início das aulas
RUA DR. JOAQUIM INáCIO Nº 102, CENTRO, MARTINS/RN – CEP 59.800-000 TEL./FAX: 84 3391-2245/2289CNPJ: 08.153.462/0001-50 AVISO DE LICITAÇÃO
A Prefeitura Municipal de Martins/RN, por intermédio do seu Pregoeiro, designado pela Portaria n.º 265/2025, torna público que às 08h:30min do dia 18/08/2025, fará realizar licitação, na modalidade Pregão, sob a forma ELETRÔNICA, de nº 022/2025, decorrente do processo administrativo nº 1606001/2025, para REGISTRO DE PREÇOS, com critério de julgamento menor preço por item, para Contratação de empresa especializada na prestação de serviços de locação de mesas, cadeiras e freezers, a fim de atender às necessidades operacionais e logísticas relativas à realização de eventos, reuniões, encontros institucionais e demais atividades promovidas pelas diversas Secretarias e Órgãos da Administração Pública Municipal de Martins/ RN, nos termos da Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021, do Decreto Municipal nº 006, de 08 de janeiro de 2025, e demais legislações aplicáveis.
A sessão pública será realizada no site https://www.portaldecompraspublicas.com.br/, com entrega das Propostas a partir da publicação deste aviso. O Edital e seus anexos encontram-se à disposição dos interessados nos sítios https://www.portaldecompraspublicas.com.br/ - https://www.gov.br/pncp/pt-br, ou na Sala de Licitações da PMM, situada à Rua Dr. Joaquim Inácio, nº 102, Centro, Martins/RN – CEP 59.800-000, a partir da publicação deste Aviso, no horário de expediente.
Martins/RN, 01 de agosto de 2025.
Felipe Emanuel de Queiroz Lisboa Pregoeiro
Estudantes celebram o reencontro no campus com o início do semestre letivo da Uern
Vanessa Praxedes, caloura do curso de Jornalismo, realiza o sonho de ingressar na Uern e compartilha suas expectativas
Assecom/Uern
Acervo pessoal
ALÉM DE ESTATÍSTICAS / Mais de 110 mulheres foram mortas no RN nos últimos dois anos e 270 foram vítimas de tentativas de assassinato
FÁBIO VALE
Repórter
Mais de 110 mulheres foram mortas no Rio Grande do Norte nos últimos dois anos e 270 foram vítimas de tentativas de assassinato. Os dados preocupantes são do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2025, divulgado recentemente pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).
A publicação, que também traz uma espécie de raio-x da violência doméstica e sexual em todo o país, revela que 116 mulheres foram mortas no RN entre 2023 e 2024, sendo 65 no primeiro ano e 51 no segundo. O comparativo aponta uma redução de quase 22% de um ano para o outro.
Desse total de 116 casos nesses dois últimos anos no território potiguar, 43 se caracterizaram especificamente como feminicídios, que é quando envolve violência doméstica e/ou de gênero, sendo 25 em 2023 e 19 em 2024. O com-
parativo mostra uma diminuição de praticamente 21% entre esses dois anos.
Em nível nacional, entre 2023 e 2024, mais de 7.600 mulheres foram assassinadas em todo o país.
Desse total, quase 3 mil das ocorrências foram
classificadas como feminicídio. O levantamento dá conta também de que nesses dois últimos anos, 270 mulheres no RN foram vítimas de tentativas de assassinato, sendo 123 em 2023 e 147 em 2024. O comparativo constata um
aumento de 19%. Desse total de crimes, 106 foram definidos exclusivamente como tentativas de feminicídios, sendo 39 casos em 2023 e 67 em 2024. Um crescimento de mais de 71% de um ano para o outro.
RN notifica 2.399 mulheres vítimas
de crime de ‘lesão corporal dolosa’
O Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2025, divulgado recentemente pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), revela ainda que no Rio Grande do Norte nos dois últimos anos, 2.399 mulheres foram vítimas de crimes contra a vida classificados como ‘lesão corporal dolosa’, que envolve agressão física intencional. Foram 1.178 registros em 2023 e 1.221 em 2024 no contexto de violência doméstica.
Além desse tipo de violência, as mulheres no estado potiguar também foram vítimas de 20.675 situações descritas como ‘ameaça’. Já casos descri-
tos como violência psicológica, nesse período, foram contabilizados 1.889 notificações em todo o RN. O levantamento também detalha o cenário de medidas protetivas de urgência no estado distribuídas e concedidas sob motivação da Lei Maria da Penha.
Segundo os dados do Anuário da Segurança 2025, o RN computou 14.194 medidas protetivas de urgência distribuídas nesses dois últimos anos; e 13.338 medidas protetivas de urgência concedidas. Quanto ao descumprimento dessas medidas, o mapeamento da publicação dá conta de 2.725 registros de des-
cumprimento de medidas protetivas no estado.
“A violência contra as mulheres é uma temática que, desde que entrou na pauta pública, segue sendo um dos grandes desafios enfrentados pelas políticas públicas brasileiras, em especial no campo da segurança pública, tanto em termos de produção e sistematização de dados quanto em termos de formulação e implementação dessas políticas públicas, especialmente as preventivas”, frisou trecho da pesquisa do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, ao reafirmar que ‘mulheres seguem sendo mortas por serem mulheres’.
!Dados recentes do Anuário Brasileiro de Segurança revelam também que mais de 2.200 mulheres e meninas foram vítimas de estupro no RN entre 2023 e 2024
Mais de 2.200 mulheres e meninas vítimas de estupro no RN em dois anos
Além dos chamados crimes letais contra a vida, as mulheres ainda sofrem com delitos de caráter sexual. Mais de 2.200 mulheres e meninas figuram como vítimas de estupro no Rio Grande do Norte nesses dois últimos anos.
A constatação assustadora também é do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2025, divulgado recentemente pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).
Conforme a publicação, 2.276 mulheres e meninas foram vítimas de estupro no estado potiguar, entre 2023 e 2024. O estudo pontua que foram 1.157 casos no primeiro ano e outros 1.119 no
segundo ano. Além desses crimes, ainda têm os casos de assédio e importunação sexual. Nesses dois anos, o RN registrou 154 ocorrências de assédio sexual, segundo o Anuário de Segurança 2025. Já situações caracterizadas como de importunação sexual, o número de vítimas contabilizado é bem maior. Foram 1.178 ocorrências desse tipo entre 2023 e 2024 no estado, também conforme a publicação do FBSP. “No ano de 2024, foi registrado o maior número de estupro e estupro de vulnerável da história do país, com 87.545 vítimas - mais do que o dobro do registrado em 2011”, detalha trecho do estudo.
Oito são presos no Seridó potiguar em ação contra facção criminosa
“OPERAÇÃO DESCARRILHO” / Ação foi deflagrada nos municípios de Jucurutu, Serra de João do Vale e Campo Grande
Policiais civis da 51ª Delegacia de Polícia de Jucurutu (51ª DP) deflagraram, nesta sexta-feira (1º), a “Operação Descarrilho”, com ações simultâneas nos municípios de Jucurutu, Serra de João do Vale e Campo Grande. A ofensiva teve como objetivo combater uma facção criminosa com atuação articulada na região do Seridó potiguar. Ao todo, foram cumpridas cerca de 20 medidas cautelares, entre elas oito mandados de prisão preventiva.
A investigação teve início em março de 2025 e desdobrou-se em duas frentes principais. Uma delas teve origem na operação
“Subida da Serra”, deflagrada em março deste ano, quando pai e filho foram presos na comunidade da Serra de João do Vale, ocasião em que foram apreendidas armas de fogo e drogas. Após o flagrante, o filho morreu em confronto com a Polícia Militar durante nova diligência.
A polícia explicou que a mãe exercia função de gerente financeira da facção, sendo responsável pela movimentação de valores, articulação com fornecedores e logística da distribuição,
enquanto o pai prestava suporte material e operacional. Um fornecedor localizado em Campo Grande, considerado de alta periculosidade e investigado por diversos homicídios, tam-
Ações contaram com cerca de 70 policiais civis
As investigações revelaram que o grupo criminoso mantinha uma rede de tráfico estruturada em polos de abastecimento e distribuição, com rotas consolidadas entre os municípios de Jucurutu, Serra de João do Vale e Campo Grande. A organização fazia uso constante de armamentos para manutenção do domínio territorial e intimidação de rivais. Durante a operação, foram cumpridos 11 manda-
dos de busca e apreensão, seis mandados de prisão e realizadas duas prisões em flagrante por tráfico de drogas e crime ambiental.
As ações contaram com o empenho de aproximadamente 70 policiais civis, de diversas unidades da Polícia Civil do Rio Grande do Norte, com apoio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE), das Delegacias Regionais de Patu, de Currais Novos e de Caicó, que
resumão
Agressão no elevador
forneceu suporte logístico e tático essencial.
A polícia informou que o nome “Descarrilho” faz alusão ao ato de sair dos trilhos, simbolizando a quebra de estruturas criminosas que atuavam de forma encoberta e articulada na região. O objetivo da operação foi justamente descarrilar essa engrenagem, desestabilizando a logística do tráfico de drogas e armas entre os três municípios.
A jovem vítima de uma recente agressão em um elevador de um condomínio em Natal foi internada em um hospital da capital potiguar nesta sexta-feira (1º), para ser submetida a uma cirurgia para “restaurar a forma e a função do rosto”. Ela sofreu múltiplas fraturas no rosto e no maxilar. Até o fechamento desta edição ainda não havia informações sobre o andamento da cirurgia. E o agressor preso por desferir mais de 60 socos contra a vítima, Igor Eduardo Pereira Cabral, foi transferido ontem do centro de triagem onde estava para a Cadeia Pública Dinorá Simas, em Ceará-Mirim, na Grande Natal. A informação é de que a unidade não tem cela individual, como pleiteava a Defesa dele.
bém foi identificado e preso durante a ação desta sextafeira.
A segunda frente corresponde ao desdobramento denominado operação “Deriva”, que resultou na pri-
são de um traficante que havia reassumido o controle do tráfico em Jucurutu após a Operação Sapucaia.
As diligências identificaram os principais fornecedores, além de gerentes, intermediadores, vaqueiros e proprietários de pontos de venda vinculados à facção. O principal alvo foi preso no fim de março, após intenso trabalho investigativo.
Operação em Mossoró prende um suspeito e apreende quase 16 kg de drogas
Uma operação policial em Mossoró nesta quintafeira (31) resultou na prisão de um suspeito e na apreensão de quase 16 kg de drogas. A ação teve detalhes divulgados nesta sexta (1º). O material foi encontrado em uma residência na área das Malvinas.
A informação é de que o flagrante foi realizado por policiais militares de Rádio Patrulha do 12º Batalhão. Na ocasião, a equipe prendeu um suspeito e apreendeu uma arma de
Proteção à mulher I
fogo. Além disso, foram localizados aproximadamente 16 kg de entorpecente.
O fato se deu em uma área de Mossoró, mais conhecida como Malvinas. O relato é de que a droga apreendida incluiria quantidades de maconha, crack e cocaína. O material estava escondido em uma residência que, segundo informações, vinha sendo usada como ponto de armazenamento e distribuição de drogas na localidade.
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por meio do Núcleo de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (Namvid), lançou nesta sexta-feira (1º) uma página no portal do MPRN destinada a apresentar informações sobre o atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. A iniciativa tem como objetivo informar sobre a atuação da instituição, conscientizar e dar suporte para os casos de violência doméstica e familiar.
O suspeito detido foi conduzido, junto com o material apreendido, à Delegacia de Plantão da Polícia Civil, onde foi autuado por tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo. A PM destacou que a ação representa mais um duro golpe contra o crime organizado na cidade e faz parte das operações contínuas de combate ao tráfico de drogas promovidas pelas forças de segurança pública.
Proteção à mulher II
Ao acessar a página, o visitante pode visualizar informações sobre a atuação do MPRN na área de defesa da mulher vítima de violência doméstica e familiar, conhecer sobre o Namvid e conhecer a rede de apoio para as mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. A página traz ainda informações sobre os projetos realizados pela instituição referente à temática e uma cartilha como material de apoio, que informa sobre o ciclo da violência e os seus tipos.
Ações contaram com cerca de 70 policiais civis
Zagueiros e laterais reforçam o Baraúnas para a segunda divisão
futebol / Oficialização dos acertos deve ocorrer nos próximos dias, por meio das redes sociais do clube
OBaraúnas já acertou com quatro jogadores de defesa para a disputa do Campeonato Potiguar da Segunda Divisão. Os reforços são os zagueiros Jairo e Neto Lisboa, além dos laterais Biel Potiguar e David Lopes.
A oficialização dos acertos deve ocorrer nos próximos dias, por meio das redes sociais do clube.
David Lopes, de 23 anos, é conhecido do torcedor tricolor. Ele defendeu o Baraúnas na temporada 2023 e, recentemente, estava disputando a Série D do Campeonato Brasileiro pelo Santa Cruz de Natal.
Biel Potiguar, de 28 anos, vinha atuando pelo São Caetano no Campeonato Paulista de acesso. Com passagem pelo futebol potiguar, Biel já defendeu clubes como Santa Cruz de Natal, Palmeira de Goianinha, Força e Luz e Alecrim. No currículo, o lateral também soma passagens por Portuguesa/RJ, Carlos Renaux/SC, Moto Club/MA e Amazonas/AM. Entre os zagueiros, Jairo, de 33 anos, vinha disputando a Série D pelo MaracanãCE. Experiente, o defensor tem uma carreira extensa, incluindo passagens internacionais por clubes da África do Sul (Cape Town Spurs) e da Austrália (Richmond).
Já Neto Lisboa, de 20 anos, é uma promessa da zaga. Natural de Marizópolis/PB, ele foi promovido ao
elenco profissional do Sousa-PB nesta temporada, em que disputou o Campeonato Paraibano e também a Série D do Brasileiro.
De Letra
msantos@defato.com
A apresentação oficial do elenco ainda não tem data definida, mas a diretoria do Baraúnas planeja iniciar os treinamentos na
Clubes mossoroenses buscam abrigo diante do caos do Nogueirão
Os clubes mossoroenses precisam se virar. Sem o Estádio Nogueirão, o jeito é correr atrás de cidades vizinhas para mandar os seus jogos.
O Baraúnas firmou parceria com Serra do Mel e vai jogar na cidade litorânea pelo campeonato estadual da segunda divisão, neste segundo semestre. Lá, o estádio é o Fião, com capacidade para 950 pessoas.
Por essa mesma competição, o Mossoró EC irá para Assú, onde jogará no Edgar Montenegro.
O Potiguar, por meio de sua gestão, pleiteia o apoio do prefeito de Areia Branca, Souza, para poder jogar na salinésia, isso mesmo se a gestão conseguir viabilizar o futebol profissional do time diante dos problemas – além da falta de estádio, contas a pagar da atual temporada.
E o Nogueirão, como andas? Tudo como antes no Quartel de Abrantes. Abandonado pela gestão municipal e sofrendo com promessas não cumpridas desde 2021.
David Luiz
Após seis meses e meio, o zagueiro David Luiz está de saída do Fortaleza. Na manhã desta sexta-feira, 1º, o atleta esteve presente no Centro de Excelência Alcides Santos para se despedir dos companheiros de equipe. O jogador é aguardado no Chipre ainda neste fim de semana, onde assinará contrato de três anos com o Pafos FC e receberá salário dobrado em relação aos ganhos no Tricolor de Aço.
Demolição
O Estádio Nabi Abi Chedid, casa do Red Bull Bragantino e o mais raiz da Série A do Brasileirão, vai começar a ser demolido nos próximos dias para virar uma arena. Na manhã desta sexta-feira, 1º, a Prefeitura de Bragança Paulista entregou ao clube o documento que autoriza o início da demolição do estádio. A nova arena será construída praticamente do zero, já que a maior parte da estrutura existente não será utilizada.
Khellven
Khellven foi liberado pelo CSKA, da Rússia, para viajar ao Brasil e finalizar os trâmites de sua contratação pelo Palmeiras. O jogador e sua família chegam neste fim de semana em São Paulo e a partir de segunda ele deve realizar exames médicos. Após esta etapa, assina contrato com o clube paulista. Antes de ir para o CSKA, o atleta defendeu o Athletico/PR com destaque. Ele é natural de Alexandria, interior do oeste potiguar.
série D
Neste fim de semana, começam os jogos da fase “matamata”, da Série D do Brasileiro. O América, único potiguar que segue vivo, irá visitar a Juazeirense, no interior baiano. Na semana que vem, o jogo da volta será em Natal. O duelo contra os baianos tem sabor de revanche, pois em 2017, por essa mesma competição, o time potiguar foi eliminado no jogo do acesso em plena Arena das Dunas.
primeira semana de setembro. O Campeonato Estadual da Segunda Divisão tem início previsto para o dia 5 de outubro.
Na próxima semana, a Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) deve divulgar a tabela de jogos e o formato da competição.
ABC enfrenta Figueirense e necessita urgente da vitória
– Vencer ou vencer. Essa é a única alternativa do ABC no confronto deste sábado, 2, no Estádio Frasqueirão, diante do Figueirense, às 19h30. A quatro pontos do G-8 e apenas dois da zona de rebaixamento, a equipe potiguar é a única que ainda não venceu em casa na Série C do Brasileiro, acumulando um jejum que já chega a 152 dias. Se quiser continuar sonhando com a classificação, terá obrigatoriamente de exorcizar a fase negra atuando em Natal.
O treinador Rodrigo Santana reconhece a importância do triunfo contra os catarinenses e tem trabalhado o grupo intensamente nos aspectos físico, técnico e mental para quebrar esse incômodo tabu, que pesa sobre atletas e comissão técnica.
“Trabalhamos diariamente o aspecto psicológico, reforçando a confiança
JOGOS BRASILEIRÃO
e destacando que chegou o momento de virar essa chave no nosso estádio. Apesar do pouco tempo que estou aqui, já percebi essa questão. Nosso esforço é principalmente no sentido de deixar o grupo mais tranquilo e confiante para finalmente conquistar essa vitória tão aguardada por todos”, ressaltou.
Quanto à equipe que pretende escalar, embora satisfeito com o desempenho apresentado no empate contra o Floresta, Santana admite ainda não ter definido os titulares:
“A escalação ainda não está fechada, e já comuniquei isso ao elenco. Enquanto não conquistarmos uma vitória consistente, mantendo nosso plano de jogo durante os 90 minutos, será difícil confirmar os 11 titulares. Seguimos buscando uma formação mais segura em campo, para dar ritmo e sequência aos jogadores”.
epois de cinco anos distante da divisão de elite, o Baraúnas volta e já enche seu torcedor de esperanças, ao carimbar seu passaporte para a semifinal do primeiro turno do estadual. Creio que este é um feito que nem mesmo o mais otimista torcedor leonino esperava, pois ficou além dos investimentos do clube. Sem caixa, o Leão faz malabarismo financeiro para contratar e manter os compromissos. Não tem cota de nenhuma competição regional ou nacional para poder contabilizar, e sua longa ausência esfriou de certa forma o mercado de investidores. Sorte que a marca e a massa que a conduz ainda é forte e, portanto, relevante para investidores. É fato que a luta principal de quem está retornando nas condições descritas acima, é manter-se na elite. O que mais conseguir, acaba sendo lucro. Agora, mais que uma final de turno, o Baraúnas tenta distanciar-se de qualquer ameaça de rebaixamento como também beliscar uma vaga na Série D, situação perfeitamente possível. Os próximos dias dirão muito sobre o horizonte tricolor desta e da próxima temporada.
adoção do modelo de Sociedade Anônima do Futebol (SAF) tem promovido uma revolução administrativa nos clubes brasileiros. Com gestão mais profissional e responsabilidade fiscal, clubes como Botafogo, Cruzeiro e Vasco recuperaram competitividade e investimentos. O Botafogo, por exemplo, saiu da Série B em 2021 e foi líder do Brasileirão por boa parte de 2023, após aporte da Eagle Football. Já o Cruzeiro, mesmo com dificuldades, estabilizou suas finanças e voltou à Série A e está entre os líderes. Em contrapartida, clubes tradicionais sem SAF, como o Santos, enfrentam crises profundas, culminando no inédito rebaixamento em 2023. Segundo a CBF, dos 40 clubes das Séries A e B em 2024, 11 já operavam como SAF. A tendência é que os clubes com estrutura empresarial levem vantagem no médio e longo prazo. Além do capital, ganham com governança e credibilidade no mercado. Os clubes que resistem à modernização correm risco de afundar em dívidas e más gestões. Há exceções. Cito o Flamengo, por exemplo, que resiste à SAF e mantém um case de sucesso com o modelo tradicional, mas precisou cortar na carne durante anos até chegar à estabilização, contando ainda com a força de sua marca e enorme torcida.
Imagem que marca
Imagem que marca
representava a
em torneio nos Osnildo, Cleilton, Marcos Cunha, Toinho (falecido).
Time de beach soccer da Bebel Lar, em Tibau, na década de 1990: João Batista, anchieta, gustavo Bolão, Ranieri, Ricardo Diran e Zé Maria; Canízio, edglay, Roosevelt, Cássio e Júnior Belarmino.
A semana na história
A semana na história
Roger Federer, considerado um dos maiores tenistas da história, faz aniversário no dia 8 de agosto. O suíço completa 44 anos em 2025, já aposentado, mas ainda reverenciado por fãs e atletas.
Quem aniversaria na próxima quinta-feira (15) é Neto Caraúbas, O caraubense tem história no esporte. Parabéns!
Sau L Co RT êz
ANTÔNIO RIVELINO
Nova Betânia
Torcedor do Flamengo
Torcedor do FLa MENG o
Tivemos muita determinação e ela deixou muito a desejar”
Curuca, volante do Baraúnas, após empate com o santa Cruz, pelo Brasileiro de 2013.
Segunda Divisão
J OÃO CA R LO S, zagueiro do Potiguar.
Contra rebaixamento
O Rafael (goleiro) tem conta a pagar com o TG. Ele vai no Tribunal de Justiça amanhã”
o encontro do conselho técnico da segunda Divisão Potiguar 2025 ocorrerá no dia 5 de agosto, com expectativa de confirmar o formato e regulamento. sete clubes estão confirmados para a edição deste ano.
Na contagem geral, o Baraúnas está seis pontos à frente que o Potyguar Seridoense, com quem tem um confronto direito na casa do adversário no segundo turno. Pode chegar.
Segunda Divisão II
Complicou
Pela tradição, o Baraúnas pode ser considerado um dos favoritos. Pelo menos até a página 2, quando entra o poder das SAFs, como do QFC. Mossoró, pela experiência do elenco, também se posta entre os favoritos.
Com seis pontos atrás do Santa Cruz, o Potiguar se complica na pretensão de garantir vaga na Série D de 2024. Com um time abaixo do montado ano passado, o alvirrubro frustra sua torcida e, creio, seus próprios dirigentes.
Complicou de novo
Favoritismo?
Pior que ver a vaga para a Série D distanciar-se, é enxergar no retrovisor clubes aproximarem-se em luta contra rebaixamento. A diferença de dois pontos para Força e Luz e Globo, e três para o Potyguar Seridoense, tira-se em uma rodada. É grave.
Paredão
Não desprezando os demais, mas este ano a possibilidade de termos um ou mesmo os dois representantes locais de volta à elite não é nada absurdo. Isso acontecendo, teríamos pela primeira vez na história três clubes mossoroenses na divisão principal.
O goleiro Edson, do Baraúnas, ainda mostra estar em excelente forma. Foi fundamental na classificação leonina, pegando finalizações e um pênalti, no segundo tempo, quando o jogo ainda estava 0 a 0.
MEC
Cena que se repete
Rejeitado pelo Potiguar, o atacante Wester vem se configurando no talismã leonino. Foi dele o golaço que abriu caminho para a vitória do Baraúnas, frente ao Força e Luz.
O Mossoró vem reforçando seu elenco com nomes experientes e apostando em uma estrutura técnica mais profissional. A meta é clara: subir para a elite em 2026 com base na estabilidade e planejamento.
Emocionados
Baraúnas
Alexandres Tavares e Djalma Júnior, presidente e vice, respectivamente, do Potiguar, provocaram o Baraúnas, durante entrevistas. Acabaram dando vestiário ao rival, que soube utilizar o desdém como combustível de superação no primeiro clássico e agora, contra o Força e Luz.
Combustível
O Baraúnas aposta na mescla entre juventude e experiência e busca reforços pontuais, além de investir na reestruturação do Nogueirão como sede de treinos. o clube também retomou o apoio de patrocinadores locais.
A dupla Alexandre/Djalma vem sendo bastante criticada. Teoricamente com mais dinheiro, o clube montou um elenco bem inferior ao que disputou a Série D, levando o alvirrubro a uma eliminação precoce, mas por si justificada.
Estabilidade
Reconhecimento
em sua nova tentativa de retorno, o Baraúnas precisa encontrar o equilíbrio. Fora da Primeira Divisão em 2019 e 2021, o clube busca encerrar esse ciclo de instabilidade. o clube não pode se acostumar esse bate e volta de acesso e descenso. a torcida não aguenta.
Além de pedir a saída de Alexandre e Djalma, a torcida tem utilizado as redes sociais para pedir a volta de Márcio Mossoró, como dirigente. O torcedor não esquece o bom trabalho de MM8, que projetou o Potiguar, ano passado, dando calendário e grana.
fabio
fabio willard de oliveira
Reprodução
Mulher
Estética ou saúde?
Especial RINOPLASTIA / Dados mostram que o Brasil é o país que mais realiza rinoplastia no mundo; transformações físicas e emocionais estão entre os principais motivos
GABRIEL SANTOS
Arinoplastia é uma das cirurgias plásticas mais procuradas no Brasil e vai muito além da questão estética. Segundo dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética, em 2020, o Brasil liderou o ranking mundial de rinoplastia, com 87.879 cirurgias realizadas. O procedimento pode ser indicado tanto para melhorar a aparência do nariz quanto para corrigir problemas respiratórios e estruturais.
A rinoplastia é a cirurgia estética do nariz que visa mudar a arquitetura nasal. Existem diferentes técnicas utilizadas pelos cirurgiões, dependendo do caso clínico e das características de cada paciente, como a rinoplastia estruturada, preservadora e híbrida.
“A rinoplastia estruturada utiliza enxertos de cartilagem para modelar e sustentar o nariz, sendo ideal para alterações mais marcantes. Já a técnica preservadora busca manter as estruturas naturais do nariz, resultando em uma recuperação geralmente mais rápida e em mudanças mais sutis. Há ainda a abordagem híbrida, que combina os dois métodos e permite uma adaptação mais personalizada”, comenta o Dr. Thiago Miranda, otorrinolaringologista do HOPE – Hospital de Olhos de Pernambuco.
Do ponto de vista médico, a rinoplastia é necessária quando há alterações anatômicas que comprometem a função nasal ou quando o paciente sofreu um trauma que deformou a pirâmide nasal.
“A cirurgia pode ser indicada em casos de insuficiência das válvulas nasais internas e/ou externas e desvios importantes da porção anterior do septo nasal”, discorre o Dr. Thiago. Por outro lado, há quem procure o procedimento por motivos emocionais.
“Baixa autoestima, não se reconhecer com o próprio nariz e o desejo de melhorar a aparência são queixas comuns no consultório”, relata o especialista do HOPE. Para esses pacientes, a cirurgia pode representar um ganho significativo em autoconfiança e qualidade de vida. “A rinoplastia vai além da vaidade; é, sim, sobre autoestima, completa o otorrinolaringologista.”
Antes da cirurgia, o paciente deve passar por uma série de exames, como
análises laboratoriais, avaliação cardiológica e exames de imagem, como tomografia dos seios da face e nasofibroscopia. Também é necessário suspender o tabagismo, evitar alimentos inflamatórios e, quando indicado, interromper o uso de alguns medicamentos.
Como qualquer procedimento cirúrgico, a rinoplastia apresenta riscos, como hemorragias e infecção. Também há contraindicações importantes, principalmente ligadas a condições clínicas e expectativas irreais. “Os resultados de-
pendem de vários fatores intrínsecos de cada paciente e dos cuidados adotados após a cirurgia”, alerta o médico do HOPE.
O resultado final da rinoplastia pode ser percebido entre três e seis meses após o procedimento, embora o nariz continue a se modificar até cerca de um ano depois da cirurgia. “Isso, sim. Essa mudança finaliza com um ano de cirurgia”, afirma o otorrino.
Para quem está pensando em realizar a rinoplastia, seja por necessidade fun-
Como é feita a rinoplastia?
A rinoplastia envolve incisões, que podem ser externas (através da columela, a faixa de pele entre as narinas) ou internas (dentro do nariz).
O cirurgião acessa as estruturas ósseas e cartilaginosas do nariz para remodelá-las, podendo remover excesso de osso ou cartilagem, adicionar enxertos ou reposicionar as estruturas.
cional ou por insatisfação estética, o conselho é buscar um profissional capacitado e de confiança. “É fundamental procurar referências de outros pacientes, pesquisar sobre a formação acadêmica do médico e, principalmente, sentir segurança durante a consulta”, orienta o Dr. Thiago.
“A rinoplastia, quando bem indicada e realizada por um especialista experiente, pode transformar não só o nariz, mas a forma como o paciente se sente consigo mesmo”, finaliza.
Tipos de rinoplastia:
- Rinoplastia de redução: Reduz o tamanho do nariz.
- Rinoplastia de aumento: Utiliza enxertos para aumentar o tamanho ou projeção do nariz.
- Rinoplastia estrutural: Envolve a reconstrução completa da estrutura nasal.
- Rinoplastia funcional: Focada na correção de problemas respiratórios.
Quanto custa
- O custo de uma rinoplastia (cirurgia plástica no nariz) pode variar significativamente, mas geralmente fica entre R$ 10.000 e R$ 30.000.
Jornal de Fato • SÁBADO, 2 DE AGOSTO DE 2025
@jornaldefato /jornaldefatorn @defato_rn
Contexto
SÉRGIO CHAVES
O casamento de Ednê Soares & Jaime Júnior
Amigos são luz na vida de todos nós. Sábado (26), Ednê Soares e Jaime Júnior realizaram o sonho de se tornarem marido e mulher em cerimônia intimista na Capela do CDSL. Depois, um jantar para os familiares aconteceria no Requinte Buffet. No mais absoluto sigilo, Tereza Cristina Fernandes, Socorro Paiva, Wanderlânia Lima e Eveline Soares reuniram mais de 100 amigos do casal e realizaram uma festa especialíssima no Requinte. Uma noite cheia de emoção, amor e alegrias com amigos de uma vida inteira. Felicidades, meus queridos!
O Lançamento do livro de Marlene Maia
Marlene Maia reuniu familiares e amigos queridos na sexta (25), nos jardins de sua residência, para o lançamento e noite de autógrafos do seu mais novo trabalho, o livro “Manuscritos – Caminhos e Trilhas de um Tempo”. Um sarau com recital de várias poesias da autora, melodias ao piano e declamações de poesias com a Confraria Café & Poesia. Uma noite linda e cheia de significados!
Marlene Maia com os filhos Evelane, Karla, Cyro e Márcia Rejane Maia Fernandes.
Kais Marbele, Thalita, Narjara Souza e Ana Luiza Borges brindando Wanderlânia Lima!
Semana de festa na família Koisa Nossa. Evandro Segundo comemora aniversário amanhã (3), e Jackson Tavernard na terça (5). Marcílio Brapa divide o flash. Parabéns!
Casal Careca/ Lucinha Figueiredo com Nilo Amâncio.
Marlene recebendo Joaninha Coelho.
O aniversário de Wanderlânia Lima
A arquiteta Wanderlânia Lima comemorou idade nova no último dia 22, mas deixou para celebrar na quinta (24), numa noite intimista no Tuna Cozinha do Mar, o mais novo point gastronômico da cidade sob o comando dos Chefs Juliana Fernandes e Willian Albuquerque e com projeto da arquiteta Kais Marbele. Tereza Cristina Fernandes grifou o bolo e a DJ Hunter comandou as pick-ups. Noite ótima!
Casal Gomes Sobrinho/ Rosa. Ele comemorando a vida na quarta (6). Saúde e paz!
Amanhã é dia de festejar a amiga Katharina Gurgel, cantora e produtora cultural das melhores. Festa no Cafezal no cair da tarde. Felicidades, lindona!
Festa dos Destaques 2025
.A AABB de Pau dos Ferros será palco hoje para a 23ª edição da tradicional Festa dos Destaques, evento que o colunista De Fato, o amigo Lisboa Batista, realiza com tremendo sucesso e que homenageia os Destaques Profissionais e Empresariais de Pau dos Ferros e região; esse ano com o Troféu “Saturno Almeida”.
.Maria Elvira recepciona os convivas de Lisboa e após o cerimonial, conduzido mais um ano pelo colunista aqui, a banda Skema Sertanejo faz a festa.
.Madrinhas, padrinhos e patrocinadores recebem o Comenda “Ana Ilda”. A decoração está a cargo de Jarismar Silva da Comemore; e o buffet, sob os cuidados de Manuelle Cezário.
.O Cerimonial da noite leva, mais uma vez, a assinatura deste colunista.
.A Festa dos Destaques, que Lisboa realiza com tanto capricho, é um momento ótimo para rever os amigos feitos em Pau dos Ferros e a turma da imprensa que sempre prestigia o colunista Lisboa Batista. Sucesso, amigo!
Colunista De Fato, Lisboa Batista, anfitrião na noite de hoje em Pau dos Ferros, com mais uma edição da Festa dos Destaques!
Gorgias enche de mimos a amada, a empresária Lorene Rosado, que amanhece em idade nova neste sábado (2). Vivas!
Érica Anzilotti e Arilucy Ferreira brindando Lenilson Marques, aniversariante deste sábado (2). Tim tim!
Auxilie, mas não permita que te usem. Ame, mas não deixe que abusem do seu coração. Confie, mas não seja ingênuo. Escute, mas não perca sua voz.” OSHO
Festa
Hoje é dia de vivas para Lorene Rosado, Neuza Lins, Lenilson Marques, a sobrinha Yasmim França Ramos Chaves, Vera Núbia Bezerra da Costa e Silva, o publicitário Ricartte Bettson, o gente fina Togo Ferrário e o publicitário Wilson Júnior. Amanhã (3), é dia de festejar a querida Katharina Gurgel, Sávio Garcia, Airton Paula Torres, Evandro Segundo, Thomaz Neto e Paulinho Sinésio. Para vocês paz, saúde, amor e alegrias. Parabéns!
Violência
Não, não foi por causa de ciúmes. Não foi crise nenhuma. A agressão sofrida por uma mulher em um elevador de um condomínio em Natal no fim de semana passado foi um crime. Praticado pelo seu próprio companheiro. E dos mais brutais. A violência contra a mulher é crime e a brutalidade do agressor, desferindo mais de 60 socos em minutos, foi destaque nacional. Dessa vez o agressor não escapou. O porteiro viu tudo pelo sistema de câmeras e chamou a PM. Não podemos nos calar diante de tanta covardia. Que a justiça seja feita.
O Livro de Samara Véras
A dra. Samara Véras é a dona da noite da terça (5), quando recebe familiares e amigos para o lançamento do seu livro “Entre Pele e Alma”, nos salões do Requinte Buffet. Um dos momentos mais especiais da vida da autora, médica competente e que tem seu trabalho reconhecido Brasil afora. Uma noite que mistura emoção, arte e gratidão!
Samara Véras recebe no Requinte para o lançamento do seu livro!
Os noivos Ednê e Jaime. André Harada e Gumercília Paiva. Heloísa Helena Leão e Boanerges Júnior.
Gustavo Rosado, Lenilton Júnior/Milene, Diego e Íris Menezes.
Conexão saúde
conexaosaude.defato@outlook.com
Síndrome Nefrótica
ALERTA / Doença silenciosa afeta milhares de brasileiros e pode levar à insuficiência renal irreversível quando não tratada
que geralmente responde bem ao tratamento, enquanto em adultos, pode ser secundária a outras condições como diabetes ou lúpus.
Oque parece ser apenas uma “retenção de líquido” pode mascarar sintomas relacionados à Síndrome
Nefrótica, um distúrbio renal caracterizado pela perda excessiva de proteína na urina, condição que pode evoluir para insuficiência renal crônica se não for diagnosticada e tratada precocemente.
Tema ganhou destaque após o cantor Junior Lima usar as suas redes sociais para falar sobre o assunto após a sua filha de 3 anos ser diagnosticada com está condição.
Mesmo não tão conhecida, afeta os rins, estruturas essenciais para a filtragem do sangue, levando à eliminação de proteínas importantes para o corpo. Levando a um conjunto de sinais e sintomas que incluem inchaço generalizado, especialmente ao redor dos olhos, tornozelos e pés, além de urina espumosa devido à alta concentração de proteínas e, frequentemente, aumento do colesterol. Em crianças, a causa mais comum é a “doença de lesões mínimas”,
“O que torna esta síndrome particularmente preocupante é sua capacidade de progredir insidiosamente. Muitos pacientes procuram ajuda médica apenas quando os sintomas já estão avançados”, explica David Saitovitch, chefe do Serviço de Nefrologia e coordenador do Grupo de Transplante Renal do Hospital Moinhos de Vento.
Embora seja mais comum em crianças de 2 e 6 anos, a Síndrome Nefrótica não escolhe idade. Adultos também podem desenvolvê-la, especialmente pessoas com diabetes, lúpus ou outras doenças autoimunes. No Brasil, estima-se que milhares de pessoas convivam com a condição sem saber, atribuindo os sintomas iniciais a causas menos preocupantes.
“Importante ressaltar que, com o tratamento correto, a maioria dos casos pode ser controlada efetivamente, preservando a função renal e permitindo que os pacientes tenham uma vida normal”, destaca o especialista. “No entanto, quando o diagnóstico é tardio, podemos estar diante de danos renais irreversíveis.”
Quais são os sinais de alerta que não devem ser ignorados?
- Inchaço persistente no rosto, especialmente ao redor dos olhos, principalmente pela manhã
- Inchaço nas pernas, tornozelos e pés que não melhora com repouso
- Urina espumosa ou com aparência leitosa
- Ganho de peso súbito e inexplicável
- Fadiga e fraqueza constantes
- Perda de apetite
NEY ROBSON VIEIRA ALENCAR
Diagnóstico e tratamento
Para um diagnóstico preciso da Síndrome Nefrótica é imprescindível exames laboratoriais especializados de urina e sangue, biópsia renal, ultrassonografia dos rins e teste genético – em casos de suspeita de causas hereditárias, especialmente em recém-nascidos e bebês –, atrelado a um acompanhamento multidisciplinar.
O tratamento pode incluir medicamentos imunossupressores, corticosteroides, controle rigoroso da pressão arte-
rial e modificações dietéticas específicas. “Cada paciente recebe um plano terapêutico personalizado, considerando a idade, causa da síndrome e resposta individual ao tratamento”, complementa.
ESPERANÇA
Com o avanço das terapias e o diagnóstico precoce, o prognóstico da Síndrome Nefrótica tem melhorado significativamente. Crianças com a forma mais comum da doença têm taxa de remissão de até 90% quando tratadas adequadamente. Em adultos, embora o tratamento possa ser mais desafiador, a estabilização da função renal e o controle dos sintomas são objetivos alcançáveis na maioria dos casos.
A Síndrome Nefrótica, quando diagnosticada precocemente, não precisa ser uma sentença de vida limitada. Com o tratamento correto, os pacientes retomam suas atividades normais e mantêm qualidade de vida.
ERIKA SARINHO
Especial
Entenda a condição que afeta os rins e o corpo
RIVIERA Style
E tuando há 25 anos no mercado da moda masculina, a marca cearense Blinclass chegou a solo potiguar e inaugurou sua primeira loja em Natal (RN), muito bem instalada no térreo do Midway Mall. “É com Muito prazer que a marca chega a Natal, uma das capitais mais lindas do
GEORGIANO AZEVEDO
país. Trouxemos uma Blinclass Smart Casual, para homens modernos e cheios de estilo”, falou Daniel Gomes, CEO da Blinclass.
A inauguração aconteceu na quinta-feira, 31, com a participação do cast Tráfego Models, em pocket show apresentando peças da coleção RIVIERA. “A nova coleção celebra o homem moderno, que curte esporte, gosta de peças leves e tecidos respiráveis. Em resumo: sempre pensamos no homem para todas as ocasiões”, comentou Felipe Victor, gerente de marketing da marca.
FICHA-TÉCNICA:
Fotos : Lucas França | Modelos : Jefferson Moreira, Abel Albuquerque, Lucas Silvestre, Murilo Barros e Hugo Guimarães (Tráfego Models)
Artista visual Francisco Eduardo
DOMINGO vem publicando, desde o ano passado, ensaios do professor, pesquisador e crítico literário Márcio de Lima Dantas sobre as múltiplas linguagens da arte potiguar. Em cada texto, ele revela não apenas os caminhos trilhados por artistas do Rio Grande do Norte, mas também o modo como a arte se faz voz, cor, gesto e permanência. Seu trabalho documenta e valoriza talentos natos ou refinados pela técnica — como é o caso de Francisco Eduardo, tema destaque desta edição.
Nascido em Santa Cruz do Inharé, Agreste Potiguar, o artista nos oferece retratos, marinas e paisagens sertanejas carregadas de emoção, lirismo e liberdade criativa. Ao unir rigor técnico e licença poética, ele transforma rostos conhecidos e elementos do cotidiano em experiências sensoriais e simbólicas. Seja no semblante de Gal Costa ou nos cactos floridos da Caatinga, sua pintura reinventa a realidade e nos propõe outros caminhos — ainda que áridos — para a contemplação. Arte que inquieta, abriga e redimensiona o mundo.
Agradecemos, a Márcio pela parceria constante e à arte, por sempre nos lembrar que imaginar é resistir — e também renascer.
Boa leitura!
Ângela Karina
Balada do Impostor
Artes visuais
Francisco Eduardo: retratos, andanças e marinas fundam uma poética.
processo de criação
René Loui participa de residência artística em Paris.
Crítica literária
Insubmissão e criação de um mundo em O levante das águas .
artigo de opinião: Mudanças
receita
• Edição – C&S Assessoria de Comunicação
• Diagramação – Augusto Paiva
• Projeto gráfico – Augusto Paiva
• Impressão – Gráfica De Fato
• Editora e Revisão – Ângela Karina
Redação, publicidade e correspondência
Av. Rio Branco, 2203 – Mossoró (RN) Fones: (0xx84) 3323-8900/99836-5320
DomIngo é uma publicação semanal do Jornal de Fato. Não pode ser vendida separadamente.
BALADA DO IMPOSTOR
O que esperar quando se está esperando?
JOSÉ DE PAIVA REBOUÇAS
Jornalista
@paiva_reboucas
Estamos todos na fila do autoconhecimento. Enquanto isso, a vida passa como um vídeo no modo acelerado, que a gente só ouve de fundo enquanto pensa: será que tenho? será que não tenho? Vivemos na era do “e se”, tentando entender sintomas como quem monta um quebracabeça de experiências neurodivergentes. Cada um com sua suspeita, cada um com sua espera.
A espera virou nossa segunda pele. Esperamos o laudo, o like, o match, a resposta, o remédio, o milagre. Esperamos para saber se somos normais ou extraordinários, como se essas duas coisas não pudessem morar no mesmo corpo. E no meio dessa espera toda, esquecemos de perguntar: o que a gente faz com o agora?
As redes sociais nos ensinaram a temer o tédio. O tédio, aquele vácuo criativo, virou pecado capital. Se você não está produzindo, está falhando. Se não está se descobrindo, está ficando para trás. E assim a gente se enche de rótulos antes mesmo de entender o que está dentro do pacote.
Às vezes, confundimos sobrecarga com TDAH, exaustão social com traços autistas, curiosidade intensa com superdotação. Mas é preciso lembrar que esses nomes carregam histórias reais, complexas, que não cabem em diagnósticos apressados nem em posts de autoajuda. É preciso paciência, escuta e responsabilidade, e o olhar atento de
profissionais capacitados.
Nunca houve tanta informação e tanta dúvida ao mesmo tempo. Sabemos demais para sermos inocentes, mas não o suficiente para sermos sábios. E nesse turbilhão, a gente se agarra a qualquer diagnóstico, ou cria um por conta própria, como se fosse um salva-vidas. Não por vaidade, mas por urgência. Às vezes, é mais fácil nomear o caos do que aceitar que ele existe. Mas e se, em vez de esperar a resposta, a gente começasse a abraçar a pergunta? Sem tentar interpretar o que não nos cabe, sem reduzir vivências complexas a achismos de internet. Porque há uma diferença enorme entre buscar autoconhecimento e sair distribuindo diagnósticos como se fossem filtros de rede social. Transtornos neurodivergentes são reais, profundos, e merecem ser tratados com seriedade, por quem estudou para isso, com escuta, ética e cuidado.
A busca por um diagnóstico não precisa ser um labirinto de angústia, mas também não pode virar palco para charlatanismo. Talvez haja alívio em aceitar que, laudo ou não, somos todos feitos de singularidades. Alguns mais evidentes, outros mais sutis. O que não falta é gente tentando se entender em um mundo que cobra definições rápidas para coisas profundamente humanas. A espera, no fundo, é só um disfarce para o medo de começar. Medo de que, mesmo com o laudo na mão, a vida continue a mesma: cheia de trânsito, de contas a pagar, de dias que não dão certo. O diagnóstico não nos salva do relógio, da solidão, da crise existencial das 3h da manhã.
Então, o que esperar quando se está esperando? Talvez, nada. Ou talvez, tudo. Porque a espera também é um lugar. E é nela que a gente se descobre impaciente, ansioso, cheio de vontade de viver antes mesmo de entender como.
Jornal de Fato
A RT e
S
v
IS uAIS
FrAncisco EduArdo: retratos, andanças e marinas fundam uma poética
máRcIo DE LIma Dantas Especial
Veredas são caminhos abertos, livres entre florestas inóspitas ou suaves e são símbolos de ruas de escassez de cidades com seus bairros de mágoa.
Fiama Hasse Pais Brandão
Francisco Eduardo nasceu em Santa Cruz do Inharé (1971). Fez curso no Centro Social Urbano. Segundo o artista, tudo começou quando viu uma ilustração de um pintor em uma revista em quadrinhos; logo, encantou-se. Em seguida, não quis mais saber de outra coisa senão das artes visuais.
Para início de conversa, penso que seja interessante apresentar e ressaltar a sua verve retratista, um dos traços mais fortes da sua obra, tanto no fato de deter uma eloquência bastante original e ungida de vasta competência ao colocar rostos de artistas ou cantores bastante conhecidos do público como de personagens da literatura.
Com relação ao primeiro conjunto, encontramos retratos de Rita Lee, Zé Ramalho, Gal Costa e Belchior. Exibe-se com grande maestria na arte de retratar rostos e semblantes dos muitos que se expõem para grandes multidões. Não parece ser tão fácil definir o contorno daquele ou daquela que, quase necessariamente, demonstra uma necessidade de um feitio realista, no sentido de que a arte do retrato remonta à Antiguidade, ou seja, detém uma longa história, criando para os pintores desafios como pintar os olhos ou a boca.
Com efeito, buscar os contornos de um semblante conduz o pintor a remeter a uma linha de continuidade, cujo lastro é a história do retrato, já que foi bastante exercitado, perfazendo técnicas de evocar toda uma necessidade do que já se conduziu. Vejamos o caso de
harmonizar o olhar com a boca. Há quem diga ser de difícil diapasão. No caso de Zé Ramalho, percebe-se um indivíduo de grande introspecção, intimista e plácido, revelando um espírito de temperamento sossegado — tudo menos conturbado. Parece que gosta de estar consigo
Jornal de Fato
6 d omingo
mesmo, compondo, tocando o violão.
Já Gal Costa detém o oposto. Sempre sorridente e simpática, buscando uma discrição, parece que o palco é sua herdade, no qual encontra-se à vontade, com sua voz aguda e grande capacidade de se fazer ouvir e compreender. Ela é do tipo que, logo que encontra alguém, parece despertar a empatia, seja para o grande público ou para os mais íntimos. Assim como o masculino está para Zé Ramalho, o feminino está para Gal Costa. Nenhuma dúvida: logrou êxito ao proceder o retrato dos dois artistas, embora tenha elaborado o retrato de outros cantores e musicistas.
Há um díptico plasmado por meio de uma série de elementos
extraídos do bioma da Caatinga. São mandacarus com flores, palmatórias floridas, alguns poucos animais desse meio. A expressividade de formas e cores chama a atenção por um diferencial: a mira do pintor encontra-se distante dos elementos conformadores da paisagem. No caso de Francisco Eduardo, isso foi quebrado nas duas telas. As telas são pintadas em acrílica sobre papel Arches 850 gramas.
Esse díptico, distribuindo cactos de várias espécies, sendo as serras bastante longe, é de extraordinária beleza e faz uso de uma licença poética, pois, na nossa flora, não existem mandacarus amarelos ou vermelhos. Como se sabe, a cor é de um verde escuro. Por outro lado,
repito, há o fato de o artista ter posto os elementos que compõem a tela muito perto de quem contempla. O inverossímil acabou por imprimir um efeito de organização inusitada, juntando coisas que não existem na realidade. Não até certo ponto, pois o mandacaru encontra-se cheio de robustas flores.
Gostaria de insistir acerca da forma como o pintor orientou os paradigmas que conformam o conjunto. É no sentido de a flora e a fauna da Caatinga estarem muito próximas ao olhar do espectador. Logo, aquele que se dirige a contemplar, como se estivesse logo rente à tela, chega primeiro do que o resto da paisagem. Ademais, os mandacarus e as palmatórias estão plenos de exquises flores. De outra
Jornal de Fato
feita, não predomina o verde nos cactos; pelo chão, uma cotia e uma iguana.
Ora, o que chamamos de licença poética funciona como uma metáfora, um arbítrio, uma convenção. Só existe a partir do momento no qual o artista outorga à tela o chamado real concreto e, por sua vez, incorpora-se à realidade como um acréscimo.
Afinal, é do ethos da arte o fato de questionar o que existe e não nos apetece, o que nos chega sem pedirmos, o que — de atribulações — lacera nossa pele, o que nos alcança em enfermidades. Enfim, o que o espírito tem que administrar, de uma forma ou de outra, chova ou faça sol.
A arte tem o papel de exercitar as vicissitudes, por meio de transfigurações, com as quais tentamos alterar o que chamam de realidade.
Vejamos mais um conjunto de telas cujo referente são as marinas. Não são tantas, mas o suficiente para acolher o pincel e a paleta e imprimir como sendo elaboradas por um artista de valor. É possível classificar em três. Essas telas retratam, sob um causticante sol, uma barraca de praia completa de pessoas, sendo que o curioso — e que difere da outra — é o fato de as cadeiras de plástico serem azuis, brancas ou vermelhas.
Com efeito, o artista conseguiu captar o bulício de, quem sabe, um domingo de praia, com seu efeito de sol bronzeando todos que ali se encontram, com sombrinhas amarelas e verdes. Tudo resguarda a tranquilidade de um céu de azul intenso, com suas nuvens esgarçadas. Na verdade, não é um referente muito comum para ser retratado, mas o que importa são as partes
Jornal de Fato
8 d omingo
interagindo umas com as outras, deixando entrever sua justaposição de cores; tanto é que estão todos de costas.
Isso mesmo: o que vale não é o significado, mas o significante, com sua tranquilidade de sair de casa e sentir o bafejar do luminescente sol, sanativo, e também se servir de um vento que sopra, como se fosse para purificar em trajes de banho.
Há de tudo, desde pequenos barcos ancorados até os medianos vistos ao longe. Penso que a Opus Magnum de toda obra é esse pequeno barco com velas pandas, todo azul, seguido de um pequeno barco amarelo. Há uma harmonia nas cores que acompanham essa embarcação: o mar de um azul.
Bom observar a claridade que
um sol transparente reflete às pequenas ondas do mar, exalando luminosidade por meio da vela branca. Tudo é suave, e o vento também sopra para fazer o barco seguir. Nenhum espectador negaria contemplar e aprovar essa marina.
Além dessa, de fora à parte, existe uma variedade enorme de barcos ancorados ou lançados ao mar. O pintor é um grande mestre em transpor o reflexo solar na lâmina d’água, variando de acordo com a hora do dia ou de como o sol esteja sombreando, simplesmente como um sol no crepúsculo matinal. Essa aludida variedade tanto pode ser mirada bem próximo ou um pouco mais distante; o que importa é a habilidade de desenhar o barco, esteja ele onde estiver.
Jornal de Fato
Jornal de Fato
10 d omingo
P RO ce SSO D e c RIAçãO
rEné Loui participa de residência artística em Paris
Durante a estadia, o cofundador do Coletivo CIDA trabalha na criação do espetáculo “Vigil Torporosa – As danças que não dancei para minha mãe”
Jornal de Fato
Brunno Martins
PoR cEcí oLIvEIRa Especial
Desde a quinta-feira, 31 de julho, até o dia 13 de agosto de 2025, o artista mineiro René Loui, radicado no Rio Grande do Norte e cofundador do Coletivo CIDA, participa de uma residência artística em Paris, onde iniciou o processo de criação do espetáculo “Vigil Torporosa – As danças que não dancei para minha mãe”. A ação integra o Programa Funarte Brasil Conexões Internacionais e faz parte das atividades do Ano Cultural Brasil-França 2025, com apoio da Fundação Nacional de Artes (Funarte), vinculada ao Ministério da Cultura do Brasil.
O espetáculo parte de uma experiência pessoal do artista: o luto pela morte de sua mãe, vivenciado este ano. Mais do que representar o luto, o espetáculo busca habitá-lo como gesto artístico no qual René investiga, por meio da dança e de outras linguagens cênicas, o limiar entre presença e ausência. O nome da obra vem de um termo médico encontrado no prontuário da mãe — “vigil torporosa” — que se refere a um estado entre a vigília e a inconsciência. A partir disso, o espetáculo propõe uma reflexão sensível, ética e política sobre o luto.
Dez anos após “Etéreo”, seu primeiro solo coreográfico, também criado durante uma residência artística internacional, René retorna ao tema do luto com novas camadas de complexidade e maturidade. Se antes o luto era uma forma de resistência estética, agora ele surge como um território íntimo e coletivo, no qual exaustão, permanência e transformação se entrelaçam.
“Vigil Torporosa” é uma obra em
construção que propõe uma linguagem híbrida, reunindo dança, performance autobiográfica, teatro documental e acessibilidade como parte da dramaturgia. Ao invés de utilizar recursos como LIBRAS, legendas e audiodescrição apenas como ferramentas técnicas, o espetáculo os incorpora como elementos poéticos e políticos, ampliando o alcance da obra e tornando o luto uma experiência partilhada e sensível.
Durante a residência em Paris, René estará acompanhado de Arthur Moura, produtor artístico e executivo do Coletivo CIDA. A dupla já realizou outra residência artística na França em 2023, na Maison de la Culture (MC2), em Grenoble. Agora, a nova experiência se desenvolve nas ruas de Paris, especialmente em espaços do circuito underground, como galerias alternativas, praças, estações e becos. A cidade é tratada não apenas como cenário, mas como um corpo sensível que dialoga com a criação.
A residência conta ainda com a colaboração crítica do artista visual e performer franco-brasileiro Daniel Nicolaevsky Maria, parceiro artístico de René desde 2021. Daniel contribui para a construção da dramaturgia e da visualidade do espetáculo, explorando temas como precariedade, suspensão e escuta.
Outro parceiro de longa data que participa do processo é o artista sonoro mexicano Fabian Aviila Elizalde, responsável pela trilha do espetáculo. René e Fabian trabalham juntos desde 2018, desenvolvendo uma linguagem cênica que une som, corpo e paisagem como elementos dramatúrgicos. Em Paris, eles irão captar os sons da cidade para compor a ambientação sonora da obra.
Ao final da residência, será realizada uma mostra de processo em Paris, em formato intimista e relacional, ativando o espaço urbano como parte da dramaturgia. No retorno ao Brasil, novas partilhas serão realizadas em Natal, com destaque para encontros no Departamento de Artes da UFRN, onde René Loui é professor, e na sede do Coletivo CIDA, a Casa Tomada, em formato de leitura pública e troca com a comunidade artística e acadêmica.
A estreia de “Vigil Torporosa –As danças que não dancei para minha mãe” está prevista para novembro de 2025, em Natal. A circulação nacional deve ocorrer no primeiro semestre de 2026.
para ma I s I nformações:
Site René Loui - reneloui.com.br Site Coletivo CIDA - coletivocida.com.br
Jornal de Fato
Brunno Martins
cR í TI c A LIT e R á RIA
insubmissão e criação de um mundo em O levante das águas
mIchELIny vERunschk Revista Piparote
Apalavra “levante” origina-se do francês levant a partir do étimo latino levare, cujos primeiros significados estão entre erguer e nascer. Já a palavra água, que também, de certo modo, é legado latino, tem origens mais profundas (ou turvas) remontando a uma forma indo-europeia que só pode ser acessada hoje por uma reconstrução linguística quase matemática «h2ékweh2», uma tentativa, talvez, de acessar a infância da linguagem humana. Esse movimento em torno da etimologia das palavras tenta refazer o percurso inicial que junta os dois substantivos no título do livro de Leila Tabosa, O levante das águas (Urutau, 2025). Um título em um livro de poesia é coisa das mais importantes: pode ser, ele mesmo, síntese do próprio labor poético. Mas há livros de poesia com títulos terríveis, bem se sabe, mas com bom conteúdo. E há livros de poesia com títulos luminosos e resultados pífios. Aqui temos um belíssimo título para uma poesia que se ergue igualmente instigante: O levante das águas é um anúncio alvissareiro.
Gaston Bachelard no seu ensaio
A água e os sonhos (1997)[1] mergulha na psicologia simbólica do elemento água para dali extrair a profundidade do tema para além da construção das imagens, diz ele que “fora de qualquer metáfora, é necessária a união de uma atividade sonhadora e de uma atividade ideativa para produzir uma obra poética. A arte é natureza enxertada” (op. cit., p. 11). É com esse ânimo, de “natureza enxertada”, que Tabosa cria (ou recria) as águas que se levantam, águas insubmissas, políticas e, antes de qualquer coisa, águas femininas. Águas fabuladas em quatro afluentes (ou partes): Águas sagradas ou de (im) permissão social; Deságues nas figuras; Revoadas molhadas e outras águas e Águas de Encanto e de (des)alento.
É possível ler O levante das águas como mapa hidrográfico de um território que é indubitavelmente feminino. Se no poema homônimo, que abre o livro, se anuncia que “drones desassossegam a natureza privada da mulher”, de fato todas as figurações poéticas apontam para a territorialização perturbada desse corpo de água, maternal, simultaneamente forte e vulnerável, material e simbólico, em uma efetiva junção entre a paisagem natural e o corpo humano atingido por um sistema que o ex-
clui de uma totalidade. Uma mulher não exerce seu estar no mundo sem antes passar pelos marcadores sociais e recortes biológicos e de gênero. “Não se nasce mulher, torna-se mulher”, diz Simone de Beauvoir. Ou se é tornada.
Não por acaso, no poema panos de mulher, a vida feminina em seus ciclos orgânicos, da meninice à menopausa, configura o texto poético como um “poema de formação”, roubando aqui a imagem do bildungsroman, gênero romanesco que descreve a jornada de crescimento moral, físico e filosófico de um personagem. Tomando como certo esse “poema de formação”, temos um retrato dos termos e enfrentamentos que configuram a socialização feminina, não de uma personagem em particular, mas da mulher como construto social no recorte de gênero que independe da história individual de cada uma. Composto em seis “movimentos”, o poema, de partida, prenuncia o que toda menina deve saber ou aprender com as mulheres velhas, sobre os panos utilizados para conter a menstruação quando esta chegar: “o varal fica comprido com panos de diferentes tamanhos/para diferentes fluxos./ – De que tamanho serão os meus panos?”; e o percurso segue, da menarca à gestação, do puerpério ao climatério
até a menopausa, “plenitude de águas íntimas salgadas”. Há, pois, como ler aqui uma certa educação pelas águas.
Por outro lado, ao longo do livro, pelo seu curso, são também conjurados lugares, biomas, personagens mítico-espirituais e heroicos, escrituras, escritores e escritoras que fazem parte de uma conflagração de afetos poderosos que transformam/transtornam paisagens, realidades. E não seria essa uma função possível da poesia, caso a poesia operasse nesses termos? Ciente do funcionamento da “máquina” de criar imagens, a voz lírica oferece ao leitor figurações poderosas, capazes de movimentar sentidos e provocar novas leituras. É o que se vê, por exemplo, no poema o farol da praia, com os “espigões espelhados que espelham a orla”, ou em dragão do mar, na pergunta que parece conter em si a densidade de um poema inteiro: “Com quantas jangadas se faz uma revolução?”. O livro se transforma assim também em manifesto, um manifesto não panfletário, mas um artefato que está posto em determinada posição. Todo poema é um corpo político. Mesmo aqueles que falam de amor. Ainda mais um que se propõe a congregar territórios, múltiplos femininos, poderes. Se as águas que se levantam nesse livro são de diferentes nomeações e geografias, de diferentes tradições e matérias, água de mar, de rio, de chuva, de açude, de represa, de cacimba, água que o corpo verte ou que no corpo transita, (“o mar da história é agitado”, avisa Vladímir Maiakóvski) é pre-
ciso que se atente que a (con)fabulação das águas empreendida também reverencia o cânone, mas dialogando com ele, o reinventando. Nesse sentido, se destaca a personagem que atravessa o poema a gata com sarna, dedicado a João Cabral de Melo Neto: se em Cabral o rio é tornado um cão sem plumas para pensar a vida de “aquoso pano sujo” de quem vive nos mocambos de suas margens, no poema de Leila Tabosa o rio é justamente a gata sarnenta que desliza envenenada e envenenando, espraiando a própria morte e a morte do mundo. Os rios Capibaribe e Mossoró transfigurados em uma transformação incessante entre o animal e o humano. Mas, se na dedicatória de a gata com sarna se lê o cão cabralino, por outro lado não é possível não pensar também em Cadela Rosada, poema de Elizabeth Bishop, que se debruça sobre o destino terrível de uma cadela sarnenta, metáfora de uma condição feminina subalterna, de uma condição animal em que toda compaixão é negada. Tabosa dialoga com esses rios, essas tradições.
Liso como o ventre/ de uma cadela fecunda,/ o rio cresce/ sem nunca explodir” diz o poema de Cabral. “Você, no estado em que está, com esses peitos/ jogada no rio/ afundava feito parafuso”, diz o poema de Bishop. “Estremece o rio/ o rabo comprido acena para cima e para baixo/ e rebola para os lados/ coça toda a sua sarna”, diz o poema de Tabosa.
A imaginação poética brinca com o tema. Joga-o no mundo. Chama seus pares em torno do círculo. Redemoinho dentro d’água se tem de sobra em O levante das águas, e convocando Bachelard ainda mais uma vez:
Uma gota de água poderosa basta para criar um mundo e para dissolver a noite. Para sonhar o poder, necessita-se apenas de uma gota imaginada em profundidade.
É dessa matéria que O levante das águas se alimenta e se insufla. [1] A água e os sonhos – Ensaio dobre a imaginação da matéria: Martins Fontes, São Paulo, 1997
O LeVAnTe DAS águAS
LeILA TABOSA idioma: português encadernação: brochura formato: 13×16,5 cm páginas: 64 páginas papel polén 90 g ano de edição: 2025 edição: 1ª
Jornal de Fato
14 d omingo
ARTIgO De
OPInIãO
Mudanças
A R t UR L EI t E
Expositor Espírita prea838998@gmail.com
“Há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu.”
(Eclesiastes 3:1)
Um dos maiores desafios da vida são as mudanças. A cada momento, um evento; cada evento, um desafio; cada desafio, um aprendizado; cada aprendizado brilha como estrela na constelação das existências, que se torna luz sobre as sendas da evolução humana.
Portanto, as mudanças fazem parte da existência humana e acontecem por uma série de experiências.
A ideia de que a existência é feita de momentos é central no existencialismo filosófico, que destaca a importância da experiência individual e da liberdade de escolha na formação da identidade. Cada momento vivido, com suas alegrias, tristezas, aprendizados e desafios, contribui para a construção do novo ser.
A necessidade de mudança se perde na poeira do tempo, pois já na antiguidade, os primeiros filósofos observavam que tudo muda continuamente. O exemplo mais popular é Heráclito de Éfeso (535 – 475 a.C.), considerado um dos mais eminentes pensadores pré-socráticos, que refletia sobre o problema da unidade permanente do ser diante da pluralidade e mutabilidade das coisas transitórias. Dentre célebres frases de Heráclito, que abordam a mudança, pode-se destacar:
“Nada é permanente, exceto a mudança.”
“Ninguém entra em um mesmo rio uma segunda vez, pois quando isso acontece já não se é o mesmo, assim como as águas já serão outras.”
“Tudo flui, nada persiste, nem permanece o mesmo.”
A frase “tudo muda, só a impermanência é permanente” expressa a ideia central de que a única constante na vida é a mudança. Nada permanece igual, tudo está em fluxo e transformação constante, e essa própria mudança é a única coisa que não muda.
O mundo muda, e muda cada vez mais rapidamente, por outro lado, há no ser humano uma resistência natural à mudança, por diversos motivos, por exemplo, a dificuldade de sair da zona de conforto. E comunga com o adágio conhecido como Síndrome da Gabriela: Eu nasci assim, cresci assim, vou ser sempre assim. O progresso da humanidade refuta tal comportamento.
A tentativa de se agarrar ao passado, ou de controlar o futuro, é, portanto, uma luta contra a própria natureza da vida.
O reconhecimento da impermanência pode trazer uma série de benefícios. Aceitar as mudanças como parte natural da vida pode reduzir o sofrimento causado pela resistência a elas. Entender que nada é permanente se faz necessário para desapegar de situações, pessoas e coisas, permitindo viver mais livremente e sem a necessidade de controlar tudo ao redor. E, aceitar que o presente é único e passageiro, aprender a valorizá-lo com mais consciência e gratidão.
Levantando o lábaro da impermanência, o homem se torna mais flexível e adaptável diante das mudanças, facilitando a navegação pelos altos e baixos da vida.
Cônscio de que “tudo muda, só a impermanência é permanente”, faz refletir sobre a natureza efêmera da existência e a encontrar sabedoria na aceitação da mudança como parte essencial de bem viver. Aprender com novas experiências e evoluir como indivíduos.
Nas últimas décadas, as mudanças ocorrem cada vez mais rapidamente, pela conjunção de uma série de fatores. Talvez a maioria das pessoas relacione esta velocidade das mudanças aos avanços tecnológicos. Com certeza é um fator preponderante, mas o resultado também passa por questões sociais e culturais, pois de nada adiantaria a tecnologia
se não houvesse a predisposição para sua utilização.
E, sendo cultural do ser humano, toda a mudança provoca desconforto; portanto, a aceitação da mudança não é um processo natural, mas é um processo inevitável.
Mudanças não necessitam ser radicais. Aos poucos, mais que seja permanente.
Há estudos que indicam alguns exercícios simples e cotidianos que podem ajudar a manter a mudança presente no dia a dia. Fazer um caminho diferente para ir para casa ou para o trabalho. Isso fará seu cérebro sair do automático e realizar novas sinapses.
Mudar alguma coisa em casa ou no ambiente de trabalho. Normalmente, os resultados são surpreendentes, pois haverá uma nova perspectiva sobre a mesma coisa. Experimentar novos pratos poderá descobrir novos gostos. Conversar com estranhos é um exercício desafiante, em especial para os tímidos.
Embora a mudança possa ser assustadora, não há como negar a importância de aceitá-la e desenvolver resiliência para lidar com os desafios que ela apresenta.
A mudança também pode ser vista como um processo de transformação pessoal, na qual é preciso aprender para evoluir, possibilitando uma nova versão de si mesmo.
Necessário se faz a mudança de cada dia, já que a vida é um fluxo constante de transformações, e que a forma de lidar com essas mudanças determina o crescimento e a capacidade de evoluir nos diversos aspectos da vida, seja pessoal, profissional e organizacional. É preciso mudar para viver em um mundo em constante e acelerada mudança.
Para nossa reflexão, é importante considerar:
“Os fatos, condições, perspectivas e ações que nos trouxeram até aqui não são as mesmas que nos levarão para frente.”
“Para que as coisas mudem, você precisa mudar. Para que as coisas melhorem, você precisa melhorar.”
Jornal de Fato
Jornal de Fato
cheesecake de laranja
Receita de Cheesecake de laranja deliciosa, feita com Biscoito NEsFIt Leite e Mel triturado, recheio de Leite MOÇa , ricota e Requeijão Cremoso NEstLÉ.
IngredIentes
BASe
200 g de Biscoito Nesfit® Leite e Mel 160 g
100 g de manteiga
ReCheIO
3 ovos
1 e meia colher (sopa) de essência de baunilha
1 colher (sopa) de raspas da casca de laranja
1 Leite MOÇa® (lata ou caixinha) 395 g
200 g de ricota amassada
meio copo de NEstLÉ Requeijão tradicional Cremoso 200 g
COBeRTuRA
2 xícaras (chá) de suco de laranja
1 colher (sopa) de fécula de batata
2 colheres (sopa) de açúcar
1 laranja em gomos
modo de preparo
BASe
Em um recipiente, misture o Biscoito NEsFIt com a manteiga. Forre o fundo e as laterais (não precisa subir as bordas por completo) de uma forma de aro removível (22 cm de diâmetro).
Leve para assar em forno médio-alto (200°C), preaquecido, por cerca de 5 minutos. Reserve.
ReCheIO
Em um liquidificador, bata os ovos, a essência de baunilha e as raspas de laranja.
Junte o Leite MOÇa , a ricota e o Requeijão NEstLÉ e bata bem até formar uma preparação cremosa e homogênea.
Coloque sobre a massa pré-assada e leve ao forno médioalto (200°C), preaquecido, coberto com papel-alumínio, por cerca de 40 minutos ou até que o recheio esteja firme. Reserve.
Em uma panela, misture o suco de laranja, a fécula e o açúcar e leve para ferver até espessar.
Espere esfriar e sirva sobre a cheesecake decorando com os gomos de laranja.
Fonte: Receitas Nestlé
Televisão
Jornal de Fato • sábado, 2 de agosto de 2025
Discurso forte
Miranda retorna às novelas em “Êta Mundo Melhor”
@jornaldefato /jornaldefatorn @defato_rn
Seriais
Destaques das séries e conteúdo “on demand”
Mundo inédito
por Geraldo Bessa
Povos originais
> A série "Chefe de Guerra" acompanha a perspectiva indígena e a narrativa épica da unificação e colonização das ilhas havaianas no início do Século XIX. Jason Momoa interpreta Ka'iana, um guerreiro havaiano que retorna à sua terra natal após anos afastado, encontrando-a em meio a conflitos intensos. Convocado por uma antiga profecia, ele se une ao Rei Kamehameha I na missão de unificar os reinos em guerra, enfrentando batalhas sangrentas e desafios culturais. A trama se destaca por retratar a história havaiana sob a ótica dos nativos, enfatizando a resistência e a identidade cultural frente à colonização. No elenco, Temuera Morrison e Luciane Buchanan.
No segredo (Netflix, seg, dia 4)
Produção mexicana da Netflix, em "Pecados Inconfessáveis", Helena (Zuria Vega) é uma C eo bem-sucedida no trabalho e infeliz na vida pessoal, ao viver um casamento abusivo que ameaça sua vida e a do filho. Porém, ao conhecer Iván ( a ndrés b aida), um acompanhante de luxo com quem começa um caso, a situação muda. À medida que a conexão entre eles aumenta, Helena o convence a seduzir e gravar seu marido, Claudio ( e rik Hayser), em uma situação comprometedora. Mas quando Claudio desaparece misteriosamente, ela vira a principal suspeita.
No corpo e na alma (Globoplay, ter, dia 5)
o sucesso "Fera Ferida", de 1993, chega ao g loboplay. Na trama ambientada na fictícia cidade de tubiacanga, Feliciano Mota ( tarcísio Meira), o prefeito, acredita que a cidade escondia poderosas minas de ouro, convencendo a todos a entregar-lhe suas economias para a construção de uma empresa de mineração na cidade. a notícia se espalha e a cidade é invadida por garimpeiros de todas as partes. Feliciano vai até a cidade grande para trocar sua pepita por dólares, e quando volta é revelada que aquela pepita era falsa, e sua mala com dinheiro some misteriosamente. ao saberem da notícia, seus companheiros se sentem traídos e o acusam de ladrão. Feliciano foi enganado por d emóstenes, seu assessor, causando toda a rebelião. a população toda se revolta contra Feliciano, que se vê obrigado a fugir com sua esposa Laurinda (Lucinha Lins) e seu filho Feliciano Júnior ( d iogo b andeira), de canoa pelo rio. Mas eles são perseguidos, e Feliciano e sua esposa são mortos. Feliciano Júnior enterra os pais e jura se vingar. Quinze anos depois, Feliciano Júnior retorna à tubiacanga, sob o nome de Raimundo Flamel ( edson Celulari). s em revelar para ninguém seu passado, ele causa espanto dos moradores quando se diz capaz de transformar ossos humanos em ouro.
Mágica brutal (Max, qua, dia 6) o longa "a Morte de Um Unicórnio", comédia sombria dirigida por alex s charfman, mostra a vida de e lliot (Paul Rudd) e sua filha Ridley (Jenna o rtega) toma um rumo inesperado e bizarro durante uma viagem para uma
cúpula de gerenciamento de crise. ao dirigir com pressa, eles atropelam um unicórnio mágico e, sem saber o que fazer, decidem levar o cadáver com eles para o retiro selvagem onde se encontra o chefe de e lliot, d ell Leopold, um C eo da indústria farmacêutica com a fortuna de um outro rico. a surpresa se transforma em caos quando dell e sua família descobrem o unicórnio morto e, aproveitando-se da situação, começam a conduzir experimentos científicos no corpo do animal.
Fim dos tempos (Prime, qui, dia 7) a nova adaptação de "a g uerra dos Mundos", inspirada na obra de H.g Wells, chega ao Prime. o filme, estrelado por Ice Cube e e va Longoria, apresenta uma abordagem contemporânea e explora a vigilância moderna. a trama acompanha Will Radford (Ice Cube), um analista de segurança cibernética, que questiona se o governo está escondendo algo após um ataque de uma entidade desconhecida. a direção é de Rich Lee e o roteiro é de Kenneth g olde e Marc Hyman.
Diária médica (Netflix, sex, dia 1) a série "Marcada", produção original Netflix da áfrica do s ul, chega ao serviço de streaming. a trama gira em torno de b abalwa, uma ex-policial religiosa que, desesperada para salvar a filha, se envolve em um assalto audacioso. No entanto, a traição a coloca em uma posição ainda mais perigosa, transformando-a em uma força a ser temida. Criada por akin o motoso, a série tem no elenco nomes como Lerato Mvelase, d esmond d ube e Jerry Mofokeng.
principal / Após 10 anos, Luis Miranda retorna às novelas em
“Êta Mundo Melhor”
Discurso forte
Aprofissão de ator vai muito além de decorar textos e encenar diante de uma câmera. Pelo menos é essa visão que Luis Miranda defende cada vez que entra em um set. De volta às novelas após mais de 10 anos, o ator, que vive o professor Asdrúbal em “Êta Mundo Melhor”, tem visto o mercado sofrer fortes e preocupantes transformações. Por isso mesmo, não hesita em defender o espaço destinado às artes e aos profissionais nos últimos anos na televisão. “Estamos perdendo espaço para muitos influenciadores. Não é quantidade de seguidor ou influenciador que dá resultado. Quem dá resultado é talento. Talento quem tem é artista, não influenciador. A gente decora texto, ensaia, grava. Não tem tempo para TikTok. Temos brigado muito por isso. Temos perdido espaço para influenciadores. A mídia é que tem que abrir espaço para o talento. O talento não pode perder espaço para a mídia”, defende.
Na história das seis, Asdrúbal é um dos grandes aliados de Candinho, papel de Sergio Guizé, protegendo-o de golpes. Paquerador, joga charme para Margarida, papel de Nivea Maria, Medéia, de Betty Gofman, e Tamires,
vivida por Monique Alfradique, ao mesmo tempo, o que vai lhe render muita dor de cabeça. “O Asdrubal vem camaleando personagens atrás do paradeiro do filho de Candinho. É uma novela bemhumorada e temos outro reconhecimento de Brasil, o Brasil também é caipira. O humor por si só se estabelece nessa trama tão bem escrita com criança, com bicho, com um elencaço, enfim”, valoriza.
P – Há mais de 10 anos de folga das novelas, você é um nome recorrente na linha de shows da Globo. Após emendar diversas séries, você estava desejando esse retorno aos folhetins?
R – Eu gosto muito de novela, mas não dava tempo de fazer. Sou um talento estratégico da casa e faço várias coisas. Além das séries, também faço filmes, né? Tenho muitas facetas. Tivemos três anos de muito sucesso com “Encantado’s”. Então, a série demanda um resguardo de imagem e impossibilita participar de produções maiores. A novela veio logo em seguida da série, mas tive um tempo para descansar minha imagem. Isso é importante para mim. Quando a gente emenda uma coisa na outra é ruim porque não dá tempo para se pre-
parar bem. Eu gosto de estar sempre preparado. Tivemos um bom tempo de preparação. Acho importante voltar para as novelas. Novela é um produto forte da casa e precisamos de atores fortes, bons e profissionais fazendo novela porque é isso que dá resultado.
P – Como assim?
R – Não é quantidade de seguidor ou influenciador que dá resultado. Quem dá resultado é talento. Talento quem tem é artista, não influenciador. É importante que a gente saiba e diga isso porque as novelas vão continuar fracassando enquanto insistirem em colocar figuras que tenham essa imagem e não tenham qualidade profissional.
P – Você sente que há uma perda de espaço para os diversos influenciadores em ascensão?
R – Não estudam, não sabem nada, não fazem um dever de casa. Tem de chegar aqui e saber conversar sobre o trabalho que a gente faz, para que é feito, para quem estamos levando. A profissão de ator não é só glamour. Tem muita ralação. Estou ralando desde março na novela. A gente grava de segunda a sábado. Tem diurna e tem noturna. Esse é o trabalho do ator profissional. A gente decora texto, ensaia, grava. Não tem tempo para TikTok. Temos brigado muito por isso. Temos perdido espaço para influenciadores.
close / No elenco de “Guerreiros do Sol”, Mayana Neiva vibra com múltiplos caminhos profissionais
De tudo um pouco
Atelevisão é conhecida como um espaço de encontros e reencontros. Há quase 20 anos diante das câmeras, Mayana Neiva tem colecionado e reeditado boas parcerias ao longo de sua jornada na tevê. Recém-chegada ao enredo de “Guerreiros do Sol”, a atriz viu seu caminho profissional cruzar novamente com o diretor Rogério Gomes, também conhecido como Papinha, com quem trabalhou em “Amor Eterno Amor”. “A qualidade da direção e da fotografia me impressionou muito. A direção do Papinha é incrível. O texto do George Moura flerta, inclusive, com elementos da literatura de Guimarães Rosa — é uma escrita muito rica. O elenco é maravilhoso, a equipe muito talentosa. Foi um projeto que me encantou profundamente. Realmente, um sonho para qualquer ator”, valoriza.
Na história original Globoplay, Mayana vive Linete, esposa de Heleno, papel de Tuca Andrada, irmão de Miguel Ignácio, de Alexandre
Nero. O casal dá abrigo a Rosa, interpretada por Isadora Cruz, numa fazenda no Piauí. “Ela é uma mulher muito doce, uma mãe dedicada, que leva uma vida tranquila e simples. A chegada de Rosa à fazenda da família acaba desestabilizando as relações entre os filhos, o marido e toda a estrutura familiar. Isso provoca reviravoltas importantes tanto para aquela casa quanto para a trama como um todo. Linete é doce e maternal, mas também intensa e fascinante. Eu adorei interpretá-la”, afirma.
Antes mesmo de “Guerreiros do Sol” ir ao ar, Mayana já havia retornado ao vídeo ao comandar o programa “Quero Ser Veg”, que foi exibida na TV Brasil. Com uma abordagem leve, o programa visou esclarecer preconceitos sobre uma alimentação totalmente baseada em vegetais. Realizada em Florianópolis pela Novelo Filmes, a obra contou com direção de Cíntia Domit Bittar e produção executiva de Ana Paula Mendes. “O programa tem tudo a ver com saúde e bem-es-
tar, temas com os quais me identifico bastante. Acredito que há grande chance de uma segunda temporada. Estou torcendo para que aconteça”, torce.
Enquanto aguarda novos projetos vídeo, Mayana tem investido em sua carreira musical. A atriz viaja o Brasil com seu show, baseado no disco “Tá Tudo Aqui Dentro”. Em seu álbum de estreia, Mayana faz uma homena -
gem às mulheres. Ela revisita as suas raízes nordestinas com uma produção cosmopolita latino-americana, e apresenta faixas autorais, além de influências que marcaram a sua carreira e muita poesia de cordel. “Tem sido uma fase musical muito feliz para mim. O próximo show será dia 17 de setembro no Blue Note São Paulo — ficaria muito feliz em ver o público por lá”, convida.
ponto de vista / “Volte Sempre” aposta em elenco talentoso e esquetes populares, mas esbarra na obviedade
No piloto automático
OMultishow estreou em julho o humorístico “Volte Sempre”, que acompanha o cotidiano de uma galeria comercial com lojas diversas e personagens caricatos. Ancorado por esquetes, a primeira temporada do programa ocupa espaço na grade do canal de segunda a sexta e reúne um elenco experiente, com nomes como Fabiula Nascimento, Otavio Muller, Lorena Comparato, Júlia Rabello, Cosme dos Santos e Welder Rodrigues. A proposta declarada é retratar o empreendedor brasileiro. Mas, na prática, o projeto parece mais interessado em fazer rir a partir de tipos exagerados, com textos que ora divertem, ora frustram pela previsibilidade.
Apesar do talento inegável do elenco, “Volte Sempre” tropeça em um roteiro que frequentemente se apoia em fórmulas já muito exploradas na televisão aberta. Uma comparação com o extinto “Zorra Total”, da Globo, por exemplo, não chega a ser descabida. O programa lembra justamente a fase menos inspirada do humorístico de sábado à noite – marcada por piadas rápidas, bordões forçados e pouca densidade crítica. Em um momento em que o humor televisivo brasileiro tem investido em
abordagens mais sofisticadas e reflexivas, o novo projeto do Multishow parece mirar um público mais afeito ao riso imediato e descompromissado, o que por si só não seria exatamente um problema, não fosse a repetição excessiva de estruturas e ideias.
Entre os quadros mais eficazes está o do estúdio de tatuagem comandado por Carlinhos Tattoo, personagem de Gabriel Godoy. Com boa presença cênica e texto afiado, ele brinca com a ideia de um tatuador que mais parece um terapeuta: questiona seus clientes, provoca revelações emocionais e, no fim, não realiza nenhuma tatuagem. A pegada é clara: “primeiro a gente tatua por dentro, depois tatua por fora”. É um dos esquetes que conse -
gue unir timing cômico e uma sátira bem direcionada.
Outro destaque é Martina, papel de Fabiula Nascimento. Dona da galeria onde tudo acontece, ela surge como uma figura positiva e motivacional, mas logo expõe sua toxicidade em situações que revelam egoísmo e hipocrisia. Fabiula cria a personagem com trejeitos e sotaque que arrancam risos mesmo antes da fala, mostrando que sua atuação supera as limitações do texto. Júlia Rabello também brilha como Shirlene, uma esteticista indignada com os privilégios de suas clientes. O texto do quadro nem sempre foge do óbvio, mas a atriz consegue dar camadas ao humor com seu talento.
Thardelly Lima encarna o vendedor Pereira, sempre
disposto a agradar a patroa e a convencer os clientes com carisma. Heslaine Vieira diverte como Janete, a fofoqueira caixa de mercado que fala alto ao celular e se ofende quando é escutada por desconhecidos. Welder Rodrigues, por sua vez, vive Zuenir, dono de uma loja zen que parece sempre à beira de um ataque de nervos. Esses personagens ajudam a manter o ritmo e a variedade da série, mas nem sempre os roteiros acompanham a qualidade de suas atuações.
A ambientação em uma galeria de bairro, com bijuterias, salão de beleza, mercadinho e assistência técnica, proporciona o cenário ideal para retratar tipos populares. Só que a tentativa de criar bordões e personagens marcantes nem sempre funciona. Em diversos momentos, os esquetes se alongam mais do que deveriam, perdendo o ritmo e a graça. Ainda que alguns episódios flertem com críticas sociais — como no caso da aspirante a influenciadora sem noção, vivida por Castorine, ou da própria desigualdade social, que revolta a depiladora —, essas reflexões são rasas e logo cedem lugar a piadas fáceis.
“Volte Sempre” tem o mérito de apostar na comédia popular e de abrir espaço para bons intérpretes, mas ainda carece de maior ousadia criativa. Em tempos de pluralidade estética e exigência por conteúdo mais elaborado, o programa parece se contentar com um riso automático, preso a uma espécie de zona de conforto da obviedade.
resumo das novelas
s egunda - Zenaide despista Candinho e afirma que Zulma quer convidá-lo para sua festa de aniversário. Zenaide pede que tales contrate d ita para cantar na festa de Zulma. Zulma distribui convites a todos para seu aniversário. Lauro pede que s ônia finja que é sua namorada em troca de ajuda financeira. s amir e as crianças armam uma confusão no dia da festa de Zulma. Cunegundes provoca Maria d ivina. Zulma prende e rnesto em seu guarda-roupas para impedi-lo de ir à sua festa. a nabela consegue libertar as crianças, e a festa de Zulma é interrompida.
segunda - Vanderson estranha a falta de notícias de abel, e sofia se desespera. Jaques e tânia ficam sabendo de um acidente grave com um carro e deduzem que se trata de abel. Jaques tenta incriminar Vanderson. Leo pede que Kami avise a s amuel sobre o paradeiro de s ofia. s amuel e Filipa não conseguem falar com a bel. Vanderson liga para s amuel. Jaques se insinua para Filipa. Rosa sonha com abel. Jaques ameaça Vanderson, que parte, deixando sofia sozinha. Leo e Marlon encontram sofia. Vanderson se junta a Jaques, Ricardo e tânia. sofia questiona samuel sobre abel. Vanderson jura vingança contra Jaques.
s egunda - Raquel expulsa o dete de sua casa. odete garante a Walter que acabará com a empresa de Raquel. s ardinha conta a s olange que viu Maria de Fátima com César. Consuêlo se preocupa quando Raquel lhe pede para não revelar a odete que Celina é sócia da Paladar. Consuêlo entrega a pesquisa que fez sobre a Paladar a o dete. o dete exige que Maria de Fátima apague o post que fez na tCa . Raquel e Ivan passam uma noite juntos em um hotel. e ugênio conta a Celina e a o dete que Maria de Fátima postou um vídeo dizendo que foi censurada. odete confronta Maria de Fátima.
terça - Celso tenta dissuadir Candinho da ideia de oferecer uma festa a s amir, e pede ajuda a Zulma e Zenaide. s imbá afirma a s amir que ele jamais encontrará seu pai. Candinho organiza a festa de s amir com a sdrúbal, Picolé e Quitéria. d ita afirma a Margarida que não quer mais saber de Candinho. e rnesto se livra do guarda-roupas e ameaça Zulma e Celso. Zulma permite que s amir e as crianças vão à festa organizada por Candinho, mas exige acompanhá-las. Margarida desconfia do suposto namoro de Lauro e s ônia. Maria d ivina se vinga de Cunegundes.
terça - Leo chega com sofia à mansão, e todos perguntam por abel. Rosa comenta com ayla sua preocupação com o destino de abel. davi liga para Jaques, que despista o sobrinho. todos rezam pela volta de abel. sofia se desespera com a ausência do pai. Marlon avisa a s amuel que encontrou o carro de abel, que desconfia de que o pai possa estar vivo. d anilo sofre com o acidente de abel e pressiona Jaques. samuel acusa danilo de ser um espião de Jaques. Pam e Kami desconfiam da proximidade entre danilo e Jaques. Jaques assume a sala de abel na b oaz, e s amuel afirma que o tio atentou contra seu pai.
terça - odete obriga Maria de Fátima a cancelar seu perfil nas redes sociais. o dete pede ajuda a Mário sérgio para destruir a reputação da Paladar. Walter comenta com César seu receio de perder odete. Mário sérgio e odete ficam juntos. Maria de Fátima conta a César seus planos para engravidar de afonso. Mário s érgio descobre que a Paladar está contratando um gerente de compras e ele e odete pensam em Walter. Maria de Fátima deixa a boate ao ver César com sheila. afonso se embriaga e solange o ajuda. afonso acorda sobressaltado na casa de s olange. Maria de Fátima pergunta a afonso onde ele estava.
Quarta - Zulma e Zenaide escapam da polícia. a sdrúbal e Candinho afirmam que Celso está apaixonado por e stela. Zulma orienta as crianças a furtarem pertences de Candinho, e s amir proíbe. tamires exige que e rnesto lhe repasse dinheiro que ganha de Mirtes. Francine alerta Mirtes sobre e rnesto. o lga convence a raújo comprar um carro novo com dinheiro desviado da fábrica. a s crianças se divertem na festa s amir. Zulma rouba o camafeu de Candinho com a foto de sua mãe para culpar s amir. Cunegundes se desentende com Medeia.
Quarta - Jaques discute com samuel, e ambos decidem chamar a polícia. Ricardo exige que nilo minta para a polícia. samuel confronta Jaques. Leo cuida de sofia, que é apoiada por dedé. savas si declara Vanderson como o principal suspeito sabotagem ao carro de abel. Jaques decide pagar uma dívida de abel, e Rosa se surpreende. Katinha se incomoda com a proximidade entre Leo e muel. Filipa decide procurar emprego. Jaques ocu pa a mansão de abel.
Até o fechamento da edição, a emissora não divulgou o resumo do capítulo.
Até o fechamento da edição, a emissora não divulgou o resumo do capítulo.
Quarta - afonso mente para Maria de Fátima. odete pede que Mário sérgio treine Walter para entrevista na Paladar. afonso não recebe solange, que o procura na tCa para entregar seu colar. ria de Fátima planeja engravidar de afonso. odete pede a Luciano para seguir investigando Ivan. lange confessa a s ardinha que ainda gosta afonso. Consuêlo comenta com aldeíde que a impressão de que andré está escondendo algo. Luciano decide se mudar do apartamento de Ivan e contar ao amigo sobre o suborno que aceitou odete. Ivan orienta Luciano a fingir que segue alia do a odete.
Até o fechamento da edição, a emissora divulgou o resumo do capítulo.
polícia. está crianças amir os repasse o alerta raújo a desviado festa de com Cunegundes
ambos d aJaques. avassuspeito da pagar Katinha s aocu-
Quinta - s amir afirma que não roubou o camafeu, e acaba fugindo. Candinho tenta proteger s amir, e e stela se surpreende com a atitude de Celso contra o menino. a nabela passa mal, e e stela se desespera. s amir se esconde no estábulo de Policarpo. Picolé encontra s amir e apoia o menino. Cunegundes exige que Quinzinho escolha entre ela ou Medeia. Lauro revela a e stela que a nabela pode perder a audição. Com a ajuda de Policarpo, Candinho encontra s amir.
s exta - Candinho afirma que protegerá s amir, e que acredita que o menino não roubou seu camafeu. Medeia decide deixar o sítio. d ita recebe cartas de fãs. tamires e Francine decidem gastar o dinheiro que e rnesto ganhou de Mirtes. a nabela volta para casa, e e stela cuida da irmã. Zulma pede ajuda a e rnesto para encontrar s amir. Clóvis convida d ita para sair. a s crianças fazem greve de fome até que s amir retorne ao casarão. Medeia interrompe um encontro entre a sdrúbal e Margarida. Candinho leva s amir de volta para Zulma, e Celso se esconde do amigo.
s ábado - Candinho desconfia que há alguém escondido na casa de Zulma, que consegue despistá-lo. a s crianças comemoram a volta de s amir, menos s imbá. Medeia e Margarida repreendem a sdrúbal. Celso oferece ajuda a e stela para arcar com os custos dos exames de a nabela. Candinho tenta se reaproximar de d ita. Zulma visita Candinho, e Policarpo a ataca novamente. d ita confessa a Margarida que gosta de Candinho. e rnesto e tamires planejam um novo golpe. Clóvis e Zulma atrapalham o encontro de d ita e Candinho.
Fátima. para a olange, Madete sogosta de tem algo.
Ivan aceitou de alia-
Quinta - todos se incomodam com a presença de Jaques na mansão. Nina descobre que Katinha não está grávida. Jaques ameaça Nina, que decide se aliar a ele. s amuel pressiona Katinha sobre o bebê. Ryan tem indulto do presídio e pede para passar uns dias com Kami e dedé. Manuel permite que Nina trabalhe em seu estabelecimento. Vespa exige que Ryan guarde suas mercadorias ilegais. samuel e Jaques discordam das ações para a boaz. danilo ameaça Natara para favorecer Pam. Vespa denuncia Ryan para d urval. d avi é promovido a diretor de marketing, e breno e ayla temem o futuro da empresa.
Quinta - Raquel apresenta Walter aos funcionários da Paladar. Leila procura Renato para propor um perfil seu na revista de bordo da tCa . andré fala a aldeíde que não gosta de viver às escondidas. Lucimar flagra a ldeíde com andré. Walter passa para odete todas as anotações sobre a Paladar. depois de uma passagem de tempo, Marco aurélio se surpreende com uma matéria na revista da tCa sobre Leila. solange dorme durante uma reunião da tomorrow. Vasco diz a Lucimar que alugou um apartamento no prédio dela. odete avisa a Walter que ele sabotará a Paladar. solange descobre que está grávida. sardinha pergunta a solange de quem é o bebê.
não Até o fechamento da edição, a emissora não divulgou o resumo do capítulo.
s exta - Jaques e tânia ameaçam Katinha. s amuel conversa com Rosa sobre as decisões de Jaques para o futuro da boaz. Pam, Kami e Marlon pressionam d anilo sobre seu caráter. Jussara se desentende com alan. Katinha inventa para s amuel que perdeu o bebê. Leo alerta d avi sobre Jaques. aurora ajuda Filipa em seu novo emprego. d anilo anuncia a demissão de Natara. s amuel e Katinha revelam à família a suposta perda do bebê, e Nina registra. Leo se identifica com a dor do casal. os funcionários da fábrica pensam em fazer greve. Jaques questiona Rosa sobre sua permanência na presidência da boaz.
s exta - s olange se nega a dizer de quem está grávida. Pascoal comenta com Raquel sua desconfiança com Walter. Cecília pensa em fazer as pazes com Marco aurélio por causa de sarita. Heleninha se recusa a sair de seu quarto. Cecília avisa a Marco aurélio que gostaria que ele fosse ao aniversário da sobrinha. Raquel e Ivan combinam de ir a Paraty. Heleninha resolve aceitar a sugestão de Celina para as duas irem a Paraty. andré salva aldeíde de um afogamento na praia. Heleninha fica abalada ao ver que Ivan e Raquel estão hospedados na pousada de Laís e Cecília e resolve ir embora. Poliana flagra aldeíde com andré.
Até o fechamento da edição, a emissora não divulgou o resumo do capítulo.
sábado - Rosa confirma a presidência de Jaques, mas exige concessões do filho. Rosa pede desculpas às funcionárias e revoga as demissões. sofia vê Leo chorando por lembrar de quando perdeu sua filha. gisele e ayla reatam. ayla se recusa a sair com b reno e Caco. Jaques revela a todos que Katinha jamais esteve grávida. samuel rompe com Katinha. Leo apoia s amuel. Rosa conversa com Jaques acreditando se tratar de abel, e samuel se penaliza. Kami, Pam e Natara planejam criar uma associação para proteger seus direitos trabalhistas. s amuel descobre que Jaques e Katinha estavam mancomunados contra ele.
sábado - Poliana teme pela reação de Consuêlo quando souber que o filho está namorando a melhor amiga. ana Clara diz a o dete que precisa de dinheiro. Heleninha chama e unice à sua casa para copiar alguns vestidos. e unice percebe que Heleninha está interessada em saber informações sobre Ivan e Raquel. Heleninha conta a Celina que d rª. ana ameaçou parar de atendê-la se os combinados não forem cumpridos. Poliana conta a Raquel que a irmã está namorando andré. Mário s érgio distrai ademir, o porteiro da Paladar, para que Walter possa entrar na empresa e infectar as comidas.
cinco perGuntas / De volta às novelas, Luís Salém fala das
inspirações e nova dinâmica do mordomo Eugênio de “Vale Tudo”
Ordem na casa
Luís Salém ficou surpreso quando recebeu o convite para retornar às novelas em “Vale Tudo”. Morando em Salvador, na Bahia, há oito anos, e se dedicando a projetos sociais que utilizam as Artes Cênicas como forma de inclusão, ele viu no convite da autora Manuela Dias uma boa oportunidade para matar as saudades dos estúdios de tevê na pele do sensível e solitário Eugênio, mordomo da poderosa família Roitman. “Dirigi a primeira peça escrita pela Manuela, lá em meados dos anos 1990. É um reencontro profissional muito legal tantos anos depois. Além disso, fico muito feliz em viver um personagem interpretado originalmente pelo Sérgio Mamberti, um ator que sempre me inspirou”, valoriza. Natural do Rio de Janeiro, Salém já era um nome conhecido do teatro carioca – especialmente dos espetáculos de comédia – quando estreou na tevê, primeiro fazendo pequenas pontas em produções como “Desejo” e “Vamp”, até conseguir papéis de destaque em tramas como “Salsa e Merengue” e no remake de “Anjo Mau”. Experiente na direção teatral, Salém também sempre foi apaixonado pelo lado
mais educacional das artes cênicas e chegou a dar aulas de interpretação na famosa Casa das Artes das Laranjeiras. Aliás, foi na área de formação de atores em projetos sociais que ele passou a investir desde que trocou o Rio por Salvador. “A mudança se deu por motivos muito pessoais. O Rio de Janeiro deixou de ser a cidade que eu estava acostumado, me sentia triste e solitário. Morar em Salvador me faz muito bem. Foi onde iniciei um trabalho mais voltado para o social, falando sobre arte e audiovisual como orientador de jovens do Projeto Axé. É para onde eu volto assim que a novela acabar”, planeja.
P – Sua última novela foi “Aquele Beijo”, de 2011. Como surgiu o convite para “Vale Tudo”?
ra eu atuando, e em um projeto bonito que revisita um dos maiores clássicos da teledramaturgia, foi irresistível.
P – Na versão original da novela, Eugênio era um tipo mais teatral e central na trama. Como você avalia o personagem no remake?
R – O personagem retornou bem diferente. Antes ele tinha a questão das citações cinematográficas, do culto às divas dos anos dourados de Hollywood. Não sei qual foi a inspiração da autora, mas acredito que essa nova versão é mais humanizada. Aos poucos, o texto tem dado pistas e mais informações sobre o Eugênio além da figura do mordomo.
P – Em que sentido?
R – Estava quietinho no meu canto, em Salvador, e um dia tocou o telefone e era a Manuela (Dias, autora), me convidando para fazer a novela. A genteseconhecehámuitotempo e fiquei feliz por ela ter lembrado de mim para esse personagem. Dirigi a primeira peça escrita por ela e a gente nunca mais se encontrou profissionalmente. Porém, nunca parei de observar o trabalho de criação dela.
P – Foi o que fez você acertar seu retorno aos folhetins?
R – Com certeza. Sou muito fã da dramaturgia que ela tem proposto. Assisti “Justiça”, “Justiça II”, “Amor de Mãe”. É incrível o amadurecimento dela como escritora. É o tipo de texto que me interessa muito. Voltar a trabalhar com ela, ago-
R – Meu personagem é encantado com aquela vida de luxo, com o trabalho dele para manter o funcionamento da mansão, carrega uma preocupação em atender, em servir. A paixão pelo cinema foi substituída pela adoração à família Roitman. Eugênio tem uma relação de afeto verdadeira com Heleninha (Paolla Oliveira). Mas existe um vazio dentro dele, uma solidão latente. Essas questões são melhores discutidas hoje em dia.
P – Apesar das diferenças, você chegou a se inspirar em alguma característica do Eugênio interpretado pelo Sérgio Mamberti?
R – Além de um grande ator, Mamberti é uma eterna inspiração para mim. Eu era adolescente quando o vi nos palcos pela primeira vez em “Calabar”.
r aio-x / André Lima interpreta Eleazar em “Paulo, o Apóstolo” e mergulha nos bastidores do sinédrio
Caminho de fé
André Lima encara com intensidade o maior desafio de sua carreira até agora. Em “Paulo, o Apóstolo”, novela bíblica da Record que também está disponível no streaming Univer Vídeo, o ator vive Eleazar, jovem integrante do Sinédrio, uma espécie de tribunal judeu, e filho do sumo sacerdote Ananias, papel de Ricardo Duque. Com um olhar malicioso e atitudes movidas pela inveja, Eleazar participa das intrigas e estratégias que envolvem o julgamento de Paulo. “Meu personagem vem de família rica e, geralmente, está envolvido nas confusões do sinédrio. Ele entra no meio da história e fica até o fim”, detalha.
A trama bíblica marca um momento especial na trajetória do ator. Após algumas participações em temporadas distintas de “Reis” e em novelas da Globo como “Família é Tudo” e “Volta por Cima”, André tem agora a chance de viver um personagem fixo e com arcos definidos. “Em ‘Reis’ foram participações, nada se compara com esse personagem que estou vivendo”, compara. A entrada no elenco veio por meio de uma seleção que, a princípio, pou-
co revelava sobre o projeto. “Minha agência me ligou dizendo que tinha um teste de um trabalho grande. Mas, como na maioria das coisas no audiovisual, não falaram muito a respeito. Só sabia que seria para uma nova produção da Record”, lembra.
O ator se impressionou com a dimensão e com a força da narrativa de “Paulo, o Apóstolo”. “São mais ou menos 50 atores com mais de 400 participações. E, para falar a verdade, eu acho que é um presente para qualquer cristão contar a história de Paulo, que é uma das mais bonitas da ‘Bíblia’”, afirma. Na construção do personagem, André buscou aprofundar a psicologia de Eleazar. “Existem alguns caminhos. Eu, por exemplo, tento criar seus traços, suas motivações. É um processo delicado, porque tem a opinião do autor, do diretor, do preparador, do ator e até de mais gente que está envolvida no processo. Cabe a você filtrar essas opiniões e ver o que tem mais coerência”, explica. Gravar em cenários e com figurinos de época e ricos em detalhes também teve impacto nesse processo. “Meu trabalho como ator não é chegar naquele set de filmagem e
atuar, mas sim viver aquela experiência de maneira visceral, para passar verdade a quem for assistir. E um figurino, um cenário detalhado e daquela grandiosidade, tudo isso nos ajuda a acreditar no que nós estamos fazendo”, defende. Entre as cenas mais marcantes que gravou, ele destaca uma sequência emocional decisiva na trama. “É do penúltimo episódio da série, que é o último episódio do meu personagem, e que mostra que a gente realmente viveu aquilo ali. Lembro que eu e Ricardo Duque fizemos uma cena de cinco horas. Saímos destruídos”, relata.
O encantamento pela atuação começou ainda na infância, com a influência do cinema e, curiosamente, do ramo no qual sua família atuava. “Fui criado no meio de oficina. Tanto meu avô quanto meu pai foram apaixonados por velocidade. Comigo, não ia ser diferente. Me lembro do primeiro filme de ‘Velozes e Furiosos’ a que assisti e de ter ficado apaixonado. Desde então, me interessei pelo trabalho de ator e pelo estilo de vida deles”, conta André.
Nome completo: André Luiz Bezerra Lima.
Nascimento: 14 de outubro de 1989, no Rio de Janeiro, RJ.
Atuação inesquecível: “Provavelmente a minha última cena em ‘Paulo, o Apóstolo’”.
Interpretação memorável: Leonardo DiCaprio como Hugh Glass no filme “O Regresso”, lançado em 2015 e dirigido por Alejandro González Iñárritu.
Momento marcante na carreira: “Quando meu filho leu meu nome na abertura da novela”.
O que falta na televisão: “Mais oportunidades para atores talentosos”.
O que sobra na televisão: “Recursos e investimentos, que, na minha opinião, é o que falta para o teatro no Brasil”.
Com quem gostaria de contracenar: Wagner Moura, Irandhir Santos, Matheus Nachtergaele e Fernanda Montenegro.
Se não fosse ator, seria: Veterinário.
Ator: Wagner Moura e Leonardo DiCaprio.
Atriz: Fabiula Nascimento e Charlize Theron.
inside / Rodrigo Candelot integra o elenco da nova temporada de “Arcanjo Renegado” e vive o filósofo Sêneca
Entre dilemas e reflexões
Rodrigo Candelot dá vida a João Alberto, um homem de classe média que se envolve com o tráfico na quarta temporada de “Arcanjo Renegado”, série do Globoplay ainda sem data de estreia. Enquanto aguarda a exibição da série policial, o ator segue no ar como o filósofo Sêneca, conselheiro do imperador Nero em “Paulo, o Apóstolo”, novela bíblica da Record, que é exibida também na plataforma de streaming cristã Univer Vídeo.
Admirador do trabalho do AfroReggae Audiovisual e do criador Jose Júnior, o ator não mediu esforços para entrar no elenco. “Corri atrás: fiquei sabendo dos testes, me ofereci e entrei em contato com a equipe. Fiz um teste on-line com uma cena difícil, que envolvia discussão e tapa na cara. Acho que fiz com tanta verdade que me ajudou a conseguir o papel”, lembra.
A trajetória do personagem, que se associa ao crime em busca de conforto financeiro, instigou Candelot por sua complexidade moral.
“Ele é de classe média, mas resolve fazer um acordo com o tráfico para dar uma vida mais confortável à esposa e ter alguns luxos. Ele não tinha envolvimento com o tráfico até ali, portanto, não era um bandido. Mas faz uma escolha e sofre consequências por essa decisão”, analisa. O papel também permitiu ao ator dividir cenas com nomes como Marcello Melo Jr., Erika Januza e Carol Nakamura. “João Alberto me trouxe desafios diferentes em termos de interpretação”, avalia.
Para compor o personagem, Rodrigo buscou referências da realidade, mas mergulhou ainda em outras possibilidades de estudo. “Procurei inspiração na vida, em casos de pessoas que passam por situações semelhantes. Mas também busquei, dentro do texto, as circunstâncias da cena. E, no perfil psicológico do meu personagem, estados emocionais pelos quais ele passaria e que eu também deveria vivenciar como ator”, relata.
Já o personagem Sêneca, que interpreta em “Paulo, o Apóstolo”, novela bíblica da
Record, é mais fácil de defender moralmente. “Foi um dos grandes pensadores de sua época e um grande filósofo, lembrado até hoje”, valoriza. As obras do pensador romano foram uma das bases para o processo de construção enfrentado por Rodrigo. “Fui compondo um Sêneca muito humano, preocupado com os rumos do seu pupilo, a quem tratava como filho, além é claro de suas preocupações e deveres na corte”, afirma.
A ambientação histórica também teve peso nessa cria-
ção. “Estudamos um pouco de história e do tempo em que a série se passa. Também por já ter feito alguns trabalhos épicos na Record, a aproximação com esse universo é maior”, reconhece. A parceria com a emissora já vem de outros papéis, como os sacerdotes que interpretou em “Gênesis” e “Reis”. “Apesar de trabalhar muito com o humor em diversas produções, na Record me escalam para personagens mais sérios, com uma carga dramática maior”, observa.
Bastidores / Disposto a estreitar os laços com as massas, Aguinaldo Silva volta
à Globo apostando no drama cotidiano de “Três Graças”
Retorno popular
Ahistória recente de Aguinaldo Silva com a Globo é digna de um novelão, daqueles com direito a momentos de drama intenso e superação. E mais um capítulo está pronto para ser escrito com o retorno do autor com “Três Graças”, novela que vai substituir “Vale Tudo”. Agnaldo é o único novelista da Globo a escrever exclusivamente para o seleto horário das nove, mas não teve seu contrato renovado após o fracasso de “O Sétimo Guardião”, de 2018, sua tão esperada volta ao realismo fantástico. Com problemas nos bastidores envolvendo questões judiciais sobre a autoria e desentendimentos entre o elenco, a novela sofreu mesmo foi com o total desinteresse do público.
Com a paralisação dos trabalhos nos estúdios durante a pandemia, a Globo revisitou sucessos recentes de Aguinaldo para ocupar a faixa das 21h e prendeu a audiência ao reprisar títulos como “Fina Estampa” e “Império”. Foi a resposta do público acabou promovendo a reaproximação entre a emissora e o autor que, em setem-
bro do ano passado, foi contratado por obra com a aprovação da sinopse de “Três Graças”. “Fiquei muito satisfeito em ver o sucesso de trabalhos antigos. Minha ideia nesta nova trama é fazer algo nesta mesma linha popular e abrangente. 'Três Graças' nasce da vontade de retratar o Brasil que está acontecendo nesse momento. É uma novela da atualidade, do ônibus, do metrô, do trem”, conceitua Aguinaldo.
Escrita em parceria com Virgílio Silva e Zé Dassilva, “Três Graças” tem previsão de estreia para outubro e vai acompanhar a história de Gerluce, protagonista de Sophie Charlotte. Moradora de uma favela fictícia de São Paulo, ela integra uma família de mães solo: é filha de Lígia e mãe de Joélly, papéis de Dira Paes e Alana Cabral. Criada pela mãe, que engravidou na adolescência e foi abandonada pelo seu pai, Gerluce enfrentou destino parecido com a chegada da filha na fase em que se preparava para entrar na faculdade. Abdicou dos seus sonhos para dar a Joélly uma vida diferente, que tivesse um
futuro promissor. Mas, quando a gravidez precoce da terceira geração se confirma, Gerluce faz de tudo para impedir que a filha abra mão de seus projetos e ambições, assim como ela e a mãe foram obrigadas a fazer. “A vida da Gerluce nunca foi fácil. Mas ela não perde a esperança e a vontade de vencer. É uma mulher muito possível e brasileira”, avalia Sophie.
A vida da heroína se resume aos cuidados com a mãe doente, a criação da filha e o trabalho como cuidadora de idosos na casa da egoísta Arminda, de Grazi Massafera. Vivendo o cotidiano da mansão onde Arminda mora com a mãe idosa Josefa e o amante Santiago, papéis de Arlete Salles e Murilo Benício, Gerluce descobre que o casal lidera um esquema de falsificação de remédios que impacta diretamente a vida de muitas pessoas da comunidade onde vive. Além disso, ela encontra uma grande quantidade de dinheiro guardada dentro de uma obra de arte da casa, o que a leva a um dilema moral que contrapõe suas noções de certo, errado e justo, situação que vai mudar o rumo de sua vida. “A responsabilidade de viver a vilã de uma novela do Aguinaldo é imensa. Fico nervosa só de pensar. A experiência tem sido incrível por conta da his-
tória forte e popular que temos para contar”, conta Grazi. Sob o comando de Luiz Henrique Rios e com um elenco composto por Miguel Falabella, Marcos Palmeira, Andréia Horta, Pedro Novaes, Alanis Guillen, Rômulo Estrela e Bárbara Reis, entre outros, as gravações de “Três Graças” já tomam conta das locações em São Paulo, em especial, na região da Brasilândia, Zona Norte da capital paulista, que serve como referência para a fictícia comunidade retratada no enredo. “É muito importante para a narrativa mostrar a cidade, não só como normalmente se mostra São Paulo, com seus grandes prédios, mas o dia a dia das pessoas. A Brasilândia é um lugar muito diverso e começar as cenas por aqui é uma forma de dar o tom de realidade que a novela exige”, explica o diretor. Cerca de 90 pessoas da equipe da novela e 30 figurantes locais participam das gravações, que ainda visitam a região central da cidade e os bairros Aclimação, Bela Vista, Pinheiros, Pirituba e Freguesia do Ó. “São Paulo recebeu a novela de forma muito curiosa e carinhosa. Começar esse trabalho vendo a vida do lugar é muito inspirador. Como atriz, busco aqui, na vida real, a fonte para a história fictícia que vamos contar”, valoriza Sophie.
Mundo inédito Zapping por Caroline Bor G es
Samba no pé
> A nova temporada de “Rensga Hits!” conta com diversos personagens inéditos. Jean Pedro chega ao enredo para viver o divertido Nenê, que se envolverá com Thamy, papel de Jeniffer Dias. “O Nenê é um cantor de sucesso de pagodão baiano que migra para Goiás e encara um novo ritmo porque ele reencontra a Thamy, que é um desafio e grava uma música pra apostar em um novo sucesso na carreira. O Nenê carrega consigo todo o dendê de um bom baiano e na própria história ele chega pra causar a partir do quinto episódio”, afirma.
Bola no pé
Maicon Rodrigues estará no elenco de “brasil 70, a saga do tri”, nova produção original Netflix. Na trama, ele viverá Paulo Cézar Caju. o projeto retratará a campanha da equipe nacional brasileira de futebol rumo ao tricampeonato no mundial de 1970.
Sem parar
Prestes a se despedir do elenco de “dona de Mim”, tony Ramos participará do novo filme original dos estúdios globo. sem data de estreia prevista, a produção contará com Leandro Hassum no elenco principal.
Em alta
Protagonista de “ g arota do Momento”, d uda s antos renovou seu contrato com a g lobo até 2027. a atriz, que também pode ser vista em “ g uerreiros do s ol”, está cotada para integrar o elenco da “ d ança dos Famosos”, do “ d omingão”.
Vilões unidos
em “três graças”, próxima novela das nove, Murilo benício viverá o ambicioso santiago Ferette. o personagem será amante da vilã arminda, papel de grazi Massafera. o folhetim assinado por aguinaldo silva tem estreia prevista para outubro.
Obra nova
duca Rachid, Júlio Fischer e elisio Lopes Jr. estão à frente do texto de uma nova novela das seis. o trio, que assinou a história de “amor Perfeito”, voltará ao ar em março do ano que vem.
Saúde em cena
Protagonista de “anderson spider silva”, série da Paramount+ indicada ao emmy Internacional, William Nascimento estará no elenco da nova produção médica original globoplay. o projeto aborda os dramas e as histórias dos profissionais que estão na linha de frente de uma unidade especial do serviço móvel de urgência.
Papel de ouro
taís araújo acumula 30 anos de experiência diante das câmeras. No elenco de “Vale tudo”, a atriz ressalta o momento atual na pele da batalhadora Raquel. “ essa novela é um presente na minha carreira. amo essa novela e essa personagem”, explica a atriz, que tem acumulado uma série de aprendizados. “É uma trama difícil e com um volume enorme de texto e uma carga emocional gigantesca. Fiquei assustada quando fui chamada porque não estava esperando”, completa.