Jornal De Fato

Page 1


Jornal de Fato

12 POR 8 PASSA A SER CONSIDERADA PRÉ-HIPERTENSÃO

A partir de agora, para que a aferição passe a ser considerada pressão normal, ela precisa ser inferior a 12 por 8.

ENTREVISTA

“Vamos tirar o nosso Conselho de Odontologia do RN da inércia”

Eleição no CRO-RN terá chapa de oposição após 20 anos. O mossoroense Souza Júnior se apresenta como nova opção.

Ameaça do mundo digital aos pequenos internautas

>> Reportagem especial mostra que é necessária e urgente a adoção de medidas para proteger as crianças e adolescentes dos riscos da internet.

Mossoró 5

Hospital da Mulher de Mossoró passa a contar com 266 profissionais

Convocação de 56 aprovados no concurso amplia o quadro da unidade, que também conta com servidores temporários.

Botafogo e Galo, em baixa, abrem rodada do fim de semana do Brasileirão

O Botafogo recebe o Atlético Mineiro neste sábado, 20, às 18h30, no Estádio Nilton Santos, pela 24ª rodada do Brasileirão.

Mossoró

O AMOR NÃO ACABA

CLAUDER ARCANJO

escritor e editor, membro da Academia Norte-rio-grandense de Letras. clauderarcanjo@gmail.com

Para a minha amada Biscuí

O amor, quando se revela, Não se sabe revelar. Sabe bem olhar p’ra ela, Mas não lhe sabe falar.

(Fernando Pessoa)

O amor nos surgiu num olhar, e, até hoje, quando cruzo com os teus olhos negros, querida, pouco sei falar. A voz se rende, embargada. Só concluo que ele não se findará assim tão fácil, pois, tal madeira de lei, queima-me o peito, e a brasa que me surge mais se incandesce, energia inesgotável a nos abrasar.

Amor assim não acaba numa segunda-feira. Destas nas quais os compromissos nos impõem o rito sumário da mesmice. Eis que basta um beijo teu marcar a minha face cinza, e o céu ganha contornos de arco-íris no meio da tarde, condenando a pálida rotina ao sepulcro mais profundo.

O amor não acaba na geladeira vazia. A garrafa seca a nos espiar traz a troça para o meio da sala e, juntos, sorrimos abraçados. Em seguida, despimonos e resolvemos, tantas vezes, em banho demorado, matar a sede do afeto e dos corpos até então sedentos.

O amor precisa de simples regar: um beijo com o visgo do sono no bom-dia, outro com cheiro de café na saída para a labuta, outro na entrada em casa sob o peso dos compromis-

sos, e outro mais demorado no leito em que o silêncio do sono nos traduz o indecifrável, e quase sempre indizível.

O amor, tu bem desconfias, resolveu montar praça nos nossos peitos, e eis que o meu fado coração dispara, mal tu me identificas em meio a qualquer multidão. Desconfio, Biscuí, que existe uma bússola na tua retina, pois me localizas tal qual um GPS.

Nos primeiros dez anos, diziam-nos: “Isto é fogo de palha!”. A palha se transformou, ou os incrédulos não entendem nada de paixão, muito menos de amor eterno? O amor não acaba por cruel premonição.

Depois de vinte anos, já com os nossos três filhos presentes, a semeadura tornou a nossa caminhada sobre seixos macios. Acompanhados de três rebentos, amores novos, o amor antigo reacendeu o brilho, e a festa ganhou ares de família enamorada.

Nas bodas de prata, o sorriso nos olhos não se aquietou, parecíamos amantes em lua de mel. E, à noite, no fogo dos lençóis, ríamos do nosso apetite pelo prazer redivivo.

Quase quarenta anos de ma-

(Escultura “O beijo”, de Auguste Rodin.)

trimônio assim, e nada do amor acabar. Às vezes penso que a nossa paixão é mais antiga do que o próprio silêncio. E quem achar ruim que cuide da sua desvendar, mas procure-a nos locais em que o instante se ilumina. O meu amor eu encontrei em Santana do Acaraú, Licânia

dos meus pais: era festa da nossa Padroeira, Sant’Ana, um dezoito de julho de 1982. Todos os dezoitos nos conquistam desde lá: a placa do carro, a mesa do restaurante, o número do quarto do hotel, a cadeira em uma aeronave, a chave de uma solução qualquer. E, na

quietude de cada dezoito, em qualquer dos meses do ano, renovamos as nossas juras e te tiro para dançar. Hoje não preciso recorrer a nenhuma chave ou palavra: o amor não acaba, porém o verbo sim. Eu te amo, minha querida Biscuí!

Direção Geral: César Santos

Diretor de Redação: César Santos Gerente Aadministrativa: Ângela Karina Dep. de Assinaturas: Alvanir Carlos

CAFEZINHO COM CÉSAR SANTOS

DR. FRANCISCO DE ASSIS DE SOUZA JÚNIOR

“Vamos tirar o nosso Conselho de Odontologia da inércia”

Tem disputa pela presidência do Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Norte (CRO-RN) após duas décadas de eleições sem chapa de oposição. Coube a um mossoroense quebrar essa longa sequência e oferecer, consequentemente, a possibilidade de ampliar o debate a partir de nova opção. O cirurgiãodentista Francisco de Assis de Souza Júnior é candidato a presidente nas eleições marcadas para o dia 3 de outubro. Ele enfrenta o grupo que controla o Conselho desde 2014. “Chegou o momento de acabar com essa inércia no nosso Conselho, vamos promover o sentimento de pertencimento de nossa categoria”, afirma Souza Júnior durante o “Cafezinho com César Santos”. Uma de suas principais propostas é retomar a presença do CRO-RN em todas as regiões do interior do estado. Trata-se de uma necessidade urgente, justamente para valorizar os dentistas que atuam além da capital Natal. Nesse projeto, Souza Júnior convidou a Dra. Átilla Glamysl, dentista mossoroense, para representar a categoria que atua no interior do estado. “Vamos promover a descentralização da fiscalização”, afirma na entrevista que segue:

Depois de mais de duas décadas, as eleições no Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Norte terão chapa de oposição, representada por sua candidatura. Qual o princípio que sustenta essa nova alternativa liderada pelo senhor?

Parte do princípio de tirar o Conselho da inércia. Dentro dessas duas décadas, o grupo político que aí se encontra entrou no sistema de conforto, não cumprindo aquilo que é o seu dever. Esse grupo está no comando desde 2014, há mais de dez anos, vivenciando essa inércia do Conselho. Nós sabemos e acreditamos, com conhecimento de causa, que o Conselho pode muito mais. Mediante essa inércia, nós decidimos dar ao colega uma opção de voto, que tem a oportunidade de analisar as nossas propostas e exercer o seu direito de decidir. Nós estamos propondo tirar o Conselho da inércia e proporcionar ao colega vivenciar a sensação de pertencimento e ter certeza que no biênio 2026/2027 o Conselho vai fazer muito mais.

Quais os pontos críticos que justificam o senhor apontar inércia na gestão do CRO-RN?

São pontos importantes que a gente vai resolver e que está contemplado no nosso plano de gestão. Por exemplo, a aproximação da graduação com a pós-graduação para que o colega recémformado tenha o entendimento o que é um órgão de classe. É importante ele saber

o que o Conselho pode fazer pela categoria. Quando ele sai da graduação e entra na pós-graduação, é importante ele ter essa mentalidade para que muitas questões éticas, como o aviltamento da profissão, possam ser tratadas com conhecimento e responsabilidade. Outro ponto importante, e que a gente vai atacar essa questão, é que nós não temos um clube de benefícios. Veja que a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) é muito forte nisso. O colega precisa sentir como a sua anuidade é aplicada pelo Conselho. Esse dinheiro precisa voltar para o colega e

isso só será transparente, justo, com um clube de benefícios.

O senhor tem prometido valorizar as ações do Conselho nas regiões do interior do estado, apontado para a necessidade de presença do órgão em cada cidade. Como o senhor pretende ampliar essa ação?

O interior do estado está muito esquecido pelo Conselho. Não é só Mossoró, mas todos os outros municípios. Vamos promover a descentralização da fiscalização. Eu falo isso por conhecimento de causa. Fiz parte da fiscali-

nl@neylopes.com.br www.blogdoneylopes.com.br

zação do CRO de 2014 a 2019 e conheço a realidade dos 167 municípios do nosso estado. Posso afirmar que nos últimos anos o interior ficou esquecido, então, a gente precisa reativar as delegacias que existiam, colocar a delegacia de Mossoró a serviço dos colegas locais e da região, e implantar a modernização da estrutura do Conselho. Hoje, por exemplo, se você ligar para a CRO-RN a primeira mensagem que aparece é digite 1 para mandar sinal de fax. Por aí, veja como o conselho está involuído.

Tarcísio sai e PT cresce na sucessão de 2026

Discordo das expressões da mídia, quando alega que o Brasil deu passo histórico ao prender um golpista pela primeira vez. É uma afirmação que cria uma versão inverossímil, em contradição direta com as provas colhidas no 8 de janeiro de 2023. O argumento do golpe de estado que nunca existiu foi construído pelo ministro Alexandre de Moraes, o Ministério Público, acusadores e colocado na pauta do julgamento como fato consumado. A consequência política é o crescimento da polarização política no país, onde se desenha um quadro singular: governo federal e judiciário unidos para manter a todo custo a condenação do ex-presidente Bolsonaro, impedindo e criando dificuldades para a anistia. É negada até a pena cumprida em regime domiciliar, diante do precário estado de saúde do réu condenado. Enquanto isso, a conclusão é que as sanções de Trump não funcionaram e, até agora, causaram pouco dano econômico ao Brasil, ao mesmo tempo em que impulsionaram as pesquisas de intenção de voto em torno de Luiz Inácio Lula da Silva.

FRUSTRAÇÃO DE TRUMP

Pode ser uma fonte de frustração para o governo Trump as sanções terem influenciado negativamente o resultado do julgamento de Bolsonaro. Se os Estados Unidos exercerem mais pressão, provavelmente unirão mais brasileiros em torno do veredito do STF e de Lula.

A anistia é uma grande “interrogação”. O STF já afirmou que derrubará qualquer lei que anule as condenações de Bolsonaro e de seus principais cúmplices, por considerar inconstitucional. Os apoiadores do ex-presidente já conquistaram o apoio de centristas no Congresso para o projeto de lei de anistia. Ainda não está claro se eles conseguirão aprovar uma versão que reduza a pena de Bolsonaro, e se o STF aceitaria isso.

SUCESSÃO PRESIDENCIAL

Quanto à sucessão presidencial, há quem diga que Bolsonaro quer que um membro da família assuma sua liderança, seja um de seus filhos ou sua esposa, Michelle. Mas nenhum é um candidato ideal. O governador Tarcísio de Freitas seria o melhor nome, mas declarou na última quarta,17, que irá disputar a reeleição em SP. Talvez por não ser um político militante, ele não esteja suportando as pressões e ameaças dos filhos do ex-presidente. Prefere sair. Uma lástima que isso ocorra. Perde o Brasil e o PT abre uma clareira para ganhar a eleição de 2026.

CURTINHAS

FILME

“Conspiração e poder” - Prime Vídeo – Com Robert Redford. A produtora da CBS Mary Mapes (Cate Blanchett) suspeita que o presidente George W. Bush usou a influência de seu sobrenome e acionou seus contatos para não combater na Guerra do Vietnã. Ao invés de abalar a campanha de reeleição de Bush, no entanto, o que se vê após a exibição é um processo de descrédito das informações.

TRADUÇÃO DE IDIOMAS (I)

Os Airpods Pro 3 recentemente lançados podem traduzir idiomas. Utiliza a “Apple Intgeligence” para traduzir conversas em tempo real em diferentes idiomas. Funciona da seguinte maneira. O usuário fala e o iPhone traduz a fala para o idioma desejado na tela, para que a outra pessoa possa ler.

TRADUÇÃO DE IDIOMAS (II)

Quando a outra pessoa fala, a voz dela é traduzida e o usuário escuta a tradução diretamente nos seus AirPods Pro. Inicialmente, a tradução ao vivo inclui português do Brasil, espanhol, inglês, francês e alemão.

NOVOS NÍVEIS DE PRESSÃO ARTERIAL

Brasil atualiza diretrizes de hipertensão arterial e 12 por 8 passa a ser indicador de risco. Documento foi divulgado durante o Congresso Brasileiro de Cardiologia. Já o nível de pressão arterial que leva ao diagnóstico de um quadro de hipertensão permanece sendo aquele igual ou superior a 140 por 90 (14 por 9). E a meta de pressão arterial a ser atingida pelos pacientes com a doença, segundo as diretrizes, é de 130 por 80 (13 por 8).

OBESIDADE MATA HOMENS AMERICANOS

A obesidade está matando os homens americanos. Os homens procuram tratamento para perda de peso com muito menos frequência do que as mulheres. Os médicos estão preocupados.

Jornal de Fato

Vários projetos de lei tramitam no Congresso Nacional de interesse de sua categoria. Tem o PL 765/2015, que propõe o piso de R$ 10.513,00, e o PL 1365/22, que busca a atualização do piso já estabelecidonalei3.999/61. Como o senhor pretende reforçar essa luta?

O PL 765/2015, que tramita no Congresso, é uma das propostas mais importantes para a valorização da classe. O projeto já passou por três comissões e falta ser apreciado por outras duas comissões da Câmara; como é de caráter terminativo, se aprovada, não precisará ir a Plenário. Essa é uma bandeira que precisa de apoio de todos no Rio Grande do Norte. Não é uma bandeira político-ideológica, é a bandeira da odontologia. Então, se a gente tiver o apoio político, com o Conselho atuante, nós teremos mais força para que essa lei seja aprovada. Vamos atuar somando forças políticas, para fazer pressão mesmo no sentido que a importância do projeto seja entendida por todos e, assim, possa ser aprovado na Câmara. É importante destacar que o PL 765/2015 é muito importante porque ele abraça auxiliares e técnicos, por isso, a nossa ideia de luta, de pressão política no bom sentido, para que a categoria seja contemplada.

Existe uma luta contínua pela valorização profissional dos dentistas que atuam no SUS, combatendo o aviltamento da profissão e garantindo que o cirurgião-dentista seja visto como um profissional essencial no sistema público de saúde. Sem essa valorização, quais são as consequências para o objetivo final, que é o cidadão mais simples que precisa do tratamento na rede pública?

Primeiro, sofre a categoria com baixa remuneração e uma carga horária muito extensiva. Além disso, tem as péssimas condições da

“A odontologia está se sedimentando no espaço que é dela”

estrutura pública, com cadeiras quebras, aparelhos velhos, prédios deteriorados e falta de insumos. Costumo dizer que o profissional dentista tira leite de pedra, porque dar o melhor atendimento com as condições que ele tem. Infelizmente, as condições são ínfimas. Na outra ponta, o sofrimento é da população, das pessoas simples que dependem do atendimento na rede pública. Tem Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) que a fila é longa e já não tem mais vaga

Vamos atuar somando forças políticas, para fazer pressão mesmo no sentido que a importância do projeto seja entendida por todos

de atendimento para este ano. Imagine a situação desse cidadão que muitas vezes sai da zona rural e quando chega ao Centro de Especialidades Odontológicas recebe a notícia que só tem vaga para atendimento no próximo ano. O profissional está lá, com a boa vontade de atender o paciente, mas infelizmente a estrutura pública não oferece as devidas condições. Esse é um cenário em que sofre a categoria, sofre os auxiliares e a população que precisa do sistema de saúde pública.

Por que ainda existem esses entraves que prejudicam o tratamento odontológico no Sistema Único de Saúde?

Muitas vezes é a própria deficiência da lei que provoca essa situação. A Lei Federal, por exemplo, não “amarra” como os recursos públicos da saúde devem ser aplicados no tratamento odontológico. É muito frágil. Temos o repasse dos auxiliares que é uma lei de

uma folha, o que deixa bem aberto para o gestor público fazer desses recursos o que ele bem entender e como ele quer. Vemos algumas situações em que pessoas são nomeadas para cargos na saúde pública e que não têm menor conhecimento de gestão do setor. Nesse contexto, fica muito difícil encontrar solução, não é má vontade do secretário, é pelo não conhecimento de causa.

O senhor entende que a fragilidade das leis permite que os recursos da saúde pública sejam usados por gestores de forma, digamos, equivocadas?

Isso acontece, sim. As leis que são frágeis deixam o gestor à vontade para distribuir os recursos da forma que deseja ou entende, permitindo, inclusive, que ele realoque esses recursos que vêm do governo federal. Outro ponto importante é que muitas vezes os complementos de recursos, que são obrigação dos governos mu-

A odontologia hoje está numa seara que é dela. Qual é a sua área de atuação? É a face como um todo. A lei do ato médico foi muito feliz quando tirou o cirurgiãodentista da obrigatoriedade de cumprir essa legislação federal. Essa lei, no seu artigo 4º, inciso 6º, diz o seguinte: essa lei não se aplica à odontologia. Então, eu digo que a odontologia está, de fato, onde ela sempre deveria estar. Muitas vezes, as pessoas pensam que a odontologia é só boca, mas, não, é face como um todo.

O senhor defende as competências do dentista na cirurgia facial?

nicipal estadual, eles deixam de fazer por algum motivo, e isso acaba fragilizando o atendimento na rede pública. Os pacientes odontológicos são bastante penalizados com a falta de recursos para reforçar o atendimento.

Como o senhor vê o processo de ampliação das competências dos dentistas na área estética facial, que tem gerado debates e que muitos consideram a proposta um risco à segurança dos pacientes?

Nós estamos há cinco anos estudando face. Se a gente vai para uma especialização, a depender da especialização, é um período de dois a três estudando face. Se for para um mestrado ou doutorado, são mais ano nesse estudo. A minha realidade, por exemplo, eu passei cinco anos da faculdade estudando face, fiz dois anos de especialização estudando face, fiz mais dois anos de mestrado estudando face e fiz o doutorado estudando face. Então, o profissional tem essa competência assegurada pela lei federal. E se a gente for observar, não tem como estudar a boca fora do corpo, haja visto que muitas doenças e patologias são manifestadas inicialmente pela boca. Essa questão de cirurgias faciais eu defendo bastante, principalmente porque não está fora de nossa área de atuação. Tem ainda sedação, que é outra coisa que está vindo muito forte no eixo Sul-Sudeste e chegando ao Norte-Nordeste. O dentista também vai fazer a sedação, utilizando todas as vias de administração, seja ela oral, intravenosa, intramuscular, porque o dentista, de fato, tem essa competência. Vejo a odontologia desbravando e se sedimentando no espaço que é dela.

Vemos algumas situações em que pessoas são nomeadas para cargos na saúde pública e que não têm menor conhecimento de gestão do setor

Jornal de Fato

O papel do Banco do Nordeste no Plano Safra

CRÉDITO E DIGNIDADE / A agricultura familiar é o coração do abastecimento alimentar brasileiro

Aagricultura familiar é o coração do abastecimento alimentar brasileiro. Presente em todos os estados, mas especialmente no Nordeste, ela é responsável por grande parte dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros. Por trás da produção, estão milhões de famílias que trabalham com dedicação, muitas vezes em condições adversas, para sus tentar suas comunidades e dinamizar as economias locais. É por isso que, ao falar de políticas públicas para o campo, não podemos nos limitar à produção. Precisamos olhar também para a vida, a saúde e a dignidade dessas famílias.

No Banco do Nordeste, temos consciência dessa responsabilidade. Por isso, no co ntexto do Plano Safra da Agricultura Familiar 2025/2026, estamos lançando uma iniciativa inédita: uma linha de crédito voltada exclusivamente para a instalação de banheiros em pequenas propriedades rurais. Pode parecer um detalhe, mas não é. Trata-se de uma política de inclusão social, de saúde e de cidadania. Estimamos financiar a construção de 100 mil banheiros, em um volume de R$ 300 milhões. E o mais importante: esse crédito não comprometerá o limite produtivo já disponível pa-

ra os agricultores no âmbito do Pronaf, que no governo Lula, foi multiplicado por seis, chegando a R$ 35 mil. Ou seja, a família poderá acessar recursos para custeio e investimento em sua lavoura e, ao mesmo tempo, ter a oportunidade de implantar uma infraestrutura básica que transformará sua vida cotidiana.

Quem conhece de perto a realidade do campo sabe o quanto essa medida é urgente. Ainda são muitas as propriedades rurais que não contam com instalações sanitárias adequadas. Essa ausência impacta a saúde, aumenta a incidência de doenças, compromete a dignidade das famílias e aprofunda desigualdades históricas. O acesso ao banheiro é um direito humano básico, que precisa ser garantido a todos.

No Banco do Nordeste, estamos alinhados às diretrizes do Governo Federal com a inclusão social e o combate à pobreza. A linha de c rédito para construção e reforma de banheiros é um exemplo concreto de como o sistema financeiro público pode atuar de forma humana, olhando além da produção agrícola e investindo também na qualidade de vida das famílias rurais.

Mas a iniciativa não se limita ao impacto social direto. A instalação de banheiros também movimenta a economia local. Cada obra gera demanda por pedreiros, encanadores, eletricistas, além de dinamizar

César Santos

cesar@defato.com

É POSSÍVEL, LONGE DOS POLÍTICOS

OSantuário de Santa Luzia volta à pauta do dia. Uma parceria firmada entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), com apoio da Diocese de Mossoró, vai realizar novo estudo de viabilidade econômica do projeto. A ideia, a partir dessa pesquisa, é construir um projeto com o DNA do povo, sem a interferência da política partidária ou de interesses de políticos. Talvez, e provavelmente, essa seja a melhor notícia, visto que, até aqui, tudo o que os políticos prometeram sobre o Santuário de Santa Luzia não passou de retórica. O ex-prefeito Silveirinha foi o pior deles, que tentou enganar a fé dos devotos de Santa Luzia apresentando uma maquete e até trazendo a Mossoró um “devoto milionário” que prometeu doar R$ 15 milhões, dinheiro que nunca pintou por essas bandas. Mais recentemente, o ex-presidente da Câmara Municipal, Lawrence Amorim, reacendeu o debate, promoveu audiência pública, com a presença da bancada federal e representantes do governo estadual, mas não passou daí. Melhor seria a Diocese de Mossoró assumir o projeto. Ir pra frente da luta, convocar os fiéis da Virgem de Siracusa e buscar os parceiros da iniciativa privada, de forma organizada e profissional. Só assim será possível erguer o Monumento de Santa Luzia na Serra Mossoró.

o comércio de materiais de construção em pequenos municípios. Assim, além de garantir saúde e dignidade, esse crédito cria oportunidades econômicas, gera empregos e fortalece cadeias produtivas ligadas à construção civil.

Essa visão integrada – de produção, inclusão social e desenvolvimento regional – é a marca da atuação do Banco do Nordeste. Só no último ciclo do Plano Safra, aplicamos mais de R$ 9,6 bilhões em crédito com agricultores familiares, respondendo por 94% dos contratos e 70% do volume contratado do Pronaf em nossa área de atuação, que compreende todo o Nordeste e parte de Minas Gerais e Espírito Santo. Somos, de fato, o principal operador do Pronaf na região, e entendemos essa liderança como uma responsabilidade que vai além de números: tratase de transformar vidas. No ciclo 2025/2026, disponibilizaremos R$ 10,2 bilhões em crédito para a agricultura familiar. As condições são acessíveis, com taxas que variam de 0,5% ao ano para sistemas agroecológicos a 2,5% para conectividade e mecanização, chegando a 8% ao ano para habitação rural e regularização fundiária. Nossa atuação se baseia no entendimento de que crédito, quando aliado à orientação técnica e políticas públicas bem desenhadas, é uma ferramenta poderosa de desenvolvimento.

CLARÃO

O vice-governador Walter Alves e o presidente da Assembleia Legislativa, e zequiel Ferreira, apareceram juntos nas redes sociais. De propósito, para mandar recado: estão vivos na selva da sucessão estadual 2026. Pesquisas internas recentes mostram que existe um clarão para ser ocupado.

Estamos juntos, unindo nossas forças para o desenvolvimento do RN”

WalTE r alVES Vice-governador, na legenda da foto com o presidente da Assembleia Legislativa, ezequiel Ferreira de Souza

PIANINHO

Paulinho da Força, relator da anistia, diz que não quer texto que confronte com o Supremo tribunal Federal. Nem ele pode. Condenado em 2020 a 10 anos e 2 meses de prisão por desvio de verbas do BND e S, mas solto por bondade do S t F, ele não pode contrariar os cardeais da Suprema Corte brasileira.

DESAPARECIDO

O natalense José de Arimatéia do Nascimento, 33, foi atraído pela r ússia na guerra contra a Ucrânia, com promessa de salário de r $ 9 mil e bônus de r $ 23 mil, mas saiu do radar. e le não faz contato com a família desde o dia 4 de agosto. e stá desaparecido. O governo brasileiro não tem informações.

CONCURSO

1 2 3 4

Neste domingo, 21, o Shopping Boulevard de Mossoró, completa 29 anos. Empreendimento na Avenida Alberto Maranhão, inaugurado em 1996 pelos empresários Vilmar Pereira, Nilson Brasil e Antônio Silvio.

A Câmara Municipal de Mossoró vai realizar sessão solene para celebrar 57 anos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Será na quinta-feira, 26, dentro da Festa da Liberdade. Solenidade às 9h.

A governadora Fátima Bezerra convocou mais 56 servidores concursados para o Hospital da Mulher em Mossoró. E assim vai consolidando a maior unidade pública de saúde materno-infantil do Rio Grande do Norte.

O Teatro Dix-huit Rosado abre as cortinas neste domingo, 21, para o Show das Crianças, com personagens da Disney. A criançada vai adorar. A partir das 17h, com ingressos no local.

O tribunal de Contas do r N (tCe) planeja realizar concurso público em 2026 para preenchimento de 55 vagas em diversas áreas de níveis superior e médio. A proposta foi encaminhada para aprovação na Assembleia Legislativa. O último concurso do tCe-rN foi há 10 anos, em 2015, para apenas 16 vagas.

MULHER

O tribunal de Justiça do estado do rN tem a maior representação de mulheres em sua composição em 133 anos de história. As desembargadoras Berenice Capuxú, Sandra elali, Lourdes Azevedo e martha Danyelly ocupam o plenário da Corte maior do judiciário do rN.

ANTIGA COBAL

A Central de Abastecimento de m ossoró celebra hoje 22 anos. A antiga Cobal foi transformada na principal feira popular da cidade na terceira gestão da prefeita rosalba Ciarlini, em 2002, e recebeu o nome de “Prefeito raimundo Soares”.

Por Paulo Câmara Presidente do BN
Paulo Câmara, presidente do Banco do Nordeste

Ciência e comunidades juntos para enfrentar riscos urbanos no Brasil

CLIMA E SAÚDE / Projeto busca transformar evidências em políticas públicas capazes de alcançar as comunidades urbanas mais vulneráveis

Quando a temperatura sobe e o asfalto ferve aumentam as crises respiratórias. Depois da chuva forte, a água parada vira criadouro de mosquitos. Nas enchentes, espalham-se infecções que passam longe do debate público.

É nesse cenário que a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, por meio do Programa de PósGraduação em Demografia (PPGDem/UFRN), assume papel estratégico em um consórcio internacional aprovado pela fundação britânica Wellcome Trust.

O projeto Participatory

Analytics for Climate-Health Adaptation in Disadvantaged Urban Communities in Brazil, traduzido livremente como Análise Participativa para a Adaptação de Comunidades Urbanas em Desvantagem ao Clima e à Saúde no Brasil, terá duração de três anos e contará com financiamento superior a quatorze milhões de reais.

A iniciativa busca transformar evidências sobre clima e saúde em políticas públicas capazes de alcançar as comunidades urbanas mais vulneráveis.

As ações acontecem em Natal, Curitiba e Niterói por meio dos Participatory Urban Living Labs (PULLs), uma abordagem participa -

Pesquisadores Mozart Fazito e Járvis Campos, da UFRN, e Eduardo Diniz e

tiva da Universidade de Glasgow (Glasgow, Escócia). Em Natal, a UFRN será responsável pela coordenação de R$ 2,4 milhões

destinados ao projeto. A equipe, liderada pelo professor Járvis Campos, docente e pesquisador do PPGDem, conta com a par-

Proposta é tornar visíveis impactos frequentemente invisibilizados

Nos PULLs, moradores, gestores e cientistas co-produzem diagnósticos, métodos e soluções de adaptação climática. É ciência cidadã na prática mobilizando oficinas de mapeamento participativo, uso de plataformas como o OpenStreetMap e coleta e análise de dados conduzidas pelas próprias comunidades. Parte significativa do orçamento vai diretamente para iniciativas locais definidas por esses grupos.

O PACHA integra o programa Climate Impacts Awards: Unlocking urgent climate action by making the health effects of climate change visible, lançado em

2023 para apoiar equipes transdisciplinares que aliem ciência de excelência, comunicação e engajamento social. A chamada prevê até 2,5 milhões de Libras Esterlinas por projeto (cerca de R$ 17,5 milhões no câmbio atual) e exige uma teoria de mudança clara, com caminhos para influenciar decisões de políticas dentro do próprio período de execução.

A proposta é tornar visíveis impactos frequentemente invisibilizados, inclusive na saúde mental, e reduzir desigualdades.

O projeto já conta com parceiros confirmados, como a comunidade Novo Horizonte (antiga favela do

pessoal

Japão) e a comunidade do Passo da Pátria, representada pelo Instituto Navegar, além da instituição Grão de Mostarda, do Instituto Casa D’Água e do projeto Mãos Solidárias. Uma terceira comunidade ain-

da será selecionada. Esse laço se fortaleceu nos últimos anos no Fórum Potengi, que promove seminários e ações contínuas com comunidades ribeirinhas às margens do Rio Potengi.

Pesquisa abrange doenças respiratórias e cardiovasculares

Para enfrentar os desafios locais, o projeto utilizará dados meteorológicos coletados por mais de 80 estações instaladas pelo Grupo de Estudos Observacionais e de Modelagem da Interação Biofera-Atmosfera (GEOMA/ UFRN), em parceria com a SEMURB, base que já serviu para a elaboração do Plano Municipal de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas.

A iniciativa conta com apoio institucional da Prefeitura de Natal, da Secretaria

Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMURB) e da Secretaria de Saúde, que também participou da submissão da proposta. A coordenação global está a cargo da Universidade de Glasgow, por meio de seu centro de pesquisa, e o consórcio inclui ainda a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), a Fundação Getulio Vargas (FGV) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O grupo integra dados ambientais e sociais com o objetivo de identificar os de-

terminantes das vulnerabilidades e estimar os efeitos de eventos extremos, como ondas de calor e enchentes. O escopo da pesquisa abrange doenças respiratórias e cardiovasculares, enfermidades infecciosas, agravos transmitidos por vetores, como dengue e malária, e os impactos das mudanças climáticas sobre a saúde mental. Ao fim do projeto, a UFRN também contribuirá para a construção de uma base nacional de dados sobre clima e saúde em comunidades urbanas, fortalecen-

do a produção de evidências para políticas públicas mais eficazes. Segundo o professor Járvis Campos, do PPGDEM/ UFRN, o PACHA se apoia em uma cooperação construída com o Urban Big Data Centre (UBDC) da Universidade de Glasgow e com a Fundação Getulio Vargas. “Esse projeto é fruto de uma rede de pesquisa que já vem desenvolvendo vários projetos e que já está bastante consolidada, sendo, portanto, estratégica para a internacionalização do PPGDem”, afirma.

ticipação dos cientistas Karina Meira e Marcos Gonzaga (PPGDem), Cláudio Moisés Santos e Silva, do Departamento de Ciências

Atmosféricas e Climáticas (DCAC), e Mozart Fazito, do Departamento de Turismo (DTur), além de alunos e colaboradores.

ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE MUNICÍPIO DE CORONEL JOÃO PESSOA Rua São José, 05 – Centro – CEP: 59.930-000 licitacao@coroneljoaopessoa.rn.gov.br

MUNICÍPIO DE CORONEL JOÃO PESSOA/RN AVISO DE CREDENCIAMENTO Nº 032-003/2025

O MUNICÍPIO DE CORONEL JOÃO PESSOA/RN, por intermédio da SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA, ESPORTE, LAZER E TURISMO, torna público que realizará CREDENCIAMENTO para aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural, para o atendimento ao Programa Nacional de Alimentação Escolar PNAE, para compor os itens de preparo da merenda escolar do município de Coronel João Pessoa-RN.

O Prazo para manifestar interesse e apresentar a documentação será até 13 de outubro de 2025 às 13h00 e a sessão para análise da documentação e proposta de preços às 9h00 no dia 14 de outubro de 2025.

O Edital e seus anexos encontram-se à disposição dos interessados na sala da Comissão de Contratações, na Rua São José, nº 05, Centro – Coronel João Pessoa/RN, a partir da publicação deste Aviso, no horário das 07h00mim às 13h00mim, como também no site www.coroneljoaopessoa.rn.gov.br. Maiores informações pelo e-mail: licitacao@coroneljoaopessoa.rn.gov.br.

Coronel João Pessoa/RN, 19 de setembro de 2026. Ângela Kelly Simão de Souza Lima Secretária Municipal de Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo

ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE MUNICÍPIO DE CORONEL JOÃO PESSOA Rua São José, 05 – Centro – CEP: 59.930-000 licitacao@coroneljoaopessoa.rn.gov.br

AVISO DE LICITAÇÃO

PREGÃO ELETRÔNICO Nº 033-008/2025

O MUNICÍPIO DE CORONEL JOÃO PESSOA, por intermédio da SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO, CULTURA, ESPORTE, LAZER E TURISMO, FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE, SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO, PLANEJAMENTO E CONTROLE INTERNO E FUNDO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, torna público a realização de procedimento licitatório, em sessão pública, na modalidade Pregão Eletrônico nº 033-008/2025, cujo objeto é o REGISTRO DE PREÇOS para futura aquisição fracionada de forma contínua de EQUIPAMENTOS DE INFORMÁTICA E PERIFÉRICOS como a CONTRATAÇÃO DOS SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO, conforme condições, quantidades e exigências estabelecidas neste Edital e seus anexos. As propostas e documentos serão recebidos virtualmente no site https://www.portaldecompraspublicas. com.br até a nova data que será o dia 02/10/2025 às 08h00min, quando iniciará a fase de lances às 08h30min, conforme especificações e normas contidas no Edital e seus Anexos, disponíveis no endereço eletrônico acima ou no site www.coroneljoaopessoa.rn.gov.br.

Coronel João Pessoa/RN, 19 de setembro de 2025. Miguel Ferreira de Aquino Agente de Contratação

João Porto, da FGV
Ciência e comunidade se encontram para enfrentar os impactos das mudanças climáticas Arquivo
Paiva Rebouças
especial – UFRN
Arquivo

Pressão

12 por 8 passa a ser considerada pré-hipertensão

NOVA DIRETRIZ / A partir de agora, portanto, para que a aferição passe a ser considerada pressão normal, ela precisa ser inferior a 12 por 8

Repórter da Agência Brasil

Uma nova diretriz brasileira de manejo da pressão arterial passa a considerar a aferição 12 por 8 não mais como pressão normal, mas como indicador de pré-hipertensão. O documento foi elaborado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, pela Sociedade Brasileira de Nefrologia e pela Sociedade Brasileira de Hipertensão.

De acordo com a Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial 2025, a reclassificação tem como objetivo identificar precocemente indivíduos em risco e incentivar intervenções

mais proativas e não medicamentosas no intuito de prevenir a progressão do quadro de hipertensão dos pacientes.

A partir de agora, portanto, para que a aferição passe a ser considerada pressão normal, ela precisa ser inferior a 12 por 8. Valores iguais ou superiores a 14 por 9 permanecem sendo considerados quadros de hipertensão em estágios 1, 2 e 3, a depender da aferição feita pelo profissional de saúde em consultório.

Nas redes sociais, a Sociedade Brasileira de Cardiologia avaliou o documento como fundamental no sentido de orientar a prática clínica de cardiologistas em todo o país. “Atu-

Como a pressão arterial funciona:

alização essencial para quem busca fazer medicina baseada em evidências e alinhada às recomendações mais recentes”, postou a entidade.

Pressão arterial é a força que o sangue exerce nas paredes das artérias, permitindo que ele circule pelo corpo. É medida em dois valores: a pressão sistólica (o pico de pressão quando o coração se contrai) e a pressão diastólica (a pressão mínima quando o coração relaxa). Uma pressão normal é em torno de 120/80 mmHg, mas a pressão alta (hipertensão) e a pressão baixa podem indicar problemas de saúde, sendo o diagnóstico feito através de medições regulares.

- Sístole: Quando o coração contrai, bombeia o sangue para as artérias, criando a pressão máxima (sistólica).

- Diástole: Quando o coração relaxa e se enche de sangue, a pressão nas artérias diminui para um valor mínimo (diastólica).

Por que é importante monitorar:

- Sinais Vitais: A pressão arterial é um dos sinais vitais que os profissionais de saúde usam para avaliar a saúde de um indivíduo.

- Detectar a Hipertensão: Níveis elevados de pressão arterial são uma das principais causas de problemas sérios como AVCs e ataques cardíacos.

O que pode afetar a pressão arterial:

- Fatores de Risco: Genética, idade, obesidade, sedentarismo, tabagismo, excesso de sal e álcool na dieta podem aumentar o risco de hipertensão.

- Fatores Fisiológicos: A força com que o coração bombeia o sangue (débito cardíaco), o volume de sangue no corpo e a resistência dos vasos sanguíneos também influenciam a pressão arterial.

- Verificação Regular: Recomenda-se verificar a pressão arterial pelo menos uma vez por ano, principalmente após os 20 anos, e com maior frequência em pessoas com histórico familiar ou fatores de risco.

- Diagnóstico: O médico diagnostica a hipertensão arterial medindo a pressão arterial em duas ou mais ocasiões.

COLÉGIO SIMPLES: APRENDER DE FORMA SIMPLES, CRESCER DE FORMA GRANDIOSA

OColégio Simples é uma escola de Ensino Médio que tem se consolidado em Mossoró pelo compromisso em oferecer uma educação de qualidade, capaz de preparar os alunos para os desafios da vida e para o ingresso nas universidades.

Com uma proposta pedagógica atualizada, o Simples acredita que aprender não precisa ser complicado: é possível transformar conhecimento em experiências significativas que acompanham o estudante em todas as etapas da sua formação. Da sala de aula às atividades extracurriculares, a escola investe em métodos que unem disciplina, inovação e acolhimento.

Mais do que conteúdos, o Colégio Simples oferece vivências. Projetos como o Som do Simples, que leva os alunos a conhecer a cultura brasileira por meio da música, e iniciativas de integração entre família e escola, como o Paternando, reforçam a visão de que a educação vai além dos livros. Também se destacam as aulas práticas, os aulões de preparação para o ENEM e o cuidado em construir um ambiente que valoriza o protagonismo juvenil.

Outro diferencial é o corpo docente:

Afeto que ensina

É nos corredores, nas conversas e nos gestos de carinho que se constroem vínculos importantes entre alunos e equipe. A cada abraço e sorriso, reforçamos a certeza de que educar também é criar laços de confiança e acolhimento.

professores experientes, que unem didática clara a estratégias eficazes para resultados concretos. Não à toa, o Simples tem sido referência na preparação de jovens para o ENEM e vestibulares, sempre com o lema que guia a instituição: “Simplicidade que ensina. Educação que transforma.”

Com matrículas abertas para 2026, o Colégio Simples reafirma sua missão de formar alunos capazes de sonhar alto, alcançar grandes conquistas e se tornar cidadãos preparados para o futuro.

Aprender juntos

No Colégio Simples, o aprendizado é também uma construção coletiva. Dentro da sala de aula, os alunos se apoiam, trocam ideias e compartilham estratégias para resolver exercícios e fixar conteúdos. Essa colaboração fortalece não só o desempenho acadêmico, mas também o senso de comunidade e parceria que marca a rotina da escola.

Recomenda-se verificar a pressão arterial pelo menos uma vez por ano
Sandro Menezes - Assecom RN
PAULA LABOISSIÈRE

Mossoró

Jornal de Fato SÁBADO, 20 DE SETEMBRO

Hospital da Mulher passa a contar com 266 profissionais efetivos após novas nomeações

SAÚDE / Convocação de 56 aprovados no concurso da Sesap amplia o quadro da unidade, que também conta com servidores temporários e terceirizados

ORio Grande do Norte registrou queda no desempenho dos setores de turismo e serviços no mês de julho de 2025. As informações foram divulgadas nesta sexta-feira, 12, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), que acompanha o desempenho dos principais segmentos não-financeiros do setor de serviços.

No turismo, o volume de atividades caiu 2,7% em julho, comparado aos números registrados em junho, marcando o quarto mês consecutivo de resultado negativo neste ano. O desempenho do estado foi o pior entre os estados do Nordeste e o quarto mais baixo do Brasil, atrás apenas do Amazonas (-5,9%), do Pará (-3,3%) e de Goiás (-2,9%). O índice de volume do turismo no estado permanece em queda desde 2023, quando a retração foi menor (-1,4%).

Apesar da redução no volume, a receita nominal (valor total arrecadado pelas empresas do setor turístico) teve crescimento de 1,6% em julho. Ainda assim, foi o menor resultado, empatado com a Bahia, entre os cinco estados nordestinos analisados pelo IBGE. Ainda de acordo com o levantamento, no acumulado de janeiro a julho, o turismo do RN apresentou crescimento de 5,4% no volume de atividades, acompanhado de crescimento de 13,2% em

O número de efetivos da unidade subiu de 210 para

receita. Já na variação acumulada dos últimos 12 meses, o avanço foi de 7,4% em volume e 14% em receita nominal. Em nível nacional, o setor turístico registrou queda de 0,7% relacionado a junho, terceiro resultado negativo seguido e com perda acumulada de 2,3%.

Além do turismo, o setor de serviços do Rio Grande do Norte também registrou queda em julho. O volume de atividades caiu 2,5% em relação a junho, enquanto a receita nominal apresentou

queda de 1,6%. “Esses são os primeiros resultados negativos após dois meses seguidos de variação positiva. Os percentuais são em relação ao mês de junho e consideram ajuste sazonal”, informou o levantamento do IBGE.

O desempenho do estado colocou o Rio Grande do Norte na quarta pior posição entre as unidades da federação, à frente apenas de Tocantins (-3,5%), Mato Grosso (-3,0%) e Amazonas (-2,4%) em receita. Já em relação ao volume, o RN es-

tá à frente apenas do Tocantins (-3,6%), Amazonas (-3,5%) e Amapá (-3,0%).

Na comparação com julho de 2024, o volume de serviços caiu 4,3%, enquanto a receita teve leve alta de 0,4%. Já no acumulado de janeiro a julho de 2025, o setor manteve o crescimento de 4,7% em volume e 10,1% em receita, em comparação ao mesmo período do ano passado. Em 12 meses, o desempenho também foi positivo, com alta de 6,9% no volume e 11,9% na

receita. Apesar do saldo positivo no ano, os dados apontam perda de fôlego em relação ao ritmo observado em junho.

A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) acompanha o desempenho dos principais segmentos não-financeiros do setor de serviços, com exceção da saúde e educação. Os resultados completos estão disponíveis na plataforma Sidra, do IBGE. A próxima divulgação, referente a agosto de 2025, ocorrerá no dia 14 de outubro.

Hospital da Mulher é referência no Oeste potiguar

O Hospital Regional da Mulher Parteira Maria Correia é referência em atenção obstétrica e ginecológica na região Oeste do Rio Grande do Norte e tem como prioridade o cuidado humanizado à saúde da mulher. O hospital é focado em gestação de alto risco, urgência obstétrica e ginecológica, cuidados neonatais, assistências cirúrgicas neonatal e ginecológica, diagnóstico por imagem, laboratorial, clínico e de pesquisa. Viabilizado pelo projeto “RN Sustentável”, os investimentos no hospital foram da ordem de R$ 134,5 milhões. A unidade foi projetada para ser a maior da rede estadual de saúde pública do Rio Grande do Norte, elevando a um novo patamar o atendimento materno-infantil nas regiões Oeste, Alto Oeste e Vale do Açu. A gestão é feita pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), em parceria com a Universidade do Estado do RN (UERN). No total, a unidade possui 10 leitos neonatais, sendo cinco de UTI e cinco de cuidados intermediários; o centro de parto normal, com seis suítes PPPs (préparto, parto e pós-parto imediato); sala de parto normal para gestações de alto risco, 12 leitos de alojamento conjunto (para o binômio bebê e puérpera); 12 leitos para gestantes de alto risco e sala cirúrgica para as cesarianas necessárias.

@jornaldefato /jornaldefatorn @defato_rn
Arquivo
266 após a última nomeação

Gente De fato

MARILENE PAIVA

ORGULHO POTIGUAR

Keity Saboya, atualmente juíza auxiliar do CNJ, lançou seu livro anteontem, em Brasília e lotou a Sala de Sessões do Supremo Tribunal Federal.

Foi a chegada, em grande estilo, do livro “Ne bis in idem”, já aclamado no meio jurídico no Brasil antes mesmo do lançamento oficial, anteontem, no DF.

Muitas figuras importantes do meio jurídico de todo o Brasil se fizeram presentes. Amigos e fãs de todas as paisagens do país a aplaudir o sucesso de Keity, que minutos antes palestrou ali mesmo, num evento supernecessário: “Racionalidade Penal na era digital”, organizado pelo STF e Ibccrim.

Os juízes Ilezil Marinho, Bruno Buonicore e Marcelo Ruivo - trio competente que merece todas as honrarias, comandou o evento. Não custa repetir: foi um sucesso! Agora aguardar lançamento em São Paulo e Curitiba.

Feliz aniversário para Gustavo Sena, diretor do Grupo TCM e da Salineira São Camilo. O dia é de festa, sorrisos e muitos mimos da esposa Taliana e dos filhos Luigi e Milton. Que essa nova volta ao sol traga ainda mais conquistas para esse homem de sucesso.

Hoje o Tchê vai tremer! Mima e Flávio fazem a tão esperada festa do 60 + 60 e prometem uma tarde/noite inesquecível. Começa às 15h. Até lá, meus amores!

Lady Zilene Marques celebra com muito amor o primeiro aninho da bisneta Manuela Medeiros Vasconcelos, filha de Bianca e Igor Vasconcelos. A festa será em terras cearenses. Parabéns, meus amores!

Hoje é dia de celebrar o juiz Breno Valério Fausto, aniversariante muito querido, homem íntegro e admirado, que esbanja simpatia e elegância. Ao lado da amada esposa, Roberta Britto, brinda à vida e às conquistas. Que não faltem saúde, alegrias e as bênçãos de Nossa Senhora para iluminar sempre o caminho do casal.

“O que ficará de mim será falso. — O que ficará de mim será falso. — O que é uma coisa ser falsa? — Não sei.”

MIMA & FLÁVIO 60 + 60

Prepare-se porque hoje tem festa das grandes no Tchê! A partir das 15h, os queridos Mima Adour e Flávio Vasconcelos recebem convidados do Brasil inteiro, especialmente de Pernambuco, para celebrar o 60 + 60. Teremos bolo de Tereza Cristina, doces de Diana Hellen, buffet delicioso do Tchê e decoração de Edilene Benjamim. E para não deixar ninguém parado, Samba Mix, Davson Daves e Crys Saraiva garantem o som. Tudo sob o comando do cerimonial de Fátima Matos, com os flashes de Cláudio Roberto e Edivânia, e iluminação das estrelas CYM, by Thiego Casado. Vai ser sensacional!

CHAMPANHE NO GELO

Celebram idade nova hoje: Carlos Pinto, Breno Valério Fausto de Medeiros, Francisco Hélio da Costa, Clotildes Freitas, Célia Lins, Marquilene Araújo, Caliane Sousa, Patrício Sávio, Joseane Dantas, Ângelo Silva, Socorrinha Maia, Tiago Soares, Lidiane Laene, Luiz Gustavo Sena, Daniel Di Pace Pinheiro, Cláudio Antônio do Nascimento e Gabriel Mota. E, amanhã, antecipamos os votos para: Gilmar Diógenes, George Soares, Caroline Francelino, Ana Paula Viana, Gili Maia, Júnior Adour, Rafaela Souza e bárbara Lana. E, na segunda, festa da vida para Francisco Cure de Medeiros, Neide Pereira, Willian Batista da Mota Filho, Vanessa Silva, Izaura Helena, Raiany Menezes, Joaquim Alves Neto, Isabel Maria, Sandra Lima, Alyne Fernandes Vieira, Ruzilene Fernandes, Neide Silva e Antônio Jaimar Gomes. Parabéns, felicidades!

Fernando Pessoa
A Juíza Keity Saboya e o Ministro Presidente do Supremo Luiz Roberto Barroso no lançamento do livro da Dra. Juíza no STF, em Brasília.

Jean Rodrigues

Instagram e Facebook @colunistajeanrodrigues

da CAERN foi prestigiado pela vereadora em Natal e presidenta Estadual do PT, Samanda Alves. Aplausos!

Rindo à toa o casal empresarial Eduardo Gomes e Cintia, do Trailer Pôr do Sol, no calçadão à beira-mar. Point de encontros sábados e domingos na Praia de Upanema, Areia Branca.

Aniversário duplo: hoje, o filho fisioterapeuta Estevão Luiz e terça, 22, Luizinho Coringa. Os vivas da esposa Kíria Costa, filha da cantora Amanda!

Parabéns a Rayan Lucas, que celebra 1.4 hoje. O Irmão de Milla Souza é filho do casal amigo Maria Leomar e Manoel José, leia Fartot La Carte. Vida longa, jovem!

de valsa da debutante

Os pais Rafael e Kely reúnem convidados da filha para a festa dos 15 anos. Vivas!

Homenagem merecida. Título de Cidadã Upanemense à lady Stella Marques, CEO do grupo TCM e Diretora de Comunicação e Marketing da CDL Mossoró. A filha do saudoso Dr. Milton e Zilene. Aplausos!

Duas taças brindaram à vida dia 17, das irmãs gêmeas Janaína Rebouças, musa de Pedro, e Janine Rebouças, musa de Kenedy. Parabéns às filhas do casal José Gaspar e Jane Rebouças. Amém!

dos

ano e 2 meses de saudades do Submarinista da Marinha Alderi Vale. Deus lhe conforte, Francisca Galvão Vale, viúva do saudoso amigo!

Festival Ventos & Mar, praia de Upanema, de

Cantor, Bota Pra Torar e Junior Farra. Prefeito Souza faz o convite a todos!

Mossoró terá 24 pontos de vacinação antirrábica neste sábado

Acampanha de imunização contra a raiva em Mossoró, iniciada em julho deste ano pela zona rural e em agosto na zona urbana, já imunizou 24.840 cães e gatos e neste sábado (20) ocorrerá o Dia “D” de vacinação antirrábica em 24 pontos espalhados pelas quatro regiões da cidade. A imunização acontecerá das 8h às 17h e será realizada pela Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A vacinação será realizada em 23 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), além da sede da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), no bairro Nova Betânia. As UBSs onde haverá a imunização de cães e gatos são a do Alto do Sumaré, Alto de São Manoel, Liberdade, Planalto 13 de Maio, Dom Jaime Câmara, Barrocas, Santo Antônio, Ae-

roporto, Boa Vista, Belo Horizonte, Alto da Conceição, Costa e Silva, Vingt Rosado, Abolição III, Abolição IV, Abolição V, Redenção, Santa Delmira e Nova Mossoró. Coordenadora de saúde e bem-estar animal, Ana Liza convoca os tutores de cães e gatos que ainda não imunizaram seus animais contra a raiva para procurarem um dos postos de vacinação e garantir a proteção. “Quero convidar todos os que têm cães e gatos em casa a partir de três meses para participar do Dia ‘D’ de vacinação contra a raiva. A vacinação vai acontecer em 24 pontos espalhados pela cidade das 8h às 17h. Aguardo todos vocês e vamos exercer a nossa guarda responsável”, convocou.

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda grave que acomete mamíferos, inclusive o homem. Ana Liza explica que a raiva é uma doença qua-

Divulgação/PMM

Os locais de vacinação estarão abertos das 8h às 17h

se 100% letal e a única forma de prevenção é através da vacina. “Vacinando os nossos pets de forma indireta estamos cuidando também da população. Isso é saúde pública. Aguardo todos vocês neste sábado”, concluiu.

A doença é transmitida ao homem pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordedura, podendo ser transmitida também pela arranha-

dura e/ou lambedura desses animais. O período de incubação é variável entre as espécies, desde dias até anos, com uma média de 45 dias no ser humano, podendo ser mais curto em crianças.

Nos cães e gatos, a eliminação de vírus pela saliva ocorre de 2 a 5 dias antes do aparecimento dos sinais clínicos e persiste durante toda a evolução da doença (período de transmissibilidade). A mor-

CONFIRA LOCAIS DE VACINAÇÃO

UBS Lahyre rosado – Alto do Sumaré

UBS Maria Soares - Alto de São Manoel

UBS Francisco Pereira de Azevedo - Liberdade

UBS Francisco Marques – Planalto 13 de Maio

UBS maria Neide - Dom Jaime Câmara

UBS Ildone Cavalcante - Barrocas

UBS Sinharinha Borges - Barrocas

UBS Joaquim Saldanha - Santo Antônio

UBS Chico Costa - Santo Antônio

UBS Chico Porto - Aeroporto

UBS Sueldo Câmara - Aeroporto

UBS Raimundo Renê - Boa Vista

te do animal acontece, em média, entre 5 e 7 dias após a apresentação dos sintomas. Após o período de incubação, surgem os sinais e sintomas que duram em média de 2 a 10 dias. Nesse período, o paciente apresenta: mal-estar geral; pequeno aumento de temperatura; anorexia; cefaleia; náuseas; dor de garganta; entorpecimento; irritabilidade; inquietude; e sensação de angústia.

UBS marcos raimundo - Belo Horizonte

UBS José Leão - Alto da Conceição

UBS Duclécio Antônio - Costa e Silva

UBS Agnaldo Pereira - Vingt Rosado

UBS mario Lúcio - Vingt rosado

UBS Lucas Benjamin - Abolição III

UBS Cid Salém Duarte - Abolição IV

UBS Dr. Clodovil - Abolição V

UBS Dr. moises da Costa Lopes - redenção

UBS Luís Escolástico - Santa Delmira

UBS Zoraide maria - Nova mossoró

Sede UVZ - Nova Betânia

Em solenidade na CMAB, Carlos Júnior foi empossado como novo presidente do PT. O gerente
Sonho
Maria Eduarda.
Distante
olhos e perto do coração sempre. Missa de 1
17 a 19/10. Na sexta, pagode Jeito Moleque, Coisa Nossa e Wander Souza. No sábado, o reggae de Maneva, Som da Ilha e Frequência 2. No domingo, o forró de Zé
Fotos: Cedidas
Dia "D" / Um total de 24.840 cães e gatos já foram imunizados contra a raiva durante campanha

Uern celebra seus 57 anos com programação diversificada

Comemoração / Ponto alto será a assembleia Universitária, no dia 28 de setembro, no teatro municipal d ix-huit rosado

No próximo dia 28 de setembro, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) completará 57 anos. Durante esse tempo, muitas vidas foram transformadas por meio da educação pública, gratuita e de qualidade.

Como forma de celebrar a data e suas grandes conquistas, a Uern desenvolve uma programação especial e diversificada. No dia 22 de setembro, às 19h, acontecerá o culto evangélico na Assembleia de Deus Congregação Nova Betânia. No dia 24 de setembro haverá a missa em Ação de Graças, a partir das 17h30, na Catedral de Santa Luzia. Toda a programação é aberta ao público.

O aniversário da Uern também será celebrado em sessão solene na Câmara Municipal de Mossoró, no dia 25 de setembro, às 9h. Na mesma data, a partir das 17h, acontecerá o Culto aos Orixás, no pátio da Faculdade de Educação, na Uern Mossoró. Já no dia sábado,

26 de setembro a Instituição será homenageada em sessão solene na Assembleia Legislativa do RN, às 14h, na Câmara Municipal de Mossoró.

E para fechar a programação especial alusiva aos seus 57 anos, o momento mais esperado é a tradicional Assembleia Universitária, que acontecerá no dia 28 de setembro, às 9h, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado. Na ocasião, haverá a Solenidade de Posse do se -

gundo mandato da reitora Cicília Maia e do vice-reitor Chico Dantas, gestão 2025/2029.

“Essa é uma solenidade que nos emociona muito, uma oportunidade para celebrarmos o aniversário da nossa querida Uern. Eu e o professor Chico Dantas, nosso vicereitor, esperamos contar com a presença da comunidade acadêmica, convidados e toda sociedade potiguar”, disse Cicília Maia.

Títulos honoríficos e Medalha da Abolição

Durante a Assembleia Universitária serão concedidos títulos honoríficos a personalidades que apoiaram a missão da Uern de gerar e divulgar conhecimento científico, técnico e cultural, e contribuíram para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte e do país.

O Diploma de Mérito Administrativo será concedido para a servidora Marileide Costa Cruz do Couto, da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep/Uern). Nascida em

19 de setembro de 1959, em Mossoró, Marileide Costa é um verdadeiro patrimônio vivo da Uern. Sua história com a Universidade iniciou em 1º de agosto de 1976, quando ingressou como datilógrafa na Faculdade de Educação. Desde então, Marileide construiu uma trajetória marcada pela paixão e pelo compromisso com a Instituição.

Para o título de Professor Emérito, a escolhida foi a professora Francisca Glaudionora da Silveira.

Graduada em Pedagogia pela Uern, especialista em Alfabetização de Jovens e Adultos também pela Uern e em Administração Universitária pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a professora Glaudionora construiu uma carreira sólida e inspiradora, dedicada à formação docente e ao fortalecimento da universidade pública como espaço de emancipação.

Já o título de Professor Honoris Causa será para

o historiador Geraldo Maia. Bacharel em Ciências Econômicas pela UFRN, Geraldo Maia construiu uma sólida trajetória como escritor, historiador e pesquisador, com ênfase na história do cangaço e na memória da cidade de Mossoró, tendo publicado diversas obras que resgatam e valorizam a cultura nordestina.

Já o título de Doutor Honoris Causa, principal honraria, será concedido a Maurizélia de Brito. Zelinha, como é conhecida,

dedicou 30 dos seus quase 60 anos de vida ao Atol das Rocas, projeto da Unidade de Conservação Marinha do Brasil, criado em 1979. É servidora de carreira do Instituto Chico Mendes para a Conservação da Biodiversidade e foi nomeada ao cargo de subchefe da Reserva Biológica Atol das Rocas em 1991 e chefe em 1993, cargo que ocupa até hoje. Durante a Assembleia Universitária, também será entregue a Medalha

da Abolição de 2025, que terá como tema “Liberdade e Sustentabilidade: pela preservação da vida e do planeta”. Serão agraciados o Prof. Dr. Maurício de Oliveira (in memoriam), o Prof. Dr. Ramiro Camacho e Josefa Avelino Cunha, a Zefa da Acrevi.

A Medalha da Abolição é uma honraria concedida pela Uern e pela Prefeitura Municipal de Mossoró a personalidades que se destacam na prestação de serviços à comunidade.

Rosalba Mo R ei R a Especial para o De Fato
Ênio Freire/Agecom
Ênio Freire/Agecom
Há mais de cinco décadas, a Uern contribui para a transformação de vidas por meio da educação
Durante a a ssembleia Universitária, Cicília Maia e Chico Dantas serão empossados para a gestão 2025/2029

Ameaça do mundo digital às crianças

Em abril, uma menina de oito anos de idade morreu em Ceilândia (DF) depois de inalar desodorante em spray. Ela foi induzida a fazer isso por uma postagem nas redes sociais que desafiava crianças e adolescentes a aspirar o gás do produto pelo maior tempo possível, filmar o ato e compartilhar o vídeo. A família encontrou a garota desacordada ao lado do celular.

No mês seguinte, a polícia prendeu um homem em Holambra (SP) sob a acusação de aliciar crianças em jogos on-line. De acordo com a denúncia, ele oferecia aos menores benefícios como moedas virtuais e acesso a contas VIP em troca de fotos e vídeos íntimos. O acusado tinha um vasto acervo digital de material pornográfico infantil. A denúncia foi feita pela avó de um menino de 11 anos após ela ler mensagens suspeitas no WhatsApp do neto.

Esses são apenas alguns dos inúmeros riscos que as crianças correm na internet. A longa lista de perigos vai de vício em jogos on-line e consumismo (induzido por algoritmos) a cyberbullying e sexualização precoce (pelo acesso fácil à pornografia).

De acordo com Pilar Lacerda, secretária nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (do Ministério dos Direitos Humanos), muitos pais erroneamente

PERIGO / É necessária e urgente a adoção de medidas para proteger os pequenos internautas

Crianças

acreditam que os filhos se encontram em segurança por estarem dentro de casa e diante de seus olhos:

— Isso era verdade no passado. Hoje não. Da mesma forma que até um tempo atrás sabíamos que era uma loucura deixar uma criança de dez anos de idade sozinha numa praça de alguma grande cidade, precisamos entender que agora é perigoso deixá-la sozinha também na internet, que é simplesmente a maior praça pública do mundo.

A pesquisa TIC Kids Online Brasil 2024, que ouviu crianças e adolescentes (entre 9 e 17 anos de idade) e seus pais, revela que, enquanto 29% dos jovens relataram já ter vivido situações incômodas ou ofensivas no mundo digital, apenas 8% dos pais afirmaram acreditar que os filhos já experimentaram situações desse tipo. A discrepância de números indica que os adultos ainda não enxergam a realidade e avaliam que a internet é inofensiva.

O especialista em educação

Como proteger os pequenos internautas

Para proteger os pequenos internautas, é importante que o poder público faça campanhas educativas, as escolas incluam no currículo o letramento digital e as famílias sejam esclarecidas e envolvidas no processo de orientação de crianças e adolescentes. Especialistas ouvidos pela Agência Senado, porém, avaliam que essas medidas, apesar de necessárias, não são capazes de resolver sozinhas o problema. Segundo eles, o essencial e urgente é que o poder público crie regras que obriguem as big techs (grandes empresas de tecnologia com presença global) a fazer uma reforma profunda no ambiente virtual para eliminar ou pelo menos minimizar os perigos aos usuários de pouca idade — e que elas, as big techs, sejam punidas caso não sigam as normas.

Rodrigo Nejm explica que muitos dos perigos existem porque a internet foi originalmente desenhada para ser utilizada apenas por adultos, e não por crianças, e que isso não se alterou com o passar do tempo: — Há cada vez mais incentivos para que as crianças e os adolescentes estejam no mundo digital, mas a arquitetura desse mundo não leva em conta a saúde, o bemestar e a segurança desse público.

O que interessa às plataformas é tê-los como consumidores, e não como sujeitos que precisam ser cuidados, educados e cultivados de alguma maneira.

Ele compara o ambiente virtual a uma cidade. Nesse espaço, as crianças podem brincar livremente no quintal de casa ou no playground do edifício em que vivem. Certos lugares da cidade, contudo,

oferecem algum risco, como o clube e o shopping center, nos quais os menores só deveriam se aventurar se estiverem acompanhados de algum adulto responsável. Outros espaços exigem que os frequentadores sejam maiores de idade, como a discoteca e a loja de bebidas, que não admitem crianças em hipótese nenhuma. — Os pais não deixam os filhos circularem sozinhos pela cidade porque sabem que existem lugares inadequados para crianças. Esse mesmo comportamento não é adotado no ambiente digital. Muitos pais não veem a concretude dos perigos e permitem que seus filhos naveguem com total liberdade, sem acompanhamento ou vigilância — observa Nejm, acrescentando que os riscos ficaram ainda maiores com a chegada da inteligência artificial.

digital Rodrigo Nejm, do Instituto Alana (ONG dedicada à proteção da infância), afirma que existe uma compreensão equivocada do conceito de “nativo digital”: — Supõe-se que as crianças se movem no mundo digital de forma saudável, segura e crítica porque nasceram na era da internet e usam o computador, o celular e o tablet com desenvoltura. Pesquisas mostram que isso não é verdade. Como crianças, é natural que ainda não tenham maturidade e discernimento para per-

ceber, entender e evitar ameaças.

O número de pequenos internautas expostos às ameaças digitais não é desprezível. Estimativas do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic. br) apontam que, dos 48 milhões de brasileiros com menos de 18 anos de idade, em torno de 35 milhões frequentam o mundo digital — 20% dos 183 milhões de internautas do país.

Redes sociais só podem ser acessadas, teoricamente, a partir dos 14 anos

Para Rodrigo Nejm, as empresas digitais criam o design das plataformas com o intuito único de maximizar os lucros e, por isso, não se preocupam com a vulnerabilidade das crianças, que ficam sujeitas a todo tipo de ameaça.

As redes sociais só podem ser acessadas, teoricamente, a partir dos 14 anos. Na prática, basta que um adolescente ou uma criança mais nova informe que tem a idade mínima exigida para que consiga criar seu perfil na plataforma. Adultos com más intenções podem tranquilamente conversar com crianças nas ferramentas de bate-papo dos jogos on-line, sem que a plataforma atue de forma proativa banin-

do ou denunciando os usuários.

As plataformas digitais rejeitam uma regulação imposta pelo poder público. Numa frente, argumentam que isso representaria uma censura à liberdade de expressão, já que, temendo as punições, acabariam fazendo uma remoção excessiva de conteúdos e, involuntariamente, prejudicando o debate público e a pluralidade de opiniões.

Em outra frente, alegam enfrentar limitações técnicas e operacionais para rastrear e remover conteúdos abusivos com total eficácia, especialmente em ambientes de alto movimento como as redes sociais e os jogos on-line.

usam tablets em colégio: para especialistas, letramento digital no currículo escolar é importante, mas insuficiente para garantir a proteção das crianças na internet
Prefeitura de Jundiaí

Família e sociedade devem garantir dignidades às crianças

CONSTITUIÇÃO / As crianças e os adolescente dependem de outras pessoas para ter proteção e ver seus direitos cumpridos

AConstituição, no artigo 227, determina que a família, a sociedade e o poder público devem garantir dignidade e respeito às crianças e aos adolescentes “com absoluta prioridade” e protegê-los de “negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”.

Esse preceito constitucional se desdobrou no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que enumera as medidas concretas a serem tomadas.

De acordo com Mirella Monteiro, esse grupo etário ganhou uma atenção especial da legislação por ser “vulnerável”, como se diz no jargão jurídico:

— As crianças e os adolescente dependem de outras pessoas para ter proteção e ver seus direitos cumpridos porque ainda estão em fase de desenvolvimento. Eles não conseguem fazer isso por si próprios. No ambiente digital não é diferente. Se muitos adultos caem em golpes digitais de todo tipo, por exemplo, e se mostram vulneráveis, imagine as crianças, que ainda não têm a maturidade e a malícia necessárias para enxergar as armadilhas.

O artigo 227 da Constituição e o ECA, somados às

Lei

da

Pesquisa nacional com 2,4 mil crianças e adolescentes (entre 9 e 17 anos) e seus pais ou responsáveis

leis que disciplinam a internet — em particular o Marco Civil da Internet e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais —, seriam, em teoria, suficientes para proteger as crianças na internet. A tecnologia, contudo, tem avançado com tanta rapidez que certas novidades do mundo digital acabaram ficando fora do guarda-chuva da legislação existente.

Essa lacuna será preenchida por uma lei que deve ser sancionada na próxima semana pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A

Adultização é sancionada pelo presidente Lula

As plataformas digitais devem adotar medidas para prevenir riscos de crianças e adolescentes acessarem conteúdos ilegais ou considerados impróprios para essas faixas etárias.

Foi sancionada, na quarta-feira, 17, pelo presidente Lula, a Lei da Adultização, também chamada de ECA digital, em alusão ao Estatuto da Criança e Adolescente. O projeto foi aprovado no fim do mês passado pelo Congresso Nacional.

Entre as obrigações dos provedores de serviços digitais, a lei determina que os perfis das redes sociais sejam vinculados a um adulto ou responsável pela criança e

adolescente até 16 anos.

Também terá que ser retirado o conteúdo considerado abusivo para crianças e adolescentes. A lei exige que as empresas disponibilizem mecanismos para garantir o acompanhamento do conteúdo acessado por esse público para limitar o tempo de uso. Uma das novidades é a previsão de que a fiscalização e a punição sejam feitas por uma autoridade nacional autônoma.

O presidente Lula disse ainda que o projeto se refere a empresas de qualquer país, e não de um único específico. E que todas elas são bemvindas, desde que respeitem a legislação brasileira.

CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA INTERNET

futura lei, que teve origem em um projeto apresentado pelo senador Alessandro Vieira (MDB-SE), atualiza o Estatuto da Criança e do Adolescente para o ambiente virtual. Esse projeto (PL 2.628/2022) foi aprovado no mês passado pela Câmara e pelo Senado — e vem sendo chamado de ECA Digital.

A proposta estabelece, entre outros pontos, que jovens de até 16 anos só poderão usar as plataformas com a supervisão ativa dos responsáveis e que as empresas deverão oferecer

ferramentas de controle parental acessíveis e eficazes.

Além disso, o texto prevê que pais, entidades e o Ministério Público poderão solicitar a remoção imediata e sem ordem judicial de conteúdos abusivos. Também prevê que influenciadores, empresas e plataformas que expuserem indevidamente crianças serão responsabilizados de forma solidária. As multas poderão chegar a R$ 50 milhões.

Pilar Lacerda, da Secretaria Nacional dos Direitos

da Criança e do Adolescente, explica por que o governo federal trabalhou pela aprovação desse projeto de lei:

— Os pais muitas vezes não têm condições de monitorar as atividades dos filhos na internet, quais chats frequentam e com quem falam, seja pela falta de tempo ou conhecimento, seja porque os melhores aplicativos de controle parental são pagos. Qual é o pai que sabe que os jogos on-line têm uma caixa de diálogo entre os participantes e que

é lá que os abusos acontecem? As plataformas precisam, sim, fazer a fiscalização e ser responsabilizadas.

Itamar Gonçalves, superintendente da Childhood Brasil (ONG dedicada à proteção da infância contra abuso e exploração sexual), avalia: — Essa união entre o governo e o Poder Legislativo e esse consenso entre os partidos governistas e oposicionistas são inéditos e mostram que essa mínima regulação era mesmo necessária e urgente.

Youtuber Felca motivou o ECA Digital

O projeto do ECA Digital ganhou destaque nacional após o youtuber Felipe Bressanim Pereira, conhecido como Felca, publicar um vídeo no início de agosto no qual denuncia um influenciador digital por explorar menores de idade. Nesse vídeo, Felca também alerta sobre os riscos da exposição infantil nas redes sociais.

Com mais de 50 milhões de visualizações, o vídeo mobilizou autoridades, especialistas, famílias e organizações da sociedade civil em torno da urgência de se proteger crianças

no ambiente digital. O influenciador denunciado por Felca foi preso. A denúncia de Felca também motivou a aprovação de uma comissão parlamentar de inquérito no Senado, a CPI da Adultização, que tem o objetivo de investigar crimes contra crianças e adolescentes na internet — como sexualização precoce, exploração de imagem, aliciamento e abuso on-line. A CPI será criada a pedido dos senadores Damares Alves (Republicanos-DF), Jaime Bagattoli (PL-RO) e Magno Malta (PL-ES).

Youtuber Felipe Bressanim Pereira, conhecido como Felca, denunciou crime nas redes sociais
Reprodução

Fábio Oliveira

Fábio Oliveira

fabiowillard@hotmail.com

fabiowillard@hotmail.com

Além do horizonte

Vistoria nos estádios pela FNF é preliminar

DAepois de cinco anos distante da divisão de elite, o Baraúnas volta e já enche seu torcedor de esperanças, ao carimbar seu passaporte para a semifinal do primeiro turno do estadual. Creio que este é um feito que nem mesmo o mais otimista torcedor leonino esperava, pois ficou além dos investimentos do clube. Sem caixa, o Leão faz malabarismo financeiro para contratar e manter os compromissos. Não tem cota de nenhuma competição regional ou nacional para poder contabilizar, e sua longa ausência esfriou de certa forma o mercado de investidores. Sorte que a marca e a massa que a conduz ainda é forte e, portanto, relevante para investidores. É fato que a luta principal de quem está retornando nas condições descritas acima, é manter-se na elite. O que mais conseguir, acaba sendo lucro. Agora, mais que uma final de turno, o Baraúnas tenta distanciar-se de qualquer ameaça de rebaixamento como também beliscar uma vaga na Série D, situação perfeitamente possível. Os próximos dias dirão muito sobre o horizonte tricolor desta e da próxima temporada.

vistoria realizada pela equipe técnica da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) nos estádios que deverão sediar os jogos da segunda divisão potiguar de 2025 é um passo importante, mas não definitivo. Técnicos da entidade estiveram no Estádio Antônio Lopes Filho, em Apodi, no Estádio Fião, em Serra do Mel, e no Centro de Treinamento do Carcará, do Mossoró Esporte Clube. O objetivo foi avaliar as condições estruturais e operacionais de cada praça esportiva. Contudo, a visita da FNF não significa a liberação imediata dos estádios para as partidas. A decisão final depende dos laudos técnicos emitidos por órgãos fiscalizadores como Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e Polícia Militar. Esses laudos são determinantes para garantir a segurança de atletas, torcedores e profissionais envolvidos. A vistoria serve, na prática, como um diagnóstico preliminar, apontando eventuais ajustes necessários. Os clubes agora aguardam os pareceres oficiais. A expectativa é de que os estádios estejam regularizados a tempo do início da competição.

Imagem que marca

Imagem que marca

representava a

em torneio nos Osnildo, Cleilton, Marcos Cunha, Toinho (falecido).

TIME DO BOTAFOGO, em amistoso na cidade de Currais Novos, em 1981. Entre os atletas da foto, Rocha (primeiro agachado), volante, e o meia Mendonça (agachado ao centro), ambos falecidos (1995 e 2019, respectivamente). Também o Furacão da Copa, Jairzinho.

A semana na história

A semana na história

Em 22 de setembro de 1994, Oscar Schmidt marcou 46 pontos em jogo pela seleção brasileira contra a Argentina no Mundial de Basquete, nos EUA.

Quem aniversaria na próxima quinta-feira (15) é Neto Caraúbas, bom jogador de futsal. O caraubense tem história no esporte. Parabéns!

ANTÔNIO RIVELINO

ADRIANO SILVA Bairro

Paredões

Torcedor do Flamengo

Torcedor do CORINTHIANS

Perdemos porque não vencemos.”

Ronaldo Fenômeno

Encaminhado

O Rafael (goleiro) tem conta a pagar com o TG. Ele vai no Tribunal de Justiça amanhã”

No caso do Estádio Fião, em Serra do Mel, estava faltando apenas o laudo do Corpo de Bombeiros para a liberação do estádio. Os tricolores contam com o Fião como sua casa nessa jornada de volta à primeira divisão.

J OÃO CA R LO S, zagueiro do Potiguar.

Contra rebaixamento

MEC

Na contagem geral, o Baraúnas está seis pontos à frente que o Potyguar Seridoense, com quem tem um confronto direito na casa do adversário no segundo turno. Pode chegar.

Complicou

O Mossoró também tem a convicção de mandar seus jogos em seu estádio. Neste primeiro momento, sem público. De toda forma, é o primeiro estádio privado (próprio) dos clubes mossoroenses, superando os tradicionais Baraúnas e Potiguar.

Com seis pontos atrás do Santa Cruz, o Potiguar se complica na pretensão de garantir vaga na Série D de 2024. Com um time abaixo do montado ano passado, o alvirrubro frustra sua torcida e, creio, seus próprios dirigentes.

Complicou de novo

Santa Luzia

Pior que ver a vaga para a Série D distanciar-se, é enxergar no retrovisor clubes aproximarem-se em luta contra rebaixamento. A diferença de dois pontos para Força e Luz e Globo, e três para o Potyguar Seridoense, tira-se em uma rodada. É grave.

Com 16 times confirmados, a Copa Futsal Santa Luzia 2025 já tem data definida. Acontecerá de 6 de outubro a 27 de novembro, no Ginásio Pedro Ciarlini. Este ano, a copa chega à sua décima edição.

Paredão

Santa Luzia II

O goleiro Edson, do Baraúnas, ainda mostra estar em excelente forma. Foi fundamental na classificação leonina, pegando finalizações e um pênalti, no segundo tempo, quando o jogo ainda estava 0 a 0.

Cena que se repete

O Academia Corpo e Ritmo, de Areia Branca, está confirmado. O time da Salinésia é o maior campeão do torneio, com quatro conquistas. Este ano também há confirmação de times do estado do Ceará, como Icapuí e Aracati, elevando o nível da disputa.

Rejeitado pelo Potiguar, o atacante Wester vem se configurando no talismã leonino. Foi dele o golaço que abriu caminho para a vitória do Baraúnas, frente ao Força e Luz.

Emocionados

Desafio

Alexandres Tavares e Djalma Júnior, presidente e vice, respectivamente, do Potiguar, provocaram o Baraúnas, durante entrevistas. Acabaram dando vestiário ao rival, que soube utilizar o desdém como combustível de superação no primeiro clássico e agora, contra o Força e Luz.

Combustível

O técnico mossoroense Alexandre Dantas, ex-Baraúnas, terá um grande desafio. O Potyguar-CN, seu primeiro trabalho fora de Mossoró, começou sua preparação para a segunda divisão bem depois dos concorrentes. Além disso, possui um orçamento muito limitado.

A dupla Alexandre/Djalma vem sendo bastante criticada. Teoricamente com mais dinheiro, o clube montou um elenco bem inferior ao que disputou a Série D, levando o alvirrubro a uma eliminação precoce, mas por si justificada.

Tênis de mesa

Reconhecimento

Mossoró receberá nos dias 26 e 27 de setembro, no ginásio do Sest/Senat, a terceira etapa do Campeonato de Tênis de Mesa, reunindo atletas de várias categorias em disputa pelo ranking estadual. Até esta sexta-feira (19), havia a confirmação de 150 inscritos.

Além de pedir a saída de Alexandre e Djalma, a torcida tem utilizado as redes sociais para pedir a volta de Márcio Mossoró, como dirigente. O torcedor não esquece o bom trabalho de MM8, que projetou o Potiguar, ano passado, dando calendário e grana.

fabio willard de oliveira
fabio willard de oliveira

Mossoró EC planeja mais duas contratações até a estreia

FUTEBOL / Centroavante Jú Alagoano está apalavrado e volante deve vir do futebol carioca

MARCOS SANTOS Da Redação

Até a estreia no campeonato de acesso do RN, o Mossoró Esporte Clube (MEC) planeja pelo menos mais duas contratações: um volante e um centroavante. Ambos os atletas já estão apalavrados com o clube e devem se apresentar até o dia 25 deste mês.

Embora os nomes ainda não tenham sido oficialmente divulgados, nos bastidores acredita-se que um dos reforços seja o centroavante Jú Alagoano. Nas redes sociais, o meiaatacante Wilson deu uma pista com a seguinte publicação: “Cuida, venha ser feliz aqui”.

Os dois atuaram juntos no Mossoró EC em 2023, formando uma dupla ofensiva que ajudou no acesso da equipe.

Quanto ao volante, especula-se que o reforço venha do futebol carioca.

Atualmente, Jú Alagoano está disputando o campeonato de acesso de Alagoas pelo Zumbi, clube de sua cidade natal. Antes disso, defendeu a Tuna Luso no Campeonato Paraense. Aos 29 anos, o jogador é bem conhecido no cenário mossoroense, tendo feito parte das categorias de base do Potiguar e já vestido a camisa do MEC em outras oportunidades.

PREPARAÇÃO

Enquanto aguarda a chegada dos reforços, o elenco segue treinando no

De Letra

MARCOS SANTOS

Centro de Treinamento do Carcará. Neste sábado, 20, o técnico Allan Frederico comandará um coletivo utilizando todo o campo, já que não foi possível agendar um amistoso com uma equipe profissional.

A base titular que vem sendo trabalhada nos treinos tem revezamento no gol entre Wesley e Igor Belmiro; laterais com Alessandro Maranhão e Nino; zaga central formada por Victor Souza e Samuel.

No meio-campo, a disputa pelas vagas inclui Baltazar, Pedrinho ou Jean, e Anderson. No ataque, o trio vem sendo composto por Wilson, Adalgiso e Henrique Nunes.

A estreia do MEC no campeonato será no dia 5 de outubro, contra o Univap, de Apodi.

msantos@defato.com

CT do Carcará recebeu vistoria da FNF na última quarta

DISPENSA

O atacante togolês Kokou Awaga não seguirá no elenco. Segundo informou o clube, uma lesão na coxa comprometeu os planos do jogador, que teve sua dispensa confirmada nesta semana.

Sem Pré-fase, Copa NE será mais enxuta a partir de 2026

ACopa do Nordeste passará por mudanças no formato a partir de 2026, com o fim da fase Pré-Eliminatória e uma redução na duração do torneio. A reformulação já era esperada, diante da pressão para enxugar o calendário e adaptá-lo às novas diretrizes de competições da CBF. As federações estaduais da região aprovaram o novo modelo. Embora a decisão final caiba à CBF, a entidade deve acatar a proposta. O calendário oficial para 2026 será divulgado em outubro. O novo formato do Nordestão contará com 20 clubes: dois representantes de cada estado do Nordeste, além de um terceiro clube da Bahia e outro do Ceará — estados cujas federações ocupam as melhores posições no ranking nacional da CBF. Os classificados serão os campeões e vice-campeões de cada campeonato estadual, com os terceiros colocados dos estaduais baiano e cearense completando a lista. No Rio Grande do Norte, os representantes serão América e ABC, campeão e vice do estadual, respectivamente.

A disputa

A fórmula de disputa da Copa do Nordeste 2026 se dará com quatro grupos na primeira fase, cada um deles com cinco times. Os confrontos, no entanto, não serão realizados dentro de cada grupo. Haverá duas disputas paralelas de um grupo contra o outro e ao final de cinco jogos, ou seja, apenas ida, líder e vice-líder de cada um avançam para o mata-mata. A etapa de jogos eliminatórios terá partidas de ida e volta, das quartas de final até a grande decisão. Com isso, o torneio deverá ser disputado em até 11 datas.

Ruim

A mudança no formato da Copa do Nordeste, com o fim da fase Pré-Eliminatória, representa um impacto negativo para os clubes de médio porte. A nova estrutura reduz as chances de classificação e, consequentemente, de premiação financeira para essas equipes. Sem o acesso via Pré-Copa — que anteriormente permitia a entrada de terceiros colocados e outras vagas via ranking —, agora só estarão na competição os campeões e vice-campeões estaduais. Isso torna o caminho mais restrito e elitiza ainda mais o torneio, concentrando as vagas nos times de maior expressão regional.

Vermelho anulado

O Flamengo conseguiu anular a expulsão de Gonzalo Plata por segundo cartão amarelo recebido durante a vitória por 2 a 1 sobre o Estudiantes, nesta quinta-feira, 18, pelo jogo de ida das quartas de final da Libertadores. Desta forma, o atacante equatoriano está liberado para atuar na partida de volta, na próxima quinta, em La Plata.

Justo

A Conmebol reparou o erro da arbitragem na expulsão de Plata. No lance com o zagueiro Facundo Rodríguez, Plata foi o atingido e não o agressor, como interpretou equivocadamente o árbitro colombiano Andrés Rojas. O atleta do Flamengo, que já tinha um amarelo, tomou o segundo e foi expulso. O VAR não interferiu porque não foi cartão vermelho direto.

Messi

O Inter Miami e Lionel Messi chegaram a um acordo para renovar o contrato do astro argentino, o que garantirá que ele continue jogando no time até a disputa da Copa do Mundo de 2026. Mesmo aos 38 anos, Messi faz magia com a bola.

VISTORIA NO CT

Na última quarta-feira, o CT do Mossoró recebeu a visita de uma equipe técnica da FNF, para vistoria nas instalações. A diretoria do Carcará planeja mandar seus jogos em casa, porém sem a presença de público.

Em comunicado, a FNF informou que os relatórios da visita foram entregues à comissão avaliadora e que até a próxima semana será emitido um parecer oficial sobre a possibilidade ou não do clube sediar partidas oficiais em seu CT.

Botafogo tenta reagir diante do Atlético/MG

Rio – O Botafogo recebe o Atlético Mineiro neste sábado, 20, às 18h30, no Estádio Nilton Santos, pela 24ª rodada do Brasileirão.

Será o confronto do quinto colocado contra o 13º. As equipes estão separadas na tabela por onze pontos de diferença. Na última quinta, 18, a torcida do Botafogo fez uma dura cobrança após tropeços seguidos na temporada. A Fúria Jovem, principal organizada do Glorioso, emitiu uma nota oficial, repudiando a postura do elenco nas últimas partidas. No comunicado, a uniformizada reconheceu os feitos dos atletas em 2024, quando a equipe conquis-

SÁBADO, 20

DOMINGO, 21

tou o Campeonato Brasileiro e a Libertadores, mas ressaltou o baixo desempenho do Botafogo nesta temporada.

A Fúria Jovem ainda exigiu explicações a John Textor, referente à SAF e ao futuro da gestão do futebol do clube. Segundo a organizada, as eliminações do clube em 2025 aconteceram por escolhas erradas do dirigente. A uniformizada relembrou a eliminação do Botafogo diante do Vasco na Copa do Brasil, classificando o resultado como “patético”. Não estarão disponíveis para o duelo de hoje Arthur Cabral, Bastos, Nathan Fernandes e Artur.

AGENDA JOGOS

SÉRIE A

16h – Vitória x Fluminense 18h30 – Botafogo x Atlético-MG 18h30 – Ceará x Bahia 21h – Palmeiras x Fortaleza

16h – Mirassol x Juventude 17h30 – Flamengo x Vasco 17h30 – Internacional x Grêmio 17h30 – Sport x Corinthians 20h30 – Cruzeiro x Bragantino 20h30 – Santos x São Paulo

Divulgação/FNF

Mulher

O que fazer para deixar a pele radiante

Cuidados / Estação das flores traz clima mais quente e úmido, exigindo adaptações na rotina de beleza feminina

Top 5 de cuidados da pele na primavera

Com a chegada da Primavera, que se inicia na segunda-feira, 22, e se estende até 21 de dezembro, a pele da mulher precisa de cuidados especiais para enfrentar as mudanças da estação. O aumento da temperatura e da umidade favorece maior oleosidade, surgimento de cravos e espinhas, além de mais exposição ao sol durante passeios e atividades ao ar livre. Por isso, dermatologistas recomendam ajustar a rotina de beleza, apostando em fórmulas leves, hidratação equilibrada e proteção solar constante.

Para ajudar você a manter a pele saudável e radiante, MULHER selecionou o top 5 dos cuidados essenciais na Primavera, com dicas práticas para aplicar no dia a dia.

Protetor solar é indispensável – Aplique todas as manhãs e reaplique a cada três horas, mesmo em dias nublados. Procure produtos com FPS 30 ou superior, que protejam também contra raios UVA e UVB, prevenindo manchas e envelhecimento precoce.

Sabonete facial suave –Com o clima mais quente, a oleosidade aumenta. Prefira sabonetes líquidos ou em gel que limpam sem ressecar, mantendo o equilíbrio natural da pele e evitando irritações.

Hidratante oil free – Texturas leves garantem hidratação sem pesar ou obstruir os poros. Hidratantes à base de água ou géis são ideais para peles mistas e oleosas.

Máscaras de argila – Use uma ou duas vezes por semana para controlar a oleosidade, absorver impurezas e reduzir a aparência dos poros. Argilas verde e branca são ótimas opções para peles com tendência acneica.

Esfoliação semanal – Remove células mortas, estimula a renovação celular e ajuda a preparar a pele para absorver melhor cremes e séruns. Evite

esfoliar em excesso, para não irritar ou sensibilizar a pele. de denTro para fora

A beleza também passa pela alimentação. Frutas da estação, como laranja, morango e uva, são ricas em antioxidantes que combatem radicais livres e promovem viço natural. Não se esqueça de beber bastante água ao longo do dia: a hidratação interna reflete diretamente na aparência da pele. dica ex Tra

Aproveite os dias mais longos da Primavera para praticar atividades ao ar livre, mas sempre com proteção solar no rosto, colo e mãos – áreas que mais denunciam o envelhecimento precoce. Um estilo de vida saudável, aliado a cuidados simples de beleza, é o segredo para manter a pele radiante durante toda a estação.

Jornal de Fato • sábado, 20 de setembro de 2025
@jornaldefato /jornaldefatorn
Flávia Flores Especial

Contexto

SÉRGIO CHAVES

Festa

Hoje é dia de festejar o professor Francisco Hélio da Costa, Gabriel mota, o dr. breno Valério Fausto de medeiros, o executivo Luís Gustavo robotton sena, a querida elis regina Costa morais e Carlinhos Pinto. amanhã (21), é dia de vivas para Fernando Antônio Burlamaqui rosado Júnior, aracélia Praxedes, Georgiana dantas Nogueira, Glay Karllis, Lucimar bezerra dantas da silva, renata monfardini e George soares. Para vocês paz, saúde, amor e alegrias. Parabéns!

Chá Solidário

a rede Feminina de Combate ao Câncer de mossoró e região promove a 24ª edição do seu Chá solidário. será na próxima quarta (24), a partir das 18h30, no requinte buffet, com shows de tânia turene e Gianinni alencar. restam poucas senhas e estão à venda com as voluntárias. Vamos, sim!

Rock, bebê!

Hoje, dois grandes eventos movimentam a noite mossoroense. No Carcará, acontece a balada do Louco, com Lucas ricco e banda, com ingressos à venda no pensanoevento.com.br No Zum restaurante, Nos embalos de sábado à Noite tem shows com as bandas doutor Zé e Caixa Pop. Vai ser muito bom!

Setembro Dourado

a Liga de mossoró – estudos e Combate ao Câncer celebra o setembro dourado, mês de prevenção e cuidados contra o câncer infantojuvenil, com ações acontecendo desde o começo do mês. Na próxima terça (23), a partir das 13h, acontece um mutirão de consultas para pacientes de 0 a 18 anos. Pessoas com sintomas como perda de peso, manchas na pele, inchaços e caroços no corpo e fadiga constante devem procurar a Liga. Não é necessário marcação de consultas antecipadas.

Boticário

o boticário lança nova fragrância, com Carolina Dieckmmann. A marca apresenta Her Code Clímax, em campanha que chama atenção sobre o ápice do prazer das mulheres, começando com interrupções em conteúdos com creators e ativações em mídia; especialistas parceiras promovem informação e conhecimento, celebrando mais este novo lançamento, que já está disponível em todas as lojas da rede!

com

Fernando Rosado Júnior (aniversariante do domingo, 21) e Ludmila, ela prefeita de Rafael Godeiro, com o senador Styvenson Valentim, entregando melhorias para a cidade.

Casal Lucimar/dr. Erasmo Firmino. Ela comemora a vida neste domingo (21), e a coluna faz a festa!

Toda vez que você se encontra do lado da maioria, é hora de parar e refletir.” MarK TWaiN

o querido Kinkin, folhinha da quarta (24)!

Vivas para a comunicadora Lílian Martins, brindando à vida na quarta (24). Tim-tim!

Amiga querida, Elis Regina Costa amanhece em idade nova neste sábado (20) e a coluna comemora. Felicidades!

Já tem algum tempo que a política me causa asco, mas ultimamente, com as condutas da grande maioria de nossos políticos, não consigo nem descrever os sentimentos que me chegam. Primeiro, essa guerra entre esquerda e direita que não nos leva a lugar nenhum. Segundo, essa postura da família Bolsonaro que tenta a todo custo tirar o deles da reta, mesmo que isso seja extremamente prejudicial. E, por último, a votação da PEC da Blindagem na Câmara dos Deputados, que permite que os políticos bandidos continuem mais impunes. Dos deputados aqui do Estado, só Mineiro e Natália votaram contra. Enquanto os eleitores insistirem com esse povo sem futuro, não daremos um passo à frente. Que no próximo ano tenhamos discernimento e mais coragem para votar em quem realmente vale a pena! me

Alderí Martins/Aspásia
Fafá Linhares e Soraia Cordeiro curtindo dias no Rio, com direito a show de Bethânia!
Genildo, Sandra Raíssa, Neísa e Élida em coro de vivas para a mãe, a querida Dadá Fernandes, com aniversário na quarta (24)!
Fafá Câncio e Joatan Saraiva festejam Francisco Carlos de Paula,
Dr. Cure de Medeiros, Chanceler da Liga de Mossoró, é o aniversariante festejado da segunda (22). Saúde e paz!
Marcília Diniz, Zilene Medeiros, Diego Araújo, Luíza Holanda, Stella Maris e Irenilda Holanda na abertura do VI CONCED, no Requinte Buffet!
Dr. Cure de Medeiros, Chanceler da Liga de Mossoró, é o aniversariante festejado da segunda (22). Saúde e paz!

Conexão saúde

conexaosaude.defato@outlook.com

Coração das mulheres pede mais atenção

aLERTa / No Brasil, estima-se que mais de 30% das mortes de mulheres são causadas pelas doenças cardiovasculares

lUaNa leiTe

As doenças do coração continuam sendo a maior ameaça à saúde das mulheres. No Brasil, estima-se que mais de 30% das mortes de mulheres são causadas pelas doenças cardiovasculares, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). No mundo, esse número é mais expressivo: são cerca de 8,6 milhões de mortes por ano devido a doenças cardiovasculares no público feminino.

O projeto Biolab Juntos por Elas, iniciativa da Biolab Farmacêutica, nasceu para chamar a atenção a esse tema urgente e ampliar o cuidado, incentivar o diagnóstico precoce e apoiar as mulheres na construção de uma vida mais longa e saudável.

Apesar desses dados alarmantes, muitas mulheres ainda não

conhecem o risco e, com isso, a saúde do coração feminino recebe menos atenção do que deveria, tanto nas consultas médicas quanto no cuidado diário. “Existe a falsa impressão de que doenças do coração afetam mais os homens. As mulheres também morrem por doenças cardíacas, pois muitas vezes são diagnosticadas tardiamente ou os sintomas não são valorizados”, alerta a Dra. Egle Costa Oppi, cardiologista e Gerente Executiva Médica.

As mulheres apresentam fatores de risco tradicionais (hipertensão arterial, colesterol elevado, etc.) e específicos que muitas vezes são ignorados, como diabetes na gravidez, partos prematuros e abortos recorrentes. Até o uso de certos anticoncepcionais podem aumentar a pressão arterial. Segundo a especialista, esses detalhes precisam ser avaliados com mais atenção na história clínica da mulher durante o acompanhamento médico.

Vida saudável é importante ferramenta

O estilo de vida saudável também é uma importante ferramenta preventiva, entre os hábitos que podem ser aplicados está o IMC (Índice de Massa Corporal) entre 20 e 25, cintura com menos de 80 cm, limitação do consumo de álcool e aumento da ingestão de potássio (presente em diversos alimentos, como banana, espinafre e abacate), substituindo o sal comum por sais ricos em potássio, já que as mulheres são mais sensíveis ao sódio.

“A prevenção começa com informação sobre os cuidados e os

riscos cardiovasculares. A mudança do estilo de vida inclui a redução de peso, prática de atividade física regular, controle da pressão arterial, do colesterol e da glicose no sangue. É muito importante que as mulheres meçam sua pressão arterial regularmente, conheçam os cuidados com a saúde e recebam orientações que considerem as suas particularidades.

Muitas doenças do coração podem ser evitadas com pequenas mudanças de hábito”, reforça a dra. Egle Costa Oppi.

Diretrizes que reforçam o cuidado da saúde feminina

As novas diretrizes europeias de 2024 reforçam esse olhar e trazem orientações específicas para o público feminino. No continente europeu, a pressão arterial é considerada elevada quando ultrapassa 12 por 7 e deve ser controlada para ficar abaixo de 14 por 9, especialmente para mulheres com outros fatores de risco, como diabetes ou doenças nos rins.

“Outro ponto de destaque das novas diretrizes refere-se ao cui-

dado com o uso de contraceptivos hormonais combinados (estrogênio e progesterona), causa frequente de aumento da pressão arterial em mulheres. Nesses casos, a recomendação é optar por métodos contraceptivos que tenham somente progesterona”, indica a cardiologista. Durante a gravidez, a atenção precisa ser redobrada. O tratamento com remédios deve começar quando a pressão atinge 14 por 9 ou mais. Casos graves, com

pressão igual ou acima de 17 por 11, devem ser encaminhados com urgência para o atendimento médico. “O risco de hipertensão crônica também aumenta nos seis primeiros meses após o parto, o que reforça a necessidade de acompanhamento especializado contínuo nesse período. Estimase que de 20% a 30% das mulheres que tiveram hipertensão na gestação apresentem a condição novamente em futuras gestações”, explica a Dra. Egle.

IRRADIE

Descubra as últimas tendências em moda PrimaveraVerão, com looks frescos e despojados para você se destacar na praia ou na cidade.

As lojas do Midway Mall, em Natal, oferecem uma variedade incrível de opções para todos os estilos e preferências.

A coluna STYLE acompanhou a produção da nova campanha do empreendimento realizada na praia de Punaú, na cidade de Rio do Fogo, com participação dos modelos Laura Kelle, Ingrid Torres Letícia Aciole, Luísa de Castro e Hugo Guimarães, do cast Tráfego Models. Entre as tendências, destaque para os tons terrosos, candy color, boho, estilo náutico e tropical, poá, crochê, tricô e linho.

CANDY COLOR
FLUIDEZ
MARROM

2 Domingo

Capacitismo: luta por direitos e inclusão

O21 de setembro, Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, convida a sociedade a refletir sobre as barreiras que ainda excluem milhões de brasileiros. O capacitismo — preconceito que reduz pessoas à sua deficiência — persiste em espaços públicos, no mercado de trabalho e até nas relações cotidianas.

No Rio Grande do Norte, a criação do Comitê Anticapacitista pelo Conselho Regional de Serviço Social (CRESS-RN) marca um passo importante nessa agenda, ao reunir profissionais, pesquisadores e a sociedade civil em torno da defesa de direitos, da formação crítica e da articulação com movimentos sociais. Trata-se de um espaço de diálogo que reforça a necessidade de políticas efetivas e participação ativa das próprias pessoas com deficiência.

A iniciativa se soma a outras ações, como a campanha pioneira contra o capacitismo lançada pela Assembleia Legislativa do RN em 2024, e mostra que o enfrentamento à exclusão precisa ir além de datas simbólicas ou peças publicitárias. O desafio está em transformar essas mobilizações em políticas permanentes, com orçamento, fiscalização e voz garantida às pessoas com deficiência nos processos decisórios.

Inclusão não é caridade: é um direito fundamental que exige compromisso coletivo e institucional.

Boa leitura! Ângela Karina

BALADA DO IMPOSTOR

Barreiras sociais

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é um convite à reflexão

Arte naif

Nivaldo: uma pintura na qual o afeto aninhou sua morada

Artigo de Opinião:

A incredulidade

Receita

• edição – C&S Assessoria de Comunicação

• Diagramação – Augusto Paiva

• Projeto gráfico – Augusto Paiva

• impressão – Gráfica De Fato

• editora e Revisão – Ângela Karina

Redação, publicidade e correspondência

Av. Rio Branco, 2203 – Mossoró (RN) Fones: (0xx84) 3323-8900/99836-5320

Site: www.defato.com/domingo E-mail: pautadefato@gmail.com

DoMinGo é uma publicação semanal do Jornal de Fato. Não pode ser vendida separadamente.

BALADA DO IMPOSTOR

Não saia de casa hoje. Lá fora, a hipocrisia não é mais um defeito. É método

JOSÉ DE PAIVA REBOUÇAS

Jornalista

@paiva_reboucas

Equando ninguém escuta, o silêncio não é mais pausa. É sentença. A dúvida foi banida do vocabulário público. A hesitação virou fraqueza. O pensamento virou ameaça. Já não se espera que alguém reflita, apenas que reaja. E quanto mais rápida a reação, mais confiável parece. A lentidão virou suspeita. A ponderação, crime. O tempo de pensar foi substituído pelo tempo de atacar.

A coerência, essa velha senhora, foi deixada na porta. Não há mais espaço para ela nas salas onde se decide o que é certo. O que importa agora é a narrativa, não o conteúdo.

A aparência, não o gesto. A intenção, não o impacto. E assim, o mundo se enche de gente que diz defender a vida enquanto aplaude a morte. Que diz amar a justiça enquanto negocia a impunidade. Que diz buscar a paz enquanto alimenta o conflito.

O espelho já não serve para refletir. Serve para projetar. Cada um vê no outro aquilo que não quer ver em si. A culpa é

sempre externa. O erro, sempre alheio. A vergonha, sempre do vizinho. E nesse jogo de reflexos falsos, a verdade se desfaz como vapor. Não há mais fatos, apenas versões. Não há mais ética, apenas alinhamento. Não há mais humanidade, apenas lados.

E os lados se multiplicam. Já não se trata de escolher entre dois caminhos, mas de provar que o seu é o único possível. A pluralidade virou ameaça. A complexidade, inimiga. O mundo exige respostas simples para perguntas que nunca foram. E quem ousa dizer “não sei” é tratado como traidor da causa, seja ela qual for.

A distopia não chegou com sirenes. Chegou com aplausos. Foi recebida como progresso, celebrada como co-

ragem, defendida como verdade. E agora, quem não se adapta é descartado. Quem não se curva é punido. Quem não se cala é silenciado. Porque o novo mundo não quer cidadãos. Quer seguidores. Não quer consciência. Quer fidelidade.

Não saia de casa hoje, porque lá fora, o insulto virou método de persuasão. O crime virou argumento eleitoral. E a verdade virou um espelho que mente. Se a distopia não parece óbvia, é porque estamos mergulhados nela. E quem insiste em viver com a cara limpa corre o risco de ser confundido com o inimigo. Porque aqui, a máxima continua valendo como nunca: acuse os adversários do que você faz, chameos do que você é.

Domingo
Jornal de Fato

CAPACITISMO: LUTA POR DIREITOS E INCLUSÃO

4 Domingo Jornal de Fato
No mercado de trabalho, apenas 4,7% dos ocupados em 2022 se declaravam com deficiência

OBrasil tem hoje, segundo dados do Censo 2022, 14,4 milhões de pessoas que se declaram com alguma deficiência — o equivalente a 7,3% da população com dois anos ou mais — e enfrenta um conjunto persistente de barreiras sociais, econômicas e de acessibilidade que alimentam práticas capacitistas.

No Rio Grande do Norte, há mais de 285 mil pessoas nessa condição; em Mossoró, cidade do Oeste potiguar, o levantamento aponta 23.425 pessoas com deficiência, correspondendo a 9,1% da população local. Essas estatísticas reacendem a discussão sobre políticas públicas, estigma e o significado do 21 de setembro, Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, a ser celebrado neste domingo em todo o País.

Números que expõem

desigualdades

Os dados do IBGE mostram não só o tamanho da população com deficiência, mas também como ela está segmentada por idade e gênero: a prevalência cresce muito entre idosos (chegando a 27,5% entre quem tem 70 anos ou mais) e há mais mulheres nessa condição do que homens.

No mercado de trabalho, as pessoas com deficiência são sub-representadas: apenas 4,7% dos ocupados em 2022 se declaravam com defici -

ência, revelando lacunas no acesso a trabalho com renda e direitos. Esses indicadores ajudam a explicar por que o enfrentamento ao capacitismo exige ações que vão além da acessibilidade física — incluem saúde, educação, trabalho e tecnologia assistiva.

pa N orama N o r io g ra N de do Norte

O Censo aponta que o Rio Grande do Norte tem cerca de 285.304 pessoas com algum tipo de deficiência. Entre os problemas apontados por autoridades e conselhos estaduais estão falta de diagnósticos e terapias adequadas, acessibilidade insufi -

ciente em prédios e calçadas, e limitações no atendimento em Libras (língua de sinais).

A Assembleia Legislativa do RN e órgãos de defesa dos direitos da pessoa com deficiência têm buscado colocar a pauta em audiências públicas para transformar dados em políticas mais efetivas. E como parte das iniciativas estaduais de fortalecer o combate ao capacitismo, a ALRN lançou em 2024 uma campanha pioneira — considerada a primeira do tipo em âmbito estadual no Brasil — para conscientizar a população potiguar sobre práticas discriminatórias contra pessoas com deficiência.

Domingo

a campaNHa da alrN

coNtra o capacitismo

Lançada pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte em 2024 com o slogan “Capacitismo: informe-se. Aprenda. Não faça”, a primeira campanha publicitária estadual do país voltada ao combate ao capacitismo buscou conscientizar a população sobre atitudes discriminatórias contra pessoas com deficiência, destacando que o preconceito não se manifesta apenas em barreiras físicas, mas também em expressões cotidianas e práticas sociais que reforçam a exclusão.

A campanha ganhou visibilidade em diferentes plataformas — televisão, rádio, jornais, revistas e redes sociais — e contou com recursos de acessibilidade, como intérpretes de Libras e QR codes para ampliar a informação.

Entre os protagonistas, estiveram o influenciador digital Ivan Baron, conhecido nacionalmente por seu ativismo na pauta da inclusão, e os gêmeos potiguares Ângelo e Augusto, que vivem com deficiência. Ao colocar pessoas com deficiência como rostos da campanha, a ALRN buscou dar protagonismo a quem vivencia diariamente as consequências do capacitismo. Especialistas e ativistas celebraram a iniciativa, mas reforçaram que, para além da comunicação, é preciso transformá-la em políticas públicas permanentes com orçamento, fiscalização e participação efetiva das pessoas com deficiência nos processos de decisão.

mossorÓ: dados locais e iNiciativas

coNcretas

Mossoró aparece entre os municípios do RN com maior proporção de pessoas com deficiência (9,1% — 23.425 pessoas). Na cidade, a prefeitura e outros atores têm implementado ações práticas que visam reduzir barreiras durante eventos culturais e no cotidiano: programas como o “Front da Inclusão” em festivais (estrutura reservada para pessoas com deficiência e acompanhantes), o “Ponto da Inclusão” em grandes eventos e o Programa Incluir (voltado à inclusão na rede municipal de ensino) são exemplos de iniciativas recentes que buscam aumentar a participação e a segurança de PcDs em espaços públicos.

Ainda assim, ativistas e conselheiros apontam que essas medidas — importantes — precisam caminhar lado a lado com políticas permanentes de acessibilidade urbana, educação inclusiva e oferta de serviços de saúde e reabilitação.

Barreiras além da rampa: como o capacitismo se manifesta

O capacitismo aparece em formatos variados: microagressões no trabalho e na escola; práticas de seleção que excluem candidatos com deficiência; falta de legendas e intérpretes; projetos urbanos que ignoram mobilidade reduzida; e decisões administrativas que tratam acessibilidade como gasto extraordinário em vez de investimento.

Estudos e relatórios técnicos ressaltam que combater o capacitismo exige diagnóstico (coleta e uso de dados), tecnologia assistiva, formação de profissionais, fiscalização e participação ativa das pessoas com deficiência nas decisões públicas.

Jornal de Fato

Domingo

p olíticas e ava N ços rece N tes

No plano federal e estadual há programas e leis que afirmam direitos: desde o marco legal que instituiu o dia 21/9 até políticas públicas voltadas à acessibilidade e à distribuição de equipamentos assistivos. No Rio Grande do Norte, exemplos legislativos recentes e a sinalização para adesão a programas federais mostram movimentação institucional. Em Mossoró, atos municipais que regulamentam o atendimento educacional especializado e a criação de espaços acessíveis em eventos culturais são sinais concretos de avanço, embora a fiscalização e a ampliação sejam desafios constantes.

vozes e age N da — o que ativistas e gestores destacam

Organizações da sociedade civil e conselhos de direitos ressaltam três prioridades:

(1) integrar políticas de educação inclusiva e diagnóstico precoce;

(2) ampliar oferta e financiamento de tecnologia assistiva e reabilitação;

(3) fortalecer a participação das pessoas com deficiência nos conselhos e processos decisórios, para que políticas não sejam feitas apenas “para” mas sim “com” as pessoas afetadas.

Em Mossoró, representantes locais também sublinham a importância de transformar iniciativas pontuais (front, pontos de inclusão) em políticas permanentes que impactem transporte, emprego e saúde.

Jornal de Fato

8 Domingo

CRESS-RN cria Comitê Anticapacitista

Com o objetivo de fortalecer os direitos das pessoas com deficiência e contribuir para o combate à discriminação, o Conselho Regional de Serviço Social do RN (CRESS-RN) cria o Comitê Anticapacitista. A ação é um direcionamento político do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e também faz parte do planejamento de outros Regionais do país.

Os comitês são abertos à participação não apenas de assistentes sociais, mas profissionais de outras áreas que realizam atendimento às pessoas com deficiência, pesquisadores, estudantes e também representantes da sociedade civil.

“São realizados encontros presenciais ou virtuais para dialogar sobre as demandas dos usuários e seus cuidadores que se apresentam no cotidiano de trabalho de assistentes sociais e outros profissionais”, explica a presidenta do CRESS-RN, Ana Paula Agapito.

Além do caráter de formação continuada e orientação profissional, o comitê tem o objetivo de articular a luta com os movimentos sociais em defesa dos direitos das pessoas com deficiência e participar de espaços de controle social, como os conselhos de direitos, conferências etc.

“Os comitês são importantes para que possamos fortalecer a luta anticapacitista na perspectiva da diversidade, dos direitos cruciais para a emancipação humana”, ressalta a presidenta. “Entendemos que o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Serviço Social vêm avançando na pauta, dentro e fora da profissão, buscando se inserir no debate político junto aos movimentos sociais, divulgando as produções teóricas críticas sobre o tema e provocando o poder público a criar e fortalecer as políticas públicas para viabilizar a garantia destes direitos”.

Conselho Regional de Serviço Social do RN cria comitê para debater direitos das pessoas com deficiência

Jornal de Fato
Marcello Casal Jr. | Agência Brasil

Domingo

O que é capacitism O e p O r que a data de 21 de setembro importa

Capacitismo (ou ableísmo) é o conjunto de atitudes, práticas e estruturas sociais que desvalorizam, excluem ou discriminam pessoas por causa de deficiências — seja por preconceito explícito, seja por invisibilização institucional.

No Brasil, 21 de setembro foi instituído como Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência pela Lei nº 11.133/2005, data que serve para lembrar a necessidade de políticas e ações afirmativas voltadas à inclusão plena. A data é, portanto, tanto memória de mobilização quanto oportunidade para avaliação de avanços e lacunas.

As comemorações ocorrem desde 1982 e foram uma iniciativa do Movimento pelos Direitos das Pessoas com Deficiência (MDPD).

O Serviço Social trabalha com o conceito de capacitismo enquanto nome dado ao preconceito contra as pessoas com deficiência.

o utras ações

Além da criação dos Comitês Anticapacitistas, o CFESS e os CRESS têm atuado em outras frentes no combate ao preconceito e violações de direitos das pessoas com deficiência: realização de eventos; uso de uma linguagem acessível e não discriminatória; realização de campanhas especiais de conscientização nas redes sociais; publicação de materiais com orientações técnicas etc.

Para a conselheira Vitória Ávila, que atua na Seccional Mossoró do CRESSRN e também compõe o Comitê Anticapacitista, esta é uma pauta prioritária para o Serviço Social brasileiro. “A luta contra o capacitismo deve ser firmado como uma bandeira de luta cotidiana”, reforça. “Aproveito esse espaço para convidar, a quem possa interessar, juntar-se a nós nos momentos e espaços de debate e discussões que serão realizados”.

Para participar do Comitê Anticapacitista do CRESS-RN, entre em contato pelo e-mail presidencia@cressrn.org.br ou seccional@cressrn.org.breste último para pessoas de Mossoró e região. Também é possível saber mais sobre a luta anticapacitista no Instagram @cressrn. co N clusÃo

O 21 de setembro funciona como um lembrete institucional da luta anticapacitista: é dia de memória, mobilização e prestação de contas das políticas públicas. Os números — nacionais, estaduais e municipais — mostram progresso parcial e persistentes desigualdades. Para reduzir o capacitismo é preciso combinar legislação com orçamento, fiscalização, formação e, sobretudo, protagonismo das pessoas com deficiência em todas as esferas da vida pública. Sem isso, a data corre o risco de ficar apenas no calendário; com isso, pode avançar em titularidade de direitos e transformação cotidiana.

Jornal de Fato
ARTe NAÏF

As palavras simples, tão-só para medirem, em tempo e modo. Com o silêncio da mão se respondia.

Nivaldo Rocha do Vale (Santa Cruz do Inharé, 1945), autodidata, inícios como pintor aos dezessete anos (1963). Residia com a mãe, Severina, cuja alcunha era Raminha, e a mãe desta, Maria Joaquina da Conceição, conhecida na pequena cidade por Quinininha. Residiam na Rua Frei Miguelinho; a casa existe até hoje. Sua avó tinha como meio de vida a venda de óleo para cabelo e rouge. Outrora, fazia parte da toilette das mulheres, principalmente as de origem rural. E assim o tempo passava; quando chegava da antiga feira de Santa Cruz, logo ia abraçar o rapazinho.

Por se inscrever como naïf, seus traços característicos e predominantes remetem aos seus pares, a uma tradição de um estilo de pintura que vinca a história da arte, embora saia um tanto de perto da chamada História das Belas Artes Ocidentais, sendo sempre necessário fincar os pontos de onde diferem o artista em estudo dos demais, para que exude sua singularidade e o confirme como detentor de diferenças, configurando uma nova gramática, capaz de reconstituir o que o pintor nega da realidade que o cerca.

Domingo
Jornal de Fato

12 Domingo

Assim sendo, nesse jogo de quebra-cabeças que é a vida, com suas alternâncias, de dias francos que passam sem nos consultar, caminhando em sua marcha indelével para o futuro. Nesta nossa história, há uma lacuna, uma falta, um hiato; e isso nos cheira a uma comarca do campo afetivo. E não temos medo de errar.

Como fora muito amado por Da. Quinininha, esta fazia os gostos de Nivaldo. Para tanto, adquiria tintas para que o jovem rapaz exercitasse a arte de desenhar e de pintar. Erguendo-se perante si, tateando certas ordens que nem sabia direito do que se tratava, assim como uma casa de alvenaria, colocava aos poucos os tijolos amealhados pela avó, que também não sabia direito do que se tratava. Aquele rapazola, diferente dos da vizinhança, com certos gostos que não dizem respeito aos da sua idade, mas, de toda maneira, era algo que existia como parte do mundo que o cercava. Assim, no mundo da arte, é que certas coisas acontecem. Todo começo é involuntário?

(Fernando Pessoa). Quase sempre, sim, pois estamos lidando com forças interiores, vindas do Inconsciente, que nem sempre têm resposta para o que inquirimos. E isso se acentua quando a arte é naïf, pois não está vinculada a determinadas tradições que nos são facilmente reconhecíveis. Desse modo, a arte é uma espécie de chamado que nasce de regiões mais profundas da mente, lugar no qual não possuímos quase nada de domínio, são os lagares de águas adormecidas, precisando de algum movimento consciente para serem baldeadas, emergindo com as forças pulsantes, vindo a ser, ou melhor, querendo tomar formas que o indivíduo nem sabia se tinha.

Podemos apontar algumas características mais ostensivas encontradas na obra de Nivaldo. A primeira coisa perceptível é que o espaço pictórico se encontra pleno de hiatos, não segue a regra geral dos naïfs, na qual todos os espaços têm que estar preenchidos por elementos relativos ao tema central. No caso do pintor de Santa Cruz, é possível encontrar grande parte do espaço da tela traspassado, sem figuras ou ornamentos, como se estivessem vazados. Quer dizer que a tela aparenta muitas aberturas, como se houvesse uma necessidade de ser preenchida com mais algumas figuras relacionadas ao que se propõe como um todo apresentado na tela.

É suficiente ver os dois quadros: “Dois meninos brincando” e “Gado no curral”. Não há como deixar de perceber que ambos não seguem todo o preenchimento pictórico que se oferece ao branco da tela, em uma alegria que é invariante aos ingênuos, quer seja nas festas populares, quer seja nas horas de lazer, quer diga

respeito às horas entretidas com a labuta do cotidiano.

O melhor trabalho de Nivaldo é uma composição elaborada com cajus vermelhos e amarelos, folhas de caju, entrecortados por pequenos peixes. Na verdade, não é uma árvore produtora de cajus, mas um arranjo de elementos posicionados na totalidade do quadro, ou seja, a composição diz respeito às folhas, aos cajus e aos peixes, configurando uma estampa de rara beleza, pelo fato de ter organizado as formas, bem como as cores. Enfim, o artista logrou êxito por meio de poucos elementos do espaço pictórico, fazendo uma diferença dos seus demais trabalhos. Aqui podemos encontrar uma composição na qual há um horror vacui, tudo o que o artista não é, porém, adentrou por esse novo caminho. Quem sabe possa abrir uma nova picada e se deixar conduzir em uma série nova, capaz de multiplicar seu trabalho em outra pluralidade de uma obra que já foi e sempre será de uma fina estampa.

Domingo

14 Domingo

ARTIgO

De OPInIãO

A incredulidade

A R t UR L EI t E

Expositor Espírita prea838998@gmail.com

“Se tiverdes fé como um grão de mostarda, direi a esta montanha: transporta-te daqui para ali, e nada vos será impossível.” Jesus (Mateus; 17, 20).

A incredulidade, parceira da negatividade, caminha sob o nevoeiro de dúvidas, tropeçando nas pedras da falta de fé. O portador de tal sentimento, que só acredita na matéria, não tem seu coração receptivo às dádivas divinas; desconhece ou ignora as Leis Naturais, delas se afastando, tendo como companhia a infelicidade.

Há o adágio que os incrédulos têm como norte: ver para crer. Refere-se à incredulidade de Tomé, episódio narrado pelo evangelista João (20; 24-29), em que o apóstolo Tomé se recusou a acreditar na ressurreição de Jesus, exigindo ver as feridas em suas mãos. O episódio, que resultou na confissão de fé de Tomé: “Meu Senhor e meu Deus!”

Assim acontece com grande parte da humanidade que, sendo incrédula, ainda tem dúvida sobre a vida futura e só crê no que vê e no que pega; seus pensamentos navegam somente na vida terrena. Negam o porvir, dedicam-se inteiramente ao presente. Não acreditam que possam existir bens mais preciosos que os da Terra. E, vendo-se subtraído de um de seus bens, causa-lhe pungente mágoa. Mais das vezes sucumbe a um desengano, causando-lhe verdadeira tortura. Se as dificuldades financeiras se avolumam, o emprego corre riscos e o chefe se mostra irritadiço, ele se angustia. Por sua falta de fé, tudo lhe parece intransponível,

uma carga excessivamente pesada, de tal maneira que alguns chegam à depressão e até abreviam sua vida pelas portas equivocadas do suicídio. E, no entanto, a anotação evangélica estabelece que tudo é possível àquele que crê.

O nevoeiro da incredulidade interfere em vários caminhos que necessariamente o homem há de trilhar.

Vendo-se o incrédulo a braços com dores profundas, bate-lhe a desesperança. Batendo em sua porta o inevitável fenômeno da morte, que é lei natural, vem arrebatar um ser querido para o conduzir ao reino dos Espíritos, ele se desespera. Por sua incredulidade, perde suas forças, não consegue vislumbrar uma réstia de esperança. Tudo lhe parece envolto em bruma. Por não acreditar que a vida prossegue para além da área física, se desalenta.

“A ideia clara e precisa que se faça da vida futura dá uma fé inabalável no porvir, e essa fé tem consequências enormes sobre a moralização dos homens, porque muda completamente o ponto de vista pelo qual eles encaram a vida terrena.” O Evangelho Segundo o Espiritismo. Capítulo II; item 5).

A fé clareia as noites mais sombrias. E acreditar que o sol há de brilhar permite ao que crê antever a primavera, cobrindo de flores os jardins.

A lamentação é a lágrima do incrédulo. Estes não acreditam que a vida pode ser vivida de maneira leve e harmoniosa, equilibrando a vida material e espiritual, regida pelo criador e por meio de seus tutelados. Há quem passe pela vida perguntando se vale a pena tanto sofrimento... alimentando-se de dúvidas, por não vislumbrar a beleza do porvir. E, por esse não entendimento da vida e do tempo, os incrédulos navegam em um verdadeiro oceano de equívocos, e muitas dúvidas permeiam seus dias na Terra.

Mas quando é chegado o momento

de despertar, a vida os leva a reflexões maiores, convida-os ao mergulho profundo em seu âmago e, fazendo um verdadeiro garimpo, encontram a pérola do seu real sentido; passam a compreender que a existência é uma grande oportunidade de crescimento interior.

Passa a entender que, sendo ele mesmo o artífice de tudo que lhe acontece, e tudo é regido pela lei de causas e efeitos, entenderá que não há, assim, nenhum efeito sem uma causa, passa a compreender que o sofrimento é lição para a alma se aprimorar na grande e libertadora escola da vida. Aprenderá que a solidariedade o faz mais feliz ao ver a alegria no olhar do irmão atendido. Que o gesto de carinho para quem sofre o inundará de sentimentos até então desconhecidos. A oração que elevar aos céus o deixará mais leve e satisfeito com a vida que tem.

É por suas ações que se reconhecem os homens de fé ativa, pois uma fé sem obras que a justifiquem é morta. A incredulidade anestesia a consciência do incrédulo, esse monstro que se faz necessário erradicar da alma. E só acontecerá com um esforço constante de reflexão sobre o móvel das próprias ações, ouvindo a inspiração dos bons amigos espirituais, e uma determinação capaz de depurar os sentimentos; assim deve ser desde as ações que parecem insignificantes até as julgadas mais importantes do cotidiano.

É pela transformação moral e pelos esforços que faz para dominar suas más inclinações que se reconhece o verdadeiro espírita cristão.

À luta, pois, considerando que os golpes que desferir contra os sedimentos da incredulidade farão jorrar a luz que iluminará a consciência, e poderá, assim, ver claramente as leis divinas, que estão escritas na consciência do Ser, pelo nosso Criador.

Minitorta de laranja

Tortinha recheada com creme de gemas com Leite MOÇA Light e cobertura de geleia de laranja

INGREDIENTES

Massa

5 colheres (sopa) de margarina

4 colheres (sopa) de Leite Líquido moLICo

1 colher (sopa) de açúcar demerara

1 xícara (chá) de farinha de trigo meia xícara (chá) de farinha de trigo integral

Recheio

1 lata de LLeite moÇa

1 xícara (chá) de Leite Líquido moLICo meia xícara (chá) de leite de coco

3 gemas

1 colher (sopa) de amido de milho

Geleia de Laranja

1 xícara (chá) de suco de laranja

1 laranja em gomos

2 colheres (sopa) de açúcar demerara meia colher (chá) de fécula de batata

INGREDIENTES

Massa

em um recipiente, misture a margarina, o Leite moLICo e o açúcar demerara. acrescente a farinha de trigo misturada com a farinha de trigo integral aos poucos até obter uma massa homogênea.

Com a massa, forre o fundo e as laterais de forminhas para tortas individuais (7 cm de diâmetro), untadas com manteiga e polvilhadas com farinha de trigo.

Leve ao forno médio (180°C), preaquecido, por cerca de 25 minutos. deixe esfriar, desenforme e reserve.

Recheio

em uma panela média, misture bem o Leite moÇa, o Leite moLICo, o leite de coco, as gemas e o amido de milho.

Leve ao fogo baixo, mexendo sempre, por cerca de 8 minutos ou até que o creme engrosse. reserve.

Geleia de Laranja

em uma panela pequena, misture o suco de laranja, os gomos de laranja, o açúcar e a fécula e leve ao fogo médio, por cerca de 10 minutos ou até formar uma geleia.

Montagem

recheie as tortinhas reservadas com o Creme e cubra com a geleia de laranja. sirva.

rende: 8 Porções

Fonte: Receitas Nestlé

Televisão

Jornal de Fato • sábado, 20 de setembro de 2025

>> Jeniffer Nascimento celebra a chance de atuar e cantar em “Êta Mundo Melhor”

Atuação completa

@jornaldefato /jornaldefatorn @defato_rn

Seriais

Destaques das séries e conteúdo “on demand”

Mundo inédito

Trama praiana

> A novela “Três Irmãs” está de volta com a estreia no Globoplay, pelo projeto Resgate. Na história de Antonio Calmon, exibida originalmente entre 2008 e 2009, Ana Rosa interpreta Virginia, uma mulher amorosa, que segue a vida após ser deixada pelo marido, Augusto, papel de José Wilker. Matriarca da família Jequitibá, cuidou de suas três filhas: Dora, Alma e Suzana, interpretadas por Cláudia Abreu, Giovanna Antonelli e Carolina Dieckmmann. Ambientada na fictícia cidade de Caramirim, as tramas da comédia romântica são permeadas por campanhas em prol da conservação das belezas naturais do local.

Literatura na tevê (Disney+, ter, dia 23)

Clássico da literatura, a novela “a e scrava Isaura” integra o catálogo do d isney+. a mbientada no b rasil do século XIX, a trama retrata a luta de Isaura, papel de b ianca r inaldi, pela liberdade em meio a paixões proibidas, obsessões, vinganças e grandes reviravoltas, que transformaram a novela em um marco da teledramaturgia nacional. a o lado de um elenco de peso, que inclui nomes como Leopoldo Pacheco, r ubens de Falco, Norma b lum, m aria r ibeiro e t heo b ecker, a produção resgata a força da literatura clássica brasileira e reafirma seu lugar na história da televisão.

No altar (Netflix, qua, dia 24) o s dois episódios finais de “Casamento às Cegas” chegam à Netflix. a produção focará na fase dos casamentos, revelando quais casais dirão sim no altar. Com apresentação de Klebber toledo e Camila Queiroz, a nova edição conta apenas com participantes acima dos 50 anos.

Mestre do humor (Globoplay, qui, dia 25) a trajetória de Chico a nysio será relembrada na série documental “Chico a nysio: um Homem à Procura de um Personagem”. Com direção e roteiro de b runo m azzeo e produção da Casé Filmes, em cinco episódios o documentário mergulha na vida e na trajetória profissional de um dos maiores ícones do humor brasileiro. a obra relembra personagens inesquecíveis como Professor r aimundo e a lberto r oberto, e conta com depoimentos inéditos de amigos, parceiros e familiares de Chico a nysio.

Nova leva (Netflix, sab, dia 27) a série “alice In borderland” chega à terceira temporada. Na nova leva de episódios, Usagi se vê novamente em borderland, e arisu vai atrás dela. mas será que ele consegue sobreviver a uma nova rodada de jogos mortais?

principal / Jeniffer Nascimento

celebra a chance de atuar e cantar em “Êta Mundo Melhor”

Atuação completa

Jeniffer Nascimento foi atravessada por uma avalanche de surpresas nos últimos meses. Primeiramente, ela ficou sabendo que a trama de “Êta Mundo Bom”, que foi ao ar em 2016, ganharia uma sequência através do enredo de “Êta Mundo Melhor”, atual novela das sete. Além da alegria de reviver a personagem Dita, a atriz ainda viu seu papel na história crescer e ganhar novos contornos, assumindo o posto de protagonista do folhetim escrito por Walcyr Carrasco e Mauro Wilson. “Me ligaram para saber se eu tinha interesse em participar da continuação e não pensei duas vezes! A Dita foi uma personagem que construí com muito carinho. Quando aceitei, jamais imaginei que ela viraria protagonista da história. Quando me contaram, não acreditei. Fiquei muito feliz e emocionada, por mim e pela personagem maravilhosa que é a Dita, que merecia essa trajetória”, explica.

Na história das seis, Dita parte para São Paulo atrás de informações quando um telegrama anunciando a

morte de Filó. Cansada da falta de iniciativa e das safadezas do marido, Quincas, de Miguel Rômulo, a jovem vê no seu talento para cantar a chance de se manter na cidade grande, onde trilha um caminho rumo ao sucesso na era de ouro das rainhas do rádio. Na capital, reencontra Candinho, papel de Sergio Guizé, com quem redescobre o amor após a separação. “Dita sempre foi uma mulher de muita personalidade. Ela tem os seus princípios, valores e suas próprias convicções muito bem definidas. Eu diria que Dita é uma mulher à frente do seu tempo. Pois ela está sempre disposta a quebrar paradigmas da sociedade em prol da sua felicidade”, afirma.

P – Como foi para você receber a notícia de que seria protagonista em “Êta Mundo Melhor”, especialmente num contexto de maior representatividade negra?

R – Quando aceitei, jamais imaginei que ela viraria protagonista da história. Quando me contaram, não acreditei. Fiquei muito feliz e emo-

cionada. É um momento muito bom, muitas protagonistas negras no ar. Muita gente fala: “Mas agora é só protagonista negra?”. Sempre foram só protagonistas brancas e ninguém falava nada. É um momento precioso e esperado por todas nós. É ótimo poder também celebrar as conquistas das nossas amigas. Antigamente só havia espaço para uma negra na novela. A gente concorria entre si.

P – Em “Êta Mundo Bom”, a Dita integrava um núcleo secundário do enredo. Como foi esse crescimento da personagem até chegar ao posto de protagonista da atual novela das seis?

R – Foi choque para mim essa mudança. Eu não esperava que minha primeira protagonista viria com uma personagem que já fiz e que tinha um espaço menor. Costumo

dizer que esse protagonismo da Dita é uma reparação histórica. Dita começou como um personagem considerado pequeno. Me lembro que algumas vezes eu nem tinha fala na cena. Mas aprendi que não existem papéis pequenos para grandes atores. Comecei a criar junto com a Dhu Moraes reações em espelho diante das situações quando não tínhamos fala e o público começou a notar isso. A partir daí, a personagem começou a ganhar mais destaque na trama. Agora ela vira uma das rainhas do rádio. Acho importante a construção desse imaginário para as próximas gerações. De onde você vem ou começa, não determina o que vai ser para sempre. Espero que essa personagem inspire muita gente. Nunca é tarde para seguir um sonho. O sonho da música, por exemplo, me trouxe até aqui.

close / Pela primeira vez no horário nobre, Jéssica Marques interpreta a estudiosa Daniela, em “Vale Tudo”

Novos caminhos

As artes nem sempre estiveram no caminho de Jéssica Marques. A atriz, que faz sua estreia no horário nobre na trama de “Vale Tudo”, pensava em seguir uma trajetória como nutricionista, bem longe dos estúdios de tevê. Porém, um conselho ainda no Ensino Médio mudou os planos da intérprete da decidida Daniela. “Achava que Nutrição me traria mais estabilidade. Tentei, né? Mas uma professora de Biologia me falou para fazer algo ligado às artes. E hoje estou aqui”, celebra.

Pela primeira vez integrando um elenco de uma novela das nove, Jéssica vive a Filha de Consuelo e Jarbas, interpretados por Belize Pombal e Leandro Firmino. É uma menina brilhante e estudiosa, que cursa Direito em uma faculdade pública e tem a justiça como um de seus principais ideais. Apesar de se dedicar muito à faculdade, Daniela faz questão de ganhar seu próprio dinheiro. “Daniela é uma estudante de Direito, uma menina doce, estudiosa, passa o tempo to-

do estudando e vê a mãe como exemplo porque ela fala vários idiomas, enfim. A minha personagem não tem aquele estereótipo da menina preta que não tem nada e nem o apoio da família”, valoriza Jéssica, que tem driblado algumas questões com a idade da personagem. “Sou uma senhora de 25 anos interpretando uma jovem de 17 anos. Mas ela é uma menina madura. E é importante que outras meninas se vejam representadas”, completa.

Já caminhando para a reta final de “Vale Tudo”, Jéssica celebra os enredos leves de seu núcleo ao longo dos capítulos. “A gente criou laços de família e é tão bonito ver uma família preta com esse momento de mesa reunida em horário nobre. É uma família negra retinta e nunca imaginei estar em uma novela das nove. Esses personagens não vivem na marginalidade. É uma família gostosa de acompanhar”, afirma.

Jéssica, que ainda está trilhando seu caminho na tevê, encara seu segundo projeto com a autora Manuela Dias.

Ela também esteve na segunda temporada da série “Justiça”, original Globoplay. “Agradeço a Manu que desde ‘Justiça’ me deu presentes. Essa novela foi um presenta tam-

bém porque a confirmação veio no mês do meu aniversário. Tinha feito teste para duas personagens e fiquei muito feliz quando soube que faria a Daniela”, aponta.

ponto de vista / “Admiráveis Conselheiras”

consolida formato intimista e valoriza o envelhecer com delicadeza e potência

Exaltação madura

Aestreia da segunda temporada de “Admiráveis Conselheiras” no GNT, no último dia 5, confirma a força e o propósito do formato comandado por Astrid Fontenelle. Com novos episódios às sextas, às 22h45, o programa segue celebrando mulheres com mais de 60 anos que marcaram suas áreas de atuação com coragem, inteligência e sensibilidade. Na lista das entrevistadas dessa leva estão nomes como Irene Ravache, Benedita da Silva, Regina Casé, Eliana Pittman e Sônia Guimarães – todas figuras que trazem à tona discussões relevantes sobre envelhecimento, feminismo, carreira e identidade.

Desde os primeiros minutos desta nova temporada, Astrid surge mais solta, confortável e íntima com o formato. Se na estreia da atração ainda pairava a sensação de que o programa poderia ser uma espécie de prêmio de consolação após sua saída do “Saia Justa”, agora fica claro que a mudança de rota foi um acerto. A apresentadora revela uma faceta nova, ainda mais cativante, e imprime toques pessoais aos episódios, como quando dirige até a casa das entrevistadas ou anota conselhos em

seu caderninho vermelho, uma espécie de relicário simbólico do “Admiráveis Conselheiras”.

A estrutura dos episódios é simples, mas funciona: Astrid visita as convidadas em locais significativos de suas trajetórias, às vezes em suas próprias casas, e conduz conversas que passeiam entre memórias, dores, conquistas e aprendizados. O resultado são encontros profundos, emocionantes e sempre ins-

piradores. No episódio com Cissa Guimarães, por exemplo, temas delicados como a morte do filho Rafael, em 2010, e o processo judicial contra o ex-marido, o ator Paulo César Pereio, em 1994, pelo não pagamento de pensão alimentícia aos dois herdeiros, foram tratados com sensibilidade e honestidade, revelando a força emocional do programa.

Um dos méritos da atração é valorizar o envelhecimento

sem recorrer à idealização. As entrevistadas compartilham visões diversas sobre o tempo, o corpo e seus papéis sociais. Há espaço para humor, para lágrimas, para histórias de superação e até para confusões curiosas – como quando Regina Casé achou que havia sido chamada de “boa de decoração”, e não “boa de coração”, durante uma dinâmica com o público na rua. Com produção cuidadosa, formato enxuto e uma apresentadora em plena sintonia com a proposta, “Admiráveis Conselheiras” reforça seu lugar como uma das joias atuais da programação do GNT. E prova que ouvir – principalmente com tempo e com afeto – ainda é uma das formas mais poderosas de fazer televisão.

resumo das novelas

s egunda - Padre Lucas diz a Candinho que d ita, sendo uma mulher desquitada, não poderá se casar novamente. Carmem percebe que pode chantagear e stela. s ônia pede demissão do dancing. m irtes conta a tami res que ajudará e rnesto a encontrar Paixão. Quincas pede que s ônia se mude com ele para o sítio. d ita revela a m anoela que se mudará para a casa de Candinho com Joaquim. Cunegundes sonha em enriquecer com o mapa das esmeraldas, e Quinzinho alerta sobre adrúbal. m aria d ivina cobra sua esmeralda de m edeia. Carmem procura Zulma e reconhece s amir.

S egunda - Leo deixa a fábrica. Jaques demite s amuel da diretoria de operações. Nunes obriga marlon a fazer hora extra no trabalho. Kami sente ciúmes de bárbara com ryan. samuel e Leo contam a Yara e sofia que foram demitidos. O assediador observa Kami. marlon conta a dedé que Jussara marcou sua festa de noivado com Kami. Filipa confronta Jaques, que afirma que pode se arrepender de seus erros para ficar com ela. rosa recupera sua memória, e samuel conta que foi demitido por Jaques. rosa confronta Jaques, que garante à mãe que transformará a boaz. Yara teme o apego entre Leo e sofia. Isabela chega à mansão dos boaz.

segunda - odete mente para a polícia ao dizer que sofreu uma tentativa de assalto. afonso resolve retomar o tratamento. odete e marco aurélio fazem um acordo para cessar a rivalidade entre ambos. Celina diz a estéban que, para viajar, é preciso ter certeza que seus sobrinhos estejam bem. ana Clara ajuda maria de Fátima a gravar um vídeo pedindo perdão a raquel. Consuêlo se sente nas nuvens ao ser promovida a diretora trainee por odete.

terça - Zulma abriga Carmem para não ser chantageada. d ita e Joaquim deixam a pensão de m argarida, e Quincas anuncia que voltará para o sítio. Carmem diz a Zulma que ela se apaixonará por um homem que gosta de outra. Celso afirma a o lga e a raújo que fechou seu coração para o amor. a nabela presenteia e stela por seu aniversário. m argarida diz a Haydée que Lúcio afirma não ser seu pai. Cunegundes garante a a sdrúbal que comprará o sítio de Candinho de volta. Candinho conta a s amir que pediu para s abiá investigar o paradeiro de seu pai.

terça - Pam alerta marlon sobre a demissão de Kami. Isabela conta a Filipa que está sem dinheiro, e cobra apoio da filha. Kami desabafa com Leo sobre o crime do qual foi vítima, e ambas decidem ir até a delegacia. Kami faz seu depoimento a renata, e Leo e marlon a apoiam. Isabel registra quando Nina fala sobre a medicação de Filipa. Leo e samuel discutem por conta de sofia. Jaques conversa com Isabela sobre suas intenções com Filipa.

Quarta - Celso fica aflito com a determinação de Candinho e s amir. d ita sofre com as dificul dades que encontra para se reorganizar. Paixão pede ajuda a Lúcio apra encontrar e rnesto. delegado anuncia que e rnesto será transferido para a penitenciária. tamires e Vermelho se tam por não encontrar um bom cantor para dancing. Carmem e Candinho se reencontram, Zulma teme. tobias alerta Lauro sobre as atitudes de s ônia. s ônia assume a Quincas que se apai xonou por Lauro. a nabela pede que Celso vá jantar de aniversário de e stela.

Quarta - m arlon tenta conter Kami. s amuel Jaques se enfrentam. Kami pede que o crime sofreu seja mantido em segredo. d edé gosta ryan com bárbara. marlon pede dispensa do balho para cuidar de Kami. Vivian anuncia a r que ela poderá passar suas ações para sofia. nata pede que Kami analise fotos dos suspeitos. Kami desabafa com Jussara, que acolhe a futura nora. b árbara treina pesado com Lucas. ayla, sele, breno e Caco planejam o chá-revelação bebês. Jaques troca os remédios de Filipa.

terça - odete observa a medicação usada por marco aurélio. seguindo sugestão de bartolomeu e da tomorrow, raquel grava um vídeo para acalmar as manifestações na internet geradas por causa da postagem de maria de Fátima. Freitas troca mensagens com eugênio. odete planeja sabotar a medicação de marco aurélio. dona Lu avisa a Cecília e a Laís que, na padaria, perguntaram sobre elas e sarita. Luiz se apresenta a Cecília como pai de sarita. Laís fica revoltada quando Luiz manifesta desejo de ver a filha. odete recebe do químico o remédio que ela encomendou. César chega com dor de cabeça e pega o remédio que o químico deu para odete.

Quarta - Cecília avisa a Laís que o advogado falou que sarita tem o direito de conhecer sua origem. doutor Fernando comunica que a resposta do ganismo de afonso à quimioterapia está melhor. Consuêlo contrata eunice para fazer o vestido noiva de daniela. declara seu amor para Gilda, centivado por bartolomeu. Lucimar e Vasco avisam a Ivan que fecharam a viagem com Vilma. maria Fátima incentiva ana Clara a tirar mais vantagens e dinheiro de odete.

Até o fechamento da edição, a emissora não divulgou o resumo do capítulo.

Até o fechamento da edição, a emissora não divulgou o resumo do capítulo.

Até o fechamento da edição, a emissora divulgou o resumo do capítulo.

determinação dificulPaixão rnesto. o transferido irripara o reencontram, e atitudes apaivá ao

amuel e que gosta de traosa resuspeitos. futura yla, Gidos

Quinta - Candinho afirma a m anoela que só quer o bem de d ita. Celso confessa a a nabela que ama e stela, mas decide não ficar para o jantar. Jasmin incentiva a ladim a conversar com a nabela. a sdrúbal impede que Candinho assine documentos para Celso. s amir acha graça quando Zulma fracassa em seu golpe contra a delaide. m edeia conta a a sdrúbal sobre o mapa das esmeraldas de Cunegundes. m aria d ivina insiste em se juntar a Zé dos Porcos. Lauro termina com s ônia, que pede para voltar para o dancing. Zulma procura Candinho.

Quinta - Isabela flagra Jaques no quarto de Filipa. rosa visita s ofia. s amuel e r yan desconfiam quando Leo fala sobre Kami. ryan confronta bárbara e exige que a lutadora mantenha Lucas longe de ilegalidades. Kami conta a ryan sobre o crime que sofreu, e ele se revolta. Jaques ameaça danilo e o obriga a se manter longe de Filipa. Peter comenta com Nina que ela sente ciúmes de Filipa. ronaldo entra em contato com Kami, que avisa a renata e m arlon. a polícia não consegue capturar ronaldo, e ryan pede que Kami o alerte caso o criminoso a aborde novamente. Filipa se altera.

falou origem. do ormelhor.

vestido de Gilda, inavisam aria de vantagens

Quinta - mário sérgio convence Freitas a desviar dinheiro de marco aurélio. aldeíde alerta Lucimar para o custo barato cobrado pela agência concorrente de Ivan. marco aurélio comenta com mário sérgio que odete o convocou para tratar da expansão da tCa na ásia. m ário s érgio encontra uma foto de ana Clara com maria de Fátima nas redes sociais, acessa o perfil da jovem e marca um encontro com ela. Lucimar e Vasco levam um golpe. odete pergunta a marco aurélio se o ombro do executivo melhorou.

s exta - Candinho diz a Zulma que seu coração pertence a d ita. e stela garante a d ita que falará com d irce sobre a entrada de Joaquim na escola. s ônia comenta com Francine que Lauro é diferente dos outros homens. tamires beija Celso, que decide lutar por seu amor por e stela. Zé dos Porcos e m aria d ivina constatam que m edeia roubou a esmeralda, e conseguem resgatar a pedra. Celso procura e stela, que sente o perfume de tamires no ex-namorado. Zulma beija Candinho, e d ita flagra os dois.

s exta - Isabela se preocupa com Filipa. d avi lembra que Jaques prometeu segredo para olívia sobre sua paternidade. b árbara e r yan sentem ciúmes do noivado de marlon e Kami. breno se incomoda com o presente de Leo para os bebês. Feital obriga r yan a esconder armas no salão de Fabiana. Jaques tenta expulsar Leo da festa, mas ayla a defende. m arlon e Kami ficam noivos. Por uma confusão de Filipa, ayla acaba descobrindo que Jaques é seu pai biológico. Jaques afirma a rosa e s amuel que o lívia foi o amor de sua vida. Filipa está em crise, e Isabela se desespera.

sexta - odete presenteia marco aurélio com um relógio. Freitas compartilha com eugênio sua intenção de desviar dinheiro de marco aurélio. renato participa do encontro do grupo do a a . com Heleninha. Cecília e Laís conversam com sarita sobre Luiz, e a menina revela que deseja conhecer o pai biológico. maria de Fátima flagra mário sérgio e ana Clara em um restaurante. mário sérgio nota que o cartão de crédito de ana Clara está no nome de odete, e a jovem explica que a empresária ajuda sua família. Luiz diz que tem diabetes e recebe dinheiro de Cecília e Laís para comprar remédio.

s ábado - d ita confronta Candinho, que afirma não gostar de Zulma. e stela expulsa Celso de sua casa. Zulma fica sensibilizada com o beijo em Candinho, e Carmem percebe. a sdrúbal nega as compras de a raújo, Celso e o lga, prejudicando o golpe dos três. Candinho diz a d ita que deixará a mansão para que ela e Joaquim permaneçam na casa. s ônia decide ir para o sítio com Quincas. e stela e d ita convencem d irce a permitir a permanência de Joaquim na escola. Candinho pede abrigo a Celso, que rejeita Policarpo. m edeia se dá conta de que perdeu a esmeralda.

s ábado - Jaques e s amuel levam Filipa para o hospital. ao atacar o salão de Fabiana, Peter e Nina acabam descobrindo as armas no esconderijo de ryan. Peter ajuda Nina com danilo. manuel questiona Peter sobre seus sentimentos por Nina. Gisele apoia ayla, que sofre sobre a revelação de Jaques. Isabela se preocupa com os planos de Jaques para Filipa. ryan acredita que o salão tenha sido depredado por alguém que descobriu seu esconderijo. danilo ouve quando Peter comenta com Nina sobre sua ação no salão. rosa conta a samuel que transferiu metade de suas ações da fábrica para sofia.

sábado - odete deixa claro a mário sérgio que não quer o funcionário envolvido com ana Clara. andré deixa a família em êxtase ao participar do campeonato de hipismo. Ivan recebe sua indenização. Freitas pensa em abrir uma pousada no Nordeste com eugênio, usando o dinheiro que desviou de marco aurélio. Cecília e Laís observam sarita e Luiz.

não Até o fechamento da edição, a emissora não divulgou o resumo do capítulo.

Até o fechamento da edição, a emissora não divulgou o resumo do capítulo.

cinco perGuntas / Mais de 2 décadas depois, Thiago Lacerda

celebra reencontro com o apaixonado Matteo, de “Terra Nostra”

Paixões históricas

Thiago Lacerda confessa que tem uma quedinha por trabalhos de época. Muito dessa preferência vem do minucioso processo que essas produções exigem dos intérpretes. “Gosto de pesquisar, de debater com os autores, professores e colegas de elenco, chegar ao personagem por um caminho mais artesanal”, conta. Coincidência ou não, Lacerda é sempre lembrado para produções históricas. Uma das mais famosas de sua trajetória, “Terra Nostra”, de 1999, acaba de voltar ao ar na faixa saudosista “Edição Especial”. “Tenho muito orgulho deste trabalho. E fico feliz sempre que alguém entra em contato com essa história”, avalia.

Carioca fanático pelo Flamengo, aos 47 anos, Lacerda exibe maturidade e critério em relação à carreira no vídeo. “A televisão funciona melhor para o ator quando ele tem a possibilidade de escolher o que vai fazer”, conta. A estreia no veículo foi na temporada de 1997 de “Malhação”. Na sequência, os olhos claros e o porte de galã jogaram o ator direto para o posto de herói romântico de produções como “A Casa das Sete Mulheres”, “Páginas da Vida” e “Eterna Magia”.

Distantedatevêdesde“Amor Perfeito”, de 2023, Lacerda agora está concentrando sua energia criativa no teatro, onde viaja o Brasil com dois projetos. “Tenho me dedicado a montar espetáculos e organizar uma itinerância por diversas cidades do país. O primeiro é o ‘A Peste’, adaptação da obra de Albert Camus, que comecei a idealizar na pandemia. O outro projeto foi concebido ao lado do Ron Daniels e da Érica Teodoro. É uma compilação de monólogos das peças de Shakespeare chamada ‘Quem Está Aí?’”, detalha.

P – “Terra Nostra” retorna à programação da Globo mais de duas décadas depois da exibição original. Como você recebeu a notícia da reprise?

R – Adorei saber que a novela seria reprisada mais uma vez na tevê aberta. É uma ótima oportunidade para que uma nova geração tenha contato

com essa história. Também estou bastante curioso para saber como será para mim, depois de tanto tempo, me rever neste trabalho e revisitar as memórias dessa fase tão especial da minha carreira e vida.

P – Foi difícil encarar o primeiro protagonista?

R – Bastante. Durante todo o processo de escolha sobre qual ator faria o Matteo, eu torci muito para ficar com o papel. Quando conquistei, veio o peso e a apreensão de interpretar o personagem principal na novela das oito, que agora é das nove. Foi um misto desses dois sentimentos: alegria e senso de responsabilidade. No fim, foi uma grande oportunidade para um jovem curioso, que estava começando, e que bom que tudo deu certo.

P – Como foi o seu mergulho na cultura italiana?

R – Assim que soube que interpretaria o personagem, a primeira coisa que pedi ao Jayme (Monjardim, diretor) foi para ir a São Paulo. Era o destino mais próximo onde eu teria maior contato com a cultura italiana. A colônia italiana em São Paulo é enorme e me receberam de forma absolutamente generosa. A partir dali, foram 23 dias intensos de preparação. Passei a assistir apenas filmes italianos, ouvir exclusivamente música italiana, frequentar aulas de língua e de dança tarantela, além de participar de almoços com famílias italianas.

P – “Terra Nostra” tem diversas cenas épicas e lembradas pelo público. Existe alguma em especial que você queira rever?

R – Todas as sequências do navio. Acredito que a decisão de filmar em outro país, a bordo de um navio de verdade, engrandeceu a novela. A forma como o Jayme e a emissora escolheram contar aquele primeiro capítulo deu um tom marcante à obra.

P – Após a novela, você acabou fazendo diversos trabalhos sob a direção do Jayme Monjardim. Como foi essa aproximação?

R – A gente tem uma afinidade artística forte. Eu não gosto só de novelas de época, só de teatro, só de tramas urbanas. Gosto de passear por todas essas linguagens e estéticas. O Jayme me proporcionou essa versatilidade. Quando ele me convida para trabalhar, sabe o que vai me instigar e o que eu posso entregar para a trama.

r aio-x / Paulo Gabriel, o Áquila de “Paulo, O Apóstolo”, celebra a grandiosidade da produção

Transformação épica

Depois de participar de tramas como “Reis”, “Gênesis” e “Jezabel”, Paulo Gabriel retorna ao gênero bíblico em “Paulo, O Apóstolo”, série disponível nos streamings RecordPlus e Univer Vídeo. Ele dá vida a Áquila, discípulo do protagonista vivido por Murilo Cezar. A série retrata a jornada de Paulo, desde quando era chamado de Saulo às transformações que o tornaram apóstolo, em um enredo que mistura ação, drama e romance. “A grandiosidade da produção foi o que mais me chamou atenção. São palácios, castelos, corrida de bigas, feras nas arenas, somos mais de 400 atores. É algo grande em termos de produção, associado a uma crescente e expressiva maturação da alta qualidade das entregas de direção, cinematografia, arte, roteiro e performance do elenco”, descreve. Na trama, Áquila é um comerciante judeu que se apaixona por Priscila, papel de Dani Moreno. “De certa maneira, é um amor indevido pela tradição judaica, mas que fala mais alto. Eles se casam, o que, na época, já foi

certamente um movimento de muita coragem. Então, são expulsos da cidade onde vivem por ele ser judeu e começa uma fase de muitos obstáculos para o casal. Já estabelecidos em outra cidade, conhecem Paulo e são afetados pela mensagem, mudando o objetivo de suas vidas e se tornando mensageiros e difusores da palavra”, detalha.

Segundo Paulo, o personagem oferece um percurso instigante para o intérprete. “Áquila tem em seu gráfico, em negrito, a palavra ‘transformação’. Isso é fundamental para o ator, para não começar na trama igual como termina”, analisa. Mas outro ponto acabou pautando seu processo de construção de personagem. “Ele é um homem de profunda e inteligente mansidão e isso o torna ainda mais interessante, pois faz tudo sem alardes”, observa.

O processo de composição também envolveu pesquisa e comparações com outras obras. “Assisti a uns episódios da série ‘The Chosen’ e ao filme ‘Paulo, O Apóstolo de Cristo’, onde vemos o casal Priscila e Áquila em cena. E ainda revi o filme ‘Gladiador’,

com as corridas e batalhas épicas entre humanos e feras selvagens. Por fim, valido as percepções da personagem nas passagens bíblicas para, então, amalgamar isso em uma unidade artística”, conta.

Fora da série, Paulo Gabriel mantém a rotina de criação em diferentes áreas. “Tenho dois projetos autorais em pré-produção. É um filme independente, chamado ‘Crisis’, uma tragicomédia que debate a relação de um casal em vias de separação. Eu e Renata Maciel estamos no elenco. Nos palcos, vou dirigir o espetáculo ‘Pietá’, de Marcelo Novazzi, que debate saúde mental”, adianta.

Nome: Paulo Gabriel.

Nascimento: 21 de fevereiro de 1983, em São Paulo.

Atuação inesquecível: No espetáculo “Viceral”, como o artista plástico João Gabriel.

Interpretação memorável: Daniel Day-Lewis como Christy Brown no filme “Meu Pé Esquerdo”, dirigido por Jim Sheridan e lançado em 1989.

Momento marcante na carreira: “O início”.

O que falta na televisão: “Conteúdos com enfoque nos dramas existenciais do público 60+”.

O que sobra na televisão: “Publicidade”.

Com quem gostaria de contracenar: Tony Ramos e Ricardo Darín.

Se não fosse ator, seria: “Possivelmente trabalharia na advocacia ou no âmbito da saúde, em tratamentos/terapias alternativos”.

Ator: Chico Díaz, Enrique Díaz e Daniel Day-Lewis.

Atriz: Marjorie Estiano e Glenn Close.

Vilão marcante: Coringa, interpretado por Heath Ledger em "O Cavaleiro das Trevas", filme dirigido por Christopher Nolan e lançado em 2008.

Personagem mais difícil de compor: “O próximo”.

Filme: “O Auto da Compadecida”, dirigido por Guel Arraes e lançado em 2000.

Autor: Nelson Rodrigues. Vexame: “Contracenar com irmãs gêmeas e não saber mais quem é quem”.

inside / Pelo Dia Nacional da PcD, o especial “Falas de Acesso” junta talentos da tevê, do humor e da internet

Riso político

Oriso é um aliado poderoso do audiovisual. Não à toa, o projeto “Falas” deste ano tem se pautado pelo humor. Com exibição marcada para o próximo dia 22, o “Falas de Acesso” trará o riso como forma de reflexão sobre o universo das pessoas com deficiência, PcD. Apresentado pelas influenciadoras e comediantes Pequena Lo e Tata Mendonça, a produção da Globo traz

diversos quadros bem-humorados sobre situações, comportamentos e capacitismos cometidos frequentemente pela sociedade. “Acho que uma das maiores questões que a PcD tem é a falta de acessibilidade e a falta de empatia. Então, eu acho que um programa que trata esse assunto de forma leve e divertida pode ser importante para que a gente quebre alguns estigmas sobre essa comunidade”, afirma a rotei-

rista Veronica Debom.

Com um elenco majoritariamente composto por PcDs, um dos grandes diferenciais da produção deste ano é o humor como porta de entrada para conscientização e o riso como um jeito de acolher. “A gente também sabe ser apresentadora. A gente também pode ser atriz. Cada um tem o seu talento. Mas o humor traz essa facilidade de você conseguir falar de uma forma mais direta com quem estiver assistindo”, explica Pequena Lo.

O projeto, que celebra o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, trará representatividade para diante das câmeras, como o comediante Vini Santos, a escritora Amanda Soares e o ator Gigante Leo. “Eu estou apresentando um programa onde a Globo dá essa visibilidade para temas muito importantes. Eu acho que as pessoas vão saber, de uma vez por todas, que a gente merece estar em todos os acessos”, aponta Tata. Ao longo do especial, cada personagem terá o seu estilo, suas individualidades e memórias. As histórias podem se entrelaçar, pois a ideia é falar de uma questão coletiva respeitando o individual. “A gente vai botar uma lente de aumento em algumas situações do cotidiano das pessoas com deficiência, queremos provocar discussão e debate na família. De que forma a gente pode pensar uma sociedade mais inclusiva, mais acessível e desmistificar um pouco a maneira como a sociedade trata as pessoas com deficiência?”, indaga o diretor artístico Matheus Malafaia.

Bastidores / Com São Paulo como pano de fundo, “Três Graças” trará a polícia para o centro da nova novela das nove

Núcleo da lei

Atrama de “Três Graças”, próxima novela das nove, traz todos os dilemas e problemas de uma cidade como São Paulo. Boa parte da história criada por Aguinaldo Silva, que estreia no dia 20 de outubro, terá a delegacia chefiada por Jairo Barroso, papel de André Mattos, como um dos principais núcleos. É lá que trabalham o íntegro investigador Paulinho Reitz e a estagiária Juquinha, interpretados por Rômulo Estrela e Gabriela Medvedovisky. “Estamos com uma sintonia muito boa. Romulo é um ator muito sensível, muito honesto, e a Gabi, uma atriz maravilhosa. A nossa troca tem sido muito legal, tanto no set, como nas conversas de camarim e pela internet. Estamos cooperando juntos para fazer esse núcleo ser muito bacana”, explica André, que volta às novelas da Globo após 20 anos.

Filho de um policial morto em serviço, Paulinho é determinado e persistente nas investigações, empenhandose de corpo e alma à missão. Já quando o assunto é vida amorosa, se mostra um desastre, pois a dedicação excessiva ao trabalho o faz ter

dificuldade em manter relacionamentos duradouros. Isso tudo muda quando ele se apaixona por Gerluce, papel de Sophie Charlotte. Os dois se conhecem na frente do posto de saúde em que ela leva a filha Joélly, de Alana Cabral, para fazer exames de gravidez, numa situação um tanto complicada. Quando ele descobre que Gerluce trabalha na Aclimação, bairro da região central de São Paulo que está sob a jurisdição da delegacia, Paulinho dá um jeito de estar por perto. “O Paulinho é um cara que, de fato, vive para trabalhar, e, em determinado momento, encontra a Gerluce e se encanta de novo. Isso o faz pensar que a vida também é olhar para si e se cuidar, viver um pouco fora do trabalho. Os dois têm um senso de justiça muito grande, o que vai fortalecer a conexão entre eles”, explica Rômulo.

O romance entre Paulinho e Gerluce ganhará uma aliada feroz. Juquinha, a estagiária, é a maior incentivadora do casal. Sincera, ela fala uma série de verdades para Paulinho sobre o assunto. Dedicada, a personagem busca se tornar uma policial de respeito e tem no chefe o seu gran-

de mentor. “A relação da Juquinha com o Paulinho é engraçada. Ela começa um pouco descompassada, mas, com o tempo, os dois vão encontrando uma sintonia muito interessante. O Paulinho é um cara mais rígido, fechado, e a Juquinha chega provocando e questionando esse modus operandi dele, profissional e pessoalmente”, adianta Gabriela. No entanto, Paulinho não se abre tão fácil para essa amizade com Juquinha. A dinâmica, no entanto, vai se fortalecendo ao longo dos capítulos da novela das nove. “O Paulinho não tem muita paciência para a Juquinha, mas também tira proveito dessa relação, porque ela traz para ele algumas verdades. Isso é muito bonito e fica claro na dinâmica dos dois”, finaliza.

Mundo inédito Zapping por Caroline Bor G es Todas as idades

> Longe das novelas, Camila Queiroz retorna ao ar para a nova temporada de “Casamentos às Cegas”, que está disponível na Netflix. A produção nacional conta com participantes acima de 50 anos – todos dispostos a redescobrir o amor e viver novas experiências. “O mais bonito dessa temporada é ver que os sentimentos continuam sendo os mesmos em qualquer idade. Inseguranças, dúvidas, paixões... Tudo isso faz parte do amor, seja aos 30 ou aos 60”, explica Camila, que segue no comando do programa ao lado do marido Klebber Toledo.

Fase final

a série “Quando ela desaparecer”, original Globoplay, entrou na reta final de gravações. a produção é baseada no best-seller homônimo do jornalista Victor bonini.

Jogo do bicho

Com Juliana Paes no elenco, a série “os donos do Jogo” chegará à Netflix a partir de outubro. a produção nacional mergulha no universo da contravenção carioca.

No comando

Johnny araújo também estará à frente da direção do filme de “sintonia”, “spin-off” da série nacional. estrelado por Christian malheiros, o projeto ainda não tem estreia prevista.

Em breve

stepan Nercessian estará no elenco da série “Ângela diniz: assassinada e Condenada”, original Hbo max. a produção nacional estreia em novembro.

Nova série

Com direção de silvio Guindane, a série “Clube spelunca” estreia em outubro. a produção é estrelada pelo comediante eddy Jr.

Vida eterna

Pedro alves e Laura dutra viverão michel e Celina em “Vermelho sangue”, nova série original Globoplay. eles serão vampiros bicentenários que se passam por irmãos. a produção estreia dia 2 de outubro.

Passagem rápida

otaviano Costa está de saída da band. o apresentador ficará à frente do “melhor da Noite” até 31 de outubro.

Morte anunciada

a aguardada morte de odete roitman tem previsão para ir ao ar no dia 6 de outubro. a vilã de “Vale tudo” é vivida por débora bloch.

Primeiros passos

acostumado aos palcos, L7nnon faz sua estreia nas novelas em “dona de mim”, da Globo. Na história, ele vive o personagem ryan, que foi uma estrela do rap na batalha de Criação e um dia acreditou que a arte poderia ser uma saída para sua trajetória, mas entrou para o crime e acabou sendo preso justamente quando ia tentar outros rumos. A tentativa de colocar a vida nos eixos foi motivada pela descoberta da gravidez de Kami, de Giovanna Lancelotti, por quem é completamente apaixonado. “acho que a gente se parece bastante. ele é uma pessoa boa e estou feliz demais em fazer minha primeira novela. Quando fiz o teste não imaginei que seria tão difícil. teve uma cena que marcou muito pra mim que eu fiz e achei que não seria capaz de fazer. sempre tentei explorar meu lado de atuar nos meus clipes e hoje faço teatro, conversando com pessoas que acrescentam pra mim. Quero ser um bom ator”, vibra.

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.