Jornal De Fato

Page 1


Casos de câncer em pessoas jovens estão aumentando muito

Jornal de Fato

Mossoró tem a maior proporção de pessoas com deficiência do RN

>> Censo Demográfico identificou no Rio Grande do Norte 285,3 mil de pessoas com deficiência com 2 anos ou mais de idade. Os dados mostram que Mossoró apresentou o maior percentual com 9,1%.

Mestre na arte de retratar a alma humana

O fotógrafo Sebastião Salgado morre aos 81 anos. Sua lente revelou o mundo e suas contradições; sua vida, o poder da ação transformadora

Principal 8

EDUCAÇÃO OPORTUNIDADE CONCURSO DA SAÚDE

Saiba o que muda com a nova política de ensino a distância

Missão ao Oriente

Médio pode atrair

R$ 6 bi para o RN

Principal 4 Principal 5

1

POLÍTICA

Jorge do Rosário pode deixar o Avante para ser candidato a deputado pelo PL

Em entrevista ao Jornal de Fato, o empresário e político admitiu que voltará a ser candidato, mas ainda não decidiu sobre a legenda.

Principal 3

NEY LOPES DE SOUZA

>> Pesquisa definitiva só no fim da eleição

Principal 3

CÉSAR SANTOS

>> Não é só o fim da reeleição que está em jogo

Mais de 55 mil candidatos farão provas neste domingo

Principal 7

Principal 5

MARCOS SANTOS

>> Copa do Brasil define oitavas com domínio da Série A e algumas surpresas

Mossoró 8

Mossoró
Sebastião Salgado

ESPAÇO JORNALISTA MARTINS DE VASCONCELOS

Organização: Clauder Arcanjo clauderarcanjo@gmail.com

O BRASIL E O MUNDO EM QUE VIVEU AIMÉE

EDMÍLSON CAMINHA

Escritor, membro da Academia de Letras do Brasil edmilson.caminha@gmail.com

Nada mais desinteressante do que biografias que apenas contam histórias lineares, do nascimento à fama, à velhice, à morte. Estão menos para o bom jornalismo literário (ou literatura jornalística...) do que para relatórios policiais de diligências, autos de processos no Supremo. Grandes obras do gênero são as que não só dizem dos biografados, mas também os situam, subsidiariamente, no lugar, no meio e no tempo em que viveram. Não os apresentam como razão de tudo, centro em torno do qual gravitam pessoas e fatos, mas frequentemente como pretextos para falar dos outros, narrar-lhes episódios pitorescos, o que muito enriquece o texto. Isso posto, junte-se, aos mestres da biografia brasileira – Ruy Castro, Fernando Morais, Lira Neto –, o nome de Delmo Moreira, autor de A Bem-Amada (São Paulo : Todavia, 2024).

É a vida trepidante da socialite Aimée de Heeren, “a última dama do Brasil”, como se lê no subtítulo. Morreu em 2006, com o segredo de uma idade que, segundo confessava, não dizia nem aos médicos. Pode ter vivido mais de um século, mas com a aparência de 20 anos mais nova. Mulher de Luís Simões Lopes, amigo do presidente Getúlio Vargas, de quem foi chefe de gabinete e, depois, primeiro presidente da fundação que recebeu o nome do caudilho gaúcho. Em viagem a Berlim, o marido não escondeu o sentimento pró-nazista de muitos participantes do Estado Novo, que agora se repete entre fanáticos bolsonaristas:

Simões Lopes elogiou a beleza dos uniformes militares e se encantou com as imagens do Führer e da suástica dominando cartazes de rua, telas de cinema e capas de jornais. “A organização do Ministério da Propaganda [alemão] fascina tanto que eu me permito sugerir a criação de uma miniatura dele no Brasil”. Achou o ministro Joseph Goebbels “grande figura de homem dinâmico e talvez o cérebro do nacionalsocialismo”. Entre as realizações louváveis do governo, destacou a censura à imprensa, os controles rígidos sobre os órgãos da cultura (...). Em sua opinião, as últimas eleições alemãs haviam demonstrado que “o povo foi realmente nazificado” e, assim, “vive satisfeito e distraído, esquecido da política”.

Separada, Aimée viria a casar-se com o magnata americano Rodman de Heeren, de quem passaria a usar o so-

Direção Geral: César Santos

Diretor de Redação: César Santos

Gerente Aadministrativa: Ângela Karina

Dep. de Assinaturas: Alvanir Carlos

brenome. Mulher muito à frente do seu tempo, tornou-se amante de empresários influentes e de políticos famosos, lista encabeçada por ninguém menos do que o todo-poderoso Getúlio, ao que parece pouco preocupado em esconder a relação extraconjugal. Conta-se que amigos próximos alertaram o político, receosos de que a imprensa os denunciasse como adúlteros. E ele: “Bobagem, quem espalha esse boato é o Simões, para se promover”. Sim, a mulher lhe botava chifres, mas com o presidente da república...

Nas mais de 1200 páginas dos dois tomos do seu Diário (Rio de Janeiro : FGV, 1995), Getúlio fala dos 38 encontros íntimos que, por mais de um ano, manteve com a “Bem-Amada” – codinome engenhoso para aludir a Aimée, “amada”, em francês. Relacionamento sigiloso partilhado apenas com o amigo Iedo Fiúza, diretor-geral do DNER, que o conduzia a uma garçonnière na rua Barata Ribeiro, em Copacabana. “Passeio com Fiúza”, “aproveitei sábado e domingo para algumas excursões pelas estradas de rodagem”, dizia o baixinho barrigudo, para lembrar as horas de prazer com a amante. Depois de longa abstinência, anotou: “À tarde, uma visita agradável, interrupção de três anos e meio de vida regular. Uma sinalefa!” Perceba-se a sofisticação da metáfora, de homem culturalmente refinado que escrevia bem, ao valer-se do recurso poético em que duas sílabas soam como apenas uma, a exemplo do verso decassílabo “Só a leve esperança, em toda a vida,” de Vicente de Carvalho, que se lê “Só / a / le / ves / pe / ran / çem / to / da / vi”, com a ocorrência de três sinalefas para que tenhamos dez sílabas poéticas, desprezada a última, se átona, segundo a norma da metrificação. Assim, estar na cama com Aimée valia por uma sinalefa, verdadeira “prega” no tempo. Como se vê, Getúlio era bom não só de cama: sabia versificação, também... Imagino os dois nus, entre lençóis, surpreendidos por um ladrão que, nervoso, disparasse o revólver. E a notícia em edição extraordinária, do Repórter Esso: PRESIDENTE VARGAS MORTO POR ASSALTANTE EM COPACABANA! Prova de que, ontem como hoje, a tentação sexual leva presidentes a pôr em risco a carreira e a própria vida: não só Getúlio, também Juscelino Kubitschek, João Goulart, Jânio Quadros, João Figueiredo, Tancredo Neves tiveram casos de conhecimento público. Ditadores e democratas, líderes da esquerda e da direita, diferenças que somem quando resolvem pular a cerca... Elegantemente discreta, Aimée nunca admitiu o romance com Vargas. A um repórter que a provocou, disse

apenas: “Na minha idade, não posso fazer confissões”. Já mulher, Cristina, a filha que teve com o marido americano, ignorava tudo. Lembrava-se de que, certa noite, ouviu da mãe: “Hoje, antes de dormir, além de rezar pelo seu pai, peça graças também para o presidente Vargas”.

O próximo da lista foi Assis Chateaubriand, todo-poderoso dono dos Diários Associados, “o Rei do Brasil”, como o elege Fernando Morais na excelente biografia Chatô (São Paulo : Companhia das Letras, 1994). Fez brilhar a nova paixão como uma rainha francesa no castelo de Corbeville:

O delirante espetáculo tropical organizado por Chatô em Paris para promover o algodão brasileiro homenageou Aimée, em meio a centenas de nomes famosos, como a celebridade da noite. Ela adentrou a festa numa liteira, carregada por quatro homens negros. (...) Estava fantasiada de “Sinhazinha do Engenho dos Falcões da Várzea do Capibaribe” (...) Dos fundos do castelo, surgiram dez cavalos montados por homens de gibão e chapéu de couro, cada um com uma beldade na garupa. O primeiro dos jagunços, Chatô, levava Elza Schiaparelli caracterizada de deusa inca. Logo atrás, fantasiado de Lampião, vinha o sociólogo francês Paul Arbousse-Bastide, um dos “professores importados” da USP, formando dupla com a modelo Danuza Leão, ela de Maria Bonita.

Assim era o Brasil nos anos 1950... A imprensa da oposição acusou Getúlio de torrar 205 mil dólares em uma “farra”, uma “orgia”, a “bacanal de Corbeville”. Em resposta, Chateaubriand fez ninguém menos do que Gilberto Freyre,

colaborador nos Associados de Pernambuco, ver no sobrenome da brasileira uma indicação de que descendia de nobres da Holanda, com o que lhe deu o título de Condessa de Heeren, “a mais encantadora das Wanderleys”. Quatro edições da revista O Cruzeiro trouxeram 68 páginas sobre o “Carnaval brasileiro em Paris”, que o sociólogo de Casa-grande & senzala defendeu como “missão diplomática de afirmação nacional”. Depois, Chatô faria o presidente Kubitschek nomear Aimée consulesa honorária do Brasil em Biarritz, e, a ele próprio, embaixador em Londres. Já na ditadura que teve início em 1964, inventou de ir à Rússia em missão presidida pela amante, de que voltariam com “importantes documentos para a história brasileira”. Na capital soviética, hospedaram-se no Hotel Moskva, que o jornalista comparou a uma pensão de segunda classe em Goiânia... Em sessão solene da Academia de Ciências da União Soviética, Aimée abriu os trabalhos como presidente da delegação brasileira, Chateaubriand presenteou autoridades com ponchos gaúchos e uma jornalista russa leu o discurso autocongratulório que escrevera a duras penas, na máquina em que teclava letra por letra, em consequência do AVC que o deixara paraplégico. Esse, o Chatô que mandava e desmandava no Brasil, homem tão contraditório e inverossímil que, se personagem de um romance, seria péssimo, de tão absurdo.

Difícil ignorar os encantos da bela senhora: conquistou o Duque de Westminster, homem mais rico da Inglaterra, ex-amante de Coco Chanel. Apelidado, sugestivamente, de Bendor, em homenagem a um garanhão do haras de que era dono... Convidada para uma suntuosa festa em Veneza, conheceu o cineasta Orson Welles, foram dançar no jardim e não voltaram: souberam deles em Paris, onde namoraram por uma semana, tempo razoável para a companheira. “Ele era muito chatinho...”, confidenciava a amigas. Em Poços de Caldas, no Palace Hotel, o jovem banqueiro Walther Moreira Salles flagrou o capitão Nero Moura, herói de guerra na Itália e piloto do presidente Vargas, a fugir pela varanda do quarto vizinho, a tempo de Aimée abrir a porta para Getúlio com uma cara de sono que deve tê-lo convencido... Tamanho poder de sedução se devia à beleza, ao charme, à simpatia mas também à franqueza inteligente do que dizia:

Eu olho para a frente, para

Um produto da Santos Editora de Jornais Ltda.. Fundado em 28 de agosto de 2000, por César Santos e Carlos Santos.

não tropeçar. Amor não tem nada a ver com casamento. Casamento é um acordo de interesses. Outra coisa que não entendo é se separar do marido sem ter outro para casar. A Bahia é uma embriaguez permanente de brasilidade. Alimentar-se de um boi velho não pode fazer bem para o corpo. Velho é muito cacete, gosto de gente jovem.

Um dos melhores capítulos do livro, o oitavo lembra o que se pode considerar, em Paris, o nosso Baile da Ilha Fiscal, quando o Império de Pedro II mal sabia que, em uma semana, seria derrubado pela República. Em 1° de julho de 1939, Aimée cintilava na Villa Trianon, próxima ao Palácio de Versailles, entre os mais famosos nomes da política, da economia e da cultura europeias. Dali a exatamente dois meses, explodiria a Segunda Guerra Mundial:

Naquela noite divertiam-se lado a lado artistas libertários e políticos da extrema-direita; nazistas e judeus. Intelectuais parolavam com monumentos da futilidade terrena, e homens às voltas com o destino de nações trocavam gentilezas com homens que tomavam providências práticas para preservar seu dinheiro antes da tormenta.

Os sinais da tragédia por que passariam os judeus eram gritantes:

Um antissemitismo agressivo impregnava a imprensa, as artes e a literatura francesa. O escritor Louis-Ferdinand Céline publicava panfletos contra os judeus que estavam por todas as partes como “vermes persuasivos”. (...) Ligas de extremadireita como a Croix-de-Feu dominavam a Sorbonne. (...) O ex-namorado [de Aimée], Bendor, Duque de Westminster, tentava convencer o amigo Churchill a ser mais compreensivo com o avanço nazista.

Deflagrada a guerra, os poderosos reagiram como sempre: não perderam tempo em salvar a própria pele, esconder fortunas, abandonar amigos, pouco se lhes dando a miséria, o sofrimento e a morte de milhões de inocentes. Poucos, como o diplomata brasileiro Souza Dantas, arriscaram-se a proteger centenas de famílias condenadas a morrer em campos de concentração. Assim foi, assim sempre será, talvez pior, passageiros que somos da nau dos insensatos cujo timão se descontrola sob a demência de trumps, bolsonaros e putins.

Com mão de mestre, Delmo Moreira apresenta o Brasil e o mundo em que viveu Aimée de Hareen, A Bem-Amada Assim devem ser todas as biografias.

Jorge do Rosário pode deixar o Avante para ser candidato pelo PL

VAI DECIDIR / Ex-candidato a deputado e vice-prefeito de Mossoró disputará as eleições do próximo ano

Oempresário e político Jorge do Rosário pode deixar a presidência estadual do Avante para ser candidato a deputado estadual nas próximas eleições pelo Partido Liberal (PL). Ele recebeu convite do senador Rogério Marinho, líder do PL no Rio Grande do Norte e de dirigentes do partido em Mossoró.

Rosário trata o assunto com cuidado para não sair do Avante fechando portas. Qualquer decisão passará por uma conversa com o presidente nacional da legenda, deputado federal Luiz Tibé. “Estou indo a

Brasília nos próximos dias, deverei ter uma conversa com o presidente do nosso partido; só depois daí é que tomarei uma decisão”, adianta em entrevista ao Jornal de Fato.

A ideia de se transferir para o PL é vista como natural por Jorge do Rosário, dada a empatia que tem com os dirigentes do partido, inclusive, ele já foi filiado à legenda quando o PL era PR e liderado no estado pelo deputado federal João Maia, hoje presidente do Progressistas.

“Tenho amigos no PL, pessoas com quem convivo bem”, disse, para lembrar que em 2024 ele levou o Avante para apoiar a candidatura a prefeito de Genivan Vale, atual presidente do

Diretório Municipal do PL. Jorge também mantém longa amizade com o empresário Tião Couto, um dos líderes dos liberais em Mossoró. Nas eleições municipais de 2016, Jorge foi vice na chapa à Prefeitura encabeçada por Tião.

Segundo Jorge, o convite partiu de Rogério Marinho com aval de Genivan Vale. Ele, inclusive, poderá assumir a presidência do PL de Mossoró caso decida se filiar ao partido. “Tem essa possibilidade, mas isso não está em discussão. Não tenho essa ambição de ser presidente. No entanto, quero deixar claro que só discutirei sobre o PL depois de resolver com o Avante”, afirmou.

Jorge do Rosário pretende ouvir do presidente nacional do Avante os planos que o partido tem para as eleições de 2026 no Rio Grande do Norte. Esse é um ponto decisivo para ele tomar uma decisão. Como pretende ser candidato a deputado estadual, Rosário quer saber se o comando nacional tem projetos para o estado.

“Eu só vou tomar uma decisão depois de ouvir Tibé. Estou analisando com muito cuidado o convite que recebi do senador Rogério Marinho, dos amigos do PL, mas só tomarei uma decisão depois de conversar com o presidente do Avante”, disse.

nl@neylopes.com.br

www.blogdoneylopes.com.br

Pesquisa definitiva só no fim da eleição

Quem porventura tenha lido essa coluna meses atrás, constatará uma despretensiosa observação política que fiz sobre o potencial eleitoral expressivo da candidatura do prefeito de Mossoró Allyson Bezerra ao governo do estado. Começaram as pesquisas e a previsão se confirma. A última pesquisa da TN constatou Allyson Bezerra tendo 30,94% da preferência dos entrevistados, enquanto Rogério Marinho é citado por 24,94% e Cadu Xavier, 3,0%.

PESQUISA ALERTA

Com os números da pesquisa na mão, cabe discutir se os resultados tranquilizam os que estão na disputa. Para responder, devo lembrar que comecei a minha vida universitária como professor de “Sociologia”. Um dos temas que mais se discutia na sala de aula era a importância da pesquisa aplicada, como método cientifico, expressão que vem do grego methodos (caminho para chegar a um fim). Fica, pois, claro que sou inteiramente favorável à pesquisa elaborada dentro dos padrões científicos. Ela é instrumento indispensável em período de eleição. Isso não se discute. O lastimável é que no Brasil, com raras e honrosas exceções, a pesquisa eleitoral tenha se transformado em moeda comercial. Há pesquisas para todos os gostos. Pela minha vivência na vida pública (mais de quarenta anos) tenho na memória fatos pessoais, em relação às tentativas do uso ilícito da pesquisa, particularmente no RN.

SÓ NO FINAL

Um zagueiro do Santa Cruz do Recife, chamado Ananias, procurado para dar palpite sobre o jogo que começava, afirmou: “palpite eu só dou no final do jogo”. É o caso de afirmar: “pesquisa verdadeira, só depois da eleição”. Em eleição, somente é verdadeira a regra de que o sucesso nas urnas depende do candidato e do “momento eleitoral”. Cada dia essa exigência se torna mais necessária, diante da indignação popular, cujo tamanho não pode ser medido pela pesquisa. Quem não lembra de 1988, em São Paulo? Maluf liderava as pesquisas de cabo a rabo. Uma desconhecida paraibana, do PT, ousou enfrentá-lo. Ganhou a eleição da maior Prefeitura do país. O nome dela, Luiza Erundina.

ESCOLHA MUDA

O que se conclui é que, a pesquisa sobre a eleição do governador no RN traz informações importantes, não definitivas. O candidato Allyson está bem na largada, como previ. Mas não deve esquecer que quatro eleições majoritárias no RN pareciam definidas de véspera: a de Djalma Marinho para o Senado em 1974; a de João Faustino, Fernando Bezerra e Garibaldi Alves para o governo do estado, em 1984, 2002 e 2006, respectivamente. Apurados os votos, todos perderam, mesmo tendo mais de dois terços da preferência popular nas pesquisas antecipadas. As reações populares na escolha eleitoral mudam no mundo. O RN não será exceção.

O DIA NA HISTÓRIA

O dia do Trabalhador Rural é comemorado hoje. Também festejado o dia Nacional da Adoção.

1961: John F. Kennedy anuncia o projeto de enviar homens à Lua.

1962: Fundada a banda britânica The Rolling Stones.

CURTINHAS

+ Três meses após o segundo mandato de Donald Trump, os líderes estrangeiros devem estar cientes de que uma cobiçada viagem ao Salão Oval da Casa Branca traz o risco de uma reprimenda pública, com tentativas de humilhação e provocação. Foi assim recentemente com o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, quando Trump o repreendeu em voz alta, por não proteger os brancos. Trump mandou desligar as luzes do Salão e exibiu vídeos e recortes de jornais contra o chefe de governo sul africano.

Entre 2016, quando decidiu entrar efetivamente para a política eleitoral, Jorge do Rosário disputou quatro eleições, sem obter sucessão nas urnas. Foram duas campanhas municipais e duas campanhas estaduais entre 2016 a 2022.

Jorge do Rosário foi candidato a vice-prefeito em 2016 como companheiro de chapa de Tião Couto, na

aliança PSDB-PR (Partido Republicano, hoje PL). A eleição foi vencida pela ex-prefeita Rosalba Ciarlini (PP).

Dois anos depois, em 2018, Jorge foi candidato a deputado estadual. Ele obteve quase 24 mil votos, mas acabou ficando na quarta suplência da coligação formada pelo PR / PSB / PSDB / PSD / PROS.

Já em 2020, na disputa municipal, Jorge foi o vice na chapa da então prefeita Rosalba Ciarlini, que acabou derrotada pelo atual prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União Brasil).

Em 2022, já filiado ao Avante, Jorge voltou a ser candidato à Assembleia Legislativa e, apesar de conseguido aumentar a sua votação, obtendo qua-

se 29 mil votos, o seu partido não alcançou o quociente eleitoral.

Jorge do Rosário entende que foi “vítima das circunstâncias políticas”, principalmente nas eleições de 2022, mas ele ressalta que as campanhas eleitorais serviram de aprendizagem e que agora está disposto a buscar um mandato na Assembleia Legislativa.

+ Sarah Milgrim e Yaron Lischinsky planejavam noivar, até que o casal foi morto por um atirador em Washington DC, na quarta-feira passada. Sarah e Yaron se conheceram, enquanto trabalhavam na Embaixada de Israel em Washington. O atentado é protesto contra ações de Israel na Palestina. + Mesmo com as polêmicas, a primeira-dama Janja afirmou que continuará com seu estilo. Prepara-se para intervir em organismos internacionais.

+ Pela primeira vez no Brasil, restaurantes poderão fazer delivery sem pagar nenhuma taxa ou comissão mensal. Com a 99Food, isso não é mais necessário. É mais dinheiro no caixa do restaurante e preços melhores para quem compra. Os restaurantes já podem se cadastrar pelo site http://99app.com/restaurante.

Leia o “blog do Ney Lopes” – informação e opinião

Arquivo - Jornal De Fato
Empresário e político Jorge do Rosado é presidente estadual do Avante

Governo Federal inicia vistoria do Caminho das Águas no Nordeste

TRANSPOSIÇÃO / Ministro da Integração e Desenvolvimento Regional lidera comitiva que vai percorrer a trilha do rio São Francisco

ONordeste brasileiro era lembrado pela terra rachada do sol, pelas plantações dizimadas pela seca, pelo gado magro de fome e de sede. Essas condições levavam os habitantes da região a migrarem para o litoral ou para o Sudeste. Hoje, o cenário mudou completamente. Canais com água captada do rio São Francisco correm por 477 quilômetros sertão adentro. Já irriga lavouras, abastece casas, açudes e reservatórios em Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.

A maior obra de infraestrutura hídrica do Brasil e da América Latina foi idealizada e iniciada no segundo (2006 a 2010) governo do

presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com a meta de beneficiar 12 milhões de pessoas em 390 municípios e 294 comunidades rurais. O projeto foi oficialmente lançado em junho de 2007, após décadas de debates sobre a necessidade de levar as águas do "Velho Chico" para regiões historicamente castigadas pela escassez de água.

Além desses grandes canais da transposição do Rio São Francisco, outros projetos de segurança hídrica –como adutoras, ramais, reservatórios – estão espalhados pelos sertões da Bahia, Alagoas, Piauí e Maranhão, formando o que o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR) chama de Caminho das Águas. Somando estudos e projetos em andamento, são mais de 70 ações, todas elas inscritas no Novo PAC.

Os sistemas de abasteci-

mento de água de Mauriti (CE), por exemplo, somam 24 obras, sendo que 16 já foram concluídas e entregues. Muitas foram recebidas pelo governo Lula com um pequeno percentual de execução, como o Ramal Apodi, que transporta água do PISF para o oeste poti -

Programação inclui o ramal Apodi

A programação do Caminho das Águas começa com visita técnica à Estação de Bombeamento EBI-1, em Cabrobó (PE), ponto inicial do Eixo Norte do PISF. Concluída em 2015, a EBI-1 conta atualmente com dois conjuntos de motobombas, com capacidade de 24,8 m³/s, e passará por duplicação para quatro conjuntos, elevando a capacidade para 49 m³/s.

A segunda parada será em Terra Nova (PE), para visita técnica à agricultura irrigada com as águas do PISF, junto à Barragem de Serra do Livramento, que possui capacidade máxima de 18,8 milhões de m³.

A comitiva acompanhará a inauguração do sistema de abastecimento de água em Mauriti (CE), obra integrante do PBA 15 do PISF. No município, foram investidos cerca de

ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE PREFEITURA MUNICIPAL DE TENENTE ANANIAS Rua Antônio Fortunato dos Santos, S/N Centro. CEP: 59.955-000 - CNPJ Nº 08.357.667/0001–58

EXTRATO DE CONTRATO

CONTRATO Nº: 120250001 ORIGEM: CONCORRÊNCIA ELETRÔNICA Nº 1/2025-0001

CONTRATANTE: PREFEITURA MUNICIPAL DE TENENTE ANANIAS

CONTRATADA: C. L. CONSTRUÇÕES & SERVIÇOS LTDA

CNPJ(MF) Nº 10.634.109/0001-34

OBJETO: O presente Contrato tem como objeto Contratação de empresa especializada para os serviços de construção de 01 (uma) Unidade de Saúde – UBS no padrão Ministério da Saúde no município de Tenente Ananias/RN. Conforme especificações constantes no memorial descritivo que é parte integrante do Edital, acordo com a PORTARIA Nº 3.617 DE 23 DE ABRIL DE 2024 – MINISTÉRIO DA SAÚDE, Nº DA PROPOSTA: 11398767000124001

VALOR TOTAL CONTRATADO: R$ 1.353.171,82 (Hum milhão, trezentos e cinquenta e três mil, cento e setenta e um reais e oitenta e dois centavos)

PROGRAMA DE TRABALHO:

Unidade orçamentária: 0700 – Secretaria Municipal de Saúde

10.301.0007.1031.0000: Construção, recuperação e reformas – UBS 4 - Investimentos 4.4.90.51.00 - Obras e Instalações

PORTARIA Nº 3.617 DE 23 DE ABRIL DE 2024

Diário Oficial da União, publicado em 24/04/2024, edição 79, Seção 1, página: 66

Òrgão: Ministério da Saúde / Gabinete da Ministra

ENTIDADE: FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE

Nº DA PROPOSTA: 11398767000124001

VALOR TOTAL DA PROPOSTA: R$ 1.816.494,00

PROGRAMA ORÇAMENTÁRIO: 0003 FUNCIONAL PROGRAMÁTICO: 10301511985810001

VIGÊNCIA: 365 (Trezentos e sessenta e cinco) dias

DATA DA ASSINATURA: 23 de maio de 2025

ASSINANTES: DAYANE DA SILVA BATISTA – PREFEITA MUNICIPAL

C. L. CONSTRUÇÕES & SERVIÇOS LTDA

R$ 69 milhões, com destaque para os sistemas de abastecimento das comunidades rurais de Palestina e Anauá.

A programação inclui também compromissos em Barbalha (CE) e Crato (CE), com visita ao Cinturão das Águas — obra hídrica de 145 km de extensão, sob responsabilidade da SRH/CE, iniciada em 2013 e com 83,49% de execução até o momento.

guar. Quando o atual governo assumiu a estrutura, a obra estava com apenas 10,40% de avanço. Hoje, já chegou a 74,83% de execução, impulsionada pelos investimentos do Novo PAC.

“A transposição do São Francisco é um projeto pessoal do presidente Lula, ele

A estrutura beneficiará mais de 5 milhões de pessoas em municípios como Fortaleza, Juazeiro do Norte e outros atendidos pelos açudes de Orós e Castanhão.

O Caminho das Águas passará, também, por Salgueiro (PE), onde o presidente Lula assinará a Ordem de Serviço para a duplicação da Estação de Bombeamento EBI-3, no Ramal do Salgado. A intervenção ampliará a capacidade de 24,75 m³/s para

AVISO DE LICITAÇÃO

CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 002/2025 CP

O Governo do Município de José da Penha-RN, torna público, o chamamento público 002/2025 para Contratação de serviços técnicos profissionais para realização de consultas médicas especializadas e exames/procedimentos médicos de atenção especializado para diagnóstico em pacientes a serem encaminhados pela secretaria de saúde do município de José da penha/RN. O TERMO DE ADESÃO AO CREDENCIAMENTO E A DOCUMENTAÇÃO DE HABILITAÇÃO deverão ser encaminhadas, EXCLUSIVAMENTE por meio eletrônico, através do Portal de BLL Compras ( https://bllcompras.com/), a partir do dia 23 de maio de 2025 Informações: https://josedapenha.rn.gov.br/licitacaolista. php; Informações pelo email cpljpenha@hotmail.com José da Penha/RN, 23/05/2025. Fabiano Ferreira Alves AGENTE DE CONTRATAÇÃO

mesmo um migrante da seca. Foi iniciado por ele, tocado pela presidenta Dilma”, lembra o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes. “De forma que a história do semiárido nordestino pode ser contada antes de Lula e depois de Lula”, diz Góes.

49 m³/s, beneficiando 237 municípios e cerca de 8,1 milhões de pessoas nos estados de PE, CE, PB e RN. Ainda na etapa final do Caminho das Águas, será inaugurado o trecho 1 do Ramal do Apodi, em Cachoeira dos Índios (PB), com 30 km de canal, além da Barragem de Redondo. O presidente Lula e sua comitiva encerram a primeira etapa da viagem com um sobrevoo sobre o Ramal do Salgado, a partir de Ipaumirim (CE).

Ampliação de bombeamento do Eixo Norte

Além das obras, também avançam ações de manutenção, como o novo sistema de bombas da Estação de Bombeamento 3 (EBI-3), em Salgueiro (PE), que havia sido paralisada em 2022 por falta de reparos. Agora, as atenções se voltam para ampliar o bombeamento do Eixo Norte, com o objetivo de fortalecer o Cinturão das Águas do Ceará, por meio dos ramais do Salgado e do Apodi.

“Neste momento estamos tratando das obras complementares, como os ramais do Apodi, na Paraíba, e do Salgado, no Ceará, dos canais do sertão da Bahia e de Alagoas, das adutoras do Agreste em Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte”, lista o secretário nacional de Segurança Hídrica, Giuseppe Vieira. Todo o Caminho das Águas estará em inspeção nos meses de maio e junho, por uma comitiva liderada pelo ministro Waldez Góes. Está prevista a participação do próprio presidente Lula, que vai assinar a ordem de serviço da duplicação na capacidade de bombeamento do Eixo Norte da Transposição do São Francisco, além de entregar o trecho 1 do Ramal do Apodi, na Paraíba.

AVISO DE LICITAÇÃO CONCORRENCIA ELETRÔNICA Nº 00005/2025 - CE

Processo: 00035/2025. Tipo: CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA PARA EXECUÇÃO OBRAS DE PAVIMENTAÇÃO COM PARALELEPÍPEDOS NAS VIAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE ANTÔNIO MARTINS/RN. A sessão pública será realizada no site www.bbmnetlicitacoes.com.br. Entrega das Propostas: até 10/06/2025, às 09h29min. Data de abertura das Propostas: às 09h30min do dia 10/06/2024. Informações: www.antoniomartins. rn.gov.br, pmam.cpl@gmail.com e www.bbmnetlicitacoes.com.br. Antônio Martins/RN, 23 de Maio 2025.

Francisco Reginaldo de Oliveira –Secretário de Obras, Infraestrutura e Urbanismo

Comitiva vai percorrer o "Caminho das Águas" para reforçar segurança hídrica no semiárido
Divulgação - MIDR
Da Re Dação

Missão ao oriente Médio pode atrair r$

6 bilhões para o rn

OPORTUNIDADE / Vice-governador apresenta carteira de projetos no Catar, na Arábia Saudita e nos Emirados Árabes Unidos

Ovice-governador Walter Alves representa o Rio Grande do Norte em missão internacional do Consórcio Nordeste com o objetivo de atrair investimentos para a região. No caso do RN, Walter Alves apresentará uma carteira de projetos visando à atração de R$ 6 bilhões em investimentos ao estado. A viagem iniciada nestas sexta-feira, 23, vai até o dia 31 de maio.

O grupo — composto por representantes dos estados que compõem a região e do governo federal — visitará o Catar, a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos. A missão será chefiada pelo presidente do Consórcio Nordeste, Rafael Fonteles, que é governador do Piauí.

“É uma agenda muito importante para o Rio Grande do Norte e para toda a região. Vamos apresentar aos investidores oportunidades que poderão representar muito em breve mais emprego, desenvolvimento, sustentabilidade e avanço para todo o estado”, afirmou Walter Alves.

O carro-chefe da carteira que será apresentada pelo vice-governador no Catar, na Arábia Saudita e nos Emirados Árabes é composto por dois projetos: o de eficiência energética, cujos in-

vestimentos somam mais de R$ 500 milhões; e o Portoindústria Verde, R$ 5,6 bilhões.

“Será o primeiro portoindústria verde a ser construído no Brasil e é um hub estratégico para a nova economia de baixo carbono. O Porto-indústria Verde nasce com a missão de posicionar o Brasil como referência na transição energética global, por meio da adoção de fontes limpas e renováveis”, destacou ele.

Além desses encontros, será realizada também uma agenda paralela na qual o Governo do RN apresentará outras oportunidades de investimento a empresas dos países visitados. Nesses encontros, o vice-governador também falará sobre os projetos da parceria públicoprivada da Companhia de Águas e Esgotos (Caern) e do Centro de Convenções.

O vice-governador será acompanhado pelo secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico do RN, Hugo Fonseca. Ele explicou que “os fundos de investimentos dos países árabes, — do Catar, da Arábia Saudita e também dos Emirados Árabes Unidos — estão dispostos a investir no Brasil. “Essa missão internacional é superimportante, nesse momento agora que a gente vai expandir o mercado brasileiro e, em especial, o do Nordeste. No caso do Rio Grande do Norte, temos

César Santos

cesar@defato.com

NÃO É SÓ O FIM DA REELEIÇÃO

Ofim da reeleição é unânime. Todos de bom senso acreditam que o advento de 1997, para o presidente Fernando Henrique Cardoso renovar o mandato em 1998 e ficar mais quatro anos no poder central, não trouxe bons resultados à política brasileira ao longo das últimas três décadas. Beleza. Agora, a proposta de emenda à Constituição, aprovada pela CCJ do Senado, traz outras mudanças que precisam ser questionadas. A que mais preocupa são as eleições unificadas para as esferas municipal, estadual e federal. Talvez, e provavelmente, o eleitor brasileiro não está pronto para votar, de uma só vez, para presidente da República, governador, senador (dois votos), deputado federal, deputado estadual, prefeito e vereador. No entanto, o maior desafio é da Justiça Eleitoral. A cúpula do TSE teme um verdadeiro “caos logístico”. O receio é de um “engarrafamento” de processos como registros de candidatura e representações de propaganda, além de expressivos custos operacionais extras. Outra preocupação é com o tempo que cada eleitor vai levar para votar, com nove cargos para escolher de uma só vez. Para dar conta do recado em um só dia, seriam necessárias mais urnas, criar mais zonas eleitorais e ampliar o quadro de servidores. Na parte jurídica, haveria uma enxurrada de ações, representações e recursos eleitorais que sobrecarregariam os tribunais. A Justiça Eleitoral teria enorme dificuldade para processar o sistema com mais de 2 milhões de candidatos disputando a mesma eleição. Os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) enfrentariam outro desafio, uma vez que seriam, ao mesmo tempo, a primeira instância das eleições para cargos estaduais e a segunda instância dos cargos municipais, o que exigiria reforço expressivo na sua estruturação. A PEC que acaba com a reeleição vai à votação no plenário do Senado. Se aprovada, será encaminhada à Câmara dos Deputados. E passaria a valer a partir das eleições de 2030.

uma grande possibilidade de obter novos recursos e investimentos”.

Porto-indústria

Verde

O Porto-indústria Verde que o Governo do RN pretende construir será o primeiro do tipo no Brasil. A obra tem localização geográfica estratégica (A estrutura deverá ser construída em (ponto mais próximo da América Latina para os países da Europa, África e para os Estados Unidos) e contará com uma infraestrutura moderna que garantirá a flexibilidade na movimentação de cargas e o recebimento de navios de vários tamanhos.

A retroárea terá 13.300 hectares e prevê uma Zona de Livre Comércio. Dentre os principais setores que serão atendidos estão a fruticultura, o sal, a mineração, a pesca, o petróleo e gás e energia eólica.

O investimento total estimado para o Porto é de R$ 5,63 bilhões. O projeto possui 7 fases para sua implementação, e atualmente, foi assinada a Parceria entre o Governo do Rio Grande do Norte e o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para estruturação da concessão na modalidade de Parceria Público-Privada. O projeto faz parte do Novo Plano de Aceleração do Crescimento do Governo Federal.

CHAPA

Se depender da vontade do senador Rogério Marinho (PL), a sua candidatura a governador do Rio Grande do Norte terá as companhiasdosenadorStyvenson Valentim (PSDB) e do exprefeito de Natal Álvaro (Republicanos)paraoSenado.Achapa ideal de Rogério, porém, depende de outras conjunturas.

Só tomarei qualquer decisão depois de ouvir o presidente do meu partido”

J or G e do rosÁ rio

Sobre a possibilidade de deixar o Avante para ser candidato a deputado estadual pelo PL

CHAPA II

A governadora Fátima Bezerra (PT) gostaria muito de ter a senadora Zenaide Maia (PSD) como companheira de chapa, tendo Cadu Xavier (PT) encabeçando para governador. É possível? sim. Provável, não. Zenaide está muito inclinada de ficar com o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União).

CHAPA III

Allyson Bezerra tem certeza que será candidato a governador, mas lhe falta segurança para formação de chapa. Ele acredita que Zenaide Maia ocupará uma das duas vagas para o Senado, mas não tem o segundo nome. E se Brasília mandar Zenaide ficar com Fátima, a situação fica embaçada.

ORIENTE MÉDIO

1 2 3 4

A segundA etApA de obrAs do Aeroporto dix-sept rosAdo de Mossoró começa nos próximos dias com ampliação do terminal de passageiros e implantação da estação de tratamento de esgotos (ETE). Investimento da ordem de R$ 50 milhões.

nestA dAtA, eM 2022, o Corredor Cultural de Mossoró ganhava a Praça de Skate “Javan Monte” ao longo da Avenida Rio Branco. Obra da terceira gestão da ex-prefeita Rosalba Ciarlini.

neste doMingo, 25, a tradicional praça “Raimundo Rubira”, no bairro Boa Vista, celebra 65 anos. Construída e inaugurada na gestão do prefeito Antônio Rodrigues de Carvalho.

pArtiu sebAstião sAlgAdo, ícone mundial da fotografia. O mineiro de Aimoré foi mestre na arte de retratar a alma humana e do planeta em preto e branco. Salgado nos deixou aos 81 anos.

O vice-governador Walter Alves (MDB) está em missão no Oriente Médio, na comitiva do Consórcio Nordeste. No Catar, Arábia Saudita e nos Emirados Árabes Unidos ele apresentará oportunidadesdeinvestimentos no Rio Grande do Norte na ordem de R$ 6 bilhões. Alves ficará por lá até o próximo sábado, 31.

PCD

Censo do IBGE aponta que o Rio Grande do Norte tem 285 mil pessoas com deficiência, com maior número em Natal (64.300) e Mossoró (23.450). O Censo também revela que o estado tem 37 mil pessoas com diagnóstico de autismo. Os dados devem provocar os gestores públicos para políticas que promovam a inclusão.

NOME CERTO

O vereador de primeiro mandato Thiago Marques (PSD) não pretende demorar na Câmara Municipal de Mossoró. Em 2026, acredita que se elegerá deputado. É nome certo na disputa.

Vice-governador Walter Alves faz parte da comitiva do Consórcio Nordeste
Carmem Felix

Saiba o que muda com a nova política de ensino a distância do Brasil

EaD / MEC revisou as regras para garantir a qualidade dos serviços e o desenvolvimento da aprendizagem

daniela n ogueira

Especial

OMinistério da Educação (MEC) revisou as regras para a oferta de educação a distância (EaD) nos cursos do ensino superior com o objetivo de garantir a qualidade dos serviços e o desenvolvimento da aprendizagem de todos os estudantes.

O governo federal, após meses de discussão com os setores envolvidos

Os cursos de graduação podem ser oferecidos em três formatos:

1 - Cursos presenciais: com pelo menos 70% da carga horária em atividades presenciais, com a presença física de estudantes e professor nas aulas; atividades em laboratórios físicos; frequência a estágios presenciais;

2 - Cursos em EaD: oferta majoritária de carga horária a distância, composta por aulas gravadas e atividades em plataformas digitais de ensino. Porém, o decreto impõe o limite mínimo de 10% da carga horária do curso em atividades presenciais; e, no mínimo, 10% em atividades síncronas mediadas.

3 - Cursos semipresenciais: criado pelo novo decreto, é composto obrigatoriamente por carga horária de 30% de atividades presenciais; e, no mínimo, 20% em atividades síncronas mediadas;

- atividades presenciais físicas (estágio, extensão, práticas laboratoriais);

- atividades síncronas mediadas: devem ser realizadas com, no máximo, 70 estudantes por docente ou mediador pedagógico e controle de frequência dos estudantes;

Tipos de atividades

A nova política uniformiza as seguintes defini -

ções: Atividades presen -

– como gestores da área educacional, especialistas, conselhos federais e representantes das instituições de educação superior – publicou nesta semana o decreto que trata do tema.

A Agência Brasil explica o que muda com a nova política de EaD.

Formatos dos cursos

A partir do novo marco regulatório da educação a distância, nenhum curso de bacharelado, licenciatura e tecnologia poderá ser 100% a distância.

ciais: realizada com a participação física do estudante e do docente em lugar e tempo coincidentes;

Atividades assíncronas: atividade de EaD na qual o estudante e o docente estejam em lugares e tempos diversos; Atividades síncronas: atividade de EaD na qual o estudante e o docente estejam em lugares diversos e tempo coincidente;

Atividades síncronas mediadas: atividades interativas, com grupo reduzido de estudantes, apoio pedagógico e controle de frequência. Neste tipo de atividade, os estudantes e o docente estão em lugares diversos e tempo coincidente (ao vivo). O objetivo é garantir a efetiva interação no processo de ensinoaprendizagem.

Proibições em EaD

De acordo com o decreto, os cursos superiores de medicina, direito, odontologia, enfermagem e psicologia só poderão ser ofertados no formato presencial. O MEC justifica que a necessidade de realização de atividades práticas, laboratórios presenciais e estágios torna a formação nesses casos “incompatível com o formato da educação a distância”.

Pela portaria 378, o curso de medicina terá de ser integralmente ofertado por meio de atividades presenciais, vedada qualquer car-

ga horária a distância.

O mesmo documento detalha que os outros quatro cursos de graduação (direito, odontologia, enfermagem e psicologia) poderão ter, no máximo, 30% da carga-horária em atividades a distância.

Cursos semipresenciais

Para o formato semipresencial, também chamado híbrido, o MEC estipulou na portaria 378 que cursos de licenciaturas, que formam professores, e de áreas como as de saúde e bem-estar também não poderão ser ofertados 100% no remoto. Estes cursos deverão ser somente em dois formatos: presencial ou semipresencial.

Os cursos classificados nesta nova portaria que regulamenta o decreto são das seguintes áreas: educação, ciências naturais, matemática e estatística; saúde e bem-estar; engenharia,

produção e construção; e agricultura, silvicultura, pesca e veterinária.

São exemplos de cursos nesta situação: fisioterapia, farmácia, educação física, medicina veterinária, biomedicina, fonoaudiologia e nutrição.

Posteriormente, a pasta poderá definir outras áreas de cursos vedados para EaD.

Infraestrutura física

Em relação ao local, as atividades presenciais dos cursos de ensino superior das modalidades semipresencial e à distância podem ser ofertadas tanto na sede física da instituição como em seus campi (fora de sede e de seus polos EaD).

O polo EaD deve funcionar como um espaço acadêmico para o efetivo apoio ao estudante. Por este motivo, a infraestrutura física e tecnológica deve ser adequada às especificidades de cada curso ofertado.

Há também a exigência de infraestrutura mínima como: sala de coordenação; ambientes para estudos; laboratórios (quando aplicável); acesso à internet.

Além disso, não será permitido o compartilhamento de polos EaD entre instituições de ensino superior diferentes.

Prazo de adaptação

As instituições de educação superior terão prazo de até dois anos para adequar gradualmente os cursos às novas regras.

Nesta transição, devem ser garantidos os direitos dos estudantes. É responsabilidade da instituição de educação superior assegurar a continuidade da oferta do curso no formato EaD até a conclusão das turmas em andamento.

Estudantes do EaD

A partir da nova norma, todos os estudantes matri-

culados em cursos que não poderão mais ser ofertados 100% on-line terão assegurado seu direito de conclusão do curso no formato EaD, desde que seja o formato escolhido no ato de matrícula.

Provas presenciais

Cada disciplina dos cursos de graduação a distância deverá ter, pelo menos, uma avaliação presencial. No momento da avaliação, a instituição de ensino deve verificar a identidade dos estudantes para evitar fraudes.

Esta avaliação presencial deve ser a maior na composição da nota final do estudante para atestar se o aluno foi aprovado ou não naquela disciplina.

Segundo o MEC, o objetivo da exigência é incentivar o desenvolvimento de habilidades discursivas de análise e síntese ou que possuam natureza de atividade prática.

Cícero Oliveira - UFRN
Ministério da Educação revisou as regras para a oferta de educação a distância

Mais de 55 mil candidatos farão provas neste domingo para a Saúde

OPORTUNIDADE | Só na região de Mossoró são quase 9 mil candidatos que disputam as 565 vagas ofertadas

Concurso vai preencher mais de 560 vagas na rede de saúde pública do Rio Grande do Norte

As provas do concurso público para o provimento de 565 vagas na Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte serão realizadas neste domingo, 25. A aplicação das avaliações ocorrerá nas cidades de Natal, Caicó, João Câmara, Macau, Mossoró, Nova Cruz, Pau dos Ferros, Santa Cruz e São José de Mipibu. Com mais de 55 mil inscritos, a seleção está dividida em dois editais, com aplicação em dois turnos.

Os candidatos inscritos no Edital 01/2025, voltado para cargos de nível médio e técnico, farão as provas no turno matutino, com duração de 4 horas, das 8h às 12h.

A avaliação será composta por 60 questões objetivas, distribuídas entre as disciplinas de Língua Portuguesa, Legislação do SUS, História e Aspectos Geopolíticos do RN, Regime Jurídico Único do RN e conhecimentos específicos do cargo.

O edital abrange funções como assistente técnico em saúde, técnico de enfermagem, técnico em radiologia, técnico de laboratório, entre outras.

Já os candidatos do Edi-

SA GEOGRAFIA E O CINEMA BRASILEIRO

tal 02/2025, que concorrem a cargos de nível superior, farão as provas no turno da tarde, das 15h às 20h, com duração total de 5 horas. Além das 60 questões objetivas com conteúdo semelhante ao do edital anterior, os concorrentes também enfrentarão uma prova discursiva, que consistirá na elaboração de um texto dissertativo sobre tema ligado à área da Saúde Pública. Entre os cargos de nível superior estão enfermeiro, médico, fisioterapeuta, psicólogo, assistente social, entre outros.

ORIENTAÇÕES

A Secretaria de Estado da Administração, responsável pela condução do certame em parceria com a Sesap-RN, reforça que os candidatos devem chegar aos locais de prova com, no mínimo, 60 minutos de antecedência em relação ao horário previsto para o início da aplicação. Para acesso às salas, é obrigatória a apresentação de documento oficial com foto, cartão de inscrição e caneta esferográfica de tinta azul ou preta, fabricada em material transparente, conforme estabelecido no

edital. Após o fechamento dos portões, não será permitida a entrada de candidatos.

A organização do concurso recomenda ainda que os participantes levem lanche leve e água, evitando o uso de celulares, relógios ou quaisquer dispositivos eletrônicos, cujo porte pode acarretar eliminação imediata.

DISTRIBUIÇÃO DAS INSCRIÇÕES

O concurso atraiu 55.108 inscritos, sendo 28.762 para cargos de nível médio/técnico e 26.346 para nível superior.

A 7ª Região de Saúde, com sede em Natal, lidera em número de candidatos: são 33.441 inscritos. Em seguida vêm a 2ª Região (Mossoró), com 8.998, e a 4ª Região (Caicó), com 3.702.

Na outra ponta, a 8ª Região (Assú) teve o menor número de inscritos, com 922 candidatos. João Câmara (3ª Região) registrou 961 inscrições, enquanto Santa Cruz (5ª Região) teve 1.607.

Pau dos Ferros (6ª Região) recebeu 3.165 inscritos e São José de Mipibu (1ª Região), 2.312.

Ocinema brasileiro vive um momento significativo no cenário internacional. Filmes como “Ainda Estou Aqui”, do diretor Walter Salles, “O Último Azul”, dirigido por Gabriel Mascaro, e “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, têm se destacado, mostrando que o cinema nacional resiste, apesar de uma indústria que não costuma valorizar filmes produzidos no Sul Global. Diante disso, qual é a relação do cinema com a Geografia?

A Geografia Cultural é uma subdivisão da Geografia Humana que busca compreender como os grupos sociais organizam, percebem, representam e transformam os espaços que habitam, levando em conta seus valores, símbolos, práticas e memórias coletivas. O cinema brasileiro, ao longo de seus mais de 100 anos de história, mostra muito além da pirotecnia do cinema dos grandes estúdios. O cinema brasileiro se constitui como memória de um povo que deseja falar e ser ouvido. Para o geógrafo Paul Claval: “Na medida em que a lembrança das ações coletivas funde-se aos caprichos da topografia, às arquiteturas admiráveis ou aos monumentos criados para sustentar a memória de todos, o espaço torna-se território.” e o território se torna lugar de poder de um povo que se manifesta por meio de suas tradições, de sua cultura. A cinematografia brasileira nos faz refletir sobre a violência, a juventude, o crime organizado e a ausência do Estado em filmes como “Cidade de Deus” e “Tropa de Elite”; faz-nos identificar o espaço vivido, e como ele nos modifica e é modificado por nossos

MENTORIA QUE INSPIRA E ORIENTA

nos faz questionar a

conflitos, crenças e identidades no filme “Deus e o Diabo na Terra do Sol”; faz-nos orgulhar da resiliência de um povo em preservar sua história e sua forma de existir na obra “Bacurau”. Como dizia o grande cineasta brasileiro Glauber Rocha: “Continuo fechado com minhas posições de um cinema terceiro-mundista. Um cinema independente do ponto de vista econômico e artístico, que não deixe a criatividade estética desaparecer em nome de uma objetividade comercial e de um imediatismo político.”. Um cinema de lugar, que se identifica e se relaciona profundamente com o que é visto na tela. Um cinema de território, que luta para defender o que é seu e a soberania de um povo que deseja expressar o que sente por meio da arte. Para finalizar, a Geografia é uma ferramenta crítica que nos ajuda a observar o mundo e entender nossa relação com o espaço. É um instrumento de cidadania, fundamental para a compreensão das Ciências Humanas, que vai muito além de uma prova como o ENEM, pois nos faz questionar a realidade em que vivemos e nos identificar como agentes transformadores.

Viva a Geografia, viva o cinema, viva a arte brasileira!

Médico formado, aprovado três vezes no ENEM em medicina e atual diretor de Desempenho e Inovação do Grupo Medway e do Colégio Simples, Matheus Cartaxo conduziu uma mentoria exclusiva com os alunos do Ensino Médio. No encontro, compartilhou métodos eficazes de estudo e estratégias que realmente funcionam para quem deseja alcançar grandes resultados. Uma oportunidade enriquecedora que reforça o compromisso do Simples com a excelência e o protagonismo acadêmico.

BOAS-VINDAS QUE ACOLHEM

No Colégio Simples, o cuidado com cada detalhe começa logo na entrada. Nossos alunos são recebidos com carinho e atenção, em um ambiente onde o afeto e o respeito fazem parte da rotina. Essa recepção acolhedora ajuda a criar vínculos e reforça o sentimento de pertencimento que nos move todos os dias.

cidadania, fundamental para a compreensão das Ci-

FOCO NO DESEMPENHO

O diretor pedagógico Elton Gomes e o diretor geral e professor Hugo Gomes se reuniram com pais de alunos para apresentar dados e acompanhar de perto o desempenho individual dos estudantes. No Colégio Simples, o diálogo com as famílias é prioridade e faz parte de uma gestão que valoriza resultados, transparência e evolução contínua.

Morre Sebastião Salgado, o ícone mundial da fotografia

DANIELLA ALMEIDA

Repórter da Agência Brasil

Ofotógrafo Sebastião Salgado morreu nesta sextafeira, 23, aos 81 anos em Paris. A informação foi dada pelo Instituto Terra, organização não governamental fundada pelo fotógrafo:

“Sebastião foi muito mais do que um dos maiores fotógrafos de nosso tempo. Ao lado de sua companheira de vida, Lélia Deluiz Wanick Salgado, semeou esperança onde havia devastação e fez florescer a ideia de que a restauração ambiental é também um gesto profundo de amor pela humanidade. Sua lente revelou o mundo e suas contradições; sua vida, o poder da ação transformadora.” Autor de diversos ensaios fotográficos, livros e exposições fotográficas itinerantes, ele tinha como marca de seus trabalhos as imagens em preto e branco de registros de paisagens, animais e povos

dos lugares visitados, em diversos continentes, por décadas.

Além das belezas da natureza, a estética em luz e sombras retratavam a cultura e tradições de povos originários; populações marginalizadas, a dignidade humana; a dor e a resiliência dos povos; as condições de trabalho, o desalojamento em massa de pessoas devido à pobreza, repressão ou guerras.

BIOGRAFIA

Sebastião Ribeiro Salgado Júnior nasceu em vila de Conceição do Capim, distrito do município de Aimoré (MG), no Vale do Rio Doce, em 1944. Mas vivia em Paris (FR), desde o fim da década de 1960. Em 1969, a partir do endurecimento do regime militar, ele e a esposa, Lélia Wanick Salgado, decidiram deixar o Brasil e se exilar na França.

De acordo com o portal Brasil Memória das Artes da Fundação Nacional de Artes (Funarte), antes de ser o fotógrafo contemporâneo, ele

LENTE / Mestre na arte de retratar a alma humana e do planeta em preto e branco

obteve o mestrado em economia pela Universidade de São Paulo, em 1968, e se tornou doutor pela Université de Paris, em 1971.

Sebastião Salgado trabalhou como secretário da Organização Internacional do Café, em Londres, entre 1971 e 1973, antes de retornar a Paris e passar a fotografar profissionalmente para a agência Sygma, em 1974. Transferiu-se no ano seguinte para a agência Gam-

ma, iniciando a documentação sobre as condições de vida dos camponeses e índios latino-americanos. Esse trabalho o tornaria mundialmente conhecido.

Em 1979, deixou a Gamma pela agência Magnum, que chegou a presidir e onde permaneceu até 1994. No mesmo ano, criou a Amazonas Imagens com sua esposa.

PRÊMIOS

Entre os prêmios interna-

Sebastião Salgado morreu nesta sextafeira, 23, aos 81 anos em Paris

cionais, Sebastião Salgado foi contemplado com o prêmio Eugene Smith (EUA), em 1982. Também conquistou World Press (Holanda, 1985), o prêmio Oscar Barnack (Alemanha, 1985 e 1992), o prêmio Erna e Victor Hasselblad (Suécia, 1989), e o prêmio de Fotojornalismo do International Center of Photography (EUA, 1990).

Recebeu ainda diversas outras honrarias, sendo re-

presentante especial da Unicef e membro honorário da Academia das Artes e Ciências dos Estados Unidos.

É autor dos livros Sahel: L’Homme en détresse (1986); Autres Amériques (1986); An Uncertain Grace (1990); Sebastião Salgado: As Melhores Fotos (1992); In Human Effort (1993); Workers (1993); La main de l’Homme (1993); Terra (1997); Serra Pelada (1999); Outras Américas (1999); Êxodos (2000); O Fim da Pólio (2003); O Berço da Desigualdade (2005) e África (2007).

O filme O Sal da Terra acompanha o célebre fotógrafo e registra algumas de suas viagens. Em agosto de 2023, a mostra Trabalhadores expôs 150 fotografias de Sebastião Salgado. Em abril de 2023, 15 quadros produzidos pelo fotógrafo brasileiro, avaliados em quase R$ 1 milhão, foram reincorporados ao patrimônio da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

Reprodução

Mossoró

Jornal de Fato • SÁBADO, 24 DE MAIO DE 2025

Mossoró tem a maior proporção de pessoas com deficiência do RN

CENSO / A cidade apresentou índice de 9,1% da população com alguma deficiência

EDINALDO MORENO Da Redação

OCenso Demográfico 2022 identificou no Rio Grande do Norte 285,3 mil de pessoas com deficiência com 2 anos ou mais de idade. O número equivale a 8,8% da população. A nova publicação com dados do Questionário da Amostra do Censo Demográfico 2022, destacando os perfis sociodemográfico e educacional das pessoas com deficiência e daquelas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), publicada pelo Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE), apontou que Mossoró tem a maior proporção de PCDs entre os municípios potiguares com mais de 100 mil habitantes.

De acordo com o levantamento divulgado nesta sexta-feira (23), Mossoró apresentou o maior percentual com 9,1%. Em números absolutos, são 23.425 pessoas com algum tipo de deficiência residindo na segunda maior cidade do estado, sendo 13.945 mulheres (10%) e 9.930 homens (8,1%). Em seguida aparecem Natal (8,7%), São Gonçalo do Amarante (8,8%) e Parnamirim (6,1%). A capital potiguar registrava 64.300 pessoas com deficiência. O número de homens era de 26.163, enquanto o de mulheres chegava a 38.136.

“Esses resultados evidenciaram diferenças importantes entre os territórios e entre os sexos, com destaque para as mulheres, que apresentaram percentuais mais elevados em todas as localidades analisadas”, destacou o IBGE.

A pesquisa mostrou ainda que o Rio Grande do Norte apresentou percentuais mais

elevados de dificuldades funcionais permanentes em comparação com o Brasil em todas as categorias: enxergar (4,8% no RN contra 4,0% no Brasil), ouvir (1,5% contra 1,3%), andar (3,0% contra 2,6%), pegar objetos (1,5% contra 1,4%) e dificuldades mentais (1,7% contra 1,4%).

Em relação ao Nordeste, o RN apresentou resultados muito similares ou ligeiramente inferiores, exceto para a limitação mental, cuja taxa no RN (1,7%) superou a média da região (1,6%).

Em Mossoró, esses percentuais de limitação para enxergar e para andar ou subir foram ligeiramente superiores (4,7% e 3,2%, respectivamente), enquanto Parnamirim registrou os menores valores para todas as categorias, especialmente dificul-

DADOS DE MOSSORÓ

Número de pessoas e percentual de residentes de 2 anos ou mais de idade, total e pessoas com deficiência, por sexo e grupos de idade

Total: 23.425

Homens: 9.930

Mulheres: 13.495

Pessoas residentes de 2 anos ou mais de idade, total e pessoas com deficiência, por cor ou raça

Total: 9,1

Branca: 9,0

Preta: 11,3

Amarela: 8,5

Parda: 8,7

Indígena: 11,9

Percentual de pessoas de 2 anos ou mais de idade com deficiência, por dificuldades funcionais

Enxergar, mesmo usando óculos ou lentes de contato: 4,7

Ouvir, mesmo usando aparelhos auditivos: 1,8

Andar ou subir degraus, mesmo usando prótese ou outro aparelho de auxílio: 3,2

Pegar pequenos objetos, como botão ou lápis, ou abrir e fechar tampas de garrafas, mesmo usando aparelho de auxílio: 1,8

dade para ouvir (0,9%). São Gonçalo do Amarante apresentou a maior proporção de pessoas com dificuldade para enxergar (5,3%).

Para múltiplas dificuldades (2 ou mais), no comparativo nacional, o Rio Grande do Norte apresentou a proporção de 2,3%, com prevalência de deficiência acima da média brasileira de 2,0% e praticamente equivalente ao Nordeste 2,4%. Conforme observado, em Natal, o percentual foi similar, 2,4%. Mossoró apresentou percentual levemente superior na categoria de múltiplas dificuldades, com 2,6%.

Já Parnamirim teve o menor índice (1,5%). Os dados demonstraram que a maioria das pessoas com deficiência relatou apenas uma limitação funcional, embora a pro-

Se comunicar, realizar cuidados pessoais, trabalhar ou estudar por causa de alguma limitação nas funções mentais: 1,9

Número de pessoas e percentual de residentes de 2 anos ou mais de idade com deficiência por quantidade de dificuldades funcionais

1 dificuldade: 16.734

2 ou mais dificuldades: 6.692

Percentual de domicílios particulares permanentes com pessoas com deficiência

Domicílios com adultos OU crianças com deficiência: 20,95

Domicílios com adultos E crianças com deficiência: 0,58

Apenas adultos com alguma deficiência: 19,28

Apenas crianças com alguma deficiência: 1,09

População residente, total e percentual, diagnosticada com autismo, por sexo

Total: 3.527

Homens: 2.342

Mulheres: 1.185

Fonte: IBGE

Censo Demográfico

@jornaldefato /jornaldefatorn @defato_rn

porção de múltiplas dificuldades tenha sido relevante e similar em algumas localidades.

No Rio Grande do Norte, a prevalência de deficiência entre pessoas de 2 anos ou mais (8,8%) foi superior à média nacional (7,3%) e ligeiramente maior que a do Nordeste (8,6%). Observouse que, em quase todos os recortes por cor ou raça, o RN apresentou valores mais altos do que o Brasil, destacando-se as pessoas pretas (11,2% no RN contra 8,6% no Brasil) e amarelas (11,6% no RN contra 6,6% no Brasil).

Em comparação ao Nordeste, o RN teve valores similares, mas ainda ligeiramente maiores em alguns grupos, indicando maior carga de deficiência em termos

proporcionais. Em São Gonçalo do Amarante, a prevalência chegou a 15,4% entre indígenas. Mossoró se destacou com 11,9% entre indígenas e 11,3% entre pretos.

AUTISMO

Mossoró também apresentou os percentuais mais elevados entre os homens relacionados ao autismo. Segundo a pesquisa, o índice foi de 1,9%, superando o registrado em Natal (1,8). Natal se destacou com a maior prevalência (1,4%) relacionada ao autismo, seguida de Mossoró, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante (todas com 1,3%).

O Rio Grande do Norte apresentou, em 2022, uma taxa de 1,1% da população diagnosticada com autismo, levemente inferior à média

Em números absolutos, Mossoró contabilizava mais de 23 mil pessoas com deficiência

do Brasil (1,2%) e idêntica à do Nordeste. Em números absolutos, o estado registrou 37.625 pessoas com diagnóstico, com maior proporção entre os homens (1,5%) do que entre as mulheres (0,8%).

Os dados por faixa etária no estado indicaram que a proporção de pessoas com diagnóstico de autismo foi mais elevada entre crianças e adolescentes, com destaque para meninos de 5 a 9 anos (4,2%) e de 0 a 4 anos (3,0%). Entre as meninas, os maiores percentuais também ocorreram nas idades iniciais, mas com valores significativamente mais baixos: 1,3% de 0 a 4 anos e 1,2% de 5 a 9 anos. A prevalência tendeu a diminuir com o avanço da idade em ambos os sexos, mantendo-se abaixo de 1% a

Número de domicílios com PCDs no RN supera a média nacional

O Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE) também mostrou que o Rio Grande do Norte apresentou percentuais de domicílios com pessoas com deficiência superiores à média nacional (21,21% contra 16,84%) e ligeiramente acima da média do Nordeste (20,44%). Esse padrão sugere uma maior prevalência ou identificação de pessoas com deficiência no estado.

Entre os municípios potiguares destacados, Parnamirim tem os menores percentuais em todas as categorias, com 14,93% de domicílios com pessoas com deficiência. Em contrapartida, São Gonçalo do Amarante apresenta o maior percentual de domicílios com adultos e crianças com deficiência (0,79%) e também a maior proporção de residências com apenas crianças com deficiência (1,37%), in-

dicando desafios específicos para políticas públicas locais. Em Mossoró, o índice de domicílios com adultos ou crianças com deficiência chegou a 20,95%. Já domicílios com adultos e crianças com deficiência era de 0,58, enquanto que de apenas adultos com alguma deficiência era de 19,28. Por fim, apenas crianças com alguma deficiência, o percentual foi de 1,09.

Gente De fato

MARILENE PAIVA

marilene.paiva@gmail.com

Hoje todos os vivas para a matriarca Alene Maria de Barros Pinheiro que apaga velinhas e ganha o amor dos filhos André, Luciana, Mário Jr e Marilene. Nossa Senhora abençoe infinitamente!

vai chegar. Momentos de muitas emoções nos gardens do Hotel Thermas. É Menino!

Na estreia de seu podcast Feedback na Rádio Difusora, Carlos Araújo recebeu o médico oncologista Dr. Emiliano Costa da Liga do Câncer e Cláudio Ctec, paciente ecológico. Juntos contaram a história de Cláudio, uma história de amor à vida, luta e superação.

INTERINA

A Diretora do Larem, Fafá Rosado, recebendo Magaly Bezerra, diretora do Lacem, laboratório Central, em Natal, e o esposo Secretário de Saúde. Dr. Alexandre Motta.

O meu passado é tudo quanto não consegui ser. Nem as sensações de momentos idos me são saudosas: o que se sente exige o momento; passado este, há um virar de página e a história continua, mas não o texto.”

Todos os vivas e votos de luz para os aniversariantes de hoje: Alene Maria de Barros Pinheiro, Maria Helena Machado, Rodrigo Emanoel, Suzany Domingos, CHAMPANHE NO GELO

Maria Luíza, Claudinha Pinto, Itamar de Godoy, Márcio Régio, Elza Fontes, Aília Fernandes e Anderson Melo. Felicidades!

STITCH, O FILME

E a Disney lançou o Live Action de Stitch & Lilo. Por aqui, nas salas do Multicine Partage Mossoró. Vale a sessão pipoca do fim de semana.

TEM FEITO MUITO SUCESSO EM NATAL

Deleite Bolos é o nome da confeitaria que fica entre Capim Macio e Ponta Negra, e que faz o maior sucesso. Andréia Fausto, a pâtisserie, comanda a casa que é uma das mais charmosas da cidade, com uma decoração única e bolos maravilhosos. Tudo de extremo bom gosto, com decoração assinada por Chrystian de Saboya, que já perdeu a conta de quantos points já assinou na capital do Rio Grande do Norte. Deleite é um sucesso verdadeiramente!

O casal João Almeida e Luana Santos dividiu com amigos a revelação do baby que
Ele é destaque em tudo o que realiza. O programador, CEO da Beta Sistemas, Charles Paiva Segundo ao lado do professor Alessandro Vieira na Vox to You. Parabéns, meus amores!

Jean Rodrigues

i nstagram e Facebook @colunistajeanrodrigues

empresarial do Restaurante

Happy birthday, Mayra Maia, filha do casal Marciana Rafael e Medeiros Maia. Parabéns na praia de São Cristóvão, festa dia 15 no residencial os Maias Granvile.

Duplo aniversário ontem, mãe

Edineide Gomes e filha Sílvia Patrícia, Bacharel em Direito, mãe das princesas Lavínia e Letícia. Desejo-te vida nestes 3.7, morena amiga.

Todo menino é um rei. Rafael Couto, 8 anos, aluno do Educandário, filho da fisioterapeuta do CER II - Dra. Mayanna Clara, neto do casal professor Lauro e Marlete.

Top de linha a Academia Fit. Moderna, climatizada, equipada e com Personal Trainer. Casal empresário Oliveira Filho e Camila anfitrionando convidados no coquetel inaugural. No 1° andar, em frente à Rádio FM. Sucesso, amigos!

Prefeito Souza Neto esteve com o deputado federal Robson Faria na Marcha dos prefeitos a Brasília. Garantiu recursos pra construção do Centro Cultural Miramar, em Areia Branca.

Operação Sorriso realiza 8ª edição em Mossoró

Ação humAnitáriA / A ação humanitária conta com o apoio de universidades, instituições públicas e privadas, bem como de instituições sem fins lucrativos

Apartir da próxima segunda-feira, 26, o Ambulatório do Hospital Regional da Mulher Parteira Maria Correia será o espaço utilizado para a realização da triagem dos pacientes com fissura labiopalatina que se inscreveram para participar da 8ª edição da Operação Sorriso em Mossoró. As cirurgias serão realizadas a partir do dia 28, no local.

A Operação Sorriso é uma das maiores organizações médicas voluntárias do mundo, que realiza atendimentos e cirurgias gratuitas para crianças e adultos com fissura labial e fenda palatina. A ação humanitária chega a Mossoró com o apoio de empresas nacionais e também de órgãos e instituições públicas e privadas da cida-

de, como é o caso do Governo do RN, Prefeitura de Mossoró, Albergue de Mossoró e também do Hospital Wilson Rosado.

A 8ª edição da ação humanitária será especial, pois ela será a primeira edição realizada no Brasil que será liderada por mulheres. A iniciativa faz parte do programa "Mulheres na Medicina", no qual serão reunidas mais de 50 profissionais de saúde, todas mulheres, que vão liderar a ação. O programa simboliza o fortalecimento da presença feminina na medicina e o poder transformador da liderança das mulheres na saúde pública.

A escolha do Hospital da Mulher como sede do programa cirúrgico é carregada de significado. O espaço, já dedicado à saúde feminina,

agora será o cenário de uma iniciativa que une cuidado, empoderamento e formação de lideranças, mostrando que as mulheres não apenas transformam vidas por meio da medicina, mas também moldam o futuro do setor.

Além das cirurgias, o programa contará com uma série de palestras e atividades educativas abordando temas como o papel da mulher na medicina, avanços em nutrição, pesquisa científica liderada por mulheres e cuidados integrais.

Durante toda a semana, pacientes de várias de cidades dos estados do Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba, Piauí, Alagoas e Pernambuco estarão participando da ação. Assim como ocorreu nas últimas sete edições da Operação Sorriso, o Albergue de Mos-

Lara e Kasia. Meus vivas à loira da família forte.

Conheça a nova e moderna Clínica José Bento, excelência em odontologia integrada. Atende de segunda a sábado, manhã e tarde, no Centro de Areia Branca.

soró Edson Oliveira (Albem) garantirá o alojamento dos pacientes e dos seus acompanhantes que moram em outras cidades.

A expectativa da instituição é que cerca de 120 pessoas fiquem alojadas no Albem durante os próximos dias. Além dos pacientes e acompanhantes da Operação Sorriso, o Albergue de Mossoró manterá o seu funcionamento, acolhendo os acompanhantes de pacientes que estão internados nos hospitais de Mossoró. “Nós vamos manter o nosso funcionamento normal. Vamos acolher os acompanhantes, vamos abrir o Brechó e a Lojinha. Vamos funcionar normalmente todos os dias”, informou Elizabeth Duarte, membro da diretoria do Albem.

Operação Sorriso inicia na próxima segunda-feira, 26, com a triagem das pessoas que têm fissura labiopalatina

Uern disponibilizará intérpretes para atuar durante a Operação Sorriso

Profissionais de saúde de 10 países estarão envolvidos na 8ª edição da Operação Sorriso, que acontece a partir da próxima segunda-feira, 26, em Mossoró. Atuando como parceira da ação humanitária, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte disponibilizará intérpretes que realizarão a conexão entre os profissionais brasileiros e estrangeiros.

“A Uern está participando como parceira tanto na parte estrutural da parte formativa como também por meio dos alunos do Departamento de Línguas Estrangeiras, da Fasso, FACS, Faen e dos cursos de enfermagem dos campi de Caicó e Pau dos Ferros. Eles vão atuar como voluntários, observadores externos e intérpretes”, explicou Renata Janice, que coordena a gestão acadêmica do Hospital da Mulher pela Uern.

Família
FARTOT, Leomar Souza e Manuel com os filhos Ryan e Milla Souza, na festa de formatura de Milla em Engenheira de Produção. Ao sucesso, amiga!
Chuva de bênçãos hoje, 24, em Mossoró para a viúva Elza Fontes. Mãe de Karol, Rebeca, Kátia,
Divulgação/PMM

sábado,

Vacinação contra gripe é ampliada na Uern em resposta à alta de casos de síndromes respiratórias

Vacinação contra a gripe em andamento na sala de imunização da Faculdade de Enfermagem da Uern, que funciona em horário estendido e registra alta procura da população

Projeto Uern

Vacina Mossoró leva imunização a toda a cidade com protagonismo estudantil e ações

Além da estrutura fixa em horário estendido, a Faen realiza campanhas itinerantes em empresas, escolas e espaços públicos por meio do projeto de extensão Uern Vacina Mossoró. “Só nossa sala aplica mais de 5 mil doses por ano. É uma média semelhante à de cidades pequenas do Rio Grande do Norte”, pontua Rafael.

As próximas ações incluem participação em

evento no Parque Municipal de Mossoró, no domingo (1º de junho), e, no Dia das Mães, atuará em parceria com o Colégio Sagrado Coração de Maria. Na semana seguinte, a equipe volta ao Campus de Mossoró, mantendo o esforço contínuo de cobertura vacinal na cidade.

O projeto também conta com a forte participação dos estudantes de Enfermagem, que atuam direta-

itinerantes

mente como vacinadores, registradores e organizadores das ações. “A primazia é estudantil. Eles são protagonistas. A gente atua como suporte técnico para garantir segurança e autonomia”, completa o professor.

Por fim, Rafael deixa um apelo à população: “Vacina salva vidas. Temos uma história de erradicação de doenças no Brasil por meio da vacinação.

Não caiam em discursos anticiência. Vacinar-se é um ato de responsabilidade coletiva. Faça isso por você, por sua família e pela sociedade brasileira”.

Com localização estratégica no centro da cidade e um horário de atendimento que contempla trabalhadores, a Uern reafirma seu compromisso com a saúde pública e o fortalecimento da cultura de vacinação.

Mobilização / Faen intensifica cobertura vacinal em Mossoró com atendimento noturno, vacinação itinerante e envolvimento estudantil

NATHAN FIGUEIREDO

Especial para o De Fato

Diante do avanço dos casos de síndromes respiratórias agudas graves no país, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), por meio da Faculdade de Enfermagem (Faen), ampliou a vacinação contra a gripe para toda a população acima de seis meses de idade. A unidade, localizada no bairro Centro de Mossoró, funciona como ponto fixo de imunização de segunda a quinta-feira, das 17h às 20h, com atendimento voltado especialmente a quem não pode comparecer aos postos durante o horário comercial.

O professor Rafael Soares, diretor da Faen, destaca que o cenário atual é de alerta. “Até a semana epidemiológica 20, que vai de 11 a 17 de maio, o Brasil registrou quase 60 mil casos de síndrome respira -

tória aguda grave. A maior parte é decorrente do vírus da influenza, sobretudo a cepa H3N2, que tem sido a mais prevalente neste momento.”

A vacina ofertada é a trivalente, que protege contra H1N1, H3N2 e um subtipo de influenza B — os principais vírus em circulação. Além da vacina contra a gripe, a sala da Faen também oferece todas as imunizações do Programa Nacional de Imunizações (PNI), exceto a BCG. A vacina contra a Covid-19 também está disponível gratuitamente. Desde que a vacinação foi liberada para toda a população, a procura tem sido intensa. “A adesão cresceu bastante. Nossa sala está lotada, nossas ações em empresas também têm tido uma ótima resposta. Estamos levando vacina até os locais de trabalho para facilitar o acesso de trabalhadores e trabalhadoras”, afirma o professor.

o papel estratégico da universidade na vacinação contra a gripe em Mossoró

Professor Rafael Soares, diretor da Faculdade de Enfermagem da Uern, destaca
Uern

Monitoramento de presos com tornozeleiras receberá aporte de R$ 4,1 milhões no RN

SiStema priSional / Administração Penitenciária potiguar informou que foram destinados R$ 1,6 mi para contratação de equipes multidisciplinares e mais R$ 2,5 mi para o monitoramento

Omonitoramento eletrônico de presos do regime semiaberto no Rio Grande do Norte terá sua estrutura ampliada por meio de parceria do Estado com o Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN). Foram destinados R$ 1,6 milhão para contratação de equipes multidisciplinares, mediante projeto já em fase de execução pela Secretaria da Administração Penitenciária (SEAP), e mais R$ 2,5 milhões para o monitoramento em 2025.

O assunto foi tratado em reunião realizada nesta semana, no Centro Administrativo, em Natal, entre o secretário da Administração Penitenciária, Helton Edi, o coordenador de Gestão Orçamentária da Diretoria de Cidadania e Políticas Penais da SENAPPEN, Leonardo Chacon, e o coordenador Nacional de Monitoração Eletrônica da SENAPPEN, Marcos Rocha.

A equipe multidisciplinar será composta por 14 profissionais e vai oferecer assistência jurídica, assistência social e psicológica para os indivíduos monitorados. “Na SENAPPEN estamos dando destaque à com-

posição da equipe multidisciplinar da monitoração, para um acompanhamento individualizado. Dessa forma, conseguimos promover a ressocialização e combater a reincidência criminal”, disse Marcos Rocha.

Após a reunião, os representantes da SENAPPEN realizaram uma visita técnica às instalações da Central de Monitoramento Eletrônico (CEME), em Neópolis, guiados pelo diretor David

Matuzalém, para acompanhar os processos e a rotina da unidade. A SENAPPEN também vai fiscalizar a aplicação dos convênios provenientes de instrumentos de repasse. Helton Edi explicou que os R$ 2,5 milhões serão destinados para o próximo contrato de tornozeleiras.

Central de Monitora M ento

A CEME, órgão vinculado à Secretaria da Adminis-

Padrasto é detido em Mossoró suspeito de abusar sexualmente de enteada

Policiais civis da Delegacia Especializada na Proteção da Criança e do Adolescente de Mossoró (DPCA) cumpririam, nesta quinta-feira (22), um man-

dado de prisão definitiva contra um homem de 33 anos, pela prática do crime de estupro de vulnerável. De acordo com as investigações, o homem, no pa-

resumão

Estupro de vulnerável

Policiais civis da delegacia especializada de Capturas e Polícia Interestadual (deCAP/Polinter) de Natal cumpriram, nesta sexta-feira (23), um mandado de prisão definitiva, expedido pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Parnamirim (TJRN), contra um homem de 41 anos, pela prática do crime de estupro de vulnerável. O crime ocorreu em 2018, no bairro onde o homem residia. Após diligências, os policiais o localizaram e efetuaram a prisão no bairro Monte Castelo, em Parnamirim, na Grande Natal. ele foi conduzido à delegacia para os procedimentos legais e, em seguida, encaminhado ao sistema prisional, à disposição da Justiça.

pel de padrasto, teria abusado sexualmente da sua enteada. Os abusos ocorriam quando a vítima estava dormindo ou na ausência de outras pessoas na

tração Penitenciária (Seap), é o departamento da Polícia Penal responsável pelo sistema de tornozeleiras eletrônicas no Estado. A central instala e faz a manutenção dos equipamentos, além de monitorar e fiscalizar todos os presos do regime semiaberto. A CEME opera no prédio do CIGOSPen (Central Integrada de Gerenciamento Operacional do Sistema Penitenciário) localizada em Natal.

residência. Em uma das ocasiões, o suspeito teria puxado a vítima com força, imobilizando-a entre suas pernas. A adolescente, contudo, conseguiu se desvincular e fugiu do local.

Preso em Natal

acusado de roubo à motorista e por falsidade ideológica

Policiais civis da Delegacia Especializada em Defesa da Propriedade de Veículos e Cargas (DEPROV) de Natal cumpriram, nesta sexta-feira (23), um mandado de prisão preventiva contra um homem de 25 anos, suspeito da prática dos crimes de roubo majorado pelo concurso de pessoas, restrição da liberdade da vítima, falsidade ideológica e emprego de arma de fogo.

O crime ocorreu em fevereiro deste ano, no bairro Bom Pastor, zona Oeste de Natal. A vítima, um motorista de aplicativo, realizava uma corrida com destino à região quando dois homens entraram no veículo se passando por passageiros ao chegarem ao ponto de embarque. Durante o trajeto, um dos investigados imobilizou a vítima e anunciou o assalto, enquanto o outro apontava uma arma de fogo.

Os suspeitos subtraíram os objetos e obrigaram

o motorista a dirigir o veículo. Ao chegarem a determinado local, ordenaram que ele desembarcasse do automóvel. Durante as investigações, constatou-se que os dados utilizados pelo suspeito para criar a conta no aplicativo de transporte eram falsos, configurando o crime de falsidade ideológica. No decorrer das diligências, as equipes policiais também conseguiram localizar e prender um dos suspeitos no bairro do Alecrim. Ele foi conduzido à delegacia para a realização dos procedimentos cabíveis e, em seguida, encaminhado ao sistema prisional, à disposição da Justiça. O veículo roubado foi localizado pelas equipes policiais e, após passar por perícia técnica, devolvido ao proprietário. A polícia destacou que as investigações continuam com o objetivo de identificar e prender o segundo suspeito envolvido no crime.

“Força

Total”

Na última quinta-feira (22), foi deflagrada, em toda a região do Seridó potiguar, a operação “Força Total”, planejada pelo Conselho Nacional dos Comandantes Gerais das Polícias Militares (CNCGPM). A iniciativa conta com ações nas áreas urbanas e rurais, como barreiras de fiscalização, abordagens a pessoas e veículos, dentre outras medidas ostensivas e preventivas. Uma das ações resultou na apreensão de uma moto irregular e de uma outra clonada, com indícios de adulteração.

O homem foi conduzido à delegacia para os procedimentos legais e, em seguida, encaminhado ao sistema prisional, onde foi

Os fatos só chegaram ao conhecimento das autoridades policiais após o pai da vítima ter acesso a conversas, por meio de um aplicativo de mensagens instantâneas, nas quais a adolescente relatava os episódios de violência a uma amiga. A partir dessas informações, foram realizadas diligências que culminaram na localização e prisão do suspeito.

condenado a uma pena de 13 anos, 11 meses e 28 dias de reclusão em regime fechado. A ação integra a “Operação Caminhos Seguros”, deflagrada em todo o território nacional pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), com o objetivo de prevenir e reprimir crimes de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes.

Júri de miliciano

Os desembargadores que integram o Tribunal Pleno do TJRN acataram o pedido, formulado pelo Ministério Público, para o desaforamento de um julgamento, em trâmite na Comarca de Ceará-Mirim, relacionado a um acusado pela suposta prática de crime de homicídio qualificado, em ação de um grupo de extermínio. O pleito foi feito em razão de “temor” da população local e possível comprometimento da imparcialidade dos jurados e o colegiado reconheceu as condições que comprometem o júri e a necessidade de sua transferência para outra comarca, onde não subsistam tais motivos. A decisão foi divulgada ontem pelo TJRN.

Fotos: Reprodução/ Seap
Central monitora e fiscaliza sistema de tornozeleiras eletrônicas

Forças de segurança do RN são homenageadas em sessão da ALRN

reconhecimento / Solenidade realizada ontem, em Natal, reuniu representantes das instituições de segurança pública, familiares, e autoridades civis e militares

Em sessão solene realizada na manhã desta sextafeira (23), a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) prestou homenagem às Forças de Segurança do Estado, em reconhecimento ao trabalho, dedicação e coragem dos profissionais que atuam diariamente para proteger a população potiguar. A solenidade, proposta pelo deputado estadual Luiz Eduardo (SDD), reuniu representantes das instituições de segurança pública, familiares, autoridades civis e militares. Durante seu discurso, Luiz Eduardo ressaltou que as forças de segurança sempre desempenharam papel essencial na manutenção da ordem e no avanço das sociedades. “Onde reina a segurança, floresce o progresso. Por isso homenageá-las é reconhecer o

quanto devemos a esses homens e mulheres comprometidos com a missão de servir, mesmo em condições adversas”, afirmou.

A sessão também reservou um momento especial para destacar o trabalho da equipe do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), responsável pelo resgate de dois trabalhadores presos no alto de uma torre eólica em Areia Branca. O deputado expressou seu interesse em realizar futuramente uma homenagem à equipe, reconhecendo a complexidade e o sucesso da operação. “Esse exemplo deve nos inspirar sobre o verdadeiro valor do serviço público”, afirmou Luiz Eduardo.

Em nome dos homenageados, a coronel Denise Maria Bezerra de Figueiredo, diretora de ensino do Corpo de Bombeiros Militar do RN, fez um discurso emo-

Operação no Agreste potiguar cumpre mandados contra facção criminosa

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte deflagrou, na manhã desta sexta-feira (23), a “Operação Escudo de Ferro”, no município de Barcelona, região Agreste potiguar. A ação foi realizada pela 34ª Delegacia de Polícia de São Tomé, com o objetivo de combater a atuação de membros de uma facção

criminosa na região. Durante a operação, foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão domiciliar.

Segundo a polícia civil, as diligências resultaram em dois procedimentos flagranciais: um contra um homem e outro em desfavor de um adolescente. A polícia informou que as

resumão

“Operação . 40 ”

Rodovias estaduais em Natal registram mais de 136 mil infrações em 2024; excesso de velocidade lidera

cionado. “Celebramos hoje aqueles que dedicam suas vidas em favor da sociedade. Este reconhecimento não é apenas um prêmio individual, mas a reafirmação do valor da coragem, ética e compromisso que permeia a atuação dos profissionais de segurança”, disse. Presente na solenidade, o ex-deputado estadual e

investigações tiveram início após denúncias de ameaças realizadas contra um agente de segurança pública, supostamente articuladas por membros de uma organização criminosa local.

Ainda conforme a polícia, a partir de diligências investigativas realizadas no início do mês, com apoio do Núcleo de Investigação Qualificada (NIQ), os suspeitos foram identificados e alvos das ordens judiciais. Ambos os conduzidos foram autuados pelos crimes de posse ilegal de arma de fogo

Policiais civis da 2ª delegacia de Polícia (2ª dP) de Natal prenderam, nesta sexta-feira (23), na cidade de Conde, no estado da Paraíba, um homem investigado por chefiar uma organização criminosa voltada ao tráfico de drogas na capital potiguar. ele era considerado o principal alvo da Operação .40, deflagrada pela própria unidade em 2024. A investigação teve como foco desarticular um grupo com atuação nos bairros das Rocas, Praia do Meio, Santos Reis, Brasília Teimosa e Ribeira, todos na capital potiguar. Ao todo, foram expedidos 40 mandados de prisão preventiva, sendo o homem preso nesta data apontado como o maior traficante da organização criminosa. e le estava foragido desde o dia 1º de fevereiro de 2024, data da deflagração da operação.

atual vereador em Natal Subtenente Eliabe também reforçou a importância da valorização dos profissionais. “As instituições são fundamentais, mas por trás de cada uma delas estão homens e mulheres que precisam ser reconhecidos. São eles que enfrentam o desafio diário de nos proteger”, declarou.

e tráfico de drogas. O maior de idade foi encaminhado ao sistema prisional, e o adolescente, ao sistema socioeducativo, ficando ambos à disposição da Justiça.

A polícia explicou que o nome ‘Escudo de Ferro’ faz alusão à “proteção institucional e à pronta resposta da Polícia Civil diante de ameaças direcionadas a agentes de segurança, reafirmando o compromisso de preservar a integridade dos profissionais e combater organizações criminosas com firmeza”.

Bombeiros em Patu

O número de infrações de trânsito registradas nas vias sob jurisdição do Estado do Rio Grande do Norte apresentou queda significativa em 2024, na comparação com o ano anterior. De acordo com dados do Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran), foram contabilizados 136.668 autos de infração ao longo de 2024, contra 164.132 em 2023, uma redução de 20,2%, o que representa 27.464 infrações a menos.

O Setor de Estatística do Detran/RN também levantou as 10 infrações mais registradas em 2024 nas rodovias e vias estaduais que cortam a cidade de Natal. Tanto no Estado quanto na capital potiguar, a infração mais comum foi a de transitar em velocidade superior à permitida em até 20%, considerada infração média, com penalidade de quatro pontos na CNH e multa no valor de R$ 130,16.

Segundo os técnicos do Setor de Estatística, a recorrência do excesso de velocidade no topo dos dois rankings “indica desatenção ou desprezo às regras de velocidade urbana por parte dos condutores” e “reflete um padrão de comportamento em todo o Estado”. O desrespeito aos limites de velocidade é um dos principais fatores de sinistros no trânsito, impactando diretamente na gravidade das lesões e no risco de óbitos.

dando continuidade às inspeções pelo interior do estado, o subcomandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do RN, coronel Franklin, esteve no Posto Avançado de Patu, que atende toda a região com dedicação e prontidão. Além de visitar as instalações e conversar com os militares locais, o coronel se reuniu com o prefeito dr. ednardo, secretários municipais e o presidente da Câmara Municipal para tratar de uma importante pauta: a doação de um terreno para a construção da sede própria do quartel na cidade. A corporação vê essa medida como “Mais um passo para fortalecer a presença do CBMRN no interior e garantir melhores condições de trabalho para o efetivo e atendimento à população”.

A segunda infração mais registrada está diretamente relacionada à segurança no trânsito: o avanço do sinal vermelho. Essa conduta aparece na segunda posição tanto nas rodovias estaduais quanto nas vias urbanas de Natal sob responsabilidade do Detran. Trata-se de infração gravíssima, com penalidade de sete pontos na CNH e multa de R$ 293,47. Conforme aponta o relatório, esse tipo de infração “reflete tanto condutas de risco quanto falhas no cumprimento de obrigações administrativas”. No que se refere às infrações específicas cometidas por motociclistas, duas se destacaram entre as 10 mais notificadas no RN: conduzir motocicleta, motoneta ou ciclomotor sem capacete (quarta posição) e transportar passageiro sem capacete (oitava posição). Ambas representam condutas de alto risco, já que o capacete é um item de segurança fundamental, capaz de evitar lesões graves e até mortes em caso de sinistro. O relatório conclui ressaltando a necessidade de intensificar ações integradas nas áreas de educação, fiscalização e engenharia de tráfego. Essas iniciativas já vêm sendo adotadas pelo Detran/RN por meio dos seus setores de Educação, Operações e Fiscalização, com apoio do Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE).

Festejos seguros

1.500 agentes de segurança deverão atuar de forma coordenada e integrada, com suporte de tecnologia, na abertura do Mossoró Cidade Junina 2025, que inclui o Pingo da Mei dia, e também no encerramento dos festejos juninos, Boca da Noite. Todo o trabalho terá uma sala de comando, que vai acompanhar a movimentação em todos os Polos do MCJ 2025, dando suporte de informações às equipes que estão no local.

Coronel Denise, diretora de ensino do Corpo de Bombeiros Militar do RN, fez discurso emocionado

Fábio Oliveira

Parece a poupança Bamerindus

“ O tempo passa, o tempo voa.” A frase foi pinçada de um velho comercial de tv, sobre uma instituição financeira, mas sempre é lembrada e utilizada para exemplificar situações que se arrastam e não apresentam nenhum avanço. Esse é o caso da denúncia do Baraúnas contra o Globo, que atuou de forma irregular no campeonato deste ano, o que deveria resultar na queda do clube de Ceará-Mirim e retorno do clube mossoroense à primeira divisão. Até agora, silêncio total do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD), da Federação Norte-riograndense de Futebol (FNF) e do próprio Baraúnas. Parece que tudo está normal e não passou de um delírio. Esse silêncio sincronizado de todos os envolvidos estranha e até assusta. Vamos lembrar que no caso do Mossoró Esporte Clube, que venceu a segunda divisão do ano retrasado, e que atuou de forma irregular, teve uma resolução quase que instantânea por parte da própria FNF, que baixou resolução, eliminou o MEC e apontou o próprio Baraúnas como herdeiro da vaga para a primeira divisão naquela oportunidade. Portanto, no caso atual, embora o direito do Baraúnas me pareça muito bom, digo até incontestável, as peças do tabuleiro não se mexem para nenhum lado. É um silêncio sepulcral. Parecem fingir que não houve nada. Mistério. Muito mistério.

Imagem que marca

TIME DA UFERSA, que reunia professores, funcionários, alunos e alguns convidados, em um de seus amistosos na década de 1990: Queiroz; Esquerdinha, Paulo Sorveteria (falecido), Otto, Espínola, Dinarte, Aluísio e Roberto Brígido; Alciomar, Hidelbrando (falecido), Toinho Cabeludo, Dedeinha, Alcindo, Everaldo e Careca.

A semana na história

Neste domingo (25), o ex-técnico da seleção brasileira, de Corínthians, Flamengo, Grêmio, entre outros, Tite, completa 64 anos de idade.

Quem achar essa cadela será bem gratificado. Ela é “jarrada” e mansa” JOÃOZINHO, repórter da Rádio Difusora.

Nada muda

Disse Ronaldo Fenômeno sobre a mudança no comando da CBF: “Muda a página, mas o livro é o mesmo”. Não precisa queimar neurônios para entender. É o mesmo que farinha do mesmo saco.

Viva Rio Branco

Com espaço para caminhada, corrida e pedalada, acontece neste domingo (25) mais uma edição do Programa Viva Rio Branco, no Corredor Cultural de Mossoró. A via estará interditada para veículos das 16h às 19h.

Viva Rio Branco II

O evento, que acorre em todos os domingos, também ofertará neste domingo, na praça do Teatro Dix-Huit Rosado, serviços gratuitos de ventosa, quiropraxia, circuito para crianças, pintura facial, aferição de sinais vitais e aulões de rit box e fit dance, em parceria com a Uninexus.

Para acompanhar

A Marcos Lopes TV transmite Ferroviário x América, neste domingo (25), 17h30, direto do Presidente Vargas (PV), em Fortaleza-CE. O próprio Marcos Lopes narra o jogo.

Palestra

CHARLINHO

Bairro

Sumaré

Torcedor do Flamengo

A Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria de Esportes promove na terça-feira (27), no Ginásio Pedro Ciarlini, a palestra “Projetos esportivos que transformam: onde podemos chegar?”, com o palestrante Lucas Medeiros, presidente da SADE.

Palestra II

A palestra é destinada a dirigentes de ligas e associações esportivas, e visa orientar as instituições a captar recursos para seus projetos. Inscrições pelo 99655-2381. Vagas limitadas.

fabio willard de oliveira
Reprodução

Sob pressão por pontos, ABC encara o Londrina fora de casa neste sábado

SÉRIE C / Alvinegro sabe que um novo deslize pode complicar suas pretensões na competição

Pressionado para somar pontos, o ABC entra em campo neste sábado, 24, às 19h30, no Estádio Vitorino Dias, no Paraná, para enfrentar o Londrina. O confronto é importante, pois o adversário ocupa a terceira melhor campanha da Série D e representa um duro desafio para o alvinegro potiguar.

Após tropeçar em casa na última rodada, quando cedeu o empate (3x3) ao Anápolis após estar vencendo por 2x0, o ABC precisa urgentemente de um resultado positivo para não se distanciar ainda mais da zona

de classificação para o G-8. A equipe sabe que um novo deslize pode complicar suas pretensões na competição. A equipe, que atuou desfalcada contra o Anápolis, volta a contar com os zagueiros Bruno Bispo e Renato Vischi e ainda há expectativa sobre a participação do atacante Danilo Alves. Segundo o treinador Evaristo Piza, “Danilo treinou, mas ainda demonstra receio ao cabecear devido à lesão sofrida no couro cabeludo”. A comissão técnica pretende adotar medidas para proteger o local e garantir sua presença no confronto.

De Letra

Sobre a estratégia para jogos fora de casa, Piza destacou a possibilidade de reforçar a linha de marcação: “Depende da liberação do Departamento Médico sobre a condição dos zagueiros. Essa formação pode proporcionar um melhor encaixe defensivo ante o contra-ataque do Londrina”.

POSTU r A

O estádio Vitorino Dias é apontado pela comissão técnica como um ambiente hostil, mas o ABC não pretende apenas se defender. “É um campo acanhado, com a torcida bem próxima, no alam-

msantos@defato.com

brado. Precisamos estar atentos, bloquear bem e, ao mesmo tempo, manter nossa postura de marcação forte e jogo ofensivo. Nos jogos fora de casa, sempre buscamos equilibrar defesa e ataque. Conseguimos somar cinco pontos assim”, afirmou Piza. Quanto às críticas ao goleiro Felipe Garcia, o comandante alvinegro considera injustas. Ele reforçou que não houve falhas nos gols sofridos contra o Anápolis e descartou qualquer mudança na posição.

“Conversei com Tinho e

Copa do Brasil define oitavas com domínio da Série A e algumas surpresas

Com o fim da terceira fase na noite desta quinta-feira, 16 times seguem vivos na briga pelo título da Copa do Brasil. Sorteio, ainda sem data marcada pela CBF, vai definir os confrontos das oitavas de final. Os jogos serão realizados nas semanas dos dias 30 de julho (ida) e 6 de agosto (volta). Dos times que avançaram na competição nacional, 12 são da Série A (Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Bragantino, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Internacional, Palmeiras, São Paulo e Vasco); dois da Série B (Athletico/PR e CRB/AL); e mais dois da Série C (Retrô/PE e CSA).

Apesar do amplo domínio dos times que estão na elite do futebol nacional, a terceira fase da Copa do Brasil aprontou com as eliminações de Grêmio, Fortaleza e Santos. Gaúchos e paulistas caíram para os alagoanos CSA e CRB, respectivamente, enquanto os cearenses foram batidos pelo Retrô.

As finais da Copa do Brasil estão marcadas para os dias 2 e 9 de novembro, segundo a tabela da CBF. O Flamengo é o atual campeão após derrotar o Atlético-MG na decisão de 2024. O Cruzeiro, com seis títulos, é o maior vencedor do torneio.

rayr

o m aracanã/C e foi eliminado, mas um atleta chamou atenção: o goleiro Rayr. Nos dois duelos contra o i nter/R s o cara pegou três pênaltis, dois deles batidos por a lan Patrick, o camisa 10 do tricolor gaúcho. Houve ainda um outro pênalti, o quarto, batido pelo próprio a lan, e a bola explodiu no travessão. a lém de defesas importantes, o arqueiro teve estrela.

críticas ao elenco

após a queda para o CRb, o meia-atacante Neymar, do santos, questionou o elenco santista. ele entrou no segundo tempo, retornando após mais de um mês fora de ação, e disse que o time não pode depender apenas dele. Foi sincero.

Futuro

Neymar só tem mais três jogos oficiais garantidos no santos. o vínculo dele com o clube terminará no dia 30 de junho, mas não terá mais compromissos devido à parada do calendário por conta do super mundial – que começa no próximo

dia 14. ele ainda pode voltar a campo para enfrentar Vitória, botafogo e Fortaleza. o jogo de sua possível despedida, caso não renove com o clube, será fora de casa, no Castelão.

Vai desaposentar

o meia Rodriguinho, 37 aos, que anunciou aposentadoria no futebol ano passado, agora se prepara para desaposentar. Vai jogar no abC, clube que o revelou para o futebol, até o fim da série C do brasileiro. seu último clube foi o Cuiabá em abril de 2023.

Mais uma venda

o ex-atacante brasileiro Ronaldo vendeu sua participação majoritária no Real Valladolid para um grupo de investimento, informou o clube espanhol nesta sexta-feira, 23. o rebaixamento do Valladolid na LaLiga foi confirmado em abril. Foi o 3º rebaixamento do clube espanhol desde que Ronaldo se tornou proprietário majoritário do clube em 2018. No ano passado, Ronaldo vendeu sua participação majoritária no Cruzeiro, clube no qual iniciou sua carreira de jogador.

Breno, que cuidam da preparação dos goleiros. Eles avaliaram que a atitude tomada por Felipe Garcia era apropriada. Se olharmos a defesa que ele fez na cabeçada inicial, evitando o 1 a 0, e o lance semelhante que poderia ter sido o 4 a 2, há prós e contras a considerar. Tecnicamente, talvez não haja motivo para questionar. Mas é fundamental entender o estado emocional do atleta e o impacto disso no grupo”, disse. Com o curto tempo de recuperação antes da partida,

Piza segue estudando o adversário, destacando que o Londrina é uma equipe invicta, comandada por um técnico experiente e com jogadores perigosos, como Maurício, Iago Telles e Henrique. A estratégia será bloquear os corredores e manter a postura ofensiva e defensiva, seguindo o padrão das últimas partidas fora de casa, onde o ABC garantiu boa parte de seus pontos. O elenco, que enfrentou dificuldades na preparação para o Brasileirão, continua lidando com um alto número de lesões.

rivais duelam no reencontro de Fernando Diniz com o Flu

Rio – Fluminense e Vasco medem forças neste sábado, 24, às 18h30, no Maracanã, em mais um tradicional clássico carioca, válido pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro.

As duas equipes chegam embaladas após avançarem na Copa do Brasil no meio da semana. O Vasco garantiu vaga nas oitavas de final ao eliminar o Operário/PR nos pênaltis, enquanto o Fluminense se classificou com autoridade ao golear a Aparecidense/GO por 4 a 1.

Na tabela do Brasileirão, os rivais estão no meio

Sábado, 24

da classificação e enxergam no confronto uma oportunidade de ouro para subir posições e se firmar na briga por objetivos mais ambiciosos.

O duelo também será marcado por um reencontro especial: o técnico do Vasco, Fernando Diniz, enfrenta o Fluminense, clube com o qual conquistou a Taça Libertadores de 2023. Sua passagem pelo tricolor ficou marcada pelo estilo ofensivo e pela valorização da posse de bola, características que deram origem ao chamado “Dinizismo”.

domingo, 25 AGENDA

18h30 – Fluminense x Vasco

18h30 – São Paulo Mirassol

21h – Atlético/MG x Corinthians

11h – Grêmio x Bahia 16h – Palmeiras x Flamengo

16h – Sport x Inter

18h30 – Vitória x Santos

20h30 – Fortaleza x Cruzeiro

Marcos s antos
Contra o Anápolis em casa, o ABC cedeu empate após estar vencendo por 2x0

Jornal de Fato • SÁBADO, 24 DE MAIO DE 2025

Como a dor pode influenciar as emoções

ATENÇÃO / A dor emocional pode abalar nossas emoções e escolhas, mas ela também pode ser um portal de transformação

MIRIAN PEREIRA

Especial

Em algum momento da vida, todos nós sentimos uma dor que ninguém vê, ela chega de mansinho ou com força total. Às vezes, surge depois de uma perda, decepção, fim de um ciclo ou, simplesmente, por carregarmos o peso de sermos fortes o tempo todo. A dor não aparece em exames, mas pesa no corpo, afeta o sono, o humor, as relações e, principalmente, a forma como vivemos.

Ao longo dos anos de consultório e no meu livro A dor só passa quando você passa por ela, aprendi que a dor emocional influencia tudo, muda nosso jeito de reagir, de amar, de confiar e até de nos relacionarmos com o mundo.

Quando ignoramos a dor, ela se disfarça de tristeza, que parece não ter fim; irritabilidade, em que a pessoa explode

por pequenas coisas; medo de repetir o mesmo sofrimento e cansaço extremo que nada resolve. Esses “sintomas” não são sinais de fraqueza, mas sim de uma dor que ainda pede atenção. E se não for escutada, tende a crescer em silêncio até transbordar.

Muita gente aprendeu que “ser forte” é engolir o choro e seguir em frente. Mas tudo o que empurramos para dentro, uma hora transborda em insônia, ansiedade, desânimo ou distúrbios físicos. Negar não é uma opção. Tudo o que não processamos acaba transbordando em um momento ou outro.

Acolher a dor é um ato de coragem. Cuidar da dor emocional não é fraqueza, é coragem. É se olhar com compaixão e se permitir sentir para, só então, seguir em frente com mais leveza.

Reconheça o que sente. Dê nome à sua dor. Permita-se viver a emoção. Chore, escreva, desabafe; encontre a sua forma de “esvaziar” o que pesa. Converse com alguém de confiança, um terapeuta, amigo, mentor. Partilhar alivia o peso. Está

tudo bem sentir raiva ou tristeza. O que importa é esvaziarmos o que estamos sentindo para dar espaço a novas emoções.

Depois de acolher e sentir, o próximo passo é aprender com a dor. Ela pode ensinar limites importantes, revelar valores esquecidos e apontar necessidades urgentes de autocuidado.

Pergunte-se: Que lição este sofrimento traz?. Liste pequenas ações que podem trazer conforto diário, como uma caminhada, pausa para respiração, uma música que acalme. Faça um compromisso simples e dedique cinco minutos por dia para notar como se sente, sem julgamento.

A dor não é o fim, é um convite ao reencontro. A dor emocional pode abalar nossas emoções e escolhas, mas ela também pode ser um portal de transformação. Ela só passa quando você passa por ela, com coragem, presença e autocompaixão. A dor não define quem você é, ela pode revelar a sua força mais genuína.

psicóloga com pós-graduação em Neurociência e Comportamento, escritora, palestrante internacional, trainer e master practitioner em Programação Neurolinguística

@jornaldefato /jornaldefatorn @defato_rn
Mirian Pereira

Contexto

A Festa de Márcio Custódio

A beleza das coisas existe no espírito de quem as contempla.”

Márcio Custódio comemorou idade nova na quarta (14), reunindo amigos e lulus no mezanino do Requinte Buffet. Uma noite perfeita com ambientação Master Eventos, delícias de Socorro Paiva e sua equipe e a boa música de Isaque Galvão! As fotos são de Célio Duarte.

CIRCULANDO

@ No último sábado (16), foi anunciado as atrações e formato do Festival Gastronômico e Cultural de Martins, que acontece de 10 a 13 de julho.

Nando Reis, Maria Gadú e Geraldo Azevedo são as atrações nacionais confirmadas. E os comentários são os melhores. Vamos?!

@ Zoraide Azevedo comemora 80 anos no dia 30 de maio e recebe familiares e amigos para um Chá da Tarde no mezanino do Requinte Buffet, a partir das 17h. Uma tarde/noite de adesão, reunindo parcela das melhores de nossa sociedade. Agradeço o convite e confirmo presença!

@ O amigo Lisboa Batista, colunista De Fato, confirma que a sua tradicional Festa dos Destaques, evento maior de Pau dos Ferros, que acontece no dia 2 de agosto, terá a AABB como cenário. Trarei detalhes!

@ Ainda em Pau dos Ferros, Clístenes Carlos estreou o seu Interligados Cast, que vai ao ar toda terça, sempre às 19h, pelo canal do YouTube. Informação, música e entrevistas com gente que acontece no Alto Oeste são a tônica do programa. Sucesso, amigo!

@ Carlos Augusto Araújo estreou o seu Feedeback – O podcast, na quinta (22), na Rádio Difusora de Mossoró. O programa promete entrevistas, informação e dicas preciosas. Sempre às 19h. Desejo sucesso!

@ O La Goccia Blu promete ser o Camarote mais completo do Corredor Cultural no Pingo da Mei Dia, no sábado (7). No palco shows com Renata Falcão, Forró dos 3, Ferro na Boneca e

Arnaldinho Netto. Open bar e open food Premium e o serviço nota mil do restaurante de Giullio e Érica Anzilotti. Os acessos estão à venda no La Goccia Blu, Blu Point e no OutGo. Vamos, sim!

@ Já o Camarote Estação Vai de Bet promete reunir a galera teen em um espaço cheio de bossas. Shows com Taty Girl, Rey Vaqueiro e Kadu Martins, além de open bar premium. As vendas acontecem no Hotel Terra do Sal, Nossa Corretora, sede da TCM, Requinte Buffet e no grafcarlos.com.

@ O Pingo da Mei Dia terá a participação de Xand Avião, Léo Santana, Dan Ventura, Felipe Amorim e Grafith. A expectativa agora é pelos nomes locais, que devem ser divulgados na próxima semana. Promete.

@ Dia 26 acontece a abertura da XXII Mostra Jacaúna Móveis e a Sala de Jantar rústica leva a assinatura dos arquitetos Aninha Fernandes e Carlos Careca. A mostra segue até 26 de junho.

@ Make B., marca de maquiagem que une tecnologia e alta performance do Boticário, aposta no resgate de um dos seus maiores sucessos ao relançar a linha Urban Ballet. Lançada em 2016, a coleção, que marcou a comunidade apaixonada por maquiagem, está de volta. Unindo a delicadeza do ballet clássico a toques modernos e urbanos que imprimem a personalidade da mulher contemporânea, os produtos retornam em edição limitada com design elegante e fórmulas elevadas, reforçando a visão atual da marca. Disponíveis em todas as lojas de O Boticário!

Livro

O Núcleo de Artes, Cultura e Humanização da UniCatólica realiza a segunda edição do Sarau Literário na terça (27, às 19h, no auditório Padre Mota, com o tema “Esperança em Ter e para Ser”. Na oportunidade acontece o lançamento do segundo livro do escritor mossoroense Júlio Rosado, intitulado Alternância. Agradeço a gentileza do convite e tentarei ser presença!

Zoraide Azevedo comemora aniversário na sexta (30), e comemora durante Chá da Tarde no Requinte Buffet. Saúde e paz!

Daqui para o Rio de Janeiro, vivas para a empresária Claudinha Pinto, que amanhece em idade nova neste sábado (24)!

Amo de paixão a aniversariante da segunda (26), amiga querida, pessoa do bem. Parabéns, Ivana Linhares!

Cristiane e Herbert Vieira em coro de vivas para a mãe/ esposa Gorete Fernandes Vieira, com idade nova no domingo (25). Parabéns!

Karina faz festa para o marido, o advogado Reno Vasconcelos, com idade nova no domingo (25)!

Mara Santos festejando a jornalista Iara Nóbrega, com aniversário na quinta (29)!

Fátima Carlos brindando às irmãs Lucineide Queiroz (28) e Lucicleide Santana (26), aniversariantes da semana. Tim tim!

Tereza Cristina Fernandes em vivas para a amiga Thereza Rachel, comemorando a vida na quarta (28). Felicidades!

Parabéns para Walterlin Lopes, com idade nova no domingo (25)!

Festa

Hoje é dia de vivas para a arquiteta Michely Frota, Jair Nogueira, Helena Machado, a empresária Claudinha Pinto, Lúcia Musmeè Fernandes Dias, Jorge Freire Neto, d. Alene Pinheiro e a cunhada Nízia Paris. Amanhã (25), é dia de festejar Walterlin Lopes, Gorete Fernandes Vieira, Telma Gurgel, o otorrino Pedro Cavalcante, Reno Vasconcelos, o amigo Hermínio Andrade, João Neto Fernandes e Renata Amorim. Para vocês paz, saúde, amor e alegrias. Parabéns!

Renato Freire/ Nastassja Figueiredo reuniu amigos/familiares no Villa Velejo em Pernambuquinho, no fim da tarde do domingo (18), para o Chá Revelação do primeiro baby, com decoração assinada pelo vovô Carlos Careca. Maravilha!

Casal
Márcio celebrando com as aniversariantes do mês de maio.
Fátima Diógenes, Ceição e Fafá Rosado, Zilene Medeiros e Regina Vale.
Roberta Rosado, Joseane Fernandes e Kaline Olímpia.
Aninha Borges e Nilo Amâncio.

Conexão saúde

conexaosaude.defato@outlook.com

PREOCUPAMNTE / Dados recentes indicam um crescimento expressivo de casos de câncer em pessoas com menos de 50 anos

Em uma preocupante tendência mundial, novos casos de câncer entre os jovens têm aumentado drasticamente. Os cânceres de início precoce, definidos como casos de câncer diagnosticados em pessoas com menos de 50 anos, aumentaram globalmente em impressionantes 79%.

Dados recentes indicam um crescimento expressivo de casos de câncer em pessoas com menos de 50 anos. Estudos mostram um aumento de quase 80% nesses casos em apenas três décadas.

FATORES DE RISCO:

Diversos fatores podem contribuir para esse aumento, incluindo hábitos de vida, fatores genéticos, exposição a substâncias químicas e, em alguns casos, até mesmo fatores como a altura crescente entre gerações.

TIPOS DE CÂNCER:

Alguns tipos de câncer têm apresentado maior incidência em jovens, como câncer de tireoide, testículo, linfoma, tumores ósseos e sarcomas.

IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO PRECOCE:

O diagnóstico precoce é crucial para melhorar as chances de sobrevivência e tratamento eficaz.

PRECISA DE MAIS

ESTUDOS:

A necessidade de mais estudos para identificar as causas específicas desse aumento e desenvolver estratégias de prevenção mais eficazes para jovens é urgente.

EXEMPLOS RECENTES:

Casos de câncer em jovens, como o de Kate Middleton (42 anos), Fabiana Justus (37 anos) e Preta Gil (48 anos), evidenciam a crescente preocupação com esse fenômeno.

O diagnóstico de câncer de início precoce, em pessoas com menos de 50 anos, aumentou 79% nos últimos anos.

Nos Estados Unidos, a Sociedade Americana do Câncer relatou que a demografia dos pacien-

tes com câncer está cada vez mais mudando de indivíduos mais velhos para pessoas de meia-idade. Enquanto os adultos com mais de 50 anos experimentaram uma queda na incidência geral de câncer de 1995 a 2020, houve um aumento significativo em pessoas com menos de 50 anos.

Por que os jovens estão contraindo câncer em taxas mais altas? Isso significa que as pessoas deveriam começar a fazer triagem para câncer em idades mais jovens? Quem deveria estar mais preocupado? E quais medidas preventivas os jovens deveriam considerar?

Para entender o porquê das indagações acima, acompanhe a seguir a entrevista com a Dra. Leana Wen, médica de emergência e professora associada adjunta na Universidade George Washington.

Quais são os cânceres mais letais em pessoas jovens?

Dra. Leana Wen: Os tipos de câncer de início precoce que causam o maior número de mortes e ônus globalmente são o câncer de mama; câncer traqueal, brônquico e pulmonar; e cânceres de estômago e colorretal, de acordo com um estudo de 2023 publicado no periódico BMJ Oncology. Essas estatísticas são semelhantes para populações mais velhas. Nos Estados Unidos, câncer de pulmão, câncer colorretal, câncer pancreático e câncer de mama são as quatro principais causas de morte por câncer. Um relatório da Sociedade Americana do Câncer destacou especialmente o câncer colorretal, que agora é a principal causa de morte por câncer em homens com menos de 50 anos e o segundo em mulheres com menos de 50 anos.

Por que os casos de câncer estão aumentando em pessoas com menos de 50 anos?

Existem várias hipóteses. Alguns pesquisadores apontam para o aumento das taxas de obesidade nas últimas décadas, o que

NEY ROBSON VIEIRA ALENCAR

Casos de câncer em pessoas jovens estão aumentando muito

está associado ao risco de câncer de início precoce. Em uma nota relacionada, a mudança nos hábitos alimentares, especificamente o aumento do consumo de alimentos ultraprocessados, e estilos de vida sedentários também estão associados a taxas mais altas de câncer. Outros especulam que pode haver fatores ambientais em jogo, como carcinógenos liberados no ar, água e suprimentos de alimentos.

As pessoas devem começar a fazer triagem para câncer em idades mais jovens?

Esta é uma questão complexa que eu acho que é melhor respondida ao olhar para as recomendações para a população versus para o indivíduo.

As diretrizes de importantes organizações médicas e órgãos federais de formulação de políticas são baseadas no que é recomendado para pessoas com risco médio. A maioria das pessoas deve seguir essas diretrizes.

Antes de 2021, as pessoas eram aconselhadas a iniciar a triagem para câncer de cólon aos 50 anos. A mudança na mamografia foi proposta apenas no ano passado e ainda não foi fi-

nalizada. Antes desta recomendação, a orientação era para que a maioria das mulheres começasse a fazer mamografias aos 50 anos.

Tais diretrizes continuarão a ser revisadas. Os pesquisadores considerarão fatores como mudanças demográficas e eficácia das ferramentas de triagem.

Pessoas com risco médio devem seguir as diretrizes existentes. Esta é uma razão pela qual elas devem garantir ter um check-up anual com seu médico ou outro provedor de cuidados primários. Esse é o momento de revisar todos os testes que precisam fazer, o que inclui triagens de câncer.

“Se uma mulher tem uma irmã, mãe ou outro parente de primeiro grau com câncer de mama, ela mesma tem o dobro do risco médio de desenvolver câncer de mama.”

Por exemplo, se uma mulher tem uma irmã, mãe ou outro parente de primeiro grau com câncer de mama, ela mesma tem o dobro do risco médio de desenvolver câncer de mama. Alguém que tem dois parentes de primeiro grau tem um aumento de cinco vezes na incidência de câncer de mama em comparação com a

média.

É crucial que as pessoas conheçam seu histórico familiar porque seu médico pode recomendar etapas adicionais, como testes genéticos. Elas também podem precisar começar a fazer mamografias ou outros exames de triagem em uma idade mais precoce.

Da mesma forma, alguém que tem um parente de primeiro grau com histórico de câncer de cólon também deve conversar com seu médico sobre o início da triagem para câncer de cólon mais cedo do que a idade geralmente recomendada. Outras pessoas que podem precisar de uma colonoscopia mais cedo são aquelas com doença inflamatória intestinal, como a doença de Crohn, ou certas condições genéticas herdadas.

As estatísticas alarmantes sobre o aumento do câncer em pessoas mais jovens deveriam ser um chamado para ação. Muitos cânceres são assintomáticos nos estágios iniciais. Por isso, a triagem é necessária: para detectar esses cânceres antes que se espalhem. O tratamento pode ser curativo se os cânceres forem detectados precocemente.

O que mais você recomendaria que os jovens fizessem?

É essencial que as pessoas conheçam seus riscos. Especificamente, elas precisam saber qual é o histórico familiar delas e se têm outras condições médicas ou fatores de estilo de vida que aumentam o risco de câncer de início precoce.

Existem medidas que os jovens podem tomar para reduzir seu risco de câncer?

Sim. O tabagismo e o consumo pesado de álcool são importantes fatores de risco. Parar de fumar e reduzir o consumo de álcool são passos importantes. Até mesmo um ou dois minutos de exercícios vigorosos por dia podem reduzir o risco de câncer, assim como a redução do consumo de alimentos ultraprocessados. Também é importante observar que essas mudanças no estilo de vida não apenas reduzem o risco de câncer, mas também são as mesmas que diminuem a probabilidade de doenças cardíacas e morte prematura.

GEORGIANO AZEVEDO

Moda autoral em destaque!

O Dragão Fashion em sua 26ª edição, em Fortaleza, surpreendeu com desfiles cheios de criatividade. Durante quatro dias, o festival promoveu uma programação intensa e multidisciplinar com painéis formativos, consolidando-se como uma vitrine essencial para a moda independente no Brasil.

Sob o tema “Inteligência Autoral”, o evento deste ano destacou a intersecção entre tradição, criatividade e tecnologia, propondo uma reflexão sobre o papel da moda como expressão de identidade e inovação. Foram 26 desfiles que evidenciaram a

força das narrativas próprias e o potencial transformador de novos talentos no setor.

Para os diretores Cláudio e Helena Silveira, o DFB vem cumprindo seu papel de ponte entre educação, identidade e impacto social. “Ver jovens criadores dividindo espaço com marcas consolidadas mostra a potência de uma moda que valoriza raízes e diversidade”, afirmaram. O festival reafirma, assim, sua missão de fortalecer a moda brasileira a partir de uma perspectiva autoral e plural.

Fotos: Eduardo Maranhão
Mari Bitu
George Azevedo
Bruno Olly
David Lee
Lindeberg
Vitor Cunha
Melk ZDa
Hand Lace

Escritora dix-septiense transforma dores reais em ficção, contos e romances

Com 13.076 habitantes (Censo 2022), o município de Governador

Dix-sept Rosado, situado no Médio Oeste do Rio Grande do Norte, tem se mostrado um celeiro de mentes criativas. Ano passado, DOMINGO contou a história de Anny Lauu, compositora que bateu o Top 1 do Spotify com o hit “Mtg Forró e Desmantelo” e com diversas letras cantadas por artistas de renome nacional e, nesta edição, conta a história de Kaliana Soares, escritora que vem se destacando nos mais diversos gêneros literários, lida em mais de 12 países.

A escritora dix-septiense é finalista do Prêmio Ecos da Literatura na categoria melhor livro digital com a obra “O lorde vampiro A noite eterna”. A autora concorre com os escritores Mário Bentes e Cris Santos, autores de “A terra por onde caminho” e “Quando você fechar os olhos”, respectivamente.

A 6ª edição do Prêmio Ecos da Literatura contemplará os melhores de 2024, em diversas categorias. A cerimônia de premiação ocorre neste sábado, 24, às 15h, em São Paulo. Kaliana relata que estava de malas prontas para se fazer presente na cerimônia, mas questões de saúde ligadas à filha a fizeram desistir da viagem; ela será representada pela editora paulista Hibis, da qual faz parte.

A representante potiguar já é vencedora de uma das três posições, e segue confiante de que levará o 1º lugar com o sexto livro dentro do universo do lorde Henry, personagem principal do enredo que a consagrou best-Seller na galeria Amazon com a série “Os lordes vampiros”. A autoconfiança da escritora é reforçada por já ter levado o 3° lugar do Prêmio Ecos de Literatura 2022 como melhor suspense terror com a obra “Não brinque com a morte” e o 1° lugar com “Mestre da Escuridão”, na categoria livro digital, na edição de 2023.

DOMINGO conversou com a escritora Kaliana Soares, que gentilmente aceitou o convite para a entrevista que você confere a seguir.

Boa leitura!

Ângela Karina

Balada do Impostor

Kaliana Soares

Escritora dix-septiense transforma dores reais em ficção.

artista plástico

Carlos Sérgio Borges: tecendo múltiplas artes

artigo de opinião:

A senda dos regenerados

receita

• Edição – C&S Assessoria de Comunicação

• Diagramação – Augusto Paiva

• Projeto gráfico – Augusto Paiva

• Impressão – Gráfica De Fato

• Editora e Revisão – Ângela Karina

Redação, publicidade e correspondência

Av. Rio Branco, 2203 – Mossoró (RN) Fones: (0xx84) 3323-8900/99836-5320

Site: www.defato.com/domingo E-mail: pautadefato@gmail.com

DomIngo é uma publicação semanal do Jornal de Fato. Não pode ser vendida separadamente.

BALADA DO IMPOSTOR

O pobre que faz o que gosta

JOSÉ DE PAIVA REBOUÇAS

Jornalista

@paiva_reboucas

Ouvi uma mulher dizer na internet que o pobre é aquela pessoa que faz o que gosta, porque rico só faz as coisas por conveniência. Prefiro não dar muita trela para esse tipo de comentário de autoajuda de feed motivacional, mas achei interessante esse ponto de vista. Claro que, para tudo, há exceção. Mas, veja, talvez faça sentido.

Há muitas metáforas e ditados populares sobre isso: aquele do sujeito que perde a saúde para ganhar dinheiro e depois gasta o dinheiro para recuperar a saúde; ou então o que trabalha a vida inteira para conquistar o que um pescador tem de graça — um tempo sossegado em frente ao mar. E não é que o pescador nem sabe que é bilio-

nário em tempo?

Aí eu penso nos espanhóis. Os danados têm um estilo de vida que mata qualquer coach neocapitalista de agonia. Começam a trabalhar às 9h da manhã, param às 14h para comer, conversar, descansar e digerir a vida. Final de semana é pra descansar. E férias? É pra viajar. Parece uma afronta, né? Aqui no Brasil, o rico de internet fica dizendo que a gente tem de trabalhar de sol a sol, achar renda extra, abrir uma MEI, vender brigadeiro, emprestar dinheiro pro banco pra o banco pagar migalha de juros.

Se o sujeito tem milhão, ok, recebe muito — e que bom pra ele. Mas imagina o vendedor de bala que só consegue investir cem reais por mês — se conseguir. Quando, exatamente, esse dinheiro vai render alguma coisa que compense mais do que o churrasco e a cerveja no final de semana?

Eu mesmo, que me urbanizei demais, já estranhei chegar no interior e ver as pessoas largando tudo para to-

mar uma no sábado, como se a vida fosse feita só daquilo. E talvez seja. É um recurso de compensação pelo esforço. E aí a gente, com essa mente empreendedora que a cidade nos enfiou, começa a achar que dá pra fazer mais, pra se organizar mais, pra melhorar a vida. Mas depois vai se dando conta de que: pera lá, e pra quê?

É alegre quem não é triste. E ser feliz incomoda aos que são amargos.

A verdade é que ninguém suporta a leveza do outro quando a própria existência está emperrada. Então, de fato, pobre é aquela pessoa que faz o que gosta. E é aí que habita o paradoxo: pobre de quê, se a maior riqueza da vida é sentir a felicidade do presente instante?

No fim das contas, o que chamam de pobreza talvez seja só outra forma de liberdade. E o que chamam de sucesso, uma prisão com wi-fi. Cada um com sua gaiola, seu salário, sua cerveja e seu mar. Uns contam dinheiro. Outros contam causos. E a vida segue.

4 d omingo

C ARR e IRA LIT e R á RIA

Kaliana Soares

Escritora dix-septiense transformou dores reais em ficção, contos e romances

Jornal de Fato

Com 13.076 habitantes (Censo 2022), o município de Governador Dixsept Rosado, situado no Médio Oeste do Rio Grande do Norte, tem se mostrado um celeiro de mentes criativas. Ano passado, DOMINGO contou a história de Anny Lauu, compositora que bateu o Top 1 do Spotify com o hit “Mtg Forró e Desmantelo” e com diversas letras cantadas por artistas de renome nacional e, nesta edição, conta a história de Kaliana Soares, escritora que vem se destacando nos mais diversos gêneros literários, lida em mais de 12 países.

A escritora dix-septiense é finalista do Prêmio Ecos da Literatura na categoria melhor livro digital com a obra “O lorde vampiro A noite eterna”. A autora concorre com os escritores Mário Bentes e Cris Santos, autores de “A terra por onde caminho” e “Quando você fechar os olhos”, respectivamente.

A 6ª edição do Prêmio Ecos da Literatura contemplará os melhores de 2024, em diversas categorias. A cerimônia de premiação ocorre neste sábado, 24, às 15h, em São Paulo. Kaliana relata que estava de malas prontas para se fazer presente na cerimônia, mas questões de saúde ligadas à filha a fizeram desistir da viagem; ela será representada pela editora paulista Hibis, da qual faz parte.

A representante potiguar já é vencedora de uma das três posições, e segue confiante de que levará o 1º lugar com o sexto livro dentro do universo do lorde Henry, personagem principal do enredo

que a consagrou best-Seller na galeria Amazon com a série “Os lordes vampiros”. A autoconfiança da escritora é reforçada por já ter levado o 3° lugar do Prêmio Ecos de Literatura 2022 como melhor suspense terror com a obra “Não brinque com a morte” e o 1° lugar com “Mestre da Escuridão”, na categoria livro digital, na edição de 2023.

CarreIra de esCrItora

“Eu era muito ansiosa, não conseguia me decidir por uma carreira, possuía energia demais, e foi na escrita que transformei minha ansiedade em arte; hoje escrever é minha essência.” O depoimento repleto de autenticidade é de Kaliana Soares, 43 anos, casada, mãe de dois filhos, escritora de mais de 40 obras lançadas e com mais dez inéditas entre contos, noveletas e

livros; esse número será bem maior, já que é na escrita que se realiza.

Ela conta que cursou um ano de faculdade de Pedagogia, mas não se identificou com o curso e pretende fazer Letras, universo que já faz parte da vida dela de alguma forma. Mas foi no processo do luto pela perda da mãe, foi ressignificando dores que Kaliana se transformou, despretensiosamente, numa escritora autodidata. Ela transformou dores reais em ficção, contos e romances.

Ansiosa assumida, Kaliana encontrava na leitura de clássicos da literatura e em filmes e séries a terapia ideal para lidar com essa condição de saúde. E foi além. De tanto se deparar com histórias e enredos que lia e assistia, e em algumas delas não concordar com o desfecho, que ela se aventurou na escri-

Jornal de Fato

6 d omingo

ta, sem se descuidar da família, sua prioridade.

Como boa parte dos escritores em início de carreira, passou pelo processo de engavetar os escritos até se sentir madura para publicálos. Em 2016, começou a escrever pela plataforma digital gratuita Wattpad e também no facebook, publicando pequenos contos e noveletas como escritora independente. Passaram-se mais de dez anos da escrita à publicação do primeiro livro “Pérolas de Vidro”, romance de cunho histórico publicado em 2018 em formato digital pela Amazon.

O processo de escrita de Kaliana Soares é fortemente influenciado pela obra de Machado de Assis, autor preferido dela, e outros nomes da literatura nacional e internacional. A versatilidade é outra característica marcante da autora que se aventura pelos mais variados gêneros literários, já tendo publicado romances policiais, contemporâneos, históricos e de época; suspense, terror e thriller; hot e também fantasia, distopia, ficção cientifica e folclórica, além de obras para o público infantil.

A escritora tem 6 livros publicados pela Editora Hibis e participação em mais de sete antologias em parcerias com outros autores em contos de terror, fantasia e ficção científica. Ela também publicou contos pela Editora The Four e Editora Hope, ambas de São Paulo. Toda a obra de Kaliana Soares pode ser encontrada em versão digital e física na Amazon, Mercado Livre, Estante Virtual ou em físico pelo Clube de Autores.

Governador Dix-sept Rosado, cidade onde Kaliana mora, fica a 42 km de distância de Mossoró. Talvez pela proximidade e por ser

centro urbano de cidades circunvizinhas, a escritora tem um livro ambientado dentro da cidade de Mossoró. A obra “Não solte a minha mão”, publicada pela Editora Hibis de São Paulo, de acordo com a sinopse, conta a história de uma mulher recomeçando depois do fim de seu casamento, com os filhos criados, avô e totalmente dedicada ao lar. Rose tenta recomeçar, e nesse processo de se reinventar, ela reencontra Marcelo, um amigo da infância que retorna ao Nordeste após anos de sua partida; os dois possuem feridas, os dois descobrem juntos que ainda dá tempo de viverem um grande amor.

DOMINGO conversou com a escritora Kaliana Soares, que gentilmente aceitou o convite para a entrevista que você confere a seguir.

“Pérolas de Vidro”, escrito em 2007 e publicado em 2018 foi o seu primeiro de 39 livros já publicados até abril deste ano, além de alguns publicados em parceria. Como e quando começou a sua carreira literária?

Sim, ele foi meu primeiro livro, possui forte influência dos clássicos que eu lia na época, como Machado de Assis e José de Alencar. Eu não pretendia ser escritora, estava de luto de minha mãe e assistia muitos filmes e séries, além de ler todos os livros que encontrava. Recordo-me de ter assistido uma série que eu amei, era uma série norte-americana que falava de escravidão, mas que o desfecho me entristeceu profundamente, pois o casal lutou muito e no final um deles morre. Com profunda tristeza, eu disse que faria algo melhor, que escreveria uma história em que houvesse um final feliz, então escrevi o livro e o guardei. Só dez

anos depois veio a vontade de publicá-lo, foi quando surgiu a literatura digital na minha vida, tornando tudo possível.

Toda a sua obra foi publicada em e-book, ou seja, na versão digital. Há a disponibilidade também na versão impressa?

Todas estão em e-book. Uma boa parte de meus livros já se encontra em versão física, publicados pelo Clube de Autores, uma plataforma de autopublicação de obras físicas, que em parceria com a Amazon. com.br disponibiliza as obras em físico também. Muitas obras também podem ser encontradas em outras lojas on-line como Mercado Livre e Estante Virtual, e exterior.

Quantos livros já foram vendidos pelas plataformas nas quais comercializam suas obras? Qual o mais vendido? Dá para viver só da sua arte?

Em torno de 44 obras, contando as obras em que eu publiquei junto a outros autores em parceria, no caso as antologias. Os livros mais vendidos são os livros da série “O lorde Vampiro”; o universo de fantasia e romance alcançou um público bem considerável, mas a literatura digital ainda é a modalidade de maior número de vendas. Infelizmente, não dá para viver da escrita; ainda existe um grupo de leitores que valoriza mais as obras estrangeiras que as nacionais. Meu caso com a escrita ainda é mais por amor, embora eu tenha como uma meta pessoal viver de minha arte algum dia.

Na sua bio no perfil da Amazon, Machado de Assis aparece como o seu autor preferido. É da obra dele a principal fonte

Jornal de Fato

de inspiração para o processo criativo de suas obras ou se inspira em mais alguém?

A princípio, foi lendo Machado de Assis que surgiu a escritora Kaliana, mas eu amo todos os tipos de leituras, leio e escrevo diversos gêneros, nunca consegui me decidir por um único modo de escrita, escrevendo do terror ao romance, seja de época ou policial. A grande maioria dos escritores que eu admiro são brasileiros, assim como Machado de Assis e Cecília Meireles, leio muitas obras da escritora Paulistana Marli Dias Fernandes, que me inspirou a escrever histórias de terror; também me inspiram os livros da carioca Silvana Barbosa, que escreve romances de época, além de escritores estrangeiros como Stephen King, Nicholas Sparks e J.K. Rowling.

Oriunda de Governador Dixsept Rosado, em que quase não há biblioteca nem cultura literária, a exemplo da maioria das outras cidades de pequeno porte, mesmo assim a sua obra completa passeia pelos mais diversos gêneros literários, com predominância para a ficção e suspense. De onde advém toda essa imaginação? É uma leitora contumaz?

Embora fechada no momento, foi na biblioteca pública que tudo começou. Diante de uma asma adquirida, fui obrigada a migrar para a literatura digital, eu diria que pelo menos 80% de minhas leituras são digitais. Ainda leio livros físicos, mas não possuo apego pelos livros, e quando eu termino de ler as obras físicas, eu faço doações para as escolas públicas, para que outras pessoas possam ler. Eu acredito que a função do livro seja ser lido, se ele fica preso à estante e

ganha mofo e poeira, ele perde sua essência.

Tudo me inspira, pode ser uma conversa na fila do supermercado ou conversando com alguém mais velho, adoro escutar histórias, e histórias nossa gente sabe contar como ninguém.

Já pensou em adaptar alguma obra para o cinema?

Sim. Embora tenha muitas obras publicadas, ainda sou pequenina, mas quem sabe um dia uma de minhas histórias não ganha visibilidade e chega às telinhas...

Durante a pandemia de Covid-19, entre 2020 e 2021, foram os anos em que mais publicou: foram seis livros no primeiro ano e oito no segundo, com destaque para as séries “Não brinque com a morte 1” e “Os lordes vampiros”. O Lockdown favoreceu o processo criativo?

Digamos que eu tinha muita energia acumulada e tempo disponível. Sendo eu asmática e de risco, fiquei isolada boa parte do período da pandemia. Nesse período escrevi meu primeiro livro infantil (“Benazé e os olhos do coração”), por conta das histórias que eu criava para entreter minha filha. Confesso que, além dos livros publicados, tenho dez obras ainda inéditas, escritas nesse mesmo período e que ainda ficarão disponíveis aos leitores.

Qual a sensação de entrar para a galeria Best-Seller da Amazon, permanecer por dois anos entre os mais vendidos do Brasil, e ser lida em mais de 12 países com a série “Os lordes vampiros”?

Ser reconhecida é maravilhoso. Hoje as redes sociais nos dão uma proximidade com o leitor que nos ajuda apoiando e divulgando nos-

sas obras. [A série] “Os lordes vampiros” surgiu de um desafio no facebook, no qual várias escritoras juntas fariam um conto de terror e postariam em um evento on-line; contudo, o meu estilo de escrita era bem diferente, sendo a maioria dos meus leitores do sexo feminino, criei um personagem mais elegante, charmoso e conquistador. Eu não esperava que ganhasse repercussão e fosse tão longe. Hoje o livro “O lorde vampiro A noite eterna” concorre ao Prêmio Ecos da Literatura como melhor livro digital 2024.

Está confiante de que hoje levará o 1º lugar na categoria melhor livro digital?

“O lorde vampiro A noite eterna” é uma nova história que surgiu dentro do universo do lorde vampiro. No caso, seria o sexto livro dentro do universo do lorde Henry, a personagem principal do enredo. Estou confiante de trazer para nossa região mais esse troféu. É com alegria que sonho em ver os livros potiguares criando asas e viajando o mundo.

Como se sente em ser escritora premiada com o Ecos da Literatura em categorias variadas de 2022 a 2025?

Sinto-me maravilhada. Em 2022, foi 3º lugar como melhor livro suspense terror; 2023, foi 1º lugar como melhor livro digital; esse ano eu concorro novamente ao melhor livro digital. A sensação de ganhar um prêmio literário é insubstituível, é uma sensação de dever cumprido, de reconhecimento.

“Os lordes vampiros”, lançado em 2022, é a série dos cinco livros em um só? E “O lorde Vampiro – A noite eterna” é a continuidade da série?

Jornal de Fato

8 d omingo

Na verdade, o livro “OS LORDES VAMPIROS” é a junção de quatro livros - O lorde vampiro; O lorde perverso; O lorde sombrio; e O lorde supremo. Os livros separados eram noveletas, entre oitenta e cem páginas, que formavam uma história só, por isso saíram juntas no livro “Os lordes vampiros”. O quinto livro é a Lady vampira, que traz o passado da personagem principal, o lorde Henry, foi escrito a pedido dos leitores que desejavam saber como ele havia se tornado vampiro. O livro “O lorde Vampiro A noite eterna é uma nova história, composta por três livros, sendo que o primeiro é o livro que concorre ao prêmio, é uma continuação, mas é também uma história independente da história do livro “Os lordes vampiros”; uma nova aventura dessa família que conquistou milhares de leitores.

o B ras de K al I a N a soares

- Pérolas de Vidro

- Entre a Luz e a Escuridão

- Rendido por um olhar

- os Herdeiros

- Duelo indecente

- Beijos de Borboleta

- Segunda Chance (Um conto de Natal)

- Não brinque com a morte 1

- Pai de Aluguel

- Além dos meus dias

- Herança maldita

- o lorde vampiro - Série os lordes vampiros Livro 1

- Procura-se uma mamãe Noel

- o lorde Perverso - Série os lordes vampiros livro 2

- o Resgate do Natal

- o lorde sombrio - Série os lordes vampiros Livro 3

- o rosto por trás do Espelho

- o lorde supremo - Série os lordes vampiros Livro 4

- A lady vampira: Série os lordes vampiros - Livro 5

- A vingança de um Curupira: Conto Folclórico

Em janeiro, houve o lança mento do romance histórico “Os sussurros do meu cora ção” - Nobres do Brasil livro 1. Este é o primeiro de mais uma série? Pretende lançá-los ain da este ano?

Sim, é o primeiro de mais uma série. Porém, de livros de época que ocorrem no período do Brasil Império. O segundo livro ainda não foi escrito, embora já esteja arquitetado e amadurecendo, as histórias ficam encubadas dentro de mim e amadurecem até o instante de irem para o papel. Mas o livro publicado já alcançou um público bas tante significativo e pro mete ser mais uma série que conquistará os leitores pelo coração, por conterem histórias de grandes amores.

- Benazé e os olhos do coração

- Coração Selvagem

- os lordes vampiros

- Amores impossíveis - Rendido por um olhar & os Herdeiros

- Não brinque com a morte 2: Uma porta para o inferno

- A Última dança (conto)

- o Pequeno Sino de Natal

- o mestre da Escuridão

- o ipupiara e o colar de ossos

- A Arca: o dia em que o céu caiu

- A lembrança de um beijo

- os sussurros do meu coração - Nobres do Brasil livro 1

- o Dragão medroso

- A Criatura (especial de Halloween)

- o mistério das irmãs miller

- o lorde vampiro A noite eterna

- o Vale dos Suicidas

- Um Pedido Especial de Natal

- o mal Tem Fome de Sangue

Jornal de Fato
Jornal de Fato

A RTISTA PL á STICO

Carlos Sérgio Borges: tecendo múltiplas artes em teares de matriz popular

PoR máRcIo DE lIma Dantas Especial

Teci eu própria a minha túnica de martírios

Henriqueta Lisboa

Carlos Sérgio Borges (Natal, 1962) é um artista plástico autodidata, cenógrafo, letrista e escritor. Foi figurinista, cenógrafo e aderecista da Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão por 35 anos. Trabalhou em diversos lugares vinculados à arte. No presente, tem seu Ateliê, com uma galeria e oficina de artes plásticas.

Seu traço e sua maneira de dispor personagens em uma tela são inconfundíveis, mesmo delimitando seu perímetro de proposições, retornando sempre aos seus motes de preferência, conduzindo a quem contempla seus trabalhos a reconhecer as técnicas, os semblantes e as miríades de cores com seus contrastes de nuances, quase sempre fortes, gerando uma ornamentação diferente de tudo o que se encontra na realidade.

O manuseio da cor preta, presente em quase todas as suas séries, funciona como elemento ressaltador, pois consegue deixar as cores ao fundo da tela, destacando o negro, sejam indivíduos ou pássaros. Essa trama de urdir qualquer que seja a obra de arte acaba por deixar tudo com uma impregnação de singularidade e contrapontos aos artistas seus pares, visto apresentar uma diferença que o caracteriza com uma certeza de que algo se instala e se apresenta face a quem contempla ou, quando cotejado

com outros seus pares, uma ênfase impõe o que é singular e se reveste de uma solidão artística de grande valia.

Assim sendo, quando se acompanha a totalidade, algumas séries ou exposições, ou mesmo visitando o ateliê do artista, conseguimos configurar uma tomada que nos conduz a compreender esse universo no qual grande parte dos elementos está presente. Isso não quer dizer que o artista se repete, apenas registra um vocabulário cujas sílabas nos permitem soletrar palavras. Assim como se fosse uma gramática, constituída como todas as demais. Apenas estou transferindo essa analogia para analisar e interpretar a obra de Carlos Sérgio Borges.

O que eu consigo extrair é da existência de uma estrutura invariante. Há a recorrência de personagens com uma enormidade de semblantes, principalmente mulheres, com olhares melancólicos; e, do melancólico para o enigmático, não há muito chão, todo mundo sabe disso. Talvez eu possa equacionar dessa forma: um olhar melancólico diz ou se pergunta o contorno do que foi convencionado como inerente a uma esfinge. Resta nos ater sobre os pássaros, individuais ou em pequenas revoadas. Da mesma maneira que as pessoas saltam seus olhos, quem sabe buscando uma resposta, assim também os pássaros detêm suas compleições físicas, em posições de voo ou pousados sobre uma paisagem ou arbustos.

No caso das aves, pode ser que seja inquirir demais. Talvez o artista esteja exercitando ou ensaiando as asas e suas possibilidades de se equilibrar no chão ou observando

a plasticidade de um animal que tem a capacidade de voar. O que quero dizer é muito mais um exercício do artista do que da ave, no sentido de que cada proposição é um torneio para o artista buscar a perfeição do desenho, das cores, das nuances, das forças em equilíbrio, enfim, de como, por meio de um animal, logra êxito em treinar a geometria e o pictórico em um objeto.

Eu apostaria nessa assertiva, pois muito se assemelha à inexistência de uma metáfora com maior envergadura, diferente de outras séries nas quais é possível de cara logo circunscrever questões ou relacionar com outras circunstâncias e efetuar uma comparação. Penso que é uma forma de arte metalinguística, ou seja, quando o código (pictórico) debruça-se sobre si mesmo, em um movimento que, muito mais do que retratar, fala da própria coisa e dos seus movimentos, cuja atitude é inquirir acerca das possibilidades de uma ave, como é o caso: ficar sobre uma perna só, voar em diversas maneiras, ou uma socialidade ao voar em conjunto.

É impressionante o tino que detém para, a partir do conhecimento de uma vivência, de pesquisas, de interlocução com pessoas participantes dos grupos pertencentes às aglomerações relativas aos cultos e rituais da cultura popular, como, vamos tomar como exemplo, o Boi Calemba Pintadinho de São Gonçalo do Amarante, com mais de 114 anos de existência. A partir da indumentária, quando do contato com os grupos, consegue revisitar sua arte, propondo uma ou outra formação. Quero dizer, trata-se de um artista sensível e

12 d omingo

sensato, capaz de não proceder imitações da cultura popular, mas revisitar por meio do seu modus operandi. Quer dizer, já existe suas técnicas com uma série de elementos, capazes de levar para uma nova pintura, por exemplo, sem se perder sua singularidade, sua gramática, sua poética.

Ou seja, o artista contempla, retém a ideia de conjunto dos grupos com suas fitas coloridas e chanta no papel de seu esboço uma nova arte que permanecesse sendo aquilo, mas, por meio dos elementos que de há muito maneja, chega um novo trabalho.

Quis dizer com isso da sua capacidade de reelaborar, por meio de novas roupagens, de novos arabescos, de novas cores, imprimindo um novo significante aos antigos personagens, como os galantes, que, por meio da sua contemplação, sofrem uma nova remodelação. Quando se juntam em grupo e saem com suas danças pelas ruas, fazendo visitas, com cantos que celebram os santos da Igreja Católica. Tais formas de ritos da cultura popular sofrem, por meio dos olhos do artista, assim como íntimo adentro, o processo que os antigos gregos chamavam de mímeses, quer dizer, o que a realidade outorga como proposição é transfigurado a partir do artista, tornando certas contexturas um terceiro, diferente da soma de um mais um, ou seja, dois.

Desse jeito, no caso de Carlos César Borges, é como se fosse uma tapeçaria de fino lavor para o artista desfazer a mesma tapeçaria em um tear, desfazendo e, agora, refazendo com as mesmas linhas e cores um novo tipo de arte, com sua dicção, sua sintaxe, sem se perder em nada, apenas buscar plas-

mar por meio do mesmo o que será um outro. Uma outra obra de arte que se parece com ele, com alguma coisa que já fez, com uma nova invenção. O certo é que sua multiplicidade do fazer arte é a brecha por onde introduz uma nova realidade dentro de um mundo que nem sempre nos diz respeito ou nos apetece. A bem da verdade, quase nada nos concerne; é preciso engendrar uma realidade diferente, para que possamos conviver ou nos integrarmos de algum tipo de forma.

Uma das mais belas séries é a que põe em evidência folhagens quase sempre monocromáticas. A tessitura dessa composição retirada do mundo vegetal, sendo formas de várias contexturas, de uma grande simplicidade, apenas coloca folhas lado a lado, como, por exemplo, muitas com plano de fun-

do de uma nuance ou cor diferente, parece que busca ressaltar essa cor que salta à frente. Na verdade, a beleza chega com grande número de variações. Tanto em folhas mergulhadas em uma água rasa, sobre folhas de um azul diferente do que estamos habituados a reconhecer, quanto esse verde é capaz de projetar cidades verdes ao longe, com autoestradas e viadutos, assim também consegue erguer uma floresta.

Uma distinção foi feita, na Lógica moderna, entre dois níveis de linguagem, a “linguagem-objeto”, que fala de objetos, e a “metalinguagem”, que fala da “linguagem...” “Sempre que o remetente e/ou destinatário têm necessidade de verificar se estão usando o mesmo código, o discurso focaliza o Código; desempenha uma função

Jornal de Fato

metalinguística” (Roman Jakobson, Linguística e Poética).

Podemos trazer as ideias do linguista russo para a comarca da Semiótica, para a ciência que estuda o signo visual, já que a Linguística diz respeito à Língua e seu funcionamento. Vejamos como podemos trazer um método originalmente engendrado para uma espécie de código, a língua. E vamos agora manuseá-lo para o signo visual. Quando o artista se detém sobre uma proposição, fazendo variações sobre o mesmo tema, então sabemos que está testando o código, voltando-se sobre si mesmo. No caso dessa série, e pelo fato de que eu trouxe Jakobson, é no sentido muito menos de um tema, de uma contextura. O que quero dizer é acerca do monocromatismo da cor verde, demonstrando o quanto pode ser flexível, o quando é capaz de edificar para a vertical, quanto para linhas horizontais.

Assim sendo, estabelece-se uma estreita relação do verde com o azul. O verde é o remetente ou o destinatário, buscando saber se estão manuseando o mesmo código. Em síntese, quer saber se desempenha uma função metalinguística. Testa, por meio de tramas, temas, composições e assuntos, o quanto vale um verde que se separa e se isola, numa busca de manuseá-lo, capaz de saber da edificação de construir apenas telas com folhagens ou abstratos sarapintados de bege, azul ou toda uma sorte de figuras, sendo incapaz de largar o verde que tem, em alguns momentos, de verde-inglês.

Como eu ia dizendo, trazendo as categorias propostas pelo linguista russo, a linguagem pictórica no lugar da língua (gramática normativa).

Assim sendo, o verde dessa série, matizado em diversas nuances e capaz de erguer diversas composições, apenas contrastando em pequenos riscos de um azul luminoso, não se cansa em ilustrar a pintura acrílica sobre papel Canson alemão.

Por fim, direi da feitura de um figurativismo bastante anômalo, talvez causado pelo fato de organizar a disposição no papel, trespassado por viadutos e autoestra-

das. Também temos duas cabeças de índios, com enquadramento de pequenos quadrados cheios de miúdas figuras geométricas, losangos, quadrados e sugestões nos dois lados da tela, sugerindo ilustrações e evidenciando determinadas tradições indígenas.

Podemos encerrar nosso ensaio sobre alguns aspectos da obra de Carlos Sérgio Borges. O que ele compôs de mais recente. Houve

uma grande exposição em homenagem à Romanceira Da. Militana. Nosso pintor fez uma série de pequenas telas, em acrílica sobre papel alemão Hahnemüle. São integrantes dos Congos de Combate, uma Dança Folclórica de São Gonçalo do Amarante. Encontram-se separados Guerreiros, Reis e Rainhas. Tradicionalmente, são nominados Guerreiros de Combates.

Essa manifestação cultural é um culto a São Benedito, patrono dos Congos. É uma prática trazida da África e adaptada no Brasil, como tantas que temos por todo o país, em um sincretismo sacro ou profano, mas que permanece com seu caráter híbrido, demonstrando o quanto somos uma sociedade índia, negra e branca. Esse grupo étnico tem sua origem entre os povos bantos, habitantes das margens do rio Zaire (Angola).

Nunca se viu Os Guerreiros de Combate tão alinhados e com indumentárias de um cuidado entre todos os sentidos, entre tudo o que veste, o que portam nas mãos, os gorros com fitas na cabeça. O artista ousou fazer um de cada vez, com sua diferença, suas cores muitas, nunca se assemelhando um ao outro, mas há um efeito de uma profusão de, mesmo em cada um, ser diferente em si, com contrastes que inicia na cabeça e vai até o sapato. Os instrumentos musicais de mãos também seguem perfazer a diferença.

E, para encerrar, o artista colocou pequenos quadrados dos dois lados; podem ser quatro de um lado e dois de outro. O que interessa é a fina estampa logrando êxito nos contrastes, que pode ser mais para um lado ou mais para outro. Vivam Os Guerreiros de Combate!

Jornal de Fato

14 d omingo

ARTIgO De OPInIãO

A senda dos regenerados

A R t UR L EI t E

Expositor Espírita prea838998@gmail.com

“Em verdade vos digo que vós, que me seguistes, quando, na regeneração, o Filho do homem se assentar no trono da sua glória.”

Jesus (Mateus: 19,28).

O progresso da humanidade só acontece quando observadas as leis divinas ou naturais, que regem o universo e, consequentemente, os homens.

“A Lei natural é a lei de Deus e a única verdadeira para a felicidade do homem. Ela indica o que deve fazer e o que não deve fazer, e ele não é infeliz senão quando se afasta dela.” (Livro dos Espíritos, item 614).

As almas (Espíritos encarnados) que se aproximam das sendas da regeneração sentem a brisa suave do autoburilamento e se esforçam por superar seus defeitos e aprimorar suas qualidades morais. São mais conscientes do processo de evolução, afastam-se das sombras do egoísmo e se dedicam a ajudar seus semelhantes.

Homens que iniciam a nobre trilha adquiriram a habilidade de resolver suas dificuldades com recursos criativos, usando maneiras inovadoras de solucionar os acontecimentos do cotidiano. Já adquiriram a capacidade de observar as relações existenciais. Observam o pretérito para entender o presente, chegando à profunda compreensão das situações e de seus problemas. Obtiveram transformações íntimas, surpreendentes, pois conseguiram se ver como realmente são.

Reservam no dia a dia algum tempo para se conhecer melhor, anotando

ideias e sensações a fim de esclarecer para si próprios o porquê de sentimentos desconexos, emoções variáveis e ações contraditórias, visto que tal conhecimento os ajudará a viver de forma mais serena e previsível.

Mesmo assim, a contenda contra o mal continua. Enquanto o homem se digladia externamente com os seus semelhantes, adormecem no seu íntimo as imperfeições, causas de sua infelicidade na Terra. Atrelado a duas grandes chagas da humanidade, o egoísmo e o orgulho, segue os caminhos pedregosos que dificultam o seu progresso moral. A ganância, a prepotência e a ânsia incontida pelo poder vedam seus olhos físicos e obscurecem, ainda mais, os olhos do Espírito, impedindo que a luz da verdade penetre no seu âmago e desperte a sua consciência.

Sabem que as vicissitudes inerentes ao momento do progresso são devidas a atitudes do presente e ou do pretérito delituoso, portanto, têm a lúcida consciência de sua responsabilidade, visto que houve desrespeito às leis de Deus, originando-se aí a responsabilidade no campo da Lei de Causa e Efeitos.

As provas e expiações são recebidas com resignação, porque sabe que não são obstáculos à sua elevação moral, e sim a maneira de progredir. Na maioria das vezes, as provas e expiações são carregadas de dores. Vislumbra, nesse processo de mudança, horizontes reluzentes. Luz que ilumina as iniquidades, trazendo, ao longo dos séculos de dores e sofrimentos, a claridade de que tanto necessita. Uma nova aurora se apresenta auspiciosa para a prática do bem, sublime virtude que propicia aos Espíritos galgarem os degraus evolutivos a que todos se destinam.

O homem de bem clama pela chegada da hora bendita de renovação moral/ espiritual, a existência se transforma

numa pregação permanente, de vez que a lâmpada acesa do ensinamento de Jesus, no imo da alma, é astro irradiante a clarear a marcha da vida.

“Três grandes sendas que conduzem a alma ao Eterno Amor e à Eterna Sabedoria: a evolução que pede inumeráveis milênios; a devoção, que exige dezenas de séculos, e a ação, que solicita, por vezes, simplesmente alguns anos... Como é fácil de observar, todas elas conduzem a Deus, - entretanto, quem deseje chegar à meta, em vigor de aproveitamento e oportunidade, escolha, sem vacilar, a trilha da ação. Ainda mesmo entre flagelações da vida moral, nessa estrada de luta, alcançará mais depressa a comunhão com o Senhor, para servirlhe a bondade e estender-lhe a vitória. “(Irmão X, por Chico Xavier, do livro: Irmãos Unidos).

A transformação para melhor é isolada e individual, algumas vezes ela passa despercebida, mas tem influência ostensiva no mundo. Tendo efeito mais contundente quando se opera simultaneamente em grandes massas, conforme as proporções, em uma geração, as ideias de um povo ou de uma raça poderão ser profundamente modificadas.

É notado, quase sempre depois dos grandes abalos, flagelos destruidores. Eles ativam o movimento de vai-e-vem entre o mundo corporal e o mundo espiritual e, em consequência, o movimento progressivo dos Espíritos encarnados e desencarnados.

A multiplicidade das causas de destruição é um sinal característico dos tempos, porque elas devem apressar o surgimento dos novos germes.

É notado que, para o materialista, os flagelos destruidores são calamidades sem compensação, sem resultados úteis. Mas para aquele que sabe que a morte destrói apenas o envoltório, eles não têm as mesmas consequências e não causam o menor pavor, porque ele compreende o seu objetivo.

A Lei de Progresso é uma das leis da natureza. O próprio episódio da destruição, que parece, a alguns homens, o termo das coisas, não é senão um dos meios de se chegar, pela transformação, a um momento de aprimoramento. Tudo morre para renascer.

Jornal de Fato

Pasta de Ovos

Pode dar uma olhada na lista de ingredientes, não vai nada de especial nesta receita. mas o resultado é surpreendente, delicioso! Sirva como aperitivo, com uma bela fatia de pão.

INgredIeNtes (até 6 porções)

• 4 ovos

• ½ cebola

• ½ xícara (chá) de maionese caseira

• salsinha a gosto

modo de preparo

1. Numa panela média, coloque os ovos, cubra com água e leve ao fogo alto. Assim que ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 7 minutos. Com uma escumadeira, transfira os ovos cozidos para uma tigela com água e gelo – assim eles param de cozinhar e esfriam mais rápido.

1. Enquanto os ovos esfriam, pique fino a cebola. Lave, seque bem e pique fino a salsinha.

2. Delicadamente, role os ovos na bancada e descasque sob água corrente – assim a casca sai mais facilmente. Transfira para uma tigela.

Com um garfo amasse bem os ovos. Junte a maionese, a salsinha e a cebola picada. Tempere com sal e pimenta a gosto e misture bem até que todos os ingredientes estejam incorporados. Sirva a seguir com fatias de pão.

Fonte: Panelinha

Televisão

Jornal de Fato • sábado, 24 de maio de 2025

Fonte inesgotável

>> À frente do “Que História é Essa, Porchat?”, Fabio Porchat celebra longevidade do formato

@jornaldefato /jornaldefatorn @defato_rn

Seriais

Destaques das séries e conteúdo “on demand”

Mundo inédito

por Geraldo Bessa

Estranha ligação

> Em "Sereias", minissérie da Netflix baseada na peça "Elemeno Pea", de Molly Smith Metzler, a vida da jovem Simone (Milly Alcock) parece um conto de fadas moderno: ela trabalha como assistente pessoal da rica e enigmática socialite Michaela Kell (Julianne Moore), vivendo em uma luxuosa mansão à beira-mar. Porém, sua irmã Devon (Meghann Fahy) desconfia que essa relação vai muito além de um simples emprego, há algo obscuro, quase como um culto, nessa dinâmica de poder.

Na viagem (Disney+, seg, dia 26) a nova série "Tucci na i tália", produzida pelo National Geographic, leva os espectadores a uma fascinante jornada pelas tradições e histórias culinárias da i tália sob a condução do ator s tanley Tucci. a produção, que conta com cinco episódios, explora diversas regiões, incluindo Toscana, Lombardia, Lazio, Trentino-alto adige e abruzzo, e destaca a relação íntima entre a gastronomia, a cultura e a rica história local. o programa está disponível para streaming na d isney+.

Entre irmãos (Apple TV+, ter, dia 27) o longa "a Fonte da Juventude" acompanha dois irmãos distantes que se juntam para realizar um assalto global a fim de encontrar a mitológica e lendária Fonte da Juventude. Luke (John Krasinski) é um caçador de tesouros experiente que, para encontrar um dos maiores mistérios da humanidade, precisa reunir uma equipe de profissionais dispostos a se arriscar nessa grande aventura. Para isso, e para despistar e escapar das ameaças em seu caminho, ele precisará contar com alguém mais esperto que ele: sua irmã Charlotte (Natalie Portman). ao embarcar nessa façanha repleta de perigos e obstáculos, Luke busca trazer justiça e reconhecimento para seu pai que, por muito tempo, procurou pela fonte.

Um atrás do outro (Disney+, qua, dia 28) b aseado no livro de e dward ashton, " m ickey 17" é uma intrigante ficção científica que acompanha m ickey b arnes (Robert Pattinson), um homem consumível enviado em uma missão suicida para colonizar o planeta gelado de Niflheim. Como parte de um grupo descartável, cada integrante é designado a tarefas perigosas, e quando morre, suas memórias são transferidas para um novo corpo, um clone que continua a missão sem interrupções. após seis mortes, m ickey começa a perceber que sua existência não é tão simples quanto parece.

Vida real (Max, qui, dia 29)

Na segunda temporada de " o lhos da Lei", a ação ganha ainda mais intensidade ao revelar operações impactantes conduzidas pelo GaT e , Cav, Corpo de b ombeiros e R oTa a série acompanha a rotina eletrizante do

C o P om , onde mais de 30 mil atendimentos diários exigem precisão, equilíbrio emocional e trabalho em equipe. Nas ruas e nos céus, policiais enfrentam perseguições, negociações delicadas, emergências médicas e resgates aéreos com o helicóptero águia.

Força dos pequenos (Disney+, sex, dia 30) d isney+ lança a terceira temporada de " s pidey e seus amigos espetaculares", série animada voltada para o público infantil e produzida pela m arvel animation. a série estreou em 2021 e é focada nas aventuras de uma versão jovem do Homem-aranha, também conhecido como s pidey, e seus amigos super-heróis. a série segue Peter Parker ( s pidey), Gwen s tacy ( a ranha Fantasma), e m iles m orales ( s pin), que formam uma equipe de superheróis jovens. Juntos, eles enfrentam vilões clássicos do universo do Homem-aranha, como o d uende Verde, d outor o ctopus e Rhino.

principal / À frente do “Que

História é Essa, Porchat?”, Fabio Porchat celebra longevidade do formato

Fonte inesgotável

Fábio Porchat tem uma expressão de muita satisfação a cada nova edição do “Que História é Essa, Porchat?”, que vai ao ar no GNT e na Globo. Toda essa alegria e prazer estão acompanhadas de números muito expressivos da produção. Ao longo dos últimos seis anos, o humorista recebeu mais de 10 mil pessoas na plateia e ouviu mais de mil histórias no palco da produção. Conhecido pela mente fervilhante e uma inquietude profissional, o humorista ainda tem uma visão de futuro bastante positiva para o programa nos próximos anos. “Olha, se eu sentir que o programa está ficando chato, se eu sentir que o programa está ficando repetitivo, se eu sentir que as histórias estão ficando ruins, eu paro. Eu acho que eu tenho de cuidar de ter um conteúdo impecável. Tenho de olhar para ele e estar satisfeito. Eu tenho de olhar como um espectador. Mas eu ainda acho que ele tem muito fôlego. Eu olho para ele e ainda estou satisfeito com ele”, explica. Com produção do Porta dos Fundos e direção de Gigi Soares, o “Que História é Essa, Por-

chat?” explora as boas histórias que as pessoas têm para contar. O humorista convida famosos e anônimos a compartilhar experiências, sejam elas inesquecíveis, engraçadas ou até assustadoras. A grande novidade da nova edição é que o programa também terá especiais pelo Brasil. Porchat sai do estúdio e vai conferir de perto as histórias mais engraçadas – na casa das pessoas ou no local onde aconteceram – que irão complementar os famosos e anônimos em estúdio. “Não canso de ouvir histórias. Eu gosto. As histórias me interessam, realmente, genuinamente, assim. As pessoas vêm na rua me contar histórias e eu paro para ouvir. Eu gosto de contar histórias também. Me interessam as histórias malucas, esquisitas. Claro que a maioria das histórias que eu ouço não são exatamente incríveis, não funcionam para o programa. São, às vezes, muitas anedotas. Mas eu gosto de ouvir”, aponta. P – Há seis anos no ar, o “Que História é Essa, Porchat?” segue como uma das principais produções da grade do GNT. Essa longevidade e força do projeto surpreendeu você ao longo do tempo?

R – Eu sempre acreditei muito na força das histórias. Achava que o programa poderia sobreviver por muito tempo, mas tudo dependia do público, se o público ia querer ouvir essas histórias. Porque é um programa que não conta com polêmica, não conta com entrevista, né? Saber o que está acontecendo, o que aconteceu no passado. É um programa que vai na história pontual. E isso é o que me deixou mais feliz. De ver como o público estava a fim de ouvir histórias leves, divertidas, e que tem interesse num programa que traz uma certa leveza.

P – Nesta temporada, o programa sai dos estúdios e revive algumas histórias in loco. Você sentiaumanecessidadedemexer no formato após tantos anos?

R – Eu acho sempre bom trazer novidades, né? Trazer uma coisa diferente. E por que não tentar ver se as histórias funcionam também fora do estúdio? Eu acho que era uma forma de chegar em pessoas que

não conseguiam vir até nós, viver em lugares diferentes.

P – Mas você se sentiu renovadoartisticamenteparaencarar mais um período de gravações?

R – Eu gravo o programa de março a julho. Então, quando chega em março do ano seguinte, eu já estou com saudade, eu já estou com vontade de gravar. Então, são 40 programas por ano, mas é muito legal. Eu gravo uma vez por semana, é muito leve de gravar, muito gostoso gravar esse programa.

P – Como funciona a sua mediação e participação quando as pessoas estão relatando seus causos no programa?

R – Tudo o que eu faço no programa é improvisado. Eu sei todas as histórias com antecedência, mas todas as minhas interferências, todos os meus comentários são improvisados na hora. Por isso eu preciso estar muito focado e prestando muita atenção nas histórias que estão sendo contadas e na reação da plateia também.

close / Elis Cabral estreia na tevê

como a espevitada Sofia, de “Dona de Mim”

Doce brincadeira

Não é preciso muito esforço para imaginar a rotina de uma menina de 7 anos. Porém, Elis Cabral, que vive a espevitada Sofia em “Dona de Mim”, ganhou alguns compromissos inéditos entre suas tradicionais brincadeiras infantis e a rotina escolar. A jovem atriz, que cumpre uma intensa agenda de gravações nos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro, tem desbravado o mundo das câmeras com a curiosidade e inocência próprias da idade. “Tem sido muito legal viver isso tudo. É a primeira coisa que faço na vida. Nunca fiz nada! Nem teatro ou outra coisa. Tenho curtido muito tudo isso”, anuncia.

Na história das sete, Sofia é filha de Ellen, papel de Camila Pitanga, e registrada por Abel, de Tony Ramos. Brincalhona e arteira, a menina adora aprontar com todas com as babás que a família tenta contratar. Tanta traquinagem não passa de uma forma de chamar atenção: ela se sente sozinha, criada em uma casa cercada de adultos. Mas tudo muda quando conhece Leona, vivida por Clara Moneke, sua

nova babá. “A Sofia é bem sapeca, divertida e engraçada. Coloca todas as babás para fora (risos)”, afirma.

Passando boa parte de seu tempo nos estúdios, Elis tem conquistado uma série de fãs dentro e fora da tevê. Ela, inclusive, coleciona uma série de tios e tias desde sua chegada ao elenco do folhetim assinado por Rosane Svartman. “Estou aprendendo muito com todos os atores e atrizes. Tem a tia Clara, a tia Cacau (Claudia Abreu), o tio Tony (Tony Ramos), o tio Rafa Vitti e o tio Juan (Juan Paiva). Todo mundo é muito legal comigo. Fico bem animada”, vibra.

Carioca de Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio de Janeiro, Elis é filha do professor universitário Nilmar Figueiredo e da analista de sistemas Vanessa Mendes. Os dois auxiliam a jovem atriz em sua rotina de gravações e estão sempre ao lado da filha nos estúdios. Ainda no começo do enredo, Elis já começou a sentir a repercussão de um trabalho na tevê aberta em seu dia a dia. “Já estão me reconhecendo na rua. Na escola também! Pedem fotos e autógrafos. Eu estou amando”, celebra.

ponto de vista / “Power Couple Brasil” retorna após três anos com fórmula conhecida, mas novos apresentadores

Na força do amor

Depois de três anos fora do ar, o “Power Couple Brasil” retornou à programação diária da Record para sua sétima temporada. Trouxe algumas novidades pontuais, mas mantém a mesma essência que consolidou o reality como um dos principais da emissora em um passado não tão distante. A principal aposta, desta vez, foi na escolha inusitada – mas acertada – de um casal para comandar a produção. Rafa Brites e Felipe Andreoli assumiram a função de apresentar o programa, imprimindo uma dinâmica interessante, que equilibra a condução dos momentos de tensão com doses de descontração e empatia.

A escolha da dupla se justifica: casados desde 2011 e pais de dois filhos, os dois exalam a cumplicidade que a própria proposta do reality pede aos competidores. Rafa estava afastada da televisão desde 2018 e Felipe, por sua vez, deixou a Globo no ano passado, onde se dividia entre o comando do “Globo Esporte” em São Paulo e suas participações no “Mais Você”. Além do “Power Couple”, a emissora já garantiu a presença do casal à frente de outros dois projetos: o dating show “Lo-

ve & Dance” e o “Game dos 100”, um jogo de resistência. Ou seja, a química profissional entre eles parece mesmo ter agradado à direção da casa. No que diz respeito ao formato, a produção optou por não realizar mudanças bruscas – e isso, em parte, pode ser considerado positivo. A dinâmica clássica reaparece: os casais confinados passam por provas que envolvem apostas, habilidades e – o que torna a brincadeira mais divertida – confiança mútua. Assim, eles podem acumular valores que se transformarão no prêmio final para quem sair como grande casal vitorioso. A cada ciclo, os desafios e a temida DR seguem como os

elementos estruturantes mais interessantes da narrativa. Para quem já acompanhava o “Power Couple Brasil”, é fácil a identificação, evitando confusões que alterações excessivas poderiam gerar.

Ao todo, 14 casais participam da edição, com perfis bastante variados – de exparticipantes de realities famosos, como Dhomini (vencedor do “BBB3”), a nomes que transitam pelo universo fitness ou que ficaram conhecidos nas redes sociais. Até mesmo Gretchen, sempre disposta a atualizar seus memes, topou o desafio ao lado do marido, Esdras de Souza. A presença de perfis tão distintos diversifica o conteúdo e

amplia a possibilidade de identificação do público. Porém, também intensifica a tensão e inevitáveis confusões. Que, aliás, não demoraram a acontecer.

Já nos primeiros episódios, tretas de peso obrigaram até a intervenção de seguranças da própria Record. Ainda que preocupantes, esses episódios reforçam uma característica central do formato: quem assiste a um reality show de confinamento não está atrás de calmaria. A questão, sempre delicada, é dosar a exposição dos conflitos sem extrapolar o limite do aceitável.

Outra novidade é o “Quebra Power”, exibido ao vivo nas tardes de domingo da Record, a partir das 14h. Trata-se de um espaço reservado para os participantes lavarem a famosa roupa suja, comentando e confrontando o que rolou ao longo da semana. A ideia é boa, mas o horário de exibição está bem longe de ser o mais adequado.

resumo das novelas

s egunda - Laurentino anuncia que a cirurgia de b ia foi um sucesso. b asílio ameaça m aristela. i olanda expulsa Topete da pensão. Vera e Lígia ajudam Celeste e e du a arrumar a nova casa. o delegado alerta Clarice e a mália sobre as denúncias de Juliano. Teresa, e ugênia e Jacira confortam a lfonso. b asílio autoriza Zélia a liberar para a imprensa uma nova parte do dossiê contra os a lencar. a nita questiona quando Nelson deixará sua casa. s ebastião tem um acidente. o nofre faz uma proposta de trabalho a b asílio. m aristela ofende b eatriz.

segunda - Yara percebe a confusão de Rosa, e liga para abel. sofia pergunta por ellen para Padre Paulo, que é gentil com ela. s amuel sonha em se casar com Leo. Rosa implora que abel não conte sobre sua desorientação para Jaques. Ricardo e Jaques se preocupam que samuel descubra a armação dos dois contra a fábrica. s amuel deixa escapar para Leo sobre a carta de ellen para sofia. Com abel, Rosa consulta Letícia sobre a sua saúde. Tânia pressiona Jaques sobre o roubo do dinheiro da fábrica. Kami não gosta quando marlon afirma que ajudará Ryan a deixar a prisão. marlon encontra um bebê abandonado e o leva para o hospital.

s egunda - Raquel confirma para s ardinha que é mãe de maria de Fátima. ivan e Heleninha ficam juntos. Vasco e Lucimar observam ivan com Heleninha. a vizinhança acompanha a gravação do vídeo de Raquel. solange sente ciúmes ao saber por afonso que m aria de Fátima se ofereceu para ajudá-lo. s olange descobre que m aria de Fátima mentiu sobre sua mãe. odete orienta maria de Fátima a demonstrar fragilidade para afonso. afonso fica sensibilizado com a suposta história de maria de Fátima. Heleninha flagra aldeíde e Consuelo conversando sobre sua relação com ivan. Heleninha procura Raquel.

s egunda - o cantor Thullio m ilionário chega a milagres e, com a ajuda de Fafá, tenta conquistar mC Normaliza e dJ elok, alter egos de Norma e elisa, para gravar um clipe de festa junina. Jane encontra um piano misterioso em uma caverna e começa a tocá-lo. dalete desabafa com Pilar sobre o medo de perder moisés. Lavínia tenta pegar moleza emprestado, mas anna recusa, chamando-a de chata. e m retaliação, Lavínia pega m oleza à força e o joga no lixo. Rui se veste de nerd por causa da aproximação de Felipe com Pedro, o inteligente da turma.

Terça - m aristela se revolta contra Clarice. Laurentin o diz que bia acordou e está chamando pela mãe. Clarice afirma a bia que jamais deixará de ser sua mãe. sebastião pede que Ulisses não conte sobre seu acidente para Vera. Juliano e maristela contam uma nova versão da morte de Valéria para bia. bia pede para ver Ronaldo. alfredo é sequestrado por mirtes. maristela teme que basílio destrua a Perfumaria Carioca. anita, Teresa, Jacira e sérgio se preocupam com a falta de notícias sobre alfredo. arlete visita bia no hospital. maristela e Juliano pensam em como incriminar Clarice.

Terça - Leo se emociona ao ver marlon com um bebê nos braços. samuel confronta Jaques sobre as contas da fábrica. stephany diz a Leo e marlon que tentará descobrir o que aconteceu com o bebê abandonado. Ricardo tem uma ideia para disfarçar suas falcatruas com Jaques. Padre Paulo lembra de e llen e conta para Leo que a mãe de s ofia era noiva de Vanderson. Leo insiste para samuel contar da carta de ellen. Leo encontra a carta de ellen, e Filipa flagra a moça.

Quarta - m aristela pensa em procurar Geraldo para incriminar Clarice. b ia pergunta de Valéria para a rlete. a nita chora durante o programa TV. b asílio faz sucesso na campanha de o nofre. a mália anuncia que o documento original de Cla rice foi reconhecido. b ia desabafa com Ronaldo. s érgio faz um boletim de ocorrência sobre o saparecimento de a lfredo. m irtes tortura a lfredo. Zélia explica para m ônica seu plano de como con quistar a presidência da Perfumaria. s ebastião confidencia a Ulisses que pode estar doente. m aristela faz uma proposta a Geraldo.

Quarta - Leo consegue esconder de Filipa a ta de ellen. enzo aceita dirigir a peça de teatro colhida por Filipa. samuel desconfia da sugestão de consultoria financeira proposta por Jaques Ricardo. Leo afirma a Kami que torce por sua cidade com marlon. manuel tenta reaproximar Pam e danilo. marlon passa mal com o jantar preparado por Kami. Leo se emociona ao ler a carta de e para sofia, e samuel a repreende. danilo confessa a manuel que gosta de conhecer coisas novas balhando na mansão de abel. Castanho conta demais policiais que salvou o bebê ao lado de m lon. enzo chega à mansão.

Terça - Raquel garante a Heleninha que sua separação de ivan não foi por causa dela. Raquel fica abalada quando ivan lhe procura para falar sobre Heleninha. ivan afirma a Heleninha que não gostou que ela tenha procurado Raquel. Leila não gosta de ser apresentada a Celina por Renato como amiga. solange se indispõe com afonso ao afirmar que maria de Fátima está se insinuando para ele. Heleninha pede desculpas a i van por ter procurado Raquel. solange diz a sardinha que acha que seu namoro não resiste aos meses em que ficará fora. Celina, odete e eugênio encontram Heleninha embriagada.

Quarta - Celina acolhe Heleninha. e ugênio Celina reparam na proximidade entre maria de tima e afonso. Lucimar conta a ivan que Heleninha teve uma nova recaída. Heleninha confessa a i que bebeu. Leila faz uma descoberta sobre Rena to durante conversa com m ilena, ex-namorada dele. Leila diz a Renato que precisa entender o a está incomodando na relação dos dois. Celina odete estranham que ivan tenha tomado conhe cimento da recaída de Heleninha. Leila toma uma decisão.

Terça - dalete libera moisés para passear com Thomas e deseja que ela e Tonico o acompanhem, mas, na porta do colégio, Cristina impede que eles saiam. moleza vai parar em um lixão. anna provoca Lavínia, dizendo que queria jogar o celular dela no lixo. a briga esquenta e Norma aparece. Lavínia rebate acusando anna de esconder que m oleza sabe falar. depois, Norma e Lavínia brincam na diretoria. Gabriel engana Pilar falando que quer conversar, mas só queria jantar e passar tempo com ela; Pilar diz que ele é infantil, pois Norma poderia flagrar os dois juntos e promover a demissão.

Quarta - Lavínia brinca de guerra de travesseiro com Norma, que promete tirar seu demérito continuar se divertindo com ela. Na rua, m oisés encontra Jaime, mário e adriano, que procuram meia Chulé. Thomas esbarra com moisés perdido e os dois se divertem na Lolipopus. isadora diz sentir diferente das outras meninas e Pedro suge re que ela crie seu próprio clubinho. No colégio, d alete briga com Thomas, achando que ele está influenciando m oisés. No lixão, m oleza conhece Chulé, que procura seu dono e acredita ter sido jogada fora.

Geraldo Valéria programa de nofre. ClaRonaldo. delfredo. conebastião doente.

caressugestão Jaques e feliPam preparado llen confessa traaos mar-

ugênio e FáHeleninha van Renaex-namorada que Celina e conheuma

Quinta - m aristela propõe que Geraldo deponha a seu favor em troca de dinheiro. m arlene e Glorinha comemoram o sucesso de seu creme. Raimundo apoia s ebastião. Clarice garante a b ia que jamais a abandonará. b asílio revela a b eto e b eatriz que o colar de joias estava com m aristela. b eto confronta b ia sobre o roubo do colar. a nita e a família de a lfredo alertam os fãs sobre o sumiço do artista. a lfredo decide cooperar com m irtes. Celeste sofre com seu casamento. Na delegacia, Geraldo afirma que foi Clarice quem matou Valéria.

Quinta - samuel aceita o desafio de Leo. danilo desconfia de enzo. Leo encontra o contato de Vanderson e afirma a samuel que se trata de um golpista. e nzo gosta da ideia de d anilo para uma nova peça. Vanderson pede Gabriela em casamento. s amuel exige que Leo esqueça a carta de e llen. d avi confronta s amuel sobre Leo. m arlon pede ajuda ao Pastor e noque para conseguir um trabalho para Ryan. alan expulsa Lucas do galpão, após ele ter mentido. Gabriela descobre que Vanderson ainda é casado com e llen. d anilo ensaia a peça com Filipa, quando Jaques os flagra em um beijo cênico.

Quinta - Renato se sente aliviado com a decisão de Leila. Leila não repara a falta de entusiasmo de Renato quando ela propõe um programa com bruno no fim de semana. s olange vê a foto de m aria de Fátima com afonso nas redes sociais. s arita fica preocupada com Cecília ao ver a mãe indo atrás de traficantes de animais. afonso desmaia ao cruzar a linha de chegada durante a maratona. Laís fica sabendo que Cecília foi baleada. Laís anuncia a Cecília que elas irão para o Rio de Janeiro, por segurança. afonso e m aria de Fátima se encontram.

s exta - o delegado dispensa Geraldo. Raimundo anuncia um concurso de contos, e b eto tem uma ideia. e du e Celeste sofrem com o casamento em crise. Juliano pede que o gerente de seu banco deponha contra Clarice. m aristela e b asílio fazem um novo acordo. b eto sugere que Celeste participe do concurso de contos promovido pelo cliente de Raimundo. Clarice é intimada a ir à delegacia. Jacira sente o cheiro de a lfredo em m irtes. Vera ouve quando Ulisses fala com s ebastião sobre sua possível doença. Clarice é presa por falsidade ideológica.

sexta - Jaques debocha de danilo e Filipa, e tenta se aproximar da cunhada. Yuri diz a Ryan que, se ele não tiver um endereço, não conseguirá deixar a prisão. Lucas vai ao encontro de Vespa, e marlon o procura. Jaques desabafa seu ressentimento com Rosa. Jaques conta a abel sobre Filipa e danilo. davi conversa com Leo sobre seu comportamento. abel confronta Filipa e enzo. davi anuncia que será responsável pela contratação da consultoria indicada por Ricardo. abel alerta danilo. Gabriela insiste que Vanderson se divorcie de e llen. Tânia seduz Ricardo. Vanderson vai à b oaz e encontra samuel.

sexta - maria de Fátima finge preocupação com solange. Leila conversa com marco aurélio à espera de Renato. igor afirma para afonso que maria de Fátima está apaixonada pelo triatleta. s olange questiona maria de Fátima sobre seus sentimentos por afonso. m aria de Fátima diz a afonso que se afastará dele. Leila reclama de Renato para eunice. ivan fica abalado ao ver Raquel no comercial. Celina comenta com odete que desconfia de maria de Fátima. afonso e maria de Fátima passam a noite juntos.

s ábado - Clarice é levada pelo delegado. Vera apoia sebastião. basílio retorna para a Perfumaria Carioca, e é cercado por fãs. bia tem alta do hospital. Ronaldo avisa a bia que Clarice foi presa. Jacira, anita, sérgio, Topete e eugênia decidem seu plano contra mirtes. eugênia agradece Topete por ter salvado seu pai. em um telefonema misterioso, Nelson confessa que está cansado de fingir que se regenerou. Gregório visita Clarice na delegacia. Zélia pede perdão a bia por suas mentiras. sebastião se prepara para sua cirurgia. bia e Zélia garantem a Clarice que ela deixará a prisão.

s ábado - Vanderson pede informações sobre e llen a s amuel, que comenta com abel sobre o encontro. sofia diz a Leo que Rosa está triste. Vanderson contrata sidnei para descobrir o paradeiro de e llen. a bel elogia d avi. Ricardo percebe que perdeu sua caneta. Rosa cozinha com sofia e Leo. Jaques encontra a caneta de Ricardo em sua casa, e Tânia o despista. s amuel revela a Leo que Vanderson procurou por e llen. Filipa pede perdão a danilo. sidnei anuncia a Vanderson que ellen está morta. Vanderson descobre que os boaz arcaram com os custos hospitalares de ellen. marlon pede Kami em namoro.

sábado - Laís insiste para Cecília contar a marco aurélio que elas foram perseguidas por um carro. o dete pede a Consuelo um relatório de cada voo da TCa no brasil. Celina fica impactada ao saber por o dete a situação da sua conta bancária. Leila demonstra a Renato sua insatisfação com a relação. afonso e maria de Fátima concordam em não ficar juntos enquanto ele namora s olange. deise avisa a Laís que Cecília sofreu um grave acidente de carro. odete invade a sala de marco aurélio e o coloca contra a parede.

travesseiro demérito se oisés procuram a perdido diz se sugecolégio, está conhece sido

Quinta - Chulé revela a moleza que, depois que as crianças crescem, os brinquedos são deixados para trás. moleza insiste que anna jamais faria isso com ele. enquanto isso, Felipe e Rui tentam recrutar isadora para expandir o grupo dos Felipes. Gabriel confronta Lavínia sobre ter jogado fora o objeto que anna mais amava e ela admite ter agido por raiva. No lixão, anna acha moleza, que propõe recolher brinquedos descartados para doá-los a outras crianças. elisa vê Norma se aproximar e se disfarça de pipoqueira. Pedro descobre que isadora entrou para os Felipes.

sexta - moisés desfila pelo colégio com sua nova gravata, mas Felipe avisa a dalete que ele não está usando o uniforme completo. Thomas se anima ao descobrir que as gravatas foram presentes de Cristina. Lavínia, sentindo-se sozinha, chora dizendo que nem os pais gostam dela. Nina, benjamin e binho pregam uma peça em Lavínia, colocando cola em seu creme. anna e adriano distribuem brinquedos na praça. No petshop, Thomas surpreende Cristina com um beijo, se ajoelha e a pede em namoro. adriano e Chulé se despedem de anna e moleza.

cinco perGuntas / Edvana Carvalho exalta o poder e as possibilidades da maturidade na pele de Eunice de “Vale Tudo”

Ponto de virada

Costurar sempre foi um hobbie útil para Edvana Carvalho.

Tanto que, por muito tempo, ela mesma idealizou e produziu parte de suas roupas. Por isso, foi com muita empolgação que a atriz recebeu o convite para viver a doce e prendada Eunice, costureira que se torna modelo em “Vale Tudo”. “Minha tia-avó fazia roupas para o candomblé. Cresci com a imagem dela sentada na máquina costurando e por muito tempo frequentei aulas de modelismo e corte. Só parei depois que a televisão passou a tomar boa parte do meu tempo”, brinca, aos risos.

Baiana de Salvador e criada no famoso bairro do Curuzu, Edvana tinha apenas 16 anos quando teve suas primeiras experiências com atuação. Integrante da primeira formação do prestigiado Bando de Teatro do Olodum, sua devoção aos palcos acabou fazendo com que sua estreia na tevê fosse depois dos 40 anos. Após pequenas participações em produções como “Malhação” e “PegaPega”, foi mais recentemente que o nome de Edvana chegou ao grande público por conta de sua atuação sensível

e solar como a Inácia do remake de “Renascer”, de 2024. “Foi um trabalho muito lindo e que me abriu portas. O público está bem surpreso em me ver tão diferente em ‘Vale Tudo’. Essa brincadeira de viver tipos tão distintos é o grande barato da carreira de atriz”, valoriza.

P – “Vale Tudo” é seu segundo remake seguido na tevê. O que a leva para esse tipo de projeto?

R – Não foi uma coisa pensada. Simplesmente aconteceu. Eu tinha acabado de fazer a Inácia de “Renascer” e, de repente, me chamaram para conversar sobre a Eunice de

“Vale Tudo”. Fiquei feliz por serem mulheres tão encantadoras e diferentes entre si. Além disso, são personagens que eu vi nas versões originais. Então, é uma espécie de encontro com aquela jovem que sonhava em ser atriz.

P – Como assim?

R – Eu era uma menina quando acompanhava as tramas de Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Benedito Ruy Barbosa. Cresci vendo essas histórias e imaginando que a tevê era um ambiente distante, quase impossível para mim, uma garota preta e periférica. Poder trabalhar nas tramas que revisitam as obras

desses novelistas é um grande privilégio, digo que estou realizando sonhos.

P – Você chegou a rever a versão original de “Vale Tudo”?

R – Logo que fui convidada, a título de curiosidade e para refrescar a memória, comecei a rever algumas cenas da Íris Bruzzi como Eunice. É muito nítido que os tempos são outros e acabei parando de ver. Achei melhor me deixar levar pelo texto, direção e referências desse novo olhar sobre a obra.

P – Qual a importância de a personagem ser preta no remake?

R – É um acerto da adaptação. Acho importante toda menina e mulher se ver nas personagens pretas dessa novela. Quando a novela passou, lá em 1988, não havia lugar de destaque para nós na dramaturgia brasileira. A trama está em sintonia com o agora, até mesmo na virada da Eunice dentro da história.

P – Em que sentido?

R – Eunice é uma mulher divertida, que não se abala fácil. Ela é muito batalhadora, parceira da família dela e representa essa gama de mulheres maduras que não são mais apenas avós. É depois dos 50 que a personagem muda de profissão e se descobre modelo, deixa de ser uma dona de casa que faz alguns trabalhos de costura para se aventurar nos estúdios e passarelas. É uma história bonita, possível e muito atual.

r aio-x / Idealizador de projeto

social artístico, Faíska Alves estreia em novelas com “Dona de Mim”

Almas tocadas

Antes mesmo de dar vida ao criativo Jeff de “Dona de Mim”, Faíska Alves já exercia um papel de destaque fora da tevê. Ao lado do irmão gêmeo, Fumassa Alves, o ator é um dos idealizadores do projeto “Arte que Toca a Alma”, no Complexo da Alma, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. “Nosso projeto nasceu do nosso desejo de ver o lugar onde crescemos ser reconhecido não apenas pelas dificuldades, mas pela força criativa, pela cultura e pelos sonhos que existem aqui”, explica Faíska, ressaltando o potencial transformador da iniciativa. “Sabemos que a realidade do território é dura. O tráfico ainda domina muitas áreas e a ausência de oportunidades pesa. Mas nós também sabemos, por experiência própria, que a arte pode salvar vidas. Salvou as nossas”, valoriza. Agora, aos 24 anos, Faíska encara um novo desafio: estrear no universo das novelas. No folhetim das 19h da Globo, Jeff é morador da Barreira do Vasco, na Zona Norte do Rio de Janeiro, e perdeu o pai vitimado por bala perdida. Agora, o jovem sonha em se des-

tacar nas batalhas de rima. “Jeff é um cara animado, de comunidade. Ele está desbravando um mundo cheio de desafios, por morar na comunidade. É um cara bem alegre, apesar desse passado traumático que carrega”, adianta Faíska, que leva para o personagem muito de sua própria vivência.

Essa proximidade é um dos pontos altos do seu trabalho. “Para a construção do Jeff, tenho trazido detalhes pessoais da minha vida que ajudam bastante”, revela. Faíska ainda entrega outra característica que tem em comum com o personagem. “Por coincidência, meu nome de batismo é Jeferson, que é o mesmo nome do personagem”, comenta o ator, que já participou de produções como a série “De Volta aos 15”, da Netflix, e o seriado “Tô de Graça”, do Multishow, entre outras.

Faíska acredita que Jeff vai conquistar o público com sua autenticidade. “Eu não acho que ele é mulherengo, mas não fica para trás. É um cara desenrolado, do povo. E que o povo vai amar!”, define. O ambiente nos bastidores também tem sido fundamental

para esse momento. “Estou jogando com um time muito incrível”, aponta. Para ele, levar sua história – e a da sua comunidade – para a televisão aberta é um feito histórico. “A gente celebra demais esse momento. É para fazer história mesmo. A gente se multiplica. Acredito que a minha comunidade vai se ver em mim, o que antes a gente achava impossível”, destaca.

Nome completo: Jeferson Alves Santos.

Nascimento: 22 de fevereiro de 2001, em Itaboraí, no Rio de Janeiro.

Atuação inesquecível: “O meu primeiro trabalho no audiovisual, com o Julio Andrade, na quinta temporada de ‘Sob Pressão’”.

Interpretação memorável: Silvio Guindane como o Delegado Mendonça da série “A Divisão”, do Globoplay, e Seu Jorge como Edson na série “Irmandade”, da Netflix.

O que falta na televisão: Protagonismo negro.

O que sobra na televisão:

“Tenho uma sensação de desgaste em formatos antigos e a juventude tem migrado em peso para o digital. Muita coisa na tevê ficou repetitiva ou distante da realidade da maioria”.

Com quem gostaria de contracenar: “Seu Jorge, Juan Paiva, Lázaro Ramos e meu irmão gêmeo, Fumassa Alves”.

Se não fosse ator, seria: Jornalista ou apresentador.

Ator: Will Smith.

Atriz: Clara Moneke.

Novela: “Avenida Brasil”, escrita por João Emanuel Carneiro e exibida originalmente pela Globo em 2012.

Vilão marcante: Evandro do Dendê, papel de Raphael Logam na série “Impuros”, do Disney+.

Personagem mais difícil de compor: Ivandro, na série “Ponto Final”, da Netflix.

Que novela gostaria que fosse reprisada: “Avenida Brasil”.

Que papel gostaria de representar: “Um advogado ou um médico”.

inside / Em movimento estratégico para focar nos folhetins, Grupo Globo encerra

canal Viva e cria o Globoplay Novelas

Longa saudade

Canal mais saudosista do Grupo Globo, o Viva virou ponto de encontro de novelas, séries e minisséries que fizeram história na emissora aberta, desde que foi criado, em 2010. Sem muitos títulos inéditos e originais, o canal aos poucos passou a ter um investimento modesto para garantir uma produção própria mínima, onde apostou em material de caráter documental, como o simpático “Vilãs que Amamos”, além de encomendas especiais, caso dos episódios novos do humorístico “Sai de Baixo”, e edições comemorativas do “Globo de Ouro”, programa musical que marcou os anos 1980. Mesmo bem-estabelecido no mercado da tevê paga e responsável pela remasterização de boa parte dos grandes sucessos da Globo, em 9 de junho, dia em que completa 15 anos de existência, o Viva sai de cena para dar lugar ao Globoplay Novelas. Segundo o Grupo Globo, a mudança é estratégica e visa uma evolução da oferta do canal, que agora será totalmente focado nos folhetins. “O poder do ecossistema Glo-

bo é o que torna todas as formas de consumo possíveis, permitindo-nos oferecer essa diversidade de opções. Com o Globoplay Novelas, o canal passa a estar mais integrado a esse universo, oferecendo ao público mais opções de consumo do gênero de maior sucesso do país”, afirma Tatiana Costa, diretora de Conteúdo e Canais Globo. Trabalhando de forma mais integrada com o acervo da plataforma de streaming do grupo, o Globoplay Novelas agora vai além da exibição dos clássicos da teledramaturgia, também será uma plataforma de lançamento de novelas internacionais e produções originais Globoplay. Para despertar o interesse nesta movimentação, o novo canal foi eleito para receber “Guerreiros do Sol”, folhetim idealizado para o streaming e que agora ganha uma nova janela de apresentação. “As novelas são estratégicas para a Globo, porque são conteúdos muito valorizados pelo público. Elas têm poder de gerar engajamento, de pautar o debate sobre temas sociais, de virar conversa”, analisa George Moura,

autor do novo folhetim, escrito em parceria com Sergio Goldenberg.

Inteiramente gravada ao longo de 2023, a produção estava aguardando o melhor momento de chegar ao público. Ambientada nas décadas de 1920 e 1930 e inspirada nas histórias de Lampião e Maria Bonita, a trama traz o romance entre Rosa e Josué, protagonistas de Isadora Cruz e Tomás Aquino, como mote central. Ela é uma moça delicada e forte que chama a atenção de todos pela beleza e coragem, sendo alvo dos encantos do poderoso coronel Elói, vilão interpretado por José de Abreu, com quem se casa.

Enquanto isso, Josué é um destemido líder de um grupo de cangaceiros, sendo conhecido como Governador do Sertão pelas diversas alianças políticas que estabelece na região, e tem como maior ob-

jetivo se vingar de coronéis e policiais locais. Grande adversário de Elói, o moço se apaixona pela esposa do inimigo. Os dois fogem para ficarem juntos e Rosa passa a integrar o bando armado. “Estou muito ansiosa para essa estreia. A trama é mostrada pelo olhar da Rosa, que é a narradora. Isso acaba trazendo uma outra perspectiva sobre tudo o que a gente já ouviu sobre essa história de batalhas, sangue, lágrimas, política e paixão”, resume Isadora.

Contando com quatro novas faixas de teledramaturgia, o Globoplay Novelas seguirá exibindo o sucesso “Quatro Por Quatro”, prepara a estreia de “Além do Tempo” – grande sucesso de 2015 da faixa das seis nunca antes reprisado – e reserva espaço na grade para dois sucessos importados: a turca “Hercai” e a mexicana “O Amor Invencível”.

Bastidores / Com formato inédito e prêmio histórico, Band estreia a 12ª

temporada do “MasterChef Brasil”

Receita reformulada

Após mais de uma década valorizando a gastronomia na televisão aberta, o “MasterChef Brasil” volta à Band com novos desafios e uma dinâmica inédita. Com estreia marcada para terçafeira, dia 27 de maio, às 22h30, a competição chega na 12ª temporada com mudanças significativas: pela primeira vez, não haverá apresentador mediando as interações entre jurados e cozinheiros. Agora, Erick Jacquin, Helena Rizzo e Henrique Fogaça assumem o comando direto das disputas, tornando o ambiente mais exigente e rigoroso do que nunca. “Estamos há mais de uma década estreitando os laços entre o brasileiro e a gastronomia. Agora, estamos prontos para uma nova era, mais moderna e atual”, afirma a diretora-geral Marisa Mestiço.

Nesta nova edição, 18 cozinheiros amadores, selecionados a dedo, vão competir pelo maior prêmio já oferecido pelo programa. Além do cobiçado troféu, o próximo vencedor do “MasterChef Brasil” receberá R$

350 mil oferecidos diretamente pelo programa, outros R$ 150 mil vindos dos patrocinadores, uma consultoria especializada para abrir um negócio e ainda um vale-presente de R$ 30 mil de uma grande loja de departamentos. Completando o pacote, a renomada escola Le Cordon Bleu oferece ao campeão um curso completo. Ao longo da disputa, eles enfrentarão desafios com foco especial em ingredientes tipicamente brasileiros, sem deixar de lado receitas emblemáticas da gastronomia global. “Vamos exaltar nossa brasilidade por meio de missões que resgatam raízes e trabalham insumos tipicamente brasileiros, além de aprender formas de lidar com ingredientes jamais vistos por aqui”, completa Marisa.

Entre as provas que prometem movimentar a competição, estão o icônico Leilão MasterChef e as desafiadoras Caixas Misteriosas, ambas com um grau ainda mais elevado de dificuldade nesta temporada. Para Helena Rizzo, dominar técnicas comuns será essencial para

avançar no jogo. “É imprescindível ter receitas básicas na manga, como diferentes massas e pontos de carne. Com atenção e técnica, qualquer um pode ir longe”, aconselha a chef. “Queremos comer bem. Sempre digo para eles estudarem e darem aquela repassada mental nas possibilidades de tudo o que pretendem apresentar”, completa.

Além da habilidade técnica, o controle emocional será decisivo para quem deseja chegar à final. Para Henrique Fogaça, o controle psicológico dos participantes é crucial na hora de lidar com a pressão e a competitividade que o programa exige. “É importante ter equilíbrio porque os confrontos provocam sensações de raiva, rivalidade e outras emoções que podem atrapalhar. É necessário ter humildade para entender todo o cenário, ouvir e absorver o que for útil”, enfatiza ele, que adianta que os jurados serão

bastante detalhistas nas avaliações. “Milhares se inscrevem todos os anos para participar. Quem entra tem de fazer jus a essa oportunidade. São 18 concorrentes e vai sobrar um, então, 17 vão sentar na graxa”, avisa.

Segundo a equipe, esta edição do “MasterChef Brasil” aposta em perfis diversos, com participantes vindos de todas as regiões do país e até mesmo do exterior, como Gloria, chinesa que chegou ao Brasil ainda criança. A intenção é que histórias de vida tão variadas sejam capazes de se tornar um diferencial para atrair a atenção da audiência. O que, é claro, vai depender da interação que os chefs, agora também apresentadores, estabelecerão com esses competidores. “Desta vez, teremos um contato mais direto com eles, sem intermediador, o que nos dá mais responsabilidade”, valoriza Erick Jacquin.

Zapping

Mundo inédito

por Caroline Bor G es

Bons colegas

> Lorenzo Reis tem tido emoções intensas no “set” de “Dona de Mim”, da Globo. Na história, o ator mirim vive o esperto Dedé, filho de Kami e Ryan, interpretados por Giovanna Lancellotti e L7NNON. Depois que é salvo de um quase atropelamento por Marlon, papel de Humberto Morais, passa a vê-lo como herói. “Estou amando fazer parte desse elenco incrível. Todo mundo me trata super bem e fico bem à vontade em cena. As cenas são bem divertidas de fazer. Tenho me inspirado muito nos meus colegas. Eles me ajudam muito”, valoriza Lorenzo, que fez uma participação especial na trama de “Família é Tudo”.

Equipe extensa

Cerca de 40 profissionais estarão envolvidos na cobertura da Copa do mundo de Clubes da FiFa , que vai ao ar na Globo e no sporTV. o campeonato acontece entre 13 de junho e 14 de julho, nos estados Unidos. botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras são os representantes brasileiros na disputa.

Cozinha lotada

ana maria braga está envolvida com as gravações da primeira temporada de “Chef de alto Nível”. o “reality show” de gastronomia contará com 24 participantes divididos em três categorias de chefs: profissionais, amadores e da internet. a produção tem estreia prevista para julho.

Novidade no elenco

Clarice Falcão estará na segunda temporada de “amor da minha Vida”, original disney+. a produção, que está em fase de gravações, ainda não tem data de estreia prevista.

Novela internacional

o sbT definiu a trama que substituirá “a Caverna encantada”. No segundo semestre, ao final da novela infantojuvenil, a emissora exibirá a novela mexicana “as Filhas da senhora Garcia”.

Campo e bola

o ex-jogador adriano será um dos convidados da próxima temporada de “Lady Night”, do multishow. Com quadros renovados e participações especiais, a produção segue sob comando de Tatá Werneck.

Fim trágico

Fora do elenco de “Êta mundo melhor”, próxima novela das seis, débora Nascimento não reviverá a personagem Filomena. Com isso, a mocinha de “Êta mundo bom” morrerá em um incêndio, durante uma tentativa de fuga com ernesto, papel de eriberto Leão. o folhetim tem estreia marcada para o final de junho.

Riso solto

o humor é destaque no dia a dia de maria Flor nos últimos meses. dando vida à sensível anita de “Garota do momento”, a atriz tem inserido toques de comédia na personagem ao longo da trama assinada por alessandra Poggi. “o humor é muito legal. Tinha feito um pouco na série ‘aline’. o bom da anita é que não é uma personagem só no humor. Também há partes dramáticas”, explica a atriz, que ficou empolgada com todo o desenvolvimento da personagem. “ela foi crescendo. Foi pioneira em ensinar receitas na televisão. eu não tenho os talentos culinários da minha personagem (risos)”, completa.

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.