
4 minute read
Tiquinho Soares destaca trabalho coletivo e evita falar em idolatria
from Jornal De Fato
>> Centroavante recebeu o troféu do Doe Gols por ter sido o maior contribuidor do programa em junho
Se o Botafogo hoje lidera o Campeonato Brasileiro com 39 pontos somados em 45 possíveis, muito se deve ao artilheiro Tiquinho Soares, destaque da equipe e principal goleador da competição, com 10 bolas na rede em 14 partidas jogadas.
Advertisement
Apesar de ser o grande rosto da equipe, o atacante fez questão de ressaltar o trabalho coletivo que leva o time a um aproveitamento de 86% no Brasileirão, com uma vantagem de 12 pontos sobre o segundo colocado, o Flamengo. “[O diferencial] acho que é grupo, é um grupo que a gente fechou como se fosse uma família. Todo mundo focado no mesmo objetivo. Como eu falei, não é só o Tiquinho. Tem todo grupo”.
Os jogos no Estádio Nilton Santos escancaram a relação de amor da torcida alvinegra com o centroavante. Do aquecimento ao minuto final, em cada oportunidade que têm os torcedores entoam a música que diz que "Tiquinho Soares é f***".
Quando o telão anuncia o camisa 9 na escalação titular, as arquibancadas do Niltão tremem com a vibração. Apesar de todo o cari- tiquinho soares vem fazendo boas atuações e gols nho, o atacante evita falar em idolatria.
“Estou bem tranquilo sobre isso. Sei que aqui tem grandes ídolos que passaram pelo Botafogo. Para mim, é muito gratificante poder estar usando essa camisa. Não quero falar isso de ídolo. Tento fazer o meu trabalho que é o mais importante, mas o que importa é o Botafogo sempre”.
A grande vantagem que o Glorioso construiu no Campeonato Brasileiro, de 12 pontos nesse momento, torna o sonho do título mais real a cada rodada para o torcedor. O camisa 9 não quis fazer promessas, mas pediu que o torcedor siga acreditando no grupo.
“Não vou prometer o que
Ídolo do Baraúnas, Índio morre aos 39 anos
O zagueiro Índio teve seu falecimento confirmado nesta segunda-feira, 17, pela família do jogador. Aos 39 anos, o jogador estava internado no Hospital Universitário (HU), em Teresina, desde março deste ano após ser vítima de um acidente de trânsito, que lhe deixou tetraplégico.

Índio foi campeão pelo Baraúnas em dois momentos: campeão estadual em 2006 e da Copa RN em 2017. Durante o tratamento, o exzagueiro passou por instabilidades no seu estado de saúde. A última delas, no começo deste mês, quando uma parada cardiovascular ocasionou uma complicação irreversível no seu sistema neurológico, segundo a família do ex-atleta.
A família informou que o velório do atleta, após a liberação do corpo, deve ser realizado na quadra do bairro Risoleta Neves, na Zona Norte de Teresina, onde Índio residia e deu os primeiros passos no esporte. relemBre o acidenTe No início de março, Índio sofreu um grave acidente e foi encontrado pela guarnição da Polícia Militar caído sobre escombros em uma rua da Zona Leste de Teresina, quando retornava para sua residência após disputar uma partida amadora, na cidade de União, a 58 km da capital.
A família do ex-atleta afirmou que ele havia sido vítima de uma colisão com um outro veículo. Porém, a Polícia Militar relatou, por meio de um policial, que Índio perdeu o controle da motocicleta, desequilibrando-se, e caindo no local. Índio acabou sofrendo não posso cumprir. O que posso dizer é que o torcedor continue acreditando no elenco do Botafogo, com os pés no chão, porque tem muita coisa para rolar e espero que eles continuem nos ajudando”, completou. caracTerÍSTicaS e gol maiS BoniTo Com 10 gols e cinco assistências, Tiquinho Soares já se provou um dos centroavantes mais completos do futebol brasileiro, mostrando posicionamento, boa visão de jogo, pivô e tomada de decisão. O jogador, porém, destaca outra característica como principal no próprio jogo, além de eleger o gol favorito no campeonato. uma fratura na coluna e um corte profundo na cabeça. O ex-jogador foi encaminhado para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT), mas depois foi transferido para o HU.
“Ajudar, eu acho que ajudo muito. Não só com gols, assistências, mas tento sempre estar correndo, dando possibilidade de passes para os meus companheiros. Minha força e humildade”, apontou. "Contra o Palmeiras, lá no Allianz Parque, foi um gol bem bacana", completou.
Quem foi Índio?
Israel da Silva Alves, mais conhecido como Índio, é natural de Teresina e foi pr ojetado para o futebol no River-PI. Em 2007, o zagueiro fezpartedoelencoqueconquistou o Campeonato Piauiense naquela temporada.
Após a conquista, Índio rodou pelo Norte e Nordeste do Brasil. Ele acumulou passagens por Treze, Baraúnas, Santa Cruz-RN, ASA, América-RN, Icasa e NacionalAM. O ápice da carreira de Índio foi em 2006 e 2007 quando foi campeão pelo Baraúnas, e depois em 2015, quando conquistou o Campeonato Piauiense e foi vicecampeão da Série D do Campeonato Brasileiro pelo River-PI, sendo capitão da equipe.
Avesso às entrevistas, o centroavante concedeu entrevista exclusiva ao ge ao receber o prêmio de junho do Doe Gols, por ser o jogador que mais contribuiu para doações de chuteira ao colocar bolas na rede no Campeonato Brasileiro. A cada gol marcado, três pares de calçados são doados para instituições de caridade.
“Muito feliz com esse prêmio por estar ajudando a criançada, que é o mais importante. Espero poder continuar fazendo gols e ajudando”, completou.
Liderando o Campeonato Brasileiro, o Botafogo tem o Patronato pela frente, no jogo de volta dos playoffs da Copa Sul-Americana, na quarta-feira, 19, às 19h, no Estádio Nilton Santos. Depois de vencer o jogo de ida por 2 a 0, o Glorioso pode perder até por um gol que avança para as oitavas.
No futebol piauiense, além do River-PI, o zagueiro vestiu as camisas do Oeiras, 4 de Julho, Piauí, Timon-PI, Flamengo-PI, Fluminense-PI e Tiradentes-PI. Índio também teve uma breve passagem pelo futebol 7 do estado. Em 2019, o jogador conquistou a Taça Brasil da modalidade pelo Resenha FC.
A última competição profissional que o atleta disputou foi a Série B do Campeonato Piauiense do ano passado, pelo Tiradentes-PI.