
6 minute read
CÉSAR SANTOS
from Jornal De Fato
cesar@defato.com
CENÁRIO A TRÊS SEMANAS
Advertisement
Do Voto
Se as eleições fossem hoje, a governadora Fátima Bezerra (PT) renovaria o mandato já no primeiro turno. É o que revela a segunda rodada de pesquisa do Instituto Ipec (exIbope), divulgada pela InterTV Cabugi, afiliada da Rede Globo no Rio Grande do Norte. Fátima Bezerra tem 15 pontos de vantagem sobre a soma das intenções de voto dos outros candidatos juntos.
Confira os números na estimulada: - Fátima Bezerra (PT): 49% - Capitão Styvenson (Podemos): 20% - Fábio Dantas (Solidariedade): 8% - Clorisa Linhares (PMB): 3% - Rosália Fernandes (PSTU): 1% - Rodrigo Vieira (DC): 1% - Danniel Morais (PSOL): 1% - Bento (PRTB): 1%- Nazareno
Neris (PMN): 0% - Branco/Nulo: 9% - Não sabe/Não respondeu: 7%
A pesquisa ouviu 800 pessoas entre os dias 6 e 8 de setembro em 35 municípios potiguares. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número RN-05706/2022.
Pois bem.
Estamos a três semanas do dia do voto e o cenário da disputa pelo Governo do RN não muda. Fátima permanece líder e favorita. O senador Styvenson Valentim consolidado na segunda colocação e o ex-vice-governador Fábio Dantas se arrasta na terceira posição. Não há sinais de mudança do humor do eleitor potiguar, uma vez que os dois principais adversários da governadora não conseguem produzir um fato novo. É queijo com goiabada até aqui.
É pouco provável que mude.
Styvenson, que aparenta ser o principal concorrente de Fátima, continua dentro de casa, sem fazer campanha, sem aparecer no programa eleitoral, sem pedir votos. Ele estacionou em 20 pontos, como se fosse o seu limite.
Já Fábio Dantas carrega nas costas a desgraça do governo Robinson Faria, do qual foi vice-governador. Ainda estão bem vivos na memória dos potiguares os quatro meses de salários atrasados, o caos na segurança pública e na saúde, principalmente. Além disso, Fábio sofre com a falta de empatia, não consegue empolgar e a sua militância recolheu as bandeiras. Ele tem 21 dias para mudar tudo, o que não é fácil.
Dessa forma, as emoções da presente campanha estão concentradas na disputa pelo Senado entre Carlos Eduardo (PDT), Rogério Marinho (PL) e Rafael Motta (PSB). Não tem favorito, um dos três sairá vencedor das urnas.
A pesquisa Ipec/InterTV mostrou Carlos Eduardo com 27% na “estimulada”; Rogério Marinho, 21%; e Rafael Motta, 14%. Na “espontânea”, Rogério vira líder com 11, Carlos fica com 8% e Rafael bem pertinho com 5%.
O que chama a atenção é que a soma de branco/nulo (15%) com não sabe/não respondeu (58%), alcança 73% do eleitorado. Logo, a leitura simples indica que o eleitor ainda não escolheu seu candidato a senador, por gravidade, a disputa está totalmente aberta.
Vou me esforçar para seguir o exemplo inspirador que me foi dado na defesa do governo constitucional e buscar a paz”
cHArlEs iii – Novo rei do Reino Unido ao ser proclamado oficialmente
AlÔ, concUrsEiros HosPitAl DA mUlHEr
O Governo do RN deve oferecer mais de 3 mil vagas em concursos em 2023, conforme está previsto na LDO do próximo exercício. Só a área da saúde deve abrir 1,2 mil vagas, com destaque para o Hospital da Mulher de Mossoró. A Polícia Militar oferecerá 1 mil vagas e a Polícia Civil, 942. Ainda estão previstas novas vagas nos quadros da Uern e na Secretaria Estadual de Tributação.
A obra física do Hospital da Mulher de Mossoró está em fase final de acabamento, devendo ficar totalmente pronta até dezembro. A partir daí, se inicia o processo de instalação de aparelhos e equipamentos necessários. Numa previsão otimista, é possível ter parte do hospital funcionando no primeiro semestre de 2023. Essa é maior obra pública na saúde em andamento no RN.
É notÍciA
Nesta segunda-feira, 12, completa 19 anos que o bairro Santo Antônio, zona norte de Mossoró, ganhava UBS "Dr. Chico Costa". Obra da terceira gestão da ex-prefeita Rosalba Ciarlini.
Onde você estava em 11 de setembro de 2001? Naquela data, o terrorismo assustava o mundo e exibia a crueldade de Osama Bin Laden. Os ataques contra as torres gêmeas do World Trade Center deixaram quase 3 mil mortos nos EUA.
Luan Estilizado, Raí Saia Rodada e Zezo Potiguar no DVD "À Vontade", que eles gravarão no próximo dia 30, no Teatro Riachuelo, em Natal. O projeto ganhou forma em cidades da Paraíba, Ceará e Bahia e promete ser sensação do melhor forró.
Carlos Bar, no bairro Boa Vista, vai sediar o Encontro de Repentistas de Mossoró, que terá as duplas Aldaci França/Damião da Silva, Felipe Pereira/ Josival Viana e Antonio Lisboa/Severino Feitosa. Participação especial do cordelista Antônio Francisco. Dia 29 de setembro. Agende.
A banda Bonde do Brasil e o Cachorrão do Brega são as atrações desde domingo, 11, na Praça de Eventos da Feira da Cultura de Patu. E na segunda, 12, tem Toca do Vale. Às 21h.
PrimEiro tUrno
Segundo o Ipec (ex-Ibope), três estados no Nordeste devem eleger governadores no primeiro turno: ACM Neto (União Brasil), na Bahia; Sílvio Mendes (União Brasil), no Piauí; e Fátima Bezerra (PT) reeleita no RN.
PEsQUisAs
Mais uma pesquisa Consult sobre a intenção de voto dos potiguares será divulgada nesta segunda-feira, 12, pela contratante Rádio Difusora de Mossoró. Também nesta segunda, a Rádio Princesa do Vale divulga pesquisa TS2 sobre a intenção de votos do eleitor de Assú.
cAlEnDÁrio
Termina nesta segundafeira, 12, o prazo para que todos os pedidos de registro aos cargos de governador, vice-governador, senador, suplentes, deputados federais, estaduais e distritais, inclusive os impugnados e os respectivos recursos, estejam julgados pelos tribunais regionais eleitorais. Também é o último dia para pedido de substituição de candidatos e candidatas.
solo PotigUAr
A primeira mobilização da campanha presidencial no Rio Grande do Norte deve ocorrer nesta quarta-feira, 14, quando o presidente Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, participará de comício e motociata em Natal. Fábio Dantas e Rogério Marinho, candidatos a governador e senador, vão colar.
tsE aceita ação por acusações no 7 de setembro
AgênciA brAsil
Oministro Benedito Gonçalves, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), aceitou a abertura de uma ação protocolada pelo PDT contra a chapa formada pelo candidato à reeleição Jair Bolsonaro e Braga Netto, candidato a vice-presidente.
Na ação, o partido cita o suposto cometimento de abuso de poder político e econômico na realização de atos de campanha eleitoral durante as comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil e pede a cassação dos registros de candidatura ou a declaração de inelegibilidade ao final do processo.
Ao analisar a ação, Benedito Gonçalves entendeu que a petição inicial preenche os requisitos para ser aberta e concedeu prazo de cinco dias para as candidaturas apresentarem defesa.
“Em primeira análise, a petição inicial preenche os requisitos de admissibilidade. Desse modo, determino a citação dos réus, para que apresentem defesa no prazo de cinco dias. Após, voltem conclusos os autos”, decidiu o ministro.
Em entrevista no dia posterior aos desfiles, Bolsonaro já havia se manifestado publicamente sobre o evento e argumentou que houve clara separação entre o dever institucional e as falas de campanha, tanto que se deslocou fisicamente do palanque oficial para um carro de som que não fazia parte da estrutura do desfile cívico.
“Estão me acusando de quê? Eu estive no 7 de Setembro aqui em Brasília, acabou o desfile, tirei a faixa e fui para dentro do povo. Se qualquer outro candidato quisesse comparecer ali, não tinha problema nenhum. Não foi um ato meu. Foi um ato da população”, argumentou.
