Jornal de Fato

Page 6

6 GERAIS

DOMINGO, 22 de novembro de 2020

Segurança

PROSA

Formatura de 1.022 novos & VERSO soldados fortalece Polícia Militar do Rio Grande do Norte O crispinianoneto@gmail.com

“Passamos dos 200 mil mortos. Trata-se de dados do próprio governo”, diz infectologista.

>> Há 15 anos não havia renovação nos quadros da Polícia Militar do Rio Grande do Norte Elisa Elsie

A

sexta-feira, 21, foi um dia histórico para a segurança pública do Rio Grande do Norte. O Centro de Convenções recebeu os novos 1022 soldados da Polícia Militar para a solenidade de formatura, que encerrou oficialmente o curso de formação da turma, que é a primeira em mais de dez anos. São 957 homens e 65 mulheres que agora passam a reforçar o trabalho em defesa da sociedade potiguar. Pela excepcionalidade da pandemia, a formatura não contou com a presença de familiares, que acompanharam os seus parentes/ soldados pela transmissão ao vivo. Mas nem por isso a solenidade passou sem alegria e emoção. A governadora Fátima Bezerra traduziu o espírito do momento. “Hoje é um dia especial para vocês, que oficialmente se integram às forças de segurança de nosso Estado nessa solenidade. Mas é especial sobretudo para a população do Rio Grande do Norte, que a partir de agora contará com mais agentes de segurança nas ruas”, afirmou a chefe do Executivo. Na solenidade, acompanhada do coronel Alarico Azevedo, comandante geral da PM-RN, a governadora entregou a Medalha Tiradentes ao soldado PM José Murilo, aluno nº1 da “Turma Guardião da Sociedade”. Esta foi a primeira vez que uma turma de soldados recebeu essa medalha. O comandante geral en-

Novos soldados foram formados para atuar em defesa da sociedade

dereçou seu discurso à missão que os novos terão daqui para frente. “Quero dizer que me sinto muito honrado de recebê-los como Comandante Geral para que possamos a partir de agora trabalharmos e trazer mais tranquilidade para a sociedade. O que foi aprendido nos bancos escolares agora será doado à sociedade, através do trabalho de cada um”, disse o coronel Alarico Azevedo. CONCURSO O último concurso de solados para a PM foi realizado em 2005. O atual certame foi iniciado em 2017, mas enfrentou uma série de entraves até che-

gar ao curso de formação, autorizado em janeiro de 2020 pelo Governo do Estado, por meio das secretarias de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) e da Administração (Sead) e o Comando da PM. “Há 15 anos não se renovava os quadros de nossa Polícia Militar. Enquanto governadora, mesmo em meio a mais grave crise econômica que nosso estado já tinha enfrentado, com o caos nas contas públicas que encontramos, somado a uma crise na saúde sem precedentes, tomei a decisão política de garantir a realização desse concurso”, relembrou Fátima.

Coronel Azevedo destaca renovação de quadros da PM Ex-comandante-geral da Polícia Militar, o deputado estadual Coronel Azevedo (PSC) parabenizou os novos soldados. “É muito importante essa renovação nos quadros da nossa PM e desejo todo sucesso aos novos operadores de segurança pública”, disse. Ele destacou que enquanto comandante-geral da corporação a PMRN ela-

borou e encaminhou o anteprojeto de lei que alterou a forma de ingresso na Corporação e esta turma formada inaugura a carreira de nível superior para as praças da polícia militar. “Uma conquista muito importante para todos os PMs”, afirmou. Os novos soldados da PM iniciaram seu processo de formação no começo

deste ano e, inclusive, já cumpriram sua primeira missão oficial quando integraram a operação de segurança durante as eleições no Rio Grande do Norte. Segundo ele, os policiais militares são pacificadores sociais e precisam estar habilitados e capacitados para dirimir os conflitos sociais, cada vez mais complexos, o que justifica

Por meio do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público, o Governo irá formar mais uma turma, com curso marcado para o início de 2021, com mais 340 homens e mulheres. Assim, ao fim do processo seletivo, serão mais de 1360 novos policiais militares nas ruas do RN até meados do ano que vem. Como forma de equiparar as chances nos próximos concursos, o Governo do Estado enviou à Assembleia Legislativa um projeto de lei que cria um quadro único de agentes na Polícia Militar, igualando as vagas destinadas para homens e mulheres.

a exigência de nível superior no ingresso nas fileiras da corporação, conforme vêm ocorrendo em outros estados do país, que também implicará numa melhor valorização da carreira policial militar. Coronel Azevedo recordou do período em que se formou e ingressou na tropa. “É um momento marcante na vida. Foi na minha e tenho certeza que está sendo na deles. Desejo sucesso e que desempenhem sempre o melhor em favor da nossa sociedade”, concluiu.

jornalista Plinio Teodoro, editor de Política da Fórum, especialista em comunicação e relações humanas, nos traz uma matéria que deveria acender o sinal amarelo para a realidade cruel da COVID-19 no Brasil. Todos sabem neste imenso país que o governo Bolsonaro desde o início tenta mentir sobre os números reais de mortes. Citando dados do boletim epidemiológico 42, do Ministério da Saúde, infectologista revela 60 mil mortes que não são contabilizadas nos números divulgados pelo governo Bolsonaro. Em entrevista a Dri Delorenzo e Renato Rovai no Fórum Onze e Meia da última quinta-feira (19), o médico infectologista Marcos Caseiro revelou dados do próprio governo que comprovam que o Brasil já registra mais de 200 mil mortes por Covid-19, pelo menos 35 mil a mais do que o informado pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira (18), que aponta 167.455 óbitos decorrentes do coronavírus. Caseiro afirma que o número já teria sido ultrapassado em 19 de outubro e estaria notificado no boletim epidemiológico sobre a semana 42, que foi disponibilizado pelo próprio governo Jair Bolsonaro. “Eu vou apresentar uns dados aqui, do boletim epidemiológico que está no site do próprio governo. Nós teríamos aqui, semana epidemiológica 42 atualizados até 19 de outubro, 150.250 mortes por Covid. Mas, aí logo embaixo, nós temos 60 mil mortes por síndrome respiratória aguda grave. Olha, a definição da Covid é que é uma síndrome respiratória aguda grave. Se tem 60 mil pessoas que morreram sem o diagnóstico numa epidemia de Covid, se não morreram, essas 60 mil, de Covid, morreram de algum outro vírus que nós temos que investigar. Provavelmente, o que significa isso é: nós já passamos dos 200 mil mortos. Essa é a verdade. Essas 60 mil mortes são de pessoas que chegaram em estado grave, não fizeram diagnóstico, morreram e acabam não sendo notificados como Covid”, disse o infectologista. “Nós já passamos de 200 mil mortos, eu estou afirmando isso aqui. Trata-se de dados do próprio governo. Porque nesse momento não tem Influenza, não tem intensidade nesses meses de setembro e outubro”, complementou Caseiro, que diz que esse é “um governo que se caracteriza por defender a morte”.

Alea Jacta Est O Programa Eleitoral Gratuito voltou a funcionar. Em São Paulo, o tucano Bruno Covas, no primeiro turno, tinha 3 minutos e 45 segundos. Boulos tinha somente 17 segundos. Menos que o famoso Enéias tinha no passado. Agora, os dois irão ter tempos iguais. No primeiro turno, Bruno Covas partiu de um patamar de votos bem acima de 50% e Boulos estava abaixo de 10%. Agora, os dois partem de 58% para Covas e 42% para Boulos. Uma diferença de 16%. Depois de ter virado mais de 30% no primeiro, Boulos tem agora a missão de virar 8% mais um voto e será eleito prefeito da maior cidade do Brasil. A sorte está lançada.

Recife

Em Recife, já houve uma virada. Marília Arraes, do PT, mesmo tendo apresentado competitividade, desde o início estava muito distante do primo João Campos. Já chegou no segundo turno acima dele. Agora é só manter a dianteira, mas pode também crescer mais ainda.

Crime racial

Na véspera do dia da Consciência Negra, anteontem em Porto Alegre, num supermercado do Grupo francês Carrefour um homem negro foi assassinado por seguranças, um dos quais é policial prestando serviços particulares. Devido a uma pequena discussão com uma funcionária que disse que o homem teria feito um gesto que ela “interpretou como agressão”. A segurança do supermercado foi acionada e o homem foi espancado covardemente e quando já estava sem condições de reagir, foi sufocado com um joelho no pescoço, tal qual George Floyd o foi nos Estados Unidos. A empresa está tomando providências, mas na nossa modesta opinião, não deve ser eximida de culpa. Afinal de contas, tudo aconteceu dentro do espaço do Carrefour e, como se sabe, se fosse um homem branco isto não teria acontecido, pois não consta nada parecido com brancos. O crime, portanto, é de cunho racial, sem sombra de dúvidas. Na mesma região, caracterizada por fortes tendências nazifascistas, a primeira vereadora negra eleita em Joinville-SC está sendo ameaçada de assassinato para que o suplente branco possa assumir a vaga na câmara municipal.

Canalhice punida

O blogueiro Marco Trigueiro, do Notícias no Face, foi condenado a pagar R$5 mil por dia à governadora Fátima Bezerra se não apagar todas as postagens difamatórias e caluniosas que fez contra ela. A decisão é do juiz Pedro Neto, da 18ª vara de Natal, que autoriza que a multa junte o montante de R$200 mil no total se não cumprir sua decisão. Sempre defendi que pessoas agredidas, sem provas entrem na Justiça para que os agressores sejam punidos. Faça-se a crítica política. E que sejam exibidas as provas. Do contrário, é canalhice. Vejam como o cretino do Olavo de Carvalho ficou mansinho depois de ser condenado a pagar uma multa milionária a Caetano Veloso.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Jornal de Fato by Jornal de Fato - Issuu