
NDa M a RI a JaCINTO

>> Hábitos que nos definem >> Golpe de estado e o depoimento de Bolsonaro

>> Saiba por que o novo Código Eleitoral está emperrado


>> Com Ancelotti, nota-se um novo ambiente entre os jogadores

NDa M a RI a JaCINTO
>> Hábitos que nos definem >> Golpe de estado e o depoimento de Bolsonaro
>> Saiba por que o novo Código Eleitoral está emperrado
>> Com Ancelotti, nota-se um novo ambiente entre os jogadores
>> Pequenos comerciantes, que receberam boxes do novo Centro Comercial, estão com produtos em calçadas. Falta fiscalização na área
Pré-candidatura de Rogério será confirmada por Jair Bolsonaro
Ex-presidente chega hoje ao Rio Grande do Norte para agenda de três dias. Bolsonaro confirmará o nome de Rogério Marinho para a sucessão estadual 2026
co N o M ia
Walter afirma que futuro do RN passa pelo Porto-Indústria
sport E
Principal 3
Projeto estimado em R$ 5,6 bilhões que agrega em uma posição estratégica a produção de hidrogênio verde. Governo trabalha para viabilizar o investimento
Principal 4
Governo lança nova campanha para incentivar futebol do RN
"Time do Coração", lançado pelo Governo do Rio Grande do Norte, alia cidadania fiscal e apoio financeiro regular aos clubes potiguares da primeira divisão. política
Principal 8
VANDA MARIA JACINTO
Escritora, autora do livro Rabiscando os caminhos da prosa. v.m.j@hotmail.com
Eu sempre me senti fascinada pelos hábitos e costumes que praticamos no nosso dia a dia. Desde pequenos rituais como acordar no mesmo horário, escovar os dentes, fazer um desjejum saudável, e prosseguir com as atividades corriqueiras, até os ensinamentos que nos foram ou ainda são ensinados pelos familiares de geração a geração. Assim pensando nisso, nossa personalidade, em eterna evolução, vai seguindo os hábitos mesclando-os com o que nos foi repassado pelos nossos pais, pelos bancos escolares que frequentamos e pela nossa experiência de vida.
Relembrando as práticas regulares, que ainda conservo, estão: Acreditar em Deus; transmitir aos dependentes tudo o que me foi ensinado de bom; respeito a todas as pessoas, mas, em especial, aos mais velhos; acordar cedo; ler antes de dormir; não dormir com a barriga cheia, comemorar as datas festivas com refeições esmeradas e casa cheia de pessoas queridas – Natal, Ano Novo, Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais –; e tantas outras que nos completam.
O mais interessante disso tudo é que esses hábitos e costumes apresentam diferenças ou semelhanças entre famílias, comunidades, cidades, estados, países, enfim, no mundo.
Considerando o nosso país, são muitas as diversidades entre suas regiões, que vão se afunilando até chegar ao pessoal. Sejam elas geográficas, tradições culturais, sociais, familiares etc.
Quando cheguei aqui a Mossoró, na década de oitenta, estranhei muito! A começar pelo clima quente e seco, onde o sol escaldante, reina absoluto! A
falta de árvores pelas ruas. Aqui acolá, avistávamos uma algaroba – árvore, segundo alguns moradores mais antigos, advinda da África. Uma vez, questionando o porquê de não se plantar mais árvores na cidade, foi-me dito: Ou se bebe água, ou se dá para as plantas. Na ocasião, o tutorial da água foi-me apresentado: A água é coletada dos telhados durante as chuvas – além de escassa e sem nenhum tratamento, era reservada em cisternas e utilizada a conta-gotas durante o ano em curso. Até a chegada de um novo inverno – quando chegava. Fiquei chocada! Mas, aprendi com o tempo. Nos quintais, algumas árvores frutíferas, de preferência aquelas que sobreviviam com poucas regas – água reaproveitada de lavagem de roupa, de louça e de banho. A alimentação, praticamente composta de arroz, feijão, farofa, macarrão e carne. Vezes perdidas, uma maionese de batata e cenoura. A ausência de legumes e folhas criava um vazio tremendo no meu cardápio. Na COBAL ainda se encontrava cenouras e batata inglesa – murchas. Pimentão, tomate, coentro e cebolinha se resumiam, e, ainda hoje, são considerados temperos. De qualidade mesmo, só batata doce, dois tipos de jerimum – caboclo e de leite, além do maxixe. Frutas? Só regionais e da época. Depois de muitos anos, com a melhora da logística nos transportes, começaram a aparecer novidades nos alimentos – e, por que não dizer, em todas as áreas de consumo?
Para a alegria de muitos, poços artesianos foram perfurados e, aos poucos, a água encanada na torneira passou a ser uma realidade. Já não dependíamos tanto das chuvas. Embora racio-
Diretor de Redação: César Santos Gerente Aadministrativa: Ângela Karina Dep. de Assinaturas: Alvanir Carlos
Organização: Clauder Arcanjo
clauderarcanjo@gmail.com
nada também, a água pura jorrava aos nossos olhos.
Tudo foi ganhando vida depois desse milagre. Hábitos e costumes foram mudados, ou melhor, adaptados à modernidade dos tempos.
Na alimentação, houve um boom! O plantio de novos víveres teve início, além de virem de outras regiões também.
As raríssimas árvores de antigamente – que se resumiam às velhas algarobas – hoje, cada vez mais extintas, agora dividiam espaços com as acácias amarelas. Toda frente de casa tinha um pé de acácia. Depois, vieram os pés de fícus – rajados, lisos, brilhantes; até se descobrir que as suas raízes, à procura de água, destruíam os encanamentos das casas. A seguir, surgiram as craibeiras amarelas e o neem indiano. As
craibeiras são consideradas o ipêamarelo-do-cerrado, ou ipê do semiárido nordestino. Elas enfeitam as nossas avenidas e ruas secundárias O neem indiano, por ser uma planta com boa resistência à seca, de crescimento rápido, fornecendo uma boa copa, sombreando os espaços, tem sido muito plantado. Dizem que tem ação repelente.
Colocar uma cadeira na calçada e prosear com os vizinhos também era hábito. Hoje, com a criminalidade tão grande, raras vezes vemos alguém assim. Sem contar que os condomínios tomaram o lugar das casas, crescendo isolados por muros ou colocando os moradores na vertical, impossibilitado também aquela conversinha de fim de tarde.
Há pouco mencionei festas e
não posso deixar aqui de relembrar os hábitos das festas juninas: acender fogueira, assar milho, comer canjica e pamonha, ouvir a sanfona e conversar até tarde. Quase não vemos mais nada disso.
E, assim, vamos nos adaptando ao novo, mas nunca nos esquecendo dos hábitos antigos, principalmente aqueles que representam nossas tradições. Estarmos linkados a tudo e a todos faz parte da nossa vida.
Eu, por exemplo, adquiri o hábito de escrever. Seja um poema, uma crônica, um cordel; sempre estou aqui a trazer reminiscências e observações da vida. Este é um hábito que hoje me define.
E, você, já parou para observar o que em sua vida é um hábito? Pense nisso.
AGENDA POLÍTICA / Ex-presidente da República chega hoje e permanecerá no estado até sábado, com visita a Mossoró
DA REDAÇÃO
Dois dias após prestar depoimento ao Supremo Tribunal Federal (STF) no processo de tentativa de golpe de Estado, do qual é o principal réu, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) chegou ao Rio Grande do Norte nesta quintafeira, 12, para lançar a précandidatura a governador do senador Rogério Marinho (PL). Bolsonaro cumprirá agenda de três dias no RN, incluindo Mossoró, o segundo maior colégio eleitoral do estado.
A voz de Bolsonaro defendendo Rogério Marinho para governador é vista como ponto de partida para unir a oposição em torno da candidatura da direita. O próprio Marinho evitou, até aqui, avançar a pré-campanha exatamente para aguardar o discurso do expresidente da República defendendo o seu nome.
Bolsonaro faria isso em abril, na abertura do projeto “Rota 22”, mas em razão de problemas de saúde, surgidos quando desembarcou no estado, teve que cancelar a agenda. Os compromissos da agenda de abril serão cumpridos agora, com foco no projeto da direita para as eleições gerais 2026.
Rogério foi incentivado por Bolsonaro para disputar o Governo do Rio Grande do Norte, entendendo que o bolsonarismo precisa ter candidaturas majoritárias em todas as unidades da federação, como forma de fortalecer, por consequência, a candidatura presidencial de direita. Com destaque em Brasília, onde lidera a oposição no Senado, Rogério é nome de referência da oposição para a sucessão estadual do RN.
No início desta semana, em Natal, o senador confirmou que a sua pré-candidatura a governador será confirmada por Bolsonaro.
“Sou pré-candidato a governador, esse é o projeto para as eleições do próximo ano”, disse, para em seguida defender um arco de aliança de partidos e políticos que fazem oposição ao governo Fátima Bezerra (PT). Dentro desse cenário, Rogério cita o senador Styvenson Valentim (PSDB), que será candidato à reeleição. Ele acredita que Styvenson estará na sua chapa majoritária. O senador também dá sinais de que defende a aliança. Em declaração recente, Styvenson elogiou a força de Rogério Marinho e defendeu a candidatura da direita ao governo estadual.
Rogério Marinho foi vereador em Natal e deputado federal, quando ganhou visibilidade como relator da reforma trabalhista. Ele passou a ter prestígio no governo Bolsonaro, que o nomeou ministro do Desenvolvimento Regional.
Por meio dessa importante pasta, Rogério liderou os maiores projetos do governo Bolsonaro na região Nordeste, com destaque para obras hídricas como a transposição do rio São Francisco. Foi Marinho que levou o governo a licitar a obra do Ramal Apodi, que está sendo executada agora pelo governo Lula (PT).
Em Mossoró, Rogério Marinho, como ministro,
viabilizou o projeto e os recursos para a construção do novo anel rodoviário da cidade. A obra está em andamento e será visitada pela comitiva de Jair Bolsonaro no sábado, 14.
Essa atuação no Ministério do Desenvolvimento Regional rendeu a Rogério Marinho a eleição para o Senado da República. Nas eleições de 2022, ele derrotou o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PSD), que era o candidato na chapa da governadora Fátima, e o ex-deputado federal Rafael Motta, que disputou pelo PSB do vicepresidente da República Geraldo Alckmin.
CONFIRA A AGENDA DE JAIR BOLSONARO NO RN
HOJE, 12 – 11h: Chegada ao Aeroporto de São Gonçalo do Amarante – 12h: Almoço com influenciadores digitais – 14h30: Recebe títulos de cidadania natalense e norte-rio-grandense na Câmara Municipal de Natal – 16h: Visita à obra de engorda da praia de Ponta Negra
SEXTA-FEIRA, 13 – 7h: Visita ao Hospital Rio Grande, em Natal – 9h30: Visita a Tangará – 10h30: Passagem pelo Hospital Municipal de Santa Cruz e visita ao Santuário de Santa Rita de Cássia
nl@neylopes.com.br www.blogdoneylopes.com.br
– 13h: Visita à Cidade da Moda, em Acari – 15h: Visita à Barragem de Oiticica, em Jucurutu – 19h: Participação no Mossoró Cidade Junina
SÁBADO ( 14)
– 7h: Visita ao Anel Viário de Mossoró e recebimento de título de cidadão mossoroense
– 8h: Seminário do Projeto Rota 22, no Hotel Garbos – 14h30: Embarque de volta no Aeroporto de São Gonçalo do Amarante
SGolpe de estado e o depoimento de Bolsonaro
ou daqueles que, independente de sectarismo político e com base exclusiva em princípios jurídicos, não acreditam em tentativa de golpe de estado no Brasil, após a eleição de Lula. É pacífico no direito brasileiro, não ser suficiente para caracterizar golpe de estado, o início de um protesto político (aliás, condenável por ter sido vandalismo) como ocorrido em Brasília, em 8 de janeiro de 2023. Para caracterizar o golpe teria que ter existido pelo menos um grupo estruturado, organizado e fortemente armado “a ponto de colocar em risco a defesa da ordem constitucional e do regime em vigor pelas forças de segurança e defesa institucional instaladas.
O artigo 359-M do Código Penal define golpe de estado como crime, punido com reclusão de quatro a 12 anos, assim entendido, como “tentar depor, por meio de violência ou grave ameaça, o governo legitimamente constituído”. O crime de golpe de Estado pune o agente que tenta destituir do poder quem lá chegou, legitimamente, por meio de ações concretas de violência, ameaças e não apenas hipóteses, ou pensamentos. Nesse sentido, golpe de Estado pode ser definido como todo movimento violento de desestabilização da ordem, com o fim de impor um novo governo, liderança ou regime político. Portanto, golpe de Estado somente existirá com a ação organizada e estruturada de forma hierárquica, divisão de tarefas, financiamento adequado e armamento capaz de se contrapor à estrutura de segurança interna e externa do país, leiam-se, polícias civis, militares federais, guardas municipais, segurança interna de prédios públicos e Forças Armadas.
Por outro lado, as pessoas que adentraram e destruíram as instalações dos três poderes não estavam fortemente armadas (dispunha pedras objetos cortantes, porretes etc.), como necessário para um golpe de estado. Querer dar o golpe de Estado, não basta. Ninguém é punido apenas por seus pensamentos ou intenções. Ou, como falam os italianos -pensiero non paga gabella (o pensamento não paga imposto ou direito). Como afirmou Bolsonaro no depoimento do STF: “Um golpe é até fácil começar. Mas o ‘after day’ (dia seguinte, em tradução livre) é sempre imprevisível e danoso para todo mundo”. O silencio de Bolsonaro após ser derrotado e a viagem para os EUA demonstraram que ele não tinha intenção alguma de tomar o poder e dar um golpe. O vandalismo constatado na esplanada de Brasília terá que ser punido. Todavia, a formalização de uma denúncia por tentativa de golpe de estado contra o ex-presidente, seus aliados e militares de alta patente, a ordem legal e constitucional do país estará sendo substituída pela vingança e a perseguição política. Esse é o dilema da justiça brasileira, no futuro.
HOJE NA HISTÓRIA
- Dia dos Namorados;
- 1509 - O rei inglês Henry VIII se casa com Catarina de Aragon, a primeira de suas seis esposas.;
- 1665 - A cidade de Nova Amsterdã passa a se chamar Nova Iorque;
- 1931 - Ocorre a primeira viagem do Correio Aéreo Militar, atual Correio Aéreo Nacional.;
- 1964 - Nelson Mandela, líder sul africano, é condenado à prisão perpétua;
- 1926 — O Brasil se retira da Liga das Nações em protesto contra planos de admissão da Alemanha.
CURTINHAS
CONTRATO DE NAMORO
No dia dos namorados é bom lembrar que os contratos de namoro batem recorde no Brasil. Trata-se da opção para proteger patrimônio. Deixa claro que o casal tem um namoro, e não união estável, ou seja, um não tem direito aos bens do outro. Em casos de morte ou término da relação evita disputas judiciais por pensão ou herança e, sobretudo, chantagens.
FEDERALIZAÇÃO DA UERN
A transferência de gestão da Universidade do Estado de Minas Gerais para a União está na proposta de adesão ao programa de renegociação de dívidas junto ao governo federal. A propósito, a federalização da UERN seria uma alternativa para aliviar as despesas do estado do RN. Afinal, o princípio legal estabelece o ensino superior como competência do governo federal.
Leia o “blog do Ney Lopes” – informação e opinião
Jornal de Fato
a LT o I n V es TIM en T o / Governo do Estado trabalha para viabilizar projeto estimado em R$ 5,6 bilhões
abre perspectivas jamais imaginadas para o estado.
Ovice-governador
Walter Alves (MDB) afirmou nesta quartafeira, 11, que o futuro do Rio Grande do Norte passa pelo Porto-Indústria Verde. Trata-se de um projeto estimado em R$ 5,6 bilhões, que agrega em uma posição estratégica a produção de hidrogênio verde e a possibilidade de o estado ter um ponto de logística estratégico para exportação de frutas, minérios e demais produtos potiguares.
Alves representou o estado no Oriente Médio, em missão internacional para apresentar projetos que podem receber investimentos da iniciativa privada. E voltou com uma certeza de que o estado receberá investimentos para consolidar o projeto.
O vice-governador destacou a possibilidade de geração de empregos. Estima-se que só na primeira fase desse projeto mais de 50 mil empregos poderão ser gerados. Fora os postos de trabalho que surgirão por conta das atividades ligadas ao porto, como a agricultura e a exploração de minério.
“O Porto-Indústria Verde é uma perspectiva real”, afirmou. Segundo ele, com as potencialidades que o Rio Grande do Norte possui — sal, minério, frutas e pescado — o porto
“É um porto com a localização geográfica que a gente tem, a 8 horas dos Estados Unidos, da África, da Europa. É um porto com a potencialidade que nós temos na questão do sal; na mineração, com ouro e minério de ferro; com a energia eólica offshore; com o pescado e ainda com a possibilidade de produzir hidrogênio verde”, destaca, citando ainda as potencialidades na área de petróleo e gás.
Alves argumentou que uma mostra de viabilidade é que o projeto está sendo tocado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES). Ele explicou que o Banco lançou uma consulta ao mercado para qualificação técnica das empresas que possuem competência para disputar o edital para elaboração dos estudos técnicos estruturantes e execução dos serviços previstos no Porto-Indústria Verde.
Vice-governador Walter Alves durante entrevista à emissora 98 FM de Natal
a presidência do deputado Ezequiel Ferreira de Souza, que aprovou recentemente o marco do hidrogênio verde, passo impor -
tante para a construção dessa nova realidade no estado.
“Por exemplo, a Mizu, em Baraúna, quer investir
no hidrogênio verde. Aqui no Vale do Açu, as empresas querem investir em hidrogênio verde. Então, a perspectiva é boa para o
futuro e é necessária a união de todos para que juntos possamos construir um futuro melhor”, afirmou.
Segundo o vice-governador, a consulta foi finalizada no dia 13 de maio e 17 empresas conseguiram se qualificar. “Nas próximas semanas, o BNDES e o Governo do Estado anunciarão o lançamento do edital. Somente as empresas que se qualificam poderão participar do certame”, afirmou. Walter aproveitou a entrevista para elogiar a Assembleia Legislativa, sob e gás e energia eólica. O investimento total estimado para o Porto é de R$ 5,6 bilhões. O projeto possui 7 fases para sua implementação, e atualmente, foi assinada a parceria entre o Governo do Rio Grande do Norte e o BNDES para estruturação da concessão na modalidade de Parceria Público-Privada (PPP).
O Porto-Indústria Verde que o Governo do Rio Grande do Norte pretende construir será o primeiro do tipo no Brasil. A obra tem localização geográfica estratégica – ponto mais próximo da América
Latina para os países da Europa, África e para os Estados Unidos – e contará com uma infraestrutura moderna que garantirá a flexibilidade na movimentação de cargas e o recebimento de navios de vários tamanhos.
A retroárea terá 13.300 hectares e prevê uma Zona de Livre Comércio. Dentre os principais setores que serão atendidos estão a fruticultura, o sal, a mineração, a pesca, o petróleo
Lucas PoRDeus León Repórter da Agência Brasil
A votação do projeto de lei complementar (PLP) que cria o novo Código Eleitoral, prevista para esta quarta-feira, 11, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, foi bloqueada por resistência de senadores da oposição
contra trechos que combatem notícias fraudulentas, as chamadas fake news.
Também sofreram resistência os dispositivos que tratam da segurança da urna eletrônica; da quarentena para militares, juízes, policiais e promotores poderem se candidatar; da cota de 20% das vagas dos parlamentos para mulheres, entre outros temas.
Por acordo, a votação foi adiada para 9 de julho, após reuniões a serem realizadas entre o relator, senador Marcelo Castro (MDB-PI), e representantes dos partidos. Novas emendas para mudar o texto poderão ser apresentadas até o dia 2 de julho.
Senadores da oposição fizeram duras críticas aos artigos do PLP
112/2021 que buscam combater ou limitar as fakes news nas campanhas eleitorais. O líder da oposição do Senado, senador Rogério Marinho (PL-RN), defendeu que as mudanças seriam “censura”.
Mu L he R es Outro tema que tem divergência é o artigo que estabelece cota de 20% das vagas dos parlamentos para candidatas mulheres. Só poderiam entrar na cota a candidata que tenha, no mínimo, conquistado 10% do quociente eleitoral definido
em cada eleição. O quociente eleitoral é uma média de votos calculada com base no número total de votos válidos e de vagas disputadas. O quociente é usado para evitar que pessoas com poucos votos assumam uma cadeira no Legislativo.
O senador Eduardo Girão (PL-CE) disse que é contra essa reserva. “É uma forma até de discriminação você fazer isso. Por que este Senado não pode ter 100% de mulheres? A gente sabe da capacidade, as mulheres daqui fazem um grande tra-
balho. Agora você ter que estabelecer cota de cadeira aqui dentro não me parece razoável”, argumentou. Já a senadora Eliziane Gama (PSD-MA) sustentou que a mudança é importante para ampliar a participação da mulher na política brasileira. “Se não estabelecer cota, nós vamos levar cem anos para chegar à igualdade entre homens e mulheres no Brasil na representação política. Venezuela, Argentina, Chile, Paraguai, todos na América Latina têm critérios de cota de um jeito ou de outro.”
OBSTRUÇÃO / Pequenos vendedores, que receberam boxes do novo Centro Comercial, estão colocando seus produtos em calçadas
Menos de duas semanas após a Prefeitura de Mossoró retirar o “camelódromo” das ruas do centro da cidade, já existem vias públicas sendo ocupadas por pequenos comerciantes, principalmente em torno do Mercado Público Central “Manoel Teobaldo dos Santos”.
A invasão foi registrada nesta quarta-feira, 11, com material colocado em calçada dos novos boxes construídos pela Prefeitura. Com isso, os pedestres voltaram a ter dificuldade para circular nessas áreas.
Pequenos comerciantes, que não quiseram se identificar, alegam que o novo Centro Comercial de Mossoró, inaugurado há menos
de dois meses pelo prefeito Allyson Bezerra (União Brasil), não acolhe a necessidade dos vendedores de ruas. Uma das queixas é que os boxes são pequenos e, com isso, os comerciantes colocam parte dos seus produtos expostos em calçadas. Um vendedor de panelas, que recebeu box da Prefeitura, está colocando parte do seu estoque na calçada. Ele diz que não há alternativa, uma vez que o box não tem espaço para acolher todos os seus produtos.
A retirada dos camelôs das calçadas foi realizada após a inauguração do Centro Comercial, ocorrida no dia 22 de abril deste ano. A gestão municipal removeu todas as barracas que funcionavam há décadas nas principais avenidas do centro comercial, como a Coronel Gurgel, Vicente Saboia,
cesar@defato.com
FAKE NEWS OU CENSURA?
Onovo Código Eleitoral está travado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. Falta consenso em pontos considerados críticos como a tipificação do crime de fake news e o aumento da punição para quem atacar o sistema eleitoral. A oposição afirma que a proposta avança sobre a liberdade de expressão ao propor punições mais severas para a disseminação de informações falsas ou descontextualizadas ou, ainda, para críticas ao sistema de urnas eletrônicas. Já o governo, representado pelo relator da proposta, senador Marcelo Castro (MDB-PI), defende o endurecimento da pena para esse tipo de crime para garantir a lisura do processo eleitoral. Outro ponto de discórdia é a fixação de uma quarentena de dois anos para que magistrados, integrantes do Ministério Público e militares deixem seus cargos, com antecedência, caso queiram se candidatar a cargo eletivo. Também não há consenso sobre a reserva de 20% de vagas nas casas legislativas para mulheres. O PLP 112/2021 que cria novo Código Eleitoral tem quase 900 artigos e unifica sete legislações em vigor. Ele estabelece novas regras para prestação de contas de campanhas; cria regras de fiscalização das urnas eletrônicas, disciplina propaganda eleitoral na internet, estabelece prazo de oito anos de inelegibilidade para condenados pela Lei da Ficha Limpa, entre outros temas.
DISCURSO
O ex-presidente Jair Bolsonaro vai afirmar que o PL disputará o Governo do Rio Grande do Norte com a candidatura do senador Rogério Marinho. E, em seguida, conclamará partidos e políticos do centrodireita e direita para fortalecer o projeto. Bolsonaro chega hoje ao RN para três dias de agenda.
É notícia...
Sou pré-candidato a governador e Styvenson é meu senador”
ROGÉRIO MARINHO
Senador confirmando o projeto eleitoral do PL do Rio Grande do Norte
FALTA ALLYSON
Dos três pré-candidatos a governador do RN, apenas o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União), ainda não teve o nome anunciado por seu partido. Isso porque a legenda está dividida sobre a sua candidatura. Já Rogério Marinho une o PL e Cadu Xavier tem o apoio declarado do PT e partidos aliados.
MDB e Republicanos ajustam detalhes em Brasília para oficializar nova federação para 2026. No Rio Grande do Norte, a situação é bem clara: o vice-governador Walter Alves, do MDB, presidirá a federação, e o ex-prefeito Álvaro Dias, desafeto de Alves, será convidado a deixar o Republicanos.
Augusto Severo, entre outras.
Os pequenos comerciantes receberam boxes no novo espaço comercial, mediante cadastro realizado pela Prefeitura. Uma parte aprovou a área construída, mas outra parcela de camelôs reclamou que não era suficiente para acolher as suas necessidades.
O novo Centro Comercial foi construído na rua Bezerra Mendes, ao lado do Mercado Público Central. O projeto recebeu um investimento superior a R$ 12 milhões e conta com 315 boxes, distribuídos em 15 tipos diferentes de módulos.
A Prefeitura também construiu novas unidades na outra lateral do Mercado Público Central, por trás da Catedral de Santa Luzia, justamente neste local onde pequenos comerciantes voltaram a ocupar calçadas.
1 2 3 4
Nesta data, em 1902, iniciava a segunda fase do jornal O Mossoroense, voltando a circular sob a direção do jornalista João da Escóssia Nogueira. Essa fase foi até dezembro de 1919, quando Escóssia veio a falecer.
a escola estadual Professor maNoel João foi inaugurada nesta data, em 1964, para educar alunos moradores no Grande Alto de São Manoel. O patrono foi um professor zeloso do Colégio Diocesano de Mossoró.
a câmara muNiciPal realiza hoje, às 9h, Sessão Solene em homenagem aos 25 anos de atuação da Liga de Mossoró –Estudos e Combate ao Câncer. A iniciativa é do vereador João Marcelo (PSD).
a seguNda Noite de shows do mossoró cidade JuNiNa, hoje, tem os cantores Nattan e Léo Foguete e a cantora Marina Elali. Na Estação das Artes Elizeu Ventania, a partir das 22h.
O ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e a governadora Fátima Bezerra, realizam hoje e amanhã a entrega de obras de infraestrutura hídrica na região Seridó potiguar. As obras fazem parte do Projeto de Integração do rio São Francisco (PISF).
A agenda começa hoje com visita às obras da ETA 1 do Sistema Adutor da Serra de Santana. E amanhã Fátima Bezerra e Waldez Góes inauguram o açude do Riacho da Volta em Timbaúba dos Batistas.
O deputado Dr. Bernardo Amorim, de saída do PSDB para o MDB, antecipou a sua chapa para 2026: Cadu Xavier (PT) para governador e Fátima Bezerra (PT) e Zenaide Maia (PSD) para o Senado. Se Zenaide não estiver na chapa de forma oficial, o seu compromisso será mantido. “Sou político de palavra, não mudo”, garante Bernardo.
TORNOZELEIRAS ELETRÔNICAS / Dados da Secretaria de Administração Penitenciária que teriam sido repassados ao portal G1 e divulgados ontem dão conta de um aumento de 25% no emprego do equipamento
DA REDAÇÃO
Quase 3.800 presos do Rio Grande do Norte utilizam tornozeleiras eletrônicas. É o que apontam dados atribuídos à Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (SEAP) que teriam sido repassados ao portal G1 RN e divulgados nesta quarta-feira (11) pelo portal.
A informação dá conta de um aumento de 25% no emprego do equipamento em detentos do regime semiaberto potiguar. Segundo o portal, após a regularização do serviço, o Estado tem instalado, até este mês de junho, cerca de 200 tornozeleiras por semana. A reportagem lembra que, no início do mês passado, cerca de 300 presos do semiaberto do estado estavam sem o dispositivo de monitoramento.
A matéria destaca que, segundo a Seap, a ampliação na oferta atende às de-
mandas das Varas de Execuções Penais, tendo duas empresas fornecendo equipamentos e softwares para monitoramento; e ressalta que neste ano, a Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) destinou R$ 2,5 milhões para a pasta potiguar, para custeio do monitoramento em 2025.
No último dia 21, a Seap divulgou que o monitoramento eletrônico de presos
do regime semiaberto no RN teria a estrutura ampliada por meio de parceria do Estado com o Governo Federal, via SENAPPEN. Na ocasião, a pasta potiguar afirmou que foram destinados R$ 1,6 milhão para contratação de equipes multidisciplinares, mediante projeto então em fase de execução, e mais R$ 2,5 milhões para contrato de tornozeleiras.
Na oportunidade, a Seap
RN tem queda de 22% em homicídios dolosos em 2024, aponta Ministério da Justiça
disse que a equipe multidisciplinar seria composta por 14 profissionais e que iria oferecer assistência jurídica, assistência social e psicológica para os presos monitorados. “Na SENAPPEN estamos dando destaque à composição da equipe multidisciplinar da monitoração, para um acompanhamento individualizado. Dessa forma, conseguimos promover a ressocialização
e combater a reincidência criminal”, frisou na época o coordenador Nacional de Monitoração Eletrônica da SENAPPEN, Marcos Rocha.
Ainda na ocasião, os representantes da SENAPPEN realizaram uma visita técnica às instalações da Central de Monitoramento Eletrônico (CEME), em Natal, para acompanhar os processos e a rotina da unidade.
Segurança junina I
A Polícia Militar do Rio Grande do Norte realizou, nesta quarta-feira (11), a mobilização e o envio de mais de 120 policiais militares a Mossoró, com o objetivo de reforçar a segurança durante os festejos do Mossoró Cidade Junina. O embarque da tropa ocorreu no Quartel do Comando Geral da PMRN, em Natal. A corporação enfatizou que os militares enviados se somam ao efetivo já atuante na região, ampliando as ações de policiamento ostensivo e preventivo nas áreas de grande circulação de pessoas. A PMRN disse que os policiais seguem até este domingo (15), com foco em garantir a tranquilidade e a ordem pública durante as festividades.
O relatório de 256 páginas do MJSP traz um balanço nacional sobre a quantidade de crimes notificados no país, como homicídios, feminicídios, furto e roubo de veículos, estupro, e tráfico de dro-
Um levantamento divulgado nesta quarta-feira (11) pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) apontou que o Rio Grande do Norte registrou uma queda de pouco mais de 22% no número de homicídios dolosos em 2024. O dado faz parte do Mapa da Segurança Pública 2025, que tem o ano passado como base.
gas; além de estatísticas acerca de mortes no trânsito, apreensões de drogas e de armas, e dados sobre pessoas desaparecidas e localizadas.
O mapeamento mostra que em 2024 o RN foi palco para 636 homicídios dolosos e uma taxa de 18,46, contra 817 casos
em 2023 e um índice de 23,78. Segundo o estudo, houve uma redução de 22,15% na quantidade de crimes no ano passado em relação ao anterior. O levantamento detalha ainda que do total de vítimas de 2024 no território potiguar, apenas 26 foram mulheres e em 2023, 30 vítimas do sexo feminino.
Em relação ao ano passado, a Bahia liderou em todo o país, conforme a publicação, com 4.205 homicídios dolosos e na outra extremidade, Roraima
aparece com 106 crimes. Nesse cenário, o RN figura como o 17º estado mais violento do país. Os dados enviados pelas Unidades Federavas mostraram que, em 2024, o Brasil registrou 35.365 vítimas de homicídios dolosos, representando uma média de 97 pessoas assassinadas por dia.
A edição deste sábado (14) do Jornal DE FATO deve trazer uma matéria especial esmiuçando em detalhes todos os dados do Mapa da Segurança Pública 2025, referentes ao RN.
Ainda segundo a PMRN, entre os enviados estão policiais lotados no Comando de Policiamento da Capital (CPC), além de equipes especializadas do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) e do Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE). A corporação informou que todos os militares atuarão em serviço extra, com pagamento de diárias operacionais e auxílio-alimentação. “A iniciativa reforça o compromisso da Polícia Militar com a segurança da população potiguar, especialmente em eventos de grande porte, como o Mossoró Cidade Junina, que atrai milhares de visitantes à cidade”, pontuou a instituição.
Homem preso no interior do RN por vender drogas perto de escola
Policiais civis da 22ª Delegacia de Polícia (DP) de Ceará-Mirim, com apoio do 14º Distrito de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) de Ceará-Mirim, deflagraram na tarde desta terça-feira (10) a operação “Escola Segura”.
A ação teve como objetivo dar cumprimento a
um mandado de prisão temporária expedido pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Ceará-Mirim, contra um homem de 22 anos, pela suspeita na prática do crime de tráfico de drogas. De acordo com as investigações, o suspeito estaria comercializando entorpecentes próximo a uma escola do município.
Durante as diligências, o suspeito foi localizado e preso no bairro São Geraldo. Com ele, foram apreendidos 13 papelotes de maconha prontos para a comercialização. O homem foi conduzido à delegacia para os procedimentos legais e, em seguida, encaminhado ao sistema prisional,
à disposição da Justiça. A polícia civil explicou que o nome da operação faz referência ao local onde o crime estava sendo praticado, “destacando o compromisso da Polícia Civil com a proteção do ambiente escolar e o combate ao tráfico de drogas próximo a instituições de ensino”.
Na noite desta terçafeira (10), uma equipe da Guarda Civil Municipal de Mossoró foi acionada após denúncia de violência doméstica ocorrida nas imediações da Arena das Quadrilhas juninas. Uma mulher teria sido vista agredida pelo companheiro após ele ingerir bebida alcoólica. Na ocasião, o acusado tentou fugir, mas foi contido e detido. Uma equipe da Patrulha Maria da Penha também foi acionada para assistenciar a mulher vítima, encaminhando-a ao ITEP para exame de corpo de delito. O agressor foi conduzido à delegacia de plantão para os procedimentos legais. A vítima também recebeu orientação para buscar acompanhamento especializado.
FUTEBOL / Duelo será nesta quinta-feira, no Morumbis, antes da pausa para o Mundial de Clubes
Reprodução Instagram
Rio – O Vasco enfrenta o São Paulo nesta quinta-feira, 12, na tentativa de se recuperar no Campeonato Brasileiro. O duelo começa às 21h30, no Morumbis. O time carioca vem de duas derrotas seguidas.
O jogo será o último do time carioca antes da paralisação para o Mundial de Clubes. Após a partida, o elenco ganhará férias de 10 dias e depois realizará uma intertemporada, que começará no próximo dia 23.
Para o duelo, o técnico Fernando Diniz ainda não poderá contar com o meia Estrella e o atacante David. Os atletas, que estão em fase de recondicionamento físico, seguirão programação com o Departamento de Saúde e Performance.
Em contrapartida, o zagueiro Luiz Gustavo e o volante Hugo Moura voltam a ficar à disposição de Diniz após cumprirem suspensão na última rodada.
Assim, uma provável escalação do Vasco tem: Léo Jardim; Paulo Henrique, João Victor, Lucas Freitas e Lucas Piton; Tchê Tchê, Hugo Moura e Philippe Coutinho; Rayan, Vegetti e Nuno Moreira.
No São Paulo, o atacante Juan Dinenno, contratado como reforço nesta semana, treinou durante todo o tempo e pode ser uma das novidades na lista de relacionados. Já Bobadilla, que esteve em campo na partida entre Paraguai e Brasil, na terçafeira, participou das atividades do gramado.
Hugo Moura volta a ficar à disposição após cumprir suspensão na última rodada
Matheus Alves, por sua vez, também se reapresentou após defender a seleção brasileira Sub-20. Mas, em função da longa viagem, ele não participou do treinamento. Ferraresi, convocado pela Venezuela na Data Fifa, tem chegada prevista em São Paulo nesta noite. Treinando sem restrições após se recuperar de uma entorse no tornozelo
direito, o garoto Lucca pode ser titular.
A dúvida do técnico Luis Zubeldía é se mantém a dobra de laterais pela esquerda, com Wendell e Enzo Díaz, ou se entra em campo com o jovem na ponta, apostando em uma escalação mais ofensiva dentro de casa.
Marcos Antônio continua como incógnita para o confronto apesar de ter par-
ticipado de uma corrida no gramado nos últimos dias. O volante trata de uma lesão na parte posterior da coxa esquerda.
Um possível São Paulo para o duelo será Rafael; Cédric Soares (Ferraresi), Arboleda, Alan Franco e Wendell; Alisson, Pablo Maia, Luciano e Enzo Díaz (Lucca); Lucas Ferreira e André Silva.
Gerson aceitou a proposta do Zenit. Agora, o clube russo vai aguardar o fim da participação do Flamengo na Copa do Mundo de Clubes para pagar a multa de 25 milhões de euros (RS 158 milhões na cotação atual) e contratar o meio-campista.
O Flamengo, que sequer precisa participar da negociação, exige que o valor seja quitado à vista.
A saída de Gerson ocorrerá nos mesmos moldes da contratação de De la Cruz, em dezembro de 2023, quando a diretoria rubronegra pagou à vista a multa de US$ 16 milhões (R$ 77 milhões na cotação da época) para tirar o jogador do River Plate.
A janela de transferências da Rússia vai abrir no dia 20 de junho. Logo, se não houver reviravolta, a diretoria do Zenit vai pagar a multa assim que o Flamengo terminar sua
Quarta, 12
campanha na Copa do Mundo de Clubes. Dessa forma, o torneio nos EUA marcará o fim da segunda passagem de Gerson pelo Rubro-Negro.
O quesito financeiro pesou para Gerson aceitar a proposta, mesmo com a chance de perder espaço na seleção brasileira. Os russos oferecem quase o triplo do salário que o meia recebe no Flamengo. Há também o cálculo de luvas pela assinatura do contrato, além de premiações por desempenho no Zenit. A proposta é tratada como irrecusável pelo estafe do meio-campista.
Na renovação de contrato de Gerson, em abril deste ano, o Flamengo reduziu a multa rescisória de 200 milhões de euros para 25 milhões de euros. Uma das justificativas é a de que foi uma contrapartida da diretoria por não ter chegado à pedida salarial do atleta.
19h – Bragantino x Bahia
19h – Vitória x Cruzeiro
19h30 – Fortaleza x Santos
20h – Grêmio x Corinthians
21h30 – Atlético/MG x Inter
21h30 – São Paulo x Vasco
RuA DR. JOAquIM INáCIO Nº 102, CENtRO, MARtINS/RN – CEP 59.800-000
A Prefeitura Municipal de Martins/RN, por intermédio do setor de licitações, torna público o Edital do Chamamento Público nº 003/2025, para aquisição de gêneros alimentícios oriundos da Agricultura Familiar e do Empreendedor Familiar Rural, destinada à alimentação escolar dos alunos da rede municipal de ensino do município de Martins/RN, de acordo com as prerrogativas do Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE, nos termos da Lei nº 11.947/2009. Resolução CD/FNDE n.º 06 de 08 de maio de 2020. Resolução CD/FNDE n.º 20, de 02 de dezembro de 2020. Resolução n.º 26 do CD/FNDE, de 17/06/2013. Resolução n.º 04 do CD/FNDE, de 02/04/2015. Decreto nº 8.473/2015 e Lei Federal nº 14.133/2021 Os documentos deverão ser entregues a partir do dia 12 de junho de 2025, às 08h:00, até o dia 01 de julho de 2025, às 08h:30min, na sede da Prefeitura de Martins, no setor de licitações, situado à Rua Dr. Joaquim Inácio, nº 102, Centro, Martins/RN, CEP 59.800-000. A sessão de abertura dos envelopes será dia 01 de julho de 2025, às 9h:00, no setor de licitações, situado à Rua Dr. Joaquim Inácio, nº 102, Centro, Martins/RN, CEP 59.800-000. O Edital e seus anexos encontram-se à disposição dos interessados nos sítios https://www.martins.rn.gov.br/licitacao - https://www.gov.br/pncp/pt-br, ou no Setor de Licitações, a partir da publicação deste Aviso, no horário de expediente. Martins/RN, 11 de junho de 2025. Francisco Cleber Henrique Silva Agente de Contratação
NOTA POTIGUAR / Iniciativa alia cidadania fiscal e apoio financeiro regular aos clubes potiguares da primeira divisão
OGoverno do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), lançou nesta quarta-feira, 11, o módulo “Time do Coração” da campanha Nota Potiguar. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o governo estadual e os clubes de futebol, com o objetivo de fortalecer o esporte no estado por meio da participação ativa da população.
Por meio do aplicativo Nota Potiguar, os cidadãos poderão indicar o clube do coração e solicitar a inclusão do CPF na nota fiscal. Essa ação contribui diretamente para o aumento da arrecadação estadual e para o fomento do futebol potiguar.
“Esse momento é muito marcante para o futebol do Rio Grande do Norte. Porque o apoio do Nota Poti-
guar passa a ser como a gente faz para as instituições filantrópicas, e cada participante da campanha faz a escolha do seu clube de coração. E isso é uma grande vantagem porque essa mudança retira os custos envolvidos nesse apoio”, destacou Carlos Eduardo Xavier, secretário do Estado da Fazenda.
Ele anunciou que serão investidos anualmente R$ 3,3 milhões no futebol do Rio Grande do Norte. O secretário também detalhou o funcionamento do novo módulo do programa, que traz como destaque uma maior integração com o futebol feminino. Uma parte do montante total será destinada exclusivamente ao apoio aos clubes femininos.
“Além do recurso para o masculino, a gente vai ter um recurso específico para o futebol feminino, e isso
significa que o engajamento dos torcedores do futebol feminino não vai competir com os do futebol feminino. E nós não vamos apoiar especificamente um clube, vai ter repasse para todos os times que participarem da primeira divisão do futebol potiguar”, explicou.
msantos@defato.com
A distribuição dos recursos considerará o engajamento dos torcedores no aplicativo Nota Potiguar — que já conta com mais de 400 mil usuários ativos. Cada clube receberá um valor fixo, podendo obter recursos adicionais de acordo com o envolvimento da tor-
Com Ancelotti, nota-se um novo ambiente entre os jogadores
Não foi uma atuação de encher os olhos, mas foi uma Seleção diferente — com atitude, vontade e sede de vitória. Jogando em casa, o Brasil se impôs diante do Paraguai, venceu com autoridade e carimbou o passaporte para a Copa do Mundo de 2026.
A classificação era apenas questão de tempo, e veio agora, com duas rodadas de antecedência. Ainda que sem grandes celebrações, há o que se comemorar. É fato: o Brasil ainda não está pronto para brigar pelo título mundial. Mas dá sinais claros de que pode
Sorteio será em dezembro
A um ano do início da Copa do Mundo de 2026, a Federação Internacional de Futebol (Fifa) anunciou nesta quartafeira, 11, que o sorteio para definir os confrontos da fase de grupos será realizado em dezembro. A entidade não especificou o dia exato, nem o local. O torneio será sediado em conjunto por Estados Unidos, Canadá e México. 13 seleções confirmadas
Até o momento, 13 seleções estão confirmadas para a Copa de 2026. Além das três anfitriãs, dez alcançaram suas vagas por meio das disputas classificatórias: Brasil, Argentina, Austrália, Equador, Irã, Japão, Coreia do Sul, Nova Zelândia, Jordânia e Uzbequistão.
Brasileirão
Antes do Mundial de Clubes, o Brasileirão terá uma rodada nesta quinta-feira, 12, com destaque para Vitória x Cruzeiro e Bragantino x Bahia. Se vencer, Cruzeiro saltará para a liderança, assim como o Bragantino. Ambos estão a um ponto do líder Flamengo, que estará de fora da rodada devido à pre-
evoluir — e muito — até lá. Sob o comando de Carlo Ancelotti, nota-se um novo ambiente entre os jogadores. Nos últimos dois jogos, a entrega em campo foi visível — a disputa por cada bola foi quase como se fosse por um prato de comida.
No futebol atual, a palavra de ordem é intensidade — com ou sem a bola. E disso, Ancelotti não abre mão.
Ainda não é momento para empolgação, mas sim para ter esperança. A caminhada rumo à Copa continua, e a Seleção parece, enfim, estar reencontrando seu espírito competitivo.
paração para o Mundial, que irá largar no fim de semana.
Carioca curto
Procurando se adequar no calendário do futebol brasileiro, a Federação carioca de futebol anunciou nesta quartafeira, 11, que a próxima edição do Campeonato Carioca terá apenas dez datas. A competição terá início no fim de janeiro e terminará em março. A decisão foi tomada durante o Conselho Arbitral, com a presença de presidentes e representantes de 11 clubes já garantidos na primeira divisão do estadual de 2026.
Remendou
Antes de ser convocado na Seleção, agora na era Carlo Ancelotti, o defensor Danilo disse que a seleção era uma bagunça à TV Romário. O atleta entende que sua declaração foi tirada de contexto. “A entrevista foi três semanas antes de ser divulgada, não tínhamos treinador, era um problema grave da confederação sem presidente. As palavras foram para um ambiente político que vivíamos. Que era complicado e muito difícil de continuar”, explicou o atleta do Flamengo.
cida e critérios baseados no desempenho esportivo.
Os R$ 3,3 milhões serão divididos da seguinte forma: R$ 2,64 milhões para clubes masculinos; e R$ 660 mil para clubes femininos.
“Esse projeto é uma importante iniciativa do Governo do Estado em apoio ao futebol profissional. Desde o início da campanha, em 2019, que a Nota Potiguar é parceira do futebol em todas as suas ações, e a partir de
agora o governo dará um benefício permanente a todos os clubes de futebol do RN”, destacou Adriano Almeida, coordenador do programa Nota Potiguar. O módulo “Time do Coração” entra em vigor ainda neste mês de junho. Os primeiros repasses estão previstos para julho, com valores dobrados até dezembro de 2025, assegurando a aplicação integral dos recursos destinados para o período.
Novos reforços são regularizados e já podem estrear no ABC
Anunciados como reforços para a sequência da Série C do Campeonato Brasileiro, os atacantes Ytalo e Jenison foram regularizados e estão aptos para estrear com a camisa do ABC. Os nomes dos dois jogadores foram publicados no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF, e estão à disposição do técnico Evaristo Piza para o jogo contra a Ponte Preta/SP neste sábado, 14. Jenison chegou na segunda e vem treinando junto com elenco. O atacante vai para a segunda passagem pela equipe, após defender o alvinegro na última temporada. Na ocasião, foram 16 jogos e três gols. Antes de retornar, atuou por Chapecoense/SC e Noroeste/SP.
“Vou estar prepara-
do, não para entrar jogando. Mas se o professor (Evaristo Piza) precisar no segundo tempo, tenho certeza que eu posso entrar e dar o meu melhor. O torcedor sabe, já me conhece, não tem nada que falar, sabe que eu vou me empenhar ali para fazer os gols”, disse o atacante.
Já Ytalo inicia os trabalhos nesta quinta-feira, 12. Ele chegou do Remo/PA e estava disputando a Série B do Campeonato Brasileiro. No ano, o atacante, de 37 anos, atuou em 16 jogos e marcou três gols.
Com nove pontos conquistados, o ABC ocupa a 15ª colocação da Série C. O alvinegro volta a campo neste sábado, às 17 horas, no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas.
Jornal de Fato • QUINTA-FEIRA, 12 DE JUNHO DE 2025
@jornaldefato /jornaldefatorn @defato_rn
NA ESTAÇÃO DAS ARTES / A segunda noite de shows no polo Estação das Artes será marcada por muito forró e romantismo, no dia em que é celebrado o Dia dos Namorados
AMINA COSTA Da Redação
Neste 12 de junho, quando é celebrado o Dia dos Namorados, os mossoroenses e turistas que querem aproveitar a programação do Mossoró Cidade Junina (MCJ) para celebrar a data têm muitas opções, nos diversos polos do evento. No palco da Estação das Artes Elizeu Ventania, a noite será de muito forró
e romantismo, durante o segundo dia de apresentações no local.
O polo Estação das Artes está entre os polos mais consolidados e tradicionais do MCJ e, até o dia 27 de junho, será palco para apresentações de artistas de grande renome nacional. Os artistas Nattan, Léo Foguete e Marina Elali prometem levar um grande público para a Estação das Artes na noite desta quinta-feira. Os shows começam às 19h, com a apresentação de artistas locais, e
seguem até às 2h.
Apresentando-se pela primeira vez no Mossoró Cidade Junina, o cantor Léo Foguete é um dos mais aguardados desta noite. O cantor de apenas 21 anos se tornou conhecido em 2024 pela canção "Última Noite", que lançou com Nattan, canção que ocupou o Top 10 do Spotify Brasil, e pelo álbum de estreia “Obrigado, Deus”, que alcançou o primeiro lugar da lista de mais ouvidos também do Spotify Brasil. Léo Foguete tem sido um dos
grandes nomes do forró atual.
Além de Léo Foguete, o show de Nattan também é bem esperado pelo público. Presente em outras edições do MCJ, Nattan é conhecido pela sua voz potente e pela descontração em cima do palco, chegando a ser considerado um dos principais nomes do forró na atualidade. O cantor é conhecido por seu bordão “É o Nattanzinho, falando de amor”, e deu voz a grandes sucessos como "Storiezin" e “Não te Quero”. Em 2024,
Nattan conquistou o topo das paradas do Spotify Brasil com a música "Amor na Praia".
A segunda noite de shows no polo também terá a apresentação da cantora natalense Marina Elali. Com mais de 20 anos de carreira, a cantora já teve cinco músicas transformadas em trilha de novela da Rede Globo. Marina Elali ficou conhecida nacionalmente por seus sucessos como “Eu Vou Seguir”, “One last cry” e “Encontrei”.
Quem deseja aproveitar a noite de shows no polo Estação das Artes precisa estar atento às normas em relação ao que pode e ao que não pode levar. A comercialização, posse e consumo de bebidas em garrafas de vidro, copos de vidro ou similares está proibida em todo o perímetro da festa, incluindo camarotes, bares e imóveis próximos. Apenas bebidas em recipientes permitidos (latas e plásticos) poderão ser vendidas no local e levadas pelo público.
Quadrilhas tradicionais e estilizadas se apresentam hoje na Arena Deodete
As atividades na Arena Deodete Dias, palco das apresentações de quadrilhas juninas de Mossoró e de várias cidades do RN e de outros estados, começaram desde o dia 6 de junho com a escolha do rei e rainha do evento, e seguem até o fim do mês. Até o momento, já ocorreu no local a escolha do rei e da rainha do evento, o festival da colheita e o festival da melhor idade.
Nesta quinta-feira, 12, ocorre o Festival Municipal de Quadrilhas, com a apre-
sentação de sete grupos juninos de Mossoró, que disputarão nas categorias adulto tradicional e adulto estilizado. Serão quatro grupos concorrendo na categoria tradicional, e três concorrendo na categoria estilizada. Entre as quadrilhas estilizadas está a Lume da Fogueira, que tem 27 anos de história e retorna neste ano às arenas, depois de ter ficado fora dos festivais no ano passado.
Além da Lume da Fogueira, também disputam
hoje o prêmio da categoria estilizada as quadrilhas mossoroenses Luar de Pratas e Sertão Encantado. Já na categoria tradicional, vão se apresentar na noite de hoje os grupos juninos
Alegria Matutina, Juventude Beija Flor, Noite de São João e Cestinha de Flores.
Neste ano, o Festival de Quadrilhas de Mossoró contou com mais de 80 grupos inscritos em diversas categorias. São quadrilhas de várias cidades de estados do Nordeste como Rio
Grande do Norte, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Piauí.
São diversas categorias como: adulto estilizado, infantil estilizado, adulto tradicional, infantil tradicional, comédia, festival da colheita, festival da melhor idade, entre outras. Ao fim do festival, 22 grupos de Mossoró estarão se apresentando no local. Na categoria estadual, serão 27 participantes e, na categoria interestadual, serão 28 quadrilhas.
Confira a programação dos polos do MCJ para esta quinta-feira, 12
Memorial da Resistência 18h - Pop Songs Band 19h20 - Banca CJ4 20h30 - Leandro Cruz
Polo Cidadela
Palco 1 - Ao lado da Igreja São Vicente 23h30 - Cauanzinho Cantor 1h - Banda Radiola Club
Palco 2 - Em frente ao Sebrae 21h30 - Silveira Neto e Paulo Adriano 00h - Nara Queiroz
“Amo como ama o amor. Não conheço nenhuma outra razão para amar senão amar. Que queres que te diga, além de que te amo, se o que quero dizer-te é que te amo?”
(Fernando Pessoa)
> Hoje é dia de curtir os shows de Nattan, Léo Foguete e Marina Elali no palco montado na Estação das Artes Elizeu Ventania, dentro da programação do Mossoró Cidade Junina.
> O Polo Poeta Antônio Francisco – uma merecidíssima homenagem prestada em vida a esse ilustre artista – está com programação aberta até o dia 26, no Memorial da Resistência. Tem exposição, show, festival de repentistas, festival de sanfoneiros e muito mais.
> Atender bem sempre será um grande diferencial para qualquer empresa ou estabelecimento que se preze. Ter uma equipe alinhada com o propósito de bem receber e atender faz toda a diferença e garante destaque no mercado.
> Acertou em cheio quem decidiu investir em um look inspirado nas raízes tradicionais das festas juninas no Pingo da Mei Dia. As festas juninas têm cor, alegria e identidade. O xadrez, a renda, o bordado e os acessórios típicos trazem um charme especial, resgatando a essência dessa celebração tão querida. E no meio da multidão, quem apostou nessa tradição certamente se destacou!
Esta coluna foi escrita com o auxílio de colaboradores.
Fotos: Cedidas
Isauro Sena, Anderson Guimarães e Julita Sena apresentando o Pingo da Mei Dia às francesas Hanifa e Mathilde. Elas amaram.
Todos os vivas para Doutora Suzana Carneiro, aniversariante muito querida de hoje. No clique, com o amado Raniere. Saúde, paz e alegrias.
A querida Paloma Saboya superestilosa, em look assinado por João Marcelino, exclusivo para o Pingo da Mei Dia. Ao seu lado, o mui amado Alexandre Mota.
Meus amores desde sempre, casal Atividade Fitness, Mima Adour e Flávio Vasconcelos no Camarote Tchê do Pingo da Mei Dia.
Em 1949, o publicitário João Doria lançou uma campanha para fortalecer as vendas em junho, um mês fraco para o comércio. A data foi estrategicamente escolhida para a véspera do Dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro, celebrado em 13 de junho. Além disso, sua ligação com as Festas Juninas contribuiu para tornar o período ainda mais especial para os apaixonados. Assim, o Dia dos Namorados se consolidou como uma importante data comercial, impulsionando a venda de presentes, jantares, viagens e diversos outros produtos e serviços.
CHAMPANHE NO GELO
Festejam aniversário hoje: Glenda Pinto Gadelha, George Harrison, Eliane Dantas, Fernando Rosado, Ícaro Antônio, Suzana Carneiro Gadelha, Gaby Couto, Neuzo Leite, Endrigo Bernardino de Souza e Hélio Carlos Castro. Parabéns!!!
Quem não ama um presentinho especial, não é? Uma homenagem, uma declaração de amor – tudo isso é maravilhoso. Mas neste 12 de junho, mais do que presentes, faça-se presente na vida de quem você ama. Não há sentimento mais bonito do que o amor – sincero, verdadeiro e transformador. Porém, se puder, dê mimos, sim, mostre que lembrou da data e quer festejar. É maravilhoso poder celebrar todos os momentos.
Vai levar seu amor para jantar? Indicamos o jantar especial do Dia dos Namorados no Requinte Buffet, que contará com um menu exclusivo e música ao vivo. Outra excelente opção é o Hotel VillaOeste, que, além do jantar, oferece um pacote especial com hospedagem. No quesito presentes, a Carmen Steffens tem opções tanto para elas – da CS bolsas, calçados, roupas e acessórios, quanto para eles, com peças da grife Raphael Steffens. Já na Cia. Marítima, você encontra sugestões lindas e de bom gosto para surpreender quem ama.
wr.ramalho@hotmail.com
quem celebra a vida? hoje, antonio Mário,joelma Menezes ejéssicaamorim; amanhã, Marivialmeida e Padre fred Gurgel; sábado, iara Linhares, tadeu Benevides, Geovana Góis, aparecida Gurgel, fred Borges e toinho alves (de fato); domingo, nilson Gurgel e ana Cláudia fernandes; segunda-feira, 16, tica Soares, Louisiane Maia e diego Linhares.
a Câmara Municipal de Mossoró realiza Sessão Solene em homen agem aos 25 anos de história da Liga de Mossoró – estudos e Combate ao Câncer, hoje às 9h, com proposição do vereador joão Marcelo. a Liga com relevante trabalho no tratamento e prevenção do câncer em Mossoró e outros 85 municípios das regiões Central, oeste e alto oeste do rio Grande do norte. durante a Sessão Solene, serão homenageadas pessoas e colaboradores que fizeram e fazem muito pela instituição.
Segundo o Chanceler, o dr. Cure de Medeiros, “essa Sessão Solene é, antes de tudo, um reconhecimento das sras. e srs. Vereadores ao trabalho desenvolvido pela Liga de Mossoró durante todos esses anos”.
domingo, 15. E celebra com sua musa Juscileide. Parabéns!
Tica Soares, o que dizer? Seu niver é segunda-feira, 16. Quanta vida! Quanta luz! Você que também faz parte deste jornal, colaborando e erguendo a bandeira deste grandioso jornal... Eu celebrando com você cada ano, feliz, e você mais feliz ainda.
queda / n o mês passado, o custo da cesta básica teve queda de 3,9%. o preço médio foi de r $ 542,77
OÍndice da Cesta Básica Essencial (ICBE), calculado pelo Laboratório de Engenharia Econômica da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Lecon/Ufersa), registrou uma redução média de 3,9% em maio no custo da cesta básica em Mossoró. O índice encerra uma sequência de sete meses consecutivos de alta.
O mais recente levantamento aponta que o preço médio da cesta básica no município no mês passado ficou em R$ 542,77. Este é o menor valor registrado pela pesquisa em 2025. Até então, o menor valor havia sido registrado em janeiro. No primeiro mês do ano, o preço médio era de R$ 543,95. No acumulado do ano, a variação positiva é de 1,5%, enquanto nos últimos 12 meses o aumento foi de 2,4%.
Dentre os produtos que apresentaram elevação de preço, destacam-se café, margarina e leite. A margarina foi o produto que compõe a cesta básica com a maior elevação em maio, atingindo 9,8%. No ano, a alta é de 9,7%. O percentual nos últimos 12 meses está em 15%.
O leite teve a segunda maior alta entre os produtos, com 4,4% no mês anterior. No ano, a variação é negativa de 3,3%, enquanto que nos últimos 12 meses a alta é de 5,4%. No mês passado, o café teve alta de 3%. No ano, o produto subiu 57,5%; já nos últimos 12 meses a alta chega a impressionantes 102,2%.
Por outro lado, tomate, banana e feijão registraram as maiores reduções. O tomate teve a maior queda entre os itens da cesta básica, com 27,8%. Nos cinco primeiros meses de 2025 há alta de
0,5%. No acumulado dos últimos 12 meses a queda chega a 35,8%.
A banana e o feijão tiveram reduções de 1% e 0,8%, respectivamente. No ano, a banana tem variação positiva de 6,1% e nos últimos 12 meses, 8,7%. Já o feijão apresenta queda tanto nos últimos cinco meses (8,1%) e nos últimos 12 meses (15,4%).
Em relação à distribuição geográfica dos custos, a Zona Sul, que compreende os bairros Itapetinga, Dix-Sept Rosado, Aeroporto, Boa Vista, Doze Anos, Alto da Conceição, Alagados, Bom Jesus, Belo Horizonte, Lagoa do Mato, apresentou o maior valor (R$ 591,24). A Zona Norte teve o menor (R$ 520,51). Os bairros dessa região são Barrocas e Santo Antônio.
A cesta básica estimada para o consumo mensal de um indivíduo adulto é com -
posta pelos seguintes itens: carne bovina, leite integral, feijão carioca, arroz parboilizado, farinha de mandioca, tomate, pão francês, café em pó, banana prata, açúcar cristal, óleo de soja, margarina.
ANGICOS, CARAÚBAS E PAU DOS FERROS
O ICBE registrou uma redução média de 3,1% em maio de 2025 nas cidades de Mossoró, Caraúbas e Pau dos Ferros. Essa é a primeira vez que todas as cidades pesquisadas no Rio Grande do Norte apresentam queda simultânea no custo da cesta básica desde agosto de 2024.
Segundo o estudo, essa tendência de baixa não se limitou ao Estado, com outras 11 cidades do Nordeste também observando uma redução, o que sugere um alívio generalizado nas pressões inflacionárias sobre os ali -
mentos essenciais em diversas regiões da federação.
Em Angicos, após um período sem coleta de dados, a cesta básica média foi mensurada em R$ 545,78 para o mês de maio. O valor mais elevado observado foi de R$ 573,53, e o mais baixo, R$ 536,56.
No município de Caraúbas seguiu a tendência de redução, com um decréscimo de 0,7% em relação ao mês anterior, resultando em um custo médio da cesta de R$ 574,69. No acumulado anual, a alta atinge 10,3%, e nos últimos 12 meses, 3,9%. Cinco itens apresenta-
ram aumento de preço, com destaque para café, leite e óleo de soja. As maiores reduções foram observadas nos preços de tomate, arroz e carne. Em Pau dos Ferros, a variação foi mais expressiva, com uma redução de 4,7%, estabelecendo o valor da cesta em R$ 521,83. No acumulado do ano, a redução é de 3,4%, e nos últimos 12 meses, a variação positiva é de 3,2%. Itens como café, banana e carne registraram aumento, enquanto tomate, pão e arroz apresentaram redução nos preços.
georgianoazevedo@gmail.com
Karenine Fernandes celebrando 49 anos
a querida Karenine f ernandes reuniu um grupo seleto de amigas no fim de tarde de terça-feira, 10, para celebrar idade nova com “happening” nos jardins do r esidencial Lucas Benjamim, entre balões azuis, orações sinceras, sorrisos leves e uma troca genuína de afeto. d o jeitinho que ela gosta!
Donária Dantas, Betinha Rosado, Fátima Carlos e Adna
A aniversariante Karenine Fernandes com a mamãe Gorete Fernandes e o amigo Nilo Amâncio.
Sandra Rolim ao lado da filha n ayara comandou o Arraiá Tressê na última terça-feira, 10, reunindo a clientela da loja tressê para uma grande comemoração junina com direito à pescaria com brindes, customização com peças d uohand, e muita comidinha típica.
A modelo Dulce Câmara, vencedora do Tráfego Look Sênior 2024, comemorando idade nova em Belém do Pará. Chic, hein!
Priscila Filgueira, aniversariante querida de hoje. Daqui segue o nosso abraço!
A