De fato

Page 1


Jornal de Fato

/jornaldefatorn

Governadora espera coerência do PSD da senadora Zenaide Maia

>> Fátima Bezerra destaca, em entrevista ao Jornal de Fato, que a presidente estadual do PSD é vice-líder do governo Lula, por isso, espera que a aliança seja mantida em torno da candidatura de Cadu Xavier ao Governo do RN

Principal 3 e 4

FURNA FEIA

NOSSOS CADERNOS

CONSUMO HUMANO

Cientistas usam extrato de castanhola no tratamento de água mais saudável

Principal 6

CERRO CORÁ

Município do Rio Grande do Norte é o sexto maior produtor de maracujá do Brasil

Principal 7

CIDADE JUNINA

Baiano Bell Marques encerra o MCJ na “Boca da Noite”

FECUNDIDADE

Mossoró registra aumento de mulheres com 1 ou 2 filhos

ESPORTE

Palmeiras e Botafogo se enfrentam por vaga nas quartas do Mundial

ESPAÇO JORNALISTA MARTINS DE VASCONCELOS

CLAUDER ARCANJO

escritor e editor, membro da Academia Norte-rio-grandense de Letras. clauderarcanjo@gmail.com

Se as coisas são inatingíveis... ora! Não é motivo para não querê-las... Que tristes os caminhos, se não fora A presença distante das estrelas!

(Mario Quintana, em “Das Utopias”.)

— Mas isso é uma utopia, amigo!

— Ah, quem dera! Quem me dera! — ...

— Sim, eu daria tudo para me ver hoje em Utopia.

— Não estou te entendendo, Acácio.

Antes de responder, Companheiro Acácio coçou a ponta do queixo e engoliu em seco. Como se maturasse algo mais nos lábios do que no pensamento. Continuou:

— É muito comum as pessoas abusarem do uso de expressões ou vocábulos, Castilho, sem entender a origem ou o significado verdadeiro deles.

— Está então me chamando de ignorante!

Acácio respirou fundo, como se necessitasse pesar bem cada frase, a fim de evitar ainda mais alvoroço naquele diálogo. Baixou a face, revisitou a sua recente imersão no universo de Thomas More e declarou:

— Amigo Castilho, digamos que estou apenas tentando sair da superfície das palavras e conhecê-las no seu âmago. Agindo assim, creio, podemos evitar ruídos.

Nessa hora o gato Nabuco resolveu participar:

— Shzzzf... shfzzz... miau... shfzzz...

Castilho estranhou a intromissão de um animal de estima-

De Fato com e

ção na conversa. Acácio resolveu intervir:

— Claro, Nabuco, a questão é sempre mais profunda. Sei que você ultimamente andou visitando as páginas de Erasmo, em Elogio da loucura; as de Santo Agostinho, em A cidade de Deus; as de Aristóteles, em Ética a Nicômaco, e as de Cícero, em Dos deveres. E Utopia é, antes de tudo, uma reflexão sobre a política.

— Miau... shzzzf... miau... shfzzz... miau...

Acácio interveio:

— Castilho, Nabuco está nos alertando para o risco da soberba, pedindo que eu cite esta passagem de Utopia: “Essa serpente infernal se agarra qual rêmora ao peito dos mortais e retarda o avanço para uma vida melhor. Visto que a soberba está demasiado entranhada na natureza humana para ser arrancada com facilidade...”.

Castilho, um pouco confuso, interrogou:

— E poderemos viver num mundo utópico, sem soberba?

Nabuco olhou para Acácio, como se lhe concedendo o direito de resposta.

— O mundo sempre nos leva aos prazeres e estes tendem a ser “criações artificiais”, podendo até proporcionar uma “satisfação espúria” para uma minoria, mas ficam bem longe da verdadeira felicidade, a felici-

tas , esta sim objetivo da vida utopiana, acessível a todos.

— ...

Nabuco complementou:

— Shfiii... shfzzziii... Miau.... shfziifizzz... Miau...

— Concordo, Nabuco — disse Acácio —, a narrativa de More sobre a ilha de Utopia é um incrível feito da imaginação, onde lá se vive de acordo com os preceitos da natureza. Refeições coletivas, palestras antes do amanhecer, eliminando

a privacidade e o individualismo. Todos focados nas aspirações humanas autênticas, como se num mosteiro.

Silêncio na sala. Companheiro resolveu, então, propor a Castilho e a Nabuco: — Que tal se, a partir de hoje, nós três nos mudássemos para Utopia? Lá seríamos os novos macarianos!

Nabuco eriçou o pelo, afiou as unhas. Castilho reuniu seus pertences e, antes de ganhar a

rua, confidenciou-lhes: — Tenho que pensar melhor, embora reconheça “sem dificuldade que há muitas características naquela república utopiana que eu de fato desejaria, mais do que aguardaria, ver em nossas próprias cidades”.

Fonte: Livro Utopia, de Thomas More, tradução de Denise Bottmann (São Paulo: Companhia das Letras, 2018).

(Pintura “Garota na janela”, de Salvador Dalí.)

CAFEZINHO COM CÉSAR SANTOS

Governadora Fátima Bezerra

“O crescimento de Cadu nas pesquisas não nos surpreende”

A governadora Fátima Bezerra (PT) afirma a sua convicção da viabilidade de Cadu Xavier para disputar o Governo do Estado do Rio Grande do Norte nas eleições 2026. Nesta semana, pesquisa do Instituto Seta mostrou que o secretário estadual da Fazenda e pré-candidato a governador cresceu de 6,7% em abril para 15,2% em junho. Para Fátima, o desempenho de Cadu nesse período comprova a viabilidade do projeto eleitoral. Nesta sexta-feira, 27, em Mossoró, Fátima Bezerra fez uma avaliação do processo sucessório estadual, mostrando confiança no nome do pré-candidato do PT. Em entrevista ao Jornal de Fato, ela destaca Cadu como um técnico competente e homem público compromissado com o desenvolvimento social do estado. A governadora cita que o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem importância fundamental, e decisiva, para o crescimento do nome de Cadu. Também na entrevista, Fátima responde sobre a situação do PSD da senadora Zenaide Maia. “De nossa parte temos deixado muito claro que o PSD deveria estar aqui no nosso bloco, até por uma questão de coerência política”, afirma. Confira a entrevista.

Pesquisa do Instituto Seta, divulgada esta semana, mostra que Cadu Xavier cresceu na intenção de votos, saltando de 6 por 15 pontos entre abril e junho. Esses dados mostram que o pré-candidato do PT ao Governo do Estado está viabilizado? Qual a avaliação que a senhora faz?

Não temos a menor dúvida que o nome de Cadu Xavier é viável para disputar as eleições do próximo ano. Cadu está conosco desde a época da transição de governo, na primeira gestão e na atual. Estamos falando de um técnico muitíssimo preparado, conhece o Rio Grande do Norte como ninguém, tem toda uma identidade conosco do ponto de vista do projeto desenvolvimentista que defendemos para o nosso estado. Cadu é um parceiro importante desse projeto de desenvolvimento, não apenas da geração de emprego e renda, mas de avançar na universalização das políticas sociais e econômicas. Portanto, o crescimento de Cadu na intenção de votos, como mostram as pesquisas, não nos surpreende, mas, sim, mostra que o seu nome está credenciado para continuar o nosso projeto desenvolvimentista.

São essas credenciais, que a senhora citou, que justificam a escolha de Cadu Xavier para ser o candidato a governador?

Cadu, como já disse,

está conosco desde o primeiro governo. Ele conhece bem o nosso projeto, a nossa luta, a nosso trabalho de fazer o Rio Grande do Norte avançar cada vez mais e transformar o esta -

Ney Lopes

do em ambiente favorável para atrair novos investimentos e, assim, promover melhorias na vida das pessoas.

35 mil crianças usadas como “moeda de troca”

Cerca de 35.000 mil crianças ucranianas ainda estão desaparecidas e acredita-se que estejam na Rússia ou em territórios ocupados pela Rússia, de acordo com uma equipe americana de especialistas. As famílias dizem que estão sendo forçadas a tomar medidas desesperadas e arriscadas para tentar resgatá-las.

Quando as forças russas começaram a invasão em fevereiro de 2022, crianças foram sequestradas de casas de repouso, do campo de batalha após a morte de seus pais. A Rússia rejeitou os pedidos de devolução das crianças. Alegou que a Ucrânia iria fazer um “show” com esse fato. Teme-se que muitas tenham sido levadas pelas forças russas e enviadas para campos militares ou lares adotivos, ou até mesmo adotados por famílias russas.

Por meio de um exame extensivo de bancos de dados russos, documentos oficiais, conexões familiares e até mesmo imagens de satélite de locais russos, prédios oficiais e outras fontes, foram conhecidas as identidades de milhares de crianças. Uma equipe de especialistas da Universidade de Yale estimou que trinta e cinco mil podem estar detidas na Rússia e em seus territórios ocupados.

Este é provavelmente o maior sequestro de crianças em uma guerra, desde a Segunda Guerra Mundial – comparável à germanização de crianças polonesas pelos nazistas. Depoimentos de crianças resgatadas recentemente revelam que elas receberam treinamento militar nos campos e foram punidas por falar ucraniano. “Tivemos que cantar o hino russo e desenhar a bandeira tricolor”, conta uma criança resgatada de nove anos.

As crianças também são levadas a acreditar que seus pais enfrentariam consequências se não obedecessem às ordens dadas. Ativistas temem que muitas dessas crianças desapareçam no sistema de adoção da Rússia, onde as leis foram recentemente alteradas para permitir que crianças ucranianas sejam adotadas e criadas por cidadãos russos.

O Tribunal Penal Internacional emitiu mandados de prisão contra o presidente russo, Vladimir Putin pelo “crime de guerra” de deportação ilegal de crianças ucranianas. O retorno das crianças continua sendo uma reivindicação fundamental para a Ucrânia em quaisquer negociações de paz, que as crianças estão sendo usadas como moeda de troca nas negociações. O mundo assiste estarrecido a esse espetáculo desumano e incompatível com as regras de convivência entre os povos.

Hoje na HiStória

- É uma data que celebra o falecimento dos dois apóstolos de Jesus Cristo. São Pedro é considerado o primeiro Papa e, junto com São Paulo, é uma figura central no cristianismo.

- 1613 — O Globe Theatre, em Londres, onde eram encenadas peças de William Shakespeare, foi destruído por um incêndio.

- 1949 — A África do Sul implanta oficialmente o apartheid, regime de segregação racial.

- 1974 — Isabela Perón, terceira mulher do presidente argentino Juan Domingo Perón, assume a presidência da Argentina. Uma explosão em um shopping center em Seul, Coreia do Sul, causa a morte de mais de 500 pessoas e deixa quase 1000 feridos.

- 2007 — Lançamento do primeiro iPhone pela Apple.

CurtinHaS

Filme

Marshall: Igualdade e Justiça - Thurgood Marshall, o primeiro juiz negro na Suprema Corte dos Estados, em um caso sensacional.

PrazO

Após a queda do aumento do IOF, O governo terá entre duas a três semanas para encontrar uma solução até a divulgação do próximo relatório bimestral de receitas e despesas, marcado para 22 de julho.

ÚltimO Presidente

Fernando Collor foi o último presidente que teve um decreto derrubado pelo Congresso, em 1992, seis meses antes da abertura do processo de impeachment.

riCOs e PObres

Relatório mostra que 1% mais rico do mundo detém 45% da riqueza global. E 3,7 bilhões de pobres só têm 2,4%.

nl@neylopes.com.br www.blogdoneylopes.com.br Leia o “blog do ney Lopes” – informação e opinião

Carlos Costa

Jornal de Fato

“temos deixado muito claro que o Psd deveria estar aqui conosco”

Ele irá representar um modelo de gestão que vai completar oito anos. Isso não representa uma atitude de coragem de quem nunca disputou um mandato eletivo?

Isso mostra o valor que Cadu tem. Ele tem dito que aceitou ser candidato para defender o legado de nossa gestão. A gente precisa ser justo e reconhecer que temos feito muito pelo nosso estado. Há poucos dias saiu uma manchete dizendo que o Rio Grande do Norte é o único estado do Nordeste onde hoje tem mais emprego com carteira assinada do que inscritos no programa Bolsa Família. Isso não é por acaso; isso tem o papel proativo do Governo do Estado. Esse cenário positivo é o resultado das políticas que o nosso governo implementou ao longo desse período. Eu cito o Proedi como um exemplo. O programa de incentivo à indústria fez com que a gente saísse daquela situação de 2018 (último ano da gestão do exgovernador Robinson Faria) em que as empresas estavam indo embora do Rio Grande do Norte por falta de incentivos e de um ambiente seguro para se investir. Naquela época, o estado tinha 109 empresas beneficiadas pelo estado e hoje nós temos mais de 300 empresas incentivadas pelo Proedi.

Como titular da Fazenda, Cadu Xavier teve papel importante nesse processo?

Cadu representa exatamente esse momento de mu-

dança de chave do Rio Grande do Norte. Ele tem um perfil técnico, sensibilidade do ponto de vista social e muito comprometido com o projeto de governo, que quer promover cidadania, desenvolvimento e melhoria da vida do povo do nosso estado. É importante a gente reconhecer que Cadu vem fazendo um trabalho extraordinário do ponto de vista de saneamento fiscal, financeiro e orçamentário do estado. Todos sabem que não fossem aquelas famigeradas leis 192 e 194 (do governo do expresidente Jair Bolsonaro), que fizeram mudanças bruscas na legislação do ICMS, nós estaríamos com uma situação bem diferente do ponto de vista fiscal, financeiro e

O Município de Luís Gomes/RN, por meio da Comissão de Contratação designada pela Portaria nº 104, de 18 de março de 2025, vem comunicar a todos os interessados que, para cumprir os prazos previstos no art. 55, I, “a” da Lei 14.133, de 2021, faz-se necessário o reaprazamento do certame. Assim, a licitação na modalidade Pregão Eletrônico nº 2025.06.06.013, tipo “menor preço por item”, que tem por finalidade a escolha de empresa especializada para locação de caminhão compactador de resíduos sólidos domiciliares e comerciais, incluindo os serviços de coleta, transporte e destinação final em aterro sanitário, com o objetivo de atender à demanda da Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo do município de Luís Gomes/RN, com recursos próprios consignados na LOA - Lei Orçamentária Anual - exercício de 2025, nas quantidades, especificações e demais condições descritas no Termo de Referência, no Edital de convocação e seus elementos constitutivos, que seria realizada às 14h00min do dia 30 de junho de 2025, acontecerá às 14h00min do dia 10 de julho de 2025 (Horário de Brasília/DF), por meio do sistema BBMNET, no endereço eletrônico www.bbmnet.com.br. A qual será realizada pelo Agente de Contratação Cleiedson Ismael, para o objeto definido no edital e seus anexos O procedimento licitatório obedecerá ao disposto na Lei Federal nº 14.133, de 01 de abril de 2021, no Decreto Federal nº 11.462, de 31 de março de 2023, na Instrução Normativa nº 73/2022/SAGES, Instrução Normativa nº 3/2018/SAGES, em sua atua redação, no Decreto Municipal nº 429, de 11 de outubro de 2022, que regulamenta no âmbito do município a Lei Federal nº 14.133/2021, nas Instruções Normativas PMLG 002/2023, 003/2023, 005/2023. 006/2023 e 011/2023, todas datadas de 26 de dezembro de 2023, na Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006, além das instruções, termos e demais condições contidas no edital e seus elementos constitutivos. Na fase externa, o edital do certame estará disponível gratuitamente no Portal Nacional de Compras Públicas – PNCP - www.portaldecompraspublicas.com.br, nos endereços eletrônicos www.novobbmnet.com.br, www.luisgomes.rn.gov.br e tce.rn.gov.br, podendo ser solicitado via e-mail cpl.lgomes@gmail.com e encontram-se à disposição dos interessados na sala da Comissão de Contratação da Prefeitura Municipal de Luís Gomes/RN, localizada a Rua Prefeito Francisco Fontes, nº 134, CEP nº 59.940-000, Centro, Luís Gomes/RN, a partir do dia 27 de junho de 2025, no horário de expediente, das 08h00min às 17h00min. Luís Gomes/RN, 27 de junho de 2025

Cleiedson Ismael

orçamentário. Mas seguimos arrumando a casa, com muita responsabilidade e competência. E, nesse contexto, Cadu vem cumprindo um papel fundamental com competência, responsabilidade e espírito público.

Voltando à pesquisa publicada esta semana, qual o cenário a senhora vislumbra a partir da performance do précandidato a governador do PT?

É um cenário muito promissor. À medida que as pessoas tomam conhecimento do que está sendo feito pelo governo, das obras importantes lançadas, em andamento ou já inauguradas, passam a fazer melhor

avaliação. E isso tem consequência positiva ao nome de Cadu Xavier. Vocês estão vendo aí a nossa parceria com o governo do presidente Lula assegurando muitos investimentos no Rio Grande do Norte. É o Ramal Apodi em via de conclusão, que vai beneficiar Mossoró e toda a região Oeste, é a barragem de Oiticica que já foi entregue, é o sistema adutor do Seridó, do Agreste, é a tão sonhada duplicação da BR-304 que vai ter início agora no segundo semestre do ano, é o Aeroporto de Mossoró que está recebendo investimentos de quase 70 milhões de reais, é o investimento no porto de Natal para ampliar a logística e, assim, garantir mais desen-

O Município de Luís Gomes/RN, por meio da Comissão de Contratação designada pela Portaria nº 104, de 18 de março de 2025, vem comunicar a todos os interessados que, para cumprir os prazos previstos no art. 55, I, “a” da Lei 14.133, de 2021, faz-se necessário o reaprazamento do certame. Assim, a licitação na modalidade Pregão Eletrônico nº 2025.06.06.012, tipo “menor preço por item”, que tem por finalidade a escolha de empresa para execução de serviços, ações, procedimentos e atividades no âmbito da Política Municipal de Assistência Social (SUAS), por meio de equipe técnica e administrativa especializada, a fim de atender demanda específica da Secretaria Municipal de Assistência Social do município de Luís Gomes/RN, com recursos próprios e de convênios que serão consignados na LOA - Lei Orçamentária Anual - exercício de 2025, nas quantidades, especificações e demais condições descritas no Termo de Referência, no Edital de convocação e seus elementos constitutivos, que seria realizada às 08h00min do dia 30 de junho de 2025, acontecerá às 08h00min do dia 10 de julho de 2025 (Horário de Brasília/DF), por meio do sistema BBMNET, no endereço eletrônico www.bbmnet.com.br. A qual será realizada pelo Agente de Contratação Cleiedson Ismael, para o objeto definido no edital e seus anexos O procedimento licitatório obedecerá ao disposto na Lei Federal nº 14.133, de 01 de abril de 2021, no Decreto Federal nº 11.462, de 31 de março de 2023, na Instrução Normativa nº 73/2022/SAGES, Instrução Normativa nº 3/2018/SAGES, em sua atua redação, no Decreto Municipal nº 429, de 11 de outubro de 2022, que regulamenta no âmbito do município a Lei Federal nº 14.133/2021, nas Instruções Normativas PMLG 002/2023, 003/2023, 005/2023. 006/2023 e 011/2023, todas datadas de 26 de dezembro de 2023, na Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006, além das instruções, termos e demais condições contidas no edital e seus elementos constitutivos. Na fase externa, o edital do certame estará disponível gratuitamente no Portal Nacional de Compras Públicas – PNCP - www.portaldecompraspublicas.com.br, nos endereços eletrônicos www.novobbmnet.com.br, www.luisgomes.rn.gov.br e tce.rn.gov.br, podendo ser solicitado via e-mail cpl.lgomes@gmail.com e encontram-se à disposição dos interessados na sala da Comissão de Contratação da Prefeitura Municipal de Luís Gomes/RN, localizada a Rua Prefeito Francisco Fontes, nº 134, CEP nº 59.940-000, Centro, Luís Gomes/RN, a partir do dia 27 de junho de 2025, no horário de expediente, das 08h00min às 17h00min. Luís Gomes/RN, 27 de junho de 2025 Cleiedson Ismael Agente de Contratação Portaria nº 104/2025 AVISO DE REAPRAZAMENTO

Agente de Contratação Portaria nº 104/2025

Carlos Costa aí de forma muito positiva. Lula, sem dúvida nenhuma, é o grande eleitor do Nordeste. Eu tendo acesso a pesquisas em que mostram que Lula ganha eleições com folga não apenas no Rio Grande do Norte, mas em muitos outros estados, principalmente no Nordeste.

A senhora acredita que o PSD, da senadora Zenaide Maia, estará no palanque de Cadu Xavier em 2026?

volvimento econômico do nosso estado.

Esse cenário positivo que a senhora retrata justifica esse crescimento do nome de Cadu Xavier no processo da sucessão estadual?

É inegável que esse crescimento do nome de Cadu tem o fator Lula de forma positiva. Veja que quando coloca Cadu como o candidato apoiado por Lula, o nome dele apresenta uma subida extraordinária. E a tendência é que Cadu vai subir mais ainda nas pesquisas, até porque tem um período importante pela frente em que ele se tornará ainda mais conhecido da população do nosso estado. Mas repito, o fator Lula já aparece

A senadora Zenaide é vice-líder do governo do presidente Lula no plano nacional, ou seja, faz parte desse bloco que tem compromisso com a defesa da democracia. De nossa parte temos deixado isso muito claro que o PSD deveria estar aqui no nosso bloco, até por uma questão de coerência política. Repito, ela é vice-líder do governo Lula, ela tem compromisso com a defesa da democracia e é isso que temos colocado.

Há uma prioridade de composição com o PSD de Zenaide Maia?

A nossa prioridade é manter unido o bloco que tem compromisso com o governo Lula, com a democracia e com o estado do Rio Grande do Norte. Temos a federação (formada por PT, PV e PcdoB), temos o MDB que é um partido muito importante, o vice-governador Walter Alves vai assumir o governo a partir de abril, e vamos seguir com o nosso projeto desenvolvimentista. Do ponto de vista nosso, do PT, do MDB, da federação, claro que queremos o PSD conosco.

018/2025

O MUNICÍPIO DE JOSE DA PENHA, torna público que realizará as 09:00, do dia 14 de julho de 2025, no endereço eletrônico https://compras.m2atecnologia.com.br/, PREGÃO ELETRÔNICO nº 018/2025. Objeto: Aquisição de bicicletas e tablets para premiação de alunos do PRÊMIO EDUCACIONAL ANDRESSA CAROLINE FONTES na categoria Aluno Nota 10 e computadores notebooks em parte para premiação do referido programa e também para uso administrativo no âmbito da Secretaria Municipal de Educação. O edital e seus anexos, poderão ser obtidos nos endereços eletrônicos https://compras. m2atecnologia.com.br/ - https://josedapenha.rn.gov.br/licitacaolista.php, cpljpenha@hotmail.com ou na Rua Prefeito Francisco Fontes, 22 – Centro – José da Penha-RN. José da Penha/RN, 27 de junho de 2025.

Fabiano Ferreira Alves AGENTE DE CONTRATAÇÃO

Parque nacional da Furna Feia é oficialmente aberto ao público

DIVERSIDADE / Visitantes poderão conhecer cavernas com claraboias naturais, animais como o macaco-prego-de-peito-amarelo e a suindara

ORio Grande do Norte celebra um marco na conservação ambiental e no turismo sustentável, que é a abertura oficial do Parque Nacional da Furna Feia para visitação pública. A cerimônia foi realizada nesta sexta-feira, 27, na Palhoça da Furna Nova em Baraúna, região Oeste do estado.

A governadora Fátima Bezerra estava presente ao lado de representantes do ICMBio, CECAV, autoridades estaduais, comunidade científica e moradores da região.

“Conheço esta luta desde o início e desde o começo abracei esta causa, tanto como deputada federal quanto como senadora. Ainda na época do governo da presidenta Dilma, eu já saía em defesa da iniciativa de instituir o Parque Nacional da Furna Feia junto ao Ministério do Meio Ambiente, ao ICMBio e com as demais instituições, porque não é simples chegar a um momento como esse, não é simples de maneira nenhuma; isso aqui exige muita perseverança, muita resistência”, disse a governadora.

“O que nós estamos vendo aqui é uma área que tem

um potencial turístico imenso. Quase nove hectares, mais de 250 cavernas. Então, hoje a gente está aqui para celebrar esse status e para dizer que valeu o sonho e valeu a luta e o Parque Nacional da Furna Feia é uma realidade.” Complementou.

Localizado entre os municípios de Mossoró e Baraúna, o Parque da Furna Feia é a primeira unidade de conservação federal de proteção integral criada no estado, por decreto presidencial em 2012.

Com aproximadamente 8.500 hectares de área preservada, o parque abriga uma rica biodiversidade da Caatinga, 218 cavernas catalogadas, espécies ameaçadas de extinção e importantes sítios arqueológicos — como o Lajedo em Pé e o Abrigo do Letreiro, que guarda pinturas rupestres milenares.

D I ve R s IDa D e A abertura da Furna Nova ao público representa um novo capítulo na história da unidade, resultado de um intenso trabalho de planejamento, ordenamento e estruturação para garantir a preservação do ambiente frágil e, ao mesmo tempo, permitir a experiência do ecoturismo de forma segura e educativa.

Os visitantes poderão

César Santos

cesar@defato.com

EFEITO CADU XAVIER

Ocrescimento da intenção de votos de Cadu Xavier, atestado pela pesquisa Seta divulgada esta semana, serviu de estímulo para aqueles que defendem a união da oposição para enfrentar o candidato do governo nas eleições 2026. A justificativa é que a disputa tem que terminar no primeiro turno e isso só será possível se a oposição estiver no mesmo palanque. Deixando passar para o segundo turno, a possibilidade de vitória do governo fica maior. É claro que não é uma lógica, muito menos uma certeza, mas faz sentido. Agora, como unir a oposição? Eis o problema. Os dois pré-candidatos a governador, prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) e o senador Rogério Marinho (PL), não cedem para apoiar um ou outro. Nem admitem discutir um projeto de longo tempo. Falta confiança. Pessoas próximas a Rogério afirmam, sem pedir reservas, que Allyson não é um político de palavra. Eles se referem ao episódio recente quando o prefeito de Mossoró, nas eleições 2024, não aceitou um vice indicado por Rogério, justamente para não entregar a Prefeitura ao senador quando tivesse que renunciar para disputar o governo no pleito de 2026. Rogério e Allyson romperam os laços políticos e, principalmente, perderam o respeito e a confiança um com o outro. Daí, a enorme dificuldade de reaproximação. Isso, porém, não significa que eles não possam se juntar por interesse ou necessidade de momento, até porque não se faz política com o fígado. No entanto, a unificação da oposição só acontecerá se não houver opção.

O PSD deveria estar aqui conosco, até por uma questão de coerência”

conhecer cavernas com claraboias naturais, animais como o macaco-prego-depeito-amarelo e a suindara (uma espécie de coruja), e vivenciar a cultura local por meio do artesanato e da produção sustentável das comunidades vizinhas.

“A minha emoção é coletiva, não é uma emoção individual, porque nesses 13 anos que estamos lutando, junto com os nossos parceiros, com o nosso conselho consultivo, com essas mulheres maravilhosas que estão aí mostrando o seu artesanato, a sua culinária, a sua cerâmica, o seu teatro, as mudas de espécies nativas da Caatinga, esse pessoal que está há anos trabalhando junto com a gente, com a governadora, a prefeita de Baraúna, a senadora, então, o que mais a gente pode querer?” Comentou a diretora do parque, Lúcia Guaraldo.

Além de promover o turismo de base comunitária, o parque tem papel estratégico na conservação dos recursos hídricos da região semiárida, contribuindo para o armazenamento natural de água em suas cavernas. A abertura é mais uma ação do ICMBio que reafirma o compromisso com a proteção da Caatinga e com a geração de oportunidades sustentáveis no interior do estado.

COERÊNCIA

O PT não vai fazer força para ter no palanque de Cadu Xavier o PSD da senadora Zenaide Maia. O partido aposta na coerência. Zenaide é vicelíder do governo do presidente Lula e tem acesso livre ao Palácio. Partindo desse princípio, o PT não vai se ajoelhar à senadora para ter o seu apoio em 2026.

FÁTIM a B e Z e RR a Governadora sobre o apoio do PSD, de Zenaide Maia

LULA ELEITOR

A governadora Fátima Bezerra diz que o crescimento do nome de Cadu Xavier nas pesquisas é consequência do apoio do presidente Lula. Em conversa com o titular da coluna, a governadora justificou: “Lula é o maior eleitor do Nordeste”. Cadu subiu de 6,7% em abril para 15,2% em junho.

1 2 3 4

A EscolA AmbulAtório PAdrE dEhon celebra hoje 72 anos de fundação. Iniciativa dos sacerdotes da Congregação do Coração de Jesus para educar crianças pobres do Alto de São Manoel, zona leste de Mossoró.

nEstE domingo, 29, completa 122 anos da Guarda Municipal de Mossoró. Foi criada em 1913 pelo presidente da Intendência municipal, Francisco Isódio.

há 25 Anos, comPlEtAdos nEstE domingo, 29, era inaugurada a Unidade de Educação Infantil “Maria Júlia Uchôa” no Costa e Silva, zona leste de Mossoró. Obra da segunda gestão da ex-prefeita Rosalba Ciarlini.

o “bocA dA noitE” EncErrA hojE o mossoró cidAdE juninA 2025. O comboio junino noturno será puxado pelo cantor baiano Bell Marques. O Corredor Cultural (Avenida Rio Branco) receberá outras atrações a partir das 18h.

COLETIVA

No finzinho da manhã deste sábado, 28, a governadora Fátima Bezerra recebe os profissionais de imprensa no prédio da Reitoria da Uern para uma entrevista coletiva. A pauta principal será o balanço da segurança pública do Mossoró Cidade Junina, que foi bancado pelo Governo do Estado.

TEATRO

Há exatos 25 anos, a então prefeita Rosalba Ciarlini assinava a criação doTeatro Municipal Dix-huit Rosado, sendo o projeto arquitetônico assinado por Eduardo Falcão, Carlos Mendes e Vera Cidley. A obra foi iniciada logo em seguida e inaugurada em abril de 2004, como templo da cultura mossoroense.

GASTRONOMIA

Duas gigantes da gastronomia nordestina estão pesquisando imóveis no concorrido bairro Nova Betânia para instalar filiais. A consultoria não revela os nomes para evitar a especulação imobiliária, mas a preferência é por imóveis na “Avenida do Shopping”, a João da Escóssia.

SAÚDE

Dados do Sesap/RN mostram uma queda de 35% em casos de tuberculose no Rio Grande do Norte entre 2022 a 2024. Desceu de 1,9 mil para 1,3 mil casos. A busca por tratamento cresceu 400% no mesmo período.

Da Re Dação
Governadora Fátima Bezerra e comitiva em caverna do Parque Nacional de Furna Feia
Carmem Felix - Assecom RN

De efluente industrial para o consumo humano

Um grupo com sete cientistas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) criou um produto para ser usado no tratamento da água, tornando-a propícia ao consumo humano. O invento é um floculante, modificado quimicamente, à base de extrato de castanhola.

Como o nome indica, a tecnologia atua no momento da floculação, uma das etapas de purificação da água, momento em que partículas pequenas são suspensas, formando flocos maiores e mais fáceis de serem removidos. Essa agregação é facilitada pela adição de agentes químicos, justamente os floculantes, que ajudam a unir as partículas.

“A invenção situa-se na área de saneamento, no tratamento de água para clarificação de águas residuais para o consumo humano, tratamento de águas efluentes e remoção de turbidez de água. O produto é tão eficiente quanto os produtos existentes

no mercado, trazendo benefícios como redução de lodo e maior tempo de vida útil dos equipamentos evitando corrosão”, explica Tatiane Kelly Barbosa de Azevêdo Carnaval.

“E quando comparado aos químicos, que é a maioria disponível no mercado, quanto a seus problemas ambientais como poluição do lençol freático e problemas neurológicos, não traz qualquer malefício ao ambiente” pontua Tatiane Kelly.

Professora da Escola Agrícola de Jundiaí, unidade da UFRN localizada em Macaíba, Tatiane Carnaval foi a responsável pela orientação do estudo que resultou na descoberta científica. Atualmente em Portugal fazendo pós-doutorado, a docente está realizando experimentos complementares às amostras, com o intuito de analisar a parte química delas, compostos fenólicos e taninos por um método inovador.

“Estamos analisando tempo de vida útil do produto em prateleira, melhores métodos de extração, entre outras variáveis que fortaleçam o registro futuramente”, situa.

Alternativa para o tratamento de água com um coagulante natural

Com o uso das cascas de Terminalia catappa, conhecidas como castanholas — espécie comum em áreas litorâneas e coletadas na própria EAJ para o estudo — foi comprovado que a opção sustentável reduz a turbidez da água, mantém o pH equilibrado, reduz o lodo e aumenta o tempo de uso dos materiais, além de não conter riscos à saúde.

Luan Cavalcanti da Silva, na época mestrando do Programa de Pós Graduação em Ciências Florestais (PPGCFL), ressalta que o resultado da pesquisa é uma alternativa para o tratamento de água com um coagulante natural.

“É um caminho que intui a descoberta de novas potencialidades de espécies florestais, com foco em produtos florestais não madeireiros, fortalecendo a área florestal e o uso sustentável de seus recursos”, afirma.

A pesquisa foi uma das premiadas, em 2024, na categoria Produções Científicas do Prêmio Inovação das Água Potiguares, distinção criada pelo Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), cujo objetivo é reconhecer iniciativas que se destaquem pela contribuição da segurança hídrica, gestão e uso dos recursos hídricos visando ao desenvolvimento sustentável.

A patente recebeu o nome de Coagulante à base de taninos extraídos de terminalia catappa, seu processo de obtenção e seu uso para remoção da turbidez de água e foi depositada pela UFRN no Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI) no mês de maio.

Além de Luan e Tatiane, integram o grupo de inventores Denys Santos de Souza, Paula Evanyn Pessoa do Nascimento, Kayo Lucas Batista de Paiva, João Gilberto Meza Ucella Filho e Alexandre Santos Pimenta.

EXTRATO DE CASTANHOLA / Nova tecnologia torna processo de tratamento de água ainda mais sustentável

Estudantes durante experimento no laboratório na cidade de Macaíba

Coagulantes e floculantes ganham espaço nos centros de pesquisas

Os cientistas frisam que o desenvolvimento de coagulantes e floculantes provenientes de matérias-primas naturais biodegradáveis vem ganhando espaço nos centros de pesquisas. Com isso, desenvolver um coagulante que otimize as etapas do sistema de abastecimento é essencial para reduzir tempo e custo de uma estação de tratamento de água. Nesse contexto, os taninos das cascas das árvores são agentes a serem considerados porque vêm de fonte natural, são bio-

degradáveis e não geram lodos poluentes.

No caso específico, após a coleta do material, as cascas foram separadas do material lenhoso, ensacadas e estocadas para o posterior processamento. A seguir, o material foi seco ao ar livre em galpão coberto. Após a secagem, foi necessário diminuir a granulometria do material até a granulometria de serragem. Esse processo pode ser realizado com auxílio de máquinas. Para comprovação do

efeito coagulante para remoção de turbidez de água, os cientistas utilizaram amostras de água turva provenientes de um açude localizado na Escola Agrícola de Jundiaí. Para se obter resultados visivelmente satisfatórios, a turbidez foi aumentada com água barrenta do próprio local. A eficiência dos taninos cationizados foi comparada com um produto comercial, em procedimentos realizados no âmbito do Laboratório de Produtos Florestais Não Ma-

deireiros.

“O resultado de turbidez obtido demonstra que o coagulante natural de Terminalia catappa é eficaz para ser utilizado no tratamento de água, diminuindo sua turbidez em até 96,67%. Já em relação ao grau de acidez da água, foi alcançado o valor mínimo estabelecido pela legislação, enquanto que com o produto comercial existente foi necessária a correção, já que ocorreu a acidificação da água”, contextualiza Tatiane Carnaval.

Ela explica que a modificação química utilizada, a cationização, é fundamental para mudar a estrutura química dos taninos, melhorando a eficiência na precipitação de proteínas e outros compostos orgânicos presentes na água. Os protótipos dos taninos elaborados pelos cientistas estão em estado de pó. No momento, a equipe trabalha na coleta de informações para mais pesquisas, visando aumentar a consistência e a escala do produto.

Cícero Oliveira - UFRN
Cícero Oliveira - UFRN

Município do RN é o sexto maior produtor de maracujá do Brasil

CULTURA EMPREENDEDORA | Cerro Corá

ganha protagonismo na fruticultura nacional com histórias de superação e inovação no campo

Omunicípio de Cerro Corá, localizado a 190 quilômetros de Natal, conquistou um lugar de destaque na produção nacional de maracujá. De acordo com os dados mais recentes da Pesquisa Agrícola Municipal (PAM), divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade potiguar ocupa a sexta posição entre os maiores produtores do fruto no país, com números referentes ao ano de 2023.

Cerro Corá é o único município do Rio Grande do Norte a figurar entre os dez principais polos de produção de maracujá no Brasil — cultivo tradicionalmente mais forte nos estados da Bahia e do Ceará. O desempenho chama atenção pelo potencial de diversificação agrícola em uma região onde o fruto ainda não é amplamente cultivado.

Um dos pioneiros nesse movimento foi o produtor José Júnior, que iniciou o plantio em 2005, de forma experimental, com cerca de 150 mudas no terreno de casa. Na época, o acesso limitado à água e as altas temperaturas dificultavam o cultivo.

A produção ganhou força e, a partir de 2016, tornou-se a principal fonte de renda de José — que atualmente cultiva seis mil plantas, substituindo os antigos cajueiros plantados por seu pai. “Anualmente, chego a produzir, em média, 50 toneladas — desde o início da colheita até o fim do ciclo”, afirma. José atribui boa parte do sucesso ao apoio técnico do Sebrae-RN. “A consultoria do Sebrae foi fundamental para alavancar minha produção e me motivar a continuar. Se houvesse mais incentivo e investimento em pesquisa por parte do poder público, acredito que mais pessoas permaneceriam na atividade”, conclui.

Em outro contexto, o empresário e produtor rural

Josenildo Ataíde viu sua empresa do ramo de vidros fechar durante a pandemia de Covid-19. A partir disso, decidiu investir na comercialização do maracujá, atuando inicialmente como atravessador, até se encantar pelo cultivo e optar por iniciar sua própria plantação.

“Por volta de 2022 eu fiz o primeiro plantio, mas comecei já com uma estrutura muito grande para um iniciante, com seis mil plantas. Não sabíamos lidar com isso, e se tornou muito árduo. Foi quando soube que havia uma equipe do Sebrae na região, apoiando outros produtores de maracujá. Essa foi a minha virada de chave”, relata.

Com o apoio da instituição, o produtor visitou plantações na Bahia, onde aprendeu novas técnicas de manejo. Após aplicar os ajustes adequados à realidade local, conseguiu dobrar sua produtividade, passando de 10 para mais de 22 toneladas por hectare em apenas um ano.

Josenildo destaca que, apesar dos desafios — como a falta de políticas públicas com apoio técnico e infraestrutura — o cultivo do maracujá tornou-se uma alternativa viável para muitos produtores. “Foi uma segunda opção que prosperou, gerando renda, novos empregos e com potencial também para o turismo rural”, afirma.

Apoio

Para Elton Alves, analista do Sebrae-RN e gestor do Projeto Agro+, ver um município se destacar nacionalmente na produção de maracujá é uma confirmação do impacto positivo das ações realizadas pela instituição em parceria com o ecossistema do agro.

“O mérito, claro, não é só nosso. O produtor é o verdadeiro herói, seja enfrentando desafios com sacrifício ou utilizando inovações que facilitam o processo produtivo”, ressaltou Elton. Segundo ele, o papel do Sebrae é justamente indicar as melhores soluções para diferentes perfis de produtores, promovendo ganhos em produtividade, sustentabilidade ambiental e transformação social.

O analista também enfatizou a importância de compreender a vocação e as demandas de cada território, articulando políticas públicas, crédito rural e parcerias. Nesse contexto, o Movimento Feito Potiguar aparece como ferramenta estratégica para incentivar o consumo local. “Estimular mercados, supermercados e restaurantes a comprarem dos produtores potiguares é o que realmente faz a transformação acontecer. Nosso papel é apoiar as lideranças locais na comunicação desse potencial para toda a comunidade”, finalizou.

Estado do Rio Grande do Norte PREFEITURA MUNICIPAL DE PATU

Rua Dr. José Augusto, S/N, Centro, Patu/RN Telefax (84) 3361-2211 - CNPJ: 08.349.078/0001-28

AVISO DE LICITAÇÃO

PREGÃO ELETRÔNICO SRP Nº 008/2025

PROCESSO ADMINISTRATIVO N° 036/2025

A Prefeitura Municipal de Patu/RN, através do seu Agente de Contratação (Pregoeiro), nomeado pela Portaria nº 097/2025-GP, de 07 de Janeiro de 2025, torna público a quem interessar, que estará realizando Pregão Eletrônico SRP nº 008/2025, do tipo MENOR PREÇO POR ITEM (MAIOR DESCONTO), no modo de disputa ABERTO, dia 10/07/2025 às 09:00h (nove horas), cujo objeto é o REGISTRO DE PREÇOS VISANDO À CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA NO FORNECIMENTO DE VEÍCULO DE TRANSPORTE SANITÁRIO/UNIDADE MÓVEL, TIPO VAN ZERO KM, COM ACESSIBILIDADE PARA ATENDER AS NECESSIDADES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE PATU/RN. O Edital com seus anexos encontra-se a disposição dos interessados no site: https://pncp.gov.br/app/editais/08349078000128/2025/ 5 ou através do E-mail: licitacaopatu@hotmail.com, ou ainda junto ao Setor de Licitações da Prefeitura Municipal de Patu/RN, nos horários das 08h00min às 12h00min em dias úteis. Patu/RN, 26 de junho de 2025.

Luan Marcos Leite Bezerra Pregoeiro Oficial

S98 ANOS DO ATAQUE DE LAMPIÃO A MOSSORÓ

Me.

a ntônio r ob S on e o liveira a lve S

No dia 10 de maio de 1927, um incidente ocorreu em Apodi: Massilon Leite e seu bando invadiram aquela cidade, saquearam e cometeram diversos crimes. Mossoró, cidade que crescia e se tornava reputada nas cercanias, viu-se ameaçada pela proximidade do ataque. A imprensa com alarde noticiou esse ataque, denotando o medo que causou e a ousadia dos cangaceiros nessa ação:

OS BANDIDOS INVADEM O NOSSO TERRITÓRIO

Roubos e depredações em Apody

Despachos telegraphicos do interior informam haver sido assaltada, ás primeiras horas da manhã de ante-hontem, por um grupo de cerca de vinte cangaceiros, chefiado pelos celebres Francisco Pereira e Sabino, a cidade de Apody, onde o bando criminoso, pelo inesperado do ataque, poude causar sensiveis damnos e a morte de um commerciante, cujo o nome até o presente se ignora. Varios estabelecimentos commerciaes daquella cidade foram incendiados pelos assaltantes, inclusive o do coronel Francisco Pinto, prefeito do citado municipio. Os prejuizos materiaes resultantes dos incendios e roubos foram consideraveis, mas nos faltam ainda elementos para um calculo mesmo approximado, pois os bandidos inutilizaram o apparelho telegraphico daquella cidade, dificultando assim a transmissão de informes a respeito do assalto. O contingente da Policia Militar que se encontra no serviço de repressão ao banditismo, nas fronteiras, achava-se no momento em Alexandria, um dos pontos visados (A REPÚBLICA, 1927, p. 1).

O impresso em sua narrativa buscou sedimentar uma união, pois o ataque do bando não foi em outro estado, mas sim no “nosso território”, sendo necessário estabelecer uma conciliação entre os potiguares como forma de luta contra a sanha desses desalmados. Massilon, percebendo a facilidade que teve em tomar de assalto a cidade de Apodi, logo inicia um plano ainda mais audacioso e intrépido: atacar e assaltar a cidade de Mossoró. Para tal feito, Massilon busca o mais afamado cangaceiro daquela época: Lampião; conta-lhe o plano e começam os preparativos para atacar Mossoró.

No mês de junho de 1927, o bando de Lampião cruza a fronteira do Ceará com o Rio Grande do Norte e a primeira cidade que encontra pela frente é Luís Gomes, no trajeto até Mossoró fez alguns prisioneiros, como é o caso de Dona Maria José, de Luís Gomes e de Antônio Gurgel, comerciante conhecido em Mossoró e região. No percurso fez várias depredações em lugarejos e vilas, aumentando a apreensão e o medo dos que em Mossoró esperavam a chegada dos cangaceiros. Raimundo Nonato nos revela com mais detalhes essa empreitada:

Esse tempo relâmpago de menos de cem horas, tanto quando levou o grupo de “Lampião” no Rio Grande do Norte, permitiu, contudo, à malta desenfreada percorrer um número de léguas quase inacreditável, pois cobriu, em uma viagem batida de quatro dias apenas, um percurso que anda perto de 400 quilômetros, com uma poderosa cavalaria de

apetrecho de

neiros, animais de muda e mais de 60 combatentes, poderosamente armados, para qualquer eventualidade. (NONATO, 2015, p. 16)

Raimundo Nonato destaca a ação do percurso traçado pelo bando de Lampião para chegar ao município como “quase inacreditável” que, segundo ele, deu-se pela rapidez de sua viagem. Evidencia, portanto, sua visão de que os cangaceiros percorreram todo esse caminho em busca de riquezas, levando consigo equipamentos que lhes permitissem o desenvolvimento do plano que, para o autor, ainda que não tenha se concluído, já havia sido planejado, aguardando um desfecho vitorioso.

O jornal O Mossoroense indica que o enfrentamento entre as forças resistentes e o bando de Lampião ocorreu no fim da tarde de 13 de junho de 1927. Aquele episódio ficou conhecido como “Batismo de Fogo de Mossoró” e manifesta a vitória mossoroense. No episódio, um cangaceiro foi morto, de nome Colchete, e outro ficou gravemente ferido, Jararaca, esse último ficou preso do dia 14 de junho até o dia 19, onde foi levado ao cemitério local e morto pelas forças policiais, evento que ainda é envolvo de mistérios e seu nome é avultado como santo popular.

A resistência de Mossoró ao bandido Lampião se tornou tema de revistas e matérias de vários jornais em todo o território nacional. Cidade em franco crescimento, Mossoró teve esse episódio escrito em suas crônicas literárias e nos anais de sua história, ficando conhecida como “cidade da resistência”.

Quando se trata de cangaceiros e seus feitos, retomamos o período da Primeira República, no qual vários movimentos sociais ocorreram, entre eles o próprio Cangaço. Durante aquele período, a falta de transparência nas eleições e a opressão exercida pelos coronéis nas cidades e na zona rural geravam revoltas e dissenções, marcando uma período calamitoso na História do Brasil. O ENEM, ao longo de suas últimas edições, trouxe várias questões que abordam esse momento, destacando justamente os problemas sociais e a pouca ou nenhuma capacidade e interesse do governo em solucionar, por isso, o aluno deve estar atento aos infortúnios sociais que se alastravam pelo Brasil e, com um olhar crítico, assinalar que os movimentos sociais surgiram como grito e luta de um povo contra as arbitrariedades que se perfaziam.

montada,
guerra, prisio-

Mossoró

Jornal de Fato • Sábado, 28 de junho de 2025

Bell Marques se apresenta no Boca da Noite e encerra programação do MCJ

MCJ / O Boca da Noite é o evento que fecha oficialmente a programação oficial do Mossoró Cidade Junina e ocorre neste sábado, 28, a partir das 18h.

Aedição 2025 do Mossoró Cidade Junina (MCJ) chega ao fim neste sábado, 28, com a realização do tradicional Boca da Noite. O evento, que é realizado nos mesmos

moldes do Pingo da Mei Dia, fecha o calendário junino da cidade, com trios que circulam pelo Corredor Cultural a partir das 18h.

Neste ano, o Boca da Noite terá a presença significativa dos artistas locais e do cantor baiano Bell Marques, que já esteve presente nas últimas três edições do Pingo da Mei

Dia, e será a atração principal do Boca da Noite. Os artistas locais que vão se apresentar no evento são Mozão, Lucas Lima, Muny Santos e Banda, Banda Bakulejo, Guto Fortunatto, Caddu Rodrigues e Davson Davis.

Nesta edição do Boca da Noite, quatro trios farão o percurso pelo circuito, que compreende desde

o Teatro Dix-Huit Rosado até a Praça dos Esportes. O primeiro trio sairá às 18h, com o cantor Davson Davis. O segundo trio, com Caddu Rodrigues, sairá às 19h. Às 20h, o cantor Bell Marques deve iniciar a sua apresentação no Corredor Cultural. O último trio inicia às 22h, com o cantor Muny Santos e Banda. Para a segurança do

público que vai prestigiar o Boca da Noite, a Prefeitura de Mossoró informa o que pode e o que não pode levar para o Corredor Cultural. Não é permitido garrafa de vidro, objetos cortantes, como tesouras, e mesa. Pode levar bebida em lata, garrafa pet e cooler e bolsa térmica (entrada específica para revista).

O Polo Cidadela também encerra as suas atividades neste sábado. A partir das 00h, após o encerramento do Boca da Noite, será iniciada a programação no local, com as apresentações de Analu e Forró Danado. Às 2h, Junior Farra fará a sua apresentação, encerrando oficialmente toda a programação do Mossoró Cidade Junina.

Confira os horários dos trios:

18h - Davson Davis

19h - Caddu Rodrigues

19h30 - Lucas Lima

20h - Bell Marques

20h30 - Mozão

21h - Guto Fortunatto

21h30 - Bakulejo

22h - Many Santos e Banda

Comerciantes e moradores têm horários específicos para circular no Corredor Cultural

As intervenções viárias para o Boca da Noite, evento que marca o encerramento do “Mossoró Cidade Junina” 2025, ocorrem desde a última quinta-feira, 26, com o objetivo de ga-

rantir segurança, mobilidade e organização no entorno do Corredor Cultural durante o último grande arrastão do evento.

As ruas que cruzam a avenida Rio Branco, como

Felipe Camarão, Frei Miguelinho e Augusto Severo, estão com a circulação restrita aos comerciantes que estão em preparação para o evento e aos moradores da região. Ao todo, foram

feitos 23 pontos de bloqueio em todo o perímetro. Neste sábado, 28, o acesso à área está liberado para moradores até as 10h. Veículos de carga e descarga dos comerciantes que estão preparando as estruturas para o evento só podem circular pelo local até às 13h. Após esse horário, o circuito fica completamente fechado. Comerciantes ambulan-

tes terão acesso ao circuito exclusivamente por dois portões: um na rua Juvenal Lamartine, por trás do antigo Fórum Municipal, e outro na rua Augusto Severo, próximo à avenida Alberto Maranhão. O ingresso com carrinhos de venda será controlado e supervisionado por equipes da organização.

A Secretaria Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana

e Trânsito (Sesdem) orienta que motoristas utilizem rotas alternativas e sigam as instruções dos agentes de trânsito, que estarão presentes em todos os pontos estratégicos. O canal 156 permanece disponível para dúvidas e informações. As medidas se fazem necessárias para garantir a segurança e a mobilidade no encerramento do São João mais cultural do mundo.

Pelo quarto ano consecutivo, o cantor baiano Bell marques fará sua apresentação no mcJ.

Gente De fato

MARILENE PAIVA

marilene.paiva@gmail.com

ORPHEU

Raiva de não ter trazido o passado roubado na algibeira!"

Fernando Pessoa

O amigo Raimundo Fernandes, Técnico Administrativo, com Eliza Freitas, Diretora Administrativa, no São João do Hospital da Mulher Parteira Maria Correia.

A gastróloga Eliane Rosa apaga velinhas amanhã. Daqui, antecipamos os votos de um feliz aniversário. Saúde e alegrias. Parabéns, comadre!!!

Existe fã e existe Carlos Augusto Araújo quando o quesito leva o nome da nossa popstar Elba Ramalho. O cara é simplesmente alucinado por ela. Com toda razão. Showzaço no Mossoró Cidade Junina.

é dia bolo

Champanhe no gelo

Festejam idade nova hoje: Luciana Dantas Rosado, Detinha Reis, Izabelly Silva, Edjane Costa, Thiago Pereira, Willian Oliveira, Zelita Marcos Stefanne, Sandra Regina Silva, Patrícia Alencar, Josy Bezerra, Juliene Oliveira, Nadyne Maykley, Jacira Souza, Jessé Duarte, David Aquino, Amanda Cordeiro, Daniel Fernandes, Ana Katarina, Joana D’Arc Alves Lacerda e Raimundo Souza. Antecipamos os votos de feliz aniversário para os aniversariantes de amanhã, 29: Eliane Rosa, Alex do Frango, Luiza Gurgel, Doziteu Ozanan, Gilberto de Souza, Eulina Dávila, Gabriel Oliveira, Camila Amorim, Jéssica Sena, Kamila Dantas, Nelson Augusto, Simara Guimarães, Alex Peteka e Débora Costa Velho. Parabéns, meus amores!!!

JOÃO DE DEUS E ZÉLIA

Já está disponível a pré-venda do livro "João de Deus e Zélia – Um DNA Musical", do jornalista Carlos Skarlack. A obra retrata a trajetória do casal evangélico que marcou a cena musical com talento e fé. Reservas pelo número (84) 98887-3018.

O NOME DELE É RODRIGO CODES!

Reitor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, o bacana é uma unanimidade na academia, entre aqueles que querem ver a UFERSA cada vez melhor. De uma classe ímpar e de muito amor pela universidade, Rodrigo tem feito um trabalho de excelência, elogiado não somente em nossa cidade, como em todo o país.

A toda amada cirurgiã dentista Luciana Rosado celebra idade nova hoje e ganha os mimos da mamis Kátia Rosado e dos filhos Lucas e Luana. Parabéns, saúde e alegrias!
Hoje
confeitado para querida Detinha Reis. Festeja ao lado do esposo Edimar e das filhas Anne e Valéria Reis. Felicidades!

Jean Rodrigues

Instagram

e Facebook @colunistajeanrodrigues

Os vivas à Dra. Mayanna Clara, fisioterapeuta CEA, grande profissional. Feliz aniversário 3.1, felicidades e que Deus te abençoe. Gratidão.

Casal Viviane Siqueira e o empresário Netinho Cunha anuncia inauguração em Areia Branca/RN da primeira fábrica de hambúrguer de atum do Nordeste. Sucesso, amigos!

Gerência do Banco do Brasil fez visita ao Sempre Mais Atacado, empreendimento comercial do empresário Medeiros Maia, a ser inaugurado em julho; ganhará Banco 24h.

Bem-vindo, Bell Marques, atração de hoje que encerra o MCJ 2025, com o Boca da Noite. Mais uma vez, o prefeito Allyson recebe o cantor no aeroporto de Mossoró.

Festa da vida ontem, 27, em Mossoró, para amiga Nylmarle Suelle, amada de Lívia Fortuna. Vida longa à neta de Francisca Vale. O abraço do seu pai Nilton.

Representação da Família Vale dos Drs. Getúlio e Juarez, irmãos bioquímicos pioneiros do Laboratório de Análises Clínicas e Imunológicas - CACIM, há 36 anos servindo.

Mossoró registra aumento de mulheres com 1 ou 2 filhos

Censo / O índice subiu de 26% para 29% entre os censos de 2010 e 2022

OInstituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicou nesta sexta-feira (27) os dados preliminares sobre fecundidade e migração, coletados por meio do Questionário da Amostra do Censo Demográfico 2022 e apontou que, entre 2010 e 2022, observou-se um aumento no percentual de mulheres com 1 ou 2 filhos no Brasil, no Nordeste e no Rio Grande do Norte. Mossoró seguiu a tendência e também registrou no período crescimento de mulheres com a mesma quantidade.

Segundo o Censo, o percentual registrado no período entre os dois censos demográficos pode indicar um padrão de famílias menores. Conforme o último levantamento, a cidade registrou em 2022 o índice de 29,61% das mulheres com apenas 1 filho e 33,51% com 2 filhos.

O Censo Demográfico de 2010 mostrava que o percentual de mulheres com apenas 1 filho na segunda maior ci-

De acordo com o IBGE, em 2022, 28,1% das mulheres potiguares tinham apenas 1 filho, e 31,09% tinham 2 filhos

dade do estado era de 26,27%, enquanto que com 2 filhos o índice chegava a 29,39%. O mesmo aumento é verificado em mulheres com 3 filhos. O percentual em 2010 era de 18,91%, enquanto que no último censo subiu para 19,17%. O indicador “Taxa de Fecundidade Total” é uma estimativa do número médio de filhos que uma mulher teria ao longo de sua vida

reprodutiva, considerando as taxas de fecundidade específicas de cada idade. É um indicador importante para entender o crescimento ou declínio de uma população. A TFT é uma medida da média de filhos por mulher, considerando as taxas de fecundidade de cada idade.

QUEDA

Se o percentual de mulheres com 1, 2 ou 3 filhos au -

mentou no Censo Demográfico realizado em 2022 em relação ao de 2010, o índice de mulheres com 4, 5 e 6 ou mais filhos caiu no mesmo período em Mossoró.

O percentual de mulheres com 4 filhos em Mossoró em 2022 era de 7,41% ao passo que, em 2010, esse índice era de 8,47%. No Censo Demográfico de 2010, o percentual de mulheres com 5 filhos no município estava em 4,88% caindo para 3,64. Por fim, o total de mulheres com 6 ou mais filhos caiu de 12,09% (Censo de 2010) para 6,65% (Censo de 2022).

Os percentuais de mulheres com 6 filhos ou mais foram mais baixos em todas as localidades acima de 100 mil habitantes do Rio Grande, especialmente em Parnamirim (4,87%) e Natal (5,91%).

O IBGE explicou que a análise da fecundidade continua sendo essencial para compreender a redução do número de nascimentos no país, especialmente quando

Meu abraço amigo ao cirurgião dentista Dr. José Bento, odontólogo da Clínica Saúde e Bem-estar. Tem novidades. Conheça e faça já a sua Prótese Segura.

Deputado Hermano

Prefeito Souza e aliados políticos acompanharam a visita que garantiu emenda parlamentar de RS 150 mil para construir a praça do Santuário na

O empresário da construção civil, Pedro de Bil, pai de Bianca e muso de Netinha aniversaria amanhã, dia 29, com festa na praia. Vivas, amigo!

considerada em conjunto com variáveis como idade, cor ou raça e nível de instrução das mulheres. Nesta edição, o levantamento abrangeu mulheres com 12 anos ou mais de idade, investigando o número de filhos nascidos vivos, a quantidade de filhos vivos à época da coleta e a idade do último filho.

RIO GRANDE DO NORTE

Em 2022, o Rio Grande do Norte apresentou a menor taxa de fecundidade total do Nordeste, com 1,49 filho por mulher, abaixo da média regional de 1,60 e da média nacional de 1,55. Esse dado confirma uma tendência de declínio da fecundidade no estado e reflete transformações nos padrões reprodutivos da população potiguar, com possível relação com fatores como urbanização, aumento da escolaridade feminina e maior inserção da mulher no mercado de trabalho.

De acordo com o IBGE, em 2022 28,1% das mulheres potiguares tinham apenas 1 filho, e 31,09% tinham 2 filhos, acima da média nordestina. Nos municípios com mais de 100 mil habitantes, Parnamirim destacou-se com os maiores percentuais de mulheres com até 2 filhos

(33,03% com 1 e 35,29% com 2).

No Rio Grande do Norte, observou-se entre 2010 e 2022 uma mudança na distribuição do número de filhos conforme o nível de instrução das mulheres. O levantamento não traz dados por município neste quesito. Em 2010, a maior concentração de mulheres com 6 filhos ou mais era entre as sem instrução ou com fundamental incompleto (15,26%), enquanto as com ensino superior completo quase não apareciam nesse grupo (0,1%).

Em 2022, aquela categoria caiu para 8,85%, refletindo uma redução da fecundidade elevada entre as mulheres com menor escolaridade. Ao mesmo tempo, aumentou a proporção de mulheres com ensino médio e superior que tiveram apenas 1 ou 2 filhos, indicando uma tendência à menor fecundidade conforme o avanço educacional.

Entre 2010 e 2022, a idade média de fecundidade aumentou em todo o Brasil, mas o Rio Grande do Norte se destacou ao apresentar o maior valor do Nordeste em 2022: 28,4 anos. Em 2010, esse valor era de 26,7 anos, o que indica um aumento de 1,7 ano no intervalo.

Allan Phablo
Morais esteve em Areia Branca.
ilha do Bom Jesus.

Uern amplia ações em favor da população LGBTQIAP+ e reforça compromisso com a diversidade

Inclusão / Ambulatório especializado, políticas afirmativas e projetos educativos fortalecem o respeito à identidade de gênero e à equidade dentro da universidade

NATHAN FIGUEIREDO

Especial para o De Fato

No mês do Orgulho LGBTQIAP+, celebrado mundialmente em junho, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) reafirma seu compromisso com a inclusão e a valorização da diversidade sexual e de gênero. Com iniciativas pioneiras no estado, a instituição vem consolidando uma política institucional voltada ao acolhimento, à permanência e à promoção de direitos da população LGBTQIAP+, tanto na formação acadêmica quanto no acesso a serviços de saúde e políticas afirmativas.

Um dos marcos dessa atuação é o funcionamento do Ambulatório LGBTT+, em atividade desde 2019 na Faculdade de Enfermagem (Faen). O espaço oferece atendimentos interprofissionais em saúde, como psicologia, nutrição, fisioterapia, testagens rápidas e terapia hormonal transexualizadora, sendo referência no Rio Grande do Norte.

De acordo com o professor Rafael Soares, ordenador da Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família e Comunidade, o ambulatório tem transformado a forma como se ensina e se pratica saúde na universidade.

“Historicamente, as profissões da saúde não são formadas para atender à diversidade sexual e de gênero. Nós somos formados para atender pessoas cisgênero e heterossexuais. O ambulatório presente na universidade tem mudado o ensino. Hoje, já pensamos na diversidade sexual ao planejar disciplinas”, explica. Segundo ele, a atuação se desdobra em projetos de extensão, pesquisa e produção de conhecimento, articulando ensino, pesquisa e extensão em favor da equidade.

Outro ponto destacado pelo professor Rafael é a qualidade dos atendimen-

tos. “Os ambulatórios universitários têm um padrão diferenciado, com participação da graduação e da pós. A ouvidoria do Ambulatório tem demonstrado que oferecemos um serviço de excelência”, afirma. Ele destaca ainda o impacto simbólico da iniciativa. “Muitos dos nossos usuários reconhecem na Uern um espaço de portas abertas. E isso é muito importante: uma Uern de todas as cores,

de todas as pessoas”.

Além dos cuidados em saúde, a universidade também assegura desde 2016 o uso do nome social nos registros acadêmicos. Regulamentado pela Resolução nº 22/2016, o direito permite que pessoas trans e travestis sejam chamadas pelo nome com o qual se identificam, garantindo reconhecimento institucional e respeito à identidade de gênero. O procedimento é simples e

pode ser solicitado à Diretoria de Registro e Controle Acadêmico (Dirca). No campo das políticas afirmativas, a Diretoria de Ações Afirmativas e Diversidade (Diaad) tem desempenhado um papel central na construção de medidas voltadas ao ingresso e à permanência de pessoas LGBTQIAPN+ na Uern. A diretora Eliane Anselmo explica que a formulação dessas ações tem sido feita de for-

ma participativa. “Realizamos a primeira Plenária LGBTQIAPN+ em 2023 e, em 2024, uma reunião ampliada com representantes das pró-reitorias, da ouvidoria e da comunidade estudantil. O objetivo é construir, coletivamente, diretrizes que assegurem o acesso e a permanência desse público na universidade”, destaca.

Entre as ações em andamento estão a realização de

Ênio Freire/Uern

um censo para mapear a presença da população LGBTQIAP+ na Uern, o estudo de ações sobre cotas para pessoas trans e travestis em outras universidades, e a criação de uma comissão ampla e diversa, com participação de estudantes, docentes, técnicos e representantes da sociedade civil. Segundo Eliane, a comissão já trabalha na elaboração de medidas para instituir cotas, bolsas e auxílios específicos. “A Diaad segue comprometida e mobilizada no diálogo e na luta pela atualização das cotas na Uern, para a garantia de reserva de vagas para pessoas trans e travestis”, afirma.

A universidade também desenvolve ações educativas por meio do projeto “Direitos Sexuais e Reprodutivos: Escolhas Conscientes”, coordenado pela técnicaadministrativa Hosana Mirelle. O projeto contempla a população LGBT+ como público prioritário, oferecendo rodas de conversa, oficinas educativas e atendimentos individualizados, além de produzir materiais formativos e cartilhas com linguagem inclusiva e abordagem afirmativa.

“O projeto compreende as especificidades e vulnerabilidades enfrentadas por esse grupo no campo da saúde sexual e reprodutiva. Desenvolvemos protocolos de cuidado e formações voltadas para profissionais da saúde, com o objetivo de garantir um acolhimento ético, livre de discriminação e com respeito às diferentes expressões de gênero e orientações sexuais”, explica Hosana.

Entre as ações mais recentes, o projeto tem atuado diretamente na mediação do acesso à reprodução assistida para casais homoafetivos, em parceria com o Hospital da Mulher. “Muitas vezes, o desconhecimento sobre o direito a esse tipo de serviço ou o medo da discriminação são barreiras enfrentadas por pessoas LGBT+. Buscamos facilitar esse caminho, oferecendo informações, orientações e apoio para que os direitos reprodutivos sejam plenamente exercidos, independentemente da conformação familiar ou identidade de gênero”, conclui.

Com essas iniciativas, a Uern constrói um ambiente universitário mais justo e plural, onde o respeito à diversidade não é apenas um discurso, mas uma prática cotidiana sustentada por ações concretas.

Professora Eliane Anselmo (ao centro, de blusa branca), diretora da DIAAD, durante reunião ampliada para construção de políticas afirmativas voltadas à população LGBTQIAPN+
Professor Rafael Soares, da Residência Multiprofissional da Uern, destaca o impacto do Ambulatório LGBTT+ na formação em saúde e no acolhimento à diversidade
Cedida

Governo do RN apresenta hoje balanço da Segurança no MCJ

‘Policiamento junino’ / Governadora e autoridades da área devem detalhar ações realizadas pelas forças policiais nos festejos juninos de Mossoró ao longo deste mês

OGoverno do Rio Grande do Norte deve apresentar

neste sábado (28) o balanço das ações da segurança pública executadas ao longo deste mês durante o Mossoró Cidade Junina (MCJ). A governadora Fátima Bezerra (PT) e autoridades da área devem detalhar o trabalho das forças policiais neste período e analisar a atuação do setor.

Uma coletiva de imprensa para essa avaliação do trabalho da segurança pública no São João de Mossoró foi marcada para as 11h30 de hoje, no prédio da reitoria da Universidade do Estado do RN, localizado no Centro da cidade. Na ocasião, o Estado deve apresentar o balanço das medidas de combate à criminalidade e violência adotadas durante os festejos juninos no município.

Ao longo deste mês, o Governo do RN divulgou

frequentemente o reforço no efetivo policial e no pagamento de diárias operacionais centrado no policiamento nas festas juninas em todo o estado, principalmente em polos centrais como Mossoró, Natal e Assú. Como o anunciado no último dia 18, quando a Polícia Militar potiguar disse que iria enviar um contingente composto por mais de 100 policiais militares a Mossoró, com o objetivo de intensificar as ações de segurança pública durante os festejos juninos na cidade, e o envio de mais de 80 policiais militares à cidade de Assú.

Na ocasião, a PM destacou que os militares deslocados integrariam o policiamento ostensivo e preventivo em conjunto com o efetivo local, reforçando a presença da PM nas vias de maior circulação e nos polos de festividade, assegurando a tranquilidade e a ordem pública. Somente em Mossoró, entre os dias

Polícia Civil e ITEP incineram cerca de 500 quilos de drogas apreendidas na Grande Natal

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte, em conjunto com o Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP), realizou, na manhã desta quinta-feira (26), a incineração de aproximadamente 500 quilos de drogas apreendidas ao longo do último semestre na região da Grande Natal. A ação foi

conduzida por policiais civis da Delegacia Especializada de Narcóticos (DENARC/Natal), com apoio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (COVISA) e acompanhamento do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN).

A iniciativa integra a Operação Narke 4, coor -

resumão

Presos marceneiros

A Secretaria da Administração Penitenciária (SeAP) e a Secretaria de educação, do esporte e do Lazer (SeeC) iniciaram nesta sexta-feira (27) tratativas para que as pessoas privadas de liberdade da Penitenciária estadual de Alcaçuz, na Grande Natal, reformem as carteiras escolares da rede estadual de ensino. A unidade prisional dispõe de uma marcenaria e serralheira com mão de obra capacitada para a tarefa. Os internos, todos com excelente conduta carcerária, já participam de atividades laborais e concluíram cursos de profissionalização.

Forças policiais atuaram com efetivos reforçados ao longo deste mês de festas juninas

6 e 15 de festa, a PM diz ter registrado sete ocorrências, incluindo quatro vias de fato. O Governo do RN diz

ter empregado mais de 4.500 agentes nas ruas e R$ 9 milhões em investimentos durante as festas.

denada pela Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (DIOPI/SENASP/MJSP), e foi realizada durante a semana alusiva ao Dia Internacional de Combate às Drogas, celebrado em 26 de junho e instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre os impactos do uso e do tráfico de entorpecentes.

Com autorização judicial, foram destruídos diversos tipos de drogas, co-

Segurança no Boca

mo maconha, cocaína, crack e substâncias sintéticas.

As apreensões que resultaram na incineração foram realizadas por diferentes forças de segurança do estado, no contexto de ações de repressão ao tráfico.

A operação reforça o compromisso das instituições no enfrentamento ao tráfico de drogas, contribuindo para o desmonte de organizações criminosas e para a redução dos danos causados pelo comércio e consumo ilegal de entorpecentes.

Titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública, defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito (Sesdem) de Mossoró, Walmary Costa destacou que 1.500 agentes estarão realizando a segurança no evento de encerramento do Mossoró Cidade Junina (MCJ), neste sábado (28). “Vamos garantir a segurança dos mossoroenses e visitantes no ‘Boca da Noite’ com 1.500 agentes que estarão trabalhando na área externa, na chegada e no interior do Corredor Cultural. São agentes federais, estaduais e municipais, além de empresas privadas de segurança e bombeiro civil para podermos garantir a segurança das pessoas que irão para o encerramento do ‘Mossoró Cidade Junina’”, disse Walmary.

Comandantes da PMRN e CBMRN se reúnem com associações de praças para discutir atualizações na Lei de Promoção

Na manhã desta sexta-feira (27), o Comandante-Geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, Coronel PM Alarico, e o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do RN, Coronel BM Monteiro, participaram de reunião institucional na sede da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), com a presença de representantes das associações de praças da PMRN e CBMRN.

A pauta central do encontro foi a discussão de propostas de atualização da Lei de Promoção de Praças, instrumento legal essencial para a estruturação da carreira militar estadual. A reunião teve como objetivo apresentar estudos técnicos, simulações e alternativas normativas que visam à modernização da legislação, respeitando os princípios de isonomia, meritocracia e valorização profissional.

Durante sua exposição, o Comandante-Geral da PMRN, Coronel Alarico, reafirmou o compromisso das instituições em construir uma proposta conjunta, que atenda às

expectativas da tropa e fortaleça a segurança jurídica e institucional da carreira dos praças. “Nosso objetivo é elaborar uma legislação sólida, justa e que respeite o mérito e o tempo de serviço de cada policial e bombeiro militar. Esse diálogo aberto com as associações é essencial para avançarmos”, destacou. O encontro contou ainda com a presença do Secretário de Estado da Segurança Pública, Cel. PM Francisco Araújo Silva, do Deputado Federal Sargento Gonçalves, do Deputado Estadual Coronel Azevedo, do Vereador Subtenente Eliabe, do Subcomandante Cel. PM Mendonça e do Diretor de Saúde Cel. PM Demócrito, além de representantes de entidades de classe das duas instituições militares. A iniciativa evidencia o compromisso das Corporações com o diálogo institucional, reforçando a importância da participação ativa das associações na construção de políticas que impactam diretamente a carreira e a motivação dos profissionais da segurança pública.

Abuso infantil

Nesta quinta-feira (26), a Polícia Federal (PF) deflagrou a 11° fase da “Operação Uiraçu” em combate ao armazenamento e compartilhamento de mídias de abuso sexual infantojuvenil na rede mundial de computadores. Nas diligências, participaram 14 policiais federais e foram cumpridos três mandados de busca e apreensão nas cidades de Natal/ RN e Parnamirim/RN. Na ocasião, foram apreendidos computadores e aparelhos celulares que serão submetidos à perícia. A PF disse que as investigações prosseguirão para identificar materiais ilícitos e tomar as medidas cabíveis.

Operação no RN prende dez integrantes de facção criminosa

“Perímetro Fechado” / Ação deflagrada ontem na Grande Natal cumpriu dez mandados de prisão preventiva contra membros de organização criminosa

Policiais civis da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR) deflagraram, na manhã desta sexta-feira (27), a “Operação Perímetro Fechado”, com o objetivo de cumprir dez mandados de prisão preventiva contra integrantes de uma facção criminosa com forte atuação na Região Metropolitana de Natal. A ofensiva é resultado de investigação conduzida pela DEICOR, com o apoio da 27ª Promotoria de Justiça de Natal e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRN).

Os mandados foram cumpridos de forma simul-

tânea nos municípios de Parnamirim e Monte Alegre. O nome da operação faz alusão ao bairro Nova Esperança, em Parnamirim, local onde se concentrava a maioria dos alvos e que é conhecido como um dos principais redutos da organização criminosa investigada.

A ação contou com o apoio de diversas unidades especializadas da Polícia Civil, entre elas: Delegacia Especializada na Repressão à Lavagem de Dinheiro (DRLD), Delegacia Especializada em Narcóticos de Natal (DENARC/Natal), Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE), Delegacia Especializada em Falsificações e Defraudações (DEFD), Delegacia Especia-

Nos 191 anos da PMRN, governadora Fátima destaca investimentos em segurança e redução da criminalidade

A governadora Fátima Bezerra participou nesta quinta-feira (26) da solenidade comemorativa dos 191 anos da Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN). Na ocasião, foram entregues as medalhas do Mérito Policial Luiz Gonzaga e do Mérito Profissional Coronel Bento Manoel de Medeiros. Ao todo, cerca de 250 pessoas foram agraciadas.

A governadora destacou que a honraria é um reconhecimento formal ao serviço prestado por homens e mulheres dedicados à segurança pública.

Em discurso durante o evento, a governadora Fátima Bezerra ainda fez um balanço dos investimentos realizados na corporação. Ela destacou que, desde 2019, o governo realizou cinco concursos para a Polícia Militar. O primeiro, em 2020, ocorreu após 15 anos sem certame para a corporação.

“Superamos um déficit histórico com a realização de cinco concursos públicos e cerca de 20 mil promoções nos últimos seis anos. Nossa frota ganhou mais de 700 viaturas novas e investimos fortemente

Veículos adulterados I

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu, na manhã desta sexta-feira (27), três pessoas e recuperou três veículos com sinais identificadores adulterados durante fiscalizações realizadas em rodovias federais no Rio Grande do Norte. As ocorrências foram registradas nos municípios de Areia Branca e Parnamirim, nas BRs-110 e 101. Na cidade de Areia Branca, região Oeste do estado, dois homens foram detidos em situações distintas enquanto trafegavam pela BR-110.

lizada de Defesa da Propriedade de Veículos e Cargas de Natal (DEPROV), Laboratório de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro

em tecnologia e inteligência policial”, disse. A chefe do Executivo ressaltou ainda que os resultados desses investimentos aparecem nos números da segurança. Dados oficiais mostram redução de 20% nos homicídios entre 2022 e 2023, além de queda de 21% nos feminicídios em 2024. O Rio Grande do Norte saiu da posição de estado mais violento do país e hoje figura entre os quatro que mais reduziram crimes violentos.

O comandante da Polícia Militar, coronel Alarico Pessoa, ressaltou o fortalecimento da corporação ao longo dos últimos cinco anos. Ele celebrou, entre outras ações de modernização, o concurso para oficiais, ocorrido em 2023, que reforçou o quadro de Saúde da Polícia Militar, com 78 novos integrantes.

Veículos adulterados II

(LAB-LD) e 17ª Delegacia de Polícia de Parnamirim. A Polícia Penal do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado da Admi-

nistração Penitenciária (SEAP), também deu suporte à operação. A Operação “Perímetro Fechado” representa mais

Homem é condenado no RN por crime de perseguição à adolescente

A Justiça julgou procedente a ação penal movida pelo Ministério Público Estadual e condenou um homem pela prática do crime de perseguição em São José do Seridó, município localizado no interior do Rio Grande do Norte. A decisão é da Vara Única da Comarca de Cruzeta.

Segundo os autos do processo, o réu perseguiu de forma reiterada uma adolescente, nos dias 11, 12 e 13 de fevereiro de 2025, em diferentes locais públicos da cidade, como a parada de ônibus em frente a um colégio e

O primeiro, de 43 anos, conduzia uma motocicleta Honda CG 150 Fan eSdI, de cor vermelha, com elementos identificadores adulterados. Segundo a PRF, a placa afixada no veículo não possuía qualquer registro nos sistemas oficiais de consulta. Na segunda ocorrência, um homem de 59 anos foi flagrado pilotando uma motoneta Honda Biz, de cor preta, que utilizava uma placa pertencente a um automóvel regular, configurando tentativa de dissimular a origem ilícita do veículo. Ambos os condutores e os veículos foram encaminhados à delegacia de Polícia Civil de Areia Branca.

!Polícia disse que foco foi local onde se concentrava a maioria dos alvos e que é conhecido como um dos principais redutos da organização criminosa investigada

uma ação estratégica de enfraquecimento das estruturas operacionais de facções criminosas no estado, evidenciando a atuação integrada, a expertise investigativa e o compromisso da Polícia Civil com o enfrentamento ao crime organizado.

A situação levou, inclusive, ao pedido de medidas protetivas.

nas proximidades do local de trabalho da vítima.

A conduta, segundo o Ministério Público, teve início em dezembro de 2024 e se intensificou ao longo dos meses seguintes, incluindo atos de vigilância constante e tentativas de contato não solicitadas pela adolescente.

Em depoimento na Delegacia de Polícia e, posteriormente, durante a audiência de instrução, a vítima relatou que o comportamento do homem lhe causou medo, insegurança e abalo psicológico, afetando sua liberdade de locomoção e privacidade.

Durante a instrução processual, foram ouvidas testemunhas de acusação e defesa, além do interrogatório do réu. O conjunto probatório foi considerado suficiente para comprovar tanto a autoria quanto a materialidade do crime.

A sentença destaca que a perseguição reiterada em espaços públicos e privados, somada ao temor gerado na vítima, caracteriza o tipo penal descrito no artigo 147-A do Código Penal. A pena foi agravada pelo fato de o crime ter sido cometido contra mulher por razões de gênero, de acordo com a Lei nº 14.132, de 2021.

Cão atropelado

Na manhã desta sexta-feira (27), moradores da Ilha de Santa Luzia, em Mossoró, realizaram um protesto após o atropelamento de um cachorro por um motociclista em uma via pública do bairro. Revoltados com a imprudência e a falta de respeito com os animais e com a segurança na região, os moradores interditaram a rua Benício Filho utilizando fitas e cones para bloquear a passagem de veículos. O caso gerou revolta na comunidade, que já vinha denunciando o excesso de velocidade de veículos e a falta de lombadas na área, além da ausência de sinalização adequada. Os moradores pedem mais fiscalização, redutores de velocidade e ações efetivas de proteção aos animais que circulam pelas ruas do bairro.

Mandados foram cumpridos de forma simultânea nos municípios de Parnamirim e Monte Alegre

Fábio Oliveira

Fábio Oliveira

fabiowillard@hotmail.com

fabiowillard@hotmail.com

Além do horizonte

Baraúnas otimista, mas...

DOepois de cinco anos distante da divisão de elite, o Baraúnas volta e já enche seu torcedor de esperanças, ao carimbar seu passaporte para a semifinal do primeiro turno do estadual. Creio que este é um feito que nem mesmo o mais otimista torcedor leonino esperava, pois ficou além dos investimentos do clube. Sem caixa, o Leão faz malabarismo financeiro para contratar e manter os compromissos. Não tem cota de nenhuma competição regional ou nacional para poder contabilizar, e sua longa ausência esfriou de certa forma o mercado de investidores. Sorte que a marca e a massa que a conduz ainda é forte e, portanto, relevante para investidores. É fato que a luta principal de quem está retornando nas condições descritas acima, é manter-se na elite. O que mais conseguir, acaba sendo lucro. Agora, mais que uma final de turno, o Baraúnas tenta distanciar-se de qualquer ameaça de rebaixamento como também beliscar uma vaga na Série D, situação perfeitamente possível. Os próximos dias dirão muito sobre o horizonte tricolor desta e da próxima temporada.

Baraúnas está otimista quanto ao seu protesto contra o Globo. Esta semana, o presidente do clube, Lima Neto, em entrevista ao repórter Arthur Alves, do programa Telecab Esporte, afirmou confiar que a justiça se fará e o Globo será punido por atuação irregular durante o estadual deste ano. Lima Neto lembrou que o relator do processo já foi definido e, portanto, não deve demorar a ser marcado o julgamento do caso. De acordo com especialistas, a causa é boa. Acontece que não se sabe o que sairá da cabeça dos auditores. Sendo um julgamento técnico, as chances do Baraúnas aumentam. No entanto, qualquer avaliação que penda para um crivo mais político, o jogo permanecerá como terminou, com o Baraúnas rebaixado e o Globo com a manutenção da vaga, embora documentalmente é comprovado de que o clube de CearáMirim estava inapto perante a Receita Federal na época do campeonato e, portanto, não sendo reconhecido qualquer procedimento como instituição, inclusive assinar contratos. É esperar para ver.

Imagem que marca

Imagem que marca

representava a

em torneio nos Osnildo, Cleilton, Marcos Cunha, Toinho (falecido).

A semana na história

A semana na história

O histórico abnegado do Potiguar, o empresário Jacob de Castro, completa no próximo dia 2 de julho, 56 anos de idade. empresário bem-sucedido, ele ainda tem como uma de suas metas presidir o clube do seu coração.

Quem aniversaria na próxima quinta-feira (15) é Neto Caraúbas, bom jogador de futsal. O caraubense tem história no esporte. Parabéns!

D J aílson Matias

Torcedor do Flamengo

Bairro Boa Vista torcedor do Flamengo

Rafael tem conta a pagar com o TG. Ele vai no Tribunal de Justiça amanhã”

Não recorrerá

J OÃO CA R LO S, zagueiro do Potiguar.

João CA rlos, zagueiro do Potiguar em 2011.

O Rafael (goleiro) tem conta a pagar com o TG. Ele vai no Tribunal de Justiça amanhã”

Ainda sobre o tema do “caso Globo”, embora otimista quanto a um desfecho positivo, o presidente do Baraúnas, Lima neto, já adiantou que, caso perca no TjD, não pretende recorrer ao STjD.

Contra rebaixamento

Possibilidade

Na contagem geral, o Baraúnas está seis pontos à frente que o Potyguar Seridoense, com quem tem um confronto direito na casa do adversário no segundo turno. Pode chegar.

Complicou

Apesar do otimismo, o Baraúnas trabalha com a hipótese de jogar a segunda divisão. É o plano B. Dessa forma, Lima neto voltou a citar o campo da Serra do Mel como mais provável local de seus jogos.

Com seis pontos atrás do Santa Cruz, o Potiguar se complica na pretensão de garantir vaga na Série D de 2024. Com um time abaixo do montado ano passado, o alvirrubro frustra sua torcida e, creio, seus próprios dirigentes.

Vai pro jogo

Complicou de novo

e por falar em segunda divisão, o Mossoró esporte Clube, que parecia distante de encarar a competição, já projeta participação nesta temporada. Documentalmente, já estaria apto. e nomes já são citados.

Pior que ver a vaga para a Série D distanciar-se, é enxergar no retrovisor clubes aproximarem-se em luta contra rebaixamento. A diferença de dois pontos para Força e Luz e Globo, e três para o Potyguar Seridoense, tira-se em uma rodada. É grave.

Paredão

Carimbados

O goleiro Edson, do Baraúnas, ainda mostra estar em excelente forma. Foi fundamental na classificação leonina, pegando finalizações e um pênalti, no segundo tempo, quando o jogo ainda estava 0 a 0.

Buscando velhos nomes conhecidos do torcedor, o MeC estaria preparando a volta de jozicley, o imparável, que já havia se aposentado, Adalgiso, o goleiro Oliveira e o serelepe henrique nunes.

Cena que se repete

Rejeitado pelo Potiguar, o atacante Wester vem se configurando no talismã leonino. Foi dele o golaço que abriu caminho para a vitória do Baraúnas, frente ao Força e Luz.

Da casa

Emocionados

A comissão técnica do Carcará será comandada por Alan Frederico que já trabalha com o clube há algum tempo. Alan este ano dirigiu o Potiguar na série A.

Alexandres Tavares e Djalma Júnior, presidente e vice, respectivamente, do Potiguar, provocaram o Baraúnas, durante entrevistas. Acabaram dando vestiário ao rival, que soube utilizar o desdém como combustível de superação no primeiro clássico e agora, contra o Força e Luz.

Parceria

Combustível

Alan já tem uma ligação com o MeC. Ano passado, o clube fechou parceria com o univap de Apodi, para a disputa da série B. O acordo incluiu o próprio Alan e alguns atletas ligados ao clube mossoroense.

A dupla Alexandre/Djalma vem sendo bastante criticada. Teoricamente com mais dinheiro, o clube montou um elenco bem inferior ao que disputou a Série D, levando o alvirrubro a uma eliminação precoce, mas por si justificada.

Ano que vem

Reconhecimento

Decidindo disputar a segunda divisão, ainda não será nesta temporada que o MeC utilizará o seu campo de treinamento como local para jogos. A construção das arquibancadas continua, mas o tempo é curto para este ano.

Além de pedir a saída de Alexandre e Djalma, a torcida tem utilizado as redes sociais para pedir a volta de Márcio Mossoró, como dirigente. O torcedor não esquece o bom trabalho de MM8, que projetou o Potiguar, ano passado, dando calendário e grana.

RIVELINO
fabio willard de oliveira
Baraúnas 1978: Santos, Tito, Vildomar, Dão, Magela e Anchieta; Zé Augusto, neto Maradona, nego Chico, Binha e Dinga.
fabio willard de oliveira
Reprodução

Palmeiras e Botafogo se enfrentam por vaga nas quartas

COPA DE CLUBES / Duelo será neste sábado na Filadélfia; em caso de empate, haverá prorrogação

Palmeiras e Botafogo se enfrentam neste sábado, 28, em um duelo decisivo por uma vaga nas quartas de final da Copa do Mundo de Clubes da FIFA. A partida será realizada às 13h (horário de Brasília), no Estádio Lincoln Field, na Filadélfia (EUA). A expectativa é de um confronto equilibrado, marcado pela rivalidade entre os clubes e pelo nível técnico semelhante.

Em caso de empate no tempo regulamentar, a partida seguirá para uma prorrogação de 30 minutos. Persistindo a igualdade, a

decisão será nos pênaltis.

BOTAFOGO

O técnico Renato Paiva tem um desfalque importante: o volante Gregore, suspenso por acúmulo de cartões amarelos. O jogador foi advertido por cera na última partida, contra o Atlético de Madrid. De acordo com o regulamento, os cartões acumulados são zerados apenas após as quartas de final.

Na ausência de Gregore, a dupla de volantes será formada por Marlon Freitas e Allan. Paiva também deve promover o retorno de Cuiabano a uma função

De Letra

MARCOS SANTOS

mais ofensiva, com Alex Telles assumindo a lateral esquerda.

A provável escalação do Botafogo: John; Vitinho, Jair, Barboza e Alex Telles; Marlon Freitas, Allan e Savarino; Artur, Igor Jesus e Cuiabano.

PALMEIRAS

No lado alviverde, o técnico Abel Ferreira também vai mexer no time. O zagueiro Murilo está lesionado e será substituído por Bruno Fuchs. Além disso, Abel deve realizar alterações por opção técnica: Giay deve retornar à lateral-direita, e Aníbal Moreno, já recupera-

msantos@defato.com

Clássico brasileiro e ‘pedreira’ alemã na Copa

Ddo de lesão, poderá atuar no meio-campo. No ataque, Vitor Roque deve assumir a vaga de Flaco López.

O alviverde paulista deve iniciar o jogo com Weverton; Giay, Gustavo Gómez, Bruno Fuchs e Piquerez; Aníbal Moreno (ou Emiliano Martínez), Richard Ríos e Mauricio; Estêvão, Vitor Roque e Facundo Torres.

ois jogaços envolvendo brasileiros agitam o fim de semana na Copa do Mundo de Clubes da FIFA. Neste sábado, 28, Palmeiras e Botafogo se enfrentam, e no domingo é a vez do Flamengo no duelo contra o Bayern. No duelo brasileiro, a expectativa é de muito equilíbrio. As duas equipes têm estilos e estratégias diferentes, mas se equivalem tecnicamente. O confronto promete ser bastante disputado, com chances reais de prorrogação ou até decisão por pênaltis.

No outro embate, o Flamengo terá pela frente o poderoso Bayern. É preciso ter consciência do tamanho do desafio. Enfrentar os alemães de “peito aberto” pode ser um erro fatal, já que, em teoria, time alemão tem um leve favoritismo técnico.

Isso não significa que o rubro-negro deva jogar apenas por uma bola no contra-ataque. O time precisa, sim, buscar o jogo e ter ousadia, mas com inteligência tática. Partir para o tudo ou nada na base da trocação pode não ser o melhor caminho.

Band e Globo

A Globo e a Band mostraram interesse em renovar para 2026 o contrato com Campeonato Carioca – o Estadual do Rio de Janeiro. O vínculo que as empresas tinham para a exibição do torneio se encerrou na edição do ano passado. No próximo ano, a competição terá apenas dez datas, com início em 21 de janeiro e final em jogo único.

Pesquisa

Há pouco, a Datafolha fez pesquisa e mostrou que brasileiros estão divididos sobre Neymar ter nova chance na Copa do Mundo em 2026. De acordo com o levantamento, 48% da população defendem que o italiano Carlo Ancelotti leve o atleta do Santos para o que seria seu quarto Mundial. Por outro lado, 41% rejeitam a convocação, ou quatro em cada dez brasileiros. Do total, 7% se declaram indiferentes e 3% não souberam responder.

Único 100%

O Manchester City foi o único clube que terminou a fase de grupos do Mundial de Clubes com 100% de aproveitamento. A equipe do técnico Pep Guardiola foi a líder do grupo G,

com nove pontos conquistados. Nas oitavas de final, o time inglês vai enfrentar o Al-Hilal, da Arábia Saudita, na segundafeira, 30, às 22h (de Brasília), no Camping World Stadium, em Orlando.

Interesse em zagueiro

O Botafogo está interessado em contratar Dantas, zagueiro de 20 anos que pertence ao Novorizontino. De acordo com a imprensa carioca, as negociações serão retomadas após o Mundial de Clubes. Na temporada, o jogador fez oito jogos na Série B do Campeonato Brasileiro, três na Copa do Brasil e sete no Campeonato Paulista, totalizando 18 partidas sem nenhum gol ou assistência. Dantas tem 1,98 m de altura e, além de zagueiro, também atua como volante.

Wallace Yan

Na Copa de Clubes da Fifa, o atacante Wallace Yan, do Flamengo, vem chamando a atenção com boas atuações. Vale dizer que o atleta, 20 anos, começou na Ferroviária/SP, que detém 30% dos direitos federativos sobre o atleta. A multa rescisória para o exterior é de 40 milhões de euros (R$ 258 milhões na cotação atual) e R$ 33 milhões para clubes brasileiros.

Artur é arma ofensiva do Botafogo para o duelo

Santa Cruz e América fazem duelo caseiro na Série D

Depois de dias intensos de preparação, o América/RN volta a campo neste sábado, 28, para um confronto com caráter decisivo diante do Santa Cruz/RN, no Estádio Nazarenão, em Goianinha. Uma vitória alvirrubra, combinada com uma derrota do Central — que no domingo encara o Santa Cruz/PE, no Estádio do Arruda — poderá devolver ao clube potiguar a segunda colocação do Grupo A3. O duelo caseiro da Série D está previsto para começar às 15h. Porém, não é apenas do lado americano que existe uma motivação extra para o confronto. O Santa Cruz-RN, que acabou de “roubar” a quarta colocação do Ferroviário após complementar a rodada com uma vitória por 2 a 1 sobre o Treze, no Estádio Amigão/PB, sabe da importância de conquistar mais um bom

resultado para também entrar na briga pela parte de cima da tabela. Vencendo o confronto local, o tricolor chega à mesma pontuação do rival e, caso o Central perca seu compromisso, ficará a um ponto do clube pernambucano na vice-liderança.

Diante desse cenário, os jogadores americanos esperam uma das partidas mais difíceis em Goianinha. O meia Alexandre Aruá acredita que o momento é propício para buscar um resultado positivo, mas ressalta que o adversário é muito perigoso, pois também possui seus objetivos na competição.

“A expectativa é muito boa. Foram duas semanas de treinos fortes. Sabemos que será um jogo difícil, mas vamos em busca dos três pontos para mantermos nossa posição na parte de cima da tabela”, afirmou Aruá.

Mulher

Casais que dividem tudo brigam mais

Há quem ainda subestime o impacto que o dinheiro (ou a falta dele) pode ter nas relações amorosas. Muitos acreditam que “casar por amor” é suficiente para sustentar um relacionamento, mas será mesmo que os sentimentos resistem à pressão das contas no fim do mês? De acordo com um levantamento do MeuPatrocíni o , a resposta é não.

O estudo, que contou com a participação de 3.500 pessoas entre 20 e 45 anos, revelou: casais que dividem as contas brigam mais, e com muito mais frequência.

“A falta de dinheiro gera frustrações que afetam os relacionamentos, especialmente quando se trata de dividir contas. A liberdade financeira diminui o estresse, oferece mais conforto e melhora a qualidade de vida. Embora o dinheiro não compre feli-

RELACIONAMENTO

/ Estudo mostra que finanças ainda são a maior causa de separações

cidade, a falta dele traz aborrecimentos. A escassez financeira, por exemplo, é um dos principais fatores para o aumento dos divórcios no Brasil, que cresceram 75% nos últimos cinco anos, com 60% desses casos relacionados a problemas financeiros”, afirmou Caio Bittencourt, especialista em relacionamentos da plataforma.

Só amor não é suficiente quando a conta chega?

O resultado da pesquisa mostra que a divisão de despesas não só compromete a qualidade do relacionamento, como muitas vezes também se torna a principal fonte de conflitos. Confira:

- 74% dos participantes que dividem igualmente as despesas no relacionamento relataram discussões financeiras ao menos três vezes por semana.

- 82% dos entrevistados afirmaram sentir-se estressados devido às limitações causadas pela falta de dinheiro.

- 63% das mulheres disseram sentir um desgaste emocional maior quando precisam arcar com metade (ou mais) dos custos do relacionamento.

- 86% dos homens afirmaram que a incapacidade de contribuir com uma parcela maior das despesas impacta positivamente sua autoestima e vida sexual.

“A verdade é que o dinheiro é como o ar: quando está presente, nem percebemos que tudo está bem, mas quando falta, tudo vira caos. Ele não só é essencial, mas também melhora a qualidade de vida e permite aproveitar pequenos luxos. Ter recursos proporciona viver novas experiências”, concluiu o especialista.

Jornal de Fato • SÁBADO, 28 DE JUNHO DE 2025

SÉRGIO CHAVES

O Aniversário de Karenine Fernandes

No último dia 10, Karenine Fernandes reuniu familiares e amigos na área de lazer do Residencial Lucas Benjamim para comemorar idade nova. Uma noite de fé e alegria, com bolo de Tereza Cristina Fernandes e a presença de muita gente querida. As fotos são de Eduardo Kenedy!

com a aniversariante

Casal Jean Carlo Fernandes/ Sânzia. Ele com idade nova na quarta (2)!

Boca da Noite

E o Mossoró Cidade Junina 2025 chega ao fim neste sábado (28), com o já tradicional Boca da Noite, que promete movimentar o Corredor Cultural da Avenida Rio Branco. Nos trios, Bell Marques é a atração nacional, e a festa segue com Thabata, Muny Santos, Lucas Lima, Guto Fortunato, Davson Davis, Mozão, Caddu Rodrigues e Bakulejo. Tudo começando às 18h.

Bell Marques é uma das atrações do Boca da Noite!

encontro de Fátima

os parabéns da coluna!

Lorene Rosado festeja o marido, o gente fina Gorgias Oliveira, outro aniversariante da terça (1º). Saúde!

Singride faz festa para comemorar o marido, o empresário Edmur Rosado Filho, folhinha do domingo (29)!

Bebete Falcão comemorando o marido, o bacana Reginaldo Leite, com aniversário na sexta (4). Vivas!

Duarte em

a amada,

Daniela Rosado, com idade nova na terça (1º)!

Ninguém muda sendo pressionado, ninguém melhora sendo cobrado.” FABRÍCIO CARPINEJAR

As amigas Christiane Alves e

Segunda (30), é dia de festejar a empresária Renata Barbosa, que comemora idade nova. Tim tim!

Cid Augusto faz festa para celebrar a vida da amada, a advogada Clarisse Tavares, na quinta (3). Parabéns!

Rosado e Isadora Fonseca festejam a amiga

Rosado, aniversariante da quarta (2). Felicidades!

Festa

Hoje é dia de vivas para Joana D’Arc Lacerda Alves Felipe, Raimundo Souza, a querida Detinha Reis, a odontóloga Luciana Dantas Rosado Gomes e Gurgel Nóbrega. Amanhã (29), é dia de festa para o empresário Edmur Rosado Filho, Larissa Pinto Brasil Leite, o jornalista Gilberto de Souza, Pedro Moura, a jornalista Luiza Gurgel, Doziteu Ozanan, Alex Peteca e Eliane Bezerra. Para vocês paz, saúde, amor e alegrias. Parabéns!

Feira

Na quinta (3), das 17h30 às 20h, no Garbos Le Jardin, acontece o lançamento oficial das Feiras Bazar da Vida e Bem + Saúde, com a presença de expositores e convidados, quando será apresentado todo o evento. A Feira Bazar da Vida/Bem + Saúde acontece nos dias 28, 29 e 30 de agosto, no Garbos Recepções. Rafaella Costa assina a Assessoria de Comunicação.

Camarote

Hoje, no Boca da Noite, tem Camarote La Goccia Blu, no melhor ponto do Corredor Cultural. No palco, shows com Renata Falcão e Bruno Martins, com Open Bar de Chopp até às 22h e caipis a noite toda. As vendas acontecem no Blu Point (Vila Grega), La Goccia Blu e no Out Go. Vamos?!

Elizenir

Os filhos Andréa, Frediano e Gregório convidam para a comemoração pelos 80 anos da matriarca Elizenir Jales Rosado. Será no dia 12 de julho a partir das 17h, no Requinte Buffet. As sugestões de presentes são lençóis, toalhas e fraldas geriátricas que serão doadas a instituições da cidade. Claro que vamos abraçar a querida Elizenir e sua família!

Os odontólogos Luciana Rosado/ Kleitton Gomes. Luciana amanhece em idade nova neste sábado (28), e recebe
Marcelo
coro de vivas para
a magistrada
Luara
Mariana
Karenine
deste sábado (28), a querida Detinha Reis. Parabéns!
O
Carlos e Betinha Rosado.
Eveline Soares, Ângela Carlos (aniversariante da segunda, 30), e Adna Canário.
Tereza Cristina Fernandes.

Conexão saúde

conexaosaude.defato@outlook.com

Mounjaro para tratar obesidade

TERAPIA / Indicado também para sobrepeso, este medicamento já era utilizado no controle do diabetes tipo 2

AAgência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta segundafeira, 9, o uso da tirzepatida no tratamento da obesidade no Brasil. Sua prescrição com essa finalidade era considerada off label. Comercializado sob o nome Mounjaro, o medicamento estava, até então, autorizado oficialmente no País apenas para o tratamento do diabetes tipo 2 e começou a ser vendido em farmácias no dia 15 de maio.

Com a nova indicação, o Mounjaro poderá ser prescrito a adultos com índice de massa corporal (IMC) igual ou superior a 30, critério usado para definir quadros de obesidade, ou a pessoas com sobrepeso (IMC a partir de 27) que apresentem pelo menos uma comorbidade associada, como hipertensão, colesterol alto ou prédiabetes.

A aprovação marca o início de uma nova abordagem no tratamento da obesidade no Brasil.

O diretor médico sênior da Eli Lilly no Brasil, Luiz André Magno, ressaltou que a aprovação para obesidade veio só agora porque os

Quanto custa ?

estudos foram submetidos em etapas: primeiro, o foco foi nos resultados voltados ao diabetes tipo 2 e, depois, as investigações de fase 3 miraram na obesidade. Com a análise concluída, a nova indicação foi autorizada pela Anvisa.

“Estávamos ansiosos para que a indicação oficial acontecesse, porque é um medicamento que vem para contribuir para a mudança da história do tratamento obesidade. Estamos falando de uma droga de maior potência em termos de perda de peso, com excelente segurança e que também contribui para melhora de outras comorbidades, como diabetes e apneia do sono”, declara o médico Fábio Trujilho, presidente da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso).

Ainda de acordo com o presidente da Abeso, o fato de constar na bula que o medicamento pode ser usado contra a obesidade, deixando de ser uma indicação off label, contribui para que hospitais e convênios possam reembolsar ao menos parcialmente os valores pagos no tratamento.

O Mounjaro chegou ao Brasil com dois regimes de preço. Um dentro do programa de fidelidade da farmacêutica, o Lilly Melhor Para Você, que tem adesão gratuita – o cadastro pode ser feito neste link (https://www.lillymelhorparavoce.com.br/#beneficios).

Via Programa Lilly Melhor Para Você, os valores são:

– 2,5 mg: R$ 1.406,75 (e-commerce) / R$ 1.506,76 (loja física); – 5 mg: R$ 1.759,64 (e-commerce) / R$ 1.859,65 (loja física).

Fora do programa, os valores dependem do ICMS de cada Estado. Considerando a alíquota de 18%, o preço máximo que pode ser praticado nas farmácias é:

– 2,5 mg: R$ 1.907,29; – 5 mg: R$ 2.384,34

NEY ROBSON VIEIRA ALENCAR

Como o Mounjaro funciona

De uso injetável e aplicação semanal, a tirzepatida é uma substância que imita a ação de dois hormônios intestinais: o GLP-1 e o GIP (peptídeo inibidor gástrico). É diferente dos medicamentos Ozempic e Wegovy, da Novo Nordisk, que são à base de semaglutida e agem somente no GLP-1.

Por isso, o Mounjaro é classificado como um duplo agonista. A ação é semelhante à da semaglutida, com controle dos níveis de açúcar no sangue e da saciedade. No entanto, ao acionar os dois hormônios de uma vez, sua atuação é potencializada. Por essa razão, nos estudos da Eli Lilly, marca fabricante, ele se mostrou mais efetivo do que o Ozempic no tratamento da diabetes tipo 2 e na redução de peso.

Segundo os pesquisadores, após um ano e quatro meses (72 semanas), a tirzepatida levou a uma perda de peso corporal de 20,2%, enquanto a semaglutida, de 13,7%. A redução média no peso

corporal foi de 22,8 kg no grupo que recebeu o Mounjaro e de 15 kg no grupo tratado com o Wegovy, medicamento de semaglutida aprovado para a obesidade no Brasil.

O estudo também forneceu estatísticas relativas à redução da circunferência da cintura (circunferência abdominal). Essa medida fala sobre a gordura visceral, que se acumula entre os órgãos e tem sido considerada uma das mais perigosas para a saúde. Na análise, a tirzepatida promoveu uma perda média de 18,4 centímetros, enquanto a semaglutida, de 13 cm.

Para o tratamento, a substância deve começar a ser fornecida na dosagem de 2,5 mg e passar pelas doses de 5 mg, 7,5 mg, 10 mg, 12,5 mg, até chegar a 15 mg. O uso do remédio deve ser feito com acompanhamento médico e também pode oferecer efeitos colaterais como hipoglicemia, náuseas e incômodos gastrointestinais.

Retenção de receita

Em abril, os diretores da Anvisa decidiram tornar a retenção de receita obrigatória para essa classe de medicamentos, para coibir o uso abusivo. A decisão deverá entrar em vigor neste mês de junho, 60 dias após a publicação no Diário Oficial da União. Os medicamentos da classe do Mounjaro recebem a tarja vermelha, que, segundo a agência, significa que “oferecem risco intermediário de efeitos adversos ao usuário e devem ser prescritos pelo profissional de saúde”.

TIRA

CHAPÉU Style

O Palacete Tira Chapéu, um dos mais charmosos patrimônios históricos de Salvador/BA foi palco de mais um Festival Nordestesse. Entre 7 e 15 de junho, o lugar se transformou numa feira de muito estilo, reunindo marcas autorais de moda, beleza, decoração artes plásticas e bem-estar.

No espaço que já abriga nomes consagrados como os restaurantes Preta e Pala 7, Casaria, 1549 Pub, Chocolat Du Jour e Jamm Charutos, vem atraindo um público muito especial.

Na programação da plataforma Nordestesse aconteceu desfiles com as marcas: Almacor, Balbina, Moa, Inttuí e George Azevedo Arte.

“ É muito importante que as marcas do Nordeste estejam presentes nos principais eventos de moda que vem acontecendo no país. Esse, em especial pela importância o patrimônio histórico que é o Palacete. As marcas que estamos trazendo criaram coleções exclusivas para o evento “, falou Daniela Falcão, o nome à frente da plataforma Nordestesse.

Abrindo o desfile, o potiguar George Azevedo apresentou a coleção “Grande Hotel”, recentemente desfilada no DFB Festival, em Fortaleza. George se inspirou na ocupação

americana em Natal nos anos 1940 para retratar o clima de liberdade e euforia que tomou conta da cidade. Outro destaque foi a coleção “Poesia Nordestina”, da feirense Balbina, que apostou numa cartela de tons terrosos para homenagear as tradições juninas de maneira sofisticada, com ênfase no uso de texturas e manualidades que são marca registrada das criações de Moab Barros, diretor criativo de ambas as marcas. Já a mineira-baiana Almacor transformou o salão principal do Tira Chapéu numa galeria de arte, com seus vestidos e lenços com estampas assinadas por jovens artistas com deficiência.

Cynthia Jaber e a Cecília Freyre acreditam que suas peças devem ser usadas como se tossem obras de arte. Atualmente, a marca conta com 4 artistas com deficiências variadas (paralisia cerebral, autismo e Síndrome de Down), entre 12 e 24 anos.

Destaque também para o belo trabalho artesanal da pernambucana MOA e a baiana Inttuí com sua moda autêntica e modelagem moderna.

Fotos: Lucas Assis

GEORGIANO AZEVEDO

Roberta Schumara

Roberta Schumara Filgueira Nogueira é o nome completo da coreógrafa Roberta Schumara, nome próprio e de talento reconhecido com premiações em diversos festivais de dança espalhados pelo Brasil. Natural de Mossoró/RN, a história dela com a dança teve início ainda muito cedo, aos quatro anos de idade, quando os pais – Evaristo Nogueira e Arilda – resolveram colocá-la num espaço de dança para que ela pudesse aprimorar essa habilidade natural.

Com isso, a aptidão de Roberta pelo universo da dança aumentava a cada experiência vivenciada e, com ela, a convicção de que essa seria a profissão dela no futuro. Deu certo. Ela conseguiu. Trilhou todo o percurso até obter o registro no Conselho Regional de Educação Física ao graduar-se em Educação Física Licenciatura Plena pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, e especializar-se em dança educação pela Faculdade Católica do Ceará.

Dedicada ao ofício, acumula no currículo vasta experiência profissional como professora de dança, tendo primeiro desempenhado a atividade no Colégio Diocesano Santa Luzia – no qual foi aluna – atuando desde julho de 2003 até os dias atuais como diretora e coreógrafa do Diocecena, grupo de dança com o qual foi premiada inúmeras vezes em festivais, exercício que a projetou para outras oportunidades.

A fama de profissional competente ultrapassou os limítrofes e chegou a Areia Branca, Messias Targino, Grossos, Natal, dentre outros municípios onde Roberta também assinou e dirigiu espetáculos.

Conheça a trajetória de Roberta Schumara na reportagem especial desta edição.

. Boa leitura! Ângela Karina

Balada do Impostor

Roberta Schumara

Talento reconhecido com premiações em diversos festivais de dança.

originalidade

Thomé Filgueira: um impressionista tardio imprime seu número.

artigo de opinião:

Serenidade e paz

receita

• Edição – C&S Assessoria de Comunicação

• Diagramação – Augusto Paiva

• Projeto gráfico – Augusto Paiva

• Impressão – Gráfica De Fato

• Editora e Revisão – Ângela Karina Redação, publicidade e correspondência

Av. Rio Branco, 2203 – Mossoró (RN) Fones: (0xx84) 3323-8900/99836-5320

Site: www.defato.com/domingo E-mail: pautadefato@gmail.com

DomIngo é uma publicação semanal do Jornal de Fato. Não pode ser vendida separadamente.

BALADA DO IMPOSTOR

A arte de perder direitos e aplaudir o patrão

JOSÉ DE PAIVA REBOUÇAS

Jornalista

@paiva_reboucas

Ogoverno Lula 3 tenta corrigir uma distorção histórica: fazer com que os super ricos paguem imposto de renda. Hoje, os muito ricos no Brasil utilizam mecanismos legais para escapar da tributação sobre lucros e dividendos, têm isenção sobre seus investimentos milionários e não pagam impostos sobre jatinhos, lanchas, helicópteros ou outros bens que custam mais do que alguém da classe trabalhadora ganharia em toda a vida. A conta, como sempre, sobra para o assalariado.

O governo propõe mudanças: tributar fundos exclusivos e offshores, isentar do imposto de renda quem ganha até cinco mil reais por mês, cobrar IOF de grandes remessas para o exterior e de quem compra dólar em espécie para blindar patrimônio fora do país. Só que o Congresso, refém de interesses corporativos, trava tudo isso. O que anda rápido são pautas que favorecem os próprios parlamentares, como o acúmulo de salários e o aumento no número de deputados. O Brasil, que já mantém 513 deputados federais, verá esse número crescer. No Rio Grande do Norte, o número de cadeiras na Câmara dos Deputados sobe de oito para dez, e na As-

sembleia Legislativa, de 24 para 30.

Com a folha de pagamento já acima do limite prudencial, a pergunta que se impõe é simples: como o RN sustentará mais seis deputados estaduais que custam, cada um, em média, 2,5 milhões por ano ao erário? A resposta talvez seja a mesma de sempre: empurra-se a conta para a frente e corta-se onde dói menos na elite, ou seja, nos serviços públicos voltados à população.

O governo Lula enfrenta um dilema real. Se bater de frente com o Congresso, corre o risco de sofrer novo golpe institucional, como aconteceu com Dilma Rousseff, que caiu por manobras fiscais realizadas para manter políticas sociais. A ironia é que muitos dos beneficiários do Bolsa Família foram às ruas pedir sua cas-

sação. Hoje, o cenário se repete. Lula tenta aumentar a arrecadação para manter o pobre no orçamento e o rico no imposto de renda, mas parte da própria população mais pobre se volta contra ele.

Essa parcela, influenciada por desinformação e ressentimento, pede cortes de gastos e critica viagens presidenciais que atraem bilhões em investimentos. Não reclama dos privilégios do Judiciário ou do Legislativo, mas tem raiva de Janja por ser mulher e ocupar espaço. Aceita a ideia de que ganhar um salário mínimo é uma dádiva, enquanto defende isenções bilionárias para o agro e para grandes empresários. Nesse país, o pobre não quer ver o rico pagar imposto. Quer sentar à mesa com ele, mesmo que o prato continue vazio.

4 d omingo

N OM e PR ó PRIO

RoBeRta Schumara

Talento reconhecido com premiações em diversos festivais de dança espalhados

pelo Brasil

Jornal de Fato

Roberta Schumara Filgueira Nogueira é o nome completo da coreógrafa Roberta Schumara, nome próprio e de talento reconhecido com premiações em diversos festivais de dança espalhados pelo Brasil. Natural de Mossoró/RN, a história dela com a dança teve início ainda muito cedo, aos quatro anos de idade, quando os pais – Evaristo Nogueira e Arilda Filgueira – resolveram colocá-la num espaço de dança para que ela pudesse aprimorar essa habilidade natural.

Com isso, a aptidão de Roberta pelo universo da dança aumentava a cada experiência vivenciada e, com ela, a convicção de que essa seria a profissão dela no futuro. Deu certo. Ela conseguiu. Trilhou todo o percurso até obter o registro no Conselho Regional de Educação Física ao graduar-se em 2006 em Educação Física Licenciatura Plena pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, e especializar-se em dança educação pela Faculdade Católica do Ceará.

Dedicada ao ofício, hoje aos 41 anos, acumula no currículo vasta experiência profissional como professora de dança, tendo primeiro desempenhado a atividade no Colégio Diocesano Santa Luzia – no qual foi aluna – atuando desde julho de 2003 até os dias atuais como diretora e coreógrafa do Diocecena, grupo de dança com o qual foi premiada inúmeras vezes em festivais, exercício que a projetou para outras oportunidades.

Concomitante às atividades desempenhadas no Diocesano, em 2006 foi professora de dança de rua

(iniciantes) no Studio de dança Clézia Barreto e dois anos depois, em 2008, lecionou na comunidade de Messias Targino RN. Foi, também, professora de dança no Colégio Pequeno Príncipe, atuando nos anos de 2012 e 2013.

Para Roberta, Pina Bausch, Matheus Brusa e Grupo Corpo são as suas maiores inspirações na dança. “Gosto muito de valorizar o que é nosso”, declara a coreógrafa acerca da escolha de grandes nomes da MPB como temas para os espetáculos que ela dirige.

Indagada sobre o que a dança representa na vida dela, Roberta descreve que “A dança para mim vai muito além de passos. Dança para mim é vida, é amor, é alma. É mostrar

através do corpo uma história, um enredo. Cada movimento tem um porquê. Não acredito na dança que só reproduz. Eu acredito na dança que fala, que toca. As pessoas precisam sair de uma apresentação tocadas, modificadas e provocadas.”

Ao ser questionada, a coreógrafa também falou sobre a sensação de ter se tornado referência na dança para o Rio Grande do Norte.

“Tornar-se uma referência na dança envolve uma combinação de talento, dedicação, perseverança e, claro, uma construção de uma identidade única dentro da dança. Procuro sempre fazer o diferente, sair da minha zona de conforto. E ouvir as pessoas dizendo que sou referência é muito gratificante e emocio-

A dança para mim vai muito além de passos [...] é vida, é amor, é alma”

6 d omingo

nante. Quero cada vez mais poder influenciar as pessoas a adentrarem no mundo das artes, pois acredito sempre no poder transformador que arte tem na vida das pessoas. Ela SALVA!”, reflete.

MOSSORÓ

De competência comprovada, Roberta Schumara coreografou e dirigiu grandes espetáculos na sua cidade natal. Foi coreógrafa do Oratório de Santa Luzia (2010, 2012, 2013, 2018, 2023); diretora (2016) e coreógrafa do Auto da Liberdade (2022 e 2023); Cortejo da Liberdade (2024); assistente de direção e coreógrafa do espetáculo Chuva de Bala no País de Mossoró (2018, 2019, 2022, 2023 e 2025), ambos realizados pela Prefeitura de Mossoró.

Com longa trajetória na dança, Roberta foi nomeada Conselheira

do Conselho Brasileiro da DançaCBDD, órgão vinculado ao CONSÉIL INTERNACIONAL DE LA DANSE-CID-UNESCO, no ano de 2018/2019, representando o estado do Rio Grande do Norte.

Em 2020, durante a Pandemia da Covid-19, Roberta abriu sua própria companhia, a SCHUMARA CIA DE DANÇA, para desenvolver trabalhos independentes onde dá aulas que, por vezes, transforam-se em apresentações, a exemplo de “Esperançar”, espetáculo dirigido e coreografado realizado nos dias 11 e 12 de dezembro de 2020, na praça Cícero Dias e Memorial da Resistência, bem como” Cantigas para dançar” (2024 e 2025) e “Arrasta-pé” (2024).

Em 2023, A renomada coreógrafa participou da Mostra SESC e SESC Seridó Caicó -RN e da FACIG

do Instituto Gurilândia. No mesmo ano, passou a atuar como coordenadora de esporte, lazer e artes do Hotel Thermas até os dias atuais. Em 2024, além dos trabalhos com o Diocecena e os grandes espetáculos realizados pelo município de Mossoró, Roberta coreografou o espetáculo “O reino encantado das Águas thermais” e teve dois projetos – “Cantigas para Dançar”; e “Arrasta-pé” – contemplados pela Lei Paulo Gustavo 2023, implementada pela Prefeitura de Mossoró e instrumentalizada por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

A fama de profissional competente ultrapassou os limítrofes e chegou a Areia Branca, Messias Targino, Grossos, Natal, dentre outros, municípios onde Roberta também assinou e dirigiu espetáculos.

Jornal de Fato

Jornal de Fato

AREIA BRANCA

Diretora e coreógrafa do Projeto cultural do Instituto Dantas Monteiro (2005, 2006, 2007, 2008, 2009, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015, 2016, 2017, 2018, 2019, 2022 e 2024); este último ano com o espetáculo “Uma vigem pelos continentes”.

APODI

Coreógrafa do espetáculo Auto de São João Batista (2014, 2015, 2016, 2023 e 2024);

Coreógrafa do Espetáculo Auto de Natal (2013 e 2016).

Pelos relevantes serviços prestados à arte e à cultura de Apodi, município no Médio Oeste do Rio Grande do Norte, recentemente, Roberta Schumara recebeu o título de cidadã apodiense, proposição do vereador Adreazo Alves em reconhecimento ao trabalho desenvolvido por ela na cidade.

MESSIAS TARGINO

Diretora e coreógrafa do Auto de Natal (2019).

NATAL

Coreógrafa do Espetáculo Aquarela Nordestina, realizado em Natal-RN em 30 de novembro de 2021, no Teatro Riachuelo. Direção de Diana Fontes.

GROSSOS

Auto de Natal Grossos - RN (2024).

8 d omingo

ESPETÁCULOS DIOCECENA

Confira abaixo alguns espetáculos do Grupo Diocecena dirigidos e coreografados por Roberta Schumara:

Chico buarque Por extenso (2006 e 2007); espetáculo Nos destinos espetáculo Nos destinos (2008 e 2009); espetáculo The beatles (2010); Recital Festival de arromba (2010); espetáculo IMaGeNs de FaTo e FaTos e aCasos (2011); espetáculo Para sempre elis (2012); espetáculo áfrica, sol vermelho Terra negra (2013 e 2014); espetáculo Retrô 80 (2014); espetáculo Viva o Rock (2016): seca d’água (2017); espetáculo os quatro elementos (2018); sobre viver e reviver (2018); diotecart (2018 e 2019): diretora geral da abertura e apresentações da diotecart, realizadas pelo Colégio diocesano santa Luzia, Mossoró-RN; espetáculo egito (2019); espetáculo bethânia: Versos, passos e canções (2019); espetáculo Natalis (2015, 2016, 2017 e 2020): declarado patrimônio cultural, imaterial e histórico do Rio Grande do Norte e do município de Mossoró- RN; espetáculo Na sintonia do Rádio (2022); abertura dos jogos Interdiocesanos (2023);

1° Lugar duo Contemporâneo avançado

Coreografia: Sinfonia

1° Lugar solo Livre avançado

Coreografia: Voar no céu infinito

1°Lugar solo Jazz Juvenil

Coreografia: eu posso sentir a pressão

2° Lugar solo Juvenil Contemporâneo

Coreografia: Cibernética

3° Lugar solo Contemporâneo avançado

Coreografia: Sobreviver

3° Lugar duo Livre avançado

Coreografia: Dona Lindalva

2023 - Participante do Festival Internacional de dança de Fortaleza e itinerante do Ceará. Local: Theatro José de alencar

Nordestinando - 1º Lugar Conjunto Livre avançado

seja Luz– 1º Lugar Conjunto avançado Contemporâneo

Melhor Coreógrafa do Festival - Roberta schumara

2023 - Participante do Festival No Palco, realizado em Natal/RN. Local: Teatro alberto Maranhão

1º Lugar solo Jazz Juvenil Masculino

Coreografia: eu posso sentir a Pressão

1° Lugar solo Contemporâneo avançado Feminino

Coreografia: Voar no Céu infinito

1° Lugar duo Contemporâneo avançado Feminino

O RI g INALIDAD e

thomé Filgueira: um impressionista tardio imprime seu número

Quem as fauces de antros, abismos e desfiladeiros ousara desafiar com o própriopeso?

Henriqueta Lisboa

Thomé Filgueira (5.12.1938 – 14.2.2008), pintor e professor de inglês, residiu nos EUA. Oriundo do Vale do Açu e de Ceará-Mirim, suas telas parecem uma variação sobre os mesmos temas: os engenhos de açúcar, o gado pastando no campo, os plácidos pequenos casarios, as marinhas com o sol refletindo nos espelhos das águas.

Seu quilate estético é pesado a partir do momento no qual essas terras acima citadas passam a ter um valor de grande universalidade, lançando contornos capazes de despertar o efeito estético em alguém que contemple de qualquer lugar do planeta. Podendo não apenas avaliar as tintas ou texturas, mas despertar uma empatia no sentido de que aquilo que mira com curiosidade também mergulha no íntimo, buscando desvendar enigmas, oráculos ou iluminando áreas escuras da alma.

A arte de representar na obra de Thomé Filgueira, quase sempre, é uma vista panorâmica de um determinado conjunto, integrando partes dos planos temáticos, ou seja, é uma espécie que se compraz em avistar o longe, estando o olhar do pintor em um lugar no qual a paisagem esplende sob um sol.

O humano dificilmente aparece, congregando e levando aos inícios do Movimento Impressionista, cuja

paisagem prima pelo embaçado, evocando a tela de Claude Monet (Impressão. Nascer do sol, 1872) que é considerada como a primeira tela fundadora da revolução que adentrara as portas lacradas de uma tradição da arte acadêmica.

Inscrevendo-se na segunda geração do Modernismo no Rio Grande do Norte, o artista rememora um estilo francês, o Impressionismo, conseguindo desenvolver com maestria uma dicção bastante peculiar, que ninguém consegue identificar como não sendo sua determinada tela. Assim, afastando-se dos seus antecessores de outrora do século XX, numa mirada das paisagens de sua terra, sem contudo afastar-se de uma necessidade de tornar universal o que vivenciara, o que era sua identificação, o que tinha a caligrafia da sua alma.

Por fim, eis aqui um dos três maiores pintores do Rio Grande do Norte, sendo este o mais simples em recursos, bem diferentes de Dorian Gray e Newton Navarro. Thomé foi chamar à memória um estilo do século XIX, reelaborando o feitio e trazendo para si tão-somente algumas técnicas para manusear suas poucas obsessões pictóricas. Bem diferente de Manet, com sua louvação à alegria de viver, o prazer de estar junto à natureza, como se fosse um locus amoenus. Quando se trata de Monet, chama a atenção o quedar- se calado diante dos jardins floridos em exuberância de cores, há uma estaticidade que lança o olhar em direção ao silêncio, como se fosse um chamado à meditação.

A estrutura das telas de Thomé segue uma mesma gramática pictórica. O quadro é dividido em planos paralelos sobrepostos, com

uma bem clara definição dos elementos que compõem a paisagem em foco. Há uma economia de meios, tanto no nível da quantidade de informações presentes quanto no manuseio de cores e texturas. O que salta aos olhos é um rigor de planos paralelos, cabendo a cada um determinado significante que, por sua vez, irá gerar significados sem propor nenhum enigma a quem contempla. A simplicidade queda-se silente, remetendo aos significados que, como dissemos, são elementares, visto fazerem parte do cotidiano dessas terras. Sendo assim, são quase sempre os mesmos, contudo não se debruçam sobre o tédio e uma parecença com o que pintou outrora.

Isso ocorre por meio de pinceladas um tanto “cheias” de tinta levada com naturalidade para o suporte e tal técnica conduz o artista a fazer pouco caso do uso da perspectiva, haja vista que o desenho só aparece quando da necessidade de separar os planos, que iniciam no chão e vão até o firmamento. Com efeito, há o esquecimento do rigor do desenho. Apenas para efeito de comparação e melhor esclarecimento do que quero dizer, muitos artistas naïf também fazem vasto uso dessa técnica de pintar, por exemplo, o gado no pasto, visto à distância, apenas com um pequeno volume de tinta, sem que a rês apareça em sua totalidade. De todo modo, não poderia ser delineada com os olhos, pois o lugar onde se encontra o pintor é deveras distante.

Ainda com relação ao paralelismo, constando cada um algo diferente no plano temático, proporciona-se deixar a tela em uma clara limpidez do transparente sol da região, assim também com uma

10 d omingo
Jornal de Fato

ausência de movimento, como se fosse uma fotografia em cores, captando o instantâneo, paralisada, tais como na tela “Bois dormindo”, que pertenceu a Zila Mamede. Podemos discorrer um pouco acerca do olhar do artista Thomé Filgueira, caudatário do Impressionismo. A maneira como o artista observa seu entorno intensifica- se por deter mais profundidade no seu espírito, pois a tela busca captar através de uma subjetividade o que está refletindo no seu íntimo, de forma intensa na medida em que busca manusear os pincéis de acordo com os primeiros impressionistas por meio de pinceladas um tanto curtas e revestidas de uma rapidez, revelando um domínio sobre o que quer pintar e a maneira como busca proceder determinada temática na tela.

A bem da verdade, o artista levou essa assertiva às últimas consequências, ao se distanciar da paisagem, colocando-se, parece, quase sempre em um lugar alto, que favorecia o que chamamos de distância. Ao se encontrar longe do objeto, faz com que adquira uma liberdade de retratar por meio de contornos imprecisos, apenas sugerindo, a casa, o gado, a chaminé e a árvore.

Não é necessário dizer da sua rejeição às convenções acadêmicas, presas à História da pintura ocidental. Não é preciso ir muito longe, nosso grande pintor Moura Rabello (1895-1979) adentrou pelo século XX, mas não largou o desenho e a pintura acadêmica. Malgrado isso, conseguiu se destacar como um dos pintores fundantes da arte da pintura no Rio Grande do Norte, tendo seu valor e seu lugar, não apenas como retratista, mas como um arguto artífice, dominando as técnicas de conseguir por meio do desenho acadêmico retratar como sua tradição fez desde o Renascimento.

Por fim, apenas como um modo de compreender como se organizaram as artes no estado, ousamos destacar Moura Rabello como antípoda de Thomé Filgueira, não no sentido de superior e ou inferior, haja vista que ambos são tardios em seus trabalhos, quero dizer da distância no tempo do Impressionismo e o Academicismo. Porém, os dois lograram êxito em beber de uma sempre água límpida do passado, coisa não muito difícil de encontrar na trajetória da arte. O que importa, no final das contas, é ser e não ser, distanciando-se do

estilo histórico a que deseja pertencer. Evitando imitar um pintor ou selecionar algum e engendrar algo que não passa de pura caricatura. Posso sugerir uma espécie de fenda que se abre em duas direções. Moura Rabello remete seu trabalho a uma corrente pictórica que serpenteava ao longo da História ocidental, com uma técnica cujas pinceladas vinham antes da mistura das cores na paleta, buscando um jeito que ao delinear na tela conseguisse representar de maneira realista. Por sua vez, Thomé Filgueira filiou-se a uma corrente de vanguarda que pulsou com grande energia estética no final do século IX, o Impressionismo (1860-1880), cuja proposta de formas e temas valorizava a emoção do artista, bem como a sensação que os objetos diante de si causavam, rejeitando as convenções consolidadas pelas formas de pintar acadêmicas.

Só posso dizer dessa encruzilhada como algo extremamente profícuo, na medida em que os contemporâneos podem adentrar por uma das duas rodagens, fazendo expressar sua capacidade diante dos mananciais, tanto de Thomé Filgueira, como de Moura Rabello. Como ambos produziram muita

Jornal de Fato

12 d omingo

coisa de qualidade, há lugar para todos se identificarem e darem uma solução de continuidade, podendo superar ou apenas receber a benéfica influência.

Esplendendo uma sempre atualidade do estilo cujo surgimento abre as inúmeras portas da arte moderna e vem a dizer que não é algo passageiro, com determinados tempo e lugar, assemelha-se, em certo sentido, com o Barroco, cujos pesquisadores o conduziram a compreender não como inerente ao século XVII, mas como invariante estilística que faz surgir seus vetores sempre que o espírito da época demanda e proporciona, vivificando e repetindo paradigmas que se encontram pressentes em outros estilos de época.

Com efeito, o pintor Thomé Filgueira não esqueceu a lição primeva desse agrupamento de artistas causadores de uma grande cisura na História da Arte, ou seja, retratar de maneira que o objeto contemplado não teime em querer buscar os procedimentos empregados nas escolas de fatura acadêmica, tais como o realismo. O que vai interessar é o que está se passando no íntimo do artista, e esse reflexo interior é o que, sem exatitude e precisão será traslado para a tela.

Podemos dizer de uma simplicidade no manuseio das pinceladas de maneira não premeditada, engendrando ausência de contornos ou também pode ser que os contornos sejam imprecisos, compondo por meio de texturas paisagem ou temas do dia a dia, cujo principal elemento contido na tela é luz que se derrama, sobretudo sobre nas distantes terras de engenhos com pequenas casas.

Valorizando a luz, congrega outro elemento como a textura, conseguida por meio de pinceladas

rápidas, vindo a demonstrar que o pintor tem pleno domínio na arte de pintar. Não interessando o conteúdo, mas a forma. Consabido é que a arte sempre foi uma forma no qual o artista por meio de artifícios técnicos (pinceladas, sombreamento, ressaltar os objetos ao ar livre), - aqui no caso de Thomé-, lograva êxito através de contornos imprecisos. Não interessa a vida que ocorre dentro das pequenas casas modestas que se avista ao passar de longe em alguma rodagem.

Sugere uma compreensão do significado de cada cor e suas tonalidades, isso não é difícil de encontrar, suficiente é o manuseio, só para restar em um exemplo: azul (água), ocre (terra firme), verde

(campos verdejantes de mata ou plantações, azul (céu).

O impressionismo foi a primeira grande ruptura com o realismo acadêmico que durante séculos fora a corrente pictórica tida como natural, permitindo as retratações das paisagens naturais, representações de santos e os retratos das classes dominantes. Essa forma do uso dos pincéis faz fronteira com a noção de ideologia, permitindo à pintura se inscrever como se fosse natural, basta dar uma olhada na arte do Renascimento até chegar em meados da segunda metade do século XIX.

Outra forma de representar que impactou as datas (terrenos) concernentes à pintura foi a invenção

Jornal de Fato

da fotografia, cuja linguagem faz com que o fotografado apresente uma perfeição da realidade, sem o uso de maiores procedimentos. Tendo como referência o pintor Cartier-Bresson (1908- 2004), podemos discorrer acerca dessa nova maneira que concorreu para o que estava chegando, ou seja, a renovação da arte no século XX, com suas inúmeras vanguardas e modos de representar não realista.

A fotografia veio para ficar, pois trazia em seu imo tanto uma retratação social, tais como o bulício das cidades que tomavam seu ethos, impregnadas das novas invenções que o ar do tempo proporcionou. Quero dizer com isso que a invenção da fotografia foi um catalizador de muitos fenômenos que o século XX gestara através do acúmulo de inúmeros procedimentos científicos, alimentação, locomoção etc. O que se pode dizer de um ponto para onde confluíram diversas novas formas de pensar ou representar. Assim, há duas formas de representação que necessariamente não precisam do uso de tantos meios para organizar obras de arte em telas. Esses dois campos de figuração, o cinema e a fotografia, puseram em xeque os meios de representação tais como a pintura, o desenho ou o afresco. Ora, sucedeu que essas novas formas inventadas no século XIX conduziram a uma nova reflexão acerca de si mesma.

Conquanto, eram muito mais eficazes na arte de representar comparando com o que fora desde sempre, haja vista sua rapidez e com possibilidades para produzir em série. Era uma espécie de mácula, pois desde muito o objeto de arte foi singular, resguardando uma individualidade constituída de uma aura de preciosidade e atri-

buindo aos que a detinham uma diferença das demais pessoas de uma sociedade ou classe.

Mas ainda podemos rememorar alguns pintores que as telas de Thomé parecem ter buscado ou, talvez, seja coincidência, tais como as paisagens de Alberto da Veiga Guignar ou o paisagista Frans Post. Com relação aos impressionistas que formavam uma espécie de agrupamento, podemos citar: Edouard Manet, Edgar Degas, Auguste Renoir, Alfred Sisley e Camille Pissarro.

Bem claro que Thomé Filgueira permaneceu cúmplice de uma técnica de retratar as paisagens dos plácidos vales das terras por onde andou: Açu e Ceará-Mirim. Apenas manuseando um detalhe ou outro, tendo dois paradigmas: as marinhas e os engenhos ou fazendas.

Contornos imprecisos, sem a nitidez da pintura realista, sem o detalhe que faz as cores acompanharem um eventual desenho, sem o cuidadoso contorno da pintura acadêmica querendo ser cópia ipsis literis do objeto que deseja enquadrar ou convocar para ser uma singularidade estética que os olhos não vão se fartar da contemplação.

A vasta obra de Thomé é extremamente uniforme, pois manteve-

se com a mesma qualidade, sem oscilar entre altos e baixos, como sucede acontecer com muitos artistas visuais. O significante pouco ousa cambiar seus diletos temas, assim como o significado de alguém que mira uma pausa de longe. Esse lugar inventado pelo artista parece trazer em sua eventual interpretação semântica um sujeito que busca a solidão do alto de uma colina ou de uma distante serra.

Enfim, o Impressionismo é o anúncio da renovação da arte no século XX. Para nós, Thomé Filgueira, junto com Dorian Gray e Newton Navarro, insculpe seus trabalhos plenos de uma imensa energia estética, não parece à toa que todos três tenham produzido obras de grande qualidade, acrescentando à História da Artes Visuais do Rio Grande do Norte um desafio para os vindouros. Cremos que será bem difícil se igualar ou ultrapassar essas três contribuições. Os três artistas aplainaram a pradaria onde o plantio da arte deve ser feito, outorgando soluções de continuidade que tragam consigo o selo da originalidade. Mais digno de ser escolhido é o bom nome do que as muitas riquezas; e a graça é melhor do que a riqueza e o ouro (Provérbios, 22:1).

Jornal de Fato

14 d omingo

ARTIgO De OPINIãO

Serenidade e paz

A RTUR L EITE

Expositor Espírita

prea838998@gmail.com

“Não vim trazer a paz, mas a espada.”

Jesus (Mateus; 10, 34).

Quando aflições dilacerantes sitiam o coração, colocando em desalinho, principalmente, os sentimentos afetivos, o descontrole das emoções provoca rudes tormentos íntimos. A alma, assim sitiada, jugulada por todas essas dificuldades, busca desesperadamente encontrar uma saída, e a primeira atitude é clamar por paz, esquecendo que todo efeito tem uma causa.

O conceito de paz, entre os homens, desde um pretérito longínquo, tem encontrado dificuldades de entendimento. Muitos ainda não conseguem entender que ter paz é diferente de conquistá-la; ter paz pode ser um estado passageiro. Haver atingindo garantias exteriores, deixando o corpo e a mente vegetar na ociosidade, fugindo dos movimentos que a vida necessita para manter seu dinamismo, sendo servidos de tudo quando deseja, mas que em qualquer instante diante de um diminuto acontecimento, como vapor, a paz se dissipa pelo ar.

Enquanto que a conquista demanda tempo, é um processo que envolve esforço e dedicação para alcançar um estado de bem-estar mais profundo e duradouro. Mesmo que tudo venha ruir, o Ser que conquistou a Paz se mantém sereno e confiante no seu poder de superação e devotamento ao próximo. No início da virtuosa conquista ele passa a ser pacífico; evoluindo, chegando à conquista mais robusta, atinge o patamar de um pacificador. Entre muitos, podemos citar o exemplo de Mahatma Gandhi que foi um

líder pacifista indiano. Entre muitas frases inspiradoras destaco: “Não há caminho para a paz, a paz é o caminho.” “Se um único homem atingir a plenitude do amor, neutralizará o ódio de milhões.”

Paz não é ausência de conflitos.

“Conta-se que certa vez, houve um concurso de pintura e o primeiro lugar seria dado ao quadro que melhor representasse a paz. Três foram os finalistas.

Um retratava uma imensa pastagem, com lindas flores e borboletas que bailavam no ar, acariciadas por uma brisa suave. O segundo mostrava pássaros a voar sob nuvens brancas, em meio ao azul anil do céu. O terceiro mostrava um grande rochedo sendo açoitado pela violência das ondas do mar, em meio a uma tempestade estrondosa e cheia de relâmpagos.

Para surpresa dos finalistas, o escolhido foi o terceiro quadro, o que retratava a violência das ondas contra o rochedo.

Inconformados com a escolha, os dois pintores questionaram o juiz que deu o voto de desempate:

- Como este quadro tão violento pode representar a paz, sr. Juiz?

E o juiz, com serenidade, disse:

- Observaram que, em meio à violência das ondas e à tempestade, há numa das fendas do rochedo, um passarinho com seus filhotes dormindo tranquilamente?

E os pintores, sem entender, responderam: Sim, mas...

Antes que eles concluíssem a frase, o juiz ponderou:

- Caros amigos, a verdadeira paz é aquela que, mesmo nos momentos mais difíceis, nos permite repousar tranquilos.”

A consciência é um refúgio seguro, quando nada tem que reprovar sua conduta. E também pode acontecer o contrário: tudo à volta pode estar tranquilo e a consciência arder em chamas.

A consciência, portanto, é o mais justo e respeitável tribunal, do qual ninguém consegue fugir, porque seu gabinete está no âmago de cada Ser.

É ela que dará possibilidades de o homem permanecer em harmonia íntima, mesmo que tudo à volta ameace desmoronar, ou acuse sinais de perigo solicitando correção.

Por ser a terra um planeta de prova e expiações, segundo a Doutrina Espírita, não é de agora que o mundo atravessa um mar de conflitos; hoje há em curso algumas guerras entre nações que ameaçam o equilíbrio do universo. Mas cada Ser tem a possibilidade de contribuir para seu melhoramento. Como diz o cancioneiro: “a paz do mundo começa em mim.”

“A lei natural é a lei de Deus. É a única verdadeira para a felicidade do homem. Indica-lhe o que deve fazer ou deixar de fazer e ele só é infeliz quando dela se afasta.” (item 614 do Livro dos Espíritos).

A disciplina e humildade, amor e renúncia devem pavimentar as sendas a serem percorridas pelo homem de bem. Mesmo quando mal entendido continua servindo sem restrição; faz brilhar a luz sobre as trevas, o bem sobre o mal.

Portanto, quando o homem entender a pedagogia simbólica da espada, brilhará o sol de sua lucidez, e passa a entender de que somente por meio do esforço íntimo haverá a verdadeira mudança. Compreenderá as Divinas lições, as quais permanecem atuais, a fim de que, meditando sobre seu pretérito, superando antiga insensatez, venha despertar o Coração para o bom combate, em que combaterá os inimigos que maculava a paz, ocultos em seu próprio “eu”, em forma de orgulho e intemperança, egoísmo e animalidade, consumindo-se ao preço de sua própria consagração à felicidade dos outros, única estrada suscetível de ser conduzido ao império definitivo da Divina Luz.

“Felizes os que promovem a Paz, porque serão chamados filhos de Deus.”

Jesus (Mateus; 5, 9).

Jornal de Fato

Jornal de Fato

Chocolate Quente

IngredIentes

1 xícara (chá) de Leite Líquido NINHo® Forti+ Integral

2 colheres (sopa) de Chocolate em Pó 50% NesTLÉ® doIs FRades®

2 colheres (sopa) de açúcar

1 caixinha de NesTLÉ® Creme de Leite

modo de preparo

em uma panela, misture todos os ingredientes fora do fogo até que fiquem homogêneos.

Leve ao fogo baixo, mexendo, até que levante fervura. em seguida, sirva em 2 canecas e, se preferir, decore polvilhando

mais um pouco de Chocolate em Pó 50% NesTLÉ doIs FRades ou uma pitada de canela em pó.

Tempo de preparo: 5 min

Rende: 2 porções

Fonte: Receitas Nestlé

Televisão

Jornal de Fato • sábado, 28 de junho de 2025

História sem fim

>> Walcyr Carrasco cria uma nova saga para Candinho em “Êta Mundo Melhor!”

@jornaldefato /jornaldefatorn @defato_rn

Seriais

Destaques das séries e conteúdo “on demand”

Mundo inédito

por Geraldo Bessa

Teste humano

> Um grande sucesso da Netflix está de volta. Na terceira e última temporada de "Round 6", Seong Gi-hun (Lee Jung-jae) precisa lidar com os resultados de sua rebelião fracassada, com a morte de Jung-bae (Lee Seo-hwan) e com o fato de que agora está à mercê de Hwang In-ho (Lee Byung-hun). Junto com os participantes sobreviventes, Gi-hun precisa enfrentar não só os testes mais mortais que o jogo já preparou, mas também inimigos perigosos que estão conscientes de suas intenções de acabar com a competição.

Além da comida (Disney+, ter, dia 30) a premiada série " o u rso" retorna com sua 4ª temporada ao d isney+. e m 10 episódios, a nova temporada marca uma fase de transição para os personagens, após os momentos intensos e decisivos do terceiro ano, que encerrou com pressões financeiras, relações abaladas e a promessa de mudanças definitivas. o chef Carmy b erzatto ( j eremy allen White) tenta manter o equilíbrio entre a alta gastronomia e a pressão do cotidiano, enquanto lida com suas inseguranças pessoais e as expectativas do restaurante recém-inaugurado. sydney ( ayo edebiri) se vê diante de uma decisão que pode mudar sua carreira, enquanto Richie ( e bon Moss- b achrach) enfrenta dilemas sobre seu papel no negócio e na vida.

Fogo alto (Apple TV+, ter, dia 1)

Inspirada em fatos reais e no aclamado podcast "Firebug", da Truth. media, a série "Cortina de Fumaça" mergulha no sombrio mundo dos incêndios criminosos que aterrorizaram o sul da Califórnia por uma década. a trama acompanha a detetive obstinada Michelle ( j urnee s mollett) e o enigmático investigador de incêndios j ohn Leonard o rr (Taron e gerton), enquanto desvendam uma série de incêndios mortais que deixaram um rastro de destruição e quatro vítimas fatais. Conforme a investigação avança, os protagonistas enfrentam não apenas os desafios de capturar um incendiário em série, mas também confrontam seus próprios demônios pessoais.

Poder jovem (Disney+, qua, dia 2) "Coração de Ferro" é a nova série do u niverso Cinematográfico Marvel e conta a história de Riri Williams ( d ominique Thorne), uma jovem afroamericana de dezenove anos e inventora que estuda no aclamado MIT. s endo uma cientista à frente de seu tempo, após criar uma máquina capaz de detectar o raro e poderoso metal Vibranium, ela mesma desenvolve uma armadura parecida com a do h omem de Ferro. d epois de dominar tal mecânica, ela ganha confiança e ambição para retornar a sua cidadenatal, Chicago, onde ela conhece o misterioso Parker Robbins ( a nthony Ramos), o que a coloca em um perigoso dilema entre a tecnologia e a magia. a série se passa após os eventos de "Pantera n egra: Wakanda para s empre".

da mente (Max, qui, dia 3) em "Criatura Voraz", uma psicóloga clarividente chamada Cynthia tem habilidades psíquicas especiais que a permitem entrar no subconsciente de seus pacientes. ao examinar fisicamente os traumas mais profundos dos pacientes, Cynthia consegue ajudá-los a curar essas feridas, enviando-os para dentro de suas mentes reprimidas. um dia, uma jovem garota bastante perturbada bate na porta de sua casa, onde também reside seu consultório psiquiátrico, implorando para que a doutora livre-a de uma força parasita que a persegue há anos. agora, para salvar a menina e parar o monstro maligno, Cynthia e sua filha jordan precisam confrontar seus próprios demônios. no elenco, ashley Greene Khoury, shawn ashmore e Christina beth hughes.

Crimes escondidos (Prime, sex, dia 4)

em "Contagem Regressiva", um assassinato cometido em plena luz do dia desencadeia uma investigação que coloca toda uma cidade em risco. Quando um agente do departamento de segurança Interna é morto de forma brutal, o experiente detetive Mark Meachum (jensen ackles), do departamento de Polícia de Los angeles, é convocado para integrar uma força-tarefa secreta formada por agentes de diferentes áreas da lei. o objetivo inicial era simples: encontrar o assassino. no entanto, a equipe logo descobre que o crime é apenas a ponta do iceberg de uma conspiração muito mais profunda e perigosa.

Dentro

principal / Walcyr Carrasco cria

uma nova saga para Candinho em “Êta Mundo Melhor!”

História sem fim

Alguns universos são tão amplos que se tornam fontes quase inesgotáveis de histórias para contar. É o caso do mundo criado em torno de Candinho, papel de Sérgio Guizé em “Êta Mundo Bom!”, que retorna em “Êta Mundo Melhor!”, próxima novela das seis, assinada também por Walcyr Carrasco. A nova trama parte do desfecho do enredo exibido em 2016 e traz novos desafios a personagens já conhecidos do público. Ao mesmo tempo, ganha outros nomes no elenco, núcleos diferentes e histórias inéditas. “‘Êta Mundo Melhor!’ vem com uma história totalmente nova, apesar de ter os mesmos personagens e o mesmo tom caipira. Tem novidades com a entrada de um núcleo infantil, no orfanato, onde está escondido e perdido o filho de Candinho, além de outros personagens. A novela não é exatamente uma continuação de‘Êta Mundo Bom’. É uma nova história, que se espelha na anterior. É uma novela de amor, de coração, de emoção”, valoriza Walcyr, que escreve o folhetim ao lado de Mauro Wilson.

“Êta Mundo Melhor!” tem como fio condutor a saga de Candinho, que vive na capital paulista, na mansão da mãe, Anastácia, a quem procurou durante toda a novela anterior. Apesar da riqueza que o cerca, ele enfrentará uma nova busca, em torno da qual a trama vai girar, pelo filho perdido, Junior/Samir, de Davi Malizia. A criança é mais uma vítima das crueldades do vilão Ernesto, vivido por Eriberto Leão, que ressurge e mostra suas garras em novos planos ardilosos. “Dez anos depois, eu me sinto mais preparado, com mais bagagem, e estou mais feliz para poder aproveitar da melhor forma esse personagem. As novas aventuras do Candinho, que são muitas, têm um novo elenco afiadíssimo. Tem uma passagem de tempo muito interessante e uma nova direção”, vibra Guizé.

A nova novela também ganha um novo casal principal. Com a morte de Filomena, que foi vivida por Débora Nascimento em “Êta Mundo Melhor!”, Candinho se envolve com Dita, vivida novamente por Jeniffer Nasci-

mento. Os dois se reencontram em São Paulo. Manoela, de Dhu Moraes, percebe o comportamento do caipira com a sobrinha e já adianta que a vida dos dois juntos não será nada fácil. “Dita é minha primeira protagonista em novela. Um grande presente e uma grande surpresa. Eu defino esse momento como resultado de muito esforço, trabalho e dedicação. Nunca imaginei que o protagonismo viria de uma personagem que eu já vivi anteriormente”, afirma Jeniffer.

A direção artística de “Êta Mundo Melhor!” conta com o olhar apurado de Amora Mautner, que irá dar sequência ao trabalho de Jorge Fer-

nando, responsável pela direção de “Êta Mundo Bom!” e faleceu em 2019. Amora, que já assinou outras obras de Walcyr Carrasco, pretende se inspirar na antiga novela, mas promete imprimir um toque pessoal ao folhetim inédito. “O que se mantém nessa novela são alguns personagens e atores, além do tom, que não podia ficar diferente do tom que foi construído lá atrás. Acho que dei muita sorte. É uma herança do grande Jorge Fernando, um diretor maravilhoso. Com relação à linguagem, é diferente. Vamos dizer que a dessa novela será menos de câmera e mais de teatro”, diferencia a diretora.

close / Ingrid Gaigher estreia em novelas como a Lucimar, de “Vale Tudo”

Outro patamar

Ingrid Gaigher, que integra o elenco de “Vale Tudo”, conta com uma carreira longa no teatro musical ao longo dos últimos anos. Ao ser escalada para o remake da obra de Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères, a atriz não esperava apenas estrear no clássico formato das novelas, mas também ganhar uma nova forma de se identificar com o público através da faxineira Lucimar. “Queria me conectar com mais pessoas do Brasil. A gente sabe como o alcance de uma novela é enorme. É muito legal ver meu trabalho chegando em mais gente”, explica.

Na história das nove, Lucimar é mãe de Jorginho, papel de Rafael Fuchs, fruto da sua breve união com Vasco, de Thiago Martins. É uma faxineira extraordinária, que limpa a casa de quase todos os moradores da vila em Vila Isabel onde vivem Aldeíde e Consuelo, interpretadas por Karine Teles e Belize Pombal, além de fazer alguns bicos no bar do Poliana, de Matheus Nachtergaele. Sincera até demais, ela sempre fala o que pensa, doa a quem doer. “Ela é bem bo-

cuda, né? Ela fala o que os outros pensam, mas não têm coragem para falar. Acho que ela reproduz um pouco do que o público pensa. Ela não é inconveniente e é bastante ética. Mas fala tudo mesmo”, defende.

Como muitas mães brasileiras, Lucimar não conta com o pai do menino, quase é uma figura quase decorativa na criação dele. Nos últimos capítulos, a personagem tem brigado na Justiça para garantir os direitos do filho. Inclusive, a procura pelo aplicativo da Defensoria Pública do Rio de Janeiro bateu um recorde de acessos após ser exibida uma cena sobre pensão alimentícia na novela. “Estamos falando de mães solo. É uma parcela gigantesca da população. Tenho conversado com muitas mães solo para entender mais desse universo”, aponta.

Formada em balé clássico, Ingrid se encontrou como atriz. Ela se formou na Casa das Artes de Laranjeiras, no Rio de Janeiro, e trilhou um longo caminho no teatro musical. A trama de “Vale Tudo” marca a estreia de Ingrid nos folhetins. “Quando soube que tinha passado para a novela, eu

gritei e chorei muito. É uma honra participar de um projeto desse tamanho. É um

clássico que passa por gerações. Todos os brasileiros se identificam”, valoriza.

ponto de vista / Com guinada para o entretenimento, “Saia Justa”cresce em audiência e faturamento ao apostar na falta de debate e assunto banais

Conversa fora

No ar há exatos 23 anos, o “Saia Justa” é um programa que precisa de movimento. O formato pode até não mudar muito, afinal é, basicamente, um debate feminino sobre os mais diversos temas. No entanto, por orbitar no universo das ideias e opiniões, a renovação das vozes está na ordem do dia ou a produção corre o sério risco de andar em círculos. Engessar um de seus programas de maior repercussão é o grande medo da direção do GNT. Por isso, mais uma renovação se fez necessária na dinâmica do programa, que acaba de ganhar duas novas debatedoras Erika Januza e Juliette. A atriz e a vencedora da edição 2021 do “Big Brother Brasil” se juntam a Bela Gil, que está no sofá desde 2023, e Eliana, âncora que fez sua estreia no programa na temporada passada. Já esperada, a permanência de Eliana à frente da produção é algo que diz muito sobre as prioridades do GNT e sua atual programação, onde audiência e faturamento estão acima de qualquer aprofundamento ou prestígio.

A primeira fase do “Saia Justa” teve duração de 10

anos com a mediação da jornalista Mônica Waldvogel, que dividiu o sofá com nomes como Fernanda Young, Marina Lima, Rita Lee e Marcia Tiburi. Quando resolveu sair da produção, Mônica foi substituída por outra jornalista, Astrid Fontenelle, que foi âncora do programa por 11 anos e teve ao seu lado figuras como Larissa Luz, Mônica Martelli, Taís Araújo e Pitty. Sempre privilegiando diferentes origens e vivências, o grande trunfo do “Saia

Justa” era incentivar as vozes dissonantes, onde mulheres podem e devem discordar uma das outras sem parecer falta de sororidade, o que afastava o programa de uma simples conversa de comadres. Acontece que, com a entrada de Eliana, a produção naturalmente tomou um caminho mais superficial e próximo do entretenimento. Com isso, pautas e temas ficaram mais leves e o programa tem ficado cada vez mais chapa branca.

A audiência dessa fase mais branda respondeu positivamente – apostar no simplório sempre dá certo. Além disso, o nome de Eliana ajudou o programa não apenas a se manter como o maior faturamento do canal pago, mas também a conquistar grandes marcas como patrocinadores. A entrada de Juliette, com seus milhões de seguidores nas redes sociais e alto apelo popular, só reforça que o GNT escolheu para o “Saia Justa” o caminho fácil do sucesso, mesmo que isso signifique cair no discurso óbvio e nas conversas sem profundidade. Do quarteto atual, a única que parece ter algo realmente original e relevante para dizer é Januza, presença realista e espirituosa que conecta o programa aos seus anos mais relevantes.

resumo das novelas

s egunda - e rnesto sequestra j unior, filho de Candinho, e ele se desespera. e rnesto descobre que Filó morreu no incêndio e deixa o bebê com roceiros. Candinho afirma a Celso que encontrará seu filho. e stela cuida de a nabela. n a estrada, Candinho cruza com os roceiros d amião e j acira e acredita ter ouvido um choro de criança, mas s abiá o distrai. j acira e d amião dão o bebê de Candinho para a cigana Carmem. Carmem entrega o bebê a Zulma. Candinho se desespera por não encontrar seu filho.

segunda - jaques desconfia da intenção de abel ao contratar Rebeca e dispensar Ricardo no caso de Vanderson. alan mantém a detenção de Marlon e adriano. Ryan deixa a prisão com Yuri. Kami espera por Marlon na festa junina. jaques afirma que abel não confia mais em Ricardo. nina observa Filipa com sofia. Lucas beija dara. Filipa decide fazer uma festa de boas-vindas para nina. Tânia confronta jaques por contratar Vanderson para segui-la. Ryan surge no meio da festa junina, e todos se surpreendem. Kami tenta falar com Marlon. Fabiana pede que Ryan limpe o salão. Lucas encontra Ryan. Kami pede para conversar com Ryan.

segunda - afonso convida Maria de Fátima para ficar uns dias em sua casa. Maria de Fátima manda Marco aurélio cancelar a demissão de César. Leila demonstra insatisfação com a presença de Maria de Fátima na casa de Marco aurélio. Renato comunica a bartolomeu que o cliente deseja que o jornalista assuma a campanha da sua marca. h eleninha fica empolgada com a ideia de ir para Roma fazer uma exposição ao saber que Ivan a acompanharia como diretor da nova unidade da TCa na cidade. Raquel diz a Laudelino que pretende conseguir o dinheiro necessário para comprar a Paladar. andré flagra Fernanda com Tiago.

segunda - Tonico conta a Gabriel que já foi abandonado no altar. Isadora e Manu pressionam elisa para que revele a verdade sobre a bússola a anna. Cristina mostra uma nova música para dalete, que promete apresentá-la à sua afilhada, a cantora ana Castela. e lisa cai e, de forma suspeita, finge ter perdido a memória. Lavínia organiza uma operação de resgate para encontrar Paulo e envia dois helicópteros da família para a região de Peruaçu, Minas Gerais.

Terça – Candinho descobre que o bebê foi entregue a Carmem e a procura, com a ajuda de Celso e s abiá. Zulma afirma a Zenaide que o bebê de Candinho é sua mina de ouro. a nastácia morre com a notícia do desaparecimento do neto. Passagem de alguns dias. Celso fica indignado com o testamento de a nastácia. e stela leva a nabela ao hospital. Zulma aplica golpes com o bebê. Celso visita s andra no reformatório. d ita recebe a notícia da morte de Filó e vai a s ão Paulo buscar mais informações. Celso vê Zulma com um bebê na igreja.

Terça - Kami afirma a Ryan que não quer se reaproximar dele. Rosa se surpreende com a defesa que jaques faz de Vanderson. jaques provoca sofia, e Leo o ataca. samuel aprova a atitude de Leo. nina disfarça sua ligação com deco. Leo encontra um novo poema de samuel e o questiona sobre seus sentimentos. Rosa pede que abel e jaques parem de brigar. davi promove uma festa na casa de ayla e Gisele, sem o consentimento do casal. Marlon e adriano são liberados da detenção. jaques propõe que danilo seja o motorista de Rosa. dedé conta a Marlon que conheceu Ryan. Leo confessa a stephany que acredita que samuel goste dela.

Terça – Maria de Fátima aconselha Raquel a esquecer Ivan. e ugênio acredita na mentira contada por Marina a mando de Maria de Fátima e alerta afonso sobre a suposta ameaça sofrida por sua namorada. o dete propõe executar o projeto de afonso para a TCa , caso o filho se mude para Paris. solange e sardinha pedem para Mário sérgio deixar a casa. eugênio cede ao pedido de Maria de Fátima para deixá-la sozinha com afonso. Renato demite Mário sérgio. afonso se surpreende com a resposta negativa de Maria de Fátima, ao convidála para morar com ele em Paris.

Quarta – Zulma despista Celso, que afirma s andra que encontrou o bebê de Candinho. d é roubada durante a viagem para s ão Paulo. dos Porcos chora ao constatar que Mafalda deixou. Quinzinho recebe uma carta de Medéia e Cunegundes se desespera. e stela fica nervosa ao receber flores. d ita chega ao cemitério para confirmar a morte de Filó e acaba se assustando com Candinho e Policarpo. Celso procura ma.

Terça – durante uma ligação com Lavínia, o comandante do helicóptero avista um acampamento com fumaça em Peruaçu, mas não há sinal de Paulo. anna marca a localização no mapa. norma proíbe anna de se aproximar de Lavínia. Lavínia se emociona ao tentar explicar que só queria ajudar no resgate, e anna, comovida, reconhece o gesto. Flora aborda Lavínia e a confronta, perguntando até quando ela vai fingir ser amiga de anna. Mais tarde, Lavínia revela a norma que deseja continuar as buscas por Paulo.

Quarta - abel confronta jaques sobre o proces so movido por Vanderson. n ina conversa sobre comportamento de Filipa. Lúcio rouba danilo, pede ajuda a Marlon. Filipa acompanha Rosa consulta com Letícia. d eco ameaça n ina. a confessa para Rebeca que registrou sofia sabendo que não era seu pai biológico, e jaques grava o poimento do irmão. danilo comenta com Pam pensa em aceitar a proposta de jaques. Leo e muel seguem Vanderson, e acabam discutindo. Marlon leva dedé para encontrar Ryan. dedé cha ma Marlon de pai na frente de Ryan.

Quarta – César repreende Maria de Fátima ter recusado a proposta de afonso. o dete diz afonso que Maria de Fátima está esperando outro tipo de pedido de casamento. Maria de Fátima incrédula ao ser pedida em casamento por afonso. Poliana diz a Pascoal que Gilda está interessada nele. Maria de Fátima sugere a Raquel que faça jantar para conhecer afonso. Ivan cede sua casa Luciano, enquanto ele estiver em Roma com leninha. Raquel sustenta as mentiras que Maria Fátima conta a afonso sobre sua família. afonso vê uma foto de Rubinho e Raquel tirada no evento de Paraty.

Quarta – norma fica obcecada em encontrar mapa de anna com pistas sobre Paulo. na caverna, s afira provoca Lavínia e afirma que ela perdeu foco original com anna. Pressionada, Lavínia alega que fingiu ser amiga e que Paulo não será resgata do. s em saber, anna ouve tudo e fica magoada. e lisa, por sua vez, revela que mentiu para anna mando de Lavínia. Moisés volta a trocar de quarto com senor, desta vez sem permissão de norma.

afirma a d ita

Paulo. Zé Mafalda o Medéia nervosa para assustando Zul -

Quinta – Celso faz um acordo com Zulma para esconder o bebê de Candinho. Cunegundes garante a Quinzinho que não irá aturar os desaforos de Medéia. Candinho conhece a sdrúbal. Cunegundes planeja ficar com o bebê de Filó para arrancar dinheiro de Candinho. Celso visita s andra e afirma que dará um jeito de afastar e rnesto. e rnesto vai ao encontro de Tamires. Maria se irrita com a demora de Celso. Margarida acolhe d ita em sua pensão. Zulma fantasia sobre a origem do bebê. d ita encontra Candinho.

processobre o que Rosa à a bel sabendo deque sadiscutindo. cha-

Quinta - Marlon reforça com dedé que é seu tio. Ryan agradece a ajuda de Marlon. danilo pede para ser contratado novamente por abel, como motorista de Rosa. Ryan corta o cabelo de d edé, e Fabiana se preocupa com a reação de Kami. nina aceita ir à praia com Rosa e danilo, e Filipa se surpreende. Kami repreende Ryan por cortar o cabelo de d edé. ayla apoia d avi junto a s amuel. adriano decide filmar mais uma ocorrência policial, e Marlon não gosta. nina furta um item na praia, e danilo a ajuda. Filipa e n ina discutem. d avi sai com Letty e Thelma, e acaba as levando para a mansão dos boaz.

Quinta – Raquel fica constrangida por mentir a afonso sobre Rubinho. odete ajuda Maria de Fátima a se sentir mais valorizada em sua família. César ameaça Maria de Fátima, prometendo contar a afonso sobre a parceria do casal. Maria de Fátima pede a Marco aurélio que transfira César para a TCa em Paris. odete deixa claro para Maria de Fátima que seu casamento com afonso será feito com acordo pré-nupcial. Marco aurélio comunica a Ivan a relação dos funcionários que irão com ele para Paris, e, entre eles, está o de César Ribeiro.

s exta – Candinho conta para d ita e Margarida sobre a morte de Filó e o desaparecimento do bebê. a raújo acusa Celso de lhe propor um negócio escuso. Zé dos Porcos afirma que jamais se casará novamente. Medéia chega à casa de Quinzinho e Cunegundes. o lga comenta com a raújo sobre a internação do filho. e stela se preocupa ao ver a urora com dores. Tamires desconfia de e rnesto. d ita pensa em deixar Quincas. s abiá encontra uma pista do bebê. d ita e Manoela seguem para s ão Paulo. Candinho acredita ter achado o filho.

sexta - davi pede que Letty e Thelma fiquem em silêncio para não serem percebidas na mansão. Leo vê n ina se tatuando. Kami confronta Marlon por conta do corte de cabelo de dedé. Patrícia agride Vanderson, e Ricardo gosta. Filipa sugere que nina lhe faça uma tatuagem. samuel revela a abel que descobriu que Patrícia é irmã de Ricardo. Rebeca anuncia que a audiência sobre a paternidade de sofia foi marcada. abel pede que samuel descubra se j aques desvia dinheiro da b oaz. d anilo passa informações da mansão para jaques. Kami recebe uma carta de Ryan. Vanderson conhece sofia.

s ábado – Cunegundes diz a Candinho que precisa receber a herança de Filó. d ita fica magoada com Quincas. Zenaide avisa que não há mais mantimentos. Zulma leva outra criança para aplicar golpes. Margarida gosta dos galanteios de a sdrúbal. s elma ameaça s andra. e stela vê a urora com dores. Tamires desconfia de e rnesto. d ita e Manoela vão para s ão Paulo. Candinho acredita ter encontrado seu filho.

sábado - Leo pede que Vanderson se afaste de sofia. abel e sofia fazem o teste de dna sofia diz a Leo que está com medo de ir para a escola, e pede para ficar com Rosa. Filipa sugere que s ofia faça terapia, e pede que danilo a leve. danilo alerta jaques sobre a movimentação na mansão. niina confronta danilo sobre Filipa. abel faz uma proposta para Vanderson na frente de j aques. Marlon pede que adriano não o filme. nina conversa com denise sobre Filipa. Filipa recebe as amigas de nina na mansão, e se preocupa com o sumiço da filha. d edé vai com Kami visitar Ryan no salão. d anilo ajuda Filipa a procurar por nina. por diz a outro fica fonso. interessada faça um casa a h eMaria de fonso evento

sexta – Ivan omite para Mário sérgio que conhece César. b artolomeu aconselha Ivan a focar no trabalho e na viagem. Ivan diz a Raquel que ela se arrependerá muito por cada acusação que fez a ele. Cecília se oferece para ajudar Celina a se desvencilhar da dependência financeira de o dete. Tiago avisa a Fernanda que precisa conversar com andré. Marco aurélio contrata Mário sérgio como diretor da TCa . Ivan nota a fragilidade de Freitas e o convida para sair, descobrindo que Marco aurélio conseguiu a mala de um milhão de dólares de volta. Ivan afirma a Raquel que Maria de Fátima pegou os dólares e devolveu para Marco aurélio.

sábado – Poliana fica preocupado com o estado de Raquel. Gilda reconhece o lavo e conta a Pascoal que o responsável por seu atropelamento estava na piscina da hípica com César. heleninha e Ivan perdem o voo para Roma. após enfrentar Marco aurélio, aldeíde pede demissão. Poliana fica nervoso no dia do casamento de aldeíde. aldeíde e Laudelino se casam e vão para Portugal. Pascoal e Gilda veem Maria de Fátima com César.

encontrar o caverna, perdeu o alega resgatamagoada. nna a quarto orma.

Quinta – Lavínia tenta convencer anna de que agiu por amizade, mas Manu e Isadora desconfiam sobre o que realmente motivou a briga entre as duas. shirley e Wanda entregam a Felipe um relatório decisivo sobre Perebadá. enquanto isso, senor discute com Lucas e b inho se alguém o viu trocando de quarto com Moisés. Pilar testemunha anna machucando Isadora e Lavínia. Moisés pede ajuda a Thomas sobre as trocas no quarto, mas Thomas acaba revelando tudo a d alete. Com o coração partido e decepcionada com todos, anna se isola, trancando-se dentro da caverna.

s exta – Felipe inicia sessões de terapia com Wanda, que também é psicóloga. n orma ordena que elisa minta sobre o paradeiro de anna, dizendo que ela não desapareceu. dentro da caverna, anna lança no lago o carimbo que é a única chave para sair, e Moleza tenta recuperá-lo em vão. Cansado, Goma decide interromper sua busca pelo “doce perfeito”. anna recebe uma maçã oferecida por safira, mas recusa, desconfiada das intenções da cobra. Cristina é chamada para uma reunião com produtores da gravadora, que querem apostar em seu talento.

cinco perGuntas / Antônio Fagundes celebra mensagem de esperança de “A Viagem”

Outras vidas

Todas as novelas têm um fim. Alguns personagens, entretanto, permanecem na vida de seus intérpretes. É essa a relação de Antonio Fagundes com o advogado Otávio Jordão, protagonista de “A Viagem”. Com a terceira reprise da novela na tevê aberta, o ator volta a perceber a curiosidade e o carinho do público em torno de um de seus personagens mais marcantes. “Eu fico muito impressionado com a longevidade e a popularidade dessa trama. É uma felicidade saber que ‘A Viagem’ foi a novela escolhida para ser reprisada em comemoração aos 60 anos da Globo. É, de fato, uma obra icônica”, valoriza.

Natural do Rio de Janeiro, Fagundes é do tipo que trata a profissão de ator sem muitos floreios. A visão por vezes pragmática é responsável pela aura de profissionalismo que se criou em torno dele. “Sou pontual, dedicado e decoro texto com muita facilidade. Não sei ser diferente”, garante. Com passagem pela extinta Tupi – onde estreou em “Nenhum Homem é Deus”, de 1969 –, foi na Globo que Fagundes conquistou boa parte dos grandes papéis de sua carreira, em produções como

“Carga Pesada”, “O Dono do Mundo”, “O Rei do Gado”, “Renascer” e, mais recentemente, em “Amor à Vida” e “Bom Sucesso”. Em 2022, o vínculo de exclusividade com a emissora chegou ao fim depois de mais de quatro décadas. “São as novas políticas da casa. E, no fundo, é uma tática boa para todo mundo. Essa movimentação dos atores em torno dos próprios desejos é muito interessante”, avalia o ator que, no momento, se dedica ao teatro ao lado de Christiane Torloni, seu par romântico em “A Viagem”.

P – “A Viagem” é uma das novelas mais reprisadas do catálogo da Globo. Como é a repercussão a cada nova exibição da trama?

de igualdade com o original, dos anos 1970.

P – Você tinha alguma relação com o kardecismo antes de “A Viagem”?

R – Não. Fui escalado para a novela sem saber muita coisa sobre o tema. Mas, naturalmente, comecei a me informar e me preparar. Li a obra do Kardec e troquei ideias com alguns colegas que já tinham conhecimento do assunto. Entrar em contato com essa doutrina – que não é uma religião – mudou minha vida.

P – Em que sentido?

R – É sempre uma festa. “A Viagem” tem sido marcante ao longo de todos esses 30 anos. As pessoas, mesmo aquelas que já viram a novela, voltam a rever. Então é um marco, digamos, na história da teledramaturgia, por causa dessa alegria que as pessoas têm cada vez que ela volta. E esse sentimento passa para nós, que tivemos o prazer de fazer.

P – Por que você acha que a obra mexe tanto com o público?

R – A história é muito envolvente e leva conforto e esperança ao telespectador ao abordar de forma tão bonita a doutrina kardecista. Não é tão comum, mas é um caso onde o remake consegue estar em pé

R – São reflexões filosóficas muito reconfortantes, de uma beleza realmente fabulosa. Não é à toa que a novela emociona mesmo quem não segue a doutrina, porque dá esperanças de que a vida continua, de que se pode encontrar com os entes queridos depois. Isso é uma mensagem que a novela passa e que eu acho que pode ser importante para muita gente. E, naturalmente, mexeu com a minha forma de encarar a vida e a morte também.

P – Qual sua principal lembrança dos bastidores da trama?

R – O clima das gravações era maravilhoso, muita gente querida nos estúdios. Isso fez com que a novela se desenvolvesse com muita tranquilidade e eu tenho a impressão de que isso passa para a tela quando o público assiste. E foi meu grande encontro artístico com a Christiane Torloni. A gente já tinha feito algumas coisas na tevê, mas foi em “A Viagem” que nossa amizade realmente se firmou. E dura até hoje.

r aio-x / Ywyzar Tentehar destaca força da representatividade indígena no horário nobre da Globo

Espaço conquistado

Apresença de Ywyzar Tentehar em “Vale Tudo” é mais do que uma estreia: é um gesto político. Aos 21 anos, a atriz indígena, natural do Maranhão, interpreta sua primeira personagem fixa em uma produção da tevê aberta. “É uma mistura de emoções, responsabilidade e gratidão. Sei o quanto é significativo para outras meninas indígenas me verem nesse lugar”, afirma. “Me emociono sempre que penso que estou abrindo uma porta que ficou fechada por tanto tempo”, reflete ela, que dá vida à estudante de Medicina Veterinária Flávia da trama de Manuela Dias.

O papel, porém, não veio diretamente. Primeiro, Ywyzar foi chamada para um teste para “No Rancho Fundo”, novela exibida pela Globo na faixa das 18h no ano passado, assinada por Mario Teixeira. Na época, acabou não sendo escalada, mas uma nova oportunidade surgiu em seguida. Mais confiante e tranquila, encarou outra rodada de seleção de elenco, agora presencial e dirigida por Paulo Silvestrini. “Ele conversou comigo antes, ri-

mos bastante e isso me deixou tranquila no processo”, lembra. A chance de estar em uma novela do horário nobre e de uma emissora tão assistida tocou fundo em seus pensamentos. “Grande parte da minha família não acessa streaming ou redes sociais, mas novela da Globo todo mundo conhece”, valoriza. O processo de composição para a personagem envolveu bastante dedicação da atriz, que também está no elenco de “Guerreiros do Sol”, novela original do Globoplay, no ar na plataforma de streaming e no canal Globoplay Novelas. “Fiz muita escuta, mergulhei em histórias parecidas e foquei bastante na profissão da Flávia. Por não entender muito de cavalos, busquei referências em mulheres que têm essa relação de intimidade com os bichos”, explica.

Mesmo com poucos anos de carreira, Ywyzar tem consciência da potência de seu lugar de fala atualmente. “No começo, não vi muitas referências que escapassem dos estereótipos. Mas, com o tempo e com a mobilização do nosso movimento, ganhamos visibilidade, o que nos permite negociar, questionar, pro-

por. Ainda é pouco, mas é um começo”, avalia, sobre o risco de ficar rotulada apenas a papéis de indígenas.

Nome: Ywyzar Tentehar.

Nascimento: 7 de março de 2003.

Atuação inesquecível: Cyara em “Independências”, série desenvolvida pelo diretor Luiz Fernando Carvalho e exibida em 2022 pela TV Cultura.

Momento marcante na carreira: “Todos têm sido marcantes, porque estou vivendo tudo pela primeira vez”.

O que falta na televisão: “Representatividade de verdade. Corpos indígenas em protagonismo. Estamos há mais de 500 anos sendo tratados como algo distante, exótico… É hora de ocuparmos os espaços com autenticidade”.

O que sobra na televisão: “Estereótipos. Narrativas repetidas que reforçam ideias antigas sobre quem somos”.

Se não fosse atriz, seria: Psicóloga. “Sempre tive interesse pela mente humana,

pelo sentir, pela escuta”.

Ator: Bukassa Kabengele. Atriz: Zahy Tentehar, Marjorie Estiano e Alice Carvalho. Vilã marcante: Carminha, interpretada por Adriana Esteves em “Avenida Brasil”, novela de João Emanuel Carneiro exibida originalmente pela Globo em 2012.

Personagem mais difícil de compor: Gaia, em “Tarã”, série do Disney+ ainda sem data de estreia, dirigida por Marco Dutra e Juliana Rojas. “Foi o primeiro projeto onde realmente mergulhei no processo de construção de uma personagem com mais camadas. Foi desafiador e muito especial”.

Que novela gostaria que fosse reprisada: “Avenida Brasil”.

Que papel gostaria de representar: “Uma vilã”.

Filme: “Bacurau”, escrito e dirigido por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles e lançado em 2019. “Mostra o Brasil real, tem resistência”.

inside / Em breve participação, Bianca Bin revive a romântica

Maria em “Êta Mundo Melhor!”

Caixa de memórias

Bianca Bin já ostenta mais de 15 anos diante do vídeo. Após encarar uma série de personagens de sucesso e protagonistas, a atriz de 34 anos começa a repensar sua relação com o formato que a consagrou na tevê aberta. Presença bissexta nas novelas atualmente, ela retorna ao ar para reviver, por alguns capítulos, a romântica Maria em “Êta Mundo Melhor”, que estreia no próximo dia 30. A novela de Walcyr Carrasco dá sequência ao enredo de “Êta Mundo Bom”, que foi ao ar em 2016. “Esse projeto tem sido uma grande celebração. Recebi esse convite com muito saudosismo. Só tenho lembranças boas. Foi uma época muito boa e me abriu várias portas. Devo muito ao Walcyr”, valoriza.

Na história, Bianca terá uma passagem rápida, marcada por uma tragédia. A esposa de Celso, papel de Rainer Cadete, reconhece o filho de Candinho, papel de Sergio Guizé, que é sequestrado no primeiro capítulo por Ernesto, de Eriberto Leão, e acaba indo parar nas

mãos de Zulma, interpretada por Heloisa Périssé. Ao tentar confrontá-la, a personagem corre atrás da vilã e atravessa a rua sem olhar, sendo atingida por um carro. Ela não resistirá aos ferimentos, entregando seus filhos aos cuidados de Estela, papel de Larissa Manoela. Com isso, a enfermeira assumirá a responsabilidade pelos filhos de Maria e enfrentará desafios ao lado de Celso. “Acho que o Walcyr está tentando matar essa personagem desde a primeira temporada. Já teve um atropelamento em ‘Êta Mundo Bom’, mas o Celso salvava a Maria. Foi uma participação breve, mas intensa. Ainda assim, até fevereiro, serei mais uma espectadora”, valoriza.

Apesar de encerrar sua participação no folhetim de forma dramática, Bianca vibra com o clima de alegria e reencontro dos bastidores.

Além de encontrar antigos colegas, a atriz também retoma uma parceria com a diretora Amora Mautner. “Que delícia encontrar parceiros antigos e fazer novos amigos. Conheci muita gen-

te nova. Tenho uma parceria muito feliz com a Amora também. A cena do atropelamento, inclusive, ficou uma coisa”, despista sobre a morte da personagem.

De folga das novelas desde “O Outro Lado do Paraíso”, Bianca valoriza cada convite de Walcyr Carrasco. Antes de retornar em “Êta Mundo Melhor”, ela também fez uma rápida participação em “Terra e Paixão”. “Não dá para recusar um convite do Walcyr, devo muito a ele e sou muito grata a todas as oportunidades que ele me dá. Maria teve uma trajetória muito legal na primeira versão. É muito perspicaz, inteligente e observadora. Morro de orgulho dela. É uma mulher exausta, que cuida da família e do marido e esquece de cuidar dela. Conseguiu transformar Celso, não sei por quanto tempo...”, aponta.

Bastidores / “ Caldeirão

com Mion” grava especial de inverno em Foz do

Iguaçu

Ao ar livre

Sempre pensando em coisas novas para o “Caldeirão com Mion”, Marcos Mion e sua equipe têm aproveitado as estações do ano e a parceria com prefeituras para viajar com o programa pelo Brasil. O próximo destino é Foz do Iguaçu, no Paraná, onde o vespertino preparou quatro edições especiais de inverno, a serem exibidas ao longo do mês de julho. Entre elenco, equipe técnica, produção e convidados, cerca de 100 pessoas movimentaram o cenário construído no heliponto do belo Parque Nacional do Iguaçu, onde ficam as famosas cataratas que, só no ano passado, atraíram cerca de 1,9 milhão de turistas. “Foz é um paraíso. Acho que temos o palco mais bonito do programa, que aproveita a beleza natural do lugar. Montamos uma estrutura trazendo artistas para curtirem e contribuírem com a mistura que a gente faz, levando o ‘Caldeirão’ para dentro do Brasil e o Brasil para dentro do ‘Caldeirão’”, avalia Mion.

As negociações para a temporada de inverno começaram no último mês de março, mas tomaram mesmo forma ao longo de abril,

quando a equipe do programa viajou até Foz do Iguaçu para iniciar a pesquisa pelas locações, histórias e personagens para as edições especiais. Com o local reservado para o programa, Mion e sua comitiva chegaram à cidade no final de maio e passaram cerca de uma semana trabalhando em duas frentes: uma focada nas gravações no cenário erguido especialmente para o programa e outra concentrada nas gravações externas de matérias em atrativos da cidade. O trabalho de pré-produção teve importância fundamental para que tudo funcionasse da melhor forma possível e sem grandes imprevistos durante as gravações. “Gravar um programa fora do estúdio exige um planejamento antecipado, adaptação de estrutura e a interlocução com parceiros locais para viabilização das possibilidades. Aproveitamos ao máximo a estadia para que esse bom trabalho se materialize na tela, encantando o público”, ressalta a gerente de produção Tatynne Lauria.

Sob o comando de Geninho Simonetti, as gravações do programa se estendiam pela tarde, onde a ideia era aproveitar a luz e o cenário natural, com destaque para

o efeito do pôr-do-sol nas cataratas. Mesmo com tanto trabalho, o elenco do “Caldeirão com Mion” conseguiu curtir a região e interagir com o público local. “Fomos muito bem recebidos e a cidade tem um povo muito carinhoso e caloroso. A gente sentia o orgulho deles em mostrar a própria região e tudo o que ela tem de melhor. Foram quase 12 horas de trabalho diariamente, agora quero voltar com mais calma e trazer minha família”, conta Lúcio Mauro Filho, que comanda a banda do programa. Os convidados musicais que o programa levou até a cidade paranaense provocaram um verdadeiro frisson entre a população local. A semana de gravação começou com um especial dedicado ao grupo Roupa Nova. Na sequência, outras edições dedicadas ao pagode romântico de

Belo e a mistura de folk, rock e pop de Nando Reis foram captadas. Por fim, o quadro “Sobe o Som”, em que duas duplas tentam adivinhar as canções selecionadas com acordes e o mínimo de instrumentos tocados pela banda Lúcio Mauro e Filhos, encerrou as atividades na cidade e teve performances de Marina Sena, Duda Beat e Vitor Kley, entre outros. “A gente quer sempre estar conectado com o Brasil e as saídas do estúdio nos permitem estar in loco vivendo as diferentes realidades do país, que é imenso em riquezas culturais, costumes. E esse é um destino que oferece uma beleza extraordinária. É um pouco do nosso papel como televisão mostrar isso para os espectadores, oferecer a chance de muitas pessoas conhecerem um pouquinho dessas maravilhas”, explica Simonetti.

Zapping

Mundo inédito

por Caroline Bor G es Paixão musical

> A música e a atuação se encontraram no “set” de “Guerreiros do Sol”. Marco França, que vive o sanfoneiro Fabiano, também participa da trilha sonora da produção com canções, como “Forrosa” e “Aboio Guerreiro”. “Foi especial. E muito natural também, já que a relação com a música é algo que me conecta diretamente com Fabiano. Ele me aproximou ainda mais da sanfona e me trouxe desafios diferentes, como o de tocar ao vivo durante as cenas — algo que exigiu uma concentração extra, mas também me permitiu manter o frescor e a alegria de estar em cena de maneira muito orgânica”, vibra Marco, que ainda deseja misturar música e atuação em novos projetos. “Acredito que ainda cruzarei o caminho de outros personagens no futuro que como Fabiano me pede emprestado o músico que sou, o que muito me deixa feliz”, completa.

Tevê aberta

a série “Pablo e Luisão”, disponível para os assinantes Globoplay, será exibida na tevê aberta. no próximo dia 7, o primeiro episódio da produção irá ao ar na “espiadinha Globoplay”.

Horário nobre

Após protagonizar “Família é Tudo”, arlete salles está escalada para “Três Graças”, próxima novela das nove. o folhetim conta com texto de aguinaldo silva.

Em destaque

Vinicius neri irá protagonizar a série “Fúria”, original netflix. Com as gravações em andamentos, a trama acompanha a história de um jovem resgatado à beira da morte por um treinador de artes marciais, que, sem nenhuma memória de quem é, recebe o nome de Marcelo, além de um novo propósito: conquistar um espaço no mundo das artes Marciais Mistas.

No elenco

Felipe Camargo participará da série “dias Perfeitos”, original Globoplay. a obra tem estreia prevista para 14 de agosto.

Para relembrar

a Max, plataforma que em breve se tornará hbo Max, produzirá um especial da novela “beleza Fatal”. Com dois episódios, a produção reunirá elenco e criadores em uma experiência repleta de emoção e nostalgia. no especial, os participantes vão relembrar os momentos mais marcantes e inesquecíveis da produção, compartilhar bastidores, reagir a conteúdos exclusivos que fizeram história e comentar a repercussão da novela nas redes sociais. a produção ainda não tem data de estreia prevista.

Time de convidados

a atriz deborah secco, o ex-jogador e comentarista denílson, a musa fitness Gracyanne barbosa e o ator Marcos Pasquim participarão do programa “aberto ao Público”. o humorístico estreia dia 6 de julho, logo após o “Fantástico”.

Toque de nostalgia Taís araújo teve pouco contato com a obra original de “Vale Tudo” nós últimos meses. a atriz, que vive a esperançosa e ética Raquel, reviu apenas o primeiro capítulo da versão da década de 1980. “ n ão revi nenhum outro capítulo. n o entanto, acho que vale a pena ver algumas cenas mais icônicas. Colocar um charme, né?”, afirma Taís, que tem celebrado o trabalho no “remake”. “É um presente de 30 anos de carreira essa personagem muito especial. estou muito feliz que amo essa novela, amo essa personagem, está sendo um grande aprendizado”, vibra.

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.