
6 minute read
CÉSAR SANTOS
from Jornal de Fato
cesar@defato.com
PArTEIrA
Advertisement
DAS MULHERES POBRES
Agovernadora Fátima Bezerra (PT) decidiu que o nome do Hospital da Mulher de Mossoró continuará homenageando a parteira Maria Correia. Não poderia ter tomado outra decisão, como mulher e gestora. Ela sabe e conhece a importância das parteiras tradicionais para assistência de mulheres pobres, principalmente em regiões carentes de estrutura pública na área da saúde materna.
A homenagem a Maria Correia foi iniciativa do médico ginecologista e ex-deputado Leonardo Nogueira. Quando exercia o mandato, em 2013, ele fez aprovar na Assembleia Legislativa o nome da parteira mossoroense para o Hospital da Mulher, que a então governadora Rosalba Ciarlini instalou em Mossoró, no bairro Nova Betânia. Virou lei, sancionada por Rosalba.
O professor e pesquisador José Romero Araújo Cardoso, dos quadros da Uern, falecido em 2018, narrou a história de Maria Correia para os mais novos conhecerem a importância que a parteira teve na vida de mulheres mossoroenses e oestanas.
Ele deixou registrado:
“Maria Correia, moradora da Rua Venceslau Braz, localizada no Bairro Paredões. Em sua residência existiam leitos a fim de acomodar parturientes pobres que não podiam pagar por serviços médicos.
A pobreza mossoroense afluía em massa em busca dos seus cuidados, pois nunca se negou em atender famílias carentes a qualquer hora do dia ou da noite, pois seu compromisso sempre foi com a vida em sua dimensão maior.
Maria Correia foi exemplo de obstinação em servir ao próximo, sem buscar nenhuma recompensa para sua luta hercúlea em prol da edificação do bem comum. Amiga de políticos importantes, sempre usou sua influência visando concretizar melhores condições infraestruturais para a clientela carente que assistiu durante sua digna trajetória no plano terrestre.
Nenhuma mulher gestante pobre chegava à sua residência sem receber os cuidados necessários embasados em seus conhecimentos práticos, os quais efetivava de forma brilhante e precisa, pois a parteira Maria Correia tornou-se expert em diagnosticar e tratar casos de gravidez de risco que exigiam certos cuidados especiais a fim de garantir o bem-estar da mãe e da criança que esta carregava no ventre.
As gestantes só saíam de sua residência quando se encontravam em condições absolutamente exatas de ter uma vida normal. Dona Maria Correia, com fidalguia e extrema abnegação, acolhia todas as mulheres pobres que lhe procuravam, intuindo um bom parto, menos sofrimento nas horas difíceis que assinalam a angústia de não ter com quem contar quando se trata de assistência médica que possa salvar vidas.
Além de parteira de raros dotes, possuindo extrema habilidade na divina arte de viabilizar a vinda de uma nova vida a este planeta, Dona Maria Correia também realizava com precisão intervenções pertinentes à enfermagem, como aplicar injeções, fazer curativos e aliviar sofrimentos diversos que incomodavam e ainda incomodam parcela significativa da população carente em todo mundo.
Aglomerados humanos localizados na periferia de Mossoró, marcados pelo sofrimento e pela exclusão, foram sobremaneira beneficiados com o humanismo que alicerçava as ações da mais devotada parteira tradicional da terra de Santa Luzia.
TÚnEL Do TEmPo
Em 1980, nesta data, o Congresso Nacional aprovava a volta das eleições diretas para governador e o fim (a partir de 1985) dos senadores biônicos. Na volta das eleições diretas, em 1982, José Agripino se elegeu governador do Rio Grande do Norte derrotando o ex-governador Aluízio Alves.
fAn
A Raízen, joint venture entre o grupo Cosan e a Shell no mercado de etanol e de distribuição de combustível, está comprando 100% das cotas da FAN Distribuidora de combustíveis. O negócio está em análise pela superintendência geral do Cade, que solicitou à ANP informações sobre distribuição de combustíveis em cada estado afetado pela operação.
A parteira Maria Correia, com extrema abnegação, acolhia todas as mulheres pobres que lhe procuravam”
JosÉ romEro CArDoso
Professor (in memoriam) sobre a parteira mossoronse Maria Correia
DEsCAso
As obras de reconstrução da Praça Clistenis Juny - Praça do Basquete, no conjunto Santa Delmira, seguem paralisadas e sem previsão de retomada e conclusão. A obra foi iniciada em 2020, com recursos do Finisa, e seria entregue em novembro de 2021. Mas, por incapacidade da administração municipal, as obras sofreram seguidas paralisações. O local está abandonado.
DEsCAso II
O prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) transferiu a responsabilidade da paralisação da Praça do Santa Delmira à empresa contratada por ele. Por sua vez, a empresa devolve a culpa para a gestão municipal. O fato é que Allyson recebeu recursos do Finisa para executar a reconstrução da praça e, até agora, não deu conta do recado. Outras obras seguem no mesmo ritmo.
É noTÍCIA
Hoje completa 20 anos do Grupo de Teatro Tarará. Nasceu com objetivo de fazer teatro popular, pelas ruas e praças de Mossoró, e depois ganhou outras cidades e estados do país.
Nesta segunda-feira, 14, é feriado para o servidor público municipal e estadual, que teve a data adiada do dia 28 de outubro em razão do segundo turno das eleições. Com isso, funcionarão apenas os serviços essenciais e de emergência.
Nesta segunda-feira, 14, completa 19 anos da inauguração da Escola Municipal Francisco Ferreira Souto, para atender alunos da comunidade rural Favela com ensino fundamental. Obra da terceira gestão da ex-prefeita Rosalba Ciarlini.
Hoje é o primeiro dia de provas do Enem 2022. Quase 3,4 milhões de candidatos vão encarar as provas de linguagens e ciências humanas e de redação. Os portões dos locais de provas serão fechados às 13h e o exame iniciará às 13h30.
Nesta segunda-feira, 14, completa 100 anos da primeira transmissão da BBC de Londres, organização pioneira na emissão radiofônica do mundo, fundada pelos Correios britânicos.
fAn II
O grupo FAN existe há 60 anos, criado pelo empresário Assis da Usibrás. É um dos grupos mais sólidos do RN e do Nordeste, composto por seis empresas nas áreas de combustíveis, crédito, alimentação e construção civil, e atuação no Brasil, Estados Unidos e na África.
rAÍZEn
Com a compra da FAN, a Raízen ocupará uma considerável fatia do mercado de combustíveis do Nordeste. Recentemente, o grupo adquiriu o controle da distribuidora Latina, sediada no Rio Grande do Sul, com 270 postos na região Sul do país.
mais de 69 milhões não tomaram 1ª dose de reforço
Por AgênCIA brAsIL
Mais de 69 milhões de brasileiros ainda não voltaram aos postos para receber a primeira dose de reforço da vacina contra covid-19, segundo dados do Programa Nacional de Imunizações (PNI). De acordo com Ministério da Saúde, 32,8 milhões de pessoas poderiam ter recebido a segunda dose de reforço contra a doença, mas ainda não se vacinaram. Os imunizantes estão disponíveis em mais de 38 mil postos de vacinação em todo o país.
Segundo a pasta, estudos mostram que a estratégia de reforçar o calendário vacinal contra o novo coronavírus aumenta em mais de cinco vezes a proteção contra casos graves e óbitos pela covid-19.
DosEs DE rEforço
A primeira dose de reforço é recomendada para pessoas com mais de 12 anos de idade e deve ser aplicada quatro meses depois da segunda dose ou dose única. No momento, a segunda dose de reforço é recomendada para a população acima de 40 anos de idade e trabalhadores da saúde, independentemente da idade.
ImunIZAnTEs
As vacinas recomendadas para as doses de reforço são dos fabricantes Pfizer, AstraZeneca ou Janssen, que podem ser utilizadas para pessoas com 18 anos de idade ou mais. Para os adolescentes entre 12 e 17 anos, preferencialmente deve ser utilizada a vacina Pfizer. Caso não esteja disponível, pode ser utilizada a vacina CoronaVac na dose de reforço.
Para quem começou o esquema vacinal com a dose única da Janssen, a recomendação é diferente das demais, com três reforços para pessoas com idade igual ou maior
Cedida

Vacinação contra a Covid-19
que 40 anos e dois reforços para pessoas de 18 a 39 anos.
O primeiro reforço é aplicado dois meses após o início do ciclo; e os outros devem obedecer ao intervalo de quatro meses. A orientação é que também sejam utilizadas as vacinas AstraZeneca, Pfizer ou a própria Janssen para as doses de reforço.