
5 minute read
Potiguar encara o Santa/PE em ‘clima de guerra’ no Arruda
from Jornal de Fato
>> Alvirrubro poderá se classificar com antecedência se vencer o jogo hoje do pelo Potiguar junto ao Sport na metade de década de 70, sendo a maior transação da história do futebol mossoroense. técnico Robson Melo orienta atletas com análise de vídeo e desempenho do adversário
O ex-jogador Odilon, 66 anos, recebeu alta médica no início da tarde desta sexta-feira, 14, após se submeter à cirurgia cardíaca bem-sucedida no Hospital Wilson Rosado, na segunda-feira, 10. Na semana passada, o Potiguar fez campanha nas redes sociais para doação de sangue e repercutida por jornalistas esportivos em pró de Odilon, com êxito.
Advertisement

Na sexta à noite, Odilon conversou com o amigo, o ex-zagueiro Onesimar, e deu notícia sobre a recuperação, agradecendo a todos que oraram por ele.
“Já estou casa, Onesimar. Já recebi alta, graças a Deus estou bem e espero daqui para frente me recuperar da melhor maneira possível”, disse Odilon em mensagem de áudio por whatsapp.
Na época, o Potiguar, por meio do então presidente Manoel Barreto, colocou Odilon em um caminhão e saiu em carreata pelas ruas a fim de apresentá-lo ao torcedor, após a negociação em definitivo.
O “Pingo de Ouro”, como era chamado pelo talento e por ter 1,60 m de altura, brilhou nos gramados. Até hoje é o principal goleador em Estaduais com 119 gols, e 232 no total nos 10 clubes que ele defendeu.
Encerrou a carreira em 1997, defendendo o Alecrim. Odilon é de São Gonçalo do Amarante e reside em Mossoró há tempo.
OPotiguar enfrenta o Santa Cruz/PE neste domingo, 16, em jogo com caráter decisivo pela Série D do Brasileiro. Se vencer, o alvirrubro estará classificado para a fase de “mata-mata”, com uma rodada de antecedência. O tricolor recifense também precisa do resultado para manter as possibilidades de classificação. A bola rola a partir das 16h, no Arruda, em Recife.
Se falhar, o time mossoroense terá última bala pela última rodada da fase classificatória contra o Nacional de Patos, no domingo seguinte, com mando de campo a seu favor.
A delegação alvirrubra está em Camaragibe, hospedada no CT do Retrô, onde fica até às 13h, partindo direto para o Arruda. Sair do clima do jogo hostil, causado pelos torcedores do Santa Cruz em decorrência da crise de resultados do time, justifica-se a decisão do Potiguar de ficar afastado de Recife, a fim do elenco ter a devida concentração e tranquilidade.
Na noite de sexta, 14, o técnico Robson Melo e sua comissão técnica fizeram o que se chama “treino de sala”, com análise de vídeo e desempenho do adversário, mantendo preparação firme e com foco total na partida.
O time só terá um desfalque: o lateral-direito Lucas Serafini, que está suspenso pelo acúmulo de cartões. Em seu lugar, entra Allefe.
“Vamos encarar uma atmosfera desfavorável, clima de guerra, mas estamos preparados para superar mais um desafio. Aliás, a Série D é assim, não tem jogos fáceis, todos são complicados, mas o grupo está focado, e se Deus quiser vamos colher um bom resultado”, disse Allefe.
PRESSÃO
No Santa, o clima é tenso. Na noite de sexta-feira, 14, torcedores uniformizados de uma “torcida organizada” queimaram pneus e fecharam a rua Beberibe, em frente ao Arruda, fazendo cobranças ao time. Um dos cânticos dizia “tem que ser homem para jogar no tricolor”.
Também faixas foram expostas pedindo “SAF já!”, um novo modelo de gestão e que contempla altos investimentos ao futebol.
Durante a semana, um treino no Arruda foi interrompido devido à invasão de torcedores. Imagens mostram o grupo conversando com o elenco e colocando uma faixa dentro do campo. Um deles teve atitude mais agressiva de ir para cima do meia Nadson, puxando-o pela camisa, e depois sendo contido.
É nesse clima que o Santa se preparou para a partida, que irá marcar a estreia do técnico Evaristo Piza, contratado para o lugar de Felipe Conceição. O zagueiro Italo Melo e o atacante Miullem, lesionados, são desfalques. Mas em compensação, o artilheiro Didico retorna após cumprir suspensão automática.
“Vai ser mais um aspecto comportamental do que ajuste tático, técnico. A gente veio nesse momento de troca e é dar tranquilidade, confiança, acreditando que
Fluminense e Flamengo fazem mais um derby na temporada
Após uma série de confrontos decisivos na temporada, Fluminense e Flamengo se enfrentam neste domingo, 16, às 16h, no Maracanã, pela 15 ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os momentos são opostos. Enquanto o clube rubro-negro começa a dar resultado com Sampaoli, o rival vive sua pior fase com Fernando Diniz.
Classificado à semifinal da Copa do Brasil, o Flamengo tem 26 pontos no
Campeonato Brasileiro e hoje é o principal desafiante do Botafogo na briga pelo título nacional.
O Fluminense, por sua vez, tem 24 pontos, mas vem passando por altos e baixos na temporada. O clube ainda não sabe como vai ficar com Fernando Diniz dividindo as funções com a seleção brasileira.
Os rivais fizeram alguns duelos decisivos durante a temporada. O Fluminense levou a melhor na
Taça Guanabara e no Carioca. Já o Flamengo eliminou o adversário na Copa do Brasil.
O Flamengo terá alguns desfalques para o clássico. O técnico Jorge Sampaoli não contará com Erick Pulgar, lesionado. O lateral Ayrton Lucas e o zagueiro Fabrício Bruno estão suspensos.
Recém-contratado, o volante Allan, que já estreou frente ao Athletico-PR, deve iniciar entre os titulares. Ele os jogadores tenham capacidade de voltar à sequência inicial da competição, sair dessa situação adversa. É um elenco que conheço alguns jogadores, que enfrentei, acredito muito na força da camisa. Eu vim para isso, vim para acreditar”, disse Piza.
FiChA téCniCA
SAntA CRuz
Michael, Rhuan, Eduardo Guedes, Yan Oliveira e Ítalo Silva; Emerson Souza, Wagninho (Pingo) e Nadson; Lucas Silva, Pipico e Emerson Galego. téc.: Evaristo Piza
POtiguAR
Diego Almeida, Allefe, Victor Souza, Anderson Junior e Izaldo; Giovanni, Taipu e Romeu; Wilson, Vitinho e Michel. téc.: Robson Melo
Local - Arruda
Hora – 16h
Juiz – leonardo Ferreira lima/ PR
Assistentes – Victor Matheus/ PE e Bruno César/PE disputa posição com Thiago Maia. Já o sistema defensivo terá Wesley, David Luiz, Léo Pereira e Filipe Luís.
Do lado do Fluminense, Marcelo não treinou e é dúvida. O jogador reclamou de dores na panturrilha e pode ser preservado. No entanto, ele fará uma nova avaliação para saber se terá condições de entrar em campo.
Diogo Barbosa, que seria o reserva imediato de Marcelo, está se recuperando de uma lesão ligamentar colateral medial do joelho direito. Ou seja, está vetado pelo Departamento Médico. Já o atacante Keno está suspenso.
“Agradeço a todos que torceram por mim, rezaram, que se uniram... Obrigado, Onesimar”, completou, emocionado.
No hospital, Odilon recebeu a visita do narrador cearense Júlio Sales, o que o deixou feliz.
“Jornalista da minha época, o Júlio Sales, ele veio entregar uma camisa e uma carta a mando do presidente do Fortaleza; foi muito bonito, graças a Deus as pessoas ainda relembram de mim pela pessoa que fui”, disse.
Odilon foi ídolo por vários clubes, entre eles Sport, Potiguar, ABC e Alecrim. Teve passe compra-
Odilon se recupera após cirurgia cardíaca bem-sucedida no Wilson Rosado
AgEndA jOgOS, dOMingO, 16
SÉRIE A
11h – Cruzeiro x Coritiba
16h – Fluminense x Flamengo
16h – Fortaleza x Cuiabá
16h – São Paulo x Santos
18h30 – Athletico/PR x Bahia
18h30 – Inter x Palmeiras
Série B
15h30 – Mirassol x Ceará
18h – Vitória x Novorizontino
Série C
16h – Altos x América
16h – CSA x São José
16h30 – Operário x Floresta
19h – Ypiranga x Pouso Alegre
Série D
15h – Concordia x Caxias
15h30 – Globo FC x Campinense
16h – Cruzeiro/AL x Retrô
16h – Aimoré x Camboriú
16h – Jacuipense x Sergipe
16h – Nacional/PB x Iguatu
16h – Santa Cruz x Potiguar
16h – Nacional/AM x Tuna Luso