
4 minute read
SeriaiS Tempo vital
from Jornal de Fato
>> por Geraldo Bessa
Destaques das séries e conteúdo “on demand”
Advertisement
Acorda, Carlo!" é a primeira série de animação original brasileira da Netflix assinada pelos criadores de "Irmão do Jorel". A produção acompanha Carlo, um menino de 7 anos que adora diversão, aventura e biscoitos, mais especificamente "goiabitos". Mas, depois de cair em um feitiço que o faz dormir por 22 anos, ele desperta e percebe que tudo está diferente, inclusive os seus melhores amigos, que agora são adultos sérios. No entanto, com sua positividade, espírito livre e total desconhecimento dos instintos básicos da vida, Carlo vai inspirá-los a recuperar a diversão e serem tão livres quanto ele. "Acorda, Carlo!" aborda de maneira irreverente a importância da amizade, da imaginação e da liberdade de sermos nós mesmos. A série tem 13 episódios, é dirigida por Juliano Enrico e produzida pela Copa Studio, com Zé Brandão na produção e Vivian Amadio como produtora executiva. Os episódios contam com direção de voz de Melissa Garcia e produção musical de Zé Ruivo.
amigoS do peito
(Star+, Seg, dia 10)
O Star+ estreia "A Superfantástica História do Balão", nova série documental produzida pelo Star Original Productions. Depois de mais de uma década, Simony, Tob, Mike e Jair Oliveira, voltam a se reunir para relembrar suas infâncias como membros do Balão Mágico, em uma viagem pelos altos e baixos do show business dos anos 1980 no Brasil. Da origem familiar à explosão da banda, eles recordam os ginásios lotados, os discos emblemáticos, e como a responsabilidade e o nível de fama alcançados pelo grupo começaram a afetá-los, deixando traumas até os dias de hoje. Com imagens de arquivo inéditas, a série conta com entrevistas exclusivas de Lázaro Ramos, Fábio Jr., Raul Gil, Rita Cadillac, Gretchen, Baby do Brasil, Pepeu Gomes, Luciana Mello, Simoninha, Pedro Camargo Mariano, Ticiane Pinheiro, entre outras personalidades. Com direção geral de Tatiana Issa, que divide showrunning com Guto Barra, a série é realizada pela Intro Pictures e Producing Partners. O roteiro é de Fernando Ceylão e Beatriz Monteiro.
Grande Criador
(diSney+, ter, dia 11)
Da Marvel Studios e do aclamado diretor David Gelb, "Stan Lee" é o documentário oficial sobre "O Cara", e sua jornada para se tornar uma das pessoas mais influentes no mundo dos quadrinhos e na cultura pop. Acompanhando sua vida desde sua criação desafiadora como Stanley Lieber ao surgimento meteórico da Marvel Comics, a nova produção conta a história de Stan com suas próprias palavras. Usando apenas material de arquivo - de vídeos caseiros pessoais, entrevistas e gravações de áudio - o documentário examina a história de origem e o que emergiu dela: um universo de histórias de longo alcance com personagens tridimensionais que se conectaram com pessoas de todo o mundo. Dessa forma, "Stan Lee" é uma história de quadrinhos e paixão, assim como o retrato íntimo de um homem, sua filosofia e sua impressão eternizada.
eStrelaS no crime
(HBO Max, qua, dia 12)
A HBO Max lança a minissérie "Círculo Fechado", produção Max Original que estreia com dois episódios na plataforma. Do diretor Steven Soderbergh e do escritor Ed Solomon, a série de seis episódios continuará com dois episódios semanais até o seu final. O enredo aborda a história da investigação de um sequestro fracassado, que revela segredos de longa data que conectam vários personagens e culturas na cidade de Nova Iorque. Zazie Beetz, Claire Danes, Jim Gaffigan, Jharrel Jerome, Timothy Olyphant, CCH Pounder, Phaldut Sharma, Adia, Sheyi Cole, Gerald Jones, Suzanne Savoy, Ethan Stoddard, Lucian Zanes e Dennis Quaid fazem parte do elenco.
Luto Na Educa O
(HBO Max, qui, dia 13)
Estreia na HBO Max a série documental "Massacre na Escola - A Tragédia das Meninas de Realengo", uma coprodução da Giros Filmes e Warner Bros. Discovery, dirigida por Bianca Lenti. Com quatro episódios, a série acompanha o antes e o depois das vítimas e seus familiares e se aprofunda no universo dos grupos de ódio nas redes sociais, onde são compartilhados discursos extremistas, sobretudo de misoginia. Quinta-feira, 7 de abril de 2011, 8h30 da manhã. A Escola Municipal Tasso de Silveira comemora os 40 anos de funcionamento. Um exaluno entra com duas armas escondidas, se apresenta como palestrante e pela primeira vez no Brasil ocorre um massacre em uma instituição de ensino. Em cerca de 15 minutos, foram mais de 30 disparos, 24 estudantes baleados e 12 mortos, dentre eles, 10 meninas.
Intensa, estelar e avassaladora. Essas são algumas definições que podem enquadrar a trajetória de Xuxa Meneghel diante do vídeo. Modelo, apresentadora infantil, atriz e cantora, Maria da Graça Xuxa Meneghel atravessou gerações com sua nave espacial, que pousava na tela da Globo na década de 1990. Mas o glamour e o sucesso também resultaram em polêmicas e burburinhos sobre a vida pessoal da apresentadora. Aos 60 anos, Xuxa estrela uma série documental, disponível na plataforma Globoplay, que mostra o que realmente acontecia quando as portas da nave espacial se fechavam e o que envolvia os bastidores da vida pessoal e carreira da eterna Rainha dos Baixinhos. “Não tem essa de passar a mão na minha cabeça. Vão ter coisas que o público se questionará como deixei passar. Atualmente, as pessoas têm falado muito do meu reencontro com a Marlene (Mattos, antiga empresária), mas o documentário é muito mais do que isso. São 40 anos de carreira.

Minha
vida toda lá”, explica
Por meio de reencontros exclusivos e entrevistas conduzidas por Pedro Bial, a produção relembra a rotina intensa de um ícone pop internacional e as relações com a equipe por trás das câmeras e também com a família. O projeto promoveu, inclusive, um reencontro com o ator Marcelo Ribeiro, que contracenou ainda menino com Xuxa no polêmico filme “Amor, Estranho Amor”, de 1982. “Até hoje as pessoas querem falar desse