3 minute read

Saúde ‘Tarcísio Maia’ realiza terceira captação de órgãos de 2023

Next Article
gEntE DE fato

gEntE DE fato

Nesta quarta-feira, 25, o Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) realizou, por meio da Comissão Intra Hospitalar para Transplante de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), a terceira captação de órgãos de 2023. Esta captação ocorreu menos de uma semana depois da primeira e da segunda (captação dupla), nas quais foram retirados 11 órgãos, de dois doadores.

Symoni Florentino, psicóloga da Cihdott, informou à reportagem do JORNAL DE FATO que os órgãos captados foram um coração, um fígado, duas córneas e dois rins. Destes órgãos, apenas o fígado será transportado para ou- tro estado (Distrito Federal) e os demais serão destinados para pacientes do Rio Grande do Norte que aguardam na fila por transplante.

Advertisement

Participaram da captação dos órgãos as enfer- meiras do Cihdott HRTM, Tathiana Paloschi e Jéssica Saraiva, a psicóloga Symoni Florentino e a técnica de enfermagem Maria Susete Medeiros, ambas também da Cihdott. Além da equipe da Cihdott, também fígado

Coração

Médicos

• Busca ativa dos pacientes graves, com diagnóstico de aVC, tCE e outras situações que evoluam para coma.

• Articulação com a Equipe Médica do Hospital para a abertura de Protocolo de Morte Encefálica.

• Acompanhamento e orientação às famílias dos potenciais doadores durante a realização do protocolo de Morte Encefálica.

• Após fechamento do protocolo de ME, realização da entrevista familiar para doação de órgãos, em ambiente adequado e de forma humanizada.

• Articulação com a Organização de Procura de Órgãos (OPO) e a Central Estadual de Transplante (CET), após consentimento familiar, para a realização da captação de participaram quatro equipes médicas diferentes (coração, rins, córneas e fígado).

Symoni Florentino informa que a Cihdott é formada por uma equipe multiprofissional, que acom -

Médicos - ana Virgínia Ferreira Figueira Técnica de enfermagem - Débora Cristina almeida rinS

Médicos - Cesar araujo Britto CórneaS

Médicos - Ygor Álamo enfermeira organização de procura de órgãos (opo) - Mariana Consulin órgãos no Hospital.

• Organização de toda a logística, dentro do Hospital, para a realização da captação de órgãos.

• Acompanhamento da equipe de captação de Órgãos e orientação dos familiares dos doadores, durante todo o processo de doação de órgãos.

• Realização das atividades de orientação/treinamento com os profissionais das diversas categorias, que estiverem no plantão.

• Realização de palestras com os profissionais do Hospital sobre a temática Transplante e Doação de Órgãos de vários exames que atestem o quadro. panha tanto o paciente quanto os seus familiares. “Nós trabalhamos no sentido de acompanhar os protocolos de morte encefálica e seus desdobramentos que podem chegar à opção da família pela doação de órgãos do seu ente falecido. Fazemos o acolhimento e acompanhamento da família durante todo o processo”, informou.

• Desenvolvimento de atividades educativas para a comunidade sobre a temática doação de órgãos.

Symoni Florentino informa ainda que a Comissão Intra Hospitalar do HRTM tem a missão de orientar sobre o ato da doação de órgãos em um momento de extrema dor para a família. “Também temos como missão divulgar e orientar a sociedade em geral sobre as questões da doação de órgãos como um ato solidário da família de amor ao próximo”, comenta a psicóloga da Cihdott.

O paciente doador dessa quarta-feira era residente da zona rural de Mossoró, que sofreu um acidente de moto e, por conta de um traumatismo cranioencefálico (TCE), teve o quadro evoluindo para morte encefálica. O TCE consiste em uma lesão física ou no tecido cerebral que incapacita a função cerebral. O diagnóstico de morte cerebral se dá após a realização

O Hospital Regional Tarcísio Maia desenvolve o trabalho de doação de órgãos por meio da Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgão e Tecidos para Transplantes, composta por uma equipe multidisciplinar, que foi reconstituída no Hospital em julho de 2016. A equipe realiza a busca ativa dos pacientes graves, com diagnóstico de AVC, TCE e outras situações que evoluam para coma.

A Comissão também acompanha e orienta a família dos potenciais doadores durante a realização do protocolo de Morte Encefálica, e após o protocolo ser fechado, realizam entrevista familiar para doação de órgãos, em ambiente adequado e de forma humanizada.

Prefeitura Municipal De Venha Ver Aviso De Licita O

O Município de Venha-Ver/RN, comunica aos interessados, que realizará licitação na modalidade PREGÃO, na forma ELETRÔNICA, do tipo MENOR PREÇO POR ITEM, que tem por objeto o registro de preços para futura contratação de empresa especializada no fornecimento de refeições e lanches, conforme demanda das secretarias solicitantes.A sessão pública se dará a partir das 08h30min (horário de Brasília-DF) do dia 09de fevereiro de 2023, através do site www.bbmnetlicitacoes.com.br. O procedimento licitatório obedecerá ao disposto na Lei Federal nº 10.520/2002, Decreto nº 5.450/05, Decreto 10.024/2019 Lei Complementar nº. 123/2006 com as alterações da Lei Complementar n° 147/2014, aplicando-se, subsidiariamente, a Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993 e as exigências estabelecidas neste Edital.O Edital e seus anexos encontram-se à disposição dos interessados na sala da Comissão de Licitação, na Rua José Bernardo de Aquino, 53, Centro, Venha-Ver/RN, a partir da publicação deste Aviso, no horário das 08h00mim às 14h00mim,como também no sitehttp://venhaver.rn.gov. br/. Maiores informações pelo e-mail: licitacao@venhaver.rn.gov.br e telefone: (84) 3355-0001.

Venha-Ver/ RN, 25 de janeiro de 2023

Sandro PeSSoa de Carvalho Pregoeiro

This article is from: