
2 minute read
Secretaria de Saúde libera vacinas da varicela e Meningocócica
from Jornal De Fato
Com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal e evitar a ocorrência de surtos, hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) está disponibilizando vacinas Meningocócica C e Varicela para crianças, adolescentes e trabalhadores da saúde e educação até 60 anos.
De acordo com a Sesap, o Programa Estadual de Imunização adotou a medida em reunião colegiada com os municípios em razão do quantitativo de doses disponíveis no estado, cenário de adoecimento no país e prazo de validade relativamente curto dos imunizantes.
Advertisement
A decisão considera ainda o cenário de baixas coberturas vacinais, que se agravou a partir de 2020 com a pandemia da covid19, possivelmente em virtude do receio da população em buscar os serviços de saúde para a atualização do Calendário de Vacinação.
A pasta estadual explica que o esquema vacinal para a Meningocócica C (Conjugada) é de duas doses aos 3 e 5 meses de vida, e uma dose de reforço, preferencialmente, aos 12 meses de idade. As crianças que por algum motivo perderam a oportunidade de receber a vacina nas idades indicadas, poderão ser vacinados até os 4 anos, 11 meses e 29 dias. Até o final do mês de fevereiro de

2023 a faixa etária está ampliada ainda para crianças até 10 anos, 11 meses e 29 dias de idade e adolescentes até os 14 anos de idade, não vacinados com a vacina Meningocócica C (Conjugada).
Já a vacina contra a Varicela é realizada em duas doses. A primeira é aplicada a partir do 15 º mês de vida e a segunda aos 4 anos de idade. Além das crianças nessa faixa etária, durante o mês de fevereiro de 2023 a vacina da Varicela está indicada apenas para os trabalhadores da saúde/ educação até 60 anos.
MoSSorÓ
A Secretaria de Saúde de Mossoró liberou a vacina para a população em geral. A liberação dos imunizantes ao público é realizada mediante disponibilização de lotes específicos e de modo temporário.
A vacinação acontece nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município de Mossoró, conforme a disponibilidade dos imunizantes, passíveis de variações.
Vacinas disponíveis ao público em geral (mediante disponibilidade de lotes específicos):

-VACINA Varicela (catapora)
-VACINA Meningocócica C (meningite meningocócica C)
-VACINA dTpa (difteria, tétano e coqueluche)
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) divulgou os dados mais recentes da pandemia da Co- vid-19 no Rio Grande do Norte e confirmou que o Estado contabiliza 234 casos suspeitos da doença e 361 em acompanhamento.
O boletim epidemiológico publicado nesta quarta-feira (25) mostrou que o Rio Grande do Norte tem no momento 584.354 casos confirmados do novo coronavírus. Nas últimas 24 horas anteriores à atualização dos números, o RN notificou e confirmou 35 novos casos provocados pelo SARS-CoV-2, ví- rus causador da Covid-19. Ainda conforme o documento, o estado soma 575.288 casos recuperados, 1.111.468 descartados.


Também nas últimas 24 horas o Rio Grande do Norte não registrou ne - nhuma morte em decorrência da doença. No total, desde o início da pandemia, em março de 2020, o RN chega a 8.705 óbitos. No momento há 753 mortes em investigação e outras 1.997 já descartadas para o novo coronavírus.