Edição 1526 - Jornal de Araraquara

Page 1

PROGRES S O

O colégio realiza espetá culo com os estudantes do Jardim II até o 5º ano do fundamental. Pag. 07

MAQUIFÍSICA

Junte-se aos aprovados do Maquifísica e faça já sua inscrição com desconto até 30/11. Pag. 15

Álcool ou gasolina? Como escolher?

Há m u i t a i n f o r m a ç ã o m a l d e s e nvolvida e que mais causa confusão do que solução.

Afinal, qual o seu objetivo ao escolher abastecer com álc o o l o u g a s o l i n a ? Acredito que o fator

de decisão seja o custo final.

Portanto, o fator de decisão não é o con sumo do seu veículo e nem o custo do litro na bomba, mas sim o gasto em di n h e i r o p o r q u i l ômetro rodado. Edi torial. Pag. 02

Desde a cobrança feita pelo Ministério Público do Estado de São Paulo – pela Promotoria de justiça e Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo de Araraquara – em meados de setembro, nenhuma outra notícia veio a público. Pag. 03

Protagonista da História

Destacamos a professora Maria Conceição Barbosa dos Santos. Pag. 10

Edição 1.526 25 e 26 de novembro de 2022 (distribuição gratuita) Geraldo Polezze (1945 2021) Isenção, respeito e responsabilidade Verdade seja dita, JA é infor mação per manente sem possibilidade de alteração”

Álcool ou gasolina? Como escolher?

Há muita informação mal desenvolvida, que mais causa confusão do que solu ção

Afinal, qual o seu objetivo ao escolher abas tecer com álcool ou gasolina? Acredito que o fator de decisão seja o custo final.

Destaque

OBrasil vive hoje uma profunda mudança nas for mas de relacionamento entre homem e mulher O ca samento tanto no civil como no religioso experimenta um declínio inédito. Pesquisa realizada pelo "JA" revela que os casa mentos realizados na esfera ci vil e religiosa caíram. Ainda, de acordo com a pesquisa, nota se que muitas pessoas estão ab dicando da cerimônia na igre ja, um desejo antigo de muitos brasileiros.

Portanto, o fator de decisão não é o consumo do seu veículo e nem o custo do litro na bom ba, mas sim o gasto em dinheiro por quilô metro rodado.

Vamos entender como fazer?

Você deverá saber o consumo do seu veí culo quando abastecido com álcool e com ga solina, supondo 100% de cada um deles. Esse consumo é do seu veículo no seu dia-a-dia, qualquer outra informação de “tabela da internet” é apenas uma suposição que pode es tar longe da realidade.

O teste é caro, mas vamos lá:

Com o tanque quase vazio, no posto mais confiável que conhece, abasteça 100% com ál cool

Zere o odômetro (que mede a distância per cor rida por um veículo). Ande normalmente até chegar ao final desse tanque e agora abasteça 100% com gasolina, anote os litros abastecidos e a quilometragem do odômetro, zerando ele novamente.

Ande até o final mais uma vez e abasteça com o que desejar completamente, anote a qui lometragem e os litros novamente

Cada km e litros te fornecerá o consumo real com cada combustível, não precisa fazer isso novamente, a não ser que algo mude completamente no seu dia-a-dia.

Mas, lembra? O seu objetivo é gastar me nos dinheiro por km. Do cálculo acima, divi da os litros pelos km (isso mesmo, o inverso, L/km) Com isso, você terá quanto gasta em litros por quilômetro Por exemplo, se o consumo for de 10 km/L, esse valor seria de 0,1 L/km.

Chegando ao posto, faça o cálculo do valor do litro de cada combustível com seu consumo. Como você tem litros/km de cada com bustível e o preço é em reais/litro, a multi plicação dos valores te dará diretamente reais por km

Portanto, seguindo nosso exemplo acima de 0,1 L/km e supondo que a gasolina esteja 5 reais/L, a cada 1 km você gastaria 0,5 reais. Simples não? Abasteça com o que te oferecer o menor custo. Bons passeios!

* Este editorial foi escrito pelo sócio do JA, o engenheiro Marco Polezze.

02 JORNAL DE ARARAQUARA www jornaldeararaquara com br SEXTA E SÁBADO 25 E 26 DE NOVEMBRO DE 2022
Casamento no religioso está em declínio na cidade 12/10/1997

Problemas com a Via Expressa

De s d e a c o b r a n ç a f e i t a pelo Ministério Público do Estado de São Paulo pela Promotoria de justiça e Meio A m b i e n t e , H a b i t a ç ã o e U r b a n i s m o d e A r a r a q u a r a e m m e a d o s d e s e t e mbro, ne nhuma outra notícia veio a público.

A situação que se encontra já é crítica, tendo em vista os termos utilizados pelo próprio Ministério Público no proces so aberto face à Prefeitura, al guns termos usados foram: p o s s i b i l i d a d e d e c o l a p s o d a estr utura, condições precárias da estr utura, colapso do siste ma, desabamentos, omissão do Município, entre outros ter mos que são utilizados.

Nenhuma descrição utili zada passa segurança para os araraquarenses, em resposta, o que o Executivo fez? Até onde e s t e n d e n o s s o s a b e r, n a d a . Atualizações não foram dadas, nem possíveis medidas que es tã o s en d o im p lem en ta d a s para mitigar possível desaba mento da via expressa afetados pelo cór rego da Ser vidão e do Ouro. Afinal, a época de chuvas se aproxima, tendo em vista que o maior problema da Via Expressa é de drenagem no âmbito da galeria problema apontado pelo próprio Minis tério Público não seria pr u dente realizar ação para evitar qualquer problema futuro?

Vereadores estão se moven do na tentativa de buscar uma resposta do Executivo, Rafael de Angeli encaminhou três per guntas para saber o posicio namento do ór gão frente ao laudo do Ministério Público sobre a Via Expressa: quais

são as obras que serão reali z a d a s a p ó s o a p o n t a m e n t o mencionado e se existe previ são para o início das obras emer genciais no local.

A t é o m o m e n t o a g u a r d a m o s u m a r e s p o s t a d o E x e c u t i v o .

A reportagem do Jornal de Araraquara entrou em contato com o vereador, para poder re ceber seu parecer a respeito

1. Tem ideia do porquê o Executivo se manter inerte e silencioso sobre tal emergência do local?

Não é somente sobre a Via Ex pressa que a prefeitura está inerte A inércia é uma das mar cas da gestão Edinho. No mais, com a intolerância e a limita ção petista, tudo que é apontado por mim não é acatado, ainda que importe para a população araraquarense

2. Qual sua expectativa para a resposta vinda do Executivo?

A mesma situação que eles já apontaram outras vezes: dirão que tudo está bem, mesmo sa bendo que não está Da outra vez, disseram que eu fazia sen sacionalismo e os apoiadores do prefeito diziam que eu fazia uma produção hollywoodiana para causar medo na popula ção O tempo está provando que eu estou certo desde o início. Mas espero, de coração, que a Prefeitura se manifeste já com todo o cronograma, contendo data de início das obras, para a t e n d e r a t o d o s o s a p o n t a

mentos feitos pelo Ministério Público e solucionando de vez essa "bomba relógio" da Via Expressa

3. Quais atitudes possíveis e emer genciais o Executivo poderia tomar?

Acredito que o prefeito deve ini ciar esforços junto aos em presários da cidade, junto ao Governador do Estado e ao

Presidente da República para ar recadação de fundos.

Também deve ser criado um plano de estr uturação, priori zando os pontos mais críticos e iniciando as obras o mais rápido possível

E como já estamos no período de chuvas, acredito que o melhor a se fazer é interditar os trechos mais críticos em dias de fortes chuvas, evitando colocar nossa população em risco

JORNAL DE ARARAQUARA www jornaldeararaquara com br SEXTA E SÁBADO 25 E 26 DE NOVEMBRO DE 2022 03
Animais para adoção PRINCE Macho, 1 ano, porte médio, castrado e vacinado Convive com outros animais Conta to: Tuk a 16 98808 6103 PANDORA Fêmea, 2 anos, porte grande, castrada e vacinada Convive com outros animais Conta to: Silvana 16 99718 1267 MELIS SA Fêmea, 3 anos, porte médio pra grande Castrada e vaci nada Convive bem com ou tros animais Contato: Lígia 16 981612343 Todos os interessados passam por entrevista e preenchimento de questionário via WhatsApp.

RECLAMAÇÕES

Muitas são as reclamações da fal ta de fraldas geriátricas nos pos tos da cidade Para não haver dú vidas, recorremos à Assessoria do Executivo para esclarecimentos

Per guntamos: Procede a reclamação? Se sim, o que está sendo feito para soluc i o n a r o p r o b l e m a e q u a n d o volta ao normal?

Resposta: “A Secretaria Municipal de Saú de está com problema na dis tribuição de fraldas geriátrica tamanho XG.

A e m p r e s a r e s p o n s á v e l p e l o for necimento já foi notificada e multada. Estão sendo feitas compras diretas para atendi mento da demanda, que é gran de, por isso a interrupção de for necimento em alguns casos.

A S a ú d e e s t á e m p e n h a d a e deve resolver essa questão o mais rápido possível.” Infelizmente, a população mais carente tem que aguardar e dis p o r d e s e u d i n h e i r i n h o p a r a atender seus idosos.

REVOLTA

Munícipes são multados quando fazem poda de ár vores - que provocam problemas defronte suas residências. As multas são pesadas

O JA questionou a Secretaria do Meio Ambiente sobre essa situa ção:

Per gunta: Um cidadão está com problemas em ár vores defronte sua casa,

pede autorização para fazer a poda. Essa não acontece. O cidadão manda fazer a poda por conta própria. Aí vem a multa. O porquê disso ocor rer?

Resposta:

“A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade esclarece que, para solicitação do ser viço de poda de ár vore é necessário que seja feito um re querimento na Secretaria Mu nicipal de Meio Ambiente e

S u s t e n t a b i l i d a d e , l o c a l i z a d a na Avenida Bento de Abreu, 1172, Jardim P rimavera (anti go prédio da CTA), das 9h às 12h e das 13h às 16h, apresentan do os seguintes documentos:

* Cópia do RG e CPF do reque rente;

* Cópia do espelho do Carnê de IPTU em nome do requerente;

CASO O CARNÊ DE IPTU NÃO ESTEJA NO NOME DO REQUE R E N T E E N T Ã O D E V E R Á S E R APRESENTADO:

* Cópia da matrícula atuali zada do imóvel constando o nome do requerente (no caso do Car nê de IPTU não estar em nome do requerente);

* Contrato de L ocação do imó vel (no caso do requerente não ser o proprietário do imóvel);

* Cópia do inventário ou certi dão de óbito (no caso do Car nê de IPTU estar em nome de pes soas já falecidas).

Também há a possibilidade de ser feito por meio do protocolo online:https://araraquara.giap.c om.br/apex/pma/f?p=1215:LOGIN DESKTOP

(Luigi Polezze)

O munícipe também pode fazer a poda da ár vore que está em sua calçada, desde que observe o que dispõe o Código de Arbo rização do Município. Ou seja, desde que seja preser vada 50% da copa da ár vore (art. 52, da lei complementar 14/1996) Para auxiliar os munícipes que desejam fazer a poda por con ta própria, a prefeitura dispo nibiliza em seu site um cadas tro de bons podadores. https://educararaquara-my.shar e p o i n t . c o m / : x : / p / s e c o m / E c qEDqv8SIdBtYUtYdBBqhsBZ m F H Z P L q t w j m H s Q 3 q z h Q ? r t i me=8oePX8TL2kg

Esses podadores fizeram o cur so de arborização que a Secre taria de Meio Ambiente e Sus tentabilidade ministrou e estão aptos a prestar o ser viço seguindo as especificações do Có digo de Arborização do Muni cípio ”

Se o Município cuidasse como no passado, nada disso ocor reria

FEIRA DA BONDADE

Terminou, no último dia 15, a Feir a d a B o n d a d e d a A PA E . Po r

causa da Pandemia, os dois úl timos anos desse acontecimen to tão aguardado na cidade ficou suspenso. A direção enviou a Redação do JA o quanto foi produtiva a Feira e traz outros dados da Entidade:

“Hoje a APAE atende 384 alu nos/usuários

Como a APAE atende a área da saúde, assistência social e edu cação, usamos o termo usuário, (aluno seria somente a parte da educação).

A volta da Feira da Bondade foi um grande sucesso de público, bom divertimento e comidas de liciosas, ainda estamos reali zando os acertos, para a con tabilidade final, a última feira havia sido em 2019, e devido a pandemia, tivemos que esperar até 2022, onde retor namos.

A APAE tem 4 eventos anuais agendados: Maio Chá das mães / Junho Festa Junina / Agosto jantar de aniversário da APAE / Novembro Feira da Bondade. Agradecemos o carinho.”

MANIFESTAÇÕES

C o n t i n u a m e m A r a r aquara de for ma ordeira e p a c í f i c a d e fronte a Sede d o T i r o d e G u e r r a , n a Vila Xavier

Quem nos acompanhou até aqui tenha um excelente final de semana e até a próxima, se Deus assim o per mitir

JORNAL DE ARARAQUARA www jornaldeararaquara com br SEXTA E SÁBADO 25 E 26 DE NOVEMBRO DE 2022 04

BANCA S DE JORNAIS

Na Rua Humaitá, esquina da Avenida Espanha existe uma banca de jornal abandonada há muitos anos e l a m e n t a v e l m e n t e e m f r e n t e à Fa c u l d a d e d e C i ê n c i a s Fa r m a c ê u t i c a s e O d o n t o l o g i a d e A r a r a q u a r a ( f o t o abaixo).

Não bastasse essa, também na Avenida São Paulo, esquina da Rua Expedicionários do Bra sil, tem outra abandonada há muitos anos (foto abaixo).

Por que será que não são re tiradas? É o custo da remoção? Quem são os responsáveis? Só

estão atrapalhando a passagem de pedestres e enfeando as calçadas.

ÁRVORES E CALÇAMENTO DA AV. SETE DE SETEMBRO

Prefeito anterior faz e o que entra esquece, é o que está acontecendo em Araraquara, a exemplo do Centro Comercial do Carmo na Av e n i d a S e t e . P l a n tou se coqueiros e por falta de m a n u t e n ç ã o f o r a m d e s a p a r e c e n d o e o s q u e f i c a r a m e s t ã o s e m m a n u t e n ç ã o e p o d a , a e x e m p l o e m f r e n t e a o B a n c o d o B r a s i l e S h o p p i n g d o

C a r m o ( fotos abaixo).

TOCOS - CONTINUA O CORTE DE ARVORES NA CIDADE

Mais duas ár vores desapare cem na cidade, ficando somen te os tocos (hor rível a paisagem para a cidade), a exemplo de ou tras e nas praças já citadas. Agora foi na Avenida Espanha, esquina da Rua Itália (em fren t e a L a n c h o n e t e / R e s t a u r a n t e Nossa Formiga) e a outra na Rua João Gur gel próximo Av XV de novembro, em frente ao Res taurante Quintal (demorou hein

COLABORAÇÃO: JOÃO LUIZ ULTRAMARI

Fernando?) - (fotos abaixo).

Novamente cobramos de nossas autoridades e verea dores (representantes do povo) soluções dos temas abordados na coluna deste jornal e que até agora nada foi feito

JORNAL DE ARARAQUARA www jornaldeararaquara com br SEXTA E SÁBADO 25 E 26 DE NOVEMBRO DE 2022 05
O ABANDONO DE DIVERS OS SETORES DE ARARAQUARA
“Não tenha receio, peça ajuda a quem sabe ouvir e entender ” - CVV - Telefone 188
JORNAL DE ARARAQUARA www jornaldeararaquara com br SEXTA E SÁBADO 25 E 26 DE NOVEMBRO DE 2022 06
JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br SEXTA E SÁBADO 25 E 26 DE NOVEMBRO DE 2022 07

Santa Lúcia com mais investimentos na Educação

Prefeitura Municipal e Secretaria de Educa ç ã o d e S a n t a L ú c i a , depois de anunciar os ma teriais e uniformes escolares para todos os alunos da rede municipal, agora comunica mais investimentos na Edu cação. Serão trocadas todas as carteiras e cadeiras, co meçando pela Escola Padre Gregório, garantindo assim mais conforto e melhores condições de trabalho para toda equipe. Assim desta

cou o prefeito Luizinho Noli ao lado da Secretária de Edu cação Marina. “Destacamos que equipar as salas de au las com novos mobiliários (carteiras e cadeiras) resul tam em melhores condições de aprendizagem do aluno, pensando na qualidade, no bom atendimento e em pro mover melhores condições de ensino buscamos o me lhor para nossos alunos e aos profissionais da educação, tornando a escola cada vez

melhor para constr ução do conhecimento, ressaltamos a importância que a sala de aula deve ser um ambiente agradável aos alunos, e no vas carteiras e cadeiras vão auxiliar na postura cor reta dos alunos, resultando em um maior conforto no mo mento do aprendizado, dei xando a escola mais bonita e moderna”.

Em Santa Lúcia as obras não param

No Recanto Infantil Jay me Calvo o muro que há muito tempo espe r a v a p o r m e l h o r i a , e n f i m chegou.

O Prefeito Luizinho Noli disse da importância da cons tr ução. “Era uma necessi dade antiga, o muro muito baixo, sem estr utura para

um local com tantas crianças. Agora com muito mais qua lidade, alto e que vai pro porcionar mais segurança para a escola, alunos e fun cionários. Estamos sempre pensando nas crianças e nas escolas de nossa cidade, ain da teremos muitas obras na Educação”.

Luizinho agradeceu o vice prefeito, Câmara Municipal e todos os vereadores que ca minham juntos, aprovando os projetos e apoiando as a ç õ e s p e l o b e m d e S a n t a Lúcia.

Santa Lúcia prosperidade e respeito.

Ingredientes

Bolo pudim

Bolo: 3 ovos

3 xícaras farinha de trigo

2 xícaras de açúcar

4 colheres de mar garina

1 xícara de leite

1 pitada de sal

3 colher zinhas de fermento

Pudim: 3 ovos 1 lata de leite condensado A mesma medida da lata de leite

Modo de Preparo

Bata a manteiga com o açúcar e os ovos, por 5 minutos Depois coloque a farinha e o leite, o sal

e por último o fermento, continue ba tendo.

Caramelize a forma e coloque a massa. Bata no liquidificador os ingredientes do pudim Coloque em cima da massa

Leve ao forno médio, preaquecido, por aproximadamente 30 minutos

Preparo: 60 min Rendimento: 15 porções

Fone:

SEXTA E SÁBADO 25 E 26 DE NOVEMBRO DE 2022 08
Colégio
Progresso Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio
g.br
(16) 3322 0733 site: progresso.or

Vem aí a Festa de Natal do Clube Náutico

No dia 11 de dezembro, a garotada nauticana vai viver a magia natalina na sede de campo do clube!

Uma linda festa! Um su per espetáculo com os personagens mais que ridos da garotada! E, claro, a chegada do Papai Noel! Vem aí a Festa de Natal do Clube Náu tico Araraquara Sonho Disney de Natal! É dia 11/12, das 10h às 16h30, no salão social da sede de campo do clube! Um dia inteiro de brincadeiras e encanto pra garotada nauti cana!

Programação

10h às 16h30 Brincadeiras di versas, brinquedos infláveis e oficinas criativas Brinquedos Infláveis: Selva Mágica, Cama E lá stica , Mu lti Pa rk Tigrã o, Futebol de Sabão Gigante, Kid Play Polvo, Bob Esponja, To

bogã. Oficinas criativas: “Papai Noel de Algodão” e “Criando minha cartinha para o Papai Noel”.

10h30 Espetáculo Sonho Dis ney de Natal um musical repleto de emoção e magia, com os heróis e as princesas da Disney.

11h Chegada do Papai Noel!

E ainda tem pipoca, algodão doce e muitas guloseimas pra criançada!

Papais e mamães nauticanos: tragam os pequenos associados para viverem toda a Magia Na talina no Clube! Mais infor mações, ligue (16) 3303 2360.

09 JORNAL DE ARARAQUARA www jornaldeararaquara com br
Na festa de Natal do Náutico, tem chegada do Papai Noel e Teatro Musical para encantar os pequenos associados Fotos: Henrique Santos

- Ao escolher a carreira de professora, a senhora se baseou em alguém ou foi livre escolha?

R: Foi livre escolha minha Na ver dade, diria que foi a car reira que me escolheu, porque desde muito pequena pois sou filha única n u n c a p u d e b r i n c a r c o m n i n guém, meus pais não deixavam e me protegiam demais Por isso, me dedicava demais aos estudos e eu tinha um cachor ro Nero que eu dava aula Desde muito pe quena já era professora, com o so nho de ter umas escolas. Eu gostava de dar aula para Nero, porque achava que melhorava mi nha didática, ensinava tudo a ele e depois passava uma lousa toda a matéria que tínhamos visto

Em sua carreira, sempre con tou com apoio da família?

R: Sim, sempre contei com o apoio da minha família. Contei também com o apoio de um professor/ pai/ padrinho de casamente, professor U l i s s e s d o s S a n t o s R i b e i r o , q u e sempre me apoio muito, sempre estudei no IEBA Como uma boa

aluna, acabei recebendo apoio de to dos os professores, mas ele é quem foi o mais marcante na minha vida, já que me acompanhou desde a infân cia, até foi o responsável por eu entrar no Colégio Progresso onde lecionei por 13 anos ele sempre foi a pessoa que me orientava em termos profis sionais

Minha família sempre foi meu braço direito, muito forte, principalmente meu marido, Ademir Agora eu tenho outros dois, minha filha Thaís e meu genro Felipe.

Quais escolas que ofereceu seus ensinamentos?

Sempre estudei no IEBA e depois de formada, meu primeiro trabalho em escola público, foi no próprio IEBA

Fui lecionar junto dos meus antigos professores, um ciclo completo. De pois foi o Colégio Progresso que me abriu as portas quando eu estava no meu 3º ano de universidade ainda, por indicação do professor Ulisses. Passei também por algumas escolas onde prestava concurso público, pas sava, ingressava, mas não conseguia c o n c i l i a r c o m o M a q u i f í s i c a Po r exemplo: Pedro José Neto e Victor La corte.

São várias escolas por onde passei, m a s n ã o p u d e f i c a r m u i t o t e m p o , pois não conseguia conciliar os dois trabalhos mais o Colégio Progresso Hoje, estou somente no Maquifísica

Que motivou abrir uma unidade de ensino para vestibular?

Na verdade, eu não tenho um motivo, a s c o i s a s s o m e n t e f o r a m c a m i nhando. Comecei dando aulas parti culares com 12 anos, na medida que fui avançando para séries superio res, dava aula para séries inferiores Até que cheguei no Ensino Médio, dava aula até para meus colegas Quando entrei para universidade, co mecei a preparar alunos para vesti bular. Foi nessa preparação que co m e c e i a p r e p a r a r u m m a t e r i a l recortando livros e colando em uma folha sulfite para preparar minhas

listas, algo artesanal. Oferecia es sas listas para meus alunos que de repente começaram a formar gr u pinhos, que começaram a crescer e chegou aonde estamos hoje

O nome Maquifísica foi invenção do meu marido, que trabalhava no co mércio, mas precisávamos um do outro. Então eu precisava colocar um nome na escola para registrá la e manter os direitos dele Ma (de matemática) qui (de química) e fí sica

O Maquifísica não foi inaugurado, e l e f o i s u r g i n d o d e v a g a r n a t u r a l mente.

É um sonho realizado?

Ele é um sonho realizado, sonho esse que continuo sonhando, pois acredito que meu genro e minha fi lha vão dar continuidade com o que a gente plantou e fazer ainda mais U m a v e z q u e q u a n d o p l a n t a m o s

uma sementinha, ela germina com mais força Acredito que vão me lhorar tudo que fizemos até hoje

Que mensagem deixa para os jovens de hoje?

Deixo a mensagem para que os jo v e n s t e n h a m f o c o e n ã o t e n h a m p r e s s a . A j u v e n t u d e d e h o j e t e m muita pressa, tudo isso que hoje tenho aqui, é um trabalho de 40 anos, trabalho de colocar pedrinha sobre pedrinhas, pequeninhas, uma s o b r e a s o u t r a s N ã o p o d e t e r pressa, requer muito alicerce e foco naquilo que pretende.

Pr e c i s a t e r u m d i r e c i o n a m e n t o único e trabalhar em cima desse direcionamento, não desistir.

- Alguma coisa mais que queira acrescentar?

Olha, eu acredito que aquilo que fez eu chegar até aqui

JORNAL DE ARARAQUARA www jornaldeararaquara com br SEXTA E SÁBADO 25 E 26 DE NOVEMBRO DE 2022 10
PROTAGONISTA DA HISTÓRIA É A PROFES S ORA MARIA CONCEIÇÃO BARBOSA DOS SANTOS

ALMEIDA

+ SÔNIA MARIA VIEIRA CIPRIANO, 65 anos Se pultada, dia 21, Cemitério Parque dos Lírios.

+ APPARECIDA DA SILVA FERNANDES, 90 anos. Viúvo Orlando Fernandes Bom. Sepultada, dia 21, Cemitério São Bento.

+ SILVANETE APARECIDA DA SILVA, 53 anos. Sepultada, dia 21, Cemitério Parque dos Lírios.

+ O N O F R I O J O R G E VIEIRA, 86 anos. Sepulta do, dia 21, Cemitério São Bento

+ JOSÉ CARLOS GAUDENCIO, 73 anos Viúva Maria Aparecida Paião. Se pultado, dia 22, Cemitério dos Britos

+ G E R A L D O N I C O L A , 76 anos Viúva Terezinha Siqueira Nicola. Sepultado, dia 24, em Santa Lúcia.

+ M A R I A A PA R E C I DA MARTINS DA SILVA, 47 anos. Sepultada, dia 24, Cemitério dos Britos

FONTERI

+ ORIVALDO JOSÉ DE SOUZA RIBEIRO, 62 anos Sepultado, dia 19, Cemi tério dos Britos.

+ LUIZ RICARDO GARCIA, 41 anos. Sepultado, dia 19, em Boa Esperança do Sul.

+ RITA PINTO DE AR RUDA, 84 anos. Sepultada, dia 22, em Américo Brasi liense

+ TÁRITA VANESSA APAR E C I DA D O S S A N T O S ROCHA, 45 anos. Sepul tada, dia 22, em Taquari tinga

+ M AG DA L E N A E L Z A PERES DE MENDONÇA, 92 anos. Sepultada, dia 25, Cemitério São Bento.

Às famílias enlutadas o pesar do J.A .

Chuva de Unção!

Chuva de Unção! Chuva de Amor, Chuva de Bençãos do Se nhor

Chuva de Unção! Senhor derrama,sobre nós A Tua Chuva de Milagres, Senhor, amado Senhor Eu preciso da Tua chuva Chuva de Unção! Meu querido Senhor Faz chover, Chuva de Milagres

Chuva de Unção! Sobre mim! Me abençoando, Senhor Todo Poderoso! Amém!

JORNAL DE ARARAQUARA www jornaldeararaquara com br SEXTA E SÁBADO 25 E 26 DE NOVEMBRO DE 2022 11
• • • • • • • • • • •
JORNAL DE ARARAQUARA www jornaldeararaquara com br SEXTA E SÁBADO 25 E 26 DE NOVEMBRO DE 2022 12

GUERREIRINHA S SUB -17 DECIDEM TÍTULO

N a s e g u n d a f e i r a ( 2 1 ) , a equipe feminina sub 17 da Fer roviária foi superada por 3 a 2 pelo São Paulo, na Fonte Lu minosa, na primeira partida da final do Paulista da categoria. Os dois gols da AFE foram mar cados por Aninha, aos 23 mi nutos do primeiro tempo, e aos 18 da segunda etapa A decisão do título paulista será no domingo (27), às 15 horas, no estádio Br uno José Da niel, em Santo André Para con quistar o título, as Guerreirinhas precisam vencer por dois ou m a i s g o l s d e d i f e r e n ç a . E m caso de vitória simples por um gol de diferença da Fer roviária, independentemente do placar, a decisão irá para os pênaltis

GUERREIRAS NAS SEMIFINAIS D DO PAULISTÃO

Com a vitória de 3 a 2 sobre o Red Bull Bragantino na últi ma quarta feira na Arena da Fonte, a Ferroviária está na fase semifinal do Campeonato Pau lista de Futebol Feminino da Di visão Principal

BOA ESPERANÇA E CÂNDIDO RODRIGUES SÃO FINALISTAS D DA COPA ARARAQUARA

A primeira partida da final da Copa Araraquara de Bocha "Elí dio Pinheiro" será neste sába do (26), às 9h, em Boa Espe rança, entre a seleção local e a de Cândido Rodrigues E o jogo decisivo será em Cândido Rodrigues no dia 3 de dezembro, às 9h

A equipe de Boa Esperança conquistou a vaga para a final ao vencer os dois jogos das se mifinais contra o Ponto Chic A r a r a q u a r a O p r i m e i r o e m casa, no dia 12 de novembro, por 4 a 1, e no último sábado

(19), na Vila Xavier, por 2 a 1 Já a equipe de Cândido Ro drigues chegou à final ao vencer o Del Campestre, em casa, por 4 a 1, e mesmo perdendo por 3 a 2, em Monte Alto, teve a vantagem pelo placar agrega do (6 a 4).

A equipe do Ponto Chic de despediu da Copa com a melhor c a m p a n h a n a p r i m e i r a f a s e sendo líder absoluto com 39 p o n t o s S e g u id o d e C â n d i d o R o d r i g u e s ( 2 8 p o n t o s ) , D e l Campestre (25) Boa Esperança ( 1 8 ) , G a v i ã o Pe i x o t o ( 1 8 ) e Américo Brasiliense (12).

HANDEBOL

MASCCULINO EMPATA

Terminou empatado o pri meiro jogo das semifinais do Campeonato Paulista de Han debol Masculino, entre Arara quara/Handebol/Sesi e Soro caba. Na noite de segunda fei ra (21), no Ginásio do Sesi, em Araraquara, o placar final foi de 18 a 18

O segundo e decisivo duelo entre ambos será neste sábado, dia 26, às 15, em Sorocaba Quem vencer decide o título com Pinheiros ou Guarulhos, os outros dois semifinalistas da competição.

ARARAQUARA NO PRÊMMIO GRAMMY

A cantora araraquarense Li niker ganhou o prêmio Gram my com o seu excelente álbum. Araraquara já havia obtido prê mios com o músico araraqua rense Ney Marques da Cunha Em 2011 como integrante do Gr upo Exaltasamba na come moração dos 25 anos daquele conjunto, em 2014 outro Gram my com o Ney Marques da Cu nha integrando a equipe de Chitãozinho e Xororó 40 anos sinfônico e em 3 outras ocasiões Ney Marques da Cunha obteve

indicações ficando entre os fi nalistas É a presença dos artis tas araraquarenses A Liniker é uma das maiores representan tes do mundo artístico de Ara raquara Ela é oriunda da região do Jardim Indaiá. Salve Arara quara.

BASSQUETE FEEMININO

O Sesi Araraquara concluiu uma campanha brilhante na primeira fase do Campeonato Paulista de Basquete Feminino ao vencer o Santo André por 84 a 47 em partida realizada no úl timo sábado (19) no Ginásio do Sesi, na Vila Xavier. Com o re sultado, o Sesi Araraquara, que é o atual campeão paulista, encer rou a primeira fase com 12 vitórias em 12 jogos e se clas sificou diretamente para a se mifinal, onde aguarda seu ad versário que sairá das disputas das quartas de final. A tabela de classificação da primeira fase terminou com o Sesi na lide rança, seguido de Santo André (9 vitórias e 3 derrotas), Ituano Basquete (7 vitórias e 4 der ro tas), Vera Cr uz/Campinas 7 vi tórias e 4 der rotas), Bebidas Poty/Tietê/BAX Catanduva (4 vitórias e 8 der rotas), FR/SE

MELP Pindamonhangaba (2 vi tórias e 10 der rotas) e Pró Es porte/Sorocaba (12 der rotas)

As datas das partidas dos playoffs ainda serão oficializadas pela Federação Paulista de Bas ketball.

CAMPEONATO MUNICCIPPAL DE FUTEBOL “ZÉ LEMÃO”

No sábado (19), a Arena da Fonte Luminosa foi palco das partidas finais das categorias sub 11, sub 13 e sub 15 do Campeonato Municipal de Fu tebol "José Ricardo de Freitas (Zé Lemão), competição pro movida pela Prefeitura de Ara raquara por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer Na categoria sub 11, entre Espaço Criança e Olímpico, a partida t e r m i n o u e m 1 x 1 e n a d e c i s ã o p o r p ê n a l t i s , o E s p a ç o C r i a n ç a f o i o m a i s e f i c i e n t e ( 4 a 3 ) e l e v o u o t r o f é u d e c a m p e ã o p a r a a g a l e r i a d o clube O Aliança superou o Es p a ç o C r i a n ç a n a d e c i s ã o d e p ê n a l t i s ( 5 a 4 ) , d o s u b 1 3 , após o empate por 2 a 2 Já na c a t e g o r i a s u b 1 5 , a e q u i p e d o I n v i c tus venceu o Olímpico por 1 a 0, e sagrou se campeão.

Na Moldura

Programação até 30 de novembro

The Roundup

- Força Br uta

Moviecom 1: Dublado: Do mingo, sessão às 15h

Moviecom 2: Dublado: Sexta a Quarta feira, sessão às 21h50 Moviecom 4: Dublado: Sexta, Seg, Ter e Quarta feira, sessão às 15h20

Pantera NegraWakanda para Sempre

Moviecom 2: Dublado: Sexta a Quarta feira, sessões às 15h30 e 18h40

Moviecom 3: Dublado: Sexta a Quarta feira, sessão às 20h20 Moviecom 4: Dublado: Sexta, Sábado, Seg, Ter e Quarta feira, sessões às 17h45 e 21h Do mingo, sessões às 14h30, 17h45 e 21h

Moviecom 5: Dublado: Sexta, Domingo Seg, Ter e Quarta feira, sessões às 16h30 e 19h40. Sábado, sessões às 16h45 e 19h50

Mundo Estranho

Moviecom

1: Dublado: Sexta a Quarta feira, sessão às 19h30 Moviecom 3: Dublado: Sexta, Seg, Ter e Quarta feira, sessões às 16h e 18h10. Sábado e Do mingo, sessões às 13h50, 16h e 18h10

Nada é por acaso Moviecom 1: Nacional: Sexta a Quarta feira, sessão às 17h15

Noite Infeliz

Moviecom 1: Dublado: Quarta feira, sessões às 15h e 21h40

Adão Negro

Moviecom 1: Dublado: Sexta a Quarta feira, sessão às 21h40.

Har r y Potter e a Câmara Secreta

Moviecom 1: Dublado: Sábado, sessões às 00h05 e 13h50 Moviecom 4: Dublado: Sábado, sessões às 00h05 e 14h30 Moviecom 5: Dublado: Sábado, sessão às 13h40.

Lilo, Lilo, crocodilo

M o v i e c o m 5 : D u b l a d o : D o mingo, sessão às 14h15.

O jornal recebeu a programação diretamente dos promotores

JORNAL DE ARARAQUARA www jornaldeararaquara com br SEXTA E SÁBADO 25 E 26 DE NOVEMBRO DE 2022 13
No ano de 1995 o Grêmio Re creativo 27 de Outubro foi campeão estadual interclubes de duplas masculinas de bo cha Solenidade de entrega da premiação.
Wilson
Cinema

M M iiss s ss s aa a ee m m C CCoo n nn n dd d o oo m m í íí í n nnii i oo o 1122 5 55ªª ª eedd i iiçç ã ãã o oo

Texto: Prof.ª Dr.ª Terezinha de Jesus Bellote Chaman (*)

Em sua travessia, o cristão tem de ser: sim... sim; não... não.

da comunidade e da sociedade, fortalecemos nossa subje tividade individual e enfra quecemos nossos vínculos co munitários

Mais uma vez, em 22 de no vembro, realizamos a cele bração de nossa Missa em Condomínio (125ª edição) Desta feita, ela aconteceu no salão de festas do Cond. Mia mi, onde fomos recebidos, com muito carinho, pela Srª

Luiza de Miranda C. Moldan (síndica) e pela querida Kika Clerice (or ganizadora). Com extremo zelo, Kik a ar ranjou, detalhadamente, o recinto para a celebração Lá estavam presentes 13 pessoas: fiéis e de votadas

“A recomendação ‘conhece te a ti mesmo’ estava esculpi da no dintel do templo de Delfos, para testemunhar uma verdade basilar que deve ser assumida como regra mínima de todo homem que deseje dis tinguir se, no meio da criação inteira, pela sua qualificação de ‘homem’, ou seja, enquanto ‘conhecedor de si mesmo’ ” (Carta..., 2012 Fides et Ratio João Paulo II)

Imersos numa sociedade de contrastes, desafiadora para o cristão, em que o pluralismo nem sempre respeita o Outro... em que a modernidade líquida nos torna indiferentes, em que a dignidade é coisificada, em que as ideologias tentam e enraízam se, em que a des cartabilidade é a lei da vez, em que o Eu grita a busca da ma téria, do poder, do Ter em de trimento do Ser... Proclama mo -nos como a sociedade da harmonia, desenraizamo nos

Quantas vezes viajamos den tro de nós mesmos? Quantas vezes paramos para ouvir? So ciedade do espetáculo, do r uí do quando é preciso fazer silêncio para tentar conhecer se a si mesmo e, assim, deixar se envolver pelo Outro, para enraizar se no que não passa, no que permanece: o Amor, não solitário, mas solidário; n ã o i n d i v i d u a l i s t a , n ã o g a nancioso. Saibamos que os big-brothers da vida passarão... (e eles sempre passam). Então, se para conhecer se é preciso silêncio, reflexão, a palavra de DEUS é um bom motivo nesse tempo do Ad vento: tempo que mereceria ser de menos bar ulho e mais reflexão, de encontro. E as Missas em Condomínio tem sido um “locus” privilegiado para o fortalecer dos laços de amizade, com DEUS e com o próximo E vale lembrar, como já dito em outra edição: A Missa em Condomínio não pertence a uma paróquia, mas, sim, a to das as igrejas católicas de nossa cidade.

Padre Pedro De Celso Gar dini concedeu nos, mais uma vez, a honra da celebração e assim se manifestou: “Esta m o s c h e g a n d o a o f i n a l d o ano litúrgico A liturgia nos faz pensar em nossas vidas, en quanto pessoas que vivemos em comunidade Agora é um tempo de quietude, de con t e m p l a ç ã o . A d m i r a r o q u e DEUS fez de bom para nossas vidas, nesta época deve ser de total doação. Fala se do apo calipse, como sendo uma pa lavra de difícil entendimento para os leigos, pois todo bom e fiel cristão entende do que se trata Está chegando o tem po e a hora em que DEUS vai cobrar o que temos para lhe oferecer E ainda, no Evange lho, Jesus lembra que povos se levantariam contra outros povos; haveria grandes ter re motos; muita fome; muitas epidemias e que muitos sinais seriam vistos no céu” E, ao final de sua homilia, Pe.

Pedro fez uma oportuna lem brança de Santa Cecília (san ta do dia), ela que foi marti rizada “A Santa mais querida de nossa Igreja. Ainda muito jovem fez votos de virgindade Mesmo assim, como era cos tume à época, foi prometida em casamento Casou se, con tinuou vir gem e ainda con verteu seu marido à santida de Santa Cecília é a padroei ra dos músicos Ela foi már tir. Mas o que é Martírio? É o testemunho que é dado até o fim até à morte Por esse motivo, temos de dar teste munho, com alegria, de que somos cristãos A Fé não é uma tinta que nos cobre su per ficialmente, mas sim algo que nos envolve totalmente” Senhor, nós confiamos em vós

Mais uma vez, agradecemos a disponibilidade da nossa que rida Creusa, portadora de to dos os objetos litúrgicos da ce lebração.

Obrigada, mais uma vez, ao querido João Henrique, pe los cânticos que sempre ale gram nossas Missas em Con domínio.

Dia 13 de dezembro, celebra remos a 126ª edição da Missa em Condomínio no Ed. P i a z z a D e l C a r m o , o n d e nossa querida Eleni Ap. San t o s e s t a r á a n o s s a e s p e r a Aguardamos a sua presença e de sua família Até lá

Desejando que se realize uma Missa em seu Condomínio, faça contato com Carlos e/ou Terezinha Bellote Chaman 16 3336 5548 9.9782 6116 celp@ter ra com br Até lá e fiquem com DEUS.

JORNAL DE ARARAQUARA www jornaldeararaquara com br SEXTA E SÁBADO 25 E 26 DE NOVEMBRO DE 2022 14

Não decidir também é uma decisão

Janguiê Diniz (*)

O título deste artigo é inspi rado em uma frase que li, dia desses, atribuída ao baterista Neil Peart, da banda canadense Rush, que também é escritor Pode parecer óbvia, mas traz em si um punhado de reflexões a se rem feitas Como empreendedor, falando para empreendedores, eu digo, complementando Peart: quando você não decide, auto maticamente está decidindo pela inércia, a inação e o atraso. Ou seja, quem se furta a tomar de c i s õ e s e s t á “ d e i x a n d o a v i d a passar ”

Tomar decisões é um fato cor riqueiro da vida A todo tem po estamos escolhendo, desde a cor da camisa que vamos vestir até, por exemplo, coisas que nem percebemos como escolhas, como levantar da cama para trabalhar ou escovar os dentes No âmbito profissional, tam bém é necessário tomar decisões, estas, por vezes, mais sérias e “ i m p o r t a n t e s ” , u m a v e z q u e podem influenciar na carreira ou nos negócios, com impactos até financeiros. E é aí que entra a re flexão principal que trago neste

texto: é preciso saber decidir e decidir bem Negar se a escolher, por medo, indecisão ou insegu rança, é tão nocivo quanto ou até mais que fazer uma má es colha. Reflitamos: ao er rar em uma decisão, ao menos você aprende e pode não retomar aquele er ro; não decidir, no en tanto, é não sair do lugar, não traz nenhum tipo de mudança ou evolução.

É bem verdade que tomar uma decisão pode parecer um processo complicado, mas há técnicas que ajudam a simplifi cá lo Há quem pense que ter menos opções ajuda a escolher mais facilmente Isso pode até parecer certo, mas, tendo apenas duas opções, por exemplo, você deixa de avaliar outras possibi lidades mais criativas e com pletas. Já com três ou quatro al ternativas, você tem mais parâ metros para avaliar a situação e mais possibilidades de atuação O importante é avaliá las de forma prática, separando as que não parecem boas. Com o tem po, fica mais fácil reconhecer pa drões nas decisões que você precisa tomar, situações que se repetem, o que abrevia o tempo

de escolha Há que sempre se ter em mente: o que pode resultar e m m e l h o r i a s o u p r o g r e s s o? Seguir nesse caminho é um in dicativo de sucesso.

Não há para onde cor rer: fa zer escolhas é uma das ações mais comuns no dia a dia, ao mesmo tempo que pode ser uma das mais indesejadas ou di fíceis Não há por que, no en t a n t o , t o r n á l a u m m a r t í r i o . Tudo fica mais fácil quando se tem um objetivo muito claro em mente, seja na car reira, seja nos negócios, seja na vida pes soal Essa orientação vai guiar as decisões na direção cor reta O que não se pode é deixar de es colher, posto que essa falta de ati tude trará, fatalmente, prejuízos, ou, no mínimo, a estagnação. E ninguém deveria ficar parado apenas pela incapacidade de to mar uma decisão

(*) É Fundador e P residente do Conselho de Administra ção do gr upo Ser Educacio nal P residente do Instituto Êxito de Empreendedorismo (Comunicacao Instituto Êxito e mail: comunicacao@ institutoexito com br)

Aniversariantes

25 Michel Chade, Ciclei Rogério Jacinto, Hermes Pinheiro de Souza, Marco Antonio Gonçalves, Lucinéia Aparecida R ampani, Roseli Braga Tiossi, Cleia Aparecida Bonani e Luiz Carlos Var gas

2 6 - A d é l v i a R o d r ig u e s d e S o uz a , Lu i z Fe r n a n d o Lea l d a s N e v e s , D o r i an i C A Az z o l i n o, Fe r n a n d a Lima, Geraldo Donadon e Marco Fábio de Camargo

27 Francisco Neves Filho, Marcelo Eduardo Vanalli, Mario Sér gio Ota, Carlos Alberto Sigolo, Gênesis de Souza, Elza Rodrigues Vianna, Rogério de Freitas Nardes e Rogério de Freitas Mendes

28- Marcelo Jor ge Harb, Laércio A C Neves, Rodolpho César Magalhães, Márcia Yuri Yamada e Ronaldo Vitame

29 Cláudia Carnicelli Spadaccini, Benito Ricardo Primiano, Luis Henrique Brandão Falcão, Ana Helena Alves de Lima e José Soares de Brito Neto.

3 0 J ú l i o C é s a r d e F á r i a s G r i l o, F l á v i o Ca p p a t o , João Roberto Pr udente, Ailton Geraldo Benincasa, Rosicler Aparecida Padovani da Silva, Sér gio R i c a r d o G a r c i a , J o s é R o b e r t o Pa d o v a n e , M a r c o s H e n r i q u e C r is c i , M a r c o s Vo l p e , A r a c i C a s u n a t t o Rosa, Régis Dantas, Francisco José Santoro, Luciano Constantino Bortolozzo e Rubens Augusto Costa.

01 Marcus Vinícius, Valcir Car rasco, Gilmara Ap da Silveira Lima, Carlos Henrique Tor resani Ardito, J o s é S M e n d o n ç a G o m e s , Fe r n a n d o d e O l i v e i r a Fer reira, Heber Cândido Pereira, Orlando Car rara Júnior e Oswaldo César Eugênio

JORNAL DE ARARAQUARA www jornaldeararaquara com br SEXTA E SÁBADO 25 E 26 DE NOVEMBRO DE 2022 15

Meu nome é Leticia Cristina Chiodi, me formei como psicóloga na Unip de Ara raquara em 2020, mas não atuo na área. No momento trabalho como caixa na HNT Araraquara e com o bordado livre, qual co mecei a fazer com 22 anos.

• Desde criança sempre amei a parte de artesanato, eu ficava na casa da minha avó e sempre acompanhava ela e meu vô tra balhando com massa de biscuit Eles e mi nha mãe sempre me incentivavam a aprender coisas novas, pintura, biscuit aquarela, scrapbook, costura, lettering. E então veio o último ano da faculdade e a pandemia, eu no auge da minha ansiedade com tudo acontecendo de uma vez, decidi que precisava de algo para relaxar, para ocupar meu tempo. Então decidi que ia aprender a bordar, porque o bordado li vre era algo tão diferente que chamou mi nha atenção, comecei a ver vídeos sobre bordado, peguei alguns panos, linhas e materiais que encontrei em casa e comecei a pôr em prática

Como era o último ano da faculdade e eu precisava de um dinheiro, resolvi juntar o útil ao agradável e fazer o teste de mon tar uma página no Instagram para co meçara vender meu trabalho, e foi assim que tudo começou

• Acredito que o medo de dar er rado e a

comparação com outras bordadeiras foi minha maior dificuldade no começo Depois que comecei a confiar mais no meu trabalho, as dificuldades começaram a ser outras, o dinheiro para comprar os materiais que eram caros, a falta de va lorização e compreensão, pois as pessoas acabam achando que é algo super fácil de fazer então deveria ser mais barato e feito com mais rapidez, então tinha dias que para não perder encomendas ficava até 3h da madr ugada bordando para conseguir dar conta

• Acredito que como mulher não tive ne nhuma dificuldade até o momento

• Atendo cada cliente com muito carinho, respeito e atenção, porque penso em como EU gostaria de ser atendida por alguém Meu objetivo é acolher cada um de forma única e especial, pois não é só um clien te, é uma história de vida sendo contada, é uma pessoa que está a procura de algo que toque o seu coração ou o coração de alguém especial que será presenteado.

• No momento meus planos para o fu turo são juntar dinheiro para comprar uma máquina de bordado, para começar a fazer bordado em camiseta, jaleco etc ; (que é algo muito pedido) E se casar, ter uma casa e montar um ateliê.

• Não desista, não duvide do seu potencial, mesmo que ninguém acredite que vai dar c e r t o , p r o c u r e s e m p r e s e atualizar e aprender técnicas n o v a s . E n ã o s e c o m p a r e

com outras pessoas do seu ni cho, até porque cada pessoa tem seu jeito e seu estilo de arte, você só precisa ser você mesmo, se dedicar, e colocar amor em tudo que faz.

JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br SEXTA E SÁBADO 25 E 26 DE NOVEMBRO DE 2022 16
Leticia Cristina Chiodi
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.