__MAIN_TEXT__
feature-image

Page 1

E

Cidade: crise social e Governo Federal atende

m função de infeliz LOCKDOWN bom número de empresas quebrou, desempregos surgiram e fome trouxe dor. CEAGESP surge com bendito alimento, famílias abri-

Edição 1.447

ram sorriso. Quinta-feira abençoada, toneladas de alimentos transportados pelo Exército. Antes do meio-dia o povo apareceu e recebeu alimentos. Milagre da multiplicação em sacas de

30 de abril a 04 de maio de 2021

Maguila, esquecido

no asilo, só pensa

plástico transparente com frutas, verduras e legumes. Um tempão que isso estava fora do cardápio e na voz dos clientes, obrigado CEAGESP e Deus lhe pague.

(distribuição gratuita)

Autoridade, errado na foto-entrevista


02

EDIÇÃO DIGITAL 30 DE ABRIL A 04 DE MAIO DE 2021

JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

VEREADORES SÃO

A

PREOCUPANTES

Texto: GIOVANI HENRIQUE PERONI

Destaque

D

14/4/1996

urante lançamento da Facira - Feira Agro-Comercial e Industrial de Araraquara, no Clube 22 de Agosto, prefeito Roberto Massafera anunciou um Centro de Convenções. Duas são as alternativas: compra de um pavilhão da Fepasa ou construção de prédio junto à Rodovia Washington Luís. Pavilhão está à venda por R$ 5 milhões, em 50 meses. Prefeito negocia dilatação do prazo.

o assistir a décima quarta sessão da Câmara Municipal de Araraquara sobre a votação de matéria de repúdio à moção de um projeto da Assembleia Legislativa de São Paulo - ALESP, deparamos com vereadores falando sobre aspectos comportamentais e fatos entre colegas, em tom de voz alta, expressões gestuais com dedo em riste, fisionomias preocupadas misturando-se com outras raivosas, ou seja: atitudes de corpos em ação. Frases como: existem pessoas em cima do muro; ao contrário da sujeira que esta casa faz; política suja feita no back stage (bastidores); covardes; genocidas; ou homofóbicos verbalizadas pelos parlamentares. Enquanto uns concordavam outros mantinham o pleno silêncio. Como telespectador e cidadão confesso que fiquei surpreso, pois nada disso é necessário. Ainda mais em uma casa que tem que ser o espelho do respeito ético e moral para a sociedade. Louvem-se bons exemplos, respeitabilidade às ideias diferentes e debate em cima das regras que permeiam a dignidade entre parlamentares, zelando pela instituição.

As palavras me conduziram a interpretar raciocínio. Que, na verdade, leva ao questionamento: qual

JORNAL DE

ARARAQUARA Publicação semanal Editor: Geraldo Polezze - MTb 9.886 Registrado no Cartório Civil sob o nº 36.264 PABX: (0xx16) 3332-1002 End. Rua Ceará, 1063 - Araraquara - SP -CEP 14810-165 Diretora Administrativa: Marilene Volpatti Home page: www.jornaldeararaquara.com.br e-mail: redacao@jornaldeararaquara.com.br WhatsApp: (16) 99767-8409 facebook.com/jornaldeararaquara youtube: Jornal de Araraquara Impressão: Gráfica & Editora Vale do Flamboyant

(Editorial)

seria a análise de um profissional da área da psiquiatria e outro da psicologia na identificação da personalidade dos envolvidos? Requisitos como o temperamento, a esquiva (evitar dano), dependência de recompensa, persistência, caráter, cooperativismo e autotranscendência aplicada através de ferramentas, dão aos profissionais capacidade de analisar a personalidade (que é a organização dinâmica dos traços geneticamente transmitidos e das existências singulares que experimentamos com as percepções individuais que temos no mundo, capazes de tornar individuo único em sua maneira de ser, de sentir e de desempenhar o seu papel social). Vou estendendo o meu pensamento levando ao campo da preocupação quando vejo que estes profissionais conseguem aferir o grau e o tipo dos transtornos de personalidade: paranoide, esquizóide, esquizotípica, esquiva, obsessiva-compulsiva, dependente, antissocial, narcísica e histriônica. Controlar os impulsos e a personalidade não será uma missão nada fácil para quem preside a casa... no momento só podemos lamentar que situações assim não contribuem em nada para o avanço de solução dos reais problemas que impactam a nossa cidade. Objetivando zelar pelo regimento interno da Casa de Leis tomamos a liberdade de indicar livro dos autores Dr. Marcos de Jesus Nogueira, Psicólogos Marina Baroni Borghi e Mauricio Eugênio Oliveira Sgobi – Diagnóstico Psiquiátrico – Guia de Transtornos da Personalidade / Controle dos Impulsos, para que todos possam ter uma noção básica do seu ser, sentir e o real papel social.

Aniversariantes

30- Elias José Cardozo, Beatriz Xavier, Wilson Corrêa, Nilde Placco, Maria de Fátima Ferreira, José Laerte Bonetti Júnior, José Henrique Lopes, Saba José Harb, Ricardo Caparelli, Roberto Rocha dos Santos, Sérgio Eduardo M. dos Santos, Antônio Moisés Cadete e Edson A. Peiró.

01- Luis Carlos Lupi, Luiz Eduardo Batistuta Zago, José Carlos Aparecido Motta, Lineu Carlos de Assis, Renata Fleury Cusinato, Juliano Fernandes de Freitas, Ligia Maria Costa Celante e Francisco Balbino da Costa 02- Oldemiro Quatrochi, Marcos de

Sampaio Araújo, Emília Cândido Benite, Wilson Roberto Aravechia, Ademir de Souza, Arcângelo Nigro Neto, Flávio Sanna, Maércio Rodrigues dos Santos, Andréia Patrícia Rodrigues, Edino Marcelo Zenatti e Sebastião Sérgio Cosmo. 03- Reinaldo Pereira da Silva, Márcia Cristina Cordeiro, Heloisa H. Michetti, Adayl Stuchi, Mauro Nogueira, Luis Fernando Acetose e Osvaldo Maurício

04- Walda Nice Affonso, Luis Devan Giansante, Ângela Barbieri Boralli, Maray Mendonça, Rubens Conceição da Silva, Antônio Alves Ferreira e Carlos

Eduardo Melato.

05- Acácia Zanin, Maria de Lourdes Cabrera, Tânia Neiva, Otávio Abranches Quintão, Eduardo Ferraz Malzoni, Elvio Sebastião Rabello, Valdecir José dos Santos, Andréia de Prince, Izaac de Oliveira Costa, Mário Vieira Priosti e Antônio Clóvis Coca Ferraz.

06- Andrelino Alves Pinto Filho, Mônica Denise M. da Silva Costa, Paulo Sérgio Campos Leite, Sérgio Delort, Cármine Brasil Tucci Neto, Admilson R. Barbieri, João Damasco Dias, Maria Josane de Souza Fernandes e Fernanda Múcio Melo.


MESA do EDITOR

EDIÇÃO DIGITAL 30 DE ABRIL A 04 DE MAIO DE 2021

JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

03

Gepol

1

4

JARDIM DE CHUVA

Há alguns anos falei com o prefeito sobre a importância dos jardins de chuva, ainda mais Araraquara dependente de água subterrânea. Edinho ficou entusiasmado e disse que faria uma grande campanha.

2 POR QUE TANTA GENTE

Ceagesp deu um alô para entregar alimentos e o povo compareceu em peso. Por que a população foi com tanta sede ao pote? Alguém é capaz de adivinhar? Dói pensar nisso, mas, é certo que muitas famílias estão sentindo a dor da “falta” resultante de fechamento infeliz do comércio central e dos bairros. Fechar significa desempregar, certo prefeito?

3

VIVA A CIÊNCIA

A pessoa recuperada da Covid19, devidamente curada há 30 dias, pode doar plasma para ajudar quem estiver com o danado vírus. A doação deve ser feita no Hemonúcleo Regional de Araraquara vinculado à Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp. Está melhorando, mas, cuidado ao sair de casa: observe a distância com pessoas e lave bem as mãos.

respeito de mortes em Araraquara, todas decorrentes do coronavírus. Por que acabaram as mortes por outras causas? Comenta-se que cada morte permite ganhar uma nota legal. Seria verdade nobre vereadorpresidente Boi?

7

9

PLACAS DE ORIENTAÇÃO

Usina Santa Cruz entrega placas para ajudar campanha da Secretaria do Meio Ambiente. É verdade, na hora de jogar o pessoal não escolhe local. Qualquer lugar serve e dane-se a “Cidade Limpa”. Descarte irregular precisa ser combatido sempre.

5

RASPÃO CUSTA OLHO DA CARA

Reclamação de morador da cidade. Estacionou o carro na Av. José Alencar, esquina da Alameda Paulista e na hora de sair acabou batendo num poste. A guia está fora de medida ou o poste andou na hora errada? Prefeito, conserto teria ficado em mais de R$ 2 mil, incluindo farol. Isso merece ser revisto para evitar outros acidentes.

6

MP PROTOCOLA REPRESENTAÇÃO

Ministério Público requer parecer sobre legalidade da Covid-19. O fato gerador é requerimento a

Murilo Azevedo Rodrigues Jovem Lobinho Antonio Fabiano Gomes Figueira - Assistente da Tropa Escoteira Yasmin Aparecida Augusto - Jovem Escoteira Nilton Roberto de Paula Bueno Júnior - Assistente de Tropa Sênior Luiz Pedro do Rosário Macedo - Jovem Sênior Carlos Lucas Romero Adulto Voluntário Dirigente

EDINHO FECHA COMÉRCIO E SE ACHA

SEMPRE ALERTA!!!

Nem pandemia parou o Grupo de Escoteiros de Araraquara. A Turma “José Luiz Torquato” ganhou diploma. Maurício Escareli Adulto Voluntário Dirigente Danilo Borsari - Escotista Ana Júlia Tendulini - Pioneira Isabelle Feitosa - Jovem Lobinha Ana Júlia Jerônimo Fernandes - Guia Nicolas Buarão de Túlio - Jovem Escoteiro

8

SEGUNDA LISTA

O Grupo Escoteiro “Morada do Sol” também teve diplomas rolando nas mãos dos jovens. Thais Altelmo de Souza Cruz Adulto Voluntário Chefe

A notícia cai e promete barulho dos maiores: o prefeito de Araraquara será candidato a governador de São Paulo. O quê, dá pra repetir? Sim, fala-se que pelo sucesso do Edinho Silva como prefeito de Araraquara, fechando o comércio em vários dias, permitiria sua candidatura a governador. Só por causa de um discutível fechamento?

10 BOI CUIDA DE CÃES E GATOS

O vereador-presidente dos vereadores encaminhou ao prefeito projeto de lei que dispõe sobre atribuição da Vigilância Sanitária para emissão da licença para exercício das atividades veterinárias na cidade. OBRIGADO pelo carinho na edição desta semana e um FIM DE SEMANA CHEIO DE PAZ E AMOR.


04

JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

EDIÇÃO DIGITAL 30 DE ABRIL A 04 DE MAIO DE 2021

Deu no Estadão

PARA GOVERNADOR

EDINHO SILVA

Está sendo cotado, nas fileiras do PT, para ser candidato ao governo de São Paulo. Afora ser prefeito de Araraquara, com “louvores” pelo lockdown (altíssima discussão sobre eficiência), Edinho tem a história petista onde chegou a ministro da presidente Dilma. É suficiente? Essa, a questão onde alguns enxergam bagagem de pequena monta, visando a investidura do estado. Só o fato de estar no foco, no entanto, já é alguma coisa que faz bem ao ego político. Mas, em termos de probabilidade, ainda é pequena para apostar em vitória. A paradeira mostra que, hoje, inexiste cacife para sonhar com o Palácio dos Bandeirantes. Amanhã será outro dia...

DEU FOME?

PEÇA O SEU

LANCHE COM

QUALIDADE 3339-1707 98161-5977

Av. José do Patrocínio

(ao lado da UPA)

Oração ao Poderoso Santo Expedito

Festa 19 de abril. Comemora-se todo dia 19. Se você está com algum PROBLEMA DE DIFÍCIL SOLUÇÃO e precisa de AJUDA URGENTE, peça esta ajuda a Santo Expedito que é o Santo dos Negócios que precisam de Pronta Solução e cuja invocação nunca é tardia. Oração - Meu Santo Expedido das causas justas e urgentes, socorrei-me nesta hora de aflição e desespero, intercedei por mim junto ao Nosso Senhor JESUS CRISTO! Vós que sois um Santo Guerreiro, Vós que sois o Santo dos Aflitos, Vós que sois o Santo dos Desesperados, Vós que sois o Santo das Causas Urgentes, protegei-me, ajudai-me, daí-me força, coragem e serenidade. Atendei ao meu pedido: “fazer o pedido”. Ajudai-me a superar estas horas difíceis, protegei-me de todos que possam me prejudicar, protegei a Minha Família, atendei ao meu pedido com urgência. Devolvei-me a paz e a tranqüilidade. Serei grato pelo resto de minha vida e levarei seu nome a todos que tem fé. Obrigado. Rezar 1 Pai Nosso, 1 Ave Maria e fazer o Sinal da Cruz. Em agradecimento, mandei publicar esta oração, para propagar os (I.V. F.) benefícios do grande Santo Expedito.


JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

P

ECONOMIA SOLIDÁRIA

Leis que fortalecem empreendedorismo

refeito Edinho Silva sancionou duas leis que incentivam o cooperativismo em Araraquara e reforça a economia solidária, uma política pública estruturante. Em evento online, no Facebook, o chefe do Executivo sancionou a criação do programa “Coopera Araraquara”, do Conselho Municipal do Trabalho e do Fundo Municipal do Trabalho e de Economia Criativa e Solidária, responsável por fomentar o novo programa.

VIVEMOS MOMENTO DIFÍCIL Junto com a pandemia e tragédia humana causada pela Covid-19 também veio uma depressão econômica, aumentando desemprego e vulnerabilidade social das famílias. Neste momento, em que o mundo pós-pandemia não será igual ao mundo anterior, precisamos investir nossas energias, todos os dias, na organização da economia solidária. Sempre defendi a economia solidária como uma política estruturante (prefeito Edinho) O cooperativismo é uma

EDIÇÃO DIGITAL 30 DE ABRIL A 04 DE MAIO DE 2021

05

EMPRESA DA COMUNIDADE

“Coopera Araraquara” visa diminuir desemprego e desigualdade social fomentando renda. São considerados beneficiários os empreendimentos econômicos solidários cadastrados e selecionados, por meio de edital. forma de mostrar para a sociedade que é possível gerar e distribuir renda sem submissão do trabalho. É uma política de combate ao desemprego que também desenha um novo modelo de sociedade. A coordenadora de Trabalho e de Economia Criativa e Solidária, Camila Capacle destaca que as novas cooperativas precisam de apoio técnico, gestão, jurídico, contábil, marketing e subsídio para começar. Coopera Araraquara fomenta o cooperativismo e economia solidária, além de dar apoio jurídico para expandir ações da Incubadora Pública de Economia Criativa e Solidária e dos demais programas que ela abrange e incentiva. REFLEXO DA CRISE Secretária de Direitos Humanos e Participação

Popular, Amanda Vizoná relata que as mulheres e os jovens são os que mais estão sofrendo com a atual crise. O nível de desemprego entre mulheres nunca foi tão grande desde a década de 1990. A gente tinha uma crise do capital, mas que agora a pandemia agrava. TRANSFORMAÇÃO Marcela Novaes, presidente da Cooperativa Vitória Multisserviços participou da live e deu seu relato pessoal. “A cooperativa mudou muito a minha vida. São 33 cooperados, sendo quatro mulheres na diretoria. As decisões são tomadas por todos os cooperados. Estamos com dois contratos abertos, gerando empregos para todos nós. Isso une os trabalhadores e beneficia várias famílias”, afirmou Marcela.

SELEÇÃO

Empreendimentos precisam residência e domicílio em Araraquara, pelo menos quatro pessoas trabalhando coletivamente, integrantes com idade mínima de 18 anos ou emancipados, majoritariamente compostos por pessoas de diferentes famílias, dedicando-se a segmento econômico definido. Desde 2019 diversas cooperativas foram criadas com o apoio da Prefeitura, como: Panelas Unidas (alimentação), Vitória Multiserviços (serviços gerais), a CoperMorada (construção civil) e Sol Nascente (egressos do sistema prisional). Todas estão gerando renda.


06

JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

EDIÇÃO DIGITAL 30 DE ABRIL A 04 DE MAIO DE 2021

PREFEITO: LENÇOL FREÁTICO Conversa com o chefe do Executivo: pensar na água antes de eventual candidatura a governador de São Paulo. Fechar o comércio é muito pouco para uma campanha estadual. Fechamento com trabalhadores na rua

Edinho lembra uma conversa, há +ou- 10 anos, sobre cuidado com a Água Subterrânea? Ficou entusiasmado com uma campanha subordinada ao tema: água resultante dos jardins da chuva. Só que ficou nisso... e Aquífero Guarani sofrendo. Será tarde demais e gabarito de sua gestão beijando o chão... nada alentador para quem flerta plataforma digna de uma candidatura séria.

perfície impermeável. Isso cria enormes volumes de água da chuva que se acumulam no sistema de drenagem durante tempestades. Os jardins de chuva na calçada chegam como uma solução para suavizar a paisagem da cidade e ainda permitem que a água da chuva seja absorvida naturalmente pelo solo, reduzindo inundações. Os jardins pluviais servem também como uma ferramenta para melhorar a saúde local.

Água da Chuva inunda calha do Córrego da Servidão e deságua no Rio do Ouro. Não é usada nem para hidratar horta à beira da marginal. O que falta para inseri-la em nosso Lençol Freático? Vontade certamente. Falar com o DAAE enquanto atende em Minas Gerais. Como pode? O prefeito pode esclarecer?

Os bairros de Nova York que estão recebendo os jardins de chuva têm número de árvores ABAIXO DA MÉDIA. O aumento da vegetação criado por meio da adição dos jardins de chuva visa ajudar a melhorar a qualidade do ar, proporcionando sombra durante os meses quentes do verão enquanto embelezam os bairros e ainda atraem insetos e pássaros.

PRESENTEMENTE

JARDINS NAS CALÇADAS

Nova York terá 9.000 jardins de chuva para captar 2 milhões de m3 de água enquanto embelezam e refrescam a cidade. Em Araraquara tempo vai embora. Fazem parte do Programa de Infraestrutura Verde da prefeitura e dará continuidade aos mais de 4.000 jardins de chuva existentes. Nova York terá um total de 9.000 jardins de chuva em suas calçadas, ajudando a reduzir inundações e diminuir os transbordamentos dos bueiros. Estima-se que esta medida irá evitar que 2 milhões de metros cúbicos de água entrem para o sistema de esgoto. “Estamos empregando todos os recursos à nossa disposição para enfrentar o desafio do aquecimento global de frente”, disse o prefeito Blasio. IMPERMEABILIDADE

Segundo a prefeitura de Nova York, mais de 70% da cidade é coberta por uma su-

INFRAESTRUTURA VERDE

JARDINS PELO MUNDO

No Brasil já existem alguns exemplares de

Jardins de Chuva, em São Paulo e Rio de Janeiro. Edinho, faltou Araraquara ainda com sua promessa. (Geraldo Polezze, jornalista J.A.) Foto: NYC Water


07

EDIÇÃO DIGITAL 30 DE ABRIL A 04 DE MAIO DE 2021

JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br


08

EDIÇÃO DIGITAL 30 DE ABRIL A 04 DE MAIO DE 2021

Do Vereador Lineu de Assis

JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

A pedidos


EDIÇÃO DIGITAL 30 DE ABRIL A 04 DE MAIO DE 2021

JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

09

DEU FOME?

PEÇA O SEU

LANCHE COM

QUALIDADE 3339-1707 98161-5977

Av. José do Patrocínio

(ao lado da UPA)

Cartório

Abacaxi com creme de leite condensado

Ingredientes 1 lata de abacaxi escorrida ou 1 abacaxi natural (sem o talo) e picado Creme belga 1 lata de leite condensado 2 gemas 1/2 xícara de leite Merengue 4 claras e 12 colheres de sopa de açúcar

Modo de Preparo

Leve ao fogo as gemas peneiradas com o leite e o leite condensado, mexa em fogo baixo até engrossar e reserve. Misture muito bem as claras com o açúcar e leve ao fogo baixo, mexendo sempre (é só para amornar, mas tem que ser muito rápido, pois a clara fica líquida). Bata imediatamente na batedeira, até en-

corpar e virar um merengue. Monte um refratário untado com camada de abacaxi, creme belga e o merengue. Leve ao forno bem quente, por aproximadamente 5 minutos, só para dourar o merengue. Sirva quente ou frio. Se preferir, monte taças e não é necessário levar ao forno. Preparo: 30 min - Rendimento: 8 porções

Registre o seu imóvel. É questão de segurança. (Campanha do J.A.)


10

JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

EDIÇÃO DIGITAL 30 DE ABRIL A 04 DE MAIO DE 2021

EDINHO NÃO RESPEITA O COMÉRCIO

B

Equipes de testagem visitam trabalhadores nas lojas

usca de pacientes assintomáticos faz a cidade ter maior controle sobre a pandemia, afirma o prefeito Edinho que participou de uma reunião, nesta semana, para organizar equipes de testagem para Covid-19. Vão atuar nos estabelecimentos comerciais. A Prefeitura, até esta semana, testou quase 300 empresas: 2.439 testes aplicados, 11 positivos. Caso seja encontrada uma pessoa positivada no estabelecimento, ela é encaminhada para unidade de saúde para avaliação clínica e cumpre o isolamento domiciliar por 14 dias. O estabelecimento passa por higienização criteriosa e os demais indivíduos do grupo são

alertados a procurar assistência médica imediata em caso de aparecimento de sintomas.

Se forem encontrados dois positivados ou mais, é desencadeada investigação de surto e estabelecimento poderá ser interditado total ou parcialmente por 7 dias. Foi iniciada testagem nos bairros objetivando obter amostra geral da circulação do coro-

Mais A cademias

S

ecretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos implanta quatro novas academias ao ar livre: zonas Oeste, Leste e Norte. Com as bases de concreto usinado a academia da Zona Oeste é implantada na Praça “Jorge Borges Corrêa”, da igreja Sant’Ana. Na

Zona Leste, são mais duas em andamento. A do bairro Jardim América abrigará os dez equipamentos projetados e as demais na remodelada Área de Lazer "Antônio José Paterniani" (Tom Zé). A outra academia é implantada no Santa Clara, na Praça Álvaro Tanigutti.

navírus nas diferentes regiões de Araraquara a fim de enfrentar a pandemia, com a reabertura gradual e segura das atividades econômicas.

Isso deve ser feito com estratégia e planejamento para que a cidade não perca o que já conquistou, diz porta-voz da municipalidade.


JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

EDIÇÃO DIGITAL 30 DE ABRIL A 04 DE MAIO DE 2021

SANTA LÚCIA VALORIZA O SOCIAL

P

refeitura da bonita e aconchegante Santa Lúcia tem sensibilidade no sentido de desenhar a situação

social vivida por uma parte da coletividade. A situação ganha olhar do Luizinho Noli: “um resultado maravilhoso,

Comércio de Alimentos

Não perca essa oportunidade de participar do Programa SEBRAE APRIMORA – Alimentos e Bebidas Inscreva-se pelo Whatsapp: (16) 99733-5493 http://bit.ly/aprimora-alimentoou diretamente pelo link de inscrição: sebebidas Uma Capacitações On-line e GRATUITA: Workshop: Presença Digital e novas tecnologias. 04/05 Workshop: De empreendedor a líder: desenvolvendo a inteligência emocional. 05/05 Painel: Colocando a casa em ordem: como se preparar para as consultorias do Sebrae Aprimora. 05/05 Horário: das 15h às 17h Inscrição para pessoas que possuem “CNPJ e estão no ramo de alimentos. ” Não fique de fora! Em caso de dúvidas, entre em contato com o Departamento de Desenvolvimento Econômico pelo número: (16) 3392-1468 ou 3392-7318.

Parabéns aos aniversariantes de Américo

30- Ana Claudia Cabrera Ventrilo 01- Lucca Ramos Camargo Pereira e Beatriz Ramalho Rodrigues 02- Maria Aparecida Teixeira e Simone Cristovão Brizolari

03- Daniel Simões 04- Carlos Alberto Balbino e Maria Rosa C. Furtado 06- Bruno Bortolli, Sebastião Carlos O. dos Santos e João Batista Charaba

solidariedade espetacular. Nosso obrigado aos que ajudaram ou fizeram doação. Deus abençoe”, desejo do prefeito.

11


JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

EDIÇÃO DIGITAL 30 DE ABRIL A 04 DE MAIO DE 2021

Wilson

Silveira Luiz

e equipe

AFE EMPATA, FALHA DE SAULO

AFE e Santo André empataram (2 a 2) na última quinta-feira, na Arena da Fonte. Os grenás não jogaram bem na estreia do técnico Elano substituto de Pintado, foi para Goiás. Mesmo jogando mal a AFE vencia 2 a 1 quando o goleiro Saulo tentou driblar um atacante do Santo André e perdeu a bola. Com o empate foi a 12 pontos, segundo lugar de seu grupo. PRÓXIMOS JOGOS Segunda-feira, à noite em Mirassol e quinta-feira na Arena da Fonte contra o Ituano.

GUERREIRAS MAIS VITÓRIA

Jogando quarta-feira em Salvador a Ferroviária ganhou do Bahia por 1 a zero pelo Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino.

SÁBADO EM PORTO ALEGRE Na sequência do certame nacional feminino as guerreiras jogam neste sábado, às 8 da noite, no Estádio Beira Rio, Porto Alegre, contra o Internacional.

JOÃO TÚBERO

Dentre as novas vozes do rádio araraquarense, um destaque para o comentarista

João Túbero, da Rádio CBN Araraquara. Tem demonstrado muito conhecimento sobre o futebol. Surge um novo talento.

Comissão Técnica do Voleibol Feminino de Araraquara categoria sub-20

+ ANDRÉIA CRISTIANE DE CAMPOS, 42 anos. Viúvo José Cesário da Costa. Sepultada, dia 24, em Guatapará.

+ CARLOS ROBERTO LUCIRIO DE LIMA, 66 anos. Viúva Maria Alice Assaiante de Lima. Sepultado, dia 24, em Matão.

• • •

+ EVANDRO FERREIRA, 46 anos. Viúva Lisandra Ferreira. Sepultado, dia 25, Cemitério São Bento.

+ ROBERTO APARECIDO DA SILVA, 41 anos. Viúva Maria da Conceição Rios dos Santos. Sepultado, dia 27, em Américo Brasiliense.

Na Moldura

+ MARIA DE LOURDES GARCIA, 85 anos. Sepultada, dia 28, em Rincão.

+ JANDIRA DOS SANTOS PIRES, 83 anos. Sepultada, dia 28, em Nova Europa.

+ ANA MARIA VILLA, 67 anos. Sepultada, dia 29, Cemitério S. Bento.

+ GILTON FERMINO, 83 anos. Viúva Terezinha de Jesus S. Fermino. Sepultado, dia 28, Cemitério Ressurreição.

+ OSVALDO DA SILVA, 76 anos. Viúva Aparecida de Lurdes Paula da Silva. Sepultado, dia 29, Cemitério das Cruzes.

+ ANTONIO ALVES DE OLIVEIRA, 64 anos. Viúva Sandra Edmea Dias de Oliveira. Sepultado, dia 29, Cemitério Parque dos Lírios.

No dia 7 de maio a equipe masculina de futsal da Uniara começa sua participação na Liga Paulista em Botucatu. Secretaria Estadual de Esporte, Juventude e Lazer resolveu cancelar todas as promoções deste ano em razão da pandemia. Uma perda irreparável principalmente para a juventude.

+ MARIA PEREIRA DE SOUZA, 63 anos. Viúvo Adão de Souza. Sepultada, dia 23, em Nova Pauliceia.

+ APARECIDA DE LOURDES PAULA FERREIRA, 66 anos. Sepultada, dia 24, Cemitério São Bento.

FUTSAL VAI ESTREAR

ESPORTE BRECA

ALMEIDA

+ CLÉLIA MARIA REGINA PELETEIRO SOARES, 59 anos. Sepultada, dia 24, Cemitério das Cruzes.

Foto: Jonas Bezerra dos Anjos

12

Como diria João Evangelista Ferraz (imprensa filosófica). Entrega do Título de Cidadão Benemérito para o Ennio Rodrigues Caraça, na Câmara Municipal (esquerda para

direita: Vicente Leporace, Wilson Roveri, Wilson Luiz, Ennio, Porto Alegre e Wagner Belline. Atrás o rosto do Denisar Alves. Data do evento, 13 de dezembro de 1974.

+ DAISY APARECIDA ROGATTI, 61 anos. Sepultada, dia 29, Cemitério São Bento.

+ ERMINIO FRANCISCO DE SOUZA, 74 anos. Viúva Jovina Ferreira de Souza. Sepultado, dia 29, em Matão.

FONTERI

+ AMARO DA SILVA, 71 anos. Sepultado, dia 25, Cemit. das Cruzes.

+ SONIA APARECIDA ROCCI CAVASIN, 67 anos. Cremada, dia 25, Crematório Bom Jesus.

+ EDISON TOMAS DA SILVA, 46 anos. Sepultado, dia 27, Cemitério das Cruzes.

+ DENIS AUGUSTO FRANCESCATTO, 44 anos. Sepultado, dia 27, em Américo Brasiliense.

+ ANTONIA APARECIDA DINIZ HAYASHI, 65 anos. Sepultada, dia 28, Cemitério Santa Cruz.

+ ELISA ROSANGELA VIEIRA VENÂNCIO, 56 anos. Sepultada, dia 28, Cemitério Pq da Ressurreição.

+ ANTONIO LUIZ DA SILVA, 70 anos. Sepultado, dia 28, em Motuca.

+ EDI THERESINHA DONNAGELO, 78 anos. Sepultada, dia 28, Cemitério São Bento.

+ MIGUEL OLIVA, 95 anos. Sepultado, dia 28, Cemitério P. dos Lírios.

+ EMANUEL JESUS DANIEL DE SOUZA, 57 anos. Sepultado, dia 28, Cemitério São Bento.

+ LUISA MARIA IMBERNON COSTA, 74 anos. Sepultada, dia 29, Cemitério São Bento.

+ MARCOS RODRIGUES DOS SANTOS (MARCÃO DA COCADA), 58 anos. Sepultado, dia 30, em Taiaçú.

MICELLI

+ JOSÉ ROBERTO MARTINS DE SOUZA, 69 anos. Viúva Rosangela M. Cardoso de Souza. Sepultado, dia 13, Cemitério São Bento.

+ OSORIO APARECIDO SPINELLI FILHO, 49 anos. Viúva Luciana Ap. dos Santos Spinelli. Sepultado, dia 17, em Américo Brasiliense.

+ JOSÉ ANTONIO PIROLLA, 94 anos. Sepultado, dia 20, Cemitério São Bento.

+ EDITH ALVES DE OLIVEIRA, 80 anos. Viúvo Edson Luis Dias Torres. Sepultado, dia 21, Cemit. São Bento.

+ LUIZ CARLOS JARDIM, 63 anos. Sepultado, dia 21, Cemitério das Cruzes.

+ JOSÉ ROBERTO CECCHONATO, 68 anos. Viúva Maria José Cecchonato. Sepultado, dia 22, Cemitério São Bento.

Às famílias enlutadas o pesar do J.A.


JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

Nos 100 anos da Fábrica

Lupo, um recorte no coração do radialista

O

trabalho dedicado, com extremo carinho, nos levou à indicação do então prefeito Rômulo Lupo para trabalhar na Cultura, ícone do rádio. Fomos recepcionados pelo exferroviário e rádio-amador José Araujo Quirino dos Santos. Aprendemos com ele que a crítica precisa ser dosada em respeito às partes. Por exemplo, ao invés de crítica ácida ao DAAE, afirmar: Departamento de Água não pode lavar o nosso líquido precioso?

WILTON LUPO Com a saída do Sr. Quirino, o diretor comercial, de palavra que nascia fácil e forte, ficou com as rédeas da Rádio Cultura. Foi um período maravilhoso, destaque à política que se chamava Dr. Wilton como candidato a prefeito. Na época um infausto evento: Alexandre Eberle Lupo, seu primogênito qualificado, honrado e pronto a servir, portanto, um parceiro para enfrentar desafios, faleceu. Um fato que chocou o pai sensível. Vale destacar que Wilton desistiu da candidatura a prefeito, e, com a lente do tempo, desistiu também da vida. Dr. Wilton, um grande líder que deixou infinitas lições à cidade.

VOZ AMPLIFICADA Com tudo isso, microfones da Rádio Cultura amplificaram sonhos da Fábrica Lupo. Nesses momentos estivemos juntos, em entrevistas candentes, como a desistência política. Pudemos dimensionar o gabarito do cidadão, líder inconteste. Muita saudade dessa liderança.

100 ANOS A fábrica faz aniversário centenário e coloca uma ideia: por que não ouvir as pessoas que tiveram contato com o empreendimento? Parabéns à generosa e capaz Liliana Lupo Aufiero que entrou para moderar os primos mais afoitos e fincou seus tentáculos, bem-vindos e festejados pelas ações pertinentes. Com essa grande mulher, a certeza de que a história fabril reserva muitos capítulos para viver, num progresso ímpar, calçando milhões de pés. Parabéns, por outro lado, a todos que passaram pela empresa, uma lição de vida, de grande significado. ORGULHO A região de Araraquara orgulha-se com essa fábrica: uma extraordinária FÁBRICA de frutos dadivosos e especiais.

EDIÇÃO DIGITAL 30 DE ABRIL A 04 DE MAIO DE 2021

13

A pedidos


14

JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

EDIÇÃO DIGITAL 30 DE ABRIL A 04 DE MAIO DE 2021

I N T E R N AC I O N A L

É

a primeira Santa Casa do Estado de São Paulo a receber selo canadense de certificação de qualidade e segurança. Uma das mais conceituadas certificações internacionais em saúde. Com isso, torna-se a primeira Santa Casa do estado a receber esse selo. Eliana Honain parabe-

niza a Santa Casa pela conquista e ressalta que a instituição é grande parceira na construção do SUS municipal e regional. “A Secretaria Municipal reconhece nessa certificação todo o esforço e competência de gestão na pessoa do provedor Dr. Valter Curi Rodrigues.


JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

EDIÇÃO DIGITAL 30 DE ABRIL A 04 DE MAIO DE 2021

Te s t e o s e u Po r t u g u ê s ( 6 3 6 )

15

Texto: Prof.ª Dr.ª Terezinha de Jesus Bellote Chaman (*)

01 - Ficou _____________ o doce de banana ____________. a ( ) aromático - caramelizado; b ( ) aromatico - caramelisado.

02 - Os vidros do meu carro __________ em dia de chuva. a ( ) embassam; b ( ) embaçam; c ( ) imbaçam.

Neste último final de semana, assisti ao filme “Diários de Motocicleta” de Walter Salles. Neste filme é possível vislumbrar o que levou Ernesto a virar o Che Guevara e buscar mudança social. Nem de longe se imagina ser ele o rapaz que, em 1952, dispensaria as luvas para cuidar dos leprosos e ajudaria miseráveis, no deserto de Atacama. Também falaria, 15 anos depois, em Havana, que os soldados da revolução deviam ser movidos pelo ódio, “o ódio intransigente do inimigo, que impulsiona para além das limitações naturais do ser humano e o converte numa efetiva, violenta, seletiva e fria máquina de matar”.

Com este longa, Walter Salles entra no clube dos grandes diretores, com reconhecimento nos Estados Unidos (o filme teve como produtor Robert Redford) e, merecidamente: seu trabalho, em conjunto com a dupla protagonista (Rodrigo de la Serna é inclusive primo em segundo grau do Che), faz de Diários de Motocicleta um grande filme. O longa ganhou o Oscar 2005 de melhor canção, com Al Otro Lado del Rio, composição de Jorge Drexler. Se o filme é lindo, quando você ouve esta canção, ao final, aí tudo fica muito melhor. MELHOR AINDA... ASSISTA AO FILME.

Dengue pode matar se não oferecer assistência médica rápida e eficiente.

03 - O bom de uma conversa de bar é ___________. a ( ) o tira gosto; b ( ) os tira gostos; c ( ) o tira-gosto; d ( ) os tira-gostos.

04 - Eu _________ com toda a minha turma. a ( ) vou vim; b ( ) vou vir; c ( ) virei; d ( ) venho. Duas respostas são as corretas. 05 – ___________ dá sabor e enfeita o pão. a ( ) jerjelim; b ( ) jergelim; c ( ) gerjelim; d ( ) gergelim.

06 - Alguns funcionários públicos são extremamente ____________. a ( ) sectários; b ( ) cectários; c ( ) sequitários; d ( ) cequitários.

07 - Foi ótima sua _________________, após a cirurgia. a ( ) convalessensa; b ( ) convalesença; c ( ) convalescença; d ( ) convalessença.

08 - A cozinha tem de ser um local totalmente _________. a ( ) acético; b ( ) asséptico; c ( ) ascéptico; d ( ) ascéptico.

09 - Qual frase está correta? a ( ) Os cozinheiros trabalham bastante. b ( ) Fizemos bastantes vezes o mesmo prato. 10- Hoje vou a uma _______ de cinema. a ( ) sessão; b ( ) seção; c ( ) cessão.

(*) Pesquisadora do GEPEFA - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Famílias.

RESPOSTAS:

Teste o seu Português

Resp 1.: a - Ficou aromático o doce de banana caramelizado. Aromático (= com cheiro agradável, perfumado). Caramelizado (= coberto com caramelo, caramelado). Resp 2.: b - Os vidros do meu carro embaçam em dia de chuva. Embaçar (= perder a transparência). Resp 3.: c - O bom de uma conversa de bar é o tira-gosto. O tira-gosto (= qualquer salgadinho com que se acompanham bebidas alcoólicas, especialmente fora das refeições). Resp 4.: c - d - Eu virei ou venho com toda a minha turma. Nunca diga vou vim. Em último caso diga vou vir (é menos lamentável). Resp 5.: d - Gergelim dá sabor e enfeita o pão. Gergelim (pequeno arbusto de flores de cor rosa, branca ou violeta e frutos em forma de baga alongada, com pelugem e sementes bem pequenas). Resp 6.: a - Alguns funcionários públicos são extremamente sectários. Sectário (= intolerante, intransigente). Resp 7.: c - Foi ótima sua convalescença, após a cirurgia. Convalescença (estágio intermediário entre a doença e a saúde). Resp 8.: b - A cozinha tem de ser um local totalmente asséptico. Asséptico (= isento de germes, desinfetado). Resp 9.: Ambas estão corretas. a - ... trabalham bastante. (bastante é advérbio). b - Fizemos bastantes vezes... (bastantes é adjetivo). Resp 10.: a - Hoje vou a uma sessão de cinema. Sessão = duração de um evento. Seção = parte ou divisão. Cessão = ato de ceder algo.

“Devemos construir pontes entre o trabalho que procura sentido e o consumo que não é só satisfação das necessidades”. (BRUNI, 2012, p. 30).

OBS.: Colunista semanal dos jornais Diário do Grande ABC (SP) e Jornal de Araraquara (SP), Jornal Independente - Dois Córregos (SP), Tribuna do Norte Natal (RN), Jornal de Nova Odessa (SP), Diário da Franca - Franca (SP) e Diário de Sorocaba - Sorocaba (SP) - Jornal de Itatiba - Itatiba (SP) - O Liberal Regional Araçatuba (SP) - Diário da Serra - Tangara da Serra (MT) - Gazeta Penhense - Penha/SP.


16

JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

EDIÇÃO DIGITAL 30 DE ABRIL A 04 DE MAIO DE 2021

Aproveite a vida perto da natureza

O

Clube Náutico Araraquara é o local ideal para a sua diversão!

encanto da bela paisagem. A diversão em meio à natureza. A alegria em família. E a lembrança de grandes momentos! Viva as maravilhas nauticanas! Associado, clicou as belezas naturais do clube? Então, compartilhe com a gente! Envie sua foto pelo nosso Aplicativo (Clube Náutico Araraquara, nas lojas Google Play e Apple Store) e nos marque nas redes sociais! Queremos ver a paisagem nauticana pelos seus olhos! App Náutico

Você já baixou o Aplicativo do Clube Náutico? Agora, toda a diversão do Náutico também está na palma da sua mão. Confira no App as notícias, fotos e todo o universo de alegria nauticano! Baixe já: Clube Náutico Araraquara, no Google Play e na Apple Store. Um paraíso pertinho de você

Imagine um local onde a natureza exuberante salta aos olhos, convivendo em perfeita harmonia com uma bela arquitetura. Pense em um espaço amplo, repleto de beleza e alegria, que vira cenário para grandes momentos em família! Pois tudo isso você encontra no Clube Náutico Araraquara, um clube que encanta a todos

com seu potencial para manter e preservar um pedaço do paraíso pertinho de nós. Não tem como negar: no Náutico, seja criança, jovem ou adulto, todo mundo

se diverte! Conheça mais sobre o Clube Náutico, acessando www.clubenauticoararaquara.com ou pelo telefone (16) 3303 2360.

Profile for Jornal  de Araraquara

Jornal de Araraquara  

Jornal de Araraquara  

Advertisement

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded