Page 1

Homenagem ao Secretário Arnaldo Jardim No Teatro da Canasol, mesa de honra: Edison José Ustulin, vice-presidente da FEPLANA e presidente da Comissão Especial de Cana e Energia da FAESP; Alexandre Andrade Lima, presidente FEPLANA; Engenheiro EDUARDO ROMÃO, presidente da Orplana; ARNALDO JARDIM, secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado homenageado pelas categorias; Luis Henrique Scabello de Oliveira, presiden-

te da Canasol, membro da Orplana, secretário Geral da Feplana e membro da Câmara Setorial do Açúcar e Álcool em Brasília; Nicolau de Souza Freitas, presidente do Sindicato Rural de Araraquara, diretor da Federação da Agricultura de S. Paulo, do Conselho Fiscal do SENAR e membro da Câmara Setorial da Citricultura. (texto e foto de Ivan Roberto Peroni, da RCI)

ACOLHIMENTO

"Saúde em Casa", lançado pela Prefeitura, vai fazer história em Araraquara. A afirmação do Edinho Silva tem fundamento porque as pessoas da terceira-idade terão o re-

médio em casa, no dia certo e sem problemas para se locomover ao posto de entrega. Jeito simples de oferecer serviço eficaz, a fim de atender com qualidade esse grupo.

Enxurradas se perdem

Malaspina escolhido na Diocese. Pag. 12

UNIARA aprova Elvio Costa para o doutorado da Unesp

COMBATE À IMPERMEABILIZAÇÃO

Entorno de árvores sem pedras, apenas grama. Como essa da Banca do Jorge, Bairro do Carmo.

Prefeito Edinho Silva faz doação de um Centro de Estudos para Unesp. O vice-reitor Sérgio Nobre ficou satisfeitíssimo: alunos serão beneficiados. Pag. 07


02

SÁBADO E DOMINGO 10 E 11 DE MARÇO DE 2018

JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

Brasil pagaria sua dívida

Editorial

Há 26 anos (25/05/93)

Nossa cidade é uma das 10 mais

Seis, das dez melhores cidades para aplicação de dinheiro estão no interior. Araraquara é uma delas pela infraestrutura, qualidade de vida e mão-de-obra diversificada, além da excelente localização geográfica, com saída rápida para a rodovia e aeroporto. A presença de universidades influenciou na escolha das cidades, cujo poder de consumo é grande.

O

comércio, a área bancária e agroindústria são de primeira e fazemos parte duma região responsável por 70% do sucocítrico e 30% do álcool consumido no Brasil. A revista Exame, num trabalho coordenado pela Simonsen Associados, relacio-

nou uma lista das melhores cidades para negócios. Araraquara é a nona colocada, fazendo parte do primeiro pelotão. Existe o segundo bloco com 20 outras cidades. Uma posição privilegiada a da "Morada do Sol", dentre as 30 mais convidativas.

JORNAL DE

ARARAQUARA Publicação semanal Editor: Geraldo Polezze - MTb 9.886 Registrado no Cartório Civil sob o nº 36.264 PABX: (0xx16) 3332-1002 End. Rua Ceará, 1063 Araraquara - SP CEP 14810-165 Diretora Administrativa: Marilene Volpatti Home page: www.jornaldeararaquara.com.br e-mail: redacao@jornaldeararaquara.com.br WhatsApp: (16) 99767-8409 facebook.com/jornaldeararaquara youtube: Jornal de Araraquara Impressão: Grafisc - São Carlos

num piscar de olhos

C

omeça nesta semana e se prolonga até 7 de abril, o período que o meio político chama "janela partidária". Os deputados poderão mudar de partido sem o risco de perder o mandato. Com essa liberdade, esfacelam-se as bancadas no Congresso Nacional e Assembleias Legislativas. Cada parlamentar esquece cor partidária, ideologia e principalmente o compromisso assumido com o eleitor para correr atrás do interesse próprio. A negociata corre solta envolvendo recursos para campanha, horário de rádio e televisão e outras vantagens aos que decidirem mudar de caminho. É um período em que fica ex-

plícita a pouca importância que se dá aos partidos, usados apenas como cartórios para a validação de candidaturas ou, até, para coisas menos nobres.

Essa afirmação é do Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves, dirigente da Associação de Assistência Social dos Policiais Militares de São Paulo. COLHER DE PAU

Em comentário bem alinhavado, de um dirigente de associação bastante séria, respondemos ao título do editorial: como pagar as contas do país num piscar de olhos? É simples, basta cortar as casas legislativas pela metade

(Senado, Câmara Federal, Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais têm muitas cadeiras). Significa que muitos assessores e gasto operacional dos mais gigantescos seriam economizados. Sem dúvida uma grana enorme vai embora com essa tarefa parlamentar. Aqui pra nós: a democracia não precisa de tanta gente, inclusive, grande parte pouco preparada para o nobre mister. Quem pode pensar junto com o nosso J.A. sobre esse caminho visando um país sem dívida, com benefícios ao povo sofrido e que tem votado muito mal? Esperamos a resposta de forma cidadã e confiante.


JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

Cinemas

Programação até 14 de março

Os Farofeiros Moviecom 2: Nacional: Seg. à Sexta-feira, sessões às 17h, 19h10 e 21h20. Sábado e Domingo, sessões às 14h50, 17h, 19h10 e 21h20. Cine Lupo 1: Nacional: Sexta a Quarta-feira, sessões às 17h, 19h30 e 21h30. O Passageiro Moviecom 5: Dublado: Diariamente, sessões às 17h30 e 19h40. Moviecom 5: Legendado: Diariamente, sessão às 21h50.

Pantera Negra Moviecom 1: Dublado (3D): Diariamente, sessões às 15h30 e 21h. Moviecom 4: Dublado: Seg. à Sexta-feira, sessões às 16h20 e 19h. Sábado e Domingo, sessões às 13h40, 16h20 e 19h. Moviecom 4: Legendado: Diariamente, sessão às 21h40. Cine Lupo 2: Dublado: Segunda e Terça-feira, sessão às 16h. Sábado, Domingo e Quarta-feira, sessão às 14h. Legendado: Diariamente, sessão às 21h45. A Maldição da Casa Winchester Moviecom 3: Legendado: Diariamente, sessão às 21h30. Moviecom 3: Dublado: Diariamente, sessão às 17h15.

Duda e os gnomos Moviecom 5: Dublado: Sábado e Domingo, sessão às 13h50. Operação Red Sparrow Moviecom 1: Dublado: Diariamente, sessão às 18h45.

internauta TRISTEZA NÃO TEM FIM? Passando pelo prédio histórico da Beneficência Portuguesa pude constatar o abandono. É revoltante! Pertence ao município, grupo de portugueses ou Plano de Saúde São Francisco? Não dá para entender um patrimônio entregue a cobras e lagartos! (Ademir) CIDADE LIMPA O tempo passa e a esperança de uma Araraquara limpa, sem buracos e árvores conservadas ficou no passado. Não é possível entender o descaso dos últimos prefeitos. Esperar que os vereadores façam alguma coisa é utopia? (Carla) PENSAR E VOTAR Nas próximas eleições te-

Irmã Edith

A

O Touro Ferdinando Moviecom 3: Dublado: Sábado e Domingo, sessão às 15h.

Fala sério, Mãe! Moviecom 5: Nacional: Diariamente, sessão às 15h40.

Me chame pelo seu nome Cine Lupo 2: Legendado: Segunda e Terça-feira, sessão às 19h. Sábado, Domingo e Quarta-feira, sessão às 16h30.

O jornal recebeu a programação diretamente dos promotores.

EVENTO EM NOVA ÉPOCA FACIRA de 2017 deu muito o que falar. Não entenderam que aquela Facira de muitos anos atrás não volta mais? A começar pelo local totalmente modificado. Ingressos não são cobrados, não existe respeito porque tudo que é de graça não tem valor. Entidades assistenciais não participam com aquele desempenho de outrora! Facira já era. (Rosemeire)

E-mail: redacao@ jornaldeararaquara.com.br

Cinquenta Tons de Liberdade Moviecom 3: Dublado: Diariamente, sessões às 19h20. Cine Lupo 2: Dublado: Sábado, Domingo e Quarta-feira, sessão às 19h30.

Meu amigo o Vampiro Cine Lupo 1: Dublado: Sábado, Domingo e Quarta-feira, sessão às 15h.

mos que pensar muito ao escolher um candidato. O país precisa urgentemente de pessoas que fazem política por doaação de tempo e capacidade. Temos que colocar gente que pensa no cidadão e não em si. Temos político há décadas nesse “emprego”. Renovação já! (Mara)

Carinho do Edinho.

os 84 anos, irmã Maria Edith da Costa nos deixa. Conheci a irmã Edith quando fazia parte do grupo de jovens da comunidade Nossa Senhora Auxiliadora, década de 80, quando ela nos estimulava para um caminho de fé transformadora, de reflexão e muita ação. Irmã Edith, em Araraquara, foi quem mais lutou para que a população tivesse conhecimento, criando em 1.999 o PROEAJA (Programa de Educação e Alfabetização de Jovens e Adultos). Deu mostras de que é possível construir uma sociedade mais justa, inclusiva. Fica nosso reconhecimento pela sua história.

J.A. tem olhar

crítico e democrático

SÁBADO E DOMINGO 10 E 11 DE MARÇO DE 2018

SÁBADO (10)

Agenda

SESI - 20h o espetáculo “Ãrrã” – dois atores se desdobram em múltiplos personagens na Cia. Empório de Teatro Sortido. Comédia grátis e ingressos reservados pelo site www.sesisp.org.br/ meu-sesi. Restante de ingresso 30 minutos antes do espetáculo. Exposições Com temática da programação mês da Mulher “Agora é o momento: Mulheres que transformam”. Até 28 de março. Museu Histórico e Pedagógico 18h - “Lançamento das Exposições” parceria com a Secretaria da Cultura.

Museu de Imagem e Som - “Empoderamento, novas visões sobre mulher na Música Popular Brasileira” Museu Voluntários da Pátria - “O universo feminino no século XX”

MAPA - Museu da Paleontologia e Arqueologia - “Oficio feminino: confecção da cerâmica e visão de mundo” Museu Ferroviário - A “Mulher na Ferrovia”.

Museu do Esporte e do Futebol - “Guerreiras Grenás”

Horta Comunitária na Zona Norte - 10h Oficina de Malabares com “As Inigualáveis Irmãs Cola”

10h às 21h Circuito Parklet Musical. - 18h30 Show com o Trio Causa Nobre – Adriana Gennari na Av. São Geraldo, defronte ao nº 491 (posto de gasolina) entre 3 e 4 – Parque Infantil.

Praça do Santa Clara - 20h o espetáculo “As inigualáveis descendo do Salto” com as “As Inigualáveis Irmãs Cola”.

DOMINGO (11)

SESC - 14h Cinema e vídeo “Interlúdio” Direção de Alfred Hitchcock. No Teatro, grátis. Retirada de ingressos 1 h antes. - 16h “Domingo de Viola – Cacique e Pajé” comemoram 40 anos de carreira, na Convivência, grátis. - 13h30 Teatrada “Cavaco e sua pulga adestrada”. Caravana Tapioca, no Garimpo, grátis.

Exposições mês da Mulher - 17h “(En)Canto e Luta: ouçam nossa voz - edição na estação” com apresentação de Sound Sisters, Natalia Munroe e o espetáculo “Belas, Recatadas”. SEGUNDA (12) Exposições no mês da Mulher - Até dia 30/04 Instalação Artística: - “È Só a minha Opinião (ou Olhos de

03

Medusa)” de Willian Andrade no Museu Histórico e Pedagógico. - Vídeo Instalação “Língua Mãe” de Icon Arts – Alex Lima no MAPA. - Áudio Instalação “Tracktanas de Poemas” de Icon Arts – Alex Lima no MISMuseu de Imagem e do Som. - “Rizoma-se” de Guilherme Bonini no Museu Ferroviário.

TERÇA (13)

SESC - 20h Cinema “Fuga do passado”. No Teatro, grátis. Retirada de ingressos 1 hora antes. - 20h espetáculo “Jacy” adota linguagem documental e propõe uma colagem crítica e espirituosa sobre o abandono. Direção de Henrique Fontes, no teatro, ingressos R$ 5,00, R$ 8,50 e R$ 17,00.

Exposições temáticas no mês da Mulher - 17h30 Lançamento do Programa Laço Branco: meninos e adolescentes pelo fim da violência contra a mulher. Parceria com CEPPIR e Assessoria de Juventude.

QUARTA (14)

Exposições temática da programação mês da Mulher - 19h Abertura da Exposição “Ativismo nas Artes Visuais”. “Sangue Nosso” de Gi Costa e “Vamos a La Playa” de Christiane Tragante e Exposição Fotográfica “O eu e o MEU Corpo”, de Karol Cayres Maciera. - 20h Perfomance: “Dona Maria e seus limões” com a atriz Raquel Franco e “Trans Viva” com Vita Pereira, no Mezanino da Casa da Cultura. Coffe Break e Bate papo com as artistas.

QUINTA (15)

Exposições no mês da Mulher

Prefeitura Municipal - 9h Café da Manhã com Prefeito: entrega da carta de compromissos elaborada pelo Conselho de Mulheres. SESC - 20h “A invenção do nordeste”. Com Grupo Carmin (Natal/RN), no Teatro, ingressos R$ 5,00, R$ 8,50 e R$ 17,00.

SEXTA (16)

Exposições temáticas, mês da Mulher - 19h Câmara Municipal: Lançamento do aplicativo para Trabalhadoras Domésticas. Com a presença da direção estadual de trabalhadoras. -21h Espaço Arte “(En)Canto e Luta: ouçam nossa voz - ADRIANA GENNARI canta ELLA FITZGERALD". SESC - 20h Shows às sextas “Samuca e a Selva” indicada em 2017 ao 28º Prêmio da Música Brasileira como melhor grupo na categoria canção popular, na Convivência, grátis.


04

SÁBADO E DOMINGO 10 E 11 DE MARÇO DE 2018

Santa Casa de Araraquara:

radioterapia de última geração tensão do equipamento e maior espessura das paredes”, conclui Pires.

A

Santa Casa é referência para a região: oportunidade ímpar aos pacientes.

Santa Casa de Araraquara recebe do Ministério da Saúde, através do Plano de Expansão da Radioterapia (PerSUS), acelerador linear (equipamento que ampliará o tratamento de radioterapia na região). “Este aparelho substitui o que a unidade possui objetivando melhorar o atendimento de radioterapia na região. Com ele esperamos atender cerca de mil pacientes por ano”, explica o Diretor Geral Jader Pires.

Para abrigar o novo equipamento, a Instituição trabalha na ampliação física do espaço da Radioterapia, visto os aceleradores lineares são de alta complexidade tecnológica e não podem ser instalados sem os devidos cuidados exigidos para a proteção radiológica. “As instalações exigem espaço físico com características diferenciadas, já que envolvem sistemas de climatização específicos, estrutura elétrica capaz de suportar a

MAIS QUALIDADE De acordo com o coordenador médico dos serviços de radioterapia da Santa Casa de Araraquara, João Victor Salvajoli (também coordenador do serviço de radioterapia do Instituto do Câncer de São Paulo (ICESP), do Instituto de Radiologia (InRad) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e do Hospital do Coração de São Paulo), o equipamento trará maior qualidade para o serviço. “Com o novo sistema e instalações amplas vamos proporcionar mais conforto aos pacientes e teremos um serviço moderno, comparável ao dos grandes centros. Assim evitaremos que pacientes tenham que se deslocar para outras cidades”, conclui.

Hospital já oferece cuidados para tratamento de câncer, como cirurgias oncológicas e sessões de quimioterapia. O novo equipamento se alinha às diretrizes que a Santa Casa adota, prezando cuidado integral do paciente. (Mariana Moura e Rodrigo Brandão (16)99618-0136 – assessoria de imprensa)

JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

Coluna envelhece

A

té pouco tempo considerado um país jovem, o Brasil vive aumento da expectativa de vida. Até 2060, a população com 80 anos ou mais deve somar 19 milhões, segundo o IBGE. Até lá, o desafio é que as pessoas envelheçam com saúde e qualidade de vida. O processo de envelhecimento começa quando nascemos e seus primeiros sinais físicos aparecem exteriormente através das famosas rugas e marcas de expressão. Entretanto, nossos órgãos, tecidos e ossos também envelhecem, embora não possamos ver. Com a coluna vertebral não é diferente. As mudanças implacáveis do envelhecimento afetam progressivamente todas as estruturas da coluna.

Para o Dr. Iuri Weinmann, especialista em coluna, o processo degenerativo começa na primeira década de vida, afetando os discos intervertebrais e isso, mais tarde, pode se converter na temida hérnia de disco, uma das doenças de coluna mais comuns em jovens adultos. Além dos discos intervertebrais, temos na coluna as facetas articulares que conectam as vértebras na parte de trás da coluna, proporcionando estabilidade de rotação. Como qualquer articulação, as facetas também sofrem o desgaste articular natural, chamado de osteoartrose”

LIGAMENTOS E MÚSCULOS Eles também sofrem e se você acha que somente ossos e juntas podem se desgastar, com o passar da idade, saiba que músculos e ligamentos são prejudicados também. Devido à perda do colágeno e da elastina, o que leva ao enfraquecimento dessas estruturas. “Os ligamentos e músculos da região abdominal dão sustentação para a coluna e estabilidade para os movimentos. Além disso ajudam a manter a postura quando estão saudáveis e fortalecidos”, afirma Dr. Iuri. OSTEOPOROSE Os ossos também se enfraque-

cem com o tempo, perdendo sua densidade. Em muitos casos, o quadro evolui para a osteoporose, que como o nome diz, deixa os ossos porosos e aumenta o risco de fratura. MULHERES Um estudo feito no Brasil mostrou que na faixa dos 60 aos 69 anos, 33% das mulheres tem osteoporose na coluna lombar. Aos 80, mais da metade apresenta a doença. O mesmo estudo mostrou que no grupo etário dos 60 aos 70 anos, 58,3% apresentam fraturas na coluna e aos 80, 81,8%.

INEVITÁVEL O envelhecimento da coluna não dá para se evitar. O que se pode fazer é entender quais são os fatores de risco que podem levar ao desenvolvimento de problemas da coluna e procurar evitá-los. “Os estudos mostram que os problemas na coluna são multifatoriais e a predisposição genética tem um peso importante. Entretanto, o estilo de vida também tem seu papel. Quanto mais saudável, maior será o efeito protetor na saúde da coluna”. O QUE VOCÊ PODE FAZER? Mantenha o peso ideal para sua altura e tipo físico. Adote posturas corretas para trabalhar, dormir, ver TV, usar o computador, o celular e outras tarefas.

NÃO FUME Pare de fumar ou não fume, o cigarro tem efeito vasoconstritor e reduz o diâmetro dos pequenos vasos, dificultando o aporte de oxigênio e de nutrientes que as células recebem por meio do sangue. Pratique alguma atividade física para fortalecer a musculatura ao redor da coluna, como o Pilates. Certifique-se de que está com os níveis de cálcio e vitamina D na medida certa para prevenir a osteoporose. Evite pegar peso excessivo e quando precisar, agache flexionando as pernas para erguer o peso. (Assessoria de Imprensa: clara@agenciahealth.com.br)


05

Mulher assassinada a cada 2 horas SÁBADO E DOMINGO 10 E 11 DE MARÇO DE 2018

JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

Desculpa patológica:“ a culpa é da vítima” A mudança na Lei foi uma grande conquista, mas deve-se andar para fazer justiça às mulheres.

Texto: Floriano Pesaro (*)

No Brasil, mulher é assassinada a cada duas horas. As estatísticas escancaram o sofrimento das mulheres que têm o assassinato como o desfecho mais cruel. Somente em 2016, mais de 4.600 mulheres perderam a vida em nosso país. Apesar do grande número de casos, somente 11% deste total foi classificado como feminicídio. Isso demostra dificuldades na implementação da Lei 13.104, de 2015, que alterou o artigo 121 do Código Penal, para incluir o feminicídio no rol dos crimes hediondos, tal qual estupro e genocídio. A pena é de reclusão, 12 a 30 anos.

INDIGNAÇÃO Dar nome ao problema e criar especificidades na punição são imprescindíveis para quebrar a invisibilidade e a falsa sensação de normalidade. Feminicídio é “assassinato de uma mulher cometido por razões da condição do sexo feminino”. Ou seja, é crime que envolve “violência doméstica e familiar e/ou menosprezo ou discriminação à condição de mulher”. ESTADO DE SÃO PAULO Cerca de 3.400 mulheres são atendidas, por ano, nos abrigos públicos por casos graves de violência. Muitas delas têm receio em denunciar, o que demostra que as ocorrências podem ser maiores.

Mário Joel

Malara OAB/SP 19921

Fone: 3322-5790

Rua Itália, 1657 - Centro - Araraquara

Diariamente mulheres sofrem diversos tipos de violência, como: física, sexual, psicológica e financeira. São assassinadas por namorados, maridos, exparceiros, familiares e por desconhecidos, das mais variadas formas, algumas inclusive com requintes de crueldade.

O feminicídio pode ocorrer tanto no ambiente privado quanto no público. EXEMPLOS A mudança cultural e punição dos crimes são ferramentas no combate ao crime. Fazemos parte de uma cultura em que os homens possuem um sentimento de posse sobre a mulher. MACHISMO Expressões como “Mulher tem que se dar ao respeito” e “Ela não é mulher para casar”, por exemplo, só reforçam estereótipos e discriminação que, em determinadas cir-

cunstâncias, podem resultar em morte. O Governo de São Paulo também está ao lado das mulheres, com uma ampla rede socioassistencial. O Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI) é o principal serviço da Proteção Especial de Média Complexidade, que atende mulheres vítimas de violência no Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

AO DISPOR Os serviços PAEFI são oferecidos em 280 Centros de Referência. É preciso romper o silêncio diante de tal brutalidade e covardia. O principal canal de atendimento de denúncias de violência contra a mulher é o “Ligue 180”, do Governo Federal. O serviço gratuito funciona 24 horas todos os dias, inclusive nos finais de semana. O machismo não só reforça um ciclo de violência, mas também mata. É dever de todos construir uma cultura de paz para uma sociedade mais justa e igualitária.

(*) (foto)É secretário de Estado de Desenvolvimento Social de São Paulo

4.600 mortes-2016 3.400 mulheres em abrigo

Machismo mata deve ser combatido Precisa romper o silêncio Homem não tem a posse da mulher


06

SÁBADO E DOMINGO 10 E 11 DE MARÇO DE 2018

JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

Zona de Exportação

E

Uma fonte nobre para aumentar arrecadação

Edinho com Marcos Jorge, ministro da indústria e comércio exterior.

1

NOVA LUZ surge no Ministério da Industria e Comércio. Prefeitura de Araraquara, de forma integral, deve iniciar novo processo de criação da ZPE, anexando documentos indispensáveis, para obter êxito.

2

EQUIPE MINISTERIAL se colocou ao dispor de Araraquara para contribuir, junto ao vice Damiano Neto, na elaboração do processo da ZPE – Zona de Processamento Exportação tornando viável a empreitada municipalista.

3

VAMOS PROTOCOLAR um novo pedido de criação da ZPE-Araraquara, de grande valia, objetivando atrair investimentos internacionais. Além da geração de empregos para a partir de desenvolvimento econômico e social”, disse Edinho Silva bastante grato à acolhida do Ministro Marcos Jorge.

4

INCRÍVEL NÚMERO decorrente da pesquisa de que 2 entre 10 mulheres são autônomas e, a cada 2 horas, integrante desse contingente do gênero feminino, por violência física e moral, encontra a morte.

5

FEBRE AMARELA deixou de ser “surto” e veio para ficar. Palavra do Governo de São Paulo que, após constatação, deve lutar pra valer. Vacina afasta doença, mas, limpeza da cidade evita proliferação do mosquito.

6

QUE É ISSO FHC? Na Folha de S.Paulo diz que “se pudesse reviver a história tentaria me aproximar do Lula”. Dona Ruth favor jogar balde de “desconfiômetro” celestial em seu ex-marido. Não sabe o que fala...

7

PALAVRA DE ARARAQUARENSE: “Lula acredita que PT está por cima. Não percebeu que é carta fora do baralho. Pode batalhar pela

m Brasília, prefeito Edinho e vice-prefeito Damiano Neto estiveram no Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços para tratar da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Araraquara. Sobre a situação da ZPE de Araraquara, ministro informou que proposta de criação da ZPE, em setembro de 2015, foi arquivada por inconsistências no conteúdo.

inocência mas acabará preso”. Coluna “Painel do Leitor” da FSP, 4 de março- A3.

8

OSVALDO CRUZ insatisfeito com autoridades sanitárias: Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela. Agora a leishmaniose e malária. Aplauso aos políticos eleitos democraticamente para fazer (muito) pouco. Povo sofre!

9

VÉSPERA DE ELEIÇÃO dá de tudo: inauguração de ponte, pinguela, hospital e casa de massagem. Na capital, João Dória pretende inaugurar recapeamento asfáltico. Viva a criatividade que despreza a inteligência do eleitor.

10

DOENÇA DE POLÍTICOS atinge João Dória (PSDB) que deseja ser governador na cadeira do padrinho Alckmin. Fez decreto, ocaso do mandato de prefeito, a fim de garantir força policial em suas andanças, pedinte de votos. Sem comentário... OBRIGADO aos que chegaram aqui e bom final de semana.

Dia da Mulher é sempre, todas as horas, em todos os encontros

A ILHA MAIS PERIGOSA A Ilha da Queimada Grande também conhecida Ilha das Cobras, fica em São Paulo, a 35 km do litoral. Trata-se da ilha com o maior número de cobras, cinco por metro quadrado. Com tanta cobra, a morte é questão de tempo.

VÍDEO GAME É PERDA DE TEMPO? Em linhas gerais, eles testaram aprendizado, atenção e visão de grupos que treinaram uma hora por dia em jogos similares ao “tiro em primeira pessoa”. Resultados impressionantes. Gamers que praticaram videogames de ação aprenderam com maior facilidade e desempenharam com mais atenção os testes designados quando comparados com gamers que praticaram jogos sem ação. (De pesquisa como a da Dra. Daphne Bavelier da Universidade de Rochester). O PAÍS MAIS CORRUPTO Por incrível que pareça, Brasil não é país mais corrupto; não esta nem no ranking dos 20 mais. Atualmente o país que carrega o titulo de mais corrupto é a Somália seguida pela Coréia do Sul e Afeganistão. O Brasil é 69º país mais corrupto.

O DOCE MAIS PRAZEROSO Chocolate é um doce que pode curar a depressão.

Luigi

Deve-se ao estímulo da produção de serotonina, conhecida como “hormônio da felicidade”. PAPUA NOVA GUINÉ Alguém pode até não conhecer esse pequeno país, porém, garanto que possui uma grande variação, em relação à língua. Somente nesse país, com um pouco mais de 6 milhões de habitantes, falam-se cerca de 850 línguas sendo o país dividido em 12 sub-regiões.

O JOGO DA EVOLUÇÃO O xadrez é o famoso jogo símbolo dos gênios. Esse título não é só de fachada, a psicopedagoga Kátia Kühn Chedid afirma que o xadrez desenvolve a capacidade de antecipar movimentos e raciocínio lógico através de um jogo divertido. DATAS HISTÓRICAS

10- Dia do Sogro e do Telefone. 11- Dia Internacional das Vítimas do Terrorismo. 12- Dia do Bibliotecário, Aniversário de Recife e Dia Mundial Contra a Cibercensura. 13- Dia do Conservacionismo. 14- Dia do Vendedor de Livros, Dia do PI, Dia da Incontinência Urinária, Dia dos Animais e Nacional da Poesia. 15- Dia Mundial do Consumidor, São Longuinho e da Escola. 16- Dia Nacional sobre Mudanças Climáticas e Nacional do Ouvidor.

(*) Mande sua dica pelo e-mail redacao@jornaldeararaquara.com.br

UNESP – UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA FACULDADE DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS – CÂMPUS DE ARARAQUARA Edital de Leilão Administrativo Leilão: Ar/FCF. 01/2018 Processo: Ar/FCF: 137/2018 Data e Horário: 29/03/2018, às 9:30h Local: Sala de reuniões da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, sito à Rodovia AraraquaraJaú, Km 1, Campos Ville, Araraquara-SP Edital na íntegra: à disposição dos interessados de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 17h, na Seção Técnica de Materiais da Faculdade de Ciências Farmacêuticas ou através do email: material@fcfar.unesp.br Vistoria Obrigatória para participação : De 12/03/2018 a 29/03/2018 das 8h às 11h e das 14h às 17h e no dia 29/03/2018 das 08 as 09 h, agendar através da Seção de Atividades Auxiliares – FCF - Fone: 16-3301.6904 (Douglas) ou FCL – 3334.6232 (Bento). (Lote único) Madeira (Eucalipto) existente na área adjacente ao Campus da UNESP de Araraquara, em lote único, na forma de árvores em pé, totalizando uma metragem estimada de 15.000 m2 (Quinze Mil e metros quadrados), nas condições de manejo em que as árvores se encontram.


Centro é da Unesp

JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

Assinatura de cessão comandada pelo prefeito Edinho com participação da vereadora Thainara

A

Assinaturas festejadas

Edinho/Thainara/Márcia Lia

mensagem do Executivo doando prédio ao Instituto de Química foi aprovado na Câmara. O supervisor Rodrigo Fernando Costa Marques e diretor do Instituto de Química, Eduardo Maffud Cilli, na Tribuna Popular para agradeceram prefeito e parlamentares. Marques, sobre CCA, lembrou vários objetivos. Dentre eles uso da experimentação no ensino de Ciências dos ensinos fundamental e médio. Mais de 200 mil alunos da rede de ensino já passaram por lá.

THAINARA Ressalta palco do conhecimento e cumprimenta pertinência do prefeito Edinho: “um dia importante para Araraquara, a Unesp tem papel valioso para a comunidade”.

SÁBADO E DOMINGO 10 E 11 DE MARÇO DE 2018

Homenagem

Ernesto Lia compila diplomas dos maiores centros artísticos do mundo

APLAUSO O vice-reitor Sérgio Roberto Nobre ficou feliz com espaço oficialmente da Unesp. “Vamos acolher a comunidade com mais qualidade”.

Ca rtório

Registre o seu imóvel. É questão de segurança. (Campanha do J.A.)

07

Aplauso aos vereadores que festejam o talento de Ernesto Lia


08

SÁBADO E DOMINGO 10 E 11 DE MARÇO DE 2018

Patrulha

protege mulheres Edinho dá voz e vez.

Sérgio Médici avança.

D

refeitura lançou a “Patrulha Maria da Penha” e programa “Agora é o Momento: Mulheres que Transformam”, neste 8 de março. A programação inclui exposições, projetos, palestras, serviços e atividades de lazer. “Patrulha Maria da Penha” coloca viatura da Guarda Municipal, com duas guardas mulheres, para circular onde mulheres, com medida protetiva, precisam de segurança.

“Araraquara dá um passo importante ao lançar a patrulha, que será permanente. É uma iniciativa que vai mudar a vida das mulheres mais fragilizadas, que precisam de políticas públicas”, disse o prefeito Edinho Silva.

CÂMARA A vereadora Thainara Faria elogiou o trabalho da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres. Emocionada, relatou um caso sofrido em sua família.

Acolhimento explícito


Bom Dia!

Aos advogados da Região Central.

Láurea de Reconhecimento

D

a o D r º Fe r r y d e A z e r e d o F i l h o

ia 06 de março último na abertura da palestra intitulada "A audiência trabalhista em face da Lei nº 13.467/17" ministrada pelo Dr.

Gerson Shiguemori, a Diretoria da OAB de Araraquara fez a entrega da Láurea de Reconhecimento da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção

de São Paulo pelo mérito dos 50 anos de formatura do Dr. Ferry de Azeredo Filho (Turma de 1.967) da Universidade de São Paulo.

JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

09

ANIVERSARIANTES

10- Joni Augusto Cirelli, Jorge Luiz Caldeira, Issamu Chirazawa, Roberto Carlos B. de Almeida, Carlos Alberto de Barros, Hélio Oliveira, Miriam Rosin e Haroldo Aurélio Pestana 11- Daniela Tomazini Morota, Levi de Oliveira, José Luis Pinheiro Thomas, Cleonice Ferreira da Rosa Pereira, Roberta Helena Biasotti de Moura, José Geraldo Prandi e Leopoldo Carvalho Oliveira Neto 12- Mônica da Costa Serra, Marco Antônio Dall’Acqua, Andreza Ramos da Silva, Mario Thuyoshi Hokama, Edmilson Francisco de Oliveira, Fernando Bordine, Felipe Affonso Giansante, Sebastião Gouveia de Oliveira, Ana Luiza Vieira, Valdemir Batosto, Fábio Costa Morvillo, Pedro Paulo Ferrenha e Cleide Berti Ginato 13- Edilaine Maria Guidette Hauy, Lucy Rezende Munhoz de Andrade, Marcelo Deidvits, Flávio Luiz Marcandalli, Antônio Carlos Braga Júnior, Flávio Flório Corvello, Marcelo Negrini, Reinaldo Bonfá e Luciane Flório Tucci 14- Jaqueline Braga B. C. Leite, Célia Maria C. V. Coelho, José Carlos Corrêa, Elaine Aparecida Zinatto, Carlos Roberto Rodrigues, Benedito Antonio Ferreira e Marília Aquino Silveira 15- Dagmar Abadia Bizzinotto Ribeiro, Eduardo A. Del'Acqua, Luiz Carlos Carvalho, Luiz Augusto Negrão e Luiz Henrique Piovani 16- Osmir Batista de O.Júnior, Pedro Henrique M. de O. Filho, Ana Carla Brassaroto, Adail Corrêa da S. Filho, Gabriel Affonso Giansante Caramuru, André Marcos Boalin, Andrea do Carmo dos Santos da Silva, Luis Henrique Rosato, Tufic Haddad, Anna Moreno Ribeiro, José Américo Sartori, Renata Aparecida Stayano, Antonio Gorla Marcomini, José Bento Frigero, Gislaine do Carmo Ramos Dudalski e Marcelo de Freitas. 17- Paulo César Dalto, José Luiz A. Pinto, Marcos Sérgio Moreira C. Júnior, João Aureliano M. da Silva, Nadia Cristina Catalano, Wilson F. Cardim Júnior, Keila de Souza de Moura, Lirian E. Revoolti Jacinto, João Dimas Masiero e Jair L. de Moura Lepre 18- Inês de Freitas Alves, Rafael F. Fernandes Lamas, Andressa Amaral, Rafael Luiz Micelli, Vania Matoso Biazotti e Daniel Pires Oliveira


10

SÁBADO E DOMINGO 10 E 11 DE MARÇO DE 2018

Americano como se encontra?

JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

Parabéns aos aniversariantes

11- Roberto Augusto Picolo e Cintia de Faria R. Rodrigues 12- Cleide Aparecida Berti Ginatto, George Demetri Sevidalis Campos e Eloisa Helena Perez Moroni 13- Wilma Della Rovere Pacagnella 14- Terezinha Fachinette 15- Larissa Franciscato e Nair dos Santos 16- Cleia Santilli Luppi, Marilene A Silva Morize e Fernando B. Santin 17- Alexandre Carlos Oliveira

J.A. na Drogaria

Américo tem lugar amplo e bom acolhimento para retirar o J.A.

Droga Centro

Em 1993, Zé Vitor comemora e Emiliano, aplaude. Uma das últimas eleições do Americano F.C. cuja área, hoje, é ocupada por uma loja.

- João Orávio de Freitas -

Teatro marca aniversário

Apoio Cultural

Fone: 3301-2299

Av. Dr. Leite de Moraes, 1066 - Vila Xavier - Araraquara

Site: www.tetonovo.com.br - e-mail tetonovo@tetonovo.com.br

E

m comemoração ao aniversário de Américo, o projeto TEATRART apresenta “Anastásia” até domingo (11). O espetáculo se passa na Rússia, em 1916, mostrando a pequena Anastásia e sua avó tentando escapar de uma multidão revolucionária. Fugiram também do maldoso Rasputin que começou a Revolu-

ção com um poderoso feitiço. Ambas saem de uma passagem secreta ajudadas por um menino, um dos criados e correm para a estação de trem. Anastásia acaba derrubada pelas pessoas e bate com a cabeça nos trilhos, perdendo a memória e indo para um orfanato. A partir daí, a vida da doce menina muda radicalmente.

PÚBLICO O espetáculo já foi apresentado para mais de 5 mil crianças da rede municipal, estadual e particular de ensino de Américo Brasiliense.

PORTAS ABERTAS O espetáculo, até domingo (11), no ginásio de esportes “Novênio Pavan Filho” com entrada franca, a partir das 20 horas.


JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

Leitura do DISCURSO do prefeito Luizinho sobre

a Emenda da Deputada V

Luizinho sonha em ganhar emenda parlamentar, jeito para melhorar o cronograma de obras reclamadas pela cidade.

O

árias pessoas, só para dialogar sem colocar o nome na situação política “que vai render muito pano pra manga”, disseram que está na cara quem errou e o que se pretendeu com a Emenda da deputada ao atender pedido formulado por 5 vereadores de Santa Lúcia. Nem precisava o prefeito Luizinho opinar e acusar este ou aquele, eventualmente participante de uma situação enganosa.

Assim agindo, o prefeito evitou atrito com vereadores, reunidos num grupo forte e capaz de direcionar matéria legislativa para onde quiser. Prefeito não quis botar a mão na panela... para não se queimar. Mas a população de Santa Lúcia não é boba e faz análise correta. “No futuro, outros pormenores servirão para aclarar a situação entre parlamentares que tiveram alguns minutos de sucesso”, diz leitor do J.A.

Choro em Araraquara

Prefeitura contrata músicos, atores, contadores, bailarinos,artistas de circo, oficineiros e equipamento de som para programas culturais

projeto Choro das Águas estará de volta! A Secretaria da Cultura e Fundart estão estruturando a agenda-2018 e, para tanto, abriram três editais a fim de contratar: produções artísticas referentes ao show principal, produções infantis e equipamento de som.

CHORO DAS ÁGUAS É realizado pela Prefeitura de Araraquara e visa proporcionar atividades de cultura e lazer à comunidade, abrindo espaço para que os artistas da

região mostrem seu trabalho. As apresentações são realizadas na Praça do DAAE – Fonte Luminosa, Avenida Bento de Abreu, das 16 às 19h30, sempre aos domingos, contando com uma atração diferente a cada edição. O acesso ao evento é gratuito. EDITAIS COMPLETOS Podem ser conferidos no site da Prefeitura, na página principal, clique em “Editais da Cultura”. Vale destacar que os artistas e grupos musicais

que tiveram projetos contemplados em 2017 e já se apresentaram nas edições anteriores do projeto Choro das Águas, poderão concorrer novamente apresentando novas propostas.

QUEM PODE Podem se inscrever artistas e/ou grupos cênicos, representados por pessoa jurídica formalmente constituída e que conste em sua inscrição CNPJ atividades compatíveis com a proposta apresentada. As propostas deverão ser

Dengue pode matar se não oferecer

assistência médica rápida e eficiente.

encaminhadas exclusivamente por e-mail, ao endereço editaisculturaararaquara@gm ail.com também no período de 07 a 21 de março de 2018. INFORMAÇÕES Entrar em contato com a Secretaria Municipal de Cultura e Fundart, pelos telefones: (16) 3322-2770 ou 3332-5432.

SÁBADO E DOMINGO 10 E 11 DE MARÇO DE 2018

11

Mente da NATUREZA

(*) Ricardo Luiz e-mail: veigalopesrico @yahoo.com.br

S

e não houvesse mente na Natureza, não poderia haver mente no homem, que se originou da Natureza. O fato de o homem possuir mente é a prova de que a Natureza também possui mente. A mente da Natureza é a IDEIA sublime e grandiosa que rege a Natureza. Como é admirável e fantástica a precisão matemática com que se desencadeiam todos os fenômenos da natureza! Todas as formas de energia, a permuta de energias, as composições e decomposições químicas, tudo é regido por uma determinada lei. POR QUE Como poderemos diante de tudo isso, afirmar que o mundo seja um mero amontoado de coisas materiais sem espírito? Por que será que todas as coisas deste mundo são regidas por uma lei matematicamente tão exata? É porque a “matéria” não é simples matéria como se costuma pensar, mas a expressão da IDEIA. É por isso que aprendi: “Reconcilia-te com todas as coisas” e “Agradeça a todas as coisas”. (*) Ricardo Luiz Veiga Lopes, engenheiro e preletor palestrante da Seicho-No-Ie do Brasil.


12

A

SÁBADO E DOMINGO 10 E 11 DE MARÇO DE 2018

Visita Protocolar

o cumprir agendas em Brasília, o prefeito Edinho acompanhado de seu vice-prefeito, Damiano Neto, fizeram uma visita ao se-

cretário nacional de Relações Institucionais, Marcelo Barbieri. Edinho ressaltou visita de cortesia ao ex-prefeito que ocupa cargo no Palácio do

Planalto sublinhando a necessidade de o Governo Federal criar um programa de recapeamento asfáltico para os municípios.

PROBLEMA GERAL Para o prefeito araraquarense, “isso é enfrentado por todas as cidades devido ao envelhecimento da pavimentação e incapacidade de investimento. Seria importante que o Governo Federal criasse um programa de financiamento para pavimentação a fim de atender aos municípios. Essa demanda é urgente e vai auxiliar as prefeituras na manutenção das vias”.

BAGAGEM Presente na reunião, o presidente da Associação Paulista de Municípios, Carlos Alberto Cruz Filho, aproveitou para convidar o prefeito de Araraquara a presidir Mesa no Congresso dos Municípios Paulistas. Está agendado.

Edinho recebe Bispo O

(da esquerda) Padre Edmilson, Dom Eduardo Malaspina, Dom Paulo Cezar, prefeito Edinhuo e Padre Ronaldo.

Saia do aluguel e more perto do Viaduto da Vila Xavier. Negócio de ocasião. Falar com Brito (9.9617-4887)

chefe ado Executivo de Araraquara, Edinho Silva, “com muita alegria, recebi a nomeação do Padre Eduardo Malaspina como bispo auxiliar da Diocese de São Carlos. Feita pelo Papa Francisco e anunciada pelo bispo da nossa Diocese, Dom Paulo Cezar Costa”. QUEM É? Eduardo Malaspina era vigário-geral desde 2001, é titular

da Paróquia de São Nicolau de Flüe, em São Carlos. Nascido em Tabatinga, tem admiração por Araraquara onde foi ordenado diácono da Paróquia de São Geraldo, em 1991. Depois passou por Jaú e Américo Brasiliense até chegar a S. Carlos.

AGORA É BISPO “A ordenação de Malaspina como bispo é um ato de justiça a uma vida dedicada à Igreja e ao povo de Deus. Desejo que, como bispo, tenha uma trajetória de muitas bênçãos. Como bispo auxiliar, trabalhará ao lado de Dom Paulo Cezar Costa que tem feito um trabalho brilhante. Certamente a Diocese de São Carlos ganhará muito com a união de esforços na busca da ‘Terra Prometida’. Mais do que nunca, nossa Igreja precisa de líderes como Dom Paulo e Dom Eduardo”, asseverou Edinho Silva.

JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

Amar a Paz

José Renato Nalini, secretário da Educação do Estado

N

ão é crível que a resposta à violência seja a incitação a maior violência. Mas é o que acontece quando o setor armamentista consegue convencer os impulsivos, os raivosos, os que "não levam desaforo para casa", a investir ainda mais na fabricação desses instrumentos de morte. Arma não deveria sequer ser fabricada. Algo que existe para tirar a vida, não deveria existir. Quem é que não enxerga a realidade: os homicídios que chocam a população e "balas perdidas" não existiriam sem a arma. O Brasil já se posicionou no tema. Votou o Estatuto do Desarmamento, ora sob ameaça. Como tudo o mais que é bom no País.

INVESTIR NO ESTATUTO Visando ao Desarmamento, pretende-se liberar uso de arma de fogo. Quantas vidas ceifadas ainda serão necessárias até que o discernimento prepondere e se faça uma grande apreensão de armas de fogo em nosso território? Quem possui arma, dia mais, dia menos, vai usá-la. No mundo da ira, da violência, do desentendimento, do estranhamento e do egoísmo, quem carrega um revólver, pistola ou fuzil, é um potencial ator da morte. Surreal a proposta ianque: armemo-nos para a paz. O mundo não anda bem e a consciência dos governantes menos ainda.


JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

Wilson

Silveira Luiz

T

e equipe

Terminou o sufoco da conquista do tricampeonato: AFE empatou com o Bragantino sem abertura de contagem. O pontinho valeu pra chegar aos 12 e se livrar da “degola”. O Torneio da TV (que substituiu o Campeonato Paulista) é “curto e grosso”. O time grená se mantendo nessa Divisão já é um consolo para a sofrida torcida da Ferroviária. O trabalho do PC de Oliveira e seus colegas de comissão técnica tem sido muito bom. Ele precisa de mais tempo para impor um futebol eficiente e atrativo, principalmente para os torcedores. E a torcida merece um capítulo especial: não tem sido fácil, nos últimos três anos, apoiar o time grená. É sufoco atrás de sufoco. Neste final de semana a Ferroviária encerra sua participação no Torneio da TV, jogando contra a Ponte Preta, em Campinas.

ALELUIA GRENÁ CÂNDIDO RODRIGUES

Clube Araraquarense 5 vitórias; Cândido Rodrigues 3 e Monte Alto, 1.

JABOTICABAL

FAE/Jaboticabal 4 vitórias; Taquaritinga 3 e Clube Náutico Araraquara 2.

RIBEIRÃO BONITO

A rodada programada de Ribeirão Bonito foi marcada para este sábado(10) devido a reforma em suas canchas que não tinham sido concluídas até o último sábado. Ponto Chic da Vila Xavier, Ribeirão Bonito e DEL/Campestre de Monte Alto são as equi-

pes da chave.

ESTADUAL

A oficialização da bocha feminino no Estadual aconteceu depois da Copa da Loba, em Araraquara. O Melusa e o Náutico conseguiram dois títulos. Mas no estadual deste ano, dia 24 em Limeira, Araraquara não terá representante.

ESCOLINHA

Uma boa notícia refere-se ao interesse da Prefeitura em reformar as canchas do Pinheirinho e criar uma escolinha. Professor Talora oferece todo apoio ao Presidente Flaviano (LIBA).

MASTERS

A Ferroviária, coordenação do Herminio, joga neste domingo(11) na cidade de Borborema.

PAULISTA

A Federação Paulista de Futebol divulgou regulamento e divisão dos dois grupos inscritos para o Campeonato Feminino de Futebol da Divisão A-1 de 2018. No Grupo 1: FERROVIÁRIA, Francana, Ponte Preta, Embú das Artes, Audax Osasco e Rio Preto. No grupo 2: Portuguesa de Desportos, Centro Olímpico, Juventus, Taubaté, Santos, São José dos Campos e Corinthians.

BOA CAMPANHA

Copa União Estadual de Bocha, com participação dos Clubes inscritos na LIBA, rodada de 4 de março: São Manuel 4 vitorias; Boa Esperança 3 e Igaraçu do Tietê 2 vitórias.

+ LAERCIO RONCALIO, 75 anos. Sepultado, dia 02, Cemitério das Cruzes.

+ DAVI ALVES GARCIA, 49 anos. Sepultado, dia 03, Cemitério São Bento.

+ GERALDO GASPAR, 82 anos. Sepultado, dia 03, Cemitério São Bento.

+ JORGE PEREIRA DE CASTRO, 66 anos. Viúva Marli Moreira de Castro. Sepultado, dia 03, Cemitério das Cruzes.

+ CLEUZA GALLEAZI PIPOLINI, 67 anos. Viúvo Jaime Pipolini. Sepultada, dia 03, Cemitério São Bento.

+ MAGNO APARECIDO TANGANELLI, 50 anos. Sepultado, dia 04, em Rincão.

SÉRIE D

Próxima etapa é o Campeonato Brasileiro da série D. Ferroviária no grupo de Novo Hamburgo, do Rio Grande do Sul; Cianorte, do Paraná e Tubarão, de Santa Catarina.

SÁBADO E DOMINGO 10 E 11 DE MARÇO DE 2018

Cancha de bocha José Zavagli (Zé Palito) no Parque Pinheirinho.

Na Moldura

Brevemente a Radio Brasil FMAraraquara 104,9 mhz – Emissora Comunitária, estará em casa própria. NA MOLDURA mostra o atual estágio das obras do novo prédio, ao lado do Corpo de

Bombeiros da Vila Xavier. O Bispo Fernando Fraga, diretor da emissora, está entusiasmado com as novas perspectivas da “Rádio Sucesso da Comunidade”. O abraço do WSL.

(Apoio cultural: Paraty)

+ CLEYDE DE FREITAS MARTINS, 81 anos. Sepultada, dia 04, Cemitério da Ressurreição.

+ EDITE DOS REIS RIBEIRO PIRES, 82 anos. Sepultada, dia 05, em Matão.

+ MARIA LUIZA RUBINO BIZELI, 77 anos. Viúvo Wan-

13

derlei Bizeli. Sepultada, dia 05, em São Paulo.

+ EDNA APARECIDA CHRISPIM ALFONSETTE, 63 anos. Viúvo João Aparecido. Sepultada, dia 06, Cemitério São Bento.

+ JOANNA HOFFMANN BURKOWSKI, 94 anos. Sepultada, dia 06, em Nova Europa.

+ MARIA DA CONCEIÇÃO DA COSTA, 84 anos. Sepultada, dia 06, Cemitério São Bento.

+ OSWALDO SOLCIA, 74 anos. Viúva Maria Lúcia da Silva Solcia. Sepultado, dia 07, Cemitério São Bento.

+ LUIS CARLOS RODRIGUES, 47 anos. Sepultado, dia 07, Cemitério das Cruzes.

+ ANTONIA ALVES, 75 anos. Sepultada, dia 07, Cemitério das Cruzes.

+ JOSÉ NILTON SILVA LEITE, 45 anos. Sepultado, dia 08, em Boa Esperança do Sul.

+ ANTONIA APARECIDA PARRA DOS SANTOS, 68 anos. Sepultada, dia 08, em Américo Brasiliense.

Às famílias enlutadas o pesar do J.A.

prolimpararaquara@gmail.com

Tel: 3463-8610 - Whatsapp: 99193-5818


14 04

SÁBADO E DOMINGO 10 E 11 DE MARÇO DE 2018

JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

Te s t e o s e u Po r t u g u ê s ( 4 9 5 )

Profª. Drª. Terezinha Bellote Chaman (*)

“A paróquia, entendida como comunidade, é o local onde se ouve a convocação feita por DEUS, em Cristo, para que todos sejam um e vivam como irmãos”.

Teste seu Português:

01 - Você sabe como se chama a semente aromática que vem da moscadeira? a ( ) nosmoscada; b ( ) nozmoscada; c ( ) noz moscada; d ( ) noz-moscada.

02 - Eu vi o __________, saindo com a mulher do _______. Que coisa horrível, fazer fofoca! a ( ) fulanu - siclano; b ( ) fulano - sicrano.

03 - Aquele sujeito __________ assaltou a joalheria. a ( ) encapussado; b ( ) encapuçado; c ( ) encapuzado.

04 - O técnico daquele time é uma “_____________”! a ( ) toupeira; b ( ) topeira; c ( ) toupera. 05 - Hoje em dia, fumante ______ é o que mais existe? a ( ) pasivo; b ( ) pacivo; c ( ) pascivo; d ( ) passivo.

06 - Dizem que o chá de _______ acalma os nervos.

Galhardo Sociedade de Advogados OAB/SP 11.486

CIVIL - TRABALHISTA DIREITO IMOBILIÁRIO

Av. São Paulo, 735 Fonefax : (16) 3322-4506

a( b( c(

) alecrim; ) arlecrim; ) arlequim.

07 - Há pouco tempo, fiz um cruzeiro e fiquei hospedada em uma __________ especial. a ( ) cabini; b ( ) gabine; c ( ) cabina; d ( ) cabine.

08 - Espere um pouco! Acaba de entrar um _______ dentro do meu olho. a ( ) cilho; b ( ) cíleo; c ( ) cílio. 09 - Aquele cidadão começou a ___________, depois de comer muito. a ( ) soluçar; b ( ) solussar; c ( ) solusar.

10 - Tomou sorvete demais e ficou com as ____________ inflamadas. a ( ) amígdalas; b ( ) amiguidalas; c ( ) amídalas. (*) Pesquisadora do GEPEFA Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Famílias.

Respostas: Resp 1.: d - A semente da moscadeira é a noz-moscada. A noz-moscada: palavra feminina, com hífen. OBS.: plural = nozes-moscadas. Resp 2.: b - Eu vi o fulano, saindo com a mulher do sicrano. Resp 3.: c - Aquele sujeito encapuzado assaltou a joalheria. Encapuzar (com z, como a palavra capuz). Neves 2003. OBS.: O DUP – Borba 2002 – registra, ao lado de encapuzado, encapuçado (pouco usada). Resp 4.: a - O técnico daquele time é uma “toupeira”! Toupeira (= pessoa de curta inteligência). Obs.: Se você se referir à toupeira (= animal mamífero que vive sob a terra). Resp 5: d - Hoje em dia, fumante passivo é o que mais existe? Passivo (= que sofre uma ação, que não age e nem reage). Resp 6.: a - Dizem que o chá de alecrim acalma os nervos. Alecrim (= arbusto de cheiro forte e agradável, usado como remédio e como condimento). Arlequim (= pessoa fantasiada de traje multicor, em geral de losangos). Resp 7.: c - d - Há pouco tempo, fiz um cruzeiro e fiquei hospedada em uma cabina ou cabine especial. Cabina ou cabine (= refere-se a um compartimento para passageiros, em navio ou trem; camarote). Resp 8.: c - Espere um pouco! Acaba de entrar um cílio dentro do meu olho. Cílio (= pelo que guarnece a borda das pálpebras, pestana). Resp 9.: a - Aquele cidadão começou a soluçar, depois de comer muito. Soluçar (= emitir ruído devido à contração do diafragma). Resp 10.: a - c - Tomou sorvete demais e ficou com as amígdalas ou amídalas inflamadas. Amígdala ou Amídala (= cada uma das glândulas ovóides, em forma de amêndoa, existente à entrada da garganta). OBS.: Usa-se especialmente no plural e com maior frequência: amígdalas

Com grande alegria, nós, desta Paróquia, dedicada a Ns.ª Sr.ª das Graças, parabenizamos a REDEVIDA de Televisão e lhe agradecemos por todo empenho dispensado na evangelização das famílias de todo Brasil. Sabemos que a REDEVIDA é uma emissora séria que, há 22 anos, leva aos lares brasileiros uma mensagem de fé e de amor, valorizando a pessoa humana e a família cristã. De modo muito particular, queremos agradecer, na pessoa da família Monteiro, a oportunidade que essa emissora nos concedeu, de poder levar às famílias brasileiras, dentro deste Ano Nacional do Laicato, a experiência de Fé, que nossa comunidade, reunida em torno do altar, realiza em Cristo, Nosso Senhor. Pedimos a DEUS, por intermédio de Nossa Senhora, a quem a REDEVIDA é consagrada, que conceda a graça à emissora de continuar realizando este bonito trabalho de evangelização, e de alcançar, a cada dia mais, as famílias de todo nosso país. Em tudo, DEUS seja louvado.

Antes das 19 horas, a Igreja de Ns.ª Sr.ª das Graças já estava praticamente lotada: lindissimamente ornamentada, com orquídeas de tons lilases e roxos. Pe. João Vitor Bulle acolheu os fieis, explicando o significado do Ano Nacional do Laicato. Os leigos são sujeitos ativos: anunciadores da palavra de DEUS. Seu papel é dar sabor à nossa sociedade, às situações terrenas, cotidianas, levando às periferias existenciais o Sal da terra e a Luz do mundo. Enfatizou a índole secular do povo de DEUS, ou seja, sua ligação às coisas terrenas, temporais, sendo protagonista, levando a Igreja em saída. Leigos e leigas como cocriadores com DEUS, na realização do reino de DEUS na sociedade. Assim, eles têm uma identidade ativa, presente, atuante, colocando a vida à disposição de Jesus Cristo. Celebração presidida por Pe. Celso Maximino José e cocelebrada por Pe. Vitor, Cônego Bento e Diácono Willian. Presença do Seminarista Ronaldo. Em sua homilia, neste 3.º domingo da Quaresma, Pe. Celso destacou a figura de Jesus, misericordioso e, ao mesmo tempo, severo com aqueles que faziam da casa do Pai uma casa de comércio. No templo de Jerusalém são expulsos os que fazem do Amor exploração e jogo de interesses. Jesus é perseguido e é morto, mas Ele é o templo verdadeiro, ressuscita e os discípulos lembram-se do que ele havia dito, então acreditam na Escritura e na sua Palavra. Fieis orantes e atentos às orações e aos cânticos, fazendo da casa do Senhor um só coração e uma só alma, vivificando o papel dos leigos e leigas como anunciadores da Palavra de DEUS.

OBS.: não deixe de assistir ao “Teste seu Português”, no canal You Tube ou pelo Facebook www.facebook.com/testeseuportuguesonline Agora também na TV UNIARA, assista pelo canal aberto 55 ou tvuniaraararaquarayoutube

OBS.: Colunista semanal dos jornais Diário do Grande ABC (SP) e Jornal de Araraquara (SP), Jornal Independente - Dois Córregos (SP), Tribuna do Norte - Natal (RN), Jornal de Nova Odessa (SP), Diário da Franca - Franca (SP) e Diário de Sorocaba - Sorocaba (SP) - Jornal de Itatiba - Itatiba (SP) - O Liberal Regional - Araçatuba (SP) - Diário da Serra - Tangara da Serra (MT).

Panificadora Cristal Pizzas, salgados e bolos para festas, por Kg. Uma homenagem ao seu paladar

Rua Alm. Tamandaré, 367 -

(V. Xavier) - Fone:3332-3768


Edinho e Damiano em Brasília

SÁBADO E DOMINGO 10 E 11 DE MARÇO DE 2018

JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

O

Agradecem e apresentam projetos para Araraquara

prefeito Edinho e vice Damiano Neto participaram de audiências para apresentar demandas de

Araraquara. Ao ministro da Integração Nacional Helder Barbalho apresentaram projetos de infraestrutura.

Edinho agradece senador Ciro Nogueira: verba de 8 milhões.

Executivo de Araraquara se reuniu com Ministro Helder

Ladeando o Senador Ciro Nogueira, Edinho e Damiano agradecem ajuda para o Pronto Socorro do Melhado.

A

15

Edinho e Damiano agradeceram apoio do senador na conquista de R$ 8 milhões do Ministério da Saúde para reabertura do Pronto Socorro do Melhado e apresentaram novas demandas. NA FONTE “Estamos trabalhando para resolver

Barbalho, a fim de apresentar reivindicações. problemas de Araraquara. Trouxemos projetos que vão garantir políticas públicas importantes para toda a população”, disse Edinho. Ele esteve também com parlamentares e senadores do PT para apresentar necessidades do município. (Com Secretaria da Comunicação)

Domingo tem Natação pra garotada nauticana Aula, para crianças acima de 06 anos, é às 11h, no conjunto de piscinas melhorar suas técnicas. Lembrando que é necessário estar com o exame médico em dia. Participe!

Hidro em dobro

Ainda no domingo, 11, a Hidroginástica será em dobro! As aulas acontecem às 11h e às 15h. Venha se refrescar e se exercitar!

Mais atividades recreativas para o domingo 9h - Pilates (Espaço Brincar) 10h - Yoga (salão do restaurante) 10h - Pintura (salão do restaurante) 10h30 - Tênis de Mesa (salão do

restaurante) 10h30 - atividade Criativa (Espaço Brincar) 10h30 às 16h - Artes - Avião e Barquinho (Espaço Brincar) 12h - Brincadeira Basquete da Preguiça (conjunto de piscinas) 14h30 - Cama Elástica - Pula-pula Sem Parar (Espaço Brincar) 14h30 - Passeio de Trenzinho (saída do balão do restaurante)

15h - Festival Gol Caixão (praia do Bar da Mata) 16h - Brincadeira Pulmão de Bexiga (conjunto de piscinas)

Música nos Bares

12h - Banda Sweet Memory (Bar da Praia) 14h30 - Adriana Kanato e Banda Remelexo (Bar da Mata)

Fotos: Henrique Santos

garotada nauticana está virando peixinho nas águas do clube! Neste domingo, 11 de março, continuam as Aulas de Natação, no conjunto de piscinas do Náutico. Com a presença dos monitores, as aulas, que acontecem nos domingos de março, são para crianças a partir de 6 anos que querem aprender a nadar ou que queiram

As aulas de Natação já agitam os pequenos nadadores

Confira a programação recreativa, social e esportiva para o mês de março acessando www.clubenauticoararaquara.com.


16

SÁBADO E DOMINGO 10 E 11 DE MARÇO DE 2018

JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

Nadando contra

Amigos comemoram aniversário da ex-prefeita Cleide Ginato

Secretário Transportes do Governo, Coca Ferraz e Trentim. Foto de campanha para deputado.

E

Edna Martins (*)

m pleno século XXI podemos responder que as mulheres querem um novo mundo, um novo marco civilizatório. Até aqui a humanidade foi incapaz de promover a igualdade entre os sexos. Esse modelo de sociedade em que vivemos continua alimentando antigos valores e crenças e já mostrou sua limitação em promover a felicidade ou o bem-estar de todos. Excludente, não respeita as diferenças, não valoriza as pessoas pelo que são, por seus esforços, mas pelo que possuem.

As vozes das mulheres são bem claras! Que as pessoas possam ser quem são, sem perturbação. Que sejam respeitadas as suas diferenças! Queremos uma democracia onde todos tenham direito a voz, voto, ser votado. Que todos independente de sexo, raça, classe social, religião, tenham direito a uma vida digna, ao desenvolvimento pessoal, acesso ao trabalho em condições de igualdade.

Ingredientes 3 latas de leite condensado 2 colheres (sopa) de maisena 2 latas de leite (use a lata de leite condensado vazia para medir) 6 gemas 1/2 colher (sopa) de essência de baunilha 400g de creme de leite 2 xícaras (chá) de chocolate meio amargo picado 1/2 xícara (chá) de castanha de caju picada

Ovo da Páscoa de travessa 2 xícaras (chá) de chocolate ao leite picado Modo de Preparo

Em uma panela, coloque o leite condensado, a maisena dissolvida no leite, as gemas e leve ao fogo médio, mexendo até engrossar Desligue e acrescente a essência de baunilha Espere esfriar e misture o creme de leite Separe 1/3 da mistura e reserve No creme restante, misture o chocolate amar-

go derretido Em um refratário médio, coloque metade do creme de chocolate no fundo Leve ao congelador por 15 minutos, retire e cubra com o creme branco Distribua a castanha de caju, volte mais 10 minutos ao congelador e cubra com o creme de chocolate restante Derreta o chocolate ao leite e espalhe sobre o creme Leve à geladeira por 2 horas antes de servir

LUTAR É NECESSÁRIO Ao mesmo tempo, é nadar contra a correnteza. O movimento de mulheres é, por definição, resistência. Nesta condição mudou vidas, oportunizou a esperança. Não são poucos os intelectuais que reconhecem que o movimento de mulheres é responsável pelas principais mudanças culturais de nossa história. Precisamos seguir lutando! Para mudar esse estado das coisas é preciso ter a sabedoria de nos juntar. Respeitar nossas diferenças e seguir

juntando forças para a construção de novos valores que transformem a realidade.

Nossas meninas crescem num mundo violento, experimentam uma violência contra as mulheres: assédios, estupros, mortes. Esse é o roteiro. Nessa construção é preciso tornar o feminino um signo positivo. É preciso que a sociedade reconheça as potencialidades das mulheres e valorize suas realizações. É preciso deixar de considerar o feminino sempre em oposição ao masculino, como forte-fraco. São grandes as nossas responsabilidades ao buscar a transformação e sabemos que podemos causar mudanças. Podemos fazê-lo se estivermos juntas no que nos une: um mundo sem injustiça de nenhuma espécie. Um mundo que inclua a todos. Utopia? Não esqueçamos que um dia não tivemos direito ao estudo, ao trabalho, opinião, liberdade, ao voto! Estamos num outro lugar da história graças a mulheres destemidas que não acharam que era impossível. Lembrando Ema Goldman, trazemos uma importante lição da história, sempre foi por seu próprio esforço que os oprimidos tiveram a capacidade de libertar-se a si mesmos. Assim vamos todas, nestes tempos de intolerância, buscar nosso lugar construindo uma outra história. (*) Edna Martins é socióloga e diretora da Drads-Araraquara

Edição 1288  
Edição 1288  
Advertisement