Issuu on Google+

Atos oficiais na internet Edição 1.231

H

á quem indique publicação em portal da internet ou mesmo jornal fora do contexto da cidade. Cuidado, isso pode dar problema mesmo

R$ 2,50

com aparente apoio de autoridade judiciária que, de ofício, poderia intervir para que se cumprisse a norma legal. A lei diz que um ato administrativo perfeito

14 a 16 de janeiro-2017

exige a publicação em jornal. Essa lei foi elaborada antes do pico internet, mas, uma lei só pode ser modificada por outra. Trata-se aqui de preconizar-se de

Editor Geraldo Polezze

o tema forense ser levado a juízo, a qualquer momento, desde que haja interesse atropelado no meio do caminho que, em tese, prejudique a terceiros.

Prefeitura faz limpeza externa dos Centros de Educação e Recreação. Deve ser concluída dia 22 deste mês.

O

Você tem “distimia”?

Prof. Dr. Mario Louzã, médico psiquiatra e psicanalista afirma que um Leão

alto-astral, sempre otimista achava que tudo daria certo. Sua companheira, uma hiena quei-

O presidente José Roberto Cardozo, com experiência e apoio dos diretores, muda a cara do Grêmio 27 de Outubro.

xosa e pessimista, repetia “Ó vida! Ó azar! A hiena apresenta distimia (transtorno depressivo persistente), uma depressão de longa duração (mais de 2 anos). Não costuma ser muito intensa, mas é constante, causando tristeza, desânimo, falta de interesse e dificuldade de sentir prazer nas atividades cotidianas. Sintomas físicos como alterações do apetite, do sono, da libido podem estar presentes. A pessoa não consegue sentir alegria em nada, irrita-se e reclama transmitindo “energia ruim”. O tratamento envolve uso de medicamento antidepressivo e psicoterapia, diz o médico.

Malara

Um caso especial na respeitada banca do advogado criminalista. Página 08

Massafera

Deputado respeitado na Região Central pela ampla Folha de Serviços. Página 09

Carta Aberta O prefeito que assumiu a cadeira não pode deixar de ler essa carta. Página 02

Ano Letivo

Aulas, planejadas e executadas com alegria, começam dia 23 no Colégio Progresso de Araraquara. Página 04

Dirceu Pano e Luizinho Noli

Mais alguns dias para observação dos novos prefeitos e J.A. vai entrevistá-los para saber o que se tornará realidade


02

SÁBADO A SEGUNDA-FEIRA 14, 15 E 16 DE JANEIRO DE 2017

Iluminação

Prefeitura possui telefone gratuito para atender a população com problemas na iluminação pública em Araraquara. João Bernal diz que o cidadão ao se deparar com lâmpada queimada em frente ou próximo à sua casa, basta ligar 0800-770-1515, das 12h15 e 17h45, de segunda a sexta-feira. Não informa o tempo para ser atendido.

Reunião Neste sábado (14) a partir das 11h no estacionamento da UPA Valle Verde, o prefeito Edinho participa de reunião com moradores da região norte. Serão debatidos problemas imediatos da comunidade.

Solução Uma Audiência Pública (?) está marcada para 3 de fevereiro, às 19h, no plenário da Câmara Municipal com diversas entidades e movimentos para debater questões ligadas a Beneficência Portuguesa. O hospital teve suas funções suspensas desde 15 de janeiro do ano passado.

Editorial

T

OPINIÃO

Partido com

qualidade

emos muitas siglas partidárias, a mesmice que valoriza algumas lideranças pessoais com qualidade discutível. Precisamos com urgência passar uma régua no segmento e selecionar gente especial, um cidadão para o momento brasileiro. O Tribunal Su-

perior Eleitoral analisa 50 pedidos de criação de partido político. Não é disso que o país necessita. Sem sombra de dúvida não precisamos de mais partidos, mas, de bons políticos que façam a diferença e trabalhem para o bem-estar do povo e progresso de nossa terra.

Carta Aberta aos prefeitos

Enviada ao J.A. para o debate regional e aplauso ao jornalista André Trigueiro - andretrig@globo.com - que assinou artigo na Folha de São Paulo - 08/01/17 de inquestionável pertinência.

Governo que adotar sustentabilidade terá mais chance de dar certo

Por pior que sejam os problemas de caixa, as dívidas acumuladas pelo município e as surpresas ruins que todos vocês tiveram nesta primeira semana de governo, lembrem-se de que a paciência do eleitor é curta para quem só sabe reclamar da vida ou do destino. Aliás, todos vocês já sabiam desde a época de campanha que a situação era difícil.

Agora é arregaçar as mangas e fazer as coisas acontecerem.

Dê destino correto para os resíduos (a maioria das cidades ainda tem lixões) e, se não houver recursos para instalar um aterro sanitário no curto prazo, promova a coleta seletiva (de lixo seco) e compostagem (de matéria orgânica) para reduzir os danos ambientais que a sua cidade causa. Pode ser que isso gere uma economia de recursos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as cidades precisam ter 12 metros quadrados de área verde por habitante. Faça a conta e veja se o seu município tem cobertura vegetal suficiente para garantir umidade, temperatura e bem-estar mínimos para os moradores. A relação custo-benefício de um projeto de arborização urbana é das mais vantajosas que existem.

Sustentabilidade é chance de dar certo.

Seja amigo da bicicleta, das hortas urbanas, da reciclagem, do reúso de água e do IPTU Verde (que beneficia quem realiza intervenções sustentáveis no imóvel).

Persiga os poluidores que desrespeitam a lei, tenha rédea curta com a especulação imobiliária, tolerância zero com as ocupações irregulares. Seja um bom xerife da qualidade de vida de todos, sem privilégios. Nomeie um secretário de Meio Ambiente que saiba contrariar interesses e não tenha medo de dizer não quando necessário. Se o secretário em questão não for da área ambiental (mas seja um bom gestor), nomeie como subsecretário alguém que saiba o que é "DBO" ou "licenciamento ambiental" para ser o anjo da guarda sustentável do chefe. Puna exemplarmente os casos de corrupção e cerque-se de quadros técnicos confiáveis e honestos. Muita atenção com os empresários de ônibus, com os construtores e com aqueles que recorrem a influência e dinheiro para privilegiar os interesses pessoais em detrimento do coletivo. Privilegie os mais pobres e faça um pacto com a sua consciência: em nenhuma hipótese entregar uma cidade mais degradada para seu sucessor.

JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

Salários

O advogado Evandro Silva Malara entrou com Ação Popular na Promotoria da Cidadania e Patrimônio Público, pedindo anulação do último aumento dos vereadores de Araraquara. O promotor público Raul de Mello Franco Júnior aceitou o pedido e prometeu analisar o documento para uma resposta processual.

Veículos Prefeitura e DETRAN debatem regularização dos pátios para veículos apreendidos. Deverá ser implantado um pátio municipal ou abrir edital para contratar uma empresa terceirizada. Os veículos são apreendidos por falta de documentação, equipamentos, habilitação ou envolvimento do motorista em ações penais.

JORNAL DE

ARARAQUARA Publicação semanal da empresa “Jornal de Araraquara Ltda”. Editor: Geraldo Polezze - MTb 9.886 Registrado no Cartório Civil sob o nº 36.264 PABX:(0xx16) 3332-1002 End. Corresp.: Rua Ceará, 1063 Araraquara - SP. CEP 14810-165 Diretora Administrativa: Marilene Volpatti Home page: www.jornaldeararaquara.com.br e-mail: redacao@jornaldeararaquara.com.br facebook.com/jornaldeararaquara youtube: Jornal de Araraquara Impressão: Grafisc - São Carlos


Ambulatório

JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

Cinemas

Programação até 18 de janeiro

Passageiros Moviecom 1 (3D): Dublado: Diariamente, sessão às 19h30. Moviecom 3: Dublado: Diariamente, sessão às 21h30.

Moana - Um Mar de Aventuras Moviecom 1 (3D): Dublado: Diariamente, sessão às 14h50. Moviecom 4: Dublado: Diariamente, sessões às 14h10, 16h30, 19h e 21h20. Cine Lupo 1: Dublado: Terça a Sábado, sessões às 19h e 21h15. Domingo, sessão às 19h

Assassin's Creed Moviecom 1 (3D): Dublado: Diariamente, sessão às 17h10. Moviecom 1 (3D): Legendado: Diariamente, sessão às 21h50. Moviecom 3: Dublado: Diariamente, sessões às 14h30 e 19h10. Cine Lupo 2 (3D): Dublado: Terça, Quarta, Quinta e Sextafeira, sessão às 19h. Sábado e Domingo, sessão às 19h. Cine Lupo 2: Legendado: Terça, Quarta, Quinta e Sextafeira, sessão às 21h15. Sábado, sessão às 16h30 e 21h15 e Domingo, sessão às 16h30.

Eu fico Loko Moviecom 2: Nacional: Diariamente, sessões às 13h40, 15h40, 17h40, 19h40 e 21h40.

Sing - Quem canta seus males espanta Moviecom 3: Dublado: Diariamente, sessão às 16h50. Cine Lupo 1: Dublado: Sábado e Domingo, sessão às 16h30.

Minha mãe é uma peça 2 Moviecom 5: Nacional: Diariamente, sessões às 13h50, 15h50, 17h50, 19h50 e 21h45. O jornal recebeu a programação diretamente dos promotores.

A

SÁBADO A SEGUNDA-FEIRA 14, 15 E 16 DE JANEIRO DE 2017

Agenda

Sábado (14)

SESC VERÃO - 10 às 13h Esgrima - esporte de combate em que competidores utilizam armas brancas (florete, sabre e espada). Na Convivência Externa a partir de 13 anos. - 11 às 13h Pólo Aquático, vivência recreativa do esporte. - 13h Kung Fu - técnicas da modalidade com a presença de uma das melhores atletas do mundo, Miriam Nakano com alunos da Escola Garra de Águia. Demonstração da tradicional Dança de Leão Chinês, na Convivência. - 15h Hidroginástica Recreativa aulas para o público do parque aquático.

pedido de Adriana Mendonça Mattos, presidente da Associação Araraquarense de Proteção aos Animais (AAPA), o vereador Zé Luiz, o Zé Macaco (PPS), visitou o Ambulatório Veterinário “Elisabeth Aparecida Câmara” no Parque do Pinheirinho a fim de verificar a situação e apoiar a continuidade do trabalho feito em parceria com a Prefeitura. O parlamentar já atuou, ao lado de Adriana, na causa animal em 2011, com campanhas de castração e tratamento de cães e gatos de rua ou de famílias carentes. AAPA, responsável pelo ambulatório, assumiu os custos do estabelecimento, incluindo salário de três veterinários, dois auxiliares e uma recepcionista.

Domingo (15)

internauta

Sujeira

Tudo bem que a cidade está uma sujeira, mas, o entorno da Escola Antonio Lourenço Corrêa, na Vila Xavier, passa dos limites. É mato e lixo por todos os lados. O abandono é grande. (Carla)

Felicidade

Os pets de Araraquara agradecem a UNIARA pela abertura da Faculdade de Veterinária. O atendimento no Pinheirinho é um caos. A Uniara atende psicolo-

03

gia, fisioterapia, médicos na Santa Casa, dentistas e agora vai cuidar de nossos pets. Seja bem-vinda Veterinária da Uniara, os defensores da causa animal agradecem. (José Luiz)

Terror

A eleição de Donald Trump nos Estados Unidos está deixando o mundo em alerta. Comentaristas da grande imprensa citam que nos próximos anos o mundo viverá um terror em cima do outro.

Seria o tão falado Apocalipse? Precisamos com urgência de mais amor entre os seres humanos... (Andréa)

Tira e põe

Cada governo que entra, na maioria dos casos, quer desmanchar o que o outro fez. É o caso do Pronto Socorro do Melhado. Edinho fez, Barbieri desmanchou e agora Edinho quer retornar atendimento. Não é interessante? Deveria existir parecer técnico para o ponto final no vai e vem. (Erico)

C a rt ó r io

Registre o seu imóvel. É questão de segurança. (Campanha do J.A.)

SESC - 16h “Clube do Samba Rock” - repertório releituras de clássicos consagrados, no Garimpo, grátis. - 11h30 espetáculo “Tomie”. A vida e a obra da artista plástica Tomie Ohtake, na Convivência. Ingresso grátis (Crianças até 12 anos e matriculados), outros R$ 5,00 e R$ 10,00. - 14h “Vivência Corpoesia”. Poemas de Manoel de Barros e Mario Quintana com danças espontâneas, interpretações, jogos de composição, mímicas, estátuas e outras possibilidades cênicas com Vivian Trivelin para toda família com crianças até 6 anos, na brinquedoteca, grátis. - 14h Cinema “Crônica do fim do mundo”, direção de Mauricio Cuervo, Colômbia, 2014. No Teatro, grátis.

SESC Verão - 10 às 11h Tai Chi Chuan - Arte milenar de origem oriental, com um sistema de práticas que beneficiam as pessoas como um todo, público acima de 12 anos nas Salas de Múltiplos 2 e 3, 40 vagas. Retirada de senha 30 minutos antes na Central de Atendimento. - Das 11 às 13h Biribol - Vivência recreativa do esporte. Para o público do parque aquático. - 15h Hidroginástica Recreativa, aulas para o público no Parque aquático. - 15h30 Seleção Brasileira de Futsal Master X Seleção do Regional de Araraquara. Jogo comemorativo que resgata a história do Futsal Brasileiro e Regional dos anos 80 e 90, com a presença de Campeões Mundiais e craques da cidade e Região. Narração de José Roberto Fernandes e comentários de Lineu Carlos de Assis, no Ginásio.


04

SÁBADO A SEGUNDA-FEIRA 14, 15 E 16 DE JANEIRO DE 2017

JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

Colégio Progresso inicia Ano Letivo neste dia 23 de janeiro - 2017. Parabéns às centenas de alunos que têm cadeira reservada, com excelentes professores e segurança profissional. Em meio a muito verde, no centro de Araraquara. Progresso é cidadania


05

Beneficência: SÁBADO A SEGUNDA-FEIRA 14, 15 E 16 DE JANEIRO DE 2017

JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

tarefa da Mesa Administrativa

H

Um vereador, como ocorreu na explosão do reservatório do Daae, é pouco diante do grave problema.

á um ano a imprensa noticiou que após o último paciente receber alta, o hospital Beneficência Portuguesa fechou as portas. Em comunicado a Santa Casa de Misericórdia Nossa Senhora de Fátima

e Beneficência Portuguesa de Araraquara afirmam a suspensão de atividades médicas a partir de 15 de janeiro de 2016, “por motivos de força maior”. Até hoje os funcionários estão sem receber seus direitos traba-

lhistas e um leilão do prédio foi marcado para o próximo dia 10 de fevereiro.

Debate

O vereador Édio Lopes deseja debater com as autoridades pú-

blicas do setor e forças vivas da cidade para encontrar uma solução. (O tema é tão importante que deveria ter sido originado na Mesa Administrativa a fim de agir em nome de toda a Casa de Leis. Até para evitar final tão complexo como na explosão do reservatório do Daae que matou duas mulheres). A situação, hoje caótica, diz vereador Edio “merece uma Audiência Pública no dia 3 de fevereiro, às 19h, no plenário da Câmara”.

Definição

A audiência foi marcada por um grupo: Sindsaúde, Conselho da Beneficência, Sinsprev, Afuse, representantes do PSOL,

PSTU, esquerda marxista e de estudantes. O parlamentar, além de debater a questão dos passivos trabalhistas dos ex-funcionários, quer envolver forças para discutir a destinação do prédio, referência arquitetônica protegida pelo Plano Diretor de Araraquara, bem como de seus equipamentos, aparelhos e mobília.

Ampliação do olhar

O vereador Édio Lopes defende direito dos trabalhadores e solução para o prédio que não passe pela venda. Toda a população é convidada a fazer parte da luta, conclama o edil.

Galhardo Sociedade de Advogados OAB/SP 11.486

CIVIL - TRABALHISTA DIREITO IMOBILIÁRIO

Av. São Paulo, 735 Fonefax : (16) 3322-4506

DR. CARLOS FERNANDO CAMARGO CRM: 35.058

FONE: 3336-9381


06

SÁBADO A SEGUNDA-FEIRA 14, 15 E 16 DE JANEIRO DE 2017

Revista Comércio e Indústria

traz homenagem a Coca Ferraz

ANIVERSARIANTES

14- Antônio Donizete Bacaglini, Marlene Luzia Martello Bortolotti, Walney Antônio Monteiro, Kátia Regina Bernardes, Christian Valente Gentil, Gabriel A. Bombarda Barros, João Geraldo Viana, Ladis Artemis Pedroso e Eleni Carrera

15- Antônio da Cruz Faustino, João de Freitas Gouvea, Leda Maria Cabau Cunali, Amalfi Mori, Vasco Correia, Edson Akira Kusumoto, Neide Furlan e Ana Maria Carvalho.

16- Werley Nielson Costa, José R. Rodrigues da Silva, José Luiz Bezerra, José Ribamar Rodrigues da Silva, Edson José Cavalli, Maria da Paz Soares de Lima, João Aparecido Peroni, Sueli Teresinha A. Ferrari e Neide de Fátima P. Girassol

17- Lindevania Ferreira Leite Freitas, Maria Olympia P. Grecco, Lírio Henriques, Lilian Bove do Nascimento, Orminda Antunes de Oliveira e Márcia Aparecida Dias Pinto 18- André Estevan Sigolo, Gonçalo Aparecido Silva, Arlindo José dos Santos e Natália Bonini

19- José Antônio Ligabô, Carlos Eduardo Jorge, Jairo Luís de Mattos, Rafael Urbano, Anésio Urbano, Adhemar Benetton Júnior e Luiz Alberto Marques

20- Bruno Franco Naddio, Raquel D’Avila Ferreira, Antônio Maria de Lima Pedroso, Luiz Gustavo Peres de Souza, Giuseppe Morvillo Júnior, Elena Cortês e Maria Terezinha Brasil Bueno

21- Jacqueline R. Bergoc Molina, Deives Henrique B. Vitoria, Alessandra Peres Gil, Dorides Alonso Perosso e Inês Hakuro Chinen de Barros. 22- Fabricio Fernando da Silva, Sandra Sayuri Kuzuoka, Alex Mendonça da Silva, Marco Antonio Bernardo Padovani, Marina Marques, Aracy Mendes, Fernanda Merlini, Helio Ap. Ribeiro dos Santos e Maria Aparecida dos Santos Silveira Luiz.


JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

Gente nova no comando

Os novos secretários: Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Damiano Neto; Negócios Jurídicos, Dr Sérgio de Oliveira Médici; Superintendente do Daae, Wellington Cyro de Almeida Leite; Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, Coronel João Alberto Nogueira Júnior; Gestão e Finanças, Donizete Simioni; Planejamento e Participação Popular, Juliana Picoli Agatte; Saúde, Eliana Mori Honain; Educação, Clélia Mara Santos; Desenvolvimento Urbano, Luciana Márcia Gonçalves; Obras e Serviços Públicos, João Bernal; Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Eloisa Velosa Mortatti; Comunicação Social, Priscila da Silva Luiz; Cultura, Teresa Cristina Telarolli; Esporte e Lazer, Everson Miguel Inforsato (Dicão) e Chefe de Gabinete, Sinval Alan Ferreira da Silva.

V

07

S

ecretários empossados pelo prefeito Edinho, nesta semana, além do chefe de Gabinete e superintendente do Daae. O secretariado, formado majoritariamente por mulheres, tem um recorte técnico forte já que o critério para a escolha foi a capacidade de gestão. O prefeito pediu o compromisso dos secretários na construção de uma cidade mais humana, numa gestão transparente. Só temos um patrão, o povo. Por isso interesses da população precisam estar acima de quaisquer outros, com muita transparência e responsabilidade com o orçamento público. Neste ano Araraquara completa seu bicentenário, é fundamental a reflexão sobre a cidade a ser construída para futuras gerações.

Hidro, Zumba®, muito esporte e alegria O domingo no Náutico é de muitas atividades

enha se divertir! Confira a programação que vai agitar os associados nauticanos neste domingo, 15, e viva toda esta alegria!

Recreação

11h - Zumba® (salão do restaurante) 11h - Hidro Verão (conjunto de

Foto: Henrique Santos

piscinas) 12h - Bambolear (conjunto de piscinas) 15h - Gincana Aquática (conjunto de piscinas) 15h30 - Futebol de Areia (praia do Bar da Mata)

Música nos bares

13h - Bar das Pedras: Marcos Volpe e Nalini 15h - Bar da Mata: Paulo César e os Garotos de Ouro

Espaço Brincar

Venha aproveitar toda a diversão nauticana!

10h30 às 16h - atividade Painel de Recados 10h30 - oficina Avião 14h30 - brincadeira Esconde-esconde

Esporte

Copa Náutico de Futgrama

Neste domingo, 15, tem a grande final das categorias Master e Veterano pela Copa Náutico 2016/2017 de Futgrama. E você é o grande convidado para viver momentos cheios de emoção com os jogadores. Confira as partidas e venha torcer!

GRANDES FINAIS - CAMPO 1 10h - Master - Supermercados Belinelli X Dapec 11h - Veterano - Flóis Multi Marcas X Supermercados Belinelli


08

Fatos da carreira de advogado

SÁBADO A SEGUNDA-FEIRA 14, 15 E 16 DE JANEIRO DE 2017

JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

A vida do profissional de longa carreira é, não raro, pontilhada por fatos que de forma positiva ou negativamente se alojam na memória e servem para enriquecer a experiência do seu protagonista.

(*) Mario Joel Malara.

Ao advogado, em especial que atua na esfera do Direito Criminal, cada processo se constitui de uma história e, dentre os milhares daqueles em que atuei um deles ficou indelevelmente gravado no meu subconsciente”, afirma o excelente profissional e ex-vereador dos mais competentes Mário Joel Malara à reportagem do J.A.

Há algum tempo, foi anunciada a presença de uma senhora na sala de espera de meu escritório, a qual em prantos pretendia desesperadamente ser atendida com urgência, tendo em vista a gravidade de seu caso. Após alguns minutos tentando acalmá-la ela passou a narrar

trimonial celebrado pelo casamento então desfeito, efetuou os registros de nascimento de todos os filhos havidos com a companheira, em nome dele e da sua legitima mulher, da qual já fazia muitos anos estava separado de fato. E, agora prestes a se casar, a filha mais velha queria fazer constar na sua certidão de casamento o nome da mãe biológica e não daquela que jamais conheceu e que constava do seu registro de nascimento. O desespero da mãe que me procurava, era originário da informação de outro advogado que teria dito ser o caso insolúvel porque se o companheiro procurasse a justiça para a solução do problema ele seria processado e certamente preso pelas praticas de crimes de falsificação de documentos públicos.

a sua emblemática e inusitada aflição, eis que vivia maritalmente com um homem, que conheceu logo após ter ele abandonado a esposa com quem era legalmente casado e com a qual viveu distante de Araraquara. Com o passar do tempo o vínculo marital entre os agora convivas se estreitou de maneira tão harmônica, que na constância dela nasceram cinco filhos e dentre os quais a filha mais velha, a qual estava prestes a se casar e por isso o desespero da mãe e da própria noiva a procura do advogado para a solução parecia insolúvel.

Evitar represália

O companheiro da minha então cliente, de forma desavisada e certamente por temor a possíveis represálias da justiça, eis que ainda era íntegro o vínculo ma-

Estudei com carinho o caso e constatei através da jurisprudência que na época prevalecia, que quando o ato referido era praticado com a intenção de proteger a criança, que na espécie tinha por objetivo evitar que a filiação fosse considerada espúria, essa conduta era desprovida do dolo, e em consequência não se constituía no crime de falso. Com fundamento nessa tese,

munido de procuração do pai das crianças, embora o caso inicialmente tivesse cunho criminal, ingressei com uma ação de divórcio direto, instituição essa que então era nova, e postulei a citação por edital da mulher cujo nome constava como sendo a mãe dos filhos que em verdade não foram gerados por ela. O procedimento judicial teve curso pelo MM. Juízo da Primeira Vara Cível da Comarca de Araraquara, cujo Juiz Titular era o Doutor Paulo Sergio Campos Leite, o qual antes de ingressar na Magistratura advogou por bom tempo e, em função disso, certamente colocou sua alma e profunda experiência e amplitude de visão, para a tentativa de solução dessa pendência. Era também necessário na época que antes da publicação da citação edital dever-se-ia esgotar todos os meios possíveis para o encontro do réu em ordem a que recebesse a citação pessoalmente. “Deve ser tentada a localização pessoal do réu por todas as formas. Somente depois de resultar infrutífera é que estará aberta a oportunidade para a citação por edital”- (Nelson Nery Junior e Rosa Maria Andrade Nery, Código de Processo Civil Comentado, 5. ed., RT, SP, 2001, p. 685).

Em função disso e por determinação do Dr. Paulo Sérgio foram expedidos ofícios à Secretaria da Receita Federal e ao Tribunal Regional Eleitoral, solicitando informes sobre a localização da mulher que então figurava como mãe dos filhos do agoniado casal. Em resposta ao ofício direcionado ao Tribunal Regional Eleitoral, a mulher foi localizada em seu endereço na cidade de Ribeirão Preto e, citada pessoal-

mente, compareceu de forma espontânea ao Fórum de Araraquara para a audiência, e diante do Juiz, informou que efetivamente foi casada com o pai dos filhos então registrados em seu nome, que ao longo do tempo em que viveu com ele não teve filhos e que, sem maiores condições concordava com o divórcio consensual. Concluiu que não fazia nenhuma oposição a que se procedesse às correções dos registros civis dos filhos que efetivamente não eram dela. Na mesma audiência o Dr. Paulo Sérgio decretou o divórcio solicitado, determinou a imediata expedição de ofício ao Cartório onde ocorreu o casamento da então requerida com o pai das crianças para a averbação do divórcio. No mesmo termo mandou oficiar ao Cartório de Registro Civil de Araraquara para que se procedesse às alterações do registro civil de todos os filhos em ordem a que figurasse os nomes dos pais biológicos nas respectivas certidões. A filha mais velha para a alegria da mãe se casou e em sua certidão consta o nome desta, que posteriormente, pelo casamento, também legalizou a sua situação com o pai dos seus filhos. Hoje eu sei que a família desses meus clientes aumentou e vive feliz. Esse foi um trabalho que marcou a minha já longa carreira, de advogado criminalista, sem embargo de que, para mostrar que a ação do agente não foi ilícita, fui obrigado a agir na esfera do Direito de Família. Mario Joel Malara OAB/SP 19921 Rua Itália, 1657, Centro, Araraquara Tel. 16 3322-5790


Américo em novas mãos

JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

SÁBADO A SEGUNDA-FEIRA 14, 15 E 16 DE JANEIRO DE 2017

09

Apoio Cultural

Prefeito solicita apoio do Deputado Massafera

Parabéns aos aniversariantes

Prefeito de Américo Brasiliense, Dirceu Pano, solicita apoio do Massafera para a abertura de acesso ao bairro Santa Terezinha, entre FURP e Hospital Estadual Nestor Goulart Reis. Os bairros Vista Alegre e Santa Terezinha são ligados por uma via de terra, sem iluminação. A área pertence ao Estado e as melhorias são uma antiga reivindicação dos mo-

J.A. na Drogaria Américo tem lugar amplo e bom acolhimento para retirar o J.A.

Droga Centro - João Orávio de Freitas -

radores. Outra obra necessária para a segurança do fornecimento de água na região é a perfuração de um poço com reservatório. “Estamos visitando as cidades e conversando com prefeitos para estabelecer prioridades. As demandas de Américo Brasiliense junto ao Estado terão a minha dedicação integral”, afirmou Massafera.

14- Samira D. Carlim e José Alves Filho 15- Maria Angela F. Bortoli, Juliana A de Lima, Paula dos Santos Seves, Mauricio Bassi, Alexandre Barbieri Santin, João Carlos Carrasco e Fábio Carlos Carrasco 16- Eunice Maria Maçatelli, Benedita Padilha Goes, Lilian Aparecida Lopes e Guilherme Valdembrini Damaso. 17- Lucas Rocha e Reymar Marsili 18- Antonio Carlos do Nascimento e Yasmim Pires 19- Maria Ap. Moreira, Danilo Bononi e Claudinei Belizário da Silva 20- Gabriela Marsili Dias 21- Tatiana Bombarda, Rogério Pacagnella, Marília Silveira Barbieri e Willian Aparecido Carrasco. 22- Ana Paula Dall’Acqua, Maria Lúcia Crescenzio Crizolari e Antonio Carlos P. Leite

Dengue pode matar se não oferecer assistência médica rápida e eficiente.

Fone: 3301-2299

Av. Dr. Leite de Moraes, 1066 - Vila Xavier - Araraquara

Site: www.tetonovo.com.br - e-mail tetonovo@tetonovo.com.br


10

SÁBADO A SEGUNDA-FEIRA 14, 15 E 16 DE JANEIRO DE 2017

Wilson

Silveira Luiz

e equipe

F

AFE: compasso de espera

erroviária começa Campeo- chófila de Araraquara, Flaviano nato Paulista, em Campinas, Barbosa Leite, manteve contato contra Ponte Preta. com o novo Presidente da Federação Paulista de Bocha e Bolão, Jogos preparatórios: técnico Pí- Luiz Carlos Leite (araraquarense), coli solicitou à Diretoria a marca- colocando nossa cidade para seção de três jogos-treinos para ava- diar a final da Copa União Estadual liar elenco. Segundo o diretor Bru- Interclubes de Bocha. no, as datas serão: Dia 18 - 4ª feira, em Barretos, contra B.E.C.; Federação Dia 21 - sábado, na ARENA DA FONO popular Japonês está sendo TE, contra Sertãozinho e Dia 25 - 4ª nomeado Diretor Social da Fedefeira, na ARENA grená contra C.A. ração Paulista de Bocha e Bolão. Linense.

Título

A Diretoria de Esportes do Clube Araraquarense pretende Copinha lutar para em 2017, o Quatro jogos - 1 vitória e três título aindaconseguir inédito: campeão da empates (desclassificação na co- Copa Araraquara. brança de pênaltis). Resumindo, a participação afeana na Copa São Reforço Paulo de Futebol Júnior pode ser Está ingressando no Aristoconsiderada muito boa. crático o Presidente Flaviano que deve deixar o Melusa, nesta temporada.

Regionais

Os Jogos Regionais da 5ª Região Américo Esportiva, em julho, serão em SerUma boa novidade para a tãozinho. No ano passado, em ra- Copa Araraquara, deste ano, a volzão das eleições, nenhum município da nossa Região se colocou à disposição da Secretaria Estadual de Esportes e Juventude para realizar essa verdadeira olimpíada regional. De acordo com o Regulamento, quando não há escolha para município-sede, repete-se a cidade que sediou a competição no ano anterior.

ta do DETLA/Américo ao Campeonato organizado pela LIBA.

Canchas

Circulam notícias de que o projeto de construção de duas canchas oficiais de bocha, no Complexo Esportivo do Estrela, vai se tornar realidade.

Chapa

Na próxima 2ª feira (16), às 18h no Gigantão, eleições para escolha de diretoria da LIBA-Liga Bochófila de Araraquara, biênio 2017/2018. Flaviano Barbosa Leite, o conhecido Japonês, é candidato à reeleição tendo como vice Antonio Affonso do Amaral; 1º Secretário, Samuel Pupin; 2º Secretário, Paulo Nakashima; 1º Tesoureiro, Geraldo Gomes de Oliveira e 2º Tesoureiro, Gilberto Geraldo Grifoni (Gegê). Todos os Clubes filiados estão convocados para Assembleia Geral Ordinária. Mais informações pelo 3339-6006.

Na Moldura

Reestruturação

Com o início de um novo Governo Municipal, a Secretaria de Esportes de Araraquara tem novo titular. Trata-se de Everson Miguel Inforsato, o popular Dicão que já exerceu a função na administração anterior de Edinho. Na Presidência da FUNDESPORT deve ser nomeado o ex-nadador Valcir Bologniesi. E na Coordenação está em franca atividade o professor André Custódio Talora que já exerceu, com sucesso, essa atividade.

Estadual

Presidente da LIBA-Liga Bo-

Entra ano, sai ano e ela continua brilhando: NOEME MARIA PEREIRA. É a nossa estrela do pedestrianismo. Exemplo de garra, determinação, persistência e dedicação. Noeme, a campeã nas pistas e em atos pessoais. Que as novas gerações absorvam seus ensinamentos e possam conquistar glórias de uma vida planejada. NOEME MARIA PEREIRA recebe a homenagem da MOLDURA.

(Apoio cultural: Paraty)

JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

+ Doralice Pizzani, 96 anos. Sepultada, dia 07, em Jaboticabal.

+ Alice Moreira da Silva, 93 anos. Sepultada, dia 08, em Santa Lúcia.

+ Alfredo de Oliveira, 91 anos. Viúva Maria Cafacio. Sepultado, dia 09, em Rincão.

+ Dulce Pessoa de Azevedo Zacharias, 80 anos. Sepultada, dia 09, Cemitério São Bento.

+ Angelina Maria de Souza, 91 anos. Viúvo Manoel Moraes. Sepultada, dia 10, em Guarapiranga.

• + Moacir Rosa Pereira, 60 anos.

Viúva Maria Helena Braga Pereira. Sepultado, dia 10, Cemitério das Cruzes.

+ Almir Rogério Gama, 42 anos. Sepultado, dia 10, Cemitério das Cruzes.

+ Apparecida Buda Mazzeo, 88 anos. Sepultada, dia 11, Cemitério São Bento.

+ Maria Cristina Gonçalves Motta da Costa, 55 anos. Viúvo Jofre Ferreira da Costa. Sepultada, dia 11, Cemitério São Bento.

+ Lucia Maria Sedenho, 61 anos. Sepultada, dia 11, Cemitério São Bento.

+ Nelson de Souza Ribeiro, 65 anos. Viúva Sueli Alves Ribeiro. Sepultado, dia 11, Cemitério das Cruzes.

+ Antonio Erasmo Calegher, 79 anos. Sepultado, dia 11, Cemitério Parque dos Lírios.

+ Dionata Israel Moreira, 25 anos. Sepultado, dia 11, em Américo Brasiliense.

+ Helenita Muller Tronco, 79 anos. Viúvo Sabino Tronco. Sepultada, dia 11, Cemitério São Bento.

+ Acir Vieira Cardoso, 66 anos. Viúva Sinezia Maria de Oliveira Cardoso. Sepultado, dia 12, Cemitério Parque dos Lírios.

+ Alcina Borges Afonso, 88 anos. Viúvo Osvaldo Lemi Afonso. Sepultada, dia 13, Cemitério da Ressurreição.

+ Luiz Balbino, 74 anos, Viúva Cleide Gomes Balbino. Sepultado, dia 12, Cemitério São Bento.

+ Luiz Ameiro Júnior, 57 anos. Viúva Neiva Alves Ameiro. Sepultado, dia 13, em Tabatinga.

+ Olionio Antonio de Oliveira, 66 anos. Viúva Angela Maria Grecco de Oliveira. Sepultado, dia 13, Cemitério das Cruzes.

+ Rosa Maria Frei, 67 anos. Viúvo Wilson Gomes França, deixa os filhos Carina e Antonio Carlos. Sepultada, dia 13, Cemitério São Bento.

+ Maria Aparecida Anselmo, 78 anos. Sepultada, dia 13, Cemitério São Bento.

Às famílias enlutadas o pesar do J.A.

Convocação de Reunião Extraordinária

A Associação Religiosa "Evangelização Bíblica Araraquara", convoca os seus associados para a Assembleia Ordinária que ocorrerá na data de 14 de janeiro de 2016 às 19h30, na Rua Expedicionários do Brasil nº1867 com a finalidade de extinção da referida associação e a entrega do patrimônio para a entidade similar.


SÁBADO A SEGUNDA-FEIRA 14, 15 E 16 DE JANEIRO DE 2017

JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

A

Ex-zagueira da AFE no Paço Municipal

ndréia Rosa, ex-zagueira da Ferroviária e da seleção brasileira feminina, visitou o prefeito Edinho em seu gabinete, nesta semana, acompanhada do professor André Talora, coordenador da Secretaria Municipal de Esportes. Andréia vestiu a camisa de Araraquara por dez anos, entre 2001 e 2011. Depois, foi para

o Centro Olímpico da capital. Há três anos, a zagueira joga pelo Avaldsnes, da Noruega.

“Minha formação foi na Ferroviária. O Edinho me deu uma força muito grande. Fico feliz em tê-lo de volta lutando pelo esporte”, afirmou. “Andréia começou a carreira nas categorias de base do futebol feminino de Araraquara. Na época, no meu primeiro governo, jogou na equipe resultante da parceria Extra/Fundesport que impulsionou o futebol feminino da cidade”, recordou o chefe do Executivo.

Bolsa Atleta Edinho, durante a conversa amistosa, lembrou que no lançamento do programa “Bolsa Atleta” do Governo Federal, Andréia foi citada como um exemplo de superação e de como o programa é valioso para apoiar atletas que lutam contra adversidades. “Ela pedalava quilômetros, todos os dias, para treinar no antigo estádio municipal, no centro de Araraquara”. Mimo Edinho, presenteado com uma camisa autografada, ficou feliz com a visita. “Ela é um orgulho para a nossa região. Torço para que a sempre nossa zagueira volte a defender a seleção em breve e retorne para o manto grená”, declarou o prefeitoesportista.

Panificadora Cristal Pizzas, salgados e bolos para festas, por Kg. Uma homenagem ao seu paladar

Rua Alm. Tamandaré, 367 -

(V. Xavier) - Fone:3332-3768

O seu filho ainda vai estudar aqui

11

Andréia Rosa, que atua no futebol da Noruega, esteve no gabinete do prefeito Edinho Silva para estender seu abraço à população esportiva.

Terezinha Bellote Chaman, a titular da “Página da Cultura” retorna em fevereiro. Laboratório de Análises Clínicas Dr. Arnaldo Buainaim S/C Ltda.

Análises Clínicas

Marcadores Tumorais

Imunologia

Hematologia

Hormônios

Responsáveis: Dr. Arnaldo Buainaim Dr. Arnaldo Buainaim Jr.

Rua Carlos Gomes, 1560 Fone: PABX (16) 3301-5599 Fax: (16)3322-5700

Posto de Coleta: Alameda Paulista, 1762 (Balão do Sesi) Fone: 3339-1230 - Fax: 3337-4506


12

SÁBADO A SEGUNDA-FEIRA 14, 15 E 16 DE JANEIRO DE 2017

Andressa Maria Pironi vai atuar na área de Farmacotécnica e Tecnologia Farmacêutica.

A

aluna da Uniara, oriunda do curso de Farmácia, foi aprovada na segunda colocação em mestrado de Ciências Far-

JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

Uniara - Unesp

Andressa no Mestrado da Unesp

macêuticas da Unesp. Ela vai atuar na área de Farmacotécnica e Tecnologia Farmacêutica, com ênfase no desenvolvimento, caracterização físico-química e avaliação biológica de sistemas de liberação modificada de fármacos visando otimizar sua administração tópica.

“Essa conquista é salutar para minha carreira acadêmica. Minha expectativa é adquirir novos conhecimentos e habilidades, mas, tam-

bém construir novas perspectivas teóricas, desenvolver pensamento próprio e contribuir com a comunidade científica” (Andressa)

A ex-alunas agradece à coordenadora da graduação da Uniara, Thalita Pedroni Formariz Pilon, ao professor Hernane da Silva Barud, e aos docentes do curso de Farmácia e membros do grupo de pesquisa em Biopolímeros e Biomateriais - BioPolMat da instituição “pelo apoio e incentivo”.

Orgulho para

Araraquara

Prefeito Edinho Silva visitou, nesta semana, o artista plástico Ernesto Lia, acompanhado do secretário Sérgio Médici e do reitor da Uniara Luiz Felipe Cabral Mauro. O araraquarense, premiado no Brasil e no exterior “orgulha nossa cidade com tamanho talento artístico”, diz o prefeito em nome dos amigos.

Estímulo

Andressa menciona uma frase do psiquiatra, cientista e escritor Augusto Cury: “sem sonhos, a vida não tem brilho. Sem metas, os sonhos não têm ali-

cerces. Sem prioridades, os sonhos não se tornam reais”. Informações sobre o curso de Farmácia da Uniara www.uniara.com.br ou fone 0800 55 65 88.


Edição 1231