Issuu on Google+

JORNAL DE ARARAQUARA  A

M E L H O R

F O T O G R A F I A

D A

S E M A N A 

Massa, a fera do Gigantão moderno Ed. Nº 1.055 - Araraquara, 13 e 14 de julho de 2013

www.jornaldeararaquara.com.br

Diretor: Geraldo Polezze

R$ 2,00

Fatos & Fotos registra imagens de um grande dia para nosso esporte. Página 2

O prefeito Marcelo repudia o PT CTA em estado latente, seu futuro depende da vontade do prefeito Marcelo que conta com a quase totalidade dos vereadores. Venda desta sede já foi anunciada.

Gigantão é marca de dois grandes prefeitos que não lotearam mandato e tiveram respaldo dos vereadores na hora certa, sem trocas: Rômulo Lupo e Rubens Cruz.

Direito de ir e vir com liberdade para manifestar pensamento foi negado a um cidadão, às portas do Gigantão. Guarda Civil retirou cartaz de sua sacola plástica (?).

A mágoa contra Edinho prejudica a vida política da cidade. Página 3

Papa Francisco valoriza transformação

Para Edinho Silva a presença do Papa alavanca a mudança social do país

A

vinda do Papa Francisco ao Brasil, na XXXIII Jornada Mundial da Juventude, reforça o discurso de transformação da Igreja Católica e do Brasil segundo reflexão do deputado estadual e presidente do PT-SP, Edinho Silva. Sociólogo, Edinho falou sobre a visita papal em entrevista à Rede Vida de Televisão. A Jornada Mundial da Juventude será realizada entre 23 e 28 de julho no Rio de Janeiro para cerca de 2 milhões de fiéis em missa campal nas areias de Copacabana subordinada ao tema "Ide e fazei discípulos por todas as nações". “Ao escolher o Brasil, o Papa fala alto porque vem num momento de ebulição da juventude brasileira. Vem para dialogar com as inquietudes da

juventude, com a vontade de transformação, de construção de uma sociedade mais justa e mais democrática”, diz Edinho que respira esse ar da renovação.

Papa Francisco vai defender as mudanças exaltadas pelo povo nas ruas. A vinda do papa é um feito porque é a maior liderança cristã do planeta e o primeiro

papa latino da história. “Portanto um gesto da igreja de renovação do ponto de vista de suas tradições de nomear apenas papas europeus. Significa que a igreja está olhando para a América Latina, para o que temos de positivo num ambiente pacífico de elevada espiritualidade. O povo latino tem fé, a igreja olha para essa nossa capacidade, mas, também para nossos problemas”, observa. Edinho afirma que o papa vem como alguém que pacifica, embora colocando suas posições com todo o peso de sua liderança. “O papa tem um discurso de transformação, de mudança num ambiente de paz, sem violência; sem o sentimento de fomentar a divergência, a destruição”, salienta. A chamada agenda positiva,

criada pela presidenta Dilma Rousseff e pelo Congresso Nacional, como reflexo das manifestações ocorridas no país, acalmou os movimentos populares, sem desmobilizá-los. “É um equivoco pensar que existe uma acomodação. O movimento não adormeceu, espera as mudanças. Se elas não vierem, por um motivo ou por outro, as manifestações voltarão”, avalia. “Então é preciso cumprir essa agenda, realizar as transformações para que o país modernize suas instituições e aprofunde os instrumentos da democracia”, acrescenta Edinho. “Nossa juventude que está indo às ruas quer mudanças, mas mudanças para que o Brasil alcance a paz social e se consolide como nação. Então, que nossas lideranças, os poderes instituídos, o Congresso entendam esse recado, ouçam a voz das ruas e promovam efetivamente as transformações necessárias ao país”.

Convocação

De médicos e estudantes de medicina para ato da terça-feira (16), às 16h, na sede do Cremesp, rua da Consolação, 753, em São Paulo, quando serão anunciadas, com a presença da imprensa, as ações das entidades médicas diante das medidas unilaterais anunciadas pelo Governo Federal. Dentre outros pontos do programa “Mais Médicos”, está prevista a vinda de médicos estrangeiros, sem a revalidação de diploma, e o

serviço civil obrigatório no SUS para recém-formados em medicina, com acréscimo de dois anos aos atuais seis da graduação. O ato também irá repudiar o veto da Presidente Dilma à lei 12.842 que regulamenta a profissão médica e que havia sido aprovada pelo Senado e Câmara Federal. Após a coletiva de imprensa os médicos farão ato na Praça Roosevelt, localizada ao lado do Cremesp. ((11) 5908-5600 e-mail: asp@cremesp.org.br)

Polezze-entrevista

Eliana Tolói

Denisar Alves

Neste sábado (13), às 10h20, pela TVARA (canal 31), Net

Ricardo Simões

(canal 15) e Site do J.A., especial do mês com Eliana To-

Angélica Bombarda

lói, Denisar Alves, Ricardo Simões e Angélica Bombarda.

TVARA (canal 31); NET (canal 15) e SITE do J.A. (www.jornaldeararaquara.com.br)

Mamografia pode prejudicar as mulheres? Página 4


02

OPINIÃO

Ficou “mais” gigante

SÁBADO E DOMINGO 13 E 14 DE JULHO DE 2013

Internauta

“Estou acreditando que essa espionagem dos Estados Unidos a países incluindo o Brasil está servindo para os políticos desviarem a atenção da população. O que os Estados Unidos iriam querer daqui? Talvez uma receita culinária...”. (Meire)

Condenação

O Ministério Público do Trabalho de Araraquara entrou com uma ação contra a BV Financeira, pertencente ao Grupo Votorantim, cobrando indenização por danos morais coletivos de R$ 100 mil por não impedir a exploração de trabalho infantil através de empresas terceirizadas. Foram flagrados adolescentes entre 15 e 17 anos trabalhando nas ruas da cidade. A assessoria de imprensa da BV diz que a empresa vai recorrer.

Interessante

Os manifestantes que estão acampados desde o dia 4 de julho, defronte a Prefeitura, estão ouvindo a população por meio de pesquisa. Pedem nota de zero a dez aos serviços públicos (transporte, saúde, educação, infraestrutura e segurança). Muitas pessoas já responderam. Depois de tabulado, o resultado será encaminhado ao prefeito.

Matriz

O pároco da Igreja de São bento, Marcelo Aparecido de Souza, diz que a cúpula da igreja está pronta e a cor fosca evita luminosidade que antes interferia nos voos rotineiros.

JORNAL DE

ARARAQUARA

Publicação semanal da empresa “Jornal de Araraquara Ltda”. Editor: Geraldo Polezze - MTb 9.886 Registrado no Cartório Civil sob o nº 36.264 PABX:(0xx16) 3332-1002 End. Corresp.: Rua Ceará, 1063 Araraquara - SP. CEP 14810-165 Diretora Administrativa: Marilene Volpatti Home page: www.jornaldeararaquara.com.br e-mail: redacao@jornaldeararaquara.com.br Impressão: Jornal “O Liberal” de Americana

JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

Editorial

B

endita aba que se soltou, sem ferir ninguém. O prefeito Marcelo foi avisado pela cronista social Angélica e, de imediato, convidou o deputado-engenheiro Roberto Massafera para orientar os primeiros passos e diluir tempestade de interrogações. Com a experiência de ter batalhado na construção do Ginásio (que tem nome Castelo Branco para cumprir norma legal - lembrando-se do presidente general Humberto que morreu - mas, afetivamente Cruz coloca o sobrenome do pai de sua esposa Terezinha), uma vantagem inquestionável, com o seu irmão - engenheiro Luiz Antonio e ícone do cálculo de concreto, José Henrique Albieiro, Roberto Massafera indicou o norte que levou à entrega de reformas amplas e complementares. O gigantão voltou... sem tempo para se tornar “elefante branco” porque tem história, bagagem reunida em anos de espetáculos até internacionais, como o Campeonato Juvenil de

Basquetebol em 1969 quando o Nego (Nildson Leite do Amaral) era presidente da CCE – Comissão Central de Esportes e o Brasil ergueu a Taça de Campeão. O prefeito Marcelo Barbieri, neste caso específico, acertou em cheio e com seu peculiar espírito político conseguiu tudo o que era reclamado. Só se esqueceu do som... a comunicação do Gigantão continua como sempre, péssima. Mas, ainda dá tempo para equacionar esse problema: basta solicitar ao nosso deputado Edinho Silva que fale com a Ministra Marta Suplicy e a verba será liberada de imediato. Enfim, o Gigantão de Rômulo Lupo, num buraco cavado no Campo Primavera, ficou bem mais bonito e seguro e, Rubens Cruz, que ganhou um infarto durante a execução dessa obra, pode gritar no túnel do tempo: parabéns aos que deram o toque de modernidade, o ginásio merece beijar a eternidade como sonho de engenheiros que amam desafios.

Fotos & Fatos

(jornalista e fotógrafo Douglas Braz)


JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

+ Gislaine Lopes dos Santos, 49 anos. Viúvo José Alves. Sepultada, dia 06, Cemitério das Cruzes.

+ Alvina Maria de Mattos Felisberto, 75 anos. Sepultada, dia 06, em Santa Lúcia.

+ José de Souza Jardim, 93 anos. Viúva Maria Pereira de Souza Jardim. Sepultado, dia 06, Cemitério São Bento.

+ Dóris dos Santos Bassi, 89 anos. Sepultada, dia 06, Cemitério São Bento.

+ Edmilson Boroto, 54 anos. Sepultado, dia 07, Cemitério São Bento.

+ Diva Vicente de Azevedo, 69 anos. Sepultada, dia 07, Cemitério das Cruzes.

+ Cleodete Nogueira, 60 anos. Sepultada, dia 07, Cemitério Parque dos Lírios.

+ Andrelino Marques da Silva, 86 anos. Sepultado, dia 07, Cemitério São Bento.

+ Odete Leonor Marques Martins, 91 anos. Sepultada, dia 07, Cemitério São Bento.

+ Angela Martine de Abreu, 61 anos. Sepultada, dia 08, Cemitério São Bento.

+ Valdecir Rodrigues, 49 anos. Viúva Juliana Cavalheiro Rodrigues. Sepultado, dia 08, Cemitério das Cruzes.

+ José Serafim Filho, 81 anos. Sepultado, dia 08, Cemitério das Cruzes.

+ Daniel Francisco da Silva, 65 anos. Viúva Carmem Dolores da Silva. Sepultado, dia 09, Cemitério da Ressurreição.

+ Idalina Mendes Garbi, 84 anos. Viúvo Aparecido Fernandes Garbi. Sepultada, dia 09, Cemitério das Cruzes.

+ Edna Maria Stucci Barreiros, 65 anos. Viúvo José Eduardo Teixeira Barreiros. Sepultada, dia 09, Cemitério São Bento.

+ Ireny Lima da Silva, 71 anos. Viúva Eva Ribeiro da Silva. Sepultado, dia 09, em Nova Europa.

+ Maria Silvia do Livramento, 53 anos. Viúvo Carlos Alberto Garcia. Sepultada, dia 09, Cemitério São Bento.

+ Geni Rodande da Silva, 70 anos. Viúvo Maurílio Pacheco da Silva. Sepultada, dia 10, Cemitério São Bento.

+ João Colturato (Zinho), 86 anos. Viúva Dizolina Angela Pirolla Colturato. Sepultado, dia 11, Cemitério São Bento.

+ Orlando Candido, 77 anos. Viúva Elidia Fernandes Candido. Sepultado, dia 11, Cemitério São Bento.

+ José da Silva, 42 anos. Sepultado, dia 11, Cemitério das Cruzes.

+ Elza Aparecida Scaramae Tolino, 75 anos. Sepultada, dia 11, Cemitério São Bento.

+ Ilda Lazzari, 92 anos. Sepultada, dia 11, Cemitério São Bento.

Prefeitura repudia manipulação do PT A

Prefeitura de Araraquara vem a público repudiar a ação do Partido dos Trabalhadores (PT) de se utilizar de alguns jovens para criar um ambiente de provocação a um governo democraticamente eleito. A presença da candidata derrotada Márcia Lia, do presidente municipal do PT André Agatte e de um assessor da vereadora Gabriela Palombo em frente ao Paço Municipal, na noite dessa quin-

ta-feira (dia 11), demonstra a tentativa do PT de se utilizar do clima de manifestações vivido no Brasil por mudanças legítimas para querer atingir o prefeito municipal. A Prefeitura vem recebendo diversas reclamações e pedidos de cidadãos, e também de servidores municipais, para que as barracas armadas em frente ao Paço Municipal sejam retiradas, já que os manifestan-

tes vêm utilizando a praça para fazer suas necessidades fisiológicas, provocando mau cheiro e inibindo o acesso da população à Prefeitura Municipal. A Prefeitura apela ao bom senso dos manifestantes e ao fim da manipulação petista do movimento.

Ciúme exagerado P

opularmente conhecido como um tempero do amor, o ciúme é um sentimento tão natural no ser humano como a alegria. Mas, como todo tempero, é necessário dosá-lo na medida certa, ou ele poderá se transformar no ciúme patológico que desagrega qualquer relacionamento. “Ele aparece como um gigante dentro de nós, corroendo e dilacerando tudo o que vem pela frente. Como dizia Shakespeare o ciúme é um monstro que a si mesmo se gera e de si mesmo nasce”, explica Amélia Kassis, psicóloga e diretora da Companhia Zen (www.ciazen.com.br), uma consultoria de qualidade de vida que promove saúde e bem-estar por meio de técnicas orientais e ocidentais. De acordo com a profissional, o ciumento vê tudo com uma lente de aumento, fazendo pequenos detalhes parecer enormes e dando lógica a deduções sem sentido. “A imaginação e a fantasia se confundem com a realidade e começam as dúvidas que aterrorizam e envenenam o ciumento”, acrescenta. Tecnicamente falando, o ciúme patológico é igual ao medo de perda, de perder o ser amado, perder a autoestima e até mesmo a própria identidade.

+ Zilá Aparecida Claro Chibana, 49 anos. Viúvo Eduardo Matshuei Chibana. Sepultada, dia 11, Cemitério Parque dos Lírios.

+ Reynaldo Roberto Nascimento, 59 anos. Viúva Maria Regina Possato. Sepultado, dia 11, em Motuca.

+ José Maria de Oliveira, 56 anos. Sepultado, dia 11, Cemitério das Cruzes.

+ Antonio Ramos, 87 anos. Sepultado, dia 11, Cemitério São Bento.

+ Armelinda Elias da Silva Santos, 88 anos. Sepultada, dia 11, em Ribeirão Bonito.

+ Maria Grazia Mazzoni Boralli, 92 anos. Sepultada, dia 11, Cemitério São Bento.

+ Valdemar Macri, 79 anos. Sepultado, dia 12, Cemitério São Bento.

+ Maricize Urbano de Andrade, 41 anos. Viúvo Agnaldo Aparecido Fernandes de Andrade. Sepultada, dia 12, Cemitério S. Bento.

+ Santo Fernandes, 63 anos. Viúva Dalila Beneli Fernandes. Sepultado, dia 12, Cemitério São Bento.

+ Helena Maria Genaro da Silva, 60 anos. Viúvo Woltemar. Sepultada, dia 12, Cemitério das Cruzes.

Às famílias enlutadas o pesar do J.A.

Prefeitura de Araraquara (Secretaria Municipal de Comunicação)

dezenas de casos mostra que geralmente a raiz de todo o ciúme patológico vem da infância do ciumento e baseia-se principalmente na relação estabelecida com o seu cuidador, seja pai, mãe, babá ou qualquer outra pessoa. Ela não conseguiu estabelecer o que chamamos na psicologia de ‘afeto seguro’, vivendo constantemente o medo da perda e a solidão inerente”, afirma a psicóloga Amélia.

Com essas ameaças iminentes, nasce a mistura de diversos sentimentos, como ansiedade, raiva, medo, dor, vergonha, culpa e tristeza.

Tratamento

Tudo isso acaba gerando comportamentos contraditórios e a tentativa desesperada de controlar os sentimentos e comportamentos do parceiro. Para sanar suas dúvidas delirantes, o ciumento patológico fará visitas de surpresa, verificará e-mails, bolsas, carteiras, tudo para se certificar que seu sentimento é genuíno. Todas essas tentativas de sair da dúvida só alimentam o seu ciúme. O ciúme patológico não é privilégio de uma relação conjugal. Este quadro pode aparecer entre pais e filhos, entre amigos, ou entre qualquer relação a dois. “Nossa experiência com

Por isso, para pessoas com este perfil, é recomendável o tratamento psicológico que elabore os vínculos e reforce a sua autoestima e a sua confiança. “Reduzindo o sentimento de insegurança, conseguimos minimizar a aflição dos ciúmes. Técnicas como hipnose, EMDR, calatonia e massagem auxiliam bastante neste tratamento”. Segundo ela, atividades físicas como a Yoga, meditação e dança ajudam no tratamento dos sintomas físicos. Durante o tratamento, também é muito importante pesquisar o desequilíbrio no sistema nervoso que aumenta o nível de adrenalina, interfere na dinâmica dos neurotransmissores e está na origem de muitas doenças psicossomáticas. (eduardo@g6 comunicacao.com.br)

Resposta do PT O

Partido dos Trabalhadores de Araraquara repudia a ameaça de uso de violência, abuso de poder e calúnia do prefeito Marcelo Barbieri para tentar desacreditar o movimento que protesta defronte ao paço municipal. O senhor prefeito incorre em abuso do poder ao utilizar-se de instrumentos de segurança pública, como as câmeras de segurança da cidade, para fazer perseguição política contra militantes de partido, servidores municipais e manifestantes, ao invés de proteger a cidade e sua população. Por isso estamos estudando com nossos advogados e vereadores medidas legais cabíveis contra o uso ilegal e arbitrário destas câmeras pelo senhor prefeito municipal e funcionários detentores de cargos comissionados na prefeitura. As manobras de Marcelo Barbieri já extrapolaram os limites da razoabilidade, demonstram pouco apreço pela democracia e evidenciam um governo que não consegue ouvir as vozes das ruas e dar respostas administra-

tivas aos problemas vivenciados pela população de Araraquara. Mais uma vez, como de hábito, o prefeito usa de demagogia para partidarizar as críticas ao seu governo. Desta forma, afirmamos que embora o PT não represente e tampouco lidere o movimento de ocupação defronte à prefeitura, manifestamos apoio integral a todo movimento popular que reivindique melhorias para a cidade, para o estado e para o país, que ocorra dentro dos limites democráticos e legais. Ressaltamos ainda que mediante qualquer ameaça de uso ilegal de força física ou violência contra os participantes do manifesto por parte da prefeitura municipal, como ocorreu nesta noite de quinta-feira, estaremos a postos para colaborar em fazer prevalecer as leis, o bom senso, o diálogo e o equilíbrio necessários para a integridade das pessoas e da própria democracia. EXECUTIVA MUNICIPAL PT/ARARAQUARA

Dengue pode matar se não oferecer assistência médica rápida e eficiente.

SÁBADO E DOMINGO 13 E 14 DE JULHO DE 2013

03

Agenda

Sábado (13)

Araraquara Rock 2013 - Teatro de Arena, das 15h às 24h: 10 bandas selecionadas e Palco Garagem.

Domingo (14)

SESC - Teatrada “Por uma Estrela”, às 11h no Teatro. Ingresso a partir das 9h30. - Seleção de Curtas: Estreia (Rússia), Borboleta (Brasil), Apollo (Alemanha), nunca mais! (Suíça), Menina da chuva (Brasil), Imago (França), Bach (Rússia), Gig – jornada para as estrelas (Croácia), Coisas que é melhor não misturar (Países Baixos), Josué e o pé de macaxeira (Brasil), Água mágica (Letônia), Sobre animais e pessoas (Rússia) e Lua cheia (Alemanha). - Show de domingo “Lê Coelho e urubus malandros” na Convivência, 16h. Grátis. Araraquara Rock 2013 - Teatro de Arena, das 15 às 23h com 10 bandas e Palco Garagem.

Projeto “Choro das Águas” - Praça Fonte Luminosa das 16h às 20h. 16h contação de História e recreação. 18h Show Musical com Choronas.

Segunda (15)

Casa da Cultura - Exposições até dia 31 de discos clássicos do rock n’roll. - Até dia 27 Retrospectiva Araraquara Rock 2012 com fotógrafa Carol Boalin. - Cinema em Série – Rock “Johnny e June – Walk the Line”, 20h, acima de 14 anos.

Terça (16)

SESC - Cinema “Violeta foi para o céu”, às 20h no Teatro.

Quarta (17)

SESC - Abertura Baile do Carmo - Sandra de Sá, às 20h no Ginásio. Grátis: 2 ingressos por pessoa a partir das 13h. SESI - Mostra Cinema e Trabalho com curtas: Chapeleiros, Antonio Ribeiro dos Santos, Cearense, RG 674.230 e Construção, às 19h30. Livre.

Sexta (19)

SESI - Música “Lee Ranaldo and the Dust”, única no interior, às 20h. Grátis. - Música À Moda da Viola”, “Mococa e Paraíso” clima do interior, 20h, grátis.

Cinema

Programação até 18 de Julho

Meu Malvado Favorito 2 Moviecom 1: Dublado: Seg. à Sexta-feira, sessões às 14h45, 16h50, 19h e 21h10. Sáb, Dom e Feriado, sessões às 14h45, 16h50, 19h e 21h10. Moviecom 4 (3D): Dublado: Seg. à Sexta-feira, sessões às 14h e 19h10. Sáb, Dom e Feriado, sessões às 14h e 19h10. Cine Lupo 2 (3D): Dublado: Seg a Sexta-feira, sessões às 16h e 19h. Qua, Sáb e Domingo, sessão às 15h, 17h e 19h. Truque de Mestre Cine Lupo 1: Legendado: Diariamente, sessão às 19h.

Guerra Mundial Z Moviecom 2: Dublado: Seg. à Sexta-feira, sessão às 21h40. Sáb, Dom e Feriado, sessão às 21h40. Cine Lupo 3 (3D): Legendado: Diariamente, sessão às 21h.

O Homem de Aço Moviecom 2: Dublado: Seg. à Sexta-feira, sessões às 13h40 e 18h50. Sáb, Dom e Feriado, sessões às 13h40 e 18h50. Moviecom 4 (3D): Dublado: Seg. à Sexta-feira, sessão às 16h10. Sáb, Dom e Feriado, sessão às 16h10. Moviecom 4 (3D): Legendado: Seg. à Sexta-feira, sessão às 21h20. Sáb, Dom e Feriado, sessão às 21h20. Cine Lupo (3D): Dublado: Diariamente, sessão às 18h. Cine Lupo (3D): Legendado: Diariamente, ses-

são às 21h.

O Cavaleiro Solitário Moviecom 3: Dublado Seg. à Sexta-feira, sessões às 14h15, 17h15 e 20h15. Sáb, Dom e Feriado, sessões às 14h15, 17h15 e 20h15. Cine Lupo 1: Legendado: Diariamente, sessões às 16h e 21h15.

Universidade Monstros Moviecom 2: Dublado: Seg. à Sexta-feira, sessão às 16h30. Sáb, Dom e Feriado, sessão às 16h30. Cine Lupo 2 (3D): Dublado: Seg, Qui e Sexta-feira, sessão às 16h. Ter, Qua, Sáb e Domingo, sessões às 15h e 17h. Preços

- Moviecom: Seg, Ter e Quinta R$ 14,00 (inteira) e R$ 7,00 (meia). Quartafeira - R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia). Sexta, sábado, domingo e feriado R$ 16,00 (inteira) e R$ 8,00 (meia). Preços: 3D Seg, Ter, Quarta e Quinta R$ 17,00 (inteira) e R$ 8,50 (meia), Sex, Sábado, Domingo e Feriado R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia). - Cine Lupo: Segunda, Terça, Quinta, R$ 12,00 (inteira) e R$ 6,00 (meia). Sexta, Sábado e Domingo, R$ 14,00 (inteira) e R$ 7,00 (meia). Quarta-feira (exceto feriados) - Preço Único R$ 5,00.

O jornal recebeu a programação diretamente dos promotores.


04

Mamografia

SÁBADO E DOMINGO 13 E 14 DE JULHO DE 2013

JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

(10 motivos para não fazer) E

studos apontam para a incapacidade da mamografia em reduzir a mortalidade pelo câncer de mama e para os perigos decorrentes de vários fatores. As informações que se seguem são um resumo dos dados científicos disponíveis em várias fontes, inclusive o site do INC-USA (Instituto Nacional do Câncer - EUA). (Dra. Lucy Kerr, formada em medicina pela USP, fez pós em Ultrassonografia Diagnóstica pela Wake Forest University, completando seus estudos na Thomas Jefferson University, ambas nos EUA).

O seu filho ainda vai estudar aqui

(Filmagens)

A exposição anual à radiação propicia o surgimento do câncer mamário (denominado de câncer radiogênico). Se disseram que esse perigo é desprezível, lhe enganaram. Cada mamografia anual (emite radiação ionizante) contribui para o desenvolvimento de câncer de mama que não surge de imediato, mas, após cerca de 10 anos de exposição. A compressão demasiada do tecido mamário, durante o exame, contribui para que o câncer se espalhe pelo restante do corpo. Essa compressão forte e dolorosa das mamas pode propiciar a ruptura de pequenos vasos ao redor do tumor que, por estar presente, pode disseminá-lo pela corrente sanguínea, contribuindo para que o câncer se espalhe pelo corpo

Atraso

No diagnóstico do câncer que está presente, mas não é detectado pela mamografia, é denominado falso-negativo. Isso significa que o tumor estava presente quando o exame foi realizado. Ocorre principalmente nas mamas densas, característica de quase metade da população feminina. Por-

tanto, a mamografia definitivamente não é método aceitável para essa população. Os métodos de imagem capazes de melhorar a detecção do câncer de mama de forma inócua são, em especial, a Ultrassonografia e a Ressonância Magnética.

Chances

De cura reduzem quando há atraso no diagnóstico e tratamento do câncer de mama devido a uma mamografia falso-negativa (piora o prognóstico). As mulheres mais jovens são as que mais frequentemente não têm o câncer detectado na mamografia devido à grande densidade das mamas, o que impede a penetração adequada da radiação e diminui sua capacidade de diferenciar entre o câncer e o tecido normal da mama (ambos se mostram com uma só densidade na mamografia). Todos os estudos que analisam os falsonegativos da mamografia concluíram que a mama densa é a principal causa e esse problema é insolúvel, pois é uma limitação do princípio físico da mamografia.

são particularmente frequentes nas mulheres durante o período reprodutor e nas menopausadas em uso de hormonioterapia de reposição, acarretando ansiedade, mais mamografias e biópsias desnecessárias.

Diagnóstico

É exagerado e o tratamento excessivo: um problema grave e comumente ignorado pelas mulheres. Após um diagnóstico exagerado (diagnosticam algo mais grave do que a paciente tem) a mulher pode ter um sério agravante, que é passar por um tratamento maior e mais agressivo do que necessitaria, sendo este considerado atualmente um dos grandes males da mamografia.

Baixo

De todos os casos de câncer de mama surge no intervalo entre as mamografias, e é denominado de Câncer do Intervalo. Esses casos são mais frequentes durante o período reprodutor. São justamente os tumores mais agressivos que podem dobrar de tamanho em um mês e que têm maior probabilidade de metastatizarem. Esses são os detectados no intervalo de mamografias anuais sucessivas.

Controle de qualidade. Nos laboratórios de radiologia e os laudos de mamografia podem conter erros graves decorrentes da má qualidade do exame. Aqui no Brasil o Dr. Hilton Augusto Koch da Universidade Federal do Rio de Janeiro realizou o mais completo estudo sobre Controle e Manutenção da qualidade em Mamografia e constatou que a má qualidade das mamografias prejudicava a conclusão diagnóstica e isto, somado ao mal diagnóstico gera falso-positivos e falso-negativos, constituíam-se em enormes prejuízos à população feminina. Infelizmente, como radiologista e, desejando valorizar o método, também afirmou que "os benefícios da mamografia superam amplamente os riscos de câncer radioinduzidos", o que é falso. Um caso clássico de conflito de interesses.

Mas, ser diagnosticada como tendo câncer, o que é denominado de falso-positivo. Diagnósticos falsos de câncer realizados pela mamografia

Não reduz a mortalidade por câncer de mama, deixando de realizar justamente o propósito pelo qual ela foi introduzida no diagnóstico médico.

ta idade que surge a catarata. Só para se ter uma ideia, a doença atinge 17% das pessoas com até 65 anos e 47% dos que têm de 65 e 74 anos. O especialista afirma que o rápido envelhecimento da população explica porque a espera pela cirurgia pode durar anos. Este é o caso do aposentado L. P. (65) que aguarda há 2 anos pela cirurgia do segundo olho. O médico comenta que geralmente a cirurgia é indicada para quem tem 30% ou menos de visão. O problema é que de acordo com o censo do IBGE 71% dos brasileiros com mais de 60 anos permanecem trabalhando. “A visão menor que 50% impõe limites à atuação profissional” afirma.

gueira no Brasil e no mundo por estar relacionada ao envelhecimento. O médico explica que alguns hábitos podem antecipar a formação. Os principais são alimentação rica em colesterol, açúcar e sal; exposição ao sol sem lente com proteção ultravioleta; o hábito de fumar que diminui a oxigenação do sangue e aumenta em duas vezes o risco de contrair a doença; o sedentarismo e vida estressante. Para proteger os olhos, uma dica do médico é incluir alimentos ricos em: vitamina C como as frutas cítricas, carotenóides como e o caso das folhas verdes, vitamina E encontrada em gérmen de trigo e abóbora, selênio que tem na castanha do Pará a principal fonte, zinco encontrado nos cereais, ostras e iogurte. Outra dica é não se esquecer dos óculos com proteção UV mesmo no inverno.

Um terço

Não ter

Mamografia

Apesar de se afirmar há muito tempo que a mamografia realizada periodicamente reduz a mortalidade por câncer de mama, esse fato jamais foi comprovado. Na realidade, a vasta maioria dos cânceres não é afetada pela detecção precoce e há uma forte evidência favorecendo que a principal variável que determina a probabilidade de sobrevivência da mulher com câncer de mama é o determinismo biológico do tumor, uma combinação de virulência do tipo específico do tumor e a resposta do hospedeiro ao desenvolvimento dele, que seria mais importante do que a detecção precoce.

A Mamografia

É um exame superado por outros mais modernos e eficientes, particularmente pela ULTRASSONOGRAFIA, a ELASTOGRAFIA e a RESSONÂNCIA MAGNÉTICA. Atualmente o melhor método, desde que utilizado com o protocolo completo, é o três em um: US, Doppler e a Elastografia. O exame Ultrassonográfico utiliza o princípio acústico para demonstrar a morfologia dos órgãos. Assim os tumores de mama podem ser diferenciados dos tecidos normais que a constituem. O exame Doppler avalia o tipo de vascularização da mama e dos nódulos mamários, utilizando para esse fim o princípio Doppler, totalmente diferente do princípio acústico e que é capaz de "ver" o que está em movimento, como o sangue. A Elastografia utiliza o princípio da elasticidade para analisar os tecidos, também consegue detectar as doenças porque elas afetam a dureza dos tecidos, da mesma forma que palpamos as lesões no exame físico. A principal utilidade da elastografia da mama atualmente é a diferenciação dos nódulos benignos e malignos. (www.lucykerr.com.br)

Cegueira no Brasil E

spera pelo procedimento limita a atuação profissional de 71% dos brasileiros com mais de 60 anos que continuam ativos. O Brasil comemora o Dia Mundial da Saúde Ocular com aumento da cegueira por falta de acesso à cirurgia de catarata. De acordo com o Ministério da Saúde foram realizados 432 mil cirurgias em 2012 contra 348 mil em 2010. Apesar do aumento, a oferta de procedimentos pelo SUS que realiza 2 em cada 3 cirurgias de catarata é bem menor do que a demanda. Isso porque, levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostra que em um ano o número de brasileiros com 60 anos ou mais aumentou em 1,2 milhões de pessoas. Saltou de 22,3 milhões em 2010 para 23,5 milhões em 2011. Segundo o oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto, é a partir des-

A doença

Queiroz Neto explica que a catarata embaça o cristalino, lente natural do olho. É uma doença inevitável que responde por 48% dos casos de ce-

A Cirurgia

A única forma de tratar a catarata é através da cirurgia que consiste em retirar o cristalino do olho e implantar uma lente artificial em seu lugar. O procedimento está cada vez mais seguro, mas a catarata muito madura pode trazer sérias complicações. Isso porque, explica, o núcleo pode girar, o cristalino incha muito dificultando as manobras na câmara anterior e a cirurgia pode induzir ao glaucoma secundário causado pelo trauma ocular. Por isso, a recomendação é procurar orientação de um oftalmologista aos primeiros sinais da doença:

• Dificuldade de enxergar à noite ou em ambientes escuros. • Mudança frequente o grau dos óculos. • Perda da visão de contraste. • Aumento da sensibilidade à luz (fotofobia). (eutropia@uol.com.br)

Procure sempre um médico para dirimir suas dúvidas. Saúde é coisa séria, certo?


SÁBADO E DOMINGO 13 E 14 DE JULHO 2013

JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

Fraude

Certificado em Santa Lúcia O

prefeito Antônio Sérgio Trentim, investido na função de presidente da Junta de Serviço Militar, participou da solenidade de entrega de Certificados de Dispensa de Incorporação (CDI) a 77 jovens nascidos em 1993 que não servirão o Tiro de Guerra em 2014 “devido a excesso de contingente”. Durante a solenidade, conduzida pelo capitão e delegado da 4ª Delegacia do Serviço Militar de Araraquara, Felipe França da Costa, no salão da Paróquia Santa Luzia, Trentim ressaltou a importância da solenidade e o compromisso que os jovens assumem com a pátria. “Esse é um momento importante na vida de vocês. Hoje, o Brasil passa por um momento delicado com manifes-

Participantes

Ao todo, 77 jovens receberam o Certificado de Dispensa de Incorporação. de Obras Pedro Lago, vereadores José Eduardo Longo (Zizo) e Luiz Muniz, coordenadora de

Torneio “Benedito Colletti”

O Departamento de Esportes, Lazer e Turismo e EC Internacional, com o apoio da Prefeitura, realizaram o 1º Torneio de Futebol Feminino “Benedito Colletti”. Na solenidade de abertura, o diretor Ataliba comentou sobre a importância do

homenageado para o clube e agradeceu a presença de familiares Antônio Aparecido Colletti: Branco, Geraldo Expedito, Aparecida Perpétua e Regina Colletti. Os dirigentes das equipes Pedrão, Nelsinho, Elisete e Adilson agradeceram o apoio do prefeito

Doze alunos foram detidos no vestibular de Medicina da Uniara. Eles estariam se comunicando com ponto eletrônico. Tudo aconteceu porque um candidato ao coçar a cabeça derrubou a peruca revelando o ponto em sua orelha.

Ampliou

Diante do ponto eletrônico, a fiscalização se dirigiu às outras salas com ajuda de um detector de metais. Há dois anos a Uniara foi vítima de outra tentativa de fraude. Qual o futuro desses profissionais da medicina?

Beneficência

tações em várias cidades, é a sociedade buscando seus direitos. Por outro lado, vivemos um bom momento econômico e, para movimentar o processo de desenvolvimento, temos que estar preparados”. Os 77 jovens juraram compromisso à Bandeira e receberam os certificados de dispensa. A cerimônia contou com a presença dos soldados do TG/02/002. Vice-prefeita Cássia Boschi, primeira-dama Paula Ortiz Trentim, presidente da Câmara Reginaldo Amaro (Nardão), comandante da Polícia Militar Rogério Figueiredo, procuradorjurídico Thiago Zingarelli, secretária de Educação Telma Domingos Stuchi, secretário

05

Antônio Sérgio Trentim para esta modalidade que estava esquecida. O coordenador Pascoal Pavone relatou a importância do futebol feminino e do esporte para as crianças e jovens e ratificou o apoio do DELT e parcerias para esta modalidade.

Educação Cristina Santos, chefe de Obras João Carlos Maduro, cartorário Orivaldo Rodri-

gues, presidente do Grêmio Estudantil Francisco Alves e o pároco Cezar Alves dos Santos.

ELT realizou o 1º encontro com os pais e responsáveis das crianças que participam das atividades das escolinhas de base da Prefeitura. A reunião aconteceu na escola “Padre Gregório” com a finalidade de esclarecer sobre as mudanças no esporte da cidade. O coordenador Pascoal Pavone ressaltou a estrutura física precária encontrada no início da administração e o esforço do Prefeito em devolver em condições ideais as praças esportivas à população. “Sem local adequado não temos como realizar as competições, teremos que ter paciência. Estamos fazendo alterações nos horários e improvisando para que nossas crianças pratiquem

suas atividades físicas com regularidade e eficácia”. O professor Valmir Bento Manoel – o Nenê comunicou a volta regular dos treinamentos às terças, quintas e sábados, além da participação das categorias Dentinho, Dente de Leite e Dentão no Campeonato Estadual da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer. O professor Marcão explanou sobre seus trabalhos e esclareceu que conseguiu expressivos resultados. Caso da Copa do SESC onde Santa Lúcia sagrou-se campeã e vice nas categorias Sub-11 e Sub-09. O professor Claudinho comentou sobre os efeitos positivos do Karatê e se mostrou feliz com o apoio recebido pelo DELT.

Pais de atletas D

Foi realizada a eleição da Beneficência Portuguesa onde Fábio Santiago ficou na presidência por 18 anos. O último ato foi a venda da carteira da Benemed para a Operadora São Francisco. Esta foi a eleição mais concorrida: compareceram 122 pessoas que votaram maciçamente na nova diretoria. Natalina Lopes Corrêa Leite é a nova presidente. Seu pai, Antonio Marques Lopes, foi presidente da entidade por quatro vezes.

Inauguração

A Unidade Regional de Araraquara do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) será inaugurada dia 2 de agosto. A informação é do Presidente do TCE paulista, conselheiro Antonio Roque Citadini a Dimas Ramalho. Leia mais à página 7.

Estoque

Com a inflação batendo à porta semanalmente, aquelas pessoas que já passaram por isso estão voltando a estocar alimentos não perecíveis. O leite é o item que tem mais saída para o estoque em casa. Que infelicidade...


06

JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

SÁBADO E DOMINGO 13 E 14 DE JULHO DE 2013

Bastidor es

Com a presença dos deputados Edinho Silva e Roberto Massafera, prefeito Marcelo recebe confirmação de que a Funcef vai construir hotel em Araraquara.

Prefeito Marcelo promulga “Dia do Movimento Familiar Cristão” na Matriz de N.S. Aparecida com Pade Nelson Ramos e membros da coletividade. Lei do vereador Roberval Fraiz.

Diretores da Funcef, fundação dos servidores federais, visitam área do futuro hotel em companhia do deputado Edinho Silva. Uma obra de enorme valor logístico para a região. Ary Toledo tem um espetáculo testado e aprovado que será apresentado ao nosso público, neste sábado (13), 21h, no Teatro Municipal. Não faltará sátira política.

O conhecido Gigantão é entregue reformulado para atender às exigências inclusive de segurança. Uma festa bonita, com som ainda imperfeito devido à reverberação que precisa ser saneada.

Ambulatório da Mulher atende em novo endereço, a partir desta segunda-feira (15): Avenida Osório, 184 no centro da cidade.

Melhoria na sinalização da Vicinal de Bueno, mas, o grande problema é ausência de área de escape. Uma via perigosa que não deveria ser pedagiada. Reitor da Uniara, Prof. Dr. Luiz Felipe Cabral Mauro, faz homenagem à saudosa professora e violinista Edna Nogueira, falecida no final do ano passado, dando seu nome ao prédio da Rua Zero. Coca Ferraz representou o Executivo.

Geraldo Polezze - jornalista -

Sagrada Família, no Jardim Imperador, realiza 19ª Caipiral com a direção do Padre Samir e apoio da comunidade. Festa até o próximo dia 21 com atrações artísticas.

Deputado Edinho Silva, líder do Jardim Imperador chega à Assembleia Legislativa depois de dois mandatos como prefeito de Araraquara, participa da programação Caipiral.

Conselheiro Dimas Ramalho, ladeado pelo deputado Massafera e prefeito arcelo, certam inauguração da sede de Araraquara do Tribunal de Contas do Estado: 2 de agosto.

Acia faz seminário empresarial com dois campeões de venda: Edson Lopes e César Frazão. Próximo dia 18 no Hotel Morada do Sol.


SÁBADO E DOMINGO 13 E 14 DE JULHO DE 2013

JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

Convite

“Toque de reunir no Tiro de Guerra 02-002” no 9º Encontro de ex-atiradores de Araraquara. O Chefe da Instrução convida Atiradores de 1983 a participar da reunião, na sede desta Organização Militar, dia 17 de Julho, às 19h30. Mais esclarecimentos pelo fone 3339-3263 e 3339-2131, com Delbon ou Dú Barbosa. Email: tg2rm_ararqaquara @hotmail.com na Rua Ceará, 1588 Vila Xavier com Celso de Souza Camargo, Subtenente e Chefe Instrução do TG.

Internauta

“Ao participar da reinauguração do Gigantão me deparei com faixas de agradecimento aos políticos. Estranhei que não foi mencionado o nome do deputado stadual Edinho Silva. Ele não fez nada para ajudar adquirir verbas para a reforma? Está existindo alguma briga política entre o Executivo de Araraquara e o deputado? Será que vou obter uma resposta da prefeitura?” (Celso)

07

Profissional

Novo hotel Grupo BHG confirma construção de hotel em Araraquara no Paço Municipal “Rubens Cruz”, com os deputados Roberto Massafera e Edinho Silva.

P

refeito Marcelo Barbieri recepcionou o diretor de Empreendimentos Imobiliários da Funcef (Fundação dos Economiários Federais), Paulo Campos, e o diretor de Investimentos do BHG (Brazil Hospitality Group), Flávio Maia, que confirmaram a construção do hotel. A visita foi feita a convite do deputado estadual Edinho Silva e contou com a presença do deputado estadual Roberto Massafera, da presidente da Morada do Sol Turismo e Eventos, Eneida Miranda de Toledo, do secretário municipal de Governo, Antonio Martins, e dos vereadores Édio Lopes e Donizete Simioni. O prefeito informou que a ALL (América Latina Logística) irá definir com o governo federal a construção da nova

oficina da empresa ferroviária, junto ao futuro pátio de manobras de Tutóia. Atualmente, a oficina da ALL fica em parte da área adquirida recentemente pela Funcef junto à Prefeitura. Após a retirada da oficina da ALL e dos trilhos ferroviários da área central, a Fundação projeta construir no local, além do hotel, um Shopping Center e outros dois empreendimentos imobiliários (um comercial e outro residencial) com investimento de R$ 300 milhões.

Momento

Marcelo enfatizou aos executivos o grande momento econômico vivido por Araraquara o que tem aumentado a demanda por leitos hoteleiros. “Com sua vocação logística Araraquara tem atraí-

do novas empresas e eventos”. Destacou ainda a localização privilegiada da própria área da Funcef, ao lado do Centro Internacional de Convenção, da UPA Central, Arena da Fonte e Ginásio de Esportes dentre outros equipamentos.

Destaque

O deputado Edinho Silva destacou a situação econômica de Araraquara e os investimentos anunciados por Funcef e BHG, “como sinônimos deste potencial e do entroncamento rodoferroviário do município”. Para o deputado Roberto Massafera, a união das forças políticas da cidade, com os governo estadual e federal, faz a diferença que potencializa Araraquara nos setores industrial, comercial e de serviços”.

Galhardo Sociedade de Advogados OAB/SP 11.486

CIVIL - TRABALHISTA DIREITO IMOBILIÁRIO

Av. São Paulo, 735 Fonefax : (16) 3322-4506

CIRURGIA PEDIÁTRICA DR. CARLOS

FERNANDO CAMARGO CRM: 35.058

AV. BANDEIRANTES, 831

FONE: 3336-9381

ODONTOLOGIA INTEGRADA

Prevenção, Odontopediatria, Cirurgia Endodontia, Implantes, Prótese sobre Implantes

Drª Rosana Maria F. de Andrade Crosp 34622

Drª Sandra Fernandes de Andrade Crosp 43615

Rua Barão do Rio Branco - 1049 - 3332-0021

Advogado

Benedito Teixeira Ferreira OAB 146023

Fone: (16) 3332-7115 - 8125-0636

Av. Espanha, 761 - Sala 11 - Centro - Araraquara e-mail: bferreira@oabsp.org.br

Dr. Roberto

Dela Coleta Crosp - 12.234

Ortodontista

(16) 3336-6663 e 3336-8626

Avenida Cristovão Colombo, 614

(entre ruas 2 e 3) Araraquara - SP

Oração ao Poderoso Santo Expedito

Panificadora Cristal Pizzas, salgados e bolos para festas, por Kg. Uma homenagem ao seu paladar

Festa 19 de abril. Comemora-se todo dia 19. Se você está com algum PROBLEMA DE DIFÍCIL SOLUÇÃO e precisa de AJUDA URGENTE, peça esta ajuda a Santo Expedito que é o Santo dos Negócios que precisam de Pronta Solução e cuja invocação nunca é tardia. Oração - Meu Santo Expedido das causas justas e urgentes, socorrei-me nesta hora de aflição e desespero, intercedei por mim junto ao Nosso Senhor JESUS CRISTO! Vós que sois um Santo Guerreiro, Vós que sois o Santo dos Aflitos, Vós que sois o Santo dos Desesperados, Vós que sois o Santo das Causas Urgentes, protegei-me, ajudai-me, daí-me força, coragem e serenidade. Atendei ao meu pedido: “fazer o pedido”. Ajudai-me a superar estas horas difíceis, protegei-me de todos que possam me prejudicar, protegei a Minha Família, atendei ao meu pedido com urgência. Devolvei-me a paz e a tranqüilidade. Serei grato pelo resto de minha vida e levarei seu nome a todos que tem fé. Obrigado. Rezar 1 Pai Nosso, 1 Ave Maria e fazer o Sinal da Cruz.Em agradecimento, mandei publicar esta oração, para propagar os benefícios do grande Santo Expedito. (D.T.P.)

O melhor do esporte e lazer é no Náutico Rua Alm. Tamandaré, 367 -

(V. Xavier) - Fone:3332-3768

Programação para toda a família e decisões no esporte marcam o domingo no clube. is Clássicos musica

Programação diversificada

Atividades criativas, jogos e exercícios ao ar livre fazem parte da programação elaborada pela equipe de recreação e lazer do clube. Confira e programe-se: 10h - ateliê de artes "Habilidade com as mãos", no salão do restaurante. O material pode ser retirado até às 11h. 11h - "Campeonato de pular

os

Os bares nauticanos recebem, neste domingo, dia 14, o melhor da música nacional. Os shows se iniciam às 12h, no Bar das Pedras, com a apresentação do músico Gustavo Bombarda. No repertório, sucessos da MPB que marcaram época. Já no Bar da Mata, às 14h, os ritmos contagiantes do xote, do vanerão e dos clássicos sertanejos estão no repertório de

Reginaldo e Banda Arrastapé.

Sant Fotos: Henrique

P

ara os amantes do esporte, para aqueles que querem momentos de relaxamento e para os que procuram muito agito e diversão. No Clube Náutico a programação para este domingo, dia 14, é pensada para todos - crianças, jovens e adultos, e a animação é geral. Um espaço paradisíaco e um ambiente aconchegante, que reúne toda a família, confirmam: o melhor fim de semana, é no Náutico.

Pessoal alegre, curtindo em família, deixa o clube ainda mais bonito

corda", também no salão do restaurante. 11h - ginástica ao ar livre "Banho de Sol", com saída do salão do restaurante. 14h - "Campeonato relâmpago de vôlei", na praia do Bar da Mata, com saída de trenzinho. As inscrições serão feitas no local. 14h30 - atividade lúdica "Castelo de areia", também na praia do Bar da Mata.

às 9h. No Campo A, enfrentam-se Fone Serv e União Madeiras, com vantagem para a Fone Serv, que poder perder por até 1 gol de diferença e, ainda assim, garantir sua vaga na Final. No Campo B, o confronto é entre Imobiliária São Paulo x Moura Informática, com a Imobiliária São Paulo jogando pelo empate.

Animação total para os pequenos é no Espaço Brincar. Das 10h às 16h, o projeto de artes "Caricatura" vai soltar a imaginação das crianças. Às 10h30, tem a brincadeira "Corrida de sapatos" e a atividade "Elástico".

Às 10h, no Campo A, Imobiliária Santa Maria e Recapex brigam pela vaga. A vantagem está com a equipe Imobiliária Santa Maria, que pode perder por até 2 gols de diferença. O vencedor deste confronto disputará a final contra a equipe Marcenaria de Conti/SR Ferragens, que já está classificada.

A vez da garotad

a

Semifinais do Campeonato de Futgrama

É hora de Semifinal nas categorias Super Master, Master e Veteranos. Os confrontos prometem ser acirrados e cheios de gols.

Super Master

Os jogos estão marcados para

Master

Veteranos

Após um domingo de descanso, o Veteranos volta com força para a segunda rodada das Semifinais. Na disputa, Ricardinho Automóveis enfrenta a equipe Olipo Fitness, às 10h, no Campo B. A Olipo Fit-

Jogos das Semifinais do Futgrama prometem ser disputadíssimos ness tem a vantagem de poder perder por até 1 gol de diferença. Uma vaga na final dos Veteranos já foi garantida pela equipe Flois e Santos, que aguarda a decisão do seu adversário. E ainda tem Torneio de Tênis, com 4 jogos, a partir das 9h.

Acesse www.clubenauticoararaquara.com.br e confira a programação esportiva e de lazer completa do Clube Náutico.


ANIVERSARIANTES

Bom Dia! Rita Mucio

Uniara inaugura prédio com o nome de Edna Nogueira. Aplauso ao Reitor Luiz Felipe pela pertinência da homenagem à violinista de extrema qualidade.

Após descerramento da placa alusiva à violinista, o Professor Doutor Luiz Felipe Cabral Mauro, falou sobre “a guerreira que, durante toda a vida, lutou por seus ideais e venceu. Conquistou nosso coração. Aprendemos com sua humildade, alegria, otimismo e perseverança, mas, principalmente, aprendemos com seu amor pela música”.

A inauguração na Uniara foi marcada por música e emoção. Presença de familiares da Professora Edna Nogueira Moraes Silveira, falecida no final de 2012 com 92 anos de muita construção. O neto da Profa. Edna, Rogério Mascia Silveira disse que “Ela sempre foi uma avó muito afetuosa, uma pessoa doce e alguém que deu exemplos e plantou sementes. Foi boa mãe, esposa, guardiã do lar e cidadã. Para nós, da família, é uma grande honra ter o nome dela neste prédio da Uniara”.

Coca Ferraz, vice-prefeito e pessoa carismática, falou da importância da musicista.

A

Tradicional Festa Julina de Rincão atrai mais de 20 mil pessoas. Deputado Edinho Silva liberou emenda de R$ 40 mil para a tradicional atividade e prefeito Dudu Bolito disse “muito obrigado”

13ª Festa Julina de Rincão atraiu pessoas de toda a região. Edinho Silva participou e elogiou a organização da área de alimentação administrada

pelas entidades do município. "É uma satisfação ajudar uma das festas mais tradicionais da nossa região que reúne milhares de famílias e tem um cunho social. Toda

a renda arrecadada na festa é revertida às instituições da cidade e ao Fundo Social de Solidariedade. Festa Julina é um exemplo na promoção de lazer”.

A atual coordenadora do Conjunto Instrumental Feminino da Uniara, Leide Shirley Boschiero, se emocionou em seu discurso. “Edna Nogueira me ensinou as primeiras notas. Sintome honrada em homenageá-la através da música”.

Homenagem ao Massafera

D

Editor Ivan Roberto Peroni coloca na capa da Revista Indústria & Comércio dois irmãos destaques do empreendedorismo: Sérgio e Mauro Solssia. Edição para sócios da Acia.

13- Heraldo Francisco Nicola, Flávia Antunes, Sueli Mascia Lupo, Estela Valadão, Sônia Pisani, Carlos Arruda Mortatti e Carlos Aguiar 14- Shingo Honda, Domingos Fazanela Filho, Frederico José Abranches Quintão, Daniel Calil Duran, Sidinei Oltremare, Alder Olivier Bedran, Therezinha Barreto, Gilberto de Piero, Amauri Flório e Izabela Corvello. 15- Astir Jorge, Ana Sergia Autullo e José Roberto Cincerre 16- José Carmo Nigro, Alejandro Huidobro, Neide do Carmo Costa, José Antônio Ribeiro dos Santos e Cláudio Alberto Macfaden Juarez. 17- Roberto Bianchi 18- Sandra C. Lemos, Maria Ninira Iglesias e Benedito Ferreira Dias 19- Emílio Rodrigues, Denise Aranha, Antônio Tadeu Spera, Nilton de Oliveira Bessa, Pedro Henrique de Souza, Claudete Reinhart e Ícaro Schuster Martins da Costa 20- Elaine Michetti Rossi Laurini, Alcides Junquetti, Carlos Augusto Cataneu, Valdemir Ap. Redondo de Conti, Sandra Dall'Acqua e Maria Amália Montoro 21- Maria Elisabete Afonso, Oreste Ferreira, Jarbas Grecco Garcia, Malila e Carlos Alberto Galeazzi

Deputado Roberto Massafera, Engenheiro José Henrique Albiero, Ministro Aldo Rebelo, Engenheiro Luiz Antônio Massafera, Prefeito Marcelo Barbieri e seu filho Nelson Barbieri. (Assessoria de Douglas Braz)

eputado estadual Roberto Massafera, ao lado do irmão Luiz Antônio Massafera e José Henrique Albiero foram homenageados na entrega da reforma do Ginásio de Esportes “Castello Branco”, o conhecido e histórico Gigantão. A solenidade contou com o ministro dos Esportes, Aldo Rebelo. “É uma enorme alegria participar da inauguração do Gigantão, um marco arquitetônico da cidade e um grande orgulho para todos os araraquarenses. Obrigado ao mi-

nistro Aldo Rebelo pela colaboração. Parabéns ao prefeito Marcelo Barbieri pela capacidade de realizar e entregar para a cidade um ginásio totalmente novo, moderno e tão significativo para a cidade”, reconheceu Massafera.

Em 1969

Roberto Massafera foi convidado pelo prefeito Rômulo Lupo a participar da comissão técnica responsável pela finalização das obras do ginásio. A comissão ainda tinha o engenheiro José Henrique Al-

biero e o arquiteto Nelson Barbieri com obras a cargo de Luiz Antônio Massafera. Palco de grandes eventos esportivos e culturais, inclusive internacionais, o Gigantão passou por uma ampla reforma em que foram investidos R$ 5,6 milhões de recursos federais, estaduais e municipais. O deputado Roberto Massafera liberou R$ 1 milhão na forma de emenda parlamentar e trabalhou pela aprovação de outros R$ 1,1 milhão com a lei estadual de incentivo ao desporto.


Como tratar nódulo na tireóide

JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

Texto de Claudia Chang, doutoranda em Endocrinologia pela USP, coordenadora e Professora de Pós-Graduação em Endocrinologia pelo ISMD - Instituto Superior de Medicina (CRM 110155).

A

tireóide é uma glândula localizada na região do pescoço, responsável por produzir os hormônios tiroxina (também chamado de tetraiodotironina) e tri-iodotironina. Ambos auxiliam na manutenção da pressão sanguínea, do ritmo cardíaco, do tônus muscular e das funções sexuais. No entanto, em algum exame de rotina, é possível identificar pequenos caroços nesta região, os chamados nódulos tireoidianos, formações nodulares na tireóide, que precisam ser avaliadas e acompanhadas por especialistas (endocrinologistas). Atualmente são comuns e estimam-se que 7% das pessoas tem algum nódulo palpável na tireóide. Quando se avalia o percentual que pode ser visualizado pelo USG (ultrassom), este número vai de 20 a 76%. As pessoas mais predispostas a nódulos tireoidianos são os idosos, as mulheres e pacientes que tenham hipotiroidismo por tiroidite de Hashimoto. Embora ainda não se conheça todos os mecanismos que levam à formação dos nódulos, as principais causas: bócio colóide (células normais da tireóide), cistos simples, tireoidites

Gavião Peixoto

Regiões com carência de iodo e história de exposição prévia a radiação também aumentariam a formação de nódulos. (inflamação na glândula levando à formação de nódulos) e neoplasias. Algumas características necessitam de uma cautela maior: nódulo com crescimento muito rápido, história de irradiação (radioterapia) prévia na região cervical (pescoço) e rouquidão súbita. Vale frisar que o nódulo é

uma alteração de estrutura, não influencia na função da tireóide. Algumas pessoas fazem certa confusão com isso questionando como podem ter nódulo se o exame de sangue nunca acusou nada. Embora indivíduos com hipotiroidismo tenham maior chance de ter nódulo, a maioria das pessoas com nódulos tem função da tireóide normal. Não há indicação de medicamento para nódulo tireoidiano, a não ser que o paciente também apresente hipotiroidismo (tireoide lenta). Nestes casos, há diminuição do nódulo com o tratamento e normalização do TSH (hormônio que estimula a tireóide). Mas não há evidência científica para pres-

crição de medicação para indivíduos que não tenham alteração da função da glândula. A grande maioria dos nódulos não precisa ser puncionada, mas requer acompanhamento semestral ou anual com imagem. Atualmente, seguimos algumas diretrizes internacionais e nacionais (SBEM-Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia) para se indicar ou não a punção. Embora a menor parte dos nódulos (5-10%) seja por neoplasia (câncer de tireoide), a avaliação e o seguimento especializado são fundamentais. (flaviavghiurghi @hotmail.com)

emprega 40 jovens

M

uitos candidatos compareceram à seleção. Segundo Ana Jardim, responsável pelo posto "foi uma contratação importante, a fim de inserir 40 jovens no mercado de tra-

balho. Muitos aguardavam essa oportunidade. Desta forma, cumprimos mais uma das propostas do Prefeito Gustavo Piccolo: gerar emprego também fora da Prefeitura".

Gustavo Piccolo e João Alcides anunciam desapropriação de área para construção das casas populares liberadas pelo Governo do Estado.

SÁBADO E DOMINGO 13 E 14 DE JULHO DE 2013

09

Presidente

Em reunião com prefeitos, em Brasília, a Presidenta foi aplaudida. Mas, também vaiada. Ela anunciou a ampliação do Programa Minha Casa, Minha Vida para todos os municípios, mesmo aqueles com menos de 50 mil habitantes.

Saúde

Araraquara vai receber R$ 2,7 milhões do Ministério da Saúde para construção de cinco unidades básicas de saúde (UBSs). Foi publicada no Diário Oficial portaria com a liberação dos recursos.

Descaso

R$ 500 mil para PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) registrou na sexta-feira a contratação recorde de 40 gavionenses para Atendente de Suporte Técnico.

casa própria A

Prefeitura fez cadastramento das famílias e, agora, consolida mais uma etapa desse processo social. Gustavo

Piccolo diz que “avançamos para conquistar o que, desde a emancipação de Gavião Peixoto prometeram e nada fizeram. Já temos o

cadastro das famílias e o terreno”. Gustavo também anunciou início da construção da Rodoviária de Gavião.

A Engescav Engenharia Construções Ltda foi obrigada a levar 14 funcionários que trabalhavam na construção do conjunto habitacional Vila Dignidade em Araraquara, a um hotel da cidade. Motivo: os trabalhadores denunciaram a falta total de estrutura do alojamento. A decisão foi tomada pela Subdelegacia do Trabalho de Araraquara e Sindicato da Construção Civil.

Compartilhar

Após a entrega da reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde do Jardim América, o vereador Aluísio Braz (PMDB), o Boi, compartilhou a inauguração com fotos. O compartilhamento não agradou, pois, recebeu muitas críticas endereçadas aos responsáveis do setor.

Balanço

Editor Ivan Roberto Peroni coloca na capa da Revista Indústria & Comércio dois irmãos destaques do empreendedorismo: Sérgio e Mauro Solssia. Edição para sócios da Acia.

Transporte Público Urbano, do prof. Antonio Clóvis “Coca” Pinto Ferraz, chega à redação com prefácio do governador Geraldo Alckmin e deputado Roberto Massafera. É a expansão do conhecimento...

Nos seis primeiros meses de exercício da Câmara de Araraquara, de cada dez projetos apresentados oito foram sobre denominação de ruas e datas festivas.


Falta só

JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

Te s t e o s e u

uma semana

Wilson

N

Silveira Luiz

a sexta-feira (19), no legendário Estádio “Barão de Serra Negra”, em Piracicaba, começam as disputas para a Ferroviária na Copa Paulista. Jogo contra tradicional adversário XV de Novembro. Pode ser o início de uma campanha aguardada com expectativa pelos torcedores afeanos. A Copa Paulista volta se um valiosíssimo laboratório para constituição de um elenco forte, visando a Divisão de Acesso. A Diretoria Administrativa afeana acredita no projeto e espera alcançar os melhores rendimentos nesta caminhada.

Os Jogos

Na próxima semana, ARARAQUARA receberá esportistas de 59 cidades da Região Esportiva do Estado: 57º Jogos Regionais. A cidade-sede participará com 450 atletas. No total geral serão perto de 4.500 competidores para as modalidades inseridas na programação.

Vice-2012

Nos 56º Jogos Regionais, em Bebedouro, ARARAQUARA foi vice-campeã com 326 pontos. Ribeirão Preto foi primeiro lu-

Po r t u g u ê s n º 2 7 3

Terezinha Bellote Chaman (*)

“Por que tendes tanto medo, homens fracos na fé?”.

gar com 337.

Primeira

São 10 integrantes da 1ª Divisão: ARARAQUARA, Altinópolis, Barretos, Batatais, Bebedouro, Franca, Matão, Olímpia, Ribeirão Preto e Sertãozinho. O Município que terminar os Regionais em 1º lugar disputará a 1ª Divisão dos Jogos Abertos programados para Mogi das Cruzes. Na segunda divisão dos Regionais de Araraquara estão inscritas 50 cidades.

Inaugurações

Neste domingo, pela manhã, serão inauguradas duas modernas instalações esportivas. No Estrela, agora municipal, serão inauguradas duas quadras de voleibol de praia e duas piscinas de biribol. No Biribol haverá um torneio quadrangular e no vôlei de praia, um festival. Os dois aparelhos esportivos foram construídos dentro das normas oficiais que regem esse esporte. O Professor Álvaro Tonzar, Supervisor do vôlei de praia nos Jogos Regionais, esteve visitando as obras e disse que agora Araraquara pode pleitear grandes espetáculos. O técnico de bi-

ribol da Fundesport, Sergio Russomano disse que é a realização de um velho sonho. "Agora temos condições de massificar o biribol com a criação de escolinhas. Desde já convidamos os jovens que desejam praticar o biribol para que nos procurem (após os Regionais), nas piscinas do Estrela".

Pinheirinho

Visando preparação adequada para os Jogos Regionais, a Prefeitura efetua algumas obras complementares no gride de largada e nos paredões da pista de bicicross do Parque Pinheirinho. Ali serão realizadas as competições de bicicross e mountain bike dos 57º

Na Moldura

Jogos Regionais. As competições da 3ª Região Esportiva, cujos jogos acontecerão em São Carlos, também serão efetuadas em Araraquara.

Melusa

O Melusa Clube mais uma vez será o único representante da LIBA-Liga Bochófila de Araraquara, no Campeonato Estadual Interclubes de duplas masculinas de bocha. A promoção é da Federação Paulista de Bocha e Bolão.

Tabela

Sábado (10 de agosto), 9 horas, AFEESC-Associação dos Funcionários da Escola de Engenharia de São Carlos x Melusa Clube, em São Carlos. Dia 17 agosto - sábado 9 horas Melusa x AFEESC em Araraquara. Dia 31/Agosto, sábado 9 horas, em Araraquara Melusa x Regatas de Ribeirão Preto. Dia 14/Setembro (sábado 9 horas), em Ribeirão Preto Regatas x Melusa. No dia 28/Setembro (sábado), início da 2ª fase.

Dengue pode matar se não oferecer assistência médica rápida e eficiente.

Sergio Luiz Bergantin, o "moço de Santa Cruz das Palmeiras" é o maior recordista em vestir a camisa da Ferroviária, (389 vezes), faz parte da história da AFE. Mas, acima do ex-grande goleiro está a sua figura hu-

mana. Após o sucesso no futebol, Bergantin entrou no rol das pessoas que lutam pela melhoria do ensino. No Colégio Progresso, e em outras escolas, Sergio tem sido um baluarte.Na condição de Gerente das Escoli-

nhas de Esportes da Prefeitura, Sergio Luiz Bergantin continua desenvolvendo o seu ideal, para nossa sorte. Fica o abraço da coluna do J.A. e que DEUS lhe dê saúde e disposição para continuar sua caminhada.

(Apoio cultural: Paraty)

Região, forte e unida, vive melhor e sua gente tem qualidade de vida!

É questão de segurança. (Campanha do J.A.)

Naquele tempo, Jesus entrou na barca e seus discípulos o acompanharam. E eis que houve uma grande tempestade no mar, de modo que a barca estava sendo coberta pelas ondas. Jesus, porém, dormia. Os discípulos aproximaram-se e o acordaram, dizendo: “Senhor, salvanos, pois estamos perecendo!” Jesus respondeu: “Por que tendes tanto medo, homens fracos na fé?” Então, levantando-se, ameaçou os ventos e o mar, e fez-se uma grande calmaria. Os homens ficaram admirados e diziam: “Quem é este homem, que até os ventos e o mar lhe obedecem?” Muito inteligentemente, Pe. Edson foi “desmontando” o Evangelho, demonstrando que o mar, neste caso, simboliza a morte, o mal. Os discípulos sentem medo e pedem a ajuda de Jesus. Ele questiona a fé dos discípulos e exige confiança, fé, pois o medo é contrário à fé. Mostra dessa forma que todos seremos plenamente livres, quando superarmos pela fé o medo da morte. E concluiu afirmando que a palavra é viva e eficaz e que sobrepuja o medo e o mal.

Ao final da missa, foi uma verdadeira festa, isso porque Vânia e Antônio Moreira completavam naquela data, 56 anos de casamento. Foram lindamente homenageados pela filha e por demais parentes que se encontravam presentes. Também naquela data a Srª. Gessy Najm completava 90 anos de vida. Além de todas as homenagens, ao final, pudemos saborear um delicioso bolo oferecido pelo casal Moreira. Nosso próximo encontro será em 06/08, às 20h, no Edifício Don Benedette - Av. 15 esquina Rua 8. Luis Eduardo Carrascossi e sua esposa aguardamnos. O celebrante será Pe. Marcelo (Matriz de São Bento). Desejando a celebração de uma missa em seu condomínio, fazer contato com Carlos e/ou Terezinha Bellote Chaman celp@terra.com.br - 3331-3707 / 9782-6116. Teste o seu Português

01 - Era uma alcatéia enorme! Qual o significado de alcatéia,

02 - Era uma plêiade de jovens brasileiros. Qual o significado de plêiade, no contexto? a ( ) um grupo de pessoas notáveis; b ( ) um grupo de desordeiros; c ( ) uma reunião de ministros.

03 - Ela fazia parte de uma súcia e tanto! Qual o significado de súcia, no contexto? a ( ) um grupo de escolares; b ( ) grupo de pessoas de má índole, corja; c ( ) um grupo de pessoas tristes; d ( ) um grupo de viajantes. 04 - A imprensa não pode se vender à camarilha de alguns. Qual o significado de camarilha, no contexto? a ( ) um grupo de vadios; b ( ) uma reunião de trabalhadores; c ( ) um grupo de bajuladores. 05 - A minha sobrinha está em seu quinto mês de ________. a ( ) gestação; b ( ) jestação; c ( ) gestassão; d ( ) jestassão.

06 - Nesse final de semana, tive muitos motivos para _______: colhi mais uma primavera. a ( ) regosijar-me; b ( ) regozijar-me; c ( ) regusijar-me; d ( ) reguzijar-me.

07 - Uma coisa que me ______ muito é ver ___________ uma rosa. a ( ) emossiona - floresser; b ( ) emosciona - floreser; c ( ) emociona - florescer; d ( ) emosiona - florecer. 08 - O jogador ____________ foi ____________ de campo. a ( ) indisciplinado - expulso; b ( ) indissiplinado - espulço; c ( ) indisiplinado - espulso. (*) Professora de Língua Portuguesa, com especialização em Linguística de Texto UNESP Araraquara. Mestre em Comunicação pela UNESP de Bauru - SP, Doutoranda em Serviço Social pela UNESP de Franca – SP, Jornalista e produtora do quadro “Teste o seu Português”, Programa Mestre-Cuca durante 14 anos na ex-Rede Mulher de TV e posteriormente CNT – Central Nacional de Televisão. Até agosto /2012, no programa Delícias do “Chef ”, na TV Gazeta.

OBS.: Colunista semanal dos jornais Diário do Grande ABC (SP) e Jornal de Araraquara (SP), Jornal Independente - Dois Córregos (SP), Tribuna do Norte - Natal (RN), Jornal de Nova Odessa (SP), Diário da Franca - Franca (SP) e Diário de Sorocaba - Sorocaba (SP) - Jornal de Itatiba - Itatiba (SP) - O Liberal Regional - Araçatuba (SP) - Diário da Serra - Tangara da Serra (MT) - Gazeta Penhense - Penha/SP - Gazeta do Ipiranga/SP.

Laboratório de Análises Clínicas Dr. Arnaldo Buainaim S/C Ltda.

Cartório

Registre o seu imóvel.

Realizamos no dia 02 deste mês nossa Missa em Condomínio, em sua 40º edição. Sr. Marco Aurélio Delle Piagge, síndico do Ed. Faveral, e as Srªs. Vânia Moreira e Jacira Augusta (organizadoras) abriram o salão de festas daquele condomínio para essa celebração. Aproximadamente 35 pessoas estiveram presentes, entre moradores daquele edifício e de outros edifícios nossa cidade. O celebrante foi mais uma vez Pe. Edson Godoy, da Igreja Nossa Senhora das Graças. Em sua homilia deu destaque ao Evangelho do dia:

no contexto? a ( ) uma porção de flores; b ( ) uma reunião de jurados; c ( ) um bando de lobos; d ( ) um grupo de artistas.

Respostas Resp 1.: c - Era uma alcatéia enorme! Alcatéia (no contexto) = um bando de lobos. Resp 2.: a - Era uma plêiade de jovens brasileiros. Plêiade (no contexto) = um grupo de pessoas notáveis. Resp 3.: b - Ela fazia parte de uma súcia e tanto! Súcia (no contexto) = grupo de pessoas de má índole, corja. Resp 4.: c - A imprensa não pode se vender à camarilha de alguns. Camarilha (no contexto) = um grupo de bajuladores. Resp 5.: a - A minha sobrinha está em seu quinto mês de gestação. Gestação (= período de tempo em que se desenvolve o embrião no útero). Resp 6.: b - Nesse final de semana, tive muitos motivos para regozijar-me: colhi mais uma primavera. Regozijar-se (= ficar muito feliz com, alegrarse). Resp 7.: c - Uma coisa que me emociona muito é ver florescer uma rosa. Emociona (= comove). Florescer (= abrir-se). Resp 8.: a - O jogador indisciplinado foi expulso de campo. Indisciplinado (= desobediente). Expulso (= posto fora).

10

SÁBADO E DOMINGO 13 E 14 DE JULHO DE 2013

Análises Clínicas

Marcadores Tumorais

prolimplimpezaemgeral@gmail.com

Rua 3, nº 561 - Jd. Iedda - Tel: 3214-9920

Imunologia

Hematologia

Hormônios

Responsáveis: Dr. Arnaldo Buainaim Dr. Arnaldo Buainaim Jr. Rua Carlos Gomes, 1560 Fone: PABX (16) 3301-5599 Fax: (16)3322-5700

Posto de Coleta: Alameda Paulista, 1762 (Balão do Sesi) Fone: 3339-1230 - Fax: 3337-4506


Américo: Saúde

JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

preocupa Cleide Berti

N

ão é brincadeira, um terço do que é arrecadado é muito dinheiro. Depois chega a determinação para 25% para Educação e 54% para o funcionalismo municipal. A Saúde exige 15%, mas, Américo Brasiliense gasta mais do que o dobro o que, por outro lado, acaba inviabilizando plano de investimento para atender

Hospital de Américo gasta um terço do que é arrecadado.

Nota Oficial

demanda da população. “De nada adianta os vereadores se unirem para limpar parte da cidade. Apesar que isso aconteceu em apenas uma vez. Necessário se torna que os agentes políticos pensem em como se economizar principalmente porque não temos máquina para imprimir notas de 100”, diz um leitor atento.

Associação Paulista de Medicina repudia

APM não aceita improvisos do Governo Federal como remédio para o SUS

N

a tentativa de tentar recuperar popularidade e apresentar uma resposta ao clamor das pessoas que foram recentemente às ruas, que, entre outras coisas, exigem melhor qualidade no atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), o Governo Federal apresentou um programa chamado “Mais Médicos”, que tende a não solucionar o problema do atendimento do SUS, nem a curto nem a longo prazo, porque não enfoca a principal questão, que é o financiamento insuficiente. Além disso, o Programa desestrutura a grade curricular do curso de Medicina e não valoriza os profissionais de saúde. Analisando o projeto, apontamos os seguintes pontos sobre os quais temos divergências:

Enquanto a Inglaterra investe 10% do PIB o nosso país destina apenas 3,5%

1

O mais grave é que os alunos de Medicina que atenderão no SUS ainda não serão médicos formados e, supervisionados apenas à distância, podem colocar a população em risco. Os pacientes do SUS não são de uma categoria inferior e não é justo que sejam tratados por alunos.

2

É inaceitável que o Governo Federal modifique de maneira intempestiva a grade curricular dos cursos de Medicina sem ouvir todos os setores envolvidos, em especial a comunidade acadêmica e os Conselhos de Medicina que há muito vêm discutindo o aperfeiçoamento dos cursos.

Doçura Pa n i f i c a d or a

Os médicos não aceitam serem responsabilizados pela ineficiência do SUS e têm a clareza de que não se consegue exercer a profissão sem uma infraestrutura adequada, portanto, se o Governo Federal não mirar cuidadosamente neste item, o Sistema Único de Saúde continuará não atendendo adequadamente a população.

3

As escolas médicas terão que buscar profundas mudanças para se adequar às novas exigências, passando por uma total reestruturação e novos custos, sem que isto represente novos conhecimentos técnicos e científicos para os alunos.

4

O aprendizado dos alunos de Medicina sempre se dá nos hospitais do SUS durante os dois anos de internato, portanto estes novos dois anos não vão acrescentar novos conhecimentos sobre o sistema.

Cada dia mais gente feliz

Encomendas: 3392-4870 Parabéns aos aniversariantes

14- Debora Fernanda Bononi, Leticia Mori, Luciana G. de Morais, Cristiane Romania Pinotti, André Faustino Malaquias e Adonias Isabel Nogueira Pavan 15- Vitor Hugo Spinosa Charaba 16- Eduardo Francisco Marques e Salvador Carmem Romania 17- Nina Meirelles

18- José Gilberto Micalli, Sonia Maria Galli Furlan e Edimilson Ferreira 19- Antonio Francisco Brissolari 20- Samuel Peixoto Faleiros, Vera Ap. Moroni e Deolinda Ferreira 21- José Benedito Gomes Figueira, Amanda Briganti Gini e Juliana Bombarda

5

Os graduados em Medicina por este novo sistema também sofrerão um grande transtorno, só entrando na vida profissional com cerca de 30 anos de idade.

6

Não é justo que os alunos de escolas públicas tenham que obrigatoriamente trabalhar para o SUS, mesmo que recebendo bolsa-auxílio, para supostamente retribuir a gratuidade, uma vez que as escolas são mantidas por meio dos impostos pagos por toda a sociedade, e que os médicos continuam pagando depois de formados. Para os alunos de escolas

SÁBADO E DOMINGO 13 E 14 DE JULHO DE 2013

11

Internauta

“Correu a boca pequena que o Gigantão ficou cheio porque os servidores municipais foram ‘convidados’ para i mpressionar. Seria verdade exigência tão fora de propósito a pós propaganda na televisão e jornais?” (Samara)

Público

Na entrega da reforma, com festa, a prefeitura calcula que cerca de 4 mil pessoas estiveram presentes. Mas, poucas ouviram os discursos pela má qualidade do som.

Abandono

particulares, então, que também arcam com altas mensalidades, a medida é ainda mais descabida.

7

O programa é inadmissível também por atrasar a formação de especialistas que o Brasil tanto necessita, como pediatras, ginecologistas e médicos de família, entre outros.

8

Outro argumento inaceitável é que estes novos dois anos de suposto treinamento possam ser abatidos da residência médica, uma vez que os programas são cuidadosamente preparados para formar especialistas.

No futuro

O eventual resultado do Programa Mais Médicos só vai surgir no final de 2021, portanto, um longo tempo para uma solução que precisa ser imediata, e cujo principal item a ser contemplado é uma mudança urgente na estrutura de financiamento da saúde. Diz o Governo Federal ter se inspirado na Inglaterra para conceber o Programa Mais Médicos. O paradoxo é que a Inglaterra possui um sistema de saúde exclusivo e investe 10% de seu Produto Interno Bruto nele. No Brasil, são investidos apenas 3,5% do PIB. A vinda de médicos estrangeiros sem revalidar o diploma para comprovar se estão ou não qualificados é outra medida inaceitável. Para ter ideia do risco a que a população será exposta, se a revalidação de diplomas for dispensada, no ano passado o exame registrou alto índice de reprovação. Em torno de 90%. Da mesma maneira, a abertura de mais vagas em escolas médicas sem qualidade não resolve o problema da suposta falta de médicos no Brasil. Pelo contrário, pode gerar médicos com má

qualificação. Abrir novas vagas requer infraestrutura de docentes que o país comprovadamente não tem. E disponibilidade de hospitais com vocação universitária. Além do mais, a projeção é que, em 2021, o número de médicos formados no país esteja acima do que o Governo Federal preconiza como necessário para a população. Como solução para o problema da falta de profissionais de saúde em áreas remotas e nas periferias, pedimos especial empenho do Executivo para a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 454/2009, que cria a carreira médica no serviço público, semelhante à de juízes e promotores. Aliada a um melhor financiamento, esta continua sendo a melhor alternativa para levar um serviço de qualidade à população. Associação Paulista de Medicina São Paulo, 11 de julho de 2013

www.acontecenoticias.com.br

Apoio Cultural

Muitas reclamações de ONGs que cuidam de animais abandonados de Araraquara. A principal: falta de apoio da Prefeitura que desde o ano passado deixou o programa de castração gratuita de gatos e cães e ainda ficou devendo para a Aapa (Associação Araraquarense de Proteção aos Animais) aproximadamente R$ 70 mil. Movimento está sendo feito para que a prefeitura retome urgentemente a castração já que os bichinhos estão se multiplicando pelas ruas.

Não gostou

Valter Curi, coordenador geral do curso de Medicina da Uniara e provedor da Santa Casa, não vê com bons olhos medidas anunciadas pela presidenta Dilma para tentar sanar falta de médicos na rede pública. Dentre elas, estágio obrigatório no SUS e oito anos de formação.

Reforma

Fone: 3301-2299

Av. Dr. Leite de Moraes, 1066 - Vila Xavier - Araraquara

Site: www.tetonovo.com.br - e-mail tetonovo@tetonovo.com.br

A bancada petista de Araraquara, com ajuda do deputado Edinho Silva, conseguiu no Ministério da Cultura R$ 500 mil para reforma do Teatro “Wallace Leal”.


12

SÁBADO E DOMINGO 13 E 14 DE JULHO DE 2013

JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

Rurais

Produtores de Araraquara e região terão R$ 5,6 bilhões disponíveis para operações de crédito pelo Banco do Brasil. R$ 324 milhões para financiar a agricultura familiar e R$ 5,3 bilhões para atender agricultores empresariais (médios e grandes) e cooperativas rurais.

Ressarcidos

Cerca de 1,2 mil candidatos deverão ter restituído o dinheiro usado para concurso público da Prefeitura de Araraquara devido ao cancelamento das provas. A restituição, no entanto, não tem data marcada.

Processo

O Ministério Público do Trabalho entrou com três processos contra a Fungota, por conta do concurso feito do ano passado, depois de um TAC no qual a instituição que administra a Maternidade Gota de Leite se comprometia a criar concurso e empossar os aprovados. Isso não ocorreu.

Militância

O deputado Edinho Silva esteve em Ribeirão Preto para uma reunião com a militância petista. Abordou as recentes mobilizações no Brasil e a resposta do governo ao propor uma agenda de reformas.

Motociata

Câncer de próstata N

o Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. Sua taxa de incidência é cerca de seis vezes maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento. De acordo com dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), a estimativa de novos casos para 2012 era de 60.180. Em 2010, foram registradas 12.778 mortes por conta da doença. A glândula prostática localiza-se abaixo da bexiga e por dentro dela passa a uretra onde existem dois esfincteres responsáveis pela abertura e fechamento para a passagem da urina ou do líquido seminal durante a micção ou na ejaculação. Constituída de glândulas sustentadas por tecido fibromuscular, produz a maior parte do ejaculado, responsável pelo transporte dos espermatozoides na emissão. Na fase inicial, com a doença ainda localizada na glândula, não existem sintomas específicos que possam ser notados, pois a degeneração cancerosa coexiste com o crescimento benigno da próstata, portanto são os mesmos quando do processo de hiperplasia benigna, sendo os principais: jato fraco e fino; frequência maior das micções durante o dia e a noite; micção incompleta com resíduo urinário vesical; vacilação miccional inicial; gotejamento terminal; sangue na urina ou no esperma; retenção urinária e diminuição do liquido seminal. Quando o câncer da próstata cresce e invade estruturas vizinhas como a bexiga, podem ocorrer: urina com sangue coagulado, ardência ao urinar, aumento da frequência das micções, em casos mais avançados, bloqueio da micção e bloqueio dos ureteres levando a hidronefrose e insuficiência renal. Quando o câncer se

alastra pelo organismo, através das metástases, estas irão em primeiro lugar atingir os gânglios linfáticos pélvicos, e por via sistêmica atingir ossos, pulmões, fígado, ocorrendo nesta fase fortes dores e até fraturas ósseas, anemia, emagrecimento, queda do estado geral, que pioram quando as outras estruturas também são atingidas pelas metástases. O diagnóstico precoce é a melhor arma que dispomos para tratar este câncer ainda na fase inicial ou seja ainda localizado. A cirurgia com a retirada total da próstata com as vesículas seminais, denominada por prostatovesiculectomia radical, é uma das melhores indicações apontada por todas as sociedades médicas urológicas, tendo como outra opção de tratamento, não cirúrgico, a radioterapia tanto a externa modulada, como a interna chamada braquiterapia com implante de sementes radioativas ou por probes inseridos que liberam alto fluxo radioterápico dentro da glândula após estudo tridimensional e localização dos pontos cancerosos. Recentemente outra modalidade de tratamento para tumores de baixo grau e localizados em poucos pontos da glândula, é ofertada através de energia HIFU, ultrassom de alta intensidade, focada nos tumores e liberada por um probe inserido no ânus e comandada por um robô por via transretal. Quando o câncer já está metastizado, a cirurgia e a radioterapia não têm indicação, pois a doença é sistêmica, sendo então controlada por castração cirúrgica, ou hormonioterapia, através da diminuição dos níveis da testosterona plasmática obtida com medicação que bloqueia a ordem cerebral para a produção deste hormônio pelos testículos e pelas glândulas suprarrenais, ou com a administração de hormônios femininos para que haja uma involução tumoral, o que ocorre de fato, por alguns anos, até que o tumor inicie o crescimento de células que não mais respondem a este tratamento hormonal, sendo

considerado resistentes à castração. Recentes estudos lançam esperança em vacinas anticâncer da próstata, mas ainda não podemos julgá-las eficazes. Com a retirada radical da próstata, permanece apenas um esfíncter na uretra, que deverá ser forte o suficiente para reter a urina. Por raras vezes, este esfíncter pode ser lesado ou sofrer isquemias pelos pontos dados na anastomose da bexiga com a uretra bem ao nível deste esfíncter, ocasionando a incontinência urinária, que pode ser temporária ou definitiva. Exercícios e fisioterapia especializada ajudam muito para que este esfíncter muscular possa voltar a ter seu tônus restabelecido, caso contrário, o implante de um esfíncter artificial é indicado com excelentes resultados. A impotência sexual é uma complica-

ção mais comum de ocorrer, até em 60% dos casos, pela lesão dos nervos dos plexos neurovasculares que correm ao lado da próstata e que podem ser lesados quando do controle do sangramento destas bandas, ou por infiltração tumoral que perfurando a cápsula prostática, compromete estes tecidos, e que se deixados, representam alto risco de recidiva tumoral local. Esta impotência sexual, representada por impossibilidade de ter uma ereção sustentada e firme para uma introdução, pode ser tratada através de medicação oral ou local com injeções de drogas vasoativas no pênis e por último, com o implante de próteses penianas. (Dr. Ricardo Felts de la Roca – fernandabuenocomunicacoes@gmail.com)

A convite de integrantes dos Motoclubes de Araraquara, o vereador Adilson Vital (PV) participou da 2ª Motociata “Diga Não ao Cerol”, organizada por motociclistas. O objetivo é alertar a população, principalmente jovens e adolescentes, para o perigo do cerol em linhas de pipas.

Reclamação

Muitas...sobre praças abandonadas. Não existem jardineiros para tomar conta, estão repletas de sujeira de todos os tipos. Uma especial tem chamado a atenção dos moradores; praça “Elias Damus” no Jardim Tangará.

Vicinal

A Prefeitura amplia a segurança da vicinal Graciano da Ressurreição Affonso, no trecho da Zona Norte de Araraquara ao distrito de Bueno de Andrada. Várias melhorias estão sendo efetuadas, mas, sem resolver a escassez de área de escape.

Greve

A Saga do Velho Professor, do atuante José Guilherme De Nardi, sai do computador para as mãos dos amigos do mestre que recentemente foi homenageado aqui como “Protagonista da História”. É muito bom conhecer detalhes de uma vida exemplar...

Após reunião em Campinas, na Procuradoria do Trabalho, a administração da Santa Casa e diretoria do Sinsaúde fizeram acordo e a greve anunciada pelo sindicato ficou fora. Ficou estabelecido aumento de 25% para os trabalhadores e finalizadas as negociações coletivas da Campanha Salarial 2013/2014.


Edição 1055