JORNAL DE ARARAQUARA A
M E L H O R
F O T O G R A F I A
D A
S E M A N A
Massa, a fera do Gigantão moderno Ed. Nº 1.055 - Araraquara, 13 e 14 de julho de 2013
www.jornaldeararaquara.com.br
Diretor: Geraldo Polezze
R$ 2,00
Fatos & Fotos registra imagens de um grande dia para nosso esporte. Página 2
O prefeito Marcelo repudia o PT CTA em estado latente, seu futuro depende da vontade do prefeito Marcelo que conta com a quase totalidade dos vereadores. Venda desta sede já foi anunciada.
Gigantão é marca de dois grandes prefeitos que não lotearam mandato e tiveram respaldo dos vereadores na hora certa, sem trocas: Rômulo Lupo e Rubens Cruz.
Direito de ir e vir com liberdade para manifestar pensamento foi negado a um cidadão, às portas do Gigantão. Guarda Civil retirou cartaz de sua sacola plástica (?).
A mágoa contra Edinho prejudica a vida política da cidade. Página 3
Papa Francisco valoriza transformação
Para Edinho Silva a presença do Papa alavanca a mudança social do país
A
vinda do Papa Francisco ao Brasil, na XXXIII Jornada Mundial da Juventude, reforça o discurso de transformação da Igreja Católica e do Brasil segundo reflexão do deputado estadual e presidente do PT-SP, Edinho Silva. Sociólogo, Edinho falou sobre a visita papal em entrevista à Rede Vida de Televisão. A Jornada Mundial da Juventude será realizada entre 23 e 28 de julho no Rio de Janeiro para cerca de 2 milhões de fiéis em missa campal nas areias de Copacabana subordinada ao tema "Ide e fazei discípulos por todas as nações". “Ao escolher o Brasil, o Papa fala alto porque vem num momento de ebulição da juventude brasileira. Vem para dialogar com as inquietudes da
juventude, com a vontade de transformação, de construção de uma sociedade mais justa e mais democrática”, diz Edinho que respira esse ar da renovação.
Papa Francisco vai defender as mudanças exaltadas pelo povo nas ruas. A vinda do papa é um feito porque é a maior liderança cristã do planeta e o primeiro
papa latino da história. “Portanto um gesto da igreja de renovação do ponto de vista de suas tradições de nomear apenas papas europeus. Significa que a igreja está olhando para a América Latina, para o que temos de positivo num ambiente pacífico de elevada espiritualidade. O povo latino tem fé, a igreja olha para essa nossa capacidade, mas, também para nossos problemas”, observa. Edinho afirma que o papa vem como alguém que pacifica, embora colocando suas posições com todo o peso de sua liderança. “O papa tem um discurso de transformação, de mudança num ambiente de paz, sem violência; sem o sentimento de fomentar a divergência, a destruição”, salienta. A chamada agenda positiva,
criada pela presidenta Dilma Rousseff e pelo Congresso Nacional, como reflexo das manifestações ocorridas no país, acalmou os movimentos populares, sem desmobilizá-los. “É um equivoco pensar que existe uma acomodação. O movimento não adormeceu, espera as mudanças. Se elas não vierem, por um motivo ou por outro, as manifestações voltarão”, avalia. “Então é preciso cumprir essa agenda, realizar as transformações para que o país modernize suas instituições e aprofunde os instrumentos da democracia”, acrescenta Edinho. “Nossa juventude que está indo às ruas quer mudanças, mas mudanças para que o Brasil alcance a paz social e se consolide como nação. Então, que nossas lideranças, os poderes instituídos, o Congresso entendam esse recado, ouçam a voz das ruas e promovam efetivamente as transformações necessárias ao país”.
Convocação
De médicos e estudantes de medicina para ato da terça-feira (16), às 16h, na sede do Cremesp, rua da Consolação, 753, em São Paulo, quando serão anunciadas, com a presença da imprensa, as ações das entidades médicas diante das medidas unilaterais anunciadas pelo Governo Federal. Dentre outros pontos do programa “Mais Médicos”, está prevista a vinda de médicos estrangeiros, sem a revalidação de diploma, e o
serviço civil obrigatório no SUS para recém-formados em medicina, com acréscimo de dois anos aos atuais seis da graduação. O ato também irá repudiar o veto da Presidente Dilma à lei 12.842 que regulamenta a profissão médica e que havia sido aprovada pelo Senado e Câmara Federal. Após a coletiva de imprensa os médicos farão ato na Praça Roosevelt, localizada ao lado do Cremesp. ((11) 5908-5600 e-mail: asp@cremesp.org.br)
Polezze-entrevista
Eliana Tolói
Denisar Alves
Neste sábado (13), às 10h20, pela TVARA (canal 31), Net
Ricardo Simões
(canal 15) e Site do J.A., especial do mês com Eliana To-
Angélica Bombarda
lói, Denisar Alves, Ricardo Simões e Angélica Bombarda.
TVARA (canal 31); NET (canal 15) e SITE do J.A. (www.jornaldeararaquara.com.br)
Mamografia pode prejudicar as mulheres? Página 4